5 minute read

EM FOCO

Empresa registrou um aumento de 18% no número de novos produtos licenciados

Diante da ampliação do licenciamento de marcas e personagens no portfólio da companhia, conversamos com Alberto Kohn, vice-presidente comercial da Lojas Marisa, para contextualizar o potencial da rede como um dos principais players do varejo brasileiro.

Licensing Brasil − Fale sobre o contexto no qual o licenciamento de marcas e personagens foi inserido como estratégia de marketing e vendas na Marisa.

Alberto Kohn − Estamos sempre atentos às movimentações do mercado e notamos um crescimento em produtos licenciados no varejo, por isto decidimos apostar de forma mais consistente nesse segmento. A Marisa já atuava com licenciamento de marcas há alguns anos, mas apenas de forma tímida, com foco em clássicos, como Disney e Warner. Com o “boom” da demanda, decidimos investir em novas marcas e ampliar essa frente.

LB − A Marisa registrou um au- mento de 18% no número de novos produtos licenciados entre 2020 e 2021 com a parceria de grandes marcas. Essa movimentação é reflexo de quais fatores mercadológicos?

AK − Estamos acompanhando o aumento do consumo de itens licenciados, que passou de uma demanda de produtos básicos e com marcas clássicas para uma proposta de mais sortimento e tendências de moda. Na Marisa, disponibilizamos para nossas consumidoras desde camisetas de super-heróis até moletom e meias divertidas. Além disso, identificamos que esta movimentação no mercado é efeito da necessidade de consumo em torno de produtos conectados diretamente à nostalgia e à emoção que algumas marcas provocam no consumidor final, com lançamentos e relançamentos de filmes, séries e animações, por exemplo.

LB − Quais marcas/personagens o consumidor encontra atualmente nas lojas físicas e no e-commerce da rede?

AK − A Marisa tem em seu portfólio 14 marcas licenciadas com cerca de 150 autorizações de uso de propriedades intelectuais, incluindo marcas de grande sucesso como Disney, Marvel, Simpsons, Stars Wars, Warner, Cartoon Network, Nickelodeon, LOL, Naruto, Sonic, Fortnite, Luccas Neto, Universal Filmes, Sanrio (Hello Kitty), Authentic Games, Mattel (Barbie e Hot Wheels), Capricho, Playstation, Snoopy e Pantera Cor de Rosa.

LB − E, ao longo deste período, quais os cases mais relevantes que você pode compartilhar?

AK − Temos campanhas superinteressantes que foram lançadas no ano passado. Com a estreia do filme Cruella, em maio de 2021, que foi um grande sucesso de bilheteria, lançamos no mesmo período a coleção cápsula, que também teve grande aceitação do nosso público. Já no Dia das Crianças, preparamos uma vitrine especial com cápsula de produtos da Disney e Warner. Neste ano, a Marisa lançou uma coleção do Zé Carioca, personagem muito querido da Disney, especialmente para o Carnaval 2022.

LB − Atualmente qual a dinâmica do licenciamento dentro da empresa? Quais os times envolvidos, quais as análises realizadas para a seleção de portfólio de produto e de marca/personagem?

AK − A Marisa tem um departamento de licenciamento responsável por atender todas as demandas internas e externas, desde prospecção e negociação até a aprovação dos produtos e todas as ações relacionadas às marcas licenciadas. Desta forma, conseguimos centralizar e integrar as informações, o que facilita a comunicação entre todos. As áreas de visual merchandising (VM), e marketing e comercial, que incluem produto, estilo, planejamento e sourcing, também participam ativamente das esco- lhas, tendo como base a performance de venda, lançamento de filmes, séries e animações pelas marcas parceiras, além de tendências de consumo.

LB − Ainda sobre ambiente de venda, quais modelos de exposição/experiências são aplicados aos produtos licenciados?

AK − Em nossas lojas os produtos licenciados são expostos de forma agrupada em cada departamento. Em alguns casos, de acordo com o planejamento de marketing, também trabalhamos com materiais de ponto de venda para identificar e divulgar os produtos. No caso de lançamentos de coleções cápsula, preparamos uma exposição em ponto focal na entrada da loja, onde agrupamos todas as categorias de produtos da mesma marca.

LB − Há outras redes de varejo tão atuantes quanto a Marisa nesta oferta de produtos licenciados. O que faz a linha da companhia diferente das demais?

AK − Sim, as maiores varejistas atuam com esta linha de produtos. As principais diferenças estão no posicionamento de preço e público-alvo de cada uma delas. Outro ponto relevante aqui é o posicionamento da marca em relação às novas tendências de propriedades e marcas, ou seja, se você tem uma consumidora que está à frente do mercado e antenada com as novidades, a aderência ao portfólio precisa ser rápida. Hoje, a Marisa busca atender a mulher em sua totalidade, oferecendo um mix de produtos completos para ela e sua família.

LB − Pode compartilhar conosco quais são as top 5 em vendas?

AK − Mesmo com uma variedade de produtos, os personagens clássicos da Disney, como o Mickey e Minnie, Os Simpsons, as princesas em geral e o Homem-Aranha estão sempre no topo das vendas.

LB − E para finalizar, qual sua análise sobre o varejo para este ano?

AK − Nossa expectativa é de retomada do mercado depois de um momento tão desafiador para todos, e não só no varejo, com a pandemia. Entendemos que novos hábitos de consumo vieram para ficar, principalmente em se tratando das vendas on-line. A Marisa tem apostado cada vez mais na sua transformação digital e na integração do app e e-commerce com as lojas físicas. Desde 2017, a companhia começou a estruturação de um movimento de turnaround, com investimentos na qualidade de seus produtos, e retomou a relação com seus fornecedores para, então, atrair as mulheres de volta às lojas. Agora, apresentamos um novo movimento de marca, o #ChegaMais, que é um convite para as consumidoras chegarem junto aos nossos espaços, físicos e digitais, para conhecerem esta nova empresa, que atende exatamente a esta nova forma de consumo mais digitalizada e integrada.