Issuu on Google+

A N O

AINDA NESTA EDIÇÃO EDITORIAL Opinião é para quem tem o que dizer. Página 2 BAIRROTAS A autêntica coluna destinada a assuntos da região. Aproveite o espaço para elogiar, criticar e botar a boca no trombone. Página 2

X X I

-

N º

4 2 1

-

1 ª

Q U I N Z E N A

D E

M A R Ç O / 2 0 1 4

Escola de samba do Fazendinha é a grande campeã do Carnaval Mocidade Azul traz o troféu de volta ao bairro Fazendinha. Com gente ‘malvada’ na Avenida, zumbis, dragões, lobos e vampiros fizeram a festa e dominaram a folia e a brincadeira. A Mocidade fez o público vibrar com a música, o ritmo, as fantasias e os adereços. Esse é 23º título da Mocidade Azul - mais um troféu para a coleção montada durante os 42 anos de existência da escola. O Jornal Fazendinha conversou com exclusividade com o Carnavalesco e o presidente da Mocidade. Leia mais na página 4.

CÃES Cães que vivem no Terminal do Fazendinha são monitorados por equipe de Proteção Animal. Página 3 BAIRRO Famílias de sem-teto invadem terreno da CIC e prefeitura diz que local já tem finalidade certa para o local. Página 7 PREVENÇÃO Unidades de saúde de Curitiba iniciam vacinação contra HPV; meninas de 11 a 13 anos devem ser vacinadas. Página 13

CLASSIBAIRROS Quer vender? Alugar? Empregar? Faça negócios aqui no Classibairros do JF. Página 15

Previsão do Tempo TERÇA-FEIRA, 11/03 0

29 C

0

17 C

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

QUARTA-FEIRA, 12/03 0

26 C

16 0 C

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

QUINTA-FEIRA, 13/03 0

29 C

0

15 C

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

SEXTA-FEIRA, 14/03

310 C

18 0 C

Sol com algumas nuvens. Não chove.


2

Opinião/Política

1ª QUINZENA DE MARÇO/2014

O que já era ruim... piorou! A Unidade de Pronto-Atendimento do Fazendinha (UPA) está uma calamidade. Antes fosse somente a falta de remédios, de painel eletrônico, de água, de ventiladores. A falta é de respeito mesmo. Respeito ao paciente, que injeta recursos para que todo o sistema funcione – e que não são poucos. O fruto disso é a demora no atendimento diretamente relacionado à falta de profissionais, médicos e equipe de saúde. Já no primeiro atendimento, o processo de checagem da documentação acontece aos suspiros e má vontade. De alguns, não vamos generalizar. Justamente porque entre a equipe, há um enfermeiro consciente. Conversa, compreende o paciente e até arrisca um papo sobre a decadência da saúde pública em Curitiba: uma salvação para aqueles que esperam cerca de uma hora somente para a triagem. Triagem é a primeira longa fila que o paciente e morador do Fazendinha passa. Muitas vezes debilitado, justamente porque se estivesse bem iria à Unidade Básica de Saúde, onde são agendadas consultas com especialistas, o paciente (criança, idoso, mulher, homem) entra em uma fila imensa. É aí que começa a morosidade no sistema. Com dois computadores e duas mesas, apenas um enfermeiro (a) faz essa triagem. Ou seja, como ela acontece por ordem chegada, se um homem com 39º de febre chegar, ele deve esperar pela triagem imensa até ter prioridade na consulta: até aí 40 minutos. Não faz sentido algum. Ou esse paciente melhora durante a espera ou... ou... não sabemos o que pode acontecer. Servidores da saúde já tem discurso para isso: “É o sistema”. Alguns já corrompidos pela falência da saúde pública. A falta de respeito não termina por aí. Como se não houvesse a quem se reportar, médicos fazem intervalos absurdos de uma consulta para outra. Não intervalos de jantar ou pausas para descanso porque isso é essencial. São intervalos entre consultas mesmo. Quem disse? Quem viu? Aqui, quem nos fala: cidadã, moradora do bairro e pagadora de impostos. Não há – pelo menos à noite – supervisores, coordenadores ou pessoas capacitadas para dar um giro entre os corredores do hospital e checar a situação da UPA, a fila de espera, a demora. Ou seja, aquilo fica à mercê de quem presta o atendimento à população. Há os conscientes, mas também há quem não faça ideia que faz parte de uma engrenagem essencial para a população: a saúde. Vamos nos mobilizar. Isso não está certo!

A coluna Bairrotas - Estamos de Olho tem como principal finalidade dar voz à comunidade com reclamações, denúncias e elogios. É de suma importância para o Jornal Fazendinha ouvir seus leitores. Paute as páginas do JF. Ligue, mande mensagem, escreva um email. Ouvir a comunidade é nosso dever - jornalfazendinha@uol.com.br ou 3245-8065.

JF na internet

www.facebook.com/jornalfazendinha Dan Ferreia

Vazio O Jornal Fazendinha flagrou o Terminal do Ônibus completamente vazio na noite do dia 26 de fevereiro. A greve de ônibus, conforme já tinha sido adiantada pelo JF, deixou Curitiba sem nenhum coletivo rodando. Passageiros tentaram sair de casa na espera de algum ônibus, mas por dois dias quem depende de trans porte público sofreu. O registro está aí.

E aí? A resposta para qualquer reclamação da Rua Raul Pompéia já soa como um replay: “Vai ser revitalizada”. Okay, a gente sabe, tudo bem. Mas e as crateras que estão abertas na rua Antonio Zanon. Há pelo menos um mês que aqueles buracos atrapalham, prejudicam e estragam os veículos que diariamente passam por ali. Mas, pelo jeito nenhuma autoridade trafega por lá porque, pela demora, nem mesmo uma checagem deve ter sido feita no local. Vamos lá, Regional!

Convite O Dia da Mulher será comemorado no dia 13 de março pelo Conselho da Mulher Empresária do Fazendinha e CIC Norte. A diretora convida a todas as mulheres empresárias para fazer parte dessa homenagem que vai acontecer na Sede da Associação Comercial do Fazendinha e CIC Norte, na Rua Raul Pompéia, 1801. Um grande café da manhã será preparado no encontro, que terá uma palestra sobre vida pessoal e empresarial, com a psicóloga Raquel Adriano Momm de Camargo. É das 07h30 às 09h30. Participe!

Voluntários Venda de bebidas O vereador Copani (PSB) enviou à Prefeitura de Curitiba um requerimento solicitando que o Executivo fiscalize suposta venda ilegal de bebidas e cigarros no Centro. O problema, relata o parlamentar, estaria localizado ao lado de uma banca de revistas na esquina das ruas Pedro Ivo e João Negro, perto do Terminal do Guadalupe. Há suspeita também de venda de entorpecentes. “Segundo relatos de comerciantes locais e pedestres, no local é possível encontrar cigarros e bebidas falsificados, bem como substâncias entorpecentes. É necessário que a administração pública tome providências em prol da segurança da população que ali trabalha e transita”, justifica o vereador.

O Ministério do Esporte prorrogou até 16 de março as inscrições para participar como voluntário durante o período da Copa do Mundo FIFA 2014. O Brasil Voluntário é um programa do governo federal que, em Curitiba, está sendo gerenciado pela Secretaria do Trabalho e Emprego da Prefeitura de Curitiba. Para se inscrever basta acessar o site www.brasilvoluntario.gov.br e preencher o cadastro.

Voluntários II

Marcha

Não sabe o que os voluntários fazem? O JF te conta: durante todo o período da Copa e, em especial, durante os jogos em Curitiba nos dias 16, 20, 23 e 26 de junho, os voluntários devem atuar em seis áreas distintas (mobilidade urbana, proximidade dos estádios, aeroportos, áreas de grande fluxo de pessoas, eventos de exibição pública de jogos e centro aberto de mídia).

A partir do dia 19 de março o movimento Arte e Cultura Cristã vai promover vários encontros de Artes e oração pela Marcha Para Jesus Curitiba. Esses encontros serão realizados em diversos locais e em toda a cidade. E se você quiser uma dessas reuniões em sua igreja ou seu bairro, envie o pedido para contato@arteeculturacrista.com.br


1ª QUINZENA DE MARÇO/2014

Bairro

3

Cães que vivem no Terminal Fazendinha são monitorados por equipe de Proteção Animal Atualmente, 30 cães que vivem em 13 terminais da cidade são monitorados constantemente por veterinários da Rede Equipes da Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente percorreram os terminais de ônibus do Campo Comprido e da Fazendinha na tarde do último dia 20 para monitorar os cães que vivem nestes locais. Os animais tiveram sangue coletado para exames laboratoriais e receberam medicamentos para controle de pulgas e de endoparasitas, além de coleiras com identificação. A ação faz parte do projeto Cães Comunitários, da Prefeitura de Curitiba. Atualmente, 30 cães que vivem em 13 terminais da cidade são monitorados constantemente por veterinários da Rede. “No ano passado, o número de cães era maior porque, após receberem tratamento, vários cães acabaram sendo adotados por famílias curitibanas, o que mostra a eficácia do projeto”, disse o zootecnista Edson Evaristo, da Divisão de Monitoramento e de Proteção Animal da Secretaria. Em 2013, quando o projeto teve início, 43 cães de rua que viviam nos terminais de ônibus foram identificados com microchips, castrados e vacinados. Destes, 13 foram adotados. “Após serem castrados e receberem tratamento, eles se tornam mais atraentes para a adoção, o que é ótimo”, disse Evaristo. De acordo com o projeto, cada Cão Comunitário tem um mantenedor voluntário, numa parceria de co-responsabilidade com a população. O mantenedor é responsável pelo fornecimento de água e alimentação, pela vistoria diária do animal e também por informar aos veterinários da Rede sobre qualquer problema de saúde do cão. O porteiro do terminal do Cam-

A meta é incluir todos os cães que moram nos terminais

po Comprido, José Carlos da Silva Neto, que trabalha há quatro anos no local, conta que ali há dois cães comunitários, conhecidos como Roberval e Nibi. “Quando comecei a trabalhar aqui, eles já estavam no terminal”, informou. “Antes, os animais eram alimentados por funcionários e comerciantes, mas agora, com a ação da Prefeitura, tudo ficou mais organizado e os animais se tornaram mais dóceis,

Os animais foram medicados e receberam coleira de identificação

além estarem vacinados e castrados”. Projeto de pesquisa Com recursos de R$ 200 mil, aprovados pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, o projeto Cães Comunitários tem caráter de pesquisa e é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A meta é incluir no projeto todos os cães que moram nos 22 terminais de ônibus da cidade, geralmente alimentados e mantidos por funcionários e usuários dos equipamentos ou pela comunidade local. O diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alexander Biondo, conta que em várias cidades no mundo os cães e gatos comunitários são atendidos pelo poder público. “Eles passam a fazem parte da fauna urbana e contam com a ajuda e simpatia da população e dos turistas”, explica.

Formas, papéis, chocolate e ovos a preços especiais

Chocolate Confeiteiro Bel ao leite - 1 kg

R$

9,95


4

1ª QUINZENA DE MARÇO/2014

Capa

Mocidade Azul leva título e é a grande campeã do Carnaval 2014 Troféu volta ao bairro Fazendinha, que funciona a sede da escola Por Elizangela Jubanski Com o tema “Quero brincar de ser mau!!! Mocidade faz buuu… Neste Carnaval”, a Mocidade Azul foi a grande campeã do carnaval de 2014, em Curitiba. A Mocidade fez o público vibrar com a música, o ritmo, as fantasias e os adereços que fazem alusão a personagens malvados e que causam medo e terror, como zumbis, dragões, lobos e vampiros, mas tudo em tom de folia e brincadeira. Com isso, o troféu voltou ao bairro Fazendinha, que funciona a sede da escola. “Esse título é reflexo do trabalho de uma grande equipe. Estão todos de parabéns, pois atenderam ao nosso apelo de fazer o melhor. Todos entraram na avenida para provar que somos feras no Carnaval”, disse o presidente da Mocidade Azul, Altamir Jorge Lemos. A maioria dos integrantes se reuniu na sede da Associação dos Moradores das Vilas São Fernando e Santa Mônica (AMAFEMO), onde os ensaios aconteceram, para esperar a apuração dos votos. A celebração da vitória foi intensa e satisfatória. O carnavalesco Ricardo Garanhani da Mocidade Azul, em entrevista exclusiva ao Jornal Fazendinha, disse que o título é a grande realização de todo o trabalho. “É a finalidade de um processo longo de uma construção em conjunto com a sociedade. É o resultado que a gente espera depois de tanto trabalho e tanta dedicação”, conta. Segundo ele, a ansiedade que toma conta minutos antes de entrar na avenida faz parte do ‘ao vivo’ de todo o Carnaval. “É assim que funciona e é isso que torna o Carnaval tão emocionante. O espetáculo é ao vivo e só há uma chance. É ali que acontece tudo e Graças a Deus demos o nosso melhor e trouxemos esse troféu”. Apaixonado por Carnaval, Garanhani está há cinco anos na Mocidade Azul e a experiência em Carnavais do Rio de Janeiro fez com a parceria desse certo. “É um casamento que está dando certo. Estou muito envolvido com toda essa comunidade”, finaliza.

Avaliados Os quesitos avaliados pelos 20 jurados foram: samba-enredo, bateria, mestre-sala e porta bandeira, comissão de frente, enredo, fantasia, alegorias e adereços, harmonia, conjunto e baianas. A mesa responsável pela

abertura dos envelopes foi composta por um representante de cada escola, pelo presidente da Comissão do Carnaval, Jaciel Teixeira, e por Luzia Simplício da Silva e Aparecido Oliveira, também integrantes da comissão. No grupo especial, a Moci-

dade Azul ficou com 199,10 pontos, a Realeza com 196,7, a Embaixadores da Alegria ficou em terceiro lugar com 194,90 pontos e a Leões da Mocidade com 194 pontos. Tensão Durante a apuração do des-

lash f a a fir Con esfile d eã: do d camp la esco

file das escolas de samba, que teve clima tenso e confusão, um integrante da vice-campeã Embaixadores do Alegria se revoltou com uma nota no quesito mestre sala e porta bandeira e chegou a agredir verbalmente o presidente da Comissão de Carnaval da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Jociel Teixeira. Desfile Após 15 anos o desfile das escolas de samba de Curitiba voltou para a Rua Marechal Deodoro e não desapontou. Entre a noite deste sábado (1) e a madrugada de domingo (2) cerca de 10 mil expectadores acompanharam o carnaval da capital paranaense nas arquibancadas e todas as escolas conseguiram cumprir o número mínimo de 230 integrantes e o tempo estipulado pela comissão organizadora. Troféu Quem ainda não viu o troféu da conquista pode ir até a sede da Amafemo. Durante todo o ano serão organizados eventos para a comunidade e, é claro, as preparações para o bicampeonato.


Coluna

1ª QUINZENA DE MARÇO/2014

5

Ei mocinha, você sabe lavar os cabelos direito? Por mais rotineiro que seja, o processo de lavagem dos cabelos não deve ser feito de qualquer maneira. Pequenos - e valiosos - truques podem fazer toda a diferença no brilho e saúde dos fios. Acostumada a lavar centenas de madeixas por semana - muitas delas estreladas, como as da top Raica Oliveira - Cris Dios, do Laces and Hair, compartilha com a gente dicas fáceis para serem colocadas em prática tipo já! Passo #1: ”Deposite uma quantidade razoável de xampu num potinho (como o da foto abaixo) e dilua o produto com o dobro de água antes de usá-lo. Isso é necessário para não acumular resíduos nos fios. Misture e aplique sobre o couro cabeludo, massageando para não escorrer”. Passo #2: ”Esfregue apenas o couro cabeludo com as pontas dos dedos em movimentos circulares. O processo não precisa ser feito nos fios para não danificá-los. Não se preocupe que eles ficarão limpinhos, limpinhos - com o topo da cabeça

A quantidade de xampu necessária (esquerda) e o potinho com complemento de água

Tenha sempre um potinho como este no seu box

livre da sujeira, as madeixas também ficarão tinindo. Enxágue bem”. Passo #3: ”Repita a operação (na primeira aplicação, o shampoo remove a sujeira do lugar e na segunda, a sujeira é inteiramente retirada do fio). Enxágue até remover completamente o produto”. Passo #4: ”A quantidade necessária de condicionador é menor do que de xampu, semelhante a uma moeda de um real. O produto deve ser diluído em água morna

para facilitar o desembaraço”. Passo #5: ”Divida o cabelo ao meio, coloque-o para frente e mergulhe as pontas até altura das orelhas dos dois lados. Com o auxilio de um pente, desembarace começando pelas pontas. Enxágue muuuuuito bem, de preferência (mas não obrigatoriamente) com água mineral. Ela ajuda a remover parte do cloro presente na água da torneira, devolvendo o brilho natural dos fios”.

Apenas o couro cabeludo deve ser esfregado!


6

1ª QUINZENA DE MARÇO/2014

Geral

SMCS

Imposto de renda

Táxis A comissão de licitação para ampliação da frota do táxi de Curitiba vai realizar na próxima semana as sessões públicas para abertura dos envelopes de documentação dos concorrentes. Esta é a primeira licitação para o serviço de táxi em Curitiba e a previsão é que os novos taxistas comecem a trabalhar em maio. A licitação prevê a concessão de 700 autorizações para a categoria convencional; 30 para a categoria compartilhado (táxi adaptado para pessoas com deficiência mas que pode operar também como convencional) e 20 para táxis operados por motoristas com deficiência.

Carceragens

Lineu Filho AEN

Não há mais presos em distritos policiais de Curitiba desde a manhã do dia 7. Os últimos 16 detentos foram transferidos do 1.º Distrito Policial, esvaziando por completo a carceragem da delegacia. À tarde, mais presos foram retirados do 3.º Distrito Policial, localizado nas Mercês. “Nesta semana, 320 presos saíram dos distritos. Esse é o primeiro passo para que se chegue à retirada definitiva de todos os presos das delegacias do Paraná”, disse o delegado Luiz Alberto Cartaxo Moura, representante da Polícia Civil no Comitê de Transferência de Presos. Cartaxo explicou que todos os presos com mandados de prisão agora vão para a tutela do Departamento Penitenciário (Depen). Já os demais, enquanto não estão com mandados, ficaram abrigados apenas no 11.º Distrito Policial, que servirá agora como um Centro de Triagem.

O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda Pessoas Física 2014 já começou. O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita desde o último dia 26. O programa pode ser instalado em quase todos os computadores disponíveis no mercado, nas versões para os sistemas operacionais Windows, Linux, Solaris e Mac OS e aplicativo multiplataforma. Como nos outros anos, o contribuinte que enviar a declaração no início do prazo deverá receber a restituições nos primeiros lotes, a menos que haja inconsistências, erros ou omissões no preenchimento. Terão também prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, e pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental. O prazo final de entrega é 30 de abril.

Mais internet O brasileiro passa mais tempo na internet que assistindo televisão, segundo a Pesquisa brasileira de mídia 2014 – Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. Segundo o levantamento, de segunda a sexta-feira, os internautas ficam, em média, três horas e 39 minutos na internet, enquanto os telespectadores passam três horas e 29 minutos vendo TV. Os que ouvem rádio nesse período dedicam três horas e sete minutos a esse hábito e os que leem jornais impressos, uma hora e cinco minutos.

Transporte Os usuários do transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana arcam com um prejuízo mensal de R$ 10,9 milhões, provocado pela atual tarifa, segundo cálculo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCEPR). Os números levam em consideração os itens incorporados ao cálculo da passagem e que não deveriam integrar a planilha. Relatório de Auditoria elaborado por equipe técnica do órgão de controle defende que a tarifa técnica, que serve de base para a remuneração das empresas, deveria ser R$ 0,43 mais barata. O TCE chegou a determinar essa redução, mas a decisão foi suspensa por uma liminar do Tribunal de Justiça.

Acidentes O Paraná foi o estado com maior número de mortes em rodovias federais no Carnaval de 2014, segundo relatório da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Foram 25 vítimas fatais entre sexta-feira (28) e a quarta-feira de Cinzas (5). A explicação para o alto número, segundo a PRF, foi a chuva, que caiu forte no estado principalmente no fim do feriado. Nacionalmente, nos 70 mil quilômetros de rodovias federais, 3.201 acidentes, 1.823 feridos e 155 mortes foram contabilizadas. Entre as principais causas de acidentes apontados pela PRF no período estão embriaguez ao volante, ultrapassagem proibida e excesso de velocidade. As colisões frontais lideram o ranking de mortes, com 43% dos casos, em 61 acidentes. Em segundo lugar estão os atropelamentos (22 acidentes), colisões transversais (15 acidentes) e saídas de pista (14 ocorrências).


1ª QUINZENA DE MARÇO/2014

Bairro

7

Famílias de sem-teto invadem terreno na CIC e prefeitura diz que local já tem finalidade As famílias que irão morar nas unidades foram cadastradas pelo serviço social da Cohab em 2008, diz prefeitura Banda B

Local estava sendo construído casas da Cohab Banda B

Por Elizangela Jubanski Cerca de 40 famílias invadiram um terreno na Vila Arroio, Cidade Industrial de Curitiba. Sem moradia, as famílias iniciaram a demarcação do terreno. No fim de fevereiro, barracas estavam sendo montadas e mulheres e crianças reservavam os locais. O terreno, que fica entre a rua Cid Campelo e a José Rodrigues Pinheiro, pertence ao município e faz parte das Moradias Arroio, local onde será construído a segunda etapa da obra da Companhia de Habilitação Popular de Curitiba. A diarista Cláudia Santos, 48 anos, que tem cinco filhos e dois netos, estava no local. Ela contou que morava na Vila Formosa e teve de deixar o barracão onde morava há 3 anos. “A prefeitura foi até lá, tirou a gente, disse que iam fazer cadastro e até agora nada. Já fui despejada três vezes. Não tenho dinheiro para pagar aluguel e fiquei passando de casa em casa, dos parentes e de amigos”. Outras pessoas que estavam no terreno vieram da Vila Uberlândia, Aurora e Barigui que ficam na região no Capão Raso. A Guarda Municipal acompanhou a invasão das famílias no local. Ontem, viaturas também foram vistas no local. As famílias afirmam que

Mulheres e crianças reservavam local

não sairão do local, sem serem levadas para outro local. Resposta A Prefeitura de Curitiba informou que a área do conjunto Moradias Arroio está destinada ao reassentamento de famílias que moram às margens do rio Vila Formosa. Segue nota, na íntegra: “A obra, com cerca de 50% das unidades concluídas e entregues, foi, infelizmente, paralisada em setembro de 2012. Agora, está sendo retomada na atual gestão, com

processo de licitação em andamento. As famílias que irão morar nas unidades foram cadastradas pelo serviço social da Cohab em 2008 e, desde então, aguardam atendimento. Para preservar o direito destas famílias, a Cohab está negociando com os ocupantes a retirada dos seus pertences do local. A ocupação está sendo monitorada pelo serviço de fiscalização da Cohab e também pela Guarda Municipal e a expectativa é que seja alcançada uma solução pacífica para este impasse"


8

1ª QUINZENA DE MARÇO/2014


1ª QUINZENA DE MARÇO/2014

9


10

Geral

1ª QUINZENA DE MARÇO/2014

5

princípios para o sucesso profissional

Todo empreendedor quer alcançar o sucesso. Aqui estão algumas dicas para colocá-lo no caminho do sucesso Dependendo de quem você perguntar, o sucesso significa coisas diferentes. Para algumas pessoas isso significa ter uma carreira que gira em torno de uma vida real. Se você tivesse que pedir uma opinião a um gato, ele diria que o sucesso se trata de encontrar uma maneira de capturar, imobilizar e destruir a própria cauda. O primeiro passo para alcançar o sucesso é, muitas vezes, decidir o que ele significa pra você. Provavelmente, a sua resposta pode ser igual a de muitas pessoas. Mas, qualquer que seja a sua versão do sucesso, as pessoas que querem ser bem sucedidas devem se espelhar no comportamento de grandes pessoas.

#2. Concentre a sua busca Atualmente, a busca pela grandeza em uma área se tornou uma prioridade secundária e, a capacidade de ser bom em várias áreas se tornou a prioridade. Porém, a busca pelo a busca pelo sucesso universal está fadada ao fracasso. A razão é simples: ninguém pode ser o melhor em tudo. Mesmo em áreas que são relacionadas, muitas vezes é impossível encontrar um grande nível de sucesso. Assim, o caminho para o sucesso para alguns pode ser simples: concentrar sua busca em grande objetivo e se lembrar que uma pessoa que sabe um pouco de tudo não é mestre de nada.

Nasceu no dia 27 de fevereiro a pequena Maria Alice. Ela é filha do casal Joel e Luciene Rodrigues, amigos de toda a equipe do Jornal Fazendinha. Os mais íntimos juram que a pequena é a ‘cara’ da mãe. Veio para contrapor, já que a primogênita Ana Vitória, 4 anos, é o pai ‘em pessoa’. Família linda, família abençoada. Que Deus ilumine essa pequena. Seja bem-vinda Maria Alice!

Lei Maria da Penha

Esses comportamentos incluem: #1. Siga seus talentos É útil ser apaixonado por suas atividades, mas a paixão sem talento é como um carro com o tanque vazio: ele não vai chegar tão longe quanto você quer. O livro The Element discute isso: não importa em que você é bom – quer seja na escrita, desenho, programação ou palestras motivacionais – mantenha o seu foco e persiga seus objetivos. Todos têm um dom, assim que encontrar o seu, você precisa dedicar seu tempo para se tornar melhor no que faz.

Chegou!

#3. Limite suas opções Nossa afinidade para manter as opções em aberto, infelizmente nos leva a nos limitar, porque abre um caminho para a mediocridade, ao invés do sucesso. Pense nisso desta maneira: a pessoa que vai para a faculdade sabendo que um trabalho está esperando quando eles se formarem, nunca vai trabalhar tão duro quanto a pessoa cuja única chance de sucesso depende de seus estudos. Ao limitar as suas opções, você vai apostar tudo e dar o seu máximo esforço para alcançar um objetivo. Ter um cobertor de segurança é importante, para a criação de um plano de backup pode valer a pena. No entanto, ter um compromisso com um caminho ou objetivo também pode leva-lo a se esforçar mais – e potencialmente, ser mais bem sucedido em seus esforços. #4. Trabalhe com metas significativas No livro de Stephen Covey, “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, ele pesquisa a diferença entre uma pessoa comum e da pessoa extraordinária. Ele descobriu que aqueles que foram capazes de alcançar suas metas de maneira extraordinárias sabiam muito bem a diferença entre eficiência e eficácia.

A maioria das pessoas estão obcecadas com a eficiência, o que nos leva a trabalhar no sentido de objetivos sem sentido, vazios ou simplesmente sem importância. A eficácia, por outro lado, não se trata de fazer o mais bem feito possível sobre determinado assunto em um determinado tempo, mas sim sobre realizar coisas. O envio de 100 e-mails por hora pode ser eficiente, mas é apenas eficaz se os e-mails não vão ajudar você a alcançar o seu objetivo. Se eles não estiverem ajudando, ignore esse processo. #5. Nunca desista Se você tem um objetivo que é alcançável através de talento real e trabalho duro, não desista nunca. Você vai cometer erros e vai falhar. Então, continue praticando, aprendendo, aceitando a rejeição e tentando novamente. A grande maioria das pessoas de sucesso também cometeram falhas enormes em algum momento de suas vidas: Walt Disney faliu, Benjamin Franklin abandonou a escola aos 10 anos, e Theodor Geisel teve seu primeiro livro rejeitado por 27 editoras. O sucesso vem de muito trabalho, resiliência e determinação. Ninguém consegue isso de graça.

Este artigo foi adaptado do original, “Put Yourself on the Road to Success With These 5 Principles”, da Entrepreneur.

A Lei 11.340/06, conhecida com Lei Maria da Penha, entrou em vigor em setembro de 2006 e ganhou este nome em homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, que por vinte anos lutou para ver seu agressor preso. Maria da Penha Maia Fernandes foi espancada de forma brutal e violenta diariamente pelo marido, que tentou assassiná-la duas vezes. Na primeira tentativa, Maria da Penha levou dois tiros nas costas e ficou paralítica. Na segunda, o ex-marido tentou matá-la eletrocutada no chuveiro. A luta da cearense para conseguir Justiça contra o ex-marido resultou na homenagem ao nome da lei. A lei alterou o Código Penal e possibilitou que agressores sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada, a lei também acaba com as penas pagas em cestas básicas ou multas, além de englobar, a violência física e sexual, também a violência psicológica, a violência patrimonial e o assédio moral. A legislação também aumenta o tempo máximo de detenção previsto de um para três anos, e ainda prevê medidas que vão desde a saída do agressor do domicílio e a proibição de sua aproximação da mulher agredida. Dentre as várias mudanças promovidas pela lei esta o aumento no rigor das punições das agressões domésticas contra a mulher e também, trata-se de uma forma de conscientizar o agressor de que seus atos não são corriqueiros nem normais e, que precisa ser punido nos casos de sua ocor-

rência. Muito mais difícil do que agredir é ser vítima, tendo que admitir e constatar que o ambiente familiar não constitui mais um lugar tranqüilo e seguro. E ainda, a abertura de ação criminal contra o responsável pela lesão corporal não está mais condicionada a uma representação da vítima, ou seja, o processo poderá ser aberto mesmo se a mulher não prestar queixa. A agressão contra a mulher deve ser denunciada na Central de Atendimento à Mulher através do número 180, que funciona 24 horas por dia. O anonimato da vítima ou de quem faz a denúncia de agressão é garantido. A denúncia pode ser feita pela mulher ou qualquer pessoa próxima a ela. A Central de Atendimento à Mulher oferece informações sobre a Lei Maria da Penha e atendimento psicológico, jurídico e social à vítima, além de orientar sobre como agir e procurar ajuda. Também pode ligar para a polícia no 190 ou prestar queixa em qualquer delegacia, para depois pedir que seu caso seja encaminhado a uma Delegacia de Defesa da Mulher. O número 100 igualmente é um disque-denúncia e ajuda em casos de agressões sexuais contra crianças e adolescentes, tráfico de mulheres e pornografia infantil. A ligação gratuita pode ser feita por qualquer telefone - seja ele móvel ou fixo, particular ou público. Diga não a violência contra à mulher – DENUNCIE 180

Kamila Rayana de Lima Pazetto Bacharel em Direito


1ª QUINZENA DE MARÇO/2014

Segurança

11

Guarda Municipal

Banda B

Com informação do Portal da Banda B

Drogas

Primos Uma discussão entre dois primos terminou em morte na manhã do último dia, no bairro Campo Comprido, em Curitiba. José Luiz Guerra, 27 anos, foi ferido por arma de fogo disparada pelo primo Ademir Guerra, 30 anos. O autor fugiu e ainda não foi encontrado. A família contou que os dois não trabalhavam. A Polícia Militar (PM) disse que eles estavam sendo investigados na região. O crime aconteceu na rua Waldemar Cavanha, na Vila Progresso, por volta das 9h. De acordo com testemunhas, os primos estavam discutindo quando Ademir levantou uma arma em direção ao primo e puxou o gatilho. A família não quis informar sobre os motivos da briga e disse que eles não tinham rixas. No entanto, a polícia afirma que eles viviam se desentendendo por causa de tráfico de drogas. Por ser autoria conhecida, o inquérito será feito pelo 11º Distrito Policial.

Um homem de 42 anos foi preso em flagrante na madrugada do dia 2 após ser flagrado com drogas dentro de um veículo Marea e tentar oferecer R$ 10 mil aos policiais que o abordaram para tentar evitar a prisão na Cidade Industrial de Curitiba. De acordo com a polícia, o suspeito estava na Rua Antônio Dias de Andrade com 21 buchas de cocaína e uma pedra grande de crack, além de R$ 1290 em dinheiro trocado. Após a abordagem ele confessou ser traficante na região e ainda ofereceu R$ 10 mil para os policiais militares o liberarem. Diante da situação, ele acabou detido ainda por corrupção ativa. Reprodução

Jovem Morreu na noite do dia 2 de março a jovem Glenda Paula Marçal dos Santos, de 24 anos, que foi dada como morta pelos médicos do Hospital do trabalhador, em Curitiba, no dia 31 de dezembro, e apresentou sinais vitais na hora da retirada dos órgãos que seriam doados. Glenda estava internada na UTI por causa de um acidente de carro que sofreu na via rápida do Portão no dia 16 de dezembro do ano passado. Ela morava na Cidade Industrial, tinha duas filhas, uma de 8 anos e outra de 8 meses, e foi enterrada nesta segunda-feira no Cemitério Bonfim.

Incêndio Três pessoas foram presas na última semana acusados de participar de um incêndio criminoso na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O crime, que aconteceu no dia 16 de fevereiro, deixou uma adolescente de 12 anos morta e outra de 17 gravemente ferida. A ação teria sido passional, motivada por vingança e ciúme. Policiais da Delegacia de Homicídios (DH) da capital capturaram os envolvidos Cássio Marcelo Leal Júnior, de 21 anos, o “Sarney”, Elaine Lhiar Goes, 39 anos, e Marcelo Luiz Padilha, de 36. Outros dois adolescentes suspeitos de ajudar os criminosos também foram identificados e apreendidos. O motivo de tudo seria o ciúme das moças, que estavam saindo com rapazes de um grupo rival.

Banda B

Carros Seis pessoas foram presas no fim da madrugada do dia 4 na Cidade Industrial de Curitiba. Todas tinham envolvimento com receptação de veículos roubados. Um deles chegou a dizer aos policiais que estava espantado com a prisão, já que teria comprado um Fiat Uno Mille Fire 2003 pela quantia de R$ 1 mil. Eles foram encaminhados a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV). Todos responderão por receptação de veículo roubado.

Adolescente Um adolescente de 17 anos foi apreendido na madrugada deste domingo (23) após ser flagrado furtando televisores LCD da Escola Municipal Caiac Cândido Portinari, na Cidade Industrial de Curitiba. De acordo com o guarda municipal Cezar da Silva, na madrugada de sexta para sábado cinco televisores já haviam sido furtados da escola, mas hoje o adolescente foi flagrado com o eletrônico que fica nas salas de aula. “Uma vizinha da escola percebeu a movimentação e ligou para a Guarda. Lá flagramos ele e outros dois com os televisores, mas como a escola é grande e eles já tinham visto a viatura, abandonaram os televisores e conseguiram fugir”, comentou.


12

1ª QUINZENA DE MARÇO/2014

Colunas

Show do Raça Negra em Curitiba O Raça Negra é um grupo de pagode formado na cidade de São Caetano do Sul em 1983 e é um dos grupos pioneiros do desenvolvimento do pagode romântico, com um estilo de samba carregado de romantismo. E irão cantar mais uma vez seus maiores sucessos em Curitiba, no palco do Spazio Van dia 19 de abril de 2014. Raça Negra em Curitiba Data: 19/04/2014 - Local: Spazio Van Endereço: Linha Verde, 15.000, Curitiba/PR Preço dos ingressos: A partir de 40 reais

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Momento tenso: pedestres impedem suicídio de mulher na China Câmeras de vigilância flagraram o momento em que uma mulher tenta pular de viaduto e é salva por pedestres na China. O vídeo mostra quando a mulher, vestida de calça preta e jaqueta rosa, se aproxima do parapeito e examina o que está embaixo. Em seguida, sobe na borda do viaduto. O ato chama a atenção de uma pedestre, que rapidamente corre para socorrê-la. A mulher que tenta o sucídio segura no guarda-chuva da socorrista, o que dificulta o resgate. São momentos tensos. Um homem, ao perceber a dificuldade, corre para auxiliar no socorro. A força dos dois ainda não é suficiente para trazer a mulher de volta para a estrada. Mais pessoas se aproximam. E, finalmente, o resgate é feito. De acordo com o Daily Mail, foram 66 segundos de sufuco e 16 pessoas no total para salvar a vida da mulher. Felizmente, acabou tudo bem. O caso aconteceu dia 17 de fevereiro. ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Concurso para Marinheiros Estão abertas as inscrições para o Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros 2014, com a oferta de 2.200 vagas. Os interessados têm até 20 de março para preencher o formulário de inscrição disponível no site da Marinha e pagar uma taxa de R$ 12. Para se candidatar, é necessário ser brasileiro e do sexo masculino. Além disto, no dia 1º de janeiro de 2015, o candidato deve ter entre 18 e 22 anos e ter concluído o ensino fundamental. A primeira etapa da seleção é

composta por provas de Matemática, Português e Ciências. Os classificados nesta fase vão passar por verificação de dados biográficos e documentos, testes psicológico e de aptidão física e inspeção de saúde.

Os aprovados serão formados durante 48 semanas, em regime de internato, em uma das quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros, localizadas em Fortaleza (CE), Recife (PE), Vitória (ES) e Florianópolis (SC). Neste período, os jovens recebem alimentação, alojamento, ajuda para aquisição de uniformes, assistência médico-odontológica e uma ajuda de custo. O curso segue até o final deste ano, quando os formandos são promovidos a marinheiros e passam a receber um salário de R$ 1.400.


1ª QUINZENA DE MARÇO/2014

Unidades de saúde de Curitiba iniciam vacinação contra HPV Meninas de 11 a 13 anos devem ser vacinadas; ao todo são três doses A partir desta segunda-feira (10), as 109 unidades básicas de saúde estarão oferecendo gratuitamente a vacina contra HPV para meninas de 11 a 13 anos. Em uma segunda etapa, a vacinação também será realizada em algumas escolas municipais, estaduais e particulares da capital. A vacina protege contra o papilomavírus humano (HPV), responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil. “Estudos já demonstraram a efetividade da vacina, que deve ser aplicada em três doses. É importante que os pais fiquem atentos à importância dessa vacina para que suas filhas fiquem protegidas e que a médio e longo prazo a incidência deste câncer diminua em todo país”, explicou a diretora do departamento de epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Juliane Oliveira. Em Curitiba residem aproximadamente 40 mil adolescentes nesta faixa etária e a meta é de vacinar

pelo menos 80% deste público. “Antes a vacina era oferecida apenas nas clínicas particulares e as três doses custavam cerca de R$ 1 mil, agora ele passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação e a ser oferecida gratuitamente. Acreditamos que será bem aceita pela população”, ressaltou Juliane. Após a primeira dose, as ado-

lescentes vacinadas devem voltar a unidade básica de saúde para a 2ª dose depois de seis meses. Cinco anos após a 1ª dose, elas devem retornar para a 3ª dose, garantindo uma imunização eficaz e duradoura. Em 2015 serão vacinadas meninas de 9 a 11 anos de idade, e a partir de 2016 toda menina a partir dos 9 anos de idade.

Pronta para tudo: truques para se vestir bem em qualquer ocasião REGRAS DE OURO: - Para disfarçar o quadril, prefira peças escuras na parte de baixo. Destacar o colo irá elevar as atenções, equilibrando a silhueta. - Seios grandes podem ser amenizados com decotes em V, que também alongam a silhueta. Atente-se ao tamanho do decote, pois se for muito profundo, poderá causar o efeito contrário. Escolher as peças certas na hora das compras não é um bicho de sete cabeças! Confira algumas dicas espertas que separamos para você e acerte no look. Mais importante do que ter um guarda-roupas lotado é ter um que seja completo. Isto é: nele tem que constar peças versáteis, que te deixem linda e elegante, além de (e isso é muito importante) serem adequadas para o seu tipo físico. Vestido preto: Um clássico! Se até Coco Chanel não abria mão de seu pretinho básico, quem somos nós para dispensá-lo? Elegante e discreto, vai do jantar de negócios ao happy hour, basta combina-lo com acessórios incríveis. Isso sem contar que a cor escura é sua melhor amiga pra disfarçar aqueles quilinhos extras. Blazer: Em todos seus formatos e cores, os blazers são capazes de dar uma nova

cara ao look. Para as mais clássicas, é perfeito para combinar com calças jeans, deixando o ar levemente despojado. Já para as mais ousadas, o céu é o limite! Combinações com vestidos, shorts e até mesmo com tênis certamente terão um resultado moderno, descolado e com ar super jovem. Anote aí: em tecidos estruturados eles também ajudam a construir uma silhueta mais enxuta. Se usado aberto, ele forma linhas verticais, boas amigas para afinar a alongar o shape. Jeans: Toda mulher deve ter um bom jeans em seu armário. Conheça seu corpo e opte pelo que mais valoriza sua silhueta. Prefira lavagens neutras, para combinar com o máximo de peças possíveis, além de um tecido mais grosso que, não só é mais sofisticado, como também ajuda a tornear as curvas. Atenção ao tamanho: se tem gordurinhas pulando, opte por uma numeração maior.

- Use peças que chamam atenção para a parte de baixo do look, para disfarçar os ombros largos, o típico triângulo invertido. Calças claras, estampadas e saias volumosas são perfeitas para quem busca esse efeito. Cintos colocados estrategicamente também dão a sensação de equilíbrio, deixando o corpo mais proporcional. - Mulheres com pouco seio podem apostar em detalhes que causem a sensação de volume, como babados e também em estampas na parte de cima.

13

Mulheres No mundo, existem diversos tipos de mulheres. Existem as que curam com a força do seu amor e as que aliviam dores com a sua compaixão. Foram exemplos Irmã Dulce, na Bahia, e Madre Teresa, na Índia. Existem mulheres que cantam o que se sente e as que escrevem. Há mulheres glamourosas, como foi Lady Di e mulheres maravilhosas que deixam lições eternas, como Eunice Weaver e Madame Curie. Existem mulheres que fazem rir, e mulheres talentosas no teatro, nas telas dos cinemas, nos palcos do mundo. Entre tantos tipos de mulheres existem as que não são conhecidas ou famosas. Mulheres que deixam para trás tudo o que têm, em busca de uma vida nova. Lembramos das nossas nordestinas e sua luta constante contra a adversidade, para que os filhos sobrevivam. Mulheres que todos os dias se encontram diante de um novo começo, que sofrem diante das injustiças das guerras e das perdas inexplicáveis, como a de um filho amado, pela tola disputa de um pedaço de terra, um território, um comando. Mães amorosas que, mesmo sem terem pão, dão calor e oferecem os seios secos aos filhos famintos. Mulheres que se submetem a duras regras para viver. Mulheres que se perguntam, ante a violência de que são vítimas, qual será o seu destino, o seu amanhã. Mulheres que trazem escritos nos sulcos da face, todos os dias de sua vida, em multiplicadas cicatrizes do tempo. Todas são mulheres especiais. Todas, mulheres tão bonitas quanto qualquer estrela, porque lutam para fazer do mundo um lugar melhor para se viver.

Entre essas, as que pegam dois ônibus para ir para o trabalho e mais dois para voltar. E quando chegam em casa, encontram um tanque lotado de roupa e uma família morta de fome. Mulheres que vão de madrugada para a fila a fim de garantir a matrícula do filho na escola. Mulheres empresárias que administram dezenas de funcionários de segunda a sexta e uma família todos os dias da semana. Mulheres que voltam do supermercado segurando várias sacolas, depois de ter pesquisado preços e feito malabarismo com o orçamento. Mulheres que levam e buscam os filhos no colégio, os colocam na cama, contam histórias, dão beijos e apagam a luz. Mulheres que lecionam em troca de um pequeno salário, que fazem serviço voluntário, que colhem uvas, que operam pacientes, que lavam a roupa, servem a mesa, cozinham o feijão e trabalham atrás de um balcão. Mulheres que criam filhos, sozinhas, que dão expediente de oito horas e ainda têm disposição para brincar com os pequenos e verificar se fizeram as lições. Mulheres que arrumam os armários, colocam flores nos vasos, fecham a cortina para o sol não desbotar os móveis, mantêm a geladeira cheia. Mulheres que sabem onde está cada coisa, o que cada filho sente e qual o melhor remédio para dor de cotovelo do adolescente. Podem se chamar Bruna, Carla, Teresa ou Maria. O nome não importa. O que importa é o adjetivo: mulher. * * * A tarefa da mulher é sempre a missão do amor. Onde quer que ela esteja, ali se encontrará um raio de luz, uma pétala de flor, um aconchego, um verso, uma canção.

Redação do Momento Espírita, com base nas mensagens Quem é o mulherão? e Mulheres, ambas de autoria ignorada.


14

1ª QUINZENA DE MARÇO/2014

Áries - O grande aprendizado do período é a prudência, por causa da retrogradação de Marte. Um aprendizado difícil para os arianos, que costumam agir impulsivamente. Porém, necessário. Procure pensar nos outros, esteja aberto para trocar e aprender coisas novas. Bom período para dialogar, esclarecer dúvidas, perceber suas limitações e superá-las.

Lazer

12 Anos de Escravidão SINOPSE

Gêmeos - Bom período para assuntos práticos, principalmente para o comércio e a comunicação. A Lua segue em seu signo, mas briga com Netuno na parte da manhã. Melhor deixar tarefas que demandam atenção e concentração para depois do almoço. No período da noite, vale sair da rotina e fazer um programa diferente. Lua e Urano colocam o inesperado a seu favor.

Leão - Uma poderosa energia o impulsiona a liberar velhas emoções para prosseguir mais leve. É tempo de promover mudanças com consciência e sensibilidade. Outro grande aprendizado para o momento é equilibrar franqueza, integridade e espontaneidade com diplomacia e tato. As palavras devem vir temperadas com amor para que seja ouvido. Virgem - É positivo sair em busca de oportunidades, marcar entrevistas, fazer ligações e contatos, coletar valiosas informações, promover novos movimentos físicos e mentais. A Lua segue no inquieto e curioso Gêmeos, todos ficam mais disponíveis para dialogar. Mas prefira tratar de assuntos mais complexos após o meio-dia, pois pela manhã Lua e Netuno colocam a desatenção em pauta. Libra - Evite tarefas exaustivas pela manhã. No período da tarde o clima muda: o caminho se abre para ativar contatos, estudar, filosofar, circular e fazer algo diferente do habitual. Vênus segue em Aquário e o convida a apostar na sua originalidade. No amor, vale dialogar, trocar ideias e fazer planos para o futuro. Mas é importante dar espaço um ao outro. A individualidade deve ser respeitada. Escorpião - É tempo de remanejar sua vida, mas aos poucos, passo a passo. Saturno segue retrógrado e o convida a investir em si mesmo e no seu trabalho, com perseverança, disciplina e comprometimento. O importante é que esteja disposto a corrigir o que for necessário. Faça de tudo para que suas estruturas se fortaleçam e você possa crescer. Sagitário - Procure evitar assuntos que possam causar polêmica. Júpiter segue direto agora, mas briga com Urano e Plutão, que testam seus limites. Lembre-se que ninguém é dono da verdade e que velhos conceitos devem ser sempre renovados. Um clima de camaradagem, liberdade e otimismo deve imperar. A noite está propícia para aventuras, passeios divertidos e originais. Capricórnio - Agora você pode ativar contatos, divulgar seu trabalho e encaminhar negócios, acordos e assuntos burocráticos. Programe-se! A Lua segue em Gêmeos, favorecendo a troca de informações. Mas Saturno segue retrógrado. Portanto, é tempo de verificar se os projetos, a empresa e todas as coisas que veio construindo nos últimos tempos estão assentadas em bases sólidas. Aquário - É tempo de caprichar no visual, seduzir e divulgar sua imagem. Vênus segue agora em seu signo, prometendo boas oportunidades, tanto nas finanças quanto no amor. A diplomacia, a cordialidade e os tratos sociais é que vão permitir avanços. No período da noite a Lua sorri para Urano, boas surpresas podem acontecer. Peixes - O entusiasmo e a vitalidade crescem na medida em que o dia avança. É tempo de tomar as atitudes que forem necessárias e partir para a conquista, mas procure dar tempo para que as sementes germinem. O Júpiter segue agora em rota direta, fica mais fácil cultivar fé e otimismo, buscar novos conhecimentos para ampliar suas fronteiras.

INGREDIENTES

Não recomendado para menores de 14 anos 1841. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

Touro - Período de intensa movimentação na área dos amigos, das contribuições sociais e dos projetos em grupo. Vênus segue em Aquário, pedindo mais liberdade, independência, sedenta por novidades e inovações de todo tipo. Com uma boa conversa você pode angariar colaboradores para o seu projeto. O lema do período é: a união faz a força.

Câncer - Preguiça e distração em pauta pela manhã, cuidado para não perder documentos, bolsas e objetos importantes. A energia cresce na medida em que o dia avança e a vontade de conversar também, pois a Lua segue em Gêmeos. A noite chega em clima de renovação e liberdade. A harmonia entre Lua e Urano, no período da noite, o convida a apostar no que for diferente, original, criativo e ousado.

Pão de Queijo de Sanduicheira

Elenco Chiwetel Ejiofor: Solomon Northup Michael Fassbender: Edwin Epps Benedict Cumberbatch: Ford

Paul Dano: Tibeats Garret Dillahunt: Armsby Paul Giamatti: Freeman Scoot McNairy: Brown Lupita Nyong’o: Patsey

• 1 xic. de chá de leite • 1 xic. de chá de óleo • 3 ovos inteiros • 2 xic. de chá de polvilho azedo • 1/2 colher de chá de sal • 1 xic de chá de queijo ralado MODO DE PREPARO

O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação. Oscar Wilde

• Bater tudo no liquidificador . • Untar levemente a sanduicheira com óleo e despejar a massa. • Feche a sanduicheira e deixe dourar. • Se desejar pode rechear a gosto, com pedacinhos de goiabada, mussarela, presunto, salame, doce de leite, chocolate, é só colocar um pouquinho da massa, colocar o recheio e cobrir com mais massa. • Fica uma delícia. Sirva ainda quente.

Pai 1- Joãozinho estava folheando um antigo álbum de família, quando viu uma foto e foi correndo perguntar para a mãe: -Mãe, quem é esse homem bonitão ao seu lado? A mãe respondeu: -É seu pai. E Joãozinho disse: -Então que é esse gordo careca sentado ali no sofá? Casca de banana O irmão e a irmã entram em casa machucados. A mãe ficou preocupada e quis saber o que tinha acontecido. A irmã disse: -É que eu escorreguei em uma casca de banana e caí. A mãe perguntou: -E você, meu filho, como se machucou? -Eu ri do tombo dela. Casamento - O filho pergunta para o pai: -Pai, quanto custa para casar? E o pai responde: -Não sei, filho, ainda estou pagando.

O filho -Pai, é verdade que em alguns lugares da África o homem não conhece sua esposa até casar com ela ? O pai: -Aqui também é assim, filho. Sobrenome O gerente chama o empregado recém-admitido à sua sala e inicia o diálogo: - Qual é o seu nome? João - responde o empregado. - Olhe - explica o gerente eu não sei em que espelunca você trabalhou antes, mas aqui nós não chamamos as pessoas pelo primeiro nome. É muito familiar e pode levar à perda de autoridade. Eu só chamo meus empregados pelo sobrenome: Ribeiro, Matos, Souza... Só. E quero que o senhor me chame de Sr. Mendonça. Bem, agora quero saber: Qual é o seu nome? O empregado responde: - Meu nome é João Amorzinho. - Tá certo, João. Pode ir agora.


1ª QUINZENA DE MARÇO/2014

Santa Amélia dia útil Terminal Fazendinha 05:51 07:11 08:11 10:00 11:49 12:55 14:23 16:35 17:47 18:47 20:01

06:11 07:21 08:21 10:22 12:00 13:06 14:45 16:57 17:57 18:57 20:23

06:30 07:31 08:32 10:44 12:11 13:17 15:07 17:07 18:07 19:07 20:45

06:41 07:41 08:54 11:06 12:22 13:28 15:29 17:17 18:17 19:17 21:07

06:50 07:51 09:16 11:28 12:33 13:39 15:51 17:27 18:27 19:27 21:29

07:02 08:01 09:38 11:38 12:44 14:01 16:13 17:37 18:37 19:39 21:51

Bairro da Santa Amelia 05:40 07:00 08:00 09:26 11:38 12:44 14:12 16:24 17:48 18:48 20:12 22:24

06:00 07:10 08:10 09:48 11:49 12:55 14:34 16:46 17:58 18:58 20:34 22:46

06:20 07:20 08:20 10:10 12:00 13:06 14:56 17:08 18:08 19:08 20:56 23:08

06:30 07:30 08:30 10:32 12:11 13:17 15:18 17:18 18:18 19:18 21:18 23:31

06:38 07:40 08:42 10:54 12:22 13:28 15:40 17:28 18:28 19:28 21:40 23:54

6:52 7:50 9:04 1:16 2:33 3:50 6:02 7:38 8:38 9:50 22:02

Vendo carenagem de farol CB300 Grafite R$ 40,00 Fone: 3288-2542 com Anderson. Vendo TV 29´ com DVD embutidos. Valor R$ 230,00. Tratar fone: 3072.0517 Vendo fogão Electrolux 4 bocas, branco. Valor R$ 200,00. Tratar fone: 3072.0517 Vendo lote de roupas usadas, de 0,50 centavos R$1,00 a peça. Tratar fones: 3575-0629 com Clarice. Vendo mesa de sinuca R$ 200,00 Tratar fone: 9636-9957 Vendo lote de roupas usadas, de 0,50 centavos R$1,00 a peça. Tratar fones: 3575-0629 com Clarice. Vendo 2 máquinas industrial reta. R$ 500,00 Tratar fones: R$ 3039-7873 ou 9636-9957 Vendo resto de estoque de roupas e calçados novos a preço de custo. Tratar fone: 3245-8796 ou 3360-6751 com Ataíde. Vendo mesa de sinuca R$ 200,00 Tratar fone: 96369957 Vendo Playstation 2 R$ 250,00 com mais ou menos 50 jogos com 2 controles , cartão de memória. Tratar 8509-9825 com Daiane. Vendo loja de roupas e brinquedos , presentes,armarinhos etc. com estoque, vitrine,balcão. Tratar fone: 3345-1501 com Tere. Reformo Cadeiras, mesas e móveis em geral para escritórios e casas residenciais. Fazemos estofados e móveis de palhinha. Telefone para contato: 3019-5349 ou 9631-7303 tratar com Claudio. Faço conversão de vhs para dvd e vinil e fita k7 para cd. Conversão de super 8 para dvd e digitalização de negativos e slides. Telefone para contato: 3288 2642/ 8446 6907 ou 8505 2839. Tratar com Rodrigo. Compromisso sério, gostaria de conhecer mulheres entre 30 a 40 anos, sou livre. Tenho 53 anos. Tratar fone: 3245-6703 Vendo floricultura em excelente ponto com valor a combinar, na região do Fazendinha.Tratar fone: 84812987 com Lucimara.

Vendo apartamento com 46 m2 no Fazendinha com 2 dormitórios e demais dependências com garagem coberta.R$ 127,000,00 quitado. Tratar 3239-3244 ou 9722—8953 com Alceu. Vendo casa no Fazendinha com 2 quartos e demais dependências. Garagem coberta para 3 carros. Próximo a todos os bancos e comércios da região. Tratar fones: 9203-2211 ou 92125093. Alugo quartos com tamanho grande para rapazes ou aposentados , incluso luz e água, no Fazendinha. Tratar fones: 8444-7113 ou 9896-2089. Aluga-se casa com 3 peças, para casal sem filhos. Valor R$ 550,00 incluso água. Localização em frente ao Colégio Avelino. Tratar fone: 3288.3523 ligar após 19 horas. Aluga-se casa com 5 peças, para casal sem filhos. Valor R$ 700,00, incluso água. Localização em frente ao Colégio Avelino. Tratar fone: 3288.3523 ligar após 19 horas. Alugo casa no conjunto Vitória Régia com 4 peças, com garagem. Valor a combinar. Tratar fones: 30106743 ou 9734-5902 com Rosi ou João. Alugo barracão comercial 400m2 na rua Odair Pazeto, 726, valor a combinar. Tratar fone: 9631-7303. Alugo quartos para moças e rapazes R$ 350,00 com água e luz incluso sem garagem. Tratar fone: 96287966 com Nilda. Alugo quartos para rapazes,mobiliados livre de luz,água e gás R$ 380,00 no Caiuá. Tratar fone: 9928-6883 Alugo casa na praia de Leste, de frente para o mar, com 3 quartos, sala, cozinha, 2 banheiros, churrasqueira e garagem para 4 carros. Para 10 pessoas, Valor a combinar. Telefone para contato: 3019-5649 ou 96317303. Tratar com Claudio Aluga-se Kitinet incluso condomínio, valor R$ 550,00. Portão próximo Caixa Econômica. Tratar fone: 3072.0517

15

Vendo terreno com casa na Vila Guaíra, quitado. Valor R$ 240,00, tamanho 11x21m. Tratar fone: 9936.4002 (Antônio) Vendo chácara com 2 alqueires, toda cercada com água própria, com luz, 4 tanques de peixes e piquete para criação em Campo Largo. R$ 180.000,00 com negociação. Tratar fone: 3285-2484 ou 9827-6652 com Matilde. Vendo terreno em Araucária 717m2 Jardim Tropical com asfalto água e luz próx a linha de ônibus. (SÓ VENDA). R$ 95.000,00 Tratar fones: 9695-7811 ou 3228-2837. Vendo terreno Santa Quitéria aproximadamente 114m2 próximo a igreja. Excelente localização. R$ 280.000,00.Aceito propostas.Tratar fone: 9203-2211. Vendo Kombi furgão 90-1600 branca R$ 5.500,00 Tratar fones.: 3288 2642 / 8446 6907 / 9509 9102 Vendo Gol 2001 1.0 8v , 2 portas.Aceito terreno ou lote como entrada. R$ 9.000,00 Tratar fone: 3245-6703. Vendo Fiesta ano 1996 com 4 portas, com motor novo. Tratar fone:3039-7873 ou 9636-9957 Precisa-se de 10 costureiras para malhas na região do Fazendinha. Tratar fones: 3082-5120 ou 96958951 com Simone. Contrata-se serralheiro. Pode ser uma pessoa já aposentada. Para região da Fazendinha. Tratar fones: 8431-3892 ou 8444-7113 ou 9731-2350 com Raimundo. Precisa-se cabeleireira para salão de beleza. Tratar fone: 3245-4059. Precisa-se cabeleireira e manicure para salão de beleza. Tratar fone: 3245-8089 Seja uma consultora Natura. Fale comigo.Tratar 3249-6657 ou 9976-2601. Com Cris A Faculdade Herrero está selecionando pacientes para implante dentário. Tratar fone: 3026-8411. Ou infocursos@herrero.com.br Precisa-se de cabeleireiro para salão no Fazendinha. Tratar fone: 3245.3157/9937.6324 (Maria).


16

1ª QUINZENA DE MARÇO/2014

Comércio


Fazendinhamar2014 ed421