Issuu on Google+

y โ€ข 2011 b r e P raรงa do D


by • 2011 P r a ç a do Der

Realização

Urbana PE - Sindicato

das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco

06 de Dezembro Abertura 25 de Dezembro

Encerramento

Local

Praça do Derby


Apresentação A Praça do Derby é um dos locais com o maior fluxo de pessoas por dia no Recife. Também é o mais movimentado ponto de troca dos usuários de ônibus da cidade: mais de 80 linhas de coletivos fazem paradas no seu entorno. Por lá, circulam diariamente milhares de passageiros do transporte público da capital pernambucana. Todos os dias, cerca de 900 mil pessoas e 27 mil veículos passam nos seus arredores. A Urbana PE –Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco- que cuida dos equipamentos e da área verde do Derby o ano inteiro está se preparando para realizar na Praça mais uma edição do seu Natal de Todos, com decoração e programação especiais, no período entre os dias 6 e 25 de dezembro. Na sua segunda edição, o Natal de Todos na Praça do Derby será ainda mais amplo, em sintonia com o clima festivo que toma conta da cidade e dos recifenses nesta época do ano. A idéia é transformar o local, no coração da cidade, em um grande ponto de contemplação, interatividade e lazer, sem atrapalhar o fluxo do trânsito nem levar desconforto ou transtornos para a população.


Decoração O projeto da ornamentação natalina da Praça do Derby foi concebido pela arquiteta e artista plástica Bete Paes, com execução e projeto luminotécnico da Lumisol, especializada em iluminação Um Jardim de Sonhos foi o conceito adotado para a decoração natalina da Praça do Derby em 2011. A delicadeza e o colorido das flores de um jardim foi o ponto de partida para a criação do projeto. Tramas e tranças de flores e luzes estarão envolvendo e brotando das palmeiras imperiais, arbustos e recantos do local. Todos os detalhes foram pensados para que a vegetação e o patrimônio público sejam preservados durante a instalação e permanência da decoração. O projeto de decoração também tem alicerces na boas práticas de sustentabilidade, já que a cenografia está aliada a uma ação ambiental, com a reutilização de materiais de descarte, com peças confeccionadas à mão, a partir do aproveitamento de PET, garrafas, lacres, fios de plástico e CDs. Uma das novidades do Natal de Todos em 2011 será a interatividade da decoração. No jardim interativo, quatro puffs gigantes poderão ser usados pelo público para acionar a iluminação, fazendo as luzes acenderem e piscarem.


A programação A partir do dia 6 de dezembro, a Urbana PE acenderá as luzes da decoração e dará início à programação natalina da Praça do Derby. O projeto prevê um calendário de ações contemplativas e interativas, com o objetivo de levar entretenimento à população que já circula no seu entorno, sem comprometer o estado de conservação do local, nem o bom funcionamento do tráfego e do sistema de transporte de passageiros. O projeto contempla uma programação com atrações culturais, que inclui músicos, arte-educadores, cantores líricos, corais e recreadores. Além de pocket shows e atividades que vão acontecer nos finais de semana, duplas, trios e quartetos de artistas vão interagir e divertir o público circulando pelas paradas de ônibus nos horários de pico. A ideia é levar o clima natalino para a Praça do Derby, oferecendo cultura e lazer de qualidade e em sintonia com os valores da cultura pernambucana.


Alameda do artesanato Depois de uma bem sucedida parceria em 2010, a Diretoria de Artesanato da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco volta a participar do Natal do Derby este ano. A Unidade Móvel do Artesanato estará marcando presença durante a programação, com a exposição e venda de peças. Em uma das alamedas da Praça, ainda será montado uma espécie de pólo de artesanato pernambucano, onde serão vendidos produtos natalinos produzidos por entidades como Secretaria da Mulher, Nacc e detentas do Sistema Penitenciário de Pernambuco, através de um trabalho social coordenado pelo gabinete da primeira-dama Renata Campos.

Pólo de Natal O projeto Natal de Todos, da Urbana PE, consolida de uma vez por todas os arredores do Derby como um pólo natalino de maior visibilidade no Recife, já que a área também é contemplada pela tradicional iluminação de Natal do Quartel da Polícia Militar e pela Árvore da Solidariedade da Globo Nordeste.


A praça A Praça do Derby é uma das oito praças que recebem a assinatura do paisagista Burle Marx. Construída em 1925, foi reformada pelo paisagista cerca de dez anos depois, dotando-a de um espelho d’água, orquidário, estátuas, entre outros benefícios. Roberto Burle Marx dirigiu, de 1934 a 1937, o Setor de Parques e Jardins da Diretoria de Arquitetura e Urbanismo do Governo do Estado de Pernambuco, sob a coordenação do arquiteto Luís Nunes. Localizada nas margens da Avenida Agamenom Magalhães e compondo o conjunto arquitetônico compreendido entre o Quartel da Polícia Militar e o Memorial de Medicina de Pernambuco, o local tem como tradição ser local de destaque no Natal do Recife. Seja por conta da realização da Missa do Galo, pela localização da árvore da solidariedade da Rede Globo Nordeste ou pela bela e imponente iluminação do Quartel, o Derby merece atenções especiais nesta época do ano.


Cotas de patrocĂ­nio


by • 2011 P r a ç a do Der

Informações:

Daniela Gusmão - 92979084 Mano Andrade – 9115 7441


Projeto Natal de Todos