Issuu on Google+

EUROCIDADE CHAVES - VERÍN MUNICÍPIO DE CHAVES

Nº 15 Outubro 2013

a eurocidade da água

CONCELLO DE VERÍN

1

Chaves Beach Games 2013 animou Eurocidade O 'Chaves Beach Games 2013', evento desportivo destinado a animar o verão na Eurocidade, abriu com o torneio de Futvolei, que decorreu entre os dias 26 e 28 de julho, seguido da VI Maratona de Futebol de Praia, que se realizou entre os dias 2 e 4 de agosto, e para terminar o torneio de Voleibol de Praia, que se realizou entre os dias 9, 10 e 11 de agosto. Das três modalidades, a Maratona de Futebol Praia é, sem dúvida, a principal e aquela que mais público mobilizou e contou com muita música, a atuação dos Enraizarte, muita animação com Fannidays, uma passagem de modelos masculinos e femininos da Triumph, uma aula de Zumba com Cláudia Curralo do Mega Cultus, malabarismo com fogo, insufláveis, parede de escalada e o habitual fogo de artifício da AM Pirotecnia. Relativamente aos prémios, este ano a organização introduziu uma novidade, o Prémio Eurocidade de 1500 euros e troféu para a melhor equipa local com jogadores que apresentassem o cartão do eurocidadão, de forma a incentivar a participação de equipas locais do território da Eurocidade Chaves-Verín.

Mais de 30 mil pessoas visitaram a Eurocidade na 1.ª edição da Aquae Flaviae - Festa dos Povos - Mercado Romano Nos dias 23 a 25 de agosto, os eurocidadãos voltaram ao passado numa festa cheia de cor e animação, que convidou o visitante a fazer uma viagem através do tempo até à época romana. Uma iniciativa que excedeu todas as expectativas da organização, uma vez que foi estimado que mais de 30.000 pessoas passaram pela Alameda do Tabolado durante os três dias da festa. Durante o evento, tiveram lugar vários espetáculos, recriou-se um mercado romano de gastronomia, conhecimento ancestral, simulações militares, recriações mitológicas, apresentações musicais, danças, circo e duas procissões pelas ruas de Aquae Flaviae transportados no tempo para os visitantes. Foram vários os momentos altos desta recriação histórica do período romano, entre eles os banhos termais romanos, um espetáculo de malabarismo de fogo sobre a “Lenda das Duas Chaves”, uma cerimónia fúnebre e cremação de um gladiador no Rio Tâmega; um casamento imperial e espetáculos de rua e em palco. Estas recriações históricas apelaram à memória coletiva de um povo, tentando avivar factos históricos que, pelo tempo ou pela incúria do homem, foram caindo no esquecimento. Tratam-se de ações s o ci o cultura i s que s e as s umem como ver d adeiras ativi d ades pedagógicas. Esta primeira edição de “Aquae Flaviae Festa dos Povos - Mercado Romano” contou com a colaboração da Eurocidade Chaves-Verín, no sentido de valorizar a matriz local, cultural e social, através da preservação de valores e da constante afirmação da identidade da memória coletiva comum.

Eurocidade comemorou o Dia Internacional da Juventude O Posto Transfronteiriço de Informação Juvenil da Eurocidade acolheu a comemoração do Dia Internacional da Juventude, promovido pelo Instituto Português de Desporto e Juventude, a Associação Juvenil “A Voz da Juventude”, a Direção Xeral de Xuventude e Voluntariado da Xunta da Galicia, Concelho de Verín e Município de Chaves. O programa da jornada, na qual participaram um total de 45 crianças e jovens dos municípios de Chaves e Verín, foi articulado segundo as seguintes atividades: dinamização do espaço da biblioteca transfronteiriça, 'O jogo das palavras', dinâmicas de canto e instrumentalização no Local de Ensaios e o relatório 'O que é um Posto de Informação Juvenil'. Por este motivo, além de participarem nas atividades citadas, os participantes receberam um pequeno presente e material informativo por parte do Posto Transfronteiriço de Informação Juvenil, situado na sede da Eurocidade, antiga alfândega fronteiriça de Feces de Abaixo. Finalmente, foi-lhes explicado os objetivos, funcionamento interno e atividades programadas deste serviço, entre outros assuntos.

Celebração Ibérica do 110 aniversário da HarleyDavidson na Eurocidade De 06 a 08 de setembro, o território da Eurocidade acolheu a organização da Celebração Ibérica do 110 aniversário da Harley Davidson, organizado por Harley Davidson e Porto Chapter, com a colaboração da Eurocidade, Município de Chaves, Concelho de Verín e Solverde. Ao longo destes três dias, a Eurocidade tornou-se testemunha de uma comemoração deste ícone das duas rodas, na qual se juntaram motoristas de Espanha e Portugal. Entre as atividades previstas para estas jornadas, contou-se o concurso para a eleição das melhores 10 motos, desfile de bandeiras entre Chaves e Verín: onde após Chaves, efetuaram um passeio em Verín. A associação de Harley de Verín foi responsável por receber os participantes do 110º aniversário da Harley-Davidson na sede da Eurocidade Chaves-Verín (antiga alfândega de Feces de Abaixo) e acompanhá-los até Verín, para finalmente retornar a Chaves; Bike-Shows, competições, feira de produtos regionais e stands com material oficial da marca, atuações musicais. PÁGINA 8


EUROCIDADE CHAVES - VERÍN MUNICÍPIO DE CHAVES

Nº 15 Outubro 2013

a eurocidade da água

CONCELLO DE VERÍN

2

Encontros de juventude empreendedora e empresários da Eurocidade A Dirección Xeral de Xuventude e Voluntariado da Xunta da Galicia organizou nos dias 25 e 26 de setembro, quatro encontros informais nos setores do comércio, hotelaria, turismo e agricultura. Os 'Encontros de juventude empreendedora e empresários' tinham como objetivo promover o espírito empreendedor entre a juventude, valorizar o empreendedorismo e facilitar um espaço para que os jovens galegos e portugueses e empresários pudessem assessorar e analisar ideias empreendedoras ou empresas já consolidadas. Cada encontro teve uma duração aproximada de uma hora e contou com dois empresários do setor e um moderador. Os participantes puderam conhecer as suas experiências, obter respostas úteis e práticas sobre possíveis oportunidades para criar um negócio ou esclarecer dúvidas sobre possíveis ideias de empreendimento mediante a participação ativa de todos os participantes.

Eurocidade presente na Termatalia 2013 A Eurocidade Chaves-Verín esteve presente em mais uma edição da Termatalia - Feira Internacional de Turismo Termal, que teve lugar entre os dias 20 e 22 de setembro na Expourense. A iniciativa contou com um stand de 42 metros quadrados, de estética inovadora, que reflete a essência da oferta termal da Eurocidade, potenciando o seu caráter de destino turístico com personalidade própria. Por este motivo, o eixo de comunicação assentou em grandes imagens, com forte atração visual para o visitante, que mostraram os diferentes recursos termais do território transfronteiriço. Durante os três dias da feira internacional, técnicos dos dois municípios prestaram informação sobre a oferta termal da Eurocidade, bem como sobre outros produtos turísticos deste território: Caminho de Santiago, alojamentos, tratamentos termais, gastronomia e atividades realizadas nos dois municípios. O visitante teve à sua disposição pessoal especializado das Termas de Chaves: SPA do Imperador para informar das indicações terapêuticas, técnicas termais e ofertas existentes.

No dia 20 de setembro e no âmbito do 8º Encontro Internacional ! sobre Água e Termalismo, o coordenador técnico da Eurocidade participou na palestra "Iniciativas de turismo de fronteira e inovação termal: o caso da Eurocidade Chaves-Verín'.

IX maratona BTT Rota do Presunto contou com cerca de mil participantes Cerca de 1000 participantes, provenientes de diferentes localidades de Portugal e também da vizinha Espanha, participaram na nona edição da “Rota do Presunto”, que teve lugar em Chaves no dia 16 de setembro. Os participantes puderam escolher um dos dois percursos - maratona e ½ maratona - com distâncias aproximadas de 80 Km e 45 Km, respetivamente. Destes percursos faziam parte trilhos dos caminhos e serras entre Chaves, Oimbra e Verín, com um grau de dificuldade física médio e alto. Os acompanhantes também não foram esquecidos pela organização, que promoveu várias atividades, entre as quais um passeio guiado de 25 km.

Cerca de 250 pessoas participaram na 7ª caminhada da Eurocidade/XVIII Passeio Raiano de Vilarelho da Raia: Rota dos Moinhos

! Já no dia 22 de setembro, o território da Eurocidade acolheu, no âmbito da atividade Rotas Termais, um Fam Press Trip da Rota Termal e da Água Verín-Chaves-Vidago, com o intuito de promover o produto entre potenciais operadores turísticos e empresas especializadas de diversos países. A visita iniciou-se nas instalações do Hotel Vidago Palace. Na mesma visita, os mais de 30 participantes foram guiados pelo pessoal do próprio hotel, que fizeram uma visita guiada ao estabelecimento hoteleiro. Depois seguiram até Chaves, onde teve lugar uma visita guiada às Termas de Chaves - Spa do Imperador, onde se fez uma apresentação dos tratamentos e uma visita pelo balneário termal. Posteriormente, realizaram uma visita pelo centro urbano de Chaves, que incluiu uma visita às antigas termas romanas. Para finalizar esta visita, os participantes deslocaram-se até ao Parador de Turismo de Verín, onde se programou uma visita às instalações do estabelecimento, contextualizando a sua situação com o território e a relação com o termalismo e a água. Também teve lugar um concerto de aquófono a cargo de Patxi Varela, que realizou uma explicação prévia das propriedades relaxantes da música com base na gotas de água -o aquófono é um inovador instrumento de percussão com líquido, uma escultura sonora portátil e um sistema infusor de gotas musicais.

Cerca de 250 pessoas, dos municípios de Chaves e Verín, participaram na sétima edição da sua caminhada popular, organizada conjuntamente com o XVIII Passeio Raiano do Centro Social, Cultural e Desportivo de Vilarelho da Raia. Esta caminhada popular, de 15 quilómetros e dificuldade moderada, passou por território raiano, atravessou três povoações e cinco moinhos, e finalizou em Vilarelho da Raia, onde teve lugar um almoço para todos os participantes. A caminhada conjugou ambientes rurais, durante o percurso pelas pequenas localidades, com lugares de beleza paisagística e em pleno contacto com a natureza. Esta tradicional caminhada, pretendeu incentivar a prática desportiva física e estreitar laços de união e convivência entre flavienses e verinenses. Este ano, a caminhada da Eurocidade em Vilarelho da Raia também foi integrada nas atividades da Semana Europeia da Mobilidade 2013, com o objetivo de incentivar a prática desportiva física e a mobilidade dos cidadãos. PÁGINA 8

Também se realizou o concurso, pelo 2º ano, “Escolhe, destapa e ganha com a Eurocidade”. Os participantes escolhiam uma garrafa e puderam obter sessões de tratamento nas Termas de Chaves, ganhar roupões, toalhas ou produtos de fontes de águas hidrominerais de Verín. Durante a feira, os estabelecimentos de Verín e Chaves tiveram a possibilidade de promover e participar na Bolsa de Contratação que ofereceu Termatalia.


EUROCIDADE CHAVES - VERÍN MUNICÍPIO DE CHAVES

Nº 15 Outubro 2013

a eurocidade da água

CONCELLO DE VERÍN

3

Comissão Delegada de Turismo do Eixo Atlântico reuniu na Eurocidade

V Semana da Educação e Segurança Rodoviária da Eurocidade

A sede da Eurocidade Chaves-Verín (antiga alfândega de Feces de Abaixo) acolheu na manhã de 12 de setembro uma reunião da Comissão Delegada de Turismo do Eixo Atlântico. Esta iniciativa, que teve lugar pela primeira vez na sede da Eurocidade, contou com a participação de 35 representantes dos 34 municípios que integram o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. A reunião foi presidida pelo secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Vázquez Mao, o secretariado técnico da Eurocidade e o alcalde de Verín, Juan Manuel Jiménez Morán, que recordou a importância deste setor “como um catalisador de desenvolvimento económico que revaloriza o território, garante a fixação de investimentos produtivos e explora os nossos recursos endógenos para atrair visitantes”. Durante a reunião foram abordados os seguintes temas: - A organização da 'Expocidades 2013. Mostra Turística das Cidades do Eixo Atlântico', um evento turístico que teve lugar entre os dias 3 e 6 de outubro em Lugo (coincidindo com as festas de San Froilán). Esta mostra pretende ser uma montra das potencialidades turísticas das cidades do Eixo, um espaço no que também irão participar atividades ligadas ao turismo e à cultura popular e gastronómica da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal. - O desenho e elaboração de novos guias de turismo do Eixo, umas publicações turísticas que se caracterizaram pela definição de rotas pelas cidades do Eixo, nas quais se destacam as suas potencialidades etnográficas, culturais, património artístico, natureza e lazer.

De 07 a 10 de outubro, a Eurocidade Chaves-Verín organizou a V Semana da Educação e Segurança Rodoviária, destinada a sensibilizar a população de ambos municípios, especialmente os mais novos para adotar formas de comportamento assegurando a segurança rodoviária. Uma iniciativa integrada no 'Projeto de Educação e Segurança Rodoviária da Eurocidade Chaves-Verín' que pretende servir de laboratório de boas práticas para outras zonas fronteiriças da Comunidade Europeia, assim como unir esforços, trocar experiências, dar maior solidez à cooperação transfronteiriça existente, fomentando a realização de operações de segurança conjuntas entre as forças e corpos de segurança lusos e espanhóis, e sensibilizar os cidadãos para atitudes idóneas de modo a reduzir o número de acidentes de tráfico nesta zona transfronteiriça habitada por mais de 60.000 pessoas. O referido projeto, nascido em 2009 e motivado pela adesão à Carta Europeia de Segurança Rodoviária, conseguiu um dos galardões dos 'Prémios de Excelência em Segurança Rodoviária', entregues pela Comissão Europeia aos seis compromissos mais destacados de 2010 na Carta Europeia da Segurança Rodoviária, e inclui a realização de ações concretas como: colóquios dirigidos a grupos de risco -estudantes, grávidas, idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, promoção de cursos de educação rodoviária anuais com o objetivo de indicar qual deve ser o comportamento como peão, passageiro e condutor; eliminação de barreiras arquitetónicas, ou manutenção e reposição de sinais de tráfico, entre outras.

Eurocidade Chaves-Verín aposta no turismo de proximidade De 03 a 06 de outubro, coincidindo com as festas de San Froilán, teve lugar em Lugo a Mostra de Turismo das Cidades do Eixo Atlântico, 'Expocidades', na qual participaram os municípios integrantes da Eurorregião, como a Eurocidade Chaves-Verín, para mostrar as suas potencialidades turísticas e promover os referidos territórios como destinos turísticos de proximidade. A Eurocidade mobilizou-se mediante a aposta nas ações de promoção para captar o turista de proximidade, um turismo que permite viagens curtas que não precisam de um grande gasto económico, e que aposta numa estratégia técnica para o desenvolvimento deste território. Com um stand inovador, a Eurocidade expôs não só os diferentes recursos termais do território transfronteiriço, mas também informação sobre outros produtos turísticos dos dois municípios: Caminho de Santiago, no seu percurso pela Eurocidade, alojamentos, tratamentos termais, gastronomia e atividades culturais e desportivas realizadas em Chaves e Verín. Na tarde de dia 03 de outubro, no stand da Eurocidade esteve presente o Mago Teto com um espetáculo de ilusionismo, magia e água, que promoveu o território da Eurocidade e a rota termal e da água Verín-Chaves-Vidago. Nesta mostra partilharam espaço 25 municípios dos 34 pertencentes ao Eixo Atlântico. A exposição incluiu uma mesa de contratação onde foram expostos produtos etno-gastronómicos das cidades, promovendo produtos de qualidade e excelência.

PÁGINA 8

Durante a V Semana da Educação e Segurança Rodoviária realizaram-se ações como “II Fórum de Segurança Rodoviária na Eurocidade”, circuito de karts e exibição de meios (exibição na qual participaram efetivos de corpos de segurança, meios de salvamento e sanitarios), onde participaram crianças de escolas de Verín e Chaves.


PÁGINA 8


Boletim 15 pt