manual

Page 1

Manual de Access

O que é uma Base de Dados ? Uma Base de Dados é um conjunto de informações que estão relacionadas a um tópico ou propósito em particular. O segredo da armazenagem e recuperação eficiente de seus dados é o processo de Planeamento. Identificando primeiro aquilo que quer que a sua Base de Dados faça, poderá criar um projecto prático que resultará numa ferramenta de gestão de Base de Dados mais precisa e rápida. Podemos implementar uma Base de Dados manualmente utilizando fichas e pastas de arquivos, livros-caixas, etc. Entretanto realidades mais complexas obrigam-nos, com frequência a lançar mão da rapidez e praticidade dos computadores. São exemplos de Base de Dados: • Endereços de clientes num livro de endereço; • Informações sobre vendas de produtos num livro razão; • Formulários sobre funcionários em pastas arquivadas.

Planeamento de uma Base de Dados Quando se cria uma Base de Dados, passa-se primeiro por um processo de Planeamento que identifica para que serve a Base de dados e quais informações que é preciso monitorar. Antes de começarmos, devemos fazer as seguintes perguntas: • Quais as informações que eu quero obter com a minha base de dados? • Sobre que áreas de assunto distintas eu tenho que armazenar informações? • Como essas áreas de assunto relacionam-se mutuamente? • Que informações preciso armazenar sobre cada assunto? O ACCESS ajuda-nos a gerir a Base de Dados fornecendo uma estrutura eficiente para armazenagem e recuperação de informações. O local onde são unidas as informações sobre cada assunto que se decidir acompanhar é uma tabela. Como o ACCESS é um Sistema relacional de gestão de bases de dados, podemos organizar os dados de áreas de assunto diferentes em tabelas, e depois criar relações entre as tabelas. Essa abordagem facilita a reunião dos dados relacionados quando isso for necessário. Estabelecendo relações entre tabelas individuais, em vez de armazenar todas as suas informações numa tabela grande, evitamos excessiva duplicação de dados, economizamos espaço de armazenagem no computador e maximiza a agilidade e precisão do trabalho com os dados. O Microsoft Access utiliza uma marca única, chamada Chave Primária, para identificar cada Registo Chave na sua tabela. Assim como o número da placa identifica um automóvel, a Chave Primária identifica unicamente um registo.

__________________________________________________________________________________________________________________ Pág.1/25 Luís Roque


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.