__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

licensingcon.com.br - maio ano 14 n0 78

RENTÁVEL ESTIMAÇÃO BRASIL É O TERCEIRO MERCADO PET DO MUNDO


ÍNDICE

(14) EP NO DIGITAL 6 CURTAS DO LICENCIAMENTO 8 Entrevista – Rafaela e Rafael da Meuauau 14 PELO MUNDO... 16 Capa – Rentável estimação 22 Em destaque – SOS Mata Atlântica 32

(22)

ARTE + OPORTUNIDADE 36 PUBLICIDADE + CRIATIVIDADE 38

(32) LICENSING BRASIL


EDITORIAL

Ano 14 – Ed. 78 – Maio – 2021 Espaço Palavra Editora e Arte Ltda.

‹ Direção-geral e jornalista responsável ›

Marici Rosana Ferreira (MTB 36727) ‹ Conselho editorial › David Diesendruck, presidente da Redibra; Victor Fonseca, diretor de licenciamento da Hasbro; Marcos Bandeira de Mello, gerente-geral de operações da Warner Bros. Consumer Products (Brasil); Cidinha Figueira, diretora de licenciamento da Turner Brasil; Flavia Hauy, gerente de licenciamento da Mattel; Angela Cortez, diretora sênior de licenciamento da Viacom Brasil ‹ Revisão › Lu Peixoto ‹ Redação › Camila Guimarães ‹ Arte › Wilson Alves ‹ Atendimento › Daiane Miranda ‹ Marketing › Luiz Paulo Ferreira Luise Kipper ‹ Novos negócios › Camila Guimarães ‹ Administrativo › Cristina Venâncio Brenda Andrelly ‹ International sales › Multimedia, Inc. (USA) Tel. +1-407-903-5000 E-mail: info@multimediausa.com ‹ Administração, publicidade e redação › Av. Rouxinol, 1041, conj. 1109 Moema – São Paulo/SP CEP: 04516-001 Tels.: (11) 5092-5588 / (11) 5094-0403 E-mail: comercial@epgrupo.com.br ‹ Assinaturas › (11) 5092-5588 ou pelo site www.epgrupo.com.br As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores e podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte. As fotos utilizadas nesta edição pertencem ao banco de imagens da revista Licensing Brasil e podem ser utilizadas desde que citada a fonte. A revista Licensing Brasil possui distribuição nacional para diretores, gerentes de marketing e demais pessoas envolvidas no mercado de licenciamento dos setores de publicidade, acessórios, alimentos, brinquedos, canais de TV, confecção, cosméticos, higiene e limpeza, papelaria, promocional, tecnologia e informática. Profissionais de outros setores poderão adquirir os exemplares por meio da assinatura da revista.

4


EP NO DIGITAL

Veja os destaques de abril!

Na edição #77 o papo com Henrique Azeredo, fundador da Patties Burguer, foi o conteúdo mais acessado. A publicação tinha mais de 1.100 acessos até o fechamento desta edição.

Já no portal EP, a notícia mais lida foi sobre o lançamento do ovo de páscoa da Patrulha Canina.

No site LicensingCon, o conteúdo mais clicado divulgava o lançamento da linha pet Super Mario – parceria entre a Zee.Dog e a Redibra. 

Já no guia de marcas, a Disney foi a companhia mais buscada.

No insta @epgrupo, o post mais curtido divulgava a entrevista com a Mônica Sousa e o Marcos Saraiva da Maurício de Sousa Produções.

Quer falar com o nosso time? Envie um direct! LICENSING BRASIL


Hasbro © 2021

D AN

BR

®

e muitas outras marcas

Brinquedos, Moda, Calçados e Acessórios Bruna Sawada bruna.sawada@hasbro.com whatsapp: 11 98161-3523 Jul/Ago 2017

Promoções, Alimentos/Bebidas, Baby Casa/Decoração e Higiene/Beleza Caroline Manha caroline.manha@hasbro.com whatsapp: 11 98449-0314

Editorial, Escolar, Pets e Festas/Fantasias

Daniela Gambirazi daniela.gambirazi@hasbro.com whatsapp: 11 98161-1873

7


CURTAS

LICENCIAMENTO DO

BTS TERÁ SUA PRÓPRIA MÉQUIZICE O ícone pop BTS fez uma parceria com o McDonald’s e assinará uma Méquizice que poderá ser degustada pelos fãs do grupo no Brasil no dia 26 de maio. A Méquizice do grupo terá dez unidades de Chicken McNuggets, McFritas Média, Coca-Cola média e molhos Sweet Chili e Cajun, que são inspirados em receitas populares do McDonald’s na Coreia do Sul. Desde 2013, o BTS está no topo das paradas musicais e reuniu pessoas de todo o mundo por meio de sua música e mensagens positivas. “Não importa quem você seja, todo mundo tem um pedido especial no McDonald’s, até mesmo superestrelas internacionais como o BTS.” afirma João Branco, CMO do McDonald’s.

SELEÇÃO BRASILEIRA VAI EMBARCAR DE RIACHUELO PARA TÓQUIO A Riachuelo fechou patrocínio com o Comitê Olímpico e vai vestir o Time Brasil na viagem para os Jogos Olímpicos de Tóquio, além de comercializar as peças da coleção. A marca assina os uniformes casuais dos 300 atletas que embarcarão para o Japão. A fornecedora oficial de material esportivo da delegação brasileira continua sendo a Peak. Elio Silva, diretor-executivo de canais e marketing da Riachuelo, afirma que a empresa quer fazer parte da torcida do Brasil. “Sabemos o quanto o público pulsa, participa, torce, e essa é mais uma maneira de levar esse espírito de luta, liberdade, alegria e vestir, literalmente, o manto do Time Brasil para torcer pelos nossos atletas. Somos uma marca 100% brasileira e queremos reforçar esta característica do nosso DNA. Sabemos o quanto o brasileiro se engaja em eventos esportivos e o investimento nos uniformes é mais uma maneira de estarmos próximos às pessoas”. A comercialização de peças da coleção Time Brasil está prevista para junho.

8

LICENSING BRASIL


ADIDAS LANÇA CHUTEIRAS DE X-MEN A Adidas firmou uma inédita collab com a Marvel e lançará chuteiras PREDATOR FREAK e X GHOSTED inspiradas em X-Men. A linha buscou inspiração nos heróis e conectou elementos que remetem ao Wolverine e ao Ciclope às inovações de performance dos modelos já existentes PREDATOR e X. Para a parceria, o modelo PREDATOR FREAK, com cores e grafismos inspirados em Wolverine, privilegiará o “poder” e poderá ser vista em campo nos pés de Weston McKennie e Lena Oberdorf. Enquanto isso, o modelo X GHOSTED ganhou layout inspirado no Ciclope, conhecido por suas qualidades de liderança. O modelo estará nos pés de nomes como Callum Hudson-Odoi, Rayan Cherki e Renato Sanches. Além do futebol, a collab também convocou uma seleção de artistas renomados da Marvel para desenhar uma série de esboços individuais desses jogadores, realçando suas qualidades técnicas “sobrehumanas” e trazendo-as à vida em forma de quadrinhos. A coleção Adidas x Marvel X-MEN já está disponível no e-commerce da marca, inclusive no Brasil, nas versões society e campo.

NOVA COLEÇÃO DE ESMALTES RISQUÉ INSPIRADA EM FRIENDS A marca de esmaltes Risqué, em parceria com a Warner Bros., apresenta a nova coleção Risqué Friends, com nomes que fazem referência à série. Tendo em vista que os protagonistas são exemplos consagrados em questão de estilo e cores, a empresa garantiu que a linha, desde a embalagem até as cores dos esmaltes, espelhasse as características mais marcantes da série. Nomeados com as principais expressões dos personagens, os seis novos esmaltes da marca são atemporais, assim como a série. São eles: How You Doin’? (azul); No Sofá com Amigos (laranja); Apartamento 20 (roxo); Café no Central Perk (marrom); O Táxi da Phoebe (amarelo); Oh! My! God! (vermelho).

Maio 2021

9


CURTAS

LICENCIAMENTO DO

KODAK CHEGA AO PORTFÓLIO DA TYCOON360 A Kodak é referência mundial em imagens e se tornou icônica. Quem nunca ouviu falar em “momento Kodak”? A Tycoon360 anunciou a nova parceria, em toda a América Latina, com a Kodak para licenciamento de marcas e cobranding. Com uma história que acompanhou gerações em todo o mundo, a empresa foi criada em 1880 e o seu nome é reconhecido como referência no segmento de fotografia. Por mais de um século, as pessoas confiaram suas memórias, conteúdos, artes, histórias e momentos especiais de suas vidas, criando uma conexão emocional fortíssima e registrando momentos especiais ao lado da marca. Esse seu apelo global e universal é um dos maiores ativos da Kodak hoje. A marca se firmou como uma das principais empresas de tecnologia, produtos e imagens aplicadas a lazer, entretenimento, ciência e para soluções corporativas. A novidade agora é que a Kodak tem como objetivo também expandir a sua marca por meio de parcerias com empresas de tecnologia e lifestyle, trazendo para os produtos de consumo sua forte presença e conexão com o seu consumidor em diversos segmentos, incluindo: moda, acessórios, eletrônicos, acessórios para celulares, impressão, iluminação, entre outras. “Uma das principais tendências que temos no mercado de licenciamento hoje é o segmento clássicos & nostalgia e, sem dúvida, a Kodak é uma marca superquerida e com grande conexão emocional e visual para extensão da marca. Estamos muito felizes com a nova parceria”, afirma Erica Giacomelli, fundadora e gerente-geral da Tycoon360 no Brasil. Clique aqui e confira o vídeo da Kodak Consumer Products.

10

LICENSING BRASIL


© & TM Spin Master Ltd. ©2021 Viacom

Maio 2021

11


CURTAS

LICENCIAMENTO DO

MILENA GANHA PRIMEIRA LINHA DE PRODUTOS PARA CABELOS CRESPOS E CACHEADOS A mais nova personagem da Turma da Mônica acaba de ganhar uma linha completa de cuidados com o cabelo para chamar de sua. A Cia da Natureza, licenciada da Mauricio de Sousa Produções há mais de 20 anos, acaba de lançar os produtos Milena Kids. A linha para cuidar dos cabelos cacheados, crespos ou crespíssimos conta com shampoo, condicionador, máscara hidratante, creme para pentear, umidificador de cachos e gelatina, para deixar os cachinhos ainda mais definidos e poderosos. Como Milena é protetora dos bichinhos, todos os produtos são veganos, não testados em animais e hipoalergênicos. Para completar os cuidados, a empresa desenvolveu a deo colônia Milena Kids, com uma fragrância com notas gourmand, levemente adocicadas, para acompanhar as meninas em qualquer momento. Esse e os demais produtos Milena Kids fazem parte da linha Turma da Mônica Kids da Cia da Natureza, e estão disponíveis nas principais lojas de cosméticos, supermercados e lojas on-line de todo o País.

“RON BUGADO” GANHA PRIMEIRAS IMAGENS A mais nova animação dos estúdios Walt Disney “Ron Bugado” (Ron’s Gone Wrong), que deve estrear no cinema em 22 de outubro de 2021, ganhou duas imagens oficiais. A história é centrada em um garoto de 11 anos chamado Barney que se torna amigo de um robô que não funciona muito bem e na viagem que juntos fazem a um mundo onde robôs que falam, andam e se conectam têm crianças como melhores amigos. O filme é dirigido por Jean-Philippe Vine e Alessandro Carloni, sob o selo da recém-adquirida subsidiária 20th Century Studios.

12

LICENSING BRASIL


Maio 2021

13


ENTREVISTA

Nossa conversa desta edição é com Rafaella e Rafael, diretores da MeuAuAu Empreendedores que decidiram atender a demanda de produtos pet seguros e com estilo único, resultando num trabalho diferenciado. Além disso, acreditam na produção nacional com preço justo e excelente qualidade. Confira!

14

LICENSING BRASIL


PELO MUNDO...

Garimpo de ideias, ações...

MARCA FRUIT-TELLA PRONTA PARA CRESCER A Perfetti Van Melle e a Licensing Matters

NETFLIX ADQUIRE DIREITOS DE TRANSMISSÃO DA SONY PICTURES MOVIES

Global firmaram uma parceria de longo prazo para

A Netflix será oficialmente a primeira plataforma

no mercado, para categorias de produtos de estilo

a transmitir todos os filmes da Sony Pictures – resul-

de vida no Reino Unido e em Bélgica, Países Baixos

tado do acordo assinado de licenciamento exclusivo.

e Luxemburgo.

estender a marca de doces Fruit-tella, há 90 anos

O acordo, de 5 anos, começará em 2022 por

A LMG alavancará as associações da marca com

meio de filmes muito esperados como a sequência de

o autêntico sabor da fruta, cores lúdicas e positivida-

Homem-Aranha no Aranhaverso, Venom, Morbius e

de, buscando parceiros em categorias como moda,

Uncharted, junto com futuros episódios das principais

saúde e beleza, velas perfumadas, brinquedos, pa-

franquias do estúdio – Jumanji e Bad Boys.

pelaria, acessórios de viagem e conteúdo digital,

Além de transmitir os próximos lançamentos, a

entre outras.

Netflix pode financiar alguns dos títulos da Sony,

Leila Loumi, diretora de licenciamento sênior

que serão agendados para um lançamento direto

global da LMG, compartilhou detalhes sobre o

para streaming. O serviço também será capaz de

programa: “Para crianças e adolescentes, estamos

licenciar os direitos de vários filmes do extenso ca-

planejando uma linha de cuidados pessoais nova e

tálogo da Sony.

colorida. Buscaremos soluções de maquiagem di-

O diretor de filmes da Netflix Scott Stuber afirmou:

vertidas e vibrantes para a geração Z. E, também,

“Este negócio não só nos permite trazer a impressio-

planejamos explorar o senso de nostalgia das gera-

nante lista de franquias de filmes e novos IPs da Sony

ções X e Y pela marca Fruit-tella por meio da moda

para a Netflix nos Estados Unidos, mas também ofe-

e dos jogos digitais”.

rece aos amantes do cinema em todo o mundo uma nova fonte de lançamentos de filmes”.

16

LICENSING BRASIL


SPIN MASTER APRESENTA PLANO SUSTENTÁVEL E RECICLAGEM DE BRINQUEDOS A Spin Master detalhou seus planos de parce-

MARVEL LICENCIA A IMAGEM DE STAN LEE, QUE PERTENCE À GENIUS BRANDS

ria com o esquema de reciclagem de brinquedos TerraCycle, lançando a parceria em dois mercados-chave para a empresa; os Estados Unidos e a Austrália.

A Marvel Studios licenciou a imagem de Stan

A parceria, programada para entrar em vigor ao

Lee, por meio da Genius Brands International, para

longo de 2021, foi revelada em meio ao segundo re-

criar um novo conteúdo que celebra a vida e a obra do

latório anual de Responsabilidade Social Corporativa

famoso autor de quadrinhos.

da fabricante de brinquedos, um documento no qual

Como a Genius detém os direitos da imagem de

a Spin Master descreve os avanços feitos no ano pas-

Lee e a Marvel continua criando novos filmes e séries

sado em áreas-chave, incluindo produtos, pessoas,

de TV baseados em seu trabalho, as empresas tam-

comunidade e meio ambiente.

bém estão explorando outras maneiras de colaborar no conteúdo, segundo comunicado.

No relatório, a empresa destacou as medidas ambientais realizadas nos últimos 12 meses, que incluem

A Genius Brands adquiriu os direitos da imagem

a compensação de 10 mil toneladas de carbono em

do ícone dos quadrinhos e mais de 100 IPs criados

2020. A Spin Master afirma que continuará a com-

por Lee na POW! Entertainment no ano passado.

pensar 100% de sua geração de carbono em 2021.

Genius e POW! já haviam coproduzido a série de ani-

No relatório, também destacou seu compromisso de

mação pré-escolar Stan Lee’s Superhero Kindergarten,

reduzir as embalagens de plástico em 50% até 2025.

que a chinesa Youku estreará neste semestre.

Como parte do relatório, a Spin Master também

Lee morreu em 2018 aos 95 anos. Se ele tivesse

detalhou uma nova parceria com a plataforma de re-

vivo, estaria completando 100 anos em 2022, e licen-

ciclagem TerraCycle para fornecer serviços de devolu-

ciar sua imagem oferece a Marvel a oportunidade de

ção de brinquedos PAW Patrol em seus mercados dos

criar um conteúdo que celebra Lee e seu legado, se-

Estados Unidos e da Austrália. Por meio da parceria,

gundo o anúncio realizado.

os consumidores poderão enviar para a Spin Master os brinquedos da propriedade que não usam mais para que sejam reciclados e utilizados na construção de playgrounds, bancos de parque e decks.

Maio 2021

17


PELO MUNDO...

A NOVA LINHA DE MAQUIAGEM DA NYX SE INSPIRA EM TETRIS A pandemia despertou em muitos de nós nostalgia e, para muitos, isso causou a redescoberta de videogames antigos.

CARTOON NETWORK STUDIOS EUROPE AGORA É HANNA-BARBERA STUDIOS EUROPE A WarnerMedia, sediada nos Estados Unidos, está ressuscitando seu selo de animação Hanna-Barbera, ao renomear o Cartoon Network Studios Europe. O estúdio com sede em Londres agora será conhecido como Hanna-Barbera Studios Europe, ado-

Em uma tentativa de saciar esse desejo, a marca de

tando o nome da empresa originalmente fundada por

cosméticos NYX Professional Makeup fechou parceria

William Hanna e Joseph Barbera em 1957, que é mais

com o videogame Tetris dos anos 1980 para uma cole-

conhecida por lançar franquias icônicas de desenhos

ção de edição limitada que engloba cores ousadas e as

animados como Scooby-Doo, Yogi Bear, Os Jetsons e

formas de blocos do videogame pioneiro.

Os Flintstones.

“Somos inspirados por nosso público e procuramos

A companhia pretende estabelecer Hanna-Barbera

encontrar maneiras de conectar alegria e escapismo en-

Studios Europe como seu principal estúdio de animação

quanto nos propomos a construir uma ponte entre os

de televisão dentro de Europa, Oriente Médio e África.

mundos da maquiagem e dos jogos”, afirmou Yasmin Dastmalchi, vice-presidente de marketing da NYX.

NOVA COLEÇÃO SUSTENTÁVEL DA PRIMARK CARES COM DISNEY A Primark Cares compartilhou sua primeira coleção sustentável com a Disney. Elaborada com algodão sustentável, poliéster reciclado e plástico reciclado, a coleção oferece de itens de decoração, acessórios e roupas. As peças contêm mensagens escritas que apoiam o planeta, como: “Be kind to our home”, “We only have one home”, “Let’s protect our home”...

18

LICENSING BRASIL


FIAT E GOOGLE APRESENTAM “500 HEY GOOGLE” Automóvel e tecnologia caminham juntos em todas as etapas, da produção à venda, e em um mundo cada vez mais digitalizado, os carros não são mais concebidos como simples veículos, mas como ferramentas cada vez mais inteligentes e conectadas, integradas a computadores e smartphones. Na esteira dessa paixão por tecnologia, a Fiat e o Google colaboraram em uma edição limitada muito especial: “500 Hey Google” em três modelos, o Fiat 500, 500X crossover e 500L MPV.

CERVEJARIA DINAMARQUESA COMEMORA O ANIVERSÁRIO DE GAME OF THRONES

Do lado de fora, os pilares B do carro combinam com

Game of Thrones estreou pela primeira vez na

as cores da empresa Google, enquanto há emblemas Hey

HBO há 10 anos, em 17 de abril de 2011. O pro-

Google acima dos arcos das rodas dianteiras. O interior tem

grama é considerado o maior programa de TV do

assentos de toque macio, sempre inspirados nas cores do

século XXI. A série ganhou um total de 59 Primetime

Google e as etiquetas nos assentos são marcadas com o lo-

Emmy Awards, um recorde até hoje.

gotipo Hey Google. Estética à parte, o verdadeiro protagonista desta nova série especial é a conectividade, devido a uma integração da tecno-

Por isso, a HBO continua explorando o universo da série e, para comemorá-la, criou a campanha The Iron Anniversary, que durou o mês todo.

logia do Google com o serviço Mopar Connect da Fiat, que

Muitas marcas famosas se reuniram para tornar a

permite aos usuários monitorar e controlar remotamente cer-

festa ainda mais especial. A Warner Media e a em-

tos aspectos de seu carro através do Google Nest Hub.

presa de cerveja artesanal dinamarquesa Mikkeller,

Devido a essa tecnologia, o proprietário do carro

por exemplo, uniram forças para lançar uma varie-

pode verificar o nível de combustível do carro, ver se está

dade de cervejas inspiradas em Game of Thrones. A

trancado, acender as luzes de emergência ou até mesmo

parceria já é de vários anos, mas desta vez foi lança-

encontrar os postos mais próximos. Os alertas também

da a cerveja “Iron Anniversary IPA”, sendo que a IPA

podem ser enviados ao proprietário se o carro ultrapassar

é apenas a primeira de uma série de cervejas Game

uma determinada velocidade ou sair de uma determinada

of Thrones da Mikkeller a ser produzida. O primeiro

área geográfica.

lançamento “Iron Anniversary” estará disponível em

O interessante é que, hospedando essa tecnologia de

quantidades limitadas e em mercados selecionados –

ponta, está um modelo da Fiat lançado em sua primeira ver-

Dinamarca, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos –,

são em 1957.

incluindo a loja virtual da Mikkeller.

Maio 2021

19


PELO MUNDO...

CEREAL KELLOGG’S CELEBRA A COMUNIDADE LGBTQ+ ADIDAS CRIA TÊNIS SUSTENTÁVEL DE “MUPPETS”

Antes do mês do Orgulho LGBTQ+ em junho, nos

com

Estados Unidos, a Kellogg’s se uniu à GLAAD (Gay

Os Muppets em 2020, os primeiros tênis da Adidas co-

& Lesbian Alliance Against Defamation) – organização

meçam chegar ao mercado.

não governamental estadunidense cujo foco é monitorar

Após

anunciar

uma

parceria

colaborativa

As marcas lançaram o tênis modelo Stan Smith inspirado no sapo Kermit, conhecido por aqui como Caco.

a maneira como a mídia retrata as pessoas LGBT – para lançar uma colaboração de edição limitada.

São dois modelos: o primeiro tem um design mini-

O cereal celebra a presença de todos na mesa do café

malista, enquanto o segundo par é revestido com várias

da manhã em prol da comunidade LGBTQ+. Parecendo

imagens do personagem icônico. Ambos, no entanto, são

muito com seus Froot Loops, um dos queridinhos das

feitos com o material sustentável da marca Primegreen,

crianças, a edição colorida apresenta corações nas cores

enquanto as solas são feitas de borracha reciclada.

do arco-íris com sabor de frutas e glitter comestível.

Há ainda detalhes que ressaltam a intenção sustentável

Para cada caixa comprada e recibo enviado para o site

do produto, incluindo a mensagem “Não é fácil ser verde”.

oficial do Kellog’s Family Rewards, a Kellogg’s está doando

O Kermit the Frog x Adidas Originals Stan Smith já

US$ 3 para a GLAAD, colaborando, assim, com suas inicia-

está disponível pelo site da Adidas e em lojas físicas do

tivas de para acelerar a aceitação da comunidade LGBTQ+.

mundo todo.

GENERAL MILLS CRIA CEREAL INSPIRADO EM GHOSTBUSTERS Para os fãs de Ghostbusters que já se perguntaram como seria o gosto daquele marshmallow gigante do filme (Stay Puft Marshmallow Man), a General Mills tem a resposta. A fabricante americana de alimentos anunciou oficialmente o lançamento do cereal inspirado em Ghostbusters, repleto de grandes marshmallows. O cereal de edição limitada vem em uma embalagem com o logo Ghostbusters na frente e no centro. Abaixo está uma imagem do cereal em uma tigela azul: bolinhos de milho adoçados com sabor de frutas vermelhas, acompanhados por um fantasma branco e marshmallows em forma de “ectoplasma”. Nenhuma data exata de lançamento foi anunciada, mas o cereal Ghostbusters da General Mills deve chegar às prateleiras em breve.

20

LICENSING BRASIL


bOlOfOfOs O FeNÔMeNo Da iNtErNeT cHeGoU PrA rEvOlUcIoNaR o mUnDo dO LiCeNsInG

BiLvhIeÃWos

+1

DenO YoUtUbE

PrEvIsÃo Es De +10 bIlH2Õ4 aTÉ 20

mAiS NúMeRoS DoS BoLoFoFoS Em: sOcIaLbLaDe.cOm/yOuTuBe/uSeR/BoLoFoFoSoFiCiAl

Maio 2021

COnTaTo: (11) 5092-5588

21


CAPA

Rentável estimação Setor pet faturou R$ 40,8 bilhões em 2020

N

os últimos anos, os bichos de estimação ga-

Os números mantêm o Brasil como um dos prin-

nharam ainda mais espaço nos lares brasilei-

cipais mercados pet do mundo. O país permanece

ros – reflexo de mudanças no comportamen-

no top 3 do ranking mundial, atrás somente de EUA

to social, afinal, eles passaram para dentro das casas e

(1º) e China (2º).

ganharam o status de membros da família. Sobem no

“A pandemia afetou todos os setores da eco-

sofá, dormem no quarto e dividem o ambiente com as

nomia, no Brasil e no mundo. No momento em

crianças. Diante dessa relação muito mais próxima, os

que muitas pessoas tiveram de permanecer em

pets passaram a ser mais bem-cuidados por seus donos.

casa, houve um cuidado maior com as necessida-

E aí surgiu uma enorme oportunidade de negócios!

des do animal de estimação, que já é parte integrante da família. Isso impulsionou os gastos com

UM MERCADO ANIMAL

o cuidado animal. Ao mesmo tempo, os preços

O mercado pet brasileiro concluiu o ano de 2020

repassados ao consumidor também cresceram. A

com um faturamento de R$ 40,8 bilhões. O balanço

inflação foi causada principalmente pelo aumento

completo foi calculado pelo Instituto Pet Brasil (IPB).

do preço de ingredientes de pet food, commodi-

Pet shops de pequeno e médio porte (com até 19

ties cujos valores são ditados pelo dólar”, aponta

funcionários) respondem a praticamente metade de

o presidente-executivo do IPB, Nelo Marraccini.

toda a movimentação (48,4%, ou R$ 19,7 bilhões). Em

Apesar dos desafios impostos pelo coronavírus, em

seguida vêm as clínicas e hospitais veterinários, com

2020 o mercado pet foi considerado serviço essen-

17,9%, ou R$ 7,3 bilhões. Levando em consideração

cial em todos os estados brasileiros, o que permitiu

todos os segmentos, o valor de fechamento do ano foi

que os possuidores de animais de estimação não

1,7% mais alto do que a última projeção divulgada,

sofressem com desabastecimento de produtos im-

que contabilizava até o terceiro trimestre de 2020.

portantes para o bem-estar animal. O crescimento em relação a 2019 foi de

40,9

24,3

26,7 9,9%

28,9

31,1

32,9

34,4

35,3

15,5%

8,2%

ideia, em 2014, o faturamento do setor cresceu que em 2019 a taxa foi de 3%. Mas até para o

7,6%

lojista o lucro é diminuído, pois os custos estão 4,6%

mais altos de ponta a ponta, desde o ingredien-

3% 2014

desaceleração no crescimento. Para se ter uma 9,9%. Desde então, fomos crescendo menos, até

5,8%

2013

15,5% no faturamento. “Há anos registrávamos

2015

2016

Faturamento - R$ bilhões

2017

2018

2019

te para a ração, passando pelo combustível do 2020

transporte até os custos de manutenção das lojas”, diz o executivo.

Taxa de crescimento (%) LICENSING BRASIL


7,3% 4,6% 17,9%

BALANÇO 2019 48,4%

10,4%

De acordo com o Instituto Pet Brasil, somados os faturamentos da indústria, serviços (veterinários e ge-

9% 2,4% E-commerce Clínicas e hospital veterinário

rais) e da venda de animais em 2019, o crescimento foi de 3% em relação ao ano anterior. O total calculado é de R$ 35,4 bilhões. Em 2018, o mercado cresceu 4,6% em faturamento e chegou a R$ 34,4 bilhões.  

Agrolojas Varejo alimentar (hipermercados, supermercados, mercearias etc.) Outros (clubes de serviços, loja de conveniência, farmácia etc.) Pet shop (pequeno e médio) Pet shop (grande)

Agrolojas representaram 10,4% do faturamento, seguidas pelo varejo alimentar (como supermercados e mercearias), com 9%; pet shops no formato megastores (7,3%); e-commerce (4,6%) e outros varejos variados, como lojas de conveniência. Em relação aos números consolidados de 2019, o faturamento do comércio eletrônico teve salto de 25%, número em grande parte influenciado pela opção de compra on-line por conta da covid-19.

CENSO PET (ANO-BASE 2019)

Na comparação por tipo de produto ou serviço,

A população pet no Brasil é de aproximadamente

quem representa praticamente metade do faturamen-

141,6 milhões de animais, um crescimento de 1,70%

to do setor é o pet food, item que mais sofreu com a

frente a 2018, quando foram contabilizados 139,3

alta de preços. Mesmo assim, o alimento para animais

milhões de animais.

de estimação movimentou R$ 20,5 bilhões, ou 50,2%

O número de cães no Brasil subiu 1,7% de 2018

do faturamento durante todo o ano de 2020. Logo

para 2019, de 54,2 milhões para 55,1 milhões. Os ga-

atrás está a venda de animais direto dos criadores,

tos apresentaram crescimento declarado de 3%: de

com 12% do total de R$ 40,8 bilhões. Produtos ve-

23,9 milhões para 24,7 milhões de pets felinos. Peixes

terinários (pet vet) vêm em seguida (11,6%). Serviços

ornamentais cresceram 1,5% em número de popula-

gerais como banho e tosa, creches e hotéis para ani-

ção, de 19,1 milhões para 19,4 milhões de animais.

mais são 10,4% do faturamento; serviços veteriná-

Aves, 0,5%, de 39,8 milhões para 40 milhões. Répteis

rios, 10,1% e produtos de higiene e bem-estar animal

e pequenos mamíferos cresceram 4%, de 2,3 milhões

(pet care), 5,7%.

para 2,4 milhões.

Maio 2021

23


CAPA Tipo de estabelecimento

Caracterização do estabelecimento

Número de lojas

Taxa de crescimento

2018

2019

2018-2019 (%)

Brasil megastores nacionais

[cobertura do mix 90%] Faturamento mensal: acima de R$ 750.001,00 Funcionários: acima de 20

172

178

3,48

Megastores regionais

[cobertura do mix 75%] Faturamento mensal: R$ 250.001,00 até R$ 750.000,00 Funcionários: acima de 20

401

415

3,39

Pet shop médio porte

[cobertura do mix 50%] Faturamento mensal: R$ 100.001,00 até R$ 250.000,00 Funcionários: 5 a 19

5.871

6.063

3,26

Pet shop loja de vizinhança

[cobertura do mix 30%] Faturamento mensal: R$ 60.000,00 até R$ 100.000,00 Funcionários: até 4

25.195

26.019

3,27

31.640

32.675

3,27

Total de lojas

EMPRESAS (ANO-BASE 2019) A quantidade de empresas que atuam no setor pet brasileiro em 2019 foi de cerca de 252 mil estabelecimentos. A cadeia de distribuição (pontos de vendas como pet shops, consultórios e clínicas veterinárias, agrolojas e varejo de alimentos) correspondeu a 61,1% das companhias. O restante dos estabelecimentos é composto por indústrias (0,2%) e criadores (38,6%). Nesse universo, o varejo pet especializado, ou seja, as pet shops, somavam 32 mil estabelecimentos. Dentre esses, a maior parte está na categoria de pet shop loja de vizinhança (79,6%), que se caracteriza por apresentar faturamento médio de R$ 60 mil a R$ 100 mil, possuir até quatro funcionários e oferecer cerca de 30% de cobertura do mix de produtos pet. Em 2021, o IPB atualizou o número de pet shops no Brasil para 40 mil estabelecimentos. A alteração dá-se por conta da mudança de metodologia, e por conta do crescimento do mercado.  

*********INSIGHT EP

O LICENCIAMENTO DE MARCAS GANHA ESPAÇO NO SETOR PET BRASILEIRO

NOVOS CANAIS DE VENDAS?

Há empresas do segmento que já atuam há anos com

Já pensou que ótimo seria encontrar produtos pets

esse diferencial competitivo, mas é evidente, por todas as

em lojas de brinquedo, em papelarias, em comércio

razões já citadas, que esse nicho ganhou mais relevância,

de artigos de festas...? Ou seja, em lojas de variados

seja da empresa buscando por marcas ou das licenças

segmentos do varejo?

buscando por parceiros para esse segmento. E isso pouco

Assim, o consumidor encontraria também, em suas compras de rotina, itens para seu pet. Praticidade e comodidade que entendemos ser sinônimo de vendas. Fica a dica para fornecedores e lojistas!

importa, não é verdade? O que vale mesmo são as oportunidades que viram negócios e as opções incríveis que já estão à disposição dos donos dos pets. Confira a vitrine a seguir com os produtos que já movimentam as vendas por meio do encantamento do cliente – que transfere para seu bicho de estimação seu lifestyle.

24

LICENSING BRASIL


FREEFARO COM TOM AND JERRY E SCOOBY-DOO [WARNER MEDIA]

Bolsa de transporte para pets – Tom and Jerry

Cama para pets – Mystery Machine/Scooby-Doo

Peitoral Air e Guia – Mulher Maravilha

“Para nós da FreeFaro, como licenciados da Warner Bros. consumer products, é extremamente significativo poder produzir acessórios de grandes propriedades e franquias da Warner. O segmento pet tem se destacado principalmente por sua variedade de opções, tanto de usabilidade quanto de moda. Nas araras e prateleiras dos grandes varejistas podemos ver o quão expressivo é o número de produtos licenciados, e no mercado pet não poderia ser diferente. Nos especializamos em licenciamento e nos orgulhamos em representar fielmente nossos parceiros.”  Hiago Matiello - Coordenador criativo Coleira Scooby-Doo com Medalha – Scooby-Doo

Maio 2021

Peitoral Air Pelúcia – Tom and Jerry

25


CAPA MEUAUAU COM TURMA DA MÔNICA [MSP]

“Atualmente, temos a parceria com a MeuAuAu, que possui produtos licenciados estampados com os pets do Bairro do Limoeiro – como o Bidu e o Mingau. Em breve, a MSP terá novidades no mercado de pet food, categoria responsável por toda a cadeia de alimentos dos animais de estimação. Estamos para lançar uma linha completa de alimentos naturais e petiscos.”

Linha com peitorais, guias, kit H, bandanas, coleiras e cintos de segurança e caminhas.

26

LICENSING BRASIL


PET FIVE COM HELLO KITTY

“Por ser uma marca versátil e reconhecida, a Hello Kitty possui adequação com diferentes categorias de produtos e a categoria pet não poderia ficar de fora. A marca está estampada nas areias higiênicas para gatos da Petfive, com três referências de produtos comercializados em diferentes pontos de venda. Durante essa parceria, há mais de 6 anos com a Hello Kitty, a empresa conseguiu um incremento de 114% em suas vendas e abertura de novos canais de distribuição nas grandes redes Petz, Cobasi, Petlove etc. A parceria com a Hello Kitty no Brasil também contribuiu para abrir portas para outras regiões do mundo. Devido a esse sucesso, estamos vislumbrando a expansão desta categoria para outros produtos. Ainda no 10 semestre, teremos o lançamento de uma linha exclusiva de acessórios para pet junto a um novo licenciado que será divulgado em breve, além de uma parceria especial com uma renomada ONG.” - Jackeline Hickman, coordenadora de marketing da Sanrio do Brasil. KVRA COM PETZIM [ISPARTNER]

“A Kvra, marca multiesportes que é conhecida por valorizar o bem-estar por meio de experiências para seus consumidores, licenciou a marca para a Petzim, indústria especializada no mercado de acessórios pet que atua neste segmento desde 2015. Observando as tendências de mercado, alinhada à demanda do público que pratica esportes, a linha trará produtos inovadores para os pets, com estampas exclusivas, sempre visando qualidade e conforto.” - Luciana Vitorino, diretora da Agência Ispartner. Maio 2021

27


CAPA ZEE.DOG COM SUPER MARIO [REDIBRA] A coleção Super Mario é a primeira da história da Nintendo no setor pet e isso traz um grande diferencial para o licenciado, aliando os personagens e games icônicos ao design exclusivo dos produtos de lifestyle da PetTech brasileira Zee.Dog. 

“É uma honra para a Zee.Dog ser a primeira e única marca brasileira a fazer uma collab com uma empresa tão icônica e referenciada quanto a Nintendo.” Thadeu Diz, diretor criativo e cofundador da Zee.Dog

PET BONE COM GM/CHEVROLET [REDIBRA]

“Os produtos licenciados fazem muito sentido, porque trazem imagens e conceitos consolidados de outros segmentos aos nossos produtos e agregam valores às vezes ainda não imaginados. Como exemplo, a nossa linha especial PetBone Chevrolet Camaro, que vem com um conceito forte de tradição, robustez, força e desejo. Conceitos pouco trabalhados no ramo pet, mas muito sólidos na indústria automobilísticas Caminha Chevrolet Camaro Amarelo

28

Caminha Chevrolet

A perspectiva para esse mercado é muito positiva, vislumbramos um crescimento sólido de produtos licenciados em nosso portifólio. Sempre selecionando as melhorias parcerias com muita cautela, uma vez que estamos construindo nossa marca dia a dia e o licenciamento precisa fazer sentido em relação a nossas crenças e valores. Não por acaso, o lema da PetBone é “produtos feitos com amor, porque seu pet merece.” Regiane Moretti - coordenadora de vendas da PetBone  LICENSING BRASIL


PEITORAL AIR - FREEFARO COM CORINTHIANS [LICENSE SOLUTIONS]

CAMA RETANGULAR, CAIXA DE BRINQUEDO E JOGO AMERICANO – BO.BE COM CEARÁ SPORTING CLUB [LICENSE SOLUTIONS]

QUADRO DONO + COMEDOURO CÃO - PET E VOCÊ COM LUCIANO MARTINS [LICENSE SOLUTIONS] CAMAS E ACESSÓRIOS PET - PETZIM COM LUCIANO MARTINS [LICENSE SOLUTIONS]

Maio 2021

29


CAPA MICKEY E AMIGOS [DISNEY]

Linha Kdog de higiene e cuidados da Total Química

““Estamos sempre atentos às tendências de consumo, e para atender à crescente demanda de produtos pets, a Disney trouxe recentemente lançamentos com a magia dos seus personagens em produtos para cães e gatos. Acabamos de lançar uma linha de higiene e cuidados para os mascotes Kdog, da Total Química, que teve uma excelente aceitação no mercado. No mês de abril, tivemos também o lançamento das rações secas com a Sperafico Pet Foods, com toda a qualidade e parâmetros de segurança alimentar exigidos pela The Walt Disney para produtos com nossos personagens. E, em breve, a Fábrica Pet lançará uma linha completa de cama, bolsas de transporte, roupas e acessórios para cães e gatos, estamos caprichando no desenvolvimento, os produtos estão lindos! Estamos ansiosos pelo agrupamento de todos os produtos pets com o Mickey e seus amigos no ponto de venda. ”  - Mara Ronchi, diretor de licensing toys & FHB, The Walt Disney Company Brasil

Linha de rações secas da Sperafico Pet Foods

Linha cama, roupas e demais acessórios, da Fábrica Pet

30

LICENSING BRASIL


LÁ NA CHINA... MARCAS DE LUXO INVESTEM NO SEGMENTO PET Exemplos de marcas de luxo que lançam linhas de roupas e acessórios para animais de estimação incluem jaqueta Prada, coleira da Louis Vuitton e da Hermès e comedouros da Tiffany. Os produtos, que variam de $ 610 a $ 4.580, são caros, mas populares entre muitos donos de animais de estimação. A longo prazo, as marcas que usam animais de estimação para contar boas histórias estabelecerão uma imagem favorável. A linha de camisetas “Eu Amo Animais de Estimação” da Balenciaga promove a ideia de adotar animais de estimação ao invés de comprá-los. A linha de bolsas Rockstud Pet da Valentino pode ser personalizada com uma imagem do animal de estimação do cliente e a inicial do proprietário, aprofundando a conexão emocional entre proprietário, animal de estimação e marca.

Maio 2021

31


EM DESTAQUE

C

ertamente você já ouviu falar na Mata Atlântica, mas você sabe realmente qual a importância deste bioma? Estamos falando de uma área na qual vivem 72% dos brasileiros – são 17 estados e 3.429 municípios, que geram 70% do PIB brasileiro. É um patrimônio nacional e infelizmente, considerada

a floresta mais ameaçada do Brasil, pois restam somente 12,4% da sua área original. “Nossa missão é inspirar a sociedade na defesa da Mata Atlântica. Trabalhamos há praticamente 35 anos para coibir o desmatamento, aprimorar e aprovar leis que garantam a conservação do bioma”, afirma Afra Balazina, diretora de Mobilização da SOS Mata Atlântica. A ONG possui três causas principais: a restauração da floresta, água limpa para todos e a valorização de parques e reservas. Diante das mudanças de mentalidade e comportamento da população nos últimos anos – que foram aceleradas com a pandemia de Covid-19 –, além de todas as frentes de atuação da ONG em plena atividade, surgiu a demanda por linhas de produtos: “Entendemos que este é o momento ideal para a implementação deste modelo de negócios aqui na SOS Mata Atlântica. E, após meses de estudos, análises e conversas por meio da mentoria com o time do EP Grupo, nossa plataforma de licenciamento está pronta para atender a indústria e o varejo e aproximar esse setor de uma causa que tem relevância global e interessa a toda a sociedade”, anuncia Carlos Abras, coordenador de negócios e mobilização de recursos da ONG. “Se existe um contexto mais propício para o licenciamento de causa, desconhecemos. Ou seja, o lançamento da plataforma de licenciamento da SOS Mata Atlântica é uma excelente oportunidade de negócios para as empresas que desejam inspirar e en-

32

LICENSING BRASIL


tregar produtos e serviços para uma geração de consumidores ávidos por comprometimento socioambientais”, analisa Marici Ferreira, diretora do EP Grupo. Para se ter uma ideia, nas redes sociais a ONG reúne uma comunidade com mais de 2 milhões de pessoas.

UMA CAUSA QUE OFERECE DESEJO DE CONSUMO CONSCIENTE! Para seguir e oficializar essa oportunidade, a ONG já desenvolveu seu posicionamento comercial e um guia de estilo, com a Sensus Design, dividido em dois targets – infantil e jovem adulto –, potencializando, assim, as possibilidades e oportunidades que a marca oferecerá à indústria e ao varejo.

Guia de estilo dividido em dois targets: infantil e jovem adulto


EM DESTAQUE

SUSTENTABILIDADE A FAVOR DO NEGÓCIO!

UM MOVIMENTO QUE ABRAÇA:

Para realizar parceria com a ONG, não bas-

15,7 mil espécies de plantas 200 espécies de répteis 992 espécies de aves 289 espécies de mamíferos 350 espécies de peixes 370 espécies de anfíbios

ta ter um CNPJ; é necessário um olhar e uma postura em prol da proteção e de melhorias socioambientais: “Buscamos por marcas que reconheçam a importância da conservação e recuperação do meio ambiente como premissas

Mais de 60% das espécies de animais ameaçados de extinção do Brasil estão na Mata Atlântica!

fundamentais para a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. E, para isso, o licenciamento é uma ferramenta estratégica para contribuir

com a educação, conscientização e engajamen-

PARCERIAS SOCIOAMBIENTAIS

to do consumidor que está cada vez mais cons-

Há inúmeras empresas parceiras da ONG. Seja na

ciente e participativo para a construção de um

dinâmica institucional, seja no apoio a projetos, grandes

mundo melhor, explica Abras. Mas as empresas

nomes do mercado já investem nas causas, afirmando

que desejam iniciar neste movimento também

seu posicionamento em prol da sustentabilidade peran-

terão a atenção da SOS Mata Atlântica, segundo

te o mercado e os consumidores.

ele, justamente para implementar projetos que ganharão visibilidade por meio de produtos que valorizem o consumo consciente.

34

Esta é uma conversa atual, necessária e estratégica. Estar inserida neste cenário é o futuro de toda empresa. Qual o posicionamento da sua daqui para a frente?

LICENSING BRASIL


Abril 2021

35


ARTE + OPORTUNIDADE

Os pintores mais populares em cada país ma nova realidade faz parte da vida dos

U

Nessa pegada, a Ken Bromley Art Supplies – loja

apreciadores de arte. A pandemia paralisou

britânica de materiais de arte para pintura e dese-

viagens culturais e visitas aos museus e às

nho utilizou dados do Google para criar um mapa do

exposições e o jeito, desde o ano passado, é o destino

mundo que mostra quais são os pintores mais popu-

virtual que, inclusive, tornou a arte mais acessível.

lares em cada país.

Imagem: Reprodução

Segundo os dados, Leonardo da Vinci, conhecido por obras como “A Última Ceia” e “Mona Lisa”, é o pintor mais popular do mundo, ficando em primeiro lugar em 82 países. Já a pintora mexicana Frida Kahlo é a segunda mais famosa, sendo mais popular em 29 países, incluindo o Brasil. E o holandês, Vincent van Gogh, é o terceiro em popularidade.

36

LICENSING BRASIL


Leonardo da Vinci é o pintor mais popular do mundo. Frida Kahlo é a segunda mais famosa e a mais popular também no Brasil.

OS PREFERIDOS NA AMÉRICA DO SUL Embora seja a artista mais popular no Brasil, Frida Kahlo não é destaque em toda a América do Sul. Artemisia Gentileschi é a pintora que mais se destaca entre os países sul-americanos. As duas, inclusive, são as duas únicas mulheres a entrar no ranking. A elaboração dos mapas levou em conta os dados analisados ​​pela Ken Bromley em fevereiro de 2021, usando o planejador de palavras-chave do Google. Nem todos os países tinham dados suficientes para serem apresentados, então, a loja incluiu apenas os países com dados suficientes para analisar.

Imagem: Reprodução

Maio 2021

37


PUBLICIDADE + CRIATIVIDADE

Cinco hábitos para aprender sobre os anúncios mais criativos e eficazes do mundo

A

o longo de 2020, a Kantar, empresa líder

continuasse durante a pandemia, já que proporciona-

mundial de consultoria e conhecimentos ba-

va uma sensação de normalidade em um momento

seados em dados e insights, analisou mais

delicado, com notícias sobre Covid-19 24 horas por

de 10 mil anúncios para clientes de todo o mundo,

dia. Investigações posteriores mostraram que, em sua

e agora revela os que funcionaram com maior eficá-

maioria, os consumidores processavam o conteúdo da

cia. O que diferencia o Kantar Creative Effectiveness

mesma maneira como faziam antes da pandemia. Os

Awards de outras premiações de criatividade é que os

anunciantes que mantiveram seu foco e investiram em

jurados são os próprios consumidores.

sua marca durante este período de recessão viram sua

A investigação do Barômetro COVID-19 da Kantar

determinação recompensada. Os anúncios mais criativos e eficazes de 2020 foram:

mostrou que as pessoas queriam que a publicidade

MARCA

PAÍS

SPOT

AGÊNCIA

1

Heineken

EUA

Cheers to All

Publicis

2

Bosch

Alemanha

Atino

C3 Creative Code and Content (Stuttgart)

3

Burger King

França

Consignes 2 Sécurity – The Retour

Buzzman

4

SheaMoisture

EUA

It Comes Naturally

BBDO New York and JOY Collective

5

Samsung

EUA

Make Their Year, with Galaxy Buds Live

R/GA

6

Milka

França

And a Lot of Milka

DAVID Madrid

7

Google

EUA

Find Your Scene

Google Brand Studio

8

TENA

Reino Unido

TENA Silhouette Washable Underwear (I Will Wear What I Want)

AMV BBDO, London

9

TD

Canadá

Keeping Your Business Moving Forward

Leo Burnett

10

Adrenaline Rush

Rússia

More

KAPIBARA

11

YouTube Kids

EUA

YouTube Kids Brand Anthem Film

Droga5

12

Avocados From Mexico

EUA

Avocados From Mexico Shopping Network*

Energy BBDO Chicago

38

LICENSING BRASIL


13

Gatorade

Chile

Gatorade GOAT CAMP

TBWA/Chiat de Los Ángeles

14

Toyota Corolla

Canadá

Vente Étiquettes Rouges

The Showroom

15

Kozel

Eslováquia

Pimp My Goat

Armada

16

Nissan Sentra

EUA

Joy Ride

NissanUnited

17

Panadol Actifast

Malásia

Delivery Rider Malaysia

Grey Group Singapore

18

EBay Australia

Austrália

The Fast and the Furious

Che Proximity Australia

19

Siemens Home Appliances

Turquia

Ankastre

MullenLowe Istanbul

20

Hershey’s Kisses

EUA

Bells to Blossoms

mcgarrybowen

* Atualmente não disponível on-line. Ao longo do ano e dos mais de 10 mil anúncios

dência natural de filtrar a publicidade. Isso tam-

analisados foram identificados os cinco hábitos mais

bém tem efeitos positivos nas associações emo-

eficientes dos anunciantes:

cionais com a marca;

Ser distintivo: Ter a capacidade de se fazer nota-

Fale com seu consumidor: Os especialistas

do e ser lembrado em um mundo onde existe uma

bem-sucedidos em marketing sabem que podem

grande quantidade de anúncios. O mais importan-

perder a perspectiva durante a jornada criativa e

te é se destacar no mínimo em sua categoria e, de

por isso é importante ouvir o feedback dos consu-

preferência, de qualquer outra publicidade;

midores ao longo desse processo.

Manter os elementos intrínsecos (assets)

Sobre os ganhadores deste ano e os cinco hábi-

para gerar brand linkage: Garantir que a aten-

tos de eficácia criativa, Daren Poole, líder global de

ção no anúncio esteja a serviço da marca. Muitas

creative na kantar, comentou: “Na Kantar, amamos o

empresas esquecem esta regra básica;

excelente conteúdo criativo, e o amamos ainda mais quando essa criatividade aproveita para oferecer resul-

Ser significativamente diferente: Atender as ne-

tados em benefício da marca e do marketing. Nossos

cessidades funcionais, emocionais e sociais dos con-

ganhadores pertencem a uma ampla gama de produ-

sumidores, mostrando-se único em sua categoria;

tos e categorias e, como nosso relatório informa, utilizam muitas táticas diferentes em sua criatividade. O

Desencadear uma resposta emocional: Fazer

que compartilham é um compromisso com a excelên-

com que o espectador sinta uma conexão e gere

cia criativa e com foco em garantir que seu trabalho

um compromisso com o anúncio, evitando a ten-

funcione exatamente como se esperava”.

Maio 2021

39


EVENTO

SAVE 20 E 21 the date

OUTUBRO/2021

VILA DOS IPÊS

AVENIDA MOFARREJ, 1505 VILA LEOPOLDINA – SÃO PAULO/SP REALIZAÇÃO:

PUBLICAÇÃO OFICIAL:

APOIO:

Profile for EP Grupo – Conteúdo Eventos e Mentoria

Revista Licensing Brasil (Marcas e Personagens) #78  

RENTÁVEL ESTIMAÇÃO Brasil é o terceiro mercado pet do mundo

Revista Licensing Brasil (Marcas e Personagens) #78  

RENTÁVEL ESTIMAÇÃO Brasil é o terceiro mercado pet do mundo

Profile for epeditora

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded