Page 1


“O que a fotogr ete mecanicamente “O que a fotografia reproduz ao infinito só ocorreu uma vez: ela repete mecanicamente o que nunca mais poderá repetir-se existencialmente” Roland Barthes

“O que a fotografia reproduz ao infinito só ocorre e mecanicamente o que nunca mais poderá repetir-


rafia reproduz ao i e o que nunca mais

eu uma vez: -se existencialmente�


Introdução O Sertão vai virar Mar percorrerá o trajeto das águas do Rio São Francisco, que seguem do sertão ao litoral, com o objetivo de valorizar e divulgar o Nordeste e as as várias manifestações culturais do cotidiano do sertanejo, até as comunidades litorâneas, com vistas a reunir um valioso acervo que resultará em livro de fotografia, webdocumentário e website. Todo o Projeto será amplamente divulgado em redes sociais, e somará, de forma geral, como conexão entre usuários e iniciativas para fins de pesquisa, resgate cultural, responsabilidade socioambiental e repasse de costumes e hábitos entre gerações. A ação evidencia o poder que as imagens audiovisuais possuem em sensibilizar pessoas sobre as inúmeras riquezas de cidades que se destacam pelas características do seu povo, por meio do conhecimento e valorização de temas ligados aos eixos socioambiental, étnico, cultural e de cidadania, com destaque especial para a mulher e a maior riqueza natural que possuímos: a ÁGUA.


Apresentação O Estado de Pernambuco possui 12 regiões de desenvolvimento que abrangem 184 municípios, além o distrito da ilha de Fernando de Noronha, num total de 9.410.336 de habitantes. O São Francisco, principal rio, recentemente foi contemplado com o Projeto de Integração, que é a maior obra da Política Nacional de Recursos Hídricos, com o objetivo de garantir a segurança hídrica para mais de 390 municípios. A obra beneficiará um total estimado de 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Além de água, a obra leva também emprego e renda, promovendo inclusão social às comunidades. No trajeto das águas que percorrerão a transposição do Rio São Francisco, existem riquezas culturais, grupos étnicos, diversidade gastronômica e turística, entre outras características que possuem relação direta com o processo de gestão dos recursos hídricos e que fortalecem a necessidade da responsabilidade socioambiental. O Projeto cultural “O Sertão vai virar Mar” cujas ações têm transversalidade com o turismo e o meio ambiente, integrado, voltado para o desenvolvimento social e econômico, se dará a partir da pesquisa, mapeamento e diagnóstico das potencialidades locais e tradições para a economia criativa e a preservação do patrimônio cultural da região, cujo resultado vai ensejar a produção de um livro de fotografias das regiões visitadas, ressaltando, embora as dificuldades, a força de um povo que sobrevive com garra e beleza, além de website que fomentará uma rede colaborativa e de pesquisa, e webdocumentário 0 Imagens audiovisuais e informações cuidadosamente levantadas, a serem divulgadas em todo o país.


Expedições “Seguir o percurso das Águas do Rio São Francisco, Do Sertão ao Litoral” Todas as 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco serão representadas por cidades que se destacam por suas belezas naturais, arte e cultura, com ênfase para tribos indígenas, comunidades quilombolas, museus e Patrimônios Imateriais do Estado.


Apoiadores

Ministério de Ministério de Integração Nacional Minas e Energia


FAÇA TAMBÉM PARTE

DESSA HISTÓRIA!


Benefícios e Realizacão Propiciar um acervo da rica tradição cultural das cidades visitadas pela expedição, valorizando as pessoas e suas crenças, por meio de mídia física e digital. Atitudes de responsabilidade socioambiental e relação direta e indireta com a história dos lugares e seu desenvolvimento social. Aproximar ações acadêmicas das diversas manifestações identificadas na expedição para registros e pesquisa.


O Sertão vai virar Mar nas Redes - Pílulas (vídeos de até 1 minuto) com a inserção da logomarca do patrocinador no Label que serão utilizados para divulgar o Projeto em redes sociais. - Website (Portal) com todas as informações do Projeto, incluindo mapeamento dos locais visitados: Inserção da marca do patrocinador no layout. - Fanpage no facebook: Inserção da marca do patrocinador no layout. - Perfil no Instagram: Divulgação da marca do patrocinador nas publicações. - Canal no Youtube: Inserção da marca do patrocinador nos vídeos divulgados. - Divulgação nos releases para a mídia (sites , blogs e jornais dos estado): Apresentação do patrocinador. - Rede Brasil de Comunicação: Petrolina FM , Santa Maria da Boa Vista FM, Salgueiro FM e Sertânia FM: Divulgação do patrocinador em intensa campanha de entrevistas e spots, com um público de aproximadamente 800 mil pessoas.


Contrapartida Socioambiental O projeto evidencia características voltadas ao tema ambiental, com destaque para o maior bem que possuímos: a água; a relação de um povo e suas características sociais e a associação direta com a manutenção da sua cultura, como aspecto de sustentabilidade, reproduzindo no livro, webdocumentário e outros produtos, relatos sobre a importância dessa transversalidade para a preservação das tradições; gerando assim, para o público, a promoção da consciência ambiental. O projeto também disponibilizará no website (portal colaborativo), versão digital de “Book de Fotografias”, possibilitando assim amplo acesso ao produto captado, resultado das Expedições, promovendo a motivação e eficiência ambiental, social e econômica da produção, ao consumo.

Acessibilidade O projeto disponibilizará 10% dos exemplares como doações que serão feitas obrigatoriamente para ong’s que atendam pessoas com Paralisia Neuro Encefálicas- PNE ou outras Síndromes. O webdocumentário terá janela para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como forma de garantir à pessoa com deficiência, igualdade de condições com as demais pessoas, ao acesso ao conteúdo produzido.


Clipping


EDITORA

Profile for Fábio R. de Souza

O Sertao vai virar mar  

O Sertão vai virar Mar percorrerá o trajeto das águas do Rio São Francisco, que seguem do sertão ao litoral, com o objetivo de valorizar...

O Sertao vai virar mar  

O Sertão vai virar Mar percorrerá o trajeto das águas do Rio São Francisco, que seguem do sertão ao litoral, com o objetivo de valorizar...

Profile for fabinrs
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded