Page 1

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

PROGRAMAÇÃO FCCR MAIO/2018


PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018


mês de maio chegou e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo segue oferecendo uma grande diversidade de programação, levando muita arte e cultura nos diferentes cantos da cidade.

EDITORIAL

O

Como destaque do mês, após uma aguardada revitalização, nosso Museu Municipal será reaberto com a exposição Arte Viva, com obras do próprio acervo do Museu, de artistas de renome nacional e internacional, como a que a ilustra a capa deste livreto. Temos também como destaque a abertura da 29ª edição do Festidança, trazendo várias apresentações na Mostra Contemporânea de Dança, além da Mostra Competitiva, Jam Sessions, Batalha de Danças Urbanas, ações educativas e várias outras atividades associadas ao universo da dança.

Para os pequenos, a Semana Mundial do Brincar acontece entre os dias 21 e 25 e traz para várias Casas de Cultura vivência em circo, balé, modelagem e HQ, além de muitas brincadeiras. Confira aqui e em nossas redes sociais a programação completa e aguardamos você nas diversas atividades que Fundação Cultural preparou para este mês.

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

E maio é também um mês com muita música, com duas edições do Bar de Quinta no Centro Cultural Clemente Gomes, entre outras apresentações. Já a programação de cinema segue com a exibição de produções nacionais atuais no Cine Santana e na Casa de Cultura Flávio Craveiro.


ARTES VISUAIS

CULTURA POPULAR

Benedito Soares - Mestre da Luteria P9

Culinária Tradicional P10

Amores e Outros Retalhos P10

Conhecendo sua História P12

Artista, Mãe e Papeleira P10

IV Encontro de Capoeira Angola P14

Palco das Artes P12 Ponto Cego P20 Viva Arte Viva P16

Arte na Feira P12

Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional P19

Curso da História da Arte Ocidental P17

Programa Museu Vivo P19

Exposição Festa do Divino P23

Festa do Divino P22

Encontro Crocheterápico P22

Recicle Sua Visão P26 Santos e Devocionais Populares P29

TEATRO DOMINGO NO PARQUE Canto de Coruja P28 Brincadeiras Cantadas P28 Cantos e Contos para Sonhar P28

SEMANA DO BRINCAR PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

Brincar de Corpo e Alma P30 Hoje Tem Circo? Tem, Sim Senhor! P31 Mãe de Bailarina, Bailarina é! P31 Capoeira Brincante! P31

DANÇA Dia Internacional do Sapateado P26

OFICINAS Homenagem ao Dia das Mães P13/20

CULTURA DA PAZ LUTA ANTIMANICOMIAL Aula Aberta de Lian Gong P8 Panfletagem Artística P8 Liberdade do Inconsciente P8

Projeto gráfico e diagramação DEBORAH ZANDONADI • Edição AVELINO ISRAEL Textos LAIS COSTA, LUIZ FELIPE SANTOS, MARCELA FARIA e RAFAELLA MARTINS (Estagiários) • Tiragem 10 MIL EXEMPLARES


FESTIDANÇA

Paulo Amaral/FCCR

O 29° Festidança traz apresentações de companhias convidadas na Mostra Contemporânea, a Mostra Competitiva, a Batalhas de Danças Urbanas e Jam Sessions. Neste ano, o festival terá curadoria dos coreógrafos e bailarinos Jaruam Miguez e Layla Mulinari. P25

MÚSICA

CIRCO

Workshop de Guitarra P9

Casamento da Mixirica P32

Roda de Viola P11

Mostra de Processo P34

BAR DE QUINTA Voadora do Saci P13 Cuscobayo P15

CINEMA

Manhã Sertaneja P22 Ensaios para Outono P34 RÁDIO NA FEIRA São João Brasileiro P35

LITERATURA Barganha Literária P20 Sarau das Monas P21 Filhos da Mantiqueira P27

PONTO MIS Minhocas, o filme P4 O Filme da Minha Vida P5 Mato sem Cachorro P6 Divórcio - Até que o Amor Exploda P7 CASA COM CINEMA Minhocas, o filme P32 O Filme da Minha Vida P33 Mato sem Cachorro P35 Divórcio - Até que o Amor Exploda P36

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

Coro Jovem P17


Divulgação

PONTO MIS

MINHOCAS, O FILME Brasil, 2013. Direção: Paolo Conti. 82 min. Comédia.

07

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

MAI

6

CINEMA

segunda, 14h e 19h

Júnior (Cadu Paschoal) é uma jovem minhoca que não consegue fazer amigos porque todos o consideram mimado. Disposto a provar o contrário, ele desafia Nico, um dos que o provoca todos os dias. No entanto, antes mesmo do desafio começar, Júnior e Nico (Yago Machado) são levados para a superfície por uma escavadeira, onde encontram o vilão Big Wig (Daniel Boaventura), um tatu bola que deseja transformar as minhocas em escravos.


CASA DE CULTURA CINE SANTANA

Divulgação

PONTO MIS

O FILME DA MINHA VIDA Brasil, 2017. Direção: Selton Mello. 113 min. Drama.

CINEMA

segunda, 14h e 19h

Baseado no livro ‘Um Pai de Cinema’ do chileno Antonio Skármeta, mesmo autor de ’O Carteiro e o Poeta’ e ’No’, o filme mostra o jovem Tony (Johnny Massaro) que decide retornar a Remanso, Serra Gaúcha, sua cidade natal. Ao chegar, ele descobre que Nicolas (Vincent Cassel), seu pai, voltou para França alegando sentir falta dos amigos e do país de origem. Tony acaba tornando-se professor, e se vê em meio aos conflitos e inexperiências juvenis.

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

14

MAI

7


Divulgação

PONTO MIS

MATO SEM CACHORRO Brasil, 2013. Direção: Pedro Amorim, André Pereira. 127 min. Comédia Romântica.

21

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

MAI

8

CINEMA

segunda, 14h e 19h

Com Bruno Gagliasso, Leandra Leal e Danilo Gentili, o filme narra a história de Deco, um jovem que vive jogado no sofá de sua casa, e um dia, encontra dois grandes amores de uma só vez: a namorada Zoé e o cachorro Guto. Após dois anos de união, Zoé termina o namoro, fica com a guarda de Guto e arranja um novo namorado. Deco fica revoltado e prepara uma vingança com a ajuda de seu primo Leléo.


CASA DE CULTURA CINE SANTANA

Divulgação

PONTO MIS

DIVÓRCIO - ATÉ QUE O AMOR EXPLODA Brasil, 2017. Direção: Pedro Amorim. 110 min. Comédia Romântica.

CINEMA

segunda, 14h e 19h

O casal Noeli (Camila Morgado) e Júlio (Murilo Benício) leva uma vida humilde, até que ficam ricos depois de criar um molho de tomate de sucesso nacional. Com o passar dos anos os dois vão se distanciando e um incidente é a gota d’água para a separação. Cada um em busca do melhor advogado para defender seu patrimônio, eles entram num processo de divórcio bastante conturbado. CINE SANTANA Av. Rui Barbosa, 2005 - Santana

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

28

MAI

9


DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL 18

MAI

CULTURA DA PAZ

sexta-feira

Marcando o Dia da Luta Antimanicomial (18 de maio), que defende a inserção da pessoa em estado de sofrimento mental na sociedade, a Fundação Cultural realiza, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS/ Sul, uma programação especial.

9H | AULA ABERTA DE LIAN GONG A orientadora cultural Edna Inês apresenta movimentos de Lian Gong, uma prática chinesa, com resultados terapêuticos, eficaz no combate e prevenção de doenças e no reequilíbrio corporal.

9H | LIBERDADE DO INCONSCIENTE

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

Visitação até 15/06, de segunda a sexta, das 8h às 22h

10

Exposição de trabalhos realizados na oficina de mandala pelos pacientes do CAPS-SUL e instalação artística ‘Liberdade do Inconsciente’, possibilitando aos frequentadores vivenciar a liberdade, pintando uma mandala de forma coletiva.

10H | PANFLETAGEM ARTÍSTICA Para convidar os moradores locais à uma reflexão acerca da saúde mental, os alunos realizarão uma panfletagem artística pela feira-livre e entorno da Avenida Ouro Fino, distribuindo mandalas para serem coloridas.


26

MAI

MÚSICA

sábado, 16h

O músico Rodrigo Poli ensina noções básicas sobre a guitarra para os participantes, que poderão experimentar e vivenciar seu funcionamento. Além disso, o músico apresentará músicas consagradas do seu repertório de estudo da guitarra e músicas autorais, abrindo espaço para dúvidas e comentários.

CASA DE CULTURA TIM LOPES

Divulgação

WORKSHOP DE GUITARRA

BENEDITO SOARES MESTRE DITO DA LUTERIA Visitação até dia 15/05 seg a sex, 8h às 22h

O Programa Memórias apresenta a exposição que retrata a história do homem que transmite a sabedoria de transformar a madeira em instrumento musical. CASA DE CULTURA TIM LOPES Av. Ouro Fino, 2520 - Bosque dos Eucaliptos

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

ARTES VISUAIS

MAI

11


AMORES E OUTROS RETALHOS 07

MAI

ARTES VISUAIS

Visitação durante todo o mês segunda a sexta, 9h às 21h

Exposição de poemas do livro ‘Amores e Outros Retalhos’ que reúne obras das autoras joseenses: Dyrce Araújo, Erika Siqueira, Mirian Cris, Rossana Masiero e Zenilda Lua.

ARTISTA, MÃE E PAPELEIRA 07

MAI

ARTES VISUAIS

segunda, 9h

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

Exposição organizada por Margareth Carvalho, oferece a oficina de empapelamento artesanal com utilitários decorativos e o reaproveitamento sustentável.

12

PROJETO CULINÁRIA TRADICIONAL 18 e 25 MAIO

CULINÁRIA

sexta, 16h

A artista, mãe e artesã, Dulcineia Silva, convida o público para uma vivência, com intuito de aproveitar os deliciosos brownies e chás frutais.


CASA DE CULTURA LILI FIGUREIRA

Ciete Silvério/FCCR

RODA DE VIOLA MAI

MÚSICA

segunda, 19h

Os alunos das oficinas de viola caipira, sob o comando do Mestre Zé da Viola, se apresentam na Casa de Cultura e convidam toda a comunidade para ouvir uma boa música caipira e saborear um café solidário. Zé da Viola aprendeu a tocar o instrumento aos oito anos e há 26 anos ministra aulas de viola e participa com alunos e colegas de apresentações em todo Vale do Paraíba.

CASA DE CULTURA LILI FIGUREIRA Rua Roberto Cruz, 40 - Jd. Santo Onofre

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

28

13


CASA DE CULTURA EUGÊNIA DA SILVA

AÇÃO CULTURAL

CONHECENDO SUA HISTÓRIA 05

MAI

CULTURA POPULAR

sábado, 9h

Vivência das oficinas de violão, yoga e fotografia no pátio da Igreja São Benedito, no Capão Grosso.

PROGRAMA MEMÓRIAS

MULHERES QUE FAZEM HISTÓRIA 07

MAI

ARTES VISUAIS

Visitação durante todo o mês segunda a sexta, 8h às 22h

A exposição retrata a participação de mulheres na formação do bairro Parque Novo Horizonte, por meio de relatos de pesquisa aplicada no mês de abril. PALCO DAS ARTES

19

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

MAI

14

ARTES VISUAIS

sábado, 15h

Vivência das oficinas de história em quadrinhos, mosaico e vídeo, do Programa Arte nos Bairros.

ARTE NA FEIRA

26

MAI

DANÇA

sábado, 9h

Vivência das oficinas de jazz, danças urbanas e balé na Feira Livre do Vista Verde. CASA DE CULTURA EUGÊNIA DA SILVA Rua dos Carteiros, 110 - Novo Horizonte


VOADORA DO SACI 10

MAI

CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES

Divulgação

BAR DE QUINTA

MÚSICA

quinta, 20h

Revisitando a obra de Chico Science, a banda Voadora do Saci traz ao público uma mensagem politizada completamente atual, ligada no combate ao racismo, intolerância e injustiças sociais.

16

MAI

OFICINAS

quarta, 9h e 14h

Os alunos das oficinas de balé e teatro infantil do Programa Arte nos Bairros, com a banda de música do Projeto Guri, farão uma homenagem às mães com intervenções artísticas.

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES

15


IV ENCONTRO DE CAPOEIRA ANGOLA 18-20 MAI

CULTURA POPULAR

sexta a domingo

A região do Vale do Paraíba conta com grande número de praticantes de capoeira e o IV Encontro propõe reunir os capoeiristas para uma troca de experiências e a valorização da cultura popular afro-brasileira. Esse encontro é uma realização do Angoleiros do Sertão, em parceria com a Fundação Cultural.

PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

Dia 18 (sexta-feira) 17h - Recepção e inscrição dos participantes 19h - Roda de abertura com mestres convidados 21h - Coquetel de boas vindas

16

Dia 19 (sábado) 8h - Oficina de Capoeira Angola com mestres convidados 10h30 - Cortejo do Calçadão até a Praça do Sapo 11h - Roda de Capoeira Angola 13h - Intervalo para almoço 15h - Lançamento do livro Nagé e debate com Elza Abreu.

17h - Roda de Capoeira Angola aberta sob a direção dos mestres convidados. 22h - Confraternização cultural com Samba de Roda Rural e grupo de forró. Dia 20 (domingo) 10h - Roda de Capoeira Angola no Parque da Cidade 13h - Almoço de Encerramento


CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES

Divulgação

BAR DE QUINTA

CUSCOBAYO MÚSICA

quinta, 20h

Formada em Caxias do Sul em 2012, a Cuscobayo logo se tornou notória pelas suas composições próprias e pelo público seguidor que começou a atrair. Desde então lançou um EP Na Cancha (2013) e um disco Cuscobayo (2016) e atualmente colhe os frutos do seu primeiro disco e já trabalha na produção do sucessor. CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES Av. Olivo Gomes, 100 , Parque da Cidade - Santana

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

24

MAI

17


EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO

ARTE VIVA 15

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

MAI

18

ARTES VISUAIS

Abertura, às 19h30 Visitação - ter a sex, 9h às 18h; sáb, 9h às 13h

Sob curadoria da artista visual Pitiu Bomfin e projeto expositivo da artista plástica Célia Barros, a exposição é composta por obras do acervo do Museu Municipal de São José dos Campos provenientes da Escola de Belas Artes do Vale do Paraíba, Atelier Livre de Pintura e das mostras e Salões de Arte Contemporânea que premiaram obras cujos artistas atualmente participam da cena artística nacional e internacional. O agendamento de visitas monitoradas pode ser feito pelo e-mail educativomm@ fccr.sp.gov.br ou (12) 3921-7587.


DA PRÉ-HISTÓRIA À ARTE CONTEMPORÂNEA ARTES VISUAIS

19 MAI 16 JUN todos os sábados, 10h

MUSEU MUNICIPAL

CURSO DE HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTAL

Com coordenação de Danielle M. Nastari, que é mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, da Universidade de São Paulo, a proposta do curso é ensinar os fundamentos da leitura de imagens e, a partir disso, traçar um panorama introdutório da história da arte ocidental desde a pré-história até o século XX. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Fundação Cultural ou pelo telefone (12) 3921-7587.

CORO JOVEM JOVENS SOLISTAS MÚSICA

sexta, 20h

Sob a coordenação da professora Lídia Schäffer, os solistas do Coro Jovem de São José dos Campos apresentam obras de diversos compositores como Beethoven, Mozart e Tchaikovsky. A pianista Olga Lazareva acompanha o coro em uma apresentação emocionante.

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

25

MAI

19


MUSEU MUNICIPAL

MUSEUS HIPERCONECTADOS: NOVAS ABORDAGENS, NOVOS PÚBLICOS 17

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

MAI

20

TECNOLOGIAS

quinta, 19h30

A palestra, que aborda o tema da 16ª Semana dos Museus, será ministrada por Fátima Gamallo, que é jornalista, especialista em Comunicação com o Mercado, mestre em Multimeios e coordenadora pedagógica do curso de Propaganda e Marketing, na UNIP São José dos Campos. Mais informações pelos telefones (12) 39217587 e (12) 3924-7318. MUSEU MUNICIPAL Praça Afonso Pena, 29 - Centro


PATRIMÔNIO IMATERIAL: FOLCLORE E IDENTIDADE REGIONAL CULTURA POPULAR

MAI

Terça a sexta e feriados, das 9h às 17h, sábados e domingos, das 14h às 17h.

MUSEU DO FOLCLORE

EXPOSIÇÃO PERMANENTE

Composta por diferentes objetos, imagens, fotos e vídeos relacionados à cultura popular da região e do Brasil. O acervo está distribuído em oito salas (São José dos Campos, Tecnologias, Religiosidade, Festas, Santos de Fé, Identidades, Brasil e Panelas do Vale). Os grupos e escolas podem agendar visitas de terça a sexta, das 9h às 17h pelos telefones (12) 3924-7318/7354.

PROGRAMA MUSEU VIVO MAI

CULTURA POPULAR

domingo, 14h às 17h

Representantes da cultura popular local e regional mostram seus saberes nas áreas de artesanato, culinária e música. As atividades são abertas ao público.

MUSEU DO FOLCLORE Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade - Santana

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

06 e 27

21


PONTOS DE VISTA

PONTO CEGO ARTES VISUAIS

MAI

Visitação até 15/06 segunda a sexta, 9h às 12h e 14h às 21h

Exposição de peças (produzidas com técnicas de empapelamento, colagem de tecidos, entre outros materiais) que facilitam a leitura da obra pelo tato, proporcionando acessibilidade aos deficientes visuais. O tema dos trabalhos propõe uma reflexão sobre o racismo, identificando a cultura negra como ponto chave.

HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES 09

MAI

DANÇA

quarta, 10h e 14h

Apresentação de coreografia sob orientação de Chrystiani Ellen, orientadora do Programa Arte nos Bairros.

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

BARGANHA LITERÁRIA

22

LITERATURA

MAI

Visitação durante todo o mês segunda a sexta, 9h às 21h

Ação cultural que tem como objetivo difundir a leitura de forma solidária, com a circulação e partilha de várias obras literárias. Projeto iniciado na Sala de Leitura Réginaldo Poeta no Parque Vicentina Aranha.


NÚCLEO DE AÇÃO DESCENTRALIZADA

Divulgação

SARAU DAS MONA LITERATURA

domingo, 17h

Sarau produzido por mulheres, pensando no empoderamento feminino e provocando a ‘sororidade’, palavra que define a união e companheirismo entre as mulheres. O evento apresenta também o ‘Rap Plus Size’ com as cantoras paulistas Issa Paz e Sara Donato, além de exposições, roda de conversa, arte e microfone aberto. O sarau acontece em parceria com Yasmin Amaral.

NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL DESCENTRALIZADA Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jd. América

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

20

MAI

23


MANHÃ SERTANEJA 12

MAI

MÚSICA

sábado, 9h

Manhã Sertaneja acontece em frente à Igreja Imaculada Conceição, com música raiz tocada pelos alunos da oficina de viola caipira, sob o comando do Mestre Zé da Viola. A apresentação também faz parte das comemorações da Festa do Divino.

FESTA DO DIVINO 20

MAI

CULTURA POPULAR

domingo, 12h

Os alunos da oficina de viola caipira da Casa de Cultura se apresentarão no almoço festivo de encerramento da Festa do Divino. A apresentação acontece no salão de festas ‘Suzy Sattelmayer’ da igreja Imaculada Conceição.

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

ENCONTRO CROCHETERÁPICO

24

MAI

CULTURA POPULAR

toda segunda, 14h

Oficina voluntária de crochê, realizada toda segunda-feira na Casa de Cultura, em parceria com a UBS do Galo Branco. Com objetivo de ensinar e relaxar, a oficina é aberta a todos o público.


CASA DE CULTURA RANCHO DO TROPEIRO

Divulgação

EXPOSIÇÃO AUDIOVISUAL

FESTA DO DIVINO ARTES VISUAIS

Visitação durante todo o mês segunda a sexta, das 8h às 22h

Exposição audiovisual das Festas do Divino realizadas na fazenda da família Sattelmayer, nos anos de 1981 a 1991. As fotos e vídeos tem o objetivo de reviver as memórias das festas realizadas, motivar as novas gerações e ao mesmo tempo convidar os visitantes para a identificação das pessoas nas fotos. CASA DE CULTURA RANCHO DO TROPEIRO ERNESTO VILLELA Rua Ambrósio Molina, 184 - Eugênio de Melo

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

MAI

25


26

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

Paulo Amaral/FCCR


FESTIDANÇA

FESTIDANÇA 30 MAI DANÇA 10 JUN diversos locais Considerado um dos mais expressivos festivais de dança do Brasil, o Festidança é realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo desde 1989 e chega este ano em sua 29ª edição.

Além dos espetáculos, teremos também Jam Sessions, exibição de filmes e ações formativas com palestras, workshops e um laboratório de criação. Serão dez dias de muita dança para deixar a cidade em movimento, estimular o intercâmbio cultural entre os participantes e incentivar a criação coreográfica. Confira em breve a programação completa do festival em nosso site e em nossas redes sociais.

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

Com curadoria dos coreógrafos e bailarinos Jaruam Miguez e Layla Mulinari, apresentará entre os dias 30 de maio a 10 de junho uma programação diversa que inclui apresentações de companhias convidadas na Mostra Contemporânea de Dança, a Batalha de Danças Urbanas e a Mostra Competitiva, reunindo profissionais de várias regiões do país em diferentes modalidades como Dança de Rua, Dança Contemporânea, Balé Clássico, Jazz, Sapateado, Danças Folclóricas entre outras.

27


CASA DE CULTURA CHICO TRISTE PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

28

DIA DO ARTISTA PLÁSTICO

RECICLE SUA VISÃO 08

MAI

ARTES VISUAIS

Visitação até 15/06 segunda a sexta, 9h às 12h e 14h às 21h

Exposição de peças feitas a partir de materiais recicláveis, pelo artista plástico Emerson Reis. Nascido em Jundiaí, agora vive em São José dos Campos, onde trabalha com restauro, criação, montagem e desmontagem de todos os tipos de objetos que precisem de uma nova roupagem.

DIA INTERNACIONAL DO SAPATEADO 24

MAI

DANÇA

quinta, 18h

Roda de conversa e apresentação com a orientadora Kryscilan Bacarin.


LANÇAMENTO DO LIVRO

FILHOS DA MANTIQUEIRA MAI

LITERATURA

sábado, 15h

Premiado Mestre Cultura Viva pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Luiz Marinho Ramos Filho, lança o livro ‘Filhos da Mantiqueira’ que retrata a história da família Ramos durante a Revolução de 1932, mostrando o desenvolvimento econômico do Vale do Paraíba e de todo país. A obra traz também, personagens marcantes como Euclides Miragaia, Rodolfo Komorek e o poeta da época e região Cassiano Ricardo. CASA DE CULTURA CHICO TRISTE Rua Milton Cruz, s/nº - Vila Tesouro

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

26

29


ARENA DO PARQUE DA CIDADE

DOMINGO NO PARQUE MAI

TEATRO

domingo, 15h

06/05 | CANTO DA CORUJA Cia do Farol

O espetáculo é composto por canções infantis, cujas letras levam o público à reflexão sobre bem-estar, ecologia e folclore. Destinado à crianças de todas as idades, pais, familiares e professores.

13/05 | BRINCADEIRAS CANTADAS Grupo Ser-Erê

Com o trabalho focado em músicas, brincadeiras, cirandas, contações de histórias e oficinas, o objetivo do grupo é possibilitar a experimentação sonoro-musical, utilizando da literatura e canções populares de diferentes regiões e nacionalidades. Durante a apresentação o público é convidado a dar asas à imaginação e vivenciar o lúdico.

20/05 | CANTOS E CONTOS PARA SONHAR PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

Grupo Ziriguidum

30

Um “Chaveiro de Histórias” conduz este espetáculo em que a plateia escolhe as histórias que serão contadas. Com narrativas que encantam e músicas que fazem sonhar, essa peça leva o público a mergulhar no mundo do faz-de-conta. PARQUE DA CIDADE ROBERTO BURLE MARX Av. Olivo Gomes, 100 - Santana


MUSEU DE ARTE SACRA

Paulo Amaral/FCCR

SANTOS E DEVOCIONAIS POPULARES REGINA PIMENTEL ARTES VISUAIS

Visitação durante todo o mês terça a sexta, 9h às 17h e sábados, 9h às 12h

Formada por 12 esculturas barrocas, a exposição retrata santos e devocionários de todo o mundo, como São Francisco de Assis, Santa Rosa de Lima e Nossa Senhora Desatadora de Nós, além de uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que teve sua celebração de 300 anos de aparição comemorada em 2017. MUSEU DE ARTE SACRA Travessa Chico Luiz, 67 - Centro

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

MAI

31


SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR

SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR

BRINCAR DE CORPO E ALMA

21-28 MAI

CULTURA DA INFÂNCIA

Casas de Cultura Chico Triste e Lili Figureira

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo apresenta uma programação especial, repleta de atividades e oficinas para celebrar a Semana Mundial do Brincar, com intuito de ressaltar a importância do brincar na vida das crianças.

32

CASA DE CULTURA CHICO TRISTE SEMANA DO BRINCAR 21 a 28/05 - segunda a sexta, das 9h às 11h Atividades que envolvem os aprendizes das oficinas da cultura da infância, como brincadeiras infantis, circo, modelagem em argila e HQ.


CASA DE CULTURA LILI FIGUREIRA HOJE TEM CIRCO? TEM, SIM SENHOR! 21 e 23/05 (seg/qua), 9h Casa de Cultura Lili Figureira 24/05 (qui), 10h e 13h EMEI Zeli Toledo 25/05 (sex), 10h e 13h EMEI Zilda Costa de Oliveira

Os artistas de circo, credenciados no Projeto Arte nas Ruas, da Fundação Cultural, fazem diversas intervenções pelos bairros Jd. Santo Onofre, Jd. da Granja e Jd. Uirá.

A dançarina Chrystiane Ellen oferece uma vivência em balé, em conjunto com os pais e responsáveis dos aprendizes da oficina da modalidade.

CAPOEIRA BRINCANTE 25/5 (sex), 9h O capoeirista, também conhecido como Mestre Índio, Rodrigo Moura, mostra várias brincadeiras e expressões corporais para comemorar a Semana Mundial do Brincar.

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

MÃE DE BAILARINA, BAILARINA É! 22/05 (ter), 10h

33


CASA COM CINEMA/PONTO MIS

MINHOCAS, O FILME Brasil, 2013. Direção: Paolo Conti. 82 min. Comédia.

08

MAI

CINEMA

terça, 9h, 14h e 19h

Júnior é uma jovem minhoca que não consegue fazer amigos porque todos o consideram mimado. Disposto a provar o contrário, ele desafia Nico. No entanto, antes mesmo do desafio começar, Júnior e Nico são levados para a superfície por uma escavadeira, onde encontram Big Wig, um tatu bola que deseja transformar as minhocas em escravos.

SEXTA ENCENA

CASAMENTO DA MIXIRICA TRUPE GARGALHARIA

11

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

MAI

34

CIRCO

sexta, 9h30 e 14h30

A apresentação conta a história da palhaça Mixirica que, após ver suas irmãs se casarem, fica desesperada em busca de um marido, recorrendo a Santo Antônio. Por sua vez, o Palhaço Petéko, que quer de toda forma se casar com Mixirica, se passa pelo santo casamenteiro e também por todos os pretendentes de Mixirica. Para conquistar o coração de sua amada, Petéko, apresenta vários números musicais.


CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO

Divulgação

CASA COM CINEMA/PONTO MIS

O FILME DA MINHA VIDA Brasil, 2017. Direção: Selton Mello. 113 min. Drama.

CINEMA

terça, 19h

Baseado no livro “Um Pai de Cinema” do chileno Antonio Skármeta, mesmo autor de “O Carteiro e o Poeta” e “No”, o filme mostra o jovem Tony (Johnny Massaro) que decide retornar a Remanso, Serra Gaúcha, sua cidade natal. Ao chegar, ele descobre que Nicolas (Vincent Cassel), seu pai, voltou para França alegando sentir falta dos amigos e do país de origem. Tony acaba tornando-se professor, e se vê em meio aos conflitos e inexperiências juvenis.

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

15

MAI

35


ENSAIOS PARA OUTONO 19

MAI

MÚSICA

sábado, 18h

Em parceria com o Instituto Cultural Luzes da Ribalta, a Fundação Cultural apresenta o recital ‘Ensaios para Outono’, com os alunos do instituto. O concerto tem a regência de Willian Wanderlan e permite ao público interagir e conhecer a linguagem da música de concerto.

AQUI TEM CIRCO

MOSTRA DE PROCESSO 19

36

Divulgação

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

MAI

CIRCO

sábado, 20h

A artista circense Ellen Moreira e a Cia Colorê apresentam um show de variedades com os elementos de pesquisas do grupo de estudo residente na Casa de Cultura. Neste processo, estão presentes os elementos circenses acrobacias de solo, tecidos acrobáticos, trapézios, lira, entre outros elementos pesquisados pelo grupo.


MATO SEM CACHORRO Brasil, 2013. Direção: Pedro Amorim, André Pereira. 127 min. Comédia Romântica.

22

MAI

CINEMA

terça, 19h

Com Bruno Gagliasso, Leandra Leal e Danilo Gentili, o filme narra a história de Deco, um jovem que vive jogado no sofá de sua casa, e um dia, encontra dois grandes amores de uma só vez: a namorada Zoé e o cachorro Guto. Após dois anos de união, Zoé termina o namoro, fica com a guarda de Guto e arranja um novo namorado. Deco fica revoltado e prepara uma vingança com a ajuda de seu primo Leléo.

CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO

CASA COM CINEMA/PONTO MIS

RÁDIO NA FEIRA CULTURA LIVRE

SÃO JOÃO BRASILEIRO FUÁ RABECADO MÚSICA

domingo, 10h

Um passeio cultural pelos ritmos tradicionais brasileiros conduzidos pelo som autêntico da rabeca. Os ritmos, a dança e a participação do público são pontos marcantes deste show e acontecem em diversos momentos especialmente no coco e na ciranda. Participação dos alunos da oficina de viola da casa de cultura.

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

27

MAI

37


Divulgação

CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO

CASA COM CINEMA/PONTO MIS

DIVÓRCIO - ATÉ QUE O AMOR EXPLODA Brasil, 2017. Direção: Pedro Amorim. 110 min. Comédia Romântica.

29

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

MAI

38

CINEMA

terça, 19h

O casal Noeli (Camila Morgado) e Júlio (Murilo Benício) leva uma vida humilde, até que ficam ricos depois de criar um molho de tomate de sucesso nacional. Com o passar dos anos os dois vão se distanciando e um incidente é a gota d’água para a separação. Cada um em busca do melhor advogado para defender seu patrimônio, eles entram num processo de divórcio bastante conturbado. CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO Av. Lênin, 200 - Dom Pedro I


ENDEREÇOS FCCR FUNDAÇÃO CULTURAL CASSIANO RICARDO (SEDE) CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES | CENTRO DE ESTUDOS TEATRAIS | ARQUIVO PÚBLICO DO MUNICÍPIO | MUSEU DO FOLCLORE | ESPAÇO PIRAQUARA Av. Olivo Gomes, 100 - Parque da Cidade - Santana (12) 3924-7300/7341

CASA DE CULTURA TIM LOPES Av. Ouro Fino, 2520 - Bosque dos Eucaliptos | (12) 3917-1612

CASA DE CULTURA CHICO TRISTE Rua Milton Cruz, s/n° - Vila Tesouro (12) 3929-7559

MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Travessa Chico Luiz, 67 - Centro (12) 3921-7226

CASA DE CULTURA EUGÊNIA DA SILVA Rua dos Carteiros, 110 - Novo Horizonte | (12) 3907-8024 CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO Av. Lênin, 200 - Dom Pedro I (12) 3966-1136 CASA DE CULTURA JÚLIO NEME Praça Cônego Manzi, s/nº- São Francisco Xavier | (12) 3926-1123

IGREJA SÃO BENEDITO Largo São Benedito, s/nº - Centro (12) 3923-4417

MUSEU MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Praça Afonso Pena, 29 - Centro (12) 3921-7587 NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL DE SÃO FRANCISCO XAVIER Rua 13 de maio, 691 - São Francisco Xavier | (12) 3923-8731 NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL DESCENTRALIZADA - CENTRO DA JUVENTUDE Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 Jd. América | (12) 3932-8709

CASA DE CULTURA LILI FIGUREIRA Rua Roberto Cruz, 40 - Jardim Santo Onofre | (12) 3942-1005

PARQUE VICENTINA ARANHA Rua Engº Prudente Meirelles de Moraes, 302 - Vila Adyana | (12) 3911-7090

CASA DE CULTURA RANCHO DO TROPEIRO ERNESTO VILLELA Rua Ambrósio Molina, 184 - Eugênio de Melo | (12) 3905-1855

TEATRO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Rua Rubião Júnior, 84 - 3º andar (12) 3942-1144

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

CASA DE CULTURA CINE SANTANA Av. Rui Barbosa, 2005 - Santana (12) 3942-1226

CINE TEATRO BENEDITO ALVES Av. São José, 935 - Centro


DOMINGO

SEGUNDA

TERÇA

QUA 02

Benedito Soa Dito da Luteri

Patrimônio Im Folclore e Ide Regional P19

Ponto Cego P

06

Barganha Lite

Programa Museu Vivo P19

07

08

DOMINGO NO PARQUE Canto de Coruja P28

PONTO MIS Minhocas, o filme P04

CASA COM CINEMA Minhocas, o filme P32

‘Amores e Outros Retalhos’ e ‘Artista, Mãe e Papeleira’ P10

Recicle sua Visão P26

13 DOMINGO NO PARQUE Brincadeiras Cantadas P28

09

Mulheres que fazem história P12

Homenagem Mães P20

14

16

PONTO MIS O Filme da Minha Vida P5

Homenagem Mães P13

15 Arte Viva P16

21 PONTO MIS Mato sem Cachorro P6 Encontro Crocheterápico P22

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

DOMINGO NO PARQUE Cantos e Contos para Sonhar P28 Sarau das Mona P21 Festa do Divino P22

CASA COM CINEMA O Filme da Minha Vida P33

23

SEMANA DO Hoje Tem Circ Senhor! P31

22

SEMANA DO BRINCAR Mãe de Bailarina, Bailarina Brincar de Corpo e Alma P30 é! P31 Hoje Tem Circo? Tem, Sim CASA COM CINEMA Senhor! P31 Mato sem Cachorro P35

28

27 Programa Museu Vivo P19 RÁDIO NA FEIRA São João Brasileiro P35

Santos e Devo Populares P29

Encontro Crocheterápico P22

Encontro Crocheterápico P22

20

Exposição Au Festa do Divin

PONTO MIS Divórcio – Até que o Amor Exploda P7 Roda de Viola P11 Encontro Crocheterápico P22

29 CASA COM CINEMA Divórcio – Até que o Amor Exploda P36

30

FESTIDANÇA Abertura

FIQUE POR DENTRO DE TODA A NOSSA PROGRAMAÇ


ARTA

QUINTA

SEXTA

SÁBADO 05 Conhecendo Sua História P12

ares - Mestre ia P9

material: entidade 9

P20

erária P20

ocionais 9

m ao Dia das

m ao Dia das

10

11

BAR DE QUINTA Voadora do Saci P13

SEXTA ENCENA Casamento da Mixirica P32

17

18

Palestra: Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos P18

Aula Aberta de Lian Gong P8 Palco das Artes P12

Manhã Sertaneja P22

19

Panfletagem Artística P8 Liberdade do Inconsciente P8 Culinária Tradicional P10

24

BRINCAR co? Tem, Sim

A P25

12

IV Encontro de Capoeira Angola P14

25

Curso de História da Arte Ocidental P17

Culinária Tradicional P10

Ensaios para Outono P34 AQUI TEM CIRCO Mostra de Processos P34

Dia Internacional do Sapateado P26

26 Workshop de Guitarra P9 Arte na Feira P12 Filhos da Mantiqueira P27 BAR DE QUINTA Cuscobayo P15 SEMANA DO BRINCAR Hoje Tem Circo? Tem, Sim Senhor! P31

CORO JOVEM DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Jovens Solistas P17 SEMANA DO BRINCAR Hoje Tem Circo? Tem, Sim Senhor! P31 Capoeira Brincante! P31

ÇÃO | WWW.FCCR.SP.GOV.BR |

FCCRSJC

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

udiovisual da no P23


PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

Detalhe da obra O fito, de Nelson Quaresma (1969) Acervo do Museu Municipal de São José dos Campos


PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018


Detalhe da obra Reminiscencia, de Odair Magalhães (1979) PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2018

fccrsjc www.fccr.sp.gov.br

* Programação sujeita a alterações, sem aviso prévio

Programação FCCR - Maio 2018  

Programação Mensal da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de São José dos Campos.

Programação FCCR - Maio 2018  

Programação Mensal da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de São José dos Campos.

Advertisement