Page 1

[mês da música 2019]


2 0 1 9

BLUES EM SFX BAR DE QUINTA TMA | TRIBUTO À MÚSICA AUTORAL JAZZ NO GALPÃO FEIRA SONORA FESTANÇA | FESTA DA MÚSICA PARA CRIANÇA CHORO NO DECK FESTIVAL BOCA DO SOL MERCADÃO VIVO NOS BAILES DA VIDA ARTE NA PRAÇA SÁBADOS MUSICAIS ENTRE OUTRAS ATIVIDADES

01.novembro a 01.dezembro/2019


A

Fundação Cultural Cassiano Ricardo caprichou no repertório do Mês da Música. A cada ano que passa, o evento se fortalece e se solidifica, atraindo a atenção não só dos artistas, mas como de todos os amantes da música. E quem é que não gosta de música?

O Teatro Municipal também vai receber espetáculo inédito. A ópera “A Chave”, sob a regência do maestro Carlos Moreno e músicos profissionais, terá participações especiais do Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos, da Orquestra Jovem e da Cia Jovem de Dança.

A programação contempla, entre outros, ópera, erudita, popular, autoral, instrumental, caipira, rock psicodélico, samba e infantil para agradar a todos os públicos, da garotada aos estudiosos da arte. Tudo isso, além de festivais, feira sonora e ações formativas, como workshops, palestras, debates e bate-papos na área da produção musical.

A Orquestra Jovem do Estado, com a regência do maestro titular Cláudio Cruz, também marca presença no Teatro Municipal com apresentação voltada ao público juvenil.

O espetáculo inédito “Ayrton Senna – O Musical”, da Cia Stone de Teatro, será o primeiro a se apresentar. Um caminhão-palco, exclusivo, trará grandes nomes da música brasileira. O famoso Projeto Bar de Quinta, que acontece quinzenalmente, ganha quatro edições em novembro para a alegria da moçada que vai poder curtir a Banda Papisa, o rapper Edgar, Betina e a mescla do rock alternativo com MPB de Carne Doce. As notas musicais estarão por todos os cantos da cidade, inclusive em São Francisco Xavier. O distrito terá sons variados, com sátira pop, musical regional, xote, forró, blues, jazz instrumental e MPB, sem contar com a Almaviolêra, que reúne violeiros de toda a região.

Um pouco da Espanha será levado ao Cine Teatro Benedito Alves, com o Concierto Andaluz – Uma Noite em Espanha, que resgata o clima dos cafés flamencos e a beleza da música espanhola. O deck da Avenida Anchieta, que tem um dos mais belos espetáculos do pôr do sol, será palco do show “O Choro Ontem, Hoje e Sempre” e do grupo instrumental Sopro Caipira, com clássicos da música caipira raiz. E, para fechar com chave de ouro, vem a Virada Cultural Paulista. São José é a única cidade, com mais de 150 mil habitantes, selecionada por meio de edital, a receber a Virada. Serão 24 horas de atividades artístico-cultural, em vários espaços públicos. Em novembro ninguém fica parado. A música está no ar para embalar, encantar e mexer com nossas emoções! Fundação Cultural Cassiano Ricardo


01 a 03.nov

> sexta, sábado e domingo Casa de Cultura Flávio Craveiro ENCONTROS MARACATU DE BAQUE VIRADO

parque da cidade AYRTON SENNA - O MUSICAL Cia Stone de Teatro

Um musical inédito sobre a história do piloto Ayrton Senna, além de workshops e palestras, com uma caravana composta por um caminhão-palco exclusivo e outros veículos de produção repletos de artistas. Com dramaturgia de Ana Velloso e direção de Sérgio Modena e Gustavo Wabner, o musical conta a história de Senna por meio de grandes nomes da música brasileira, como Roberto Carlos, Milton Nascimento, Seu Jorge, Paralamas do Sucesso e Caetano Veloso. No dia 1,º às 20h, acontece a estreia do espetáculo ‘Senna, O Musical’. Já no dia 2, a programação começa às 14h, com espaço kids, palestras, cinema e contação de histórias. No dia 3, as atividades iniciam às 10h, com atividades lúdicas, contação de histórias, workshops de canto, dança e interpretação, shows com artistas locais e termina às 19h, com mais uma apresentação do ‘Senna, O Musical’. Programação completa > www.fccr.sp.gov.br

O evento é promovido desde 2002, com o intuito de unir pessoas do mundo inteiro, envolver grupos, comunidades e integrantes de diferentes realidades. A proposta é proporcionar vivências, debates, divulgação e trocas relacionadas ao maracatu e outras manifestações culturais afro-brasileiras, de modo a possibilitar uma visão que vai além do ‘encontro’ no singular, passando a ‘EncontroS’, no plural. GRUPO CONVIDADO: O maracatu Nação Estrela Dalva foi fundado em 1990 na comunidade de Joana Bezerra e é composto por 150 participantes. O grupo foi vice-campeão do Carnaval do Recife em 2019. Programação completa > www.fccr.sp.gov.br

6 Mês da música 2019


02.nov sábado <

11h30 | Museu de Arte Sacra (Travessa Chico Luiz) MERCADÃO VIVO

CORAÇÕES PARTIDOS Banda Los Cunhados

A banda é formada pela nova geração de músicos de São Luiz do Paraitinga e é hoje um dos nomes mais representativos da cultura local. Tem o rock como principal influência, com canções autorais e interpretações luizenses conhecidas.

11h30 | Casa de Cultura Júlio Neme SÁBADOS MUSICAIS

MUMMY - FICAÇÃO Baião Chinês Mesclando gêneros, linguagens e nacionalidades, marcado pelo bom humor, o espetáculo é uma viagem psicodélica que vai da fusão de Raul Seixas e Zezé de Camargo, ao heavy metal e Só Pra Contrariar.

03.nov > domingo

8h às 12h | mercado municipal MÚSICA NO MERCADO Apresentação dos músicos do Projeto Arte nas Ruas, da Fundação Cultural, que levarão muita música de diversos estilos para dentro do Mercado Municipal. Mês da música 2019 7


06.nov > quarta

07.nov > quinta

9h | Casa do Idoso Sul SERTANIA NORDESTINA AS LÉGUAS TIRANAS DE LUIZ ‘LUA’ GONZAGA Claudio do Vale

21h | Galpão Altino MEMÓRIA E TRIBUTO A MÚSICOS JOSEENSES Um encontro de artistas com o público para relembrar a história de vida e arte de três mestres da música de São José dos Campos: Zé Mira, Marcus Flexa e Pérsio Assumpção. O evento contará com shows, exposições, mostra de vídeos documentais e apresentação de suas músicas autorais, com a presença dos familiares e amigos dos homenageados. 8 Mês da música 2019

Trata-se de uma espécie de “repente” da vida e obra do grande sanfoneiro, cantador e compositor Luiz Gonzaga. Os “tocadores” de sanfona, zabumba e triângulo animam o “arrasta-pé” com as canções mais populares do “Lua” (como foi apelidado).


08.nov sexta <

20h | Centro Cultural Clemente Gomes

20h | cine teatro benedito alves

BAR DE QUINTA

DANDÔ - CIRCUITO DE MÚSICA DÉRCIO MARQUES

PAPISA

Papisa é Rita Oliva, cantora, compositora, e produtora brasileira. Com ecos de indie rock, dream pop e música brasileira em uma atmosfera mística, o show abre espaço para instantes de fúria e momentos de forte contemplação, em um clima ritualístico e sensorial que é um convite para refletir sobre os mistérios que nos rodeiam.

Victor Batista

O circuito reúne músicos de diferentes lugares do Brasil que, de forma coletiva, promovem encontros, trocas e reflexões acerca da música. O nome do projeto é uma homenagem a Dércio Marques, um dos artistas que mais fez pela arte nos “brasis”. O convidado desta edição é Victor Batista, renomado violeiro de Belo Horizonte (MG).

10h e 13h30 | NEI Maria Aparecida Savastano Sanchez RODAS E BRINCADEIRAS CANTADAS Cia Cultural Bola de Meia

Mês da música 2019 9


09.nov > sábado

11h | Casa de Cultura Júlio Neme ALMAVIOLÊRA Na Praça Cônego Antônio Manzi, grande roda de viola com a presença de violeiros da região, alunos e professores das oficinas de viola caipira da FCCR. Presença e idealização de Victor Batista, violeiro renomado de Belo Horizonte (MG), que virá por meio do Projeto Dandô.

11h30 | Casa de Cultura Júlio Neme SÁBADOS MUSICAIS

11h30 | Museu de Arte Sacra (Travessa Chico Luiz) MERCADÃO VIVO

PROSEIO

Grupo Cabelo de Milho Apresentação interativa que retrata a vida e a poesia do cidadão piraquara do Vale do Paraíba, com composições autorais e instrumentais.

12h | Bambuzal do Centro Cultural Clemente Gomes

RAIZ CABOCLA

PATUSCADA

Um resgate das canções regionais do Vale do Paraíba e interior de SP, mesclando baiões, xotes, quadrilhas, cirandas e forrós com canções de domínio público, por meio de arranjos próprios e originais.

Ações que englobam diversos aspectos que formam a cultura brasileira, sintetizadas em eixos temáticos transversais, como a música, a dança, a comensalidade, a literatura e os saberes e fazeres do povo brasileiro. Evento contará com roda de samba com o grupo Vem Pro Meu Mundo.

Grupo Filhos da Terra

10 Mês da música 2019


09.nov sábado <

15h às 22h | Cine Teatro Benedito Alves FESTIVAL BOCA DO SOL Com a ideia de mostrar o que há de novo na música independente brasileira, o Festival Boca do Sol chega como uma continuação do projeto BIKE Convida, que trouxe, nos últimos dois anos, bandas de todo o Brasil para se apresen-

tar em São José dos Campos. Além dos shows, o festival terá um bate-papo com músicos, produtores e artistas sobre o cenário musical brasileiro e uma feira de discos e arte gráfica.

15H | Abertura 16H | Roda de conversa com músicos, produtores e artistas sobre o cenário musical brasileiro. 17H10 | BANDA INFRAAUDIO

Música contemporânea que explora belas melodias e explosões sonoras. Com quase uma década de história e muitos lançamentos na bagagem, a Infraaudio chega ao palco do Festival Boca do Sol com show baseado em seu último lançamento, “Tempo EP”, de 2019.

Banda Infraaudio

18H30 | SEXTETO CATAVENTO

Usando o cotidiano mundano como principal linha narrativa, o grupo vem das serras gaúchas com sua mistura de rock psicodélico, grooves e pitadas de jazz. A banda apresenta o show do terceiro álbum, ‘Ansiedade na Cidade’, com o aval e patrocínio do programa Natura Musical. Em 2019, se apresentaram em palcos como o Lollapalooza Brasil, Festival Bananada e Sesc Interlagos.

Sexteto Catavento

19H50 | BANDA EMA STONED

Trio instrumental feminino de São Paulo que funde a música e a arte em experimentações intensas. A banda é guiada pela improvisação e experimentação constante com pitadas de psicodelismo, noite e jazz. Em 2019, lançaram ‘Phenomena’, com participação do mago japonês Makoto Kawabata, guitarrista da banda Acid Mothers Temple.

Banda Ema Stoned

21H10 | BANDA BIKE

Formada em São José dos Campos, a banda já tocou em mais de 16 estados do Brasil, fez turnê pela Europa e lançou diversos álbuns com o rock psicodélico.

Banda Bike

Mês da música 2019 11


09.nov > sábado

19h | Teatro Municipal ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO Parceria entre a FCCR e a Santa Marcelina Cultura, este espetáculo é voltado ao público juvenil e interpreta a Abertura Festival Acadêmico, de Johannes Brahms; Concerto Para Violino e Orquestra, de Max Bruck; Guia dos Jovens Para a Orquestra, de Benjamin Britten; e o famoso poema sinfônico Aprendiz de Feiticeiro, de Paul Dukas. O concerto tem regência de seu maestro titular, Cláudio Cruz, e participação do violinista Felipe Bueno, vencedor do Prêmio Jovens Solistas – concurso que possibilita que jovens ta-

12 Mês da música 2019

lentos tenham a oportunidade de atuar como solistas à frente do grupo. A Orquestra Jovem do Estado de São Paulo é sinônimo de excelência musical no Brasil tanto por seu bem-sucedido plano pedagógico quanto por sua cuidadosa curadoria artística. Desde sua reformulação, em 2012, a Orquestra passou a ter uma exigente programação artística aliada a um novo plano pedagógico, o que ocasionou um expressivo salto de qualidade do grupo.


10.nov

domingo <

8h às 12h | mercado municipal

deck da avenida anchieta

MÚSICA NO MERCADO

CHORO NO DECK

Músicos do Projeto Arte nas Ruas

16H | GRUPO CONVERSA AFIADA

10h | Praça Monsenhor Luiz (Santana) ARTE NA PRAÇA Apresentação dos alunos da oficina de viola do Programa Arte nos Bairros, da Fundação Cultural, sob orientação do ilustre Seu Zé da Viola.

O show ‘O Choro Ontem, Hoje e Sempre’ traz um repertório variado. O grupo faz uma releitura das obras de compositores clássicos, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Ernesto Nazareth, entre outros; a partir de arranjos inéditos e autorais, prezando pela originalidade das obras.

11h | arena do parque da cidade NOS BAILES DA VIDA Apresentação ao vivo de músicos joseenses. Como já dizia Milton Nascimento, “todo artista tem de ir aonde o povo está”.

17H30 | GRUPO SOPRO CAIPIRA

Grupo instrumental de São Luiz do Paraitinga (SP) que promove, em seu repertório, um resgate dos clássicos da música caipira raiz, além de choros, sambas, dobrados, entre outros.

Mês da música 2019 13


13.nov > quarta

14.nov > quinta

20h | Cine Teatro Benedito Alves

20h | Centro Cultural Clemente Gomes

CONCIERTO ANDALUZ

BAR DE QUINTA

Este espetáculo explora peças escritas com a linguagem do violão espanhol, por compositores que escreveram especificamente para o instrumento ou transcreveram obras para outros instrumentos, que se adequaram perfeitamente. A apresentação resgata o clima dos cafés flamencos e a beleza da música espanhola.

O rapper Edgar é um artista multifacetado, que traduz a nova era que transpõe padrões. Já foi indicado e ganhou diversos prêmios, como o de melhor disco de rap pelo Troféu Catavento 2018. Foi o único artista brasileiro a se apresentar no Festival MaMA 2018, em Paris. Performático e contemporâneo, seu figurino é produzido a partir de materiais reciclados.

Uma Noite em Espanha

Pianista: Olga Lazareva Solistas: Milton Costa, Acácio Oliveira, Alexandre Wuensche, Sergey Matokhin (convidado especial, Conservatório de Moscou, Rússia)

14 Mês da música 2019

EDGAR


15.nov > sexta

16.nov > sábado

11h30 | Museu de Arte Sacra MERCADÃO VIVO

ESTRADA AFORA - DO CURURU AO BAIÃO Jackson Ricarte

20h | Teatro Municipal A CHAVE Esta ópera de câmara é inspirada no libreto e música de Carlos Eduardo Moreno, que fala sobre uma adoção numa família da década de 1950 em que o filho se revolta contra seus pais adotivos e sai de casa em busca de seus pais biológicos. O espetáculo preserva a força de cada personagem e suas respectivas origens. O arco dramático se desenvolve em dois atos e quatro cenas, entre o pôr do sol e o raiar do novo dia. Regente: Maestro Carlos Moreno Diretor Cênico/Narrador: Mauro Wrona Co-diretor: Glau Gurgel CORO JOVEM SINFÔNICO DE SJC Regente: Sérgio Wernec ORQUESTRA JOVEM DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/ INSTITUTO CULTURAL LUZES DA RIBALTA Regente: William Wanderlan Rebouças Guimarães CIA JOVEM DE DANÇA DE SJC Coreógrafo: Marco Sanches Iluminador: Reinaldo Francelino

O violeiro, cantor e compositor Jackson Ricarte apresenta o repertório autoral do seu primeiro álbum (Estrada Afora), que dialoga com as canções consagradas da música regional brasileira e viaja pelas paisagens sonoras dos sertões brasileiros, do cururu ao baião.

11h30 | Casa de Cultura Júlio Neme SÁBADOS MUSICAIS

FRONTEIRAS DO JAZZ Quarteto Solar

O Quarteto Solar apresenta o espetáculo ‘Fronteiras do Jazz’, a partir da fusão das linguagens jazzísticas a elementos de outros gêneros brasileiros e estrangeiros. Mês da música 2019 15


Fes tan ça

16.nov

FESTa da MÚSICA PARA CRIANÇA

> sábado

9h | Museu Municipal

FESTANÇA - FESTA DA MÚSICA PARA CRIANÇA Realizado pelo Coletivo Festança, em parceria com a Fundação Cultural, o projeto busca resgatar o contato humano das crianças por meio de canções com as quais se identificam e estimulam sua sensibilidade e imaginação. Durante todo o dia, muita música infantil, brincadeiras, oficinas abertas e intervenções artísticas. 9H30 | ANDANÇAS PASSARINHEIRAS

Grupo Passarinheiros

Espetáculo líteromusical em que duas atrizes e contadoras de histórias, acompanhadas por músicos, contam, cantam e interpretam, de forma lúdica e por meio de versos, canções e histórias que um passarinho trouxe de suas andanças pelos campos e cidades, utilizando diversos adereços cênicos e instrumentos musicais. 11H | RODAS E BRINCADEIRAS CANTADAS

Cia Cultural Bola de Meia

No palco, músicos e atores permeiam cantigas da cultura da criança brasileira e de própria autoria com advinhas, trava-línguas, histórias cantadas, bonecos e situações cênicas. A plateia é convidada a participar de diferentes maneiras, cantando, dançando e até recitando versos. 12H30 | CANTO DE CORUJA

Cia do Farol

O espetáculo fala sobre o fascinante mundo da criança que somos, fomos e temos, e sua imaginação sem limites, abordando temas como a misteriosa noite e seus seres encantados, a cotidiana relação familiar, o respeito ao meio ambiente e tudo que escutamos de nossos pais e avós.

FESTANÇA NAS ESCOLAS 14 de novembro - 10h e 14h EMEI Olga Franco

Andanças Passarinheiras 16 Mês da música 2019

EMEF Profª Ilga Pusplatais

Rodas e Brincadeiras Cantadas

EMEF Elizabete de Paula Honorato

Canto de Coruja


16.nov sábado <

Centro Cultural Clemente Gomes CENAS DA CENA INDEPENDENTE: MÚSICA, PANORAMA E GRAVAÇÃO Atividades voltadas a quem atua na produção musical joseense, com o objetivo de estimular a interação entre esses profissionais e democratizar o acesso aos workshops de formação.

20h | Galpão Altino A BALADA DO HOMEM DE LUGAR ALGUM – A POESIA E A MÚSICA DE BOB DYLAN Experiência Dylan

Música, teatro e literatura juntos, em um espetáculo cheio de referências sobre a vida e a carreira do artista que influenciou gerações. Uma obra cheia de símbolos. Um espetáculo para ser lido nas entrelinhas, com canções icônicas do compositor americano, passeando por alguns de seus principais momentos artísticos.

20h | Teatro Municipal A CHAVE Reapresentação da ópera, de Carlos Moreno.

13h às 15h | Bate-papo - Panorama da Produção Fonográfica, com Arthur Dossa - Produção Executiva e Gerenciamento de Carreira, com Rebeca Gouveia Marketing Digital e Projetos Culturais, com Vida Walkíria - Jornalismo Cultural na Cena Valeparaibana, com Thaís Perez 16h às 20h | Workshop: Rítmica e Home Studio - Ritmos Pernambucanos Para Bateristas Joseenses + Produção de Track, com Luiz Felipe Passarinho - Básico de Mesa de Som, com Arthur Dossa - Gravação Básica em Home Studio, com Arthur Dossa e Lucas Barbosa A partir das 22h | Shows - Dom Pescoço - Coletivo Estoril - Passarinho e o Sistema Brega de Som Mais informações e inscrições http://abre.ai/cenaindependentedos

Mês da música 2019 17


17.nov > domingo

18.nov > segunda

8h às 12h | mercado municipal

14h | Casa de Cultura Tim Lopes

MÚSICA NO MERCADO

CANTO DE CORUJA

Músicos do Projeto Arte nas Ruas

11h | arena do parque da cidade NOS BAILES DA VIDA

Cia do Farol

18h | Casa de Cultura Rancho do Tropeiro TERAPIA MUSICAL Apresentação da oficina de viola caipira sob a coordenação do Seu Zé da Viola, para o público atendido na Casa de Repouso Vó Laura.

19.nov > terça

9h | Centro Cultural Clemente Gomes 17h | Cine Santana ZONA NORTE NO AR 8ª EDIÇÃO

CLÍNICA DE BATERIA SOBRE O SAMBA E SUAS POSSIBILIDADES “SAMBA DO MEU JEITO”

O Zona Norte no Ar é um projeto de hip hop de São José dos Campos com o objetivo de realizar intervenções do rap com DJ (música), break (dança) e grafite (exposição de telas). Participação do Zona Sul MC’s, considerado os pioneiros do rap no Vale do Paraíba, e Cia Fusion Funk, com apresentações de dança.

O workshop, em parceria com o Projeto Guri, traz Léo Carvalho, que é músico profissional e baterista, e possui um currículo com grandes nomes da música popular brasileira e internacional, como Beth Carvalho, Ellen Oleria, Daniela Mercury, Quinteto em Branco e Preto, Banda Helles, Arlindo Cruz, Alexandre Pires, Paula Lima, Neguinho da Beija Flor, Prettos, Renato Gama, Lauryn Hill, dentre outros.

18 Mês da música 2019


20.nov > quarta

21.nov > quinta

21h | Galpão Altino Bondesan JAZZ NO GALPÃO

PERCURSOS DO JAZZ

DJ Goulart e Benoit Jazz Quintet Uma inesquecível viagem musical que passa pelos principais clássicos que deram origem ao jazz e fatos curiosos sobre o gênero.

21.nov > quinta

19h | Cine Santana

20h | Centro Cultural Clemente Gomes

PALESTRA PONTO MIS

BAR DE QUINTA

DE CARMEN MIRANDA A JK: UMA INTRODUÇÃO À CHANCHADA Leandro Afonso

A palestra tem como objetivo fazer um breve apanhado histórico do período em que o cinema brasileiro, ancorado principalmente na comédia e no musical, mais se aproximou de uma indústria; mostrando trechos de longas que representam as chanchadas e trazem qualidade e sofisticação. Inscrições de 18 a 21/11, pelo telefone: (12) 3949-1226 – 50 vagas.

BETINA

A voz doce e o perfil multifacetado de Betina chegam para seduzir ouvidos bem sintonizados e dispostos a navegar por novas sonoridades. A artista traz todo o conhecimento vivido nas artes visuais e não se prende a rótulos, reinventando-se de forma criativa.

Mês da música 2019 19


22.nov > sexta

23.nov > sábado

10h | Praça Afonso Pena NOS BAILES DA VIDA Apresentação ao vivo de músicos joseenses. Como já dizia Milton Nascimento, “todo artista tem de ir aonde o povo está”.

11h30 | Museu de Arte Sacra MERCADÃO VIVO

19h30 | Casa do Papai Noel / Praça Afonso Pena ABERTURA DO NATAL ILUMINADO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Uma grande festa será realizada para abrir o Natal da cidade e receber o Papai Noel. Participação da Banda de Santana, Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos e Orquestra Jovem de São José dos Campos. 20 Mês da música 2019

A FINA LINHAGEM DO SAMBA Ana Morena e Banda

O show é um passeio pelo repertório do samba carioca no período de 1920 a 1970 e traz uma seleção de sambas e choros de Noel Rosa, Cartola, Paulinho da Viola, Wilson Batista e Nelson Cavaquinho.


10h | Praça Cônego Lima (Centro) ARTE NA PRAÇA Apresentação dos aprendizes das oficinas de canto coral, do Programa Arte nos Bairros, da Fundação Cultural, sob regência de Guaraci Moreira.

20h | Cine Teatro Benedito Alves SINA DE CANTADÔ

11h30 | Casa de Cultura Júlio Neme SÁBADOS MUSICAIS

DILETANDO A MPB MPB Trio

Por meio da livre interpretação, o show propõe uma viagem pelo repertório do gênero, que vai de canções clássicas a outras menos conhecidas, integrando a música ao cenário natural do distrito.

Luiz Salgado

Luiz Salgado é um cantador do cerrado mineiro. Seu trabalho é fincado na expressão musical arraigada no Brasil profundo, na música que emana do que há de mais autêntico e genuíno da tradição das festas populares, da folia de reis, do congado e da viola caipira. Já participou de vários grupos, festivais e programas de TV; e gravou diversos álbuns e trilhas sonoras. Participação dos alunos da oficina de viola do Projeto Arte nos Bairros, sob orientação do violeiro e professor Zé da Viola.

Mês da música 2019 21


23.nov > sábado

10h às 23h | Centro Cultural Clemente Gomes FESTIVAL TMA TRIBUTO À MÚSICA AUTORAL Terceira edição do festival anual de música autoral, cultura e arte independente.

YMA

YMA

YMA é cantora, compositora e artista visual. Tendo na bagagem o EP “The Sky”, lançado em 2012, e o single “Sabiá” de 2017, a artista lançou, por meio dos selos Matraca Records e YB Music, em janeiro de 2019, seu primeiro álbum “Par de Olhos”, com 8 faixas de sua autoria. DEB AND THE MENTALS

Deb and The Mentals

Banda de São Paulo que chama a atenção por conta de sua sonoridade, que mescla punk rock e new wave. Em 2017 o grupo lançou um disco chamado Mess e, desde então, não pára. Recentemente, lançou dois singles, ‘Asfixia’ e ‘Medo’. MOLHO NEGRO

Banda paraense residente em São Paulo. Atualmente, apresentam o melhor da sonoridade rock and roll/punk com letras em português e um tom levemente debochado em cima de temas sérios e recorrentes da nossa geração. Molho Negro

1Lum3

1LUM3

O projeto e persona de Luiza Soares apresenta o show do seu primeiro disco, ‘Antinomia’, numa apresentação imersiva em luzes, flashes e nuances sonoras. A apresentação abre portas para o trip hop nacional, gênero pouco explorado depois do sucesso da parceria de “Me Desculpa Jay-Z’, com Baco Exu do Blues. KILLA BI

Killa Bi

22 Mês da música 2019

Nascida e criada em Pindamonhangaba, Killa Bi é dona de um flow pesadíssimo e sincero. Com muita originalidade no melhor estilo Golden Era, a artista vem representando a mulher preta, lésbica e periférica.


KOMUNGA

Komunga

União entre os músicos Julio Rhazec e Lucas Baumgratz, o grupo Komunga mistura música eletrônica com samples orgânicos em proposta performática afro-futurista, por meio de ritmos de matrizes africanas e indígenas. Komunga reflete sobre a relação com a natureza e sintonia entre seres. DJ ROFFS

DJ Roffs

Roffs é um DJ de música eletrônica underground de São José dos Campos que toca em festas como Welcome to Darkside, Tekiller, Festa da Firma, Golden State e Memories, IndyFest e Abrakadabra. Tem referências de vários estilos da cena musical eletrônica. SALTINES

Saltines

Com a proposta de um som sujo, distorcido e sem métricas, esse show do Saltines marca o lançamento do EP ‘Condutor’. O nome da banda faz referência a música ‘Sixteen Saltines’ do Jack White, que mostra em seu clipe crianças insubordinadas a uma ordem social.

ATIVIDADES FORMATIVAS

Roda Aberta: Autogestão da Produção na Música Independente Fio Condutor é um projeto viabilizado pelo FMC que realizou a gravação do EP ‘Condutor’, da banda Saltines, divulgado por meio de vídeos na internet e shows de lançamento. Neste bate-papo, serão discutidas experiências e ideias sobre autogestão da produção independente e como abordar questões e parcerias no panorama local. Workshop sobre produção musical em home-studio, com Izzy Castro Izzy Castro é mentor do projeto Twin Pumpkin, produtor musical e arranjador da produtora Monotov. Nesse bate-papo, Izzy fala um pouco das técnicas de produção e gravação para artistas novos que querem registrar seus trabalhos em home studio. Workshop de comunicação e redes sociais para bandas independentes, com Dreamland Digital A dupla Nayron Rodrigues e Vida Walkíria traz uma conversa sobre o marketing digital e como as estratégias digitais influenciam diretamente a carreira do artista independente.

Workshop de produção de videoclipes independentes, com Tiago Veloso Tiago Veloso é produtor audiovisual e trabalha com produção e direção de videoclipes de artistas independentes há 5 anos. Neste encontro, ele promoverá um debate sobre esse cenário atual, orientando novos artistas acerca de temas como roteiro, gravação e pós produção. Workshop “Cola Mesmo” de Processos Criativos com Colagem A colagista Janaína Vieira tem 21 anos e é fotógrafa urbana desde 2013. Tem o olhar apurado voltado para as ruas e suas artes urbanas. Neste encontro, ela irá demonstrar técnicas de processos criativos com colagem, abordando diversas possibilidades de criação por meio da composição das imagens.

#OCUPATMA

O #OcupaTMA é uma feira que reúne vários artistas independentes da região expondo seus trabalhos de artes plásticas, ilustração, moda, grafite e fotografia. As exposições estão abertas ao público durante todo o festival. Mês da música 2019 23


24.nov > domingo

8h às 12h | mercado municipal MÚSICA NO MERCADO Músicos do Projeto Arte nas Ruas

14h às 22h | Centro Cultural Clemente Gomes FEIRA SONORA A 2ª edição da Feira Sonora contempla artistas de estilos contemporâneo e experimental, abrindo espaço para um mundo de ideias e manifestações artísticas de vanguarda. A proposta é promover o intercâmbio criativo entre público e artista, inspirando as pessoas. D. SELVAGI

‘D.Selvagi and his OneManGang’ é o primeiro disco oficial do músico & multi-instrumentista Danilo Sevali, integrante original da banda Hierofante Púrpura que dessa vez se aventura em voo solo. No show, o artista surfa contra a corrente ao nos provocar com sua peculiar sonoridade. D. Selvagi

Nâmbula Mangueta

Infraaudio

NÂMBULA MANGUETA

Com instrumental que flerta com o grunge, o metal e a música brasileira, Nâmbula Mangueta é uma banda de rock alternativo. Formada em 2018 na Grande São Paulo, suas letras com vocal melódico retratam vivências pessoais e conflitos internos e externos de se conviver numa sociedade nada justa. INFRAAUDIO

A banda traz em suas composições expressivas explosões sonoras, recheadas de intensidade e melodia sob uma vestimenta estritamente peculiar. Buscam para suas referências musicais bandas clássicas do rock alternativo dos anos 90, além de atmosferas de noise rock e loops abrasivos. ALARDE

Alarde

24 Mês da música 2019

Com três discos lançados, mais de dez anos de estrada e shows por todo o país, o quarteto paulista traz em seu trabalho de estúdio um leque de influências sonoras. O álbum ‘Destruir o Ego’ propõe uma viagem profunda dentro de si, em um repertório de rock psicodélico e música brasileira.


ATIVIDADES

14h às 20h: Feira de Vinil Diversos expositores experientes, selecionados a dedo, com ótimo acervo, de várias cidades do Vale do Paraíba. Vai ter disco para todos os gostos e bolsos, então já separa uma graninha, manda arrumar a vitrola e chega junto! 14h às 15h30: Oficina ‘Mesa de Som e Discotecagem’ (15 anos) Com Julia Teles e DJ Paul, a oficina prática vai mostrar como funciona uma mesa de som e alguns princípios básicos de áudio, proporcionando conhecimentos básicos sobre as técnicas de mixagem ao vivo e o intercâmbio entre DJs e profissionais da área. Inscrições no local (12 vagas). 15h30 às 16h30: Vivência com Desenhos e Objetos Sonoros (7 anos) Vivência com um sintetizador de sons simples que, ligado a um pincel ou a elementos condutivos, como água, slime ou massinha de modelar, permite fazer música ao desenhar, variando as frequências sonoras. Orientação de Marcelo Muniz e Natacha Maurer. Inscrições no local (12 vagas). 16h30 às 17h: Brechó de Hostilidades Sonoras A proposta é, por meio da livre improvisação, abordar a (des)organização sonora espontânea pautada no excesso. Prioritariamente formado por objetos de segunda mão, como brinquedos sonoros, hackeados, vestíveis, objetos do cotidiano e geradores de ruídos. Com Marcelo Muniz e Natacha Maurer.

17h às 18h30: Bate-papo: Representatividade das Mulheres na Música Um debate com foco na importância do papel feminino na produção cultural. Mediação de Maria Caram, Meire D’Origem, Julia Teles, Luise Martins e Gabe Halencar.

Mês da música 2019 25


27.nov

28.nov

21h | galpão altino

20h | Centro Cultural Clemente Gomes

É SÓ AMOR O QUE DESEJO

BAR DE QUINTA

> quarta

Maria Ó Participação de Nathalia Ferro

Show de lançamento do single ‘É Só Amor O Que Desejo’, da compositora, violinista e educadora musical Maria Ó, nascida em São Paulo. O show caminha por vasta diversidade rítmica e traz momentos contemplativos e íntimos, incluindo canções inéditas. Participação especial da compositora maranhense Nathalia Ferro.

26 Mês da música 2019

> quinta

CARNE DOCE Formada em Goiânia (GO), a banda mescla referências de rock alternativo com MPB, em canções com pendor pop. O quarteto é considerado um dos principais expoentes da nova música brasileira e, neste ano, tocou no palco principal do Lollapalooza e realizou a primeira turnê internacional, na Europa.


30.nov > sábado

10h | Praça Afonso Pena NOS BAILES DA VIDA

11h30 | Travessa Chico Luiz MERCADÃO VIVO

SIANINHAS

20h | Praça Cônego Manzi BLUES EM SFX

DIUNNA GREENLEAF

Primeira banda feminina formada em São Luiz do Paraitinga (SP), a Sianinhas traz diversos gêneros musicais e rítmicos, como congada, brão, folias, dentre outros. O grupo carrega diversas influências do calendário festivo da cidade: festivais de marchinhas carnavalescas, música junina, festas tradicionais, religiosas e profanas.

Nascida em Houston, no Texas (Estados Unidos), Diunna Greenleaf se apresenta pela sua turnê no Brasil. A cantora conta com três álbuns e vasta experiência no blues, já tendo se apresentado em diversos festivais pelo mundo, em países como Suiça, Canadá, Noruega e outros. Já foi indicada e recebeu vários prêmios do gênero.

30/11 a 01/12 |diversos locais VIRADA CULTURAL 2019

20h | Cine Teatro Benedito Alves ORIGEM E FUNÇÃO DOS TAMBORES NA CULTURA Palestra e vivência rítmica com os alunos de percussão da Fundação Cultural, com mediação do professor doutor etnomusicólogo Alberto Ikeda, que ministra diversas disciplinas na USP. É consultor-coordenador na Unifesp, pesquisador colaborador do Projeto AtlaS e professor aposentado do IA-Unesp.

São José dos Campos é a única cidade, com mais de 150 mil habitantes, selecionada pelo Governo do Estado, por meio de edital, a receber a Virada Cultural Paulista. Serão 24 horas de atividades artístico-cultural em vários espaços públicos, principalmente na região centro-norte. A Virada acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, com a realização da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Mês da música 2019 27


programação DIAS 1 A 3

PARQUE DA CIDADE Cia Stone de Teatro P.6 CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO EncontroS Maracatu de Baque Virado P.6

DIA 2

MUSEU DE ARTE SACRA Mercadão Vivo – Corações Partidos P.7 CASA DE CULTURA JÚLIO NEME Sábados Musicais – Baião Chinês P.7

DIA 3

MERCADO MUNICIPAL Música no Mercado P.7

DIA 6

GALPÃO ALTINO Memórias e Tributo à Músicos Joseenses P.8

DIA 7

CINE TEATRO BENEDITO ALVES DA SILVA Festival Boca do Sol P.11 TEATRO MUNICIPAL Orquestra Jovem do Estado P.12

DIA 10

MERCADO MUNICIPAL Música no Mercado P.13 PARQUE DA CIDADE Nos Bailes da Vida P.13 PRAÇA MONSENHOR LUIZ Arte na Praça P.13 DECK DA AVENIDA ANCHIETA Choro no Deck – Grupo Conversa Afiada e Grupo Sopro Caipira P.13

DIA 13

CINE TEATRO BENEDITO ALVES DA SILVA Concierto Andaluz P.14

CASA DO IDOSO SUL Sertania Nordestina – As Léguas Tiranas de Luiz ‘lua Gonzaga P.8

EMEI OLGA FRANCO Andanças Passarinheiras P.16

CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES Bar de Quinta - Papisa P.9

EMEF PROFª ILGA PUSPLATAIS Rodas e Brincadeiras Cantadas P.16

DIA 8

EMEF ELIZABETE DE PAULA HONORATO Canto de Coruja P.16

CINE TEATRO BENEDITO ALVES DA SILVA Dandô P.9 NEI MARIA APARECIDA SAVASTANO SANCHES Rodas e Brincadeiras Cantadas P.9

DIA 9

CASA DE CULTURA JÚLIO NEME Sábados Musicais – Grupo Filhos da Terra P.10

DIA 14

CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES Bar de Quinta - Edgar P.14

DIA 15

TEATRO MUNICIPAL A Chave P.15

DIA 16

PRAÇA CÕNEGO ANTÔNIO MANZI AlmaViolêra P.10

CASA DE CULTURA JÚLIO NEME Sábados Musicais - Quarteto Solar P.15

MUSEU DE ARTE SACRA Mercadão Vivo – Grupo Cabelo de Milho P.10

MUSEU MUNICIPAL Festança P.16

CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES Patuscada P.10

TEATRO MUNICIPAL A Chave P.17

28 Mês da música 2019


MUSEU DE ARTE SACRA Mercadão Vivo – Estrada Afora – Do Cururu Ao Baião P.15 GALPÃO ALTINO A Balada do Homem de Lugar Algum – A Poesia e a Música de Bob Dylan P.17

DIA 23 CASA DE CULTURA JÚLIO NEME Sábados Musicais - MPB Trio P.21 PRAÇA AFONSO PENA Nos Bailes da Vida P.20

CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES Cenas da Cena Independente P.17

MUSEU DE ARTE SACRA Mercadão Vivo – A Fina Linhagem do Samba P.20

DIA 17

PRAÇA CÔNEGO LIMA Arte na Praça P.21

MERCADO MUNICIPAL Música no Mercado P.18 PARQUE DA CIDADE Nos Bailes da Vida P.18 CINE SANTANA Zona Norte no Ar – 8ª Edição P.18

DIA 18

CASA DE CULTURA TIM LOPES Canto de Coruja P.18 CASA DE CULTURA RANCHO DO TROPEIRO Terapia Musical P.18

DIA 19

CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES Clínica de Bateria Sobre o Samba e Suas Possibilidades “Samba Do Meu Jeito” P.18

DIA 20

GALPÃO ALTINO BONDESAN Jazz no Galpão – Percussos do Jazz P.19

DIA 21

CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES Festival TMA – Tributo à Música Autoral P.22 CINE TEATRO BENEDITO ALVES DA SILVA Luiz Salgado P.21

DIA 24

MERCADO MUNICIPAL Música no Mercado P.24 CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES Feira Sonora P.24

DIA 27

GALPÃO ALTINO É Só Amor O Que Desejo P.26

DIA 28

CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES Bar de Quinta – Carne Doce P.26

DIA 30

MUSEU DE ARTE SACRA Mercadão Vivo - Sianinhas P.27

CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES Bar de Quinta – Betina P.19

PRAÇA CÔNEGO MANZI Blues em SFX – Diunna Greenleaf P.27

CINE SANTANA De Carmen Miranda a JK: Uma Introdução à Chanchada P.19

PRAÇA AFONSO PENA Nos Bailes da Vida P.27

DIA 22

PRAÇA AFONSO PENA Abertura do Naral Iluminado P.20

CINE TEATRO BENEDITO ALVES DA SILVA Origem e Função dos Tambores na Cultura P.27 DIVERSOS LOCAIS Virada Cultural Paulista P.27 Mês da música 2019 29


endereços CASA DE CULTURA FLÁVIO CRAVEIRO Av. Lênin, 200 - Dom Pedro I

MUSEU MUNICIPAL Praça Afonso Pena, 29 - Centro

CASA DE CULTURA JÚLIO NEME Praça Cônego Manzi, s/nº- São Francisco Xavier

NEI Maria Aparecida Savastano Sanchez Rua Treze de Maio, s/n - Centro

CASA DE CULTURA RANCHO DO TROPEIRO ERNESTO VILLELA Rua Ambrósio Molina, 184 - Eugênio de Melo CASA DE CULTURA TIM LOPES Av. Ouro Fino, 2520 - Bosque dos Eucaliptos CASA DO IDOSO SUL Avenida Andrômeda, 2601 – Bosque dos Eucaliptos CENTRO CULTURAL CLEMENTE GOMES Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade Santana CINE SANTANA Av. Rui Barbosa, 2005 - Santana CINE TEATRO BENEDITO ALVES DA SILVA Rua Rui Dória, 935 – Centro DECK Av. Anchieta EMEF Profª Elizabete de Paula Honorato Rua Aurélio Portilho Castellanos, 124 – Jardim Mariana I EMEF Profª Ilga Pusplatais Rua Uberlândia, 465 – Jardim Ismênia EMEI Olga Franco Custódio Avenida das Rosas, 232 – Jardim Motorama GALPÃO ALTINO Av. Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade Santana

30 Mês da música 2019

PRAÇA AFONSO PENA Centro PRAÇA CÔNEGO MANZI São Francisco Xavier PRAÇA CÔNEGO LIMA Centro PRAÇA MONSENHOR LUIZ GONZAGA ALVES CAVALHEIRO Santana MERCADO MUNICIPAL Travessa Chico Luiz, 57 – Centro PARQUE DA CIDADE ROBERTO BURLE MARX Avenida Olivo Gomes, 100 - Santana TEATRO MUNICIPAL Rua Rubião Júnior, 84, 3º andar - Centro


ingressos TEATRO MUNICIPAL Os ingressos serão limitados a dois por pessoa e ficarão disponíveis para reserva online no site da Fundação Cultural com dois dias de antecedência do evento ou poderão ser retirados a partir de 1 hora antes do início das apresentações. Parte dos ingressos será destinado para distribuição no local. CINE TEATRO BENEDITO ALVES DA SILVA Os ingressos serão disponibilizados na bilheteria do local com uma hora de antecedência e distribuídos de acordo com a disponibilidade de lugares. DEMAIS LOCAIS Apresentações abertas, sem necessidade de reserva de ingressos. INGRESSOS SOLIDÁRIOS Todos os ingressos são solidários, trocados nos locais por 1 pacote de café ou 1 litro de leite.


Profile for Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR)

Mês da Música  

Programação completa do Mês da Música 2019, realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura de São José dos Campos.

Mês da Música  

Programação completa do Mês da Música 2019, realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura de São José dos Campos.

Profile for fccrsjc