1 minute read

Dedo de Prosa

Nunca o mundo precisou tanto das proteínas e grãos produzidos pelo estado. Mas, ao mesmo tempo, cresce também a exigência por uma produção cada vez mais sustentável. Como a entidade tem trabalhado para estimular esse crescimento, mas com respeito ao meio ambiente?

Marcelo Bertoni - Nossa pecuária, que já é sustentável, pode e deve ser ainda mais! O produtor rural sempre preservou o meio ambiente em suas propriedades rurais, porque esse é o seu maior bem. Exemplo disso é o Pantanal, ocupado há mais de 300 anos pelo homem pantaneiro e que tem 87% de sua extensão preservada. Além disso, o nosso estado possui cerca de 30% de sua extensão preservada, sendo a maior parte desta área presente em propriedades privadas, e se incluirmos as pastagens nativas, esse percentual sobe para 40%, enquanto a legislação exige a preservação de 20% das áreas. O trabalho da Famasul tem sido de fortalecer este conceito de preservação junto aos produtores rurais e demais elos do setor.

Quais potencialidades ainda podem ser desenvolvidas no agro sul-mato-grossense nos próximos anos?

Marcelo Bertoni - Mato Grosso do Sul figura como um estado de grande potencial para expandir a produção total de alimentos frente ao crescimento populacional global, sendo nossos produtores rurais os empreendedores comprometidos com um modelo produtivo cada vez mais sustentável e eficiente.

Em 2022, temos eleições gerais para a Presidência da República e para o Governo do Estado. De que modo o Sistema Famasul tem participado deste processo de modo a assegurar uma presença robusta do agro nas plataformas dos candidatos?

Marcelo Bertoni - As eleições para Presidência da República e Governo do Estado são momentos importantes que vão definir as diretrizes socioeconômicas dos próximos quatro anos. E quando se fala em desenvolvimento econômico no Mato Grosso do Sul, logo se pensa em agronegócio. Durante o período, recebemos os candidatos ao governo para conhecer seus respectivos planos de governo, suas experiências no setor, bem como as propostas para as principais demandas do agro.

Neste ano, a Famasul completa 45 anos de criação. Quais iniciativas vão marcar essa data tão representativa?

Marcelo Bertoni - Evidenciar a presença da Famasul no desenvolvimento do estado. Uma trajetória de muito trabalho, responsabilidade e importantes decisões. Para celebrar estes 45 anos, desenvolvemos ao longo de 2022 ações norteadas pelo tema da campanha institucional “Famasul 45 anos: Das raízes ao futuro do campo”, evidenciando este crescimento conjunto da Federação e do Mato Grosso do Sul.

Para marcar a data, dentre várias ações, teremos uma Websérie, com personalidades que fizeram e fazem parte de nossa história e um novo capítulo do livro “Celeiro de Fartura”. Aguardem!