Issuu on Google+

A estrela e o gatinho Ferreira Gullar

5ª EDIÇÃO

ilustrações Theo Siqueira


A estrela e o gatinho


Coordenação Editorial Flávia Bastos Supervisão Fernando Monteiro da Cunha Projeto Gráfico e diagramação Theo Siqueira Ilustrações Theo Siqueira Fotografia Christian Parente Revisão Gráfica Chico Maciel Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmera Brasileira do Livro, SP, Brasil) Gullar, Ferreira A Estrela e o Gatinho/Ferreira Gullar ; ilustrações de Theo Siqueira. -- São Paulo: Evoluir, 2004. 1. Literatura infanto-juvenil I. Siqueira, Theo. II. Título.

04-1373 CDD-028-5 Índices para catálogo sistemático: 1. Literatura infanto-juvenil 028.5 2. Literatura infantil 028.5 Obra atualizada conforme o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa Este livro foi composto em Helvetica Neue e impresso em papel Couché Fosco 115g/m2 pela HR Gráfica para a Editora Evoluir Cultural, em janeiro de 2013, com tiragem de 5300 exemplares.

Evoluir Cultural Rua Girassol, 33 cj 93/94 – Vila Madalena – São Paulo - SP CEP: 05433-000 São Paulo – SP fone/fax: (11) 3816-2121 www.evoluircultural.com.br evoluir@evoluircultural.com.br


Gatinho, meu amigo,

7


8


fazes ideia do que seja uma estrela?

9


10


Dizem que todo este nosso imenso planeta

11


coberto de oceanos e montanhas

12


13


14


é menos que um grão de poeira 15


16


se comparado a uma delas

17


18


Estrelas s찾o explos천es nucleares em cadeia

19


numa sucess찾o que dura bilh천es de anos

20


21


22


O mesmo que a eternidade

23


24


N達o obstante, Gatinho, confesso

25


que pouco me importa

26


quanto dura uma estrela

27


importa-me quanto duras tu,

28


querido amigo,

29


e esses teus olhos azul-safira com que me fitas.

30


31


32


A Estrela e o Gatinho Gatinho, meu amigo, fazes ideia do que seja uma estrela? Dizem que todo este nosso imenso planeta coberto de oceanos e montanhas é menos que um grão de poeira se comparado a uma delas Estrelas são explosões nucleares em cadeia numa sucessão que dura bilhões de anos O mesmo que a eternidade Não obstante, Gatinho, confesso que pouco me importa quanto dura uma estrela importa-me quanto duras tu, querido amigo, e esses teus olhos azul-safira com que me fitas. 33


É possível desenhar o tempo? Quando recebi a tarefa de ilustrar A Estrela e o Gatinho, de Ferreira Gullar, duas perguntas começaram a rondar meu pensamento: Como fazer jus a esse texto tão profundo e de aparência tão simples? E como ilustrar algo assim abstrato como o tempo? A resposta estava num quarto bagunçado, dentro de uma pasta cinza, onde encontrei alguns desenhos meus que ficaram por anos esquecidos. O tempo, que também é ilustrador, tinha criado sobre esses desenhos lindas manchas coloridas, trincas e borrões desbotados, que me serviram para compor as imagens desse livro. Inclui outros elementos que para mim representam o tempo, como um inseto curioso chamado efêmera, cuja vida adulta tem a duração de um só dia; ou uma flor que com o passar dos dias se abre no espaço. Essas ilustrações agora são esse espaço que acolhe toda profundeza e simplicidade de A Estrela e o Gatinho.

Theo Siqueira


Biografia Quem não se encanta com a poesia de Ferreira Gullar? Esse poeta que nasceu em São Luís do Maranhão, mas se considera um pouco carioca. Cedo, mudou-se para o Rio de Janeiro e trabalhou em importantes publicações, como a revista O Cruzeiro. Adaptou-se tanto à Cidade Maravilhosa que foi homenageado na Primavera dos Livros de 2010, evento que, em sua décima edição, destacou a cidade. Sua estreia na literatura deu-se com o texto Um pouco acima do chão, de 1949. A partir daí não parou mais. Pelo conjunto de sua obra, o poeta recebeu importantes prêmios, como o Jabuti, por exemplo, e foi indicado para o Prêmio Nobel de Literatura. É autor também de outras publicações, como: Toda Poesia (1980), Cidades Inventadas (1997) e Muitas Vozes (1999), além da coleção infantojuvenil O rei que mora no mar. Publicou Um gato chamado Gatinho, afinal de contas Gullar adora gatos. Agora, chega as suas mãos A Estrela e o Gatinho. Um presente para os apreciadores da poesia, da amizade e do nosso planeta.

9 788587 420480


A Estrela e o gatinho