6 minute read

Espaço do Linguarudo Afiado

Carnaval Cancelaram o Carnaval em Viamão. Qual a novidade?

Desde 2013, quando Bonatto assumiu, ocorreram quantos Carnavais na cidade?

Advertisement

Ainda tem gente que fica surpresa? O prefeito Nilton não disponibilizará recursos para a realização do evento. Alguém realmente achava que a gestão Bonatto/Nilton investiria no Carnaval?

Pedágio

Os empresários viamonenses que votaram em Valdir Bonatto estão esperando a sua posição em relação ao pedágio na ERS-118. É a favor ou contra?

Bonatto disse que o aumento de impostos é necessário para manter a máquina pública. Fico pensando o que o pedágio trará de positivo para Viamão e Alvorada? Bonatto poderia explicar aos seus eleitores. Os deputados Adão e Capitão Martim são contrários.

Sugestão

Nossos políticos poderiam visitar o governador de São Paulo para escutar como se administra um Estado diminuindo impostos e a máquina pública. Aumentar a carga tributária qualquer um faz. Agora, eu gostaria de ver administrarem o RS, diminuindo cargos e impostos.

Simvia

O fato dessa gestão Bonatto/Nilton não receber o Sindicato dos Municipários mostra um pouco essa administração. Pouco dialoga e se comunica com a população. Prefeito é visto em visitas pontuais e rápidas. O gabinete do prefeito está sempre vazio, pois não recebe ninguém. O prefeito tem receio ou não tem nada a dizer para o sindicato?

Reajuste para os servidores e o piso do magistério por enquanto nada. Nilton esqueceu que foi servidor de Viamão?

Guarda

Qual é a função da Guarda Municipal? É proteção do patrimônio público? Auxiliar na segurança pública?

Fazer a escolta de gestores? Enfim, alguém poderia nos esclarecer.

Podas

A falta de podas nas árvores afeta a rede elétrica e de internet. Muitas vezes, os cabos são rompidos devido aos galhos. Não dá para realizar alguma ação nesse sentido?

Revogação

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, disse que irá revogar quase cinco mil decretos durante o evento South Summit, no Cais Mauá de Porto Alegre. De acordo com a prefeitura, o chamado “revogaço” será voltado ao desenvolvimento econômico da cidade. Em Viamão, não poderiam fazer a mesma coisa? Vendo essas ações em outros municípios, vejo como nossa gestão é protocolar. Carece de inovações. Apresenta pouca coisa de diferente. Apesar que o discurso é bonito. Abandono Viamão nunca esteve tão abandonada como agora. A reclamação é geral. Lixo jogado por toda cidade, asfaltos esburacados ou se deteriorando. Sem contar o mato tomando conta das praças. Nesse ritmo, a gestão Bonatto/ Nilton poderá ser uma das piores da história da cidade. Caro leitor, como você está vendo a cidade? Essa turma vai ter seu voto ano que vem?

Lago

O então prefeito Bonatto e o vice Nilton, quando apresentaram o Projeto de Revitalização do Lago Tarumã na Câmara, em novembro de 2021, afirmaram que, em setembro de 2022, o Lago estaria terminado. Já estamos em abril de 2023 e pelo jeito falta muita coisa. Sem contar que ainda terão que refazer outras tantas.

Competência

Lembro o prefeito Bonatto falando no lançamento do projeto na Câmara: “ Não pode ser feito com pá precisa ter planejamento, inteligência, capacidade”. Uma pergunta a Bonatto e Nilton: será que não está faltando exatamente isso para terminarem o Lago Tarumã?

Entusiasmado

Na Câmara, o então prefeito falou de ações de investimento, estudo da flora e fauna e identificação de todos os peixes. Falou também em análise com equipamentos de batimetria do fundo do lago para fazer de forma segura as intervenções. O Lago continua tomado pela vegetação e a água com esgoto continua entrando. Muito dinheiro já foi gasto. Muito discurso bonito e pouca efetividade. Na prática, o Lago está longe de ser concluído.

Perguntas

Com relação ao enrocamento do Lago Tarumã, que desmoronou com a primeira chuva forte, gostaria de saber quem vai pagar por esse descuido técnico? Quem está pagando os remendos nos asfaltos de pouca qualidade? Essa é a gestão do faz e refaz as obras.

Vegetação

No Lago Tarumã já é vista a proliferação da vegetação. Será que terão que pagar novamente uma empresa para retirar a vegetação de dentro do Lago? O Lago cheio de esgoto e vegetação faz parte de alguma etapa? Quem vai pagar novamente essa retirada? Cadê os responsáveis técnicos e os fiscais das obras? Essa é a gestão do faz e refaz.

Aspecto

Para algumas pessoas do meio político, o prefeito Nilton passa ares de cansado e desmotivado. Recebe poucas pessoas em seu gabinete. Não sai às ruas para conversar com o povo. Viamão precisa de uma pessoa inovadora, motivada e que dialogue com o povo. No início desta gestão culpavam as administrações anteriores. Agora já estão quase no fim do mandato e a culpa é de quem pela sensação de abandono que passa a cidade? Essa administração tem um secretariado fraco. As pessoas nem conhecem o nome dos secretários. Olha, se duvidar, nem os vereadores sabem o nome dos secretários. Algumas pessoas relatam um sentimento de tristeza com o rumo da cidade.

Investigados Pelos comentários, vários vereadores governistas estão sendo investigados por supostos funcionários fantasmas e possíveis casos de “rachadinhas”. É por essas e por outras que escrevo que vemos muitos discursos bonitos e na prática a coisa é bem diferente. Muitos se acham os paladinos da moral, da ética e dos bons costumes. Em breve, a população saberá os nomes deles. O que chama a atenção é o fato de serem governistas. Mas vamos aguardar, pois apenas estão sendo investigados.

Pedidos Não nos surpreende que os pedidos de informação dos vereadores sejam negados pela base do governo. Quanta coisa poderíamos saber se não negassem os pedidos de informação. Pelo jeito, transparência não é o forte desse governo. Se não apresentam o projeto do Lago, imaginem o restante. Quem anda pelo meio político escuta cada história. Alguém acha normal 392 servidores de férias em período eleitoral?

Direito do Trabalho, Previdenciário, Administrativo e Inventários

Av. Bento Gonçalves, 564 - Centro - CEP 94410-400 - Viamão/RS

Email:contato@rochaefaganello.com.br

Fones: (51) 34851316 – (51) 993693274

A Flor e o Espinho!

Entrego uma tríade nas minhas mensagens: ‘Reconhecimento, Respeito e Gratidão!’ Para alguns isso nada significa e pouco representa em sua jornada de vida. No entanto, creio ser as fundações de uma vida, junto com outros valores conceituais, pessoais, para evoluir e crescer positivamente, com Luz. O espírito crítico é inerente e necessário ao homem, observa erros e corrige caminhos. Há um limite, como em tudo nessa vida. Há pessoas que observam os erros e descuidos em qualquer situação. E mostram. Mas essas mesmas pessoas são capazes de ver e mostrar os acertos? O homem reclamante sobre a comida que a esposa lhe serve com amor, mas nega (mesmo que sinta) manifestar elogios quando aprecia ou para incentivar seu trabalho. Alguns ‘simplórios’ alegam: “Ela sabe!”. Raiz e esporos de relacionamentos fracassados. Por que não demonstrar? A vida nos dá obras de arte a todo momento (o sol nascendo ou se pondo), mas reclama do vento, da nuvem e vai nesse rosário de dedos apontados.

[Tire o seu sorriso do caminho

| Que eu quero passar com a minha dor | Hoje pra você eu sou espinho | Espinho não machuca a flor...] [Eu só errei quando juntei Minh’ alma a sua | O sol não pode viver perto da lua]

A criatura abdica de sentir o perfume da flor, a beleza de uma rosa, o orvalho em sua face iluminada, um botão que rompe em ascensão de beleza e encantamento. Sentir seu toque aveludado. Receber uma flor, seja uma rosa ou outra maravilha da natureza, para aguçar sua crítica por um espinho que pouco lhe tocou. Essa analogia que faço junto contigo está nas tranças, no emaranhado ou nas teias cerzidas pela dificuldade ou incapacidade de reconhecer o trabalho do outro. Respeitar as qualidades e ser grato, porque alguém está fazendo algo para iluminar, com seu amor e uso do tempo. Os legados que nos deixam é a luz que alguém deseja que recebamos. “Recebo a flor, mas sinto os espinhos?” Pergunte-se!

[Tire o seu sorriso do caminho | Que eu quero passar com a minha dor | Hoje pra você eu sou espinho | Espinho não machuca a flor] ...

Cito a situação do casal, como poderia adentrar uma infinidade de outras situações ou atividades. “ Eu estou colaborando com minha esposa, para ela ser melhor cozinheira, ser melhor dona de casa, ser melhor blá-blá-blá...” É falso! Pensa driblar o terapeuta ou outra pessoa. Quem não vê e demonstra as qualidades alheias não é um colaborador. Seria um inquisidor? Colaborador auxilia nos erros, mas jamais deixa de incentivar e aplaudir os incontáveis acertos. São, também, os pais que observam vários defeitos nos filhos. E as suas qualidades? A espiritualidade escuta essas trovoadas do comportamento como raios no horizonte dos relacionamentos e dos melhores sentimentos, como a Gratidão.

[É no espelho que eu vejo a minha mágoa | A minha dor e os olhos rasos d’água | Eu na sua vida já fui uma flor | Hoje sou espinho em seu amor ] – Samba de Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito. Tudo, inclusive, o espinho tem a sua utilidade e propósito. Ser a flor ou ser o espinho? Cativar ou afastar? Prender-se na fração sem absorver e sorver a beleza ou a mensagem do todo? São perenes, são marcantes e até eternos quem se dedica a florescer na sua vida e na vida dos outros. Thomas Edison teve milhares de erros até o resultado final que ilumina o mundo, afastando as sombras. Quantos espinhos lhe tocaram? Quantos fizeram como ele? Cada um de nós é um ser, uma criatura especial dotada de todas as capacidades da natureza. O que cada um faz consigo e com o mundo?

Tua jornada. Minha jornada. Nossa jornada de vida!