
1 minute read
Gambá, Gambá-de-orelha-preta
ORDEM DIDELPHIMORPHIA / FAMÍLIA DIDELPHIDAE Nome popular: Gambá, Gambá-de-orelha-preta
Nome científi co: Didelphis aurita (Wied-Neuwied, 1826)
Advertisement
Descrição da espécie: Mamífero de pequeno porte (peso médio de 1 kg), possuindo focinho longo e mais escuro que o do gambá-de-orelha-branca. Os olhos são grandes, orelhas enegrecidas, pelos do corpo compridos de extremidades mais claras e longa cauda. Distribui-se no Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.
Hábito: Noturnos e solitários, esses gambás se locomovem bem na copa das árvores, mas também no chão.
Dieta: Dieta muito semelhante à do gambá-de-orelha-branca.
Reprodução: Possuem ciclo poliéstrico sazonal, apresentam mais de um ciclo ao longo do ano, sempre concentrados na primavera e verão. Possuem uma média de oito fi lhotes por gestação, com intervalos de 14 dias entre as gestações de cada ninhada. Curiosidades: Os gambás podem ser polinizadores de diversas plantas, visto que são generalistas e podem consumir até mesmo néctar. É a única espécie de gambá presente na ilha de Florianópolis.
Pegadas da espécie Número de registros obtidos na área: Em Treviso, possui vários registros (N = 2), sendo considerada uma espécie rara.

Nível de ameaça: No mundo têm populações estáveis e, assim como no Brasil, seu nível de ameaça é “pouco preocupante” e em Santa Catarina não consta na lista de espécies ameaçadas.