Page 1

PROGRAMAÇÃO FCCR MAIO/2017


C Capa: Espetáculo "O Equilibrista", do Grupo Luz, Micro y Punto

om muita alegria e sede de cultura, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo apresenta a programação do mês de maio, que está recheada de atividades das mais diversas vertentes artísticas. O Ponto Mis está de volta trazendo o que há de melhor nas produções de audiovisual. Filmes de longa e curta metragem movimentam a telinha do Cine Santana, buscando provocar reflexões ao público sobre temas como racismo, relacionamento e autoestima. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som – MIS e a FCCR.

Outro projeto que volta com tudo este mês é o Bar de Quinta, que traz para o Centro Cultural Clemente Gomes muita música autoral e alternativa em estilos dançantes. Você também vai conhecer um pouco mais do Arquivo Público do Município, que está sempre de portas abertas para receber todos que desejam compreender as memórias que compõe a história de São José dos Campos. Essas são só algumas das atrações culturais deste mês. Então, aproveita! Vire a página para saber o que a FCCR preparou – com todo carinho e dedicação para você!


Divulgação

Divulgação

Acervo FCCR

10

13

14

SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL A FCCR realiza atividades em prol da luta antimanicomial, que defende a integração e a sociabilização de todos os seres humanos.

04

ARTES VISUAIS

11

DANÇA

ESPECIAL DIA DAS MÃES Maio também é o mês das mamães e a FCCR também tem atividades que demonstram todo o carinho e reconhecimento que todas elas merecem.

06

CULTURA POPULAR

12

LITERATURA

ARQUIVO PÚBLICO DO MUNICÍPIO Conheça o Arquivo Público do Município, que possui mais de um milhão de documentos que guardam a história de São José dos Campos.

08

TEATRO

15

CINEMA

Projeto gráfico e diagramação DEBORAH ZANDONADI Textos/Colaboradores ALICE AIRES, LAIS COSTA, LUIZ FELIPE SANTOS, MILENA PERES E THAÍS LEITE Tiragem 15 MIL EXEMPLARES

09

MÚSICA


ARTES VISUAIS CASA DE CULTURA LILI FIGUREIRA

PONTOS DE VISTAS

Ciete Silvério/FCCR

Exposição de esculturas do artista Diego Teodoro, recriadas a partir do reaproveitamento de descarte de peças mecânicas.

02 a 31/05 PROJETO MEMÓRIA - VIDA E OBRA DE DONA LILI FIGUREIRA Exposição permanente das obras de Dona Lili Figureira, a qual dá o nome à Casa de Cultura, inaugurada em 2016. Dona Lili é um dos principais símbolos das manifestações culturais e é uma referência no universo das figuras de barro.

VITRINE VIVA Mensalmente, a Casa de Cultura disponibiliza espaço para divulgação de trabalhos de artistas locais e convidados. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone: (12) 99740-4383.

27/05 a 23/06 SONHO PEQUENO Abertura no dia 27/05, às 18h30

Exposição com poemas de Maria Ceila e imagens de Éder de Souza e Fernando Ribeiro. A abertura acontecerá com exibição de longa-metragem autoral que mostra o reencontro de uma família com um trauma do passado. NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL DESCENTRALIZADA

02/05 a 19/05 Paulo Amaral/FCCR

4

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2017

PONTOS DE VISTA: “AMORES E OUTROS RETALHOS” Amostra da coletânea de poesias “Amores e outros retalhos”, publicada pelas autoras joseenses Dyrce Araujo, Erika Siqueira, Mirian Cris, Rossana Masiero e Zenilda Lua no ano de 2015.


CASA DE CULTURA CHICO TRISTE

MUSEU DE ARTE SACRA

Até 30/06

VITRINE VIVA

MARIA MÃE DE TODOS

Neste mês, o Vitrine Viva consagra a vida e obra da artista plástica Sônia Mello. Com mais de 10 anos dedicados às artes plásticas, Sônia atualmente se dedica a representar patrimônios históricos e culturais, materiais e imateriais das cidades do Vale do Paraíba. A exposição comemorará o dia do artista plástico.

Divulgação

10/05 a 30/05

Ronald Chauca

CASA DE CULTURA CINE SANTANA

08 a 30/05 DESENHOS COM RONALD CHAUCA Ronald Chauca é ilustrador infantil e professor de arte. Por anos tem colaborado como desenhista para organizações cristãs em favor da infância em vários países. A exposição é composta por uma seleção de seus desenhos, ilustrações, histórias em quadrinhos, caricaturas políticas e retratos.

A exposição do artista plástico Carlo Cury traz peças religiosas produzidas em argila, que retratam a materialidade da fé popular em Maria. Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. MAIO 2017 | PROGRAMAÇÃO FCCR


C U LTU RA PO PU LAR CASA DE CULTURA LILI FIGUREIRA

CASA DE CULTURA CHICO TRISTE

23/05 - 15h VIVENCIANDO A CULTURA POPULAR Bate-papo entre moradores, aprendizes, artistas, comunidade e grupos escolares. Neste mês receberemos o Mestre Jesus Lima, antigo morador da região, que irá contar histórias sobre a região do Putim.

22 a 26/05 - 9h às 11h SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR A Casa de Cultura junto à oficina Cultura da Infância participará das atividades da 5ª Semana Mundial do Brincar realizada pela UNESCO.

26/05 - 9h às 11h ARTES & ARTEIROS Atividades artísticas como trabalhos com materiais recicláveis e origamis. A proposta será voltada aos pais, familiares e acompanhantes de pessoas com deficiência e dirigida pela arte-educadora Fátima Santos. PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2017

NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL DESCENTRALIZADA Paulo Amaral/FCCR

Paulo Amaral/FCCR

6

10 e 24/05 - 14h às 16h VIVENCIANDO A CULTURA POPULAR Ação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, o projeto proporciona a troca de saberes entre os figureiros e figureiras da Cidade e estimula a continuidade da arte de fazer figuras de barro. A figureira Maria Benedita Vieira (Mudinha) fará parte do projeto durante o ano.


CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES

MUSEU DO FOLCLORE

10/05 - 19h

Exposição permanente

PROJETO CULTURA NA FEIRA

PATRIMÔNIO IMATERIAL: FOLCLORE E IDENTIDADE REGIONAL

O projeto traz para a Feira Noturna do Parque da Cidade, a Roda de Capoeira Angola e Samba Rural do Grupo Angoleiros do Sertão com a orientadora e treinel Carla Natureza.

III ENCONTRO DE CAPOEIRA ANGOLA

Gilmar Dueñas/FCCR

12/04 a 14/05

Divulgação

A exposição aberta ao público traz aos visitantes oito salas temáticas que abordam a vivência cultural do povo joseense. O museu funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados e domingos das 14h às 17h.

O encontro, com organização da treinel Carla Natureza, vai celebrar a arte da capoeira com uma programação extensa que terá palestras, oficinas, roda de samba rural e muito mais. Entre os convidados para realizar o encontro estão: Mestre Claúdio, Fabiana Iecks, professora Juliana e a Laluxa. A programação completa, você confere em www.fccr.sp.gov.br.

Segunda a sexta-feira - 9h às 12h BIBLIOTECA E BRINQUEDOTECA DO MUSEU DO FOLCLORE A biblioteca do museu abre suas portas e oferece mais de 2300 documentos voltados para a Cultura Popular, os arquivos foram doados por folcloristas e estão à disposição do público. A Brinquedoteca foi criada a partir do ProAC e é destinada para crianças em idade pré-escolar. MAIO 2017 | PROGRAMAÇÃO FCCR


8

TEATR O

TEATRO MUNICIPAL

TEATRO MUNICIPAL

28/05 - 16h TÁ NA HORA DE DORMIR Meia dúzia de 3 ou 4 • Livre

Voltada para o público infantil, a peça musical ajuda as crianças a compreenderem a sua relação com o sono. O ritual do dia-a-dia, os sonhos, a “preguiça” de ir para o quarto, os rituais de higiene, os medos e as brincadeiras.

05/05 - 15h O EQUILIBRISTA Grupo Luz, Micro y Punto • Livre

Com muita música e uma atmosfera que transborda delicadeza e magia, a peça espanhola conta a história de On, um boneco que com sua sombra sai em busca do equilíbrio. A apresentação faz parte do Festival Internacional de Teatro de Sombras (FIS).

13/05 - 20h ANTI COMICS - DESCONSTRUINDO SUPER HEROIS Coletivo Teatral Commune • 12 anos

A peça mostra três situações inusitadas acerca do mundo dos heróis. Batman, Robin, Mulher Maravilha e o Super Homem, já idosos e decadentes, passam por momentos hilários e inimagináveis. Ser herói nunca foi tão difícil. PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2017

ENTRADA DO PARQUE DA CIDADE

06/05 e 07/05 - 16h às 20h PROJETO ABARÉ 20 ANOS EMCENA Companhia Abaréteatro e a Associação Abaré Arte em Cena • Livre

Projeto de democratização cultural que oferece à população diversas atividades como espetáculos de teatro, circo, música, oficinas, mamulengos, contações de histórias, exposições itinerantes, além de sessões de curtas-metragens. CENTRO DE ESTUDOS TEATRAIS (CET)

14/05 - 20h ATENCIOSAMENTE, SRTA. N Projeto Cartas • 12 anos

Construída a partir da pesquisa de cartas reais, a peça coloca em questão os dramas humanos, a partilha de sentimentos, as confissões e a busca pelo outro, tudo por meio de correspondências.


MÚSICA

9

11/05 - 20h

Divulgação

Divulgação

CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES

25/05 - 20h

BAR DE QUINTA

BAR DE QUINTA

O Bar de Quinta apresenta a Banda Bike, banda de rock psicodélico de Goiânia. O grupo do hit “A Vida é uma Raposa” se apresenta em São José dos Campos, no mês de maio, com o seu álbum 1943.

Noite de discotecagem autoral com música eletrônica e mixagens ao vivo com DJ’s de diferentes vertentes e fusões de funk americano, James Brown, Tim Maia e outros estilos dançantes.

CASA DE CULTURA LILI FIGUREIRA

29/05 - 19h Ciete Silvério/FCCR

RODA DE VIOLA O Mestre Cultura Viva Zé da Viola e o grupo de violeiros da casa, convidam para prestigiar a boa música caipira. Os encontros acontecem toda última segunda-feira do mês. MAIO 2017 | PROGRAMAÇÃO FCCR


S E MANA DA LUTA ANTI MAN I C O M IAL

Paulo Amaral/FCCR

CASA DE CULTURA CINE SANTANA

Divulgação

10

CASA DE CULTURA TIM LOPES

02 a 26/05 POESIA É O MEU NOME: STELA DO PATROCÍNIO Exposição dos poemas de Stela do Patrocínio, que viveu 30 anos na colônia Psiquiátrica Juliano Moreira e deixou diversas fitas gravadas com suas declamações, as quais anos mais tarde, foram transcritas e publicadas.

18/05 - 15h30 AULA ABERTA DE YOGA Aula aberta de Yoga, na Praça Aloísio Petiti, com orientação de Luci Ferreira, e participação dos aprendizes da oficina, usuários do Caps-Sul, familiares de pacientes e demais interessados. PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2017

15/05 - 14h e 19h NISE: O CORAÇÃO DA LOUCURA Diretor: Roberto Berliner • Drama • 12 anos

Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, a doutora Nise da Silveira (Glória Pires) propõe um novo tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia, usando como ferramenta a arte e o amor.

19/05 - 10h PANFLETAGEM POÉTICA NA FEIRA Com o objetivo de dar visibilidade à produção poética dos pacientes da saúde mental, será realizada uma panfletagem na Feira do Bosque dos Eucaliptos, de poemas criados nas oficinas literárias do Caps-Sul, em parceria com a FCCR. CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO

17/05 - 13h30 às 16h SEM LINHA DIVISÓRIA O sarau faz da luta antimanicomial uma luta de todos, tendo a arte e a cultura como instrumento de suporte para trabalhar integração e sociabilização. O sarau será conduzido por Léo Mandi, músico e poeta ,e por Ângela Tuti, artista visual e multiperformática.


DANÇA CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO

21/05 - 9h às 17h WORKSHOP DE INICIAÇÃO AO APARELHO RODA CYR Aqui tem Circo • Livre

Ministrado por Jovani Cruz,o Workshop ensinará como utilizar o aparelho Cyr, mostrando todas as técnicas, posições, além de contar um pouco da história dessa ferramenta circense.

25 a 27/05

Paulo Amaral/FCCR

III MOSTRA DE DANÇA DA ZONA SUL A FCCR realiza mais uma edição do Dança Sul, que tem como objetivo fomentar, difundir e visibilizar a produção da arte da dança na zona sul da cidade. As inscrições estarão disponíveis nos dias 9, 10, 11, 12 e 15 de maio pelo site www. fccr.sp.gov.br. Confira a programação:

FESTIDANÇA

25/05 - 19h30 Vivência e bate-papo “O que é Dança Contemporânea?”, com Robson Jacqué. 26/05 - 20h Apresentação dos grupos inscritos. 27/05 - 20h Apresentação dos grupos inscritos e participação do grupo Artvidance Urban Crew.

A 28ª edição do Festidança acontecerá em junho em diversos espaços culturais e alternativos de São José dos Campos. Fique atento ao site e às redes sociais da Fundação Cultural Cassiano Ricardo para ficar por dentro da programação e não perder os espetáculos e as apresentações que o festival trará para a cidade. MAIO 2017 | PROGRAMAÇÃO FCCR

11


LITE RATU RA CASA DE CULTURA CINE SANTANA

26/05 - 19h SARAU MEMÓRIAS O sarau é uma homenagem à escritora Regina Becker, que tem o bairro de Santana como fonte de inspiração. Também será apresentado trabalhos da artista plástica Sonya Mello que retrata em suas pinturas o cotidiano de Santana. O sarau será mediado por George Furlan. CASA DE CULTURA TIM LOPES

20/05 - 14h Divulgação

12

INTENSIVO LITERÁRIO

SALA DE LEITURA RÉGINALDO POETA PARQUE VICENTINA ARANHA

A oficina que incentiva a leitura e criação de obras literárias está de volta. Escritores, estudantes, amantes da poesia ou apenas curiosos, estão convidados para participar dessa prática criativa.

13/05 - 15h SARAU “AMIGO RIO” O sarau marca o lançamento do livro póstumo "A meu velho amigo Paraíba", de J. B. de Mello e Souza, que será feito pela escritora Sônia Gabriel. O evento conta ainda com a apresentação musical de Matheus Estevão e Moringa Júnior. A dança fica por conta de Quiara Jofre. PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2017

ESPAÇO PIRAQUARA

04/05 - 8h30 às 16h30 PROJETO CORDEL O cordelista Aderaldo Luciano ministrará a oficina para professores, multiplicadores e pais, que, a partir da oficina, transmitirão o aprendizado sobre o cordel de forma fácil para crianças. Essa atividade acontece em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.


DIA DAS MÃES NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL DESCENTRALIZADA

Todos os dias - 9h às 21h Essa ação cultural tem como objetivo difundir a leitura de forma solidária. Você deixa um livro que já faz parte da sua história e leva outro que vai lhe proporcionar novas aventuras. Através dessas trocas, a literatura circula pela cidade, de forma acessível para a população.

Divulgação

BARGANHA LITERÁRIA

CASA DE CULTURA CHICO TRISTE

10/05 a 30/05

Divulgação

ESPAÇO POEMA

06/05 - 18h VERSANTES-IN-VERSOS Versantes-In-Versos é uma intervenção cultural que reúne poetas, escritores, músicos, admiradores da literatura, dança, teatro e hip hop. O sarau quebra diversas barreiras entre o palco e o público, pois além de ser todo interpretado em Libras, o público também pode se manifestar artisticamente.

No mês de Maio o Espaço Poema será totalmente dedicado às mães. Os alunos da Casa de Cultura farão mensagens e poesias, tendo como inspiração suas mamães. Todas as homenagens ficarão expostas para o público. CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES

31/05 - 9h30 e 15h30 INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS EM HOMENAGEM ÀS MÃES As oficinas de ballet e teatro infantis do programa Arte nos Bairros, em conjunto com a banda de música do Projeto Guri, farão uma homenagem às mamães com intervenções artísticas em dois horários. MAIO 2017 | PROGRAMAÇÃO FCCR

13


14

ESPECIAL

ARQUIVO PÚBLICO DO MUNICÍPIO Memória da cidade a serviço da população

H

istória e cultura são as duas mais importantes fontes de construção da identidade de uma cidade. Em São José dos Campos, o Arquivo Público do Município é quem desempenha a função de eternizar momentos, fatos, notícias e dados que fazem da cidade um exemplo em preservação de patrimônio. Criado em 1993, pela Lei Municipal nº 4.446, o Arquivo Público do Município (APM) tem como missão institucional o recolhimento, guarda, tratamento e disponibilização do acervo histórico, probatório e cultural joseense. Atualmente, o APM abriga quase 1 milhão e 600 mil arquivos para consultas e pesquisas. A historiadora responsável pelo Arquivo, Nádia Kojio, explica que, até o século XIX, os arquivos das cidades eram considerados Casa da Memória. Hoje em dia, essa função

PROGRAMAÇÃO FCCR | MAIO 2017

se ampliou, e eles trabalham como gestores de documentos. “Atualmente o arquivo é tratado como gestor de política pública. Ele ajuda a trabalhar a transparência administrativa. É aqui que o munícipe consegue ver exatamente o que acontece no Poder Público e passa a entender os limites dele”, afirma Nádia. Por meio dos documentos guardados e preservados, já surgiram trabalhos de graduação, teses de mestrado, doutorado e pesquisas sobre a cidade. O órgão está de portas abertas para receber estudantes, pesquisadores e todos os munícipes interessados em compreender São José dos Campos além dos limites do tempo. Serviço Arquivo Público do Município Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade - Santana Funcionamento: Segunda a sexta-feira - 8h às 12h e 13h às 17h. Telefone: (12) 3924-7300.


Divulgação

CINEMA

Os 12 Trabalhos e Vida de Menina

CASA DE CULTURA CINE SANTANA

08 e 22/05 - 14h e 19h 5 MINUTOS Diretor: Quico Meirelles • Comédia • Livre

Laura e Rui, um casal de brasileiros que mora em Londres, vão a um bar, encontram o local fechado, e começam a discutir sobre o que pode acontecer em apenas 5 minutos.

OS 12 TRABALHOS Diretor: Ricardo Elias • Drama • 12 anos

Héracles, um jovem negro, que há dois meses deixou a Fundação Casa, procura uma ocupação. Por indicação de seu primo Jonas, ele passa a trabalhar como motoboy. Durante seu período de experiência terá que realizar 12 tarefas, além de ter que lidar com o preconceito e a burocracia.

29/05 - 14h e 19h TUDO O QUE É SÓLIDO PODE DERRETER Diretor: Rafael Gomes • Drama • 12 anos

Inspirado no romance do mesmo nome, a protagonista divide, através do clássico de William Shakespeare, Hamlet, todas as angústias, dúvidas e problemas que surgem na fase da adolescência.

VIDA DE MENINA Diretor: Helena Solberg • Drama • Livre

O filme é baseado na obra de Alice Dayrell Caldeira Brant sob o pseudônimo de Helena Morley. O enredo se passa no final do século XIX, na província de Diamantina. Em seu diário ela relata como procurou não perder uma infantil alegria de viver, reinventando o mundo à sua maneira. MAIO 2017 | PROGRAMAÇÃO FCCR

15


ENDEREÇOS FCCR FUNDAÇÃO CULTURAL CASSIANO RICARDO (SEDE) | CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES | CENTRO DE ESTUDOS TEATRAIS | ARQUIVO PÚBLICO DO MUNICÍPIO | MUSEU DO FOLCLORE | ESPAÇO PIRAQUARA Av. Olivo Gomes, 100 - Pq da Cidade - Santana (12) 3924-7300/7341 CASA DE CULTURA CHICO TRISTE > Rua Milton Cruz, s/ n° - Vila Tesouro | (12) 3929-7559 CASA DE CULTURA CINE SANTANA > Av. Rui Barbosa, 2005 - Santana | (12) 3942-1226 CASA DE CULTURA EUGÊNIA DA SILVA > Rua dos Carteiros, 110 - Novo Horizonte | (12) 3907-8024 CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO > Av. Lênin, 200 - Dom Pedro I | (12) 3903-2298

* Programação sujeita a alterações, sem aviso prévio

CASA DE CULTURA JOHANN GÜTLICH > Rua Elíseo Galdino Sobrinho, 10 - Jd. Morumbi | (12) 3934-5866

CASA DE CULTURA TIM LOPES > Av. Ouro Fino, 2520 Bosque dos Eucaliptos | (12) 3917-1612 CINE TEATRO BENEDITO ALVES > Av. São José, 935 Centro IGREJA SÃO BENEDITO > Largo São Benedito, s/nº Centro | (12) 3923-4417 MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Trav. Chico Luiz, 67 - Centro | (12) 3921-7226 | Visitação: De segunda a aexta-feira - 9h às 17h) MUSEU MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Praça Afonso Pena, 29 - Centro - Tel.: (12) 3921-7587 (Visitação: Ter a Sex - 9h às 17h • Sáb - 9h às 15h) NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL DE SÃO FRANCISCO XAVIER > Rua 13 de maio, 691 - São Francisco Xavier | (12) 3923-8731

CASA DE CULTURA JÚLIO NEME > Praça Cônego Manzi, s/nº- São Francisco Xavier | (12) 3926-1123

NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL DESCENTRALIZADA CENTRO DA JUVENTUDE > Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jd. America

CASA DE CULTURA LILI FIGUREIRA > Rua Roberto Cruz, 40 - Jardim Santo Onofre | (12) 3944-4120

PARQUE VICENTINA ARANHA > Rua Engº Prudente Meirelles de Moraes, 302 - Vila Adyana | (12) 3911-7090

CASA DE CULTURA RANCHO DO TROPEIRO ERNESTO VILLELA > Rua Ambrósio Molina, 184 - Eugênio de Melo | (12) 3905-1855

TEATRO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Rua Rubião Júnior, 84 - 3º andar | (12) 3942-1144

FCCRSJC WWW.FCCR.SP.GOV.BR

Programação FCCR - Maio 2017  

Programação mensal da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you