Page 1

www.licensingbrasil.com set/out ano 8 nº 41

O QUE O SETOR TÊXTIL TEM A VER COM A SUA LINHA? O novo contexto propõe um ano de desafios e oportunidades para o mercado de confecção.

CADA PLAYER TEM UMA ARTE...

Encontre a sua!

7ª EXPO LB apresenta cerca de 280 marcas ao mercado


Untitled-3 4

9/15/14 7:26 PM


Untitled-3 5

9/15/14 7:26 PM


Untitled-3 6

9/15/14 7:26 PM


Untitled-3 7

9/15/14 7:26 PM


Untitled-3 8

9/15/14 7:26 PM


Untitled-3 9

9/15/14 7:26 PM


(100) (26)

(120)

Curtas do Licenciamento 14 Entrevista – Giancarlo Catinella e Luis Taniguchi [Com Licensa] 24 Capa – Guia de Marcas Expo LB 2014 26 Trends – Licenciamento além do mercado infantil por Marcus Macedo 98 Vitrine – Acessórios 3G 100 Perfil – As super-poderosas do licensing 106 Pesquisa – BrandTrends: Marcas infantis 116 Mostra – Casa Cor 120 Empresa – Nadir Figueiredo 122 Em destaque – Batman 75 anos 126 Mídia – André Porto Alegre 130 Tendência – Play Pesquisa 132 Jurídico – Siqueira Castro 134 Design – Estúdio n’Ovo 138

10 Índice lb41.indd 10

9/15/14 7:28 PM


Ă?ndice lb41.indd 11

9/15/14 7:28 PM


EDITORIAL

Agência de Conteúdo Ano 8 – Ed. 41 – Set/Out – 2014 Espaço Palavra Editora e Arte Ltda.

‹ Direção-geral e jornalista responsável › Marici Rosana Ferreira (MTB 36727)

‹ Conselho editorial ›

David Diesendruck (Redibra), Ênio A. Kohler (Lepper), Kiko Smitas (Fantasias SulAmericana), Ana Amélia de Cesaro e Aurélia Picoli (Play Consultoria Infantil), Marici Foroni (Foroni), Gustavo Bacchi (Riclan), José Martins (Panini), Marcus Macedo (Exim), Edson Sawa (Regina Festas) e Germano Costa (Brandili).

‹ Revisão ›

Renata Lopes Del Nero Lu Peixoto ‹ Redação › Camila Guimarães Kika Martins ‹ Arte › Wilson Alves Rening Masuyama ‹ Departamento comercial › Alessandra Aragon Frate Daiane Miranda Sandra Olegário ‹ Marketing › Livia Gimenes ‹ Administrativo › Cristina Venâncio Isabelle Inceli ‹ International sales › Multimedia, Inc. (USA) Tel. +1-407-903-5000 E-mail: info@multimediausa.com ‹ Administração, publicidade e redação › Rua Arapapi, 45 Indianópolis – São Paulo CEP: 04516-020 Tels. (11) 5092-5588/ (11) 5094-0403 E-mail: contato@epgrupo.com.br [ Assinaturas ] (11) 5092-5588 ou pelo site www.epgrupo.com.br

Fora de série!

D

urante o ano, nosso trabalho consiste em oferecer informações, tendências e estratégias para a profissionalização do mercado nacional de licensing. Para selar essa missão, concretizamos o fe-

chamento de inúmeros negócios com a realização da Expo Licensing Brasil, o principal evento do setor. Na ocasião, os grandes estúdios internacionais e os maiores agentes de licenciamento do País expõem suas novidades para milhares de fabricantes, empresários, lojistas e designers. Neste ano, cerca de 280 propriedades serão apresentadas ao mercado, entre personagens infantis, filmes, artistas, marcas adultas e, principalmente, séries de TV! Tanto na TV aberta como nos canais por assinatura, é surpreendente a quantidade de programas invadindo o licenciamento. Quem já teve a oportunidade de comparecer, se surpreenderá com o novo formato das apresentações na próxima edição. O conteúdo será mais compacto, porém, as palestras contarão com um time reforçado de experts em varejo, contratos, desenvolvimento de produtos e demais assuntos relacionados aos programas de licenciamento. Quem ainda não conhece a dinâmica do evento, não perde por esperar! A partir das 11h, a feira estará aberta à visitação com novas marcas e personagens. É uma oportunidade única de encontrar a propriedade ideal para a sua linha de produtos e ainda aprender sobre essa ferramenta de marketing. Acompanhe a prévia que

As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores e podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte. As fotos utilizadas nesta edição pertencem ao banco de imagens da Revista Licensing Brasil e podem ser utilizadas desde que citada a fonte. A Revista Licensing Brasil possui distribuição nacional para diretores, gerentes de marketing e demais pessoas envolvidas no mercado de licenciamento dos setores de publicidade, acessórios, alimentos, brinquedos, canais de TV, confecção, cosméticos, higiene e limpeza, papelaria, promocional, tecnologia e informática. Profissionais de outros setores poderão adquirir os exemplares por meio da assinatura da revista.

Marici Ferreira

Lívia Gimenes

Alessandra Frate

Daiane Miranda

12 EDITORIAL-LB41_3.indd 12

9/15/14 7:30 PM


preparamos na matéria de capa desta edição com todos os detalhes do evento. Um guia completo; confira! Por falar em estratégia de licenciamento, recomendo a leitura da entrevista concedida por Giancarlo Catinella e Luis Taniguchi, da Com Licensa – sobretudo para quem começa a se aventurar no segmento. Com experiência no varejo e na indústria, a empresa de consultoria auxilia no desenvolvimento de um programa bem elaborado. Outro destaque são as mulheres à frente dos negócios do setor. Elas conquistaram o mercado e decidimos traçar o perfil de cada uma delas... Verdadeiras heroínas! Conheça melhor essas mulheres-maravilha. Aliás, um dos principais heróis da atualidade celebra 75 anos de história: o Batman. Para comemorar, a Warner Bros. anuncia diversas ações de marketing e novidades para a franquia. Quem perdeu a Casa Cor, realizada recentemente na capital paulista, pode matar a curiosidade nesta edição. O fato é que o licensing vai tomando conta de novos segmentos e a decoração já aderiu ao nosso movimento. Separamos algumas áreas temáticas de onde podem surgir novas ideias para o seu negócio. Estas e outras novidades fora de série prometem animar o mercado novamente. Todos os lançamentos, somados à criatividade de agentes e empresários, resultam na química perfeita para uma explosão de novas linhas. Jogamos uma pitada de inovação... Agora, é só mexer!

Sandra Olegário

Mai/Jun 2014

EDITORIAL-LB41_3.indd 13

Isabelle Inceli

Cristina Venâncio

Marici Ferreira – marici@epgrupo.com.br

Camila Guimarães

Kika Martins

Wilson Alves

Rening Masuyama

13 9/15/14 7:30 PM


CURTAS

LICENCIAMENTO DO Turma do Ursinho Pooh entra na linha Tupperware Sempre pensando nos cuidados com a família, a Tupperware se dedica ao desenvolvimento de produtos versáteis para maior praticidade do consumidor. Desta vez, a fim de agradar especialmente a criançada, a empresa criou a divertida Linha Pooh. Composta por Tupper copinho com bico (200 ml), Tupper pratinho e Tupper redondinha, a nova coleção é muito colorida. Prático, o copinho (200 ml) é ideal para crianças, pois possui tampa com bico, tampa hermética e estanque, o que permite o transporte de líquidos sem vazamento. A Tupper redondinha e o Tupper pratinho também possuem tampa hermética e estanque. Para obter mais informações, acesse www.tupperware.com.br.

Peppa é a grande aposta da Estrela A simpática porquinha Peppa é a grande atração entre as novidades licenciadas da Brinquedos Estrela. Sucesso de audiência do canal Discovery Kids, ela também deve ser um estouro nas lojas de brinquedos. Por isso, a Estrela conta com uma linha inteira dedicada à personagem. Figuras em vinil, pelúcias, kits da linha Super Massa, quebra-cabeças e jogo da memória são alguns dos produtos. As Princesas da Disney também estão entre as personagens mais bem-sucedidas nas prateleiras das lojas infantis. Branca de Neve, Cinderela, Aurora, Bela e Ariel, que já estão em jogos da Estrela como o Banco Imobiliário Júnior Princesas Disney e o Cara a Cara Princesas Disney, agora ganham uma versão toda especial e charmosa do Aquaplay. Nesse modelo, a empresa aproveitou a solicitação dos consumidores e trouxe de volta as argolinhas ao sistema de jogo. Com isso, o Aquaplay Princesas Disney se torna um brinquedo único, não apenas pela graciosidade das personagens, mas também por resgatar um estilo clássico do Aquaplay. Para obter mais informações sobre todas as novidades da Estrela, acesse www.estrela.com.br.

Foroni também embarca nas aventuras de Peppa Pig Mais uma vez, Peppa, seu irmão George, Papai e Mamãe Pig encantarão a garotada com suas fantasias. Agora, os porquinhos também dão vida às capas da coleção de cadernos e agendas escolares desenvolvida pela Foroni. Com cores e temas do universo infantil, as ilustrações mostram a personagem em situações do cotidiano presentes em suas histórias. Nas versões brochura, brochurão, capa dura espiral ¼, caligrafia, cartografia e desenho, além de duas opções de agendas escolares com miolo decorado. Para obter mais informações, visite o site: www.foroni.com.br.

Curtas_lb41.indd 14

9/15/14 7:32 PM


Curtas_lb41.indd 15

9/15/14 7:32 PM


CURTAS

LICENCIAMENTO DO Mr. Kitsch é a novidade no mundo dos licenciados Criada em 1986, a marca Mr. Kitsch foi inspirada no Kitsch Bazaar, reduto de um público moderno que reunia moda jovem, objetos de decoração e peças de antiquário. A marca se tornou queridinha de homens que desejam estilo e qualidade e se tornou referência no mercado de moda masculina, aliando a esses elementos conforto e custo-benefício. Ao longo de mais de 20 anos, a Mr. Kitsch passou por reestruturações e, em 2010, foi direcionada a um novo conceito, reformulando identidade visual, logotipo e projeto arquitetônico de suas lojas. Hoje, a marca é presidida por Tiago Torres, com gestão do grupo FB4 Brands, e já iniciou sua retomada no processo de expansão global, com investimentos em estrutura de produtos e operações. Atualmente, a rede conta com 90 lojas, próprias e franquias, além de estar presente em mais de 300 multimarcas em todo o país. A Mr. Kitsch se prepara para um crescimento vertiginoso nos próximos anos. A nova gestão apresenta resultados muito significativos, com expectativa de 100% de crescimento neste ano.

Batman e Superman têm linha de utilidades domésticas A Warner fez uma parceria com a importadora GME – especializada em utilidades domésticas – e trouxe para o mercado brasileiro as formas multiúso com os símbolos do Batman e do Superman. Desenvolvidas em silicone, as peças aguentam o calor de até 240°C e o frio de -300°C. As forminhas permitem criar bolos, mousses, gelatinas, cupcakes, biscoitos, chocolates e muito mais. Os produtos são duráveis, flexíveis, práticos, higiênicos e fáceis de limpar. As formas antiaderentes do Batman e do Superman possuem diferentes tamanhos e finalidades, mas todas podem ser usadas em forno, micro-ondas, freezer e lava-louças.

Obras de arte para produtos licenciados A Usare Arte se apresenta no mercado de licenciamentos com a temática “Seu produto como obra de arte”. Com um portfólio recheado de artistas plásticos, pintores, fotógrafos e designers, disponibiliza suas obras de arte com exclusividade para o licenciamento de produtos. O primeiro destaque é o artista de street art, FINO©, expoente do grafismo brasileiro, segmento de arte cada vez mais disseminado na moda e na decoração. A sua arte avançou pelos muros da cidade para projetos de arquitetura e decoração e, agora, migra para as linhas de produtos. Com projeto de ampliar a aplicação desses personagens para brinquedos, HQs, alimentos, artigos de papelaria, mochilas e confecção, a Usare aumentará o mix de produtos para diversificar o público consumidor – infantil, teen e adulto – no Brasil e no exterior. Dentre as possibilidades da arte do FINO©, a criação de camisetas, cadernos, almofadas, tecidos, móveis e louças. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: usare@ usarearte.com.br

Curtas_lb41.indd 16

9/15/14 7:32 PM


Set/Out 2014

Curtas_lb41.indd 17

17 9/15/14 7:32 PM


CURTAS

LICENCIAMENTO DO Nova linha Mac conta com o brilho da família Simpsons Durante a Comic-Con, a consagrada marca de cosméticos Mac realizou uma ação especial para lançar a coleção dos Simpsons em San Diego. Provavelmente, essa seja a região com a maior concentração de fãs do personagem atualmente. A novidade foi criada em homenagem aos 25 anos da série. Em apenas 90 minutos, a coleção foi totalmente vendida. Devido ao sucesso, a MAC decidiu lançar a linha Simpsons globalmente. Paletas de sombra, gloss, blushes, adesivos de unhas e cílios postiços são alguns dos produtos aguardados. No Brasil, muitas consumidores aguardam ansiosas pela novidade. Porém, ainda não se sabe ao certo se a linha virá para o País.

Nova edição da Bíblia Smilingüido e sua Turma Já está no mercado a 12ª edição da linha de Bíblias Sagradas estampadas com os personagens do Smilingüido e sua Turma, da Editora Luz e Vida. São três modelos com várias opções de ilustrações de capa editadas com a Nova Versão Internacional (NVI) das Escrituras. Um dos modelos traz explicações sobre as divisões da Bíblia e os profetas e destaca de versículos e ilustrações. Em outro, são sugeridos os devocionais diários, com a leitura do livro Dia a Dia com Smilingüido, com desenhos e versículos. A terceira versão vem com 16 páginas ilustradas com sugestões de leitura para vários momentos da vida. Os lojistas interessados devem entrar em contato pelo telefone (41) 2169-2244 ou visitar o site www.luzevida.com.br. Sanrio investe nas redes sociais da Hello Kitty A agência B-young, especializada em mídias digitais, foi contratada para administrar as redes sociais da marca Hello Kitty Brasil: Facebook (www.facebook.com/HelloKittyBrasil) e Instagram (http://instagram.com/hellokittybrasil). Nos canais, a legião de fãs da personagem tem acesso aos lançamentos de produtos, novidades, curiosidades, além de acontecimentos nacionais e internacionais em comemoração aos 40 anos da Hello Kitty. Como a marca tem um perfil multitarget, o conteúdo desenvolvido tem o propósito de interagir com todas as idades, criando, assim, um canal direto com todos os apaixonados pela personagem. Para obter mais informações, acesse www.sanrio.com.br, www.hellokitty.com.br e www.lojadahellokitty.com.br.

18 Curtas_lb41.indd 18

LICENSING BRASIL

9/15/14 7:32 PM


Set/Out 2014

Curtas_lb41.indd 19

19 9/15/14 7:32 PM


CURTAS

LICENCIAMENTO DO Jogo The Great Prank War A AQUIRIS Game Studio lançou o jogo The Great Prank War em uma coprodução com o Cartoon Network. Baseado no famoso desenho Apenas um Show, como é conhecido no Brasil, o game está disponível para download nas App Store, Google Play e Amazon Store. No The Great Prank War, a turma do Apenas um Show precisa recupera o parque que foi tomado pelo inimigo Gene. A batalha dura um ano inteiro em uma guerra épica. Foram cinco meses de desenvolvimento para mobile, com uma versão free na web lançada dentro do site do Cartoon Network em novembro passado. Entre as coproduções da AQUIRIS Game Studio com a Cartoon Network, destacam-se os jogos: Ben 10 – Wrath of Psychobos, lançado em mais de 60 países, traduzido em 16 línguas, disponível desde novembro de 2013 e Copa Toon, lançado em maio de 2014 na América Latina em junho nos EUA. Trailer: www. youtube.com/watch?v=s2mIT6c5jjY&feature=youtu.be. Site AQUIRIS: www.aquiris.com.br.

Boneti anuncia nova parceria A agência de licenciamento Andréia Boneti anuncia mais um licenciado para a linha de produtos assinada pelo estilista Dudu Bertholini. Depois de O Boticário, Absurda, Sestini, Riachuelo, Sigbol e demais fabricantes ainda em negociação, Andréia informa o fechamento de mais uma coleção do Dudu. Desta vez, o artista coloca seus cadernos no mercado. Porém, o nome do fabricante ainda é um mistério. A empresária adianta: “serão produtos diferenciados, com design de ponta e muito estilo, como os demais artigos licenciados por esse badalado estilista e dono da marca NEON, também licenciada por nós”. Quem está antenado na moda, agradecerá quando as novidades chegarem! Para obter mais informações, acesse www.andreiaboneti.com.

20 Curtas_lb41.indd 20

LICENSING BRASIL

9/15/14 7:32 PM


Lojas Americanas lança marca própria de higiene pessoal A varejista Lojas Americanas incrementou o portfólio de marcas próprias com o lançamento da Basic+ Care, de higiene pessoal, dentro da estratégia de investir em produtos de consumo regular e de baixo custo. A linha contará com itens como fraldas, toalhas umedecidas e absorventes, ofertados em todas as mais de 860 lojas da companhia no país. Segundo o diretor financeiro da Lojas Americanas, Murilo Correa, a ideia é oferecer produtos exclusivos e com preço competitivo ao consumidor. “É também uma forma de ampliar nossa atuação no mercado varejista, criando maior sortimento e fidelização”, acrescentou o executivo, sem revelar o investimento na marca. A indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos deve crescer 11,8% em 2014 sobre o ano passado, para um faturamento de 42,6 bilhões de reais, segundo números recentes da associação do setor, a Abihpec. Atualmente, a Lojas Americanas tem 12 marcas próprias, responsáveis por mais de 4.500 produtos, incluindo roupas da Basic+, utensílios domésticos da Casual Home e artigos de Natal da Christmas Traditions – esta última, a marca própria mais antiga da empresa, lançada em 1995. Fonte: Portal Exame – Marketing – 28/7/2014.

Set/Out 2014

Curtas_lb41.indd 21

21 9/15/14 7:32 PM


CURTAS

LICENCIAMENTO DO Lilica Ripilica no Paradise Golf & Lake Resort Com o objetivo de transformar o sonho das meninas em realidade, a Lilica Ripilica e o Paradise Golf & Lake Resort renovaram a suíte exclusiva da coala mais famosa do Brasil. Localizado no paradisíaco resort a 50 minutos de São Paulo, o ambiente temático convida as pequenas hóspedes a entrarem no mundo da Lilica Ripilica, estimulando a imaginação e garantindo a alegria das meninas. Além disso, o hotel oferece várias atividades, especialmente para crianças. A ideia de reformar a suíte com a temática da Lilica Ripilica foi aproximar ainda mais a personagem das meninas. Até a roupa de cama foi personalizada. Uma TV roda o vídeo do desfile da Lilica Ripilica na São Paulo Fashion Week (SPFW). Ao chegar à suíte, as meninas ganham uma cartinha especial da própria Lilica Ripilica e têm à disposição um delicioso cardápio com lanchinhos exclusivos para elas. Conjugado a essa suíte mágica fica um apartamento convencional para os pais ou outros membros da família. A suíte e as atrações do Paradise Golf & Lake Resort, entre elas três piscinas, o Kid’s Club, caiaque, pedalinho, sala de jogos, ciclovia, sala de cinema, além de um circuito de arvorismo e o paredão de escalada, promovem mais uma ação bacana envolvendo os personagens. Para obter mais informações, acesse os sites: www.paradiseresort.com.br e www.lilicaetigor.com.br.

Novo player no segmento de papelaria Recentemente, a Pombo Lediberg anunciou uma nova divisão da empresa: o varejo. Já consolidada no mercado promocional, com uma visão de negócio a médio prazo, agora a empresa desenvolverá produtos direcionados ao consumidor final. Com apenas dois anos de atuação, conta com produtos diferenciados como canetas, tack notes, agendas, cadernos universitários e gifts estampados com personagens de ótima repercussão no mercado, além de projetos próprios. A atuação nesse segmento visa conquistar um público diferenciado e suprir um gap no mercado papeleiro de presentes finos. Hoje, a Pombo tem personagens como Ayrton Senna, PlayStation, Lalaloopsy e Dudu Bertholini, além de uma linha executiva já consolidada no mercado. Para obter mais detalhes sobre a nova frente de atuação da empresa, acesse www.pombolediberg.com.br/varejo.

22 Curtas_lb41.indd 22

LICENSING BRASIL

9/15/14 7:32 PM


Set/Out 2014

Curtas_lb41.indd 23

23 9/16/14 3:58 PM


ENTREVISTA

chega ao mercado de licenciamento O objetivo é ampliar o conhecimento das empresas sobre o negócio

A

caba de surgir uma inovadora proposta de

Como essa proposta é executada?

serviço para o mercado de licenciamento.

Giancarlo Catinella – Iniciamos com a escolha

Formada por dois profissionais do varejo e

correta da marca para o produto definido. Somos

da indústria — Giancarlo Catinella, que atuou nos úl-

profissionais independentes, ou seja, não temos vín-

timos 15 anos coordenando a área de licenciamento

culos com licenciadores ou agências de licenciamento,

da C&A, e Luis Taniguchi, especializado em segmen-

o que faz com que possamos escolher as melhores

tação de marcas por estilos de vida —, a Com Licensa

marcas para o produto com foco total no perfil e na

tem como objetivo ampliar o conhecimento das em-

necessidade do cliente.

presas sobre o licenciamento de marcas e persona-

Uma vez identificada a marca, auxiliamos nas ne-

gens, capacitando-as, por meio da escolha correta e

gociações dos contratos, no planejamento correto das

da utilização das marcas licenciadas, para a criação de

vendas, no desenvolvimento das coleções, na capacita-

produtos diferenciados e, consequentemente, para o

ção das equipes de desenvolvimento, nas aprovações,

aumento de vendas das linhas.

no report dos royalties e, finalmente, acompanhamos as vendas para ajudar a definir os próximos passos e

Em que contexto surgiu a Com Licensa?

as possíveis novas licenças para o portfólio do cliente.

Giancarlo Catinella – De nossa análise mercadológica, na qual observamos a necessidade das empresas em compreender e empregar o licenciamento com

Qual é a maior necessidade das empresas neste momento?

mais eficiência. Nosso foco são as companhias que

Luis Taniguchi – Atualmente, a maior deman-

ainda não têm nenhuma experiência com licencia-

da é por criatividade no desenvolvimento das cole-

mento, mas querem investir nessa ferramenta, assim

ções e pela correta aplicação da marca no produto.

como aquelas que já são licenciadas, mas precisam de

Percebemos que existe, ainda, muita dificuldade

suporte e auxílio no desenvolvimento de produtos e

das equipes de desenvolvimento ao trabalharem

na capacitação das equipes para obter o máximo re-

com os styles guides e isso engessa a inovação.

sultado com o licenciamento.

Nosso trabalho é mostrar que é possível criar novi-

Entrevista_lb41.indd 24

9/15/14 7:37 PM


dades e trazer as tendências de mercado baseadas nos style guides. E é aí que o auxílio de especialistas faz a diferença nos negócios? Luis Taniguchi – Esse suporte faz com que a empresa tenha uma estratégia de licenciamento coerente e estruturada, ampliando e garantindo o sucesso do projeto. Somos profissionais de varejo especializados em negócios e desenvolvimento de produtos e a C&A foi uma grande escola sobre como trabalhar o licencia-

Giancarlo Catinella e Luis Taniguchi

mento. Oferecemos, então, essa expertise aos clientes. Este é o novo movimento no licenciamento? Como analisam a atual conjuntura do setor?

Luis Taniguchi – Esse público com certeza tam-

Giancarlo Catinella – O trabalho realizado pela

bém está inserido nesse novo movimento do mer-

Abral e pela Revista Licensing Brasil nos últimos anos

cado que, de acordo com nossas análises, é o po-

tem auxiliado muito na divulgação e na promoção

sicionamento da propriedade para um estilo de

dessa plataforma de negócios para todos os setores

consumidor, criando o seu lifestyle. Assim, ele terá

produtivos. E este é o caminho. Quanto mais profissio-

uma experiência muito mais satisfatória com a mar-

nais estiverem pensando o negócio, mais desenvolvido

ca, pois encontrará produtos pensados para seu es-

e fortalecido será o licenciamento no Brasil. Há muito

tilo de vida, o que, certamente, proporcionará uma

para crescer. Exemplo disso é o nicho das marcas adul-

experiência encantadora.

tas e coorporativas. Segundo o último levantamento do IBGE, os adultos representam hoje mais de 50% do

Com Licensa – Soluções em Licenciamento

total da população brasileira. É uma oportunidade real

contato@comlicensa.com

para o licenciamento.

www.comlicensa.com

Entrevista_lb41.indd 25

9/15/14 7:37 PM


CAPA – EXPO LICENSING BRASIL 2014

s a c r a M e Guia d

Nas próximas páginas, você confere todas as licenças disponíveis na maior feira de licenciamento de marcas da América Latina.

A

AC/DC

®

[BH Licensing] A banda é normalmente classificada como hard rock e considerada uma das pioneiras do heavy metal.  No entanto, os seus membros sempre classificaram a sua música como rock and roll. Público-alvo: masculino e feminino de 14 a 60 anos de idade.

ÁLE [Redibra] Marca inspirada na vida e no estilo do ícone internacional da moda, Alessandra Ambrósio. É uma das mais reconhecidas supermodelos do mundo, Angel da Victoria’s Secret e embaixadora do National Multiple Sclerosis Society. Público-alvo: mulheres de 18 a 35 anos de idade.

ALVIN [Redibra] Os esquilos mais simpáticos, fofinhos e pop-stars do planeta já participaram de três aventuras fantásticas e muito bem-sucedidas no cinema. Arrecadaram mais de US$1 bilhão em bilheteria – sendo o Brasil o segundo maior mercado – e conquistaram prêmios como o Kids’ Choice Awards, além de discos de ouro e de platina por suas músicas. Público-alvo: meninas e meninos de 6 a 12 anos de idade.

AMY WINEHOUSE [Bravado] Amy venceu 28 categorias das 48 em que foi indicada, dentre elas: Ivor Novello Awards (2004), South Bank Awards – Melhor Pop (2007), BRIT Awards (2007), Elle Style Awards, MTV Europe Music Awards (2007), Grammy Awards (2008) – primeira artista mulher britânica a vencer cinco troféus numa mesma noite, Guinness World Records Awards (2009) e Grammy Awards (2012). Mais de 10 milhões de fãs no Facebook, 622 mil followers no Twitter e mais de 195 milhões de views no YouTube/Vevo. LICENSING BRASIL

Mat Capa_lb41_layout.indd 26

9/16/14 12:26 PM


Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 27

27 9/16/14 12:26 PM


CAPA ANGRY BIRDS [Tycoon 360] Game móvel número 1 do mundo com 2,4 milhões de downloads. É o aplicativo número 1 da Rovio Mobile Ltd. Foi lançado pela primeira vez em dezembro de 2009 e conta com mais de 50 milhões de downloads no Brasil. É o aplicativo número 1 em mais de 70 países. Tornou-se uma das maiores marcas de entretenimento do mundo, multiplataforma e presente em todas as categorias de licenciamento. Público-alvo: meninos de 4 a 12 anos de idade. Angry Birds Stella: meninas de 4 a 12 anos de idade.

ANIMAL PLANET™ [Discovery/Exim] Marca global que oferece produtos licenciados e conteúdo envolvente, informativo, de alta qualidade dedicado a explorar a complexa relação entre humanos e animais, levando à audiência as mais diferentes emoções provenientes dessa interação. Animal Planet proporciona entretenimento e informação por meio de várias plataformas. Lançado nos Estados Unidos em 1996 e na América Latina em outubro de 1997, está disponível em mais de 200 países e presente em 393 milhões de domicílios. Público-alvo: famílias que amam animais, crianças e adultos entre 16 e 49 anos de idade.

ANNE GEDDES [BR Licensing] É uma das fotógrafas mais famosas e respeitadas do mundo. Seu trabalho com bebês em cenários inusitados e belíssimos atrai os olhos de mulheres de todas as idades. São imagens cheias de ternura que já fizeram best-sellers em diversos países e se adequam facilmente para vestuário, papelaria, acessórios e promoções. Público-alvo: mulheres jovens e adultas.

APENAS UM SHOW [Cartoon Network] Mordecai (um gaio-azul de 1,80 m) e Rigby (um guaxinim hiperativo) são responsáveis pela manutenção do parque aonde trabalham. Mas eles sempre acabam metendo-se em diversas situações engraçadas, pois o que querem mesmo é se divertir ao máximo, quase sempre matando o trabalho e criando confusões hilárias. Público-alvo: meninos e meninas de 6 a 14 anos de idade e jovens adultos.

28 Mat Capa_lb41_layout.indd 28

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:26 PM


ARROW [Warner Bros.] Nova série de grande sucesso conta a saga do personagem Arqueiro Verde (Green Arrow) da DC Comics. O bilionário Oliver Queen vive o alterego do herói, um vigilante, para corrigir os erros de sua família, lutar contra os males da sociedade e restaurar Starling City para sua antiga glória. Público-alvo: jovem/adulto.

ARTHUR CALIMAN [BR Licensing] É um dos poucos jovens estilistas brasileiros dedicado à moda festa e celebrações. É o queridinho das formandas e madrinhas de casamento. O licenciamento complementará sua linha de vestidos glamorosos com bolsas, sandálias, modeladores, lingerie, maquiagem, perfume, cuidados com cabelos etc. Público-alvo: mulheres jovens e adultas.

AS MENINAS SUPERPODEROSAS [Cartoon Network] Elas são feitas de açúcar, tempero e tudo o que há de bom, além de uma pitada do elemento X para garantir que sejam as justiceiras mais incríveis de Townsville. Florzinha, Lindinha e Docinho já são famosas no mundo todo. Três garotas com uma missão: salvar o mundo antes da hora de dormir. Público-alvo: meninas de 6 a 12 anos de idade.

ASSASSIN’S CREED [Exim] É uma série de jogos eletrônicos de ficção, ação e aventura na qual o personagem revive as histórias de seus antepassados da Idade Média. Com muitas referências históricas, o game foca na disputa entre dois grupos, os templários e os assassinos, que percorre desde tempos primórdios até os dias de hoje. Público-alvo: jovem adulto, homens acima de 18 anos de idade.

BABY BOOP [BR Licensing] Versão baby da Betty Boop com artes mais suaves e sutis evitando a sensualidade da Betty tradicional. Para mães que adoram a Betty comprarem para

B

suas filhas produtos com sua personagem favorita com artes fofas e delicadas. Público-alvo: feminino de 0 a 3 anos de idade.

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 29

29 9/16/14 12:26 PM


CAPA BABY LOONEY TUNES [Warner Bros.] Versão baby e fofinha dos Looney Tunes. São inteligentes e encantadores. “Amor e Ternura em um Mundo de Travessuras” é seu lema. Público-alvo: 0 a 3 anos de idade.

BABY TOM & JERRY [Warner Bros.] A versão fofinha e infantil do gato e do rato mais famosos da TV. Público-alvo: 0 a 3 anos de idade.

BACKYARDIGANS [Nickelodeon] Série musical sobre cinco personagens com idade pré-escolar que, pela imaginação, embarcam em um surpreendente mundo de aventuras bem ali no quintal de suas casas. A série oferece um visual que ajuda a trazer cada aventura para a vida real. Também há muita dança e canto, o que torna a série uma aventura musical em cada episódio. Público-alvo: pré-escolar de 1 a 4 anos de idade.

BADTZ-MARU [Sanrio] É um pinguim muito debochado. Vive com sua mãe e seu pai, um grande jogador de fliperama, em Gorgeoustown. Ele estuda no primeiro ano da Academia Gorgeous e atrai muita atenção quando anda com o seu jacaré de estimação, Ponchi. Tem grandes sonhos para o futuro, mas por enquanto vai curtindo a sua bem humorada vida em Gourgeoustown. Público-alvo: meninas de 3 a 12 anos de idade.

BALEINHA & BALEIÃO E A GALERA DA VILA [Santos Futebol Clube/MCD] O Santos FC, de forma pioneira, fez um redesign do Baleinha & Baleião e criou mais sete personagens oficiais para o público infantil. Houve um cuidado em escolher animais marinhos que seguissem o DNA dos jogadores do Peixe. Atualmente, os mascotes não se limitam a interagir em campo nas partidas. Eles animam festas, têm hino, estão em jogos digitais e presentes em diversos segmentos de licenciamento. Público-alvo: apaixonado por futebol, público infantojuvenil e potenciais torcedores. LICENSING BRASIL

Mat Capa_lb41_layout.indd 30

9/16/14 12:26 PM


Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 31

31 9/16/14 12:26 PM


CAPA BANG ON THE DOOR [BR Licensing] É uma licença de arte tradicional com quase 30 anos e que possui diversos personagens em seu portfólio como a Groovy Chic, os FABric Animals, Football Crazy, entre outros. Com agentes em diversos países da Europa, da Austrália e da Coreia do Sul, a licença cresce sem as mídias tradicionais, mas é altamente reconhecida pelo seu traço e padrões de fundos. Público-alvo: baby, kids e teens.

BARBIE [Mattel] Criada em 1959 pela americana Ruth Handler, cofundadora da Mattel, que percebeu que sua filha Bárbara, ou Barbie, como era apelidada, gostava de brincar com bonecas de papel que trocavam de roupa. O estilo de vida da boneca, que já virou personalidade, sempre fez com que ela fosse popular entre crianças e adultos. Em 55 anos, já teve mais de 150 profissões, todas retratando aspectos da cultura e da sociedade de suas épocas. Público-alvo: a partir dos 3 anos de idade.

BARNEY [Exim] Um adorável dinossauro roxo que cativa as crianças com sua imaginação, simpatia e muita música. Tudo começa quando o pequeno boneco Barney ganha vida e se transforma em um dinossauro muito grande que canta e dança em uma atitude amistosa e otimista. Público-alvo: pré-escolar de 2 a 5 anos de idade.

BASQUIAT [Redibra] O artista Jean-Michel Basquiat começou a respirar arte aos 3 anos de idade, mas o reconhecimento só veio quando já era adulto e suas telas passaram a ser adquiridas por marchands de Zurique, Nova York, Tóquio e Los Angeles. Sua obra mescla conceitos e política com uma perspectiva multicultural e suas imagens metafóricas inspiraram diversas coleções, como as de Valentino, Reebok e Uniqlo. Público-alvo: homens e mulheres de 18 a 35 anos de idade.

32 Mat Capa_lb41_layout.indd 32

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:26 PM


Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 33

33 9/16/14 12:26 PM


CAPA BATMAN [Warner Bros.] Maior detetive do mundo, é o super-herói mais adorado em todo o mundo. Batman é a prova de que você não precisa de superpoderes para ser um super-herói. Público-alvo: a partir de 3 anos de idade até adulto.

BATMAN (SÉRIE CLÁSSICA DA TV) [Warner Bros.] Considerado por muitos o seriado televisivo mais icônico de todos os tempos. Sucesso nas décadas de 1970 e 1980, narra a luta contra o crime do herói Batman (Adam West), sempre acompanhado pelo parceiro Robin (Burt Ward) e do sensacional Batmóvel. Público-alvo: fãs da série.

BATMAN ARKHAM [Warner Bros.] O maior herói da DC Comics também possui a maior e melhor saga do mundo dos games. Batman Arkham é formado por uma série de jogos baseados nas histórias do cavaleiro das trevas. Público-alvo: jovem/adulto.

BATMAN VS SUPERMAN (FILME) [Warner Bros.] O encontro mais esperado do mundo do entretenimento acontecerá em maio de 2016. Batman e Superman estarão reunidos no mais esperado blockbuster de todos os tempos. Público-alvo: a partir de 8 anos de idade até adulto.

BEAVIS & BUTT-HEAD [Viacom] São dois meninos burros e escrotos do colegial que adoram fazem comentários sarcásticos sobre a cultura atual e tópicos jornalísticos interessantes, incluindo vídeos de música, filmes e TV. Quando não estão sentados no sofá, tentam sair com as garotas da loja de conveniência, ou zuar na escola, ou causar problemas na lanchonete que trabalham, onde fritam desde suas partes do corpo até alguns ratos por diversão. Público-alvo: homens de 16 a 24 anos de idade.

34 Mat Capa_lb41_layout.indd 34

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:26 PM


Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 35

35 9/16/14 12:26 PM


CAPA BEET PARTY [MCD] Animação musical em 3D repleta de ingenuidade, diversão e do estilo hip-hop. Os personagens são representados por cinco beterrabas e as histórias se passam na geladeira quando algo novo e inesperado chega a sua prateleira. A curiosidade cresce e os Beets exploram, experimentam, constroem e brincam de maneira original e criativa. O resultado é sempre hilário. Depois é hora de celebrar com um incrível beat boxing e uma fabulosa festa. Público-alvo: meninas e meninos de 4 a 6 anos de idade.

BEN 10 [Cartoon Network] Marca número 1 entre os meninos desde seu lançamento em 2006, Ben 10 inicia essa história aos 10 anos de idade, quando descobre um dispositivo alienígena chamado Omnitrix, ele ganha a habilidade de se transformar em 10 diferentes espécies de aliens. Durante suas férias de verão, viajando com seu avô Max e sua prima Gwen, Ben luta contra o crime e alienígenas do mal com seus novos poderes. Público-alvo: meninos de 6 a 12 anos de idade.

BEN 10: OMNIVERSE [Cartoon Network] Em sua nova série, Ben já é adolescente e ganha um novo Omnitrix que lhe permite se transformar em diversos alienígenas novos. Liderando uma equipe em missões heroicas, acaba descobrindo que inimigos do seu passado estão em busca de vingança. Assim, ele deverá voltar no tempo para ajudar a si mesmo quando tinha 10 anos. Público-alvo: meninos de 6 a 12 anos de idade.

BETTY BOOP [BR Licensing] Personagem clássica, reconhecida internacionalmente desde os filmes dos anos 1930 até hoje, sempre se reinventando. Possui campanhas mundiais com maquiagem para Lancôme, vestuário com a Benneton e Joyrich, tênis com a Adidas e muitos outros exemplos. No Brasil é adorada por jovens e mulheres adultas com sua tradicional linha de bolsas, estátuas colecionáveis, sandálias, perfumes, cadernos, agendas, cartões de felicitações etc. Público-alvo: mulheres jovens e adultas.

BIG BROTHER BRASIL [Globo Marcas] É o reality show mais famoso do País. A marca é ligada ao universo do novo, da curiosidade, do inusitado e inesperado, daqueles que gostam de mudança, tem vontade de vencer e conquistar a fama. Público-alvo: homens e mulheres com mais de 25 anos de idade da classe C.

Mat Capa_lb41_layout.indd 36

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:26 PM


BOA FORMA [Redibra] É o guia para a mulher vaidosa e cheia de energia que busca qualidade de vida, novidades da beleza, fitness e nutrição. Na revista, que é líder do segmento, ela encontra as formas mais seguras e eficazes de manter o corpo e a mente em dia. Público-alvo: mulheres de 25 a 40 anos de idade.

BOB ESPONJA [Nickelodeon] Em maio de 1999 foi criado um desenho animado sobre uma esponja marinha que vive em um abacaxi no fundo do mar e tem como melhor amigo uma estrela-do-mar, mais conhecido como Patrick Estrela. A vida no fundo do mar é cheia de aventuras náuticas e muitas vezes sem sentido. Ícone para todas as gerações, Bob Esponja é adorado por todas as idades ao redor do mundo. Público-alvo: todas as idades e sexos.

BOB ZOOM [Kasmanas Licensing] Uma simpática formiga que nasceu do mundo digital com diversos clipes musicais. Mais de 50 milhões de views no YouTube. Lançamento de dois DVDs com liderança em vendas. Público-alvo: unissex de 0 a 6 anos de idade.

BREAKING BAD [BR Licensing] Apesar do término da última temporada em 2014, continua a ser uma das séries de TV mais premiadas da atualidade e possui uma legião de fãs. Conta com licenciados no mundo todo, incluindo o Brasil com Studio Geek, Editora Online e Riachuelo. Breaking Bad gerou outra série que entrará no ar no ano que vem chamada “Better Call Saul”, mostrando como o personagem Saul se tornou o que é hoje. Público-alvo: adultos – unissex.

BRASILEIRÃO [Globo Marcas] Campeonato Brasileiro de Futebol, conhecido popularmente como Brasileirão, é o principal torneio entre clubes de futebol do Brasil, disputado anualmente desde 1959. Público-alvo: homens das classes ABC com mais de 18 anos de idade.

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 37

37 9/16/14 12:26 PM


CAPA BRATZ [BR Licensing] São as garotas apaixonadas por moda lançadas em 2001. Pela primeira vez, uma personagem era realmente envolvida com a moda e a garota podia se ver nela e não apenas se inspirar para o futuro. No momento, a MGA prepara uma grande renovação de linha para o segundo semestre de 2015. No Brasil há sete licenciados ativos: Caedu, Marlan, Santino, São Domingos, Top Cau, Europa Filmes e Vale das Letras, e outros devem chegar com o relançamento. Público-alvo: garotas de 4 a 10 anos de idade.

BRIGITTE BARDOT [BH Licensing] Atriz francesa, conhecida mundialmente por sua beleza. É considerada o grande símbolo sexual dos anos 1950 e 1960. Público-alvo: feminino, acima dos 25 anos de idade.

BUBBLE GUPPIES [Nickelodeon] Uma série interativa sobre amigos pré-escolares que vivem embaixo d’água numa aventura sem fim atrás de conhecimento e diversão. De dinossauros a dentistas, rock’n roll a reciclagem, os Bubble Guppies aprendem sobre matemática, ciências e muito mais cantando, dançando e explorando suas curiosidades. Público-alvo: pré-escolar de 1 a 4 anos de idade.

CAKE BOSS [Discovery]

C

Renomado cozinheiro e decorador de bolo, Buddy Valastro, encanta fãs em todo o mundo com seu charme irresistível e criações culinárias deliciosas, na série do TLC, Cake Boss. O programa de licenciamento consiste em ter produtos que combinam a sensibilidade moderna e a sofisticação do velho mundo, permitindo que fãs possam exteriorizar seu cozinheiro interior por meio desta experiência com a marca Cake Boss. Público-alvo: mulheres, famílias e aspirantes de cozinheiros de todas as idades.

CALDEIRÃO DO HUCK [Globo Marcas] Apresentado por Luciano Huck, o programa agrada a todos os públicos com sua grande variedade de atrações. Público-alvo: homens e mulheres das classes ABC com mais de 18 anos de idade. LICENSING BRASIL

Mat Capa_lb41_layout.indd 38

9/16/14 12:27 PM


CANDY CRUSH [Tycoon 360] Uma das marcas de jogos sociais mais bem-sucedidas com mais de 100 milhões de usuários ativos mensais. Game número 1 no Facebook com mais de 68 milhões de usuários curtindo a página oficial, mais de 500 milhões de downloads até 2013, mais de150 bilhões de partidas jogadas até hoje, mais de 100 milhões de usuários mensais. É multiplataforma, divertido e mágico. Público-alvo: feminino – pré-adolescentes, adolescentes e adultas fãs do jogo.

CAPRICHO [Redibra] Com 1,8 milhão de leitoras por mês e 8,5 milhões de seguidoras em mídias sociais, a Capricho é a maior marca teen do Brasil. A revista se tornou um guia de tendências para o público adolescente feminino em praticamente todos os assuntos: música, moda, beleza, celebridades e muito mais em diversas plataformas: revista, site, mídias sociais, app e eventos. Público-alvo: meninas de 12 a 17 anos de idade.

CARROSSEL DESENHO ANIMADO [SBT] Devido ao grande sucesso da Novela Carrossel na TV brasileira, os personagens Maria Joaquina, Valéria, Cirilo, Professora Helena, Jaime, Kokimoto, Daniel, Bibi, Marcelina, Laura, Carmen, Paulo  e outros viraram desenho animado. Público-alvo: infantil.

CASA DE CRIADORES [BH Licensing] É o maior e mais importante evento lançador de novos estilistas da moda brasileira. Um case de sucesso. Em seus 17 anos de existência colocou no mercado nomes tão importantes quanto Jum Nakao, André Lima, Ronaldo Fraga, Marcelo, Sommer, entre outros. Público-alvo: jovens e adultos de 18 a 60 anos de idade – todos apaixonados por moda, criatividade e inspiração.

CATALINA ESTRADA [BR Licensing] A delicada arte atravessa fronteiras e gerações. É uma das mais expressivas artistas de sua geração e tem parcerias com empresas como Nike, Levi´s, Mercedes-Benz, Coca-Cola, Microsoft, Lindt, Paul Smith, Prefeitura de Barcelona etc. No Brasil, já conquistou a grife Anunciação, a Foroni, a Copag, a Semax e os papeis de parede da Wallpaper. Público-alvo: mulheres jovens e adultas.

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 39

39 9/16/14 12:27 PM


CAPA CATWOMAN [Warner Bros.] Um símbolo de feminilidade, a Mulher Gato é um ícone de beleza, sedução, inteligência e malícia. Público-alvo: jovem/adulto.

CHARMMY KITTY [Sanrio] Linda gatinha persa que foi dada de presente à Hello Kitty. É educada e tranquila, porém, de vez em quando, faz umas travessuras. O que ela realmente adora é qualquer coisa que brilhe. Talvez por isso mesmo que ela leva em seu colar um precioso presente dado por sua dona: a chave da caixinha de joias da Hello Kitty. Público-alvo: meninas de 6 a 14 anos de idade.

CHAVES ANIMADO [SBT] A Turma do Chaves que há 30 anos faz parte da vida dos brasileiros virou desenho animado desde de 2004 e vem conquistando cada dia mais o público infantil. Público-alvo: infantil.

CHAVES RETRÔ [SBT] A Marca Chaves Retrô é um clássico de potencial muito grande no Brasil por ter feito parte da infância de muitos jovens e adultos. Público-alvo: jovens e adultos.

CHEROKEE [Redibra] Uma marca tradicional e icônica da família americana há gerações, tem como inspiração a “américa vintage” e oferece um visual clássico, casual e confortável para seus consumidores. É o estilo que nunca sai de moda com uma qualidade única. Público-alvo: homens e mulheres de 0 a 50 anos de idade.

40 Mat Capa_lb41_layout.indd 40

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:27 PM


Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 41

41 9/16/14 12:27 PM


CAPA CHIQUITITAS [SBT] Remake de um grande sucesso dos anos 1990, a marca Chiquititas é sucesso de vendas e está presente nas principais categorias com mais de 400 produtos comercializados.  Público-alvo: infantil e juvenil.

CHOCOCAT [Sanrio] Este gatinho pode parecer meio desmiolado, mas está sempre a par das últimas novidades, graças aos seus bigodes antenados. Seu nome vem de seu focinho cor de chocolate. Chococat se diverte em casa com seus amigos Cookie-Bau, um cachorro, Nutz, um hamster, Jelly Bean, um coelhinho e os Duckies. Público-alvo: meninas de 6 a 12 anos de idade.

CHUGGINGTON [e-all] Divertida série animada para crianças pré-escolares. Os episódios são cheios de aventura e ensinam, por meio de brincadeiras, importantes lições às crianças que, assim como os trenzinhos, também estão descobrindo o mundo ao seu redor. Exibida em mais de 180 países e disponível em 27 idiomas, Chuggington está entre as séries mais assistidas em diversos países. Conta com mais de 250 licenciados mundialmente e seu canal no YouTube já ultrapassa 75 milhões de views. Público-alvo: pré-escolar.

CLARÊNCIO, O OTIMISTA [Cartoon Network] Nova série animada, ambientada em um bairro humilde chamado Aberdale, acompanha as aventuras de Clarêncio e seus amigos Jeff e Sumo. Contando sempre com o apoio de sua mãe, Mari, Clarêncio vê o lado bom de todas as situações. Esse garoto bem-humorado garante entretenimento para toda a família. Público-alvo: crianças de 6 a 11 anos de idade.

COBRA D’ÁGUA [BH Licensing] Marca de atitude jovem com inspiração em aventura e natureza. Público-alvo: feminino, masculino e juvenil - dos16 aos 40 anos de idade.

LICENSING BRASIL

Mat Capa_lb41_layout.indd 42

9/16/14 12:27 PM


COCA-COLA [Redibra] Presente na vida dos consumidores há mais de 125 anos, é um símbolo universal reconhecido por 94% da população mundial. A marca de bebida se tornou uma marca lifestyle por meio de uma seleção criteriosa de parceiros, integração de licenciados, ações de RP, desfiles, lojas próprias e, principalmente, produtos muito estilosos que traduzem os desejos de seus fãs. Público-alvo: homens e mulheres de 14 a 25 anos de idade.

CRIANÇA ESPERANÇA [Globo Marcas] O Criança Esperança é produzido pela Globo em parceria com a Unesco, em prol da mobilização social dos direitos da criança e do adolescente. Público-alvo: homens, mulheres e crianças das classes ABC.

CUT THE ROPE [Exim] Um misterioso pacote foi encontrado com um pequeno e adorável monstrinho verde dentro que só tem um pedido… doces! Vibrante, esperto, adorável e um pouco travesso, Om Nom é um bebê monstro com um grande amor por doces e guloseimas! Cut the Rope, proporciona uma experiência divertida e emocionante que adultos e crianças adoram! Público-alvo: unissex de 4 a 8 anos de idade.

D. P. A – DETETIVES DO PRÉDIO AZUL [Kasmanas Licensing] Tom, Mila e Capim são amigos inseparáveis. Todas as tardes eles se encon-

D

tram no pátio do prédio para brincar, mas Dona Leocádia, a síndica malvada, sempre apronta com os meninos. Quando algo suspeito acontece, eles se transformam nos Detetives do Prédio Azul para investigar os mistérios do prédio. Público-alvo: unissex de 5 a 9 anos de idade.

DC ORIGINALS [Warner Bros.] Os maiores Super-Heróis do mundo uniram forças na clássica coleção DC Originals (DCO). DC Originals apresentam os heróis em um traço “vintage”, remetendo ao estilo dos quadrinhos e oferecendo uma viagem pela estrada da memória. Público-alvo: jovem/adulto. Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 43

43 9/16/14 12:27 PM


CAPA DC SUPER FRIENDS [Warner Bros.] Versão “fofinha” dos heróis da Liga da Justiça. Arrojada, divertida e colorida, essa turminha é composta por Batman, Batgirl, Superman, Supergirl, Lanterna Verde, Flash, Robin, Aquaman e muitos outros. Público-alvo: 0 a 4 anos de idade.

DESCOBRINDO [MCD] Propriedade educativa voltada ao público pré-escolar presente em toda a América Latina e na Espanha. Criada levando em consideração as preferências visuais e necessidades pedagógicas dessa faixa etária, o conteúdo é utilizado como material de apoio à educação em diversas escolas. O macaco Bubba e seus amigos estimulam o aprendizado de maneira divertida, tratando de temas comuns dessa fase, como nomes das cores, animais da fazenda e primeiras palavras. Presente no Brasil há vários anos por meio de livros, CDs e DVDs, o programa de licenciamento leva essa divertida turma a uma infinidade de produtos. Público-alvo: meninas e meninos de 0 a 5 anos de idade.

DIGIMON [Cartoon Network] Digimon leva a criançada a uma aventura no mundo digital, em que a coragem dos nossos heróis se soma ao trabalho em equipe, à lealdade e ao humor para salvar o mundo de uma ameaça terrível e evitar que ele seja deletado para sempre. Público-alvo: meninos de 4 a 8 anos de idade.

DISCOVERY ADVENTURES™ [Discovery] Torna as viagens espontâneas e experiências divertidas acessíveis por meio de produtos adequados para aventureiros iniciantes. O valor mais importante da Discovery, o de aventura, é fortemente identificado pelos consumidores como uma das maiores características do canal, incentivando a experiência e permitindo que os consumidores façam as malas e aproveitem o mundo ao seu redor de forma memorável. Público-alvo: masculino entre 20 e 45 anos de idade e mulheres com um espírito aventureiro.

44 Mat Capa_lb41_layout.indd 44

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:27 PM


DISCOVERY CHANNEL™ [Discovery] É o líder entre os canais factuais em todo o mundo. É a empresa número 1 nessa categoria, chegando a 2,5 bilhões de assinantes, e marca número 1 em conhecimento e simpatia entre os seus concorrentes. Os produtos são inspirados pela programação de alta qualidade com o objetivo de satisfazer a curiosidade, entreter e expandir horizontes. Público-alvo: masculino entre 20 e 55 anos de idade. Explorador e que gosta de entretenimento perspicaz.

DISCOVERY EXPEDITION™ [Discovery] É marca do Discovery Channel para fãs e consumidores exploradores que buscam grandes aventuras e novas experiências. Contando com o crescente mercado internacional, DX oferece linhas de produtos que preenchem a lacuna entre estilo e técnica, permitindo que os consumidores experimentem o extremo e possam incorporar os valores fundamentais da Discovery apoiado em atividades ao ar livre como trekking, camping, ciclismo, surf e muito mais. Público-alvo: masculino entre 25 e 40 anos de idade e apaixonados por aventuras e exploração.

DISCOVERY HOME & HEALTH™ [Discovery] É um canal do gênero estilo de vida, voltado às mulheres. Oferece uma programação variada nas áreas de saúde e bem-estar, beleza, gastronomia, decoração e vida familiar. A marca é a número 1 em estilo de vida para mulheres na América Latina, atingindo mais de 48 milhões de lares. Público-alvo: Mulheres, 18-49 anos.

DISCOVERY KIDS™ [Discovery/Exim] O canal incentiva a curiosidade e aprendizado das crianças em idade pré-escolar por meio de sua programação de alta qualidade, em um ambiente envolvente, seguro e divertido. Com sucesso internacional, o canal Discovery Kids na América Latina coloca o aprendizado das crianças em primeiro lugar, proporcionando uma programação emocionante ao consumidor por meio do conhecimento. Público-alvo: crianças em idade pré-escolar e pais.

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 45

45 9/16/14 12:27 PM


CAPA DISNEY PRINCESAS [Disney] As Princesas Disney possuem uma historia única que estimula as meninas a imaginarem e viverem seus próprios contos de fadas. Público-alvo: meninas de 4 a 8 anos de idade.

DISTROLLER [Cartoon Network] Comunica-se com crianças de todas as idades, com um estilo de design gráfico único e inovador, em um mundo cheio de cores. Distroller encontra o extraordinário nas coisas mais comuns e convida você a “viver a vida com atitude” e tornar a diversão algo obrigatório. Público-alvo: crianças de 4 a 10 anos.

DOCTOR WHO [Exim] A série mostra as aventuras de Doctor Who, um viajante pelo tempo e espaço que explora o universo em sua máquina do tempo conhecida como Tardis. A cada semana o Doutor e seus companheiros enfrentam uma nova aventura, numa era diferente, desde o passado remoto para o futuro inimaginável. Público-alvo: jovem adulto, acima de 18 anos de idade.

DOKI ™ [Discovery/Exim] É o principal personagem do Discovery Kids na América Latina. Apresentado em sua série própria no canal e em intersticiais, Doki é conhecido por suas aventuras ao lado de seus amigos Gabi, Anabella, Fico, Oto e Mundi. O programa de licenciamento de produtos baseia-se em valores fundamentais do personagem como: aventura, descoberta e exploração, proporcionando aprendizado, brincadeiras e interativividade. Público-alvo: crianças em idade pré-escolar e pais.

DOMO [e-all] Celebridade no mundo digital e nas redes sociais, Domo se tornou um hit para jovens e adolescentes antenados. Altamente customizável, é um personagem cheio de personalidade e que conta com mais de 13 milhões de fãs no Facebook, milhões de fotos tagueadas no instagram e vídeos no YouTube. Domo é destinado para uma geração que cria, personaliza e compartilha seu próprio conteúdo.

46 Mat Capa_lb41_layout.indd 46

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:27 PM


Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 47

47 9/16/14 12:27 PM


CAPA DORA [Nickelodeon] Uma menina carismática, que, por meio de frases dirigidas diretamente ao espectador, conduz à interação com o desenho, estimulando o aprendizado de números, cores, músicas e palavras em inglês. Ela e o macaco Botas, seu melhor amigo, quebram barreiras culturais, ensinando outro idioma às crianças e fazem as crianças acreditarem nelas mesmas. Público-alvo: crianças pré-escolares.

DORA INFANT [Nickelodeon] Crescer é uma aventura e a Coleção Dora Infant incentiva os pequenos a descobrirem o mundo ao redor deles. Combinando todas as coisas maravilhosas que as mães amam sobre Dora, junto com a qualidade e uma estética de design única, a marca produz uma conexão emocional desde o nascimento. Público-alvo: pais de crianças de 0 a 24 meses de idade.

E

ELVIS PRESLEY [BR Licensing] O “Rei do Rock” é relevante para todas as idades, por isso possui desde produtos baby até colecionáveis para homens adultos. O Brasil está no top 5 dos países em fã-clube, compras de produtos importados, acesso ao Facebook oficial e ao site do Elvis. São três licenciados lançando produtos este ano: a São Domingos, a bandUp! e a Riachuelo. Público-alvo: todas as idades.

ESPORTE ESPETACULAR [Globo Marcas] O programa que inovou a linguagem televisiva do gênero leva informação e entretenimento ao telespectador. É uma marca de luta, batalha, corrida, paixão, garra, suor e persistência que fala do tema que emociona o País: o esporte. Público-alvo: homens das classes ABC de 25 a 49 anos de idade.

ESQUENTA! [Globo Marcas] Esquenta! é um programa de auditório, comandado por Regina Casé, com muitas entrevistas, humor e convidados. A música é a essência do programa. Público-alvo: mulheres com mais de 25 anos de idade, da classe C. LICENSING BRASIL

Mat Capa_lb41_layout.indd 48

9/16/14 12:27 PM


ESTRELAS [Globo Marcas] Comandado por Angélica, apresenta com elegância a intimidade das celebridades. Marca essencialmente feminina que remete a moda, beleza, modernidade, glamour e estilo de vida. Público-alvo: mulheres com mais de 25 anos de idade, das classes ABC.

FAMILY GUY [Redibra] A série animada mais sarcástica e politicamente incorreta do mundo ganha a cada dia mais fãs no Brasil. A família dos Griffins criam paródias da cultura pop

F

americana com maestria, a prova disso é que a comédia já foi indicada para doze prêmios Emmy e onze Annie, ganhando três de cada um. Público-alvo: homens de 18 a 35 anos de idade.

FICO [Fico] Marca 100% nacional, constituída pela parceria dos irmãos Raphael Levy e Cláudio Leon Levy. Fundada em 1983, foi uma das precursoras da industrialização do surf no Brasil. Muito conhecida pelas carteiras emborrachadas nos anos 1980, cresceu e ampliou o portfólio de produtos. São mais de 300 para atender uma demanda de mais de 10 mil pontos de venda. Público-alvo: masculino juvenil/adulto e feminino juvenil/adulto.

FIFTY SHADES OF GREY [Proenter Brasil] Em razão do sucesso dos livros, a trilogia está sendo adaptada para o cinema com previsão de lançamento para fevereiro de 2015. Público-alvo: feminino de 18 a 50 anos de idade.

FILMES WARNER BROS. [Warner Bros.] Conteúdo dos filmes do maior estúdio de cinema do mundo. São mais de 2 mil títulos. Público-alvo: jovem/adulto.

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 49

49 9/16/14 12:27 PM


CAPA FIORUCCI [Supermarcas] A icônica marca italiana criada há mais de 40 anos com o intuito de ser jovem e ousada continua sendo símbolo de autenticidade. A Fiorucci ficou conhecida por seus produtos diferentes e inusitados, inclusive com campanhas célebres e imagens que trazem um revival instantâneo da marca. A ironia e a cultura pop são temas muito abordados e explorados em inúmeras categorias. Com lojas em cidades-ícones do mundo da moda, além de países como Brasil, Chile, México e Japão, a rede de lojas próprias conta com mais de 100 unidades atualmente. Público-alvo: jovens ousados e antenados nas tendências da moda, de 18 a 24 anos de idade.

FISHER-PRICE [Mattel] Há mais de 83 anos desenvolve brinquedos infantis e pré-escolares e acessórios de puericultura que despertam nas crianças novas sensações e habilidades. Para garantir o padrão Fisher-Price, cada produto demora um ano para chegar ao consumidor final. Antes de lançar, ele é testado por crianças e especialistas de diversas áreas – o que comprova a preocupação da marca em criar produtos que contribuam para o desenvolvimento infantil.  Público-alvo: recém-nascidos até 3 anos de idade.

FOFÃO [MCD] Marcou a história da televisão brasileira e da indústria do licenciamento. Simpático, engraçado, inocente – ele é o alienígena bochechudo mais divertido do Brasil. Foi iniciado o processo de revitalização da marca com o lançamento da versão cartum do personagem. Com a nova estilização vem uma série de novos conteúdos como games, clipes e animações. 2015 será o ano do Fofão! Público-alvo: meninas e meninos de 2 a 6 anos de idade.

FOREVER FRIENDS [Kasmanas Licensing] Marcas de ursinhos encantadores da Hallmark. São 27 anos de existência com mais de 30 milhões de cartões vendidos. Atende a todos os públicos. Público-alvo: baby, kids e adultos.

FRIDA KAHLO [BH Licensing] Artista mexicana nas décadas de 1920 a 1950 é referência para a arte moderna e surrealista. Público-alvo: feminino e masculino – acima dos 20 anos de idade e infantil de 0 a10 anos de idade.

Mat Capa_lb41_layout.indd 50

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:27 PM


FRIENDS [Warner Bros.] Uma comédia inteligente e sofisticada em que seis amigos lidam com os julgamentos de namoro, romance, carreiras, sonhos e decepções... juntos! Dez temporadas de grande sucesso! Público-alvo: jovem/ adulto.

FUTURAMA [Redibra] A série criada por Matt Groening (Os Simpsons) mostra como é a vida no futuro, mas com um toque da geração atual, já que o protagonista Fry é do século 21 e tem que aprender como viver num mundo onde viagens espaciais, armas a laser e robôs com personalidade humana são realidade. É a comédia animada mais aclamada do mundo pelos críticos segundo o Guiness World Records. Público-alvo: homens e mulheres de 18 a 35 anos de idade.

GABY ESTRELLA

G

[Kasmanas Licensing] Gaby Estrella mora no Rio e tem tudo – beleza, diversão e muitos amigos. Quando ela é forçada a se mudar para o campo para viver na fazenda de sua avó, seu mundo desaba. Pouco a pouco, ela se reconecta com suas raízes enquanto descobre mais sobre o passado de seu falecido pai, e também percebendo que possui um incrível talento para música. Público-alvo: meninas 6 a 11 anos de idade.

GALINHA PINTADINHA [Redibra] O maior fenômeno infantil já se tornou uma marca clássica. Os números são incríveis e inéditos – 1 bilhão de views no YouTube, 1,5 milhão de DVDs vendidos, 8 milhões de downloads dos apps, 14 canais VOD e mais de 60 licenciados. A marca expandiu para o mercado hispânico, o DVD 4 já ultrapassou grandes artistas com menos de um mês de vendas e um balão no formato da Galinha está participando de campeonatos de balonismo. Público-alvo: meninos e meninas de 0 a 4 anos de idade.

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 51

51 9/16/14 12:27 PM


CAPA GARFIELD [BR Licensing] Desde a versão Garfield Baby que atrai produtos para bebês de 0 a 3 anos de idade até os produtos para adultos, Garfield é relevante e autêntico. São mais de 450 licenciados pelo mundo. A quarta temporada do “Show do Garfield” está no Cartoon Network América Latina e o licenciamento no Brasil possui mais de 20 licenciados. Público-alvo: todas as idades.

GENERAL MOTORS [Exim] É uma das maiores montadoras de automóveis do mundo. Possui mais de 100 anos de história e algumas das principais marcas do setor automobilístico, como Chevrolet, Cadillac, Opel, Buick e GMC. Lendas como Camaro e Corvette fazem parte do portifólio dessa empresa que tem como missão desenhar, construir e vender os melhores carros do mundo. Público-alvo: masculino, acima de 20 anos de idade.

GHOSTBUSTERS – OS CAÇA-FANTASMAS [BR Licensing] O filme completa 30 anos neste ano e foi remasterizado em 4k e veiculado na rede Cinemar do Brasil em setembro e, em outubro, será relançado em Blu-Ray. A franquia tem seguidores no mundo todo e os produtos são reconhecidos facilmente por diversas gerações. No Brasil o Studio Geek lançou produtos e a Riachuelo lançará no fim do ano. Público-alvo: jovens e adultos.

GLITTER MODEL [IBWT] A NBCUniversal, uma gigante do entretenimento e responsável por grandes sucessos do cinema e da TV, investe na produção da série de animação Glitter Model da Monster Movie; primeira série animada a lidar com o universo da moda de forma didática e divertida. Primeira temporada com 13 episódios de 22 minutos. Será lançada em 47 países. Lançamento em 2016. Público-alvo: 8 a 12 anos de idade.

52 Mat Capa_lb41_layout.indd 52

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:27 PM


GOGO’S® CRAZY BONES [PPI Brasil] São miniaturas atrativas e colecionáveis em diversas cores para as crianças jogarem e se divertirem. Também é considerado um objeto de decoração para os adultos. Inspirado no antigo jogo grego Astragals, Gogo’s é sucesso em diversos países. No Brasil, foram lançadas as séries Gogo’s Urban Toys, Gogo’s Megatrip, FutGogo’s e Gogo’s Turma da Mônica. Público-alvo: crianças de 4 a 12 anos de idade.

GRANDES PEQUENINOS [IBWT] Série com 26 episódios criada pela Dogs Can Fly em parceria com Jair Oliveira, Tania Kalil e Singular Mídia. É uma série pré-escolar recheada de música e arte que aborda o relacionamento familiar baseada na família Oliveira. Está em fase de produção. Público-alvo: pré-escolar.

GUI & ESTOPA [BR Licensing] Criados por Mariana Caltabiano, possuem tudo que uma licença deve ter para fazer sucesso: contrato nacional, pagamento em real, uma série de TV já na quarta temporada e veiculada nos canais: Cultura, Cartoon Network, Tooncast e Boomerang, um site com mais de 22 milhões de pageviews por mês, recomendada pelo MEC e reconhecimento das crianças. Os primeiros produtos licenciados são as agendas e cadernos da São Domingos. Público-alvo: 4 a 10 anos de idade – ambos os sexos.

GUNS N’ROSES [Bravado] Venceu 16 categorias das 21 em que foi indicada, tais como American Music Awards, Grammy Awards, MTV Video Music Awards e World Music Awards. Mais de 30 milhões de fãs no Facebook, mais de 1 milhão de followers no Twitter e mais de 400 milhões de views no YouTube/Vevo.

GUSTAVO ROSA [BH Licensing] Pintor e desenhista brasileiro, sua obra tem linguagem própria e personagens de um inesgotável humor caricatural. Público-alvo: feminino e masculino – acima dos 25 anos de idade.

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 53

53 9/16/14 12:27 PM


CAPA HALLMARK [BR Licensing] A centenária marca, famosa pelos cartões e pela linha de papelaria, expandiu os horizontes nos últimos anos e, além das 4 mil lojas pelo mundo, possui agora licenciamento de diversas linhas, além de forte apelo promocional. A marca foi relançada no licenciamento e no Brasil a BR Licensing foi escolhida para expandir a marca no País. Público-alvo: todas as idades.

HANNA BARBERA CLASSIC [Warner Bros.] Os maiores sucessos infantis das décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990 fazem parte dessa coleção de personagens. Clássicos e vintage. São muito cools! Público-alvo: jovem/adulto.

H

HARDCORE [BR Licensing] É uma das marcas mais lembradas no cenário de surfwear no País. A revista legendária tem mais de 25 anos com o respeito e apoio de fãs e atletas. O style guide é brilhante e atende os mais diversos públicos: kids, homens e mulheres com artes fluidas e ícones que remetem a praia, surf e estilo de vida saudável. Público-alvo: jovens e adultos.

HEAD [BH Licensing] Marca líder mundial em artigos esportivos e sportswear. Público-alvo: feminino e masculino – entre 20 e 50 anos de idade.

HELLO KITTY [Sanrio] É um ícone mundial de glamour e fofura, que completa 40 anos de muito sucesso em 2014. Hello Kitty é mais que uma marca, é um estilo de vida. Ela é evergreen e adorada por mulheres de todas as idades. Público-alvo: multitarget.

54 Mat Capa_lb41_layout.indd 54

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:27 PM


Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 55

55 9/16/14 12:27 PM


CAPA HORA DE AVENTURA [Cartoon Network] É a nova febre entre as crianças e os adolescentes. O desenho conta a história do garoto Finn e do seu melhor amigo, o cão Jake. Juntos, eles vivem as mais divertidas aventuras. Público-alvo: meninos e meninas de 6 a 14 anos de idade.

HOT WHEELS [Mattel] Desde 1968, a grande paixão de Hot Wheels® tem sido criar miniaturas surpreendentes por meio de produtos e conteúdo inovadores. Com uma base de fãs que conta hoje com mais de 41 milhões de pessoas, Hot é a marca número 1 de miniaturas no Brasil, produzindo os melhores e mais criativos carrinhos. Hoje, trata-se de uma marca que representa um estilo de vida para garotos de todas as idades. Público-alvo: a partir dos 3 anos de idade.

HOTEL TRANSILVÂNIA 2 [BR Licensing] O filme de 2012 foi sucesso absoluto de bilheteria e também em vendas de DVD. O segundo filme chega em outubro de 2015 trazendo novamente os clássicos Drácula, Frankstein e Múmia com roupagem moderna. Agora que a filha do Drácula, Mavis, casou com um humano, o mundo está se habituando a essas criaturas, antes escondidas e agora à solta. Licenciamento promocional e de produtos em aberto. Público-alvo: crianças de 4 a 10 anos de idade.

I

IGARAPÉ MÁGICO [IBWT] Série pré-escolar de 26 episódios produzida pela Dogs Can Fly para a TV Brasil e conta as histórias de seis amigos que vivem em um igapó amazônico, num afluente do Rio Amazonas. Personagens típicos da Amazônia vivem várias aventuras relacionadas a amizade, aprendizado, meio ambiente. A música é muito presente e ajuda a transmitir conceitos e informações às crianças. Público-alvo: pré-escolar.

INJUSTICE [Warner Bros.] Uma batalha épica entre os super-heróis da DC Comics. Cenários interativos e destrutíveis com gráficos impressionantes. Um dos melhores games do ano. Público-alvo: jovem/adulto.

LICENSING BRASIL

Mat Capa_lb41_layout.indd 56

9/16/14 12:27 PM


INKS™ [Discovery] Mostram a vida de tatuadores renomados pelo mundo. Por esse motivo os nomes Miami Ink™, NY Ink™ e LA Ink™. As séries foram tão populares que alcançaram a lista dos top 20 programas em vários mercados. As marcas possuem um grupo de fãs devotos e o programa de licenciamento oferece a essa comunidade a oportunidade de possuir uma porção da arte de um tatuador. Público-alvo: masculino e feminino entre 16 e 34 anos de idade.

INSIDE OUT [Disney•Pixar] Em 2015, o vencedor do Oscar Peter Docter, diretor de Monstros S.A, levará os espectadores para um lugar extraordinário: a mente humana. Em Inside Out o público conhecerá a mente de uma garotinha de 11 anos de idade que muda com sua família para São Francisco quando seu pai consegue um novo emprego. Embora a alegria seja a emoção principal da vida de Riley, as outras emoções entram em conflito ao tentar decidir a melhor forma de passar pela adaptação na nova cidade, casa e escola. Público-alvo: crianças e família.

ISABELA CAPETO [BH Licensing] Marca de moda brasileira com inspiração romântica e artística. Público-alvo: infantil de 4 a 10 anos de idade e feminino, acima dos 25 anos.

ISABELLA FIORENTINO [Tycoon 360] Apresentadora do Esquadrão da Moda, no SBT, maior programa sobre moda na TV aberta no País. É também um ícone do mundo fashion e especialista em moda e beleza, colunista da revista Estilo e responsável por coberturas no SPFW. Com seu conceito de elegância e beleza completa, traz referências, conceitos e dicas de moda com um enfoque simples e didático para a mulher contemporânea. Público-alvo: mulheres de 18 a 35 anos de idade – classes A/B/C

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 57

57 9/16/14 12:27 PM


CAPA

J

JACK DANIEL’S [Redibra] Reconhecido em toda a parte por seu rótulo preto e branco, o uísque americano produzido no Tennessee é campeão de vendas no mundo. A marca Jack Daniel’s transcende a bebida e é sinônimo também de estilo de vida com produtos para a casa e vestuário. Público-alvo: homens de 18 a 50 anos de idade.

JETDOGS [IBWT] Longa-metragem em animação 3D, ambientada num cemitério de aviões e sobre uma esquadrilha de cinco cachorros com propulsores a jato que juntos com seu dono, o garoto Johnny Hart, e seu avô Giuseppe, salvam a cidade aonde vivem por meio de uma aventura incrível. Também em fase de produção. Público-alvo: meninas e meninos de 6 a 10 anos de idade.

JOKER [Warner Bros.] Cabelo verde, sorriso enlouquecido e gargalhada maníaca definem o maior (e mais adorado) vilão do mundo dos quadrinhos.

JOLIE [Kasmanas Licensing] Personagens meigas e românticas que saíram das capas de cadernos para encantar as meninas. Líder no segmento de papelaria. Público-alvo: meninas 4 a 8 anos.

JULIUS JR [Redibra] Do mesmo universo de Paul Frank, nasce um desenho animado para crianças de até 2 anos de idade que já conta com o reconhecimento e confiança dos pais. Julius Jr tem a família de personagens do Paul Frank, mas encolhidos para um tamanho pré-escolar. Os personagens vivem em um mundo de pura imaginação, aprendizado e música. É veiculado pelo Discovery Kids e já tem uma legião de minifãs.

58 Mat Capa_lb41_layout.indd 58

Público-alvo: meninas e meninos de 0 a 4 anos de idade. LICENSING BRASIL

9/16/14 12:27 PM


JURASSIC WORLD [Exim] Baseado na trilogia Jurassic Park, o filme mostrará a tão conhecida Ilha Nublar que finalmente virou um parque temático. O sucesso da saga foi tão grande que Jurassic Park se tornou o filme de maior bilheteria da Universal e de Steven Spielberg! Público-alvo: família – todas as idades.

KATY PERRY [Bravado] Perry ganhou mais de 120 prêmios e foi indicada para 380, incluindo: People’s Choice Awards (2009-2013), Grammy Award Nominations (20092013), Teen Choice Awards (2013), Juno Awards (2011), BMI Awards (2011), VEVOCertified Award (2011-2013) com mais de 100 milhões de views no YouTube e Hollywood Walk of Fame (2014). São mais de 73 milhões de fãs no Facebook, 42 milhões de followers no Twitter, mais 1,78 bilhão de views no YouTube/Vevo.

K

KEITH HARING [Redibra] Um artista proeminente da cultura urbana da década de 1980, Keith Haring ficou imortalizado por suas pinturas marcantes e por sua linguagem simbólica ao retratar temas como amor, nascimento, morte e guerra. Seu trabalho filantrópico originou uma Fundação que apoia ONGs em prol de crianças, educação, pesquisa e saúde. Público-alvo: homens e mulheres de 18 a 35 anos de idade.

KEROPPI [Sanrio] Mora com seu irmão, sua irmã e seus pais em uma grande casa à beira do Donut Pond, o Lago dos Donuts. Keroppi e seus amigos adoram jogos, especialmente baseball e bumerangue, mas a maior parte do tempo ele está junto de seu melhor amigo, a lesminha Den Den. Público-alvo: meninas de 3 a 6 anos de idade.

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 59

59 9/16/14 12:28 PM


CAPA KILL BILL [Supermarcas] Originalmente concebido como um único filme foi lançado em dois volumes devido à sua longa duração. Kill Bill, do diretor Quentin Tarantino, é uma homenagem a antigos gêneros, tais como filmes asiáticos de kung fu e samurais, faroeste italiano e animes. Considerados grandes ícones da cultura pop, ambos os volumes são cheios de exageros estilísticos, cenas fortes, lutas sangrentas, humor negro e um diálogo afiadíssimo que ainda conquista fãs e admiradores anos após seu lançamento. Público-alvo: fãs do filme e do Tarantino em geral.

L

LADY GAGA [Bravado] Gaga ganhou mais de 164 prêmios e foi indicada para mais de 282: People’s Choice Awards, Pop/Rock (2010) Melhor Artista Feminina, ARIA Music Awards, ASCAP Awards (2010-2011), Bambi Awards (2011), Awards (2010), Billboard Music Awards (2009-2013), Grammy (2009-2012) e ACM Awards. São mais de 67 milhões de fãs no Facebook, 40 milhões de followers no Twitter e mais de 1,20 bilhão de views no YouTube/Vevo.

LALALOOPSY [BR Licensing] Novo fenômeno da fabricante de bonecas MGA. São distribuídas no Brasil pela Buba Toys com programa de mídia na TV, possui uma série de animação que já está entrando na sua segunda temporada – no ar todos os dias na Discovery Kids. A licença cresce mês a mês e já são mais de 220 licenciados no mundo, sendo 15 no Brasil nas mais diversas categorias. Público-alvo: meninas de 3 a 8 anos de idade.

LARVA [Kasmanas Licensing] Série de curtas em 3D sobre a história de duas engraçadas larvas. Mais de 70 milhões de views no YouTube e veiculação no Cartoon Network. Público-alvo: unissex de 6 a 8 anos de idade.

60 Mat Capa_lb41_layout.indd 60

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:28 PM


LAZY TOWN [Cartoon Network] A história se passa na cidade de Lazy Town, onde os moradores levam um estilo de vida saudável e muito divertido. Robbie Rotten é o vilão que tenta acabar com isso de todas as formas possíveis, mas seus planos são sempre impedidos por Sportacus, um herói atlético e musculoso, e por Stephanie, uma menina de cabelos cor-de-rosa, alegre e otimista que vê o lado bom de todas as coisas. Público-alvo: crianças de 2 a 6 anos de idade.

LIGA DA JUSTIÇA [Warner Bros.] Grupo de heróis da DC Comics, a Liga da Justiça é composta pelos maiores e mais conhecidos super-heróis do mundo: Superman, Batman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Aquaman e Cyborg. Público-alvo: a partir de 3 anos de idade até adulto.

LITTLE TIKES [BR Licensing] A tradicional marca de produtos pré-escolares que preza por qualidade, durabilidade, segurança e confiança, verteu para o licenciamento quando foi adquirida pela MGA há alguns anos. No guide predominam, além da marca forte, os ícones, fundos e bordas para a fabricação de um produto bonito, de bom gosto e preservando a identidade da marca. É como um atestado de qualidade para os pais. Público-alvo: 0 a 5 anos de idade – ambos os sexos.

LITTLEST PETSHOP [Hasbro] A série é estrelada por sete “pets” e a jovem aspirante a estilista Blythe Baxter que mora com seu pai num apartamento em Downtown City que fica em cima do Littlest Pet Shop - um incrível acampamento para animais de estimação de todo o tipo. A aventura realmente começa quando ela descobre que, milagrosamente, pode conversar com os animais. Público-alvo: meninas 6 a 11 anos de idade.

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 61

61 9/16/14 12:28 PM


CAPA LITTLET WIN STARS [Sanrio] Kiki e Lala, as pequenas estrelas gêmeas, nasceram na constelação da Compaixão. Estes pequenos gêmeos místicos passavam seu tempo sonhando com a Terra, planeta do qual tanto ouviam falar. Com a permissão de Mamãe-Estrela e Papai-Estrela, vieram visitar a Terra, guiadas pela varinha mágica de Lala. E desde que chegaram aqui, espalham felicidade a todos que encontram pela frente. Público-alvo: mulheres de 19 a 40 anos de idade.

LIVE NATION [BH Licensing] Divisão de licenciamento do grupo Live Nation que representa mais de 150 artistas da música como: Madonna, The Beatles, Sex Pistols, AC/DC, Kiss, Nirvana, Shakira, Led Zeppelin e outros. Público-alvo: depende do artista.

LOONEY TUNES [Warner Bros.] Principal grupo de personagens clássicos da Warner Bros.. São mais de 120 personagens, engraçados, imprevisíveis, irreverentes e divertidos. Em 2015 eles celebram 75 anos. Público-alvo: a partir de 4 anos de idade até adulto.

LOONEY TUNES SHOW [Warner Bros.] Nova versão animada da turma mais engraçada da televisão, com cores modernas, situações inusitadas e a mesma diversão de sempre. Público-alvo: 4 a 12 anos de idade.

LUCIANO MARTINS [LM Licenciamentos] A ludicidade e as cores estão presentes em todas as obras de arte do pintor brasileiro Luciano Martins que há mais de 15 anos encanta milhares de pessoas em todo o mundo com sua arte. Grandes marcas brasileiras como Cacau Show, Marisol, Lojas Renner, Uatt?, entre outras, já licenciaram imagens do artista em suas linhas de produtos ou campanhas de comunicação. Entre os traços é sempre possível encontrar elementos lúdicos, divertidos, criativos e exclusivos que diferenciam a licença de outros personagens mais convencionais. Público-alvo: crianças, teens e jovens mulheres de 17 a 35 anos de idade.

62 Mat Capa_lb41_layout.indd 62

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:28 PM


M

MAD [Warner Bros.] Ícone do humor e da irreverência, MAD nasceu como uma revista de sátira e atualmente é um dos desenhos mais adorados da TV. Público-alvo: jovem/adulto.

MAGIC BELLES [Lid-Group] Mágicas, coloridas e educativas, Magig Belles são seis adoráveis fadinhas que curtem as maravilhas especiais da vida. Onde há uma coisa maravilhosa, há uma Magic Belle. Elas voam rodopiando, agitando suas anteninhas, espalhando pozinho mágico e cada uma delas tem som especial. Quando uma ou mais se juntam, elas tocam em harmonia uma sinfonia mágica e musical. Público-alvo: pré-escolar.

MAIS VOCÊ [Globo Marcas] Ana Maria, com a companhia inseparável do Louro José, apresenta o programa mostrando quadros de culinária, artesanato, beleza, jardinagem, moda, música, saúde e variedades. Público-alvo: mulheres com mais de 25 anos de idade, das classes ABC.

MALHAÇÃO [Globo Marcas] Há mais de uma década no ar é um retrato dessa época de descobertas e transformações. Malhação informa, educa e lança moda. Público-alvo: jovens de 12 a 18 anos de idade, das classes ABC.

MANU GAVASSI [BH Licensing] Cantora e atriz brasileira. Público-alvo: juvenil de 12 a 16 anos de idade e feminino de 18 a 24 anos.

MARILYN MONROE – FILMS OF MARILYN [Proenter Brasil] Imagens dos filmes da Marilyn Monroe. Público-alvo: feminino de 18 a 50 anos de idade.

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 63

63 9/16/14 12:28 PM


CAPA

MASHA AND THE BEAR [Kasmanas Licensing] Série animada em 3D sobre uma menina sapeca e encantadora que junto de seu melhor amigo urso se divertem e se metem em diversas enrascadas. Estreia no Cartoon Network no segundo semestre de 2014. Público-alvo: unissex de 2 a 5 anos de idade.

MAUI AND SONS [Maui] Uma das primeiras marcas de surf provenientes da Califórnia. Seu extenso portfólio de produtos  vai desde o material têxtil de praia até a água de coco, ou dos skates aos SUP insufláveis. O foco da marca é no material têxtil, estando presentes em mais de 100 países com contratos de licenciamento ou de distribuição, procurando agora estender o sucesso ao Brasil. Público-alvo: homens e mulheres de 3 a 73 anos de idade.

MAX STEEL [Mattel] Lançado pela Mattel em 1999, Max Steel é um super-herói com poderes dinâmicos, habilidoso e aliado à tecnologia. Em 2013 Max Steel reapareceu em versão adolescente para combater terríveis vilões sem perder seu bom humor e essência tecnológica. Hoje, Max Steel está entre as principais marcas de brinquedo no Brasil. Público-alvo: a partir dos 4 anos de idade.

MAYA THE BEE [e-all] Série animada de grande sucesso internacional. Maya é uma curiosa abelhinha que vive aventuras emocionantes com seus amigos e compartilha valores simples e positivos, através de um conteúdo divertido e educativo. Presente em mais de 160 países e com três parques temáticos na Europa, a série de sucesso inquestionável e globalmente consolidada chega ao Brasil. Mundialmente, a propriedade já conta com mais de 300 licenciados e 2.800 produtos. Público-alvo: 3 a 7 anos de idade.

64 Mat Capa_lb41_layout.indd 64

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:28 PM


Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 65

65 9/16/14 12:28 PM


CAPA METALLICA [BH Licensing] Metallica tornou-se uma das mais influentes e rentável bandas de rock de todos os tempos, tendo vendido 110 milhões de discos no mundo inteiro. A banda já ganhou nove Grammy Awards, entrou para o Rock and Roll Hall of Fame e teve cinco álbuns consecutivos em primeiro lugar na Billboard. Público-alvo: feminino e masculino de 14 a 60 anos de idade.

MEU AMIGÃOZÃO [Kasmanas Licensing] Série transmitida na Discovery Kids que conta a história de três crianças e seus amigãozões que os ajudam a resolver conflitos. No momento há um musical rodando o Brasil, um especial de Natal e a previsão de um longa-metragem em 2015. Público-alvo: unissex de 2 a 5 anos de idade.

MEU MALVADO FAVORITO/MINIONS [Exim] Uma das animações de maior bilheteria dos últimos tempos. O filme conta a história de Gru, suas filhas, e, claro, os Minions, que foram criados para auxiliar o Gru com seus planos, mas esses ajudantes adoram uma diversão e se distraem facialmente gerando boas confusões e gargalhadas. Público-alvo: família – todas as idades.

MICHAEL JACKSON [Bravado] O artista do sexo masculino mais premiado da história, incluindo: Grammy Awards (1971-2010), American Music Awards, Billboard Music Awards, MTV Awards, Calçada da Fama em Hollywood, Golden Globe Awards, Soul Train Awards, World Music Awards, entre outros... Mais de 77 milhões de fãs no Facebook, mais de 1,2 milhão de followers no Twitter e mais 2 bilhões de views no YouTube/Vevo.

MIFFY [BR Licensing] Propriedade pré-escolar muito forte na Europa e no Japão. Em alguns países já transcendeu a idade e vende também para adolescentes e jovens adultos. Originária da Holanda é patrimônio nacional e está em todos os lugares com promoções e produtos para todas as categorias imagináveis. Sua coleção de livros completa 60 anos em 2015 e educou e divertiu mais de três gerações. Público-alvo: 0 a 5 anos de idade. LICENSING BRASIL

Mat Capa_lb41_layout.indd 66

9/16/14 12:28 PM


MIXELS [Cartoon Network] Nova franquia alucinante criada pela união poderosa de duas das maiores forças do entretenimento infantil: A Lego® e o Cartoon Network. Os Mixels são criaturas coloridas e travessas que vivem em tribos. Cada Mixel tem uma personalidade única e, juntos, eles formam um elenco enorme de personagens cômicos que oferecem diversão sem fim às crianças. Público-alvo: crianças de 4 a 9 anos de idade.

MLP EQUESTRIA GIRLS [Hasbro] É um filme de animação, aventura e comédia de 2013 e em exibição na Disco-

TM

very Kids. O filme é baseado na série My Little Pony: a amizade é mágica e mostra a recém-coroada Princesa Twilight Sparkle indo até o mundo humano recuperar sua coroa roubada, e lá conhece cinco garotas, completamente diferentes e que se

TM

assemelham a suas amigas pôneis de Equestria. A magia da amizade nunca muda. Público-alvo: meninas de 6 a 10 anos de idade.

MONOPOLY [Hasbro] O jogo de tabuleiro mais popular do mundo que oferece uma experiência em aquisições e enriquecimento por meio de estratégias e assumindo riscos e oportunidades na busca de ganhar tudo e ganhar o jogo. Público-alvo: crianças acima de 5 anos de idade, jovens adultos e adultos.

MONSKEY [Proenter Brasil] Grande sucesso promocional na Europa, os Monskeys surgiram da ideia de uma abstração do ser humano. “Somos todos iguais, feitos de carne e osso, porém cada indivíduo tem uma combinação única de características”. Público-alvo: meninas e meninos de 5 a 12 anos de idade.

MONSTER HIGH [Mattel] A saga de uma turma de adolescentes filhos de monstros famosos como o Drácula e Lobisomem é contada em uma série de livros e episódios de TV. O dia a dia dessas personagens que expressam a individualidade e as diferenças do universo teen pode ser acompanhado no SBT ou na internet. Sua mensagem principal é “O legal é ser diferente” e a assinatura “Ser única. Ser você. Ser Monster High”. Público-alvo: a partir dos 6 anos de idade. Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 67

67 9/16/14 12:28 PM


CAPA MONSTREKOS [Guias Web] Uma turminha muito divertida que promete surpreender a criançada. Os personagens são espertos, cheios de imaginação e atitude, além de serem inusitados. São eles: Patubarão - que nasceu da louca paixão de uma linda pata com um tubarão, Rybola – a dinossaurinha que adora dançar, Perniloko - um pernilongo vegetariano, e Lunna - uma foguetinha muito agitada. Público-alvo: meninos e meninas de 4 a 10 anos de idade.

MORANGUINHO & MORANGUINHO BABY [Exim] É a melhor amiga de todos. Quando está trabalhando em seu café na pequena Cidade das Frutinhas, ela é a anfitriã de festas com seus amigos e oferece a eles ajuda e conselhos. Seu otimismo é contagioso e ela sempre enxerga grandes possibilidades em tudo e todos. Público-alvo: meninas de 0 a 8 anos de idade.

MOTO GP [Proenter Brasil] Maior campeonato de motovelocidade do mundo. Público-alvo: masculino de 18 a 49 anos de idade.

MORTAL KOMBAT [Warner Bros.] Uma das maiores e mais conhecidas franquias do universo dos games. Seu último lançamento, MK9, vendeu mais de 3 milhões de unidades em todo o mundo e foi nomeado Jogo de Luta do Ano pela 2011 Video Game Awards da Spike TV. Público-alvo: jovem/adulto.

MPBABY [MCD] Marca desenvolvida com o apoio e a supervisão de educadores e que reforça os valores de carinho, amizade, curiosidade e diversão. Os personagens da turminha MPBaby vivem em um colorido jardim, onde brincam e aprendem uns com os outros. Seu universo une histórias fantasiosas que utilizam o poder da música como instrumento de interação entre pais e filhos. Delicados, carismáticos, simpáticos e musicais, os personagens foram desenhados para agradar os pequenos com cores vivas e modernas, traços alegres e antenados com o nosso tempo. Com repertório musical rico e variado, contando com músicos renomados e interpretações inéditas, o acervo audiovisual oferece conteúdo para o desenvolvimento de produtos e uso promocional. Público-alvo: meninas e meninos de 0 a 3 anos de idade. LICENSING BRASIL

Mat Capa_lb41_layout.indd 68

9/16/14 12:28 PM


Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 69

69 9/16/14 12:28 PM


CAPA MTV [Viacom] A maior força da MTV é sempre reinventar. Desde seu nascimento em 1981, tem o compromisso de criar e refletir a cultura pop contemporânea para as gerações mais jovens. A renovação da MTV na TV desperta muitas oportunidades em relação a produtos, seja para criar um novo diferencial de posicionamento de marca, seja para reforçar a MTV clássica. Público-alvo: 24 a 35 anos de idade.

MULHER MARAVILHA [Warner Bros.] Símbolo de beleza, inteligência, agilidade e força, a Mulher Maravilha é a mais famosa heroína do mundo do entretenimento. Público-alvo: jovem/adulto.

MY LITTLE PONY [Hasbro] Desde 1983, a franquia segue encantando gerações. Atualmente é veiculada diariamente na Discovery Kids a série “My Little Pony: A Amizade é mágica”, que conta a história da pônei unicórnio Twilight Sparkle, encarregada de aprender a fazer amizade na cidade de Ponyville. Twilight torna-se amiga íntima de cinco outras pôneis e cada uma representa uma parte diferente da amizade dos “Elementos da Harmonia”. Na série, as pôneis partem para muitas aventuras. Público-alvo: meninas de 2 a 5 anos de idade.

MY MELODY [Sanrio] Nascida na floresta de Mary Land, é honesta e superlegal. Seu passatempo favorito é fazer cookies com sua mãe e sua comida preferida é bolo de amêndoas. Ela gosta de comer o bolo com seu melhor amigo, um ratinho chamado Flat. Sua marca registrada é um lindo capuz que sua avó costurou especialmente para ela. Público-alvo: meninas de 4 a 10 anos de idade.

N

NAJA EXTREME [Naja Extreme] Foi fundada em 2007 com a missão de ser a primeira na mente e no coração dos lutadores. Em 2010 a empresa decidiu investir no licenciamento de produtos. Visando evoluir em seu posicionamento estratégico, a Naja Extreme investe seus esforços no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia e também conta com um amplo investimento em marketing. Público-alvo: atletas profissionais, amadores, entusiastas do mundo das artes

70 Mat Capa_lb41_layout.indd 70

marciais e todos que se identificam com o Way of Life extreme. LICENSING BRASIL

9/16/14 12:28 PM


NAS ONDAS DO SURF [Fico] Nasceu da parceria com a TV Pinguim, criadora do sucesso mundial “Peixonauta”. A série animada já nasce com o aval de uma produtora reconhecida em mais de 56 países. É uma extensão natural da marca Fico e de seu sucesso de vendas. O lançamento dos personagens Fico, Sol, Lipe e Zecão está fundamentado no tripé de game, internet e cinema. No verão, será o lançamento do game: www.yupiplay.com/fico. Público-alvo: unissex de 0 a 10 anos de idade.

NIRVANA [BH Licensing] Banda americana de rock formada pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic em Aberdeen em 1987 e que estourou em meio ao movimento grunge de Seattle no início dos anos 1990. Público-alvo: feminino e masculino de 14 a 60 anos de idade.

NO STRESS [Proenter Brasil] Marca que visa à sustentabilidade ecológica, social e ambiental. O estilo No Stress também está nos esportes urbanos, nas academias, nos clubes e nos parques. Público-alvo: feminino e masculino de 15 a 25 anos de idade.

NOVELA BOOGIE OOGIE [Globo Marcas] Novela das 18h ambientada nos anos 1970. Conta uma história de encontros e desencontros durante uma época de efervescência e alegria, de tendências marcantes na moda, na música e no estilo de vida. Público-alvo: mulheres com mais de 25 anos de idade, das classes ABC.

NOVELA GERAÇÃO BRASIL [Globo Marcas] Trama urbana e contemporânea que destaca a enorme presença da tecnologia digital no nosso cotidiano. Público-alvo: mulheres acima de 25 anos de idade, das classes ABC.

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 71

71 9/16/14 12:28 PM


CAPA NOVELA IMPÉRIO [Globo Marcas] Um amor impossível. Um destino guiado pelos acasos da vida e a persistência de um homem obstinado pelo poder que fará de sua vida o palco de um grande império. Público-alvo: mulheres acima de 25 anos de idade, das classes ABC.

NOVELA O REBU [Globo Marcas] Inspirada na obra original de Bráulio Pedroso é exibida no horário das 23h e mostra uma noite repleta de luxo e elegância e promete ser uma das melhores do ano: desejos, traições, amores, disfarces e principalmente muita expectativa. Público-alvo: mulheres acima de 25 anos de idade, das classes ABC.

O

O HOBBIT [Warner Bros.] A saga que deu início à trilogia do Senhor dos Anéis conta como tudo começou. Um grande sucesso do cinema e da literatura. Público-alvo: a partir de 8 anos de idade até adulto.

O INCRÍVEL MUNDO DE GUMBALL [Cartoon Network] A série conta a história de Gumball e suas aventuras no dia a dia junto ao lado do seu melhor amigo, Darwin. O Incrível Mundo de Gumball mistura animação tradicional em 2D, animação computadorizada em 3D e alguns elementos em Live-action criando situações absurdas e muito divertidas que as crianças adoram. Público-alvo: crianças de 6 a 12 anos de idade.

O PEQUENO PRÍNCIPE [Luk Marcas] Com seus dois milhões e meio de fãs no Facebook Brasil, é um ícone dos atributos mais valorizados pelos consumidores como amor, amizade, alegria e sustentabilidade. O personagem é um transmissor de valores que cria vínculos entre as pessoas. Hoje são 10 milhões de livros vendidos só no Brasil e mais de 120 produtos licenciados. O Pequeno Príncipe diz tudo que um produto precisa para mostrar que é moderno, divertido e correto. Público-alvo: todas as faixas etárias, desde recém-nascidos através do grande recall que tem com os pais.

72 Mat Capa_lb41_layout.indd 72

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:29 PM


OS FLINTSTONES [Warner Bros.] A família mais famosa da idade da pedra vive com seus amigos as situações mais divertidas da pré-história. Público-alvo: a partir de 4 anos de idade até adulto.

OS JETSONS [Warner Bros.] A família mais engraçada do futuro vive as situações do dia a dia, comuns para uma família tradicional, porém em uma sociedade totalmente automatizada. Público-alvo: jovem/ adulto.

OS SIMPSONS CORINTHIANS [Proenter Brasil] Em uma grande iniciativa, a 20th Century Fox e o Corinthians iniciam um co-branding entre os Simpsons, a mais popular e animada família da televisão e o timão. Este programa é parte da comemoração global do 25° aniversário dos Simpsons. Público-alvo: feminino e masculino - todas as idades.

OS VINGADORES [Marvel/Disney] É o time de super-heróis da Marvel que lutam contra inimigos que nenhum herói sozinho poderia suportar. Com o sucesso nos cinemas, a franquia continua com forte calendário de lançamentos e oportunidades. Público-alvo: meninos de 9 a11 anos de idade.

OSMAR A PRIMEIRA FATIA DO PÃO DE FORMA [Kasmanas Licensing] Conta as aventuras de uma tímida e atrapalhada fatia de pão que tenta superar o fato de ter sido deixado na embalagem – e desde então tudo dá errado em sua vida. As histórias acontecem em um mundo fantástico de um eterno café da manhã, no qual os habitantes são pães, queijos e doces. Público-alvo: unissex de 6 a 11 anos de idade.

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 73

73 9/16/14 12:29 PM


CAPA

P

P!NK [Bravado] P!nk ganhou mais de 51 prêmios e foi indicada para 120, incluindo: ARIA Music Awards (2011), Billboard Music Awards (2000-2002), Billboard Music Video Awards (2001), Grammy Awards (2002-2004-2011), MTV Awards (2002-2007-2008-2009), MTV Europe Music Awards (2002-2008), MTV Video Music Awards (2001-2002-2006-2013) e Nickelodeon Kids’ Choice Awards (2014). Mais de 24 milhões de fãs no Facebook, 19 milhões de followers no Twitter e mais de um bilhão de views no YouTube/Vevo.

PAC-MAN CLÁSSICO [Redibra] O videogame que combinava personagens cativantes a muita ação e emoção, conquistando instantaneamente homens e mulheres, crianças e adultos, foi ganhando cada vez mais fãs até se tornar uma marca perene, icônica e cool que se mantém moderna até hoje. Público-alvo: homens e mulheres de 18 a 35 anos de idade.

PAC-MAN E AS AVENTURAS FANTASMAGÓRICAS [Redibra] O desenho baseado no clássico videogame Pac-Man é um sucesso de audiência no Brasil no canal Gloob. O Pac-Man, totalmente modernizado, vive aventuras ao lado de seus eternos amigos fantasmas para combater o mal e, claro, se divertir muito. Público-alvo: meninas e meninos de 5 a 11 anos de idade.

PALAVRA CANTADA [MCD] Dupla musical existente desde 1994 e que é referência nacional em música infantil. Seus trabalhos valorizam a qualidade de letras, arranjos e gravações e o respeito à inteligência e à sensibilidade da criança. Atestando sua qualidade educativa, a obra é apreciada por educadores e largamente utilizada em escolas de todo o Brasil. Todos esses valores são representados no licenciamento pelos personagens Pauleco e Sandreca, dois amigos que cantam e tocam músicas que tratam, de forma lúdica, de temas ligados ao cotidiano e ao imaginário infantil. Público-alvo: meninas e meninos de 0 a 8 anos de idade. LICENSING BRASIL

Mat Capa_lb41_layout.indd 74

9/16/14 12:29 PM


Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 75

75 9/16/14 12:29 PM


CAPA PAN AM [e-all] Desde sua criação na década de 1920, Pan Am se tornou sinônimo de glamour, alto estilo, qualidade e luxo, sendo reconhecida como a primeira marca verdadeiramente global. Famosa mundialmente, sua logomarca se tornou um ícone de várias gerações. Pan Am ressurge como uma marca fashion e de lifestyle, voltada para o mercado de moda.

PANINI [Proenter Brasil] Desde 1961, a Panini alimenta a paixão por futebol com seus álbuns e figurinhas que já fazem parte da vida do brasileiro. É um ícone universal e está presente na vida de muitas gerações. Público-alvo: masculino de 18 a 30 anos de idade.

PARIS HILTON [BH Licensing] Modelo, cantora, atriz e socialite americana. Público-alvo: feminino de 20 a 35 anos de idade.

PATATI PATATÁ [Kasmanas Licensing] Marca com plano de licenciamento completo: TV, shows, DVD’s, escolas, conteúdo digital e mais de mil produtos no mercado com 60 licenciados. Primeiro grande case do mercado pré-escolar. Público-alvo: unissex de 0 a 6 anos de idade.

PATRULHA SALVADORA [SBT] Subproduto da Novela Carrossel, na qual os personagens Maria Joaquina, Cirilo, Carmem, Jaime, Daniel, Davi, Alicia, Mario e Rabito ganham superpoderes e desvendam vários mistérios da cidade de Kausópolis. Público-alvo: infantil.

76 Mat Capa_lb41_layout.indd 76

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:29 PM


PAUL FRANK [Redibra] A marca fashion californiana conquistou celebridades e consumidores pelo mundo todo, estampando roupas, cadernos, mochilas e sandálias. A marca tem

Paw Patrol Logo_REV

mais de 100 lojas próprias pelo mundo todo e o melhor de tudo é que a proprie-

LOGO DOsuperdescolada NOT ALTER. dade é multitarget, ou seja, desde cedoPROPERTY a criançada já pode-sair desfilando suas modernas criações.

For logo usage WITHOUT brandi If using logo WITHOUT branding, the Público-alvo: homens e mulheres de 0 a 35 anos de idade.

B

4-color process

PAW PATROL (PATRULHA CANINA) [Nickelodeon] Patrulha Canina é uma série pré-escolar de ação e aventura, produzida em CG e estrelada por seis filhotes fofos e heroicos que são liderados por Ryder, um menino 10 anos de idade que ama tecnologia. Com uma mistura única de habilidades em resolver problemas, veículos diferentes e muito humor, a Patrulha Canina trabalha em conjunto para proteger a comunidade Adventure Bay. Público-alvo: pré-escolares - meninos de 2 a 5 anos de idade.

PEIXONAUTA [Redibra] Seja explorando os mistérios do mundo dentro e fora d’água, seja estrelando espetáculos musicais, ações de varejo e muito mais, Peixonauta e seus amigos Marina e Zico fazem cada vez mais sucesso, ainda mais depois da estreia do programa live-action Peixonáuticos no Discovery Kids. As crianças adoram interagir com eles na TV, no site, nas redes sociais e em um montão de produtos licenciados. Público-alvo: meninas e meninos de 1 a 6 anos de idade.

PENELOPE CHARMINHO [Warner Bros.] É a Penelope quando era criança. Inteligente, delicada, doce, esperta, aventureira, vaidosa e fofa! Público-alvo: 2 a 5 anos de idade.

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 77

77 9/16/14 12:29 PM


CAPA PENELOPE CHARMOSA [Warner Bros.] Antenada, fashion, divertida, feminina, independente, inteligente e, lógico, charmosa! Público-alvo: a partir de 5 anos de idade até jovem-adulto.

PEPPA PIG [Exim] Série animada de sucesso internacional e nacional que traz à tona valores importantes como a convivência em família, solidariedade e disciplina, em histórias hilárias e repletas de brincadeiras divertidas e educativas. Peppa é uma porquinha amorosa que mora com seus pais e seu irmãozinho, George. Suas aventuras sempre terminam com muitas gargalhadas.

PETER RABBIT [Nickelodeon] Apresenta a história do herói Peter, um coelho travesso, valente, animado e alegre. Com o apoio de seus dois melhores amigos, Benjamin e Lily, sai à procura de ter suas próprias aventuras, recheadas de diversão, assim como seu pai. Mas por onde começar? Esta série é uma reinvenção dinâmica do clássico infantil e traz diversão e aventura nos lugares mais inesperados. Público-alvo: bebês e crianças pequenas.

PICA PAU & PICA PAU BABY [Exim] Considerado até hoje um dos maiores clássicos da animação mundial, tem como marca registrada sua gargalhada estridente. Ele é capaz de assumir diversas personalidades, que vão desde um sedutor, um espertalhão ou enganador, a um pássaro muito bonzinho, que horas se dá bem e em outras nem tanto. Público-alvo: unissex de 0 a 12 anos de idade.

PLANET GIRLS [Planet Girls] A única marca de confecção brasileira relacionada entre as seis mais desejadas pela consumidora brasileira da classe C, que em grande maioria acredita tratar-se de uma marca internacional. A marca tem investido na expansão de seu portfólio, por meio do licenciamento e, hoje, conta com uma linha de produtos bastante diversificada que inclui desde itens de vestuário, calçados, acessórios e

78 Mat Capa_lb41_layout.indd 78

cosméticos, até papelaria e informática.

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:29 PM


PLAY-DOH [Hasbro] Play-Doh é a massa de modelar mais vendida no mundo. É líder em participação no mercado de brinquedos no segmento de massa de modelar no Brasil e foi eleita um dos 75 melhores brinquedos pré-escolar pela Revista Crescer em 2013. Os personagens “Doh-Doh’s” vêm ganhando grande presença nos comerciais da marca e também no digital e nas redes sociais. Público-alvo: meninos e meninas: acima de 3 anos de idade.

PLAYSTATION [BR Licensing] O console mais importante, respeitado e cultuado do mundo dos videogames sempre está na dianteira quando o assunto é tecnologia. Os jogos exclusivos da PlayStation são reconhecidos facilmente pelas campanhas milionárias. Foram criados guides exclusivos para cada jogo e o licenciamento está se alastrando pelo mundo como pólvora. No Brasil são mais de 20 contratos. Público-alvo: crianças, adolescentes e adultos.

POKÉMON [Exim] Marca japonesa mundialmente conhecida. A origem de toda a série são os videogames feitos para os consoles da Nintendo. Após os primeiros jogos, os criadores fizeram um anime, que marcou o início da invasão Pokémon ao Ocidente no final da década de 1990. Com mais de 500 episódios exibidos no Japão, o anime de Pokémon também se tornou uma febre em toda a América. Público-alvo: meninos de 6 a 11 anos de idade.

POLLY [Mattel] Criada pela Mattel em 1989, Polly foi a primeira boneca lançada em miniatura, uma inovação que incorporou uma nova categoria ao mercado de produtos para meninas. Polly é a amiga que toda garota quer ter por sua atitude encorajadora, que permite transformar o normal em extraordinário, oferecendo possibilidades sem fim e aventuras garantidas. Hoje, Polly é uma das principais marcas de bonecas no Brasil. Público-alvo: a partir dos 4 anos de idade.

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 79

79 9/16/14 12:29 PM


CAPA POLO WEAR [Polo Wear] Oferece ao público uma linha de produtos premium nacional e importada que mescla o casual e o esportivo, não esquecendo da influência das principais tendências mundiais, adaptando-as ao estilo Polo Wear.

POPCORN THE BEAR [Lid-Group] É um ursinho amável e gentil que se envolve em grandes aventuras com seus melhores amigos, o Patinho Soufflé, a Boneca de Pano CandyFloss e o Cachorro Biscuit. Eles vivem em um mundo maravilhoso, Berryville, onde tudo e todos têm nome de comida. A licença chega ao Brasil com um apelo gráfico que conquista os pequenos e as mamães. Público-alvo: baby.

POPEYE E OLÍVIA PALITO [BR Licensing] Por ter o Popeye para os meninos e a Olívia para as meninas, a marca é unissex dependendo do uso das artes. Reconhecido por todas as gerações, os desenhos animados passam ainda hoje todos os dias nos canais Gloob e Bandeirantes. Possui licenciamento e promoções no mundo todo com marcas como Dolce & Gabana, Rolex, Bloomingdales, Converse, Benneton e muitas outras. Público-alvo: todas as idades.

POU [BR Licensing] É um jogo de celular que em menos de um ano virou febre no mundo todo. Com mais de 200 milhões de downloads, é líder absoluto em diversos países, incluindo o Brasil. Cresce em ritmo alucinante com mais de 30 milhões de novos usuários por mês. Disponível para todas as plataformas não tem restrição de idade. Tem forte apelo colecionável e um style guide colorido e de grande apelo. Público-alvo: crianças de ambos os sexos e jovens mulheres.

80 Mat Capa_lb41_layout.indd 80

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:29 PM


POWER RANGERS SUPER MEGAFORCE [Cartoon Network] É a 21ª temporada live-action da franquia Power Rangers. Nesta temporada, o cruel Príncipe Vekar chega com sua massiva Armada Alienígena para conquistar a Terra. Para enfrentar essa nova ameaça, Gosei entrega aos novos Rangers as chaves especiais que os permitem morfar em “Super Megaforce”, ou seja, em qualquer equipe de Rangers das últimas 20 temporadas. Público-alvo: meninos de 4 a 8 anos de idade.

PRETTY LITTLE LIARS [Warner Bros.] Baseada em um best-seller, essa série é cheia de mistério, escândalo, intriga e suspense. Público-alvo: 10 a 16 anos de idade.

PULP FICTION [Supermarcas] Do diretor Quentin Tarantino, é um dos clássicos da produtora Miramax e um verdadeiro fenômeno cultural que influenciou e inspirou toda uma nova geração de cineastas, além de redefinir claramente o padrão de cinema alternativo. Público-alvo: fãs do filme e do Tarantino em geral.

PUPPY SCOOBY-DOO [Warner Bros.] A versão baby do Scooby-Doo para encantar as crianças desde sempre. Público-alvo: 0 a 3 anos de idade.

PUSSYFOOT [Warner Bros.] Uma gatinha meiga e adorável que conquista todas as pessoas apenas com seu olhar. Público-alvo: a partir de 3 anos de idade até adulto.

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 81

81 9/16/14 12:29 PM


CAPA

Q

QUE MONSTRO TE MORDEU [Redibra] O criador do Castelo Rá-Tim-Bum, Cao Hamburger, está investindo a sua grande imaginação em uma nova série infantil. Na história, toda vez que uma criança desenha um monstro em nosso mundo, ele ganha vida no Monstruoso Mundo dos Monstros, provocando confusão por onde passa. Caberá a Lali, Tom e seus amigos resolverem tudo e aprender algo com a missão. Existem episódios para a TV e especiais para Internet. Público-alvo: meninas e meninos de 4 a 9 anos de idade.

R RAMONES [Bravado] Mais de 5 milhões de fãs no Facebook, mais de 2,1 bilhões de views no YouTube. Totalizaram 2.263 apresentações ao redor do mundo e receberam o prêmio do Grammy Lifetime Achievement Award.

RED HOT CHILI PEPPERS [BH Licensing] O estilo musical do grupo consiste principalmente de rock, bem como elementos de outros gêneros, tais como punk, funk, rap, metal e rock psicodélico. Já ganhou seis Grammy Award  e vendeu mais de 80 milhões de discos em todo o mundo. Público-alvo: feminino e masculino de 14 a 60 anos de idade.

ROLLING STONES [Bravado] Grammy Awards (1971-2010), World Music Awards, MTV Video Music Awards e presença no livro dos Records de banda mais bem-sucedida da história. Mais de 19 milhões de fãs no Facebook, mais de 745 mil followers no Twitter e mais de 7 milhões de views no YouTube /Vevo.

82 Mat Capa_lb41_layout.indd 82

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:29 PM


Untitled-1 1

9/16/14 5:08 PM


CAPA ROMERO BRITTO [Exim] Considerado um ícone da cultura pop moderna, é um dos mais premiados artistas de nosso tempo. O artista pop mais jovem e bem-sucedido de sua geração, Britto tem criado obras-primas que invocam o espírito de esperança e transmitem uma sensação de aconchego e euforia. Público-alvo: todas as idades.

S

SCOOBY-DOO [Warner Bros.] Scooby-Doo, Salsicha e sua turma fazem a alegria de diversas gerações há muito tempo. O cachorro mais medroso, engraçado, carismático e comilão da TV. Um dos maiores sucessos de audiência até hoje. Público-alvo: a partir de 4 anos de idade até adulto.

SCRIBBLE NAUTS [Warner Bros.] Leva os jogadores a viverem uma aventura com Maxwell e os heróis da DC Comics em uma busca criativa através de Gotham City, Metrópolis, Atlantis e mais localidades do universo DC Comics. Público-alvo: 4 a 8 anos de idade.

SIMPSONS [Redibra] A série animada de maior duração da história é um caso de sucesso na TV e também no licenciamento de produtos. No ar há 25 anos, a família mais irreverente do planeta é veiculada no Brasil por 4 horas diárias em duas emissoras (Band e Fox). Seus produtos trazem o melhor dos adorados personagens com uma abordagem lifestyle. Público-alvo: homens e mulheres de 12 a 35 anos de idade.

SÍTIO DO PICAPAU AMARELO [Globo Marcas] Os queridos personagens de Monteiro Lobato educam e divertem as crianças de todo o Brasil. É uma marca que tem forte relação com a cultura brasileira. Público-alvo: crianças de 4 a 10 anos de idade, das classes ABC. LICENSING BRASIL

Mat Capa_lb41_layout.indd 84

9/16/14 12:29 PM


SMALLVILLE [Warner Bros.] Série de TV que conta, de uma forma moderna, a origem do Superman, acompanhando passo a passo a transformação de Clark Kent, no herói mais poderoso do universo. Público-alvo: 8 a 16 anos de idade.

SMURFS [BR Licensing] Reconhecidos mundialmente há mais de 50 anos, a marca está inserida na categoria “cult”. Quando o primeiro filme foi lançado em 2011, o mundo redescobriu as adoráveis criaturas azuis. O segundo filme veio em 2013 e o terceiro está programado para 2016. São mais de 300 licenciados pelo mundo e, no Brasil, mantém altos índices de vendas e reconhecimento com mais de 18 licenciados. Público-alvo: todas as idades.

SNOOPY [BR Licensing] Transita facilmente por produtos para bebês, passando pelos produtos infantis, adolescentes e chegando aos adultos. São mais de 500 licenciados pelo mundo e mais de 20 no Brasil. Snoopy tem uma nova série de TV programada para ir ao ar em 2015 e um filme para os cinemas em janeiro de 2016. Ou seja: Snoopy está mais uma vez modernizando-se e atraindo novas gerações de fãs. Público-alvo: todas as idades.

SÔNIA MENNA BARRETO [BH Licensing] Pintora brasileira que começou sua carreira em 1960. Sua obra é surrealista. Público-alvo: feminino e masculino acima de 25 anos de idade.

SONS OF ANARCHY [Proenter Brasil] Série americana que retrata o lifestyle de motociclistas. Público-alvo: masculino de 18 a 49 anos de idade.

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 85

85 9/16/14 12:29 PM


CAPA SOUTH PARK [Viacom] É um desenho animado que tem como essência a crítica à sociedade e está completando 17 anos. A série, que se passa em South Park, é dotada de um humor escrachado e inteligente. Com personagens marcantes, carismáticos e polêmicos que falam o que pensam a todo instante de forma caricatural. Nada mal para um grupo de crianças que ainda estão no ensino fundamental. Público-alvo: jovens de 18 a 24 anos de idade.

STAR WARS [Lucas Film/Disney] A saga SW continua a se expandir, cativando novas gerações com seus mundos exóticos, temas icônicos e histórias inesquecíveis. A nova era de SW está prestes a começar com o anúncio da uma nova trilogia de filmes. A estreia do primeiro está

© & ™ Lucasfilm LTD.

marcada para 2015. Público-alvo: teens - acima de 13 anos de idade e adultos.

STEVEN UNIVERSO [Cartoon Network] Uma história sobre amadurecimento contada sob a perspectiva de Steven, um garoto cheio de vida que é o integrante mais novo de uma equipe mágica de guardiãs do universo chamada Crystal Gems. Os poderes de Steven ainda não se desenvolveram por completo, mas isso não o impede de ir à luta ao lado de Garnet, Ametista e Pérola, e de tirar um som no seu Ukulele. Público-alvo: crianças de 6 a 11 anos de idade.

STOCK CAR [Globo Marcas] Maior categoria de automobilismo brasileiro é uma marca que representa uma mistura de tecnologia e competitividade. Público-alvo: homens com mais de 25 anos de idade, das classes ABC.

SUBWAY SURFERS [IBWT] Cativante app e um dos mais populares do mundo. Mais de 25 milhões de downloads no Brasil. Cheio de aventura e diversão, estimula a coordenação e a concentração. Recebe investimentos em recursos mensais para o game sempre ter novos atrativos. Série de TV em desenvolvimento. Público-alvo: crianças de 4 a 10 anos de idade. LICENSING BRASIL

Mat Capa_lb41_layout.indd 86

9/16/14 12:29 PM


SUPERMAN [Warner Bros.] Um ícone universal e o mais poderoso ser do universo, Superman tem superforça, velocidade, voo, invulnerabilidade, bem como sua famosa visão de raios X e calor.

TALKING TOM [Exim] É um aplicativo divertido desenvolvido para crianças. O pequeno gato Tom é capaz de repetir tudo que você fala para

T

ele em uma voz engraçada, pode arranhar a tela do aparelho, tomar leite, receber carinho, entre outras atividades divertidas. Público-alvo: unissex de 5 a 8 anos de idade.

TARTARUGAS NINJA [Nickelodeon] A série explora a vida de quatro irmãos adolescentes, jovens, engraçados e mais ninjas do que nunca. Rafael, Leonardo, Michelangelo e Donatello aprendem a confiar em si mesmos e uns nos outros e, juntos, devem desvendar o mistério de sua existência e crescer para se tornarem os heróis que estão destinados a ser. Público-alvo: meninos de 4 a12 anos de idade.

TEEN TITANS GO [Warner Bros.] Os jovens heróis Robin, Estelar, Ravena, Mutano e Ciborgue vivem aventuras engraçadas, aprendendo a lidar com as situações cotidianas típicas de adolescentes, tendo que salvar o mundo e conviver entre si sem a supervisão de nenhum adulto. Público-alvo: 4 a 11 anos de idade.

TEM CRIANÇA NA COZINHA [Kasmanas Licensing] Programa de culinária inteiramente conduzido por crianças, o Tem Criança na Cozinha apresenta, a cada episódio, o “passo a passo” de uma receita diferente e fácil de ser reproduzida em casa, com a família. Público-alvo: unissex de 6 a 11 anos de idade.

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 87

87 9/16/14 12:29 PM


CAPA TETRIS [Supermarcas] Criado por Alexey Pajitov, em 1984, se transformou em um dos maiores jogos eletrônicos de todos os tempos. Este ano a marca celebra seu 30º aniversário e comemora números impressionantes, como a distribuição do jogo em mais de 185 países, além do fato de ser lançado em mais de 15 diferentes línguas, já ter alcançado mais de 425 milhões de downloads pagos, bilhões de gamers em suas plataformas on-line e mais de 2 milhões de fãs ativos nas redes sociais.   Público-alvo: de crianças a adultos.

THE BEATLES [BH Licensing] É até hoje o grupo musical mais bem-sucedido e aclamado da história da música popular. Sua crescente popularidade, que a imprensa britânica chamava de “beatlemania”, fez com que eles crescessem em sofisticação. Já venderam mais de um bilhão de discos. Os Beatles foram coletivamente incluídos na compilação da revista Time das 100 pessoas mais importantes e influentes do século XX. Público-alvo: todas as idades.

THE BIG BANG THEORY [Warner Bros.] Maior série de comédia da TV dos últimos tempos, excêntrica, brilhante, com referencias sutis e sofisticadas à Ciência, ao universo geek e nerd, sempre com um humor pra lá de inteligente... Bazinga! Público-alvo: jovem/ adulto.

THE FLASH [Warner Bros.] Supervelocidade e bom humor são as principais características do herói mais rápido do universo. Público-alvo: a partir de 3 anos de idade até adulto.

THE HUNGER GAMES [Proenter Brasil] Jogos Vorazes é uma série americana de filmes baseada nos livros homônimos da autora americana Suzanne Collins. Público-alvo: feminino e masculino de 14 a 24 anos de idade.

LICENSING BRASIL

Mat Capa_lb41_layout.indd 88

9/16/14 12:29 PM


Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 89

89 9/16/14 12:29 PM


CAPA THE JUNGLE BUNCH [Proenter Brasil] Filme infantil de aventura na selva. Público-alvo: feminino e masculino de 5 a 12 anos de idade.

THE NOITE COM DANILO GENTILI [SBT] Marca irreverente que trará todo o humor do programa para produtos. Público-alvo: jovens e adultos.

THE TRASH PACK [Proenter Brasil] Monstrinhos coloridos que vieram do lixo. Com apelo educativo, conscientizam as crianças sobre lixo e reciclagem. Faz muito sucesso entre as crianças e em 2013 foi o terceiro brinquedo mais vendido no Dia das Crianças. Público-alvo: meninas e meninos de 5 a 12 anos de idade.

THE VAMPIRE DIARIES [Warner Bros.] Uma série que conta a história de dois irmãos vampiros obcecados com a mesma linda garota, e lutando para controlar o destino de uma cidade inteira. Público-alvo: 10 a 16 anos de idade.

THE VOICE BRASIL [Globo Marcas] O The Voice Brasil está em sua terceira temporada na busca por novos talentos. Os técnicos têm a missão de descobrir, treinar e fazer brilhar uma nova voz que encante os telespectadores. Público-alvo: homens e mulheres das classes ABC e com mais de 25 anos de idade.

90 Mat Capa_lb41_layout.indd 90

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:29 PM


THUNDERCATS [Warner Bros.] Um dos desenhos mais adorados e ícones do Brasil. Thundercats conta a saga de um grupo de felinos sobreviventes do planeta Thundera. Público-alvo: a partir de 4 anos de idade até adulto.

TIMES DE FUTEBOL [Proenter Brasil] São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Santos, Fluminense, Botafogo, Flamengo, Vasco, Internacional, Bahia, Vitória, Clube Náutico, Ceará, Portuguesa, Ponte Preta, Guarani, Coritiba, Atlético Paranaense, Paraná, entre outros. Público-alvo: feminino e masculino – todas as idades.

TITIO AVÔ [Cartoon Network] É um desenho divertido, mágico e cativante feito para toda a família. Não há limites para os poderes de Titio Avô e sua missão é viajar pelo mundo ajudando os outros ao lado de seus amigos: um dinossauro, uma fatia de pizza tagarela, uma tigresa gigante voadora e uma pochete mágica. Público-alvo: crianças de 6 a 11 anos de idade.

TODATEEN [Kasmanas Licensing] Revista-referência para o público teen. Aborda assuntos como: moda, beleza, namoro, música etc. Líder em revistas teen nas vendas avulsas. Público-alvo: meninas 12 a 17 anos de idade.

TOGETHER&APART [Lid-Group] Um amor quase impossível, resultado de uma sociedade dividida. A vida simples de gatos vem em contraste com o estilo de vida dos coelhos, com sua alta moda e alta gastronomia. Fluffy é uma coelhinha que, por acaso, encontra Miao e pronto... é amor à primeira vista. Os dois mostram que, mesmo separados, estão sempre juntos. O conceito de produto funciona em pares, juntando pedaços resultando o produto completo. Público-alvo: 11 a 14 anos de idade.

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 91

91 9/16/14 12:29 PM


CAPA TOM & JERRY [Warner Bros.] Warner Bros. - Imagens A dupla mais energética e adorada de gato e rato da história da animação. Marca de sucesso para todas as idades, são amigos, são inimigos, são divertidos e inseparáveis. Público-alvo: a partir de 4 anos de idade até adulto.

TONY HAWK [Redibra] É um dos atletas mais conhecidos de todos os tempos. Virou uma figura lendária no mundo do skate quando fez uma nova manobra pela primeira vez, um giro no ar de 900º. Agora, Tony Hawk é a marca lifestyle global mais reconhecida como “cultura skate”, que combina estilo, performance, durabilidade e qualidade. Público-alvo: homens de 12 a 30 anos de idade.

TOONIX [Cartoon Network] É a marca digital do Cartoon Network. Os Toonix são a representação virtual do usuário do site do CN no universo on-line. A propriedade conta também com seu próprio mundo no site CN: o “Mundo Toonix”, um playground digital onde os fãs do canal podem jogar, interagir, descobrir, brincar, colecionar e se divertir. Público-alvo: crianças de 6 a 12 anos de idade.

TRANSFORMERS RESCUE BOTS [Hasbro] É uma série animada de TV na qual um grupo de Autobots composto por Chase, Heatwave, Blades, Boulder, Bumblebee e Optimus Prime tem como principal objetivo dividir valores sobre trabalho em equipe, como lidar com situações de emergência e muita aventura. A série está em exibição na Discovery Kids. Público-alvo: meninos de 2 a 5 anos de idade.

92 Mat Capa_lb41_layout.indd 92

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:29 PM


Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 93

93 9/16/14 12:29 PM


CAPA TRANSFORMERS ROBOTS IN DISGUISE [Hasbro] A nova série animada para TV se passa anos depois da batalha entre Autobots e Deceptcons em “Transformers Prime”, na qual Bumblee Bee assume a liderança de um novo time de Autobots, únicos e motivados, que ele tem de formar rapidamente para perseguir e capturar uma nova ameaça Decepticon desencadeada na Terra. Mistura elementos 3D e 2D, muita aventura e muito humor para conquistar as crianças e as famílias. Público-alvo: meninos 4 a 10 anos de idade.

TREE FU TOM [Redibra] Tom é o novo super-herói dos meninos. O desenho combina mágica, aventura, interatividade e humor, os ingredientes certos para um grande sucesso. É veiculado pelo Discovery Kids e está entre as maiores audiências. Além do desenho, a marca está presente em três apps, eventos em shopping e shows ao vivo. Público-alvo: meninos de 3 a 5 anos de idade.

TURMA DA MÔNICA [MSP] Uma turminha superanimada, formada por crianças entre 6 e 7 anos de idade, cada qual com as suas características. Juntos, eles conquistaram a simpatia de milhões de pessoas. E podem transferir sua força e alegria para os seus negócios. Público-alvo: 4 a 8 anos de idade.

TURMA DA MÔNICA JOVEM [MSP] A turma mais famosa dos quadrinhos brasileiros cresceu, retomando o vínculo afetivo com muitas gerações que já haviam deixado os gibis de lado. A Turma da Mônica Jovem chegou para representar a adolescência, trazendo todas as curiosidades, os encantos e até as crises típicas dessa idade. Público-alvo: 8 a 12 anos de idade.

94 Mat Capa_lb41_layout.indd 94

LICENSING BRASIL

9/16/14 12:30 PM


TURMA DA MÔNICA TOY [MSP] A Turma ganhou uma releitura e virou toy art. Feitos para colecionar ou brincar, a nova Turma da Mônica Toy também vai virar desenho animado, estampar roupas, acessórios, objetos de decoração e outros. É o equilíbrio perfeito entre os 50 anos de tradição da Turma da Mônica com uma linguagem moderna. Público-alvo: acima de14 anos de idade.

TWILIGHT FOREVER [Proenter Brasil] A saga está entre as maiores bilheterias de todos os tempos. São mais de 8 milhões de livros vendidos no Brasil. Público-alvo: feminino de 12 a 18 anos de idade.

UFC [Exim] Lançada em 1993, a marca Ultimate Fighting Championship® (UFC®) é

U

uma organização profissional de Artes Marciais Mistas que promove eventos esportivos de MMA. A organização do UFC segue uma história rica e tradicional de disputas de MMA, existentes desde os Jogos Olímpicos de Atenas. Público-alvo: jovem adulto, acima de 18 anos de idade.

UGLYDOLL [Lid-Group] “Ugly” significa ser único e diferente. Celebra a nova beleza que é o que você é por dentro e por fora. Cada adorável personagem nessa fábula tem seu próprio e único apelo humorístico para “crianças” de todas as idades. Tudo começou em 2001 quando os artistas David Horvath e Sun-Min Kim começaram a trocar desenhos sobre o Wage, o primeiro Uglydoll. Público-alvo: infantil, juvenil, jovem adulto, adulto e família.

UNKI UNKI [IBWT] Série de animação infantil, com 26 episódios, que mostra um planeta utópico, onde a maioria dos problemas que afligem as grandes cidades do nosso planeta não existe. Apesar de ter uma sociedade ecologicamente correta, na qual cada habitante tem um dom especial, o unki-power, os conflitos familiares e juvenis são muito similares aos nossos. Lançamento em 2016. Público-alvo: meninas e meninos de 6 a 10 anos de idade.

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 95

95 9/16/14 12:30 PM


CAPA URSINHOS CARINHOSOS & URSINHOS CARINHOSOS BABY [Exim] Um grupo de adoráveis e fofos ursinhos. A imagem gravada na barriga de cada um ilustra a missão que eles devem desenvolver. Eles ensinam as pessoas a levar a vida da melhor forma possível e a serem conscientes de seus atos, estimulando sempre o bom comportamento. Público-alvo: meninas de 0 a 8 anos de idade.

V

VALENTINA BY GUIDO CREPAX [Lid-Group] Inspirada nos quadrinhos criados em 1965, Valentina é uma fotojornalista milanesa sedutora e atraente, trazendo uma nova proposta de produtos focados no público adulto que exalam moda e design com elegância e sensualidade. Valentina é um ícone contemporâneo, símbolo de independência, beleza e atitude, demonstrando um estado de espírito universal para jovens e mulheres com personalidades fortes. Público-alvo: jovem adulto e adulto.

VILLAGE PEOPLE [Proenter Brasil] Banda de muito sucesso nos anos 1980. Público-alvo: feminino e masculino de 18 a 40 anos de idade.

W

WALKING DEAD [Proenter Brasil] Série de televisão norte-americana dramática e pós-apocalíptica  desenvolvida por Frank Darabont e baseada na série de quadrinhos de mesmo nome. Público-alvo: feminino e masculino de 16 a 24 anos de idade.

WINX CLUB [Nickelodeon] Série animada de fantasia moderna que segue as aventuras mágicas de seis amigas muito estilosas, inteligentes, corajosas e com superpoderes que usam seus poderes para lutar contra os vilões e salvar o mundo do mal. Esta série tem forte apelo para o mundo fashion, música e transformações mágicas – ingredientes-chave que aparecem na TV e nas lojas para as meninas de hoje. Público-alvo: meninas 4 a 7 anos de idade. LICENSING BRASIL

Mat Capa_lb41_layout.indd 96

9/16/14 12:30 PM


XTREME FIGHTING CHAMPIONSHIP [XFC/Redetv] Liga americana de lutas marciais (MMA) exibido na emissora RedeTV por meio de programas semanais e lutas mensais ao vivo em grandes

X

arenas e em diferentes estados do Brasil. O XFC é uma das maiores competições de MMA do mundo com visibilidade em todos os estados brasileiros. Serão 10 eventos ao vivo em 2014. Público-alvo: fãs de esportes e, principalmente, os telespectadores de sábado à noite.

ZAFARI [IBWT] Série de TV em produção – criada por David Dozoretz que trabalhou por 20

Z

anos com George Lucas e foi o diretor de efeitos visuais de filmes como Jurassic Park, Forest Gump e todas as edições de Star Wars, que aborda por meio dos animais e suas características misturadas (leão zebrado, girafa pavão, entre outros...), a diferença e a aceitação. Nessa era de raças mistas, famílias modernas, bullying... A ideia não é só de tolerar, mas sim aceitar. Público-alvo: meninos e meninas de 4 a 7 anos de idade.

ZICA [MCD] É uma adolescente de 14 anos de idade que se sente como se estivesse em preto e branco em um mundo colorido. Alternativa, preocupa-se com o futuro e questiona o estilo de vida de seus pais e de alguns colegas de escola. Zica procura assimilar o período de transição que vive por meio de sua arte: ela grafita, escreve e compõe músicas com sua banda formada com seu melhor amigo Gui e o baterista Batata. Quando está só, em seu quarto, ela costuma conversar e refletir com seus três camaleões de estimação, seus confidentes e conselheiros, que também fazem parte de seu processo criativo. Zica tem sua série de animação em exibição na TV Brasil e estreia em breve na TV Cultura e na Nickelodeon. Público-alvo: meninas e meninos de 8 a 12 anos de idade.

ZOU [Proenter Brasil] Série de TV do canal Disney Jr. Estilo de arte diferente e conceito forte de amizade e família. Público-alvo: meninas e meninos de 0 a 3 anos de idade.

Set/Out 2014

Mat Capa_lb41_layout.indd 97

97 9/16/14 12:30 PM


Por Marcus Macedo

TRENDS – NOVOS MERCADOS

Licenciamento além do mercado infantil

E

m 2013 estima-se que as 150 maiores empresas licenciadoras do mundo geraram vendas no varejo na casa dos US$ 250 bilhões, algo

como 9,5% a mais que em 2012. Esse número mostra um mercado global ascen-

• Moda (Calvin Klein, Tommy Hilfiger, LA Gear, Lacoste...). • Estilo de Vida (Better Homes & Gardens...). • Esportes (Umbro, Major League Basebol, Everlast, Dunlop, National Footbal League, NBA, Speedo...).

dente. Mais importante ainda, as dez maiores empre-

• Universitário (Collegiate Licencing Company).

sas registraram um crescimento acima da média mun-

• Corporativas (Westinghouse, General Motors,

dial, registrando um crescimento no ano de 13,3%

Electrolux...).

(de US$ 112 bilhões para US$ 126,9 bilhões). Assim como em muitos outros setores econômicos, o mer-

Em resumo, para cada US$ 100 vendidos pelo va-

cado mundial de licenciamento foi sacudido por um

rejo mundial, US$ 50 são de produtos para o universo

grande número de aquisições, fusões e entrada de

infantil e outros US$ 50, para segmentos majoritaria-

novos “players” na lista dos “Top 150”.

mente adultos. Lembre-se, estamos falando apenas

A maior empresa de licenciamento do mundo é a

das 20 maiores empresas de licenciamento do mundo.

Disney Consumer Products, e também é protagonista de

A realidade brasileira difere em muitos aspectos

uma das mais importantes mudanças do cenário desse

das estatísticas mundiais. Não apenas em volume e

mercado em 2013, com a aquisição da Marvel e da Lucas-

tipo de consumo, mas ainda no modelo de varejo. En-

film, que vieram juntar-se às já subsidiárias ABC Television

quanto nos Estados Unidos o varejo de autosserviço é

e ESPN. Com um faturamento de mais de US$ 40 bilhões,

dominado em larga margem pelo Walmart que possui

boa parte dele no segmento infantil e infantojuvenil, é inegável a importância dessa empresa como referência para o mercado de licenciamento mundo afora. Quando analisamos as chamadas “Top 10” do mundo do licenciamento, chama a atenção o fato de cinco dessas empresas não licenciarem marcas infan-

Quando analisamos as chamadas “Top 10” do mundo do licenciamento,

tis. O faturamento no varejo delas equivale a 45,4%

chama a atenção o fato

do total (no agregado das dez maiores). Se ampliar-

de cinco dessas empresas

mos nosso escopo para as “Top 20”, veremos que

não licenciarem marcas

exatos 50% da receita bruta gerada vêm de marcas fora do universo infantil. Das 20 maiores receitas, 12

infantis

originam-se de segmentos como:

98 trends_41.indd 98

LICENSING BRASIL

9/15/14 7:43 PM


seguramente mais de 60% do mercado, aqui a soma

• Grandes corporações não enxergam no licencia-

dos cinco maiores desse segmento ronda os 20% de

mento uma fonte de renda e ampliação de presença

share. Quando entramos na seara das licenças, as di-

para suas marcas e muitas vezes não compreendem

ferenças são ainda mais acentuadas. Ainda que não

seu potencial (veja o caso das automotivas!).

possamos contar com uma estatística oficial brasileira (não existe pesquisa formal para esse mercado), o

A atual discussão sobre a regulamentação da pu-

consenso entre os principais “players” é que no Brasil

blicidade infantil, somada aos grandes eventos espor-

estima-se existir em torno de 700 a 800 empresas li-

tivos sediados pelo Brasil (Copa do Mundo e Olim-

cenciadas (fabricantes ou varejistas) para um universo

píadas), deve trazer para a cena, a médio prazo, a

de mais de 500 marcas (entre personagens, marcas,

discussão sobre o potencial do licenciamento para o

celebridades...). Destes, pelo menos 70% estão fo-

público adulto.

cados no mercado infantil, por isso não é surpresa a

Alguma movimentação nesse sentido já pode ser

enorme participação dos segmentos de brinquedos,

observada no horizonte. Exemplos como o da Coca-

“volta às aulas” e confecções infantis.

-Cola, UFC, General Motors do Brasil, Corinthians e

Muitas são as razões para essa forte concentração.

Mormaii, uns duradouros, outros mais efêmeros, mos-

Obviamente que a “escola” Disney é variável de gran-

tram que licenciadores (e seus agentes), licenciados e

de importância, porém outros aspectos precisam ser

varejistas mais antenados, já buscam uma fatia des-

considerados:

se mercado que, no ano passado, somente nas 150 maiores empresas, gerou receitas de aproximadamen-

• O mercado ainda não percebeu que licenciamen-

te US$ 125 bilhões.

to vale tanto para marcas quanto para personagens. A base de empresas que licenciam é muito pequena, ainda que o universo seja excepcionalmente grande. • A televisão ajuda na disseminação de personagens infantis de forma objetiva e focada, mas pouco faz para marcas de outros segmentos, como moda, artes ou esportes. • O Brasil é um país de praticamente um único esporte. O futebol, ainda que apresente grande potencial, possui gestores que não alcançaram o nível de profissionalismo e seriedade capaz de “destrancar” o mercado de licenciamento. • O varejo brasileiro, que é muito evoluído em vários aspectos, prefere as marcas próprias sem perceber que com marcas licenciadas poderia focar em seu “core”, que é vender, deixando para os licenciadores a tarefa de investir em criar e desenvolver marcas de

Marcus Macedo é diretor da Associação Brasileira de Licenciamento – Abral e sócio na Santa Cruz Marketing.

moda e estilo.

Set/Out 2014

trends_41.indd 99

99 9/15/14 7:43 PM


VITRINE

Conectados com estilo!

Acess贸rios licenciados acompanham o boom tecnol贸gico e chegam pra ficar

Capinha para tablet Mickey Fabricante: Dermiwil Agente de licenciamento: Disney

Capinha para celular Capit茫o Am茅rica Fabricante: Rafti Agente de licenciamento: Disney

Capinha para celular Minnie Fabricante: Rafti

100 vitrineLB41.indd 100

Agente de licenciamento: Disney LICENSING BRASIL

9/15/14 7:45 PM


Capinha para celular Coca-Cola Fabricante: Urban Agente de licenciamento: Redibra

Capinha para celular Simpsons Fabricante: iWill Agente de licenciamento: Redibra Set/Out 2014

vitrineLB41.indd 101

Headphones Barbie e Monster High Fabricante: Multikids Agente de licenciamento: Mattel

Capinha para celular e case para tablet Capricho Fabricante: Ludi Agente de licenciamento: Redibra

101 9/15/14 7:45 PM


VITRINE

Capa para iPhone Hello Kitty Fabricante: bandUP! Agente de licenciamento: Sanrio do Brasil

Capa para notebook Hello Kitty Fabricante: bandUP! Agente de licenciamento: Sanrio do Brasil

Capas para celulares e tablets e mousepads PET (Protetores da ExistĂŞncia da Terra) e Pommie modelos S3, S4, iPhones 4 e 5 Fabricante: CCI Agente de licenciamento: Wind Licensing

102 vitrineLB41.indd 102

LICENSING BRASIL

9/15/14 7:45 PM


Cases para celular Os Smurfs, Popeye & Olivia, Garfield e PlayStation (Uncharted) Fabricante: Crazy Case Agente de licenciamento: BR Licensing

Cases para celular Ghostbusters (Os Caรงa-Fantasmas), Breaking Bad e PlayStation (Gran Turismo, God of War e The Last of Us) Fabricante: Studio Geek Agente de licenciamento: BR Licensing

Capinhas para celular e tablet Furby Fabricante: Conthey Com. e Ind. Ltda. Agente de licenciamento: Hasbro

Capinhas para celular My Little Pony Retro e Transformers Retro Fabricante: Studio Geek Agente de licenciamento: Hasbro

Set/Out 2014

vitrineLB41.indd 103

103 9/15/14 7:45 PM


VITRINE

Capinhas para celular Bob Esponja e Tartarugas Ninja Fabricante: Bagaggio Agente de licenciamento: Viacom/Nickelodeon

Capa de iPhone 5/5S Batman Mask Fabricante: bandUP! Agente de licenciamento: Warner Bros.

Capa para iPhone 4/4S Batman In Gotham City Fabricante: bandUP! Agente de licenciamento: Warner Bros.

104 vitrineLB41.indd 104

Capa para iPhone 4/4S Batman Rogues Gallery Fabricante: bandUP! Agente de licenciamento: Warner Bros.

LICENSING BRASIL

9/15/14 7:45 PM


Set/Out 2014

vitrineLB41.indd 105

105 9/15/14 7:45 PM


PERFIL

As super-poderosas do licensing!

C

om trajetórias de muita dedicação, expertise e resultados, essas executivas são referências para o setor brasileiro de licenciamento. Conheça perfil destas mulheres que esbanjam profissionalismo!

Fernanda Brozinga *Executiva de licenciamento do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) Formação: Administração de empresas pela FAAP e especialização em Branding: Gestão e Construção de Marcas na FGV. Profissional do mercado há: Dezessete anos nas áreas comercial e de licenciamento. Na Calvin Klein, como supervisora de franquias, era responsável pela implantação e pelo treinamento da marca junto aos franqueados. No SBT, tive a oportunidade de desenvolver o projeto de licenciamento da marca Carrossel, que foi um case de sucesso e abriu espaço para outros projetos como Chiquititas, Chaves Retrô, Bordões do Silvio Santos, The Noite com Danilo Gentili e outros que estão sob minha responsabilidade. Filosofia de trabalho: Acreditar no potencial das marcas trabalhadas e buscar resultados para todos os envolvidos. Trabalhar cuidando de marcas é... desafiador porque é necessário estar em constante renovação para adequar-se a tendências e comportamentos sem perder a relevância e a identidade das marcas.  Visão do setor: O Brasil vem crescendo muito na área de licenciamento nos últimos anos e isso gera muitas oportunidades a serem trabalhadas e conquistadas pelo setor. Contudo, a pirataria no Brasil é muito grande – o que prejudica e atrapalha os resultados de todos os envolvidos. Minhas referências: Família, minha equipe e Silvio Santos. Lição de vida/frase favorita: Um bom jogador pode ganhar o jogo, mas não ganha o campeonato. Um bom time ganha o campeonato. Tenho orgulho: De participar do crescimento e dos sucessos do SBT Licensing e das parcerias conquistadas com os principais players de cada categoria. Palpite: Cada vez mais o licenciamento de marcas será um diferencial para o crescimento das empresas. As marcas e os personagens agregam nos produtos o apelo emocional, o que na maioria das vezes é o fator determinante na hora da compra.

106 Perfil_lb41.indd 106

9/15/14 7:49 PM


Maria Helena Vettoretti *Sócia-proprietária da Brand House Licensing Formação: Relações Públicas e MBA em Marketing Executivo. Profissional do mercado há: Seis anos em licenciamento e mais dez anos atuando na área de marketing e eventos. Iniciei a carreira em uma agência do Sul, onde conheci a minha sócia e, juntas, iniciamos o sonho de termos nosso negócio próprio. No início, trabalhei com o atendimento internacional e a gestão desses projetos. Com o tempo, agreguei novas funções e responsabilidades e assumi o gerenciamento das marcas como um todo, incluindo a gestão comercial. Filosofia de trabalho: Transparência, dedicação, integridade e respeito pelo próximo. Buscar o crescimento profissional, sem deixar de lado o pessoal e espiritual. Trabalhar em equipe e aprender com as qualidades de cada indivíduo, buscando sempre melhorar a maneira como lidero para criar um ambiente de trabalho harmonioso e agradável. Trabalhar cuidando de marcas é... um desafio constante. Entender o cliente e buscar ao máximo ajudá-lo a superar as metas estabelecidas, sempre cuidando dos dois lados, o do licenciador e do licenciado. Visão do setor: O licenciamento no Brasil é bem avançado em algumas áreas, porém, existe um universo de empresas com muito potencial para o licenciamento que desconhece esse modelo de negócio e, por isso, tem muita resistência. O trabalho do agente de licenciamento é fundamental para educar e ajudar o licenciado a crescer dentro de seu segmento de negócios, explorando novas maneiras de crescer. Minhas referências: Minha família, meus professores que me incentivaram e meus amigos que sempre me apoiaram. Lição de vida/frase favorita: Acreditar nos nossos sonhos e, todas as vezes que alguém lhe disser que não é capaz, não acredite, pois as pessoas tentam desarmar e desmotivar quem proporciona perigo e inveja. “Ame a teu próximo como a ti mesmo e não faça aos outros o que não quer que façam contigo.” Tenho orgulho: De estar onde estou profissionalmente, de ter acreditado no meu sonho, de buscar sempre fazer o certo e correto com transparência e integridade. Palpite: Acho que o setor de licenciamento no Brasil tem muito a crescer; está ainda engatinhando e, quando começar a dar os primeiros passos, teremos muitas marcas nacionais e internacionais atuando no mercado em novas categorias de produtos. Sylmara Multini *Diretora de licenciamento e varejo do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 Formação: Administradora de empresas pela USP Profissional do mercado há: Dezoito anos. Iniciei minha carreira na Hering comprando licenças. Depois, fui para o outro lado da mesa vendendo licenças e lá fiquei. Trabalhei na Mattel, na Walt Disney, na Warner Bros. no Brasil e, depois, na matriz nos Estados Unidos. Agora, coordeno o projeto de licenciamento dos Jogos Olímpicos que acontecerão no Rio de Janeiro em 2016. Filosofia de trabalho: Win-win. O licenciamento tem que trazer resultados financeiros para o licenciado; tem que fazer parte de sua estratégia de crescimento e fazer parte do plano estratégico em longo prazo do licenciado.

Set/Out 2014

Perfil_lb41.indd 107

107 9/15/14 7:49 PM


PERFIL – ESPECIAL MULHERES Trabalhar cuidando de marcas é... uma responsabilidade enorme. As marcas nos são entregues e as administramos por um tempo. Temos de ter um cuidado enorme enquanto estão sobre a nossa guarda e temos de entregá-las ainda mais fortes e valiosas do que quando as recebemos. Visão do setor: O licenciamento é uma oportunidade única para gerar receita e alavancar sua marca com uma parceria vencedora. Minhas referências: A Disney – o cuidado com as marcas e o seu inesgotável primor no desenvolvimento de produto são sempre uma inspiração. Lição de vida/frase favorita: It all started with a mouse. (Walt Disney) Tenho orgulho: De ajudar os licenciados a crescerem os seus negócios por meio do licenciamento. E, em 2016, entregaremos o melhor programa de licenciamento de Jogos Olímpicos. Palpite: O mercado de licenciamento, bem trabalhado, só tende a crescer. Edmea Nogueira *Diretora de licenciamento de novos negócios da Sanrio do Brasil Formação: Faculdade de Sociologia, ESPM, Promoção e Merchandising. Profissional do mercado há: 28 anos. Atuei na ITC – International Trade Consultant, atual BR Licensing, na Creative Licensing e atualmente coordeno a área de licenciamento da Sanrio  do Brasil. Filosofia de trabalho: Persistência, garra, worklove, muito amor pelo que faço e nunca desistir. Trabalhar cuidando de marcas é… um charme, um mundo infinito para avançar e variar sempre e poder usar a criatividade. Visão do setor: Vendemos ideias e convencer uma cultura que precisa e pensa sempre no imediato é uma tarefa bem difícil, é preciso muita garra. É operacionalmente um trabalho árduo, mas a felicidade de plantar uma sementinha, desde a ideia, e olhar o mercado da cabine e ver que grande parte da população está acreditando naquele personagem, naquela marca, naquela grife, isso não tem preço. Minhas referências: Deus nas alturas, os excelentes profissionais que conheci durante a minha longa carreira nas empresas em que trabalhei e que se tornaram grandes amigos. A Sanrio Co., que é para mim um mundo de referência. Fazer da Hello Kitty um ícone mundial, sem filmes e quase sem mídia eletrônica, é mágico. Lição de vida/frase favorita: Aprender a escutar, ser humilde, alegre e amar sempre. “Hay que endurecerse, pero sin perder La ternura jamás.” – Che Guevara. Tenho orgulho: De ter criado uma filha com o caráter que pedi a Deus, nas minhas orações e a obra-prima que ela me deu: minha neta. De minha carreira de 28 anos e de conhecer o sucesso. Palpite: Acredito no setor de licenciamento porque ele tem a capacidade de estar se renovando sempre.

Mônica Spada e Sousa *Diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções Formação: Desenho Industrial- formada pelo Mackenzie Profissional do mercado há: Trinta anos. Poxa, já fui vendedora da loja da Turma da Mônica, na Rua Augusta, quando tinha 18 anos, e essa foi a melhor escola para conhecer e entender nossos fãs. Na Mauricio de Sousa Produções, comecei como gerente de produto em alimentos e, após um resultado expressivo no faturamento, passei por vários outros segmentos. Depois de 15 anos como diretora-executiva, o resultado são mais de 3 mil produtos licenciados em 150 empresas. E vem muito mais por aí...

Perfil_lb41.indd 108

9/15/14 7:49 PM


Perfil_lb41.indd 109

9/15/14 7:49 PM


PERFIL – ESPECIAL MULHERES Filosofia de trabalho: Respeito às crianças em primeiro lugar. Fechar parcerias com empresas em que confio e que desenvolvem produtos que eu consumiria. Trabalhar cuidando de marcas é…  como cuidar de um filho. Dá trabalho, mas a gente ama! Visão do setor: Nossa turminha quer ganhar o mundo. Muitas oportunidades pela frente e algumas barreiras locais a serem trabalhadas. Minhas referências: Meus pais e, agora, meus filhos. Lição de vida/frase favorita: Seja feliz é uma filosofia que sigo, mas a frase que gosto mesmo de ouvir é:”Trânsito livre”(risos). Tenho orgulho: De expandir o universo da turminha. Palpite: Digital, digital, digital! Angela Cortez *Diretora sênior de licenciamento e recreação da Viacom Networks Brasil Formação: Ciências Econômicas, Marketing & Especialização em Varejo. Profissional do mercado há: Quinze anos. Comecei minha carreira nessa área após ter trabalhando 12 anos no varejo. O Wal-Mart Brasil foi a minha grande escola profissional e fez toda a diferença na minha carreira. Durante os 7 anos na companhia, gerenciando as categorias de confecção infanto-juvenil, tive a oportunidade de começar a ter o contato com o mercado de licenciamento por meio das indústrias que licenciavam as principais propriedades da época e dos licenciadores e agentes como a Disney, a Mattel, a Turma da Mônica e a Warner. Posteriormente, trabalhei 2 anos no parque temático Hopi Hari, no qual tínhamos o contrato com a propriedade Sessame Street, tanto de licenciamento como de Recreação, mas minha grande escola no licenciamento foi a Warner Bros., onde iniciei como gerente de categoria sênior das categorias de confecção, calçados, acessórios e DRTs e, depois de 4 anos, assumi a diretoria de vendas & varejo. Depois de quase 8 anos na WB, tive a oportunidade de assumir a posição de diretora de licenciamento na Viacom Networks Brasil, gerenciando a parceria da Viacom & Exim, e, depois de 2 anos, fui promovida a diretora sênior de licenciamento e recreação, com a operação direta.   Filosofia de trabalho: Recrutar talentos com muita atitude, pró-atividade e muita “garra”. Comunicação, trabalho em equipe, parceria, pensamento inovador e entusiasmo são as bases do sucesso. Trabalhar cuidando de marcas é…  motivador. Visão do setor: O mercado de licenciamento no Brasil vem mudando muito nos últimos 5 anos, devido a vários fatores: crescimento da penetração da TV a cabo; novas mídias; aumento na oferta de propriedades nacionais e internacionais; empresas internacionais montando as operações diretamente no Brasil; novas leis… Acredito que mudanças são importantes para o negócio, trazem profissionalização e inovação. Por outro lado, precisamos ter foco, estratégias definidas e suporte 360 para o licenciado e varejista, precisamos ser mais criativos… fica mais emocionante e desafiador. Minhas referências: Pessoas que foram meus tutores, como o Jayme Brito, a Cidinha Figueira, a Symara Mulyini, o Salvador Viramontes e o Marcelo Cardoso. Lição de vida/frase favorita: “Desafios são oportunidades de melhoria.” Tenho orgulho: Acredito que minha posição de hoje é uma somatória de experiências adquiridas em toda minha carreira tanto no varejo como no licenciamento, no âmbito profissional e emocional, e me sinto abençoada de fazer o que gosto, na empresa que admiro, com um time jovem e talentoso e com muitas oportunidades de crescimento. Palpite: Diante de baixa expectativa para 2015 em termos de crescimento da economia, acredito que para o licenciamento pode ser um ano bom e de crescimento, pois muitas empresas poderão utilizar essa ferramenta para alavancar vendas e atrair novos consumidores. Por outro lado, o varejo focará em propriedades que garantam os seus resultados e produtos que gerem mais margens e com maior suporte e investimento para atrair consumidores… Devemos ser mais criativos, sem perder o foco.

Perfil_lb41.indd 110

9/15/14 7:49 PM


Perfil_lb41.indd 111

9/15/14 7:49 PM


PERFIL – ESPECIAL MULHERES Cidinha Figueira *Diretora de licenciamento do Cartoon Network – Turner International do Brasil Formação: Administração de empresas Profissional do mercado há: Vinte e sete anos. Com 12 anos de experiência no varejo, atuei como diretora de compras em grandes redes como Makro e Wal-Mart. Antes de me juntar à Turner, fui responsável pela área de varejo e promoções de licenciamento da Mattel por 12 anos. Desde 2011, atuo como diretora de licenciamento do Cartoon Network no Brasil, onde implementei um novo modelo de negócio, formando uma equipe de profissionais para desenvolver e dar suporte comercial para o crescimento do portfólio de marcas do canal. Sou responsável pela gestão e pelo planejamento estratégico de licenciamento, bem como por iniciativas promocionais no varejo para as marcas do Cartoon Network. Filosofia de trabalho: Determinação, entusiasmo, planejamento de longo prazo e algo fundamental: trabalho em equipe. Trabalhar cuidando de marcas é… um privilégio. Visão do setor: Grandes oportunidades para as empresas que trabalham verdadeiramente para atender às crescentes e múltiplas demandas do consumidor. Investir nas mudanças necessárias para trazer inovação constante e atender aos interesses deste dinâmico consumidor será fundamental para agregar valor e manter a relevância das marcas e produtos nos próximos anos. Minhas referências: Minha família. Lição de vida/frase favorita: “A simplicidade é o mais alto grau da sofisticação” (Leonardo da Vinci) Tenho orgulho: de contribuir para a construção e a consolidação de importantes marcas infantis no mercado brasileiro. Palpite: Mesmo com a atual instabilidade econômica, o Brasil tem um enorme potencial de crescimento em licenciamento em diversos segmentos. As marcas agregam um efetivo valor ao produto e , enquanto bem ajustadas ao portfólio da indústria e, sobretudo, às demandas dos consumidores, vão continuar trazendo importantes diferenciais de mercado, garantindo significativos aumentos nas vendas e ganho de market share para a indústria e o varejo.  Erica Giacomelli * Gerente geral e sócia-diretora da Tycoon 360 Formação: Graduação em Comunicação Social/ USP e MBA em Marketing. Profissional do mercado há: Vinte e três anos. Iniciei como gerente de produto de calçados e gerente de marketing estratégico da licenciada Nike no Brasil, depois na Hering como gerente de marketing de licenciamento na América Latina, maior licenciada Disney no continente no período. Por 12 anos liderei a divisão de Consumer Products da Mattel - que se tornou a maior operação da empresa em licenciamento fora dos Estados Unidos. Em 2013, fundei a Brands 360, que passa a operar agora como Tycoon 360, numa joint venture com umas das maiores agências do mundo no Brasil – Tycoon, com um portfólio que inclui Angry Birds, Isabella Fiorentino e Candy Crush. Filosofia de trabalho: O licenciamento é uma ferramenta poderosa para a extensão de marcas e tem que ser tratado de forma integrada, com o chamado

112 Perfil_lb41.indd 112

LICENSING BRASIL

9/15/14 7:49 PM


Set/Out 2014

Perfil_lb41.indd 113

113 9/15/14 7:49 PM


PERFIL – ESPECIAL MULHERES Marketing 360. Isso engloba desde a análise estratégica do posicionamento das marcas em licenciamento, categorias principais, até o desenvolvimento de produtos que tragam o DNA de marca e ativação de varejo, entre outros. Trabalhar cuidando de marcas é… fascinante! Quase uma arte. Visão do setor: Está superdesenvolvido nos Estados Unidos e em mercados da Europa e tem evoluído muito nos últimos anos no Brasil. Aqui ainda falta incrementar vários segmentos como artes, corporativo, esportes, entre outros. Muitas empresas ainda não conhecem o potencial e vantagens de trabalhar com licenciamento, então temos muitas oportunidades de prospecção e divulgação. Minhas referências: Ruth Handler, uma das fundadoras da Mattel e, mais recentemente, as empresas digitais, que debutaram no setor há pouco tempo, com crescimento muito acelerado. Lição de vida/frase favorita: Todos que “tocam” a marca são responsáveis por ela – não importa se você é licenciador, licenciado ou fornecedor. Todos têm a missão de enriquecer a marca e explorar seu potencial de mercado. Não há marca que sobreviva a um produto maldesenvolvido. Tenho orgulho: De minha trajetória em marketing e em licenciamento, sobretudo por ter contribuído com o desenvolvimento de grandes empresas licenciadas e profissionais do segmento. É muito gratificante ter colaborado com o sucesso de grandes marcas locais como Barbie, Monster High e, mais recentemente, Angry Birds. Neste momento, estou feliz por ter me tornado empresária do setor, à frente de uma nova empresa. Palpite: Grande potencial de crescimento e profissionalização. O desafio é termos os profissionais preparados para atuar no segmento hoje. Ana Maria Kasmanas *Sócia-proprietária da Kasmanas Consultoria de Marketing Formação: Superior em Desenho Industrial e Comunicação Visual, pós-graduação em marketing pela ESPM e mestrado em Branding. Profissional do mercado há: Vinte e cinco anos. Fui sócia proprietária da EXIM desde sua instalação no Brasil em 1990. Fui responsável pelo desenvolvimento de sucessos no licenciamento de marcas como Bananas de Pijamas, Spider Man I e II, Pokémon, entre outros. Em 2004, percebendo o potencial do mercado de marcas nacionais, decidi fundar a Kasmanas, empresa de soluções de licenciamento focada em marcas do Brasil. O resultado é o sucesso de marcas como Jolie, Meu Amigãozão, Iódice, Patati Patatá, entre outras. Filosofia de trabalho: Ver o Brasil ser aplaudido pelo mundo por meio da exportação de marcas brasileiras. Trabalhar cuidando de marcas é… ser um vendedor de sonhos. Amo o que faço e acredito que os personagens existam de verdade. Visão do setor: Sou otimista, então sempre observo mais prós do que contras. O mercado está mais profissionalizado, o mundo está respeitando mais as marcas brasileiras e os donos de marcas estão mais preparados e interessados em investir na divulgação dos seus personagens. Por outro lado, a visão imediatista de alguns licenciados e varejo é prejudicial ao negócio. Minhas referências: Sempre, sempre minha família. Lição de vida/frase favorita: O não eu já tenho, então, vamos buscar o sim. Mas minha equipe gosta desta: “pessoal, tive uma ideia” (risos). Tenho orgulho: De tudo o que fiz, porque sempre fiz e faço com o coração! Palpite: Menos players e mercado mais competitivo. Ou seja, a seleção natural de bons licenciados devido a um varejo cada vez mais exigente e consumidores que sabem o que querem.

114 Perfil_lb41.indd 114

LICENSING BRASIL

9/15/14 7:49 PM


Set/Out 2014

Perfil_lb41.indd 115

115 9/15/14 7:49 PM


PESQUISA

BrandTrends

O mundo competitivo das marcas infantis

O

mercado de marcas mudou muito ao longo

mundo. “Nosso objetivo é descobrir quais os produ-

dos últimos anos, principalmente quando

tos que elas gostam, quais as marcas que adoram e o

se trata do mercado infantil.

que impulsiona seus hábitos de compra. Os resultados

Hoje, as crianças crescem num contexto tecno-

lógico que era inimaginável pela geração passada;

são sempre fascinantes”, releva Philippe Guinaudeau, CEO da Kidz Global.

smartphones, consoles e tablets modificaram a for-

Segundo ele, há uma lacuna na demanda do con-

ma com a qual o conteúdo é consumido, distribuído

sumidor: “As crianças podem amar uma determinada

e experimentado.

marca, mas isso não quer dizer que tenham a inten-

Assistir a uma série de desenhos animados não é

ção de consumir um produto de tal marca”. A pesqui-

mais uma experiência passiva de ser entretido. Essa

sa aborda 18 categorias diferentes de categorias de

geração está inserida num ambiente onde os momen-

produtos, incluindo jogos de computador e vestuário,

tos são reproduzidos, recriados, compartilhados e per-

para descobrir em quais estão as lacunas da demanda

sonalizados por meio de novas tecnologias.

do consumidor.

Entretenimento é agora uma experiência de imer-

“Usamos nossos dados para detectar onde a ex-

são e as grandes marcas podem reivindicar um lugar

tensão desse amor pela marca se traduziu em com-

na vida das crianças — em seus aparelhos, prateleiras,

pras reais, ou pelo menos no interesse em comprar

roupas e em seus corações.

esses produtos de marca no futuro. Também avalia-

No entanto, só há espaço para um número limitado de marcas nessa categoria, e o desafio atual é entrar nos top quinze.

mos a probabilidade dos consumidores migrarem para uma marca concorrente”, diz. De acordo com Philippe , as atitudes são também importantes para o desenvolvimento da marca. As

Sobre a Kidz Global Oferece informações e dados sobre crianças, adolescentes e famílias orientando mercados consumidores ao redor do mundo. Auxilia os clientes nos processos de decisões de negócios. www.kidzglobal.com

crianças precisam ter a possibilidade de se conectar com esta para começar a construir uma fidelidade à marca e, assim, poder levá-la na vida adulta e transmi-la a seus filhos. Por fim, avaliam o nível do conhecimento das crianças em relação a diferentes marcas; de que maneira conheceram diferentes produtos e marcas.

Os pontos-chave da pesquisa

Popularidade x Demanda

Todos os anos, a Kidz Global realiza a pesquisa

Nos últimos dois anos, enquanto a popularidade

“BrandTrends” (www.brandtrends.com) com mais de

das principais marcas diminuiu, a demanda do consu-

100 mil crianças de várias faixas etárias e de todo o

midor aumentou.

116 Pesquisa_41.indd 116

LICENSING BRASIL

9/15/14 7:52 PM


Por outro lado, a popularidade das marcas menos

tido. As marcas já se estabeleceram no mercado infan-

conhecidas aumentou, mas esse interesse não se tra-

til e mantêm o interesse pela expansão dos produtos.

duziu em mais demanda do consumidor.

A partir da 16ª posição do ranking estão marcas

“Isso sugere que a fidelidade à marca e a nostal-

extremamente populares, mas sem impactar com-

gia dos pais esteve dirigindo mais vendas do que nun-

pras futuras. Marcas como a Monster High podem

ca. Um rápido olhar para as cruciais quinze principais

estar ganhando mais fãs, mas o dono da marca está

marcas do setor infantil e alguns nomes perenes des-

vendo um fluxo menor de dinheiro do consumidor.

tacam-se: Barbie, Minnie Mouse, Disney Princess, mas

Mas há uma boa notícia para essas marcas. De

também marcas nacionais como Turma da Mônica e

acordo com as últimas pesquisas da BrandTrends, a di-

Galinha Pintadinha — estas marcas se mantiveram por

ferença de popularidade entre as top quinze e as bot-

um longo tempo com um grande número de seguido-

tom quinze está menor em 2014. Ou seja, há espaço

res por toda parte”.

para se capitalizar sua popularidade e rentabilizarem-

Já as marcas mais recentes, como Monster High

-se seus mercados.

e Minions, podem ser mais populares entre as crianças, mas eles (ou seus pais) não as compram, segun-

Continuação da tendência

do a pesquisa.

A pesquisa destaca o papel crescente de marcas

Dentro das top quinze, as vendas são sólidas, a

digitais no mundo do entretenimento infantil. Jogos

popularidade é alta e o espaço nas prateleira é garan-

como o Temple Run e Angry Birds existem apenas em

Set/Out 2014

Pesquisa_41.indd 117

117 9/15/14 7:52 PM


PESQUISA smartphones e tablets, mas já fizeram a transição do

drinhos mangá em 1969 e posteriormente foi para a

digital para o real. Temple Run é agora um popular

televisão e o cinema. Até o momento, os quadrinhos

jogo de tabuleiro como o aplicativo, enquanto o An-

já venderam mais de 100 milhões de cópias, tornan-

gry Birds está seguindo os passos de Lego e lançando

do-se uma das criações de mangá mais vendidas de

um filme em 2016.

todos os tempos.

No caminho inverso, marcas de televisão e cinema

A marca é particularmente popular no Japão, na

bem estabelecidas, como Harry Potter e Os Simpsons,

China, na Índia e no mercado asiático, mas começamos

lançaram aplicativos e mercadorias digitais.

a ver um novo interesse que vem dos mercados euro-

“Esperamos ver a continuidade dessa tendência

peus, como Itália e Espanha. Esta é uma franquia com

em muitos territórios com a expansão do mercado

apelo global, bem como o valor nostálgico e a previsão

digital e o lançamento de novos videobrinquedos

é de que a marca acontecerá ao longo deste ano.

como Skylanders e Disney Infinity, e logo tecnologias

Uma série modificada do desenho animado está

usáveis como Nintendo’s Amigo Band e jogos inte-

sendo atualmente desenvolvida pela Disney para o

rativos como o Lego Fusion. O que quer que venha

público norte-americano, aumentando a visibilidade

no mercado digital, você pode ter certeza de que os

da marca, que terá sua estreia ainda neste ano.

grandes nomes do entretenimento infantil será tudo sobre isso. Em um espaço tão competitivo, fazer com que sua marca seja compatível com a mais recente tecnologia pode significar a diferença entre ganhar o seu lugar na top quinze e cair fora da lista completamente”, analisa Philippe. Marcas ao redor do mundo em 2014 Com as novas tecnologias de fácil utilização sendo liberadas o tempo todo e o marketing da marca espalhando-se em todos os setores, as chances são de que o cobiçado “top quinze” gráfico ficará completamente diferente no próximo ano. A BrandTrends identificou três marcas infantis que, ao que tudo indica, farão sucesso em breve:

• Masha & The Bear – Já está inserida entre as top 30 das listas de marcas em mercados como

• Doraemon – Este gato japonês anime capturou a

a França, a Indonésia e a Federação Russa. A série

imaginação de crianças em todo o mundo. É um gato-

de desenho animado segue as aventuras de uma

-robô viajante do tempo que volta do século XXII para

menina russa chamada Masha e seu amigo urso

ajudar a triste criança de 10 anos de idade, Nobita Nobi

Medved que costumava ser um artista de circo.

A série anime é salpicada com contos de moralidade e

Desde sua estreia na televisão em 2009, Masha

lições de vida e tem sido abraçada por crianças e adultos.

& The Bear ganhou legiões de fãs na Rússia e a

Doraemon teve início como uma história em qua-

expansão na veiculação da série já está definida. A

118 Pesquisa_41.indd 118

LICENSING BRASIL

9/15/14 7:52 PM


INK Brands concluiu recentemente um acordo para

A marca Peppa Pig ganhou uma média de 11

estender os direitos da série para o Reino Unido,

pontos no estudo BrandTrends em reconhecer sem

a Alemanha, a Escandinávia, a Turquia, a França, a

ajuda – um bom resultado para uma parte relati-

Itália, a Europa Central e a Oriental. O acordo in-

vamente pequena da marca que ainda está em sua

clui produtos como brinquedos de pelúcia e peças

primeira década de produção.

artesanais, e o primeiro lançamento de produto será no início de 2015.

Fique à frente das tendências Será interessante ver o que vem a seguir para gigantes como a marca Lego. Tecnologias em vias de expansão como o Google Glass ou o rumor da Apple relógio inteligente poderão remodelar o cenário mais uma vez, forçando marcas amadas a se familiarizarem com os processos criativos e tecnológicos envolvidos na criação de uma nova plataforma de entretenimento. Marcas importadas como a Doraemon e a

• Peppa Pig – Já é um nome familiar, mas o de-

Masha & The Bear também agitarão o mercado,

senho da família de porcos está destinada a um su-

aproveitando suas bases de fãs existentes para di-

cesso ainda maior devido a sua expansão no Brasil.

rigir o apelo global e abrindo caminho para as ou-

Peppa Pig é um exemplo de marca que foi per-

tras marcas infantis do exterior na expansão para

feitamente adaptada para as crianças e seus pais.

os mercados europeus e americanos. O tempo é

Cada episódio da série de TV é de apenas cinco

certamente adequado para animadores considera-

minutos de duração, construído em torno de gen-

rem novas receitas de lucro.

tis atividades diárias como ter um piquenique ou

Da mesma forma, o mercado de aplicativos

aprender a andar de bicicleta. A ampla rede de

continua a crescer com compras de apps e opor-

personagens coadjuvantes e cores brilhantes usa-

tunidades de merchandising, provando que jogos

das na animação significa que a marca é extrema-

portáteis continuarão a produzir marcas influentes

mente comercial e reconhecível.

por algum tempo ainda. Continuaremos a falar com crianças ao redor do mundo, a fim de chegar à frente das próximas grandes tendências na indústria do entretenimento infantil e descobrir como o relacionamento das marcas está evoluindo ao longo do tempo. Confira a BrandTrends do próximo ano, quando será revelada a nova lista top quinze e a análise de como as marcas têm respondido às grandes tendências de marketing de 2014.

Set/Out 2014

Pesquisa_41.indd 119

119 9/15/14 7:52 PM


MOSTRA

Casa Cor 2014 Heróis, gatinha e ídolo marcaram presença!

E

m sua 28ª edição, a Casa Cor - a mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas contou com a participação de renomados profissionais, além de diversas opções de entretenimento para toda a família. Realizada em seu tradicional endereço no Jockey Club de São Paulo, o

evento foi realizado de 27 de maio a 20 de julho. A edição 2014 apresentou ações da Warner Bros., em parceria com a empresa American Box, e da Sanrio que apresentaram ambientes lúdicos para adolescentes e crianças. Além disso, os visitantes puderam conferir um espaço exclusivo inspirado no ídolo brasileiro Ayrton Senna.

Brinquedoteca [Projeto de MAITE MAIANI] A brinquedoteca foi inspirada nos heróis dos quadrinhos, especialmente a Mulher Maravilha e o Batman. As árvores do ambiente foram integradas, com uma vedação em vidro inusitada, algumas vezes inclinadas para seguir o contorno das árvores. Os móveis, as cores, os papéis de parede e os objetos recriam um universo que cativa desde crianças até adultos em 240m².

120 mostra.indd 120

LICENSING BRASIL

9/15/14 7:53 PM


Espaço da Menina [Projeto de ANDREA PONTES] Ambiente comemorativo ao aniversário de 40 anos da gata mais famosa do mundo, a Hello Kitty. Contemporâneo, o espaço de 37m² foi dividido em dois ambientes: uma antessala, com pé direito mais baixo e uma sala maior, com pé-direito duplo. Inspirada no formato da Hello Kitty foi criado um dos principais elementos do projeto: uma grande passagem, entre os dois ambientes, no formato da cabeça da personagem. O espaço utilizou as cores vermelho, preto e branco, além de elementos, como brilhos e cristais, que conferem ainda mais delicadeza ao projeto.

Lounge Ayrton Senna Sempre [Projeto de Leo Di Caprio] O ambiente de 180 m² trazia a proposta de uma atmosfera tranquila, intimista e aconchegante, porém, ousada e poética. Em conjunto com os itens da memorabilia, o profissional teve o desafio de traduzir características do piloto, amante declarado da liberdade e da velocidade. Cores sóbrias e tons suaves para o mobiliário traziam o conforto para o ambiente. As áreas, sempre com ar residencial e seguindo a proposta da mostra ‘Morar Bem’, proporcionam lugares para os visitantes se sentarem, contemplarem as peças históricas do piloto - como capacetes, troféus e macacão, e assistirem ao documentário sobre a vida de Ayrton e ao vídeo documentário Manifesto, produzido pelo Instituto Ayrton Senna (IAS). Como tradição, a cada ingresso inteiro comprado o valor de R$ 1,00 foi destinado ao Instituto Ayrton Senna.

mostra.indd 121

9/15/14 7:53 PM


EMPRESA

“O resultado do licenciamento tem sido muito positivo. No primeiro semestre, tivemos um crescimento de 30%”

A

tualmente líder em utilidades domésticas

presa deu início ao projeto de licenciamento de pro-

e embalagens de vidro no Brasil, a marca

dutos – algo incomum, quando se trata de utilidades

Nadir Figueiredo conta com mais de 450

domésticas. “Decidimos pelo uso dessa ferramenta

produtos em seu portfólio, incluindo o emblemáti-

para incrementar nosso portfolio e gerar novos ne-

co copo Americano®, fabricado exclusivamente pela

gócios para a empresa”. De acordo com o marke-

empresa desde 1947. “Sempre sintonizada com

ting, os primeiros personagens licenciados foram

a evolução do mercado, a Nadir Figueiredo busca

introduzidos na linha de copos Caldereta, com o Mi-

constantemente aprimorar seus processos produtivos

ckey, a Minnie, o Pato Donald e a Margarida. “Ainda

e criar as melhores condições de trabalho para sua

licenciamos somente a Disney. A escolha das licenças

equipe”, garante Suzi Guida, gerente de marketing

é feita por meio de um comitê interno de marketing

da empresa.

e insights de mercado”, explica Suzi. Princesas, Car-

Em 2011, a companhia adquiriu as operações de

ros, Frozen, Violetta, Fadas, Pooh, Marie, Turma do

utilidades domésticas da francesa Saint Gobain Vi-

Mickey e Toy Story são alguns dos personagens que

dros, que inclui a famosa marca Marinex®, sinônimo

hoje compõem o portfólio da empresa. “O resultado

de refratários em vidro. No mesmo ano, iniciou a pro-

do licenciamento tem sido muito positivo. No primei-

dução de pratos e tigelas em vidro opalino tempera-

ro semestre, tivemos um crescimento de 30% em re-

do com a marca Duralex Opali-

lação ao mesmo período de 2013.”

ne. Assim, sob o comando da

Para Suzi, a maior dificuldade do licenciamento

terceira geração da família, a

é concorrer com a pirataria e sua oferta de produtos

equipe segue empenhada na

de baixa qualidade e preço acessível. “Isso confunde

abertura de novos mercados.

a decisão do consumidor. Já a principal vantagem,

Há cerca de 8 anos, a em-

falando especificamente de Disney, é trabalhar com uma empresa extremamente organizada, share of mind alto e que nos oferece os personagens mais

EmpresaLB#41.indd 122

9/15/14 7:55 PM


Set/Out 2014

EmpresaLB#41.indd 123

123 9/15/14 7:55 PM


EMPRESA HISTÓRICO Em 1912, o jovem Nadir Figueiredo abriu uma oficina de máquina de escrever e equipamentos elétricos no centro de São Paulo. No ano seguinte, junto de seu irmão Morvan e estimulado pela introdução da energia elétrica na cidade, iniciou uma pequena fábrica de luminárias e artigos elétricos. Em função da crise econômica mundial da década de 1930 e da dificuldade de importações resultante da 2ª Guerra, o negócio se expandiu. No final da guerra, sr. Nadir trouxe novas tecnologias de vidro e princípios técnicos essenciais do exterior. Nesta época, foi construída a atual fábrica da Nadir Figueiredo na Vila Maria, já com mais de mil funcionários. Com a instalação do maquinário de ponta, a empresa passou a produzir várias linhas de produtos para uso doméstico. Foi então que teve início a produção do famoso copo Americano. Entretanto, uma das mais marcantes etapas da história da empresa deu-se com a introdução da linha de copos de vidro com embalagem. Nesse período, a companhia adquiriu também uma fábrica no Rio de Janeiro e passou a produzir peças em vidro para forno e mesa resistentes a choque térmico. Já na década de 1970, vieram as linhas de garrafas e potes. Pioneira na conquista de mercados externos, em 1980 a Nadir Figueiredo já exportava seus produtos para mais de 70 países – chegou a atingir o recorde de 117 regiões.

famosos e queridos de todas as gerações.” A im-

las 2015, a Nadir Figueiredo prepara o lançamento

portância do licenciamento consiste no fato de unir

de campanhas especiais no varejo com um impor-

marcas fortes da Nadir Figueiredo com a solidez e o

tante cliente. “Temos perfis diferenciados, de acor-

reconhecimento da Disney.

do com a marca. Hoje, atuamos com a Nadir, que

A boa aceitação e o desempenho da linha licencia-

abrange copos, taças e taças para sobremesa, além

da no mercado brasileiro dão margem para a expansão

do copo Americano a Marinex, linha de refratários

do projeto. “Estamos sempre estudando novas possibi-

líder no mercado nacional; e a Duralex, dos tradicio-

lidades para incrementar os licenciamentos. Pensando

nais pratos em vidro temperado”, finaliza Suzi.

também no público jovem/adulto, cogitamos ampliar nossas licenças.” Segundo Suzi, o semestre foi muito

Para obter mais informações sobre a empresa, acesse os links abaixo:

bom e a empresa tem muitas novidades para o Natal

• www.nadirfigueiredo.com.br

deste ano.”Em breve, elas serão lançadas”, anuncia.

• www.twitter.com/Nadir_Figueired

Para o próximo Dia das Crianças e no Volta às Au-

124 EmpresaLB#41.indd 124

• www.facebook.com/nadirfigueiredo

LICENSING BRASIL

9/15/14 7:55 PM


Set/Out 2014

EmpresaLB#41.indd 125

125 9/15/14 7:55 PM


EM DESTAQUE

75 anos de Batman Franquia continua crescendo cerca de dois dígitos ao ano

á 75 anos nascia o super-herói mais sombrio e

H

O logotipo comemorativo, já lançado em várias mí-

misterioso das telas e dos quadrinhos: o Bat-

dias sociais e sites estrangeiros, segue o exemplo do fa-

man. E, para marcar o aniversário de um dos

moso símbolo do homem-morcego. A marca será lança-

personagens de quadrinhos mais famosos do mundo, a

da em promoções, produtos e iniciativas relacionados ao

Warner Bros. Consumer Products revela alguns planos e

aniversariante. As principais atividades planejadas para a

novidades para uma comemoração à altura!

celebração do 75º aniversário de Batman incluem: Loja virtual DC Comics No início do ano, a Warner Bros. Consumer Products, em nome da DC Entertainment, e a bandUP – empresa especializada em comércio eletrônico – fecharam um contrato de licenciamento para trazer ao Brasil a primeira loja virtual e oficial da DC Comics. O canal de vendas online reúne diversos produtos dos super-heróis mais famosos da TV e

126 Em Destaque41.indd 126

LICENSING BRASIL

9/15/14 7:58 PM


Jul/Ago 2014

Em Destaque41.indd 127

127 9/15/14 7:58 PM


EM DESTAQUE das histórias em quadrinhos, como Batman, Superman,

História

Flash, Lanterna Verde, Mulher Maravilha, Batgirl e Ca-

Foi na edição 27 da revista Detective Co-

twoman, que estampam capas para celular, camisetas,

mics, que chegou às bancas em 30 de março

canecas e almofadas, entre outros produtos. Conheça o

de 1939, que o mundo conheceu o homem-

site: http://lojadccomics.com.br

-morcego. Criado por Bob Kane e Bill Finger, o herói – que tinha asas em vez da capa e usa-

Novos produtos

va um revólver – foi inspirado em personagens

A Warner Bros.

como Zorro e Conde Drácula, e sua capa, em

Consumer tem

Products

parcerias

ilustrações de asas do artista Leonardo da Vinci.

com

Batman é mundialmente conhecido por não

empresas de diversos

ter nenhum poder sobre-humano, mas sim por

segmentos e recente-

usar muito bem o seu intelecto, tecnologias,

mente lançou novos

um físico bem preparado para combater os su-

produtos com parcei-

pervilões na busca pela justiça e, claro, muito

ros já consagrados.

dinheiro.

Para mencionar ape-

O famoso cidadão de Gotham surgiu das

nas algumas novidades protagonizadas pelo Bat-

sombras para se tornar um dos super-heróis

man, está uma linha inteira de cosméticos com pro-

mais populares do mundo e conquistar todas

teção solar voltada ao público infantil, fruto de uma

as plataformas de entretenimento.

parceria com a Lielos. Já a Americanbox lançou na

Já um sucesso entre os leitores, em 1943, o

última Casa Cor uma linha de boxes para banheiro

Cavaleiro das Trevas saiu dos quadrinhos para o

da Liga da Justiça, também voltado ao público in-

as telonas e, em 1966, ficou famoso nas séries

fantil. A Studio Geek licenciou os super-heróis da

de TV. Foi na década de 80, mais reformulado

DC Comics e traz ao mercado produtos de vestuário

e atual, que o personagem voltou ao cinema.

exclusivos e diferenciados do Batman. A Brinquedos Bandeirantes traz uma linha tematizada com o Batman da nova animação “A Sombra do Batman”, que estreia no 2º semestre deste ano. Além desses,

de um super-herói que conquistou seu espaço no ima-

diversos outros produtos serão lançados ao longo

ginário popular e que é parte importante da cultura pop

dos próximos meses.

mundial”, afirma Marcos Bandeira de Mello, gerente geral da WBCP no Brasil.

Franquia de maior sucesso de filme de super-herói da história

Batman é a franquia de maior sucesso de filme de super-herói da história, estando à frente de qualquer ou-

“Batman é uma propriedade extremamente impor-

tro personagem de quadrinhos. Nos games, a franquia

tante para a Warner Bros., pois, mesmo depois de 75

Batman Arkham também é o mais bem-sucedido jogo

anos, continua a fascinar os fãs por meio dos quadri-

de super-herói. “No Brasil, ele continua sendo a principal

nhos, filmes e produtos que protagoniza. É muito gra-

licença do portfólio, crescendo cerca de dois dígitos ao

tificante para nós podermos comemorar o aniversário

ano”, finaliza Marcos.

128 Em Destaque41.indd 128

LICENSING BRASIL

9/15/14 7:58 PM


Jul/Ago 2014

Em Destaque41.indd 129

129 9/15/14 7:58 PM


Mídia por André Porto Alegre

MÍDIA

O culto à ignorância e a educação para o consumo

O

episódio Concepção (https://www.youtube.

paganda para crianças, setores retrógrados do “Bra-

com/watch?v=w1JLPkJdUkg&feature=kp)

sil da Casa Grande” insistem em tutelar os cidadãos

da produtora Porta dos Fundos é um exem-

como se esses não fossem capazes de escolherem o

plo do que irá ocorrer com os nossos filhos caso a su-

seu destino.

gestão da proibição da propaganda infantil prevaleça.

A educação para o consumo é o melhor antído-

No esquete, um jovem casal recebe informações bási-

to contra os abusos da propaganda, mas isso é um

cas de um médico de como deve proceder para que a

ato de liberdade desconexo do mantra dos institutos

mulher engravide e eles tenham um filho.

que pregam a força como método para fazer valer

A ideia dos detratores da autorregulamentação

suas vontades. Isso faz com que os agentes da propa-

é impor à sociedade um regime de desinformação

ganda nacional enfrentem as correntes monocráticas

e provocar equívocos como o do casal da ficção de

dispostas a fomentar uma falsa polêmica, a fim de

humor em que adultos não sabem como os seres hu-

verem prosperados seus anseios de controle e domí-

manos se reproduzem.

nio sobre os brasileiros.

Sem a informação representada, entre outros, pela

Às escolas de publicidade, entidades representa-

propaganda ética e de responsabilidade, os jovens

tivas da propaganda, dos anunciantes, dos veículos e

brasileiros ficarão à mercê das vontades dos institutos

aos setores de produção cabe a resistência contra a

da ignorância, que são os financiadores da pregação

violência desses “senhores de engenho” modernos

nacional a favor do cerceamento do direito de se in-

e “coronéis” contemporâneos, entrincheirados na

formar.

defesa da censura.

Proibir propaganda para crianças significa o

Não é de hoje que poderosos setores da econo-

mesmo que apartá-las da sociedade em nome de

mia tentam impor suas vontades a despeito de qual-

protegê-las contra os malefícios do consumo. Os

quer propositura para o diálogo. Não precisam de

males do consumo devem ser encarados pelo con-

conversas porque sabem que esse exercício dialógico

junto da sociedade de forma democrática, como é a

é um fator preponderante para uma sociedade evo-

proposta a autorregulamentação, e não de maneira

luída e isso não lhes interessa, afinal, eles são bons de

autoritária como querem fazer valer os defensores

grito, mas péssimos na fala.

do obscurantismo.

Crianças de segunda categoria

A autorregulamentação é mecanismo legítimo da

A Resolução 163 do Conselho Nacional da Crian-

sociedade para equilibrar as forças entre os apelos

ça e do Adolescente, Conanda, que sugere a proi-

ao consumo e o necessário zelo aos indivíduos em

bição da propaganda infantil, é um instrumento de

formação. Ao defenderem a proibição de toda a pro-

força que objetiva o controle dos meios de comuni-

130 midia lb41.indd 130

LICENSING BRASIL

9/15/14 8:01 PM


Ao incentivar o medo na forma de “atos institu-

Sem a informação representada, entre outros, pela propaganda ética e de responsabilidade, os jovens brasileiros ficarão à mercê das vontades dos institutos da ignorância, que são os financiadores da pregação nacional a favor do cerceamento do direito de se informar.

cionais” de censura à publicidade, o Conanda provoca o esvaziamento da programação infantil em todos os canais abertos da televisão brasileira, que ficam sem os recursos necessários para a produção de qualidade, provenientes da publicidade de produtos destinados às crianças. Sem programação infantil nos canais abertos, a maioria das crianças brasileiras está privada do que alguns poucos privilegiados podem assistir e isso provoca a adoção de categorias de infância. Para os idealizadores da resolução, as crianças sem acesso à TV paga são de segunda categoria e não têm direito aos programas destinados ao seu divertimento. Sem essa “janela para o mundo” representada pela programação infantil e financiada pela propa-

cação por meio da asfixia dos recursos provenientes

ganda de produtos destinados às crianças, esses jo-

da publicidade, a única garantia de uma imprensa

vens brasileiros de segunda categoria, conforme o

livre e democrática.

ideário dos apoiadores da resolução do Conanda,

Esse regime de controle é liderado por um punhado de ONGs dispostas a cercear a sociedade brasileira do acesso à programação e à informação de qualidade sob o falso pretexto de protegê-la.

estão prontos para se transformarem em defensores dos assaltos ao regime democrático brasileiro. O culto à ignorância e à desinformação não pode ser considerado mérito para nenhuma sociedade e só

O indicador “Densidade dos Serviços de TV por

encontra eco nos regimes ditatoriais, que defendem

Assinatura” do IBGE, de fevereiro de 2014, aponta

a criação e preservação de uma população de segun-

que, de cada 100 domicílios brasileiros, 28,42 pos-

da categoria.

suem serviços de TV por assinatura. Ou seja, 28% dos lares brasileiros têm acesso aos serviços da TV paga, portanto, somente essa pequena parcela pode assistir aos vários canais especializados em programação infantil. Setenta e dois por cento das residências tupiniquins são privadas dos programas infantis que fazem a alegria das crianças de famílias abonadas, capazes de pagar por um pacote de assinatura de TV. Essa é uma das muitas consequências nefastas de iniciativas como a tentativa de proibir a propaganda infantil nos meios de comunicação, em especial, a televisão.

Set/Out 2014

midia lb41.indd 131

André Porto Alegre é conselheiro de Administração e diretor executivo da Associação dos Profissionais de Propaganda – APP

131 9/15/14 8:01 PM


TENDÊNCIA

O FUTURO que virá!

E

ra mais um dia de grupos de pesquisa, como

janeiro, se não falhasse a memória 3 de janeiro. Tive

tantos outros, mas aparentemente as crianças

a certeza que a menina estava tentando se tornar po-

estavam mais aceleradas do que o normal. Foi

pular no meio do grupo, mas dei uma chance para ela

então que me lembrei ser dezembro, ou seja, eles já

explicar a história de Frozen... O fato é que a menina,

estavam de férias e cheios de energia.

realmente, havia assistido Frozen por um site, prova-

O grupo começou! Só a título de informação: es-

velmente pirata, e já estava disseminando o conteúdo

távamos falando com meninas de 6 a 8 anos de idade,

e a informação. Ou seja, os meios de chegar até a

da classe C, que me olhavam com aquele sorriso ora

criança mudaram. Mas não se modificaram só porque

de princesa, ora de “Monster High”, aparentemente

sofreram alterações, e sim porque elas mudaram a

inofensivas e risonhas. O assunto a ser abordado era

forma de lidar com as informações... Agora, são elas

sobre comportamento do target...

que procuram o conteúdo.

A primeira pergunta foi feita e tratava de “tentar” entender os gostos delas a respeito de desenhos, se-

Cabe a nós lembrar que o número de telas pode determinar a chance de sucesso.

riados e filmes. Foi quando uma delas levantou a mão

O grupo continuou e a próxima pergunta era so-

e rapidamente me disse que havia assistido Frozen e

bre internet... Ah, um detalhe importante: antes de

tinha achado simplesmente sensacional. Achei estra-

começar o grupo, uma das meninas de 8 anos que,

nho e pedi para Ana me relembrar a data de estreia...

obviamente, já se sentia uma moça, me perguntou

Mas ainda não havia acontecido, estava prevista para

qual era a senha do wi-fi. Como assim qual é a senha

132 Tendencia_41.indd 132

LICENSING BRASIL

9/15/14 8:07 PM


do wi-fi? Passei a senha, mas pedi que ela mantivesse

O grupo continuou, eu já estava repensando se

o celular no silencioso. Voltando ao grupo, a mesma

queria ou não ter filhos, quando o assunto que estava

menina rapidamente se prontificou a responder que

por vir me fez lembrar que nada é mais “hum, fofo”

era importante que a internet tivesse uma boa veloci-

que uma criança. O tema seria personagens... Desta

dade e contou que comprou um plano de dados me-

vez, decidi começar pelas meninas de 6 anos de ida-

lhor (Quem fala plano de dados? Onde ela aprendeu

de, que tão rápidas como as de 8 anos me disseram

isso?), porque o da mãe dela (O celular era da mãe?)

“Peppa, sim eu gosto”. Precisava entender por que a

não estava permitindo baixar todos os apps que ela

Peppa, que aparentemente era para um target mais

queria. Uau! Conversei com essa mãe que nos con-

baixo, estava atingindo também essas meninas. Neste

fessou que, sim, ela havia feito isso uma vez e que o

momento, tive vontade de chorar... A justificativa foi

grande prazer dela era ajudar a comprar passagem

simples, mas de um conteúdo racional e emocional

da Gol para ir visitar os avós no Recife. Passagem da

muito profundo... Bem, ela me explicou que a Peppa

Gol? Mas não era classe C? Ela não tem 8 anos? Sim,

tem uma família que dá atenção para a família, não

sim, sim... Acontece que os pais sabem menos do

apenas para um ou outro membro, que faz coisas sim-

que ela sobre esse assunto (internet) e quem faz esse

ples como almoçar ou jantar junto, e que ao ir dormir

tipo de compra é a menina. Ou seja, a maneira de

recebe um desejo de boa noite de seus pais. Em que

comprar está mudando. Segundo a revista Forbes: o

momento deixamos de ser pessoas e passamos a ope-

modelo “bricks and clicks” irá tornar-se a norma de

rar como as máquinas? Perguntei quantas recebiam

varejo no futuro. Cada varejista deverá ter uma iden-

um beijo de boa noite e prefiro não comentar a res-

tidade on-line em 2020. Quase 19% do varejo B2C

posta. Nesse dia, só cabia sair com a certeza que um

global vai acontecer on-line, com uma expectativa de

personagem não só comunica melhor que palavras,

aproximadamente 4,3 trilhões de dólares em 2025,

como detecta e exterioriza nossas necessidades.

resultando no surgimento de lojas virtuais, hipermercados e “click and collect” modelos de varejo.

Também é importante lembrar que os personagens servem as crianças, permitindo que estas tenham sonhos.

Torna-se importante pensar que em um futuro muito

Então, voltando ao ponto inicial: O futuro que

próximo as compras serão realizadas em lojas virtuais,

virá! Será que não somos responsáveis também por

compostas de grandes cenários que hoje o mundo off

esse futuro? Quando vejo crianças dessa idade agindo

não nos permite, ou possibilita com algumas limitações.

e interagindo dessa forma, imagino e tenho a certeza que viveremos na fase mais fantástica da humanida-

em que momento deixamos de ser pessoas e

de, momento em que as regras sofrerão alterações, que aquilo que era certo passará a ser duvidoso, que esse público que hoje já influencia as compras terá

passamos a operar como

mais autonomia, mais informação e tenderá a ser

as máquinas?

mais crítico e seletivo, ou seja, só ficarão as marcas e

Perguntei

quantas recebiam um beijo de boa noite e prefiro não comentar a resposta Set/Out 2014

Tendencia_41.indd 133

os produtos que de fato fazem a diferença para ele. Aurélia Picoli e Ana Amélia de Césaro são sócias-diretoras da Play Pesquisa e Conteúdo Inteligente.

133 9/15/14 8:07 PM


Por Márcio Costa de Menezes e Gonçalves e Eduardo R. Augusto

JURÍDICO

Foco no combate à pirataria digital

F

az uma década que a história do combate à

avançar, não restam dúvidas, mas percorremos um

pirataria no Brasil tomou contorno bem mais

caminho importante nos últimos anos; um enfrenta-

organizado, quando, ao aceitar uma das reco-

mento mais maduro.

mendações da CPI da Pirataria, o governo estruturou

Ficam preservadas em nossa memória as cenas

e pôs em funcionamento o CNCP – Conselho Nacio-

do passado, por exemplo, na conhecida Ponte da

nal de Combate à Pirataria e Delitos contra a Proprie-

Amizade, onde milhões de pessoas circulavam sob

dade Intelectual –, abrigado pelo Ministério da Justiça,

um controle de fiscalização precário, o que possi-

que desde o seu nascimento conta com a participação

bilitava a entrada desenfreada de produtos irregu-

conjunta de representantes do governo e da socieda-

lares em nosso País.

de civil organizada.

Antes da abertura das nossas fronteiras, na era

Quem, como nós, acompanhou os trabalhos da-

pré-Collor, a pirataria era o que podemos chamar

quela CPI, constatou que o fenômeno da pirataria

de “pirataria romântica”, na qual um colega de

tomava um considerável espaço da indústria e do

trabalho ou mesmo um vizinho trazia do exterior

comércio formal nacional, sendo essa prática nociva

cigarros, bebidas, perfumes, todos armazenados

financiada por organizações criminosas, que se apro-

naquelas famosas sacolas coloridas e quadriculadas.

veitam das imensas fronteiras do nosso País, para

O volume era pequeno e não trazia riscos preocu-

derramar em nosso mercado produtos de baixa qua-

pantes à economia nacional.

lidade, que não recolhem impostos e que geram empregos em locais bem distantes daqui.

Com o passar dos anos e a abertura total das nossas fronteiras, além dos benefícios trazidos ao nosso

Desde a criação do CNCP, o ambiente de respeito e

País, vieram a reboque práticas desleais de comércio,

valorização da propriedade intelectual em nosso País,

reverberadas pelo espantoso aumento no fluxo inter-

há que se reconhecer, ganhou maior importância, ad-

nacional de mercadorias.

vinda de uma maior compreensão por parte dos agen-

Ocorreu uma espécie de “profissionalização” do

tes públicos da importância em se proteger as marcas,

crime organizado, que passou a atuar, além de nas

patentes, os direitos do autor e a concorrência leal. Eis

fronteiras terrestres, como Foz do Iguaçú, também

o principal ponto positivo.

junto aos portos e aeroportos do nosso País. Ôni-

Há de ser feito um depoimento, em tom de elo-

bus e ônibus repletos de mercadorias irregulares, so-

gios, aos trabalhos repressivos desenvolvidos princi-

mados a contêineres e contêineres de mercadorias

palmente pela Receita Federal do Brasil, e as polícias

ilegais, e um efetivo de agentes aduaneiros aquém

Federal e Rodoviária Federal, instituições que têm

do necessário fizeram com que o ambiente ficasse

contribuído para fazer valer a lei. Muito temos que

propício à proliferação dessa prática.

134 juridico lb41.indd 134

LICENSING BRASIL

9/15/14 8:09 PM


Nov/Dez 2013

juridico lb41.indd 135

135 9/15/14 8:09 PM


JURÍDICO

Ao mesmo tempo, só que em velocidade muito superior, a internet passou a ser o ambiente escolhido pelos falsificadores para veicular as suas ofertas ilegais

produto falsificado por meio de um site da internet está sujeito às mesmas penalidades que seriam aplicadas ao indivíduo/empresa que comercializa esses produtos por meio de um estabelecimento comercial tradicional. Enganam-se os que acreditam que a rede mundial de computadores serve como um esconderijo. Muito pelo contrário: os atos praticados na rede mundial de computadores deixam rastros e registros que são utilizados para identificar/localizar os responsáveis. E assim sendo, tanto é possível retirar do ar o anúncio do produto ilícito, quanto processar judicialmente o responsável. Tudo vai depender do interesse das vítimas.

Demorou um bom tempo para que progressos fos-

Nesse ponto, a ABRAL, por meio de sua direto-

sem notados, quando os planos de ações articulados

ria jurídica, vem trabalhando na articulação de um

pelo CNCP começaram a surtir bons efeitos. Também,

eficiente plano de combate à pirataria, em prol do

os trabalhos desenvolvidos por outras entidades como

segmento de licenciamento, incluído, nas ações de-

o FNPC – Fórum Nacional de Combate à Pirataria –,

senhadas, um foco maior nos mecanismos de com-

a FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São

bate à pirataria no universo digital. As ferramentas

Paulo – e o ICI – Instituto do Capital Intelectual – con-

existem; basta colocá-las em prática.

tribuíram para a essa notória evolução. Ao mesmo tempo, só que em velocidade muito

Márcio Costa de Menezes e Gonçalves é só-

superior, a internet passou a ser o ambiente escolhido

cio da Siqueira Castro Advogados, coordenador

pelos falsificadores para veicular as suas ofertas ilegais;

da área de Propriedade Intelectual. É diretor ju-

um terreno “livre” para a proliferação dos anúncios

rídico da Associação Brasileira de Licenciamento

de mercadorias ilegais. É espantosa a quantidade de

(Abral), Presidente do ICI – Instituto do Capital

sites que anunciam produtos pirateados atualmente.

Intelectual –, tendo sido secretário executivo do

Vale lembrar que, há dez anos, pouco se falava

Conselho Nacional de Combate à Pirataria, do

da pirataria praticada pelos meios digitais, o que

Ministério da Justiça. É diretor-adjunto de Rela-

hoje em dia é uma dura realidade a ser enfrentada.

ções Internacionais e Comércio Exterior do CIESP

É plenamente possível dizer que a vedete atual da

– Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.

pirataria é aquela praticada na internet. São milhões

Eduardo Ribeiro Augusto é sócio da Siquei-

e milhões de ofertas de pirataria presentes nos meios

ra Castro Advogados, pós-graduado em Direito

eletrônicos, tais como em sites de ofertas e leilões,

da Propriedade Intelectual pela Fundação Getú-

de compras coletivas, redes de relacionamentos, mí-

lio Vargas (FGV/SP), diretor do ICI – Instituto do

dias sociais, entre outros.

Capital Intelectual e vice-presidente da APILOP

Tal qual um alento, convém lembrar que as leis brasileiras são plenamente válidas no ambiente virtu-

– Associação para a Defesa da Propriedade Intelectual nos Países de Língua Oficial Portuguesa.

al. Aquele, portanto, que comercializa ou anuncia um

136 juridico lb41.indd 136

LICENSING BRASIL

9/15/14 8:09 PM


JÁ ESTAMOS TRABALHANDO PARA GARANTIR EXCELENTES NEGÓCIOS PARA SUA EMPRESA NO PRÓXIMO ANO. VEM AÍ A

AGUARDE! 29 E 30 DE SETEMBRO GRAND HYATT – SÃO PAULO WWW.EXPOLB.COM.BR Nov/Dez 2013

juridico lb41.indd 137

137 9/15/14 8:09 PM


Por Gustavo Pettinatto Lúcio

DESIGN

Terminologias do licenciamento – Parte 2

N

esta edição, resolvi dar continuidade ao ar-

recebi alguns comentários positivos referentes ao úl-

tigo anterior e resumir mais alguns termos

timo texto.

usados no mercado de licenciamento, pois

Mix de produtos ou Portfólio Conjunto de produtos a serem ofertados para uma operação no varejo.

Sell-in Venda do fabricante para o canal de venda como distribuidor e revendedor. É a venda realizada pelo fabricante ou importador para a loja, na qual o produto será destinado ao estoque para posterior venda.

Sell-out Venda da loja para o consumidor final. O gerenciamento de aceitação de um produto pelo mercado também pode ser medido pela relação entre as operações de sell-in e sell-out.

Trade-in É o modelo de venda no qual produtos antigos são aceitos como forma de pagamento na compra de um novo. Normalmente, o mesmo tipo de artigo – muito usado no segmento de impressoras.

Up-selling É a técnica utilizada para realizar a venda de produtos adicionais ao foco comercial. Exemplo, quando um consumidor está disposto a adquirir um videogame (produto principal) e são ofertados produtos complementares como jogos, controles extras e pilhas recarregáveis.

DTR (Direct-to-Retail) É a relação de licenciamento na qual o varejo se torna efetivamente o licenciado e o próprio revendedor de um produto. Paga os direitos e royalties, assim como produz os produtos para venda direta. Exemplo: 0 Wal-Mart, que vende diretamente um produto que ele mesmo licencia.

Gustavo Pettinatto Lúcio é diretor da agência Estúdio n’Ovo.

138 Design_LB41.indd 138

LICENSING BRASIL

9/15/14 8:11 PM


Set/Out 2014

Design_LB41.indd 139

139 9/15/14 8:11 PM


Design_LB41.indd 140

9/15/14 8:11 PM

Revista Licensing Brasil #41  

Cada player tem uma arte... 7ª EXPO LB apresenta cerca de 280 marcas ao mercado

Revista Licensing Brasil #41  

Cada player tem uma arte... 7ª EXPO LB apresenta cerca de 280 marcas ao mercado