Issuu on Google+

NEWSLETTER RIET Investimos no seu futuro

NEWSLETTER N.º 3 CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA REDE IBÉRICA DE ENTIDADES TRANSFRONTEIRIÇAS

Centro de Documentação da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças - RIET O Centro de Documentação da RIET é uma unidade documental que pretende especializar-se na Cooperação Transfronteiriça, sobretudo na fronteira entre PortugalEspanha, pondo à disposição do público, documentação variada, produzida sobretudo pelas entidades sócias da RIET, bem como outras instituições da fronteira luso-espanhola. Trata-se, portanto, de um espaço de estudo, pesquisa e investigação que permite o acesso dos cidadãos a toda a documentação que alberga. É missão do Centro a pesquisa, recolha, acessibilidade, intercâmbio e difusão da informação por toda a fronteira, tornando-a disponível a todos os interessados na temática transfronteiriça. O fundo documental, que constitui o Centro de Documentação, é diversificado versando sobre várias temáticas e em várias línguas, sobretudo em português e espanhol. Neste espaço, o utilizador tem à sua disposição monografias, obras de referência, publicações periódicas e material «não livro», nomeadamente sobre economia, emprego, educação, direito, turismo, urbanismo, política, geografia, história e em especial cooperação transfronteiriça ou territorial, refletindo assim as experiências de boas práticas que se têm vindo a desenvolver no âmbito da cooperação institucional e económica entre regiões de países fronteiros.

Localização: Centro de Documentação da RIET Ladeira da Trindade, n.º 17 5400-554 Chaves (Portugal) Tlf: 00351 276 340 500 E-mail: cdriet@chaves.pt

1


NEWSLETTER RIET Investimos no seu futuro

NEWSLETTER N.º 3 CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA REDE IBÉRICA DE ENTIDADES TRANSFRONTEIRIÇAS

LIVROS EM DESTAQUE DOMÍNGUEZ CASTRO, Luis (coordenador) Estudo socioeconómico da fronteira entre Portugal e Espanha. Salamanca : RIET, 2013 - 463 p. Este livro é um dos primeiros estudos que analisam a realidade socioeconómica da fronteira luso-espanhola na sua totalidade: examina assimetrias e pontos de encontro na raia; faz o diagnóstico da situação socioeconómica da fronteira Galiza/Norte de Portugal, Castela e Leão/Centro de Portugal, Extremadura/Alentejo e Centro, Algarve/Huelva; e aponta algumas propostas estratégicas conjuntas de cooperação na fronteira para o horizonte 2014-2020. Para este estudo contribuiu um vasto grupo de especialistas de toda a fronteira, designadamente: Luis Domínguez Castro (Universidade de Vigo); António Manuel Figueiredo e Isabel Leal (Quaternaire Portugal); José Manuel del Barrio Aliste e María Luisa Ibáñez Martínez (Universidade de Salamanca); Maria Manuela dos Santos Nátario e Gonçalo José Poeta Fernandes (Instituto Politécnico da Guarda); José Antonio Gutiérrez Gallego e José Manuel Pérez Pintor (Universidade de Extremadura); António Covas e Manuel Tão (Universidade do Algarve).

BENTO, Ricardo (diretor) Agenda estratégica dos territórios da fronteira interior/transmontana. [Vigo] : Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, 2013 - 92 p. (Biblioteca dos estudos estratégicos). ISBN: 978-989-97959-4-5 Esta agenda estratégica do Serviço de Estudos e Publicações do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular centra-se na análise estratégica de alguns municípios inseridos na designada “Macrorregião do Sudoeste Europeu”, nomeadamente, Bragança, Mirandela, Chaves e Macedo de Cavaleiros, sendo abordados temas como a macrorregião do sudoeste europeu e os desafios da cooperação territorial; as potencialidades estratégicas e fatores de estrangulamento; e o programa de ações estratégicas. Este trabalho contou com uma equipa de especialistas do território transmontano, designadamente: Professor Ricardo Bento (UTAD) na análise dos transportes, comunicações e logística no território transmontano; Professores Xerardo Pereiro (UTAD), Paula Fernandes e Cláudia Miranda (IPB) na valorização dos recursos territoriais; Professores Enrique José Varela Álvarez (UVIGO) e Luís Ramos (UTAD) na análise da problemática da governança territorial transmontana.

CRUZ-SAGREDO GARCÍA, Juan Daniel Contrabandistas somos y en el descaminho nos encontraremos : el contrabando nacional y otras formas de subsistencia en las fronteras ibéricas, especial referencia a la raya hispano-lusa. [Valladolid] : Junta de Castilla y León, Gabinete de Iniciativas Transfronterizas, D. L. 2010 – 254 p. – ISBN: 978-8496935-29-7 Neste livro o autor explora a temática do contrabando que tanto marcou a fronteira luso-espanhola, abordando as teorias do contrabando, tipologias, antecedentes, circunstâncias, causas e objetivos, métodos e técnicas, organização e estrutura, bens e serviços, bem como o contrabando na cultura e o fim do contrabando tradicional.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: segunda a sexta-feira Manhã: 9h00-12h30 Tarde: 14h00-17h30 Contactos: Centro de Documentação da RIET, Ladeira da Trindade, n.º 17, 5400-554 Chaves (Portugal)

Tlf: 00351 276 340 500

E-mail: cdriet@chaves.pt

2


Boletim riet pt n3