1 minute read

Turismo: 98% dos turistas que visitaram a Paraíba pretendem retornar ao estado, aponta Fecomércio

Mais uma vez, as praias de águas quentes, as belezas naturais, a gastronomia e a riqueza cultural e histórica da Paraíba agradaram os turistas que visitaram a Região Metropolitana de João Pessoa no verão. A Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na RMJP aponta que 97,99% dos turistas que visitaram a Paraíba pretendem retornar, e 98,28% indicariam a Paraíba como roteiro turístico. Além disso, 67,62% tiveram suas expectativas correspondidas, enquanto 31,09% alegaram que as expectativas foram superadas. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Fecomércio Paraíba, divulgada nesta semana.

Este levantamento tem como objetivo disseminar informações e ser um instrumento capaz de subsidiar o planejamento da atividade turística, que apresenta as principais necessidades e tendências para o futuro, de modo a orientar as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do turismo de forma sustentável, como também os investimentos de negócios e o trade turístico de um modo geral. A pesquisa completa pode ser acessada clicando aqui.

Advertisement

Entre os principais pontos positivos destacados pelos turistas estão as praias urbanas, respondido por 42,26% dos entrevistados, seguidos pela receptividade dos paraibanos (11,03%); as praias do Litoral Sul (10,60%) e a Gastronomia (8,17%). Entre as praias mais visitadas estão Cabo Branco (72,17%), Tambaú (67,89%), Bessa (46,02%) e Coqueirinho (38,23%). Além das praias, os pontos turísticos mais visitados foram a Feirinha de Tambaú (44,17%), o Pôr do Sol na Praia do Jacaré (38,96%), o Mercado de Artesanato Paraibano (35%) e o Centro Histórico (25,63%). Dentro do sítio histórico, o Hotel Globo foi o que mais recebeu os turistas, com 66,93% dos entrevistados. Além da RMJP, os turistas também visitaram Campina Grande (27,71%), Patos (8,43%), Areia (7,23%) e as cidades de Bananeiras, Cabaceiras e Guarabira, com 6,02% cada.

This article is from: