
1 minute read
Meio Ambiente
Uso responsável da água pela Refinaria de Capuava
Você sabia que reutilizamos um volume de cerca de 20 piscinas olímpicas por mês? A água é fundamental para as atividades de uma indústria. Em uma refinaria de petróleo, não é diferente. Por isso, na Recap, sabemos que o uso responsável desse recurso é muito importante para a continuidade das nossas operações, para a sociedade e meio ambiente.

A Recap faz o reúso de água, principalmente pelo retratamento do efluente final da refinaria oriundo da ETDI (Estação de Tratamento de Despejos Industriais).

Em relação à qualidade da água do efluente final, captamos água de um rio poluído, segundo classificação do Rio Tamanduateí pelo órgão ambiental (Classe IV conforme CONAMA). Porém, devolvemos a água para o rio com uma qualidade muito superior em comparação com a água captada.
Você sabia que devolvemos a água para o rio Tamanduateí com uma qualidade muito superior em comparação com a água captada?
E não para por aí. Estamos sempre investindo em projetos inovadores para usar de maneira responsável a água, pois sabemos que ela é fundamental para todo o planeta.
Projetos
Seleção Pública do Programa Petrobras Socioambiental está com inscrições abertas até 24/04
Região Sudeste será contemplada na próxima etapa da Seleção, cujos investimentos somam mais de R$ 400 milhões em projetos em todo o país
A primeira etapa da Seleção Pública do Programa Petrobras Socioambiental de 2023, que contempla iniciativas nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, está com inscrições abertas de projetos até 24/04. No segundo semestre, será divulgada a segunda etapa, que inclui a região sudeste. No total, serão R$ 432 milhões investidos em mais de 50 projetos, maior valor já investido numa seleção pública de projetos socioambientais da Petrobras.

No Norte e Nordeste, o edital inclui as áreas vizinhas das operações da chamada Margem Equatorial, nova fronteira de exploração e produção de petróleo e gás do país, localizada entre os estados do Amapá e Rio Grande do Norte.
"A Petrobras está comprometida em transformar os seus resultados em retorno para a sociedade. Acreditamos que o crescimento da companhia deve andar junto com o desenvolvimento das comunidades e com a conservação do meio ambiente. Por isso, estamos realizando a maior seleção pública de toda a nossa história.”, afirma o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
O edital abrange todas as linhas de atuação do Programa Petrobras Socioambiental: Florestas, Oceano, Educação e Desenvolvimento Econômico Sustentável, sendo que os públicos prioritários são povos indígenas, comunidades tradicionais, pescadores, mulheres, negros, crianças, pessoas com deficiência e LGBTQIA+.
Clique aqui, para mais informações
