Page 1

Guaratuba, 01 de novembro de 2013 - R$ 1,00 - Ano VI - Edição 298

A opção inteligente

Prefeita Evani Justus entrega dois veículos tipo kombi para Secretaria de Saúde A prefeita Evani Justus entregou nesta semana dois veículos tipo Kombi, um para a Vigilância Epidemiológica e outra para Vigilância Sanitária, ambas adquiridas com recursos da Vigilância em Saúde, visando ampliar a qualidade dos serviços desenvolvidos por estes setores, segundo o secretário de saúde, Alex Elias Antun "Nossa Equipe de Vigilância em Saúde (Epidemiológica e Sanitária) vem desenvolvendo um excelente trabalho. Guaratuba tem sido muito elogiada na 1ª Regional de Saúde por atingir todos os seus índices e metas, o que permitiu conseguimos garantir o recurso necessário para adquirirmos estes veículos. Segundo a prefeita, Evani Justus "A prefeitura tem feito muitas parcerias com o governo estadual e federal, o que nos permite receber verbas para diversas melhorias à nossa população. Hoje estou extremamente feliz em entregar mais uma ferramenta para nossa tão elogiada equipe da saúde, aumentando a efetividade e qualidade de nosso atendimento."

Prefeitura Municipal de Guaratuba valoriza os Pescadores e realiza Audiência Pública

Aniversário do Hospital Municipal de Guaratuba

O resultado desta Audiência é um documento que será enviado aos órgãos de interesse, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Pesca e Aquicultura, Ministério da Defesa, Poderes, Legislativo e Judiciário.

Matéria completa página 3

No dia 28 de outubro de 2013 o Hospital Municipal de Guaratuba completou 2 anos. Parabéns a todos os funcionários que trabalham diariamente com dedicação e carinho para atender a nossa população. Matéria pág 9.


2

Geral

Guaratuba, 01 de novembro de 2013

OPERAÇÃO VERÃO

EDITORIAL

Quem?

O verão se aproxima e a Secretaria Municipal de Saúde já está se preparando para a temporada de verão 2013/2014 que será a mais longa da história: de 20 de dezembro de 2013 a 09 de março de 2014. Além da equipe local, que dispõe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, o Governo do Estado estará disponibilizando mais 2 médicos no período crítico: Natal, Ano Novo e Carnaval. Para os dias de semana a equipe será reforçada com 1 médico, 1 enfermeiro e 1 técnico de enfermagem e 2 médicos nos finais de semana. Além da equipe, a estrutura de urgência e emergência contará com a ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que poderá ser acionada pelo telefone 192, uma ambulância alfa, uma ambulância sanitária e o SIATE (Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência), com médico, que ficará posicionado no Corpo de

Ah sim, conheço. Posso resumi-lo em uma única palavra...PODRE! A pessoa podre é feia por dentro e por fora, nunca tem amigos com quem contar, deve ter família, mas muito dispersa, não tem filhos, sem uma boa esposa para amar, vida cheia de frustrações, comentários maldosos, falsidades e sem Deus no coração. Religião diz que tem, mas pelo visto nada aprende, pois só faz errado, vai contra as leis divinas ou até de sua própria religião, depois não adianta reclamar que nada dá certo na sua miserável vida, hein! Estou te avisando, porque não quero seu mal! Sua existência ao mundo é tão insignificante, que ninguém conhece seu trabalho, ninguém requisita seu trabalho, ninguém o elogia...e se elogiam, cuidado, são falsos com você também. Seu trabalho...que trabalho? Trabalho é aquele que sustenta, por esforço próprio, que não se usa para tentar atingir pessoas das quais você tem inveja. Tanto é que o tão esperado reconhecimento nunca virá. Pode perguntar para qualquer um se conhece o "tal" trabalho? Só respostas do tipo...Qual? Não conheço. Nunca ouvi falar para dizer a verdade. Conselho se fosse bom, ninguém dava, vendia. Mas farei minha parte, ao ver esta alma errando e caminhando para o breu eterno. Mude, mude antes que não dê tempo. Você vive uma vida nada saudável e a probabilidade de te acontecer algum mal de saúde é grande, não podemos contar com o "muito tempo pela frente ainda". Faça aos outros, o que gostaria que fizessem com você. Colha bons frutos ao invés de espinhos... aconselho, porque assim fiz minha parte aos olhos divinos, que tanto me abençoam e protegem do seu mal.

Bombeiros. Também contaremos com o apoio de um Helicóptero do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo do Paraná (GRAER) que ficará em Guaratuba e possibilitará um atendimento rápido e seguro. "Lidamos com a vida e qualquer minuto ganho com a agilidade dos helicópteros faz a diferença para a sobrevivência de uma vida", diz o Diretor do Pronto Atendimento, Cleocir Portella. Contaremos também com o Centro de Recuperação de Afogados, instalado em Matinhos, no Hospital Nossa Senhora de

Navegantes, serviço especializado em atender acidentes aquáticos, como afogamentos, acidentes com águas vivas, caravelas e outros animais marinhos. A Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Município estarão apoiando toda a operação. Como acontece já há alguns anos, os comerciantes do Setor Alimentício, estão passando por capacitações em Boas Práticas de Manipulação que aprimora cada dia mais as condições de higiene dos restaurantes, lanchonetes e padarias. Haverá ainda um posto da Ouvidoria

do SUS instalado na Praia Central, juntamente com o ambulatório itinerante que fará o atendimento de pequenas ocorrências, como curativos e aferição da Pressão Arterial, além de orientações em saúde. O Secretário Municipal de Saúde, Alex Elias Antun, diz que "Estamos trabalhando com dedicação para que a nossa população e os veranistas sejam bem atendidos e aproveitem o final de ano e as férias na nossa cidade, certos de que estaremos preparados para atender qualquer emergência."

lumarcabelereiro1@hotmail.com

EXPEDIENTE

Con fir a ttambém ambém a eediç diç ão O n-Line do Jornal de Guar atuba - Ace sse w ww.issuu.c om/ exceuni/docs Confir fira dição On-Line Guara Acesse ww .issuu.com/ om/e Propriedade de Editora Carpadisa Ltda CNPJ: 09.255.755/0001-01 - Sede, Redação e Administração: Rua Octaviano Henrique de Carvalho, nº 1990 - Cohapar - Editora Chefe: Consuelo Cidral - Email: consuelocidral@hotmail.com - FONES: (41) 9966-1500 - 3442-6302 OU (41) 9904agem: 5.000 exemplares - Cir culação: Guaratuba, Curitiba, Matinhos, e Pontal do Paraná - Cola bor ador 1500 - Email: jornaldeguaratuba@hotmail.com - Tir Tira Circulação: Colabor borador ador:: gramação e Ar te: Editora Exceuni - (41) 3657-2864 / 9983-3933 - exceuni@exceuni.com.br / exceuni@uol.com.br Josuel Gouveia - Dia Diag Arte:

www.guar atubaonline.c om.br - notícia guara tubaonline.com.br notíciass online

Os textos assinados não apresentam necessariamente a opinião do jornal, colunas bem como textos cercados são de responsabilidade de quem os redigiu.


Cidade

Guaratuba, 01 de novembro de 2013

Prefeitura Municipal de Guaratuba valoriza os Pescadores e realiza Audiência Pública O resultado desta Audiência é um documento que será enviado aos órgãos de interesse, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Pesca e Aquicultura, Ministério da Defesa, Poderes, Legislativo e Judiciário. Entres as propostas apresentadas se destacam as seguintes: Defesa do direito a pesca de caceio, praticada há muito anos na baia de Guaratuba. Cadastramento pela Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura de Guaratuba, da frota pesqueira e realização do senso pesqueiro. Construção do centro integrado de apoio a pesca artesanal (CIPAR). Implantação de uma base permanente da Capitania dos Portos em Guaratuba que possa prestar todos os serviços de sua prerrogativa. Regularização dos registros de pesca e de embarcações. Promover a aqüicultura através de cultivos na baia de Guaratuba com: bivalves, camarões e peixes. Para peixes a sugestão de estudo para a viabilidade do cultivo de tilápias e robalos em tanques, redes e escavados. Coordenada pelo Secretário Municipal da Pesca e Agricultura Paulo Pinna que apresentou os questionamentos coletados nas reuniões realizadas anteriormente nas comunidades. Sendo as principais questões: Carteiras de pescadores, portaria 12/2003 do IBAMA que proíbe a pesca de caceio na baia, o período de defeso do robalo, velocidade de navegação na baia, fiscalização efetiva, entre outros assuntos foram amplamente debatidos. A plenária repleta de pescadores reforçou as questões aos debatedores presentes. Superintendente Jose Antonio Faria de Brito e Luis Viana da Superintendência Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura PR. Heitor de Souza Peretti. Chefe escritório do IBAMA, Paranaguá, Secretário Executivo do Conselho Estadual do Meio Ambiente João Batista Campos, Tenente Fabiano Cecílio da Silva Capitania dos Portos do Paraná, Alvaro Cunha Presidente da Colônia de Pescadores. Com a presença da prefeita Evani Justus e coordenação do Vice e Secretario de Turismo Vandir Esmaniotto foi servido um delicioso almoço para repor as energias, afinal esta-

va programado o dia todo de debate, como ocorreu. A Audiência Publica foi acompanhada por muitos pescadores e demais autoridades secretários municipais e representantes do legislativo que estiveram presentes para prestigiar o evento.O secretário municipal Paulo Pinna agradece sua equipe, a senhora prefeita Evani Justus e o senhor vice prefeito Vandir Esmaniotto, e as colaborações e colaboradores para o sucesso do evento.

3


4

Geral

Guaratuba, 01 de novembro de 2013

SOCIAL Eu Luiz Correa, venho a público parabenizar a minha esposa Jussara do Rosário Gonçalves Correa, por ser uma das formandas 2013, do curso de Pedagogia da faculdade ISEPE o qual foi realizado no dia 23/10/ 2013 no auditório da faculdade .

João Luiz, que Deus possa se fazer presente hoje e sempre no teu caminho. Seus pais Ediomar e Eloise.

Guaratuba participa do Conselho do Mosaico Lagamar No último dia 16, ocorreu no município de Antonina, no Paraná, a posse dos conselheiros do Mosaico Lagamar. Instituído em 2006, o Mosaico Lagamar é composto por mais de 40 unidades de conservação, que se estendem desde a cidade de Peruíbe/SP, até a cidade de Guaratuba/PR. O objetivo do Mosaico é a gestão integrada e participativa deste território, fortalecendo as áreas protegidas e as comunidades dessa região. O Conselho do Mosaico figura como a instância máxima de decisão e articulação dos processos e é composto por representantes de Unidades de Conservação, Sociedade Civil, órgão ambientais e prefeituras do Estado do Paraná e São Paulo. O município de Guaratuba representa, no Conselho, as prefeituras paranaenses inseridas no Mosaico Lagamar e o representa ainda o Parque Natural Municipal Lagoa do Parado. ENTENDENDO UNIDADES DE CONSER VAÇÃ O - As UnidaCONSERV ÇÃO des de Conservação são porções

delimitadas do território nacional especialmente protegidas por lei pois contém elementos naturais de importância ecológica ou ambiental. Em geral, ao se definir uma área a ser protegida, são observadas suas características naturais e estabelecidos os principais objetivos de conservação e o grau de restrição à intervenção antrópica. Esta área será, então, denominada segundo uma das categorias de Unidade de

Conservação previstas na lei 9.985 de 18 de Julho de 2000, das quais as principais são: Parque Nacional, Estação Ecológica, Reserva Biológica, Reserva Ecológica, Área de Proteção Ambiental, Reserva Extrativista e Área de Relevante Interesse Ecológico. Só no Estado de São Paulo existem mais de 20 categorias de Unidades de Conservação, com diferentes objetivos de proteção e estratégias de manejo.


Cidade

Guaratuba, 01 de novembro de 2013

Revitalização dos Postos de Saúde da Área Rural Promessa feita promessa cumprida, já está pronta a revitalização do Posto de Saúde da Pedra Branca, que atende também as comunidades do Rio Bonito e Alto da Serra. O vereador Almir Troyner e a prefeita Evani Justus, estão cumprindo o que prometeram em relação ao atendimento a área Rural, a revitalização dos Postos de Saúde da Área Rural, já começaram o primeiro foi o da Pedra Branca. Totalmente revitalizado com parque infantil para as crianças e academia ao ar livre para os adultos, arborização, sem contar que hoje ninguém pisa na lama para entrar no Posto de Saúde. Já é considerado o Posto de Saúde Modelo da área Rural, segundo o vereador Almir o próximo Posto a receber as mesmas melhorias será o do Descoberto. Na seqüência os demais postos de Saúde da Área Rural. Segundo o vereador essa iniciativa é uma resposta aos moradores da área rural, que se sentiam abandonados após as eleições. Isso tudo está sendo possível, também graças ao empenho do Secretário de Saúde Alex Antum e sua equipe, que não mediram esforços para que o Posto de Saúde da Pedra Branca se tornasse modelo.

5


6

Educação Guaratuba, 01 de novembro de 2013

Câmara confirma Refis até 30 de novembro e vota Plano Plurianual A Câmara aprovou, nesta segunda-feira (28), em segunda discussão, o projeto de lei nº 1.333 que prorroga o prazo para adesão ao Refis até o dia 30 de novembro. A votação foi de 9 a 3 com três votos contra o projeto dos vereadores Sergio Braga, Raul Chaves e Laudi Santi (Tato).

Também foi aprovado o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) ao Plano Plurianual (PPA) 2014-2017. Também foram aprovadas emendas que acompanharam o parecer, entre elas um aumento de recursos para o Conselho Tutelar. A comissão é composta pelos verea-

dores Itamar Junior (presidente), Mauricio Lense (relator da PPA) e Artur Santos. O PPA deverá ser votado em primeira discussão na próxima sessão, segunda-feira (4). No mesmo dia deverá ser apresentado o parecer da CFO à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014. Após vo-

tar o PPA e a LDO, a Câmara deverá aprovar a Lei Orçamentária Anual (LOA), o que deve ocorrer até o dia 15 de dezembro. Os vereadores ainda destacaram o Dia do Servidor Público, e as comemorações do segundo aniversário do Hospital Municipal de Guaratuba, ambos no dia 28.

Programa de Educação pelo Trabalho - Pet/Ministério da Saúde Aconteceu no dia 25 de outubro de 2013, no Auditório da Prefeitura, a abertura do Programa de Educação pelo Trabalho (PET), realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Guaratuba e a Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Este projeto foi aprovado pelo Ministério da Saúde que fará seu financiamento e será executado simultaneamente nos municípios de Guaratuba, Pontal do Paraná e Paranaguá. O objetivo deste programa é o Aprimoramento da Rede de Cuidados das Pessoas com Deficiência. Na abertura, o Secretário Municipal de Saúde, Alex Elias Antun, fez um breve histórico de todos os investimentos já realizados pela Pre-

feita Evani Justus, nesta área, desde o primeiro mandato. Dentre os quais se destaca o Projeto Praia Acessível, com repercussão nacional, do qual faz parte a Cadeira Anfíbia que possibilita o banho de mar à pessoa com deficiência. Esta população é atendida também com os Programas de Fornecimento de Leites

Especiais (nutrição enteral e suplementos alimentares), Medicamentos e Fraldas além de Fisioterapia Domiciliar. O Centro de Especialidades Nereidas é o serviço de referência municipal para os deficientes que contam com uma rede de especialistas como médico ortopedista, fisioterapeuta, fonoaudióloga e nu-

tricionista, essenciais na recuperação e tratamento destes pacientes. O Dr. Alex destacou ainda o serviço odontológico diferenciado que ocorre na Unidade de Saúde do Mirim, atendendo semanalmente alunos da APAE e da APADVG. O Protocolo de Atenção ao Pré-Natal, Parto e Puerpério "Mãe Guaratubana" foi

implantado este ano e é importante medida na prevenção de diversas doenças como a Paralisia Cerebral e más formações congênitas. O Evento contou com a presença da Prefeita Evani Justus que elogiou a iniciativa da Secretaria de Saúde em firmar esta parceria com a Universidade Federal do Paraná e divulgou o Proje-

to de Revitalização da Orla Marítima da Cidade que iniciará no próximo mês e será toda realizada obedecendo às normas federais de acessibilidade. Ressaltou que todos os pedidos de alvará para construção e reforma, do comércio, só estão sendo aprovados se atenderem estas mesmas normas. O Evento foi finalizado com a participação dos Professores da UFPR Litoral, Daniel e Sandro, que apresentaram os objetivos do programa, que, resumidamente, pretende mapear os deficientes no Município, os serviços a eles oferecidos e, a partir deste diagnóstico, propor ações para a melhoria à Rede Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência.


Geral

Guaratuba, 01 de novembro de 2013

7

OLÁ CARO ASSOCIADO E NÃO ASSOCIADO Atendendo as solicitações de empresas filiadas (não filiadas) a ACIG promoverá um curso de capacitação Como Vender Mais e Melhor com a instrutora e Palestrante Yole Scofano. Objetivo: Capacitar os seus colaboradores, com técnicos praticas e eficazes, para a busca da realização profissional e pessoal, despertando o senso de equipe e da criatividade, para resultados positivos para suas vendas. Será ensinado no curso de que como trabalhar a pré-venda, a venda e pós venda, conhecimento dom produto, capacitando aos participantes para vender de forma eficaz, com uma abordagem correta e cativante, motivando as vendas adicionais. O profissional irá identificar os fatores que levam um cliente ou um consumidor a comprar e amar a sua empresa, realizando um atendimento excepcional, tornando-se referência na mente de seus clientes. Abordaremos as principais ferramentas utilizadas pelas redes Sociais e as modernas técnicas para praticar um pós-venda de sucesso. Carga Horária de 9 horas e acontecerá em 3 noites,durante uma semana, das 19:30 ás 22:30h. INVE O ASSO CIADO INVESSTIMENT TIMENTO ASSOCIADO CIADO:: R$ 95,00 INVE O NÃ O ASSO CIADO INVESSTIMENT TIMENTO NÃO ASSOCIADO CIADO:: R$ 105,00 TURMA MÁXIMA: 25 alunos DA TA DE INÍCIO DO CUR SO DAT CURSO SO:: 04 06 08 de Novembro Maiores informações no telefone (41) 3472-1376, Thaís, Guilherme ou Steffany; EMAIL: Guaratuba@gmail.com

PREMIO 92 1.6 VERMELHO ............................... R$ CORSA SUPER ANO 98 AZUL ............................ R$ MILLE 4 PORTAS 2001 BR ................................. R$ CORSA HATCH 1.6 4P. AZUL 97 ......................... R$ CORSA ESPIRIT 2005 PRAT .............................. R$ EFFA M100 2010 PRATA .................................... R$ FIESTA 2003 1.6 AZUL ...................................... R$ PALIO 2010 CINZA ............................................ R$ SANDERO 2009 CINZA ...................................... R$ SAVEIRO 2008 VERMELHA ................................ R$ PEUGEOT 206 ANO 2010 PRATA ...................... R$

5.500,00 10.000,00 10.500,00 11.000,00 15.500,00 16.000,00 17.000,00 19.500,00 21.500,00 22.000,00 22.000,00

SANDERO 2009 BRANCA ................................... R$ FIESTA 2010 PRATA ........................................... R$ PALIO 2011 PRATA ............................................ R$ PICKUP STRADA 2010 BRANCO ........................ R$ GOL G5 2010 PRETO ........................................ R$ UNO VIVACE 2011 PRATA .................................. R$ FORD KA 0 KM VERMELHO ................................ R$ ZAFIRA 2004 PRETA AUTOMÁTICA .................... R$ SPACE FOX PRATA 2010 .................................... R$ MERIVA 2010 PRATA EASYTRONIC ................... R$ HONDA CIVIC 2007 CINZA ................................. R$

23.000,00 23.000,00 23.500,00 25.000,00 25.000,00 25.500,00 26.000,00 26.000,00 30.000,00 32.000,00 39.500,00

POINTER ANO 95 EM 36 X DE R$ 320,00 SEM ENTRADA


8

Cidade

Guaratuba, 01 de novembro de 2013

Entulho nas ruas

É preocupante a quantidade de entulhos que vemos pelas ruas de Guaratuba. Móveis velhos, troncos de árvores, lixo comum, colchões velhos, latas, vidros e etc. Tudo em frente a casas, isso quan-

do não são banhistas, que voltam para suas cidades sem dar o destino certo para seu lixo. Os resíduos como telhas, madeiras, móveis e podas de árvores acabam indo parar em locais im-

próprios. Córregos, vias públicas, terrenos vazios, isso quando não são deixados pelas esquinas da cidade. Eles deveriam ser armazenados e colocados em lugares apropriados para descarte. A

limpeza da cidade é por conta dos órgãos públicos. Mas e a limpeza de cada residência? Quem são os responsáveis? Os próprios moradores que ainda não tomaram consciência da importância

de depositar entulhos em locais apropriados, ou esperar pelo dia certo de coleta para colocálos nas ruas. Depois acontece tudo de novo. Cidade suja, e se chove, entope e transborda. E a culpa

sempre vai para as autoridades. Será que é mesmo? Dê o destino certo para seu lixo, maiores informações ou denúncias no telefone 41 34728645 (Secretaria Municipal de Meio Ambiente).


Saúde

Guaratuba, 01 de novembro de 2013

9

Aniversário do Hospital Municipal de Guaratuba

No dia 28 de outubro de 2013 o Hospital Municipal de Guaratuba completou 2 anos. Foi realizado um evento em comemoração aos 731 dias do Hospital com a pre-

sença da Prefeita Evani Cordeiro Justus, da Diretora da 1ª. Regional de Saúde, Ilda Natsuko Fujimoto, do Secretario Municipal de Saúde, Alex Elias Antun e demais Secretários Muni-

cipais, Vereadores e Conselheiros de Saúde. O Hospital Municipal conta hoje com 48 profissionais dedicados ao tratamento e acolhimento de todos os que o procuram.

Com o esforço pessoal da Prefeita para que este projeto pudesse se tornar realidade, neste período vieram ao mundo 821 guaratubanos, que tiveram o conforto de nascer em sua ci-

dade, próximos à sua família e amigos. Parabéns a todos os funcionários que trabalham diariamente com dedicação e carinho para atender a nossa população.


10 Guaratuba, 01 de novembro de 2013

Geral

Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade No dia 16 de outubro, a Secretária Municipal da Educação e Presidente Estadual da UNDIME PR, professora Regina Lúcia F. Torres participou, em Brasília, da CIFEB - Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica representando a UNDIME PR. Tal comissão se reúne desde 2007 para deliberação quanto às ponderações de recursos aplicáveis em diferentes setores da Educação Básica, principalmente no que se refere aos estabelecimentos de ensino. Fator de Ponderação é um índice de recursos

aplicáveis definido pelo custo por aluno em cada etapa da educação e conseqüentemente, qual será o orçamento repassado pela União aos municípios. A conta é feita com base nos dados do censo escolar. As proposições discutidas no fórum da comissão refere-se aos recursos vigentes para o exercício de 2014. Dentre as discussões apresentadas, a UNDIME sugeriu a elevação de fatores de ponderação para o seguimento da Creche pública em Tempo parcial. Tal sugestão foi deliberada por unanimidade de 0,80

para R$ 1,0 e para o Ensino Médio Urbano, de 1,20 para 1,25, conforme exigência do CONSED - Conselho Nacional de Secretários da Educação. As medidas tomadas nessa comissão serão objeto de resolução a ser baixada pelo Ministro da Educação, Aluízio Mercadante. Participaram dessa comissão para deliberação de recursos de ordem federal para a Educação Básica, representantes de várias entidades, entre os quais, CONSED, UNDIME estaduais e nacional e o ministro da Educação, senhor Aloizio Mercadante.

Secretária da Educação é convidada para o Conviva Educação da Natura Sempre demonstrando um trabalho sério na área da Educação municipal em sua gestão inovadora em prol da melhoria na qualidade de ensino e valorização do Magistério municipal, a secretária da Educação e presidente da UNDIME PR, professora Regina Lúcia Ferraz Torres participou da Rede de Apoio à Educação da empresa de cosméticos Natura, através do Conviva Educação, um importante projeto que apóia os dirigentes educacionais municipais oferecendo

suporte e orientações necessárias a gerir recursos e parcerias com as secretarias muni-

cipais da educação que estão cadastradas em seu sistema. Além desses atributos, o Con-

viva Educação orienta o processo de criação de um plano de ação de Gestão Democráti-

ca dentro dos parâmetros das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do processo educacional. Todas essas ações são debatidas em fóruns regulares com a presença de outros dirigentes educacionais, os quais fornecem subsídios teóricos, apresentam panoramas do desenvolvimento educacional em seus municípios e discutem soluções para viabilizar implantações de novos recursos nesse setor. O evento aconteceu em Salvador de 23 a 25 de outubro.

Guaratuba será a primeira cidade do Brasil que realizará a 1ª Caminhada pela Cultura da Paz A "Governadoria da Associação Internacional Poetas Del Mundo para o Paraná", e a "Secretaria de Turismo e Cultura de Guaratuba" realizam em 05 de novembro de 2013 a "Caminhada pela Cultura da Paz". A Caminhada pela Cultura da Paz será realizada em parceira com a Secretaria de Turismo e Cultura de Guaratuba, que tem a frente VandirEsmaniotto. Outras secretarias municipais também participarão

10h45min:Encerramento na Praça da Paz, e soltura dos Balões da Paz.

como a da Saúde e da Educação. PROGRAMAÇÃO Data: 05 de novembro de 2013 Concentração: 08h30min

em frente à Casa da Cultura (Rua Damião Botelho, 10 - em frente a Praça dos Namorados PROGRAMAÇÃO: 09h15min: Saudações pela Paz e inauguração dos Varais de

Poesias; 09h45min: Início da Caminha com o seguinte trajeto: Rua Gratulino de Freitas; Avenida 29 de Abril, e Rua Nicolau Abagge até a Praça da Paz;

Governadoria da associação Internacional Poetas Del Mundo (41) 9920-7349 Governador: Luiz Arthur Montes Ribeiro poetasdelmundo@ montesribeiro.com.br Secretaria de Turismo e Cultura de Guaratuba (41) 3472-8643 Secretário; VandirEmaniotto cultura@guaratuba.pr.gov.br


Policial

Guaratuba, 01 de novembro de 2013

11

Direção Perigosa A equipe do serviço reservado A.L.I. prendeu neste último dia 27 de outubro, às 11:30 hrs, EDUARDO HATTENHAUER DOS SANTOS de 18 anos por direção perigosa na Rua Octaviano Henrique de Carvalho esquina com a Rua Randolfo Bastos. O jovem estava dirigindo e subia em calçadas com o veiculo Chevette, o qual estava com os documentos atrasados desde 2008 e o condutor não tinha carteira de motorista e após verificar seu registro o mesmo já tinha várias passagens na polícia. Foi encaminhado a policia civil para demais providências.

Achado de arma de fogo Neste último dia 25 de outubro às 19h, o serviço reservado A.L.I. da Polícia Militar recebeu uma denuncia anônima que na Rua Santos Dumont, tinha uma arma jogada em frente a uma residência. A equipe se deslocou ao local e encontrou o revólver Taurus calibre 32, que estava jogada no mato, a arma está registrada e os documentos normais. A mesma foi entregue a delegacia de policia civil para as devidas providências.

Equipe A.L.I. e RPA da Polícia Militar prende jovem com mandado de prisão As equipes da Polícia Militar A.L.I. e RPA prenderam neste último dia 28 de outubro às 9h, THIAGO GOMES PEREIRA de 24 anos, onde contra o mesmo existia mandado de prisão em aberto. O jovem vinha sendo procurado há muito tempo, pois segundo informações existe contra o mesmo mais delitos, que estão sendo averiguados pela Polícia Civil.

LIGUE: 190

12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12 12

Nervoso bateu na esposa A equipe RPA da Polícia Militar prendeu neste último domingo dia 27 de outubro às 14:30 hrs, no bairro Boa Vista na PR 412, VILMAR FERNANDES de 27 anos, o qual estava batendo em sua esposa e quebrando tudo dentro da residência. O mesmo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências.

VILMAR FERNANDES - 37 ANOS

RPA da Polícia Militar prende homem com drogas Dia 27 de outubro às 17:30 hrs a equipe de plantão prendeu TIAGO LUIS PÍOVEZAN de 26 anos o qual foi abordado na Rua Rui Barbosa com a Rua Patriarca e na revista pessoal foi encontrado cocaína em seu bolso. O jovem tem várias passagens pela policia do Rio Grande do Sul e foi encaminhado a delegacia de policia civil de Guaratuba.

THIAGO LUIZ PIOVESAN - 26 ANOS


12 Guaratuba, 01 de novembro de 2013 COLUNA EM QUE DEGRAU VOCÊ ESTÁ...

A BOCA CALA...O CORPO GRITA!!! A doença é um conflito entre a personalidade e a alma. O resfriado escorre quando o corpo não chora. A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições. O estômago arde quando as raivas não conseguem sair. O diabetes invade quando a solidão dói. O corpo engorda quando a insatisfação Jay - Monja yogue morou aperta. A dor de cabeça no monastério na Suécia e Índia deprime quando as duvidas aumentam. O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar. A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável. As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas. O peito aperta quando o orgulho escraviza. A pressão sobe quando o medo aprisiona. As neuroses paralisam quando a "criança interna" tiraniza. A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade. Os joelhos doem quando o orgulho não se dobra. O câncer mata quando não se perdoa e/ou cansa de viver. E as dores caladas? Como falam em nosso corpo? A enfermidade não é má, ela avisa quando erramos a direção. O caminho para a felicidade não é reto, existem curvas chamadas Equívocos, existem semáforos chamados Amigos, luzes de precaução chamadas Família, e ajudará muito ter no caminho uma peça de reposição chamada Decisão, um potente motor chamado Amor, um bom seguro chamado FÉ, abundante combustível chamado Paciência. Mas principalmente um maravilhoso Condutor chamado DEUS, ou como O queiram chamar. Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos! Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificados por eles. Um surto de depressão pode arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrário, pode fortificálo tremendamente. Pare para refletir você se transforma na interpretação que dá aos fatos. Você não é a vítima em sua vida, você é quem atrai para você as situações em que se encontra. Tudo o que doa seja por pensamentos, palavras ou ações retorna a você. Quem está deprimido por causa da perda de um emprego, de alguém ou de algo, projeta tristeza por toda parte no corpo - a produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se, o nível de hormônios baixa, o ciclo de sono é interrompido, os receptores neuropeptídicos na superfície externa das células da pele tornamse distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até suas lágrimas contêm traços químicos diferentes das lagrimas de alegria. Todo este perfil bioquímico será drasticamente alterado quando a pessoa encontra uma nova posição. Isto reforça a grande necessidade de usar nossa consciência para criar os corpos e a vida que realmente desejamos. Você quer saber como está seu corpo hoje? Lembre-se do que pensou ontem. Quer saber como estará seu corpo amanhã? Olhe seus pensamentos hoje!" Ou você abre seu coração, ou algum cardiologista o fará por você!"

Geral COLUNA ESPÍRITA Esta semana, comentaremos um pouco sobre o as Entidades Ciganas. Ciganos na Umbanda são espíritos desencarnados homens e mulheres que pertenceram ao povo cigano. Encontraram na Umbanda um lugar quase ideal para suas práticas por uma necessidade lógica de trabalho e caridade. São entidades oriundas de um povo muito rico de histórias e lendas, foram na maioria andarilhos que viveram nos séculos XIII, XIV, XV e XVI. Tem na sua origem o trabalho com a natureza, a subsistência através do que plantavam e o desapego as coisas materiais. Dentro da Umbanda seus

fundamentos são simples, cultuados em geral com imagens bem simples, com taças com vinho ou com água, doces finos e frutas solares, raras são as vezes que pedem seus assentamentos e altares mais elaborados. Trabalham também com as energias do Oriente, com cristais, incensos, pedras energéticas, com as cores, com os quatro sagrados elementos da natureza e se utilizam exclusivamente de magia branca natural, como banhos e chás elaborados exclusivamente com ervas. "O "povo" cigano tem suas cerimônias próprias e tem seus rituais coletivos adaptados à Umbanda e suas sessões são muito apreciadas e muito con-

corridas, pois seus trabalhos estão voltados para as necessidades mais terrenas dos consulentes. É uma linha espiritual em franca expansão e temos até linhas de esquerda "ciganas", tais como a do Senhor Exu Cigano e da Senhora Pomba-Gira Cigana, muito procurados pelos consulentes quando se manifestam nas sessões de trabalhos espirituais." (Saraceni, Rubens - Umbanda Sagrada - Madras Ed.)

Os ciganos, dentro da ritualística umbandista, falam normalmente a língua "portunhol", alguns, poucos, falam o romanês, língua original dos ciganos. As incorporações acontecem geralmente em linha própria, mas nada impede que eles possam a vir trabalhar na linha de Exú. São muito altivos, assertivos no que falam, seguros de si, do que enxergam e acreditam. É um povo de muita fé e credibilidade. De muito domínio e poder. São donos de uma sensualidade natural e nunca barata, envolventes pelo alto nível de carisma e amor ao próximo. Estão sempre prontos a auxiliar aqueles que o invocam e necessitam de sua ajuda. São exímios apreciadores de licores, vinhos, ouro, prata, tecidos, amantes da arte, donos de uma sensibilidade ímpar. Muitos são clarividentes natos e muito zelosos com aqueles que estimam. "Somos livres, nascemos livres e a liberdade nos dá a responsabilidade de evolução, crescimento e vontade, a consciência é o único bem nessa Terra que vocês irão realmente aproveitar em vossas liberdades espirituais, por isso cuide muito bem dela, encha-a de moralidade, bons conhecimentos e bons atos. Consciência é o que vocês precisam para adquirirem a felicidade plena em vossas almas, Deus dá a matéria prima, cabe a vocês usarem e aproveitarem da melhor forma possível! Opcha!". Cigano Ezekiel (Bibliografia: Saraceni, Rubens - Umbanda Sagrada - Ed. Madras; http://pt.wikipedia.org/ wiki/Ciganos_na_umbanda) O "ILE AXÉ KAFÚ MÍ´OYÁ", terá sua próxima sessão aberta aos visitantes, no dia 30 de novembro de2013, ás 16:00h com Candomblé das Yabás, na sequencia intervalo com jantar, e às 20:00hrs Gira de Umbanda com Linha Cigana, Estão todos desde já convidados. Boa semana a todos! Axé! LOCAL : Rua Panamá, 2018, Balneário Nereidas, Guaratuba-PR, FONE: 0413442-6834

INS TITU TO DE SSA INSTITU TITUT INTEGRA GRATIV TIVA A ÚDE INTE GRA TIV A Rua Waldomiro Pedroso 49. 3472 47 65 ou 9830 35 6 9. w w w.ja yk amizi.c om.br 356 ww .jayk ykamizi.c amizi.com.br Todos os dia og a, diass de Aula Aulass de yyog oga, com Siddhartha, Kusumita, em diferentes horários. AS terças e quintas aulas de Zumba com Caroline. Meditação com Jay Kamizi as sextas feira. Amor divino Ja sic ologia, ac onselhaJayy. Biop Biopsic sicologia, aconselhamen og dit aç ão dicina chine sa mentt o , YYog oga, medit ditaç ação ão,, me medicina chinesa a, me e indiana, inclusos no tratamento.

Ìyálórìsà Regina Ti Omolú Local: Rua Panamá, 2018, Balneário Nereidas, Guaratuba - PR Fone: 41-3442-6834 Facebook: Ìyálòrìsà Regina ti Omolú.

Ótimos Quartos 4 ou 6 pessoas - Todos suítes c/TV encantodassereirasgtba@gmail.com 41 3472-3214 / 41 3442-6834 / 41 9729-4614 Avenida Visconde do Rio Branco, 4012 - Eliana - Guaratuba - PR


Oportunidade

Guaratuba, 01 de novembro de 2013

13


14 Guaratuba, 01 de novembro de 2013

Guia de Negócios

PERSIANAS E CORTINAS Reformas - Lavação - Vendas

3472-9203/9812-2466/8400-8432 Av. Ponta Grossa, nº 550. Centro

AROLDO GOMES DE OLIVEIRA Fone/Fax:3342-1330/3472-3049 Avenida 29 de Abril 150 oticacasagrande@yahoo.com.br

RAK MOTORES NÁUTICOS

DEPTO. COMERCIAL:

3442-6302 9904-1500 9966-1500

Mão de obra especializada FONES: 9710-9756 7818-7432 Avenida Ponta Grossa, 200

DEPTO. COMERCIAL: 3442-6302 / 9904-1500 / 9966-1500


Classificados Quer V ender - Compr ar - Anuncie aqui!!! Vender Comprar

Imóveis VENDO CASA com 110 m², terreno medindo 16 x13, com 3 quartos sendo um suíte, sala, cozinha, bwc e lavanderia. Não é posse, na Rua Alexandre Correia nº 91. R$ 100.000,00 aceito carro no negócio. Fone 9620-3487/9627-9958 (1/3) BRECHÓ VENDO – Com clientela formada, com ótimo rendimento. Valor R$ 10.000,00. Tratar com Rose nos fones 9830-2097/ 9815-5669 (1/3) CONSÓRCIO vendo, para casa ou terreno, da Colombo, total de 150 parcelas com 60 já pagas, Vendo ou troco por carro, até 12.000,00 e aceito propostas no negócio. Falar com Denise no fone 9933-7288 (2/3) OPORTUNIDADE- Últimos lotes pronto para construir, a partir de 4.000,00 de entrada e 400,00 por mês na Avenida Rui Barbosa RUA COM futuro asfalto. Imobiliaria Monte Serrat Fones: 3472-3317/84153013/ 9633- 0988/ Tim 8429- 8184/ OI (3/3) VENDO CASA no bairro Mirim, no Conjunto Carmela, na Rua Pedro Hibraim Marques nº 319. Com estrutura de pré moldado para construir sobrado, já contendo 2 quartos, sala, cozinha, bwc, área coberta nos fundos e na frente com garagem. Aceito carro no negocio e diferença em dinheiro. Falar com Wilson 9904-1500 ou Consuelo 9966-1500/3442-6302 Vende-se ou troca-se por terreno ou veiculo de maior valor por Fiesta 95 , 2 portas, azul. Fone: 9149-0957

Diversos VENDO GELADEIRA semi nova, marca eletrolux, 290L, R$ 350,00. Fone 9916-6340 com Camila (2/3) VENDO duas escadas para esteticista, pretas novas. Uma por R$ 98,00 e outra por R$ 130,00. Falara com Dalva 3442-5923 Direto. VAI MONTAR SEU NEGÓCIO NÃO PERCA!! Geladeira Consul 254 L nova branca R$ 500,00, 2 extintores (um de água 10 L e outro químico de 4 kg) com carga , balcão de recepção (MDF duplo de cor clara R$ 300,00, 4 colchões de solteiro r$ 50,00 cada semi novos com densidade 23. Aceito negociação. Fone 3442-6484 Direto PREÇO ÓTIMO! Duas pias de bwc na cor branca com armário e espelho e uma porta de imbuia. Fone 3472-4786 (Direto)

Oportunidade VENDO3 beliche madeira na cor branca R$ 200,00 1 TV 29 polegadas R$ 250,00 2 colchões solt R$ 100,00 cada 1 TV 14 polegadas R$ 150,00 1 lavadora consul 9 kg R$ 500,00 1 ar condicionado c/ controle7000 btus CONSUL R$ 300,00(OR FRIO) Fone 9837-6091/84056093 falar com Cida.

Guaratuba, 01 de novembro de 2013

LUMAR CABELEIREIRO CONTRATA; - Cabelereiros -Manicure Tratar na Avenida 29 de Abril nº 330.

ÁRIES

No romance, saberá agradar o par e driblar qualquer probleminha que possa surgir. No trabalho, aproveite para retomar projetos que estavam parados. A semana é propícia para modificar acordos já existentes. Você fará o que poder para cooperar com os parentes. Porém, não assuma compromissos demais. TOURO

A paixão vai pegar fogo e os momentos íntimos serão ótimos. Se está só, um colega seu pode se aproximar e te surpreender. No trabalho, algumas mudanças poderão ocorrer, mas serão benéficas. Sorte nos jogos. Boas vibrações em casa. Em família, estará mais amorosa, sobretudo quando todos estiverem juntos. GÊMEOS

Ótima semana para ficar juntinho de quem ama. Está só e quer fisgar alguém? Não perca tempo e invista na conquista. Você vai ser correspondida. No trabalho, defina prioridades e mostre disciplina para dar conta de tudo. A recompensa pode ser um aumento de salário. Clima estável e afetuoso com os familiares. CÂNCER

As conquistas estão favorecidas, mas veja bem com quem se envolve, pois há risco de um romance proibido. A dois, desejo em alta. Procure trabalhar num canto tranquilo e se concentrar mais no que faz, assim, seu rendimento vai crescer. Evite gastar dinheiro à toa. Confie nos familiares para o que precisar. LEÃO

3442-6302 9904-1500 9966-1500

Curso

Procure compartilhar seus sonhos e desejos com o par. Na paquera, pode se envolver num lance proibido. Poderá contar com alguns aliados para ver seu trabalho render. Evite fazer empréstimo financeiro. Se precisar de uma força extra, pode contar com a ajuda do pessoal de casa. VIRGEM

No romance, evite fazer muitas críticas ao par. Cuide do que é seu com carinho. Na paquera, poderá se interessar por alguém popular. Para vencer as dificuldades no trabalho, aposte no seu senso prático. Ótimo momento para fechar negócios. A fase é boa para resolver questões importantes no lar. LIBRA

Terá que ter mais ousadia na hora de conquistar. Se tem um amor, convide-o para um programa diferente e surpreenda. Terá agilidade para se aperfeiçoar no trabalho. Tire vantagem de todas as aprendizagens que surgirem. O clima tende a ser de harmonia no ambiente familiar. ESCORPIÃO

Na paquera, confie em seu poder de sedução. Mas veja bem com quem vai se envolver. O trabalho pode precisar de mais empenho de sua parte. Olho vivo com promessas, negócios arriscados e assuntos que não domina bem. Em família, poderá concretizar uma grande esperança.

Curso de Manicure Básica ÚL TIMAS V AGAS ÚLTIMAS VA (DURAÇÃO 3 MESES) INFORMAÇÕES: 3442-5923

SAGITÁRIO

Nesta semana, evite criticar ou fazer exigências a quem ama. Se está só, o seu lado ousado vai dar as cartas. No trabalho, bom momento para conversar e esclarecer questões com quem tem parceria com você. Contratos favorecidos. Em família, uma conversa madura, que vise o entendimento pode ser muito produtiva. CAPRICÓRNIO

Mostre ao seu par que ele pode contar com a sua ajuda no que precisar. Há boas chances de fisgar alguém, ainda mais se é alguém do seu trabalho. No serviço, mantenha o foco para dar conta de tudo sem se perder. AQUÁRIO

Nesta semana, terá que se esforçar para melhorar a vida a dois. No trabalho, você deve ser bem recompensada por tudo que fizer bem feito. Quanto ao dinheiro, escolha bem no que vai gastar. Viverá dias mais interessantes dentro de casa. Lembre-se de descansar e de se divertir.

Aluguel ALUGO sala comercial, com 60m², na Rua Menelau Torres, ao lado da vidraçaria Ramos, R$ 750,00. Tratar no fone 96222751 (3/3)

HORÓSCOPO

Emprego Restaurante Familia Smaniotto - Contrata para temporada e ano todo - Auxiliar de cozinha / Procurar na Avenida Atlântica nº 992. Fone 3442-2535 (De quinta a domingo das 11h às 15h)

15

PEIXES

DEPTO. COMERCIAL: 3442-6302 9904-1500 / 9966-1500

Se já achou a sua alma gêmea, um programa caseiro será a melhor pedida. Se está sem companhia, um parente pode apresentar alguém interessante. No trabalho, há risco de perda de energia, por isso, manter o foco é fundamental. A semana é positiva para cuidar mais de sua vida pessoal.

Compra, Venda, Troca e Financia Lataria - Pintura - Polimentos Personalização - Orçamentos sem compromisso no local -

Peugeot 406 2001 completo, automático, couro, top ................................................ R$ 12.900,00 Uno 03/04 Fire rodas de liga, pneus novos ................................................................... R$ 11.300,00 Uno Mile 98 (repasse) - Aceita troca por móveis e eletrodomésticos ...................... R$ 3.800,00 Ranger STX 97 CE, rodas, protetor, caçamba, capota marítima ................................ R$ 23.800,00 Palio 2000 4 portas, doc. Ok (repasse) ......................................................................... R$ 7.500,00 Fusca 76 azul alternador 1.300 - à vista ....................................................................... R$ 2.000,00 Fusca 76 branco alternado 1.500 .................................................................................. R$ 3.300,00 Siena Fire 2004........................................................................... R$ 3.800,00 + 30X de R$ 500,00 Celta 2003 vermelho ....................................................................................................... R$ 13.500,00 Blazer DLX 97 completa, automática ............................................................................ R$ 14.000,00 Marea Weekend SX 2000 Banco de couro, completa, rodas da IDEA ....................... R$ 13.000,00

AVENIDA DAMIÃO BOTELHO DE SOUZA, 1311 FONE: 3442-1105/ 8503-2635 (OI) / 9757-3722 (TIM)


Jonaldeguaratuba novembro2013 edicao298  

Jornal de Guaratuba

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you