Page 1

REVISTA ZERO A TRรŠS | ANO 1 |

UM GUIA PARA LOJISTAS, FABRICANTES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO SETOR

www.epgrupo.com.br ano 1 nยบ6 agosto

Nยบ 6 | 2014 EP GRUPO

Feiras do setor Ponto de partida para um mundo de negรณcios!

CAPA_ZeroaTres_#06_2.indd 1

8/14/14 2:52 PM


02-03.indd 2

13/08/14 16:12


02-03.indd 3

13/08/14 16:12


ÍNDICE

28

18

40

8 Notáveis 40 Perfil – Juliana Nina (Bebê Store) 12 Pegada digital 42 Fornecedor – Bombril 16 Números 44 Falando sobre Varejo – Gian Catinella 18 Cresça sabendo – Feiras mundiais do setor 46 Falando sobre Moda – Camila Toledo 28 Vitrine – Térmicos para conservação de alimentos 48 Falando sobre Comportamento – Play 34 Na moda – Sapatos de 0 a 3 anos de idade 50 Falando sobre Saúde – Dra. Márcia Amar 38 Posso ajudar? – C&A e a nova coleção Essentials Baby

4

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

Indice zat06.indd 4

8/14/14 11:25 AM


anuncio.indd 2

13/08/14 16:15


EDITORIAL

Embale nessa! A TRÊS REVISTA ZERO | ANO 1 |

UM GUIA PARA

NTES LOJISTAS, FABRICA

IONAIS DO E DEMAIS PROFISS

SETOR

A

agosto .br ano 1 nº6 www.epgrupo.com

Nº 6 | 2014 EP GRUPO

s do setumor Feira o de partida para Pont cios! mundo de negó

PM 8/14/14 2:52

d 1

res_#06_2.ind

CAPA_ZeroaT

Errata: Diferentemente do que foi publicado na última edição da revista Zero a Três nº 5 (página 25 – Cresça Sabendo), o depoimento da gerente de marketing da Tip Top Daniela Boll seria: “Por isso, a empresa buscou parceiros capazes de garantir a manutenção de um mix de produtos completo e inovador”.

s feiras de negócios são responsáveis por alguns dos bilhões gerados na economia mundial, uma vez que movimentam diversos outros serviços em paralelo. Para os profissionais do setor de puericultura, o número de eventos vem crescendo consideravelmente e, na mesma proporção, aumentam a visitação e o volume de negócios registrados. Como um grande showroom de marcas, os eventos reúnem boa parte dos lançamentos do setor e, geralmente, falam sobre tendências aos participantes. Além disso, as feiras são consideradas ocasiões oportunas para estreitar relacionamentos e firmar importantes parcerias comerciais. Levando em conta todos esses fatores, preparamos uma reportagem sobre as principais exposições do setor de 0 a 3 anos para facilitar a sua programação. Confira o calendário e a opinião de alguns profissionais que já estiveram presentes. Em seguida, separe seus cartões de visita e compareça aos eventos. Outro destaque desta edição é o departamento baby da C&A. Entre os diferenciais da marca, a rede acaba de lançar uma linha toda desenvolvida com algodão orgânico – Essentials Baby. A nova coleção conta ainda com o carisma dos personagens Disney e tem tudo para movimentar o mercado. Vale a pena conhecer! Por falar em moda, os calçados para bebês ganham milhares de novos modelos, embalados pela paixão que as mamães têm por sapatos. Imperdível para quem deseja oferecer o que há de mais moderno em sua loja. Tendo em vista o lançamento de mais produtos voltados especificamente para o cuidado com as roupas dos bebês, escolhemos a Bombril para a seção “Fornecedor” desta edição. A linha completa da empresa conta com diversos itens, entre pré-lavagem, sabão líquido e amaciantes, revelando as várias possibilidades desse segmento. Por fim, leia o perfil especial desta edição com a participação da cofundadora e diretora comercial da rede de e-commerce Bebê Store, Juliana Della Nina. Com conhecimento de causa quando o assunto é mercado de bebês, a companhia acaba de comprar sua maior concorrente, a Baby.com. Essas e outras tendências serão reveladas a seguir. Boa leitura! Marici Ferreira – marici@epgrupo.com.br

Ano 1 – Ed. 6 – Agosto 2014

[ Marketing ]

[ Assinaturas ]

Espaço Palavra Editora e Arte Ltda.

Lívia Gimenes

(11) 5092-5588 ou pelo site

[ Departamento comercial ]

www.epgrupo.com.br

[ Direção-geral e jornalista responsável ]

Alessandra Aragon Frate

Marici Rosana Ferreira (MTb 36727)

Daiane Miranda

[ Revisão ]

[ Assistentes administrativas ]

Renata Lopes Del Nero

Cristina Venâncio

Lu Peixoto

Isabelle Inceli

[ Redação ]

[ Administração, publicidade e redação ]

Camila Guimarães

Rua Arapapi, 45

Kika Martins

Moema – São Paulo/SP

[ Arte/Projeto Gráfico ]

CEP: 04516-020

Wilson Alves

Tel. (11) 5092-5588/(11) 5094-0403

Rening Masuyama

E-mail: contato@epgrupo.com.br

editorial zat06.indd 6

As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores e podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte. As fotos utilizadas nesta edição pertencem ao banco de imagens da revista Zero a Três e podem ser utilizadas, desde que citada a fonte. A revista Zero a Três possui distribuição nacional para proprietários, diretores, gerentes, compradores, lojistas e demais pessoas envolvidas com lojas de artigos infantis, magazines, supermercados, atacadistas, drogarias, fabricantes, papelarias, armarinhos e bazares.

8/14/14 2:55 PM


editorial zat06.indd 7

8/13/14 6:21 PM


BABYSEC LANÇA PORTA-TOALHAS GALINHA PINTADINHA: A Melhoramentos CMPC comemora o segundo ano da parceria com a marca Galinha Pintadinha trazendo mais uma novidade para o mercado. Desta vez, são os porta-toalhas umedecidas Babysec Galinha Pintadinha, no formato da personagem mais famosa do momento. O produto foi desenvolvido para acondicionar uma embalagem da toalha umedecida Babysec, e deixar a hora da troca de fraldas ainda mais divertida. O produto também decora o ambiente. Hipoalergênicas, dermatologicamente testadas, extrassuaves e flexíveis, as toalhas são indicadas para a higiene diária, pois garantem máxima proteção e conforto ao bebê. Para completar a linha, a Melhoramentos CMPC apresenta ainda as fraldas Babysec Galinha Pintadinha, que estão disponíveis nas versões Ultra e Premium, nos tamanhos P, M, G e XG. Até a primeira quinzena de setembro, um kit com o porta-toalhas e os dois pacotes de toalhas umedecidas (de 50 unidades cada) estará disponível com exclusividade nos hipermercados Walmart. Após esse período, poderá ser encontrado em outras grandes redes de supermercados e drogarias. Além de Babysec, também fazem parte do portfólio da Melhoramentos CMPC no Brasil as marcas Dualette, Softy´s, Sublime, Kitchen, Lips, Cotidian e Ladysoft.

CHUPETAS NUK FREESTYLE: As dúvidas na hora de escolher a chupeta ideal para o bebê são comuns. Para garantir segurança e desenvolvimento oral saudável, a NUK criou a linha de Chupetas Freestyle. A empresa possui mais de 50 anos de experiência no desenvolvimento de chupetas com segurança, conforto, design atrativo e o que há de melhor em desenvolvimento oral. Os novos modelos se encaixam perfeitamente ao rosto do bebê, além de possuírem a tecnologia MAX Air Flow, que diminui os pontos de contato com a pele, protegendo-a de irritações por meio de canais de ventilação prolongados. Os bicos das novas chupetas são feitos em silicone e se assemelham ao formato do mamilo da mãe, para movimentos naturais de sucção. A curva superior do bico ortodôntico adapta-se ao palato da criança e sua parte plana proporciona o posicionamento correto da língua. No Brasil, a linha está disponível em quatro sofisticadas decorações e dois tamanhos: de 0 a 6 meses de idade e de 6 a 18 meses.

8

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

notaveis zat06.indd 8

8/14/14 2:32 PM


CONFORTO NA AMAMENTAÇÃO: Um dos momentos mais especiais da relação entre mãe e filho é a amamentação. Além do vínculo, amamentar contribui com a saúde do bebê. Para tornar esse ato ainda mais prazeroso, a Copespuma, fabricante de colchões e acessórios para cama, apresenta a almofada My Baby. O produto em espuma viscoelástica da Nasa molda-se perfeitamente aos contornos do corpo da mamãe, deixando o bebê em uma posição confortável na hora da amamentação. Além disso, a almofada favorece o relaxamento de coluna, ombros e pescoço da mamãe e pode ser utilizada também durante a gravidez para acomodar a barriga, quando deitada. A almofada já está à venda nas principais lojas do país, disponível em quatro cores diferentes, a almofada My Baby vem acompanhada por uma capa removível e lavável.

COLEÇÃO TRUSSARDI BABY: A Trussardi, marca que é referência em enxovais de luxo, lançou a nova linha Trussardi Baby. Jogo de cama, kit protetor para berço, trocador, colcha, coberta e fraldão são algumas das novidades apresentadas. Desenvolvida com toda qualidade, a linha é ideal para as mamães que prezam pelo conforto dos bebês. Os itens de cama e banho da Linha Piccoli são repletos de romantismo, por meio de uma graciosa estampa poá. Os produtos de banho são extremamente macios. Já a Linha Bimbo é mais clean e faz uma releitura dos enxovais feitos à mão, com um acabamento bordado. Além disso, seu tecido é acetinado, proporcionando conforto para os pequeninos.

NOVAS EMBALAGENS NESTLÉ JÚNIOR: “Seu filho aprendendo a comer sozinho”. Este é o novo conceito das Papinhas Nestlé da Etapa Júnior – indicadas para crianças a partir de 12 meses. Com receitas bem brasileiras, variedade de sabores e texturas, a linha oferece gostos próximos às refeições do dia a dia da família. Um dos principais diferenciais são as embalagens de plástico, que tornam o recipiente 35% mais leve, sem alterar a quantidade de produto por unidade (250 gramas). As novas embalagens plásticas mantêm o tradicional fechamento a vácuo das Papinhas Nestlé (tecnologia que dispensa a utilização de conservantes), e podem ser aquecidas em micro-ondas. As mudanças também atingem a identidade visual, que ganha mais cor e novos elementos. A criação é da B+G, agência de Comunicação e Branding via design.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

notaveis zat06.indd 9

9 8/14/14 2:32 PM


BANHEIRA DE HIDROMASSAGEM PARA CRIANÇAS: A Girotondo acaba de lançar a Banheira de Hidromassagem Luxo da marca Summer, proporcionando um banho relaxante e confortável aos bebês. O produto chega ao Brasil na cor verde, com características especiais, e pode ser usado desde o nascimento até os 2 anos de idade. A novidade vem acompanhada por um suporte macio, para facilitar o banho em recém-nascidos e que pode ser usado fora da banheira. Para o conforto de crianças mais crescidinhas, a largura do produto é maior que as demais disponíveis no mercado. Além disso, a banheira faz bolhas e torna o banho um momento de brincadeira. O chuveirinho é removível e pode ser usado na banheira de adultos. Para obter mais informações, acesse: www.girotondo.com.br.

BEBÊ STORE COMPRA BABY.COM E CRIA GIGANTE DE E-COMMERCE INFANTIL: A Bebê Store (www. bebestore.com.br) anunciou a aquisição de sua principal concorrente, a Baby (www.baby.com.br). O negócio consolida a liderança da Bebê Store no e-commerce de produtos infantis. Segundo Leonardo Simão, CEO e fundador da Bebê Store, a decisão de fundir as operações veio da total sinergia entre os dois negócios. Fundada pelos empreendedores locais Leonardo Simão e Juliana Della Nina, a Bebê Store passa a oferecer agora mais de 55 mil itens em 6 lojas – Bebê Store e Baby, com produtos para bebês, Kids Store, com uma linha completa para crianças de 4 a 12 anos de idade, Toy Store, de brinquedos, Mommy Store, que atende as mães e gestantes, e o Clube da Fralda, o primeiro e único site de assinatura de fraldas no Brasil. O valor da transação não foi divulgado. Segundo as empresas, a compra não inclui a loja on-line Dinda, que passa a funcionar independente. Em março passado a Bebê Store divulgou sua terceira rodada de investimentos de R$ 30 milhões do Atomico e da W7 Venture Capital. A empresa acaba de fechar, também nessa rodada, a entrada da Catalyst (www.endeavorcatalyst.org), fundo de investimento da Endeavor, que passa a integrar o grupo de investidores da empresa. Em 2013, a companhia registrou um crescimento anual de 137% no faturamento e, desde que o Atomico realizou o primeiro investimento, em dezembro de 2011, já alcançou um crescimento de 1200% na receita mensal. Fonte: Terra Tecnologia – 29/7/2014.

10

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

notaveis zat06.indd 10

8/14/14 2:32 PM


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

notaveis zat06.indd 11

11 8/14/14 2:32 PM


PEGADA DIGITAL

Amazon Appstore oferece pacote de apps Neste início de semestre, entre os aplicativos infantis disponíveis com desconto na página da Amazon nas categorias de jogos infantis e linguagem educacional, destacamos os Monki Hide & Seek e Monki Animal Builder. Voltados, respectivamente, para crianças a partir de 2 e 4 anos de idade, esses aplicativos possuem finalidades educativas e oferecem conteúdos bem interessantes para entreter os pequenos. Para fazer o download, basta seguir as instruções da página www.amazon.com.br/baixeappstore. A Amazon Appstore oferece mais de 200 mil apps à venda em reais, aceita cartão de crédito nacional e, como o pagamento é em moeda nacional, não há incidência de taxas de câmbio ou IOF sobre o valor dos aplicativos. Além disso, todos os dias oferece um aplicativo sem cobrança no programa App Grátis do Dia. Para receber as ofertas, basta inscrever-se no Boletim Appstore – www.amazon.com.br/boletim-amazon-appstore.

BeeBaby já é destaque na Apple Store Lançado há menos de dez dias, o aplicativo BeeBaby já está entre os melhores apps relacionados na capa da AppStore. Voltado para mães e pais modernos que desejam registrar todas as etapas da vida de seus filhos de forma rápida e eficiente, o BeeBaby tem tudo para ser a nova febre no mercado digital. O BeeBaby nasceu a partir de uma ideia da esposa do CEO da companhia, a fotógrafa de recém-nascidos Paloma Fantini, ao perceber que, assim como sua família, muitos outros clientes usavam o celular para fotografar os momentos especiais de seus filhos. Por outro lado, essas fotos ficavam sempre esquecidas, já que poucos tinham tempo para montar álbuns, com as devidas descrições. Simples e descomplicado, o aplicativo sugere mais de 300 eventos que indicam o momento em que a foto foi tirada, como “Primeira papinha”, “Primeiro Passeio”, “Visita na Casa da Vovó”, e ainda registra a idade da criança e o local. O objetivo é facilitar o dia a dia das mães modernas que querem guardar fotos de cada momento do crescimento de seus rebentos de uma maneira fácil. Criado pela Lighthouse, uma empresa de tecnologia e inovação de Porto Alegre com representação no Vale do Silício, o BeeBaby foi desenvolvido, inicialmente, apenas para iPhone. Para obter mais informações, acesse o site www.beebabyapp.com/. Faça o download direto na AppStore: itunes.apple.com/us/app/beebaby-faca-as-fotos-dos/id894169199?ls=1&mt=8.

12

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

pegada digital zat06.indd 12

13/08/14 16:28


pegada digital zat06.indd 13

13/08/14 16:28


PEGADA DIGITAL

Acompanhe as novidades da Coleção MPBaby A MCD Marcas acaba de anunciar um projeto superbacana para o canal MPBaby no YouTube, que já passou a marca de 7 milhões de visualizações. A partir da segunda quinzena de agosto, a empresa lançará semanalmente entrevistas com especialistas em primeira infância. A ideia é abordar diversos temas desse universo e criar mais proximidade com o público. Para conferir, basta ficar de olho no canal www.youtube.com/MPBaby08. Quem tiver interesse em licenciar a marca deve entrar em contato com Nelson Rosa pelo e-mail nelson@mcd.com.br ou pelo telefone (11) 3237-0207.

Just Real Moms As amigas Renata Pires e Juliana Silveira namoraram, casaram e tiveram filhos na mesma época. Com tanta sinergia, decidiram criar um blog pelo qual pudessem conversar com outras mães e reunir um pouco de tudo. Assim, surgiu o Just Real Moms. Desde seus anseios, situações comuns na primeira gravidez, questões relacionadas à educação dos pequenos, ao comportamento e muito mais. Tudo escrito com absoluta propriedade e de maneira descomplicada. O Just Real Moms conta com a colaboração de psicoterapeutas e convidados de peso que também compartilham suas experiências. Atualmente, é um dos blogs maternos de maior audiência no Brasil. Conheça a página: www.justrealmoms.com.br.

14

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

pegada digital zat06.indd 14

13/08/14 16:28


anuncio.indd 2

8/14/14 11:08 AM


NÚMEROS

Varejo virtual O E-COMMERCE NO BRASIL APRESENTOU UM CRESCIMENTO MÉDIO ANUAL DE 40% NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS, COM ESTIMATIVA DE FATURAMENTO DE R$ 34,6 BILHÕES EM 2014.

40%

SOMENTE EM 2013, O VAREJO FÍSICO CRESCEU PRÓXIMO A 6% E O VAREJO ONLINE, 28%.

6%

28%

R$ 34,6 bilhões

A ESTIMATIVA DA E-BIT PARA O CRESCIMENTO DO E-COMMERCE EM 2014 É DE 20%.

20% A ENTRADA DAS CLASSES C E D, QUE ATÉ POUCO TEMPO NÃO TINHAM CONDIÇÕES DE COMPRAR UM COMPUTADOR E ASSINAR UM SERVIÇO DE BANDA LARGA, TAMBÉM AUMENTA A ESTREIA DE NOVOS CONSUMIDORES NO SETOR. SOMENTE EM 2013, 9 MILHÕES DE PESSOAS COMEÇARAM A COMPRAR PELA INTERNET EM LOJAS BRASILEIRAS.

9 milhões

AS CATEGORIAS LÍDERES DE VENDAS NO SETOR INFANTIL SÃO: MODA E ACESSÓRIOS, ELETROELETRÔNICOS (INCLUINDO CONSOLES DE VIDEOGAMES), INFORMÁTICA (INCLUINDO PRESENTES QUE SÃO MUITO COBIÇADOS, COMO TABLETS) E TELEFONIA CELULAR (INCLUINDO SMARTPHONES). BRINQUEDOS E GAMES GANHAM RELEVÂNCIA PRÓXIMO AO DIA DAS CRIANÇAS.

Fonte: E-bit – Relatório WebShoppers edição 29, divulgada em março de 2014.

16

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

numeros zat06.indd 16

13/08/14 16:30


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

numeros zat06.indd 17

17 13/08/14 16:30


CRESÇA SABENDO

Toda parceria nasce de um encontro Marque presença nas feiras do setor e garanta bons negócios.

C

onsideradas o marco zero dos compradores e o principal showroom dos fabricantes, as feiras de negócios concentram todos os lançamentos do mercado. A partir das tendências ali expostas, do contato entre lojistas e fornecedores, e dos pedidos feitos durante esses eventos, o mercado leva as novas linhas aos consumidores. Além disso, as feiras são consideradas ocasiões oportunas para estreitar relacionamentos e firmar importantes parcerias comerciais. Somente na cidade de São Paulo, as feiras de negócios movimentam mais de R$ 16 bilhões em bens e serviços, segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Anualmente, são realizados 803 eventos de negócios na capital. É indiscutível o impacto econômico e social desses eventos, não apenas para o segmento em questão, mas para uma série de outros serviços que acabam envolvidos – companhias aéreas, hotéis e restaurantes, até setores de entretenimento, por exemplo –, de acordo com estudo encomendado pelas entidades UBRAFE, SINDIPROM/SP e SINDIEVENTOS-SP/RJ. Especificamente no segmento de maternidade e puericultura, existem diversas feiras sendo realizadas mundo afora. No Brasil, boas iniciativas vêm ganhando força ano a ano e,

18

assim, fortalecem o mercado como um todo. Para o diretor comercial da Distribuidora Semaan, Marcelo Mouawad, a principal feira internacional do setor é a Kind and Jugend, realizada em Colônia, Alemanha, por ser voltada exclusivamente a esse mercado. “Para se ter ideia, hoje o evento é comparado à feira de brinquedos de Nuremberg. Já virou um referencial para as empresas de puericultura situadas na América, Europa e Ásia, pelo fato de reunir os principais lançamentos, ditar as tendências e também concentrar os maiores negócios”, explica Marcelo. Ainda entre as internacionais, a Hong Kong Toys & Games Fair reúne uma grande parcela de brasileiros em busca de produtos para colocação de suas marcas próprias. “Nela são encontradas menos marcas e mais produtos”, observa Marcelo. Já no Brasil, apesar de ser uma feira destinada ao setor de brinquedos, a Abrin concentra muitos expositores do setor de puericultura e ainda é referência para o segmento. “Além dela, a CBME South America concentra principalmente os públicos A e B, mas se destaca por ser dirigida ao setor de puericultura e tem grande potencial de crescimento. Principalmente, se passar a atuar com outros tipos de produtos também direcionados ao setor, tais como móveis, higiene, entre outros, e também abranger outras classes de público”, avalia. Por fim, Marcelo

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

cresca sabendo zat06_4.indd 18

8/13/14 6:28 PM


observa que falta às feiras nacionais serem um pouco mais abrangentes, para mostrar o peso real do setor de puericultura e o quanto esse mercado é promissor. “O segmento apresenta uma excelente margem para o varejista e se destaca por não apresentar sazonalidade”, complementa.

Pesquisar as principais feiras do mundo no segmento de 0 a 3 anos de idade é o primeiro passo para quem atua na área. Para que lojistas e fabricantes avaliem a importância de cada uma dessas oportunidades em seus respectivos negócios e se organizem para comparecer, separamos as principais a seguir.

FEIRAS NACIONAIS 2ª edição – de 26 a 28 de agosto de 2014. Realizada na capital paulista, a CBME é uma feira de negócios especializada em produtos para bebês e primeira infância. O evento promove ainda uma programação de conteúdo para profissionalização do mercado. • 3 mil visitantes na primeira edição. • Aproximadamente 100 expositores nacionais e internacionais. Site: www.cbmesa.com.br “Além de negócios e networking, o evento também proporciona aos visitantes uma grade de conferências gratuita, com grandes nomes do varejo nacional. As palestras são voltadas para os varejistas de produtos infantis” – Luciana Perdomo, coordenadora de marketing da CBME.

32ª edição – de 7 a 10 de abril de 2015. A Abrin é o principal evento de negócios do setor no País e o terceiro maior no mundo. Na última edição, cerca de 1.400 lançamentos foram apresentados em primeira mão pelos maiores fabricantes do país, reunindo novidades em brinquedos em geral e pedagógicos, puericultura leve e pesada, jogos eletrônicos, colecionáveis, fantasias, entre outros artigos. • 15.600 visitantes na última edição. • De puericultura, 11 expositores: Girotondo, Itté, Kuka Baby, Lillo, Lolly, Neopan Artigos Infantis, NUK, PUR/Kababy, Sylink, Lenox e My BabyStore. • A última edição realizou negócios na ordem de R$ 1,3 bilhão, 25% do faturamento esperado para o setor em 2014 (R$ 5,2 bilhões). Site: www.abrin.com.br/2014/index.asp “A Abrin é a porta de entrada do brinquedo no varejo nacional, pois é na feira que os lojistas escolhem, entre os lançamentos, suas apostas para atender a demanda de datas sazonais importantes como o Dia das Crianças e o Natal. A feira também tem importante tarefa na retomada da fatia de mercado antes dominada pelas importações, principalmente da China. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) avalia que o evento colabora com pelo menos 25% do faturamento anual da indústria nacional de brinquedos” – Synésio Batista da Costa, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq).

cresca sabendo zat06_4.indd 19

19 8/13/14 6:28 PM


CRESÇA SABENDO

Expo Bebê & Gestante – Curitiba e São Paulo Próxima edição (PR) – de 28 de outubro a 2 de novembro de 2014. Há 5 anos, a Reluk Eventos organiza uma feira de 1.900 m2 no Expo Barigui, em Curitiba. É a maior feira infantil do Sul do País e, embora o foco do evento seja o consumidor final, acabou se transformando em um evento interessante para os lojistas por reunir diversas marcas e profissionais do segmento. • 30 mil visitantes em 6 dias de evento, na última edição. • Total de 120 expositores. Próxima edição (SP) – de 9 a 14 de setembro de 2014. Em São Paulo, o evento é realizado no Espaço Jaguaré. Com 13.800 m2 de propriedade da Reluk, a feira só tem 6 meses na cidade de São Paulo e já possui 2.500 m2 montados em uma área de 9 mil m2. Durante esses encontros, são realizadas boas promoções de artigos, como carrinhos de bebê de R$ 200,00 por R$ 49,90. É a primeira feira com entrada gratuita e que ainda oferece um vale compras de R$ 30,00 para as grávidas que visitam o evento. Na ocasião, elas encontram 40 produtos em promoção com 70% de desconto. • 48 mil pessoas visitaram a última edição. “O principal atrativo do evento é a grande promoção que realizamos com 70% de desconto em pelo menos 40 produtos. Oferecemos alguns artigos quase de graça, como luvinhas, sapatinhos ou mesmo chupetas por apenas 10 centavos” – Osmar Gil, organizador do evento (Reluk).

Próxima edição – de 7 a 12 de outubro de 2014. Já na cidade do Rio de Janeiro, por ser a maior, a feira foi batizada de Mega Gestante e Bebê. Realizado há 21 anos, o evento ocupa uma área de 15 mil m2, sendo 4.300 m² de estandes. Embora o foco da exposição seja o consumidor final, acabou se transformando em uma feira interessante para negócios por reunir diversas marcas do segmento. • Mais de 250 expositores. • Cerca de 90 mil visitantes. Sites: www.reluk.com.br e www.gestanteebebe.com.br “Além da diversidade de produtos, visto que a feira oferece desde uma simples chupeta até um quarto completo para o bebê, o principal diferencial da feira Mega Gestante e Bebê são as promoções e a possibilidade de comprar fraldas pelo preço de custo” – Osmar Gil.

cresca sabendo zat06_4.indd 20

8/13/14 6:28 PM


2ª edição – de 6 a 9 de novembro de 2014. A FIP Baby reúne, no mesmo espaço, as marcas que comercializam e divulgam produtos e serviços relacionados à gestação e ao público infantil. Desde empresas de festas infantis, gastronomia kids, roupas para bebês e gestantes, moda infantil, decoração e artesanatos até livros. Os participantes expõem as últimas tendências e novidades do mercado. Além disso, os visitantes contam com desfiles infantis, palestras, workshops e sorteio de prêmios na programação. O evento organizado pela Andrade Eventos e Consultoria é realizado nas dependências da Feira da Moda de Santa Catarina e tem entrada gratuita. • 49 expositores participaram da 1ª edição. Site: www.andradeeventoseconsultoria.com.br “A FIP Baby é uma feira voltada a um mercado carente de produtos realmente diferenciados. Além disso, a reunião de inúmeras opções de produtos em um só lugar é uma tendência. Desse modo, o evento agora conquista as gestantes e o mercado infantil” – Gislaine Hodecker, gerente de marketing FIP.

Próxima edição – de 19 a 24 de agosto de 2014. A BabyNit reúne expositores de várias cidades do Brasil, com produtos de qualidade e preços atraentes para gestantes, bebês e crianças. O evento realizado no Espaço Cantareira, em Niteroi, é voltado ao consumidor final e oferece produtos com descontos de até 70%. Em um espaço de 3.000 m2, é possível encontrar variedade de roupas, acessórios, móveis infantis, brinquedos, objetos de decoração e artesanato. A entrada é 1 kg de alimento não perecível e as doações são destinadas à instituições filantrópicas. • Expectativa de público de 50 mil pessoas na próxima edição. Site: http://babynit.com.br/?page_id=611

“A BabyNit tem a vantagem de disponibilizar para a gestante tudo que ela precisa em um único lugar, desde o enxoval completo até as roupas para o período de gravidez. A feira oferece produtos com preços bem atraentes, pois são comprados diretamente dos fornecedores. O evento não se restringe a produtos para bebês. Os visitantes têm a oportunidade de comprar roupas e brinquedos para crianças de até 12 anos de idade” – André Brazão, diretor da BT Eventos.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

cresca sabendo zat06_4.indd 21

21 8/13/14 6:28 PM


CRESÇA SABENDO Feira Internacional de Moda e Decoração Infantil 20ª edição – Nvembro de 2014. O evento Ópera, feira de negócios B2B do mercado infantil, completa 10 anos. A feira é realizada no espaço Pró Magno, na zona Norte de São Paulo. Com mais de 130 marcas nacionais e internacionais, está se tornando um dos maiores eventos do setor, com expositores e lojistas de todo o país e foco no público A e B. Marcas de grande representatividade dos segmentos de decoração, enxoval, calçados, acessórios, moda praia e underwear bebê, kids e teen estão presentes no evento. Além da realização de negócios, a feira valoriza a aproximação entre vendedores e compradores, promovendo ainda mais interação com coquetel e desfile exclusivo. Entre os expositores da próxima edição, as marcas: Calvin Klein Jeans, Reserva Mini, Levi’s, Lacoste, Monnalisa e Polo Ralph Lauren. • 3128 lojas de todo país na 19ª edição – 3,6% da região Norte, 11,6% do Nordeste, 4,84% do Centro-Oeste, 69,09% do Sudeste e 10,87% do Sul. • Na última edição, o volume de negócios foi de R$ 150 milhões. • Entre os atuais expositores de puericultura, estão: Gigi Luxo, Unique, Bugababy, Totz, Itté (Leve) e Brasbaby, Apto Trading, Be Baby, High Trade (Pesada). • Estimativa receber entre 3.500 e 4 mil lojistas na 20ª edição e movimentar R$ 200 milhões em negócios. “Estamos investindo cada vez mais em fortalecer o segmento de puericultura da Feira Ópera. Atualmente, o evento conta com 9 expositores do setor de 0 a 3 anos. Para novembro, nosso departamento comercial negocia a participação de outras 5 marcas. Desde artigos para o enxoval, kit batizado, decoração de quartos, puericultura leve e pesada, brinquedos e moda, um mix completo para os lojistas. A missão da Ópera é trazer sempre novas marcas e inovações para o setor” – Fernanda Menezes, diretora comercial.

Feira da Gestante, Bebê e Criança – São Paulo e Rio de Janeiro Trata-se de uma feira com cerca de 100 expositores que oferecem todos os tipos de artigos necessários desde a gestação da mãe até os 7 anos de idade da criança. Neste evento, são apresentados produtos nacionais e importados de puericultura leve e pesada, moda e afins. Além dos últimos lançamentos, a Feira da Gestante, Bebê e Criança conta ainda com algumas grifes de roupa para o período da gestação. Durante as edições, todos os expositores fazem promoções e, normalmente, parcelam as compras. Site: www.feiradobebe.com.br

22

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

cresca sabendo zat06_4.indd 22

8/13/14 6:28 PM


Feira Internacional do Setor Infantojuvenil/Teen/Bebê 44ª edição – de 23 a 26 de novembro de 2014. A FIT 0/16 – Feira Internacional do Setor Infanto/Juvenil e Bebê – é considerada o maior evento dedicado ao setor na América Latina (lojistas de shoppings, redes de varejo e boutiques, vindos de todos os estados brasileiros e do exterior). Pioneiro no segmento de moda infantojuvenil e bebê, o evento é realizado em duas edições (junho/novembro). A feira antecipa as novidades das próximas estações. • 9.200 visitantes na última edição. • Cerca de R$ 150 mil de negócios gerados. “A FIT 0/16 apresenta as tendências do setor infantojuvenil e bebê para crianças e adolescentes de 0 a 16 anos de idade. Com intuito de gerar novos negócios, a feira atualiza o mercado mostrando os mais recentes lançamentos e novidades, além de evidenciar o crescimento e desenvolvimento da indústria” – Humberto Rebonato, diretor da Interfeiras e organizador da FIT 0/16.

BABY BUM – São Paulo 19ª edição – de 5 a 8 de novembro de 2014. É uma feira infantil moderna e descolada de venda direta ao consumidor. Com duas edições por ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre, o foco do evento são as novidades, desde que sejam produtos modernos e criativos. Além disso, na ocasião, são realizadas atividades aos visitantes e oferecidos artigos como roupas, decoração, brinquedos, papelaria e sapatos, entre outros. Durante quatro dias, a Baby Bum reúne mais de 100 expositores e inúmeros visitantes. São cerca de 3 mil m2 dedicados aos pequenos e a estrutura do evento inclui um restaurante, trocadores e espaço para amamentação em uma sala reservada. O grande diferencial da Baby Bum é oferecer, em um só lugar, produtos autorais, novos, criativos e bem-acabados voltados ao mundo infantil. A cada edição, novas marcas participam do evento, garantindo novidades constantemente. Por isso, a Baby Bum também atrai lojistas além dos consumidores finais. • 5800 visitantes na última edição. Site: www.babybum.com.br/sao-paulo

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

cresca sabendo zat06_4.indd 23

23 8/13/14 6:28 PM


CRESÇA SABENDO

DEPOIMENTOS DE ALGUNS PROFISSIONAIS DO SETOR: “Participei de algumas feiras no Brasil. Dentre elas, CBME South America, da qual participam grandes marcas de puericultura leve e pesada, onde estreitei o relacionamento com antigos parceiros e pude prospectar novos. Ainda em 2014, participei da ABRIN, feira de brinquedos e puericultura. Uma exposição importante, pois reúne os maiores fabricantes do segmento – nacionais e importados. Sempre vale muito a pena comparecer a esse tipo de evento. É um momento dedicado a conhecer novas pessoas, marcas e produtos. Pensando sempre em apresentar novidades aos clientes e na expectativa de fechar novas parcerias.” Gabriella Oliveira, administradora da MegaBabies.com.br.

“Conheço as feiras direcionadas ao mercado infantil, Abrin e CBME. São as principais para o nosso negócio. Já para atualização sobre o e-commerce em geral, visitamos o Fórum E-commerce Brasil. Além disso, estamos sempre antenados. Em visitas ao exterior, buscamos tendências como base para o Brasil. Comparecer aos eventos é de extrema importância para os negócios, pois neles conferimos as principais novidades apresentadas pelo segmento e trocamos informações. Nessas ocasiões, nossa expectativa é sempre absorver o máximo de conteúdo e prospectar novos negócios. As feiras nacionais estão no caminho certo, explorando a situação econômica do País. Se houvesse mais incentivo do governo, poderíamos ampliar o número de expositores e crescer gradativamente no cenário mundial.” Mauricio Francisco, CEO da BebeMagazine.com.br.

“Sempre é válido comparecer a essas feiras, pois cada uma delas contribui positivamente para os negócios. Toda empresa que trabalha com esse tipo de artigo precisa conhecer as feiras, para se entrosar ainda mais e manter-se atualizado. Cada uma delas oferece vantagens e perspectivas de negócios. Hoje, minha expectativa é conhecer novos fornecedores, estreitar relacionamento com os clientes atuais, conhecer lançamentos, realizar bons negócios e sentir como está o humor do mercado, de forma a estabelecer nosso rumo de atuação com os artigos de puericultura.” Marcelo Mouawad, diretor comercial da Distribuidora Semaan.

24

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

cresca sabendo zat06_4.indd 24

8/13/14 6:28 PM


FEIRAS INTERNACIONAIS

ABC KIDS EXPO – Las Vegas 12ª edição – de 7 a 10 de setembro de 2014. A ABC Kids Expo é realizada pela All Baby & Child, Inc., organização sem fins lucrativos fundada em 2003. Resultado da parceria entre fabricantes de produtos infantojuvenis e varejistas do setor, a ABC tem por finalidade promover os negócios do segmento por meio de feiras e conferências para fabricantes, varejistas, distribuidores e representantes de produtos infantis. Feira exclusiva para os profissionais do setor. • 14.123 visitantes na última edição. • 1050 expositores. • 5.963 atendimentos a compradores. Site: http://www.theabcshow.com

“A Baby & Kids em Tóquio é uma feira interessante. Embora seja bem menor do que os eventos da Alemanha e de Hong Kong, ainda assim, vi produtos inovadores. O mercado japonês é bem peculiar. Para complementar a feira, aproveitei para visitar mais de uma dezena de lojas de brinquedo e produtos infantis tanto no Japão quanto na Coreia” – Roberto Ruiz, diretor de licenciamento e conteúdo da MCD.

BABY & KIDS EXPO – Tóquio 7ª edição – de 8 a 10 de julho de 2015. A Baby & Kids Expo é a principal feira do segmento no Japão. O evento reúne todas as categorias de produtos para bebês. Entre os lançamentos apresentados, brinquedos, artigos de moda, itens para a maternidade, puericultura leve e pesada. A demanda por esses produtos está crescendo nos dias de hoje, não só no varejo especializado como também nas lojas de decoração e de presentes. Por isso, a feira é visitada por uma enorme variedade de importadores e atacadistas, lojistas e compradores de todo o mundo. Site: http://www.bk-w.jp/en

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

cresca sabendo zat06_4.indd 25

25 8/13/14 6:28 PM


CRESÇA SABENDO

CHINA KIDS EXPO – Xangai Próxima edição – de 14 a 16 de outubro de 2014. A feira China International Baby Carriers é um evento de três dias realizado na China. Esta exposição internacional terá a participação de mulheres grávidas, bem como os pais interessados no assunto. A China Kids é a oportunidade para eles se familiarizarem com todos os tipos de artigos que envolvem a maternidade e a vida de um bebê. Na ocasião, também conhecerão os produtos de nutrição que proporcionam o devido crescimento de uma criança. A feira representa ainda uma oportunidade para os profissionais de saúde compartilharem seus conhecimentos com as mães modernas. • Mais de 853 expositores na última edição. Site: http://www.china-kids-expo.com/magen

Hong Kong Baby Products – Hong Kong 6ª edição – de 12 a 15 de janeiro de 2015. A Hong Kong Baby Products oferece uma plataforma ideal com foco na grande e crescente demanda de produtos de alta qualidade para bebês. A feira está dividida em zonas temáticas com foco em segmentos-chave dos negócios de produtos para bebês para assegurar que os expositores encontrem os clientes certos para seu negócio. A feira de 2015 promete para os visitantes uma viagem proveitosa nos negócios. A nova zona temática “Baby Food and Healthcare Products”, responde a crescente tendência entre os pais de se tornarem cada vez mais conscientes das necessidades de saúde e nutricional de seus bebês. A “World of Strollers & Gear” e a “Brand Name Gallery” continuarão a apresentar produtos de alta qualidade para os visitantes interessados no melhor. • 26.461 visitantes de 107 países na última edição. • Crescimento de mais de 5% em relação a 2013. • 462 expositores, um crescimento de 11%. Diferencial: A Hong Kong Baby Products Fair aproveita ao máximo a privilegiada localização no centro da Ásia. Nela, expositores encontram atacadistas, distribuidores, grandes marcas e varejistas das principais lojas do mundo. Site: www.hktdc.com/em/takonbabytoys

26

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

cresca sabendo zat06_4.indd 26

8/13/14 6:28 PM


CBME – CRIANÇA BEBÊ MATERNIDADE EXPO – Xangai 14ª edição – de 22 a 24 de julho de 2015. A CBME China é conhecida como a reunião anual dos líderes da indústria. As principais marcas e players do mercado de maternidade, bebês e crianças marcam presença no evento. Hoje, é um dos maiores do setor. Além de suprir todos os segmentos da indústria, a exposição concentra inúmeras tendências, seminários e é ideal para reciclagem dos profissionais e para bons negócios. Essas são apenas algumas das razões para marcar presença no evento. • 65 mil visitantes na última edição. • 1.751 expositores. Site: http://www.cbmexpo.com/?l=en

CHILDREN’S FASHION COLOGNE – Colônia Próxima edição – Fevereiro de 2015. Os principais fabricantes de moda e calçados para crianças e bebês, enxovais para maternidade e cosméticos marcam presença neste evento que se tornou referência não apenas para o setor de moda infantil europeu, mas para o mercado mundial. A cada edição, a feira atrai milhares de varejistas do mundo todo. • Mais de 220 marcas expositoras. Site: http://www.cfc-cologne.com/en/cfc/home/index.php

CHILDCARE EXPO MIDLANDS – Inglaterra Próxima edição – de 26 a 27 de setembro de 2014. CHILDCARE EXPO LONDRES – Inglaterra Próxima edição – de 6 a 7 de março de 2015. Os eventos da Inglaterra oferecem inúmeros artigos relacionados ao desenvolvimento das crianças e são interessantes para quem deseja ficar a par das últimas tendências do setor. Os profissionais que visitam a feira saem inspirados e entusiasmados para maximizar seus negócios. Site: http://www.childcareexpo.co.uk/home.htm

BEBÉS & MAMÁS – Madrid 15ª edição – de 15 a 16 de novembro de 2014. BEBÉS & MAMÁS – Barcelona 15ª edição – abril/maio de 2015. Bebés & Mamás é uma feira voltada às famílias, na qual estão presentes as principais marcas do setor de bebê, infantil e de artigos para maternidade. No evento, são oferecidas diversas atividades e serviços gratuitos, tais como conferências, oficina de massagem infantil, área para cuidados com o bebê, estacionamento de carrinhos e cantinho da amamentação. Na ocasião, são realizados alguns concursos e sorteios que transformam a visita em uma experiência lúdica e participativa. Site: http://www.bebesmamas.com/index.php

cresca sabendo zat06_4.indd 27

8/13/14 6:28 PM


VITRINE

Recipientes térmicos

Utensílios apropriados para conservação de alimentos e bebidas dos bebês também ajudam a manter a sua clientela

Porta-mamadeira 2 cavidades [Baby Go] Porta-mamadeira [Baby Go] A cavidade do recipiente é de isopor. Assim, o copinho estampado mantém a temperatura do líquido por cerca de quatro horas.

Com duas cavidades forradas de isopor, esta bolsa mantém a temperatura dos alimentos por até quatro horas.

Bag e mochila Fisher-Price [Baby Go] Com diferentes modelos, tanto no formato de bolsa como de mochila, estes produtos com bolso térmico são ideais para transportar os alimentos e as bebidas das crianças.

28

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

Pra Vitrine#ZT-06.indd 28

Porta-mamadeira - Linhas Disney e Hello Kitty [Baby Go] Com espaço para até quatro unidades, este porta-mamadeira é todo fabricado com material térmico e mantém a temperatura por até duas horas.

13/08/14 16:39


Lancheira térmica [Puket] Para os lanches ficarem mais fresquinhos, esta lancheira térmica em gel mantém a temperatura por até cinco horas, após a retirada do congelador. Prática e divertida, a novidade é ideal para o transporte saudável de alimentos. A conservação da temperatura se deve ao gel térmico, não tóxico, composto por 98% de água e 2% de polímero acrílico, que reveste a parte interna da lancheira.

Copo térmico Púr com canudo retrátil [KaBaby – Kavod Brasil] O copo térmico da Linha Safari mantém temporariamente a temperatura dos líquidos frios ou quentes. Além disso, produz barulho de chocalho ao sacudir e efeito visual. O design da tampa protege o canudo de contaminações quando o copo está fora de uso Com capacidade para até 290 ml, o produto é livre de bisfenol A em sua composição.

Colheres mágicas [Kuka] Porta-mamadeira térmico [KaBaby – Kavod Brasil] Este porta-mamadeira térmico mantém a temperatura do líquido por até quatro horas. O modelo pode ser preso na bolsa ou no carrinho e ainda comporta mamadeiras de boca mais larga.

As colheres mágicas possuem ponta térmica macia, que indica quando o alimento está muito quente (aproximadamente 38°). Basta mergulhá-la no alimento e mexer por 15 segundos. Se a ponta mudar de cor, significa que o alimento está quente. Possui cabo anatômico, o que facilita a fase de transição de amamentação para alimentação.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

Pra Vitrine#ZT-06.indd 29

29 13/08/14 16:39


VITRINE

Linha térmica mOmma [Lansinoh] Prato térmico [Kuka] Este prato térmico possui design exclusivo com duas divisórias, fundo inclinado para pegar o alimento com mais facilidade, e ventosa de borracha, para fixação na superfície. O produto permite a colocação de água aquecida em seu interior a partir de um compartimento com tampa, mantendo, assim, os alimentos na temperatura ideal por mais tempo. Em quatro opções de cores (azul, rosa, verde e lilás), cada pratinho vem acompanhado por duas colheres e um funil para auxiliar com a água quente.

Especializada em cuidados durante a amamentação, esta marca americana apresenta também uma linha de produtos para introdução dos alimentos sólidos. Com ela, os bebês podem comer e brincar ao mesmo tempo, pois os produtos possuem movimento de “João-Bobo”. Entre os itens há colher de ponta macia e o garfo de dois dentes, com design arredondado, que garante segurança na introdução dos talheres. A linha conta ainda com o prato térmico, cujo compartimento para água mantém a refeição morna ou fria por mais tempo. Além disso, o prato tem dois espaços para separar a comida e base arredondada, antiderrapante, para prevenir desperdícios.

Protetor e prato térmicos [Neopan] O protetor térmico é o recipiente ideal para transportar a mamadeira dos bebês na temperatura desejada. Peça unitária, com zíper colorido e estampas divertidas, o produto possui uma alça para facilitar seu transporte. Já o Prato Térmico decorado vem acompanhado por dois talheres. Além de conservar a temperatura da papinha, este modelo possui uma ventosa para fixação sobre a mesa ou o cadeirão. Assim, evita que a criança vire a comida.

30

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

Pra Vitrine#ZT-06.indd 30

13/08/14 16:39


Copos térmicos com palhinha [Philips AVENT] O copo térmico com palhinha ajuda a manter as bebidas quentes ou frias durante mais tempo. O produto possui segurança para que o líquido não seja derramado e é de fácil manuseio para a criança usar sozinha com a sua tampa com rosca exclusiva.

ThermaBag em neoprene [Philips AVENT] A moderna ThermaBag comporta duas mamadeiras e até quatro copos. Com dupla camada de isolamento térmico, a bolsa mantém a temperatura por até quatro horas. Além disso, é leve, compacta e prática para transporte; perfeita para que a alimentação do bebê possa ser feita em qualquer lugar.

Thermal Bag [MAM] A linha de acessórios MAM é eficiente na manutenção da temperatura, por conta da qualidade do material e da camada isolante interna que mantém os líquidos quentes ou frescos por até quatro horas. Todos os produtos são livres de bisfenol A e a bolsa é adequada para todas as mamadeiras da MAM. Pelo gancho ou pelo velcro, a bolsa pode ser presa ao carrinho do bebê.

Copo térmico com canudo Sippy [Munchkin] Este copo importado de 266 ml é uma boa opção para manter o líquido na temperatura desejada. Decorado com estampa de borboleta, o produto agrada os pequenos pelo design e as mamães, pela praticidade.

Pra Vitrine#ZT-06.indd 31

13/08/14 16:39


VITRINE

Lancheiras Zoo [Skip-Hop] No formato de diferentes espécies, desde tubarão até abelhas, estas lancheiras térmicas são práticas, pois possuem alças que permitem usá-las como mochilas. Além disso, as bolsas são resistentes e coloridas.

Big Apple Buddies Lunch Sack [Built] Esta bolsa térmica isola a temperatura dos alimentos em movimento por até quatro horas e leva o conceito de beleza e praticidade a um nível totalmente novo. Disponíveis em diferentes personagens (panda, guaxinim e cachorro), a lunchbag é durável, reutilizável e fácil de limpar. Sua composição não contém ftalato ou chumbo e é livre de bisfenol A, PVC, látex e vinil.

Big Apple Buddies Lunch Bags [Built] Lancheira versátil para o dia a dia, feita em material térmico e resistente à água. Leve e fácil de carregar. Está disponível em dois diferentes personagens (cachorro e gato) e possui alça para facilitar o transporte. O produto não contém ftalato, chumbo, látex, vinil e é livre de bisfenol A e PVC em sua composição.

Lancheira térmica Coruja [Built] Graças ao patenteado gel refrigerador da PackIt, consegue-se manter a temperatura dos alimentos por até 10 horas. Este minicooler é perfeito para transportar alimentos de pequeno porte. Para usar a bolsa, basta armazená-la no freezer por um período de 12 horas e colocar nela os itens para mantê-los frescos.

32

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

Pra Vitrine#ZT-06.indd 32

13/08/14 16:40


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

Pra Vitrine#ZT-06.indd 33

33 13/08/14 16:40


NA MODA

Cheios de charme

C

onforto e proteção são quesitos básicos para os calçados infantis. Trata-se de um segmento bem significativo em vendas, afinal, os pezinhos crescem e a vida útil dos calçados é pequena. De olho nessa demanda, a indústria investe cada vez mais em modelos que aliam o desenvolvimento adequado da criança com tendências de moda. Selecionamos algumas opções para sua loja. Confira!

Sandália Colorê Salmão com Laço Lilás PIMPOLHO

Coleção chinelos Snoopy HAVAIANAS

Linha Galeria de Arte PAMPILI

34

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

moda zat06_3.indd 34

13/08/14 16:43


Sapatinho Galinha Pintadinha SUGAR SHOES

Sapatinho Recém-Nascido Lilica Ripilica MARISOL

Pantufas Wayne, Patrick e Julia K´S KIDS

Tênis Bebê PAMPILI

Sapatilha Estampada Lilica Ripilica MARISOL

Tênis Eco Star Vermelho PIMPOLHO

Modelo Zizo na cor azul royal e detalhes em amarelo SAMELLO

moda zat06_3.indd 35

13/08/14 16:43


NA MODA Nina Bebê PAMPILI

Modelo Jonhy na cor azul petróleo com detalhes em marrom SAMELLO Tênis com ajuste em velcro Tigor T. Tigre MARISOL

Mule - Sapatilha dourada PIMPOLHO

Fisher Price Baby Run GRENDENE

Sapatilha Marisol MARISOL Chinelo Baby Heróis – Super-Homem e Mulher Maravilha HAVAIANAS

Tênis Galinha Pintadinha SUGAR SHOES

36

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

moda zat06_3.indd 36

13/08/14 16:43


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

moda zat06_3.indd 37

37 13/08/14 16:43


POSSO AJUDAR?

Rede investe no setor infantil e lança coleção Essentials Baby

L

íder no varejo de moda brasileiro, a C&A foi criada em 1841, na Holanda, pelos irmãos Clemens e August, sendo uma das primeiras redes no mundo a oferecer roupas prontas aos consumidores. Há 37 anos no Brasil, a rede possui mais de 270 lojas, que recebem cerca de um milhão de pessoas por dia. Com a inauguração da primeira unidade, no Shopping Ibirapuera (São Paulo), na década de 1970, a marca implementou no País o modelo de varejo de moda. Assim, tornou acessíveis as principais tendências das vitrines de todo o mundo. Desde sua chegada ao Brasil, a C&A trabalha com produtos da linha baby e alguns deles são licenciados com os mais queridos personagens das crianças. De acordo com o staff da C&A, todas as lojas possuem um espaço destinado ao segmento infantil, com sinalizações das faixas etárias dos produtos. “Temos

38

a preocupação de garantir espaço e conforto para a cliente circular com o carrinho do bebê enquanto faz suas compras.” Seguindo a tendência mundial, recentemente a rede anunciou o uso permanente de matérias-primas sustentáveis a partir de uma nova coleção infantil, conceito já utilizado na C&A Europa. “Nossa coleção é desenvolvida e produzida respeitando as normas de segurança infantil europeias. Nossos produtos não contêm nenhum componente ou acessório que coloque em risco a saúde e a segurança dos bebês. Lançamos neste semestre a nova linha Meu Primeiro Disney, produzida 100% com algodão orgânico.” Segundo a C&A, além da marca Baby Club e dos licenciados, a rede trabalha ainda com as marcas Grendene, Converse e Pimpolho. “Já tivemos edições especiais, assinadas por Issa, Lenny e MOB, em que desenvolvemos looks ‘tal mãe, tal filha’.” Com exceção dessas linhas

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

posso ajudar? zat06.indd 38

13/08/14 16:45


Preocupação ambiental Novidade no segmento infantil, a coleção Essentials Baby da Disney foi elaborada com algodão orgânico. A C&A foi a primeira a lançar no Brasil um programa contínuo de produtos utilizando essa matéria-prima. Além disso, a empresa tem o compromisso de ampliar o uso do algodão orgânico em suas próximas coleções. Esse material é cultivado sem o uso de fertilizantes químicos, pesticidas ou reguladores de crescimento. Dentre as primeiras peças desenvolvidas estão os bodies da Disney, peças fashion e confortáveis para o dia a dia dos bebês. O destaque fica por conta dos modelos com decote americano. Além dessas peças, a coleção conta ainda com calças de punho e pezinho. desenvolvidas em parceria com estilistas, todas as demais são criações da C&A. “Temos uma grande preocupação com a qualidade e segurança das peças que desenvolvemos. Além disso, somos reconhecidos por oferecer produtos com alto conteúdo de moda. Essa combinação faz com que nossa cliente perceba o diferencial da coleção.” O licenciamento tornou-se uma estratégia internacional de gestão e, hoje, corresponde a 30% do que é oferecido no segmento infantil da C&A. “Atualmente, possuímos uma carteira de, aproximadamente, 20 licenciados, com predomínio de marcas infantis como Disney, Monster High, Marvel, Max Steel, Angry Birds e Cartoon, além da exclusividade

de Barbie, Hot Wheels, Chiquititas, Carrossel, Galinha Pintadinha e Capricho.” A parceria com a Mattel já dura 25 anos. No momento, a C&A também desenvolve um projeto de e-commerce, a fim de ampliar as experiências de compra e moda de seus clientes. “Podemos adiantar as informações sobre a entrada das peças da coleção Virada Primavera. Para a linha infantil, Barbie e os personagens de Maurício de Souza encantam a garotada. Frases e estampas florais, em tons rosa e amarelo, ditam a tendência no guarda-roupa das mais vaidosas. Jardineiras, vestidinhos com babado e tops com detalhes delicados dão um charminho especial na produção. Para os meninos, os personagens Angry Birds, Batman, Superman e Homem-Aranha estampam peças como camisetas e bermudas”. Por fim, o staff da C&A elogia o constante desenvolvimento da indústria brasileira. “Sempre atualizado com as últimas tendências do segmento, o mercado nacional oferece aquilo que o consumidor busca. Na C&A, levamos informação de moda, inclusive na linha baby, qualidade e preço justo”. NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

posso ajudar? zat06.indd 39

39 13/08/14 16:45


PERFIL

Juliana Della Nina [Cofundadora e diretora comercial da Bebê Store] É bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e, antes de começar a Bebê Store, foi gerente de Produtos no Carrefour e no Submarino, e trabalhou também como analista comercial na Etna Home Store. Em dezembro de 2009, fundou a Bebê Store ao lado do marido, Leonardo Simão, CEO da empresa. Atualmente o e-commerce conta com mais de 55 mil itens nacionais e importados com foco no conforto, na saúde e no crescimento dos bebês e também conta com outras três lojas: Toy Store (brinquedos), Mommy Store (produtos para mamães) e Kids Store (moda para crianças de 4 a 12 anos), para atender melhor cada um dos segmentos, além do Clube da Fralda, o primeiro serviço de fraldas por assinatura do Brasil. “O mercado de bebês e infantil está em um crescimento nunca visto. As pessoas, cada vez mais, estão conseguindo ter acesso a grandes marcas que antes não existiam no Brasil. Como loja virtual podemos oferecer uma maior variedade de produtos em relação a uma loja física e mais competitividade nos preços. Também estamos reduzindo cada vez mais a grande diferença de ofertas e bons valores que existem no exterior; o que fazia com que as pessoas viajassem constantemente para comprar em outros países. O e-commerce para bebês ainda está engatinhando, mas tem tudo para se tornar o principal canal de vendas, considerando o crescimento acelerado desse setor em nosso país. Mais da metade de nossa população já compra on-line e o público feminino é o que mais cresce nesse mercado. As mulheres são nossas principais clientes, pois é a mãe quem compra para o seu filho e quer dar tudo de melhor para ele, levando em conta boas opções de comodidade, brindes e pagamentos nunca vistos em lojas físicas. Segundos dados do E-bit, atualmente o segmento de bebês representa somente 3% de vendas do comércio eletrônico, enquanto outros mercados, como o de moda e eletrônicos, já possuem uma fatia de quase 20%. Por essa razão estamos muito otimistas por trabalhar neste negócio e sabemos que este é apenas o início de uma grande história de sucesso e de expansão em nosso país.”

perfil zat06.indd 40

13/08/14 16:48


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Julho/2014

perfil zat06.indd 41

41 13/08/14 16:49


FORNECEDOR

As mamães pediram e a Bombril fez!

Linha inovadora e completa para a higienização de roupas infantis

A

Bombril vem crescendo, ao longo de seus 66 anos, sempre focada em oferecer as melhores soluções para facilitar a vida das mulheres, principalmente agora, que não têm mais tanto tempo disponível para lavar roupas e cuidar da casa. Este é, justamente, o mote da campanha de marketing da Bombril, a campanha Mulheres Evoluídas. “A Campanha surgiu em 2011 como parte de uma nova estratégia da empresa, implantada pelo diretor de Marketing, Marcos Scaldelai – hoje, presidente da Bombril –, com o intuito de buscar o rejuvenescimento da marca, uma vez que a companhia era muito conhecida pelas consumidoras mais maduras, mas não tinha a mesma força com as mais jovens”, conta Cristiane Ferreira Fortunatti, gerente de Marketing da Área de Negócios de Lavanderia da Bombril. A ideia, segundo ela, era aproximar a marca da consumidora mais jovem mostrando a ela que a

42

Bombril é a mais completa em soluções de higiene e limpeza graças a seu portfólio diversificado, que vai muito além da lã de aço Bom Bril. Com investimento da ordem de R$ 40 milhões, a campanha quebrou um paradigma ao afastar temporariamente e pela primeira vez, em 33 anos, o tradicional garoto Bombril, Carlinhos Moreno, da bancada da empresa, e valorizar a mulher, colocando-a como protagonista e convocando os homens para ajudá-las nas tarefas do lar. “Para tanto, foram convocadas as comediantes Monica Iozzi, Dani Calabresa e Marisa Orth que assumiram a bancada mostrando essa evolução”, lembra a gerente. Neste ano a campanha de Marketing Mulheres Evoluídas continua, porém, a ideia, agora, é valorizar ainda mais essa mulher e reconhecê-la como uma conquistadora: “Por isso, escolhemos uma embaixadora que representa isso com seus 20 anos de sucesso: a Ivete Sangalo. Além de ter valo-

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

fornecedor zat06.indd 42

13/08/14 16:51


O lava-roupas é oferecido em embalagem de 500 ml, na versão Nana Neném. Já os amaciantes são oferecidos em três versões: Nana Neném, Ciranda Cirandinha e Era Uma Vez, em embalagens de 1L.

res e personalidade muito semelhantes aos da Bombril, como brasilidade, bom humor, irreverência, engajamento social, sinergia com todas as classes sociais, Ivete representa a própria mulher evoluída, que batalha, conquista e vence”, analisa. Linha de cuidados para as roupas dos bebês Hoje, a Bombril conta com cinco produtos exclusivos que oferecem cuidado e proteção para as roupas dos bebês e que atende, de acordo com a gerente, mães com filho de 0 a 3 anos de idade que se preocupam não só com o cuidado das roupas dos filhos, mas também com a saúde. A linha Mon Bijou Baby é composta por um lava-roupas e três amaciantes. Já a marca Vantage Baby é composta por um tira-manchas, lançado em março deste ano, e é o único no mercado, exclusivo para remoção das manchas encontradas nas roupas dos bebês. Cristiane explica o diferencial da linha: “A Bombril foi a fundo entender esse mercado infantil e, nas pesquisas, um dos pontos mais destacados entre as mães foi a preocupação em cuidar das roupas sujas ou manchadas com produtos que não agredissem a pele sensível dos bebês, sem contar que médicos recomendam o uso de pro-

dutos neutro para a higienização de roupas infantis. A partir dessa necessidade desenvolvemos uma linha completa de cuidados para as roupas infantis”. Segundo a gerente, a linha Mon Bijou Baby é a única com formulação hipoalergênica e testada dermatologicamente, além de possuir fragrâncias suaves com extrato de camomila que ajuda a acalmar a pele do bebê. E o Vantage Baby é o único tira-manchas do mercado que possui enzimas ativas que removem com eficiência manchas difíceis como frutas, achocolatados, papinhas, sucos, mingaus e medicamentos: “Principalmente aqueles à base de ferro – o verdadeiro pesadelo das mamães que perdiam horas tentando tirar as manchas das roupas delicadas dos pequenos, visto que não é recomendado o uso de produtos com cloro – além de ser dermatologicamente testado, hipoalergênico e não possuir cloro em sua formulação”, explica. Os itens estão disponíveis em mais de mil pontos de vendas por todo o Brasil e toda a estrutura e cobertura atual oferecida aos produtos regulares da Bombril aos lojistas é também oferecida à linha de cuidados com as roupas do bebê, segundo a gerente.  “Os produtos da linha baby não se propõem a entregar apenas fragrância de cheirinho de bebê, mas sim toda uma tecnologia de formulação específica que vem ao encontro dessa mulher, jovem e antenada, que busca por produtos que limpam e que oferecem esse cuidado com o bem-estar do bebê. A Bombril é a pioneira em oferecer uma solução inovadora e completa para a higienização de roupas infantis.”

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

fornecedor zat06.indd 43

43 13/08/14 16:51


FALANDO SOBRE

Varejo

Como vender mais na crise? Gian Catinella é diretor da TARKS – Capacitação Empresarial, que oferece cursos, workshops e palestras de capacitação para empresas. Apresenta as últimas tendências do varejo e da indústria, ajudando a vender mais, oferecendo inovação, gestão e treinamento a equipes. Com mais de vinte anos trabalhando no varejo, leva a expertise da operação de grandes players às empresas. Contato: (11) 98334-3030 gian.catinella@tarks. com.br

Cinco regras para seguir e começar a vender hoje mesmo

P

reparado para uma grande verdade? Consumidores não compram na sua loja porque te adoram, eles compram porque “acreditam” que aquele produto ou serviço que você oferece irá beneficiá-los de alguma forma. Ou seja, resolverá um problema, uma necessidade, realizará um desejo, um sonho. Sabendo disso vamos te contar quais as cinco regras que podem te ajudar, e muito, a vender mais.

1– FATOR-CHAVE DE SUCESSO. O QUE É ISSO? Vamos lá. Você já se perguntou qual é o diferencial que leva seus clientes a comprarem em sua loja? Pode ser o melhor preço, a melhor qualidade, a localização, o atendimento ou a especialização em determinado tipo de produto ou serviço. Isso chamamos de fator-chave de sucesso. A maioria de sua concorrência desconhece ou apenas imagina qual seja, mas você tem que saber. Para isso, nada melhor que perguntar a seus clientes por que compram em sua loja. Você vai se surpreender. Reconhecer e fortalecer seu fator-chave de sucesso é a primeira regra para vender mais.

2 – CUSTO X BENEFÍCIO Essa regra é bem simples. Quanto mais seu produto ou serviço for exclusivo e beneficiar seus clientes, mais você poderá cobrar por ele. Por isso, é muito importante você conhecer quem é seu consumidor e o que ele quer na hora de definir o mix de produtos de sua loja. Quanto mais especial e diferenciado, melhor. Cuidado para não oferecer muitos produtos que sua concorrência também oferece porque aí você só terá visitando sua loja o cliente oportunista que procura precinho. Seja diferente, inove em seus produtos, assim você ganha mais dinheiro e aumenta a freguesia.

44

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

falando sobre varejo zat06_2.indd 44

13/08/14 16:53


3 – FALEM BEM DE MIM Pense nisso. Quando um cliente encontra um problema em sua loja, você está preparado para atendê-lo de corpo e alma? E sua equipe? Já tratamos do assunto atendimento em outras ocasiões e ele é fundamental para criar a confiança e o diferencial de sua loja em relação a seus concorrentes. Se sou bem atendido, volto e te indico. Se não sou, lembre-se que 72% dos clientes multiplicam sua indignação a amigos. Nada é mais ultrapassado que atender mal. Olhe para seu negócio e veja como anda seu atendimento, se for um problema atue imediatamente antes de partir para o próximo desafio.

4 – VOCÊ CONHECE REALMENTE SEU CLIENTE? OU ATIRA PARA TODOS OS LADOS?

O varejo está segmentando-se cada vez mais. Hoje já não basta sabermos sexo, faixa etária e renda de nossos clientes se quisermos nos diferenciar e atendê-lo com excelência. O varejo moderno mostra que a segmentação por estilos de vida chegou para ficar. Sabendo quem é seu cliente você pode se preparar melhor para atendê-lo, transformando sua loja em um ambiente no qual ele se sinta mais à vontade de estar e se identifique com produtos que atendam sua necessidade e com o atendimento que ele sempre sonhou. Quem não gosta de comprar em uma loja com a qual se identifique e que fale sua língua?

5 – SUSTENTABILIDADE TRAZ ECONOMIA E SIMPATIA Muito se fala hoje em dia em sustentabilidade. Não sou a favor de radicalismos, porém vivemos em um mundo que queremos mudar para melhor e podemos fazer nossa parte. Lembre-se que quanto mais você colaborar, mais será bem visto por seus clientes, e isso gera fidelidade. Sustentabilidade está presente em suas embalagens (você utiliza papel reciclado?), em suas lâmpadas, em reciclagem de seus insumos? Vale a atitude. Não tem regras rígidas. Você ganha simpatia, economia, mais clientes e um mundo melhor.

Quer saber mais? Mande um e-mail para a gente com suas dúvidas e sugestões de temas. Lembre-se da frase “Retail is detail” (Varejo é detalhe), cada detalhe é muito importante quando o assunto é varejo. Por isso, barriga no balcão e boas vendas!

falando sobre varejo zat06_2.indd 45

13/08/14 16:53


FALANDO SOBRE

Camila Toledo é consultora especialista em tendência de moda. Já passou pelos maiores bureaux internacionais e hoje é diretora de moda do Fashion Snoops. Com um olhar certeiro para interpretar as influências que desembarcarão por aqui, Camila ajuda a determinar os rumos das coleções, tornando seus pontos de vista essenciais para as equipes de estilo. Além de palestrar nos eventos de moda do Brasil, abriu um e-commerce para seus achados: o ModaHype.com.br

46

Moda

Conforto minimalista

E

m uma cartela de cores suaves, os tons cosméticos invadem o universo infantil. Antes, considerados tons sem graça ou sem vida, hoje são sinônimos de conforto nas malhas e de elegância. Tons pastéis quentes como cravo, pêssego e terracota são combinados com lilás e azuis empoeirados. Rosas delicados e nudes definem a nova estação. Os tons suaves são combinados entre si numa mesma peça criando blocos de cor diferentes e sofisticados. Outra opção é manter o look todo monocromático ou aplicar estampas de desenhos repetidos em tom sobre tom. É possível também destacar os vivos e outros acabamentos em tom metalizado ou em tom néon pastél. Essa tendência minimalista traz silhuetas classicamente básicas, soltas e muito confortáveis. Os tecidos são acolhedores, superma-

cios ao toque e podem ter texturas de microbolinhas, cashmere e tranças que criarão dimensão na superfície e aumentará ainda mais a sensação de aquecimento e conforto. Detalhes interessantes como painéis de bolso e fechamentos funcionais em destaque podem dar o toque moderno. O uso inovador de tons pastéis tem sido adotado por marcas de luxo como Gray Label, Louis Louise, Seesaw, Soft Gallery e Tiny Cottons que criaram peças com esse tema para serem usadas no dia a dia e não somente para dormir ou ficar em casa. Podemos ver produções minimalistas mais sofisticadas para eventos e passeios sociais no carrinho. O cuidado na produção e nos detalhes não permite com que o ar suave do tema se perca em algo sem graça. Muito pelo contrário, o perfume da modernidade se sente de longe. www.fashionsnoops.com

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

falando sobre moda zat06.indd 46

13/08/14 16:55


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

falando sobre moda zat06.indd 47

47 13/08/14 16:55


FALANDO SOBRE

Comportamento

On e off-line em sintonia! Ana Amélia De Cesaro e Aurélia Picoli são diretoras da Play Pesquisa e Conteúdo Inteligente.

48

T

odos sabem o quanto o e-commerce vem crescendo no Brasil e, em produtos para crianças de 0 a 8 anos de idade, a perspectiva de crescimento em 2014 é de 60% em relação ao ano de 2013. Mas o que faz a mãe escolher comprar no e-commerce ou na loja física? Será que existe mesmo uma preferência? O que notamos não é uma predileção, e sim o crescimento de uma nova forma de consumo, porém existe espaço para os dois ambientes de compra — on e off-line — e a empresa que atua com ambos os canais de vendas deve saber como potencializar um por intermédio do outro. Devemos saber o que fazer para que um ajude na taxa de conversão de vendas do outro. Ou seja, como potencializar as compras e também a recompra. E o que é necessário fazer para que isso aconteça? Na verdade os estímulos que devemos ter na loja física e na virtual são muito parecidos. Veja! Primeiro ponto importante: devemos criar uma experiência de compra agradável e fácil. No mundo virtual, uma interface amigável, e no ponto de vendas, uma loja organizada com consultoras de vendas treinadas e que saibam responder a todas as dúvidas de maneira fácil e de forma simpática.

Segundo ponto: no mundo virtual, o design é um ponto extremamente atrativo para entrar em contato com o site e por lá permanecer certo tempo. No mundo off-line, seria a vitrine da loja. A vitrine tem o papel de chamar a atenção e levar o consumidor para dentro. Se a loja for visualmente agradável, com certeza permaneceremos por lá por algum tempo. Mas não é só isso. No mundo virtual temos o que chamamos de conteúdo editorial, este compõe o conjunto que faz o consumidor permanecer por mais tempo no site, pois são apresentados assuntos interessantes e dicas importantes para as mães sobre moda, saúde, cuidados com o bebê, entre outros. E na loja física como podemos abordar esses assuntos? Existem vários formatos. O mais simples é dar uma atenção especial para a mãe que entra na loja e sentindo se ela está aberta à troca de informações. Sendo assim, a consultora deve estar preparada e conhecer os assuntos que dizem respeito à maternidade. Com isso, poderá assessorar a mãe com propriedade, dando conselhos e dicas durante a venda de produtos. Uma forma mais elaborada e customizada é criar eventos no interior da loja, como encontros de gestantes, nos quais poderão ser chamados profissionais como

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

falando sobre comportamento zat06.indd 48

8/14/14 2:42 PM


enfermeiras, médicos, nutricionistas para palestrar e esclarecer dúvidas de forma direta para essas mães, além, é claro, de toda a troca de informação com as outras mães, que de certa forma já existe na internet, mas nesse formato com certeza parece ser bem mais caloroso. Terceiro ponto importante: como posso criar um tráfego de consumidores do meu

Os estímulos que devemos ter na loja física e na virtual são muito parecidos

ambiente virtual para o físico? Muitas empresas que possuem os dois ambientes estão usando muito o chamado “pick-up in store”. Isso acontece quando o cliente compra no site e busca os produtos no estabelecimento físico. Para o cliente, existe a vantagem de não pagar o frete que normalmente é um valor alto, e para o lojista promove um contato maior com o cliente que pode, até mesmo, ser impactado por outros produtos e realizar novas compras na loja física. Com esses pontos analisados percebemos que existe espaço para trabalhar os dois ambientes e cada vez mais um poderá potencializar o outro. Não se acredita na extinção total do espaço físico, mas sim no crescimento cada vez maior do universo virtual. E sua loja está preparada para este futuro próximo no qual on e off serão um só?

7ª Feira Nacional de Licenciamento de Marcas

OS DETENTORES DAS PRINCIPAIS MARCAS DO MUNDO

BUSCAM NOVOS NEGÓCIOS

COM COMPANHIAS BRASILEIRAS realização:

falando sobre comportamento zat06.indd 49

Já fez sua inscrição www.expolb.com.br NOS DIAS

30 DE SETEMBRO E 1˚ DE OUTUBRO GRAND HYATT SÃO PAULO

2014 8/14/14 2:42 PM


FALANDO SOBRE

Saúde

Aleitamento natural

O Marcia Amar é especialista e mestre em Odontopediatria e fundadora da Amar Odontopediatria – Centro de atendimento bebê e gestante.

50

leite materno é a alimentação ideal para o recém-nascido porque além de nutrir e fornecer anticorpos contra diversas moléstias, o simples ato de amamentar transmite o necessário sentimento de amor, carinho, aconchego, criando segurança e vínculo afetivo entre o filho e a mãe. O que ocorre atualmente é que a mulher dedica-se simultaneamente a atividades profissionais e domésticas, dispondo, portanto, de menos tempo para estar com a criança. Para minimizar este problema, a mãe opta pelo aleitamento artificial, adotando o uso de mamadeira. Entretanto, além do fator nutricional, o ato da amamentação é de suma importância para funções que serão desenvolvidas a partir dessa fase, como a mastigação, a deglutição e até a respiração nasal! Com o esforço que o bebê faz para sugar o leite materno, diferentes feixes musculares são acionados, promovendo o desenvolvimento facial do bebê. Esses músculos vão garantir a forma adequada da língua, dos lábios, bochechas e outras estruturas que têm relação com as funções da mastigação, deglutição e respiração por toda a vida. No caso da mastigação, sem o exercício dos músculos durante a amamentação, o tônus muscular fica flácido. Dessa forma, torna-se ineficaz para mastigar alimentos resistentes como carnes, legumes e frutas fibrosas ou duras. A criança se cansa e depois de certo tempo começa a recusar esse tipo de alimento. A digestão ficará comprometida e, com certeza, faltarão nutrientes

importantes em sua dieta – o que afetará seu desenvolvimento. A língua também sofrerá comprometimento, pois sua posição ficará alterada para se adaptar ao uso de mamadeira, que é totalmente diferente à usada para a sucção do peito. Além do mais, a deglutição de saliva ou alimento ficará comprometida (deglutição atípica), podendo acarretar a ocorrência de mordidas abertas e problemas de fala. Quanto à respiração, ela deixa de ser nasal e torna-se bucal e crônica, o que leva à baixa oxigenação do cérebro, podendo causar comprometimento no desempenho escolar devido a déficit de atenção. Pode apresentar também características de irritabilidade, podendo, às vezes, ser confundida com hiperatividade. Mau humor, cansaço, sonolência, falta de apetite e paladar também podem ser observados a partir dessa condição. Sendo assim, é necessário insistir no aleitamento materno o maior tempo possível para maior benefício da saúde da criança. Lembre-se também que, para manter a saúde bucal do bebê, é preciso realizar a limpeza de sua boca após a amamentação, quando ele regurgitar e nos horários antes de ele dormir utilizando produtos elaborados especialmente para esse fim. Hoje existem no mercado produtos seguros, livres de flúor, para uso em bebês desde seu nascimento e em crianças que, além de auxiliarem a higiene bucal, previnem o aparecimento de doenças. A natureza é sábia e perfeita. Quanto mais próximo a ela, mais garantidos serão os resultados. Por isso, invista na amamentação! Pense nisso... www.amarodontopediatria.com.br

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

falando sobre saude zat06.indd 50

13/08/14 16:58


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Agosto/2014

falando sobre saude zat06.indd 51

51 13/08/14 16:58


anuncio.indd 2

13/08/14 16:59

Revista Negócios de Zero a Três #06  

UM GUIA PARA LOJISTAS, FABRICANTES E DEMAIS PROFISSIONAIS DO SETOR Feiras do setor Ponto de partida para um mundo de negócios!

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you