Issuu on Google+

I n fo r m at i vo t r i m e s t ra l | A b r i l d e 2 0 1 1

Uma campanha de histórias reais que conquistou o consumidor por falar o que ele quer ouvir, a verdade.

2

MULHERES DE VALOR Annette de Castro, valor Esmaltec em alta

MOVELPAR 2011

3

A Esmaltec marcou presença na 8ª edição da Feira de Móveis do Paraná

8

PROJETO CONQUISTAR

A partir de julho, GEQ contará com sistema de gestão integrada


ESPECIAL

ACONTECEU...

Mulheres de Valor O Dia Internacional da Mulher passou, mas para registrá-lo de forma especial destacamos uma mulher que é a cara da Esmaltec e cujo valor foi reconhecido nacionalmente pelo Jornal Valor Econômico. Na Esmaltec, as mulheres sabem que trabalham em uma empresa que valoriza e estimula seu desempenho, crescimento e valor. Por tudo isso, no mês das mulheres, nosso destaque é uma mulher que nos inspira diariamente, Annette Reeves de Castro, mas que a Superintendente da Esmaltec, ela é a imagem da mulher que conquistou seu espaço mediante muito trabalho, esforço, dedicação e competência. No final de 2010, Annette conquistou reconhecimento nacional ao ser eleita uma das executivas mais influentes do Brasil. Excelência Reconhecida No dia 13 de dezembro, o Jornal Valor Econômico, em sua a revista Valor Especial, destacou as executivas mais influentes do mercado corporativo brasileiro e os principais desafios enfrentados por elas em meio às rápidas mudanças do mundo empresarial. Annette foi eleita executiva de destaque pelo voto de representantes de consultorias, do meio acadêmico e empresários. O júri se baseou na metodologia desenvolvida pela renomada consultoria Egon Zehnder International. São 27 anos de dedicação exclusiva ao Grupo Edson Queiroz com uma gestão pautada pela excelência. Diariamente ela dedica, em média, 12 horas ao trabalho com alegria, sua presença motivadora devolve à empresa dedicação e eficiência, frutos que são funda-

Carnaval Consciente O carnaval já passou, mas o trabalho de conscientização desenvolvido na Esmaltec Folia, aliado ao Sesi Saúde e Esporte, continua rendendo bons frutos. O evento aconteceu no dia 4 de março, estimulou a todos a estarem atentos aos cuidados com a dengue além da importância do uso de preservativos. Alegria e descontração marcaram o encontro, que foi animado pelo funcionário e comediante, Francisco Elvis. É a Esmaltec investindo em informações que possam estimular diversão com segurança!

mentais para o sucesso. Sob a sua tutela a Esmaltec é a marca líder em fogões no Brasil, atua no mercado internacional exportando seus produtos para 50 países e, mesmo com a recente recessão mundial, a empresa cearense tem mantido sua estabilidade em vendas e destaca-se por sua tecnologia e design. “Minha trajetória é a prova que uma empresa visionária pode desenvolver talentos próprios, com valores cultivados em casa e rentabilizar de volta com sucesso. Ver o trabalho que faço com esmero ser reconhecido é muito gratificante e tenho prazer em compartilha-lo com toda a equipe que faz parte da Cascaju, Esmaltec e do Grupo Edson Queiroz”, finaliza Annette. Maria da Penha No dia 8 de março, a Esmaltec recebeu uma visita muito especial, Maria da Penha, que veio compartilhar sua experiência de vida com nossas funcionárias. Sua história de dor e luta resultou em justiça por sua perseverança na busca em mostrar ao mundo a necessidade de proteção à mulher no seu ambiente mais sagrado, seu lar. Hoje a lei que protege mulheres de todo o pais contra a violência leva seu nome.

2

Esmaltec no alto de Kilimanjaro AEsmalteccomemoraumaconquista importante para o Ceará, Rosier Alexandre, montanhista e escalador cearense, levou nossa marca a uma das montanhas mais altas do mundo, o Kilimanjaro! Com 5.895 metros de altura, o Kilimanjaro é um dos cumes mais difíceis do mundo a ser conquistado, localizado no norte da Tanzânia, junto à fronteira com o Quénia, é o ponto mais alto de África. De lá Rosier Alexandre mandou a seguinte mensagem, “É com grande abraço e emoção que informo que às 6h40min (0h40min no Brasil), pela primeira vez a bandeira cearense foi aberta juntamente com meus patrocinadores, no ponto culminante da África. Obrigado a todos que patrocinaram, que torceram e vibraram. Um abraço do tamanho do Kilimanjaro.”


EVENTOS

Movelpar 2011 A Esmaltec marcou presença na 8ª edição na Movelpar, a Feira de Móveis do Paraná, que aconteceu em Arapongas, de 14 a 18 de março. Reconhecida no Brasil e no exterior, a Movelpar é palco de importantes lançamentos que acompanharam a evolução do móvel brasileiro e o incremento às exportações nacionais. Segundo informações da própria feira, o evento recebeu visitantes de 21 países, entre eles: Argélia, Argentina, Aruba, Bélgica, Emirados Árabes, Cuba e Portugal. Presença Esmaltec Para receber lojistas e clientes de todo o Brasil, a Esmaltec montou um stand de 130m² e apresentou toda a sua

linha de produtos para representantes e lojistas nacionais e internacionais, que se mostraram interessados em desenvolver boas parcerias de vendas. Por ser um feirão que acontece na região Sul do país, a Movelpar também se traduz em uma excelente oportunidade de exposição da marca Esmaltec naquela região que detém forte participação dos nossos concorrentes, que atuam com mais ênfase no sul e sudeste do Brasil. Vale ressaltar que o setor moveleiro além de dinâmico é repleto de excelentes oportunidades de negócios para

a Esmaltec, que atua nele tanto como parceira de fábricas de móveis domésticos, como também através da venda de seus produtos de forma direta. Nos cinco dias do evento, o Expoara registrou um fluxo de 46.242 pessoas. Desse total, cerca de 75% são de lojistas e representantes comerciais que vieram de todos os Estados brasileiros e de 23 países de três continentes (América do Sul, América do Norte, América Central, Europa e África).

QUALIDADE DE VIDA

Esmaltec investe em qualidade e é premiada Investir em qualidade é ir além da simples capacitação, é investir também em bem estar e fidelização de funcionários e colaboradores. A Esmaltec trabalha esse foco com maior ênfase desde 2007, quando criou o setor de Qualidade de Vida para a empresa. Esta iniciativa rendeu à empresa a segunda colocação no Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho, na categoria Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável, entregue no dia 24 de março, no auditório da Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará).

3

Melhor do que isso, o resultado desse investimento rende à Esmaltec funcionários satisfeitos e capazes de uma maior produtividade. Para o gerente geral de tecnologia da empresa, Carlos Eduardo Salles, não se pode falar em números dentro de uma organização sem que a sua equipe esteja motivada. “Quanto mais pessoas nós tenhamos comprometidas e envolvidas, inevitavelmente isso se transformará em receita operacional líquida e em resultados, mas não só isso nos interessa, o ambiente para nós é muito importante”, ressalta.


CAMPANHA

Campanha

Esmaltec aposta em autenticidade e leva à mídia personagens reais e suas expectativas quanto a questão eletrodomésticos. Valorizar o consumidor para poder atender às suas expectativas. Porém, fazer isso com sinceridade a ponto de não especificar o que deve ser dito, mas de tornar sua voz apta a repercurtir nacionalmente. Esse foi o desafio que a Acesso Comunicação, agência da Esmaltec, encarou ao desenvolver a campanha “Você Pode Contar” para a nova linha de produtos da marca. Para apresentar as novidades ao público, a campanha leva à mídia um conceito próprio de autenticidade, que dá o tom às peças em mídia eletrônica e impressa, PDV, ações promocionais, como a Tribuna, e de merchandising. Nelas, a verdade é o conceito de maior valor que a empresa apresenta ao seu público. Com este intuito, a sinceridade em cada palavra, em cada personagem real que o público ouve, demonstra uma nova realidade social de consumo encabeçada pela a nova e abrangente classe C, que busca o melhor custo benefício em suas aquisições.

A atual classe média sabe valorizar cada centavo, é formada por mais de cem milhões de brasileiros, responde por 76% do consumo nacional e tem renda entre R$ 1.065,00 a R$ 4.591,00. Esta classe social crescente, exige não apenas preço, mas também qualidade, paga suas contas em dia e têm os eletrodomésticos como desejo de consumo. O que eles querem é ter praticidade, informações claras e verdadeiras, preços que caibam dentro do seu

orçamento, e a certeza de que o produto comprado atenderá as suas expectativas como consumidor. “Optamos por basear nosso conceito na verdade. Nos filmes que já podem ser vistos no ar, captamos as declarações nas casas daquelas mulheres, o que se escuta são suas opiniões verdadeiras. Os eletrodomésticos são sonhos de consumo por levar conforto e praticidade à vida de mulheres que são mães, que trabalham para sustentar suas casas e que se orgulham de suas conquistas. Nossa proposta foi dar voz à elas com autenticidade”, comenta Evandro Lima, diretor de criação da campanha que já é sucesso de público e vendas.

Saiba mais! A campanha “Você Pode Contar” ao retratar com fidelidade a realidade do consumidor, estabelece um diálogo contínuo com o consumidor. Para falar com quem compra, a mídia trabalhada veículos anúncios em tv (aberta e fechada), mídia impressa (jornais e revistas), rádio, internet, mídias externas (busdoor, outdoor e metrô), além de ações promocionais (Tribuna).

4


Tribuna de Sucesso Ouvir é uma arte, principalmente quando se trata da opinião de muitos. Mas a Esmaltec topou o desafio de dispor-se a ouvir seu cliente e para que isso fosse possível, ainda em 2010, foram montadas Tribunas em pontos chaves das cidades de Fortaleza-CE, Salvador-BA, Recife-PE e Belém-PA. Nestes lugares o público teve acesso a um pequeno palco móvel. Nele qualquer pessoa pôde fazer valer sua voz. Todos foram convidados a nos contar histórias do seu cotidiano relacionadas a cozinha, eletrodomésticos e família, que foram gravadas em video e as mais interessantes selecionadas e exibidas no hotsite www.vocepodecontar.com.br. De outubro a dezembro de 2010, cada cidade citada recebeu quatro Tribunas, que movimentaram um público médio de 10 mil pessoas por capital, as quais foram alcançadas em shoppings e pontos de forte fluxo diário de pessoas. Os participantes receberam brindes como canetas, leques, livros de bolso sobre os produtos Esmaltec e sacolas utilizadas na ação.

Como resultado o consumidor compartilhou suas histórias, sonhos, esperanças, piadas, talentos, expectativas e muito mais. Dentre os vídeos premiados ouvimos desde declarações de amor até histórias de vitórias e situações diversas. Porém, todos têm algo comum: a certeza de poder confiar em uma marca disposta a ouví-los e valorizálos, independente de quem sejam. Satisfeita com os resultados obtidos, a Esmaltec resolveu dar continuidade a

campanha, e no período de 10 de março a 2 de abril deste ano, colocou novamente a Tribuna Esmaltec nas ruas de Fortaleza e Recife. O alcance de participação também foi em torno de 10 mil pessoas. Porém, o impacto via hot site, e nos locais das Tribunas alcançaram uma amplitude bem maior, apenas nesta segunda edição em Recife, quase 30 mil pessoas foram impactas, e em Fortaleza 24.500 pessoas. Sucesso absoluto!

Novidades online! A Esmaltec reformulou seu site, as novidades são simples mas permitem uma navegação mais fácil e informativa. Por lá você encontra tudo sobre cada um dos produtos produzidos pela empresa, conhece mais sua história, encontra soluções rápidas para perguntas frequentes, além de informações gerais sobre seus valores, visão e missão. Conheça melhor a Esmaltec, acesse nosso site: www.esmaltec.com.br.

5


Ser líder é... “Um líder precisa de atitude. Problemas sempre vão existir, você é o reflexo da sua equipe. É preciso ter ousadia, criatividade e planejamento. Discutir regras e reinventar o que fazemos hoje em busca do melhor resultado para o todo”, comenta Elano Cardoso, coordenador de produção.

INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Desenvolvendo Lideranças A Esmaltec sabe que líderes são importantes numa organização, e por isso investe em formar uma cultura de desenvolvimento de competências necessárias, que possam agregar valor à empresa, e ao negócio, na busca de resultados através de pessoas. Por isso a empresa investe no GMPD (Gerenciamento Matricial de Performance e Desenvolvimento), programa fundamental para o desenvolvimento de líderes e profissionais com grande potencial de crescimento e que, selecionados por seus gestores, foram convidados a participar deste projeto. Nele são trabalhados módulos temáticos, baseados nos objetivos e competências do GMPD, que acontece em encontros quinzenais.

Todo o desenvolvimento deste trabalho tem coordenação da psicóloga Rosângela Michelon, que afirma, “a construção de um papel de liderança é fundamental na conquista de resultados”. Na construção desse conceito, líderes atuantes que influênciam suas equipes na empresa, compartilham com o grupo experiências e conquistas, e nesse compartilhar ensinam lições preciosas à quem almeja exercer o seu melhor. Como máxima, podemos citar Márcio Veiga, Gerente Geral Industrial, que ao compartilhar sua história e seus desafios, comentou algo precioso que aprendeu e exercita constantemente, disse ele, “Todos nós podemos fazer um pouco mais, e melhor, ao trabalharmos o potencial que temos”.

“Os detalhes são importantes. A liderança deve aprender a administrar conflitos e saber trabalhar em ambiente de pressão. A dica é ouvir mais do que falar, valorizar nossos colaboradores, agradecer o trabalho realizado, saber dar um bom dia. Tudo isso contribui para um melhor relacionamento”, alerta o supervisor de produção Clodoaldo Souza. “O bom líder interage com eficiência com seu grupo porque precisa ter humildade para aprender com todos”, Vitório Pavan, gerente de produção. No módulo específico de liderança, o grupo trabalhado com a facilitação do instrutor Edivan Cavalcante (Supervisor de Qualidade), construiu seu próprio conceito de liderança. Para eles, liderar significa: ”ato de influênciar e desenvolver determinado grupo ou equipe à um objetivo comum, e este objetivo deverá ser alcançado com os recursos disponíveis. Influênciar pessoas para atingir objetivos comuns atendendo as necessidades da equipe e clientes”.

CAPACITAÇÃO

Treinamento da rede autorizada Esmaltec A Esmaltec preza pela excelência em todas as suas áreas, e obviamente isso se extende à sua assistência técnica. Para garantir o bom atendimento à seus clientes no pós-venda, periodicamente, a empresa promove treinamentos focados na capacitação para técnicos de sua rede autorizada. Técnicos e atendentes dos Serviços Autorizados Esmaltec (SAE) são treinados para garantir o melhor atendimento possível, o objetivo é a satisfação e fidelização do cliente à marca, um compromisso Esmaltec.

6


GESTÃO ESTRATÉGICA

Encerramento das Equipes de Melhoria 2010 Durante o ano de 2010, três equipes na área de produção e quatro equipes na área ambiental atuaram com o objetivo de melhorar a produção na fábrica de refrigerado-

CONFIRA OS PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS

Redução aproximada de R$ 168 mil ao ano através de redirecionamento e reutilização de água tratada

res e proteger o meio ambiente, através de ações que visam o aumento de produtividade, qualidade, sustentabilidade, economia e uso racional dos recursos naturais.

ada de Cumprimento de Redução aproxim tos aproximadamente en m za va s 100% 29% do do plano de preventiva de Poliuretano

Redução aproximad a de R$ 216 mil de energ ia através da alteraçã o nos compressores

Padronização das garras do teste funcional

l Criação do Jorna Ecológico

Premiação A equipe de melhoria vencedora, SOS AMBIENTAL, juntamente com o melhor facilitador de equipes foram desfrutar de um passeio no Y-Park com direito a acompanhante. Os participantes se divertiram muito com direito a vários itens de diversão e almoço.

Redução aproxim ada de 10% do lixo en viado a aterro sanitário

Equipes de Melhoria 2011 Em 2011 a Esmaltec continua sua busca de melhores resultados e com isso foram reestruturadas e criadas novas equipes de melhoria, onde o treinamento inicial para todos os participantes aconteceu no dia 20 de fevereiro. Fábrica de Refrigeração  Termoformagem (Caixa Interna e Portas)  Injeção de Poliuretano Portas  Teste Funcional

Fábrica de Fogão  Estamparia INOX  Estamparia Progressiva Fábrica de Botijão  Linha de Montagem Botijão

! Fique sabeelnhodriaosão forma-

Gestão Ambiental  Água e Efluentes  Resíduos  Energia

M As Equipes de pecíres de áreas es do ra bo la co r po das alidade engenharia, qu ficas (produção, ogia de m uma metodol etc) que utiliza mas e lucionar proble so ra pa ho al ab tr . gerar resultados a égica proporcion A Gestão Estrat s so es oc renciada dos pr uma visão dife am dessas res que particip aos colaborado ndo-os ndo-os e avalia equipes, treina . periodicamente

7


PROJETO CONQUISTAR

Lançamento do Portal

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO

GEQ terá gestão integrada A Esmaltec e a Cascaju serão as primeiras empresas do Grupo Edson Queiroz (GEQ) a operar de forma integrada. A implementação do novo sistema de gestão teve início em abril de 2010 e vai entrar em produção (o chamado Go Live) a partir de 4 de julho de 2011. A partir desta data, as duas empresas estarão integradas, tendo como base uma única plataforma tecnológica: o sistema ERP/ORACLE/EBS. A implantação do sistema de gestão integrada está sendo feita por meio do Projeto Conquistar, sob o comando da IBM Global Business Service. Atualmente, o Projeto está na segunda rodada de testes (teste de ciclo), que tem como objetivo avaliar a integração entre os módulos do ORACLE (Exemplo: Contas a Pagar x Contabilidade) e os sistema parceiros (XRT – Tesouraria / Synchro- Fiscal / Trust – Fretes / E-comex – Comércio Exterior).

Segundo os colaboradores da Esmaltec que estão participando do Conquistar nas Frentes de Suprimentos e Manufatura, o sistema vai disponibilizar ferramentas e metodologias de mercado para maior integração entre a fábrica e seus respectivos fornecedores e clientes, possibilitando maior integração – com ferramentas específicas do ORACLE – em toda a cadeia de abastecimento (compras, vendas, planejamento, produção, fornecedores e clientes), diferentemente de hoje, que se faz com interfaces. Para a Esmaltec, a data do Go Live é uma data muito propícia pois, em julho, a fábrica vive um momento de de maior tranquilidade com a passagem do dia das mães e o início de férias coletivas da empresa. Esse procedimento acaba minimizando alguns riscos que a implantação pode causar e gera ainda maior confiabilidade no novo sistema e mais agilidade no processamento das informações.

No dia 24 de março foi lançado o portal do Projeto Conquistar. Neste espaço estão sendo divulgadas as principais notícias e informações do Projeto, além do acesso a treinamentos a distância, Planos de cursos e também a possibilidade de fazer o download de material didático. Para visitar o portal do Projeto Conquistar é só acessar http:// conquistar.edsonqueiroz.com.br. Não deixe de nos enviar suas críticas, dúvidas e sugestões.

A importância dos treinamentos

EXPEDIENTE

No dia 25 de abril, o Projeto Conquistar entrou em sua fase mais importante com a chegada do período de treinamentos. Neste momento, é fundamental o empenho de cada treinando para que a implantação do novo sistema de gestão integrada, Oracle EBS, seja feita da maneira mais eficiente e no menor espaço de tempo. Para a Esmaltec, esse período é de extrema importância pois é aqui que inúmeros processos de todo o Grupo se iniciam. Um treinamento bem aproveitado resultará em eficiência profissional individual, da fábrica e possivelJORNAL DA ESMALTEC é uma publicação trimestral da Esmaltec S/A. Direção: Marcelo Campos Produção Gráfica e Editorial: Marketing Esmaltec Textos: Zarhi El Malek Diagramação: Fábio Dutra Fotos: Divulgação e arquivo Impressão: Gráfica Unifor Tiragem: 3.000 exemplares Distribuição: Gratuita e dirigida

mente de todas as empresas do Grupo Edson Queiroz. É preciso ter em mente que, a partir do momento do Go Live, o domínio do novo sistema influenciará diretamente no desempenho profissional de cada envolvido, por isso, é fundamental que cada um dedique-se ao máximo aos seus treinamentos. Lembre-se, O sucesso do Projeto também depende de todos nós! Quaisquer dúvidas referentes aos treinamentos deverão ser sanadas através do e-mail gestaodamudanca@edsonqueiroz. com.br ou pelo telefone (85) 3466-8199 tratando com Mauro ou Raquel. Av. Parque Oeste, 2130 - Dist. Industrial CEP 61939-120 - Maracanaú - Ceará Fone (85) 3299.8733 www.esmaltec.com.br

8


Jornal da Esmaltec