Visão Autoral - Umberto Eco e Edigar Morin

Page 1

ApocalĂ­pticos e Integrados VisĂŁo autoral de Umberto Eco Aula 09


Conceitos fetiche Conceitos genéricos, ambíguos, que não permitem ou provocam uma reflexão mais profunda do tema/conceito trabalhado.

p. ex. Cultura de Massa


Conceitos fetiche Cultura de Massa Cultura é algo aristocrático, que deve ser "cultivado solitariamente" e, assim, se opõe à "vulgaridade da multidão" Logo, cultura de massa, uma cultura compartilhada pela massa, é a anticultura.


Pessimistas e Otimistas Cultura de massa, algo sem volta, por ser característico da sociedade de massa, é sinal de uma queda irrecuperável. O homem de cultura está destinado a extinção.

Cultura de massa coloca os bens culturais à disposição de todos.


Apocalipticos ● ●

Textos sobre a cultura de Massa Garante uma "comunidade"de super-homens (acima da banalidade média) Apocalipse é uma obsessão dos que divergem

INTEGRADOS ● ● ●

Textos da cultura de Massa Realidade concreta dos que não divergem


Indústria Cultural Conceito fetiche criado pelos Apocalípticos

Indústria ← → Cultura O que mudou após o uso da xilografia para produzir livros?


(o pensamento de) Edigar Morin A luta pela obtenção de uma riqueza maior , a partir dos lucros e necessidade de crescimento pessoal através do consumo, surge através de um desenvolvimento que a cada instante, contribui em criar fatores que propiciam o surgimento de meios e artifícios para a manipulação e controle do sistema.


(o pensamento de) Edigar Morin A luta pela obtenção de uma riqueza maior , a partir dos lucros e necessidade de crescimento

pessoal através do

consumo, surge através de um desenvolvimento que a cada instante, contribui em criar fatores

que propiciam o surgimento de meios e artifícios para a manipulação e controle do sistema.


(o pensamento de) Edigar Morin Morin identifica, na cultura de massa, as novas formas do imaginário do século XX, por isso a noção de “espírito

do tempo”.


(o pensamento de) Edigar Morin

Pessoas (sociedade) dependentes das marcas e imagens vendidas nos produtos dos MCM


(o pensamento de) Edigar Morin Cultura de massas se relaciona intimamente com o lazer e o entretenimento, e as atividades de lazer são recheadas de hábitos ditados por esta cultura, ou seja, a dinâmica da criação cultural vinculada à lógica de produção em série.


(o pensamento de) Edigar Morin A cultura de Massa leva o indivíduo espectador, mais

próximo a uma realidade que o faz se aprisionar, sem

perceber que está condicionado à comprar muitas vezes, sem perceber até mesmo, que o que compra e admira não lhe seria tão necessário, pois pode ser substituído a cada momento.


(o pensamento de) Edigar Morin Na realidade de hoje, a cultura de massas não perdeu sua marca, que é a valorização

dos valores

individuais como amor, felicidade e auto-realização. Há, segundo Morin (2002), uma relação de projeção-identificação, a partir da forma como os personagens e os espectadores da cultura de massa se relacionam entre si.


(o pensamento de) Edigar Morin Os personagens da cultura de massa são exemplos a serem seguidos. São como deuses do Olimpo. Esses olimpianos propõem o modelo ideal da vida de lazer, sua suprema aspiração. Vivem segundo a ética da felicidade e do prazer, do jogo e do espetáculo. Essa exaltação simultânea da vida privada, do espetáculo, do jogo é aquela mesma do lazer, e aquela mesma da cultura de massa (MORIN, 2002, p.105)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.