1 minute read

Gambá, Gambá-de-orelha-branca

Next Article
Instituto Alouatta

Instituto Alouatta

ORDEM DIDELPHIMORPHIA / FAMÍLIA DIDELPHIDAE Nome popular: Gambá, Gambá-de-orelha-branca

Nome científi co: Didelphis albiventris (Lund, 1840)

Advertisement

Descrição da espécie: Mamífero de pequeno porte (peso médio de 1,5 kg), possuindo focinho longo e amarelado, olhos grandes, três listras faciais escuras (nos olhos e no meio da cabeça), orelhas claras, com pelos do corpo compridos de extremidades mais claras e longa cauda. Distribui-se no Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Hábito: Solitários e noturnos, são arborícolas, porém locomovem-se bem no chão.

Dieta: Onívoros oportunistas, alimentam-se de frutos, ovos, pequenos vertebrados como rãs, serpentes e aves. Em cidades podem se alimentar de restos de alimentos deixados em lixeiras.

Reprodução: Possuem ciclo poliéstrico sazonal, que é quando apresentam mais de um ciclo ao longo do ano, sempre concentrados na primavera e verão. Possuem geralmente de quatro a 12 fi lhotes por gestação, que dura aproximadamente 14 dias. Curiosidades: São marsupiais e, portanto, as fêmeas carregam seus fi lhotes em uma espécie de bolsa no ventre (marsúpio) até se desenvolverem, mas podem carregar fi lhotes mais bem desenvolvidos no dorso, “de carona”. Quando se sentem ameaçados, fi ngem-se de mortos e exalam um cheiro forte e desagradável das suas glândulas anais.

Número de registros obtidos na área: Em Treviso, possui poucos registros (N = 12) sendo considerada uma espécie rara.

Nível de ameaça: No mundo, os gambás têm populações estáveis e, assim como no Brasil, seu nível de ameaça é “pouco preocupante”. Em Santa Catarina não consta na lista de espécies ameaçadas.

Pegadas da espécie

This article is from: