Issuu on Google+

dezembro • 2012

12

N0

Clima em alta e confraternização Pesquisa de Clima revela bons índices no ambiente de trabalho, comprovados pelo alto astral de nossas comemorações de fim de ano


EDITORIAL

palavra do Superintendente Saldo positivo Chegamos a mais um fim de ano. Tempo de refletir e fazer balanços, de pensar nos acertos e eventuais erros do passado e projetar o futuro. Para nós, na Ouro Verde, o saldo é muito positivo. Tivemos muitos investimentos em várias áreas e unidades, reformulamos nossa estrutura organizacional, fizemos obras de infraestrutura e reforçamos ainda mais nosso modelo de gestão. Um dos fatores que nos colocam nessa posição de crescimento sustentável são nossas lideranças. Elas devem ter as habilidades de planejar com foco no futuro, mas, ao mesmo tempo, devem ser inspiradoras de suas equipes. Por isso é que nossos encontros do Sistema de Gestão de Liderança são tão importantes, pois capacitam continuamente nossos líderes, como você poderá ver nesta edição. Lideranças focadas, crescimento, oportunidades. Tudo isso resulta em colaboradores engajados, e é outro Karlis Kruklis

fator estratégico para nós. A Pesquisa de Clima 2012, abordada nesta edição, traz oportunidades de

Diretor Superintendente da Ouro Verde

melhoria que servem para aprimorar algumas políticas e procedimentos de cada área e também a relação entre colaboradores e liderança.

Neste mês, a Conexão também mostra algumas das importantes realizações da área de Tecnologia da Informação (TI) que contribuíram para ampliar nossa estrutura e capacidade de armazenamento e troca de informações. Além disso, o espírito solidário também fez a diferença entre nós neste ano, seja por meio da Gincana Solidária, da campanha Papai Noel da Ouro Verde ou de várias outras ações. Nossos times mostraram que estão engajados junto à empresa na busca por fazer algo a mais. Quero agradecer a todos pela dedicação demonstrada em suas atividades durante 2012. Foram inúmeras realizações em equipe, que foram comemoradas com bastante energia em nossas festas de final de ano. Conto com a mesma energia e garra para que 2013, ano em que completaremos 40 anos, seja repleto de motivos para comemorar. Um feliz Natal e um ótimo Ano Novo para todos.

índice

expediente

venda de ativos / atendimento ao cliente / sgl

3

sistemas de ti aprimoradps

4

clima pesquisa de clima

5

confraternizações 2012

6

natal solidário

8

vida financeira / vida saudável

9

paixão por mangás

10

belezas do morro do diabo

11

um 2013 inspirador de todos

12

Colaboraram nesta edição: Erica Lages, Eric Pecharki, Karlis Kruklis, Emanuelle Zanotto, Marlis Burgos, Vanessa da Cunha, Erika Emiko Izaki, Jordana Siqueira, Gustavo Busnardo, Rogerio Kascher Lima, Rosana Damaceno, Alex Antonio Luiz, Fernando Tedesco, Priscila Aparecida M. R. Novais, Levi Augusto Ribas Aurichio, Rafael Bertuol, Andrea Rigoni, Gabrielle Costa de Souza, Mayara Elias Pinto, Marilene Gomes Pinheiro, Ivanilsa Schmidt da Cruz, Flavio de Medeiros, Christiane da Silva Salles, Morilo Lopes, Maria das Graças Ubaldo da Silveira. Redação e edição: Sergio R. Del Giorno e Daniel Lima. Jornalista responsável: Sergio R. Del Giorno (DRT 24.224-SP).Projeto gráfico, diagramação e revisão: Doma Design. Tiragem: 1.500 exemplares.

canal aberto Participe da Revista Conexão Ouro Verde. Mande sugestões, histórias e dicas para

comunicacao@ouroverde.net.br Dê o seu recado. Contamos com sua colaboração para deixar a publicação cada vez melhor! 2


acontece

Contato aprimorado O site de venda de bens ativos da Ouro Verde foi reformulado e,

riormente ou por

desde o final de novembro, está funcionando junto ao site oficial

outro tipo de ati-

da empresa. Se antes havia um endereço específico para expor os

vo, fortalecendo

carros, caminhões e equipamentos à venda, agora isso está sendo

mais os nossos

feito junto ao nosso site institucional, o que garante maior facilidade

negócios. Além

na navegação dos nossos clientes, contribui para que conheçam

disso, a mudança

mais sobre a empresa e atrai potenciais compradores e ainda mais

garantirá ainda

oportunidades de negócio.

mais destaque na

“Com essa mudança, pretendemos refinar a comunicação com os nossos públicos. Isso porque podemos mostrar para nossos atuais clientes que temos uma divisão específica para a venda de ativos, o que pode gerar maior interesse pela aquisição do ativo locado ante-

web para esta área da Ouro Verde.”, comenta Fernando Tedesco, gerente comercial de Venda de Ativos.

Acesse: www.ouroverde.net.br/vendas

Buscando a excelência Realizar mais atendimentos e aprimorar a quali-

Houve a contratação de 14 profissionais para

dade. Esse é o lema do Serviço de Atendimento

o Call Center, que agora possui dois turnos de

ao Cliente da Ouro Verde, que foi reestruturado

atendimento, das 7h às 13h e das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, além da parte administrativa,

neste final de ano, ampliando sua capacidade. As

que trabalha no horário comercial. “Dessa forma,

mudanças ocorreram após a Pesquisa de Satisfação

já conseguimos sanar todas as atividades que

junto a clientes e fornecedores indicar alguns

estavam pendentes. Nosso cliente liga e é atendido

pontos de melhoria na área. As sugestões foram

rapidamente, o que contribui para a imagem da empresa e colabora com a qualidade dos serviços

avaliadas e integraram um plano de ações, colo-

oferecidos”, explica Rogério Lima, coordenador

cadas em prática neste segundo semestre.

de Operações de Locação de Veículos.

Liderança mais forte No fim de novembro, a empresa realizou o módulo final do SGL 2012, o Sistema de Gestão de Liderança da Ouro Verde. Participaram 62 pessoas, entre diretores, gerentes, coordenadores, trainees e pessoas-chave, divididos em duas turmas nas atividades lúdicas que buscaram aprimorar ainda mais os sensos de liderança e a capacidade de comunicação e integração. O evento ocorreu em Cerro Azul, no Paraná, e serviu para aproximar os colaboradores da natureza, principalmente porque a atividade principal foi o rafting, prática de descida em corredeiras utilizando botes infláveis.

conexão - 3


NEGÓCIOS

gestão integrada e moderna Aprimorar os processos e a confiabilidade no armazenamento

cuidar da adaptação das equipes às soluções que propusemos

de informações na forma digital é fundamental para qualquer

foi uma prioridade. Dividir nossa atuação em pilares, mapeando

empresa que busca a excelência na gestão e nos serviços.

problemas, definindo metas e buscando fazer uma análise das

Como os negócios da Ouro Verde estão em franca expansão,

melhores formas de integrar os sistemas, possibilitou nossa

a área de Tecnologia da Informação (TI) tem feito a diferença

assertividade”, diz Gustavo Busnardo, gerente de TI.

na sustentação do nosso crescimento e melhorou ainda mais o suporte fornecido às demais áreas. Somados os investimentos dos últimos dois anos em TI, foram

“Isso engrandece ainda mais as nossas conquistas.”

R$ 7 milhões aplicados em melhorias. “Nesse tempo todo,

Gustavo Busnardo, gerente de TI

grandes trabalhos O principal exemplo do trabalho dividido em segmentos é a implantação do sistema de gestão empresarial Microsoft Dynamics AX, que unificou em apenas uma plataforma várias demandas que eram resolvidas por meio de sistemas variados. Outra realização da TI foi a implantação do Engeman, ferramenta utilizada para organizar a manutenção de veículos na unidade de Logística Ambiental, no Rio de Janeiro, e na área de Locação de Veículos. Além disso, a utilização do sistema Jira beneficiou os serviços de áreas como o RH e Marketing, trazendo melhorias em processos de workflow (fluxo de trabalho) e novas oportunidades de controle e gestão de processos em diversas áreas. Outra grande conquista foi a criação da área de Desenvolvimentos Rápidos, que surgiu para resolver projetos de TI que exigem maior rapidez. Mais de 60 demandas já foram entregues por meio desta nova metodologia de trabalho. “Para chegar à execução de muitas dessas melhorias, evitamos onerar a empresa e renegociamos vários contratos que já tínhamos com fornecedores em busca de reduzir custos e achar os melhores valores. Isso engrandece ainda mais as nossas conquistas”, destaca Gustavo.

Jira e Dynamics AX: gestão mais integrada para sustentar o crescimento 4


DESTAQUE

clima positivo A opinião dos colaboradores é de grande importância para qualquer organização. Anualmente, a Ouro Verde realiza a sua Pesquisa de Clima Organizacional na busca por mensurar a satisfação dos colaboradores sobre questões relacionadas ao seu dia a dia na empresa, suas relações com a liderança e colegas e percepções sobre a relação entre empresa e o mercado.

índices de favorabilidade que indicam o quanto a opinião dos nossos

Em 2012 o foco da pesquisa acolheu sete grandes blocos organiza-

e qualidade de vida do colaborador estão no rumo certo, o que nos

cionais (veja tabela a seguir), a partir dos quais foram estabelecidos

ajuda a manter a produtividade sempre em níveis altos”, comenta.

colaboradores está positiva a respeito da Ouro Verde. Para Marlis Burgos, gerente de Recursos Humanos, o saldo da avaliação é benéfico e decisivo no planejamento das ações de RH do ano que vem. “Esse é mais um ‘termômetro’ para sabermos se nossas políticas de RH, procedimentos de cada área e ações em prol do bem-estar

CONFIRA os principais resultados > O coeficiente geral de favorabilidade, ou seja, a porcentagem geral de aprovações dos colaboradores em relação aos diversos aspectos da empresa, atingiu 63,8%, o que mostra avanço em relação a 2011, que teve 62,8% de aprovação.

confiança de 97% nas respostas. Isso demonstra que os resultados obtidos representam verdadeiramente a opinião da maioria de nossos colaboradores.

> Cerca de 84,9% de todo o time da Ouro Verde participou da pesquisa, o que gerou um índice de

> Conheça os percentuais de favorabilidade em cada um dos focos:

73,7%*

* Índices que evoluíram em relação ao ano passado.

69,2%*

62,9%*

59,3%*

56,8%*

remuneração

planejamento e trabalho

desenvolvimento

ambiente físico

relacionamento

44,5%*

imagem

liderança superior

76,2%*

> Do total de participantes, 82,3% afirmaram sentir orgulho por fazer parte da empresa.

planos de ação De acordo com Marlis Burgos, em 2013 o trabalho

Para a melhoria contínua destes índices visando ao

na área de Recursos Humanos será intensificado na

bem-estar dos colaboradores, o planejamento organi-

busca por aprimorar as ações de desenvolvimento, que

zacional também abordará temas como envolvimento

envolvem questões como reconhecimento, clareza na

dos colaboradores nos processos de tomada de

comunicação de promoções e méritos, perspectiva de

decisão, conhecimento das estratégias da empresa

crescimento e desenvolvimento de carreira.

e informações sobre procedimentos.

conexão - 5


DESTAQUE

Confraternizações 2012 com muita animação Em dezembro, a integração tomou conta da empresa. Com o tema “Expedição Ouro Verde”, as festas de fim de ano foram cheias de animação, celebrando resultados e recarregando energias para 2013. As comemorações foram no dia 2 (Rio de Janeiro), 4 (Sertãozinho), 12 (Rio Grande) e 13 (Curitiba).

“A Ouro Verde agradece a todos os colaboradores pela dedicação demonstrada em 2012. Cada um de vocês faz parte de nossas realizações, e desejamos que 2013, ano em que completamos 40 anos, traga muitas conquistas. Desejo que todos tenham um ótimo final de ano.” Karlis Kruklis, diretor superintendente da empresa

rio de janeiro

6


curitiba

sert達ozinho

conex達o - 7


RESPONSABILIDADE SOCIAL

Natal mais solidário Neste final de ano, muitos colaboradores assumiram o papel do bom velhinho e fizeram o Natal de várias pessoas mais feliz. Isso ocorreu por meio da campanha Papai Noel da Ouro Verde, em que foram adotadas cartinhas escritas por crianças e idosos atendidos por instituições apoiadas pela empresa. A iniciativa teve participação de colaboradores da matriz e das filiais de Sertãozinho e Usina Santa Luzia, e foram adotadas 166 cartas com pedidos de presentes. “É ótimo

Na matriz, em Curitiba, colaboradores se envolveram na doação e distribuição de presentes

poder contribuir com essas pessoas e com as instituições com as quais mantemos uma relação próxima. Os colaboradores deixaram o espírito de Natal falar mais alto, ajudando a Ouro Verde a assumir essa responsabilidade”, explica Vanessa da Cunha, analista de Responsabilidade Social. Em Curitiba, foram ajudados os lares CriançaArteira e Casa das Meninas, além do Asilo São Vicente de Paulo. As instituições Lar dos Meninos e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foram as beneficiadas em Sertãozinho e Santa Luzia, respectivamente.

Confira a opinião de quem participou: “Contribuir com o Natal de pessoas que têm o dia a dia tão diferente do nosso também nos faz bem. Fiquei feliz por ter adotado algumas cartinhas e por saber que a Ouro Verde se preocupa com essas questões.” Carla Cristina Salermo, compradora em Sertãozinho (SP)

“Sempre gosto de ajudar outras pessoas, ainda mais quando a ação envolve crianças. Tive a sorte de conhecê-las mais de perto por meio da Gincana Solidária neste ano, e para mim foi gratificante dar alguns presentes.” Sadi Andrade, gerente Comercial na matriz

Marcos Quintino, da Usina Santa Luzia, banca o Papai Noel em prol de crianças da Apae

“Achei muito bonita a contribuição da empresa. Foi a primeira vez em que participei de alguma iniciativa desse tipo. Me senti recompensado, pois ajudar outra pessoa é algo faz bem para nós mesmos. Agradeço pela oportunidade.” Alessandro Julho Lemos da Silva, motorista canavieiro na Usina Santa Luzia (MS)

8


VIDA financeira

faça seu 13º render Com o 13 º salário na mão, a tentação é ir direto às lojas, restaurantes

o valor final a prazo for maior, não há problemas ao parcelar.

ou agências de viagens. Mas, com um pouco de planejamento, é pos-

Mas tenha responsabilidade com esse compromisso assumido

sível utilizar o dinheiro de uma maneira mais consciente e contemplar

e não deixe atrasar nenhuma parcela!

o desejo por comprar sem deixar de quitar algumas dívidas e até criar condições para melhorar a vida financeira. Confira algumas dicas: •

Não tem muitas contas para quitar? Ótimo, mas é melhor continuar assim. Reservar 30% desse salário para poupança

Se tiver dívidas pendentes e precisar quitá-las, tente alguma renegociação que reduza juros e encargos. Isso pode fazer sobrar um dinheirinho a mais.

e investimentos e os 70% restantes para presentes, viagens e

> Não se esqueça:

despesas extras é uma boa opção.

sem extrapolar, você aproveitará

Ao fazer compras, pode surgir uma dúvida: pagar à vista ou a

essa época ainda mais!

prazo? Se o estabelecimento não oferecer descontos à vista e

Fonte: NONONO

VIDA saudável

Fim de ano equilibrado As festas de fim de ano vêm chegando e, com elas, todas aquelas mesas fartas, cheias de doces e salgados tentadores. O exagero nessa época é comum, e muita gente acaba brigando com a balança logo depois, ao ver o resultado disso tudo. Com um pouquinho de consciência, é possível festejar com prazer sem perder o controle.

Confira as dicas: • No caso de pratos que você sabe que são menos saudáveis, coma porções menores. • Coma muitas frutas e abuse das saladas. • Tome café da manhã e faça pequenos lanches, evitando chegar com aquela fome nas festas. • Álcool em excesso nunca é bom. Procure alternar dois copos de água para cada copo de bebida alcoólica ingerida. • Não deixe as atividades físicas de lado! Mesmo que o tempo esteja escasso, tente correr, caminhar ou andar de bicicleta por cerca de 30 minutos ao dia. • E o mais importante: se for dirigir, não beba!

Aproveite as festas para curtir os amigos e a família de forma responsável, saudável e evitando os exageros! Fonte: www.mdemulher.abril.com.br

conexão - 9


TALENTOS E HOBBIES

Paixão por histórias Em um cotidiano cada vez mais corrido, manter o hábito de leitura é uma virtude que requer esforço, e toda experiência que nos ajuda a conhecer

Jordana com uma amiga caracterizadas em evento de cosplay e com sua coleção de mangás: novas formas de ver o mundo

culturas diferentes e ampliar a visão de mundo é válida. Um bom exemplo é o gosto de Jordana Pereira, estagiária da área Jurídica na matriz, por mangás, histórias em quadrinhos com estilo japonês. Ela possui três coleções em casa, uma delas com 36 gibis, que foi adquirindo com o tempo, garimpando em sebos de Curitiba. Tudo começou no início da adolescência, quando foi a uma loja e viu um mangá na prateleira. Como não conhecia aqueles traços bastante originais, que beiram a perfeição e mostram personagens com olhos marcantes, folheou um exemplar da história Fushigi Yuugi, criada pela autora Yuu Watase. “Fiquei atraída instantaneamente. Eu não sabia que esse tipo de quadrinho deveria ser lido de trás para frente, achei estranho, mas fiquei bastante curiosa. Procurei me informar sobre aquilo e, desde então, passei a gostar mais e mais”, explica. Segundo ela, uma grande virtude dos mangás é a As fotos foram gentilmente cedidas pela colaboradora

maneira com que aspectos fantásticos e sobrenaturais são envolvidos, sem que a narrativa deixe de ser realista. Mais tarde, o gosto por mangás atingiu também sua prima e, juntas, elas passaram a frequentar eventos de “cosplay”, em que muitos fãs de desenhos japoneses se encontram e alguns deles vão fantasiados de seus personagens favoritos.

A importância da imaginação Jordana está no terceiro período da faculdade e, desde que entrou no curso, teve que diminuir o tempo dedicado aos mangás. Mas nada que a desanime, pois agora a estagiária divide suas horas livres entre os quadrinhos e os livros técnicos de Direito, tema que também a agrada. “Assim como todo o conteúdo da faculdade, esses desenhos trazem uma bagagem interessante, pois expandem a nossa interpretação sobre o mundo. Assim, acabo percebendo como entender ainda melhor as pessoas que estão à minha volta, inclusive no ambiente de trabalho”, destaca.

Gostou desta história? Você tem algum talento ou hobby? Mande sua sugestão para comunicação@ouroverde.net.br. Os colaboradores que aparecerem nesta seção ganharão um brinde especial!

10


destinos

Beleza lendária Que tal se aventurar em uma trilha cercada de mata virgem que leva ao topo de um morro de 600 metros marcado por lendas sobre povos indígenas? Isso é o que você encontra no Parque Estadual Morro do Diabo, na região do Pontal do Paranapanema, pertinho de Teodoro Sampaio (SP), onde ficam duas das filiais de Etanol da Ouro Verde. O local é uma unidade de conservação de 33 mil hectares, e uma das maiores florestas de Mata Atlântica do interior paulista, marcada por belas espécies de árvores como ipê, peroba-rosa e pau-marfim, além de uma fauna rica em mamíferos quase extintos como anta, onça-pintada, onça-parda e o mico-leão-preto, o bicho mais característico do parque. É nesse ambiente que fica a trilha que sobe o Morro do Diabo, em cujo topo é possível admirar belas paisagens do oeste do Estado. A elevação é sustentada por arenitos que foram objeto de várias pesquisas geológicas antes da abertura do parque.

Histórias misteriosas Algumas histórias que buscam explicar o relevo acidentado também o que nunca foi comprovado cientificamente, e que homens brancos foram mortos pelos índios da região na época do Brasil Colônia como vingança pelas atrocidades cometidas por bandeirantes. Independente dessa e outras histórias, o Morro do Diabo é garantia de diversão, proximidade com a natureza e bem-estar. Quem garante isso é Alex Antonio Luiz, analista de RH na Usina UCP. “Gosto muito de ir admirar as árvores, as flores e os animais. O parque tem churrasqueiras, campos de futebol e parquinhos para

Fotos: Divulgação/Fundação Florestal

chamam a atenção. Dizem que a região teria sido um cemitério indígena,

as crianças. O legal mesmo é poder ficar lá por dois dias, tempo necessário para subir o morro. Na sede do parque há um dormitório bastante confortável, que ajuda a recarregar as energias e continuar a aventura no dia seguinte”, explica Alex.

Saiba mais > A entrada no parque é gratuita, mas é necessário fazer reserva para utilizar os dormitórios, que custam apenas R$ 17 por pessoa. Há estacionamento no local > Endereço: Rodovia SP 28, km 11 > Contato: (18) 32821599 e morrododiabo@yahoo.com.br

Alex Antonio: boa opção de ecoturismo próxima de Teodoro Sampaio conexão - 11


especial

o melhor para 2013 “Que 2013 seja um ano melhor e traga crescimento para a empresa e para todos nós.” Priscila Aparecida Mendes Rodrigues Novais – Locação de Veículos

“Que 2013 seja um ano promissor!” Levi Augusto Ribas Aurichio – Locação de Veículos

“Espero que em 2013 a empresa continue em evolução e nos dê mais motivação.” Ivanilsa Schmidt da Cruz – Finanças

“Que 2013 venha com a estruturação de planos de carreira e uma agenda fixa de melhoria contínua.” Flavio de Medeiros – Finanças

“Quero que em 2013 a Ouro Verde atinja 40% de crescimento!” Rafael Bertuol – Compras

“Espero maior crescimento da Ouro Verde e solidez da área Jurídica, possibilitando grandes feitos e ganhos.”

“Espero que no próximo ano a empresa continue em ascensão.”

Christiane da Silva Salles – Jurídico

Andrea Rigoni – TI

“Que em 2013 a empresa consiga atingir suas metas de crescimento e desenvolvimento.”

“Para 2013 espero novas oportunidades, crescimento profissional e mais projetos de voluntariado!”

Morilo Lopes – Máquinas e Equipamentos

Gabrielle Costa de Souza – Relacionamento com o Cliente

“Quero que em 2013 a empresa cresça e traga mais desafios.” Mayara Elias Pinto – Finanças

“Gostaria que o ano que se inicia traga mais oportunidades profissionais e que a Ouro Verde continue no caminho do sucesso.” Marilene Gomes Pinheiro – RH

“Que cada pessoa seja capaz de armar uma árvore de amizade com raízes muito profundas para que possamos viver o amor e a amizade.” Maria das Graças Ubaldo da Silveira – Logística Ambiental

12


RC Dezembro 2012