Page 1

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

|

www.espacobrinquedo.com.br ano 15 nº 90 abr/mai

ANO 15

| Nº 90

| 2018

| EP GRUPO ESPACOBRINQUEDO.COM.BR

Diversão SEM FIM!

OS BRINQUEDOS MAIS VENDIDOS NA FEIRA ABRIN RENOVAM O VAREJO EM 2018


[ 38 ]

Espaรงo Brinquedo Revista


Espaรงo Brinquedo Revista

[ 39 ]


/índice

18 52 16 50 4/

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

8 10 12 16 18 38 42 44 48 50 52 54 56 60 64

brinquedo.com Opinando Panorama Em foco – André Dias [ebit] Capa – Cobertura Abrin 2018 Gôndola – Brinquedos educativos Perfil de Loja – Toy Kids Os 10+ – Primeiro bimestre Pesquisa – The NPD Group Empresa – Candide 50 anos Consumidor PDV – Marcelo Rossi Análise de especialista – Estratégia Representante – Gilson Pestana Quando estou de folga – Daniel Pighin


Conheça Nella – que além de ser uma doce princesa, é também uma valente e determinada cavaleira! Ela valoriza a justiça e vive grandes aventuras, sem deixar de lado o brilho de seu vestido e suas joias. Junto de sua melhor amiga, a unicórnia Trinket, Nella defende seus amigos no Reino do Castelo Seguro, sempre lutando pelo que é certo!

Princesa Nella

Trinket

Cavaleira Nella

Coleção Aventura São conjuntos de Princesa Nella, Cavaleira Nella e Trinket. Cada conjunto com um acessório para a criança usar.

Cavaleira Nella

Princesa Nella

Nella Fala e Canta Esta boneca Nella possui o corpo macio, diz frases da personagem e canta a música tema da série quando seu coração é pressionado.

Cavaleira Nella

Estilosa

© 2018 Viacom International Inc. Todos os direitos reservados. Nickelodeon, Nella Uma Princesa Corajosa e todos os títulos, logotipos e personagens relacionados são marcas de Viacom International Inc.

As bonecas Estilosas vêm com um pente secreto! No kit Princesa Nella é a sua tiara e no kit Cavaleira Nella é o seu escudo. Elas são articuladas e vêm com acessórios para estilizar como você quiser!

Cavaleira Nella

Tiara e coração

Tiara e espada

Linda tiara para a criança usar. O coração tem luzes e frases!

Linda tiara para a criança usar. A espada brilha e emite sons!

Princesa Nella

A boneca Nella pode ser encontrada em duas versões: em seu lindo vestido de princesa ou como cavaleira, com armadura brilhante, espada e escudo.

www.dtctoys.com.br Tel.: (11) 3612-6111


editorial

Novinho em folha!

A

indústria nacional exibiu todo o seu potencial durante a 35ª Abrin, realizada no início de março em São Paulo. Com previsão de crescimento para o ano em torno de 10%, segundo estimativa da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), o setor apresentou suas apostas para 2018 dando um verdadeiro show de inovação, interatividade, qualidade, diversão e entretenimento! Todo o empenho dos empresários do setor certamente surpreenderá os consumidores, assim como encantou os visitantes da feira. Como de costume, conferimos bem de perto todos os lançamentos e pincelamos os três itens mais vendidos em cada estande. Para conhecer os brinquedos que estarão no varejo em breve, confira nossa matéria de capa. É curioso como, em meio a tantos brinquedos tecnológicos, existe uma constante procura pelas linhas educativas. Não apenas no Brasil, mas há uma tendência em outros países de apreço pelos brinquedos de cunho pedagógico e sem o uso de tecnologias. Por isso, preparamos uma Gôndola especial com alguns produtos disponíveis no mercado brasileiro. Vale a pena incluí-los em seu mix! Falando em novidades, você já deve ter notado alguma diferença. Sim, repaginamos o layout da Revista Espaço Brinquedo. Além disso, fizemos alguns ajustes editoriais para tornar a leitura ainda mais informativa e agradável. Destaque para a nova seção Consumidor, na qual os pais dão depoimentos acerca do que procuram nos brinquedos para seus filhos. E queremos saber a sua opinião. Escreva para a nossa redação! Nesta edição, o Perfil de loja conta a história da capixaba Toy Kids. Com um portfólio de marcas completo, a loja oferece inúmeros brinquedos. Conheça o trabalho realizado pela equipe na cidade de Vitória. Por fim, recomendo a leitura da matéria comemorativa sobre os 50 anos da Candide. Toda a experiência adquirida pela equipe fica nítida ao olharmos para os lançamentos da empresa. Confira a história completa e aproveite a leitura... Tudo novinho em folha para você vender muito em 2018!

marici@epgrupo.com.br @epgrupo fb.com/epgrupo1 linkedin.com/company/ep-grupo @epgrupo1

Ano 15 // Ed. 90 // Abr./Mai. 2018 ESPAÇO PALAVRA EDITORA E ARTE LTDA. DIREÇÃO-GERAL E JORNALISTA RESPONSÁVEL Marici Rosana Ferreira (MTB 36727) CONSELHO EDITORIAL

Aires Fernandes Rogério El Ness Geraldo Zinato Alexandre Oliveira REDAÇÃO

Aires Fernandes

Diretor de Marketing da Estrela

Kika Martins Mariana Camargo

Rogério El Ness

REVISÃO

Diretor do Grupo Barão

Renata Lopes Del Nero Lu Peixoto ARTE

Wilson Alves Maurício Trocoli MARKETING

Felipe Bertonha Luiz Paulo Ferreira

Geraldo Zinato Presidente da Lider Brinquedos

ATENDIMENTO

Daiane Miranda ASSISTENTE ADMINISTRATIVA

Cristina Venâncio ESTAGIÁRIA

Brenda Andrelly

Alexandre de Oliveira

Gerente regional de Vendas da Xalingo

ADMINISTRAÇÃO, PUBLICIDADE E REDAÇÃO

Av. Rouxinol, 1041, conj. 1109 Moema – São Paulo/SP CEP: 04516-001 Tels. (11) 5092-5588/(11) 5094-0403 E-mail: comercial@epgrupo.com.br ASSINATURAS

(11) 5092-5588 ou pelo site epgrupo.com.br TECNOLOGIA DE REALIDADE AUMENTADA

Massfar, empresa autorizada Zappar Brasil e Portugal. www.massfar.com Henry Assef: henry@massfar.com As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores e podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte. As fotos utilizadas nesta edição pertencem ao banco de imagens da revista Espaço Brinquedo e podem ser utilizadas, desde que citada a fonte. A revista Espaço Brinquedo possui distribuição nacional para proprietários, diretores, gerentes, compradores, lojistas e demais pessoas envolvidas com lojas de brinquedos, artigos infantis, magazines, supermercados, atacadistas, fabricantes, papelarias, armarinhos e bazares.


@brinquedo.com No insta @epgrupo

O post com alguns dos produtos que vimos na 35a Feira Internacional de Brinquedos (Abrin) foi o mais curtido na nossa página do Instagram. Lá você sempre encontra os lançamentos de brinquedos. Siga nossa página @epgrupo e fique antenado.

No www

Texto sobre o papel da tecnologia nos brinquedos atuais, e lançamentos das marcas: Xalingo, FUN, Brasbaby, Hasbro e Candide nesse segmento durante a Feira Abrin é interessante de ser lido. Entre em nosso site epgrupo.com.br e confira novidades do mercado de brinquedos.

A mais lida da E.B.89

A matéria mais lida da 89a edição da revista Espaço Brinquedo foi o Em Foco com Héctor Núñez, CEO da Ri Happy, analisando o consumo e contando algumas estratégias da empresa no varejo brasileiro. Para estar antenado com as sugestões dê uma olhada em: epgrupo.com.br/revista-espaco-brinquedo-89.

No Facebook

O novo colecionável da Sunny Brinquedos, Flush Force, e que promete cativar os meninos que adoram monstros foi um destaque de #brinquedo no nosso Facebook. Curta nossa página e veja essa e outras informações em: facebook.com/epgrupo1.

Mande um inbox...

Nossa redação adora receber sugestões de pauta de leitores! Se você tem alguma observação sobre o conteúdo da revista, não hesite em escrever para nossa equipe. Basta enviar um e-mail para jornalismo@epgrupo.com.br ou uma mensagem por inbox. E não se esqueça também de nos marcar em suas postagens sobre o mercado de brinquedos.

8/

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


/opinando... Nossa linha de veículos motorizados reforça um valor muito importante em que acreditamos: as crianças devem brincar muito ao ar livre, com segurança e conforto. – Lorenzo Perego, diretor da Peg Perego É mais fácil acreditar na viralização. Muitas vezes, esse pensamento impede os produtores de conteúdo de pensarem na estratégia. Se você deseja algo que se espalhe, é preciso pensar profundamente sobre como criar e amarrar esse conteúdo a uma distribuição inteligente. – Derek

Thompson, editor da The Atlantic

e autor do livro Hit makers: como nascem as tendências

FONTE: MEIO & MENSAGEM – 27/2/2018

Há toda uma geração de brasileiros que se divertiu com os blocos de montar da Rasti nas décadas de 1970 e 1980. Estamos resgatando no mercado nacional um brinquedo de alta qualidade, que desperta a criatividade, a concentração e a imaginação.

Não apenas fabricamos brinquedos, mas levantamos a bandeira da valorização da relação familiar, pois acreditamos que a brincadeira tem esse poder. Com o tempo, brinquedos são deixados de lado, mas as memórias e os laços criados a partir deles continuam pra vida toda.

responsável pela importação do produto

diretora de marketing da Calesita

– Gustavo Graziottin,

– Nadia Vacinaletti,

Pode parecer pouco, mas a soma de pequenas feiras de nicho é muito importante para movimentar a economia local. Muitas vezes elas são a porta de entrada para uma empresa se desenvolver e atingir grandes mercados. – Armando

Campos Mello, presidente executivo da União Brasileira de Feiras – Ubrafe FONTE: DIÁRIO DO COMÉRCIO DE SÃO PAULO – 28/2/2018


#panorama Metoo chega ao Brasil  Grande sucesso nos Estados Unidos, as famosas e

adoráveis bonecas Metoo agora estão disponíveis na Alô Bebê. Superfofas e feitas em pelúcia macia, elas proporcionam um toque suave e uma sensação agradável quando são abraçadas. Além disso, contribuem para despertar o lado sensorial e a afetividade das crianças. Com formatos delicados e cores leves que transmitem acolhimento e aconchego, elas são colecionáveis e estão disponíveis em seis lindos modelos: as graciosas Ângela, em quatro versões: bailarina, pink bunny, cinza e amarela. Todas vêm acompanhadas por uma sacolinha rosa. Para completar a linha, existem ainda as divertidas Metoo Panda e Coala, que remetem à fofura desses adoráveis bichinhos.

Linha campeã de cadernos Para entrar no clima dos

jogos espetaculares da Liga dos Campeões da UEFA, torneio que reúne as principais estrelas do futebol mundial, a Foroni desenvolveu as coleções de cadernos em homenagem ao Real Madrid e ao Barcelona. A linha Real Madrid trouxe quatro opções de capas, com laminação fosca, espiral branca, bolsa de papel e cartela de adesivos (96 folhas). O mesmo vale para a linha Barcelona, porém o detalhe da espiral é preto. O Real Madrid foi fundado em 1929 e está entre as principais forças do esporte há anos, sempre marcando presença na competição internacional e conquistando títulos. A equipe é liderada pelo craque português Cristiano Ronaldo, vencedor da Bola de Ouro de melhor jogador do mundo por cinco vezes. Já o Barcelona possui o maior número de seguidores nas redes sociais entre todos os esportes. O time que tem como estrela o premiadíssimo craque Messi, detém hoje o recorde de conquistas do prêmio FIFA de futebolista do ano e é um dos favoritos das crianças e dos adolescentes brasileiros.

Orange Toys aposta na linha baby

Está comprovado que o cérebro humano muda muito na primeira infância e, nessa fase, os estímulos recebidos pelas crianças são fundamentais para o resto da vida. A fim de desenvolver as capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem, a Orange Toys criou a linha Infanto. O caminhão Zoo vem com peças de bichinhos para serem encaixadas, desenvolvendo a coordenação motora, distinção de cores e formas.

12 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


Estreia no Gloobinho  A animação “Pirata e Capitano” estreou na

programação do Gloobinho, novo canal da unidade infantil da Globosat. Pirata e Capitano são marinheiros que exploram o Grande Mar, lugar onde toda a diversão acontece para a dupla. Junto com a tripulação mais animada dos sete mares, Pirata pilota seu barco, o Caveira Cor-de-Rosa, em busca de tesouros que estão escondidos pela ilha que habitam. Capitano, seu melhor amigo, acompanha toda a jornada a bordo de seu hidroavião e, juntos, eles partem em busca de grandes aventuras repletas de muita diversão e trabalho em equipe. Para completar a diversão dos pequenos, o Gloobinho exibirá novos episódios de “Noddy no País dos Brinquedos” ao longo do mês. Do estúdio Dream Works, a série traz para os pequenos em idade pré-escolar as divertidas investigações de Noddy e seus amigos, Turbo, o cachorrinho, e Carro. A cada episódio, eles tentarão desvendar grandes mistérios no País dos Brinquedos.

Ri Happy em Brasília

A Ri Happy inaugurou sua sétima unidade em Brasília. A nova loja, com 230 m², foi inaugurada recentemente no Brasília Shopping, com direito a uma programação gratuita para as famílias brasilienses. Além disso, realizou uma ação especial com brindes, inclusive bonecas LOL. Neste ano, a marca Ri Happy completa 30 anos no setor infantil, com mais de 180 unidades espalhadas por todo o País. Em 2017, o e-commerce da Ri Happy conquistou a liderança como loja mais querida na categoria Bebês e Cia. do prêmio Ebit. Além disso, a plataforma on-line também ficou no Top 5 Diamante – um grupo diferenciado de e-commerces de diversos setores, destacados pelo consumidor pela entrega no prazo, probabilidade de voltar a comprar e NPS (net promoter score). De acordo com o responsável por relações institucionais e conselheiro da Ebit Pedro Guasti, o sistema de reputação do prêmio recalcula diariamente as avaliações dos consumidores e se manter entre as melhores por mais de 180 dias permitiu que a Ri Happy estivesse no principal ranking de 2017.

Spin Master adquire a Gund  No início de abril, a

marca de pelúcias Gund (Enesco) foi comprada pela Spin Master por um pouco mais de 79 milhões de dólares. Com essa compra, a companhia volta seus esforços para um crescimento dentro do segmento de brinquedos e presentes, o qual registrou um relevante crescimento nos últimos anos. A compra da Gund marca a nona aquisição da Spin Master desde sua oferta pública inicial em julho de 2015. Perplexus, Cardinal Games, EG-Games, Marbles, Aerobie e Swimways são algumas das aquisições mais recentes feitas pelo grupo. De acordo com o grupo NPD, a categoria de pelúcias cresceu 6% no mundo inteiro em 2017. Fonte: License Global Magazine.

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 13


#panorama Educativo em primeiro lugar!  Para a feira Abrin 2018, a Kuga

Brinquedos trouxe seu mais novo lançamento, o Monta Desmonta. O brinquedo de montar articulado, com peças de várias cores e formas, permite que as crianças construam tudo o que desejarem. O produto promove uma descoberta a cada clique e estimula a imaginação da criança, contribuindo para seu desenvolvimento motor e intelectual. A empresa segue a proposta de divertir por meio de uma linha educativa, na qual os produtos se destacam pela simplicidade e inovação resgatando, assim, a essência do brincar.

Belfix anuncia novidade 

Na última edição da Abrin, a Belfix apresentou uma extensa linha de brinquedos. Com inúmeros itens na categoria de produtos ao Ar Livre, um dos destaques foi o Patins Quad Super Hero Girls. Com esse lançamento, a criançada se transformará na nova heroína da cidade. O produto vem com uma cartela colorida, com glitter para os pequenos personalizarem o patins. Disponível nos tamanhos 28-29, 30-31, 32-33 e 34-35, suporta até 60 kg.

Galinha Pintadinha lança parque Uma das personagens mais amadas pelos bebês e

crianças de todo o País estará presente durante o ano em diversos shoppings do Brasil com uma área temática inédita, batizada de “Parque de Galinha Pintadinha e sua Turma”. Um oferecimento da Bromelia Produções e da Ludi Entretenimento, as atrações gratuitas oferecerão diversão para toda a família, com piscina de bolinhas na área baby tematizada pela série Galinha Pintadinha Mini; visita ao Castelo da Galinha Pintadinha; aulas de gastronomia na Cozinha da Borboletinha; pista de dança na Cabine Musical das Naftalinas; Arena Radical do Pintinho Amarelinho, com um circuito de triciclos; e a Torre da Dona Aranha com escorregador em espiral. Entre as atividades pagas, um passeio de Trenzinho personalizado com vagões em formato de ovos gigantes e um estúdio fotográfico com as fantasias dos principais personagens. Além disso, a atração conta com o aplicativo gratuito de realidade aumentada “Caça aos Ovos” – Google Play e Apple Store. Por meio dele, é possível caçar ovinhos pelos corredores do shopping e colecionar figurinhas do tema em um álbum virtual. Sucesso absoluto na internet e disponível nos principais serviços de vídeo por streaming e também na TV aberta em breve, hoje a Galinha Pintadinha alcança uma audiência de mais de 15 milhões de visualizações diárias e também está presente em diversos países além do Brasil.

14 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


Cinépolis para crianças  Desde

fevereiro, uma sala de cinema nada convencional está em funcionamento no Shopping Iguatemi Alphaville. Destinada a um público de 1 a 10 anos de idade, a Sala Júnior tem um tobogã com 15 metros de extensão, piscina de bolinhas em frente à tela, pufes, espreguiçadeiras e 47 poltronas no formato tradicional, além de três lugares para cadeirantes. No local, as crianças são recepcionadas pelo mascote Juninho, podem usar os brinquedos 15 minutos antes de o filme começar e 15 minutos no intervalo, no meio da sessão. Esse projeto foi criado no México, mercado onde já existem 28 salas desse tipo, mas também está presente na Costa Rica, na Espanha, nos Estados Unidos e na Guatemala. A companhia não descarta realizar parcerias com outras marcas para fazer ativações no espaço antes das sessões e nos intervalos dos filmes. Fonte: Meio & Mensagem.

Expo Parques e Festas

A Francal Feiras movimenta o setor de produtos e serviços nos segmentos de parques, festas, confeitaria e decoração em um evento direcionado aos profissionais do setor, entre os dias 1o e 4 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Serão realizadas simultaneamente as feiras Expo Parques e Festas e a Candy & Cake Show – Salão e Oficinas de Doces, Confeitos e Snacks. Aproximadamente 35 mil visitantes estão previstos, entre compradores, profissionais de diversos setores, autônomos e empreendedores. Rodadas de Negócios e mais de 127 horas dedicadas à atualização e à capacitação profissional por intermédio da realização de palestras, oficinas, amostras, workshops e seminários prometem agitar o segmento na Expo Parques e Festas.

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 15


em foco/ André

D

Dias

esde janeiro de 2000, a Ebit já coletou 30 milhões de avaliações dos consumidores. Mensalmente, são adicionadas em média 350 mil análises. Essas informações geram relatórios de Inteligência de Mercado que traçam o perfil do consumidor on-line, e também avaliam comparativamente os serviços prestados pelas lojas virtuais. Entrega, preço do produto e formas de pagamento são alguns dos quesitos considerados. Mediante a previsão de crescimento acelerado do e-commerce em 2018, convidamos o diretor-executivo da Ebit André Dias para falar sobre este e outros temas relacionados ao mercado brasileiro. Confira!

16 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

EB – A que fator se deve o contínuo crescimento do

e-commerce no Brasil? ANDRÉ – Parte desse fenômeno pode ser atribuída à de-

mocratização do acesso 3G e 4G no Brasil. Com isso, os smartphones cada vez mais desempenham o papel de principal ferramenta de acesso à internet, especialmente entre as classes menos abastadas. Por esse motivo, a categoria telefonia e celulares foi a que registrou o maior crescimento no primeiro semestre de 2017, na comparação com o mesmo período do ano passado, com 33% mais pedidos e 43% de alta no faturamento. A categoria corresponde a 9,5% de todas as vendas do mercado. Além disso, em tempos de cri-


se, o preço torna-se um fator ainda mais importante para a decisão de compras. Com isso, as já conhecidas vantagens oferecidas pelo comércio eletrônico, como preços baixos e informações sobre produtos, também contribuem para o aumento do mercado em geral e do m-commerce.

mercado também deverá ser positivamente influenciado pelo fortalecimento de outros setores, como o de pagamentos on-line, e pelo maior grau de automatização da indústria, que permitirá que as empresas estejam mais conectadas a fornecedores e consumidores.

EB – O consumidor brasileiro tem alguma característica que

EB – O Ebit tem dados relativos especificamente às vendas

mereça maior atenção das marcas? ANDRÉ – O consumidor brasileiro é muito informado se comparado com outros países e, desta forma, possui alto grau de exigência para que as lojas ofereçam bons serviços. Além disso, esses consumidores possuem um dos maiores engajamentos em redes sociais do mundo, podendo promover ou prejudicar marcas de forma muito rápida. Vale ainda destacar que, mesmo num país com tamanho continental como o Brasil, onde a infraestrutura logística é complicada, o consumidor brasileiro foi educado ao longo dos anos a receber suas entregas gratuitamente, porém após vários anos acumulando prejuízos, os sites de e-commerce no País passam atualmente por ajustes operacionais para cobrança de frete de acordo com a necessidade e urgência dos consumidores.

do segmento de brinquedo? ANDRÉ – De acordo com o relatório Webshoppers 35, a categoria brinquedos e games foi a décima do ranking do e-commerce em 2016, com 3% de participação.

EB – Qual o balanço da migração de usuários do varejo

físico para o on-line? ANDRÉ – O e-commerce aumentou sua participação em

2017, atingindo um percentual de 4,3% das vendas do varejo no País, e a tendência aponta que as fronteiras entre os mundos on-line e off-line serão cada vez mais extintas com a popularização dos modelos de retirada em loja, compras via smartphones e uso de pagamento com carteira digital nas lojas etc. EB – Como as empresas devem se preparar para o

crescimento das vendas via smartphones?

Os lojistas já perceberam que o crescimento das vendas passa pelo m-commerce. Prova ANDRÉ –

disso é o fato de muitas empresas estarem investindo no aprimoramento da experiência do consumidor, melhorando os sites responsivos e aplicativos, oferecendo também vantagens comerciais para alavancar as vendas nos smartphones.

EB – Qual o impacto estimado com a chegada do 5G no Brasil? ANDRÉ – O 5G ajudará o aumento da capilaridade dos va-

rejistas eletrônicos, com a inclusão de novos usuários. O

EB – Como a qualidade do serviço no Brasil pode ser

avaliada desde a funcionalidade dos sites até a entrega? ANDRÉ – Os sites brasileiros tecnicamente apresentam as

tecnologias de ponta existentes no mundo atualmente, de excelente qualidade, com exceção da logística no País que ainda precisa evoluir para que os consumidores se sintam ainda mais satisfeitos com as compras on-line. EB – Para 2018, a Ebit estima mais de 60 milhões de

compradores virtuais. Nosso mercado está preparado para isso ou precisa de muitos ajustes? ANDRÉ – Sim, a popularização dos marketplaces e também as plataformas de e-commerce permitem que existam mais de 50 mil lojas virtuais estabelecidas e, dessa forma, o mercado está preparado para atender a forte demanda, assim como já ocorre na Black Friday, em que é registrado um volume 16 vezes maior em comparação a um dia comum. EB – Como o varejo físico e o virtual podem alinhar suas

vendas e contribuir para o crescimento mútuo do negócio? ANDRÉ – Os consumidores não se preocupam com canais,

mas sim com sua experiência de compra. Dessa forma, para estabelecer uma excelente experiência para seus clientes, as empresas precisam conhecer a jornada do comprador e fazer com que todos os canais conversem entre si. A loja virtual deve saber qual foi a experiência do cliente em uma rede social, a central de vendas deve ter acesso às últimas compras realizadas por meio do smartphone e o time de e-mail marketing precisa conhecer as listas de produtos que despertaram o interesse do cliente na loja física. Em outras palavras, todos canais necessitam ter uma única identificação do cliente e seu comportamento. Com o rompimento da barreira entre os mundos on-line e off-line, o desafio do varejo passa a ser administrar os diferentes canais, de forma que um meio não vire concorrente de outro, dentro de uma mesma empresa ou marca. ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 17


capa

18 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


Recordes de pedidos NA 35ª ABRIN

CONHEÇA OS BRINQUEDOS MAIS VENDIDOS NOS ESTANDES E QUE, EM BREVE, ESTARÃO NAS LOJAS BRASILEIRAS!

M

ais de 15 mil visitantes e inúmeros negócios realizados marcaram a 35a edição da feira Abrin. Segundo análise da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), o setor cresceu de forma contínua nos últimos anos. Em 2017, a entidade

contabilizou um faturamento de R$ 6,391 bilhões, 6,2% a mais do que no ano anterior. A última edição do evento apresentou mais de mil lançamentos para abastecer o varejo nos próximos meses. A seguir, confira os três brinquedos mais vendidos em cada estande!

ACRILEX 1º Kimeleka Cores Metálicas. 2º  Kimeleka Glitter. 3º  Kimeleka com Surpresas.

BABY BRINK/NOVABRINK 1º Bonecos Rainbow Ruby. 2º  Banho Divertido – Primeira Infância. 3º  Boneco Bebê Elegance.

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 19


capa BRASBABY 1º Comfi-Cush Mini. 2º  Tiny Smart´s Coleção Meadow Days™. 3º  Lenços Umedecidos Baby Bath Pocket.

BRASILFLEX

Sentimos a feira mais movimentada e mais otimismo por parte dos compradores. Os visitantes elogiaram a organização e, principalmente, a disposição dos estandes. Creio que trará bons negócios para o final do ano - Eliana Mason, diretora comercial. 1º Big Bolhão Masha. 2º  Bubble Stick Mario Bros. 3º  Bolhas de Sabão Bubu e as Corujinhas.

BRINQUEDOS ANJO

Com certeza, foi a melhor feira dos últimos anos. Sucesso a todos!

– João Gilberto Ghiraldi, diretor.

1º Bonecos Transformers Articulados (50 cm). 2º  Boneca Hello Kitty Bebê-Conforto. 3º  Bonecos Street Fighter Articulados (30 cm).

20 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


anuncio EspBrin18.pdf

1

20/02/2018

13:07

C

M

Y

CM

MY

CY

MY

K

candide.com.br


capa

BS TOYS 1º Pick-up Hytop – Carro Roda Livre. 2º  Moto Big Chopper – Moto com Fricção. 3º  Carro BS Turbo – Carro com Fricção.

CALESITA BRINQUEDOS 1º 1300 Fouks. 2º  Velocita Classic. 3º  Torre Lumina.

CALIFORNIA TOYS 1º Avião Boeing 787 Cobi 600 Peças – Blocos de Montar. 2º  Carrinhos California Action Luz e Som 1/32. 3º  California Cycle Motos 1/18.

22 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


capa

CARDOSO TOYS 1º B  aby Land Dino Jurássico – Primeira

Infância/Blocos de Montar.

2º  Baby Land Navio Pirata – Primeira Infância/

Blocos de Montar. 3º  Baby Land Mileva ao Ar Livre – Primeira Infância.

COPAG 1º P  okémon Estampas Ilustradas -

Box Coleção Premium Charizard GX.

2º  UNOs licenciados (Barbie/Hot Wheels/Disney/

Disney/Pixar). 3º  Casinha da Polly.

DTC 1º Feisty Pets. 2º  Pikmi Pops. 3º  Robô Camaleão.

24 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


a panh m o Ac

QuBaattarloha e

s de d r a C

Lançamen

to

Divirta-se com a transformação do seu RYUKARI e some pontos com os CARDS nas batalhas!


capa

ELKA PLÁSTICOS 1º Zoom Lançador e Alvo – Ar Livre. 2º  Meu Amigo Buzz Lightyer – Boneco. 3º  Casinha da Vovó Encaixes as Formas – Jogo.

ESTRELA

A palavra que sintetiza o evento é otimismo. Clientes, colaboradores, parceiros e todos envolvidos com o brinquedo saíram com a certeza de que 2018 será um ano muito melhor. Todos merecemos!

- Aires Fernandes, diretor de marketing.

1º L inha Zak Storm – Licenciado/com linha de

montagem e personagens.

2º  SM Foguete. 3º  Malucão.

FUN DIVIRTA-SE! 1º Zomlings in The Town – Modular 2º  Porta-Carrinho Modular Hot Wheels. 3º  Smart Globe Adventure Interativo 3D – Colecionável.

26 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


capa GROW 1º War Vikings. 2º  Porta Puzzle. 3º  Armadilha Invisível – PJ Masks.

HASBRO DO BRASIL

Acreditamos que será mais um grande ano. Apresentamos várias novidades para o mercado, inclusive nas linhas licenciadas. Nosso estande esteve bem movimentado durante todos os dias do evento. Foi uma ótima oportunidade de relacionamento com os clientes e fechamento de bons negócios - Denise Ledoux, diretora de marketing. 1º Baby Alive Meu Peniquinho Loira. 2º  Lança Dardo Nerf Infinus. 3º  Transformers Generation Grimlock.

LIDER BRINQUEDOS 1º Kit Miçangas Unicórnio. 2º  Bonecos de Vinil Bubu e as Corujinhas. 3º  Bonecos de Vinil – Minnions.

28 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


capa

MACCABI ART

É uma linha de produtos diferenciados e licenciados, o que causou um impacto muito positivo em nossos clientes, e trouxe um ótimo resultado em vendas para a empresa na feira de brinquedos de 2018

– Gerson Fontanella, gerente de vendas.

1º Bonecos Colecionáveis de Jogadores do Barcelona e do PSG. 2º  Linha de Bolas de Futebol Real Madrid, Barcelona e PSG. 3º  Linha Bola-Bolsa Esportiva (mochila, bolsa térmica e estojo) de Clubes de Futebol e Basquete NBA.

NIG BRINQUEDOS 1º Café com Bolinho – Faz de Conta. 2º  Quebra-Cabeça Pré-Escolar Gigante Bubu e

as Corujinhas. 3º  Jogo Quem é Quem?

30 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


CAAN_Anuncio_205x275.pdf

C

1

03/04/18

16:05

campanha produto pdv licenรงa 360ยบ

digital eventos esculturas personagem motion graphics

M

Y

MY

CY

CMY

K

Imagens ilustrativas de projetos feitos pela CAAN.

CM

StudioCAAN CAAN.com.br 11 4305.CAAN (2226)


capa ROMA JENSEN

Expor na Abrin 2018 foi muito especial, pois neste ano a empresa comemora 60 anos. Decoramos o estande para contar essa história e para fortalecer a marca, além de apresentar nossos lançamentos e parcerias, os quais foram bem recebidos e elogiado por todos - Osvaldo Jensen, diretor. 1º Boneco Galinha Pintadinha Míni Meu Bebê. 2º  Roma Bus Executive. 3º  Boneca Bebê Real.

SIDNYL 1º Boneca Mônica – Turma da Mônica. 2º  Boneca Magali – Turma da Mônica. 3º  Boneco Cebolinha – Turma da Mônica.

SULAMERICANA FANTASIAS

A feira estava muito boa e o mercado, como um todo, mais otimista do que nos anos anteriores! – Kiko Smitas, diretor. 1º Fantasia Naruto. 2º  Fantasia Dragon Ball Z. 3º  Fantasia Rainbow Ruby.

32 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


capa SUNNY BRINQUEDOS 1º Hatchimals. 2º  Patrulha Canina. 3º  Playmobil.

TOYNG 1º Smooshy Mushy – Colecionável. 2º  Pelúcia Surprizamals Série 1. 3º  Pelúcia Surprizamals Série 2.

XALINGO BRINQUEDOS 1º Refrigeradores – Linha Faz de Conta. 2º  Balanço Fofossauros – Playground. 3º  Triciclo Unicórnio – Rodados.

34 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


capa YES TOYS 1º Smartphone Divertido com Som e Luz (Winfun). 2º  Pianinho Divertido (Winfun). 3º  Veículos Tunados Toque & Anda com Som (Pura Diversão).

ZIPPY TOYS

Mais uma vez, foi um prazer a oportunidade de apresentarmos os lançamentos ao mercado, encontrar e fazer negócios com os nossos principais clientes – Hellen Moreno, marketing. 1º Porta-Objetos Banquinho. 2º  Golzinho 2 x 1. 3º  Tenda Índio

ZOOP TOYS 1º Art & Craft – Coleção Dinopaint. 2º  Art & Craft em Cerâmica. 3º  Hover Ball.

36 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


/gôndola

B

Bom saber!

rinquedos educativos são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Quando brincam, meninos e meninas exercitam e aprimoram suas capacidades emocionais, intelectuais, motoras e sociais. No brincar que a fantasia acontece, facilitando a criação e expandindo o imaginário infantil.

TUMBLE TRAIN / CANDIDE Brinquedo de trem maluco que se move ao redor da trilha curvilínea, basta pressionar o botão na chaminé para iniciar. Enquanto o trem se move, a pista vai cair em todos os lugares inspirando as crianças a se levantarem e se moverem para persegui-lo! Item interativo que estimula os sentidos, capacidade cognitiva e imaginação por meio de sons, formas e texturas.

CASA MUSICAL E EDUCATIVA / ART BRINK O brinquedo estimula a criança a explorar novas experiências, auxilia na percepção de cores, letras e números. É ótimo para exercitar a coordenação motora, favorece o controle dos movimentos e promove diversão.

HIPER MASSA BRINCANDO DE ENGENHEIRO / XALINGO Use sua criatividade para fazer construções incríveis. Molde, crie texturas e misture materiais. As crianças poderão fazer paredes e telhados e construírem uma cidade, pois o jogo possui um tabuleiro de papel que tem um cenário para a criança usar da imaginação.

38 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


PRIMEIRO LIVRO DO BEBÊ / BRASBABY O brinquedo é um passatempo em formato livro para berço e carrinho. Ao apertar a capa emite som de buzina, as páginas têm diversos tecidos macios e crocantes. Acompanha um chocalho e as imagens apresentam um recorte e aba de árvore. No verso encontramos um espelho e mordedor para distração do bebê e o seu fechamento é com velcro. 

CORRIDA DE BOLINHAS E CARRINHO / ESTRELA Este é um verdadeiro labirinto para bolinhas e um carrinho. É possível brincar de duas formas com esta pista radical: com elas paralelas, ou empilhadas. Um martelinho de madeira complementa o kit e ajuda a dar a largada.

BLOCO DE CONSTRUÇÃO MAGNÉTICOS / DICAN Além de desenvolver a coordenação motora e auxiliar nas habilidades cognitivas, as Formas Magnéticas incentivam o aprendizado e o entretenimento dos pequenos. As peças permitem que as crianças a partir de 3 anos construam objetos em 2D ou 3D, incentivando o exercício da capacidade criativa e ampliando a curiosidade.

MAXILOTO ANIMAIS / ELKA Brincando livremente as crianças tendem a identificar imagens semelhantes nos tabuleiros e cartelas. São 24 fotografias de animais, divididas em quatro grupos: selvagens, domésticos, ovíparos e mamíferos. Indicado para crianças a partir dos 4 anos de idade.

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 39


/gôndola JACACARÉ DIDÁTICO / CALESITA Este divertido jacaré vai divertir e ensinar seu bebê. O Jacacaré é um brinquedo didático com cinco formas para encaixar. Ele abre a boca, tem rodinhas para empurrar e puxar. Ao mover o Jacacaré, a cauda se mexe. A tampa se abre para pegar as peças e a brincadeira recomeça.

MR/MRS POTATO HEAD CLÁSSICO / HASBRO No clássico Mr. Potato Head, troque e mude as partes do corpo, do rosto e os acessórios para fazer todos os tipos de combinações e expressões divertidas. Indicado para crianças a partir dos 2 anos de idade.

MEGA CONSTRUX POKÉMON / MATTEL Todo treinador de Pokémon luta para ser o melhor, e neste jogo a criança pode criar batalhas entre seus personagens favoritos da série animada, como Pikachu, Bulbasaur, Squirtle e Charmander. Cada conjunto vem com um ambiente para montar, deixando a imaginação livre. Ideal para crianças acima de 6 anos.

BABY LAND TRENZINHO DIDÁTICO / CARDOSO São 70 peças para a criança montar o trenzinho e o cenário que envolve a brincadeira. Estimula a coordenação motora, imaginação, percepção de cores e o aprendizado das vogais e números.

40 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


/perfil de loja

Toy Kids

“Contamos com 40 fornecedores e mais de 400 produtos diferentes”

C

om três lojas em funcionamento, incluindo uma franquia, a Toy Kids é mais um exemplo de negócio bem-sucedido no segmento de brinquedos. Criada por Victor Dórea, a rede surgiu a fim de preencher uma lacuna no mercado capixaba. Assim, passou a oferecer brinquedos diferenciados na cidade de Vitória (ES). Já envolvido no universo infantil em razão da filha pequena, o empresário fez contato com os fornecedores de brinquedos, compareceu às principais feiras nacionais do segmento e mergulhou a fundo no mercado. “Desde o início do projeto, fiz questão de incluir mais do que lançamentos, mas também os destaques e clássicos em nosso mix de produtos. Tudo para atender aos clientes da região”, relembra o idealizador.

A atividade encantou não somente seu criador, mas o público local. Por isso, a rede segue empenhada em cativar esse público e já planeja uma ação especial para o Dia das Crianças. “É um convite para que os pequenos façam parte do universo ToyKids.” Atualmente, a rede oferece desde jogos; bonecos e bonecas; produtos para bebês, tais como cadeirinhas, carrinhos de passeio e acessórios para alimentação; velocípedes e rodantes, até carros elétricos. “Contamos com 40 fornecedores e mais de 400 produtos diferentes. Procuramos ter tudo e com os melhores preços. Afinal, enquanto a criança procura um brinquedo, os pais procuram preço”, comenta Victor. Entre os mais vendidos pela Toy Kids no momento, destaque para a linha de bonecas LOL, Patrulha Canina, PJ Masks, jogos em geral e Baby Alive.

Desde o início do projeto, fiz questão de incluir mais do que lançamentos, mas também os destaques e clássicos em nosso mix de produtos. Tudo para atender aos clientes da região

42 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


OS 5 MAIS PROCURADOS 1 2 3 4 5

LOL Patrulha Canina PJ Masks Jogos Baby Alive

Atenção aos desejos dos clientes, às tendências anunciadas pela mídia (TV e internet) e aos filmes do momento são alguns pontos essenciais para o sucesso de um negócio no mercado infantil, de acordo com o proprietário. “Nossa equipe está sempre motivada e buscamos satisfazer os clientes. Atender a expectativa das crianças é nosso maior objetivo e todos trabalhamos juntos para isso”, observa. Entre os próximos passos para expansão do negócio está a disponibilização de um e-commerce prático e completo. Além disso, Victor anuncia planos para alcançar outros estados do Brasil. “Para 2018, temos boas perspectivas e inúmeros projetos. Queremos crescer em número de lojas e alcançar outras regiões”, finaliza Victor.

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 43


+

os 10

CONFIRA OS BRINQUEDOS

mais vendidos!

A seguir, conheça os produtos em alta neste início de ano

+ armarinho delmar [rio de janeiro] 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º

Amoeba – Good Look Hot Wheels – Mattel Prancha Boby Board – Surf Radical LOL – Candide Baby Toys Set – Pica Pau Massinhas Play Doh – Hasbro Shopkings – DTC The Grossery Gangs – DTC Pop Joy – Bambola Baby Alive – Hasbro

azul e rosa brinquedos + educativos [são paulo] 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º

Futebox – Mitra Bola ao Cesto – Soft Mel ZigZag – Bohney Vale dos Dinossauros – Simque Dog Bloc – Artyara Maria Fumaça com Pinos – Guigui Bola ao Alvo Cores – HSB Era uma vez... Clássicos – Bate Bumbo Bichos Grávidos – Bichos de Pano Caminhão Toc-Toc – Top Toy

+ blanc toys [são paulo] 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º

44 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

Boneca LOL – Candide Carta Pokemón – Copag Twozies – DTC Jogo Água Pesca – Fenix Shopkins – DTC Play Foam – Crayola Raspa Mix – DTC Jogo Genius para Viagem – Estrela Num Noms – Candide Beanie Boos – DTC


+ dinolândia [piauí] 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º

Hot Wheels Carrinhos Básicos – Mattel Amoeba, 110 g – Asca Toys LOL 7 Surpresas – Candide LOL 7 Surpresas Série Glitter – Candide Shopkins Banca de Fruta – DTC LOL 7 Surpresas Pets – Candide Jogos Pokemón Booster – Copag Massa de Modelar Play Doh – Hasbro Amoeba, 180 g – Asca Toys Shopkins Blister Kit com 12 – DTC

+ hobby planet [são paulo]  ula-pula brinquedos + pcriativos [bauru/sp] 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º

Ziz Zag – Bohney Pato na Rampa – Bohney Kit Pintura Unicórnio – Brincadeira de Criança Cavalo Pocotó – Lovely Trenzinho de Letras – Artyara Caminhão Zootrans – Carimbrás Carro de Boneca Baby Car – Junges Brinquedos Bolsinha para Pintar – Toyster Fantoches – Gonzaga Bonecas de Pano – Juna Baby

1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º

LOL 7 Surpresas – Candide LOL Pets 7 Surpresas – Candide Nerf Nitro Throttleshot Sortimento – Hasbro Robo Alive – DTC Hot Wheels City Conjunto Básico Sortimento – Mattel Bunch o Ballons – DTC Color Me Mine - Bolsa Trend – DTC Picoleteria e Sorveteria – Calesita Lab 40 – Estrela Beanie Boos Médio – DTC

+ toymania [e-commerce] 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º

46 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

Barbie Real Casa dos Sonhos – Mattel Patins Clássico 4 Rodas – Fun Divirta-se LOL 7 Surpresas – Candide Hot Wheels Fúria do Dragão Conj. – Mattel Frozen-Veloban Passeio Frozen Disney – Bandeirante Jogo Banco Imobiliário – Estrela Bicicleta Cecizinha 12 Rosabranca – Caloi Piscina Girafa Divertida 53 L – Intex Rummikub Jogo – Grow Barbie Real Trailer dos Sonhos – Mattel


pesquisa

Mercado de brinquedos 2017 The NPD Group monitora o setor em 13 países, incluindo os Estados Unidos e o Brasil, e aponta tendências para os negócios.

2017 FOI O MELHOR ANO PARA O MERCADO GLOBAL DE BRINQUEDOS MUNDO: +US$ 90 bi     

     BR ASIL: +R$ 5,6 bi

Fonte: The NPD Group | Sim2M – Dado projetado para 100% do mercado

BRASIL – CENÁRIO MACROECONÔMICO

O mercado de brinquedos brasileiro cresceu +2,2% no ano de 2017 CONTEXTO Taxa de desemprego 2017: queda de 13,7% (Q1) para 11,8% (Q4) • PIB 2017 de 1,0% (2 anos de recessão)

• 

Saque de R$ 30 bilhões das contas inativas de FGTS Crescimento de 2% do varejo vs. 2016 • Queda na inflação: 2,95% (-3,3 p.p.) vs. 6,29% em 2016 • •

Fontes: Sim2M – 2017; IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –; Banco Central

G12 TOYS - CRESCIMENTO E DECLÍNIO POR PAÍS Dentre os 13 países, 7 apresentaram aumento no faturamento do mercado de brinquedos

MÉXICO RÚSSIA HOLANDA CANADÁ BÉLGICA BRASIL ESPANHA EUA ALEMANHA ITÁLIA FRANÇA AUSTRÁLIA REINO UNIDO

12,0% 11,1% 2,9% 2,7% 2,3% 2,2% 1,7% 1,0% -0,1% -0,2% -0,8% -1,7% -2,8%

Fonte: The NPD Group | Sim2M – 2017

48 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

MERCADO – DESEMPENHO DOS MESES SAZONAIS 14,6%

3,0%

3,7%

2,8% 0,5% -0,5%

-0,5% -5,0% JAN-SET

OUT

NOV

DEZ

JAN-SET

OUT

NOV

DEZ

Venda para o Dia das Crianças cresce 2,7% após dois anos de queda 28% dos brasileiros utilizam a Black Friday para antecipar as compras de Natal A Serasa Experian sugere que seja o melhor Natal em 7 anos Fontes: The NPD Group | Sim2M – 2017; Terra e O Globo; Serasa Experian


G12 E BRASIL – TOP LICENÇAS QUE MAIS FATURARAM EM 2017 G12

BRASIL – TOP LINHAS DE 2017

BRASIL

ITEM

FABRICANTE

1º - TOTAL DC COMICS

1º - TOTAL MARVEL

1º - CARRO HOT WHEELS

2º - CARROS

2º - BARBIE

2º - BONECA LOL 7 SURPRESA

3º - HATCHIMALS

3º - BABY ALIVE

3º - CONJUNTO 5 CARROS HOT WHEELS

Mattel

4º - L.O.L. SURPRESA!

4º - TOTAL DC COMICS

4º - BONECA BARBIE FASHION / CARRO HOT WHEELS

Mattel

5º - TRANSFORMERS

5º - HOT WHEELS

5º - BONECA MIRACULOUS LADYBUG

6º - PJ MASKS

6º - FISHER-PRICE

6º - VEÍCULO COM FIGURA PATRULHA CANINA

Sunny CA

7º - LEGO BATMAN

7º - PLAY DOH

7º - BONECA LOL 5 SURPRESA LIL SISTER

Candide

8º - DISNEY MOANA

8º - NERF

8º - PELÚCIA BEANIE BOOS

9º - BEYBLADE

9º - POLLY

9º - BONECO MAX STEEL SORTIMENTO BÁSICO

Mattel

10º - FINGERLINGS

10º - PATRULHA CANINA

10º - BONECA BARBIE PRINCESA BÁSICA

Mattel

Fonte: The NPD Group | Sim2M – 2017

Mattel Candide

BBRA/Baby Brink/Rosita

DTC

Fonte: Sim2M – 2017

Tendências G12 – COLECIONÁVEIS: US$ 4 BILHÕES EM VENDAS EM 2017, AUMENTO DE +14% EM RELAÇÃO A 2016

1 a cada 8 brinquedos é colecionável

20%

10%

9% 6%

6% 3%

BRASIL

EUA

GRÃ-BRETANHA

HOLANDA

MÉXICO

ALEMANHA

8% das vendas em dólares

LANÇAMENTOS: EM SEMANAS E NÃO EM MESES

L.O.L. Surpresa! #1 brinquedo no grupo EU5, inspirado pelos unboxings do marketing 100% on-line! Fonte: The NPD Group | Sim2M − 2017

Fonte: The NPD Group | Sim2M − 2017

UNBOXING : UM MERCADO QUE NÃO PARA DE CRESCER

Assinaturas de caixas surpresa cresceu +100% a.a. nos últimos 5 anos. • + $ 2,6 bilhões em 2016 (US$ 57 milhões em 2011). • FunToyzCollector tem +10 bilhões de visualizações e 6,8 milhões de seguidores. • No Brasil, dos 100 canais de maior audiência no YouTube, 36 são direcionados para crianças. • 

Fontes: Análise McKinsey; Geração YouTube

BRASIL – INFLUÊNCIAS NA LISTA DOS KIDS

Para as crianças brasileiras, personagens e comerciais de TV são os fatores que mais influenciam a compra PERSONAGEM LICENCIADO COMERCIAL DE TV AMIGOS INTERNET MARCAS EMBALAGENS ATRATIVAS

37% 35% 28% 26% 24% 21%

Fonte: SPC Brasil 2017 – Entrevista com crianças e adolescentes de 11 a 16 anos de idade

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 49


/empresa

CANDIDE COMPLETA

50 anos!

“Nosso desafio é manter a linha atual e relevante para os consumidores”

A

tuando de maneira inovadora no segmento de brinquedos desde 1968, a Candide construiu uma bela trajetória e hoje figura entre os líderes do setor. Presente nas principais redes varejistas do Brasil com produtos importados e nacionais, a empresa desenvolveu um vasto mix de brinquedos. Carros de rádio-controle e roda livre, drones, produtos com reconhecimento de voz, bonecos com mecanismo, pelúcias, bonecas e minibonecas, lançadores de dardos e de água e games são alguns dos produtos em linha atualmente. Criatividade e tecnologia são a base de desenvolvimento das linhas da empresa. “Nossos brinquedos primam pela diversão e colaboram na formação

Linha LOL Surprise distribuída com exclusividade pela Candide. No topo, Cheeki Mees

50 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

dos pequenos, por meio de uma atmosfera lúdica e tecnológica”, conta o gerente Bruno Verea. Segundo o executivo, o grande desafio da indústria é acompanhar as mudanças de comportamento do público infantojuvenil, uma dinâmica cada vez mais rápida. “As crianças estão sempre mudando e nos empenhamos em compreender e acompanhar esse processo para oferecer a elas os melhores brinquedos do mundo. Nosso desafio é manter a linha atual e relevante para os consumidores.” Assim, sem perdê-los de vista, a Candide desenvolve produtos distintos para meninos e meninas e com diferentes faixas de preço. Alinhada ao uso de modernos recursos tecnológicos, a Candide também passou a investir em licenças como diferencial para as linhas de brinquedos. Spider-Man, Hot Wheels, PJ Masks, Master Chef Junior, Justice League e Marvel compõem grande parte da produção comercializada pela empresa, além dos itens de marcas próprias como as coleções H-18 e Garagem S.A. Ao completar 50 anos, a marca traz novos itens em praticamente todas as categorias trabalhadas. Durante a feira Abrin 2018, os visitantes comprovaram o clima de festa no estande e a indiscutível qualidade da coleção. Entre as atuais apostas da empresa, estão as linhas femininas Num Noms, Kekilou, LOL Surprise (distribuidor exclusivo no Brasil), Cheeki Mees, Smooshins e Pomsies. Já para os meninos, a Candide acredita no sucesso de Smashers, KK Móvel, Crate Creatures, Exogini, Garagem S.A. e X-Shot. Sem dúvida, um catálogo de produtos digno de comemoração!


C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


/consumidor

pai

O QUE UM PROCURA NOS BRINQUEDOS?

O

que me motiva a comprar um brinquedo para meu filho de 3 anos? Penso que os brinquedos são essenciais para o desenvolvimento infantil; eles contribuem com o processo de aprendizagem, estimulam a organização, a experimentação, a autonomia, a coordenação motora, a socialização, entre diversos outros benefícios contidos neles e no ato de brincar.

hora da compra. Como pai, eu estou à procura da experiência que aquele brinquedo irá proporcionar. Por isso, os fabricantes precisam oferecer alguma forma de experiência no momento da compra; as novas tecnologias podem ajudar bastante e alguns fabricantes já estão mudando a forma de interagir com os pais.

A importância da embalagem e do atendimento

Eu tento equilibrar essa questão do tipo de brinquedo. Gosto de comprar brinquedos considerados educativos, mas também acho que todos os brinquedos cumprem um papel interessante no desenvolvimento infantil. Acho importante também respeitar o gosto da criança na escolha; às vezes, eu percebo que a brincadeira com um simples carrinho abre um universo grande de aprendizagem. Respeitar o “olhar da criança” me parece essencial – obviamente, com supervisão e orientação.

Considero as informações na embalagem superimportantes. Na minha opinião, a caixa deve informar, ilustrar e exemplificar as principais formas de brincar; deve dar instruções precisas de montagem e uso. A experiência física do brinquedo começa na sua embalagem. Algumas embalagens são tão bem-feitas que a gente até guarda, sem rasgar! Os fabricantes devem estar atentos a isso. Mais que informações, faltam experiências na

A variedade é importante

Atenção ao atendimento

Henry Assef é pai de Davi, de 3 anos, e está sempre muito atento ao desenvolvimento do filho, além de saber que a brincadeira é essencial nessa etapa da vida.

52 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

Em geral, o atendimento nas lojas é bom. Porém, boa parte dos lojistas ainda vende brinquedos da mesma maneira que vendia há 20, 30 anos. Ainda existe um modelo de abordagem muito mais focado em simplesmente vender do que realmente atender, despertar desejo e emoção no cliente. Como consumidor ativo de brinquedos, penso que uma loja com uma mera exposição de produtos está com os dias contados. A loja de brinquedos de verdade é um espaço onde a criança se sente à vontade; pode brincar, correr, desfrutar de todo aquele universo lúdico.

Encontrando inspiração

Procuro novos brinquedos nas próprias lojas, em eventos e na internet. Aliás, vejo a internet com um papel cada vez mais relevante nesse mundo do brinquedo. O meu filho de 3 anos adora ver vídeos de outras crianças brincando e recentemente me fez um pedido inusitado: “Papai, quero ter um canal no YouTube!” – na hora, pensei: “E agora?”. Na semana seguinte a gente começou a brincar e gravar vídeos para o seu canal, chamado Davi Assef – Vida de Davi. Tem sido uma experiência interessante.


mãe

O QUE UMA PROCURA NOS BRINQUEDOS?

P

ara acertar nas escolhas, procuro sempre observar minhas filhas. Não somente brincando, mas também nos interesses que aparecem nas conversas, na resolução das atividades da escola ou quando assistimos televisão.

O brinquedo perfeito

Para mim ele existe sim e é aquele que permite que elas brinquem livremente, sem impor conceitos ou um jeito de brincar. Nesse sentido, gosto de brinquedos que as desafiem, instiguem, provoquem. Sempre encontramos brinquedos nessa proposta, se olharmos com atenção. Para escolher brinquedos, procuro novidades normalmente pela internet, e acho de extrema importância compartilhar experiências com outros pais que revelem sobre sua qualidade, ludicidade e proposta. Isso é sempre positivo para nossa família.

E quais são seus brinquedos preferidos como mãe? Acho que tem dois caminhos: ou brinquedos tradicionais, que evoquem o livre brincar, a imaginação, como os educativos e os de madeira; ou brinquedos que inovem e usem a tecnologia, mas sem dar a brincadeira pronta, como acontece com alguns por aí. Além de ter como preferidos aqueles que são de interesse das minhas filhas, ou que despertem nossa curiosidade e interesse pela novidade, inovação ou proposta inteligente. Não posso me esquecer também de citar os brinquedos que têm, já na caixa, todas as informações do produto para que eu possa me decidir acertadamente pela compra.

Relação consumidores x fabricantes/lojistas

Sinceramente, eu não acredito que os fabricantes e lojistas de brinquedos deem ouvidos à opinião dos clientes sobre seus produtos e atendimento; acredito que eles deveriam utilizar as plataformas digitais para atender os seus consumidores individualmente e, assim, fidelizá-los.

Rafaella Iwakura é mãe de duas menininhas, a Ana Keiko, de 4 anos, e a Cora de 2. Ela diz observar as meninas para que elas se desenvolvam nas suas atividades diárias.

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

/ 53


/ponto de venda

Derrubando

AS PAREDES DO SEU PDV

S

ua loja ainda tem paredes? Então, amigo, você está com problemas... Calma! Nada de pegar a marreta e sair demolindo tudo! Se você é dono de um comércio, mesmo que não seja de brinquedos, já deve ter ouvido falar de omni channel, que, numa tradução literal, significa todos os canais. O conceito é muito parecido com isso mesmo: estar presente para seu consumidor em todos os canais possíveis e disponíveis. Ter uma loja online funcionando e um perfil no Facebook não significa que o seu varejo está atualizado. Na verdade, ele apenas iniciou um processo de atualização, mas com o acesso a tantas tecnologias e a facilidade e diversidade nas formas de comunicação, vender produtos ao consumidor contando apenas com sua loja física e um site é algo cada vez mais raro. Atuar em omni channel significa estar presente em todas as plataformas onde seu cliente se encontra e relacionar-se com ele de maneira integrada em todas elas. Mais ou menos assim: o perfil de sua loja no Facebook deve complementar uma informação que foi compartilhada no Instagram, fornecendo dados complementares e ampliando as possibilidades de vender ao consumidor. No Face, o consumidor pode interagir para tirar dúvidas e decidir comprar por um clique (no próprio Face ou pela loja de e-commerce) ou ainda entrando em contato por meio do WhatsApp, onde alguém fornecerá informações e um link onde ele fechará a compra com seu smartphone. Mas se o produto tiver alguma especificação mais personalizada ou se o consumidor preferir economizar no frete, ele pode decidir retirar o produto de sua compra na loja física, onde um vendedor irá identificá-lo e concluir o processo de atendimento de maneira integrada. Ufa! A fidelidade do consumidor de hoje passa por critérios que sempre foram tradicionais (atendimento,

preço, confiança), mas também por novos critérios que definem onde ele irá comprar. Facilidade de acesso, navegação amigável no mobile e respostas rápidas às suas dúvidas são critérios tão (ou mais!) valorizados do que um vendedor bem treinado ou uma vitrine atrativa. Se algum outro varejo o atende melhor na rede social, seu consumidor não hesitará em trocar anos de relacionamento pela facilidade de acesso a outras lojas. Em 2017 a PDV Active iniciou seu primeiro projeto de Varejo Digital com um cliente do setor de Pesca Esportiva – a Betinho Fishing Adventures. A disponibilidade de investimento era pequena e os canais de comunicação com o consumidor atuavam de forma isolada. Em seis meses, novos canais de relacionamento foram criados integrados aos já existentes. Uma nova loja online foi criada, contemplando não apenas produtos, mas incluindo serviços como cursos e viagens. A forma de apresentação dos produtos foi retrabalhada e, com o retorno de vendas alcançado nos primeiros meses, os investimentos puderam ser ampliados e novas categorias de produtos e serviços começaram a ser disponibilizadas. Atualmente, o cliente vê o produto no programa de TV a cabo ou nos conteúdos frequentes disponibilizados nas redes sociais, busca detalhes no site da empresa ou diretamente pelo WhatsApp ou telefone da loja física; conclui sua compra por e-commerce e muitas vezes retira pessoalmente na loja para conhecer o Betinho. O próximo passo é utilizar a receita do aumento das vendas para financiar os processos de automatização da loja física, automatização do controle de estoques e melhoria da gestão de produtos. A velocidade de evolução do processo depende dos níveis de investimento disponíveis pelo varejo, mas o mais importante é que seu negócio estará em marcha contínua na direção da digitalização e excelência no relacionamento com os clientes.

Marcelo Rossi é CEO da PDV Active – marcelo@pdvactive.com.br

54 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


análise de especialista/estratégia

O VAREJO DE

A

verdade

tendentes sorridentes, loja cheia, arrumada e climatizada. Quando entro em algumas lojas de varejo tenho a nítida impressão de que estou “perdido no paraíso”; lojas sempre muito organizadas, grandes, complexas, mas, onde está mesmo o que quero? Aquele produto que pesquisei na internet está aqui? Se não está, os atendentes sorridentes sabem do que se trata e onde está? Fato que nós, consumidores, estamos cada vez mais impactados pelo tecnostress (termo usado para o stress gerado pela utilização de tecnologia da informação – tais como smartphones, em nosso dia a dia). Queremos tudo o que buscamos a “toque de caixa”, com os melhores serviços e condições comerciais. Mas você já reparou que muito comumente o varejo não evoluiu o suficiente para atender a demanda de “estressadinhos e seus celulares” em lojas? Quase sempre encontramos lojas muito bem estruturadas fisicamente, com gôndolas cheias, preenchidas (o que não necessariamente significa que possuem a variedade e profundidade de categoria de produtos que os clientes-alvo possam procurar), porém, com colaboradores pouco preparados, informados e realmente capazes de fazer a diferença no momento de decisão de compra. Nem todos os varejistas brasileiros se conscientizaram de que investimentos em pessoas podem ser o grande diferencial esperado. Não basta ter gôndolas preenchidas e loja tematizada. Isso pode resultar ao que chamo aqui de “Perdidos no Paraíso”. Clientes se frustram quando não encontram respostas rápidas ao que procuram porque estão cada vez mais bem informados e sabem exatamente o que buscam e a que preço. Basta acionar o potente celular em mãos para saber variedades, informações técnicas, preços e tudo mais. A maior parte das redes de varejo no Brasil ainda conta com colaboradores pouco treinados, desmotivados e com pouca informação sobre estoques, preços,

localização e informações de produtos e promoções. A tecnologia da informação (uso de aparelhos mobile nas mãos dos colaboradores de varejo) tem se mostrado uma grande aliada do empoderamento que se pode entregar aos colaboradores do “chão-de-lojas” para que realmente possam fazer a diferença no mundo do varejo. Precisamos de gente com respostas rápidas no chão-de-lojas, que saiba responder com informações precisas e atender aos anseios dos “tecnostressados”. Não é possível que um atendente de varejo não tenha um dispositivo mobile (coletor de dados ou smartphones) com informações relevantes e atualizadas para uma boa prestação de serviços – se estamos falando de grandes lojas de varejo, obviamente. Neste universo, um colaborador ou atendente deveria saber administrar muitos itens. Os clientes do futuro darão menos valor à estrutura física do varejo, mas estarão ainda mais sensíveis e atentos à capacidade de resposta no momento de decisão de compras. Temos ouvido termos como o no-friction, ou “atrito zero”, que representam o desejo de que o varejo se capacite, se prepare, para que vendas sejam realizadas de maneira rápida, tranquila e precisa, sem filas, sem burocracias e rapidamente, de forma conveniente. Para não criar grandes lojas nas quais o cliente simplesmente se perde em seu paraíso, precisamos de investimento em pessoas, lideranças, tecnologia da informação nas mãos e mentes de profissionais engajados. Somente assim os “tecnostressadinhos” de hoje e de amanhã terão motivação para continuar visitando lojas físicas e comprando produtos e serviços. Vamos às lojas apenas porque queremos ver, tocar, falar com alguém e ter experiências positivas. Caso contrário, Mercado Livre, Alibaba e afins resolveriam grande parte de nossas decisões e conclusões de compras. Obter crescimento em vendas, fidelização e resultados no varejo dependerá do emprego de tecnologia, capacitação e liderança. Pense nisto!

Mauricio Godinho é diretor de novos negócios da GIC.

56 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA


PARTICIPE DA MAIOR FEIRA DE PRODUTOS PARA BEBÊS E CRIANÇAS DO MUNDO!

Comitiva EP Grupo

A MAIOR FEIRA DE PRODUTOS PARA BEBÊS E CRIANÇAS DO MUNDO.

17 a 25

SETEMBRO COLÔNIA - ALEMANHA

2018

• 1.200 expositores de 50 países • Oportunidades únicas para sua empresa • 22.000 visitantes, networking exclusivo e qualificado • Entre em contato e saiba tudo sobre o pacote de viagens que montamos para você Para mais informações: (11) 5092-5588 | marketing@epgrupo.com.br

Realização:


9ª FEIRA DE ARTIGOS DE NATAL, DECORAÇÃO E PRESENTES

NDÊNCIAS A FEIRA QUE LANÇACETE SU SSO DE VENDAS. E ANTECIPA O QUE SERÁ SU PROGRAME SUA VISITA.

1a 4 10 às 19h 2018

CREDENCIAMENTO GRATUITO feiranatalshow.com.br #NatalShow2018

Promoção / Organização

EXPO CENTER NORTE SÃO PAULO

Montadora Oficial

Transportadora Oficial

Op. de Viagem

Afiliada à

Local de Realização


1-4 2018 EXPO CENTER NORTE

JUNHO 10h às 19h SÃO PAULO - SP

Prepare-se para as novas oportunidades de negócios no universo de doces e confeitaria

O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR:

doces • confeitos • snacks • embalagens • acessórios • máquinas • equipamentos • matéria-prima •

CREDENCIAMENTO GRATUITO

integrado à Salão


/representante

Gilson Pestana A

trajetória de Gilson Pestana teve início em 1986, no departamento pessoal de uma distribuidora de brinquedos. Ao completar 18 anos de idade, o jovem foi trabalhar na Souza Cruz, onde permaneceu por um ano e meio. Porém, em 1991 retornou para o mercado de brinquedos e, assim, despertou para uma paixão que já dura quase 27 anos. Em abril de 2006, Gilson foi contratado como gerente nacional do Centro Atacadista Barão, sendo responsável até hoje pelas vendas de todo o Brasil. “Atualmente, contamos com mais de 5 mil clientes pelo País”, conta. Apoiar e contribuir para o desenvolvimento da equipe, atuando lado a lado em campo, dividindo experiências e aprimorando as estratégias, a fim de

Gilson atuando como gerente comercial em diferentes momentos da carreira

60 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

desenvolver os clientes e o mercado como um todo, são os principais objetivos do gerente. “Busco explorar ao máximo as oportunidades existentes, assim como valorizo cada parceria com os clientes. Este é o nosso diferencial”, garante. Gilson conta que no grupo Barão a diversão começa pelo pedido do lojista. “Quando o cliente compra a marca Fun, nosso compromisso é fazer jus ao nome.” Não por acaso, a linha como um todo tem excelente giro. “Além disso, a marca ainda atua fortemente nas mídias sociais e nossa equipe age rapidamente com soluções pontuais.” Não faltam benefícios aos clientes e muito menos motivação para a equipe atuar no setor de brinquedos. “São 26 anos de muitas conquistas, uma vida inteira neste mercado lúdico e apaixonante! Hoje, há 12 anos como responsável pelas vendas do Centro Atacadista Barão, posso dizer que somos um time apaixonado, comprometido e vitorioso.” Para Gilson, amor é determinante para o sucesso em qualquer atividade. “Ao colocar o coração naquilo que se faz, nos aperfeiçoamos e tanto os clientes como o mercado percebem a diferença”, finaliza.


32ª Feira Internacional de Produtos para Papelarias, Escolas e Escritórios

Novidades imperdíveis, conteúdo indispensável, fundamental para seus negócios. CREDENCIAMENTO GRATUITO

Promoção/Organização

Patrocínio

05-08 05-07: 11 às 20h 08: 11 às 18h

escolarofficebrasil.com.br

Apoio

Montadora Oficial

Transportadora Oficial

2018

#EscolarOffice2018

Operadora de Viagem

Afiliada à

Local de Realização


Participe do maior evento do setor infantil da América Latina mais de 300 marcas expositoras mais 15 mil m² de novidades

+ Passarela de Desfiles

Showroom de Puericultura

Forum de Tendências

Afiliado à

Certificação

Agência de Turismo

Revista Oficial Pueri Expo


51ª edição

3ª edição

pueriexpo.com.br

t016.com.br

07 - 10 Junho 2018

Expo Center No e • Pavilhão Vermelho • São Paulo • Brasil

Revista Oficial FIT 0/16

magazine

Local

Organização


\quando estou de folga/

Daniel surfando na praia Las Flores, em viagem a El Salvador

Daniel Pighin, CAI NA ÁGUA!

A

primeira prancha de surfe foi um presente despretensioso recebido aos 12 anos de idade de um amigo da família. Mas a brincadeira de cair no mar despertou no futuro empresário da Zr Toys, Daniel Pighin, uma paixão para a vida toda. “Foi amor à primeira vista. Lembro que era uma prancha da Rip Wave de 6,4’, um modelo que vinha com um deck de borracha na frente e, até me acostumar, fiz muitas feridas na barriga. Depois dessa temporada de férias, nunca mais parei de surfar. Pode fazer frio, chover, não importa. Se tiver onda, estou na água”, conta. Ponto de equilíbrio para a hiperatividade de Daniel, o surfe é uma válvula de escape para o diretor. “Meus sócios na Zr Toys, Osvaldo Nakashima e Ricardo Lavin, até já sabem quando estou sem surfar. [risos]. Às vezes, vou até o Guarujá, litoral de São Paulo, que fica a 40 minutos da minha casa. Quando tenho mais tempo, vou para Juquehy repor as energias.” Ao longo dos anos, o esporte proporcionou inúmeros momentos emocionantes para Daniel. “O mais marcante foi ver meu filho sobre a prancha. Pude assistir de perto a emoção do garoto ao vencer aquele desafio. Foi inesquecível!” Por isso, ele não pretende parar tão cedo. “Vou surfar até o dia que não aguentar mais”, finaliza.

64 /

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA

Daniel e seu filho Lucas juntos, curtindo o tempo livre com a cachorra Malu


EVENTO B2B PARA UM MERCADO QUE FATURA R$50 BILHÕES! CONTEÚDO DINÂMICO E INOVADOR, QUE FARÁ VOCÊ ENTENDER PORQUE A GERAÇÃO ALPHA MUDARÁ O MUNDO.

QUAIS AS ESTRATÉGIAS DE SUCESSO? 26 DE JUNHO

HOTEL UNIQUE | SÃO PAULO MAIS INFORMAÇÕES:

www.kidsexperience.com.br ou pelo telefone: (11) 5092-5588

REALIZAÇÃO

CURADORIA DE CONTEÚDO

APOIO


EPGRUPO_EXPOLATAM2018_Anuncio_205x275.pdf

1

06/04/18

12:13

Branding, Marketing, Experiência e Conteúdo FAÇA COMO MAIS DE 2.000 VISITANTES E PARTICIPE TAMBÉM DA PRINCIPAL FEIRA DE LICENCIAMENTO DE MARCAS E PERSONAGENS DA AMÉRICA LATINA!

Agora, somos C

LICENSING

M

L ATA M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

EXPOSITORES CONFIRMADOS

28 e 29

de agosto 2018

8h às 19h

Grand Hyatt - SP R E A L I Z AÇ ÃO

P U B L I C AÇ ÃO O F I C I A L

APOIO

Mais informações: www.expolicensinglatam.com.br ou (11) 5092-5588


Revista Espaço Brinquedo #90  
New