Revista Licensing Brasil (Marcas e Personagens) #90

Page 1

Revista Licensing Brasil | Ano 15 | N0 90

licensingcon.com.br - junho ano 15 n0 90

EP GRUPO

LICENSING EXPO 2022 www.epgrupo.com.br

RETORNO PRESENCIAL REAFIRMA O PODER DO RELACIONAMENTO PARA O MERCADO


tona

nó Página mo

fos sem Bolofo


pÁGiNa iNcRÍVeL

CoM bOlOfOfOs Se Bolofofos tem estes efeito em uma simple a folha de papel, imagin só o que pode fazer com seu produto!

TEMPO REAL AUDIÊNCIA EM

Seu coração já se convenceu. Agora apresente estes números bilionários para sua mente.

COnTaTo: (11) 5092-5588


ÍNDICE

(22)

EP NO DIGITAL 8 CURTAS 10 PELO MUNDO 14 ENTREVISTA – Julian Zag 18 CAPA – Licensing Expo 2022 22

(18)

ESPECIAL – Mongo Drongo 34 ESPECIAL – Paramount 35 ESPECIAL – Redibra 36 ESPECIAL – Tycoon 37 ESPECIAL – Vertical 38 VITRINE 40

(40) LICENSING BRASIL



EDITORIAL

Ano 15 – Ed. 90 – junho – 2022 Espaço Palavra Editora e Arte Ltda.

‹ Direção-geral e jornalista responsável ›

Marici Rosana Ferreira (MTB 36727) ‹ Conselho editorial › David Diesendruck, presidente da Redibra; Victor Fonseca, diretor de licenciamento da Viacom; Marcos Bandeira de Mello, gerente-geral de operações da Warner Bros. Consumer Products (Brasil); Angela Cortez, diretora da Zag.

‹ Revisão ›

Lu Peixoto ‹ Redação › Camila Guimarães ‹ Arte › Wilson Alves ‹ Atendimento › Daiane Miranda ‹ Marketing › Luiz Paulo Ferreira Luise Kipper ‹ Novos negócios › Camila Guimarães ‹ Administrativo › Cristina Venâncio ‹ International sales › Multimedia, Inc. (USA) Tel. +1-407-903-5000 E-mail: info@multimediausa.com ‹ Administração, publicidade e redação › Av. Rouxinol, 1041, conj. 1109 Moema – São Paulo/SP CEP: 04516-001 Tels.: (11) 5092-5588 / (11) 5094-0403 E-mail: comercial@epgrupo.com.br ‹ Assinaturas › (11) 5092-5588 ou pelo site www.epgrupo.com.br As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores e podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte. As fotos utilizadas nesta edição pertencem ao banco de imagens da revista Licensing Brasil e podem ser utilizadas desde que citada a fonte. A revista Licensing Brasil possui distribuição nacional para diretores, gerentes de marketing e demais pessoas envolvidas no mercado de licenciamento dos setores de publicidade, acessórios, alimentos, brinquedos, canais de TV, confecção, cosméticos, higiene e limpeza, papelaria, promocional, tecnologia e informática. Profissionais de outros setores poderão adquirir os exemplares por meio da assinatura da revista.



EP NO DIGITAL

Os destaques de maio em nossas redes!

A edição #89 contou – até o fechamento desta edição –, com mais de 4.700 impressões. A matéria de capa foi o conteúdo mais acessado.

O post mais curtido compartilhou a cobertura da inauguração da FANLAB, em São Paulo, com novidades para o público geek!

Com mais de 300 views, o conteúdo mais acessado no Portal EP anunciava a campanha do Burger King com Stranger Things.

E, no guia de marcas, a propriedade mais buscada foi RBD.

Quer falar com o nosso time? Envie um direct!

8

LICENSING BRASIL



CURTAS

TOK&STOK LANÇA COLEÇÃO DE STRANGER THINGS Stranger Things 4: Volume 1 estreou no dia 27 de maio na Netflix. Para celebrar, a Tok&Stok está com uma coleção nova inspirada na série. São diversos produtos com clima nostálgico e misterioso, separados em duas coleções: Cali Dreamin e Hellfire Club.

JEQUITI E NBCUNIVERSAL ANUNCIAM PARCERIA EXCLUSIVA A maior e mais rentável franquia de animação de todos os tempos, com mais de 6 bilhões em bilheteria global, é a novidade da perfumaria infantil da Jequiti em parceria com a NBCUniversal. A fragrância masculina dos Minions e a feminina da Agnes traduzem toda a diversão e humor dos personagens que conquistaram o público com toda a sua personalidade. Os lançamentos aparecem em embalagens exclusivas e interativas, e já estão disponíveis para compra no site www.jequiti.com.br ou com as mais de 200 mil consultoras e consultores espalhados por todo País, com preço especial de lançamento de R$ 19,90.

10

LICENSING BRASIL


REDE DE HOTÉIS ACCOR CRIA QUARTOS INSPIRADOS NAS INFÂNCIAS DE JOGADORES DO PARIS SAINT-GERMAIN Um quarto de hotel em estabelecimentos Accor em Paris, Sevilha, Marrakech, Salerno e São Paulo será decorado com as memórias de infância de cinco jogadores do Paris Saint-Germain. Desde o dia 23 de maio e durante o verão europeu, a ALL – Accor Live Limitless, principal parceiro do Paris Saint-Germain, está oferecendo às famílias e crianças mais velhas uma experiência única passando uma ou mais noites em Paris, Sevilha, Marrakech, Salerno (nos subúrbios de Nápoles) e São Paulo em um quarto de hotel Accor inspirado no quarto de infância de cinco jogadores do Paris Saint-Germain: Presnel Kimpembe, Sergio Ramos, Achraf Hakimi, Gianluigi Donnarumma e Marquinhos. Como principal parceira e patrocinadora de camisas do Paris Saint-Germain, a ALL – Accor Live Limitless, desperta a criança que dorme em cada um deles, criando, a partir de suas memórias, um quarto inspirado em sua infância em um hotel Accor não muito longe da vila ou cidade onde eles têm suas raízes. Ao abrirem uma porta para o seu passado, os cinco jogadores parisienses oferecem às crianças e suas famílias a oportunidade de compartilharem sua história, suas paixões de infância e os segredos de seu sucesso. Uma vez no quarto, os clientes do programa de fidelidade ALL receberão uma foto autografada junto com uma mensagem de vídeo do jogador. A ambição do ALL – Accor Live Limitless, por meio de sua parceria com o Paris Saint-Germain, é proporcionar experiências únicas e significativas aos fãs de futebol e membros do programa de fidelidade ALL e a plataforma de reservas Accor.

Junho 2022

11


CURTAS

PK XD RECEBE L.O.L. SURPRISE!™ NO SEU METAVERSO EM NOVA PARCERIA GLOBAL A Afterverse, estúdio de games do ecossistema de tecnologia Movile e desenvolvedora do PK XD, anuncia parceria com a MGA Entertainment, uma das maiores fabricantes de brinquedos do mundo e dona da marca de minibonecas número um em vendas nos Estados Unidos em 2021 (segundo a NPD). A novidade promove a experiência surpreendente de se abrir uma L.O.L. Surprise! no Universo PK XD. O objetivo das empresas é trazer o mesmo sentimento de diversão que as bonecas proporcionam no mundo real para dentro do metaverso do PK XD, promovendo ainda mais a oportunidade de autoexpressão dos usuários, com diversos itens fashionistas para customizar os avatares e decorar casas no jogo. Desde o dia 26 de maio, estão disponíveis no jogo 16 produtos exclusivos e colecionáveis, de roupas a móveis, por meio de uma loot box temática – sistema de premiação do game que traz uma seleção de itens virtuais. De acordo com Isaac Larian, fundador e CEO da MGA Entertainment, a parceria faz parte do investimento da MGA em iniciativas de metaverso, contando com marcas como o PK XD, que tem grande experiência na área. O público fã de L.O.L. Surprise! está em constante crescimento e os adolescentes que já conheciam as bonecas e brincaram com elas durante a infância agora podem ter essa experiência no metaverso e interagir com usuários do mundo inteiro.

12

LICENSING BRASIL


O SHOW DA LUNA ESTÁ EM ALEXA Qual é o jeito certo de lavar as mãos? Por que é preciso

MATTEL ANUNCIA O RETORNO DE MONSTER HIGH

passar protetor solar? Por que o galo canta? Luna é conhecida

Após 5 anos de pausa, os fãs de Draculaura,

por ser uma garota muito curiosa e agora terá a ajuda de Alexa

Clawdeen, Lagoona e das outras bonecas-monstro

para descobrir as respostas para essas e outras perguntas.

queridinhas já podem comemorar: as Monster High

Quem disse “Alexa, Bom Dia” no dia 20 de maio foi sur-

estão de volta!

preendido com a participação especial da personagem. E, para

A Mattel, fabricante de brinquedos responsá-

saber mais das preferências da Luna, é só perguntar: “Alexa,

vel pela marca, anunciou a reedição das bonecas

qual é a fruta favorita da Luna?”. Para continuar a brincadeira,

globalmente. No Brasil, os produtos estarão dispo-

basta dizer: “Alexa, eu quero muito saber” e o faz de conta

níveis em junho.

acontece. Luna vai interagir e cantar as canções que fazem sucesso na série.

Lançadas em 2010, a franquia Monster High conquistou rapidamente meninas e meninos em

Enquanto isso, para deixar a hora de dormir ainda mais

todo o mundo com seus produtos e séries anima-

gostosa e acolhedora, Alexa levará os clientes a uma viagem

das. Com mensagens de inclusão, a linha é inspi-

incrível pelo espaço na companhia de Luna, Júpiter e Cláudio!

rada no dia a dia das filhas de monstros clássicos

Basta pedir: “Alexa, experiência sonora O Show da Luna”, para

e de filmes de terror, como Drácula, Frankenstein,

viajar em um faz de conta, descobrindo curiosidades sobre pla-

Lobisomem e Monstro do Lago Ness.

netas e estrelas. A experiência ensina a trabalhar a imaginação e termina com músicas relaxantes para ajudar os pequenos a pegarem no sono. Como diria a Luna: isso é incrível!

Junho 2022

13


PELO MUNDO...

COLEÇÃO DE ÓCULOS FORTNITE X UNOFFICIAL Unofficial, a marca de óculos jovem e ambicio-

SÉRIE ANIMADA DANIEL TIGRE ASSINA 16 ACORDOS DE LICENCIAMENTO

sa, criou uma nova coleção de oito peças de óculos

Fred Rogers Productions, a premiada organização

de sol e duas armações em parceria com o popular

de mídia educacional para crianças por trás de várias

jogo Fortnite.

séries da PBS KIDS, e a 9 Story Brands, o agente de

Lançada em 19 de maio na Europa e na América

licenciamento mundial de Daniel Tigre, estão nova-

Latina, cada peça da coleção apresenta um elemen-

mente expandindo o alcance da série animada de su-

to icônico do universo Fortnite, mostrando o quão

cesso com 16 novos parceiros de licenciamento.

bem essas marcas se cruzam – oferecendo diversão, inclusão e positividade. A parceria foi intermediada pela IMG, agência mundial exclusiva da Fortnite para licenciamento de produtos de consumo.

As próximas ofertas de produtos abrangem várias categorias, de vestuário a livros, artigos esportivos a alimentos e bebidas e muito mais. Daniel Tigre é distribuído em mais de 180 países e se expandiu além da tela para mais de 40 licencia-

Para ampliar o lançamento oficial das arma-

dos, dois shows ao vivo e um parque de diversões,

ções nos mercados da Europa e América do Sul, a

além de jogos premiados na web, aplicativos com a

Unofficial levou o conceito da marca de “celebrar

melhor classificação para pais e filhos, e eventos de

seu jeito Unofficial” um passo adiante com a cam-

divulgação com emissoras de televisão. Em fevereiro

panha de marketing “PLAY THE FRAME”: você não

de 2022, Daniel Tigre foi o programa nº 1 da PBS KIDS

usa a nova coleção, você joga.

para crianças de 2 a 8 anos em transmissão e digital,

No Brasil, a coleção estará disponível nas óticas GrandVision. Fonte: Licensing International

com mais de 47 milhões de transmissões no aplicativo PBS KIDS Video. A animação está disponível no Brasil na Amazon Prime Video. Fonte: ANB Media

14

LICENSING BRASIL


RITZ E OREO SE UNEM EM MISTURA DOCE E SALGADA Biscoitos Ritz e biscoitos Oreo se uniram para uma mistura doce e salgada. O produto de edição limitada combina dois sabores favoritos dos fãs em uma colaboração única – uma camada superior de Ritz e a camada inferior de Oreo, unidas por um creme suave com sabor de manteiga de amendoim. Fonte: Hypebeast

TIME DE E-SPORTS FAZE FAZ COLABORAÇÃO COM A DISNEY A organização norte-americana de jogos e estilo de vida – FaZe Clan –, anunciou uma colaboração de vestuário com a Disney. Como resultado da colaboração, está uma versão “tecnificada” do icônico personagem Mickey Mouse da Disney, chamada “Mickey On The Grid”. A coleção cápsula foi lançada em 28 de maio na The Armory, a loja pop-up da organização. A coleção Mickey On The Grid inclui camisetas, moletons e bonés. Fonte: Esports Insider

Junho 2022

15


PELO MUNDO...

NBCUNIVERSAL LANÇA MARCA INFANTIL A divisão de desenvolvimento de marca da NBCUniversal está celebrando todas as famílias e o feliz caos da paternidade com o lançamento de sua marca infantil, Welcome to the Universe Baby! – entregando coleções modernas e orientadas para tendências inspiradas em personagens, histórias e

FROSTED FLAKES DA KELLOGG CRIA MAQUIAGEM COM GLAMLITE

momentos que definem a cultura da NBCUniversal. Welcome to the Universe Baby! apresenta co-

Para comemorar o 70º aniversário do mascote dos

leções inspiradas em “Jurassic World”, “E.T. o

sucrilhos da Kellogg’s Tony, o Tigre, a Glamlite lançou

Extraterrestre” e “JAWS”, da Universal Pictures e

uma coleção de maquiagem em sua homenagem.

Amblin Entertainment; “Shrek”, “Madagascar”,

A colaboração Frosted Flakes e Glamlite foi in-

“Como Treinar Seu Dragão” e “Kung Fu Panda”,

termediada pela agência de licenciamento de mar-

da DreamWorks Animation; e clássicas, incluindo

cas da Kellogg, a The Joester Loria Group.

“George, o Curioso”, “Gato Félix”, “Pica-Pau” e

A colaboração de maquiagem consiste em uma paleta de sombras, kit de brilho labial, kit de batom e iluminador e está disponível exclusivamente em Glamlite.com.

muito mais. No Brasil, as parcerias incluem Riachuelo, Grendene e Capricho, entre outras. Fonte: License Global

Fonte: License Global

SAMSUNG LANÇA CASE DE FONE DE OUVIDO EM FORMATO DE POKEBOLA Depois de apresentar o Samsung Galaxy Z Flip 3 com o tema Pokémon, a empresa de tecnologia está expandindo sua oferta nostálgica para incluir um par de edição limitada de fones de ouvido Galaxy Buds 2. Os fones chegam com um estojo especial de Pokébola, que certamente despertará o interesse dos fãs. Os fones de ouvido também vêm com um dos vários adesivos de Pokémon, incluindo personagens populares como Pikachu, Squirtle, Bulbasaur, MewTwo e muito mais, para que os fãs possam decorar seus próprios estojos. Fonte: Hypebeast

16

LICENSING BRASIL



ENTREVISTA

Julian Zag

P

ara esta edição, conversamos com Julian Zag, vice-presidente executivo de operações globais e chefe de produtos de consumo da

ZAG Heroez. Uma aula sobre licenciamento de marca; confira! Conte-nos sobre sua carreira na ZAG e quais áreas você está liderando atualmente. Em 2009, o meu irmão, Jeremy Zag, fundou a ZAG em Paris, França, e em 2012, ele expandiu o estúdio para os Estados Unidos. A ZAG vem crescendo desde então. Entrei na empresa em 2018 para supervisionar e expandir o negócio global de produtos de consumo, e o que começou como uma pequena divisão, cresceu para uma equipe de mais de 150 executivos localizados em todo o mundo para lidar com licenciamento, varejo e promoções, jogos, eventos ao

Julian Zag, vice-presidente executivo de operações globais e chefe de produtos de consumo da ZAG Heroez

vivo e experiências. Os últimos 4 anos testemunharam um enorme crescimento à medida que construímos

cidade dos fantasmas que a assombram; e nosso

nossas marcas já existentes e trabalhamos no desen-

projeto recentemente anunciado, Melody, um longa-

volvimento de novas marcas originais. De fato, no

-metragem musical de animação criado e dirigido por

final do ano passado, as vendas no varejo de nosso

Jeremy Zag e estrelado pela cantora e atriz superstar

fenômeno global, Miraculous™ – As Aventuras de

global Katy Perry.

Ladybug, atingiram 1 bilhão de dólares. Nossa equipe trabalha em conjunto para criar

A expansão da ZAG pelo mundo é inquestio-

estratégias dinâmicas e exclusivas em todos os

nável. Quais fatores são responsáveis por ​​ esse

negócios de nossos produtos de consumo para

crescimento?

nossas marcas ZAG Heroez™, que obviamente inclui

Apesar da pandemia, nosso negócio floresceu.

Miraculous, uma história moderna de dois icônicos

Existem inúmeras razões para o nosso crescimento.

super-heróis jovens, mágicos e transformadores, com

Em primeiro lugar, temos um conteúdo excepcional

uma mistura de gêneros: ação, super-herói, comédia

que as crianças e as famílias adoram. Miraculous tocou

e romance; Ghostforce™, uma série original de ação

o coração de crianças e famílias em todo o mundo e

e comédia que segue três estudantes do ensino médio

está disponível em todos os lugares – TV, streaming,

que formam uma equipe secreta para defender sua

mídia social, YouTube etc.

18

LICENSING BRASIL


Em segundo lugar, com a chegada da pandemia, rapidamente estabelecemos uma divisão de comércio

Qual é a visão da ZAG para a América Latina? Quais são os principais desafios e oportunidades?

eletrônico para ajudar nossos parceiros a vender seus

A região da América Latina oferece muitas oportuni-

produtos on-line. A ZAG criou lojas on-line Miraculous

dades para o crescimento de nossas marcas. O reconheci-

e Ghostforce, oferecendo a mais ampla gama de

mento da marca para Miraculous é alto, entre 85% e 91%

produtos de qualidade para nossos consumidores.

no México, Colômbia, Argentina, Chile e Brasil, de acordo

Atualmente, temos 18 lojas online e 26 estarão no

com a Brand Trends (outubro de 2021). O mesmo rela-

ar até o final do ano em 17 países. Coletivamente,

tório também indicou uma “intenção de compra” de 80%

elas oferecem mais de 10.000 produtos, com eventos

para a marca, o que é fenomenal! Estamos construindo

sazonais para aumentar as vendas.

Miraculous para ser uma marca perene que se reinventa para se conectar com novos públicos. Nossa mais nova

Quais são os principais desafios na liderança de uma empresa global de entretenimento?

temporada − a quinta, começará a ser lançada no quarto trimestre de 2022 com nossos parceiros Globo e Disney.

Em primeiro lugar, temos que continuar a criar

Agora temos cerca de 100 licenciados em toda a

conteúdo e produtos incríveis que as crianças e as

América Latina para todos os tipos de produtos, desde

famílias adoram! Para fazer isso, trabalhamos com

publicações até volta às aulas, vestuário, alimentos,

os melhores parceiros da categoria, que entendem

artigos de decoração e muito mais. Os produtos estão

nossas marcas e nossa missão e se mantêm à frente

disponíveis em toda a região no mercado de massa em

das tendências do mercado que estão impulsionando

supermercados, lojas de departamento e lojas especia-

os padrões de visualização e jogo das crianças.

lizadas e de e-commerce. Continuaremos a desenvolver

E, claro, temos uma equipe executiva de elite para

esses mercados e desenvolver as marcas em outros

conduzir nossos negócios. Nos últimos 18 meses,

países com foco no Brasil, México, Colômbia, Chile, Peru

mudamos completamente nosso modelo de negócios

e América Central.

para que nossos principais mercados sejam liderados

Nossos principais desafios nesta região são as flutu-

em nível local com executivos altamente experientes.

ações da economia, impostos, política e o número de

Agora temos escritórios em Miami, Cidade do México

países em que operamos.

e Buenos Aires para supervisionar nossos negócios na América Latina, que é supervisionado por Angela Cortez, nossa VP de licenciamento e varejo para Latam. Também temos escritórios na Alemanha para lidar com a Europa Oriental; Dubai para atender a região MENA (Oriente Médio e Norte da África); e uma divisão de jogos com sede em Tel Aviv. Esses novos escritórios complementam nossos escritórios existentes em Paris, Los Angeles e Montreal.

Junho 2022

“Só no Brasil, vendemos cerca de US$ 120 milhões no varejo e temos mais de 30 parceiros de licenciamento.”

19


ENTREVISTA

Falando exclusivamente sobre o Brasil, quais são suas expectativas para esta área?

A consciência “miraculosa” também está crescendo devido às experiências ao vivo que lançamos. Temos o

O Brasil foi e continuará sendo um mercado-chave

espaço Instagram-friendly em Gramado, no sul do Brasil;

para nós. Temos uma parceria fabulosa com a Globo,

e, em outubro de 2021, lançamos nosso escape room em

na qual Miraculous permaneceu como a série número

São Paulo, que tem sido um grande sucesso. E, em 2023,

1 para meninas por quatro temporadas consecutivas no

a turnê live-action Miraculous da Proactiv será lançada.

canal infantil Gloob, onde a série alcançou uma audiência

É importante destacar que conquistamos diversos

geral de 48/52 meninos/meninas. E, durante a pandemia,

prêmios por Miraculous no Brasil, mais recentemente o

lançamos jogos Miraculous no Gloob Games.

“Personagem Infantil Destaque”, no Prêmio Marcas e

Neste outono do hemisfério norte, veremos o

Personagens 2021 do EP Grupo.

lançamento de uma linha de brinquedos estendida

Também estamos começando a construir nosso pro-

da ZAG Lab e Playmates que coincidirá com o lan-

grama de licenciamento de entrada no mercado para

çamento de nosso recurso de animação de mais de

nossa mais nova propriedade, Ghostforce.

US$ 100 milhões, juntamente com dois novos jogos para celular e nosso primeiro jogo de console. A Globo também cuida do licenciamento de Miraculous com uma equipe 100% dedicada à marca.

Quais são os números “miraculosos” atuais no mundo, na América Latina e no Brasil que validam o poder da propriedade?

Só no Brasil, vendemos cerca de US$ 120 milhões no

No ano passado, alcançamos muitos marcos para

varejo e temos mais de 30 parceiros de licenciamento.

Miraculous. Em termos de séries, Miraculous é classificado

Neste ano, teremos muitas novidades no mercado –

pelo IMDB entre os 10 melhores programas de animação

fantasias, jogos, colecionáveis, itens de moda, mala

dos últimos 20 anos e foi listado entre os 10 programas

ECO personalizada, produtos de saúde e beleza e

mais populares da Netflix nos EUA. Já vendemos mais de

muito mais – lançados com nossos parceiros, como

250 milhões de produtos, e Miraculous é também o ven-

Novabrink, Grow, Multikids, Xalingo, Pais e Filhos,

cedor de 27 prêmios! A quarta temporada foi ao ar em mais

Kameleon, View Cosméticos, entre outros.

de 120 países em todo o mundo, alcançando consistente-

20

LICENSING BRASIL


mente a classificação #1. Nas redes sociais, atingimos mais de 30 bilhões de visualizações no YouTube; tivemos mais de 200 downloads do nosso aplicativo oficial do Miraculous; e mais de 300 milhões de gameplays no Roblox. No lado de produtos de consumo do nosso negócio, nossa linha de brinquedos da ZAG Lab e Playmates está superando as expectativas, crescendo 250% em 2021, e a Miraculous está entre as bonecas de moda mais vendidas no Reino Unido e na França. Nossos filmes de animação de eventos especiais Miraculous™, “Miraculous™ World: New York”, “United HeroeZ” e “Miraculous™ World: Shanghai” alcançaram recordes de audiência, superando até mesmo a programação adulta do Grupo Globo. Aliás, “Miraculous World: Shanghai” se tornou o filme mais bem avaliado em 2021 entre os canais de TV por assinatura do Brasil.

Ghostforce

Oriente Médio, no Disney Channel. ZAG Lab e Playmates são os principais parceiros de brinquedos da marca com brinquedos a serem lançados

Qual é o posicionamento atual de Ghostforce e quais são os próximos passos? Ghostforce é nossa propriedade mais recente para a qual estamos desenvolvendo uma estratégia global. A

em 2023, e temos acordos assinados para publicação, vestuário e fantasias, entre outros. Especificamente no Brasil, assinamos dois novos parceiros de licenciamento, incluindo View, para saúde e beleza, e Dermiwil para mochilas.

série é um original de comédia e ação para crianças e

O interesse em Ghostforce continua a crescer e pre-

famílias que segue três estudantes do ensino médio que

vemos que 2023 e 2024 serão anos de crescimento para

formam uma equipe secreta para defender sua cidade

a marca!

dos fantasmas medonhos que a assombram. O Disney Channel U.S. adquiriu Ghostforce e estreou em outubro passado no Disney XD. A série também foi

Diante de tantas propriedades oferecidas, qual o diferencial em trabalhar com a ZAG?

lançada na maioria dos países europeus, tornando-se

Criamos conteúdo de qualidade que ressoa entre

líder de mercado em vários grupos-alvo de crianças, com

crianças e famílias em todo o mundo, e somos a única

exibições únicas atingindo até 40,9% de participação

empresa que alcança crianças e famílias com nossos pro-

entre todas as crianças de 3 a 14 anos e 51,2% entre

gramas de produtos de consumo. Nossa cultura de estúdio

crianças de 6 a 9 anos de idade. Na França, onde a série

é de agilidade na tomada de decisões e oferecemos um

estreou no TF1 em agosto de 2021, Ghostforce alcançou

ambiente criativo muito colaborativo aos nossos parceiros.

uma audiência de mais de 35%. Na América Latina, a

No ano passado, também lançamos uma divisão antipira-

série foi lançada no Discovery Kids em dezembro de

taria para garantir que as mercadorias de nossas marcas

2021 e está tendo um bom desempenho. Recentemente,

no marketplace sejam legítimas e não comprometam as

Ghostforce estreou em 6 de maio no Brasil, e a série

vendas de mercadorias desenvolvidas por nossos parceiros.

também está disponível em Japão, Índia, Rússia e CEI e

Junho 2022

21


Por @maricirosana

CAPA

LICENSING EXPO 2022 A importância das interações pessoais ficou bastante clara nas recentes conversas em Las Vegas

E

nfim, a tão esperada edição presencial da Licensing Expo aconteceu entre os dias 24 e 26 de maio em Las Vegas, nos Estados Unidos. Mais de 900 dias depois da edição de 2019, o maior evento dedicado ao licenciamento e à extensão de marca reuniu o mercado global.

UMA FEIRA MENOR EM TAMANHO, COM MENOS PESSOAS CIRCULANDO, MAS COM OPORTUNIDADES DE NETWORKING MUITO INTERESSANTES. TODOS ESTAVAM ÁVIDOS POR CONVERSAS, NOVIDADES, PARCERIAS. O CLIMA ESTAVA PROPÍCIO PARA FALAR COM TODOS; DESDE O PEQUENO ATÉ OS PODEROSOS DONOS E AGENTES DE MARCAS E PERSONAGENS.

22

A EDIÇÃO 2022 SINALIZOU AS MOVIMENTAÇÕES MAIS IMPORTANTES DESDE 2019: • • • • • •

O streaming passou de um negócio recente para um modelo de negócios no licenciamento; A pandemia reforçou os videogames como entretenimento; A cultura popular adotou o conceito de metaverso, criando um frenesi por criptomoedas, NFTs e mundos virtuais; O comércio por meio de canais de mídia social evoluiu rapidamente; Marcas retrô e de nostalgia se fortaleceram desde o início da pandemia e mostram sinais contínuos de crescimento; Marcas tradicionais que relutavam em investir no licenciamento antes da pandemia viram o licenciamento as fortalecendo.

LICENSING BRASIL


COMO BEM OBSERVOU O EXECUTIVO EXPERT EM MARCAS STEVEN EKSTRACT, EM UM MUNDO INCERTO, O VALOR DA MARCA É TESTADO E COMPROVADO: “NESSE SENTIDO, É FUNDAMENTAL ENTENDERMOS COMO ESSAS MUDANÇAS AFETARÃO AS TENDÊNCIAS DO VAREJO E A DEMANDA DO CONSUMIDOR”.

Junho 2022

23


CAPA

SOBRE TEMÁTICAS E TENDÊNCIAS! – DIVERSIDADE, EQUIDADE E SUSTENTABILIDADE – NFTS E METAVERSO – MERCADO PET – MODA – ALIMENTOS E BEBIDA – ESPORTES E JOGOS – ENTRETENIMENTO BASEADO EM LOCALIZAÇÃO

OS PRINCIPAIS CONTEXTOS APRESENTADOS E FOMENTADOS TRAZIAM TAIS ASSUNTOS E MERCADOS.

24

Para saber mais detalhes sobre este conteúdo, bem como checar quais licenças chamam atenção para os segmentos do mercado brasileiro, fale conosco! LICENSING BRASIL


CONHEÇA OS VENCEDORES DO LICENSING INTERNATIONAL EXCELLENCE AWARDS 2022 Os 25 vencedores do prêmio foram selecionados entre 165 finalistas de todo o mundo. Mais de 800 inscrições foram recebidas, selecionadas por um painel de jurados global especializado e votadas por membros da indústria de licenciamento em geral. Seguem abaixo os melhores produtos licenciados.

VESTUÁRIO OU ACESSÓRIO PARA UMA MARCA CORPORATIVA – linha BMW Motorsport, da PUMA

Junho 2022

25


CAPA

VESTUÁRIO OU ACESSÓRIO PARA UMA PROPRIEDADE DE ENTRETENIMENTO – linha “The Legend of Zelda”, da BlackMilk

ELETRODOMÉSTICOS, UTILIDADES DOMÉSTICAS, ELETRÔNICOS PARA UMA MARCA CORPORATIVA – geladeira Xbox, da Ukonic

26

LICENSING BRASIL


ELETRODOMÉSTICOS, UTILIDADES DOMÉSTICAS, ELETRÔNICOS PARA UMA PROPRIEDADE DE ENTRETENIMENTO – colaboração “Vila Sésamo”, por Tonies

DIGITAL: APLICATIVOS, SOFTWARE, VIDEOGAMES, NFTS – experiência Forever 21 Shop City, pelo Virtual Brand Group

Junho 2022

27


CAPA ALIMENTOS OU BEBIDAS PARA UMA MARCA CORPORATIVA – sorvete Louvre, da Häagen-Dazs

PUBLICAÇÃO, EXPRESSÃO SOCIAL – calendário do advento dos Beatles, por Eaglemoss

HOME DÉCOR – decoração de casa em madeira LEGO, por Room Copenhagen

28

LICENSING BRASIL


COMIDA OU BEBIDA PARA UMA PROPRIEDADE DE ENTRETENIMENTO – bolos lunares “Harry Potter”, da Awfully Chocolate

HEALTH AND BEAUTY AIDS – linha de banho e beleza “Friends”, da Mad Beauty

Junho 2022

29


CAPA BRINQUEDOS, JOGOS, NOVIDADES (DE 0 A 8 ANOS) – playset “Batman” Bat-tech Batcave, da Spin Master

BRINQUEDOS, JOGOS, NOVIDADES (A PARTIR DE 8 ANOS) – modelo Adidas Originals Superstar, da LEGO

30

LICENSING BRASIL


MELHORES MARCAS LICENCIADAS MARCA CORPORATIVA – BMW, por BMW Group ENTRETENIMENTO, PERSONAGEM, MARCA DE BRINQUEDO (ANIMADO) – “CoCoMelon”, por Moonbug Entertainment

COMIDA, BEBIDA, RESTAURANTE – Coca-Cola, Hi-C e Sprite, por The Coca-Cola Company ESTILO DE VIDA: ARTE, DESIGN, CELEBRIDADE, MODA – Amy Winehouse, por MDR Brand Management ENTRETENIMENTO DE AÇÃO AO VIVO – “Ghostbusters”, da Sony Pictures MUSEU, ARTE E DESIGN – V&A, por The Victoria and Albert Museum ESPORTES, COLEGIAL – Fórmula 1, pela CAA Global

OUTROS PRÊMIOS MELHOR AGÊNCIA DE LICENCIAMENTO – Beanstalk

MELHOR PROMOÇÃO LICENCIADA – Rovio & Born Licensing, para o “Angry Bird Problem” da GEICO

Junho 2022

31


CAPA

MELHOR COLABORAÇÃO LICENCIADA

MELHOR ENTRETENIMENTO BASEADO EM LOCALIZAÇÃO

– Balenciaga x “Os Simpsons”

– Monopoly Lifesized, por Gamepath Entertainment

MELHOR VAREJISTA (ENTRETENIMENTO, MARCA DE PERSONAGEM) – Bloomingdale’s, por “Space Jam: A New Legacy”

32

LICENSING BRASIL


MELHOR VAREJISTA (CORPORATIVO, ESTILO DE VIDA, MODA, INICIATIVA ESPORTIVA) – BoxLunch, por McDonald’s

Por fim… Apesar de seu tamanho - mais de US$ 300 bilhões em vendas anuais no varejo –, o negócio de licenciamento é orientado por RELACIONAMENTOS! Aqui no Brasil, o mercado já tem data marcada para se encontrar: dias 31 de agosto e 1º de setembro, durante o LicensingCon. INSCREVA-SE GRATUITAMENTE!

E para seguir acompanhando, siga o @epgrupo e o @licensingcon nas redes sociais! ; )

Junho 2022

33


ESPECIAL

MONGO E DRONGO CONFIRMADA!

C

onversamos com a Ravena Bianca Kotarski, gerente de marketing da Abluba Estúdios de Animação, sobre a estreia da marca Mongo e

Drongo na LicensingCon. Confira!

Qual a expectativa para a edição deste ano? Esperamos fazer bons negócios e, assim, continuar levando nossos personagens para o dia a dia de milhões de fãs para além dos episódios em desenho animado, com presença física em produtos licenciados.

O que o executivo/visitante pode aguardar sobre a participação de vocês? Teremos prazer em contar sobre nossos personagens e sobre a comunidade engajada de fãs e como podemos fazer parcerias justas, divulgando os produtos em nossos canais e também estamos abertos a ideias de produtos e de como fazer um bom negócio, dispostos a entender a estrutura e necessidades do parceiro.

O espaço de exposição da empresa oferecerá alguma ação ou interação com o visitante? Nossa equipe estará interagindo com os visitantes respondendo questões, com amostras de produtos já

Ravena Bianca Kotarski, gerente de marketing da Abluba Estúdios de Animação

Quer agendar uma reunião com a Abluba Estúdios? Entre em contato: (41) 99842-3055 ablubalicenciamento@gmail.com

licenciados, exibição dos episódios na TV, entregando impressos e exibindo protótipos.

34

LICENSING BRASIL


ESPECIAL

PARAMOUNT CONFIRMADA!

C

onversamos com Victor Fonseca, VP de licenciamento para Brasil, México e NOLA na Paramount, sobre a participação da com-

panhia na edição 2022 do LicensingCon. Confira!

A empresa participa do evento há quantos anos? Há 11 anos.

Qual a expectativa para a edição deste ano? Com a primeira edição presencial, após 2 anos de hiato, estamos muito ansiosos por esse reencontro. O público está sedento por novidades em experiências de entretenimento e produtos que traduzam o viver de maneira autêntica, que valorizem o bem-estar e as relações humanas. O mercado está refletindo toda essa busca. O forte potencial das marcas da Paramount tem tudo a ver com esse cenário.

O que o executivo/visitante pode aguardar sobre a participação de vocês? A Paramount consolida uma nova fase de por-

Victor Fonseca, VP de licenciamento para Brasil, México e NOLA na Paramount.

O espaço de exposição da empresa oferecerá alguma ação ou interação com o visitante? Com certeza! Nosso espaço contará com a energia de nossos queridos personagens, experiências e um ambiente único para os visitantes.

tfólio multigerações, com produtos, conteúdos e

Quer agendar uma reunião com a empresa?

experiências únicas para fãs de todas as idades, além

Envie mensagem para:

da presença multiplataforma no linear, streaming,

paramount.licenciamento@viacombrasil.com

cinema, digital, eventos, licenciamento e muito mais.

Junho 2022

ou lucas.simao@viacombrasil.com

35


ESPECIAL

REDIBRA CONFIRMADA!

C

onversamos com David Diesendruck, CEO da Redibra, sobre a presença da empresa no LicensingCon deste ano. Confira!

A empresa participa do evento há quantos anos? Desde seu início. Entendemos que a participação de todos é fundamental para o crescimento do negócio no Brasil. O evento oferece uma oportunidade única de apresentar ao ecossistema de criadores, proprietários de marcas, indústrias e varejistas todo o potencial do licenciamento.

Qual a expectativa para a edição deste ano? Ainda vivemos um momento de incertezas e volatilidade. Entretanto, a força das marcas com histórias potentes tem se sobressaído e alcançado bons resultados comerciais. Quando acompanhadas de uma gestão estratégica, inovadora e bem executadas, as perspectivas são positivas.

O que o executivo/visitante pode aguardar sobre a participação de vocês? Um portfólio de marcas relevante, criteriosamente

David Diesendruck, CEO da Redibra

O espaço de exposição da empresa oferecerá alguma ação ou interação com o visitante? Sempre buscamos oferecer aos nossos visitantes uma experiência memorável. Nosso propósito é levar sorrisos aos fãs de nossas marcas. Podem contar com isso em nosso espaço!

selecionado para atender públicos diversos, acom-

Quer agendar uma reunião com a Redibra?

panhado de planos específicos de ativações para os

Entre em contato: redibra@redibra.com.br

próximos anos.

36

LICENSING BRASIL


ESPECIAL

TYCOON 360 CONFIRMADA!

C

onversamos com a Erica Giacomelli, CEO da Tycoon 360, sobre a presença da empresa no LicensingCon deste ano. Confira!

A empresa participa do evento há quantos anos? Desde 2013, há 9 anos.

Qual a expectativa para a edição deste ano? Nossa expectativa é muito positiva, pois é a primeira edição presencial desde 2019, além de estarmos com muitas novidades no portfólio da Tycoon360.

O que o executivo/visitante pode aguardar sobre a participação de vocês? Eles receberão em primeira mão todas as novidades sobre o nosso portfolio para 2022 e 2023, principalmente os calendários de marketing e conteúdo de nossos clientes de entretenimento e games.

O espaço de exposição da empresa oferecerá alguma ação ou interação com o visitante? As ações ainda estão sendo planejadas.

Quer agendar uma reunião com a Tycoon 360?

Erica Giacomelli, CEO da Tycoon 360

Envie mensagem para: contato@tycoon360.com.br

Junho 2022

37


ESPECIAL

VERTICAL LICENSING CONFIRMADA!

C

onversamos com o Alexandre Volpi, CEO da Vertical Licensing, sobre a participação da companhia no LicensingCon deste ano.

Confira!

A empresa participa do evento há quantos anos? Participamos do evento desde 2017, no primeiro ano de operação da Vertical.

Qual a expectativa para a edição deste ano? Nossa maior expectativa é rever parceiros, amigos e retomar essa dinâmica prazerosa dos encontros pessoais; não temos a expectativa apenas de fechar negócios. Sabemos que muitas empresas aguardam este momento para tomar suas decisões, mas a nossa

Alexandre Volpi, CEO da Vertical Licensing

participação sempre assenta sobre o caminho da continuidade. É bom estar presente, participar do

e estamos dispostos a fazer a nossa parte para que o

processo e dar sequência aos que já estamos fazendo.

licenciamento como um todo caminhe pra frente.

A feira é uma oportunidade para dar continuidade às conversas e iniciar novos relacionamentos.

O que o executivo/visitante pode aguardar sobre a participação de vocês?

O espaço de exposição da empresa oferecerá alguma ação ou interação com o visitante? Ainda estamos planejando as atividades, mas certamente teremos ações – como a presença de per-

Novidades, sempre. Mas podem contar com a expe-

sonagens e cosplays –, convidaremos os artistas que

riência e vivência da nossa equipe. O que sempre ofere-

representamos e teremos algumas outras surpresas.

cemos a nossos parceiros e clientes é a mais profunda devoção e mordomia. Estamos preparados para ajudar

Quer agendar uma reunião com a Vertical?

a indústria, direcionando os visitantes a encontrar bons

Fale com o Alexandre Volpi:

e adequados projetos, de acordo com as suas necessi-

avolpi@verticallicensing.com.br, que encaminhará o

dades. Somos parte de uma engrenagem muito maior,

contato para o gerente adequado.

38

LICENSING BRASIL


ESPECIAL

O BRASIL

ESTÁ ENTRE OS SEIS PAÍSES COM MAIOR FATURAMENTO EM LICENCIAMENTO

É isso mesmo! Para se ter uma ideia, em 2021 o faturamento aqui no Brasil foi de + R$ 21 bilhões. Um crescimento de 5% em relação ao ano de 2020.

DE MARCAS DO MUNDO!

PARA CONHECER DE PERTO ESTE MERCADO, PARTICIPE DO LICENSINGCON 2022!

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

31 DE AGOSTO E 1° DE SETEMBRO 2022 VILA DOS IPÊS – SÃO PAULO 8H ÀS 19H

WWW.LICENSINGCON.COM.BR

Maio 2022

39


VITRINE

2022 C

onhecida por ser o maior evento supermercadista do mundo, a APAS SHOW 2022 apresentou, entre os dias 16 e 19 de maio, seu novo conceito “Além de Alimentos”, que reflete seu posicionamento de oferecer absolutamente tudo de mais relevante para o setor, desde alimentos e bebidas até tecnologia e inovação, passando por logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais. Aqui você confere alguns dos produtos licenciados expostos aos compradores!

E

TURMA T GRAPE

E ATES SW M O IT IN M

A

DA MÔNIC

CHI]

[TREBES

EXTRATO

TE TIMES DE TOMA

OL

DE FUTEB

ECTA]

[PREDIL

40

LICENSING BRASIL


SABOR CHEADO TOS] E R R E F WA EN INI ALIM

ULHA HO PATR IN V A T A B

PAU TE PICACHOCOLA

CANINA

] [Batavo

CH

[TODES

TADINHA

HA PIN OS GALIN

OV

ueira] [Mantiq

TADO

MEN EITE FER L , A E T C BIDA LÁ NJA LINHA BE OB ESPO B E S IS U E PETIT S [ELEGÊ]

P

ATRULHA Z BABY P

LINHA TO

CANINA

[Topz]

Junho 2022

41


VITRINE

TS

UPER PE

SS AMBÉ KID IT A H IN L É]

[ITAMB

ATÁ TATI PAT A P S E T R IOGU P]

[FRUTA

UREIROS

AVENT UCAL OS

TÓRIO B ENXAGUA ] RO

[JADEP

A UNDO BIT

NTAL M LINHA DE DENT]

[POWER

L O SHOW EL DENTA

G

DA LUNA

] LCLEAN

[DENTA

42

LICENSING BRASIL


Junho 2022

43