1 minute read

COMUNIDADE DO SEMINÁRIO MENOR EM RETIRO ESPIRITUAL

Nos passados dias 17, 18, 19 e 20 de fevereiro, no Mosteiro Beneditino de Santa Escolástica, em Roriz, Santo Tirso, a comunidade do Seminário Menor de Braga realizou o seu retiro espiritual, sob orientação do Pe. Álvaro Balsas, sacerdote da Companhia de Jesus e diretor espiritual do mesmo Seminário.

Deste modo, o retiro teve início na sexta-feira, dia 17, por volta das 19h00, com a chegada ao Mosteiro de Santa Escolástica. Após o jantar, foram apresentados os horários de oração, de refeição e de descanso, sendo reforçados o valor e a importância do silêncio durante todo o retiro, sendo esse o primeiro passo para uma melhor relação com Deus e um melhor olhar sobre nós mesmos, e, por isso, necessário para uma frutífera vivência do retiro.

Advertisement

Os dois dias que se seguiram foram os mais intensos a nível espiritual, com quatro momentos de apresentação de um texto bíblico para oração e um comentário feito pelo sacerdote orientador, onde cada um era convidado a recolher apontamentos sobre aquilo que considerasse mais pertinente para a sua relação com Deus e para a sua vida.

Também nestes dois dias, no período pós jantar, foi proposto pelo orientador um momento de partilha do dia e daquilo que foi a oração de cada um, ou seja, uma breve avalia- ção, em que cada um mencionou o que para si foi mais fácil e o que foi mais difícil e exigente. Também durante este tempo, o grupo participou num colóquio sobre a situação relativa aos abusos sexuais por parte de clérigos.

Por sua vez, o último dia do retiro, 20 de fevereiro, contou com três momentos de apresentação de um texto bíblico, com uma reflexão para cada texto realizada pelo Pe. Álvaro Balsas, sempre seguidos de oração pessoal. Depois da última oração pessoal, por volta das 15h00, foi celebrada a Eucaristia, como ação de graças pelo tempo vivido, e com o desafio e missão de levarmos os frutos do retiro para a nossa vida.

No final houve tempo para o lanche e para um breve momento de confraternização, com o regresso ao Seminário a acontecer por volta das 16h30.