Issuu on Google+

espaço brinquedo revista

www.espacobrinquedo.com.br ano 9 nº 53 fev/mar

| ano 9 | nº 53

1,2,3... Valendo! www.espacobrinquedo.com.br

Mercado de brinquedo inicia o ano, com a realização de grandes feiras internacionais. Confira a cobertura completa!

CAPA_EB-53.indd 1

2/15/12 3:57 PM


ANUNCIO_4x4.indt 2

2/1/12 9:52 AM


ANUNCIO_4x4.indt 3

2/1/12 9:53 AM


[índice]

20 8 Feedback 10 Panorama 18 Entrevista – Fnac

50

20 Em foco – 9º Prêmio Revista Espaço Brinquedo 28 Capa – Feiras internacionais de brinquedo 40 Papo de especialista – e-commerce 44 Mercado – Panorama do setor em 2011 50 Gôndola – Páscoa 54 Em destaque – Pesquisa aponta desafios e planos 58 Os 10+ 64 Licenciamento – Top Five 66 Perfil de Loja – Vila Brinkê 70 Papo de especialista – PDV 78 Representante 80 Se fosse criança 82 Zoom

Indice.indd 4

64

2/15/12 5:14 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 4:44 PM


[editorial]

Bem-vindo, Ano 9 – Ed. 53 – fev./mar. – 2012 Espaço Palavra Editora e Arte Ltda. [ Direção-geral e jornalista responsável ] Marici Rosana Ferreira (MTb 36727) [ Revisão ] Renata Del Nero [ Redação ] Camila Guimarães Kika Martins [ Arte ] Wilson Alves Victor Ichiba [ Marketing ] Livia Gimenes Luiz Paulo Ferreira [ Departamento comercial ] Alessandra Aragon Frate Daiane Cássia

É

2012!

com a certeza de que este ano será ótimo para o setor nacional de brinquedo que iniciamos nosso trabalho. Esse olhar positivo é reflexo dos profissionais com os quais conversamos para a matéria “Mercado”. O balanço é de aprendizado, expansão e muito trabalho pela frente. No fim de 2011 os destaques do ano foram contemplados com o 9º Prêmio Espaço Brinquedo. A cobertura do evento que reúne o mercado é um dos destaques da primeira edição do ano. O que aconteceu nas principais feiras internacionais de brinquedo? Você confere em nossas páginas. As novidades, tendências e temas em pauta no mundo do brinquedo estão na cobertura dos eventos de Hong Kong, Nuremberg e Nova York. Os lançamentos para montar o mix de Páscoa de sua loja estão na Vitrine. Os brinquedos mais vendidos no Natal e os personagens mais procurados na data estão em os 10+ Natal e em licenciamento, respectivamente. Entrevista, artigos, pesquisa, perfil de loja, representantes... A primeira edição de 2012 está com tudo!

[ Assistente administrativa ] Natânia Soares [ Administração, publicidade e redação ]

Aproveite o conteúdo! Ótimos negócios e até a próxima.

Rua Arapapi, 45 Moema - São Paulo/SP CEP: 04516-020 Tel. (11) 5092-5588 / (11) 5094-0403

Marici Ferreira marici@epeditora.com.br

E-mail: contato@epeditora.com.br [ Assinaturas ] (11) 5092-5588 ou pelo site www.epeditora.com.br

As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores e podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte. As fotos utilizadas nesta edição pertencem ao banco de imagens da Revista Espaço Brinquedo e podem ser utilizadas, desde que citada a fonte. A Revista Espaço Brinquedo possui distribuição nacional para proprietários, diretores, gerentes, compradores, lojistas e demais pessoas envolvidas com lojas de brinquedos, artigos infantis, magazines, supermercados, atacadistas, fabricantes, papelarias, armarinhos e bazares.

Wilson Alves

Camila Guimarães

Kika Martins

Daiane Cássia

Alessandra Frate

Victor Ichiba

Livia Gimenes

Natânia Soares

Luiz Paulo Ferreira

Marici Ferreira

Editoral.indd 6

2/15/12 10:12 AM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 4:45 PM


[feedback]

Caro leitor, esta página foi criada especialmente para você! Queremos saber sua opinião sobre a Revista Espaço Brinquedo. Sugestões, críticas, ideias de pautas também serão bem-vindas. Faça parte da publicação!

“Profissionalismo com visão, inspiração. Trabalho com competência, amor e prazer pelo que faz. Carinho que se tem por um filho. Muito carinho, pois a cada 60 dias nasce um. Assim vejo a Espaço Brinquedo. Como resultado da dedicação de sua maravilhosa equipe. Vitrine para quem anuncia: o que não é visto não é comprado. Fonte de atualização. Elo para quem atua no segmento. Indispensável. Devíamos brindar com champagne francês servido em taça de cristal da Boêmia, quando recebemos uma nova edição.” Dirceu Lopes Diretor da Auge Representações

“Acompanho da revista desde a primeira edição e posso dizer que o veículo só tem crescido, sendo hoje a revista mais interessante em nosso mercado. As matérias são interessantíssimas tanto para o lojista quanto os fabricantes, sempre buscando temas em evidência. Gosto muito também da cobertura sobre as feiras, mostrando lançamentos e tendências do mercado, evidenciando, sempre, as licenças mais usadas no momento. A equipe esta sempre presente em todos os eventos buscando novidades e alternativas para nosso mercado! Enfim, a Espaço Brinquedo continua crescendo e com muito mérito. Graziela Mason Diretora de marketing da Brasilflex  

“É bom saber que há no mercado uma publicação na qual os produtos da Turma da Mônica e a indústria, como um todo, são tratados com a seriedade que merecem. Que a Espaço Brinquedo seja sempre a revista em que o brinquedo tem espaço.” Equipe Mauricio de Sousa Produções

Escreva para a redação! – camila@epeditora.com.br – kika@epeditora.com.br Espaço Brinquedo Revista

feedback.indd 8

8

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 10:15 AM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 4:46 PM


[panorama]

Sunny Brinquedos investe em TV corporativa A Sunny trouxe mais uma novidade para o mundo dos brinquedos. Durante as compras, os clientes poderão assistir a vídeos com comerciais das linhas e o passo a passo sobre os brinquedos Ben 10, Power Rangers, Playmobil, Lançadores Xploderz e Max force em 75 TVs de LCD espalhadas entre lojas, magazines e revendedoras com a finalidade aproximar o cliente do universo dos brinquedos. As TVs são customizadas com o formato do logo da Sunny. Para a empresa, a tecnologia digital também resultará positivamente nas vendas já que aproximará o cliente do produto. A expectativa de crescimento é de 15%. Fonte: Promoview - 4/1/2012.

Canal infantil Gloob apresenta marca

Toys & Kids Rússia Entre os dia 14 e 16 de março, será a vez da cidade de Moscou realizar sua feira anual de brinquedos e artigos infantis – a Toys & Kids Rússia, no Crocus Expo IEC. A exposição será visitada por profissionais do mercado, vindos de todas as partes do mundo. Brinquedos mecânicos, de ação, feitos em madeira, jogos, livros, brinquedos educativos, bonecas, pelúcias, eletrônicos e ao ar livre são algumas das categorias expostas a cada edição. Em 2011, o evento registrou a presença de 246 expositores e 7.023 visitantes, de 13 países. Entre eles: atacadistas nacionais e internacionais, comerciantes de brinquedos da Rússia e de outros países do Leste Europeu, representantes do governo russo, representantes de instituições de ensino e culturais. O evento, organizado pela CJSC RNTA Expo, Spielwarenmesse e G e RNTA - Russian National Toy Association, apresentará as novidades e tendências do setor. Para obter mais informações, entre em contato com Anna Antoshina, do CJSC, pelo telefone: +7 495/2588032.

Espaço Brinquedo Revista

Panorama.indd 10

Com previsão de estrear na TV paga ainda neste semestre, o canal infantil Gloob já possui uma identidade visual, que remete aos brinquedos e às lembranças da infância. A marca foi desenvolvida pela área de Criação e Arte da Globosat e apresenta as letras do nome Gloob como se fossem cubos geométricos, nas cores azul, amarelo, verde, roxa e rosa. Com o canal, a Globosat pretende ingressar no gênero infantil, que é responsável, na média, pelas maiores audiências registradas na TV paga. Por enquanto, pouco foi divulgado sobre o estilo do Gloob e as estratégias de conquista do público-alvo. A Globosat já divulgou que será voltado a crianças entre 5 e 8 anos de idade. Fonte: Meio & Mensagem – janeiro/2012.

10

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 11:14 AM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 4:48 PM


[panorama]

Peixonauta não para de nadar! A empresa “2 a 1” e a TV Pinguim fecharam uma parceria com a BR Malls para o desenvolvimento de eventos do Peixonauta em shoppings. São esperadas oito mil crianças em cada um dos sete shoppings já fechados, sendo que a lista pode crescer ao longo do ano. Villa Lobos São Paulo – 3 de julho a 31 de julho; Uberlândia Minas – 9 de julho a 7 de agosto; Norte Shopping Rio – 18 de setembro a 14 de outubro; Tijuca Rio – 4 de outubro a 29 de outubro e Fashion Mall Rio – 27 de setembro a 15 de outubro são alguns dos locais previstos na programação. Recentemente, a animação brasileira estreou nos Estados Unidos pelo canal Discovery Family e via Netflix. Segundo a Redibra, agência que licencia o personagem, a marca infantil fechou contrato com a Packpel para produção de embalagens. Para obter mais informações, acesse: www.redibra.com.br ou ligue na Redibra: (11) 3383-1616.

Hopi Hari inaugura atrações com Looney Tunes Parte de um acordo de licenciamento com a Warner Bros. Consumer Products (WBCP), o Hopi Hari preparou uma nova área temática dentro do parque, localizado em Vinhedo (SP). O espaço, batizado de Infantasia, é decorado com os personagens da turma Looney Tunes – Pernalonga, Piu-Piu, Frajola, Patolino e Coiote, entre outros, permitindo a interação dos visitantes. Para este ano, estão previstos outros espaços semelhantes para a Liga da Justiça e para a personagem Penélope Charmosa.

Sid-Nyl realiza 3ª Convenção Nacional de Vendas Entre os dias 25, 26 e 27 de janeiro, toda a equipe de vendas da Sid-Nyl esteve reunida no Hotel Alpino, em São Roque (SP) para mais uma convenção. Além das novas estratégias traçadas para este ano, na ocasião, foram apresentados os lançamentos da empresa.

Panorama.indd 12

Vamos ecolonizar o Brasil? O Estúdio Ecolinos acaba de finalizar o teaser da série Ecolinos em Ação. Em breve, a turminha estará nas telinhas. O vídeo foi produzido com tecnologia 3D e realidade aumentada, por Danyael Lopes. A música é uma versão, adaptada por Nelson Fonte, da sinfonia “Outono”, de Vivaldi. A dublagem foi realizada pela Luminus Dublagens. Para obter mais informações, entre em contato com Ismael Gomes do Estúdio Ecolinos pelo e-mail: ismael@ ecolinos.com. O vídeo está disponível no seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=TGsNHIcyExA& context=C33d088bADOEgsToPDskKQ602bMu1YJq6oLX qknWh3.

2/15/12 11:15 AM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 4:49 PM


[panorama]

Exposição “O Pequeno Príncipe” Depois de passar pela capital paulista, a mostra itinerante “O Pequeno Príncipe” segue pelo interior do País. Agora, toda a magia da famosa história do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry pode ser apreciada numa mostra organizada na cidade de Campinas. Mais informações sobre a mostra podem ser encontradas no site do Shopping Iguatemi Campinas: http://www.iguatemicampinas.com.br/eventos/eventos-1251.shtm.

6º Concurso Cultural da Turma do Gabi - Desenho 2012 O Estúdio EMT e a Fundação Pró-memória de Indaiatuba (SP) realizarão de janeiro a julho deste ano o 6º Concurso Cultural da Turma do Gabi – Desenho. A comissão organizadora escolheu dois temas: História do Brasil e História de Indaiatuba. Os participantes (de 9 a 14 anos) devem fazer um desenho e enviar para: Rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto, 13330-210, Indaiatuba, SP. Ou entregar direto na secretaria do Casarão Cultural Pau Preto. Serão oferecidos tablets aos autores dos três melhores desenhos. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site: www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas nos telefones: (19) 3875-8383 ou 3834-6319. Uma realização do Estúdio EMT e Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. Apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba (SP). Acesse: www.estudioemt.com.br turmadogabi.com.br e www.editoraemt.com.br.

Macakids apresenta novidades em 2012 O criador dos personagens capixabas Macakids, Maikel A. Santos, anuncia novos projetos de licenciamento para esse ano. Nessas férias de verão, a turminha foi convocada para ser a principal atração de um parque aquático em Guarapari – ES, o Acquamania. Além disso, o empresário fechou um contrato com a afiliada da Rede Globo na região para veiculação de um programa de TV estrelado pelos personagens. Nos próximos três anos, a ex-diretora de núcleo da Rede Globo, Marlene Mattos, comandará a direção do programa. Marlene terá direitos em todo o território nacional, exceto no Espírito Santo, onde a equipe comandada por Maikel A. Santos vem fazendo um trabalho com notável reconhecimento do público local. Logo mais será apresentado um projeto em parceria com o governo do estado, cujo objetivo é levar estudantes de até 10 anos de idade para um espaço temático do Macakids, de educação e entretenimento, com inauguração prevista para julho de 2012. Conheça melhor os personagens e produtos pelo site: http://www.turminhamacakids.com.br/.

Panorama.indd 14

2/15/12 11:15 AM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 4:50 PM


[panorama]

Campanha Mude 1 Vida por 1 Real Até 31 de março a Bebê Store, loja on-line de produtos para bebês e mamães, realiza a Campanha Mude 1 Vida por 1 Real, iniciativa que tem como objetivo arrecadar doações para a Fundação Abrinq – Save the Children e para o Graacc. É possível participar de duas formas: com compra on-line (neste caso a opção de doação é acrescentada automaticamente) ou apenas doando pelo link www.bebestore.com.br/doar.asp. Para cada doação, a Bebê Store se compromete a doar mais 1 Real. Todos os doadores e as duas instituições receberão um recibo com o valor doado.

Nickelodeon fecha parceria para licenciamento de “Winx Club” Recentemente, a Viacom Networks Brasil anunciou uma parceria com a Rainbow S.p.A para licenciamento da animação Winx Club. A série estreou na Itália, há seis anos, e rapidamente tornou-se um fenômeno de audiência. A partir de outubro de 2012, uma linha de produtos estará no mercado, em diferentes categorias. Publicações, brinquedos, eletrônicos, vestuário e acessórios são algumas delas. Além disso, está previsto um longa-metragem sobre as personagens. Os produtos também estarão disponíveis em outros mercados da América Latina. Uma propriedade totalmente fashion, as bonecas Winx Club ditam moda e influenciam as garotas. Winx terá ainda o apoio dos canais SBT e Nickelodeon, que exibirão os episódios da animação no Brasil, este ano. A Nickelodeon nos Estados Unidos e a Rainbow S.p.A. produziram 52 novos episódios para as temporadas 5 e 6. No Brasil, a propriedade era licenciada pela Sato Company, agente licenciador da Rainbow, desde 2009. A partir de agora, passa a ser realizado pela área de Consumer Products da Viacom Brasil. A Sato continuará no gerenciamento dos direitos da marca para a TV.

Evento arrecada brinquedos para doação Os brinquedos doados pelos convidados do 9º Prêmio Revista Espaço Brinquedo, realizado no dia 6 de dezembro de 2011, fizeram a alegria de inúmeras crianças neste Natal. Parte da arrecadação foi levada para o interior de São Paulo, para um abrigo onde vivem 24 filhos de presidiárias. No momento, o grupo é formado por cinco bebês, dezesseis crianças, entre 7 e 9 anos de idade, e três adolescentes. Por uma questão judicial, os menores não puderam ser fotografados. Sendo assim, as responsáveis pelo projeto posaram com os brinquedos doados pouco antes da entrega, como agradecimento a todos que participaram dessa ação. Os demais produtos foram levados para a entidade Casa Santa Maria - www.casasantamaria.com.br/ - localizada na cidade de Santos. A Espaço Palavra Editora e Arte também agradece a colaboração e deseja um ótimo 2012 a todos os parceiros!

Espaço Brinquedo Revista

Panorama.indd 16

16

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 11:16 AM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 4:50 PM


[entrevista]

“A participação dos brinquedos é de 33%, no mix total da Fnac Kids”

A

rias que estarão nas lojas? A preocupação inicial é descobrir brinquedos que correspondam aos nossos critérios de originalidade, qualidade, valor e adequação ao desenvolvimento infantil. Buscamos por produtos de qualidade atestada que auxiliam a criança em sua descoberta do mundo. Qual a porcentagem de brinquedos no mix total? A participação dos brinquedos é de 33%, no mix total da Fnac Kids. Além de livros, jogos educativos e pelúcias, que tipo de brinquedos a Fnac comercializa? Nosso conceito é amplo e se encontra muita oferta no mercado. Com isso, conseguimos passear em nosso conceito, oferecendo brinquedos para a primeira infância como blocos de montar, jogos cartonados, produtos que desenvolvem a criatividade como cavaletes de pintura, massa de modelar, brinquedos clássicos como pião, corda de pular, peteca e ioiô, até brinquedos de tecnologia, como DVDs portáteis desenvolvidos, especialmente, para o manuseio dos pequenos. Quais categorias têm mais saída? Em 2011, o ranking de produtos mais vendidos foi composto primeiro pelos artigos de Personagens, especialmente a pelúcia da Galinha Pintadinha e outros produtos da licença; depois itens de Arte e Criação composto por massas de modelar, cavaletes e kits de pintura; Multimídia – DVDs portáteis, laptops infantis

Fnac é uma rede varejista de origem europeia, com 157 lojas espalhadas pelo mundo. No Brasil, chegou em 1999 e, hoje, mantém dez unidades físicas e uma virtual. Para março, está confirmada a abertura da 11ª loja física, na cidade de Goiânia. Segundo a compradora de produtos da Fnac Kids, Patrícia Santos, o plano de expansão prevê 25 lojas até 2015. Para conhecer melhor a rede e, sobretudo, o espaço dedicado ao brinquedo, leia a entrevista realizada com a profissional que já soma 13 anos de empresa. Quais as categorias de produto oferecidas pela rede? Uma vasta seleção em literatura, música e novas tecnologias como televisões, sons e vídeos, equipamentos fotográficos, acessórios para telefonia, produtos de papelaria e brinquedos. Nossa proposta é que o cliente descubra o que existe de mais inovador e se reencontre com a cultura. Como surgiu a Fnac Kids? O conceito de Fnac Kids é o de loja dentro da loja. Inaugurado em 2008, esse espaço foi totalmente pensado para as crianças de 0 a 8 anos de idade. Reunimos no mesmo espaço tudo o que faz parte do universo infantil, livros, CDs, DVDs, tecnologia e brinquedos. Quais os critérios para a escolha das mercado-

Espaço Brinquedo Revista

Entrevista.indd 18

18

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 11:19 AM


e brinquedos eletrônicos; Brinquedos Clássicos – aqueles que atraem os pais, como corda de pular, barracas e, por fim, a linha de Primeira Infância – blocos de montar, mordedores, chocalhos. Existe espaço para ações promocionais nas lojas? Sim, acreditamos bastante nas ações em ponto de venda. Mantemos uma ótima parceria com nossos fornecedores, o que possibilita um calendário recheado de ações promocionais e uma programação de eventos voltados para as crianças. Todas as atrações são gratuitas, acontecem em todas as nossas lojas e vão desde oficina de artes, desfiles de fantasias e personagens, contações de histórias e lançamentos, entre outras ações que visam divulgar e promover os produtos. Qual o perfil do frequentador da Fnac? O perfil atual é de 43% de mulheres e 57% de homens, classes A e B. Mais da metade são graduados em nível superior. O cliente Fnac busca brinquedos diferenciados, inovação e ao mesmo tempo o clássico – querem mostrar a seus filhos como eles brincavam, buscam a solução completa em termos de licença (o quebra-cabeça, o personagem, o jogo da memória e o livro de seu personagem favorito). Ele espera ver na Fnac as tendências, como Galinha Pintadinha, que trabalhamos com muita força desde seu surgimento em DVD. Os funcionários Fnac recebem algum tipo de treinamento? Os consultores na Fnac Kids são apaixonados pelo que fazem. Recebem curso especializado em atendimento, por meio do departamento de Recursos Humanos e treinamento de produto ministrado por fornecedores. Este ainda é um ponto de melhoria, nossa ambição é ter verdadeiros conselheiros, disponíveis a guiar os clientes na escolha dos produtos. Hoje, o fluxo é imenso. Por ano, são 15 milhões de pessoas passando pela Fnac. Como se avalia o ambiente das lojas?   Nossas lojas possuem em média 3 mil metros quadrados e se tornaram um ponto de encontro. A Fnac Kids não é diferente. Os móveis são apropriados aos pe-

Fevereiro / Março 2012

Entrevista.indd 19

Patrícia Santos, compradora da Fnac Kids.

quenos e eles podem manusear os livros, assistir à TV e descobrir o que há de mais interessante em brinquedos. Quais as principais diferenças entre as unidades espalhadas pelo Brasil? Todo o abastecimento é centralizado, inclusive para o site. Temos uma estrutura que nos permite enxergar e gerenciar o desempenho de cada loja. Existem diversas variações de uma região para outra, por isso a necessidade de estudar a região e montar um mix diferenciado de acordo com o perfil local. Como avalia o mercado nacional de brinquedo? Vejo a indústria nacional com potencial enorme. É extremamente produtiva e criativa, enfrenta uma concorrência muito forte com os importados no aspecto econômico. Há espaço para as duas, desde que os produtos ofereçam total segurança as crianças. O universo infantil ainda tem muito a ser explorado, é estratégico e justifica investimento. Afinal, estamos formando nosso consumidor, educador, político e cidadão de amanhã. O varejo já percebeu isso e a oferta cresce a cada dia. Fechamos 2011 com crescimento de 36%, em relação a 2010, e o objetivo para 2012 é bastante desafiador. Temos um longo trabalho pela frente. Serviço: Fnac Brasil – www.fnac.com.br/index.html Tel. +55 11 4003-9696.

19

Espaço Brinquedo Revista

2/15/12 11:19 AM


[em foco]

Os destaques do setor de brinquedo em 2011 9º Prêmio Revista Espaço Brinquedo revela os melhores do ano

Fotos: Marcelo Moscardi e Márcio Moscardi

Dia 6 de dezembro o mercado brasileiro de brinquedo se reuniu na cidade de São Paulo, no Buffet Torres, para prestigiar o prêmio anual realizado pela Revista Espaço Brinquedo que revela os destaques do ano em diversas categorias e promove a confraternização dos profissionais das diversas plataformas de negócios que envolvem o setor de brinquedo. Mais de 300 convidados, vindos de diversas regiões de todo o País, marcaram presença, ressaltando a relevância do encontro para o segmento.

Synésio Batista, presidente da Abrinq, falou sobre os rumos do setor.

Marici Ferreira, diretora da Espaço Brinquedo, deu as boas-vindas aos convidados.

Espaço Brinquedo Revista

Em Foco_.indd 20

20

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 11:40 AM


Confira os vencedores de 2011

Carlos Bazzo da Cotiplás entregou o troféu Referência de Mercado Varejo ao Roberto Saba, sócio-diretor da Ri Happy Brinquedos.

Geraldo Zinato da Lider Brinquedos premiou a Armarinhos Fernando na Categoria Referência de Mercado Atacado. O representante comercial Manuel Filho representou a empresa na premiação.

Roberto Caderña da Nig Brinquedos entregou Claudia Gama da Leader Magazine foi o prêmio Comprador do Ano a Edson Salles contemplada na Categoria Comprador do Ano. David Diesendruck da Redibra conferiu o da Bmart Brinquedos. troféu a vencedora.

Hevelin Matos da Multibrink conferiu o prêmio a Sandra Fagundes da Havan, mais um destaque Comprador do Ano, representada na noite da premiação por Aldo Borges.

A equipe da Reval, ganhadora na Categoria Atacadista/Distribuidor, recebeu o troféu das mãos de Marcelo Griebler da Yellow.

Angela Regina da Reval, destaque na Categoria Comprador do Ano, recebeu o prêmio das mãos de Thiago Almeida e Tatiane Ramos da Oregon Cientific.

Audir Queixa da BBRA entregou o trófeu a equipe de compras do Magazine Luiza que também foi destaque na Categoria Comprador do Ano.

João Vicente da Grow contemplou a Havan, vencedora na Categoria Supermercado/ Magazine.

* A Lojas França foi a ganhadora na Categoria Loja Destaque Região Sul, mas nenhum represenante da empresa pôde comparacer ao evento.

Fevereiro / Março 2012

Em Foco_.indd 21

21

Espaço Brinquedo Revista

2/15/12 11:41 AM


[em foco]

A Ri Happy, eleita a Loja Virtual Destaque do Ano, representada por Patricia Oliveira e Camila Favaro, recebeu o trófeu das mãos de André Yeh da Braskit.

Souto da Bmart recebeu de Urgel Simões da Hasbro o prêmio na Categoria Loja Especializada.

A Brinquedolândia, ganhadora na Categoria Expansão de Negócios e representada por Rogério Camelote, recebeu o troféu das mãos de Claudio Thadeo da Algazarra/PlastBrinq.

João Gilberto da Anjo e Usual Plastic conferiu o prêmio na Categoria Loja Destaque Região Norte/Nordeste a atacado dos presentes representada por Martinho Marques.

A Ciatoy, ganhadora do troféu Loja Destaque Região Centro-Oeste, representada por Carlos Amorin, recebeu o prêmio das mãos de Vagner Lefort da Long Jump.

Carlos Cardoso da Brinquedos Cardoso entregou o troféu a José Raimundo de Oliveira da Balão Mágico, vencedora na Categoria Loja Destaque Região Sudeste.

A Boneca Mônica Patinadora da Grow foi a ganhadora na Categoria Brinquedo Nacional. José Raimundo de Oliveira da Balão Mágico entregou o troféu a João Nagano da Grow.

Vera Lucia da Pbkids contemplou a Hasbro, ganhadora na Categoria Brinquedo Importado com Beyblade de Batalha. Thaísa Borges, representante da empresa recebeu o troféu.

Rosânia Calissi da Ri Happy entregou o troféu Licença do Ano para Ana Kasmanas da Kasmanas Licensing, agenciadora da marca Patati Patatá.

Patati Patatá com seu criador Rinaldo e Ana Kasmanas.

Aires Fernandes da Brinquedos Estrela foi homenageado pelos 30 anos de atuação no mercado nacional de brinquedo. O executivo recebeu o troféu das mãos de Marici Ferreira da Espaço Palavra.

Junior Muzilli da Lider Brinquedos recebeu uma placa de homenagem da Equipe Espaço Brinquedo, representada por Alessandra Frate e Daiane Cássia, pela colaboração editorial em todos os projetos da editora.

Em Foco_.indd 22

2/15/12 11:42 AM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 4:51 PM


[em foco]

Promovido pela Espaço Brinquedo, o Concurso de Criação de Brinquedo promove e premia a atividade inventiva. Os vencedores recebem seus prêmios durante a festa do brinquedo das mãos dos parceiros que viabilizam a iniciativa. Confira!

1º lugar

2º lugar

Aires Fernandes, da Estrela, contemplou a ganhadora do concurso Silvia Vieira dos Santos.

Geraldo Zinato, da Lider Brinquedos, contemplou Vinícius Marin Romeiro, o segundo colocado.

3º lugar

Menção Honrosa

Vera Lucia, da PBKids Brinquedos, conferiu o prêmio de terceiro colocado aos alunos Bruno Camargo e Rafaely Bernardineli.

Espaço Brinquedo Revista

Em Foco_.indd 24

Mauricio Rollo, do Cartoon Network, entregou a placa de Menção Honrosa ao aluno Alexandre Costalunga.

24

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 11:42 AM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 4:52 PM


[circulando]

1

2

3

4

5

6 (1)

Synésio Batista (Abrinq), Geraldo Zinato (Lider), Souto (BMart) e Rinaldo (Rinaldi Produções); (2) Ana Kasmanas (Kasmanas), Audir Queixa

(BBRA), Rosânia Calissi (Ri Happy) e Aires Fernandes (Estrela); (3) Equipe da Nig Brinquedos: Eduardo Alves Lima, Roberto Cadernã, Cristina

Cadernã e Cristina Sampaio Cezar Lima; (4) Roberto Saba e Margareth Saba (Ri Happy) com Nanci de Sena e José Roberto (Multibrink).

(5) Germano Brandino (BBRA), Eduardo Kapaz Jr. (Elka) e Jean Paulo Zakka (Preçolândia); (6) Equipe da Lider Brinquedos.

Em Foco_.indd 26

2/15/12 11:51 AM


7

8

9

10

11

(7) Marlete Souto, Carivaldo Souto (Bmart), Marcelo Griebler (Yellow), Renata Pinheiro (Disney), Sara Zinato, Geraldo Zinato (Lider) e

Fabiana Fujihara ( Disney); (8) Mario Honorato (Ri Happy) e João Vicente (Grow); (9) Inês Yeh (Braskit), Maria Terezinha Gonzaga e José

Raimundo de Oliveira da Balão Mágico e Eduardo Yeh , da Braskit; (10) Tatiane Ramos (Oregon), Lidio Giannico (Emdisa), Edimilson Santana (Centro Atacadista Barão) e Thiago Almeida (Oregon); (11) Daniela Diesendruck, David Diesendruck (Redibra) e João Nagano (Grow);

(12) Nando Faustino (BBRA), Solange Faustino (BBRA), Sueli Rodrigues (BBRA), Rosânia Calissi (Ri Happy) e Regiane Longo (Ri Happy);

Em Foco_.indd 27

2/15/12 11:44 AM


Ho 38ª ng Ko HK ng T &G D am C es Fai r

[capa – especial hong kong]

A

HKTDC Hong Kong Toys & Games Fair é a maior feira do setor na Ásia e a segunda maior no mundo. A tradição de Hong Kong no design e na fabricação de brinquedos, bem como na expertise de realizar eventos de negócios, é o principal fator que atrai compradores do mundo todo para esse encontro. Ao visitar a feira é certo o contato com os principais lançamentos e a oportunidade de realizar parcerias com fornecedores de qualidade. Simultaneamente com a HKTDC Hong Kong Toys & Games Fair foram realizadas feiras de produtos para bebês, itens de papelaria e licenciamento, que dentre as novas propriedades, apresentava a nossa conhecida e brasileiríssima Turma da Mônica e seus personagens. Os quatro eventos, realizados entre os dias

Espaço Brinquedo Revista

Capa Hong Kong.indd 28

9 e 12 de janeiro no Hong Kong Convention and Exhibition Centre, chamaram a atenção de compradores de todos os cantos do mundo e permitiram negociações eficientes e troca de informações valiosas de mercado entre expositores e compradores.

28

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 11:58 AM


produtos em destaque!

Toy Baking Utensils Kit de utensílios de cozinha para o pequeno chef brincar de fazer biscoitos e bolos. São fabricados com materiais de qualidade visando à durabilidade e o design diferenciado.

Eco-Friendly Puzzle Bamboo Quebra-cabeça elaborado em bambu. Processo de fabricação sustentável à base de água e verniz. Os seis modelos trazem designs diferenciados e convida a criança a exercitar o cérebro.

Die-Cast Car Set Posto de gasolina idêntico ao de verdade. Cada peça é produzida com a máxima atenção aos detalhes e à autenticidade.

Children’s Camera Câmera que alia a função de tirar fotografia com 30 jogos divertidos. Vem com tela colorida LCD para uma exibição incrível. Possui a capacidade para armazenar 10 mil fotos. Presidente Kids Rocking balanço Cadeira que pode ser usada como um balanço ou como uma cadeira de balanço, graças a seu design ergonômico e confortável. Além de balançar, a cadeira toca músicas.

Fevereiro / Março 2012

Capa Hong Kong.indd 29

29

Espaço Brinquedo Revista

2/15/12 12:00 PM


[capa – especial hong kong]

Ride-On Toy Com design e função de escavadora, o carro é fabricado em plástico resistente garantindo durabilidade e segurança.

Moto Kids Police Patrol A moto elétrica no modelo patrulha policial tem capacidade máxima de peso de 35 quilos, duração entre 90 e 120 minutos e atinge de 3 a 7 km por hora.

Kit roller skate O kit traz todos os equipamentos necessários para que a criança ande de patins em segurança. Além dos patins, inclui capacete, joelheiras e cotoveleiras. Os itens vêm numa bolsa transparente, facilitando o transporte.

Golf Playset Kit de golfe completo para crianças que gostam do esporte e de se exercitarem ao ar livre. Excelente design e acabamento.

Espaço Brinquedo Revista

Capa Hong Kong.indd 30

30

Musical Car Window Shade Brinquedo interativo e musical para ser afixado na janela do carro. Protege a criança do sol, conta com espelho de segurança e traz ainda controle remoto.

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 12:02 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/17/12 2:27 PM


[capa – especial hong kong] Diário de viagem por Roberto Marinho

Roberto Marinho é jornalista, diretor da PPI Worldwide Brasil e parceiro da Espaço Palavra.

O ano começa bem no mundo dos brinquedos e segmentos afins. Muitos fabricantes aproveitam o início do ano para apresentar seus grandes lançamentos. Quem esteve na HKTDC Toys & Games, Spotlight Baby Products, Stationery and Licensing Fairs em Hong Kong – a maior feira de brinquedos do mundo – no mês de janeiro, pôde identificar a aposta de grandes fabricantes de brinquedos da Ásia, com grande destaque para as tendências, como brinquedos ecológicos e oriundos de materiais sustentáveis. Neste 2012, tivemos pela primeira vez 38 participantes de regiões como Grécia, Macau, Rússia e Ucrânia e pavilhões específicos que reuniu grupos de empresas da China continental, Índia, Coreia do Sul, Espanha, Taiwan e Tailândia. Outros destaques incluíram o World of Toys Pavilion – uma nova zona de produtos com o retorno da Eco Brinquedos, com 80 expositores – 30% a mais que no ano passado. O Hong Kong Toys Conferência olhou com carinho para as mais recentes diretrizes de segurança da União Europeia e dos Estados Unidos, explorando tendências de brinquedo de sourcing e de mercado, bem como tendências de design ambiental em produtos: brinquedos, papelaria e bebê. Mas a grande tendência mesmo, que encheu os olhos dos visitantes, ficou por conta dos brinquedos controlados a partir dos iPhones e iPads, com os helicópteros.

Capa Hong Kong.indd 32

Produtos para bebês Essa edição contou com 6% a mais de expositores em comparação ao ano passado. O evento acolheu pela primeira vez participantes da Colômbia, Polônia e África do Sul, como também apresentou o prêmio Hong Kong Brinquedos e Produtos de Bebê 2012. Concedeu premiação para os melhores brinquedos voltados para bebês, bem como acessórios, carrinhos e outros itens para os baixinhos, assim como brinquedos educativos, eletrônicos e de controle remoto. Papelaria A 12 ª edição da feira de artigos de papelaria contou pela primeira vez com participantes da Costa Rica, Itália, Suíça, Emirados Árabes e Reino Unido e um grupo de expositores de Taiwan, Tailândia, com especial atenção para os produtos e artigos de papelaria infantil, material escolar, artigos/papelaria para o segmento de expressão social, material de escritório e papel e produtos de impressão. Especialistas no segmento em papelaria internacional estavam nos seminários debatendo as tendências de papelaria e oportunidades de mercado no Japão e na Coreia. Licenciamento Já no mundo do licenciamento, a 10 ª edição da Licensing Show em HK teve um conceito bem definido. Baseou-se em uma década de sucessos, e, neste ano atraiu mais de 170 expositores de 16 países e regiões e apresentou mais de 500 propriedades – com estreia garantida para o fenômeno jogo Angry Birds, bem como a parte continental “Shan Mao” e o Pororo Little Penguin, da Coreia do Sul. O show de licenciamento atraiu pela primeira vez expositores da Alemanha e do Vietnã, e pavilhões do continente, Japão, Coreia do Sul, Tailândia e Reino Unido. Neste ano, os palestrantes se propuseram a falar do licenciamento dos gigantes como Disney, Sanrio e Sony Pictures Entertainment. Tendência perspectivas da indústria A tendência de mercado apresentada neste ano ficou por conta dos produtos feitos com materiais sustentáveis expostos na amostra. Roberto Marinho é jornalista (MTB 18.914), diretor da PPI Worldwide Brasil e parceiro da Espaço Palavra.

2/15/12 12:04 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 4:52 PM


[capa – especial nuremberg] por Silvia Vieira dos Santos

The Spielwarenmesse International Toy Fair Nürnberg

E

ntre os dias 1º e 6 de fevereiro, a cidade alemã de Nuremberg foi tomada pelo espírito da brincadeira e diversão com a edição 2012 da maior feira de brinquedos do mundo, a Internacional Fair Toy Nürnberg. O evento recebeu cerca de 80 mil visitantes que puderam conhecer mais de 70 mil novos produtos apresentados pelos mais de 2.500 expositores. Adolescentes no foco da feira Toys4Teens (brinquedos para adolescentes) foi o tema da edição 2012. A feira que promove o maior volume de negócios dos setores de briquedo, hobby e lazer no mundo mostrou aos compradores como resgatar os consumidores com idades entre 13 e 17 anos. Além da gama de lançamentos para este público, a conferência Toys4Teens – Novos Caminhos para os Varejistas de Brinquedos orientou os profissionais com dicas importantes sobre como atrair este nicho para dentro da loja de brinquedo. A pedido da organizadora da feira, no final de 2011, foi realizada uma pesquisa com 500 adolescentes alemães, com idade entre 13 e 17 anos, a fim de analisar os comportamentos de Silvia Vieira dos Santos: vencedora do VII Concurso de Criação de Brinquedo e correspondente da Espaço Brinquedo na Alemanha.

Capa NU.indd 34

compra e hábitos de jogo. Também foi realizada uma pesquisa com 50 empresas da área partindo da perspectiva do comércio varejista especializado no ramo de brinquedos. Por meio desse levantamento chegou-se a conclusão que os jogos eletrônicos e de consoles são os preferidos e os mais vendidos seguidos por jogos de tabuleiro e quebra-cabeças. A pesquisa completa está disponível no site da feira: http://www.toyfair.de Licenciamento O tema adolescentes também marcou presença no LicenseCenter. Uma vitrine com as marcas mais significativas para esse público estava à disposição dos visitantes. As vendas de brinquedos licenciados na Alemanha tiveram aumento de 20% em 2011 e, diante desse contexto, percebeu-se a necessidade de melhorar a coordenação entre agentes e licenciados. O LicenseLounge foi então estruturado para auxiliar nessa organização, além de apresentar licenças destaques de diversos países. Mais temas Outros assuntos também foram debatidos durante os dias do evento no Toy Conferência Global. Além do resgate do consumidor adolescente, a segurança dos brinquedos, o futuro do setor – oportunidades e desafios e marketing 3.0 foram alguns dos assuntos que pautaram a edição 2012. Para varejistas do mundo todo, Nuremberg é uma fonte inesgotável de inspiração para o desenvolvimento dos negócios. Fevereiro / Março 2012

2/15/12 12:16 PM


produtos em destaque!

LAQ Pequenas peças que se conectam e permitem a construção de diferentes padrões, estruturas bidimensionais, tridimensionais e esféricas, em diferentes complexidades, estimulando a criatividade e a coordenação motora. São sete peças diferentes disponíveis em dez cores, possibilitando infinitas criações, sendo que duas peças básicas permitem todas as conexões. Voltado para usuários acima de 8 anos de idade. http://laq.co.jp

Flying Clownfish A expressão “Como um peixe fora d’água!” se encaixa perfeitamente para este brinquedo! Por meio da manipulação do controle remoto é possível conduzi-lo em suaves movimentos que simulam um nado ao ar livre, incluindo balance da cauda e deslocamentos para cima e para baixo, com giros de 360º. A flutuação acontece pelo uso do gás hélio. www.airswimmers.com

Capa NU.indd 35

Enzo Ferrari Diversão e tecnologia aliadas em um único brinquedo voltado para pré-adolescentes a adultos: o carrinho que funciona por meio de Bluetooth. Para isso o usuário deve baixar um software e instalálo em seu iPad, iPhone ou iPod Touch, que passará a funcionar como um controle remoto. www.silverlit.com

Triqo Brinquedo de construção e encaixe que conta com uma variedade de peças em 10 cores diferentes, sendo que duas são básicas na conexão. Resistentes e produzidas em polipropileno, permitem a montagem de uma infinidade de estruturas. Ideal para crianças acima de 5 anos de idade porque já possuem força suficiente para realizar o encaixe das peças. www.triqo.com

You Rock Esse instrumento de precisão musical permite tocar como se fosse uma guitarra de verdade. Pode ser utilizado por pessoas em diferentes níveis, de alunos a professores, e é uma boa ferramenta no aprendizado musical. A peça é totalmente funcional, possuindo cordas e sensibilidade ao toque, com diferentes saídas para plugar em videogames, amplificadores, computadores, celulares e fones de ouvido. A empresa responsável disponibiliza a tradução do manual. www.yourockguitar.com

Marusenko Sphere Quebra-cabeça em forma de esfera, disponível em até oito combinações de cores e cinco níveis de dificuldades. O usuário deve mover suas partes em diferentes direções em busca de um padrão nas cores. Mesmo ao cair no chão o brinquedo não quebra, pois é possível encaixar as peças novamente sobre a base. www.marusenko.com

2/15/12 12:17 PM


[capa – especial nuremberg]

Pentago Um jogo voltado para crianças e adultos, fácil e rápido de aprender, mas que exige muita concentração, estratégia e raciocínio durante a partida. O jogo para dois jogadores consiste em um tabuleiro dividido em quatro partes móveis e bolinhas brancas e vermelhas, com um único objetivo: criar antes do oponente uma linha com cinco bolinhas da mesma cor e em qualquer direção. Porém, a dificuldade aumenta a cada rodada, uma vez que após a colocação de uma bolinha em um dos quadrantes o jogador obrigatoriamente deve girar um dos outros três quadrantes. www.pentago.com/games/pentago-ce/

Poptiball Para os amantes de futebol, um divertido jogo que envolve uma bola e 13 ventosas de borracha. As ventosas são molhadas, pressionadas e fixadas sobre a bola em diferentes pontos dando início a competição. O jogador deve realizar embaixadinhas tentando bater o recorde de tempo, antes que todas as ventosas se desprendam. Também é possível fixar as ventosas em paredes não porosas, com o objetivo de acertar uma a uma com a bola. Um CD que acompanha o kit ensina diferentes modalidades de brincadeira, mas o usuário tem total liberdade de inventar e adaptar novos estilos de jogos. http://thepopitballgame.com/

Rory’s Story Cubes Um divertido, simples, fácil e didático jogo que contém nove dados de cinco lados cada, resultando em 54 imagens diferentes e 10 milhões de combinações. O jogador deve lançar os cinco dados e inventar histórias, a partir das figuras resultantes. Indicado para crianças acima de 4 anos de idade e até mesmo adultos, pois o jogo estimula a imaginação, criatividade, a linguagem, a liberdade de expressão e possibilita um número ilimitado de histórias. http://www.storycubes.com/

UNO Dice Game Com uma embalagem atraente que lembra uma lata de refrigerante, o UNO passou do tão vendido e clássico jogo de cartas para um diferente jogo de dados. A embalagem vem com 11 dados e o manual de regras, sendo voltado para faixa etária acima dos sete anos de idade. O funcionamento é semelhante ao jogo de cartas, porém nesse o objetivo é se livrar de todos os dados e atingir 200 pontos antes que os oponentes.

Silvia Vieira dos Santos é a vencedora do VII Concurso de Criação de Brinquedo, promovido pela Revista Espaço Brinquedo. Como primeira colocada, ganhou uma viagem para conhecer a Toy Fair Nürnberg e, assim, virou a correspondente da Espaço Brinquedo na Alemanha.

Espaço Brinquedo Revista

Capa NU.indd 36

36

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 12:17 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 4:53 PM


oncurso da Espaço

[capa – especial nova york]

109ª American International Toy Fair

A

Especialistas de mercado detectaram algumas tendências durante o encontro. Em breve, estas novidades estarão nas prateleiras do comércio brinquedeiro:

American International Toy Fair é o maior evento de negócios do setor de brinquedo no hemisfério ocidental, organizado pela Associação dos Fabricantes de Brinquedo dos Estados Unidos, a Toy Industry Association (TIA). A 109 ª edição do encontro aconteceu entre os dias 12 e 15 de fevereiro no Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York, e reuniu mais de 1.100 fabricantes, importadores e distribuidores de brinquedo do mundo todo. Desse montante, 250 empresas mostraram suas novidades pela primeira vez na American International Toy Fair. A feira apresentou aos 34 mil visitantes, vindos de quase 100 países, entre eles varejistas, atacadistas, importadores e grupos de compras 100 mil novos brinquedos, desde os clássicos aos mais tecnológicos nas mais diversas categorias como figuras de ação e bonecas, jogos e quebra-cabeças, brinquedos de construção, artes, veículos infantis, pelúcia, áudio e vídeo, videogames, equipamentos esportivos, itens de Halloween, Natal, livros, papelaria e artigos de festa.

Espaço Brinquedo Revista

Capa NY.indd 38

• Permanência de brinquedos ligados aos mais recentes avanços no mundo da tecnologia, uma abundância de produtos com dispositivos inteligentes e aplicativos. • Brinquedos relacionados às artes e ao artesanato. Brilhar no escuro ou mudar de cor são elementos complementares aos itens. • Brinquedos e jogos que desenvolvem habilidades cognitivas. • Jogos dinâmicos e passíveis de personalização.  • Brinquedos musicais para todas as idades. Permitem tocar, dançar e brincar com as melodias. Além dos estandes na feira, showrooms localizados em diversas localidades da cidade nova-iorquina estavam à disposição dos compradores com produtos exclusivos.

38

Fevereiro / Março 2012

2/16/12 5:20 PM


Confira os vencedores do “Toy of the Year”, premiação realizada durante a feira:

Elefun Busy Ball Popper (Hasbro/ Playskool) Possui um dispositivo que quando acionado, faz o brinquedo lançar bolinhas para o alto enquanto toca músicas e interage com a criança. O produto inclui bolinhas de plástico e toca mais de 10 músicas diferentes.

Fire Temple (Lego) A brincadeira acontece no cenário do templo ninja, no qual a criança se envolve na história da batalha pelo controle das quatro armas Spinjitzu.

LeapPad Explorer (LeapFrog Enterprises) Tablet de aprendizagem para crianças. Com uma câmera embutida e uma biblioteca imensa de histórias, jogos e atividades, o LeapPad ​​apresenta aplicativos inovadores que inspiram a criatividade e transformam a leitura em diversão. É uma nova forma de aprender e de jogar.

Hot Wheels Wall Tracks (Mattel) Agora os veículos Hot Wheels vão andar pelas paredes. As pistas são penduradas e trazem manobras e corridas na parede. As pistas ainda podem ser acopladas entre elas e com outras da linha Wall Track.

Rockboard Scooter – Mini (M.Y. Products LLC.) Scooter dobrável em miniatura. Tem o recurso de ajustar a altura do guidão, conforme o crescimento da criança.

Fijit Friends Interactive Figures (Mattel) Brinquedo com diversos recursos interativos, inclusive o reconhecimento de voz, detector de batida, modo de dança, entre outros. São diversos modelos.

Fevereiro / Março 2012

Capa NY.indd 39

39

2/16/12 5:23 PM


[papo de especialista]

e-commerce por Arnaldo Korn

Os 8 Fs do insucesso das lojas virtuais Saber o que está fazendo é primordial na hora de montar o negócio on-line

www.pagamentoja.com.br

O

negócio virtual é tão ou mais real do que qualquer outro negócio e oferece certos riscos de investimentos. Infelizmente no Brasil, 60% das lojas virtuais fecham antes de completar um ano de vida. Por que isso acontece e como evitar? Conhecendo as respostas, a chance de sucesso aumentará muito. Por isso é importante conhecer os motivos principais que levam à decadência, chamados por mim de os 8Fs do insucesso:

1

respondendo às seguintes questões: O que vou vender? Quem vai montar minha loja? Quem é meu concorrente? Quanto gastarei para iniciar o negócio?

2

– Foco no mercado:

Não tente vender de tudo, deixe isso para as grandes lojas. Lembre-se que a internet é um mercado totalmente diferente de uma loja física e que seu público é infinitamente maior. Procurar se especializar em um segmento específico é o começo. Na internet uma pequena fatia de mercado representa milhões de consumidores, basta ter “foco”.

– Falta de planejamento:

Planejar nunca foi uma atividade muito bem exercida pelo empreendedor brasileiro, talvez seja esse o motivo de o Sebrae apontar um insucesso na casa dos 53% para as micro e pequenas empresas nos três primeiros anos de vida. É impossível almejar o sucesso sem o planejamento prévio. A ferramenta mais importante nesse planejamento é o “plano de negócio”, o pontapé inicial que deve ser dado

Espaço Brinquedo Revista

Papo ecommerce_duas simples.indd 40

3

– Falta de mão de obra qualificada:

Não basta saber navegar na internet, é importante conhecer minimamente o “gerenciamento de e-commerce”: marketing digital, ferramentas de otimização, monitoramento de tráfego. Esses três itens são básicos e essenciais.

40

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 12:21 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 4:54 PM


[papo de especialista]

e-commerce por Arnaldo Korn

www.pagamentoja.com.br

4

– Falha na divulgação:

com sistema antifraude conferindo grande segurança nas transações. (www.pagamentoja. com.br).

Para dar um pequeno exemplo, imagine uma loja em rua movimentada, cheia de produtos nas prateleiras e com portas fechadas. Uma loja virtual sem divulgação é igual, ninguém consegue ver e, portanto, ninguém irá comprar. Aqui entra em ação o “planejamento de marketing e divulgação”, para otimizar o site nos mecanismos de busca, natural ou patrocinado, apoio em redes sociais, divulgação em outros sites, assessoria de imprensa etc.

7

- Falta de monitoramento:

Muitas lojas acabam fracassando, pois sua administração não consegue ou não sabe visualizar o que está ocorrendo em termos de análise de acessos, resultados de campanhas e marketing. Acabam tomando decisões – na maioria das vezes erradas – baseadas em suposições. Sendo assim, a web-análise é uma ferramenta importantíssima no mundo virtual, sendo primordial que o web-empreendedor se familiarize com o “Google Analytics”. 

5

- Falta de planejamento logístico:

Um assunto delicado que acaba rendendo 80% dos desconfortos e demandas jurídicas entre a loja e o consumidor. Sabendo-se desse fato, é bom fazer um planejamento de maneira delicada e detalhada de seu sistema de logística.

8

- Falha no atendimento:

Muito se fala em atendimento – e deveria se falar muito mais – e a sua loja pode ser virtual, mas seu cliente é real e necessita de atendimento. Seu cliente precisa saber exatamente o que está acontecendo com seu pedido de compra, seu site precisa ter um bom canal de comunicação com o cliente e transmitir a este credibilidade.

6

- Fraude:

A fraude, principalmente na venda com cartões de crédito, poderá acarretar grande prejuízo à loja virtual, levando a seu fechamento, além de acabar devendo às operadoras em função de antecipações negativadas em suas contas. Portanto, não é bom arriscar neste campo minado. Utilize portais especializados em pagamentos

Espaço Brinquedo Revista

Papo ecommerce_duas simples.indd 42

Arnaldo Korn é diretor-presidente do portal Pagamento Já: pagamentoja.com.br.

42

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 12:22 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 4:54 PM


[mercado]

Avaliação dos brinquedeiros Otimismo para este ano, sem esquecer as lições de 2011

E

m toda primeira edição do ano abrimos espaço para um balanço do setor. Como os dados de mercado validados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedo (Abrinq) são divulgados em abril, durante a realização da Feira Nacional de Brinquedos, a Abrin, recorremos aos porta-vozes do setor. Afinal, quem melhor para falar do negócio que os próprios players? Confira as opiniões de fabricantes, importadores, distribuidores, varejistas... que formam um panorama interessante sobre o resultado do segmento no Brasil em 2011.

O mercado de brinquedos vem perdendo espaço, em especial, para o mercado de eletrônicos. Cada vez mais cedo as crianças se interessam por gadgets, celulares, computadores, videogames. A indústria brasileira precisa aproveitar o grande momento da economia nacional e a perda do poder competitivo da China, dado o aumento dos custos chineses, para investir no desenvolvimento de brinquedos atrativos, modernos, de boa qualidade e que atendam a esse novo perfil de público. Dessa forma, haverá a valorização da indústria nacional e consequentemente a redução da necessidade de recorrer à importação para compor seu mix de produtos.”

O mercado de brinquedos em 2011 cresceu em torno de 8%. O avanço foi menor que o de 2009 para 2010 em função de um cenário macroeconômico pior, muito mais no mercado externo do que no Brasil, que permaneceu com a economia aquecida. De qualquer forma, vejo o crescimento de 8% como bastante positivo e acredito que ele em parte também se deve às novas famílias que foram incorporadas ao mercado de consumo.”

Alamir Chacur A Feira Livre

Carlos Tilkian Presidente da Brinquedos Estrela

Foi um ano de atenção e desconfiança, geradas pelos rumores de crises externas, mesmo com um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Acredito que a preocupação era somente de ter o produto no ponto de venda, somente o necessário, não houve grandes apostas, os investimentos foram bem calculados e postergados ao máximo, o que reduziu o tempo de venda e reposição, mais que foram incentivados pelo baixo risco de grandes inventários, o que resulta no favorecimento do ano de 2012 desde seu início, gerando excelentes expectativas.” Gilson Pestana Gerente comercial do Barão Distribuidor

Espaço Brinquedo Revista

Mercado.indd 44

44

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 12:25 PM


Durante o ano de 2011, o mercado brasileiro de brinquedos privilegiou a criatividade, as soluções inovadoras e diferentes. Isso foi excelente, porque fez com que os fabricantes se mexessem e criassem alternativas, brinquedos novos, divertidos. E isso foi ótimo para a Oregon, pois sempre investimos em produtos diferenciados, educativos e modernos. Dessa forma, percebemos que não podemos ficar sentados sobre soluções prontas, ou mesmo confiar apenas em uma fórmula que já tenha funcionado, ou em um personagem. O consumidor é cada vez mais exigente, então é preciso que os fabricantes também sejam exigentes com o desenvolvimento das linhas. Pensar ‘fora da caixa’, ser criativo, oferecer sempre mais, pensar, discutir e tornar os brinquedos um sonho de consumo para pais e filhos.” Tatiane Ramos Diretora-geral da Oregon Scientific Brasil

Tivemos um ano atípico, eu diria. O mercado teve um primeiro semestre interessante, que deu uma boa perspectiva para a Semana da Criança. Em outubro os resultados do varejo não foram exatamente ruins, mas aquém das expectativas. Como consequência, para o Natal, as reposições foram focadas e comedidas, mas as vendas surpreenderam: foi um Natal melhor que o esperado. No final, posso dizer que foi um ano razoável para o mercado.”

Em 2011 tivemos um ano difícil no segmento de brinquedo. Tivemos um pequeno crescimento em vendas, cerca de 3% só. Detectamos que a lucratividade está muito baixa, pois para acompanharmos as grandes redes e os magazines tivemos de baixar as margens diminuindo, assim, a lucratividade. Mesmo assim, foi um bom ano nos encorajando para um trabalho melhor ainda em 2012.”

Guilherme Pañella Gerente de marketing da Toyster

Luís Antônio Avenida Presentes

Fevereiro / Março 2012

Mercado.indd 45

45

Espaço Brinquedo Revista

2/15/12 12:26 PM


[mercado]

2011 foi um ano de muito trabalho. Cada dia fica prova-se mais a frase de que o brasileiro (de nascença ou de coração ) trabalha muito. Antes, mais com os braços, agora, cada vez mais com a cabeça. O diferencial brasileiro que atrai tanto o investimento quanto a atenção estrangeira em outros setores também tem sido a tônica entre nós “brinquedeiros”. Muito planejamento, muito treinamento, muita dedicação e muito investimento. O ano de 2011 requereu tudo isso para ser um ano bom! Mas, Graças a Deus, conseguimos! Nosso setor chega em 2012 com a casa arrumada, com estoques mais baixos, com equipes mais profissionais e treinadas, com boa infraestrutura física, logística e virtual. Nota baixa apenas para as margens mínimas dos varejistas e para a burocracia e o custo dos impostos em todas as etapas do setor, que faz nossos pequenos consumidores pagarem até seis vezes mais que nossos pares mais abastados do hemisfério norte. Financeiramente, existe um mercado propenso à entrada de novos grupos e fusões. Que venha 2012 com muita paz, saúde e progresso a todos!” Marcelo Mouawad Diretor comercial da Semaan

O ano de 2011 começou muito bem e aquecido por conta do Natal de 2010 que superou as expectativas do mercado em geral. Analisando as marcas que mais apareceram no varejo, a Redibra novamente se destaca com a linha de brinquedos do Ben10 que cresceu ainda mais e continua em um patamar de vendas muito bom. O lançamento do filme Rio da Fox também se destacou no varejo pelas vendas dos brinquedos da Grow, que desenvolveu uma linha de cartonados, jogos e bonecos. O Dia das Crianças também superou as projeções de algumas empresas. O aumento na demanda de produtos pré-escolares também veio como uma boa novidade para que nos focássemos no desenvolvimento de uma linha diferenciada para Peixonauta e para a Galinha Pintadinha, esta última com lançamentos apenas no segundo semestre e destaque em 2012.”

Tivemos uma feira Abrin repleta de lançamentos, conquistamos novos clientes e ampliamos a parceria com alguns clientes estratégicos. Consolidamos nossas marcas próprias California Soft (linha de pelúcias), California Collectibles (linha de miniaturas) e lançamos em parceria com a Greenlight, três coleções de miniaturas com custo-beneficio excelente. Conquistamos a representação de marcas importantes como Cararama, Autoart, M2 e ampliamos a distribuição de marcas importantes como Maisto, Jada Toys, Hot Wheels Elite e Greenlight.” João Ricardo Nascimento Gerente comercial da California Toys

David Diesendruck Presidente da Redibra Espaço Brinquedo Revista

Mercado.indd 46

46

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 12:37 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 4:55 PM


[mercado]

O ano de 2011 consolidou o fortalecimento do mercado de brinquedos. Na PBKIDS Brinquedos tivemos fortes investimentos em lançamentos, produtos exclusivos e comunicação com os clientes. Demos continuação ao nosso plano de expansão, inaugurando importantes unidades na capital paulista, na grande São Paulo e no Rio de Janeiro. Crescemos em vendas, expandimos nossa atuação no segmento de franquias e aumentamos nossa presença nos mercados.” Celso Pilnik Diretor comercial da PBKIDS Brinquedos

2011 foi um ano que consideramos ‘bonzinho’ e nos leva a algumas reflexões sérias sobre o negócio brinquedo. Será que estamos acompanhando e entendendo direito o que nosso principal consumidor, o lojista, está sinalizando? As lojas estão ‘lotadas’ de produtos. Quase todos são variações do mesmo tema, ou seja, bonecas iguais, pouca criatividade, brinquedos muito parecidos, cópias de nossos próprios concorrentes, importações óbvias, enfim... Cito como principal consumidor o lojista e não a criança, porque não chegamos na criança sem passarmos pelo lojista.” Celso Schuwenck Gerente de marketing da Homeplay

Mercado.indd 48

As últimas do brinquedo Venda de brinquedos para o varejo cresce 8% no Natal, diz Abrinq A indústria registrou aumento de 8% nas vendas de brinquedos ao varejo no Natal de 2011, em comparação com o mesmo período de 2010, segundo balanço divulgado pela Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos). O presidente da entidade, Synésio Batista da Costa, atribui o aumento a uma maior produção (6% em relação a 2010), à manutenção dos preços de anos anteriores e à retomada de mercado dos importados chineses (2% no período). “Estamos levando à frente projeto para retomada de 15% do mercado de brinquedos importados”, diz. O Natal representa 30% das vendas da indústria de brinquedos no ano, e o Dia das Crianças, 40%. “Pelas projeções, o setor deve ter faturado em 2011 R$ 5,7 bilhões, uma alta em torno dos 8% em relação a 2010”, afirma Costa. Governo prorroga alíquota de 35% sobre importação de brinquedos Por: Yara Aquino, da Agência Brasil A Câmara de Comércio Exterior prorrogou até o final de 2012 a vigência da alíquota de 35% incidente sobre a importação de uma série de brinquedos como triciclos, patinetes, trens elétricos, quebra-cabeças e bonecos a corda ou elétricos. A medida está em resolução publicada na edição do dia 30 de dezembro de 2011 do Diário Oficial da União e evita que a alíquota volte a ser de 20%, a mesma usada até dezembro de 2010. O presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), Synésio Batista da Costa, disse que a prorrogação fortalecerá a competitividade do setor diante dos brinquedos importado, principalmente os chineses. “Essa alíquota inibe o excesso de importação, mantém a indústria e gera emprego. Estamos há cinco anos só contratando, sem demitir. Com esses 35% devemos contratar 3 mil pessoas em 2012”, declarou. A indústria brasileira de brinquedos quer que a alíquota de 35%, percentual máximo permitido pela Organização Mundial do Comércio (OMC), seja permanente, mas é preciso ter a concordância dos demais países que integram o Mercosul. O produto chinês continua sendo o principal concorrente dos brinquedos brasileiros, como explica o presidente da Abrinq. “Em 1975 tivemos o primeiro ataque da indústria chinesa, fizemos programas de recuperação, ajustes, mostramos capacidade de competir com os chineses, mas o governo chinês dá vantagens que nenhum outro dá”, disse.

2/15/12 12:38 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 4:56 PM


[gôndola]

páscoa

Siga essas pegadas! Confira os lançamentos fabricados para a Páscoa 2012 e aproveite a data para vender.

Patati Patatá Páscoa [Multibrink] A dupla de palhaços mais comentada no País ganha uma versão especialmente para essa data. Dentro de um ovo de 23 centímetros de altura, os minibonecos de Patati Patatá destacam-se não apenas pela embalagem que pode ser pendurada, como se fosse um ovo de chocolate, mas pela qualidade na confecção dos personagens. Idade indicativa: a partir de 3 anos. Linha Páscoa.

Furreal Friends Coelhinhos [Hasbro] Este coelho pula, como se fosse de verdade. Basta apertar o sensor em suas costas para o bichinho dar pulinhos circulares. Ao tocar no focinho, o coelho emite sons semelhantes ao do animal. Idade indicada: acima de 4 anos. Linha FurReal Friends.

Espaço Brinquedo Revista

Gondola-pascoa.indd 50

50

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 4:58 PM


Coelho Dentinho [Brinquedos Ifa] Fabricado em vinil atóxico, o brinquedo é bem macio, emite som ao ser apertado e está disponível nas cores rosa, amarelo, azul e verde. Para fazer a alegria dos bebês com total segurança, o produto não possui mecanismos acoplados. Este é apenas um dos modelos de bichinhos da coleção de mordedores Line Baby. Idade indicada: a partir de 1 ano. Linha Vinil Line Baby.

Dora a Aventureira Páscoa [Multibrink] A personagem do canal Nick Jr. foi vestida especialmente para a data. Com 40 centímetros, a boneca ganha uma versão de coelhinha, com corpo confeccionado em fibra atóxica, coberta por pelúcia e rosto de vinil. Idade indicativa: a partir de 3 anos. Linha Páscoa.

Ovo Tand Kids [Toyster] Com 18 peças coloridas, o ovo estimula a criatividade propondo a montagem de diferentes formas. Idade indicada: a partir de 3 anos. Linha Tand: blocos de montar e peças de encaixe.

Fevereiro / Março 2012

Gondola-pascoa.indd 51

51

Espaço Brinquedo Revista

2/15/12 4:59 PM


[gôndola]

páscoa

Bolhas de sabão Páscoa - Dog & Cats [Brasilflex] Para aumentar as alternativas de presentes de páscoa, as novas bolhas de sabão ganharam motivos de Páscoa na embalagem. Atóxicas e coloridas, as bolhas são uma alternativa divertida e diferente para quem não pode ou não quer chocolate. Os cães e gatos da linha Keith Kimberly foram vestidos de coelhos nos rótulos do produto. Idade indicada: a partir de 3 anos de idade. Linha de bolhas de sabão.

Coelhinho de pelúcia [California Toys] A coelha de lacinho tem 15 centímetros e vem numa embalagem que pode ser utilizada como expositor e caixa para presente. Idade indicada: Para todas as idades. Linha California Soft.

Sansão Pequeno Páscoa [Multibrink] O personagem da Turma da Mônica, Sansão, também ganha uma versão de 23 centímetros, dentro do ovo. Idade indicativa: a partir de 3 anos. Linha Páscoa.

Espaço Brinquedo Revista

Gondola-pascoa.indd 52

52

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 5:01 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 5:02 PM


[em destaque]

Pesquisa da Deloitte

aponta desafios e planos de investimento do empresariado brasileiro até 2015 Panorama empresarial reúne 352 empresas

E

m meio às conquistas do Brasil como sede da Copa do Mundo e da Olimpíada e às descobertas na camada pré-sal, executivos e empresários entrevistados apontaram as atividades de construção (55%), petróleo e gás (54%) e turismo, hotelaria e lazer (28%) como as de maior potencial de crescimento para os próximos anos. Este é um dos pontos levantados na pesquisa realizada pela Deloitte, “Panorama Empresarial 2011 – Visões e expectativas sobre o novo ciclo de crescimento do Brasil”. Nesta edição, para detectar os fatores que podem ser determinantes ao crescimento do País, o levantamento ampliou a análise das perspectivas dos entrevistados para 2015, diferentemente dos estudos anteriores, que consideravam apenas o período de um ano. Dessa forma, o levantamento permitiu algumas conclusões sobre as expectativas do empresariado para o restante de 2011 e o médio prazo, até 2015:

Inovar é preciso – aumenta a busca por parcerias para pesquisas e cresce a participação de novos produtos na geração de receita. Marketing e RH – estes são os principais destinos dos novos investimentos. Setores em alta – construção, petróleo e gás e turismo são os que mais vão crescer. Crescimento sustentável – o Brasil não cresceu mais do que 5% em 2011 e terá o mesmo crescimento até 2015, segundo a maioria dos entrevistados. Resultados de 2010 – apenas 5% das empresas terminaram o ano sem crescer e só 8% deixaram de fazer investimentos. Exportações em baixa – 41% dizem que não vão ampliar suas vendas no exterior mesmo até 2015. O maior desafio apontado pelas empresas, para curto e médio prazo, é a retenção de capital humano e o desenvolvimento de talentos. “As mudanças ocorridas no Brasil nos últimos anos têm contribuído para um aquecimento significativo do mercado de trabalho. Isso já se reflete no dia a dia das empresas. E a busca por profissionais qualificados e a retenção dessas pessoas ganharam relevância junto aos empresários”, destaca José Paulo Rocha, sócio-líder da área de Corporate Finance da Deloitte e responsável técnico pela pesquisa. Para ele, o fator “capital humano” passou a ser um diferencial competitivo no contexto econômico vivido pelo Brasil nos últimos anos.

Destaques do panorama empresarial Capital humano como prioridade – reter e desenvolver talentos são hoje o maior desafio das empresas e o principal foco estratégico até 2015. Interação com públicos de interesse – ações de relacionamento com clientes, consumidores e fornecedores são as mais eficazes entre as adotadas pelas empresas para superar os desafios do mercado.

Espaço Brinquedo Revista

Em destaque.indd 54

54

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 12:58 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 5:03 PM


[em destaque]

Perfil das empresas participantes O levantamento, realizado entre os dias 16 de dezembro de 2010 e 31 de janeiro de 2011, foi respondido, em sua maioria, por sócios, diretores e presidentes de empresas (59%). As empresas respondentes mantêm sedes em todo o País: 73% no Sudeste, 18% no Sul, 4% no Nordeste, 4% no Centro-Oeste e 1% no Norte. A amostra é composta em sua maioria por empresas consolidadas no mercado (79% delas atuam há mais de dez anos) e pouco mais de 50% realizam operações no exterior – exportação e importação são as operações mais praticadas.

em 2015). Com relação ao cenário externo, os entrevistados acreditam na ocorrência de um ou mais episódios de crise no mundo (84%) e também na ascendência política dos países emergentes (85%). Megaeventos e públicos de interesse Os entrevistados destacaram como maior desafio para os megaeventos esportivos previstos para os próximos anos a criação de alternativas viáveis de transporte aéreo (76%). A mobilidade urbana foi destacada em 67% das respostas e a segurança ficou em terceiro lugar, com 43%. Quando questionadas sobre o nível de eficácia das iniciativas adotadas ou a serem adotadas nos próximos anos, para endereçar os desafios do mercado, as empresas estão valorizando as ações de relacionamento como alternativa.

Investimentos Um total de 27% pretendia aumentar seus investimentos entre 5,1% e 10% nos anos de 2010 e 2011. Esse mesmo incremento previsto para 2015 está nos planos de 25% dos entrevistados. Em 2011, os recursos foram destinados, principalmente, para ações de marketing e comunicação, segundo 70% dos respondentes. Os recursos humanos aparecem em segundo lugar, de acordo com 68% dos participantes. Os entrevistados apontaram uma perspectiva otimista para o aumento dos investimentos estrangeiros, em 2015, de acordo com 86% das respostas. A internacionalização das empresas foi outro aspecto apontado por 81%. Para 79%, as fusões e aquisições devem aumentar em 2015. Dentre as empresas pesquisadas, a maior parte pretende lançar mais de 20 produtos ou serviços nos próximos anos (43% em 2011 e 34%

Espaço Brinquedo Revista

Em destaque.indd 56

Crescimento e desafios econômicos Para a maioria dos participantes, o crescimento do Brasil em 2011 e no médio prazo, ao final de 2015, não deve superar a marca de 5% ao ano, em linha com a tendência de diminuição do ritmo de expansão, em razão das medidas governamentais pelo controle da inflação. Já a partir do bom crescimento da economia apresentado em 2010, apenas 5% das empresas terminaram o ano passado sem crescer e só 8% deixaram de fazer investimentos. Já 41% afirmaram que não vão ampliar suas vendas no exterior, mesmo até 2015, como possível reflexo do real valorizado. Mais informações: www.deloitte.com/about

56

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 12:58 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 5:03 PM


[os 10 +]

No topo da lista do Papai Noel Conheça os brinquedos mais vendidos no último Natal.

Mimo & Cia [São Paulo] 1º Beyblade de Batalha – Hasbro. 2º Mó Barato – DTC. 3º LIV Férias Tropicais – Long Jump. 4º Disco Flash – DTC. 5º Head Shotz – DTC. 6º Zoobles Blister 2 peças – Long Jump. 7º Shnooks – DTC. 8º Aqua Pets – DTC. 9º Lava Lava – Homeplay. 10º Air Hogs Vectron Wave – Long Jump.

Dinolândia [Teresina - PI e São Luís - MA] 1º Hot Wheels Carro Básico – Mattel. 2º Beyblade de Batalha – Hasbro. 3º Mo Barato – DTC. 4º Hot Wheels Pacote 5 Carros – Mattel. 5º Max Steel Figura Básica – Mattel. 6º Barbie Escola de Princesa – Mattel. 7º Little Momy Faz-de-Conta Jardim – Mattel. 8º Barbie Princesa Moderna – Mattel. 9º Max Steel Figura Especial – Mattel. 10º Lançador Nerf Maverick – Hasbro.

Havan [Santa Catarina] 1º Boneca Monster High Sort – Mattel. 2º Barbie Escola de Princesas – Mattel. 3º Bonecos Patati Patatá – BBRA. 4º Helicóptero E 366 – Candide. 5º Casa da Árvore – Homeplay. 6º Carro Controle Dragon – Candide. 7º Carro Plástico MK133 Gigatruk – Dismat. 8º Max Steel V1101 Figura Básica – Mattel. 9º Jogo Super Banco Imobiliário com cartão – Brinquedos Estrela. 10º Laptop da Xuxa com 24 atividades – Candide.

Espaço Brinquedo Revista

Os 10+.indd 58

58

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 1:02 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 5:03 PM


[os 10 +] Brinquedos Laura [São Paulo] 1º Beyblade de Batalha – Hasbro. 2º Beyblade de Batalha Confronto – Hasbro. 3º Mo Barato – DTC. 4º Disco Flash – DTC. 5º Arena Beystadium – Hasbro. 6º Chaveiro Angry Birds – Yellow. 7º Splash Bolha – Aeromodelli. 8º Autorama Cars – Aeromodelli. 9º Jogo Mega Senha – Brinquedos Estrela. 10º Furreal Cão Labrador Cookie – Hasbro.

Centro Atacadista Barão [São Paulo] 1º Hot Wheels Carros Básicos Novo Sortimento – Mattel. 2º Max Steel Figura Básica Sort 2011 – Mattel. 3º Barbie FAB- Barbie Fashion 2011 – Mattel. 4º Barbie Escola Princesas – Mattel. 5º Hot Wheels Racer – Barão Toys. 6º Barbie Guitarra Infantil Luxo – Barão Toys. 7º Hot Wheels Baía do Tubarão – Mattel. 8º Barbie Quero Ser Bailarina 2011 – Mattel. 9º Hot Wheels Guitarra Infantil Luxo – Barão Toys. 10º Jogo Uno – Mattel.

Fnac

PBKids Brinquedos [Brasil] 1º Beyblade de Batalha – Hasbro. 2º Imaginext Batcaverna – Mattel. 3º Boneca Minha Baby Alive – Hasbro. 4º Air Hogs Vectron Wave – Long Jump. 5º MH Bon Passeio Shopping Sort – Mattel. 6º RC Helicóptero Thunder – Candide. 7º Banco Imobiliário Super – Brinquedos Estrela. 8º Lava Lava – Homeplay. 9º Splash Baleia – Long Jump. 10º Real Construction Kit Pro – DTC.

Espaço Brinquedo Revista

Os 10+.indd 60

[Brasil] 1º Pelúcia Galinha Pintadinha – Light Toys. 2º DVD Portátil Backyardigans – Tec Toy. 3º Teimosinho - Galinha Pintadinha – Toyster Brinquedos. 4º DVD Portátil Disney – Tec Toy. 5º Massa de Modelar Balde Backyardigans – Sunny Brinquedos. 6º Cadeira Bricks & Klicks – Gulliver Brinquedos. 7º Cavalete de Pintura completo – Conceito Básico. 8º Pelúcia Backyardigans Tasha – Long Jump. 9º Piscininha - Galinha Pintadinha – Toyster Brinquedos. 10º Kit de Pintura Galinha Pintadinha – Brincadeira de Criança.

60

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 1:03 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 5:04 PM


[os 10 +]

Balão Mágico Brinquedos [São José do Rio Preto - SP] 1º Hot Wheels Novo Sort Carrinhos Básicos – Mattel. 2º Boneca Belinha – Brinquedos Estrela. 3º Boneca Baby JR Fofinho Vestido – Cotiplás. 4º Barbie Escola Princesas Barbie – Mattel. 5º Max Steel Sort Figura Básica – Mattel. 6º Barbie Quero Ser Bailarina – Mattel. 7º Carro Bombeiro Fire – Dismat. 8º Hot Wheels CS Lava Rápido Bubble Blast – Mattel. 9º Barbie Fab Barbie Fashion – Mattel. 10º Jogo Uno – Mattel.

Semaan [São Paulo] 1º Beyblade – Hasbro. 2º Monster High – Mattel. 3º Casa da Barbie com Boneca – Mattel. 4º Barbie Escola de Princesas – Mattel. 5º Mônica Patinadora – Grow. 6º Cookie Furreal – Hasbro. 7º Super Banco Imobiliário – Brinquedos Estrela. 8º Transformers Lider – Hasbro. 9º Minha Baby Alive – Hasbro. 10º Mini Chef Sorveteria – Long Jump.

A Feira Livre [Campos dos Goitacazes - RJ] 1º Torre Copos Supertimer – Grow. 2º Beyblade – Hasbro. 3º Super Tuning Controle – Brinquedos Bandeirante. 4º Barbie Escola de Princesa – Mattel. 5º Toto – Xalingo. 6º Boliches Personalizados – Lider. 7º Detetive 3D – Brinquedos Estrela. 8º Casas de Madeira – Bhoney. 9º Piscina de Bola – Braskit. 10º Carrinho de Boneca – M e P.

Espaço Brinquedo Revista

Os 10+.indd 62

62

Azul e Rosa Brinquedos Educativos [São Paulo] 1º Bola ao Cesto – Soft Mel. 2º Casa de Bonecas – Bohney. 3º Jogos de Estratégia – Mitra. 4º Quebra-Cabeça 3D – Conceito Básico. 5º Girafa – Soft Mel. 6º Yoiô – Fênix. 7º Bonecas de Tecido – Gui Gui. 8º Kit Panelinhas de Alumínio – A de Aurélia. 9º Instrumentos Musicais – Educo. 10º Montagens em 3D – Atto.

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 1:03 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 5:04 PM


[licenciamento]

TOP FIVE Os personagens do momento!

N

o Brasil, devido ao sucesso de alguns personagens, inúmeras licenças são disputadas pelos fabricantes. Por isso, com base nas informações passadas pelos lojistas da seção os 10+, fizemos uma seleção das propriedades recordistas de vendas de brinquedos no Natal. Saiba quais foram as mais procuradas e fique de olho nas tendências para potencializar suas linhas.

Ranking das licenças que mais venderam brinquedos no último Natal:

1º Hot Wheels

Agente: Mattel.

Barbie Princesa Agente: Mattel.

3º Beyblade Agente: Hasbro.

4º Max Steel Agente: Mattel.

5º Galinha Pintadinha Agente: Redibra.

Espaço Brinquedo Revista

Licenciamento_ok.indd 64

64

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 1:07 PM


Procurando solução para distribuir seus produtos?

A Broker com seus 11 anos de mercado foi fundada por profissionais renomados com larga experiência. Temos como meta principal, sermos uma extensão da indústria. Contamos com instalações adequadas, como sala de reunião para treinamentos e amplo Show Room para demonstração de produtos. Possuímos um depósito de 1.500 m² e atendemos um cadastro de mais de 1.300 clientes, distribuídos em 320 cidades do Estado de São Paulo. Atuamos no mercado corporativo tendo como foco atender: • Indústrias (presentes de Natal para filhos de funcionários); • Escolas e Condomínios (brinquedos recreativos); • Órgãos públicos (licitações); • Hospitais, entre outros segmentos.

Somos o único distribuidor autorizado por Brinquedos Estrela para o Estado de São Paulo. Contamos com uma linha de produtos distribuída por nós com exclusividade. No mês de julho de 2011 iniciamos a parceria com a MILK BRINQUEDOS, conceituado fabricante de bonecas, para distribuição de todo portfólio da linha no estado de São Paulo.

Milk Ba bys - 1º Consulta Girls Jeans

Rose Ring

Pé na Tábua Boneca Pinturinha

Boneca Sarampinho

iliário nco Imob Super Ba

JC BROTHErS IMP. EXP. E COM DE BRINQUEDOS LTDA. Av. Pedro Severino, 57 – Jabaquara Tel: (11) 3567-5700 – www.brokerdistribui.com.br sacc@brokerdistribui.com.br

Broker2.indd 1

2/15/12 12:07 PM


[perfil de loja]

I

Loja virtual materializa sonhos Como surgiu a ideia de comercializar produtos e oferecer serviços relacionados ao universo infantil? A Vila Brinkê foi idealizada para entrar no universo infantil de forma marcante. Em busca de um diferencial inovador, que agradasse aos pais e às crianças, não bastaria apenas vender brinquedos. Era necessário agregar outros serviços dos quais o universo infantil necessita e sobrevive. Queríamos agradar ainda mais a garotada, nossos principais clientes. Assim, optamos pelo encanto exercido pelos personagens e providenciamos a entrega personalizada das mercadorias. Ou seja, as crianças podem receber os presentes das mãos de seus heróis, das princesas, ou outro personagem admirado por ela.

magine a euforia de uma criança ao se deparar com seu personagem favorito, cheio de presentes trazidos especialmente para ela. Inesquecível, sem dúvida. Pois isso já é possível. Nova no mercado, a loja virtual Vila Brinkê oferece a opção de entrega dos brinquedos na cidade de São Paulo. Os personagens mais amados pelos pequenos podem comparecer no dia da festa de aniversário, com todos os produtos da lista de presentes, de uma só vez. Dessa maneira, a empresária Flavia Pulchinelli passou a atender os consumidores da capital paulista, sempre sedentos por novidades. Além de brinquedos, a loja virtual oferece calçados, roupas e acessórios infantojuvenis. A seguir, confira como funciona esse negócio.

A Vila Brinkê foi idealizada para entrar no universo infantil de forma marcante. Em busca de um diferencial inovador, que agradasse aos pais e às crianças, não bastaria apenas vender brinquedos Quais as vantagens e desvantagens de trabalhar apenas com e-commerce? A vantagem é não ter o alto custo gerado por um espaço físico e a desvantagem ainda é a falta de confiança de alguns consumidores, principalmente as pessoas que não têm muita familiaridade com o mundo virtual.

Espaço Brinquedo Revista

Perfil de loja.indd 66

66

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 2:13 PM


Como funciona a venda apenas pela internet? O mundo virtual, apesar de parecer mais simples, é uma ferramenta que exige dedicação e trabalho intenso. Podemos oferecer aos clientes inúmeras facilidades, desde entrega, lista de aniversário, entrega especial dos presentes pelos personagens e produtos que muitas vezes ainda não chegaram às lojas, até uma simples embalagem de presente, porém a administração para que a experiência de compra do cliente seja real demanda atenção ao sistema como um todo. Quais categorias de brinquedos são oferecidas pelo site? A Vila Brinkê disponibiliza 60% de artigos nacionais e 40% importados, para crianças de 0 a 12 anos de idade. Entre eles, alguns itens são colecionáveis. Geralmente, estes são mais procurados por adultos colecionadores, tanto de carrinhos como de bonecas. Atualmente, temos em torno de mil itens em estoque. Qual o perfil dos consumidores da Vila Brinkê? A busca por este tipo de serviço, mais diferenciado e que vai além da escolha de um brinquedo, roupa, calçado ou acessório costuma ser feita por pais e mães de classe média alta, na maior parte das vezes. De que maneira a Brinkê fideliza seus clientes? Neste ano, implantamos um sistema de fidelização por pontos. Assim, quanto mais compras são feitas pelo site, mais o cliente acumula pontos. Essa pontuação permite que ele retire mercadoria ao atingir um mínimo estipulado. Como a direção da empresa analisa o mercado brasileiro de brinquedo? Ainda é um mercado a ser explorado, podendo oferecer mais itens infantis e de puericultura importados. Existem muitas novidades de qualidade pelo mundo que ainda não foram trazidas para o mercado brasileiro. Para este ano, nosso estudo prevê um crescimento significativo, sobretudo no mês de outubro, com a loucura da Semana das Crianças. Nossa expectativa é expandir as entregas para outras cidades, embora ainda não tenhamos uma data certa. Serviço: Vila Brinkê - http://www.vilabrinke.com.br/.

Fevereiro / Março 2012

Perfil de loja.indd 67

67

Espaço Brinquedo Revista

2/15/12 2:14 PM


[feira]

informe publicitário

China Sourcing Fair: Baby & Children’s Products

D

e 20 a 23 de abril será realizada a AsiaWorld-Expo em Hong Kong, na China. A feira é uma das exposições mais completas da Ásia para os setores de vestuário e acessórios para bebês e crianças. Apresentando fornecedores profissionais, o encontro é o local certo para importar os melhores produtos com preços baixos e em local estratégico para os negócios: Hong Kong. Além da realização de negócios, a feira proporciona o contato com expositores de outros mercados em crescimento da Ásia.

Em 2011, empresas de grande reconhecimento mundial, juntamente a milhares de compradores, visitaram e fecharam parcerias na China Sourcing Fair: Baby & Children’s Products. Essa já reconhecida plataforma de negócios contou, no ano passado, com a presença de Auchan, Best Buy, Benetton, Dollar General, El Corte Ingles, Lacoste, Levi’s, Marks & Spencer, Mothercare, Next, Procter & Gamble, Toys “R” Us, Woolworths, Zara e muitos outros. Segundo o presidente da feira, Tommy Wong, a presença de renomados expositores e compradores mostra a relevância do encontro no panorama mundial: “Nosso evento ganhou ainda mais peso junto aos fornecedores chineses e demostrou a qualidade dos produtos expostos ao trazer nos corredores da feira compradores de qualidade e renome”. Espaço Brinquedo Revista

Feira HK.indd 68

Conheça os mais recentes produtos nas seguintes categorias: Alimentos Acessórios Bolsas Brinquedos, jogos e puzzles Calçados Máscaras e fantasias Móveis

Produtos de higiene Produtos de proteção Produtos de viagem Produtos para brincar ao ar livre Roupa de cama Vestuário

Serviços complementares Os visitantes podem, ainda, assistir gratuitamente aos seminários oferecidos pela feira, utilizar o bar Wine & Cappuccino e acessar à internet gratuita no lounge criado para receber os compradores.

Bem localizado A AsiaWorld-Expo fica próxima do aeroporto internacional de Hong Kong. Do centro da cidade ao local da feira são apenas 30 minutos. O centro de exposição assegura uma confortável visita ao China Sourcing Fair com uma vasta seleção de modernas amenidades. Atualize-se com os lançamentos de produtos para bebê e crianças provenientes da China! Registre-se agora em www.chinasourcingfair.com/bcp para obter seu crachá de entrada livre. Fevereiro / Março 2012

2/15/12 2:19 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 5:07 PM


[papo de especialista]

ponto de venda por Marcelo Rossi

O que faz a diferença nos resultados

O

publicados pelo Ibope num estudo chamado Ibope Monitor Evolution (se sua agência de propaganda for boa vai fornecer esse estudo gratuitamente à sua empresa), que levanta junto aos veículos de comunicação quanto cada empresa investiu em compra de espaço publicitário no Brasil, mais de 85% da verba investida em anúncios de brinquedos estão concentrados nas mãos de cinco grandes players desse mercado (Mattel, Long Jump, Estrela, Hasbro e Candide). Isso significa que os outros 15% da verba são rateados nos investimentos dos mais de 300 competidores. Percebe-se nitidamente que os investimentos em mídia são desproporcionais e que a eficiência dos resultados está atrelada à adoção de estratégias eficazes. Mas se boa parte das empresas não investem na mesma proporção de suas receitas em mídia, por outro lado devem estar investindo em outros esforços, correto? Errado. No movimento de fim de ano dentro dos principais PDVs pode-se notar como as empresas estão atrasadas com suas estratégias de merchandising. Mais uma vez, dentre as companhias mais ativas e também com ações de PDV amarradas estrategicamente, apenas as mesmas grandes empresas que investem forte em mídia são as que investem forte em merchandising. Alguns competidores despejaram grandes volumes de verba na contratação de repositores adicionais, mas com o baixo cuidado no treinamento e, assim, perderam a oportunidade de construir um resultado diferenciado e conquistar uma fatia importante de participação de mercado. Encerrada a loucura de fim de ano das lojas – especialmente as da região da 25 de Março –, a maioria dos brinquedeiros faz as contas e se pergunta o quanto valeu a pena todo o investimento em promotores, material de PDV, uniformes...

mês de janeiro começa com uma sensação de inquietude no setor de brinquedos. Para a maioria dos fabricantes e importadores, o ano de 2011 foi diferente. Acostumados com os últimos cinco anos, nos quais o mercado brasileiro praticamente dobrou a demanda por brinquedos (vide análise setorial da Abrinq publicada em abril), alcançar as metas projetadas para 2011 com base no que foi comprado e produzido foi tarefa muito difícil. Para a maioria, o foco dos últimos meses foi tentar manter o mesmo volume de vendas do ano anterior, e a maioria não conseguiu. Com a mudança que o mercado de brinquedos vem sofrendo ao longo dos últimos anos, as receitas que deram certo no passado definitivamente estão defasadas e não funcionam mais. Da forma como as empresas tratavam o desenvolvimento dos produtos para lançamentos, passando pela escolha de licenciamentos e chegando às estratégias de investimento em mídia e merchandising, quem não evoluiu com os movimentos de mercado terá cada vez mais dificuldades para alcançar suas metas. Quem está mudando rapidamente, está colhendo resultados. Os investimentos em mídia passaram a ser megaestratégicos. Buscar uma combinação eficaz de cobertura e frequência junto aos diferentes targets e fazer com que seu anúncio tenha uma percepção destacada na avalanche de filmes que são veiculados nos canais infantis são os primeiros passos. Cross media, merchandising eletrônico, filmes com produções mais bem elaboradas, criações estratégicas... já não são mais movimentos exclusivos da líder Mattel. Aliás, com base nos dados

Espaço Brinquedo Revista

Papo PDV2.indd 70

70

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 5:09 PM


Depois de toda a loucura, aquelas mesmas figuras (algumas carimbadíssimas) retornam às mesmas lojas para realizar o mesmo trabalho de reposição sem muita novidade ou mudança no escopo de trabalho. Muita empresa vai passar mais um ano sem controles de giro de produtos, sem estratégias de posicionamento, sem acompanhar a concorrência e, o mais grave, sem uma ação efetiva que ajude os produtos a girar. É um círculo vicioso – “Já que não alcançamos as metas, reduzimos investimentos”. Quando chegar setembro, começa novamente a correria de arranjar repositor para os PDVs, numa tentativa de obter máximo giro e potencializar o retorno sobre as vendas. Boa parte das empresas sequer tem interesse em discutir questões de PDV no início do ano e já deixa claro que esse tipo de investimento será feito só no segundo semestre. Mas, afinal, o que pode fazer diferença para as empresas que começam a investir desde já num trabalho estruturado de merchandising e que pode fazer a diferença nos resultados do fim de ano? Confira: Continuidade de trabalho – Quem atua ao longo do ano nas lojas conquista a confiança dos gerentes de loja e amplia as possibilidades de trabalho, além de confiar no recebimento de maiores volumes de produtos. Afinal, terá apoio nos 12 meses do ano e não somente no período sazonal. Aumento do share of shelf – Conquistar espaços adicionais é tarefa cada vez mais difícil com tantos lançamentos. Nos períodos de baixa sazonalidade, a competitividade por melhores espaços não é tão acirrada. Quem atua desde janeiro tem maior possibilidade de aproveitar as oportunidades de falta de produtos da concorrência e ampliar o espaço de suas marcas. Layout de gôndola – Raríssimas empresas do setor atuam com layout de suas gôndolas. Ter um layout previamente definido obriga sua estrutura de marketing a pensar na estratégia de posicionamento de seus produtos. Às vezes, o simples posicionamento de um brinquedo próximo ou distante de um determinado concorrente impacta fortemente no giro dos produtos. Na maioria dos casos a padronização na exposição dos itens gera uma identidade junto ao consumidor que consegue compreender melhor as categorias de produtos, criando uma familiaridade com a marca. Material de PDV – Apesar de a maioria dos gerentes torcer o nariz para a colocação de material de PDV nas lojas, materiais inteligentes e que não poluem visualmente são tolerados. Em alguns casos – como quando o material é combinado com

Fevereiro / Março 2012

Papo PDV2.indd 71

71

Espaço Brinquedo Revista

2/15/12 5:09 PM


[papo de especialista]

ponto de venda

Invista em material para a equipe – Capriche no uniforme, crie pastas e apostilas de apoio, promova encontros e reuniões esporádicas. Lembre-se que tudo remete à sua marca e custa muito pouco fazer com que sua equipe carregue com competência um material eficiente na construção de resultados. Cuidado com quem veste a camiseta de sua empresa – Busque avaliar periodicamente sua equipe de promotores. Não deixe isso na responsabilidade dos representantes. Converse com gerentes e encarregados de lojas – eles têm uma visão 360º de todas as empresas que atuam no PDV e das que são mais competentes. No momento em que o mercado de brinquedos tem buscado tanta inovação, é hora do empresário do setor “abrir” a cabeça para novos conceitos de trabalho. Contratar uma empresa de Gestão de PDV custa muito menos do que se imagina. Algumas empresas descobriram que trabalhar uma rede inteira no período de baixa sazonalidade apresenta custos inferiores aos de manter uma equipe de promotores efetiva ao longo do ano, além de trazer vantagens que podem colocá-la à frente da concorrência nos períodos nos quais o mercado exige eficiência e estratégias inovadoras. O ano de 2012 está apenas começando, mas já se pode sentir que a competitividade será acirrada e que buscar aumento na participação de mercado das empresas vai demandar estratégias eficazes e operações rentabilizadas. Lembre-se: é no PDV que se concretiza todo o processo de criação, desenvolvimento, produção e comercialização – que movimenta esse mercado mágico dos brinquedos. E ninguém vai querer deixar de lado essa etapa que pode fazer toda a diferença nesse mercado.

a campanha de TV – os materiais são até bemvindos! Além de impulsionar o giro, podem ser estratégicos para complementar mensagens que não puderam ser exploradas na campanha da TV. Mas cuidado: material de PDV custa caro e só deve ser produzido depois de consultar seu pessoal de campo. Planos de mídia – Sua empresa investe em mídia? Então que tal compartilhar seus planos de mídia com seu pessoal de merchandising e usar esses planos como forma de argumentação para negociar vitrines, pontas de gôndola, espaço extra, colocação de displays? Gerar tráfego de consumidores e colocar em destaque produtos que estão na mídia são fatores que multiplicam a possibilidade de sucesso no giro dos produtos. Treinamento – Já pensou em melhorar um pouquinho a bagagem de informação e conhecimento técnico de sua equipe de promotores? Um trabalho de capacitação pode ajudar a revelar talentos em seu grupo e fazer com que toda a equipe vá além de simplesmente repor produtos nas prateleiras. Promotor eficiente é aquele que produz alguma diferença nas lojas nas quais atua. Os relatórios de visitas não são mais fonte de controle do trabalho dos promotores. Seja estratégico! – O trabalho de PDV que é feito nas lojas Armarinhos Fernando é completamente diferente do trabalho realizado nas lojas da Ri Happy. Se sua empresa comercializa produtos para a Fnac, então, mais diferente ainda. E se o trabalho se estender às lojas de bairro como Nivalmix, Miada ou Renascer, treinar sua equipe para que se adapte a cada perfil de loja passa a ser fundamental. Se não criar uma orientação específica para o trabalho de cada loja e uma estratégia que seja adequada a seu mix de produtos em cada uma dessas redes, o trabalho se resumirá em um movimento básico de reposição de mercadorias.

Espaço Brinquedo Revista

Papo PDV2.indd 72

Marcelo Rossi é diretor da PDV Active – Gestão de Ponto de Vendas marcelo@pdvactive.com.br – (11) 2359-2026.

72

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 5:10 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 5:10 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 5:11 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 5:12 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 5:12 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 5:13 PM


[representante]

Atendimento diferenciado Representantes de brinquedo se dedicam ao mercado nacional

João Batista F. do Nascimento Representação: Estrela. Empresas representadas: Lider Brinquedos, Apolo Brinquedos e Soft são algumas das marcas representadas. Experiência no mercado: 10 anos. Região de atuação: Todo o estado do Rio de Janeiro. Diferencial: Além do atendimento, zelamos por nossos clientes. Desde o recebimento da mercadoria e a orientação para as vendas, até a liquidação dos títulos. Dessa forma, intermediamos a relação entre as fábricas e o cliente. Nossa proposta é levar os lançamentos e concentrar alguns deles em nosso showroom, para que apreciem de perto os itens do catálogo. Contatos: (21) 7831-6286 / 3402-4025 / 3384-2650 – tratar com João Batista.

Ana Márcia de Oliveira Moreira Representação: Aicram Representações Ltda. Empresas representadas: BBRA e Lider Brinquedos. Experiência no mercado: 10 anos. Região de atuação: Aracaju (SE) e Maceió (AL), ambas no Nordeste. Diferencial: Seriedade e assistência pós-venda. Contatos: (79) 9199-1100.

Espaço Brinquedo Revista

Representante.indd 78

78

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 2:32 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 2:54 PM


[se eu fosse criança]

Adriana Ramos [Xuxa Produções]

Se eu fosse criança hoje, gostaria de ter um eletrônico da linha de laptops infantis. Na minha infância, nem sonhávamos com esse tipo de atividade. Além de serem divertidos, esses brinquedos são muito educativos e desenvolvem demais o raciocínio da criançada. Acho bárbaro! Sem contar que gosto muito dos filmes da série Toy Story. Assistia com meus sobrinhos, quando eram crianças. Hoje, já crescidos, tenho a oportunidade de assistir com meu filho de 2 anos de idade. Ele também adora... O terceiro episódio é especialíssimo!

GUSTAVO GRAZIOTTIN [3D Comex]

Se eu fosse criança hoje, gostaria de ter um destes minicarros elétricos. Em minha infância, sempre participava das brincadeiras de rua, e uma das minhas preferidas era manobrar carrinho de rolimã. Na verdade, a aventura começava com a construção do veículo, utilizando-se de tábuas, parafusos, pregos e rolamentos que normalmente eram doados por algum dono de ferro velho. Esses carrinhos elétricos são uma versão bastante modernizada do brinquedo que eu mais gostava. Como não poderia deixar de ser, curto o Relâmpago Mcqueen da animação Carros. Já assisti diversas vezes com meu filho Eduardo, de 5 anos de idade, e demos boas risadas!

Espaço Brinquedo Revista

Se eu fosse crianca#53.indd 80

80

Fevereiro / Março 2012

2/15/12 2:40 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 2:50 PM


[zoom]

Recomendação

de leitura

Modelo simples de empreendedorismo pode definir trajetória riência no mercado, Cassio

Ser Vendedor ou Estar Vendedor

A. Spina lança “Investidor-Anjo

O escritor, orienta-

Com 25 anos de expe-

– Guia prático para empreendedores e investi-

dor de excelência pes-

dores”. A obra explica a importância de um “inves-

soal e neurolinguista,

tidor-anjo”, perfil criado nos Estados Unidos e ainda

Luiz Claudio Gomes,

pouco conhecido no Brasil, profissional que reúne

acaba de lançar o livro “Ser

experiência, estabilidade, inovação e recursos finan-

Vendedor ou Estar Vendedor”. Na obra, o autor ensina técnicas importantes para criar vínculo

ceiros. O livro publicado pela nVersos Editora apresenta um rápido panorama desse tipo de administradores no Brasil e reúne orientações sobre como se tornar um deles. Grandes criações nascem de ideias simples, práticas e arrojadas. Entretanto, o sucesso depende de uma administração eficiente, bons relacionamentos, estratégias de marketing e, principalmente, de investimentos. Investidor-Anjo – Guia prático para empreendedo-

com o cliente e discorre sobre o estilo de comunicação a ser utilizada para obter sucesso.

Cursos Atualização para profissionais de Vendas e Finanças “Gestão de Vendas de Alta Performance”,

Autor: Cassio A. Spina.

“Trade

Editora: nVersos - www.nversos.com.br.

Financeiros” são alguns dos cursos de atualiza-

Páginas: 176 páginas.

ção oferecidos pela ESPM, neste início de ano.

Próximos

eventos

Marketing”

e

“Finanças

para

Não

A instituição preparou também alguns temas direcionados para as áreas de Varejo, Pessoas e Agronegócios, tais como: “E-Commerce: os novos caminhos do varejo”, “Liderança de Equipes” e

Gift Fair

“Marketing do Agronegócio com ênfase na Gestão

Data: 27 de fevereiro a 1º de março de 2012.

Integrada da Sustentabilidade”. Cursos disponíveis

Para obter mais informações, acesse:

até março de 2012.

http//www.laco.com.br.

A carga horária varia entre 30 e 90 horas/ aula, sendo ministradas no Campus Rodolfo Lima

Texfair Home

Martensen, em São Paulo - Telefone: (11) 5081-

Data: 6 a 9 de março de 2012.

8225 ou pelo e-mail: candidato@espm.br.

Para obter mais informações, acesse: http://www.texfair.com.br. Espaço Brinquedo Revista

Zoom_eb53.indd 82

Imagens meramente ilustrativas

res e investidores

Para mais informações e matrículas acesse: www.espm.br/candidato. Fevereiro / Março 2012

2/15/12 2:43 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 2:48 PM


ANUNCIO_4x4.indt 1

2/15/12 2:48 PM


Revista Brinquedo #53