Page 1

LÚCIA PIMENTEL GÓES

ILUSTRAÇÕES DE SIMONE MATIAS


LÚCIA PIMENTEL GÓES

ILUSTRAÇÕES DE SIMONE MATIAS


Dani e Dado eram gêmeos. Gêmeos chimpanzés.

Dani e Dado, chimpanzés gêmeos, amavam sua mamãe Ceiçã. 02


Os chimpanzés gêmeos, que amavam mamãe Ceiçã e adoravam seu colo, ganharam a companhia da irmãzinha chimpanzezinha Cicila.

03


Os chimpanzés gêmeos, que amavam mamãe Ceiçã, que ganharam a irmãzinha chimpanzezinha Cicila ficavam com ciúmes dela. Os chimpanzés gêmeos Dani e Dado, que amavam mamãe Ceiçã, que ganharam a irmãzinha chimpanzezinha Cicila, ficavam cada dia mais ciumentos, e nem notaram que Cicila, a cada dia, mais crescia. Os chimpanzés gêmeos Dani e Dado, que amavam mamãe Ceiçã, que ganharam a irmãzinha chimpanzezinha Cicila, e que morriam de ciúmes dela, resolveram dar um fim a esse ciúme, que beliscava o coração deles.

04


05


Os chimpanzés gêmeos Dani e Dado, que morriam de ciúmes de Cicila, que não queriam dividir Mamãe Ceiçã com a chimpanzezinha, armaram um plano muito arriscado! A chimpanzé mamãe Ceiçã estava exausta. Passara o dia pulando de cipó em cipó, colhendo folhas, frutos, sementes, e amamentando a faminta chimpanzezinha Cicila. Os chimpanzés, Dani e Dado, que morriam de ciúmes de Cicila, esperaram a mamãe chimpanzé Ceiçã dormir! Por quê? Dani e Dado viram chimpanzé mamãe Ceiçã dormindo um sono profundo, ao lado do berço, feito de cipó trançado, onde também dormia a chimpanzezinha Cicila. Dani e Dado trocaram sinais, pois a hora certa era aquela.

06


07


Danilo e Eduardo, chimpanzés ciumentos e levados, de pulão em pulão, de pulo em pulo, de pulinho em pulinho, sem fazer nenhum barulhinho, chegaram pertinho do berço de Cicila, que dormia sonhando lindo sonho, com anjinhos chimpanzezinhos bonzinhos, que tinham o nome de Duda e Nilo. Danilo e Eduardo, rápidos, pegaram o berço com a pequena Cicila. Chimpanzé Danilo abria caminho entre galhos, folhas espinhudas, e chimpanzé Eduardo carregava o berço.

08


09


Os dois chimpanzés, aos pulos e pulões, foram para bem longe, onde a floresta era densa, fechada e escura. O sol quase não conseguia que seus raios de luz ali penetrassem. Dani e Dado, gêmeos chimpanzés, viram a mais alta árvore da espessa floresta. Que fizeram os malandros gêmeos? Danilo e Eduardo, os chimpanzés gêmeos, que não desejavam mal para Cicila, apenas queriam mais sossego e que ela não guinchasse a toda hora, e que não mamasse vinte vezes por dia, nunca dando folga. Chimpanzezinha Cicila, dorminhoca como era, gostou daquele silêncio nas alturas!

10


11


Foi quando, lá longe, Dani e Dado, que agora dormiam sossegados, ficaram arrependidos. Os chimpanzés gêmeos começaram a ouvir os guinchos e as batidas no peito de mamãe Ceiçã, clamando por Cicilinha. Mamãe Ceiçã cantou forte, convocando toda a família Chimpanzé. Mamãe Ceiçã, mamãe chimpanzé Rorô e mais as cunhadas, primas, sobrinhas, aos saltos, saltinhos, saltões, chamavam, guinchavam, choravam: “Cicila, Cicilinha, Cicilinha querida”!

12


13


Danilo e Eduardo agora eram gêmeos chimpanzés arrependidos… No fundo, no fundo, amavam Cicila. Perceberam que a irmãzinha era somente uma chimpanzezinha bebê mimada. E podem pôr mimada nisso: era mimadíssima por mamãe Ceiçã! Então, aos pulos, pulinhos e pulões, rápidos, pegaram o berço com Cicila, que ainda sonhava com os anjinhos chimpanzezinhos de asinhas, Duda e Nilo. Danilo e Eduardo, gêmeos chimpanzés, de “rabo entre as pernas”, cabeça baixa, entregaram para mamãe Ceiçã sua linda e catita chimpanzezinha Cicila.

14


15


Foi uma alegria só! Guinchos e mais guinchos. Mamãe chimpanzé Ceiçã era boa quituteira e, agradecendo aos vizinhos chimpanzés, preparou saladas de folhas de vários tipos, servidas em metades de cocos. Chimpanzés Dani e Dado, mesmo desculpados, tiveram que sofrer um castigo. Durante um mês foram obrigados a levar comida para todos os chimpanzés que formavam seu grupo.

16


17


Cicila cresceu uma chimpanzezinha catita e muito, muito valiosa e faceira. Sabia catar piolho melhor do que qualquer outra chimpanzé! Vivia de laçode-fita-cipó na cabeça. E inventou uns sapatinhos-de-salto para usar. Cada semana, a malandrinha aumentava mais o salto. Mamãe Ceiçã ficava com o coração a mil, temendo os pulos de Cicila, com aqueles saltos altíssimos.

18

Fazia belas trancinhas com seus cabelos longos e sedosos. Escolhia flores coloridas e as prendia em raminhos finos, entrelaçados em seu rabinho. Claro que os chimpanzés da vizinhança, ou dos matos vizinhos, adoravam vir espiá-la em suas acrobacias pelos galhos mais altos das mais altas árvores da floresta. Altura era com Cicila. Deixava todos de respiração presa de medo e susto que ela escorregasse ou errasse o cálculo, e levasse um tombão.


19


Se chimpanzé Dani e chimpanzé Dado aprontassem contra ela alguma “chimpanzezisse”, ameaçava: — Vou já contar para mamãe que vocês estão me machucando. — Não faça isso, mana Cicila! — Então, peçam desculpas de ponta-cabeça!

20


21


Os gêmeos chimpanzés obedeciam rapidinho. Sabiam que Cicila não dava moleza. Chimpanzé Dani e chimpanzé Dado só levavam a melhor com os chimpanzés vizinhos ou inimigos. Com a maninha chimpanzé Cicila, Nem chimpanzé Ceiçã podia!

22


23


Editora Evoluir Cultural Título Original

Os chimpanzés gêmeos

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Autora

Lúcia Pimentel Góes

Góes, Lúcia Pimentel

Ilustrações

Simone Matias

Conselho editorial

Chico Maciel, Fernando Monteiro, Flávia Bastos, Lilian Rochael e Uriá Fassina

Revisão gráfica

Chico Maciel

Revisão de Texto

Lilian Rochael

Este livro atende às normas do acordo ortográfico em vigor desde janeiro de 2009.

Edição

1ª edição/impressão, setembro de 2014

Fonte

Brandon Text

Tiragem

3.500 exemplares

Papel capa

Triplex 250g/m2

Papel miolo

Alta alvura 120g/m2

Pantone

P 162-14 U (contra-capa)

Gráfica

Melting Color (S. B. Campo/SP)

Os chimpanzés gêmeos / Lúcia Pimentel Góes ; ilustrações de Simone Matias. — 1. ed. — São Paulo : Evoluir, 2014. 1. Literatura infantojuvenil I. Matias, Simone. II. Título. ISBN 978-85-8142-059-2 14-09813 CDD-028.5 Índice para catálogo sistemático: 1. Meio ambiente : Literatura infantil 2. Meio ambiente : Literatura infantojuvenil

028.5 028.5

Evoluir Cultural

Esta obra foi produzida sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional que permite que você faça cópias e até gere obras derivadas, desde que não as use com fins comerciais e que sempre as compartilhe sob a mesma licença.

FBF Cultural Ltda. Rua Aspicuelta, 329 Vila Madalena, São Paulo-SP CEP 05433-010 Tel: (11) 3816-2121 evoluir@evoluircultural.com.br www.evoluircultural.com.br facebook.com/evoluircultural


Cicila é uma chimpanzezinha catita e a mais nova integrante da família Chimpanzés. A pequena entra na vida dos irmãos Dani e Dado, despertando o ciúme dos gêmeos. Começa toda a confusão, com situações que podem colocar Cicila em risco. A história é contada de forma alegre e ritmada e promete contagiar o leitor com as aventuras desses gêmeos.

Chimpanzés gêmeos  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you