O que é a Eurocidade
Chaves-Verín?

Objetivos da Eurocidade
A Eurocidade tem como objetivos fundamentais:
Quem somos
A Eurocidade Chaves-Verín, formalmente constituída como Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) em 2013, é uma entidade transfronteiriça com personalidade jurídica reconhecida em ambos os países, que facilita e promove a cooperação entre os municípios de Chaves (na Região Norte de Portugal) e Verín (na Comunidade Autónoma da Galiza, Espanha).
A nossa criação é o resultado de um longo processo de colaboração iniciado em 2007, cujo objetivo é consolidar um quadro de cooperação territorial, em conformidade com o disposto no artigo 175º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia.
Somos uma referência no desenvolvimento territorial transfronteiriço, com uma aposta na coesão económica, social, cultural e ambiental, que aproveita a proximidade das cidades para gerar sinergias que beneficiam ambos os territórios.
Promover a cooperação territorial entre os municípios de Chaves e Verín, gerindo em conjunto os serviços e equipamentos de ambos os territórios.
Converter a fronteira numa oportunidade de desenvolvimento territorial e socioeconómico. Em vez de ser uma barreira, a fronteira é utilizada como um instrumento para promover a convergência institucional, económica e social.
Reforçar a coesão económica e social em áreas como a agricultura, o comércio, o turismo, o património, o ordenamento do território, o ambiente, os recursos naturais, os transportes, as comunicações, a logística, a cultura, o desporto, a educação, o lazer, a saúde e a proteção civil.
Incentivar a utilização partilhada de serviços públicos que promovam a convivência e a colaboração entre os cidadãos de ambos os lados da fronteira.
Estratégias de Cooperação
Para atingir estes objetivos, desenvolvemos as seguintes linhas estratégicas de atuação:
Elaboração, concepção, apresentação e execução de programas e projetos de cooperação territorial co-financiados pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), Fundo Social Europeu (FSE) e Fundo de Coesão.
Gestão conjunta das infra-estruturas e serviços públicos de interesse comum, planeados e executados com recursos próprios ou em colaboração com os membros do AECT.
Realização de obras públicas e projectos conjuntos em áreas-chave, como a proteção do meio ambiente (em especial a proteção e aproveitamento do Rio Tâmega), os transportes e as comunicações.
Com quem colaboramos:
Redes Europeias de Cooperação Territorial









A nossa população
Os dados demográficos mais relevantes são:
O nosso território e dados demográficos
A Eurocidade Chaves-Verín estende-se pelos municípios fronteiriços de Chaves e Verín, com uma superfície total de 685,3 km² que, em conjunto, em 2021, contavam com uma população total de 51.219 habitantes.
Chaves é o município mais populoso do Alto Tâmega, com:
37.590 habitantes em 2021
No conjunto:
51.219 habitantes em 2021
Verín tinha:
13.629 habitantes em 2021
Além disso, destacam-se os seguintes dados regionais:
Na estrutura etária da Eurocidade:
60 % da população pertence ao grupo etário entre 15 e 65 anos.
Enquanto
30 % da população tem mais de 65 anos, sendo 27% em Verín e 32% em Chaves.
No âmbito da educação, a Eurocidade apresenta uma taxa considerável de população com formação superior
Verín conta com,
18,5 % de população com educação superior
Em conjunto,
15,2 % da população da Eurocidade concluiu o ensino superior.
Chaves regista
14 % licenciados superiores.
Descrição dos serviços
Dispomos dos seguintes serviços:

A sede da Eurocidade Chaves-Verín encontra-se num espaço simbólico: a antiga Alfândega Espanhola em Feces de Abaixo. Este local, que outrora representava a divisão entre os dois territórios, é hoje um símbolo de união e colaboração entre Chaves e Verín. Na nossa sede, oferecemos serviços e informações de interesse para toda a população.
→ Cross Border InfoPoint (CBIP)
O CBIP, localizado na antiga alfândega espanhola, é um centro de informação fundamental para quem deseja conhecer mais sobre a Eurocidade e a região transfronteiriça. Oferece apoio em temas essenciais para residentes e trabalhadores da área, como mobilidade laboral, fiscalidade e legislação.
Objetivo:
Reforçar a mobilidade e o mercado de trabalho na zona transfronteiriça, orientando a população na sua vida quotidiana.
→ Posto Transfronteiriço de Informação Juvenil
O Posto Transfronteiriço de Informação Juvenil da Eurocidade
Chaves-Verín está integrado nas estruturas do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e da Direção Geral de Juventude, Participação e Voluntariado da Xunta da Galiza, além de integrar a rede europeia de informação dos jovens (Eurodesk).
Objetivo:
Ser uma plataforma para a mobilidade e colaboração juvenil entre a Galiza e Portugal, promovendo a integração sociocultural e atuando como referência em emprego, cultura, lazer e estudos na Eurorregião, fomentando também a ideia de uma Europa unida.


→ Local de Ensaios Musical da Juventude
Este é um serviço gratuito dirigido principalmente à juventude, oferecendo um espaço adequado onde possam expressar a sua criatividade musical. Este espaço faz parte da rede galega de Locais de Ensaio da Direção Geral de Juventude, Participação e Voluntariado da Xunta da Galiza.e está equipado com uma cabine de gravação.
→ Centro de Documentação
Transfronteiriça
Com sede em Chaves, este centro especializado em cooperação transfronteiriça permite o acesso à documentação sobre a fronteira Espanha-Portugal. Através do seu arquivo físico e digital, facilita a troca de informações relevantes para académicos e cidadãos e cidadãs interessados.
Objetivo:
Reunir, organizar e divulgar informação sobre a cooperação transfronteiriça, tornando os conteúdos acessíveis aos investigadores e ao público em geral.


Emissão do Cartão de Eurocidadão
O Cartão de Eurocidadão é um cartão comum às duas cidades que garante aos residentes de Chaves e Verín igualdade no acesso aos serviços e eventos municipais em ambas as localidades. Promove a integração dos cidadãos de ambos os lados da fronteira, otimizando a utilização de recursos públicos partilhados.
Objetivo:
Facilitar o acesso universal a serviços públicos em ambos os municípios, evitando a duplicação de infraestruturas e promovendo a identidade eurocidadã.
→ Posto Transfronteiriço de Informação Turística
Chaves e Verín promovem-se como um destino único, destacando-se pela riqueza das águas termais e do património natural e cultural, que permitiram integrar a Associação Europeia de Cidades Históricas Termais (EHTTA). A rede turística fornece informações detalhadas e recursos promocionais para que os visitantes desfrutem da região durante todo o ano.
Objetivo:
Oferecer informação completa aos turistas e facilitar a sua estadia, promovendo o aproveitamento das atrações naturais e culturais da Eurocidade.


O Posto Transfronteiriço de Informação Turística integra a rede de postos de informação turística do Destino Chaves-Verín, que inclui um posto em Chaves, um em Verín e outro em Vidago.
Informações úteis
Se pretender utilizar algum dos espaços ou serviços, pode contactar-nos:
Eurocidade Chaves-Verin
Portugal
Contato
Antiga Alfândega Espanhola, Av. de Portugal, Feces de Abaixo, 32699 Verín, Ourense, Espanha (+34) 988 426 644 / (+34) 608 913 048 info@eurocidadechavesverin.eu
EspañaPortugal
Horário de atendimento (hora espanhola):
Segunda a quinta-feira: 09:00 - 14:00 / 15:00 - 17:00
Sexta-feira: 09:00 - 14:30
Eurocidade Chaves-Verin
