9 minute read

NOTAS SOLTAS/ RECONHECIMENTOS

A 25 de novembro de 2019 decorreu no Porto, a primeira assembleia geral (ordinária) do mandato (2019-2021) da nova direção e órgãos sociais, na qual foi aprovado o plano de atividades e orçamento para 2020.

André Reis, em representação da FADU, foi eleito, em janeiro de 2020, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) para o mandato do biénio 2020-2021. A candidatura da FADU de António Alves para vogal da Direção do CNJ (mandato 2022-2014), foi eleita em janeiro de 2022.

Advertisement

Em janeiro de 2020 é publicamente lançada pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) a nova imagem corporativa e naming das suas competições, que incluiu a alteração da designação das Universíadas (verão e inverno) para Jogos Mundiais Universitários. Depois de serem atribuídos a Portugal os campeonatos europeus universitários de Voleibol (Guimarães) e Basquetebol (Aveiro), a EUSA divulgou no início de 2020 que Lisboa foi a cidade eleita para acolher a modalidade de Rugby Sevens, eventos previstos para 2021 e que, devido à pandemia, foram adiados para 2023.

A 9 de março de 2020 é comunicada pela FADU a suspensão das provas nacionais que estavam marcadas entre 9 e 31 de março, atendendo à necessidade de prevenção e controlo do coronavírus (COVID-19). Na sequência desta suspensão é criado um grupo de trabalho para monitorizar e avaliar o impacto da pandemia nas competições e ativida- des desportiva universitária. Face ao evoluir da situação, é comunicado em posteriormente o cancelamento definitivo das competições até final da época, tendo ficado por atribuir cerca de 75% dos títulos nacionais universitários. A época de 2021/22 retoma de forma gradual, não se realizando todas as competições regionais e nacionais, verificando-se uma quebra de participação e provas realizando de cerca de 70%. A retoma plena apenas se verificou em 2022/2023.

As competições internacionais foram também afetadas devido ao surto de COVID-19, e às medidas restritivas que certas organizações e países foram adotando. Os jogos europeus universitários previstos para Belgrado em 2020, foram inicialmente adiados e posteriormente cancelados. A nível mundial a FISU suspendeu a partir de março de 2020 os mundiais universitários, verificando-se o cancelamento de muitos destes eventos. Também os jogos mundiais universitários de verão previstos para Chengdu, foram adiados sucessivamente, estando agora agendados para 2023. A edição de inverno de 2021 em Lucerna foi cancelada.

A FADU cedeu a sua sede, a partir de março de 2020, para instalação do hospital de campanha no pavilhão 1 do estádio universitário de lisboa, que impossibilitou durante alguns períodos (até maio de 2021), a sua utilização.

No dia 30 de junho de 2020, realizou-se a primeira assembleia em formato integralmente online, devido pandemia. Nesta assembleia ordinária, foi aprovado o relatório de atividades e contas do exercício de 2019. Neste mesmo ano e no mesmo formato, a 27 de novembro, foi aprovado na assembleia ordinária o plano de atividades e orçamento para o ano de 2021.

Apesar dos constrangimentos causados pela pandemia, a FADU renovou em 2020 e 2021, com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o contrato de patrocínio dos Jogos Santa Casa (JSC). Este contrato incluiu em 2020 o programa de bolsas educação JSC que atribuíram em 2020 mais 10 bolsas de educação aos estudantes-atletas que melhor conciliaram os resultados desportivos na nos Jogos Mundiais Universitários (Universíada) de 2019 com o desempenho académico no ano letivo 2018/2019.

A FADU integrou uma vez mais, o grupo de promotores e membro do júri (juntamente com o IPDJ, o CRUP, o CCISP e a SPEF) do Prémio PNED para Investigação sobre Ética no Desporto, nas VII e VIII edição, referentes a 2020 e 2021, respetivamente.

A FADU reforçou a sua parceria com a Fundação do Futebol – Liga Portugal, juntamente com a EY e SABSEG, levando a cabo a realização e promoção das edições de 2020/21 e 2021/22 do Centro de Estudos e do ´Prémio Fundação do Futebol’ que visa incentivar e apoiar projetos académicos inovadores na área do futebol.

A FADU participou na edição 2020 do FISU World Forum com uma delegação de 32 participantes, provenientes de 12 estruturas académicas e universitárias. Inicialmente previsto para Budapeste, devido à pandemia do COVID-19, este evento decorreu em formato online de 12 a 14 de agosto, sob o tema “70 anos da FISU: Como continuar a promover o legado para o Movimento Desportivo Universitário”, juntando ao longo das diferentes sessões mais de 1000 participantes.

A FADU apresentou a 10 de fevereiro de 2021 na Assembleia da República, junto da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, no decorrer da audição pública de entidades da área desportiva, o documento «Retoma do Desporto Universitário – Desporto Sim, Isolamento Não», destacando as preocupações relacionadas com a suspensão, cancelamento e adiamento da atividade desportiva, apresentando várias medidas e ações de curto, médio e longo prazo. Esta audição foi antecedida pela participação na cimeira das federações;

A Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), na cerimónia anual de entrega de prémios que decorreu online a 11 de fevereiro de 2021, distinguiu Manuel Veloso e Daniel Monteiro, secretário-geral e presidente da FADU de 2015 a 2019, respetivamente, com o prémio «Special Appreciation 2019», de reconhecimento pelos serviços prestados ao desporto universitário europeu.

A FADU esteve presente na audiência que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa teve, no Palácio de Belém, promoveu num domingo, dia 11 de abril de 2021, com representantes das associações e federações académicas nacionais, com o objetivo de ouvir as preocupações e visões sobre os desafios e oportunidades criados pela pandemia de COVID-19 no ensino superior, com o presidente da FADU a ter oportunidade de, junto do Presidente da República, alertar e apelar para que os estudantes-atletas não fiquem novamente privados do acesso à prática desportiva, desafiando para que sejam adotadas medidas que contrariem esta tendência.

Considerando este segmento muito específico de organização, participação, regulamentação e enquadramento orgânico, a FADU lançou no dia 13 de abril de 2021 uma marca própria, exclusiva para os eSports – eFADU Portugal, dando um passo em frente também na inclusão de cada vez mais estudantes pelo desporto universitário, contrariando a sua marginalização ou isolamento e na regulação das competições que atribuem títulos oficiais no âmbito do ensino superior.

Em maio de 2021, dez instituições de ensino superior portuguesas já integravam o programa Healthy Campus da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), que visa promover a saúde e bem-estar dos estudantes universitários e que atribui níveis de certificação consoante as evidências apresentadas.

A FADU, em parceria com o Comité Olímpico de Portugal (COP), realizou a 17 de junho de 2021 uma ação formativa, online, direcionada a todos os seus clubes, associados, dirigentes e agentes desportivos, sobre o tema da Manipulação de Resultados e Competições, tendo como formador o Diretor-geral do COP, João Paulo Almeida.

Em formato misto (presencial / online), realizou-se a 29 de junho de 2021 na Covilhã, assembleia geral ordinária da FADU, no qual foi aprovado o relatório de atividades e contas referente ao ano de 2020. Foi também aprovada a prorrogação do mandato dos órgãos sociais de 2019-2021 até 2022.

Durante as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2020/2021, que decorreram na Covilhã de 19 a 30 de julho, foi lançada a versão experimental da aplicação móvel da FADU, que permite de forma rápida o acesso a informação e resultados na hora e classificações das competições em que foi testada. Esta aplicação para dispositivos móveis, está disponível para instalação, através das respetivas lojas online (google store / apple store), de acordo com o dispositivo móvel: Android / iOS.

Em parceria com o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), a FADU implementou em 2021, após a assinatura de um protocolo de cooperação, a utilização do Cartão Branco nos Campeonatos Nacionais Universitários. As Fases Finais da Covilhã/Fundão 2021 foi o evento de lançamento desta iniciativa, tendo sido exibidos 8 cartões ao longo das 2 semanas.

A assembleia geral da FADU aprovou, na reunião online extraordinária, realizada a 31 de julho de 2021, a criação de uma delegação da FADU em Aveiro. Nesta delegação é instalado o gabinete de formação e desporto para todos criado no mesmo ano, lançando o projeto Academia FADU a 2 de outubro, com a realização, até final do ano, dos primeiros cursos de formação para treinadores/dirigentes, integrados no programa certificado de formação de recursos humanos do IPDJ.

Na Assembleia geral da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), que decorreu de 10 a 11 de setembro de 2021 em Budapeste, com a presença da FADU, foi eleito para novo mandato (2021-2025) no Comité Executivo, com o maior número de votos entre todos os candidatos, Bruno Barracosa, presidente da FADU entre 2010 e 2013, tendo sido nomeado um dos três vice-presidentes, ascendendo ao mais alto cargo diretivo ocupado por um português na EUSA.

Entre os dias 29 e 31 de outubro, decorreu online a assembleia-geral da FISU, onde estiveram em agenda a apresentação e aprovação dos relatórios e balanço das atividades realizadas pela FISU e das diferentes comissões, a aprovação do plano de atividades e estratégico para os próximos anos, e os próximos eventos, agendados para o período de 2022-2025, tendo a FADU marcado presença;

O presidente e o secretário-geral da FADU, estiveram presentes na reunião do Comité Executivo da EUSA, que decorreu em Varsóvia, Polónia, a 12 e 13 de novembro de 2021, para apresentação da FADU, dos seus projetos e objetivos em curso e dos novos projetos, nomeadamente a casa do estudante-atleta, a Academia FADU, a abertura a projetos Erasmus + e ainda a área dos eSports com o eFADU Portugal, como projetos para uma nova expansão e desenvolvimento do desporto universitário, de forma a recuperar dos últimos 2 anos, em que o desporto e todas as suas organizações foram afetados pela pandemia.

A 29 de novembro de 2021 foram retomadas as assembleias-gerais em formato exclusivamente presencial, com a realização em Setúbal da assembleia ordinária, que aprovou o plano de atividades e orçamento de 2022.

No final do ano de 2021, o comité executivo da EUSA nomeou Manuel Veloso, secretário-geral da FADU, e Filipa Godinho, diretora adjunta do Estádio Universitário da Universidade de Coimbra e antiga presidente da FADU, para as comissões de controlo e de educação, respetivamente. As nomeações são válidas para o quadriénio 2021-2025.

Numa cerimónia pública, foram assinados com a Universidade de Aveiro: contrato de cedência do edifício, a 20 anos, que permite à FADU albergar a casa do estudante-atleta em Aveiro, espaço onde estão a funcionar alguns dos seus gabinetes e onde está prevista a instalação do museu do desporto universitário; protocolo de cooperação, com vista à dinamização de um centro de estudos e de programas de investigação e estágios curriculares e criação de condições para a realização de estágios e ações de preparação das seleções nacionais universitárias, nas instalações desportivas e serviços da U.Aveiro.

Em março de 2022 a FADU lança um novo projeto – Academia de Voluntários, enquadrada no projeto da Academia FADU, que surge como forma de aproximar as competências dos voluntários às necessidades e funções que os eventos desportivos apresentam, de forma a melhorar e aperfeiçoar o contributo dos voluntários nas organizações desportivas.

No dia 3 de março de 2022, a casa do estudante-atleta da FADU em Aveiro, recebeu a visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da diretora-geral do Ensino Superior, Maria da Conceição Bento. Durante a ocasião, o presidente da FADU, André Reis, aproveitou para falar de alguns dos projetos e atividades previstos para os próximos meses.

Devido à invasão da Ucrânia, o comité executivo da FISU decidiu cancelar os eventos previstos para a Rússia em 2022 e 2023, onde se incluía alguns campeonatos mundiais universitários e os jogos mundiais universitários (Universíadas) de Ekaterimburgo. Foram ainda suspensas a participação de delegações da Rússia e Bielorrússia nas competições europeias e mundiais universitárias, decisão tomada pelas respetivas organizações internacionais, EUSA e FISU.

A 26 de março de 2022 realizou-se nos Açores (Universidade dos Açores, Ponta Delgada) uma assembleia geral ordinária da FADU, na qual foi aprovado o relatório de atividades e contas de 2021 e a revisão dos Estatutos e do Regimento da Assembleia Geral da FADU, relacionadas com a renovação do estatuto de Utilidade Pública Desportiva. Aproveitando esta oportunidade, com a colaboração da AAUA, a FADU realizou neste fim de semana um ciclo de formações, direcionadas a dirigentes estudantis e enquadradas no projeto da Academia FADU – academia de líderes.

A FADU anunciou no dia 30 de maio de 2022 que as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2023 terão lugar, pela primeira vez, na cidade de Viana do Castelo. A organização local estará a cargo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e conta com o apoio do município local.

Entre os dias 8 e 10 de junho de 2022, a FADU levou a cabo mais uma iniciativa da academia de líderes, inserida no projeto da Academia FADU, na qual participaram meia centena de jovens dirigentes e agentes desportivos envolvidos no desporto universitário. Com o objetivo de formar e capacitar potenciais líderes e dirigentes desportivos, do programa formativo destacam-se algumas sessões teóricas e visitas a alguns dos locais de referência em Portugal, no que respeita ao desenvolvimento e acompanhamento da prática desportiva de alto nível, nomeadamente a visita às instalações do Comité Olímpico de Portugal, do Centro de Alto Rendimento do Jamor e da Academia de Formação do Sporting Clube de Portugal –Academia Cristiano Ronaldo.

No dia 14 de setembro de 2022 reuniu a assembleia geral, de carácter extraordinário, para proceder à tomada de posse dos delegados à assembleia geral, eleitos e designados para o mandato de 2022-2024. Aa eleições para os delegados eleitos decorreram nos dias 11 e 12 de julho na sede da FADU. A 13 de outubro de 2022 teve lugar na sede da FADU, em Lisboa, a assembleia eleitoral para eleição dos órgãos sociais da FADU do biénio 2022-2024, tendo sido eleita a lista A (lista única), liderada pelo candidato a presidente da FADU, Ricardo Nora, estudante da Universidade da Beira Interior (UBI), com a tomada de posse a estar prevista para novembro.

This article is from: