Issuu on Google+

revista zero a três | ano 1 |

www.epgrupo.com.br ano 1 nº1 março

nº 1 | 2014 EP GRUPO

Um mercado cheio de vida em nossas mãos! Expansão do setor inicia uma nova fase repleta de oportunidades. CAPA_Zeroa3_1.indd 1

3/17/14 11:45 AM


ANUNCIO_4x4.indt 1

3/17/14 12:07 PM


Indice

18

30

38

6 Notáveis

38 Perfil – Diretor de vendas da Tricae

12 Pegada digital

40 Fornecedor – Lillo

16 Números

44 Falando sobre – PDV por Mário Rodrigues

18 Cresça sabendo – O mercado de 0 a 3 no Brasil e no mundo 28 Vitrine – Inaladores e umidificadores de ambiente

46 Falando sobre – Moda por Camila Toledo 48 Falando sobre – Comportamento [Play Pesquisa e Conteúdo Inteligente]

30 Posso ajudar? – Tip Top 50 O próximo passo... 34 Na moda – Principais marcas do segmento

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

Indice zat01.indd 3

3 3/18/14 4:30 PM


EDITORIAL

A concepção!

a três revista zero

D

|

1 nº1 março .com.br ano www.epgrupo

ano 1 | nº 1 | 2014 eP GrUPo

vida o cheio de Um mercad os! s mã em nossa uma nova do setor inicia . Expansão oportunidades fase repleta de

a3_1.indd

CAPA_Zero

AM 3/17/14 11:45

1

epois de atuar por mais de dez anos no mercado nacional de brinquedo e, mais recentemente, participando ativamente do setor de licensing, devo dizer o quanto aprendi sobre varejo, marketing, vendas, tecnologia e negócios no Brasil. Mesmo assim, sigo atenta observando a dinâmica e as particularidades de cada um desses segmentos. Sempre há algo novo para ser absorvido e aperfeiçoado. Com esse conhecimento, passei a vislumbrar novas demandas e horizontes. Assim, com grande satisfação, o EP Grupo apresenta ao mercado brasileiro a revista Zero a Três, única publicação de negócios voltada ao setor de puericultura. Até 2015, a previsão é de que a população de 0 a 3 anos de idade, no Brasil, passe de 21 bilhões. Um projeto muito significativo para minha empresa e para todos os integrantes da equipe, neste ano pra lá de especial. Para quem não conhece, nossa agência de conteúdo atua em três frentes: editorial, eventos e digital. Todas as informações são distribuídas tanto por nossas revistas impressas, também disponíveis digitalmente — Espaço Brinquedo, Licensing Brasil e, agora, Zero a Três — quanto pelos canais da web — portal, redes sociais, etc. Hoje, somos referência de informação para os mercados de brinquedo e licensing. Além disso, organizamos fóruns, debates, meetings, prêmios e feiras de negócios nesses mercados. Basicamente, esta é nossa identidade. Mas isso é apenas uma parte do que pretendemos trazer para o setor nacional de puericultura. Teremos muitas novidades pela frente e contamos com sua colaboração. Estamos abertos a suas ideias, opiniões, críticas e sugestões. Venha conosco e participe! Marici Ferreira marici@epgrupo.com.br

Ano 1 – Ed. 1 – Março 2014

[ Marketing ]

[ Assinaturas ]

Espaço Palavra Editora e Arte Ltda.

Lívia Gimenes

(11) 5092-5588 ou pelo site

[ Departamento comercial ]

www.epgrupo.com.br

[ Direção-geral e jornalista responsável ]

Alessandra Aragon Frate

Marici Rosana Ferreira (MTb 36727)

Daiane Miranda

[ Revisão ]

[ Assistentes administrativas ]

Renata Lopes Del Nero

Cristina Venâncio

[ Redação ]

Isabelle Inceli

Camila Guimarães

[ Administração, publicidade e redação ]

Kika Martins

Rua Arapapi, 45

[ Arte / Projeto Gráfico ]

Moema - São Paulo/SP

Wilson Alves

CEP: 04516-020

Rening Masuyama

Tel. (11) 5092-5588 / (11) 5094-0403 E-mail: contato@epgrupo.com.br

As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores e podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte. As fotos utilizadas nesta edição pertencem ao banco de imagens da revista Zero a Três e podem ser utilizadas, desde que citada a fonte. A revista Zero a Três possui distribuição nacional para proprietários, diretores, gerentes, compradores, lojistas e demais pessoas envolvidas com lojas de artigos infantis, magazines, supermercados, atacadistas, drogarias, fabricantes, papelarias, armarinhos e bazares.

4 editorial zat01.indd 4

3/17/14 12:18 PM


editorial zat01.indd 5

3/17/14 12:18 PM


n o t á v e i s ESTUDO DA BBC ELEGE CULTURA COMO A MELHOR TV DO BRASIL: A Cultura foi a emissora brasileira mais bem avaliada na pesquisa encomendada pela rede britânica BBC sobre a qualidade da programação das TVs no mundo, ficando na segunda posição do ranking – atrás apenas da BBC One. A TV Globo, a segunda brasileira mais bem colocada na lista, ficou na 28ª posição. A TV Brasil ficou com a 32ª posição, enquanto a Bandeirantes aparece no 35º lugar e a Record no 39º. Quinhentas pessoas, acima de 18 anos de idade, foram entrevistadas em cada um dos 14 países participantes do estudo, realizado pelo Instituto Populus. Fonte: Meio & Mensagem – Mídia – 3/2/2014.

FISHER-PRICE MOSTRA NOVIDADES: Voltada para crianças de 0 a 3 anos de idade, a marca da Mattel, Fisher-Price, traz alguns lançamentos de puericultura para o Brasil. A primeira novidade é a Bola de Futebol Aprender e Brincar, nas cores verde e amarela. Alguns produtos em plush, como o Macaquinho Aprender e Brincar e o Cachorrinho e a Irmã do Cachorrinho Hora de Dormir também estão entre as novidades. Já a Max Girafa de Pelúcia pode ser pendurada em qualquer lugar, enquanto os animais da linha Amigos Risadinha emitem risadas ao serem balançados pelo bebê. O Elefante Sons e Vibrações é macio e tranquiliza o bebê. Todos esses itens oferecem música e diferentes atividades para os pequenos aprenderem.

TAPETES PARA BEBÊS DA BESTEVER: Especializada na comercialização de produtos para a primeira idade, a Pqno Bebê distribui no mercado brasileiro a linha de tapetes infantis da marca americana BestEver. Os tapetes são fabricados em pelúcia “ultra soft” e possuem mais de 80 centímetros de comprimento. Nos formatos Ursinho Rosa/Azul, Macaco, Girafa e Carneiro os produtos são perfeitos para a criança dormir, pois as cabeças dos bichinhos servem de travesseiros bem macios. Além disso, os tapetinhos podem ser utilizados como peças de decoração ou toucador, pela leveza e facilidade de transporte. A coleção pode ser colocada na máquina de lavar. Para obter mais informações, acesse: www.pqnobebe.com.br.

6

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Fevereiro/2014

notaveis zat01.indd 6

3/17/14 12:32 PM


notaveis zat01.indd 7

3/17/14 12:32 PM


OPORTUNIDADES NICKELODEON: Neste início de ano, a Viacom Brasil, distribuidora dos canais Nickelodeon, MTV, Comedy Central e VH1, realizou um evento para apresentar oportunidades de negócios para 2014, projetos especiais e a nova programação dos quatro canais. Na ocasião, estiveram presentes as principais lideranças locais da companhia. Entre eles, Raul Costa, gerente geral e vice-presidente sênior da Viacom Brasil, e Jimmy Leroy, vice-presidente de criação da Nickelodeon América Latina. No Brasil, a Viacom tem um potencial de 40 milhões de telespectadores. A Nickelodeon, destinada ao público de 4 a 11 anos de idade, está na lista dos top 10 canais mais assistidos da TV paga (no total de indivíduos do mercado de pay TV). Outra relevante marca da Viacom para o público infantil é o Nick Jr., com uma faixa de segunda a sexta das 6h às 9h da manhã no canal Nickelodeon e uma programação 24 horas no próprio canal Nick Jr. O Nick Jr. tem como proposta ser o lugar inteligente para as crianças brincarem. Sua programação educativa tem como target as crianças em fase pré-escolar, bem como suas mães. Em 2013, 4,2 milhões de pessoas assistiram à faixa Nick Jr. Os principais destaques de audiência foram os programas “Paw Patrol”, “Dora, A Aventureira”, “Bubble Guppies”, “Littlest Pet Shop” e “Team Umizoomi”. “Nick Jr. é um importante meio para as marcas que desejam se conectar aos pais de crianças em faixa pré-escolar. Tudo é feito de forma muito criteriosa e delicada, respeitando as demandas de pais e filhos”, declara Raul Costa.

NOVO SABONETE LÍQUIDO NEUTROCYD BABY: A farmacêutica Orange Health lança o Neutrocyd Baby, um sabonete líquido especialmente formulado para o banho das crianças. Indicado para higienização diária, o produto proporciona conforto e bem-estar aos pequenos, prevenindo o aparecimento de infecções cutâneas, como assaduras, brotoejas e alergias. Neutrocyd Baby possui ácido láctico, que garante proteção extra para a pele. Contato: www.orangehealth.com.br.

SAPATINHO 2 EM 1: INÚMEROS LOOKS PARA OS BEBÊS: Não há estoque de calçados e roupas que resista ao rápido crescimento das crianças. Por isso, a Pimpolho desenvolveu um modelo de sapato 2 em 1. A novidade calça os pezinhos dos bebês de 2 a 4 meses de idade e pode ser usada nos dois lados. Com isso, os pais podem montar diversos looks com um único par. Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (27) 2104-0555 ou acesse o site www.pimpolho.com.br.

8

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Fevereiro/2014

notaveis zat01.indd 8

3/17/14 12:32 PM


notaveis zat01.indd 9

3/17/14 12:32 PM


BABYBUZZ INICIA O ANO COM DIVERSOS PRODUTOS EM PROMOÇÃO: Com o intuito de suprir as necessidades das compras virtuais no mercado infantil, a Baby Buzz Store iniciou suas atividades em 2013 trazendo diversas novidades. Além de produtos próprios, a loja virtual oferece artigos de parceiros nacionais e internacionais. Agora, para satisfazer ainda mais seus clientes, a Baby Buzz criou um outlet. Esta seção da página sempre oferecerá produtos em promoção. Roupas, acessórios e brinquedos são alguns dos itens oferecidos sob as mesmas condições de qualidade e segurança oferecidos pela empresa nas demais linhas. Neste início de ano, a Baby Buzz oferece peças com até 70% de desconto. Além disso, a loja disponibiliza um cupom de 14% de desconto, disponível no site, para ser usado pelo cliente no momento da compra. Para obter mais informações, acesse: www.babybuzzstore.com.br.

NOVA LINHA DE ALIMENTAÇÃO MAM BABY: Comer e beber de forma independente é uma das conquistas mais importantes e excitantes dentre as etapas do desenvolvimento dos bebês. Os produtos da linha de alimentação da MAM são perfeitamente adaptados para as habilidades e os processos de aprendizagem das crianças. Dipper Set e Baby’s Cutlery, diferenciados conjuntos de talheres; Feeding Spoons & Cover, colher para duas fases com capa protetora; Feeding Bowl, papeiro com dois compartimentos para armazenar e oferecer diferentes alimentos; Snack Box, pote para lanche e Baby’s Bowl & Plate, tigela e prato, compõem a nova e moderna linha da empresa. Para obter mais informações, visite: www.mambaby.com.

10

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Fevereiro/2014

notaveis zat01.indd 10

3/17/14 12:32 PM


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Fevereiro/2014

notaveis zat01.indd 11

11 3/17/14 12:32 PM


PEGADA DIGITAL

Portal reúne blogs do universo infantil Plataforma centralizadora de conteúdo sobre maternidade: www.ekidsonline.com.br. Conteúdo: O E Kids Online agrega cerca de 20 importantes blogs do segmento infantil. Idealizado para facilitar a vida das mães, divide suas publicações por categorias e permite a integração entre as blogueiras. Por meio da rede criada, estão previstas diversas ações de relacionamento entre elas e as empresas do segmento. Dentre os blogs e sites da plataforma estão o Babies and Kids Constance Zahn, Just Real Moms, Cheguei ao mundo, Dedinho de Moça, Fashion Kids, Minhas Dikas, Tô Grávida e Mamãe de Primeira Viagem. Temas abordados: Dicas de mães, moda, nutrição infantil, inspirações de festas infantis e decoração de quartos, entre outros temas. Criado por Cassia Salles: “Foram oito meses de pesquisa intensa para fazer a curadoria desses blogs selecionados. Hoje somos mães conectadas com multitarefas. Um agregador como este é uma necessidade primária”, empresária. Contato: contato@ekidsonline.com.br.

Para encantar os pequenos, em qualquer lugar Aplicativo para entreter bebês da coleção MPBaby (IOS): http:// itunes.apple.com/app/id777760709?l=en&mt=8&partnerId=2003&tduid= BR2167507. Conteúdo: O aplicativo MPBaby encanta os bebês com uma turminha fofa, por meio de músicas calmas e relaxantes. A música é importante em todas as fases da vida, sendo fundamental nos primeiros anos. Tema abordado: Os personagens do MPBaby vivem em um colorido jardim onde brincam e aprendem uns com os outros. Assim, a coleção agrada crianças da chamada primeira infância. Criada pela MCD: A coleção de CDs e DVDs foi produzida com uma proposta inovadora e aprovada por educadores. Ao criar um precioso meio de interação, o conteúdo é capaz de contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Já a Ø1 Digital, publisher e desenvolvedora de aplicativos para iOS, Android e Windows Phone, contribuiu para a realização desse projeto. Com mais de 8 milhões de downloads e presença constante entre os aplicativos mais rentáveis, a empresa é destaque no mercado infantil e educativo.

12

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

pegada digital zat01_3.indd 12

3/17/14 12:42 PM


pegada digital zat01_3.indd 13

3/17/14 12:42 PM


PEGADA DIGITAL

Centro de atividades para crianças Mixels é uma marca de entretenimento infantil multiplataforma: www.mixels.com. Conteúdo: A franquia Mixels.com chega à web, seguida pelos curtas animados do Cartoon Network, todas as segundas, às 20h. Com isso, as crianças estarão prontas para misturar e combinar figuras com os conjuntos de construção colecionáveis da Lego® Mixels, baixando o aplicativo Calling All Mixels. O site Mixels.com, desenvolvido pelo Cartoon Network Digital, serve como centro de atividades, com informações sobre os personagens e as configurações, além de disponibilizar os curtas para quem quiser assisti-los. Reunindo os grandes criadores de animações, desenvolvedores de jogos e designers de produtos, as crianças têm uma experiência rica e integrada a partir de múltiplos formatos. Sempre que fazem misturas bem-sucedidas, as crianças podem desbloquear minijogos exclusivos. À medida que se introduzem novas ondas de Mixels, são incluídos minijogos e outras tribos no site. Tema abordado: Mixels gira em torno de um mundo de criaturas coloridas que podem ser misturadas e, ao serem combinadas, geram criaturas engraçadas e travessas que vivem em grupos de três. Cada tribo está baseada em um elemento único. Os Infernites, por exemplo, têm pouca paciência, mas são úteis para um churrasco. Criada pelo Cartoon Network e pelo Grupo Lego: A parceria inclui uma nova série de brinquedos colecionáveis, Lego Mixels. A ideia desse projeto é recriar a diversão, através de múltiplas plataformas.

Primeiro contato da criança com o ambiente digital Canal infantil interativo, multiconteúdo e multiplataforma: http://static.youyn.com.br/pt/home.html. Conteúdo: YouYn é um canal que oferece vídeos, músicas, games para todas as faixas etárias, livros ilustrados e animados que ensinam por meio de atividades e brincadeiras. Acessado por meio de tablets, smartphones e smart TVs conectados à internet, o canal oferece ainda outra ferramenta: o relatório em tempo real. Por meio desse recurso, os pais monitoram as atividades dos filhos no aplicativo, identificando quais conteúdos eles mais gostam. Além disso, o relatório apresenta um breve descritivo de cada atividade e a respectiva classificação etária. Temas abordados: Dentre as principais atrações oferecidas estão a Galinha Pintadinha, o Peixonauta, a Caillou, os Ursinhos Carinhosos, o Johnny Test, o Patati-Patatá, o Bo em Ação, o Mecanimais, o Poko e Zoboomafoo. Além dos clássicos de grande sucesso como Tim-Tim, Caverna do Dragão, Shurato e Jiban. Criado pela Playground: Produtora de conteúdo.

14

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

pegada digital zat01_3.indd 14

3/17/14 12:42 PM


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

pegada digital zat01_3.indd 15

15 3/17/14 12:42 PM


NÚMEROS

5a

O BRASIL É A 5ª MAIOR AUDIÊNCIA DE INTERNET DO MUNDO, SEGUNDO DADOS DA EMPRESA DE MÉTRICAS COMSCORE. O PAÍS PASSOU A RÚSSIA E FECHOU DEZEMBRO DE 2013 COM UM TOTAL DE 67 MILHÕES DE USUÁRIOS ÚNICOS NO MÊS

Fonte: http://oglobo. globo.com/rio/conhecaas-novidades-do-lucrativomercado-da-maternidade10253347#ixzz2rytHDn6n.

Fonte: Revista Veja – 29/1/2014 – http://veja.abril.com.br/noticia/ vida-digital/brasil-passa-russia-ese-consolida-a-5-maior-audienciade-internet-do-mundo.

67

MILHÕES

R$ 50 BILHÕES

O MERCADO INFANTIL NÃO PARA DE SE REINVENTAR — E DE FATURAR. SEGUNDO ANÁLISE DO SEBRAE, O SETOR MOVIMENTA R$ 50 BILHÕES AO ANO NO PAÍS. DE 2012 PARA 2013, TEVE UM CRESCIMENTO DE 14%, O DOBRO DO REGISTRADO EM SETORES DESTINADOS AO PÚBLICO ADULTO

39%

VISTOS COMO UM DOS MAIS OTIMISTAS, 39% DOS LÍDERES BRASILEIROS APONTAM A INFRAESTRUTURA (ESTRADAS, PORTOS, ÁGUA E ELETRICIDADE) COMO AJUSTE PRIORITÁRIO PARA AUMENTAR A COMPETITIVIDADE DOS NEGÓCIOS NO PAÍS. OUTRA PREOCUPAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS É A REGULAÇÃO — O TEMA OCUPOU ALTA POSIÇÃO NO RANKING, COM 37% DE RESPOSTAS POSITIVAS. TECNOLOGIA E INOVAÇÃO RECEBERAM 15% DOS VOTOS.

37%

15%

numeros zat01_6.indd 16

Fonte: Pesquisa da Accenture, em parceria com a Economist Intelligence Unit (EIU). Foram entrevistados 1.041 líderes de empresas (C-level) de 20 países, entre eles o Brasil.

14%

61% 61% DOS EXECUTIVOS TÊM INTERESSE EM INVESTIR NO MERCADO EXTERNO PARA CRESCER.

44%

PARA 44% DOS CEOS, A CONCORRÊNCIA DE NOVOS “ENTRANTES” NO MERCADO NACIONAL É O PRINCIPAL RISCO DE SUA COMPANHIA EM 2014.

3/17/14 12:46 PM


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

numeros zat01_6.indd 17

17 3/17/14 12:46 PM


CRESÇA SABENDO

istock.c

cresca sabendo zat01.indd 18

3/17/14 1:03 PM


Mercado de gente grande! Estima-se que até 2015 o setor de bebês movimente R$ 21,2 bilhões

E

stabilidade parece ser a palavra que melhor define o setor de produtos e serviços destinados aos bebês – 0 a 3 anos de idade — aqui no Brasil. Um dos fatores que mais chama atenção para esse segmento é a questão da linearidade nas vendas, afinal, crianças nascem e crescem todos os dias e, consequentemente, o giro de produtos nas prateleiras

acontece o ano todo. Higiene, confecção, alimento, brinquedos e tantos outros setores da economia já entenderam essa real e constante demanda e investem cada vez mais nos pequenos consumidores. Com a observação dessa tendência de mercado, as empresas têm olhado com especial atenção para esse nicho. Quem já oferece itens para tal público está investindo e ampliando, e companhias que antes

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014 istock.com

cresca sabendo zat01.indd 19

19 3/17/14 1:03 PM


CRESÇA SABENDO

tinham foco em outras categorias, já começam a investir e desenvolver produtos que atendam esse consumidor. Essa análise ganha força quando uma companhia como a Ri Happy, a maior rede de brinquedos do País, decide investir em lojas especializadas em bebê e inaugura a Ri Happy Baby com previsão de 100 lojas para os próximos cinco anos e um inves-

timento de 200 milhões para a expansão da marca. Segundo o presidente da rede, Héctor Nuñez, a nova estratégia está pautada na diversificação do portfólio da companhia. Se uma empresa com a expertise da Ri Happy está sinalizando esse caminho, certamente é nele que estão excelentes oportunidades de negócios.

Em fase de crescimento Não há uma pesquisa oficial que revele os detalhes e números desse mercado, mas existem resultados isolados que, organizados, criam um contexto mercadológico desse nicho e ele é promissor. É esse panorama que você confere a seguir. Reunimos informações que confirmam a relevância e as oportunidades desse mercado no território nacional. No Brasil, o mercado infantil cresce 14% ao ano. O que representa um crescimento três vezes maior do que nos Estados Unidos, segundo levantamento da Euromonitor, empresa líder mundial em pesquisa estratégica.

Se uma empresa com a expertise da Ri Happy está sinalizando esse caminho, certamente é nele que estão excelentes oportunidades de negócios.

20

[A população de 0 a 3 anos de idade, no Brasil, era de 12 milhões em 2010] [O mercado de bebês movimentou R$12,3 bilhões em 2010] [Com 5 bilhões de unidades vendidas, o mercado brasileiro de fraldas fatura R$ 2,8 bilhões por ano] [35 milhões de mamadeiras são vendidas anualmente no Brasil]

Já, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que em 2011 tenham nascido 5,34 crianças por minuto no País, o que mostra a dimensão de oportunidades que esse mercado oferece. O mercado de bebês, crianças de 0 a 3 anos de idade, movimentou em 2010 R$ 12,3 bilhões e estima-se, segundo a Euromonitor, que até 2015 esse número chegue R$ 21,2 bilhões. Para se ter uma ideia, o segmento de fraldas fatura R$ 2,8 bilhões por ano, com cerca de 5 bilhões de unidades vendidas. Anualmente são comercializadas 35 milhões de mamadeiras no território nacional.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

cresca sabendo zat01.indd 20

3/17/14 1:03 PM


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

cresca sabendo zat01.indd 21

21 3/17/14 1:03 PM


CRESÇA SABENDO

Shoppers informados: novas tendências de mercado Por trás da evolução do mercado brasileiro de produtos infantis estão algumas motivações já conhecidas, como o aumento do poder aquisitivo das famílias das classes C, D, juntamente com o advento de novos itens direcionados à higiene das crianças, levando em conta o desenvolvimento de novas tecnologias na produção de tais produtos. Esses fatores colaboraram para o incremento do setor que até o final da década passada, era limitado pelo comportamento dos pais que “obrigavam” seus filhos a usarem os mesmos produtos que eles, por uma evidente questão de economia doméstica. Além disso, o crescimento da conscientização dos shoppers, graças ao crescente acesso à informação, fez com

... as famílias com crianças com até 5 anos de idade gastam, em média, 10% mais com produtos de higiene pessoal do que as outras famílias.

que as taxas declinantes de consumo dos produtos infantis se revertessem, uma vez que muitos pais, mesmo em famílias economicamente mais estáveis, exibindo um comportamento conservador, não permitiam que suas crianças utilizassem tais produtos, por não confiar neles. Tais transformações no contexto social dos brasileiros estabelecem novas tendências de mercado, criando motivação entre as empresas, no sentido de satisfazer e atender às demandas de milhões e milhões de crianças que, cada vez mais, exercem também um poder de influência maior no consumo das famílias. É o que indica o estudo do Latin Panel, que detectou que as famílias com crianças com até 5 anos de idade gastam, em média, 10% mais com produtos de higiene pessoal do que as outras famílias, principalmente consumindo fraldas, shampoos, sabonetes e colônias, apresentando uma presença 11% maior nos pontos de venda e gastos 14% maior do que a média da população.

[Algumas razões do crescimento do negócio no Brasil] • Aumento do poder aquisitivo (classes C e D); • Novas tecnologias; • Acesso à informação; • Transformação social.

Artigos para bebês na internet Muitos pais e mães brasileiros têm procurado facilitar o dia a dia com a compra de artigos para bebês via internet. De

22

acordo com dados do relatório de fluxo de consumo do E-tail Report, que monitora a venda on-line de nove regiões metropolita-

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

cresca sabendo zat01.indd 22

3/17/14 1:03 PM


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

cresca sabendo zat01.indd 23

23 3/17/14 1:03 PM


CRESÇA SABENDO

nas brasileiras mais o interior do Sul e do Sudeste, os itens mais vendidos no setor são fraldas descartáveis (41%), cadeiras para automóveis (18%), lenços umedecidos (9%) e brinquedos (8%). Entre os consumidores, a maioria é composta por mulheres (61%). Quando consideradas as classes, a AB é responsável por 77% do volume das compras, representando 69% dos compradores do setor. Já as classes C e D somam 23% do volume de compras e totalizam 31% dos consumidores desse tipo de produto. O relatório de consumo considerou as

compras nas 13 maiores lojas de multicategorias da internet, constatando que a procura na rede é maior por cadeiras para carros (24%), carrinhos de bebês (17%) e brinquedos (13%).

Varejo on-line Os itens mais vendidos: • 41% de fraldas descartáveis • 18% de cadeiras para automóveis • 9% de lenços umedecidos • 8% de brinquedos

Panks movimentam o negócio, segundo pesquisa Elas são solteiras, sem filhos, têm um poder aquisitivo alto e o desejo de presentear. Levantamento feito pela consultoria Shopper Experience mostra que as panks, sigla utilizada para definir esse tipo de consumidoras na Europa e nos Estados Unidos, estão presentes e também influenciam o setor no Brasil. Diferentemente dos mercados norte-americano e europeu, nos quais as panks são predominantemente tias, no Brasil elas são, em sua maioria, madrinhas. Há, também, as que compram para enteados, irmãos mais novos, filhos de amigos e sobrinhos. A pesquisa revelou que 79% das clientes solteiras que compram produtos infantis de luxo o fazem mensalmente; 18%, semanalmente; e 3%, duas vezes por semana. São brinquedos e roupas que custam a partir de R$ 350. Essas brasileiras são profissionais de sucesso e têm entre 30 e 45 anos. Ser tia ou dinda é apenas uma das diferenças entre as consumidoras do Brasil e de outros países. Enquanto as estrangeiras preferem grifes de roupas infantis, as brasileiras adoram comprar brinquedos caros e cosméticos como perfumes, shampoo, fraldas e similares. As fraldas eleitas pelas panks brasileiras, embora não sejam artigo de luxo, são as mais caras. A pesquisa também apontou outro fato curioso: as nossas dindas também fazem doações para crianças carentes com os mesmos produtos luxuosos.

Fontes: Euromonitor, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Latin Panel, E-tail Report e Shopper Experience.

24

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

cresca sabendo zat01.indd 24

3/17/14 1:03 PM


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

cresca sabendo zat01.indd 25

25 3/17/14 1:03 PM


ANUNCIO_ZT01.indd 2

3/17/14 1:06 PM


Finalmente, uma revista especializada no varejo nacional de bebês!

Uma publicação mensal que chega para conectar fabricantes e varejistas, compartilhar informações e criar novas oportunidades de negócios! Garanta seu anúncio nas próximas edições!

Afinal, um setor que movimenta anualmente bilhões de reais oferece, no mínimo, o dobro de motivos para você anunciar. Fale com a gente! comercial@epgrupo.com.br (11) 5092-5588

ANUNCIO_ZT01.indd 3

3/17/14 1:06 PM


vitrine Inalador Pulmosonic Star Premium Amarelo [Soniclear] Este nebulizador ultrassônico de micropartículas homogêneas, em forma de aerossol, sem ruídos, transforma a solução a ser inalada em partículas. Com esse modelo de aparelho é possível reduzir o tempo da inalação para, aproximadamente, 12 minutos. É o único inalador do mercado que permite fazer o procedimento em qualquer posição, sem derramar a medicação, oferecendo maior comodidade ao usuário. É portátil e bivolt.

Quando o inverno chegar... Saiba quais inaladores e umidificadores de ambiente devem estar em sua gôndola!

Inalar Compact [NS]

Respira Max [NS]

Humid Air Petit [NS]

Este modelo de inalador de ar comprimido  possui proteção antibacteriana Microban. Trata-se de um aparelho compacto com design moderno.

Silencioso, este inalador ultrassônico possibilita que a criança faça a inalação deitada. Além disso,  o aparelho possui controle de intensidade de névoa e proteção antibacteriana Microban.

Além da função de umidificador, este aparelho serve ainda como aromatizador de ambientes. Recipiente com capacidade para 700 ml de água, tem autonomia de aproximadamente sete horas.

28

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Fevereiro/2014

Pra Vitrine.indd 28

3/17/14 1:46 PM


Umidificador de Ar [NUK] Repõe o grau de umidade ideal no ambiente (40%-50%), para proporcionar alívio e bem-estar, além de evitar doenças respiratórias. Com capacidade de funcionamento entre 10 e 20 horas, o equipamento ainda conta com um filtro interno que retém as impurezas. Seu desligamento é automático, possui potência de 30 watts e tensão de 110 volts.

Inalafante [NS] Com design diferenciado, este inalador de ar comprimido vem acompanhado por um micronebulizador com um elefantinho para desviar a atenção das crianças. O modelo está disponível nas cores rosa, amarelo e azul.

Umidificador Ultrassônico 360ºSoothing Mist™ [Safety 1st./Brasbaby] Este modelo de umidificador oferece 360° de abrangência e possui design sem filtro. De operação silenciosa, reservatório fácil de encher e duração de 12 horas (110 volts), o produto possui ainda a função de autodesligamento.

Umidificador da Orange Health [Orange Health] Umidificador com capacidade de 10 horas de uso ininterrupto, volume de 4 litros de água, luz indicadora para reposição do líquido e luz noturna.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Fevereiro/2014

Pra Vitrine.indd 29

29 3/17/14 1:47 PM


POSSO AJUDAR?

Tip Top

I

nicialmente, a Tip Top atuava apenas como indústria e comercializava suas roupas infantis em canais multimarcas. Com o amadurecimento da marca e tendo em vista as oportunidades no segmento, a empresa passou a expandir os

30

negócios por meio de franquias. Em 2008, a Tip Top inaugurou sua primeira unidade, encerrando o ano com seis lojas. Hoje, a rede está presente em 21 estados e possui 86 lojas, sendo seis próprias. Até o final de 2014, a expectativa é inaugurar mais

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

posso ajudar? zat01_2.indd 30

3/17/14 1:54 PM


20 franquias. “Como a Tip Top já está presente em todos os estados do Nordeste, este ano pretendemos aumentar a presença em regiões como Norte e Sul do País”, conta a gerente de marketing da Tip Top, Daniela Boll. Com uma estrutura completamente diferente do modelo de franquia, em agosto do ano passado, a marca abriu sua primeira Mega Store, no bairro do Morumbi, na capital paulista. A Mega Store tem 600 metros quadrados, estacionamento próprio com valet e mais de quatro mil itens dos mais diversos tipos. Roupas, acessórios, carrinhos para bebê, brinquedos e uma infinidade de itens para a chegada de uma criança compõem o mix da loja. “Tecnicamente, a Mega Store foi dividida da seguinte forma: 40% do espaço foram reservados para a seção de vestuário com peças exclusivamente da Tip Top; outros 25% para itens de puericultura pesada, como carrinhos de bebê, bebê-conforto, entre outros itens; 15% para puericultura leve, como mamadeiras e chupetas; e, como não poderia deixar de ser, os brinquedos também têm espaço garantido na loja, com 15% do espaço reservados à diversão dos pequenos, e 5% com outros produtos”, explica Daniela. Sempre em busca de novas possibilidades nesse segmento, a Tip Top explora diferentes ocasiões, datas, temas e formatos de vendas. “Para o período da Copa, criamos uma coleção para os pequenos entrarem no clima e curtirem o grande evento com estilo e muito confortáveis. Além disso, incluímos o kit chuva, com capa, guarda-chuva e galochas, entre vários outros itens coordenados, ou seja, com as mesmas estampas o que fez muito sucesso com os pequenos.” Para a gerente de marketing, antes da fidelização é preciso passar por outra etapa: ouvir atentamente o cliente. “Somente dessa maneira consegui-

mos identificar quais são suas necessidades, para atender a cada uma delas”, observa. Uma vez consolidada a marca Tip Top, a empresa passou a investir mais em atendimento especializado e treinamentos. “Além da qualidade fortemente reconhecida, procuramos oferecer um ótimo produto com excelente relação de custo e benefício”, complementa Daniela. E-commerce A loja virtual atende a todo o território nacional, embora esteja em funcionamento há apenas quatro meses. Cerca de 2.500 itens estão à venda no e-commerce — acompanhar o ritmo de virada de coleção para que

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

posso ajudar? zat01_2.indd 31

31 3/17/14 1:54 PM


POSSO AJUDAR?

EVOLUÇÃO DE ABERTURA DE LOJAS: 2008 – 6 lojas 2009 – 22 lojas (+266%) 2010 – 37 lojas (+68%) 2011 – 54 lojas (+46%) 2012 – 68 lojas (+26%) 2013 – 86 lojas (+26%) Previsão 2014: + 20 lojas – 106 lojas (+23%)

seus clientes possam encontrar as novidades da rede em todos os canais de venda. “O site tem o desafio de atender melhor às necessidades dos consumidores. A estratégia é proporcionar mais agilidade, segurança e praticidade, servindo com mais fluidez todas as regiões do Brasil.” Na Tip Top, todas as decisões são baseadas em estudos de mercado. “Estamos introduzindo um projeto de CRM — o que irá nos permitir aprimorar o que já está sendo feito.” De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), divulgados no ano passado, o mercado infantil brasileiro aumenta 14% ao ano, sendo os setores de calçados e roupas infantis res-

32

ponsáveis por um faturamento de R$ 24 bilhões. “O mercado varejista de artigos infantis tem muito espaço para continuar crescendo. As famílias estão cada vez mais enxutas com no máximo dois filhos. Mas, apesar disso, as estatísticas apontam para mais gastos nesse mercado, pois, estão investindo mais nos pequenos e buscam constantemente novidades. A rede teve um faturamento de R$ 71 milhões em 2013. Dentro desse cenário, a Tip Top se posiciona como uma marca que busca conforto nas tendências para elaborar todas as coleções.” Para 2014, a expectativa da empresa para cada loja é de 10% de crescimento. “No faturamento geral da rede de lojas, estimamos 30%”, finaliza Daniela.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

posso ajudar? zat01_2.indd 32

3/17/14 1:55 PM


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

posso ajudar? zat01_2.indd 33

33 3/17/14 1:55 PM


NA MODA

HERING KIDS

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

moda zat01.indd 34

3/17/14 2:00 PM

Divulgação

34

Divulgação

Jaqueta de algodão – forro em malha, body em meia-malha e calça índigo. www.ciahering.com.br


MALWEE PARA BRASILEIRINHOS

Divulgação

Divulgação

Conjunto de camisa em meia-malha e capri cotton light. www.malwee.com.br Contato – pontos de venda: (47) 2107-7200

moda zat01.indd 35

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

35 3/17/14 2:00 PM


NA MODA

Divulgação

BRANDILI

36

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

moda zat01.indd 36

Divulgação

Conjunto de camisete tricoline e calça de sarja com cintura ajustável. www.brandili.com.br

3/17/14 2:00 PM


Divulgação

Divulgação

TIP TOP

Macacão Tip Top de suedine fio tinto bordado. www.tiptop.com.br NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

moda zat01.indd 37

37 3/17/14 2:00 PM


PERFIL

Tricae

F

undada em 2011, a Tricae é a maior loja on-line de artigos infantis do Brasil e conquista a liderança no segmento online de artigos infantojuvenis. Em dois anos de atuação, a empresa já conta com 200 funcionários e 300 fornecedores. Além disso, o site recebeu uma rodada de investimentos no valor de R$ 20 milhões dos fundos Rocket-Internet, Millicom e AB-Kinnevik, entre 2011 e 2013. Atualmente, o e-commerce oferece para mães, com crianças de 0 a 12 anos de idade, um portfólio de 15 mil produtos que vão desde fraldas, roupas, sapatos até brinquedos, berços e carrinhos.

Juliana Duarte Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com MBA pela Universidade de Chicago, Juliana já atuou em empresas de private equity, como a Equity Internacional e a BCG (The Boston Consulting Group), onde trabalhou em projetos nos Estados Unidos e no Brasil. Desde o início de 2013 assumiu a função de co-CEO da Tricae.

38

Wilson Cimino Formado em Engenharia Industrial pela Poli-USP, Wilson Cimino passou pela A. T. Kearney, na área de consultoria, e na loja virtual Linio, onde participou da implementação do ecommerce no México, na Colômbia, no Peru e na Venezuela. Ao retornar para o Brasil, foi convidado para contribuir no processo de lançamento da Tricae, da Kanui e da Mobly. Hoje, Cimino é co-CEO da Tricae.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

perfil zat01.indd 38

3/17/14 2:06 PM


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

perfil zat01.indd 39

39 3/17/14 2:06 PM


FORNECEDOR

É bico vender essa marca!

P

resente no mercado brasileiro desde 1968, a Lillo integra o grupo Nilsen, também representado no País pela marca Fiona, igualmente tradicional no segmento. A qualidade de seus produtos é garantida pelo Sistema de Gestão da Qualidade, certificado conforme a NBR ISO 9001:2008. Indiscutivelmente, a Lillo conquistou a confiança do consumidor brasilei-

40

ro e, hoje, é a marca líder em market share da Nilsen, na categoria de chupeta, e Top of Mind em mamadeiras. A empresa está presente nas principais redes nacionais do setor, tais como supermercados, farmácias, atacados e lojas de bebê, e em todos os canais de vendas. A cada ano, a categoria de produtos para bebês cresce e o segmento infantil torna-se ainda mais rentável. “Lojas que investirem nesse segmento com certeza sentirão o impacto do crescimento nas vendas”, afirma a gerente de marketing da Lillo, Rosana Fiorelli. Para facilitar a exposição da linha nas lojas, é importante organizar corretamente as mercadorias. Deve-se, por exemplo, fazer a disposição por tamanho de produto, faixa etária e preço. “Os produtos devem ser expostos em áreas reservadas para a catego-

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

fornecedor zat01.indd 40

3/17/14 2:30 PM


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

fornecedor zat01.indd 41

41 3/17/14 2:30 PM


FORNECEDOR

ria de puericultura, ou em displays próprios da marca. O mais indicado no momento da exposição é seguir o planograma sugerido pela empresa, este organiza os itens de forma prática e visivelmente atrativa. Primeiro, chupetas para menores de 6 meses, depois para maiores de 6 meses. Exponha itens das mesmas coleção e categoria sempre juntos, estimulando a venda por impulso”, orienta Rosana. Lançamentos previstos Em 2014 a Lillo terá diversas novidades, tanto na linha de puericultura quanto em outros segmentos. De acordo com a gerente de marketing da empresa, o primeiro lançamento será a linha “Lillo Mamy” de lingeries para gestantes e para mulheres pós-parto. Esses artigos já estão disponíveis para venda em diversas lojas do Brasil. Segundo a gerente, o consumidor da marca procura produtos inovadores e práticos e este tem sido o desafio da Lillo.

Peculiaridades! Atuais linhas: O portfólio oferece diversas categorias, entre elas: mamadeiras, bicos, chupetas, acessórios (copos, pratos e itens de cuidados e higiene) e a linha Mamy, direcionada especialmente para gestantes. Produtos mais procurados: Mamadeiras, chupetas e acessórios são os itens mais vendidos pela marca. Diferencial dos artigos: Todas as mamadeiras e chupetas são certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), garantia de confiança e segurança no produto adquirido. Além disso, todos os acessórios da linha são devidamente testados e aprovados pelo controle de qualidade, sinônimo de eficácia e conforto no momento do uso do produto.

42

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

fornecedor zat01.indd 42

3/17/14 2:31 PM


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

fornecedor zat01.indd 43

43 3/17/14 2:31 PM


PONTO DE VENDA

Erros que lojistas cometem em vitrines

por Mário Rodrigues

I

nstrumento para a prospecção de novos clientes, a vitrine tem a função de despertar o interesse e fazer uma conexão entre os produtos vendidos na loja e as necessidades que o consumidor busca suprir. Seu lugar é estratégico, uma vez que, ao ficar na entrada, o potencial cliente a olha e identifica se aquele estabelecimento é capaz ou não de satisfazer seus desejos.

1 2 44

O lojista deve usá-la de maneira inteligente para definir qual o público-alvo do estabelecimento, fornecendo informações sobre o estilo, a faixa média de preço dos produtos e as novas tendências do mercado. Por isso, saber montar a vitrine é algo fundamental para  atrair novos e antigos clientes, já que ela diz muito sobre a loja. Entretanto, é muito comum os lojistas deixarem de utilizá-la da melhor maneira. Para que isso seja evitado, listo abaixo alguns dos erros mais recorrentes:

Desorganização: Uma vitrine desorganizada não desperta interesse e não atrai o cliente em potencial. Por ser uma amostra do interior da loja, quando não passa organização, transmite uma imagem negativa aos compradores, que fatalmente buscam a solução na loja ao lado.

Falta de estratégia na montagem: Muitos lojistas ainda não entenderam que o cliente está cada vez mais com tempo reduzido para fazer uma compra e deixam de utilizar a vitrine para passar a mensagem que é interessante para o estabelecimento. Colocar o que há de melhor, mais atrativo, o que realmente se quer que o cliente entre e compre é uma estratégia básica, que deve sempre ser adotada.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

PDV zat01.indd 44

3/17/14 2:32 PM


3 4

Propaganda enganosa: A vitrine deve expor os produtos condizentes tanto com o que existe no interior da loja quanto com o que os clientes target da loja procuram. Não adianta oferecer na vitrine uma coisa que o cliente não encontra ao entrar na loja ou que não esteja acessível ao público-alvo. Isso gera uma frustração no comprador e ocasiona o efeito inverso ao desejado.

Fora das tendências: Lojas que não entendem as tendências passam uma imagem de desatualizadas ou antiquadas. Os estabelecimentos devem ter o estilo de seu público: o que mais lhe agrada o leva a olhar para a vitrine.

Todo vendedor deve entender que a vitrine tem de ser a “fotografia” do sonho de consumo do cliente, tem que despertar o desejo pela compra em um curtíssimo tempo. Mantê-la organizada, montada estrategicamente, condizente com o que a loja, de fato, oferece

PDV zat01.indd 45

e de acordo com as tendências são alguns dos fatores que atraem o comprador para fechar negócio dentro de sua loja. Mário Rodrigues é diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas). www.ibvendas.com.br

3/17/14 2:32 PM


FALANDO SOBRE

Camila Toledo é consultora e especialista em tendência de moda, trabalhando há 12 anos para grandes bureauxs internacionais. Com um olhar certeiro para interpretar as influências que desembarcarão por aqui, Camila ajuda a determinar os rumos das próximas coleções, tornando seus pontos de vista essenciais para as equipes de estilo, além de palestrar nos principais eventos de moda do Brasil. 

46

Moda

Estilo grunge para bebê, #podearnaldo?

Q

uando o assunto é moda eu não trabalho com regras e vou usar esse espaço justamente para quebrar algumas. Até porque, regras no mercado de moda são tão efêmeras como uma tempestade de verão. E quando o assunto é sobre moda infantil, parece que as regras e as ideias pré-estipuladas se multiplicam. Aqui não vou falar de cor-de-rosa para menina nem de azul para menino. A ideia é quebrar paradigmas e ser criativo, sair do lugar-comum. Nesta coluna, bebê usa neon, caveira, esqueleto, morcegos porque a criança contemporânea já nasce cool e com um iPad na mão. Para o Inverno 2014, uma das grandes tendências da temporada é o xadrez vindo do grunge, um movimento musical da década de 1990 que se originou na cidade de Seattle. O ícone desse movimento é Kurt

Cobain e seu estilo é basicamente uma camisa de flanela xadrez e um jeans muito surrado. Esse movimento, assim como o rock dos 1980, vem com um toque de rebeldia, e essa rebeldia pode ser passada para a peça de forma divertida e leve, inspirando coleções infantis. Algumas ideias que tenho visto por aí são bodys com o mapa de Seattle, jeans que são transformados em jeggings com elástico na cintura para ficar mais fácil de vestir, bodys de flanelinha com o xadrez avermelhado típico, regatas ou camisetinhas devorê – que têm aquele ar surrado, mas são bem fresquinhas e gostosas de vestir em tempos mais quentes. Toda e qualquer estampa que lembre música, instrumentos, capas de discos, lambe-lambe de shows colocado nos murais pela cidade podem ser ótimas fontes de inspiração. www.camifashiontips.blogspot.com

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

falando sobre moda zat01 2.indd 46

3/17/14 2:38 PM


anuncio.indd 2

3/17/14 2:38 PM


FALANDO SOBRE

Comportamento

Uma figura chamada mãe! É preciso aceitá-la como é

Ana Amélia e Aurélia Picoli de Césaro são diretoras da Play Pesquisa e Conteúdo Inteligente. Os dados mencionados são resultado de uma pesquisa realizada no primeiro semestre de 2013.

48

A

ntes de começarmos a falar de dicas de comportamento de consumo para o target de 0 a 3 anos de idade, achamos apropriado expor um pouco do cenário que vivemos — nós mulheres. Não é novidade dizer que já somos a maioria nas universidades e que tem aumentando diariamente a presença feminina em cargos de liderança em grandes empresas. Mas é fundamental lembrarmos que com isso — ressalto que lutamos por direitos iguais e talvez por isso não possamos reclamar — veio o maior dilema feminino: como e quem eu priorizo? Meus filhos ou a carreira? Não falaremos sobre o dilema em si, porque acreditamos que a maioria que está lendo esta matéria o entende e o vive na pele, mas falaremos sobre a consequência disso no momento do consumo. Primeira consequência: priorizam o filho. Noventa e oito por cento das mães concordam que priorizam a necessidade dos filhos, o que significa que ao atender essa mãe você precisará perceber rapidamente quanto tempo ela dispõe para efetuar a compra. Vocês sabiam que essas mães disseram que nunca foram perguntadas se estavam com pressa ou não? Primeira dica: tenha um discurso preparado para atender a mãe em dez minutos e um para 20 e um para 30. Pode parecer boba-

gem, mas tempo é o bem mais precioso dessas mães. Segunda consequência: seja por culpa ou por receio de comprar algo que não considerem seguro, gastam mais nessa fase. Setenta e quatro por cento das mães afirmam que relacionam qualidade a preço alto e que se sujeitam a gastar mais quando os filhos são pequenos. Segunda dica: ao oferecer um produto para essa mãe, fale das características do produto, explique o quanto este é bom e seguro para o filho. Terceira consequência: elas precisam desabafar e ninguém melhor que outra mãe para ouvi-la. Sessenta e dois por cento das mães confiam no depoimento de outras mães, isso porque só uma mãe entende outra mãe. Ou seja, se você for mãe, ótimo, use isso na hora da venda. Conte sua experiência (positiva), pergunte o nome do filho dela, se interesse e mostre solidariedade. Se você não for, mostre respeito e admiração. Terceira dica: faça ela se sentir especial, conte o que outras mães (clientes) falam. Tenha na loja um espaço (pode ser um mural) com depoimento das mães falando do produto — isso é barato, simples e uma excelente ferramenta de divulgação de seu produto.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

falando sobre comportamento zat01.indd 48

3/17/14 2:41 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

3/18/14 4:24 PM


O próximo passo...

Calendário de feiras e eventos Programe-se para visitar os eventos mais interessantes para seu negócio! Local: São Paulo, Brasil. Site: www.feirakiddo.com.br.

Abril

4a7

Kiddo – Feira de Moda e Design para Crianças

Abril MIPTV

7 a 10

Local: Hong Kong, China. Site: www.babyandchildren. globalsources.com/.

FIT – Feira Internacional do Setor Têxtil

Abril

26 a 29

Local: São Paulo, Brasil. Site: www.feiraapas.com.br.

Local: Cannes, França. Site: www.miptv.com/.

Abril

12 a 15

China Sourcing Fair: Baby & Children’s Products

Local: São Paulo, Brasil. Site: www.fit016.com.br.

Maio

5a8

APAS Associação Paulista de Supermercados

Maio Playcon

50

7a9

Local: Arizona, Estados Unidos. Site: www.toyassociation.org/TIA/ Events/PlayCon/Events2/PlayCon/ PlayCon1.aspx#.UyHHmfldVAo.

NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Março/2014

O proximo passo zat01.indd 50

3/17/14 2:44 PM


NEGÓCIOS DE ZERO A TRÊS | Fevereiro/2014

O proximo passo zat01.indd 51

51 3/17/14 2:44 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

3/17/14 2:45 PM


Revista Negócios de Zero a Três #01