EUROCIDADE CHAVES - VERÍN MUNICÍPIO DE CHAVES
Nº 13 Abril 2013
a eurocidade da água
CONCELLO DE VERÍN
1
Comitiva da Eurocidade Ayamonte-Vila Real de Santo António visita a Eurocidade Chaves-Verín
Foram dados os primeiros passos para a constituição de um Fórum Juvenil Transfronteiriço
Uma comitiva política e técnica da recente constituída Eurocidade Ayamonte-Vila Real de Santo António esteve no dia 11 de janeiro em Chaves e Verín, com o objetivo de conhecer “em primeira mão” todos os passos a seguir nas atividades de promoção, reforço da coesão social ou revalorização dos recursos da zona. Escolheu Chaves e Verín para visitar por ser uma referência ibérica em projetos de cooperação transfronteiriça de proximidade, além de ser a primeira Eurocidade da Eurorregião Norte de Portugal-Galiza. Esta delegação foi recebida na sede da Eurocidade Chaves-Verín pelos autarcas de Chaves e Verín, João Batista e Juan Manuel Jiménez, que mostraram as instalações da sede e explicaram a realidade deste projeto transfronteiriço. Depois, o Secretariado Técnico da Eurocidade fez uma breve apresentação deste projeto, as iniciativas já desenvolvidas, bem como as previstas, os resultados alcançados até ao momento e as barreiras existentes ainda no âmbito desta cooperação transfronteiriça. Além de poderem conhecer “in loco” o funcionamento da Eurocidade, também foram partilhadas experiências de trabalho, já realizadas em Verín e Chaves, que podem ser benéficas e estendidas aos cidadãos de Ayamonte e Vila Real de Santo António.
A equipa de dinamização do futuro Fórum Juvenil Transfronteiriço, juntamente com o pessoal técnico do Posto Transfronteiriço de Informação Juvenil, mantiveram durante o mês de dezembro de 2012 várias reuniões com associações formais e informais de Chaves e Verín, com o objetivo de trabalhar em conjunto no processo de formação deste fórum juvenil. As reuniões desta iniciativa, realizadas após a primeira reunião informativa geral decorrida no mês de novembro de 2012, foram convocadas sectorialmente, criando quatro grupos temáticos -sociais, musicais, desportivos e culturais, juvenis e de estudantes- para promover a interação entre os participantes. Com o intuito de avançar para a formalização do Fórum Juvenil Transfronteiriço, fixaram-se os prazos para que os grupos interessados em participar no projeto pudessem enviar as suas propostas de candidaturas para estarem representados no órgão diretivo. Nesta iniciativa, pioneira entre as associações transfronteriças europeias, participaram cerca de 30 grupos de ambas localidades na fase inicial de criação desta iniciativa. O Fórum Juvenil Transfronteiriço procura, por um lado, tornar-se num espaço de participação democrática dos jovens de Chaves e Verín, a partir do qual os grupos que realizam o seu trabalho dentro do território da Eurocidade possam contribuir com as suas opiniões a respeito das inquietações e necessidades existentes entre a juventude local, numa perspetiva transfronteiriça. E por outro lado, também pretende servir de ponto de encontro e de troca de experiências entre os jovens dos dois municípios, a fim de poder gerar novos projetos comuns de participação.
Eurocidade presente no Congresso 'Os desafios das cidades inteligentes’ A Eurocidade participou no painel “Os desafios no e-governance e a participação cidadã nas cidades inteligentes” com uma apresentação da Eurocidade Chaves-Verín como exemplo de e-governance e de cooperação inteligente, destinado a transformar-se num laboratório de eurocidadania, permitindo desenvolver um projeto que representa todo um exemplo de integração cidadã. Na mesma apresentação, além de serem abordadas as iniciativas de participação cidadã realizadas nestes últimos cinco anos como território a nível ibérico, também se abordaram os reptos da cooperação transfronteiriça no horizonte 2020. O Congresso “Os desafios das cidades inteligentes”, que teve como principal objetivo a normalização do conceito Smart City em Espanha, articulou-se em sete blocos de relatórios nos quais se abordaram as chaves da estratégia europeia para as cidades inteligentes, e os desafios a curto e médio prazo em: mobilidade e transporte, segurança física e lógica, gestão de recursos naturais, eficiência energética na gestão de infraestruturas e edifícios, e-governance e participação cidadã. Também contou com quatro demonstrações de tecnologias aplicáveis às Cidades Inteligentes: “Orama, um novo sistema de comunicação”, “Como os smartphones podem melhorar uma cidade”, “Windsmart, energia eólica para smart cities” e “Bildtec, um tradutor universal”.
Eurocidade acolheu certame “Sabores de Chaves” No dia 1 de fevereiro de 2013 foi inaugurada a oitava edição da mostra Sabores de Chaves, que decorreu até domingo apresentando este ano uma imagem renovada, inaugurando um novo ciclo na promoção e valorização dos produtos locais de Chaves e Verín. Promover os sabores tradicionais genuínos e autênticos de elevada qualidade e reputação foram os objetivos do certame. Não faltou o Fumeiro, o famoso Presunto, o Pastel de Chaves, o Folar, o mel e o vinho da região, acompanhados por momentos de animação e lazer com a atuação de diversos grupos de Chaves e Verín. Nesta edição pretendeu-se ainda dar especial relevo à conjugação dos esforços e dos recursos que visa o projeto da Eurocidade Chaves-Verín, enquanto instrumento económico e social comum. Através da Eurocidade, o certame foi alargado também à participação dos produtores e artesãos residentes em Verín. PÁGINA 8
Eurocidade acolheu a Feira do Lázaro 2013
A Eurocidade acolheu, pelo quinto ano consecutivo, a Feira do Lázaro e o Certame Gastronómico “Vila de Verín”, que se celebrou nos dias 16 e 17 de março no Pavilhão Municipal de Verín. O objetivo principal foi o de impulsionar o desenvolvimento económico da Eurocidade através da aposta em feiras tradicionais e da promoção da enogastronomia e artesanato de ambos lados da raia. O recinto da feira, que contou com um stand com técnicos do Gabinete de Apoio Técnico da Eurocidade, informou os visitantes sobre as atividades desenvolvidas neste projeto de cooperação transfronteiriça. Além disso, no stand da Eurocidade esteve presente as Termas de Chaves SPA do Imperador, que prestou informação sobre os seus programas de termalismo terapêutico. Por outro lado, este stand acolheu a realização do concurso “Quanto sabes da Eurocidade Chaves-Verín” onde participaram mais de 110 pessoas, consistindo a sua participação em responder a um questionário de 10 perguntas sobre a Eurocidade. Quem respondesse a todas as perguntas de forma correta ficava habilitado a concorrer a um sorteio no qual eram dados os seguintes prémios: um pack de vinho da Denominação de Origem de Monterrei, um jantar para duas pessoas no Restaurante Brasil, um tratamento vigor para duas pessoas nas Termas de Chaves - Spa do Imperador e um pack com material publicitário da Eurocidade. Ao longo de domingo, a Banda Musical de Vila Verde da Raia, que participou na procissão e posterior missa em honra de São Lázaro.