Issuu on Google+

Os Chakras Centros MagnĂŠticos e Vitais do ser humano Sara Oliveira


Chacras são segundo a filosofia ioga, canais dentro do corpo humano chamados nadis, por onde circula a energia vital chamada prana, que nutre órgãos e sistemas. A palavra chakra vem do sânscrito e significa "roda", "disco", "centro" ou "plexo". Existem várias rotas diferentes e independentes por onde circula esta energia. Os chakras são os pontos onde essas rotas energéticas estão mais próximas da superfície do corpo. Existem muitos canais e uma grande divergência quanto ao número exato. Algumas linhas afirmam existir 32, outra 114 e ainda 88.000 - sendo assentes todos que os principais são sete.


São sete os principais chakras, dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde à uma das sete principais glândulas do corpo humano. Cada um destes chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. Num corpo saudável, todos esses vórtices giram a uma grande velocidade, permitindo que a "prana", flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado - e disso resulta o envelhecimento ou a doença.


Nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral. É através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação com o Divino. Daí, a relação entre as doenças e as crises emocionais. É muito comum ver pessoas que acabam somatizando e transformando energias negativas, depressão, raiva, solidão, em doenças físicas, como cânceres e outras mais graves. Nosso corpo físico tem pontos, que quando ativados, fazem fluir a energia vital, nos trazendo alegria e, principalmente, saúde. Os sete principais chakras são:


Chakra Coroa Nome em sânscrito: SAHASRA Mantra: Aum. Localização: No topo da cabeça, bem no centro. Cor: Violeta e Branco. Elemento: Todos os elementos. Funções: Revitaliza o cérebro. Qualidades Positivas: Percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito. Qualidades Negativas: Alienação, Confusão, Depressão e Falta de Inspiração. O primeiro é o mais importante dos chakras, situa-se no alto da cabeça e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. É representado na tradição indiana por uma flor-delótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.

Chakra Frontal ou 3º Olho Nome em sânscrito: AJÑA Mantra: Om. Localização: Na testa, entre as sobrancelhas. Cor: Azul índigo. Elemento: Todos os elementos. Funções: Revitaliza sistema nervoso e a visão.

Qualidades Positivas: Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria. Qualidades Negativas: Dores de cabeça, Medo, Problema nos olhos, Pesadelos e Tensão O segundo chacra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido aponta para um certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto físico, para tumoração craniana.


Chakra Garganta Nome em sânscrito: VISHUDDA Mantra: Ham. Localização: Na garganta. Cor: Azul claro. Elemento: Éter. Funções: Som, vibração, comunicação. Qualidades Positivas: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz. Qualidades Negativas: Depressão, Ignorância e Problemas na comunicação. O terceiro chacra fica na frente da garganta e está ligado à tireóide. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais.

Chakra Coração Nome em sânscrito: ANAHATA Mantra: Yam. Localização: Coração. Cor: Verde (cura e energia vital); Rosa (Amor). Elemento: Ar. Funções: Energiza o sangue e o corpo físico.

Qualidades Positivas: Amor incondicional, Compaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz. Qualidades Negativas: Desequilíbrio, Instabilidade emocional, Problemas de coração e circulação. O quarto chacra situa-se na direção do coração. Relaciona-se principalmente com o timo e o coração. Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.


Chakra do Plexo Solar Chakra Raiz

Nome em sânscrito: MANIPURA

Nome em sânscrito: MULADHARA Mantra: Ram. Mantra: Lam. Localização: Zona da barriga. Localização: Base da Espinha. Cor: Amarelo. Cor: Vermelho. Elemento: Fogo. Elemento: Terra. Funções: Digestão, emoções e metabolismo. Funções: Traz vitalidade para o corpo físico. Cristais: Âmbar, Olho de Tigre e Ouro.

Qualidades Positivas: Coragem, Estabilidade. Qualidades Positivas: Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Auto controle, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Segurança. Transformação. Qualidades Negativas: Insegurança, Raiva, Tensão e Qualidades Negativas: Medo, Ódio, Problemas digestivos e Raiva. Violência.

Poder

pessoal

e

localiza-se OO quinto primeirochacra chacra, situado na naregião base do da umbigo espinhaou do plexo solar, e está relacionado com asrelaciona-se emoções. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as dorsal, com o poder criador da energia emoçõesQuando e prazeres imediatos. fraco sugere carência energética, baixo sexual. esse chacra estáQuando enfraquecido magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas. Chacra Sacro Nome em sânscrito: SWADHISTANA Mantra: Mam. Localização: Abaixo do umbigo. Cor: Laranja. Elemento: Água. Funções: Força e vitalidade física. Qualidades Positivas: Assimilação de novas ideias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância. Qualidades Negativas: Confusão, Ciúme, Impotência, Problemas da bexiga e Problemas Sexuais. O sexto chacra também chamado esplênico, sacro ou do baço, é responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo. Quando esse chacra é estimulado, propicia uma boa captação energética.


Chakra Raiz Nome em sânscrito: MOELADHARA Mantra: LAM Localização: Base da espinha Cor: Vermelho Elemento: Terra Funções: Traz vitalidade para o corpo físico

Qualidades Positivas: Couragem, Estabilidade. Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança. Qualidades Negativas: Insegurança, Raiva, Tensão e Violência. O setimo chacra situado na base da espinha dorsal, relaciona-se com o poder criador da energia sexual. Quando esse chacra está

Abrir os Chakras Estes meditacões chakrais usam os mudras, que são posições especiais da mão, abrir chakras. Os mudras têm o poder de emitir mais energia aos chakras. Para realçar o efeito, os sons são cantados. Estes sons são em Sanscrito. Quando cantado, causam uma ressonância em seu corpo que você pode sentir nos chakras que produzem significados para eles. Para a pronúncia, mantenha na mente isso: o "A" é pronunciado como em "ah", o "M" é pronunciado como "mng". Faça a meditação de 7 - 10 respirações. Cante o som diversas vezes em cada respiração. (Ex.: três vezes). Verifique estas recomendações em trabalhar com seus chakras.


Abrir Chakra

Deixe as pontas de seu toque do dedo do polegar e do Ă­ndice.

Concentre da raiz chakra no ponto dentro entre as genitais e o anus. Cante o som LAM.

Raiz


Abrir Chakra Sacro

Ponha suas m達os em seu colo, palmas acima, uma sobre a outra. M達o esquerda embaixo, sua palma que toca na parte traseira dos dedos da m達o direita. As pontas do toque dos polegares delicadamente. Concentre-se no chakra sacral no osso sacral (na parte traseira mais baixa). Cante o som VAM.


Abrir Chakra Umbigo

Ponha suas mãos antes de seu estômago, ligeiramente abaixo de seu pulmão. Deixe os dedos se juntarem no alto, apontando toda afastado de você. Cruze os polegares. É importante endireitar os dedos. Concentre-se no chakra umbigo situado na coluna vertebral, um bocado acima do nível do Umbigo. Cante o som RAM.


Abrir Chakra

Coração

Sente-se de pernas cruzadas. Deixe as pontas de seu dedo indicador e do polegar se tocarem. Ponha sua mão esquerda sobre seu joelho esquerdo e sua mão direita na frente da parte mais inferior de seu osso do peito (assim um bocado acima do pulmão). Concentre no chakra do coração na coluna vertebral, no nível do coração. Cante a som o YAM.


Abrir Chakra Garganta Cruze seus dedos no interior de suas m達os, sem os polegares. Deixe os polegares nos altos, e puxe-os para cima ligeiramente. Concentre no chakra da garganta na base da garganta. Cante o som HAM.


Chakra do Terceiro Olho Ponha suas mãos antes da parte mais inferior de seu peito. Os dedos médios, retos toque-os nos altos, apontando para a frente. Os outros dedos são dobrados e tocam nas duas falanges superiores. Os polegares apontam para você e tocam nos altos. Concentre-se no chakra ligeiramente acima do sobrancelhas. Cante o som OM ou AUM.

do terceiro olho ponto entre as


Chakra Coroa Ponha suas mãos antes de seu estômago. Deixe os dedos anelares apontarem acima, tocando em seus altos. Cruze o resto de seus dedos, com o polegar esquerdo debaixo da direita. Concentre-se no chakra da coroa no alto de sua cabeça.

Cante som NG. Aviso: não use esta meditação para o chakra da coroa enquanto você não tiver o chakra Raiz adequadamente forte (você necessita de uma fundação forte primeiramente).


Fotografia: Sara Oliveira Modelo: Yulianna Zosysmka Fontes texto: http://www.eclecticenergies.com/portugues/chakras/ http://www.mistico.com/p/chakras/base.htm


Sara Oliveira nº16418