Revista Licensing Brasil (Marcas e Personagens) #89

Page 1

Revista Licensing Brasil | Ano 15 | N0 89

licensingcon.com.br - maio ano 15 n0 89

EP GRUPO www.epgrupo.com.br

UM APETITOSO MERCADO DE R$ 50 BILHÕES


tona

nó Página mo

fos

sem Bolofo


pÁGiNa iNcRÍVeL

CoM bOlOfOfOs Se Bolofofos tem estes efeito em uma simple a folha de papel, imagin só o que pode fazer com seu produto!

TEMPO REAL AUDIÊNCIA EM

Seu coração já se convenceu. Agora apresente estes números bilionários para sua mente.

COnTaTo: (11) 5092-5588


ÍNDICE

(20)

EP NO DIGITAL 8 CURTAS 10 PELO MUNDO 16 CAPA – Um apetitoso mercado! 20

(30)

VOCÊ VIU 28 ADORAMOS 30 ARTIGO – Fusões + Mídias 32 ESPECIAL – LicensingCon 35

(35) LICENSING BRASIL



EDITORIAL

Ano 15 – Ed. 89 – maio – 2022 Espaço Palavra Editora e Arte Ltda.

‹ Direção-geral e jornalista responsável ›

Marici Rosana Ferreira (MTB 36727) ‹ Conselho editorial › David Diesendruck, presidente da Redibra; Victor Fonseca, diretor de licenciamento da Viacom; Marcos Bandeira de Mello, gerente-geral de operações da Warner Bros. Consumer Products (Brasil); Angela Cortez, diretora da Zag.

‹ Revisão ›

Lu Peixoto ‹ Redação › Camila Guimarães ‹ Arte › Wilson Alves ‹ Atendimento › Daiane Miranda ‹ Marketing › Luiz Paulo Ferreira Luise Kipper ‹ Novos negócios › Camila Guimarães ‹ Administrativo › Cristina Venâncio ‹ International sales › Multimedia, Inc. (USA) Tel. +1-407-903-5000 E-mail: info@multimediausa.com ‹ Administração, publicidade e redação › Av. Rouxinol, 1041, conj. 1109 Moema – São Paulo/SP CEP: 04516-001 Tels.: (11) 5092-5588 / (11) 5094-0403 E-mail: comercial@epgrupo.com.br ‹ Assinaturas › (11) 5092-5588 ou pelo site www.epgrupo.com.br As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores e podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte. As fotos utilizadas nesta edição pertencem ao banco de imagens da revista Licensing Brasil e podem ser utilizadas desde que citada a fonte. A revista Licensing Brasil possui distribuição nacional para diretores, gerentes de marketing e demais pessoas envolvidas no mercado de licenciamento dos setores de publicidade, acessórios, alimentos, brinquedos, canais de TV, confecção, cosméticos, higiene e limpeza, papelaria, promocional, tecnologia e informática. Profissionais de outros setores poderão adquirir os exemplares por meio da assinatura da revista.



EP NO DIGITAL

Os destaques de abril em nossas redes!

A edição #88 contou – até o fechamento desta edição – com mais de 3.400 impressões. A matéria mais acessada foi a Aconteceu, sobre a inauguração do Katon – um restaurante oriental temático para os fãs de anime.

O post mais curtido anunciava a colaboração da Capcom com a Pepper Brands para Roxx Energy com os personagens de Street Fighter II.

Com mais de 200 views, o conteúdo mais acessado no Portal EP anunciava a primeira área temática da Nerf no mundo no Beto Carrero World.

E no Guia de Marcas, a empresa mais buscada foi a Warner Discovery, com 90 acessos.

Quer falar com o nosso time? Envie um direct!

8

LICENSING BRASIL



CURTAS

SAIBA TUDO SOBRE O FENÔMENO DA INTERNET MONGO E DRONGO Jaca Torta! Você já deve ter escutado esse bor-

No YouTube o canal está em primeiro lugar nas

dão por aí. Criado pela Abluba Estúdios, Mongo

páginas de animação e virou uma referência dentro

e Drongo é uma série 100% nacional, e é consi-

desse segmento. Já na plataforma TikTok são quase

derada um fenômeno na internet. Com quase 4

meio milhão de seguidores.

milhões de inscritos no canal oficial do YouTube,

A equipe por trás dos personagens é composta pela

os personagens conquistaram crianças, adoles-

família de J. Anderson Silva, criador da série, mais co-

centes e adultos.

nhecido por Sr. Abluba, e suas filhas Ravena e Fernanda,

Mongo e Drongo são duas criaturinhas que vi-

que cuidam de roteiro, desenhos e dublagem.

vem aventuras e realçam a amizade e a diversidade,

Os personagens estão fazendo sucesso também

com personagens dos mais variados tipos e formas,

nas prateleiras. Eles acabam de entrar no mercado de

tendo o humor como mote principal.

produtos licenciados e, com a Pais & Filhos, lançaram

No canal do YouTube ocorrem 3 lançamentos

a sua primeira linha composta por bonecos e jogos

semanais, sempre às segundas, quartas e sextas. O

educativos. Já os brinquedos, como não poderia ser

sucesso é tanto que alguns episódios ultrapassam

uma situação diferente de na internet, já são um su-

50 milhões de visualizações, acumulando mais de

cesso de vendas.

1,7 bilhão de visualizações em todo o canal até o momento.

O próximo passo da Abluba Estúdios é levar os episódios de Mongo & Drongo para a televisão e, futuramente, para o cinema.

10

LICENSING BRASIL


DEBORAH SECCO APRESENTARÁ PROGRAMA NO GIGA GLOOB COM A FILHA Deborah Secco assinou contrato para comandar uma atração para crianças no aplicativo Giga Gloob, do Grupo Globo. A filha de Deborah, Maria Flor, de 6 anos, apresentará o programa junto com a mãe, que irá dirigir seus vídeos. As gravações devem começar em julho, com o título provisório de Iupi. O aplicativo tem mais de 800 horas de vídeos para crianças, incluindo Mundo Bita e Galinha Pintadinha, além de games de música, lógica, criatividade e memória. A ideia é migrar a atração para o canal pago também. Fonte: Notícias da TV

PERSONAGEM SURDA SE JUNTA A TURMA DA MÔNICA Pensando cada vez mais na inclusão social, a Turma da Mônica está ganhando uma nova integrante. Sueli é uma garota de 9 anos, fã de esportes e a primeira personagem surda de Mauricio de Sousa. Ela deve aparecer nas redes sociais do Instituto Mauricio de Sousa entre os dias 1º e 15 de maio, na 24ª Surdolimpíadas de Verão, que acontecerá em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Mauricio de Sousa já tinha vontade de criar essa personagem em seu universo e, com a realização do evento olímpico, o que era apenas vontade virou realidade. Sueli se comunica pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em suas histórias ela vai abordar os aspectos e temas comuns da comunidade surda, além de reforçar a importância da acessibilidade e da inclusão. “A Turma da Mônica já apareceu em várias histórias se comunicando com Libras, e já fazia tempo que eu pensava em trazer uma personagem surda para fazer parte da turminha. O fato de as Surdolimpíadas acontecerem pela primeira vez no Brasil foi um ótimo incentivo para que a Sueli finalmente nascesse”, diz o desenhista. Em sua 24ª edição, a Surdolimpíadas de Verão irá receber atletas surdos de mais de 77 nacionalidades, que irão disputar diversas modalidades, sendo elas 20 masculinas e 18 femininas. Com a chegada da nova moradora do bairro do Limoeiro, a Turma da Mônica expande a representatividade de Pessoas com Deficiência (PcD), pois já possui personagens como Luca, cadeirante; Dorinha, deficiente visual; Tati, com síndrome de Down; e André, autista. Fonte: Terra

Maio 2022

11


CURTAS

COLLAB PUMA X GARFIELD CHEGA AO BRASIL Inspirada no amado gato dos desenhos animados e

A linha infantil inclui camisetas, moletons, shorts

seu amor pela comida, a coleção PUMA x GARFIELD

e calçados. A oferta de calçados vem em um design

conta com designs lúdicos para adultos e crianças se

semelhante aos estilos adultos, com o Suede che-

destacarem com cores ousadas e gráficos divertidos –

gando em tamanhos júnior, pré-escolar e infantil, e o

o resultado é uma coleção de streetwear divertida.

Leadcat, disponível para júnior e pré-escolar. As crian-

A linha para adultos inclui moletons, camisetas,

ças podem desfrutar de acessórios divertidos, como

shorts e calças de moletom com gráficos das marcas.

uma bolsa tiracolo e uma bolsa de cintura com o rosto

Para calçados, o clássico Suede usa gráficos arrojados

de Garfield na frente.

e detalhes lúdicos, como uma etiqueta gráfica com a

Os novos produtos da coleção PUMA x Garfield já

declaração “Big fat hairy deal”. A coleção também

estão à venda na PUMA e nas lojas Artwalk e Magic

inclui um slide Leadcat fofo que se assemelha ao

Feet no Brasil.

Garfield. Boné, mochila e bolsa de pano completam

Fonte: Puma

os acessórios.

12

LICENSING BRASIL


LOUNGERIE LANÇA COLLAB COM PANTERA COR-DE-ROSA PARA O DIA DAS MÃES A icônica Pantera Cor-de-Rosa e a Loungerie, umas das principais marcas brasileiras de lingeries, se uniram para criar uma coleção única e muito especial para o Dia das Mães. A coleção, divertida e fashionista como o personagem, apresenta pijama igual para mãe e filho(a), calcinhas e um sleep set. Pink Panther é uma franquia de 55 anos de legado, com 20 milhões de DVDs vendidos em todo o mundo. No YouTube, possui mais de 17,8 milhões de inscritos e mais de 9,5 bilhões de visualizações. No Facebook, a Pantera-Cor-de-Rosa possui mais de 2,5 milhões de fãs. O amado pijama Mom & Me retorna com calça e camisa comprida, em viscose estampada com um suave poá e o personagem saindo de dentro do pijama, supermoderno e divertido. Além dos pijamas, a linha traz também calcinhas biquíni com três opções de estampas, todas de algodão com corte a laser e detalhe de patinha dourada emborrachada; e o sleep set, que contém uma fronha e uma máscara de dormir, ambos em cetim estampado, garantindo maciez ao toque. As peças podem ser encontradas em lojas selecionadas e no e-commerce da marca: www.loungerie.com.br.

BETO CARRERO WORLD TERÁ ÁREA TEMÁTICA DA NERF O Beto Carrero World acaba de anunciar que terá a primeira área temática da Nerf no mundo. A Nerf é uma das marcas de lançadores e brinquedos esportivos mais vendidos no Brasil. A Nerf Mania deve ser inaugurada em maio e terá três atrações, área de lazer, lojas e restaurantes. “Estamos entusiasmados em trazer uma experiência inédita para a América Latina e para fãs do mundo todo. Essa experiência imersiva abraça o estilo de vida Nerf. Queremos ver as pessoas se movimentarem, competirem e se divertirem, ultrapassando os limites do jogo e liberando a criança em todos nós!”, comenta Sandra Home, gerente de entretenimento da Hasbro. Fonte: Economia SC

Maio 2022

13


CURTAS

WARNER REVELA PRIMEIRA IMAGEM DE MARGOT ROBBIE COMO BARBIE A Warner Bros revelou a data de lançamento e

Juntando-se a Robbie no elenco estão Ryan Gosling,

uma primeira imagem de Margot Robbie como a

Simu Liu, America Ferrera, Kate McKinnon, Will Ferrell, Issa

personagem-título do próximo filme da Barbie de

Rae, Alexandra Shipp, Michael Cera e Ariana Greenblatt.

Greta Gerwig.

Gerwig atua como diretora e corroteirista com Noah

A atriz australiana dá vida à boneca Barbie, e a

Baumbach. Josey McNamara e Ynon Kreiz serão os pro-

primeira imagem a mostra no banco do motorista

dutores executivos, enquanto Robbie e Tom Ackerley, da

do icônico conversível rosa da Barbie e vestida com

produtora LuckyChap Entertainment, e Robbie Brenner e

uma roupa pronta para o verão com um grande

David Heyman, da Mattel, produzirão.

sorriso no rosto. A Warner Bros também confirmou que Barbie tem lançamento previsto “apenas nos cinemas” em 21 de julho de 2023.

14

Confira a primeira imagem abaixo. Barbie chega aos cinemas em 21 de julho de 2023. Fonte: Hypebeast

LICENSING BRASIL


24 A 27 MAIO 22 ANHEMBI - SÃO PAULO -SP

A FEIRA DE TODAS AS FESTAS ESTÁ DE VOLTA! Encontre artigos para festas, itens de natal, parques e brinquedos

+ DE 150 MARCAS

balões • fantasias embalagens

+ DE 48H

CONTEÚDO palestras • talks workshops

+ FACILIDADES transporte gratuito

Faça seu credenciamento gratuito ABCASANATALEFESTAS.COM.BR Maio 2022

abcasanatalefestas

abcasatv

abcasaoficial

15


PELO MUNDO...

DISNEY APRESENTA NOVA MARCA DE MÓVEIS PARA CASA DISNEY HOME A Disney está lançando sua própria marca dedicada ao lar e interiores no Reino Unido, trazendo

TACO BELL LANÇA COLEÇÃO DE MALAS E ACESSÓRIOS DE VIAGEM

uma variedade de artigos para o lar, móveis e ele-

A cadeia de restaurantes com sede no sul da

mentos de design com temas de Disney, Marvel e

Califórnia – a Taco Bell – se uniu à empresa de aces-

Star Wars para o mercado.

sórios de viagem Calpak para uma linha de novos pro-

A Disney oferecerá os produtos em suas próprias

dutos que dirá a todos que você é um fã que ama o

lojas, bem como por meio de uma nova seção de

Crunchwrap Supreme – mesmo que você não tenha

decoração de seu site shopdisney.

um em suas mãos.

A marca também disponibilizará a coleção on-line

Disponível para compra on-line, a nova coleção Taco

e na loja em uma variedade de varejistas terceiriza-

Bell x Calpak inclui quatro peças diferentes, com os

dos, incluindo Amazon, Wayfair, Dunelm, Primark,

principais modelos de bagagem aprovada pela TSA, a

Selfridges e Ruggable.

Administração para a Segurança dos Transportes dos EUA.

Liz Shortreed, vice-presidente da categoria, co-

A nova coleção de malas sinaliza a primeira vez que

menta: “A Disney Home oferece famílias, fãs e en-

as duas marcas trabalham juntas. Mas no que diz res-

tusiastas de interiores a chance de colocar um pouco

peito a colaborações elegantes, a Calpak lançou várias

de magia em suas casas. Sabemos que a narrativa da

outras parcerias ao longo dos anos, incluindo colabo-

Disney acendeu a imaginação por quase um sécu-

rações com The Home Edit, a equipe de organização

lo, e esta nova categoria reúne a decoração da casa

profissional que estreou recentemente sua mais nova

inspirada em alguns de nossos amados personagens

temporada na Netflix, e a cabeleireira de celebridades

de todas as nossas marcas – das bolinhas da Minnie

Jen Atkin.

Mouse às linhas ousadas do Millennium Falcon. Os

A edição limitada Taco Bell x Calpak Collection já

produtos Disney Home foram cuidadosamente pro-

está disponível para compra online no site da Calpak,

jetados para colocar a diversão em funcionalidade”.

bem como na Taco Shop da Taco Bell.

Fonte: Design Middle East

16

Fonte: Rolling Stones

LICENSING BRASIL


BLUEY TERÁ SHOW AO VIVO NOS ESTADOS UNIDOS A amada família Heeler chegará aos teatros de

“O público americano abraçou de todo coração o

todos os Estados Unidos com o show ao vivo Bluey,

Bluey e todas as suas peculiaridades australianas, e mal

Bluey’s Big Play The Stage Show!

posso esperar para ver a reação deles ao show ao vivo”,

A série de animação pré-escolar premiada com

diz Kate O’Connor, chefe de licenciamento e marcas da

o Emmy , que vai ao ar em Disney Junior, Disney

BBC Studios ANZ. “O Bluey’s Big Play é excepcional, e o

Channel e Disney+, levará o show para os EUA, come-

fato de ter uma equipe australiana tão talentosa por trás

çando com sua estreia em 18 de novembro de 2022

disso o torna ainda mais especial. E devo acrescentar que

no Hulu Theatre no Madison Square Garden.

estou pessoalmente muito empolgado para que uma

®

Fãs de todas as idades poderão ver Bluey, Bingo,

galinha caipira faça sua estreia nos cinemas dos EUA!”

Bandit e Chilli como nunca os viram antes, enquanto

Bluey’s Big Play The Stage Show é apresentado

os Heelers embarcam em seu primeiro show de tea-

por BBC Studios e Andrew Kay em associação com

tro ao vivo nos EUA com marionetes, atores ao vivo e

a Windmill Theatre Co. O show teve muito sucesso

cenários icônicos. Baseado em uma nova história ori-

no mercado doméstico da Austrália, onde estreou na

ginal escrita pelo criador de Bluey, Joe Brumm, o Big

cidade natal de Bluey, Brisbane, e se apresentou 447

Play The Stage Show de Bluey também contém novas

vezes em 65 locais, incluindo a Sydney Opera House.

músicas do compositor de Bluey Joff Bush.

Maio 2022

Fonte: Total Licensing

17


PELO MUNDO...

APPLE TV+ ENCOMENDA ANIMAÇÃO SAGO MINI FRIENDS DA SPIN MASTER A Apple TV+ encomendou uma nova série ani-

dos para ensinar crianças de 2 a 5 anos a desenvolver

mada para pré-escolares da Spin Master, baseada

inteligência emocional, resolver problemas de forma

no popular aplicativo Sago Mini Friends adquirido

criativa e construir autoconfiança.

quando a empresa comprou a Toca Boca em 2016.

Jogos digitais, incluindo Sago Mini World e Toca

Com o trabalho de animação do estúdio Brown

Life World, foram os principais impulsionadores do

Bag Films, do 9 Story Media Group, em Dublin, a série

Spin Master no primeiro trimestre de 2021, ajudando

girará em torno do personagem de aplicativo Harvey,

a divisão de jogos da empresa a aumentar sua receita

o cachorro de orelhas caídas, e seus três melhores

trimestral em 178,5% para US$ 61 milhões em rela-

amigos enquanto brincam e exploram sua colorida

ção ao ano anterior.

cidade de Sagoville.

Fonte: Kidscreen

O aplicativo Sago Mini World foi lançado em maio de 2017 e agora apresenta mais de 40 jogos projeta-

18

LICENSING BRASIL


Animação Toei/Dim Mak

TOEI ANIMATION DIVULGA RELATÓRIO DA FRANQUIA DRAGON BALL Preparando o cenário para a Licensing Expo 2022, o

“Dragon Ball Z” e “Dragon Ball Super: Super Hero” e

estúdio de anime Toei Animation, juntamente com seu

apresentando uma mistura de roupas e outros itens. Além

agente americano, Crunchyroll, divulgou o mais recen-

do vestuário, no final de 2021, a FILA lançou “Dragon Ball

te relatório da franquia Dragon Ball.

Super x FILA”, uma coleção limitada de calçados com sete

O relatório anual fornece uma visão abrangente

estilos inspirados em personagens – o primeiro da série é a

do sucesso dos esforços coletivos de licenciamento de

“Dragon Ball Super”, e a segunda coleção de calçados da

Dragon Ball, detalhando novos contratos de licença e re-

franquia Dragon Ball. Juntamente com esses licenciados e

novações de licença e destacando as principais parcerias de

outros como Bioworld e NTD Apparel, a moda foi o cen-

licenciados em categorias de produtos selecionadas.

tro das atenções para o licenciamento da franquia Dragon

Nos últimos 14 meses, a Toei Animation e a Crunchyroll

Ball em 2021.

executaram um total recorde de 37 contratos de licença

Criada por Akira Toriyama e produzida pela Toei

– consistindo em 18 novas licenças e 19 renovações de

Animation, a franquia de anime Dragon Ball é baseada

licença. Os 18 novos acordos resultarão em uma variedade

no mangá “Dragon Ball” lançado em 1984 e engloba

de mercadorias para os fãs das séries “Dragon Ball”,

quatro séries de TV (“Dragon Ball”, “Dragon Ball Z”,

“Dragon Ball Z” e “Dragon Ball Super” e, pela primeira

“Dragon Ball GT” e “Dragon Ball Super”), 21 longas-me-

vez, “Dragon Ball Super: Super Hero”, o novo recurso fil-

tragens (incluindo o que será lançado em breve “Dragon

me programado para lançamento neste verão.

Ball Super: Super Hero”), vídeos caseiros, videogames

Vestuário e acessórios foram novamente as principais

e um catálogo cada vez maior de licenciados que vão

categorias da franquia. Embora a demanda por roupas

desde vestuário, acessórios e brinquedos, até novidades,

do mercado de massa continue forte, o streetwear ago-

móveis, utilidades domésticas e muito mais.

ra se tornou o segmento quente – uma tendência que

Agora, 37 anos desde o lançamento do mangá origi-

começou em 2018 com a coleção de grande sucesso

nal, Dragon Ball se tornou uma marca icônica com apelo

“Primitive X Dragon Ball Z”, da Primitive Skateboarding,

popular. Nos últimos anos, o reconhecimento da marca

e a subsequente coleção “Primitive x Dragon Ball Super”,

e a demanda do consumidor só se intensificaram por

no início de 2021. Fechando 2021, em dezembro, a mar-

causa de grandes iniciativas de franquia, como o Desfile

ca de estilo de vida e de moda Dim Mak do DJ Steve Aoki

do Dia de Ação de Graças da Macy’s. E mais recente-

seguiu o exemplo com “Dim Mak x Dragon Ball Z”, uma

mente, em março, as séries da franquia “Dragon Ball”,

coleção de streetwear de edição limitada. A marca de

“Dragon Ball Z” e “Dragon Ball GT” ficaram disponíveis

streetwear de Los Angeles, Hypland, se junta à lista com

no serviço de streaming da Crunchyroll pela primeira vez.

uma coleção inovadora, apresentando “Dragon Ball”,

Maio 2022

Fonte: Total Licensing

19


CAPA

UM APETITOSO MERCADO! Indústrias de biscoitos, massas alimentícias e pães & bolos industrializados totalizam faturamento de R$ 50 bilhões em 2021

A

Associação Brasileira das Indústrias de

bilidade política, o que resultou em um cenário de

Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos

alta na inflação e uma crise econômica em 2021 –

Industrializados − Abimapi −, divulgou as

fatores que influenciaram diretamente no consumo

informações do desempenho do setor referentes ao

dos brasileiros”, contextualiza Claudio Zanão, pre-

ano de 2021.

sidente-executivo da Abimapi.

O levantamento, realizado pela consultoria Nielsen,

De acordo com a Nielsen, os alimentos foram a

apontou que, juntos, os segmentos movimentaram

cesta que mais penalizou o orçamento do consumidor,

R$ 50,4 bilhões, 13% acima do valor do faturamento

que presenciou, nos últimos anos, um aumento de

alcançado em 2020 (R$ 44,6 bilhões) e 4,8 milhões de

cerca de 30%. A cesta básica foi a mais impactada com

toneladas em volume de vendas, 1,4% a menos que o

alta nos preços, comprometendo uma parcela maior

ano anterior (4,9 milhões de toneladas). Neste balanço,

do dinheiro gasto no varejo e, consequentemente o

a associação adicionou à suas estatísticas mais uma

crescimento em volume para o mercado. Com os lares

categoria auditada: a farinha de trigo doméstica.

mais vulneráveis, houve redução no tamanho da cesta

Em 2020, com a chegada da pandemia, as parcelas do auxílio emergencial fornecidas pelo governo

e no ticket médio, com os consumidores recorrendo a canais de proximidade.

federal foram determinantes para as vendas do

Dados da Kantar WorldPanel apontam que os des-

setor. Já o ano de 2021 apresentou o cenário de

taques positivos de 2021 foram os canais atacarejo

dualidade do avanço da vacinação em conjunto

e pequeno varejo, que conquistaram maior número

com o encerramento do auxílio emergencial, o que

de novos lares no ano passado. O atacarejo atingiu

impactou a renda. “A indústria enfrentou desafios;

73% das casas brasileiras, mas os novos compradores

foi um ano de constante aumento do dólar e insta-

(26,6%) consomem menos nesse ponto de venda.


MASSAS ALIMENTÍCIAS O pequeno varejo conquistou 7,6 milhões de novos

O setor de massas alimentícias registrou aumento de

lares compradores em relação ao ano pré-pandemia

11,5% em faturamento e retração de 1,7% em volume

(2019) e hoje representa o maior valor total gasto

de vendas, quando comparados com os valores de 2020

(23,6%) pelo brasileiro nos canais de compra de bens de

(R$ 11,3 bilhões e 1,37 milhão de toneladas), atingindo

consumo massivo (FMCG).

R$ 12,6 bilhões e 1,34 milhão de toneladas (em 2021),

Claudio Zanão destaca que 2020 foi um ano atípico

respectivamente.

em consequência da pandemia. Os produtos da cesta sal-

“O hábito de cozinhar em casa passou a ser uma atividade

taram em volume de vendas. Entre março e abril, os car-

mais frequente e as massas seguem conquistando os lares nas

rinhos ficaram mais cheios. As pessoas estocaram comida

principais refeições pela praticidade e conveniência. O macarrão

com medo do desabastecimento e passaram a fazer

vira uma opção com bom custo-benefício em meio à alta das

o maior número de refeições em casa, em virtude das

commodities. Entre os tipos, com o preço unitário mais baixo,

medidas de isolamento social para controle da covid-19.

as massas instantâneas se destacaram, com um aumento de

Quando comparadas as estatísticas entre 2019 X

2,9% em volume frente a 2020, por oferecerem ao consu-

2021, a cesta Abimapi apresentou crescimento de 24% em faturamento e 3,5% de aumento no volume de

midor uma opção de refeição mais barata”, diz Zanão.

vendas. “Nós já esperávamos uma queda em volume em

PÃES & BOLOS INDUSTRIALIZADOS

2021, pelo ano anterior fora da curva que tivemos. Já

Em 2021, as indústrias de pães movimentaram um total

em 2022, começamos com sinais de reaquecimento da

de R$ 9,5 bilhões – receita 18,4% a mais que em 2020

economia proporcionado pela vacinação, porém, o bra-

(R$ 8,1 bilhões e 612 mil toneladas) – resultante da venda de

sileiro ainda enfrenta os impactos econômicos trazidos

648 mil toneladas de produtos, com crescimento de 5,9%. Já

pela pandemia. Até o final deste ano a expectativa é de

a categoria de bolos industrializados alcançou R$ 1,36 bilhão

um crescimento médio de 2% a 3% em volume e de 5%

em faturamento e 45 mil toneladas em volume de vendas.

a 6% em faturamento”, pontua Claudio Zanão.

BISCOITOS

“Ganhamos ocasiões de consumo com os sanduíches fazendo parte do almoço ou jantar do brasileiro. O café da manhã se consolidou como hábito e impulsionou o cresci-

A indústria de biscoitos atingiu R$ 22,6 bilhões e 1,51

mento do setor de pães. Entre os destaques estão as bisna-

milhão de toneladas de produtos, aumento de 12% em

guinhas impulsionadas pela volta às aulas. Os bolos indus-

faturamento e retração de 1% em volume de vendas na

trializados se destacaram pela praticidade e pelo prazo de

comparação com 2020 (R$ 20,2 bilhões e 1,53 milhão de

validade dos produtos, o que acabou se tornando fator

toneladas), respectivamente.

determinante”, afirma Zanão.

“O movimento de estocagem de alimentos, compras em maior volume com pacotes ‘tamanho família’ de bis-

FARINHA DE TRIGO

coitos que observamos no início da pandemia em 2020

A farinha de trigo doméstica registra maior aumento

deu lugar a embalagens menores em 2021 por conta de

de preço médio entre as cestas, fator que acarreta a perda

o preço unitário ser mais barato”, explica Zanão.

de presença nas classes C e D. A categoria atingiu em 2021

A busca pelo sabor e indulgência são os principais

um total de R$ 4,2 bilhões – receita 9,6% a mais que em

responsáveis pela retomada no consumo, impulsionando

2020 (R$ 3,8 bilhões) resultante da venda de 1,28 milhão

o alimento em momentos de socialização.

de toneladas de produtos.

Maio 2022

21


CAPA COMPANHIAS DO SETOR QUE INVESTEM EM LICENÇAS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO!

Nissin Lámen Turma da Mônica e Turma do Chico Bento sabor Suave [NISSIN]

Lançamento: Linha Turma da Mônica, em 1984 e Linha Chico Bento, em 2019. Distribuição: Nacional

Bolinhos Turma da Mônica [CASA SUÍÇA] Lançamento: 2014 Distribuição: Nacional

22

Bisnaguinha Tradicional Turma da Mônica e Bisnaguinha Integral Turma da Mônica [WICKBOLD]

Lançamento: 2021 Distribuição: Nacional

LICENSING BRASIL


Bisnaguinha Kids Hello Kitty & Amigos

Biscoito sabor Leite Hello Kitty

Lançamento: 2021 Distribuição: Regional – estado de São Paulo

Lançamento: 2016 Distribuição: Nacional

[NUTRIVIDA]

[SANTA EDWIGES]

Lámen Vitarella Barbie™ sabor Carne Suave/Lámen Vitarella Hot Wheels™ sabor Galinha Suave [M. DIAS BRANCO] Lançamento: 2021 Distribuição: Regional – Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe

Maio 2022

23


CAPA

Biscoito Doce sabores Baunilha, Morango e Chocolate [ARUBA] Lançamento: 2021 Distribuição: Nacional

Macarrão Instantâneo Infantil Luccas Neto [GSA GAMA SUCOS E ALIMENTOS LTDA.] Lançamento: 2021 Distribuição: Nacional

Bisnaguito DPA [BIMBO – PULLMAN/PLUSVITA] Lançamento: 2022 Distribuição: Nacional

24

LICENSING BRASIL


Biscoitos Renata Miraculous [SELMI/RENATA] Lançamento: 2019 Distribuição: Nacional

Massa Alimentícia de Arroz Mickey e Amigos [URBANO] Lançamento: 2021 Distribuição: Nacional

Cookies Jasmine DPA [JASMINE] Lançamento: 2020 Distribuição: Nacional

Maio 2022

25


CAPA

Biscoito Peppa Pig [SANTA EDWIGES] Lançamento: 2021 Distribuição: Nacional

Minicookies Peppa Pig Cofrinho [SANTA EDWIGES] Lançamento: 2021 Distribuição: Nacional

26

Minipanettone Gotas de Chocolate Peppa Pig [SANTA EDWIGES] Lançamento: 2021 Distribuição: Nacional

LICENSING BRASIL


Planejando inserir Marcas e Personagens em seus projetos?

Vamos conversar? luise@epgrupo.com.br

Maio 2022

Abreviamos os trâmites. E sabemos quais propriedades são as ideais para seus negócios!

27


VOCÊ VIU?

Imagens divulgação

Riachuelo lança FANLAB, nova marca geek do grupo Com uma operação independente, frente de negócio chega ao mercado com mais de 40 novas licenças

A

Riachuelo lança uma nova frente de negócio dedicada ao público geek, a FANLAB, que contará com uma operação

independente, presente tanto no ambiente físico como no digital, com um e-commerce dedicado à marca. Atualmente, a varejista é reconhecida como a maior detentora de licenças do mercado e já contou com coleções especiais com grandes franquias como Harry Potter, Marvel, DC, Star Wars, Free Fire, PKXD e outros em seu portfólio. “A proposta da FANLAB é oferecer ao cliente uma curadoria completa de todas as principais marcas e categorias do universo geek, é ser uma loja multicategoria que entrega tudo o que um fã deseja. Nosso objetivo é apresentar a história completa do personagem. Trata-se de um mercado potencial que estudamos há mais de 4 anos. Sabemos o quanto esse público é engajado e que consome

Queremos que os fãs se

produtos relacionados a seus personagens favori-

sintam transportados para um mundo inteiramente deles, onde podem viver e vestir suas paixões, encontrando tudo isso em um só lugar

tos e, por isso, acreditamos que a FANLAB trará muito mais que produtos dedicados, mas se tornará um local onde todas as tribos e fandoms se encontram”, comenta Elio Silva, diretor de canais e marketing da Riachuelo.

28

LICENSING BRASIL


O público geek é exigente e, sabendo disso, a FANLAB lança o “Print on Demand”, uma tecnologia desenvolvida especialmente para atender aos desejos dos fãs que buscam por peças de qualidade e, claro, com seus personagens favoritos. Uma das vantagens do serviço é oferecer uma prateleira infinita – através dela, será possível encontrar peças com os últimos lançamentos dos streamings ou até mesmo os personagens mais “retrôs”, que fazem parte do imaginário, mas já não estão mais presentes nas telas e games do momento, independentemente do estoque. A produção da estampa acontece na hora e, minutos depois do pedido, o consumidor já pode levá-lo para casa. O serviço é altamente estratégico para a marca; já que não há desperdício, busca o consumo responsável e entrega exatamente o que o consumidor procura naquele momento. A nova marca deve comercializar mais de 300 licenças ativas em produtos que vão desde peças de roupas e acessórios a itens colecionáveis, de decora-

um mundo inteiramente deles, onde podem viver e

ção, moda casa e mundo pet de muitos destes uni-

vestir suas paixões, encontrando tudo isso em um

versos, a fim de atender aos diferentes lifestyles de

só lugar, como se estivessem atravessando um por-

seus clientes.

tal. A FANLAB já nasce dentro de um ecossistema

As primeiras unidades de lojas da FANLAB serão

omnicanal e integrado; uma one stop shop de quem

inauguradas no dia 25 de maio, data em que é ce-

respira este universo, já que a loja permite essa mu-

lebrado o “Dia do Orgulho Nerd”. As duas primeiras

dança de cenário, essa liberdade e, sem dúvida, é

lojas estão localizadas em São Paulo, no Shopping

um ponto de encontro para os geeks”, finaliza Silva.

Anália Franco e no MorumbiShopping. O projeto

Em 2022, a companhia pretende terminar o ano com

arquitetônico é modular, o que permite um visual

cinco lojas da FANLAB espalhadas por diversas regi-

merchandising diferenciado, trazendo uma proposta

ões do Brasil.

de conceito lúdico, possibilitando ações de marke-

O lançamento da FANLAB está alinhado à criação

ting e experiências diferenciadas para esses clien-

de um ecossistema que busca entender os desejos

tes, que vão desde uma exposição até o lançamen-

e as necessidades dos clientes, conectando seus so-

to de uma coleção ou mesmo de um personagem.

nhos a realizações e oferecendo produtos de altíssi-

“Queremos que os fãs se sintam transportados para

ma qualidade.

Maio 2022

29


Um metaverso para crianças As marcas estão construindo espaços seguros sob medida para as crianças se envolverem no metaverso

O

metaverso é um playground crescente

famílias”, disse o CEO da Epic Games, Tim Sweeney,

para o engajamento da marca, mas é

em comunicado público. A Epic e a Lego também afir-

um espaço seguro para as crianças in-

maram que priorizarão a segurança e a privacidade

teragirem on-line? De acordo com uma pesquisa

das crianças e “capacitarão crianças e adultos com

realizada pela Wunderman Thompson Data para a

ferramentas que lhes deem controle sobre sua expe-

Wunderman Thompson Intelligence, a segurança

riência digital”.

das crianças é uma das principais preocupações:

A Nike construiu Airtopia – um mundo infantil no

72% dos pais que estão familiarizados com o meta-

metaverso – em março. A campanha, intitulada Magic

verso estão preocupados com a privacidade de seus

is in the Air, foi cocriada com crianças e pairou sobre a

filhos no metaverso e 66% estão preocupados com

Nikeland no Roblox como parte de uma promoção vol-

a segurança das crianças. Agora, as marcas estão

tada para crianças para o aniversário do tênis Air Max

construindo mundos metaversos dedicados aos

da marca. Três crianças do Nike Play Council contribuí-

jovens para garantir segurança e privacidade para

ram com efeitos virtuais para a experiência: alienígenas

quem deles participa.

foram desenhados por Doodle Boy; Nandi Bushell, um

A Lego e a Epic Games estão se unindo para cons-

baterista viral, contribuiu para os efeitos sonoros; e a

truir um metaverso para crianças. Anunciado em abril,

skatista Rayssa Leal inspirarou o estilo do movimento

a dupla planeja “se unir para construir um espaço no

no mundo. Este reino centrado na criança visa incenti-

metaverso que seja divertido e feito para crianças e

var a criatividade e a imaginação juvenis.

Imagem divulgação.

por @Wunderman Thompson

ADORAMOS

Airtopia para crianças no Roblox.

30

LICENSING BRASIL


As crianças na Índia puderam experimentar o

Uma porta-voz do Meta disse ao Post que o “objeti-

Nickelodeon Kids’ Choice Awards Decentraland

vo é tornar o Horizon Worlds e o Horizon Venues

em março deste ano. Os espectadores assistiram

seguros, e estamos comprometidos em fazer esse

como avatares enquanto também jogavam, monta-

trabalho”. Em março, o Meta anunciou planos de

vam o dirigível da Nickelodeon e brincavam em fontes

lançar novos recursos de supervisão dos pais em

de lodo. A experiência foi criada para aumentar o en-

seu headset de realidade virtual para garantir que

gajamento de espectadores jovens por meio de uma

as crianças permaneçam seguras enquanto explo-

experiência de plataforma unificada e acessível.

ram o metaverso por meio de seus dispositivos, re-

O Washington Post informou recentemente que, embora o Horizon World, o mundo metaverso do

fletindo outras medidas de proteção em aplicativos sociais sob o guarda-chuva Meta.

Facebook, seja destinado a usuários com 18 anos

Espaços dedicados para crianças no metaverso

ou mais, sabe-se que as crianças usam os fones de

estão começando a aparecer nas plataformas exis-

ouvido Oculus VR de seus pais para interagir no

tentes à medida que crescem as preocupações com

mundo digital entre os adultos. Especialistas estão,

a segurança e a privacidade das crianças no mundo

portanto, levantando preocupações de que o reino

virtual. Vamos esperar para ver mais espaços digitais

virtual não tenha “grades de proteção” para jovens

seguros criados exclusivamente para crianças enquan-

jogadores desavisados de ​​ predadores on-line.

to o metaverso continua a surgir.

Abril 2022

31


por @jakeneto

ARTIGO

FUSÕES + MÍDIAS VP do Grupo BKS e conselheiro da Abral para mídia internacional

U

ma nova movimentação empresarial está

amplamente competitiva para enfrentar as novas di-

dominando o mercado global de licencia-

retrizes do mercado.

mento: as fusões. Os canais, as plataformas

A Disney agora é formada pelas grandes Fox,

de streaming e os grupos de mídias estão se unindo

Marvel, Pixar, Lucas Artes, ABC, ESPN, STAR, Hulu e

para conseguir uma maior margem do mercado, seja

Disney Plus, além de outras marcas menores. Estas em-

em termos de clientes diretos, seja em licenciamentos,

presas estão sendo absorvidas para que sua operação

o que comprovadamente pode trazer grandes retor-

e seus custos sejam enxugados, majorando sua renta-

nos financeiros. Vamos entender um pouco melhor o

bilidade. Quanto à equipe, estão sendo estabelecidos

que está acontecendo...

times únicos e setorizados, de maneira que os execu-

Podemos começar essa breve análise com o case

tivos e funcionários são selecionados para que o ge-

Disney, que recentemente passou por um grande

renciamento seja feito de maneira uniforme e eficiente.

processo de fusão quando adquiriu a Fox. Hoje, as

Esses processos de fusão vinham sendo realiza-

duas empresas, que já eram potências no mercado,

dos ao longo dos últimos anos, embora lentamen-

formam uma “big media company”, que possui inú-

te. Hoje, podemos ver tais processos ocorrendo de

meros canais, plataformas e produtoras, que alimen-

forma mais rápida, em maior número e significativa-

tam um ecossistema muito mais forte, tornando-se

mente mais amplos.

32

LICENSING BRASIL


A Warner foi adquirida pela gigante AT&T, depois, foi unificada com a Turner e a HBO e, agora, com a Discovery. Tornou-se outro grupo da “big media” no mundo, concorrendo diretamente com a Disney. A Amazon, por sua vez, recentemente fez uma aquisição significativa da poderosa MGM (Metro-Goldwyn-Mayer),

tornando-se

a

vare-

Especialistas apontam que as fusões entre grandes grupos será uma crescente nos próximos anos, uma tendência que reconfigurará o mercado

jista detentora de um dos maiores estúdios de Hollywood, que possui uma das maiores bibliotecas de filmes e séries do mercado.

Especialistas apontam que as fusões entre grandes grupos será uma crescente nos próximos

Viacom, Paramount, CBS e Nickelodeon es-

anos, uma tendência que reconfigurará o mercado.

tão juntas e formam a plataforma de streaming

Entretanto, cada território possui suas limitações

Paramount Plus.

em termos de monopólio, de maneira a tentar ga-

A Hasbro comprou a EOne (Entertainment One), adquirindo uma das maiores propriedades infantis

rantir que o consumidor tenha diferentes opções e com preços variados.

do mundo.

Maio 2022

33


FUSÕES + MÍDIAS Para o mercado de licenciamento, essas fusões também estão trazendo mudanças, impactando-o de diferentes maneiras: as operações de licenciamento estão sendo unificadas também, fazendo com que grandes grupos de mídia estejam controlando um maior número de marcas. Com isso, o mercado está se tornando cada vez mais restrito aos grandes players. Do ponto de vista de exposição de marca, as fusões criam dois cenários muito interessantes. O primeiro se caracteriza pela amplitude de espaço reservado às marcas nesses novos grandes grupos de

Marcas, licenciadores e licenciados terão grandes oportunidades neste novo e empolgante cenário a ser desenhado com as criações da “big media”, todos devem ficar atentos para avaliar oportunidades e desafios para esta nova fase.

mídia, visto que os canais e as plataformas de streaming geridos por esses eles trazem um plano estável

O perfil desses clientes, por sua vez, está cada

de exibição, pois existe um controle da programação

vez mais diversificado, seja em classe social, valor de

que vislumbra o fortalecimento das marcas do grupo.

renda ou cultura, forçando os canais a diversificarem

O segundo cenário tem um outro aspecto interes-

ainda mais seus conteúdos para agradar aos mais va-

sante, já que as marcas pertencentes a esses grandes

riados gostos, de forma que os valores de assinatura

grupos sofrem uma limitação de acesso às platafor-

têm que comportar a todos para que se tornem fi-

mas de grupos de mídia concorrentes. Portanto, com

nanceiramente vantajosos.

a formação destes grandes grupos se estabelece uma

Marcas, licenciadores e licenciados terão grandes

restrição em posicionar as marcas em canais e plata-

oportunidades neste novo e empolgante cenário a

formas concorrentes.

ser desenhado com as criações da “big media”, to-

Durante muitos anos, as empresas de entretenimento tiveram sua renda advinda principalmente da TV

dos devem ficar atentos para avaliar oportunidades e desafios para essa nova fase.

por assinatura e da publicidade nestes veículos. Com o

Para os licenciados, o momento requer compre-

processo de digitalização do conteúdo e do streaming,

ensão do perfil de consumo de conteúdo de seu

essa renda foi dividida em fatias menores, de maneira

público-alvo, bem como antecipação da movimen-

que as fusões estão se tornando necessárias para que

tação dos grandes grupos de mídias e entendimento

as grandes empresas possam voltar a dominar o mer-

de como podem vislumbrar tendências e marcas que

cado, agora de maneira diferenciada: pensando mais

entrarão ou que crescerão no mercado. Tais habilida-

especificamente em seus clientes – por intermédio das

des se tornarão cada vez mais importantes.

assinaturas – do que em propagandas.

Jake Neto, VP do Grupo BKS e Conselheiro da Abral para mídia internacional.

34

LICENSING BRASIL


ESPECIAL

DESTRA CONFIRMADA!

C

onversamos com o Bruno Koerich – CEO da companhia –, sobre a presença da Destra na edição 2022 do LicensingCon. Confira!

A empresa participa do evento há quantos anos? Bruno Koerich – Como expositor, estamos presentes desde a última edição em 2019. Como visitante, desde 2014, quando fundamos a License Solutions, que se transformou na Destra.

Qual a expectativa para a edição deste ano? Bruno Koerich – A volta ao formato presencial nos permite ter a satisfação de reencontrar amigos e membros da indústria de licenciamento. Estamos animados com as perspectivas futuras da nossa economia e, por conta disso, esperamos ampliar nosso portfólio e gerar novos negócios para a Destra, para os nossos atuais clientes e, claro, aos novos clientes.

O que o executivo/visitante pode aguardar sobre a participação de vocês?

Bruno Koerich – CEO da Destra.

O espaço de exposição da empresa oferecerá alguma ação ou interação com o visitante? Bruno Koerich – Sim. A nossa ideia é fazer algumas ativações que otimizem a exposição dos produtos que nasceram dentro da nossa plataforma.

Bruno Koerich – A nossa ideia é apresentar as novidades tecnológicas em nossa plataforma que

Quer agendar uma reunião com a Destra?

facilitarão a geração de novos negócios e a gestão de

Fale com o Luiz Gianfratti – Sócio-Diretor:

negócios em licenciamento de marcas.

comercial@somosdestra.com

Maio 2022

35