www.comunicaespiritosanto.com.br
Informe
COMUNIDADE Programa de Comunicação Social Regional do Espírito Santo Ano 15 - nº 43 - julho de 2020
Programas ambientais têm ajuste nas atividades — Com a necessidade de isolamento social determinada pelos órgãos públicos em atendimento às orientações das autoridades de saúde, foi necessário ajustar as atividades dos programas ambientais realizados pela companhia. As atividades de campo do Programa de Educação Ambiental (PEA) e dos Planos de Compensação da Atividade Pesqueira (PCAP) estão suspensos. Da mesma forma, as reuniões do Programa de Comunicação Social Regional (PCSR) foram adiadas. Tudo isso para garantir a saúde de todas as pessoas da comunidade, da empresa e das instituições que nos apoiam na realização dessas atividades. Enquanto isso, nossas equipes que atuam nesses programas mantêm as atividades internas, como planejamento e análise de dados. No caso do PEA, estão suspensos cursos, reuniões, assessorias presenciais, visitas socioambientais e palestras. Por outro lado, o atendimento e o contato com as comunidades está mantido, por meio das redes sociais e dos canais de
comunicação do Projeto Redes de Cidadania e da Petrobras. Nesse período, as atividades do Projeto de Monitoramento do Desembarque Pesqueiro estão sendo realizadas com o uso de tecnologia: celular, WhatsApp e reuniões via aplicativos. Quando é necessária alguma visita a campo, reforçamos às equipes as orientações de cuidado com a saúde: manter distância entre as pessoas, evitar contato direto, higienizar as mãos frequentemente com álcool em gel 70% e usar máscaras.
Por meio do monitoramento do desembarque pesqueiro, foi possível observar o impacto da pandemia nas atividades de pesca. Com o distanciamento social e a restrição de acesso às áreas dos portos onde ocorre o desembarque do pescado, houve redução de consumo e da saída das embarcações e, assim, redução da comercialização do produto.