Page 1

REVISTA ZERO A TRÊS | ANO 1 |

www.epgrupo.com.br ano 1 nº4 junho

Nº 4 | 2014

Eu papo, tu papas, eles papam... Nós papamos! Indústria de alimentos investe na variedade de sabores das papinhas para bebês e aquece o varejo

EP GRUPO CAPA_ZeroaTres_#04.indd 1

6/20/14 1:20 PM


Indice zat04.indd 2

6/18/14 2:48 PM


ÍNDICE

30

18

40

6 Notáveis

40 Perfil – Bebê Boutique

12 Pegada digital

42 Fornecedor – Mustela

16 Números

44 Falando sobre – Varejo por Luis Taniguchi

18 Cresça sabendo – Papinhas

46 Falando sobre – Moda por Camila Toledo

30 Vitrine – Linha banho

48 Falando sobre – Comportamento [Play]

34 Na moda – Ópera Fashion Kids

50 O próximo passo...

38 Posso ajudar? – Abra Cadabra

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

Indice zat04.indd 3

3 6/18/14 2:47 PM


EDITORIAL

#imaginadepoisdacopa A TRÊS REVISTA ZERO

C

|

1 nº4 junho .com.br ano www.epgrupo

ANO 1 | Nº 4 |

Eu papo, tu papas, eles papam...s! Nós papamo

2014

alimentos Indústria de dade de investe na varie nhas para papi sabores das ce o varejo bebês e aque

EP GRUPO PM 6/18/14 2:44

aTres_#04.indd

CAPA_Zero

1

hegamos à metade de mais um ano e, apesar do clima de festa do mundial de futebol, a sensação é de que ainda temos muito trabalho pela frente. A indústria investiu cautelosamente em produtos para a Copa e o varejo se vestiu de verde e amarelo para vendê-los. Mas será que o consumidor está empolgado com o evento? Mais do que isso, com tanta oposição à realização dos jogos, será que está disposto a gastar com isso? O resultado é imprevisível, mas “vai ter Copa, sim!”. Nossa expectativa é movimentar a economia. Se não for agora, ainda temos um segundo semestre inteiro para inovar e lucrar. Por isso, leia a matéria de capa sobre as diversas opções de papinhas industrializadas e enriqueça ainda mais o seu mix de produtos. Além de práticas, as linhas com nutrientes e composições mais saudáveis têm conquistado os pais. Conheça melhor a variedade e prepare uma seção para esses potinhos em seu ponto de venda. Nesta edição, também selecionamos bons eventos para a realização de negócios. A lista completa está em suas mãos, agora é só passar para a sua agenda. Além disso, destacamos as novidades da Ópera Fashion Kids, evento internacional realizado em São Paulo, no mês de maio. Na ocasião, foram lançados artigos infantis de moda e decoração. Se você não pôde comparecer, fique por dentro de tudo que rolou e prepare-se para a edição de novembro. Por fim, confira a vitrine de cosméticos para o banho dos bebês: a indústria deu um banho. Agora, é a vez dos lojistas. Leia ainda os artigos desta edição e foco no segundo tempo! Até logo. Marici Ferreira – marici@epgrupo.com.br

Ano 1 – Ed. 4 – Junho 2014

[ Marketing ]

[ Assinaturas ]

Espaço Palavra Editora e Arte Ltda.

Lívia Gimenes

(11) 5092-5588 ou pelo site

[ Departamento comercial ]

www.epgrupo.com.br

[ Direção-geral e jornalista responsável ]

Alessandra Aragon Frate

Marici Rosana Ferreira (MTb 36727)

Daiane Miranda

[ Revisão ]

[ Assistentes administrativas ]

Renata Lopes Del Nero

Cristina Venâncio

Lu Peixoto

Isabelle Inceli

[ Redação ]

[ Administração, publicidade e redação ]

Camila Guimarães

Rua Arapapi, 45

Kika Martins

Moema – São Paulo/SP

[ Arte/Projeto Gráfico ]

CEP: 04516-020

Wilson Alves

Tel. (11) 5092-5588/(11) 5094-0403

Rening Masuyama

E-mail: contato@epgrupo.com.br

editorial zat04.indd 4

As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores e podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte. As fotos utilizadas nesta edição pertencem ao banco de imagens da revista Zero a Três e podem ser utilizadas, desde que citada a fonte. A revista Zero a Três possui distribuição nacional para proprietários, diretores, gerentes, compradores, lojistas e demais pessoas envolvidas com lojas de artigos infantis, magazines, supermercados, atacadistas, drogarias, fabricantes, papelarias, armarinhos e bazares.

6/18/14 2:56 PM


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Abril/2014

editorial zat04.indd 5

5 6/18/14 2:56 PM


n o t á v e i s GALZERANO APRESENTA NOVA LINHA AO MERCADO: Com excelente acabamento e muito conforto para o bebê, o Carro Milano Reversível Cacau possui encosto acolchoado dupla face, removível e lavável, além de cabo reversível e rodas dianteiras removíveis que possibilitam melhor acomodação no porta-malas do veículo. Outro componente da linha é o Carro Travel, com capota retrátil e removível. O produto possui encosto para a cabeça, cinto de segurança de três pontos com protetores, tecido removível e lavável. O produto é ideal para crianças com até 13 quilos. NOVA LINHA CAPRICHO BUMMIS: Como pontapé inicial do seu novo posicionamento estratégico, a Fraldas Capricho lança a linha Capricho Bummis, composta por fraldas descartáveis infantis com todos os atributos e benefícios de produtos de qualidade superior. A novidade tem maior concentração de gel, o que aumenta a capacidade de absorção e retenção de líquido, mantendo o bebê protegido por 12 horas, além de barreiras impermeáveis para evitar vazamentos. O indicador de umidade, com linhas que desaparecem, avisa a hora da troca. O lançamento conta ainda com a maciez do algodão e um filme externo respirável que garante o conforto do bebê, além de assinatura olfativa com cheirinho de bebê. A parte interna vem com cobertura de aloe vera, para evitar assaduras. A modelagem anatômica, com fita autoadesiva, proporciona ajuste perfeito e mais conforto à criança. O produto está disponível no tamanho recém-nascido, em pacotes regular e econômico, e, nas opções P, M, G e Extra G, em pacotes regular, econômico, jumbo e mega.

PIMPOLHO APRESENTA COPO DE TREINAMENTO: Substituir mamadeiras por copos é um passo importante no desenvolvimento das crianças. Por isso, a Pimpolho, marca referência no desenvolvimento de calçados, acessórios e brinquedos para bebês e crianças, agora apresenta o copo de treinamento para esse momento de transição. O produto é ideal para bebês a partir dos seis meses de idade e foi desenvolvido para proporcionar segurança e conforto aos pequenos. O copo vem com uma alça móvel fácil de segurar. Recomenda-se separar alça, tampa, válvula e lavar cada item com sabão neutro e água morna antes do uso. O produto é resistente e pode ser fervido, diminuindo o risco de contaminação.

6

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

notaveis zat04.indd 6

6/18/14 3:11 PM


notaveis zat04.indd 7

6/18/14 3:11 PM


ELKA APRESENTA LANÇAMENTOS DA GALINHA PINTADINHA: Entre os novos produtos preparados pela Elka para os pequenos está o Pipibaby da Galinha Pintadinha. Desenvolvido em material resistente e fácil de limpar, o produto é indicado para crianças acima dos 18 meses de idade para facilitar a definitiva retirada de fralda do bebê. Outra novidade é a Banqueta da Galinha Pintadinha. Esta auxilia a criança em diversas atividades, podendo ser usada como escadinha, apoio na hora de escovar os dentes ou para lavar as mãos, entre outras funções. A linha é composta ainda pelo Chocalho Girassol Galinha Pintadinha, de cores vibrantes, som e formas que estimulam o sentido da criança e que ainda emite um barulho suave. Feito em material resistente e atóxico, é indicado para bebês acima de 3 meses. Para fechar a linha Baby com chave de ouro, a Elka apresenta a Pipinela Galinha Pintadinha, também para auxiliar na fase de retirada da fralda. Este penico removível e desenvolvido em material resistente é recomendado para bebês acima de 18 meses.

KAVOD BRASIL APRESENTA KIT MANICURE: Fabricado pela KaBaby, o Kit manicure com estojo de plástico, auxilia as mamães a cuidarem das unhas dos bebês, mantendo-as limpas e evitando arranhões. Uma tesoura com pontas arredondadas, um cortador de unhas e uma lixa de unhas compõem o estojo ideal para cuidar dos pequenos. Para obter mais informações, acesse: www.kavodbrasil.com.br.

FÁBRICA DE SONHOS INSPIRA TORCIDA: A marca curitibana de pijamas e roupas com temas lúdicos para crianças Fábrica de Sonhos incluiu as cores da seleção brasileira em sua última campanha. Para os pequenos que vivenciam sua primeira Copa do Mundo, a linha Baby (tamanhos RN ao GG) apresenta body com calça para meia-estação e casaco acolchoado. A linha Kids, para crianças de 1 a 10 anos de idade, ofierece pijamas que podem ser usados como roupas, além de agasalhos de malha (calça e casaco). A matriz da Fábrica de Sonhos está localizada no Shopping Omar, em Curitiba. Para atender ao público de outros estados, a confecção está presente em diversas lojas multimarcas do país e por meio de seu e-commerce. Mais informações no site www.fabricasonhos.com.br ou na página da marca no Facebook www.facebook.com/fabricasonhos.

LOLLY BABY DESTACA KIT BANHO OCEANO: Criado para facilitar os cuidados com a criança na hora do banho, o Kit Banho Oceano Lolly da Lolly Baby inclui saboneteira, escova e pente. Além da praticidade oferecida aos pais na hora de cuidar da criança, a embalagem traz ainda um “Amigo Oceano” para a criança brincar na hora do banho e dois cabides grátis, para pendurar a roupinha do bebê. Para conhecer melhor a linha da empresa, acesse: www.lollybaby.com.br/site.

8

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

notaveis zat04.indd 8

6/18/14 3:11 PM


Revista do Zero_ VivaanovaBrascol_205x275mm.pdf 1 20/06/2014 15:17:33

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


SUSTAGEN NUTRIFERRO LANÇA KIT PROMOCIONAL No mês de junho, a Mead Johnson Nutrition Brasil lança a promoção “Fortalecendo a nutrição com Sustagen sempre à mão”. O kit promocional de Sustagen Nutriferro será composto por cinco unidades do produto acompanhados de uma prática e exclusiva lancheira, que traz estampada a coruja mascote da marca. Assim, as mamães podem preparar um lanche nutritivo para que seus filhos estejam bem alimentados em qualquer lugar: no colégio, na academia, na escola de idiomas, em passeios etc. Sustagen Nutriferro é uma bebida láctea pronta para beber, oferecida no sabor chocolate. Possui uma fórmula enriquecida com ferro, zinco, iodo e vitamina C. Ao todo são 18 vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer a nutrição dos pequenos. O kit promocional estará à venda nas regiões Sul (PR e RS), Sudeste (SP e RJ) e Nordeste (BA, CE, PE, PB, RN) nas melhores redes de supermercados nos meses de junho e julho. A política da entrega da lancheira pode variar de acordo com a rede participante. Para mais detalhes, o regulamento está no site da campanha: www.sustagensempreamao.com.br.

V&R EDITORA LANÇA LIVRO DE CULINÁRIA SAUDÁVEL PARA BEBÊS A V&R Editora traz para o Brasil, em maio, o livro “Bebê Gourmet – 100 receitas saudáveis da culinária francesa para alegrar o seu bebê”, de autoria da francesa Jenny Carenco em parceria com o pediatra endocrinologista Jean Lalau Keraly, especializado em nutrição infantil. Jenny é a fundadora da marca Les Menus Bébé, de comidas 100% orgânicas de alta qualidade para bebês. A publicação apresenta 100 receitas criativas desenvolvidas pela autora com a colaboração do Dr. Jean Lalau Keraly, para acompanhar os pequenos desde as primeiras colheradas (a partir dos 4 meses completos) às refeições de gente grande (a partir dos 3 anos), que podem ser aproveitadas por toda a família. Quando a comida é feita em casa, os pratos são mais saudáveis e mais saborosos. A trajetória da autora com a culinária infantil começou quando sua licença-maternidade estava para terminar e seu filho descobria os primeiros purês de legumes. Como todo mundo, sua primeira opção foi por papinhas prontas, práticas e rápidas. Porém, Jenny percebeu, ao conferir os rótulos dos produtos, que uma papinha de vagem, por exemplo, continha apenas 40% do legume, sendo os outros 60% compostos por batata rica em amido, leite reconstituído, óleos, sal e vitaminas sintéticas, sem mencionar o sabor nada atraente. Foi então que começou a criar e desenvolver receitas novas, feitas em casa com ingredientes frescos e muito amor, visando passar a seus filhos o prazer de comer. Para mais detalhes sobre o livro, acesse: www.vreditoras.com.br.

10

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

notaveis zat04.indd 10

6/18/14 3:11 PM


NUK LANÇA BOMBA MANUAL TIRA LEITE JOLIE: A correria do dia a dia nem sempre torna a amamentação possível. Por isso, a extração de leite materno vem se tornando cada vez mais popular. Para tornar o processo de extração menos demorado e doloroso, a NUK investe em alta tecnologia em suas bombas tira-leite. Desenvolvida em parceria com especialistas em amamentação materna e baseada nas últimas pesquisas médicas, a empresa criou a Bomba Manual Tira Leite Jolie. Mais eficiente e confortável, devido à almofada de silicone texturizada, a bomba se encaixa perfeitamente no seio. Possui alavanca ergonômica, que garante uma ação suave, com força e ritmo de sucção ajustáveis. Sua tecnologia estimula o fluxo de leite e se assemelha à sucção do bebê. O leite vai direto para a mamadeira ou o copo NUK. Sua boca é ajustável a todos os bicos e frascos NUK First Choice, o que facilita o armazenamento e impede que o leite entre em contato com qualquer outra substância e seja contaminado, já que a criança pode ingerir o leite no próprio frasco, com bico de mamadeira. A bomba é totalmente desmontável, sendo facilmente esterilizada em todas as partes. A novidade vem acompanhada de um recipiente para leite de 150 ml, um suporte que permite maior estabilidade e uma tampa. Além disso, encaixa em todas as bocas de mamadeiras NUK First Choice e é livre de BPA (bisfenol-A).

PARAISO MODA BEBÊ Os modelos de roupão da Paraiso Moda Bebê são ideais para envolver as crianças após o banho neste inverno. Confeccionadas em 80% algodão e 20% poliéster, as peças absorvem bem a água do corpo dos bebês. Com duas versões de cores, branco com rosa e branco com azul, os produtos estão disponíveis em um único tamanho para crianças entre 1 a 3 anos de idade. Para obter mais informações, acesse: www.paraisomodabebe.com.br.

notaveis zat04.indd 11

6/18/14 3:11 PM


PEGADA DIGITAL

Aplicativo Seleção Pom Pom Para entrar no clima da torcida, a Pom Pom, marca de cuidados infantis, lançou o aplicativo Seleção Pom Pom em sua página no Facebook. A ferramenta permite que as famílias colecionem figurinhas divertidas dos pequenos. O aplicativo permite que as mamães insiram até três fotos de seu bebê por vez, incluam o nome e o sexo da criança e, por fim, classifiquem-nas a partir de posições que, em vez de serem as tradicionais já ocupadas pelos jogadores de futebol, fazem referência à personalidade do bebê, como: Brincalhão, Manhoso, Dorminhoco, Arteiro, Risonho e Comilão. As figurinhas geradas são carregadas para o álbum e ficam disponíveis para visualização de todos que acessarem o aplicativo. Os pais também conseguem compartilhar as imagens em suas linhas do tempo. Além disso, as figurinhas podem ser baixadas para o computador, permitindo alterações e diferentes transformações. Para mais informações, acesse: www.pompom.com.br e www.facebook.com/pompomfraldas.

(Foto: Tahiane Stochero/G1)

Feira traz novidades para monitorar bebê

12

Aplicativos para monitorar o bebê, a casa, o carro e os filhos à distância pelo celular estão entre as principais novidades da área de segurança eletrônica expostas na 17º Exposec – Feira Internacional de Segurança Eletrônica – que ocorre exclusivamente para o público especializado no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Diferente da babá eletrônica normal, que permite apenas ver o filho com uso de câmeras ligadas à internet, com a Baby Cam da D-link os pais podem ainda colocar cinco canções de ninar, medir a temperatura ambiente e conversar com o filho e a babá virtualmente, tudo por meio de um smartphone ou tablete. “Você pode ficar de olho no filho mesmo longe. Se o bebê começar a chorar, toca um alarme e você recebe um aviso no celular, podendo acessar remotamente a memória da câmera e ver porque ele começou a chorar, falar com ele, tocar música e ainda instruir a babá a dar comida, por exemplo, se ela tiver esquecido”, diz o gerente de produtos da empresa Flávio Souza. “É uma facilidade para os pais que trabalham fora e não querem ficar sem saber o que acontece com os filhos.” “O diferencial é que a câmera também pode ser conectada à rede wifi, como no caso de a família viajar. E é possível colocar várias câmeras e acessar os dados também pelo computador, por um site e por meio de cadastro com senha”, informa ele. O sistema, com uma câmera, custa R$ 899. Já a Graber lançou o aplicativo Clube da Segurança, que estabelece uma “cerca virtual” ao redor do celular. Ele permite monitorar à distância, por exemplo, se seu filho saiu da região ao redor da escola durante o período da aula ou familiares, quando seguem ao trabalho, para verificar chegaram no destino com segurança. Também possui um botão de pânico e uma “armadilha”, que tira fotos e envia automaticamente em situações de emergência para três contatos previamente cadastrados. O app pode ser baixado de forma gratuita para iPhones (em breve, também estará disponível para Android). Fonte: Portal G1 – Por Tahiane Stochero – 14/5 – http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/05/feira-traz-novidades-para-monitorar-bebe-carro-casa-e-filhos-distancia.html

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

pegada digital zat04_OK.indd 12

6/18/14 3:23 PM


pegada digital zat04_OK.indd 13

6/18/14 3:23 PM


PEGADA DIGITAL

Consulte quem sabe tudo Criado em 2008, o blog Mamãe Sabe Tudo – http://mamaesabetudo.blogspot.com – é um formador de opinião, cool hunter e trendsetter. Na página, o leitor encontra tudo o que há de mais moderno em termos de moda, arquitetura, decoração, arte, fotografia, curiosidades e produtos ligados ao universo infantil. A curadoria é feita cuidadosamente pela idealizadora, Flavia Fiorillo. “Mamãe Sabe Tudo é um espaço para toda a família. Mais de 90% do que foi publicado volta a aparecer, meses mais tarde, nas redes sociais”, afirma a autora. Colaboradora da Vogue por mais de dez anos, enquanto morou em Nova York, posteriormente, Flavia descobriu novos interesses pelo mundo infantil. De volta ao Brasil, passou a contar sobre os bons e maus momentos da maternidade no blog, a fim de diminuir o estresse nessa nova fase da vida. O blog evoluiu e, hoje, é um dos mais conceituados para assuntos do universo infantil. “Tenho em média 6 mil pageviews, por mês. O número pode parecer pequeno, mas tem pessoas-chave, formadoras de opinião e é isso o que importa. Cerca de um terço do público leitor é formado por estrangeiros e/ou brasileiros que moram fora do país. Nossa página do Facebook já conta com mais de 2.300 fãs, desde a criação, em 2012 – www.facebook.com/flaviafiorillo. Estamos presentes no Pinterest do Mamãe Sabe Tudo (http://pinterest.com/flaviafiorillo/boards), no Twitter (@mamaesabetudo) e no Instagram (http://instagram.com/flavia_fiorillo). Em 2013, Flavia lançou o Mamãe Conta Tudo (www.editoradash.com.br/maternidade), dois volumes de um livro divertido, com possíveis soluções para enfrentar da gravidez até os primeiros sete anos de vida da criança. Flavia ainda colabora com algumas revistas, tais como a Vogue Brasil, Pais&Filhos e Claudia Bebê, entre outras. Para mais informações e parcerias, entre em contato pelo e-mail emaildomst@ gmail.com ou pelo telefone (11) 3848-0774.

Site sobre filhos, entre otras cositas más Mundo Ovo é uma revista eletrônica para a mãe. Logo no primeiro brainstorming conceitual, esta frase surgia a cada 5 minutos, como um mantra, lembrando as idealizadoras que, antes de tudo, elas eram mães. Porém, estavam diante de um universo rico e cheio de interesses, ultrapassando bastante a barreira da maternidade. Mais do que artigos sobre bebês, a Mundo Ovo nasceu para atender ao anseio das mães de terem tudo ao mesmo tempo e agora. E ainda de unhas feitas, depiladas e com um sorriso no rosto, mesmo que cheio de corretivo por conta das noites maldormidas. Criado para mulheres que vivem a vida no limite, a página oferece dicas, endereços e opiniões sobre decoração, moda, consumo, festas, viagens, nutrição, tecnologia e cultura... Além de um ombro amigo para as horas de desespero. Conheça o site – www.mundoovo.com.br – e encontre novos olhares para quem vive a experiência da maternidade.

pegada digital zat04_OK.indd 14

6/18/14 3:23 PM


pegada digital zat04_OK.indd 15

6/18/14 3:23 PM


NÚMEROS

11%

APÓS REGISTRAR CRESCIMENTO MÉDIO DE 11% AO ANO ENTRE 2008 E 2012, O CONSUMO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS TENDE A SE MANTER NUM RITMO MENOS ACELERADO ATÉ 2018, CONCLUIU ESTUDO DA EMPRESA DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO MINTEL. A EXPECTATIVA É DE ALTA DE 7,2%, EM MÉDIA, AO ANO.

EM RELATÓRIO SOBRE O ESTILO DE VIDA DOS BRASILEIROS, A MINTEL CONCLUIU AINDA QUE AS FAMÍLIAS ESTÃO MUDANDO SEU PERFIL DE CONSUMO. DEPOIS DE UM PERÍODO DE CRESCIMENTO NAS VENDAS DE BENS DURÁVEIS, COMO ITENS DE LINHA BRANCA, AGORA A CAUTELA É MAIOR.

7,2% A PESQUISA CONCLUI QUE O CONSUMIDOR BRASILEIRO CHEGOU A UMA NOVA FASE. COM ISSO, SETORES COMO VESTUÁRIO E COSMÉTICOS, APÓS FORTE EXPANSÃO, TENDEM A APENAS MANTER O RITMO DE CRESCIMENTO CONQUISTADO NOS ÚLTIMOS ANOS.

35% 1,5 mil

PERÍODOS ANTERIORES. Estudo da empresa de inteligência de mercado Mintel. Fonte: Diário do Comércio de São Paulo [Estadão Conteúdo] – 21/5/2014.

APESAR DA DESACELERAÇÃO NAS VENDAS DE BENS DURÁVEIS, VAREJISTAS DE ELETROELETRÔNICOS PODEM SE BENEFICIAR DE OUTRA TENDÊNCIA, TAL COMO A EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO ACELERADO NA VENDA DE ITENS DE TECNOLOGIA, COMO SMARTPHONES E TABLETS. ENTRE 2008 E 2013, AS VENDAS DO MERCADO DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO CRESCERAM 120% NO BRASIL, CHEGANDO A R$ 119 BILHÕES NO ANO PASSADO. A PROJEÇÃO É DE MAIS 85% DE CRESCIMENTO ATÉ 2018, CHEGANDO A R$ 220 BILHÕES.

85%

R$220 bilhões numeros zat04.indd 16

JÁ EM 2013, 35% DE UM UNIVERSO DE 1,5 MIL PESSOAS ENTREVISTADAS AFIRMARAM QUE GASTARAM MENOS COM REFORMAS E MÓVEIS DO QUE EM

96%

120%

R$119 bilhões

A MINTEL PREVÊ AUMENTO DE 96% NAS VENDAS DA CATEGORIA PARA CONSUMO FORA DO LAR ATÉ 2018, CHEGANDO A R$ 90 BILHÕES.

R$90 bilhões

6/18/14 3:25 PM


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Abril/2014

numeros zat04.indd 17

17 6/18/14 3:25 PM


CRESÇA SABENDO

Olha o aviãozinho...

18

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

cresca sabendo zat04_2.indd 18

6/18/14 3:39 PM


S

eja pela praticidade, total falta de habilidade na cozinha, seja apenas em casos de emergência como viagens e passeios, quando chega a hora de introduzir a alimentação sólida do bebê, os pais se deparam com uma série de potinhos salgados e doces nas gôndolas e surgem algumas dúvidas. Nessa nova e importante etapa do desenvolvimento infantil, o consumidor busca informações nutricionais e marcas confiáveis para amenizar a “culpa” de não oferecer uma refeição feita em casa, sem conservantes. A variedade de sabores é maior do que o número de marcas disponíveis, mas os cardápios das linhas existentes já são suficientes para deixar os pais confusos. Para quem resiste ao consumo de produtos industrializados, existem algumas opções naturais feitas com alimentos orgânicos. Sem contar também com as empresas de papinhas caseiras, cujo preço, assim como a quantidade de vitaminas, é maior. Para a revisora, tradutora e mãe de um menino de um ano e três meses Lu Peixoto, o critério na hora de escolher a papinha envolve, antes de tudo, a questão da saúde. “Certamente, o fato de não conter muito sódio e ter ingredientes naturais e variados nos deixa mais tranquilos. Das salgadas, até hoje, só usei as papinhas da Nestlé. Das doces, também prefiro produtos sem adição de açúcar, algo que evi-

tamos dar ao bebê”. Por enquanto, além da linha da Nestlé, a consumidora experimentou apenas uma das opções doces da Heinz. “Há muito tempo, vi uma versão orgânica da Jasmine. Estou louca para experimentar, mas não a tenho encontrado”. Lu costuma preparar as refeições do filho, mas acaba comprando o produto pronto com regularidade, uma vez que as emergências são frequentes. “Meu filho só as come quando está fora de casa – é mais fácil transportar a processada por questões de temperatura. A caseira precisa ser refrigerada e a outra não”. Já a educadora física Cristiane Hespanhol afirma comprar somente mediante a orientação da pediatra. “Nestlé e Heinz são as marcas mais indicadas. Compro a Nestlé salgada e a de frutas, pois considero-a uma opção prática para qualquer eventualidade”, comenta. Apesar de frequentemente recorrer às papinhas industrializadas, a consumidora considera o produto caro. A boa notícia para os pais e, consequentemente, para os lojistas é que a concorrência aumentou. O fato é que a indústria tem investido nas papinhas para bebês, até pelo estilo de vida das mães modernas. Assim, crescem significativamente as opções para o consumidor. Para acompanhar o desenvolvimento dessas linhas e abastecer por completo o ponto de venda, os varejistas precisam conhecer as principais marcas do segmento. Confira a seguir:

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

cresca sabendo zat04_2.indd 19

19 6/18/14 3:39 PM


CRESÇA SABENDO

LINHAS DE PAPINHAS

“A Nestlé oferece 33 variedades de papinhas, divididas em: Etapa 1 – descobrindo os alimentos (a partir do sexto mês); Etapa 2 – variando o cardápio (a partir do sexto mês); Etapa 3 – com ingredientes em pedaços que estimulam a mastigação (a partir do oitavo mês); e Etapa Júnior – nutrição para o crescimento (a partir de 12 meses)”, informa a área de baby food da companhia.

20

LINHA NESTLÉ Fabricante: Nestlé. Tempo de mercado: Desde 1968. Linha completa: A Nestlé oferece 33 variedades de papinhas, divididas em: Etapa 1 – descobrindo os alimentos (a partir do sexto mês); Etapa 2 – variando o cardápio (a partir do sexto mês); Etapa 3 – com ingredientes em pedaços que estimulam a mastigação (a partir do oitavo mês); e Etapa Júnior – nutrição para o crescimento (a partir de 12 meses). Canais de vendas: Supermercados, lojas especializadas, farmácias e conveniências. Boa saída: Todos os pontos de vendas possuem sua representatividade para a Nestlé. Por ser uma empresa de nutrição, saúde e bem-estar, a Nestlé produz suas papinhas com total adequação às necessidades nutricionais de cada faixa etária. Os produtos são fechados a vácuo, o que dispensa a adição de conservantes. Além disso, seguem rígidas práticas de qualidade, segurança e rastreabilidade na produção. Como forma de garantir a qualidade dos produtos, gerar e compartilhar valor com a sociedade, a Nestlé desenvolve um extenso trabalho de apoio aos fornecedores de matérias-primas que abastecem a fábrica de papinhas, localizada em São José do Rio Pardo (SP). A maioria é composta de pequenos produtores, que têm na agricultura familiar sua subsistência. As famílias recebem orientação, treinamento e acompanhamento da Nestlé, desde a escolha das sementes e plantio até a colheita, o que propicia o aumento da produtividade e a obtenção de alimentos com qualidade superior, garantindo que as papinhas cheguem ao consumidor dentro dos mais altos padrões exigidos pela fabricante.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

cresca sabendo zat04_2.indd 20

6/18/14 3:40 PM


PURÊ DE FRUTAS 100% NATURAL – GALINHA PINTADINHA Fabricante: PureFruit – Chile. Tempo de mercado: Produto pré-lançado e apresentado ao mercado brasileiro na Feira Apas 2014. As vendas tiveram início em junho de 2014. Nos sabores: maçã, maçã e morango, e maçã e banana, os purês de frutas Galinha Pintadinha são uma opção saudável e divertida de alimentar as crianças com um produto natural. A embalagem do purê vem com uma tampa de encaixe “estilo Lego”, estimulando a criatividade das crianças. Mas o principal atributo do produto é o fato de não conter conservantes, nem açúcar, nem sabores artificiais, além de dispensar lactose, glúten e água em sua composição. É uma fruta moída, prática, saborosa e ainda pode ser usada em qualquer hora ou lugar. Linha completa: Composta por três sabores, com possibilidade de lançamento de mais três até o início de 2015. Canais de vendas: Supermercados são o principal canal de vendas da linha de papinhas. A Cantu é fabricante de produtos industrializados e distribuidora de hortifruti. A distribuição é direta, por meio da equipe de representantes comerciais da empresa, seguindo a mesma logística de entrega dos demais produtos. Boa saída: A expectativa é obter melhores resultados de vendas em supermercados e, como complemento, nas lojas de conveniências. A empresa pretende abrir ainda um distribuidor específico para as redes de farmácias.

“O principal atributo do produto é o fato de não conter conservantes, nem açúcar, nem sabores artificiais, além de dispensar lactose, glúten e água em sua composição. É uma fruta moída, prática, saborosa e ainda pode ser usada em qualquer hora ou lugar” – Pedro Adolfo Kleinibing, coordenador de marketing da Cantu Alimentos.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

cresca sabendo zat04_2.indd 21

21 6/18/14 3:40 PM


CRESÇA SABENDO

“Aos poucos, a empresa está entrando nas redes de varejo de médio porte. A previsão é colocar a linha no grande varejo até o final do ano” – Aline Ellwanger, diretora da OrganicBaby.

22

ORGANICBABY – COMIDINHAS ORGÂNICAS Fabricante: OrganicBaby Ind. e Com. de Alimentos S/A. Tempo de mercado: A empresa iniciou suas atividades em julho de 2011. Toda a linha de produtos é orgânica, certificada pelo Instituto Bio Dinâmico (IBD). Além disso, as papinhas são produzidas sem lactose e sem glúten (exceto o spaguetti). Linha completa: No total, são 9 produtos: purê de cenoura; purê de beterraba; purê de brócolis com batata doce; purê de moranga; couve e gema de ovo; spaguetti com molho de tomate; polenta com molho bolonhesa; feijoadinha vegetariana; risotto de quinua; frango; espinafre e cenoura; e sopinha superverde. Canais de vendas: A comercialização dos produtos teve início em lojas de produtos naturais e orgânicos, sendo ampliada para mercadinhos de bairros e lojas de conveniência. Aos poucos, a empresa está entrando nas redes de varejo de médio porte. A previsão é colocar a linha no grande varejo até o final do ano. Boa saída: Os produtos são muito vendidos em todos os segmentos – não são comercializados por farmácias.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

cresca sabendo zat04_2.indd 22

6/18/14 3:40 PM


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

cresca sabendo zat04_2.indd 23

23 6/18/14 3:40 PM


CRESÇA SABENDO

“Fidelizamos os clientes pela qualidade. Nosso público é diferente do consumidor de papinhas industrializadas. Geralmente, são pessoas que querem oferecer alimento natural aos seus filhos. Por mês, vendemos de 30 a 40 mil unidades e, até o fim de 2014, queremos atingir a marca de 60 mil” – Maria Fernanda Thomé de Rizzo, proprietária do Empório da Papinha.

24

FRUTAS SIMPLES, FRUTAS COMBINADAS, SOPAS CREME E SOPAS COM PEDAÇOS Fabricante: Empório da Papinha. Tempo de mercado: 5 anos (2009). Papinhas balanceadas e feitas com ingredientes orgânicos. Os produtos passam pelo processo de ultracongelamento, que permite que o alimento permaneça com a mesma textura, o sabor e o cheirinho de uma comida feita na hora. Linha completa: 27 receitas para bebês de até 1 ano de idade. Canais de vendas: Lojas licenciadas da marca, supermercados e lojas de produtos naturais por todo o Brasil. Boa saída: Principalmente nas lojas licenciadas. Não se tratam de franquias, mas licenciadoras da marca. Os produtos também são vendidos em supermercados e lojas de produtos naturais.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

cresca sabendo zat04_2.indd 24

6/18/14 3:40 PM


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

cresca sabendo zat04_2.indd 25

25 6/18/14 3:40 PM


CRESÇA SABENDO

“Os purezinhos orgânicos foram desenvolvidos para a fase da descoberta de novos alimentos e, por isso, têm sabores e texturas adequadas a este momento de desenvolvimento do paladar. Recomendado a partir do 6º mês, a linha oferece os purezinhos pronto para consumo em potinhos de plástico práticos e seguros, permitindo o aquecimento no micro-ondas. As Papinhas Jasmine são elaboradas com frutas orgânicas processadas de forma inteligente e como toda mãe gostaria: sem nenhum conservante ou qualquer aditivo químico, sem adição de açúcar e preparadas com frutas naturais. A embalagem estimula o aprendizado das crianças, podendo ser manipulada com segurança, pelos bebês. – Liza Maris Rivatto Schefer, gerente de comunicação da Jasmine.

26

LINHA DE PRODUTOS INFANTIS ORGÂNICOS BEABÁ Fabricante: Jasmine Alimentos. Tempo de mercado: A linha de produtos orgânicos infantis acaba de ser lançada. Composta por papinhas, mingaus e purezinhos, Beabá é a primeira linha infantil orgânica do mercado. A proposta é oferecer uma opção saudável e prática para alimentar os bebês. O preparo dos mingaus é instantâneo e o preparado fácil de servir. As papinhas contam com uma embalagem em pouch (como uma bolsa) que a criança consegue segurar sozinha. Os purezinhos também têm embalagens especiais e vêm prontos para o consumo. Linha completa: Entre os purezinhos infantis orgânicos estão os sabores macarrão com vegetais, mix de vegetais, vegetais com arroz e quinoa, e abóbora, batata e milho. já as papinhas orgânicas têm os sabores maçã, mix de frutas (maçã, pêra e banana). Além desses itens, a linha conta ainda com os mingaus infantis orgânicos. Nos sabores cereais e frutas; arroz, quinoa e amaranto; trigo e soja, os produtos são recomendados para crianças a partir dos 12 meses de idade. Canais de vendas: Supermercados, webstores, casas especializadas de alimentos naturais e orgânicos. Boa saída: Supermercados.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

cresca sabendo zat04_2.indd 26

6/18/14 3:40 PM


HEINZ As papinhas são preparadas com ingredientes naturais, repletos de vitaminas e nutrientes. Para o bebê não enjoar, a empresa lançou vários sabores. Com tecnologia e 140 anos de experiência em alimentação, a empresa se propõe a ajudar as mamães a nutrir essa nova geração para que façam a diferença no futuro. Para obter mais informações, acesse: www.heinzpapinhas.com.br.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

cresca sabendo zat04_2.indd 27

27 6/18/14 3:40 PM


7ª Feira Nacional de Licenciamento de Marcas

Várias licenças e um só foco:

Alavancar seus negócios!

período

Dias 30 de setembro e 1º de outubro

local

Grand Hyatt São Paulo horário

das 11h às 19h

Entrada Gratuita

Inscreva-se: www.expolb.com.br Tel: (11) 5092-5588 contato@epgrupo.com.br

anuncio pag dupla.indd 42

realização

6/18/14 3:46 PM


Expositores PROCESS:

SPO T PMS :

1/2 inch alteration = .8pt stroke added the smallest the logo should ever be

1 inch alteration = 1pt stroke added

2 inch

6 inch alteration = smaller TM this fits perfectly within the PowerPoint template box

4 inch

apoio

anuncio pag dupla.indd 43

6/18/14 3:46 PM


VITRINE

Banho de loja!

Confira a variedade de produtos oferecidos pela indústria para a higiene dos bebês

Linha Bebês e Futuras Mamães [Biolane] Linha de Banho Galinha Pintadinha [Betulla Cosméticos]

Por meio de matérias-primas suaves, a linha Galinha Pintadinha respeita a sensibilidade da pele e dos cabelos dos bebês. √ Sabonete Líquido Suave Pintinho Amarelinho. √ Sabonete Líquido Suave Galinha Pintadinha. √ Sabonete Suave Galinha Pintadinha. √ Desembaraçador Suave Galinha Pintadinha. √ Desembaraçador Pintinho Amarelinho. √ Shampoo Suave Galinha Pintadinha.

30

De origem francesa, a linha do Laboratoires Biopha inclui o produto 2 in 1 Body and Hair Gel (350 ml), que é distribuído no Brasil pela Dermadream Corporation. Este produto serve para tanto para o cabelo como para o corpo dos bebês, a partir dos 6 meses de idade. Textura em gel, com a fragrância preferida das mães, o produto foi desenvolvido sem sabão, parabenos e álcool. Já a Base Lavante Essential Cleansing Emulsion (200 ml) é indicada para recém-nascidos, pois faz espuma sem causar irritação aos olhos. Além disso, o produto reforça a camada hidrolipídica, sem conter sabão, parabenos, e nem álcool.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

Pra Vitrine#ZT-04.indd 30

6/18/14 3:53 PM


Kit Presenteável Bebê Fisher-Price [Biotropic]

O Shampoo Bebê Fisher-Price higieniza suavemente o couro cabeludo e os primeiros fios de cabelo do bebê. Sua fórmula, desenvolvida sem sal e com extratos de passiflora e rosas brancas, oferece limpeza suave sem arder os olhos e uma delicada fragrância. Não contém corantes, é hipoalergênico e testado oftalmo e dermatologicamente. O Condicionador Bebê Fisher-Price facilita o pentear dos primeiros fios de cabelo do bebê. Sua fórmula, também desenvolvida com extratos de passiflora e rosas brancas, além de glicerina, hidrata e desembaraça os fios de forma suave e com delicada fragrância. E a Colônia Bebê Fisher-Price, desenvolvida com os mesmos extratos, traz a combinação de notas de jasmim e frésias, e oferece bem-estar e conforto para o bebê.

Babymed [Grupo Cimed]

A linha traz o Shampoo Neutro Suave para cabelos e corpinho, e o Shampoo Soninho Bom, para ajudar o bebê a relaxar. Disponíveis em frascos de 200 ml, ambos têm pH neutro, são enriquecidos com glicerina e livres de álcool e parabenos, classe de compostos químicos utilizados como conservantes em cosméticos e que podem causar alergias e outras doenças. Clínica e oftalmologicamente testados, não trazem perigo à pele e aos olhos do bebê. Para completar a linha banho, temos o Babymed Desembaraçante, um condicionador suave, sem álcool e corantes. Disponível em frascos de 150 ml, tem pH neutro e é enriquecido com leite de algodão e óleo de amêndoas, para hidratar levemente e tirar os nós dos cabelinhos. A empresa acaba de desenvolver também os produtos pós-banho, com loção cremosa hidratante e duas colônias.

Johnson’s® baby Recém-Nascido [Johnson’s]

O Sabonete Líquido possui os mais puros ingredientes, para uso desde o primeiro dia de vida do bebê. Limpa sem irritar a pele, preservando o pH e a barreira cutânea protetora. Contém vernix caseoso (lípidio natural), que garante uma maior integridade da pele. Já a Loção Hidratante foi especialmente formulada para a pele do recém-nascido, juntamente com dermatologistas-pediatras. Possui óleo de girassol, que ajuda na restauração e no fortalecimento da barreira cutânea da pele. O Óleo Puro possui 99% de óleo mineral e ingredientes que garantem máximo cuidado na hidratação da pele e na remoção suave das típicas casquinhas do couro cabeludo.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

Pra Vitrine#ZT-04.indd 31

31 6/18/14 3:53 PM


VITRINE

Lillo Baby Cosméticos [Lillo do Brasil]

Esta linha é composta por Sabonete Líquido Neutro Cabeça aos Pés, Sabonete Líquido Hora de Ninar Cabeça aos Pés, Shampoo Neutro e Condicionador, além de Toalhas Umedecidas. Todos os produtos são dermatologicamente testados, possuem fórmula hipoalérgica sem parabenos e pH balanceado, ideal para manter o bebê protegido.

Linha Neokids [Mariah Beleza]

O Sabonete Infantil Neokids é um cuidado diário, especialmente desenvolvido para a pele sensível e delicada do bebê. Sua fórmula dermatologicamente testada possui substâncias especiais que higienizam, hidratam e perfumam todo o corpo. Já o Sabonete Líquido possui uma fórmula especial para limpar suavemente o corpo e o cabelo do bebê, promovendo um banho relaxante e perfumado. Sua fórmula não irrita a pele e nem os olhos. A Esponja para Banho Neokids deixa a hora do banho mais divertida, com a presença dos personagens da linha Neokids e diferentes formatos. Com textura macia, a Esponja para Banho Neokids limpa delicadamente.

Pra Vitrine#ZT-04.indd 32

Sabonetes que escrevem Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre [Marisol]

Para tornar a hora do banho ainda mais divertida, a Lilica Ripilica e a Tigor T. Tigre apresentam um kit com três sabonetes líquidos que pintam, desenham, misturam as cores e estimulam a criatividade dos pequenos na hora do banho. Com fragrância floral frutada, os sabonetes da Lilica Ripilica surgem nas cores amarelo, vermelho e rosa; para os meninos, essência aromática frutal nas cores azul, verde e laranja – todos perfeitos para um banho delicioso e animado.

Linha Muriel Baby [Muriel]

A fórmula deste Sabonete Líquido é composta por proteínas do leite e substâncias que higienizam e cuidam da pele do bebê, deixando-a limpa e suavemente perfumada. Já o Sabonete em Barra, dermatologicamente testado, é composto por substâncias naturais que limpam e hidratam a pele, deixando-a macia e com um delicioso cheirinho de neném. A Loção de Limpeza, por sua vez, previne a pele de infecções e assaduras. Com fragrância delicada, sua formulação limpa e remove as impurezas de forma eficaz, proporcionando maciez à pele.

6/18/14 3:53 PM


Shampoo Mustela Bebê, Shampoo Espuma e 2 em 1 Cabelos e Corpo [Mustela]

O Shampoo Mustela Bebê foi desenvolvido em base vegetal e extrato natural de camomila, para limpar e nutrir os cabelos delicados, além de deixar os fios perfumados. Fácil de enxaguar, o produto facilita o penteado e não arde os olhos. Já o Shampoo Espuma é indicado para recém-nascidos, cujo couro cabeludo é mais delicado. Com textura espumante, o shampoo previne e ajuda a eliminar a crosta láctea. Por fim, o 2 em 1 Cabelos e Corpo é um gel ideal para lavar o corpo, o cabelo e couro cabeludo dos bebês e das crianças, além de atender as mamães que procuram por praticidade. O produto ainda protege e nutre a pele, sem irritar o couro cabeludo.

Linha Baby Boti [O Boticário]

O Shampoo e o Condicionador Suave de fórmula hipoalergênica não provocam ardência nos olhos, não possuem corantes e respeitam o pH natural da pele. As fórmulas garantem mais facilidade para desembaraçar e pentear o cabelo do bebê. O Sabonete Líquido Cabelo e Corpo Ultrassuave, por sua vez, limpa a pele e os cabelos do bebê, sem provocar ardência nos olhos. Outro integrante da linha, o Óleo de Massagem Corporal à base de óleo de amêndoas doces e extratos de algodão, hidrata adequadamente a pele do bebê. Por fim, a Água de Colônia – hipoalergênica e sem álcool – combina lavanda e musk.

Kit Tra Lá Lá Baby – Bem Estar [Phisalia]

Este combo é composto pelo exclusivo Shampoo 3x1 (200 ml), com as funções de shampoo, condicionador e sabonete líquido, além de um sabonete em barra (75g) e uma água de colônia (120 ml). Os produtos da linha Bem Estar têm formulação com água de flor de laranjeira, purificante, e extrato orgânico de physalis, um ativo calmante. Além disso, têm fragrância suave desenvolvida para o bem-estar do bebê. A versão Hidrata do Kit Trá Lá Lá Baby vem com um sabonete aloe vera (75g), um condicionador para cabelos cacheados (120 ml) e um shampoo (200 ml), que tem pH neutro, sem corantes ou álcool, para ser usado diariamente. Os produtos contêm extrato vegetal de aloe vera, hidratante, e extrato orgânico de physalis. Já o Kit Trá Lá Lá Baby Suave é composto por um sabonete líquido glicerinado (200 ml), um sabonete de lavanda (75g), desenvolvido para não ressecar a pele do bebê e uma lavanda (120 ml). Os produtos da linha Suave contêm extrato vegetal de lavanda, que alivia a sensação de cansaço e extrato orgânico de physalis, um delicioso calmante. NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

Pra Vitrine#ZT-04.indd 33

33 6/18/14 3:54 PM


NA MODA

Ópera Fashion Kids

O evento promoveu o lançamento de coleções de moda-mirim para a primavera-verão 2015

O

desfile marcou a abertura da 19ª edição da Ópera – Feira Internacional de Moda e Decoração Infantil, realizada entre os dias 24 e 27 de maio, no Pavilhão da Bienal - Parque do Ibirapuera.

Confira algumas das tendências para a primavera-verão 2015! Fotos: divulgação

A Bébé Sucré apresentou estampas coloridas trazendo um ar náutico e o clima pós-praia.

34

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

moda zat04.indd 34

6/18/14 3:56 PM


A Lacoste que, com sua esportividade clássica, desfilou makes cleans e cabelos trabalhados para completar o visual das peças.

A VR Kids levou às passarelas roupas coloridas e produções de make e cabelo caracterizando o universo infantil.

A Disney by Fefa abusou de peças inovadoras e criativas inspiradas em personagens da Disney e da Marvel, apostando em make e cabelo lúdicos, coloridos e com certo brilho.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

moda zat04.indd 35

35 6/18/14 3:56 PM


NA MODA

A TipToey Joey apostou em peças que proporcionam leveza. O romantismo também foi transmitido nos cabelos, com tranças torcidas de todos os tipos.

Direcionada para garotos com idade entre 2 e 12 anos, a MINI U.S. mostrou sua identidade leve e divertida, desviando dos ícones óbvios do universo infantil.

Mais informações: www.grupoopera.com.br.

36

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

moda zat04.indd 36

6/18/14 3:57 PM


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

moda zat04.indd 37

37 6/18/14 3:57 PM


POSSO AJUDAR?

Abra Cadabra

C

om quase 30 anos de mercado, a Abra Cadabra é uma empresa tradicional do setor infantil. A primeira unidade foi inaugurada em 1985, no Méier, zona norte do Rio. Atualmente, existem 15 unidades espalhadas pela cidade maravilhosa, além da loja virtual com serviço de entrega em todo o território nacional – www.abracadabra.com.br. Com mais de dois mil produtos das melhores marcas do mercado, a rede oferece artigos para todas as fases da vida das crianças. O grupo atua em diversos segmentos e conta também com as marcas Abra Casa – www.abracasa.com.br – e Abra Mais. A primeira delas, voltada ao público A e B, oferece toda comodidade e atendimento personalizado por meio do e-commerce e de quatro lojas. “A marca detém diversos projetos premiados

38

por designers renomados internacionalmente, além de peças exclusivas para fazer a diferença na decoração”, explica o gerente de e-commerce, André Rêgo. Já a Abra Mais foi pensada para a classe C, como junção das marcas Abra Cadabra e Abra Casa. Assim, a rede alia material de qualidade a preços mais acessíveis. “Nesta frente, são oferecidos móveis e artigos de decoração para públicos de todas as idades.” Móveis em geral, colchões, artigos de puericultura e decoração, brinquedos e pelúcias, produtos de higiene, alimentação e uso diário são alguns dos artigos disponibilizados pela rede. “Além disso, vendemos álbuns, lembrancinhas, livros, CDs, DVDs infantis e produtos específicos para segurança e conforto da criança. Das linhas de produtos para bebês, os berços são os mais vendidos em nossas lojas.”

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

posso ajudar? zat04.indd 38

6/18/14 3:58 PM


Confira os produtos mais vendidos neste primeiro semestre: • Carrinho de bebê reversível 3 posições Rover rosa Prime Baby • Banheira Millenia lisa branca com assento Burigotto • Travel System Compass ii 3 posições preto • Cadeira de refeição com encosto e 3 posições Gourmet Circles Burigotto azul • Berço minicama Lila branco brilho • Poltrona balanço Veneza korino • Bicama Montreal branco brilho • Cômoda Napoli branco brilho • Minicama Monte Carlo branco fosco • Berço cercado 2 alturas top colorido porta treco+trocador+mosquiteiro Prime Baby O diferencial da empresa é trabalhar com linhas exclusivas, sempre focada em realizar o sonho das futuras mamães, atendendo a suas necessidades e desejos. “O sucesso da rede se deve à atenção que nossa diretoria emprega na escolha dos melhores produtos para os clientes”, enfatiza André. Para conforto dos bebês e praticidade dos pais, a empresa criou linhas completas forma-

das por produtos exclusivos. Para facilitar a compra e otimizar o tempo da gestante, a Abra Cadabra dispõe de ambientes organizados em suas lojas, com os produtos essenciais e mais procurados pelos pais. Além disso, a loja oferece facilidades de pagamento, como parcelamento sem juros no cartão ou desconto em pagamentos à vista. Os projetos de fidelização de clientes não param por aí. “Procuramos oferecer produtos de qualidade com ótimos preços e manter a excelência no atendimento da pré e pós-venda, investindo em setores que facilitem a compra do cliente para que ele fique satisfeito com sua aquisição.” Já as vendas pelo site tiveram início em 2006. “Já são oito anos trabalhando com e-commerce e a empresa está se atualizando constantemente, além de acompanhar os consumidores que utilizam este serviço”, explica André. Para 2014, a expectativa da rede é aperfeiçoar o trabalho e, assim, superar o resultado do último ano. “Nossa meta é atender cada vez mais famílias pelo Brasil”, finaliza André. Serviço: www.abracadabra.com.br www.abracasa.com.br Tel.: (21) 3017-9900

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

posso ajudar? zat04.indd 39

39 6/18/14 3:58 PM


PERFIL

Bebê Boutique

L

ançado há seis anos, o site Bebê Boutique – www.bebeboutique.com.br – é uma e-boutique focada em moda infantil e produtos premium para crianças de 0 a 8 anos de idade. A empresa, que começou com um aporte de 50 mil reais, mantém um crescimento de 60% ao ano e espera faturar R$ 5 milhões em 2014. Vislumbrando o desenvolvimento do mercado, e com uma média de 70 mil visitantes por mês, projeta terminar o ano com 650 mil visualizações de páginas.

Mariana Guazzelli [diretora comercial e marketing] Designer, pós-graduada em Design no curso Moda Infantil – Senac. Trabalha há 14 anos com web. Durante esse período, trabalhou como diretora de arte nas agências MacCan-Erickson, DPTO–net, atendendo clientes como: Jonhson&Jonhson, HP, Tok&Stok, Webmotors, Rossi Residencial. Por quatro anos, atuou como sócia em uma agência na qual foi responsável pelo lançamento do site da Tok&Stok. É atualmente a diretora comercial e marketing da Bebê Boutique. “Temos um cuidado todo especial que vai da escolha dos produtos ao pós-venda. Isso transparece para o cliente, chegamos a índices de 90% de recompra e temos uma taxa de conversão superior à média do mercado. Outro grande diferencial do site é o design e o conteúdo editorial. Montamos coleções próprias e lookbook com sugestões de uso, para ajudar as mães na escolha dos produtos.”

40

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

perfil zat01.indd 40

Renato Pereira [diretor-geral] Engenheiro mecânico, pós-graduado em Administração de empresas, trabalhou por 15 anos na indústria automotiva, atuando na área de projetos e planejamento estratégico para montadoras no Brasil e no exterior. “Mantemos um posicionamento que nos favorece, pois algumas marcas restringem a venda de seus produtos a determinadas lojas online, e somos selecionados por melhor representá-las na internet. É o caso de Tommy Hilfiger, TipToey Joey, Toffee, Melissa, Reserva Mini, Ronaldo Fraga para Filhotes, Levis, Polo Ralph Lauren e Puma.”

6/18/14 3:59 PM


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

perfil zat01.indd 41

41 6/18/14 3:59 PM


FORNECEDOR

Produtos premium para grávidas e bebês

O

Laboratório Expanscience, multinacional farmacêutica com sede na França, abriu no ano passado sua operação no Brasil para desenvolvimento da marca de dermocosméticos Mustela, dedicada para mamães e bebês. Presente em 84 países e com mais de 60 anos de atuação, a companhia chega ao Brasil com o desafio de crescer com a marca Mustela, que já é líder em muitos locais da Europa. A marca Mustela, primeira que será comercializada no Brasil, representa quase 50% da produção e do faturamento da companhia. O Laboratório Expanscience é comandado por Jean-Paul Berthomé e conta com 10 filiais no mundo e uma fábrica na França.

A companhia é formada por um grupo de cerca de 900 colaboradores, no qual as mulheres representam 60% desse total. Em 2012, a companhia faturou 240 milhões de euros, sendo que 40% dessa receita foram impulsionados pela presença internacional dos produtos. Após mais de dois anos de pesquisa sobre o mercado local, o Laboratório Expanscience decidiu abrir uma subsidiária em São Paulo e assumir as vendas dos produtos da marca Mustela, que eram representados desde 2005 por um distribuidor parceiro da companhia. “A Mustela oferece quatro linhas de produtos e estão disponíveis para o mercado brasileiro 31 produtos divididos nessas quatro linhas: Mustela Bebê – 16 produtos para os cuidados diários entre, sabonetes, hidra-

Os ativos presentes nos produtos são cuidadosamente selecionados e todos de origem natural

42

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

fornecedor zat04.indd 42

6/18/14 4:02 PM


tantes e creme para assaduras; Mustela Dermopediatria – são cinco produtos específicos para tratar determinadas doenças da pele do bebê como atopia, irritações, entre outras; Mustela Solares – com três produtos de fotoproteção que contam com fator de X, Y  e Z; e o Mustela 9 Meses – linha de cuidados com a pele da mamãe que conta com sete produtos para serem utilizados durante a gravidez e pós-parto”, explica Lorena Mañes, gerente de marketing da companhia no Brasil. Os ativos presentes nos produtos são cuidadosamente selecionados e todos têm origem natural, o que segundo Lorena é um dos diferenciais da linha: “Todos os produtos têm elevada tolerância hipoalergênica, ou seja, foram formulados para minimizar o possível surgimento de alergias. São livres de parabenos e outros conservantes de risco. Os produtos trazem proteção e tranquilidade para a pele do bebê e da futura mãe, além de serem compatíveis com a amamentação”. Ainda segundo a gerente, a linha Mustela está focada em produtos premium para consumidores que buscam por itens específicos com valor agregado para a pele do bebê e das grávidas: “São consumidores que pro-

“A iniciativa de abrir uma operação da Mustela no Brasil em 2013 está diretamente ligada ao crescimento da área de dermocosméticos no País.”

curam por produtos de alta qualidade e diferenciais baseados em constantes pesquisas e inovações. Os valores da empresa como cuidado com seus produtos, dedicação na eficácia e transparência com as suas consumidoras continuam os mesmos no Brasil”. As melhores redes de farmácia de todo o País são o principal destino da linha que está disponível em 800 pontos de venda, aproximadamente, principalmente focados nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, além de alguns sites de e-commerce que entregam em todo o Brasil. “Trabalhamos em parceria com as principais redes brasileiras, com foco na formação das equipes de farmácia, desenvolvendo a visibilidade da marca no ponto de venda com materiais como displays, móveis específicos e propondo promoções e ações diferenciadas para dinamizar o ponto de venda, atraindo uma clientela premium nas lojas”, conta Lorena. O crescimento da área focada nesse nicho de consumo foi o que atraiu a empresa para o Brasil, validando a expectativa de ascensão dessa categoria no varejo: “A iniciativa de abrir uma operação da Mustela no Brasil em 2013 está diretamente ligada ao crescimento da área de dermocosméticos no País. Estima-se que em 2012 esse segmento movimentou R$ 1,2 bilhão no País, 15% a mais do que no ano anterior, segundo dados do IMS Health, e acreditamos no potencial do mercado brasileiro para a expansão de nosso negócio”, afirma a gerente. Para finalizar, Lorena revela que até o final do ano, serão lançados mais produtos no Brasil: “Especialmente itens que apresentam novidades importantes na higiene e cuidados com a pele do bebê. Há previsão de lançamento, também: um novo produto para o cuidado da pele durante a gravidez”.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

fornecedor zat04.indd 43

43 6/18/14 4:02 PM


FALANDO SOBRE

Varejo

Como lucrar, mesmo com a liquidação antecipada Luis Taniguchi – Diretor

Três dicas para aumentar o lucro, apesar da liquidação.

de Negócios do Grupo Tarks que desenvolve soluções para empresas se tornarem mais competitivas no mercado. Seu grupo de inteligência especializada é composto por profissionais de diversas áreas, como finanças, gestão, licenciamento, marketing e recursos humanos. Contato: luis.taniguchi@tarks.com.br.

44

O

varejo, de uns anos para cá, tem praticado a liquidação com muita antecedência e desde então está tirando o sono de muitos lojistas. Hoje sabemos que a data de início da liquidação de inverno é o dia 13 de junho, um dia após o dia dos namorados. Tem sido muito comum, na maioria das empresas, que as maiores vendas da estação ocorram no período de liquidação e não mais no lançamento da coleção ou até mesmo nos meses dos grandes eventos comerciais. Pois é, isso quer dizer que boa parte do lucro da coleção se perde no final, na liquidação. Vamos pensar em algumas boas práticas para mudar esse cenário! A primeira dica é antecipar a liquidação com produtos que estão desde o início da estação e ainda não venderam. Isso significa, se desfazer dos produtos que tiveram menos aceitação pelas clientes durante todo o período do inverno e gerar caixa.

Outra dica importante é agrupar esse inverno em um ponto único da loja, normalmente no fundo, para fazer o cliente circular. Na parte da frente coloque as primeiras peças com cara de verão. Com isso você se desfaz do inverno e traz sempre novidades para seus clientes fazendo com que fiquem mais tempo em sua loja. Por último, use a abuse da comunicação em sua liquidação. Cartazes, som da loja, boca a boca, vale tudo. Não se esqueça nessa época de que todos querem precinho. Não esconda suas ofertas, lembre-se de que o quanto antes elas terminarem mais espaço e dinheiro para as novidades de verão você vai ter. Um erro que muitos lojistas fazem é colocar peças remarcadas na vitrine da loja. Vitrine é um dos espaços mais nobres de sua loja, por isso nela somente devem estar as últimas novidades. Barriga no balcão e boa liquidação!

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

falando sobre varejo zat04.indd 44

6/18/14 4:04 PM


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

falando sobre varejo zat04.indd 45

45 6/18/14 4:04 PM


FALANDO SOBRE

Camila Toledo é consultora especialista em tendência de moda. Já passou pelos maiores bureaux internacionais e hoje é diretora de moda do Fashion Snoops. Com um olhar certeiro para interpretar as influências que desembarcarão por aqui, Camila ajuda a determinar os rumos das coleções, tornando seus pontos de vista essenciais para as equipes de estilo. Além de palestrar nos eventos de moda do Brasil, abriu um e-commerce para seus achados: o ModaHype.com.br

falando sobre moda zat04.indd 46

Moda

Um bebê na

boêmia

P

ara a próxima temporada de outono/inverno 2015, o conforto tem um papel fundamental para o mercado de bebês que vem impresso principalmente nas silhuetas soltas que não impedem os movimentos e permitem aos bebês se esticarem à vontade. Outra questão cada vez mais importante, devido às altas tecnologias disponíveis, são os materiais muito confortáveis como algodões estampados, malhas de peso médio ​​e blusas de texturas que lembram um urso de pelúcia. O sentimento de entrar num casulo no inverno e ser protegido é o mesmo que as roupas devem conter em si. E é dentro dessa silhueta, ou melhor, desses verdadeiros casulos que os temas que surgiram nos desfiles adultos também influenciaram e inspiraram as coleções. Sendo assim, vamos ver uma forte combinação de dois temas muito importantes para o outono/ inverno 2015: o boho e o conforto moderno.

Pensem nas batas, nas linhas em A, mangas raglan e nos recortes arredondados. Todas essas silhuetas virão decoradas com estampas boêmias e aviamentos inovadores. E, assim, a tendência boêmia entra no mercado de bebês com um estilo mais doce devido, principalmente, a sua cartela de cores suaves e seus detalhes delicados. As estampas típicas do folk como paisleys, folhagens e tapeçaria são monocromáticas ou trabalhadas no tom sobre tom. Os detalhes ganham importância e dão o toque final essencial. Vamos ver bordas em crochê, organza ou renda, babados, vivos, destacados e pele de carneiro nas golas e mangas. Já os coletinhos de pele/pelúcia adicionam um ar moderno e aconchegante. Toda a tecnologia digital está aí para que possamos criar e desenvolver roupas mais modernas para os bebês que vêm por aí. www.fashionsnoops.com

6/18/14 4:06 PM


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

falando sobre moda zat04.indd 47

47 6/18/14 4:06 PM


FALANDO SOBRE

Comportamento

Erros que devemos evitar Ana Amélia de Césaro e Aurélia Picoli são diretoras da Play Pesquisa e Conteúdo Inteligente.

48

H

oje falaremos “provavelmente” do tema mais importante para uma mãe, principalmente as de primeira viagem: praticidade aliada ao tempo ou à falta dele. Para transmitir melhor essa ideia fomos atrás de algumas mães que nos falaram sobre situações que as deixam extremamente “irritadas” e sabe o que mais? Parece que muita empresa nunca conversou com elas para entender suas necessidades. Então tentaremos colocar aqui o ponto de vista delas. Primeira “irritação”: “O momento do banho é uma verdadeira gincana, principalmente quando ainda são bebês. Imagine que a criança fica em uma mão e o produto na outra, ou seja, se eu tiver que pegar mais de dois produtos já era. Se não forem muito bem sinalizados sou capaz de passar algo errado na minha filha. Isso sem falar da falta de praticidade das tampas desses produtos. Dá a impressão que nunca deram banho em uma criança”, disse a mãe de Antônia, de 1 ano e 8 meses de idade. Você que está lendo este artigo e vende produto para esse target corra agora até a gôndola ou veja sua linha de produ-

to e pergunte-se: estas tampas são práticas para uma pessoa que precisa usar só uma mão? Estes produtos realmente são utilizados e adequados para crianças dessa idade? A gôndola e o dinheiro não são elásticos, então reveja e pense se o mix de produto realmente atende a esses consumidores. Segunda “irritação”: “Há um mês fui a uma loja. Separei, aproximadamente R$ 600 em produtos para meu filho que tem 2 anos e 3 meses de idade. Quando cheguei ao caixa, a loja estava sem energia e não podia passar o cartão de crédito. Pedi, então, para que me ligassem para que eu passasse o número e os dados do cartão e perguntei se podiam enviar as compras para a minha casa por motoboy ou de outra forma porque eu não conseguiria voltar ou esperar a energia voltar. E adivinha? Disseram que não. Sai dali e fiquei pensando como uma loja pode perder uma venda destas pelo simples fato de não ter um plano B, uma alternativa de serviço que possibilite e gere praticidade para o consumidor”, contou a mãe de Gustavo.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Junho/2014

falando sobre comportamento zat04.indd 48

6/18/14 4:08 PM


Quando escutei esse depoimento confesso que fiquei tentada a ligar para a loja e oferecer um treinamento de como vender soluções ao cliente e não simples produtos. Novamente nos deparamos com a falta de preparo das pessoas que não entendem que esta mãe realmente não conseguiria voltar porque provavelmente não terá outro dia nos próximos meses para fazer isso. Pergunto-me: quanto custa facilitar a vida desta mãe que estava disposta a gastar 600 reais? Se acontecesse isso em sua loja, o que você faria? Terceira “irritação”: “Sou casada há três anos e decidimos ter um filho. Quando engravidei me senti feia, na verdade horrível, meus pés incharam, engordei demais, comecei a ter espinha, enfim, tudo que uma mulher odeia. Fui atrás de produtos que me

ajudassem a lidar com esse momento e me dei conta que a maioria deles deixa de tratar a mulher como mulher e começam a tratá-la só como mãe. Pensei, não pode ser assim, ainda continuo sendo mulher, tendo desejos e querendo agradar meu marido”, desabafa a mãe de Fabiano, de 9 meses de idade. Realmente não havia parado para pensar sobre esse prisma, mas realmente as empresas induzem as mulheres a acreditar que passarão a ser mães, única e exclusivamente mães, e como fica a mulher? Como podemos ajudar essa mulher a passar por essa fase sem ter receio de estar feia para o marido? Existem muitas dicas de como ser mãe, mas onde estão as dicas de como não deixar de ser a mulher que você era e continua querendo ser? www.letsplay.com.br

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Abril/2014

falando sobre comportamento zat04.indd 49

49 6/18/14 4:08 PM


momento para você

O PRÓXIMO PASSO...

Circule pelos eventos e faça negócios! Julho

Local: São Paulo, SP. Site: expodisneybrasil.com.br

34ª Convenção Anual do Comércio Atacadista Distribuidor & Sweet Brazil Internacional (Abad)

30 e 31 Agosto

4a7

Local: São Paulo, SP. Site: www.escolarpaperbrasil.com.br

Feira da Gestante, Bebê e Criança

Expo Disney

Local: Curitiba, PR. Site: www.abad.com.br

Agosto

11 a 14

Escolar Paper Brasil

Agosto

5 a 10 Agosto

Local: Brasília, DF. Site: www.feiradobebe.com.br

19 a 24

Feira da Gestante, Bebê e Criança

Local: São Paulo, SP. Site: www.feiradobebe.com.br

CBME – Children Baby Maternity Expo

O proximo passo zat4.indd 50

Agosto

26 a 28

Local: São Paulo, SP. Site: www.cbmesa.com.br

6/18/14 4:10 PM


Loca Site:

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Fevereiro/2014

O proximo passo zat4.indd 51

51 6/18/14 4:10 PM


O proximo passo zat4.indd 52

6/18/14 4:10 PM

Revista Negócios de Zero a Três #04  

Eu papo, tu papas, eles papam... Nós papamos! Indústria de alimentos investe na variedade de sabores das papinhas para bebês e aquece o vare...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you