1 minute read

Origens do SENTA A PUA

Next Article
Outras Atividades

Outras Atividades

Este nome surgiu com o 1.0 Tenente Aviador Firmino Ayres de Araújo. "Zé Firmino", como era conhecido na FAB, utilizava esta nova gíria para apressar os motoristas de viaturas, nas viagens rotineiras

Com a convocação do 1.0 Grupo de Aviação de Caça, que representaria a Força Aérea, nos céus eia Itália, os oficiais, que serviram com o "Zé Firmino", levaram este griLv com eles.

Advertisement

O "Senta a Pua" acompanhou o 1.0 Grupo de Caça pelos treinamentos e adestramentos no Panamá e nos Estados Unidos, viajando. em seguida, para a campanha na Itália.

O nome se transformou nc grito de guerra do 1.º Grupo de Caça, tendo como símbolo o avestruz guerreiro, criado pelo Capitão Fortunato Câmara de Oliveira.

O símbolo surgiu no deslocamento para a Itália. Desde o Panamá, os brasileiros tomaram contato com a cozinl1a americana. Comia-se de tudo inclusive feijão branco com açúcar. Alguém lembra-se do avestruz, pássaro que come até prego, e a partir daí os integrantes do grupo passaram a chamar-se de avestruzes.

Como já foi dito anteriormente. esi.e símbolo foi confeccionado pelo Capitão Fortunato. o qual s2 inspirou na figura alegre e irriquieta do então Tenente Lima Mendes.

A caricatura viva e inteligente do avestruz guerreiro tornou-se o reflexo da velocidade e da maneabilidade dos aviões brasileiros. Com seu boné, representa os pilotos da FAB, empunhando na armadura a robustez do Thunderbolt, cujo fundo azul com estrelas simboliza o céu do Brasil, com o Cruzeiro do Sul em destaque. Retratando o espaço aéreo o avestruz aparece apoiado em uma nuvem cúmulo. A bolota de fumaça negra e os estilhaços demonstram a pesada artilharia inimiga, em pleno combate ·.mtiaéreo. A pistola insinua a potência de fogo do P 47, defendendo os céus. Ao fundo. o vermelho eterniza o sangue deri'amado pelos pilotos mortos e feridos em combate.

Hoje, ave famosa e parte integrante da história das Forças Armadas do Brasil, é a imagem rlo orgulho da vitória no Vale do Pó, em dias de tanta luta. Com a naturalidade dos homens fortes, o "Senta a Pua" - grito de guerra dos Jambocks do 1.0 Grupo de Caça - atacava e explodia as esquadrilhas nazistas sempre com a certeza de que, um dia, seria lembrado por salvar o ideal de liberdade dos brasileiros.

This article is from: