Page 1

Lua morta Rua torta tua porta PROGRAMAÇÃO FCCR OUTUBRO/2017 OUTUBRO 2017 | PROGRAMAÇÃO FCCR


O Capa: Poema "Serenata Sintética", de Cassiano Ricardo

mês é de comemoração e o destaque da programação é a 51ª Semana Cassiano Ricardo, marcada para acontecer entre os dias 18 e 22 de outubro. Estão previstas palestras, debates, lançamento de site, exposição, apresentação musical e outras atividades. Será uma boa oportunidade para o público conhecer e discutir um pouco mais sobre a obra e a vida desse importante poeta joseense. A programação também abre espaço para a dança, que estará presente em dois espaços da FCCR com propostas que incluem laboratório, apresentações e integração entre alunos. Na área do teatro, a novidade é a Mostra Solos Teatrais

Joseenses, que terá em todos os sábados do mês uma apresentação de grupos e atores da cidade. Uma palestra com o maestro Beto Strada, no Cine Santana, é o destaque para a área da música, que tem ainda os shows do Projeto Bar de Quinta, uma apresentação de blues e soul music do artista internacional Omar Coleman, no Teatro Municipal, complementado com workshop. E como o mês também é dedicado às crianças, elas ganham atividades especiais em três casas de cultura, em especial a 5ª Semaninha Chico Triste, de 2 a 6 de outubro, com muita contação de histórias, palestra e música. Confira e participe com a gente!


12

MÊS DAS CRIANÇAS O dia das crianças está chegando e a Fundação Cultural preparou uma programação repleta de atrações culturais para a criançada. Teremos oficinas circenses, teatro, capoeira e muito mais.

04

15

ANIVERSÁRIOS No mês de outubro haverá muita comemoração na FCCR. O Cine Santana, a Casa de Cultura Tim Lopes e a Casa de Cultura Flávio Craveiro completam mais um ano levando cultura para a população.

06

MÚSICA

08

CINEMA

16

TEATRO

Gabriel Rachid

Paulo Amaral/FCCR

Divulgação

10

LITERATURA

18

ARTES VISUAIS

SOLOS TEATRAIS Em todos os sábados do mês de outubro, o Centro de Estudos Teatrais (CET) abre espaço para uma mostra de solos teatrais de várias companhias e atores da cidade. Venha prestigiar!

14

CULTURA POPULAR

19

DANÇA


MÚSICA CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES

Divulgação

BAR DE QUINTA Divulgação

4

05/10 - 19h

26/10 - 19h

A edição recebe o Projeto Rivera, banda cearense que apresenta um som alternativo, carregando traços regionais e mesclando rock, MPB e Baião. Anterior ao grupo nordestino, acontece a apresentação da banda joseense SOX.

A banda Amplexos, de Volta Redonda/RJ, traz a mistura de rock psicodélico com ritmos afro-latinos e busca ampliar o alcance de sua mensagem com letras mais diretas e a força de quem encara a música como uma missão para despertar a consciência das pessoas.

CINE SANTANA

27/10 - 18h O SOM EM CENA Oficina com o maestro Beto Strada, que busca ampliar a percepção auditiva dos alunos e mostrar a magia dos sons que ouvimos quando vamos ao cinema. PROGRAMAÇÃO FCCR | OUTUBRO 2017

NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL CENTRO DA JUVENTUDE

28/10 - 14h RODA DE VIOLA Encontro aberto de violeiros que conta com a participação dos aprendizes de Viola Caipira das Casas de Cultura Flávio Craveiro e Lili Figureira.


Divulgação

5

TEATRO MUNICIPAL

05/10 - 20h BLUES NO MUNICIPAL OMAR COLEMAN Apresentação de blues e soul music com o artista internacional Omar Coleman, um dos grandes nomes da cena de Chicago (EUA), que vem ao Brasil para apresentar ao público as composições de seu CD mais recente “Born and Raised”. 

Divulgação

TEATRO MUNICIPAL

25/10 - 20h LA TRAVIATA Nova produção da Ópera de Giuseppe Verdi, que é realizada em três atos e conta com direção musical do maestro André dos Santos.

CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO

10/10 - 19h30 COLETIVO ESTORIL No show, a banda terá como intuito fazer as cabeças e corpos dançarem a todo tempo. O grupo leva ao palco a energia dos batuques, a psicodelia de timbres e riffs somados às mensagens positivas de amor e união.

22/10 - 9h30 RÁDIO NA FEIRA O projeto Rádio na Feira, Cultura Livre traz para esta edição uma Roda de Viola do grupo de aprendizes violeiros da Casa de Cultura. OUTUBRO 2017 | PROGRAMAÇÃO FCCR


CINEMA CASA DE CULTURA CINE SANTANA

PONTO MIS Divulgação

6

11/10 - 20h O JECA E A FREIRA Direção: Amácio Mazzaropi • Comédia • Livre

Um senhor acaba criando uma das filhas de seus colonos como se fosse a própria filha. Anos mais tarde, quando a jovem regressa do colégio em companhia de uma freira, o fazendeiro faz de tudo para que ela não reconheça seus verdadeiros pais. Agora cabe à freira intervir e ordenar essa confusão. 13/10 - 15h e 20h FORMIGUINHA Z Direção: Eric Darnell, Tim Johnson • Animação • Livre

Com seu fiel Dodô e uma atrapalhada tripulação ao seu lado, o Capitão Pirata precisará enfrentar uma rainha diabólica, salvar um jovem cientista e jamais perder de vista o que um pirata mais ama: Aventura!

Z é uma formiga operária que tenta conciliar sua individualidade com a ética do trabalho comunitário do formigueiro. Ele conhece e se apaixona pela princesa Bala, a herdeira do formigueiro, e arma um plano para reencontrá-la. Porém, o maligno General Mandíbula ameaça exterminar toda a população trabalhadora e cabe a Z salvar a colônia de formigas das conspirações traiçoeiras de Mandíbula.

10/10 - 20h A BANDA DAS VELHAS VIRGENS

16/10 - 14h e 19h TAPETE VERMELHO

Direção: Pio Zamuner e Berilo Faccio • Comédia • 10 anos

Direção: Luiz Alberto Pereira • Comédia • 10 anos

09/10 - 14h e 19h PIRATAS PIRADOS!

Direção: Peter Lord, Jeff Newitt • Animação • Livre

Mazzaropi interpreta Gostoso, maestro de uma bandinha hilariante formada por senhoras idosas e beatas. Porém, é expulso das terras onde vive e acaba indo morar em um depósito de ferro-velho na cidade onde encontra um saco cheio de jóias. PROGRAMAÇÃO FCCR | OUTUBRO 2017

Quizinho mora em um pequeno sítio no interior de São Paulo e quer levar seu filho à cidade para assistir a um filme do Mazzaropi. Vão com eles a esposa Zulmira e o burro Policarpo. Na jornada, eles encontram peculiaridades regionais e passam por situações mágicas.


7

CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO

EXIBIÇÃO DE CURTAS

Divulgação

Exibição de curtas produzidos pelos alunos da oficina de vídeo básico da casa, com Auíra Ariak e exibição de curtas do VideoCamp.

23/10 – 14h e 19h CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS Direção: Marcelo Gomes, Brasil • Aventura • 14 anos

Johann e Ranulpho viajam de povoado em povoado, exibindo filmes para pessoas que jamais haviam conhecido o cinema, para vender um remédio "milagroso". CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES

27/10 - 19h A BELEZA DO ESTRANHO Inspirado nos grandes sucessos do cinema de suspense e terror, o evento focará nas produções de artistas do Vale do Paraíba. Haverá exibições de filmes independentes e uma roda de conversa com os diretores Jeziel Bueno, Danilo Morales, Vinícius Santos e convidados. O evento contará também, com apresentações circenses e maquiadores para maquiar o público com a temática da noite.

17/10 - 19h EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO Retrata as turbulências comuns à adolescência. USP 7% Quatro relatos da luta contra o racismo estrutural, passando por diferentes gerações. #MENINAPODETUDO Documentário mostra o resultado de uma pesquisa com jovens de 14 a 24 anos. IDENTIDADE PARCELADA O curta retrata a vida de dois personagens da periferia, que fogem do estereótipo. 31/10 - 19h PENSE GRANDE 10 histórias de jovens que decidiram usar seu talento para transformar o mundo. UMA ESCOLHA EXISTE SEMPRE UMA ESCOLHA? O amor fraterno em uma comunidade africana motivou novos olhares sobre os ciclos e paradigmas culturais. OUTUBRO 2017 | PROGRAMAÇÃO FCCR


LITE RATU RA Felipe Scapino

8

NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL CENTRO DA JUVENTUDE

21/10 - 18h SARAU POÉTICO VERSANTES-IN-VERSOS Versantes-In-Versos é uma intervenção cultural que reúne poetas, escritores, músicos, admiradores da literatura, dança, teatro e Hip Hop. O diferencial é a quebra da barreira que faz separação entre palco e público, ou seja, todos os presentes podem externar suas manifestações artísticas. Toda programação é interpretada em LIBRAS. SALA RÉGINALDO POETA PARQUE VICENTINA ARANHA

07/10 - 15h "É EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS" O sarau conta com duas personalidades: uma da música e outra da literatura. Luiz Perequê apresenta um repertório de canções com temática voltada para a diversidade da formação da cultura brasileira, em especial para a cultura caiçara. Já Zenilda Lua lança o seu livro “Quando chorei no ombro de meu amor”, no qual relata o desafio de ter deixado sua cidade natal, família e amigos, a fim de viver o grande amor de sua vida.

PROGRAMAÇÃO FCCR | OUTUBRO 2017

Todos os dias - 9h às 21h BARGANHA LITERÁRIA Ação cultural que tem como objetivo difundir a leitura de forma solidária, com trocas que viabilizam a circulação e partilha de obras literárias.

CASA DE CULTURA LILI FIGUREIRA

01 a 31/10 PROJETO CIRANDA DE LIVROS Um caixote contendo diversos livros está à disposição na entrada da Biblioteca da Casa de Cultura Lili Figureira para que a comunidade possa retirá-los ou doar livros.


9

CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO

05/10 - 18h SARAU POESIA COMPARTILHADA II Um encontro entre os alunos da casa de cultura e a comunidade, fazendo com que todos possam se expressar, enquanto dançam, cantam e fazem poemas a partir do próprio cotidiano. Assim os fios das palavras, dos gestos, do cantar e dos pensamentos, ajudam a tecer um grande poema compartilhado.

02 e 04/10 - 9h CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS Momento lúdico para divertir e encantar crianças e adultos, numa integração de memórias e fantasias. O encontro está sob comando da contadora de histórias Silvia Nery.

21/10 - 10h WORKSHOP - A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS Quem ministra o workshop é a contadora de histórias Silvia Nery, com o objetivo de trazer uma apropriação ainda maior da oralidade, transmitindo conhecimento e desenvolvendo técnicas de contação de histórias. Para participar é preciso ser maior de 15 anos e se inscrever no site da FCCR.

18 a 22/10 SEMANA CASSIANO RICARDO Está chegando a 51ª Semana Cassiano Ricardo. Neste ano, o evento que celebra a literatura em São José dos Campos conta com a parceria da Academia Joseense de Letras (AJL) e da Secretaria Municipal de Educação. A Semana, que acontece de 18 a 22 de outubro, conta com palestras e debates, apresentações musicais e uma exposição no Museu Municipal, que trabalha com visitas monitoradas e agendamento para escolas públicas e particulares. OUTUBRO 2017 | PROGRAMAÇÃO FCCR


MÊS DAS CRIANÇAS

Shutterstock

10

CASA DE CULTURA EUGÊNIA DA SILVA

11/10 - 14h PALCO DAS ARTES: DO RÉ MI NINA O Palco das Artes deste mês é voltado ao público infantil e conta com a atriz e cantora Silvia Nina.

CASA DE CULTURA TIM LOPES

09/10 - 18h ENCONTRO DE CAPOEIRA Aula aberta com o orientador Adarilson Thiago.

16/10 - 14h NA BEIRADA DO RIO

CASA DE CULTURA TIM LOPES

19/10 - 13h30 OFICINA CIRCO TEATRO: BRINCANDO NA LONA Vivência de expressões circenses como acrobacias de solo, palhaçaria, equilíbrio, malabarismo e noções de acrobacias áreas, com orientação de Dani Majzoub e Jessica Lane. PROGRAMAÇÃO FCCR | OUTUBRO 2017

A peça, da Cia. Teatral Las Cênicas, reúne contos que partem do folclore do Vale do Paraíba. NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL CENTRO DA JUVENTUDE

19 e 20/10 – 9h e 14h BRINCANDO DE CIRCO Brincadeiras voltadas para o universo circense.


11

CASA DE CULTURA LILI FIGUREIRA

CASA DE CULTURA CHICO TRISTE

09 a 11/10

02 a 06/10

2ª SEMANINHA DA CRIANÇA

5ª SEMANINHA CHICO TRISTE

09/10 - 9h: Liang Gong 09/10 - 14h: Brincadeiras Infantis 10/10 - 9h e 13h: “Nossa Hortinha” 11/10 - 9h e 14h: Malabares

02/10 - 19h30 ABERTURA Palestra da professora Dalva D'Ávila e muita música com a dupla Zézé e Simões.

08 a 31/10

03, 04 e 06/10 - 15h e 05/10 - 17h CONTAÇÃO DE HISTÓRIA O momento é conduzido pelo autor Marcelo Fernandes. O encontro trabalha a conscientização para preservar a natureza e salvar os animais silvestres de extinção. O autor fará contações de história sobre seu livro 'Sonhos de Francisco', no qual retrata as riquezas culturais e naturais da região do Vale do Paraíba. Para participar é necessário fazer agendamento pelo telefone 3929-7559.

PROJETO MEMÓRIA: SER CRIANÇA Registro fotográfico do público infantil participante das ações da Casa de Cultura, desde sua inauguração até os dias atuais.

09 a 31/10 ESPAÇOPOEMA Poemas de diversos autores escritos para o público infantil. CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES

11, 18, 20 e 25/10 - 9h HOMENAGEM AO DIA DAS CRIANÇAS 11 e 18/10: Atividades de dança com as orientadoras de balé infantil Josiane Reis e Roseane Diniz; 20/10: Teatro infantil com a orientadora Ana Cristina Pilchowski; 25/10: Oficina de bonecas com Eliandra Maurício.

02 a 31/10 EXPOSIÇÃO CAPOEIRA O Programa Memórias apresenta a exposição Capoeiras, que conta o percurso da capoeira na formação da cultura brasileira. A exposição é o resultado de estudos do folclorista Francisco Pereira da Silva, conhecido como Chico Triste, publicado em 1979 no livro 'Itinerários da Capoeira'. A exposição é composta por ilustrações assinadas por Moura Edison Braga e Joubert Ristom. OUTUBRO 2017 | PROGRAMAÇÃO FCCR


A Ç Ã O C U LT U R A L D E S C E N T R A L I Z A D A

ANIVERSÁRIO TIM LOPES Paulo Amaral/FCCR

ANIVERSÁRIO FLÁVIO CRAVEIRO Paulo Amaral/FCCR

12

06/10 - 19h

07/10 - 19h

BAILE DE ANIVERSÁRIO ANOS 80 DE NOVO, DE VOLTA

BAILE DE ANIVERSÁRIO DA CASA

Para comemorar seus 22 anos, a Casa realiza um baile para integrar as diferentes gerações. Com participação do DJ Paulo e seus amigos.

08/10 - 9h30 RÁDIO NA FEIRA O Rádio na Feira, especial de aniversário, traz a Banda Marcial do Projeto Vencedores, que tem um trabalho voluntário com o objetivo de integrar crianças e jovens no mundo musical.

12/10 - 14h TERRITÓRIO DE BRINCAR Ellen Moreira e a Cia Colorê farão uma tarde com brincadeiras e construição de brinquedos. No final haverá um pocket show circense. PROGRAMAÇÃO FCCR | OUTUBRO 2017

No dia em que a Casa de Cultura completa 13 anos de ação, todos estão convidados para o baile de aniversário da casa. Além de se divertir, os participantes também podem aprender diferentes estilos de dança de salão. A festa está sob coordenação do professor Ronnie Elias, que ensina passos do samba, forró, tango, sertanejo, country e bolero.

16/10 a 10/11 EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ‘CASA DE CULTURA TIM LOPES – RETROSPECTIVA 13 ANOS’ Em comemoração ao aniversário da Casa de Cultura, que acontece neste mês, a exposição fotográfica retrata vários momentos das atividades realizadas durante seus 13 anos de existência.


13

ANIVERSÁRIO CINE SANTANA O Cine Santana vai completar 65 anos e tem uma programação especial para comemorar! PROGRAMAÇÃO

12/10 - 15h e 20h

Exibição do filme Marcelino Pão e Vinho.

17/10 - 19h

Apresentação das oficinas de coral e violão, com coordenação dos professores Celso Pan, Alessandro Zamah e Diogo Oliveira.

20/10 - 18h

Encontro de música sertaneja raiz, com a apresentação do locutor Valdomiro Moreira.

21/10 - 19h

Saltimbancos A peça, inspirada nos contos dos irmãos Grimm, é interpretada e produzida pelos frequentadores da Casa do Idoso Centro, que participam da oficina de teatro e de canto.

18/10 - 19h

Apresentação das oficinas de acordeon, viola, teclado e violão, com coordenação dos orientadores Kardec Gonzaga, Gil Diniz e Marcos Cuca.

19/10 - 20h

Marrey Junior

As Artes e Malasartes, a Viagem de Pedro Malasartes A peça do Grupo Janela Mágica conta a história de Pedro, que resolve conhecer o outro lado da vida, já que ninguém volta para dizer como é.

OUTUBRO 2017 | PROGRAMAÇÃO FCCR


14

C U LT U R A P O P U L A R MUSEU DO FOLCLORE

CASA DE CULTURA RANCHO DO TROPEIRO

08 e 22/10 - 14h

08/10 - 9h

PROJETO MUSEU VIVO

MANHÃ SERTANEJA

Mestres da cultura popular, nas áreas de artesanato, culinária e música demonstram seus saberes e interagem com o público presente. As atividades acontecem na área externa do Museu do Folclore.

Encontro das oficinas de viola das Casas de Cultura Rancho do Tropeiro e Eugênia da Silva, comandado por Zé da Viola e Ricardo Oliveira.

Todas as segundas - 13h30 ENCONTRO DE CROCHETERAPIA

Até 04/11 EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA ARTESANATO COM PALHA DE MILHO - GISELDA DE SOUZA Coleção de objetos decorativos, bonecas, flores, imagens de santinhos de devoção popular feitos com palha de milho, produzidos pela artesã Maria Giselda de Souza, de Redenção da Serra.

Oficina de crochê em parceria com a UBS do Residencial Galo Branco, que será ministrada pela enfermeira Cristina Aparecida.

22/10 - 9h PASSEIO CICLÍSTICO ECOLÓGICO Em comemoração ao Mês da Ecologia, a Casa fará um passeio ciclístico. Haverá premiação para a bicicleta mais decorada, de forma ecologicamente correta. O ponto de encontro do passeio será em frente à Casa de Cultura.

CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES

18/10 - 19h CULTURA NA FEIRA O projeto traz para a feira noturna do Parque da Cidade, a Roda de Capoeira Angola e Samba Rural, com o Grupo Angoleiros do Sertão e orientação da treinel Carla Natureza. PROGRAMAÇÃO FCCR | OUTUBRO 2017

PIRAQUARA

Segundas e quartas-feiras - 14h VIVÊNCIA DE MODELAGEM EM ARGILA A figureira Tina Lemos ensina a confeccionar figuras em argila para compor o presépio natalino.


TEATR O

CENTRO DE ESTUDOS TEATRAIS

MOSTRA

SOLOS TEATRAIS JOSEENSES

07/10 - 21h PANQUECA SOLAMENTE – UM ESPETÁCULO DRAMÁTECO Palhaça Panqueca • Livre

A peça narra a história de uma palhaça que, após ter sido trocada por uma atriz mais jovem se vê na rua. Sem casa, sem dinheiro e sem ter o que comer, ela começa a utilizar o seu tesouro mais precioso: sua arte!

14/10 - 21h ALGO PENSA EM MIM Cia na Boca e A4 • 14 Anos

Uma mulher que já recorreu a diversos tipos de terapias, decide apelar ao mecanismo do teatro e ao confronto com os espectadores para acessar espaços de seu inconsciente que ainda não consegue ver.

Divulgação

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo apresenta em todos os sábados do mês de outubro uma mostra composta por solos teatrais com trabalhos de companhias e atores da cidade.

21/10 - 21h

OS MALEFÍCIOS DO TABACO Rangavali Artes • 12 Anos

Os Malefícios do Tabaco é um solo que trata de um homem pacato, dominado pela mulher, preso em suas angústias, mas que conserva um fascínio legítimo pela vida, mostrando o teatro na sua forma mais simples, deixando o personagem/ator agir conforme suas contradições.

28/10 - 21h ANIMO FESTAS La Cascata Cia Cômica • 16 Anos

Animo Festas é o espetáculo-show do palhaço Klaus, que narra a saga solitária de um animador de festas infantis e seu submundo de tristeza e miséria. OUTUBRO 2017 | PROGRAMAÇÃO FCCR

15


Milena Takamatsu

T E AT R O CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO

06/10 - 14h30 SHOW DE VARIEDADES COLETIVO CIRCO NO QUINTAL Apresentação do show de variedades para as crianças das escolas parceiras e comunidade local. O espetáculo circense conta com mágica, equilibrismo, brincadeiras circenses e muito mais. CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES

20/10 - 21h A RECEITA NAC - 30 anos • 16 Anos

Divulgação

16

21/10 - 20h e 22/10 - 19h PARA SEMPRE PERMANECE CHÃO TODO O TERRITÓRIO QUE NÃO FOR EROSÃO

A peça propõe um compartilhamento do processo de investigação cênica realizado para a montagem do espetáculo, organizando os diversos caminhos da criação artística. TEATRO MUNICIPAL

21/10 - 20h GRITO DE PARTIDA

Cia Abrolhos do Primeiro Andar • 16 Anos

Grupo LaminiCAC • 12 anos

Quatro pessoas, quatro traumas e duas histórias de amor mediadas pelas redes sociais das quais estamos cercados, nos levam a refletir sobre a profundidade das relações humanas.

Guarnieri e Herzog se encontram duplamente neste trabalho. Com reverência e carinho a peça busca criar uma dramaturgia que enalteça suas importâncias e, ao mesmo tempo, ajude a pensar sobre o atual momento do Brasil.

PROGRAMAÇÃO FCCR | OUTUBRO 2017


17

15 e 22/10 - 16h TEATRO DE BRINQUEDOS & HISTÓRIAS DE PAPEL

ARENA DO PARQUE DA CIDADE

DOMINGO NO PARQUE

Divulgação

Coletivo Imprevisto & Pataquada • Livre

Espetáculo composto por histórias de assombração, fábulas e contos populares. A encenação se passa com uma trupe formada por três atores que chegam em cortejo trazendo em sua mala um miniteatro, no qual um palco é montado para contar três histórias.

01 e 08/10 - 16h ARMAZÉM DO EUGÊNIO

29/10 - 16h AS ARTES E MALASARTES, A VIAGEM DE PEDRO MALASARTES

O espetáculo estimula a imaginação do público por meio de cenas lúdicas e interativas, envolvendo e encantando pessoas de todas as idades. No enredo, o palhaço Eugênio convida o público a viajar em seu mundo imaginário por meio de brincadeiras.

A peça é baseada em contos populares do personagem Pedro Malasartes. Pedro resolve conhecer o outro lado da vida, já que ninguém volta para dizer como é, e parte numa viagem ao além.

Eugenioslávia Cia. de Teatro • Livre

Janela Mágica • Livre

CASA DE CULTURA CHICO TRISTE

03/10 - 10h e 14h URBANOS A peça retrata cenas de pessoas muito ocupadas, engolidas pela rotina e busca uma reflexão de como o cotidiano nos limita e nos aprisiona e de como a arte pode modificar e transformar a nossa realidade.

Divulgação

Cia Colorê • Livre

OUTUBRO 2017 | PROGRAMAÇÃO FCCR


ARTES VISUAIS Divulgação

18

CASA DE CULTURA TIM LOPES

Até 11/10 TAPEÇARIA ARTESANAL A exposição é composta de 17 telas de juta, com bordados em linha, criadas pela artesã Regina Domingues, utilizando as técnicas da tapeçaria artesanal. NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL CENTRO DA JUVENTUDE

02/10 a 01/11 PONTOS DE VISTA: EXPOSIÇÃO DE GRAFITES MUSEU DE ARTE SACRA

03/10 a 20/12

Exposição de painéis de grafite produzidos pelo grafiteiro Claudinei Oliveira (Vespa), de São José dos Campos, e convidados. Visitação: Seg a sexta, das 9h às 12h e 14h às 21h.

CELESTIAL A exposição dos artistas plásticos David Guglielmoni e Allan Guglielmoni busca mostrar à população e aos educadores, várias obras com representação da história e cultura do Vale do Paraíba. Os artistas são irmãos, moram em Igaratá e são autodidatas. Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h.

PROGRAMAÇÃO FCCR | OUTUBRO 2017

CASA DE CULTURA EUGÊNIA DA SILVA

02 a 31/10 EXPOSIÇÃO DAS FIGUREIRAS As figureiras Maria Inês de Moraes, Maria José Oliveira e Tina Lemos expõem suas peças moldadas na argila, proporcionando ao público a oportunidade de apreciar a arte das figureiras, típica da nossa região e da nossa cultura popular.


DANÇA

CASA DE CULTURA TIM LOPES

27/10 - 19h DANÇA AO LUAR Realizado pelo terceiro ano consecutivo, a proposta do encontro é promover a apresentação de todas as oficinas de dança da Casa de Cultura ao ar livre, aberta aos familiares e a comunidade, numa confraternização. Haverá a participação de Gláucia Ribeiro, Chrys Vianna, Josiane Reis, Jadras Marciano, Ronnie Elias e Kryscilan Baccarin.

CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES

06, 13, 20 e 27/10 - 13h PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES: DANÇA Composto por artistas da dança, teatro e novas mídias, o Núcleo Experimental de Dança Teatro (NEXDT), propõe um espaço dedicado à pesquisa e investigação do universo cênico do movimento expressivo e da dança contemporânea. Neste ano, após passar pelo Edital do Programa de Qualificação de Artes Dança, o NEXDT foi um dos 10 grupos selecionados do Estado de SP.

06, 20 e 27/10 - 9h30 LABORATÓRIO EM DANÇA CLÁSSICA O projeto, voltado para bailarinos semiprofissionais e profissionais, visa fomentar o movimento da dança clássica na cidade.

20/10 - 20h MEMÓRIAS DE QUANDO.... OU O QUE EU QUERO TE CONTAR SOBRE MIM Três intérpretes criadores sugerem um espaço de memória e partilham relatos pessoais e recortes de suas trajetórias vividas. OUTUBRO 2017 | PROGRAMAÇÃO FCCR

19


ENDEREÇOS FCCR FUNDAÇÃO CULTURAL CASSIANO RICARDO (SEDE) CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES CENTRO DE ESTUDOS TEATRAIS ARQUIVO PÚBLICO DO MUNICÍPIO MUSEU DO FOLCLORE ESPAÇO PIRAQUARA > Av. Olivo Gomes, 100 - Parque da Cidade - Santana | (12) 3924-7300/7341 CASA DE CULTURA CHICO TRISTE > Rua Milton Cruz, s/n° - Vila Tesouro | (12) 3929-7559 CASA DE CULTURA CINE SANTANA > Av. Rui Barbosa, 2005 - Santana | (12) 3942-1226 CASA DE CULTURA EUGÊNIA DA SILVA > Rua dos Carteiros, 110 - Novo Horizonte | (12) 3907-8024 CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO > Av. Lênin, 200 - Dom Pedro I | (12) 3903-2298 CASA DE CULTURA JÚLIO NEME > Praça Cônego Manzi, s/nº- São Francisco Xavier | (12) 3926-1123

* Programação sujeita a alterações, sem aviso prévio

CASA DE CULTURA LILI FIGUREIRA > Rua Roberto Cruz, 40 - Jardim Santo Onofre | (12) 99740-4383 CASA DE CULTURA RANCHO DO TROPEIRO ERNESTO VILLELA > Rua Ambrósio Molina, 184 - Eugênio de Melo | (12) 3905-1855

CASA DE CULTURA TIM LOPES > Av. Ouro Fino, 2520 Bosque dos Eucaliptos | (12) 3917-1612 CINE TEATRO BENEDITO ALVES > Av. São José, 935 Centro IGREJA SÃO BENEDITO > Largo São Benedito, s/nº Centro | (12) 3923-4417 (Visitação: Ter a Sex - 9h às 13h) MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS > Travessa Chico Luiz, 67 - Centro | (12) 3921-7226 (Visitação: Ter a Sex - 9h às 17h • Sáb - 9h às 12h) MUSEU MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS > Praça Afonso Pena, 29 - Centro | Tel.: (12) 3921-7587 (Visitação: Ter a Sex - 9h às 17h • Sáb - 9h às 12h) NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL DE SÃO FRANCISCO XAVIER > Rua 13 de maio, 691 - São Francisco Xavier | (12) 3923-8731 NÚCLEO DE AÇÃO CULTURAL DESCENTRALIZADA CENTRO DA JUVENTUDE > Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 - Jd. America | (12) 3932-8709 PARQUE VICENTINA ARANHA > Rua Engº Prudente Meirelles de Moraes, 302 - Vila Adyana | (12) 3911-7090 TEATRO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Rua Rubião Júnior, 84 - 3º andar | (12) 3942-1144

Tiragem 10 MIL EXEMPLARES | Projeto gráfico e diagramação DEBORAH ZANDONADI | Edição e revisão AVELINO ISRAEL Textos ALICE AIRES, LAIS COSTA, LUIZ FELIPE SANTOS E THAÍS LEITE (Estagiários)

FCCRSJC WWW.FCCR.SP.GOV.BR PROGRAMAÇÃO FCCR | OUTUBRO 2017

Programação FCCR - Outubro 2017  

Programação mensal da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, de São José dos Campos/SP