7 minute read

Espaço do Linguarudo Afiado

Lixeiras Realmente, a situação das lixeiras no Centro de Viamão é constrangedora. Fico pensando, se o prefeito Nilton tem conhecimento disso. Se sim, como ainda não resolveu tal situação? É tão difícil colocar lixeiras em condições no Centro da cidade? Se não, é lamentável que um prefeito não perceba o estado em que as lixeiras se encontram. Dá a impressão de que os atuais gestores não caminham pela cidade. É lamentável ver a que ponto chegou Viamão. As lixeiras no Centro refletem um pouco a atual gestão municipal. Se no Centro da cidade está assim, imaginem nos bairros. Gostaria de ver os vereadores da base do governo defendendo o estado dessas lixeiras e o lixo espalhado pela cidade. Fico imaginando, se o prefeito Nilton não sente vergonha das lixeiras estarem nesse estado no Centro da cidade? Comércio

Não é de hoje que escutamos relatos de comerciantes ou moradores, dizendo que pagaram do seu próprio bolso uma pessoa para fazer a roçada na cidade. O canteiro na Avenida Bento Gonçalves é um exemplo disso. Para muitos, o sentimento de abandono em que passa a cidade nunca foi sentido antes. Caro leitor, como está o seu bairro?

Advertisement

Obras Quem é o secretário de Obras da cidade?

Ainda é o ex-vereador Maninho Fauri?

Lembrando que Maninho é cotado para fazer parte da chapa do PSDB ano que vem. Imaginem uma chapa Nilton/Maninho concorrendo ano que vem. O jeito é morar em outra cidade.

Reeleição

O PSDB apresentará algum candidato ano que vem nas eleições municipais? Quem são os nomes? Será que realmente querem continuar comandando Viamão? Para quê? Essa gestão dá a impressão de que chegou no seu limite. Não apresenta nada inovador. Uma gestão protocolar.

Centro?

Até essa legislatura tínhamos vereadores de Oposição e Situação. Agora, os atuais vereadores criaram o espaço de “Centro”. O que é um “Vereador de Centro”? Algum vereador poderia explicar o que é ser de “Centro”? Os que tenho visto se dizendo de “Centro” são vereadores que aprovam todos os projetos do governo, defendem o governo e possuem cargo no governo. Isso é ser de “Centro”?

Pox

Tenho ouvido comentários de que o vereador Rodrigo Pox poderia ser o futuro presidente da Câmara. Pessoalmente não acredito nisso. Pox já foi PT. Agora está no PDT e faz parte da base do

PSDB. Será que o governo confiaria no vereador? Lembrando que o vereador Pox é amigo de Guto Lopes e Adão Pretto. Lembro que Pox, juntamente com seus colegas da época, gostava de fazer denúncias no Ministério Público contra o governo municipal. Na atual Legislatura foi oposição ao governo municipal. Depois virou Centro e agora é governista. O PDT deve estar com o PT ano que vem. Qual será o futuro de Pox? O PSDB confiaria no vereador Pox sendo presidente da Câmara ano que vem?

Futuro

No meu entendimento, o futuro presidente da Câmara deverá ser uma pessoa muito afinada e de confiança do governo municipal. Ainda mais que existe a possibilidade do prefeito Nilton Magalhães ser afastado do cargo. Neste caso, quem assumiria a Prefeitura é o presidente da Câmara. Quais os vereadores que a cúpula palaciana mais confia para assumir a Câmara e eventualmente a prefeitura? Na minha opinião, os vereadores Luisinho do Espigão e Keno do Jari seriam esses nomes. Ambos são do PSDB.

Denúncia

Ganhou peso político o movimento de um grupo de partidos políticos de Viamão ao protocolarem junto ao Ministério Público uma representação por supostos atos de improbidade administrativa contra o prefeito Nilton Magalhães, o ex-prefeito Valdir Bonatto, o exsecretário da Administração, Alfeu Freitas, e a secretária da Saúde, Michele Galvão. O documento foi endossado pelo PDT, PT, PSB, MDB, PCdoB e PSOL, além de lideranças políticas e comunitárias do município. Os partidos e lideranças pedem o afastamento do prefeito Nilton.

Outra

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo acionou a Polícia Federal e MPF para investigar suposto crime contra o patrimônio em Viamão. A representação pede a investigação da conduta do prefeito Nilton Magalhães. Trata-se de um casarão histórico, de 1888, que foi demolido em janeiro deste ano. Outra situação que pode causar complicações ao prefeito.

100 dias

Semana passada, Valdir Bonatto fez uma prestação de contas de seus 100 dias de mandato. Vi algumas fotos e achei pouca gente. Ou foi para um público seleto? Quem compareceu disse que somente Bonatto fez uso da palavra e não ofereceu nenhum coquetel. Foi uma solenidade rápida. A Prefeitura tem entorno de 400 CCs, mais as direções de escolas e UBSs. Isto ultrapassa facilmente 500 pessoas. Sem contar umas 300 pessoas em empresas terceirizadas.

Ausência

Após sua apresentação, algumas pessoas sentiram falta de Bonatto falar sobre o processo de cassação que está respondendo. Acredito que teria sido importante comentar sobre isso. Não falou porque defendeu o aumento do ICMS para manter a máquina administrativa funcionando. Os presentes também não ouviram Bonatto falar sobre a implantação do pedágio na ERS-118 entre a Free Way e Viamão. Nem sobre um possível fechamento do Hospital de Viamão e não ter ajudado o hospital enquanto foi prefeito. Bonatto poderia disponibilizar em suas redes sociais sua apresentação dos 100 dias. Até para fazermos justiça, se tratou desses assuntos. Refaz

E continua o faz e refaz com o dinheiro do contribuinte. Há poucos meses, fizeram o enrocamento com pedras no Lago Tarumã. Neste sábado, estavam refazendo as pedras. O Lago Tarumã é o exemplo do faz e refaz dessa gestão Bonatto/ Nilton. Tudo com o dinheiro do povo. Outro exemplo é a Rua José Garibaldi, que foi asfaltada a pouco tempo e está cheia de remendos e buracos. Moradores do entorno estão se queixando do fedor de esgoto do Lago Tarumã.

Edital De Convoca O Assembleia Geral Ordin Ria

A presidente do Sindicato dos Municipários de Viamão, no uso de suas atribuições que lhe conferem o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA os associados, para participarem da Assembleia Geral Ordinária, no dia 30 de maio de 2023, em primeira chamada, às 18h30 (dezoito horas e trinta minutos), e em segunda chamada às 19h (dezenove horas), na sede do Sindicato, situada na Rua Jorge Calil Flores, 241 - Fundos, Centro de Viamão/RS quando se deliberará sobre a seguinte ordem do dia: a) Apreciação e votação da Prestação de Contas, referente o período de janeiro a dezembro de 2022.

Viamão, 19 de maio de 2023

Direito do Trabalho, Previdenciário, Administrativo e Inventários

Av. Bento Gonçalves, 564 - Centro - CEP 94410-400 - Viamão/RS

Email:contato@rochaefaganello.com.br

Fones: (51) 34851316 – (51) 993693274

A Fatiota e o Rasgado!

Leitores espantam-se ao sacar do fundo do baú a ‘fatiota’. “O que é fatiota?” O dicionário Houaiss revela que é a “roupa em geral; farpela; traje; vestuário”. Aqui na sofrida terra de Viamão City chamava-se a ‘roupa completa do homem’ Também chamada de ‘roupa de morrer’, pois a criatura era sepultada com a sua melhor roupa e o melhor sapato. Na entrevista para entrar no céu, deveria estar apresentável a São Pedro ou ao Chefe dele. Eram escassas as peças de vestuário, comparadas com hoje. Essa ‘fatiota’ deveria ser a mesma do ‘casamento’ – verdade mesmo! Pessoas casavam e viviam na mesma casa – casados; com até um Clube dos Casados na cidade. As roupas surradas demais, sofridas pelo uso, recebiam reparos, como remendos, serzidos e similares. Ou doados aos mais humildes que o antigo dono.

Há observações desprezadas pela maioria de nós. Qual é o meu foco? Para onde arremesso meus sentidos que ainda estão ativos, parcialmente adormecidos e/ ou doutrinados – ou seriam domesticados? O cronista, ao contrário de outras estirpes de escritores, é o atirador de elite da literatura, quando prima em levar a sua mensagem com brevidade, compactação em início, meio e fim – um cirurgião social. ancorada dentro dele” – já escutou? É chique para os mais abonados fazerem turismo na pior periferia, com os piores elementos, churrasco na laje e outras coisas que num passado breve era somente uma excentricidade. Essa deterioração que se dissemina e funde-se na personalidade traz a reboque copiar os piores personagens das telenovelas, assim como ter bandido como ídolo e criminoso pet. Observe! Há os ‘subnutridos’ que se lamuriam da situação da sua cidade e do país. Falam mal dos escolhidos pelo povo e pelo polvo. “Diga-me com quem andas que te direi quem és!” – Tradicional sabedoria popular quando filhos eram educados nas famílias e escolas ensinavam matemática, português, geografia, biologia, ... Inacreditável!? Sério mesmo. Eu conheço professoras alfabetizadoras. Verdade! Al-fa-be-tiza-do-ras! Como sei de doutrinadoras em maternal lá em Pasárgada.

Crônicas & Agudas!

Estar melhor ou bem arrumado não era somente posição social, era um sinal de capricho, boa educação e respeito. Lembre-se das crônicas sobre a singular mulher e lavadeira, a Dona Santa! Roupas gastas, mas extremante limpas e sem rasgados. Havia uma superstição de que usar ‘roupa rasgada’ atrasava vida e o dinheiro fugia. Se fosse calcinha ou sutiã mal cuidados, perderia o marido para outra mais caprichosa – merecia mesmo!

Observe agora como as criaturas andam pelas ruas e eventos nesse Brasil de fundilhos sujos. Rasgados. Rasgados e sujos. Rasgados, sujos e fedorentos. Chega ou coloco mais? A imagem identifica o interior da pessoa, para o bem e para o mal? Sim ou não? De onde veio essa desordem interior que se espraiou numa falsa beleza? Ou não “agredir o pobre”?

Crônicas & Agudas!

Para ser “igual” precisa ser um mutilado nas vestimentas, um andrajoso? “A criatura saiu da favela, mas a favela está estacionada e

Cr & Ag!

Uma serapilheira que aflora e vegeta na sociedade. Casos e situações que merecem maior atenção da psiquiatria? Certamente togados, logados e a mídia seriam contrários, amparados pelos ‘direitos humanos’dos humanos(?) tortos. A identificação negativa, a despersonalização do ser pela alcateia, flagela o espírito e adelgaça a razão. Precisamos desses ‘likes’ para sobreviver? Famílias desestruturadas jogam suas crianças em escolas desestruturadas e cativas da perfídia ideológica de “trabalhadores em educação”. Eram professores num passado que repelia a doutrinação e a degeneração da espiritualidade e da personalidade.

Jamais generalizo. Cada caso, um caso. A generalização é a filha bastarda da ignorância articulada e com espírito de corpo. Observe. Faça seu entendimento pessoal enquanto pode e não for crime contra a democracia no Supremo Templo da Perdição – recordei do filme do Indiana Jones?