
2 minute read
COMO É A TERAPIA ABA É REALIZADA? /
1ª. Avaliação comportamental. Busca identificar as variáveis que controlam o comportamento-alvo. É necessário entender os fatores biológicos, sociais, econômicos e culturais, idade, estágio do desenvolvimento e o contexto em que ocorreram e a consequência que os mantém.+
2ª. Seleção de metas e objetivos. As metas são adquirir mais independência, desenvolver a comunicação e tornar o comportamento social mais aceitável e os objetivos são ligados a generalização dos comportamentos aprendidos, funcionalidade e adequação à idade, a médio prazo. Cada habilidade a ser aprendida é divida em pequenos passos ensinada com ajudas e reforçadores que poderão, gradualmente, ser eliminados
3ª. Elaboração de programas de tratamento. Este é o momento em que são definidos os comportamentos a serem ensinados e as condições em que devem ocorrer. É preciso que os procedimentos sejam claros e que haja um reforçamento sistemático e eficaz. Verificação por dados da linha de base do quanto a criança já sabe, registrar e quantificar as respostas ao longo do programa para que seja possível verificar o processo e o progresso na aprendizagem. Neste caso, é comum o VB-MAPP (Verbal Behavior – Milestone Assessment and Placement Program) ser usado como protocolo de avaliação.
4ª. Intervenção. Há uma dificuldade das crianças com TEA no aprendizado e por isso a intervenção deve ser cuidadosamente planejada.
Para garantir a cientificidade e a qualidade da ABA, os analistas do comportamento devem nortear-se por sete dimensões de ciência aplicada (Baer e col (1968)). Primeiramente, ela deve ser Aplicada para atender às necessidades do indivíduo e da sociedade. A intervenção deve ser Conceitual, no sentido de seguir os princípios e filosofia do Behaviorismo Radical para que seja possível atingir a dimensão de uma intervenção Comportamental e, ainda, Analítica, demonstrando que a mudança comportamental foi produto dos procedimentos e programas comportamentais e não de outras variáveis.
Não é apenas dentro da clínica que a intervenção deve ser feita, mas em todos os momentos de atividades, o que envolve a escola e o lar da criança. Além disso, quanto mais cedo for iniciada, melhores serão os resultados, pois em uma criança mais velha, certos comportamentos já estão solidificados. Portanto, o maior foco do trabalho acaba sendo barrar esses comportamentos em vez de ensinar novos e desenvolver capacidades.