
1 minute read
Centro de Referência em Doenças Crônicas não Transmissíveis
Informações
Área Construída: 973,22 m²
Advertisement
Local: Local: Avenida Pedro Scalassara, Pederneiras/SP
Obra em execução
OBS.: *Obra sendo executada é uma versão mais simples do projeto sob nome de Centro de Especialidades.
Sobre
O objetivo desta edificação de saúde é atender à pacientes com Doenças Crônicas não TransmissíveisDCNT, que correspondem a doenças ligadas à obesidade, hipertensão, diabetes e cardiovasculares, além de câncer e doenças respiratórias crônicas. Esses tipos de doenças representam hoje uma desafio para a saúde pública, uma vez que ocupam um destaque como uma das principais causas de morte no país. Dessa forma, o monitoramento, prevenção e controle dessas doenças se tornam imprensídíveis em qualquer pólitica de saúde pública. Para tanto, a proposta é trazer ambientes que, além de confortáveis, possam atender ao fluxo de trabalho específico de uma Unidade de Saúde, com humanização no cuidado de pacientes, além de cumprir todas as normas de saúde, principalmente a RDC 50, que dispões sobre o planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos de estabeleimentos de saúde.
Localizada no Parque Industrial Fuad Razuk, na Av. Pedro Scarlassara, que tem confluência na Av. Bernardino Flora Furlan, essa região se tornou um eixo de edificações destinadas a serviços públicos e comércio, dentre eles, podemos destacar a escola SESI, o Parque Ecológico Municipal, UPA, SAMU e Centro de Atenção à Saúde da Mulher.
Assim como outros projetos elaborados pelo arquiteto (cerca de 210 atividades registradas no CAU), o C.R.D.C.N.T tem foco em fomentar o diálogo entre o “zeitgeist” da cidade e a população através de projetos funcionais, de fácil manutenção e que agreguem valor estético ao entorno imediato e à cidade. Para isso, buscou-se desenvolver o pro- jeto à partir do fluxo de trabalho, visando um atendimento rápido, eficiente e de acordo com todas as normas vigentes. O programa arquitetônico utiliza elementos de fácil conservação, como a opção pelas telhas cerâmicas com beirais na maior parte da cobertura que dispensam a manutenção de calhas e rufos. Prédios Públicos normalmente são alvos de furtos e vandalismos, dessa forma, o projeto precisou conciliar segurança e ao mesmo tempo transparência, a fim de trazer o verde dos canteiros para dentro da edificação, além de garantir conforto térmico com elementos como o brise que compõe a fachada que auxiliam na segurança e controle de incidência solar.













