Revista Espaço Brinquedo & Papelaria #133

Page 1

PROTAGONISTAS!

MERCADO DE BONECAS SEGUE RELEVANTE

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA | ANO 21 | N º 133 | 2024 | EP GRUPO EPGRUPO.COM.BR
n0 133 Maio

SEMPRE ATUAL!

Esta foi a percepção que ficou ao elaborarmos a matéria de capa sobre o segmento de bonecas.

E em imaginar que na Grécia Antiga, mais especificamente em Atenas, as crianças já utilizavam as bonecas como brinquedos! Claro que eram representadas de outras formas e com outros materiais, mas o ítem segue como um retrato atemporal da civilização.

Hoje há bonecas de diversos modelos e com inúmeras funcionalidades, representando 13% do setor de brinquedos em vendas. Por isso, não deixe de ler o conteúdo e analisar se essa linha está performando bem em sua loja ou quais os ajustes necessários para que as bonecas sejam uma oferta interessante ao consumidor. Falando em produtos, lojas, vendas... as duas entrevistas desta edição estão imperdíveis. Conversamos com Luis Antonio, proprietário da LuBrinque e também com o Renan Pizii, da Piziitoys. Sem spoilers por aqui. Clique no link e assista. Sabemos o quanto são relevantes as feiras setoriais. Por isso, nesta edição, trouxemos detalhes da Celebra Show e da Toy Fair de Nova York.

Importante, também, é compartilhamos com você as movimentações estratégicas de empresas que fazem parte do cenário nacional.Você sabia que a SD é, agora, Animativa? Pois é; a executiva de marketing da companhia nos cedeu uma entrevista que vale a pena acompanhar.

Por fim, um lembrete:

Quer sugerir pautas, bater papo, tomar um café? Fale com a gente!

Até a próxima!

marici@epgrupo.com.br

@epgrupo

fb.com/epgrupo1 linkedin.com/company/ep-grupo @epgrupo1

Ano 20 // Ed. 133 // Maio 2024

ESPAÇO PALAVRA EDITORA E ARTE LTDA.

DIREÇÃO-GERAL E JORNALISTA RESPONSÁVEL

Marici Rosana Ferreira (MTB 36727)

REDAÇÃO

Camila Guimarães

NOVOS NEGÓCIOS

Camila Guimarães

REVISÃO

Lu Peixoto

ARTE

Wilson Alves

MARKETING

Luiz Paulo Ferreira

Luise Kipper

ATENDIMENTO

Daiane Miranda

Bárbara Vieira

ASSISTENTES ADMINISTRATIVAS

Cristina Venâncio

ADMINISTRAÇÃO, PUBLICIDADE E REDAÇÃO

Av. Rouxinol, 1041, conj. 1109

Moema – São Paulo/SP

CEP: 04516-001

Tel.: (11) 5092-5588/(11) 5094-0403

E-mail: comercial@epgrupo.com.br

ASSINATURAS (11) 5092-5588 ou pelo site epgrupo.com.br

As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores e podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte. As fotos utilizadas nesta edição pertencem ao banco de imagens da revista Espaço Brinquedo & Papelaria e podem ser utilizadas, desde que citada a fonte. A revista Espaço Brinquedo & Papelaria possui distribuição nacional para proprietários, diretores, gerentes, compradores, lojistas e demais pessoas envolvidas com lojas de brinquedos, artigos infantis, magazines, supermercados, atacadistas, fabricantes, papelarias, armarinhos e bazares.

editorial
Clique aqui e confira o editorial em vídeo.
46 40 /índice 18 8 Panorama 14 Em foco 16 Anote aí! - Celebra Show 18 Capa – Protagonistas 40 Empresa – Animativa 46 Mercado – NBA 48 Confira, logista 52 Internacional

Pais & Filhos apresenta linha inclusiva

A linha inclusiva da Pais & Filhos/Gala foi desenvolvida especialmente para atender crianças e adultos com algum tipo de dificuldade cognitiva. Esta dificuldade pode ocorrer quando uma pessoa tem dificuldades no processamento de informações, incluindo tarefas mentais como atenção, raciocínio e memória.

Os jogos dessa linha são educativos e contribuem para o desenvolvimento de habilidades como coordenação motora fina, reconhecimento dos sentimentos, aprendizados de imagens, formas e cores, além de ampliar sua capacidade de letramento. Os produtos são confeccionados em papel cartão resistente, revestido com uma lâmina que proporciona um acabamento diferenciado.

Os itens disponíveis presente na linha são: Jogo da memória – Linguagem dos sinais; Ache e encaixe – Como me sinto; Soletrando – Conhecendo os sentimentos; Binguinho – Gosto e não gosto; Caça figuras – Conhecendo o corpo humano e Dominó – Aprendendo números.

Canais infantis e de música seguem dominantes no YouTube em 2024

Os anos passam, mas tem algo que não muda na cena do entretenimento digital: os canais infantis e de música liderando o ranking de audiência no YouTube. Entre as 10 páginas brasileiras com o maior número de visualizações na história da plataforma, quatro se destacam com conteúdos para crianças, quatro para a área musical e dois criam vídeos para o público infantojuvenil.

É o que mostra mais uma edição da pesquisa da B2Gether, uma das principais empresas de câmbio do Brasil, sobre o ranking do top 10 canais no YouTube Brasil com o maior índice de audiência ao longo dos anos. Os dados foram atualizados nesta quinta-feira (18/04), por meio do site estatístico Social Blade.

Conheça os canais líderes em visualizações:

1º lugar – Canal KondZilla (38 bilhões de views) – Música

2º lugar – Galinha Pintadinha (31 bilhões de views) – Infantil

3º lugar – GR6 Explode (27 bilhões de views) – Música

4º lugar – Maria Clara & JP (26 bilhões de views) – Infantil

5º lugar – Luccas Neto (24 bilhões de views) – Infantil

6º lugar – Marília Mendonça (19 bilhões de views) – Música

7º lugar – Spider Slack (18,9 bilhões de views) – Infantojuvenil

8º lugar – Mundo Bita (18 bilhões de views) – Infantil

9º lugar – Felipe Neto (17 bilhões de views) – Infantojuvenil

10º lugar – Henrique e Juliano (16 bilhões de views) – Música

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 8 / #panorama

Ferramenta usa IA para recriar o rosto da personagem Luna representando crianças com condições especiais de pele

Imagine uma ferramenta de IA que ajuda crianças com condições especiais de pele a se verem representadas nos seus desenhos animados favoritos. Este é o principal insight por trás da campanha “Muestra Tu Marca” (em português, “Mostra a sua marca”), o novo projeto global de Bepanthen e Energy BBDO Chicago lançado nesta semana.

“A representação é muito importante, principalmente para as crianças, desde tenra idade. Amar a nossa pele e nos sentirmos vistos é o primeiro passo para construirmos um carácter forte e um ambiente de inclusão. Bepanthen assumiu a missão de abraçar e dar visibilidade a todos os tipos de doenças da pele de uma forma real e sem filtros, garantindo que os nossos consumidores se sintam vistos e compreendidos, visando uma mudança global na categoria” disse Patricia Corsi, diretora global de marketing, digital e tecnologia da informação da Bayer.

Para fazer a ideia acontecer, a Energy BBDO Chicago fez parceria com a Kollectiff, estúdio de inovação, para desenvolver uma ferramenta de rastreamento de características faciais em personagens de desenhos animados, superando desafios associados à simetria e aos padrões de movimento.

Ao integrar técnicas de visão computacional e IA, a tecnologia de mapeamento facial é capaz de criar quase um milhão de vídeos exclusivos em segundos.

“Em um mundo com histórias negativas diárias sobre a IA, a Bepanthen está usando a IA para o bem, ajudando crianças com problemas de pele a se verem representadas nos desenhos que elas amam.” diz Andrea Siqueira, diretora de criação executiva da Energy BBDO.

A primeira animação que inaugura esta tecnologia é a personagem Luna de “O Show da Luna!”, da Pinguim Content, produtora por trás de vários hits na América Latina. “É incrível fazer parte de um projeto tão inovador”, afirma Ricardo Rozzino, produtor executivo da Pinguim Content. “Esperamos que as crianças curtam e se sintam representadas pela Luna com esta ferramenta divertida.”

A campanha será lançada inicialmente no México, onde houve um aumento significativo nos sintomas de eczema entre crianças nos últimos 20 anos. Um lançamento global já está planejado em mercados onde a atua a Bepanthen (Bepantol no Brasil) como LATAM, EMEA e APAC para 2024 e 2025. Para ver mais acesse: www.MuestraTuMarca.com.mx

Mattel lança miniversões de brinquedos e conjuntos populares da Barbie

A Mini BarbieLand está abrindo suas portas para todos os fãs com versões em miniatura dos brinquedos Barbie favoritos. Os fãs podem criar sua própria BarbieLand com 12 itens colecionáveis, o que oferece uma experiência construtiva, jogável e rosa.

“A Barbie está no coração da cultura pop e estamos entusiasmados em encontrar os fãs onde eles estiverem, oferecendo uma nova miniescala colecionável, o que permite que os fãs montem seu próprio minimundo Barbie. A Barbie possui uma das casas mais reconhecidas do mundo e, pela primeira vez, todo o seu patrimônio foi miniaturizado para que a boneca possa ser apreciada de uma forma totalmente nova, o que expande o seu alcance para uma base de fãs de pequenos colecionáveis inteiramente nova”, diz Krista Berger, vice-presidente sênior da Barbie e chefe global de bonecas da Mattel.

Fonte: Mattel

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 10 / #panorama

Business Hub Group é o agente

licenciador de Vila Sésamo no Brasil

A Sesame Workshop, a organização sem fins lucrativos de impacto global por trás de Vila Sésamo, nomeou o The Business Hub Group como seu agente licenciador para o Brasil. O grupo gerenciará produtos de consumo, ativações especiais e eventos de varejo para a querida marca infantil.

“Há mais de 50 anos, a Vila Sésamo vem trazendo conteúdo envolvente e experiências alegres para crianças e famílias com personagens e shows icônicos, e alcançando comunidades”, disse Polo Valdes, diretor sênior da Sesame Workshop para a América Latina. “A missão da Sesame Workshop é ajudar as crianças de todos os lugares a se tornarem mais inteligentes, mais fortes e mais gentis, e estamos entusiasmados em colaborar com o The Business Hub Group para oferecer aos fãs mais de Elmo, Beto, Come-Come e todos os seus amigos.”

“A Vila Sésamo tem sido parte integrante da vida cotidiana das crianças, incentivando a aprendizagem lúdica durante várias gerações”, disse Fanny Salazar Mourré, chefe de extensão de marca do The Business Hub Group. “Com nosso histórico comprovado de sucesso na região, temos orgulho de nos unirmos à Sesame Workshop para criar mais oportunidades únicas para os fãs desfrutarem da Vila Sésamo.”

Paulo Ferreira, um executivo altamente experiente e apaixonado por marketing e extensões de marca, é quem lidera a equipe no desenvolvimento da estratégia de marca da Vila Sésamo.

Fonte: Divulgação

Hasbro e Playmates Toys fecham acordo global para brinquedos Power Rangers

A Hasbro continua sua reinvenção respondendo a uma pergunta que muitos fãs e varejistas têm feito: “O que está acontecendo com os Power Rangers?”

Após recente inatividade da marca no departamento de brinquedos, a Hasbro assinou um acordo de licenciamento global com a Playmates Toys, sob o qual a empresa, conhecida por seus bonecos de Teenage Mutant Ninja Turtles, assumirá a produção e a distribuição de produtos Power Rangers.

A Playmates Toys começará seus lançamentos com uma linha de brinquedos Mighty Morphin Power Rangers voltada para crianças no próximo ano. O acordo com a Hasbro também concede à empresa direitos para desenvolver produtos adicionais de categorias cruzadas, incluindo bonecos de ação, blasters, pelúcia, dramatizações, veículos e acessórios, com distribuição global em todas as regiões, exceto na Ásia.

A Hasbro afirma que manterá todos os direitos de entretenimento e continuará gerenciando as atividades de licenciamento da marca.

“Estamos honrados em trabalhar com a Hasbro na recriação da linha de brinquedos desta icônica franquia para fãs de longa data e uma nova geração de crianças”, disse Karl Aaronian, vice-presidente sênior de marketing da Playmates Toys.

“Playmates e Hasbro falam a mesma linguagem dos brinquedos e compartilham uma paixão por Power Rangers, um fenômeno multigeracional que resistiu ao teste do tempo.”

Olhando para o futuro, a Hasbro expositora na Licensing Expo, em maio, e planeja ativar ainda mais a marca Power Rangers por meio de ofertas em sua plataforma Hasbro Pulse direta ao consumidor (DTC), com maior presença na Comic-Con International: San Diego ( SDCC), e em outros eventos do setor.

Fonte: Toybook

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 12 / #panorama

Luis

Antonio

Proprietário da LuBrinque

Conversamos com o Luis Antonio, proprietário da LuBrinque, uma loja especializada em brinquedos há mais de 30 anos. Na entrevista, ele nos conta sobre as duas unidades físicas e o e-commerce, as linhas mais buscadas, a importância dos personagens, as ações de marketing, o desempenho no primeiro trimestre e analisa o varejo.

“O brinquedo para crianças de 0 a 3 anos é hoje responsável por uma venda bem expressiva”

Renan

Pizii

Protagonista de uma jornada de sucesso

Recebemos o Renan Pizii, CEO de Pizii Toys, Iron Studios, CCXP, Jurassic Park Burger Restaurant, Residiuum, Mini. Co e Joy: Play & Care. O executivo nos conta sobre o início de sua trajetória, desde a paixão por colecionáveis na infância até a origem dos diversos modelos de negócios que lidera. Começando pela Pizii Toys, seu primeiro negócio, até a grandiosa CCXP, seu negócio é falar com os fãs!

“O mais legal de tudo é que a Iron Studios nasceu por causa do Ayrton Senna, porque eu tinha uma vontade de fazer uma peça do Ayrton”

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 14 / em foco/
Confira o vídeo pelo QR Code: Confira o vídeo pelo QR Code:

Celebra Show

MAIOR EVENTO B2B DO SETOR DE CELEBRAÇÕES!

A Celebra Show é uma feira de negócios, realizada pela ABCasa, que oferece contato com os expositores dos segmentos de Natal, Festas, Halloween, Eventos Sociais, Confeitaria, Balões e Parques.

A edição 2024 será realizada entre os dias 26 e 29 de maio, em São Paulo. Serão mais de 150 expositores do segmento, entre fabricantes, importadores, exportadores e distribuidores em um só lugar, além de palestras e workshops. O encontro é o local ideal para buffets, lojas de festas e variedades, confeiteiras, fotógrafos, cerimonialistas, produtores, decoradores, entre outros.

CELEBRA SHOW

26 a 29 de maio

Expo Center Norte – São Paulo Credenciamento: www.celebrashow.com.br

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 16 / /anote aí!

PROTAGONISTAS!

AS BONECAS SEGUEM EM DESTAQUE NO BRINCAR

Em tamanhos variados, com materiais diversos e modelos diversificados, as bonecas são protagonistas do brincar em qualquer tempo cronológico. As possibilidades que esse tipo de brinquedo proporciona ajudam as crianças a desenvolverem habilidades importantes – a curto e a longo prazo.

Segundo o relatório da Business Research Insights, o tamanho do mercado global de bonecas foi de US$13.140 milhões em 2022 e deve atingir US$ 23.883 milhões até 2031, exibindo uma taxa de crescimento anual composta de 6,9% durante o período de previsão.

Algumas temáticas que serão responsáveis pelo crescimento do setor mundial de bonecas, segundo o relatório:

• Recursos interativos e integração de tecnologia

• Aspecto colecionável

• Sustentáveis e ecológicas na matéria-prima e no modelo de produção

• Licenciamento de personagens de séries, desenhos e animações

• Inclusão e diversidade

Os fabricantes de brinquedos no mundo todo estão respondendo a essas demandas, introduzindo, assim, uma oferta mais ampla de bonecas ao mercado. E isso é o que contribui para a expansão do setor e para o fornecimento de opções que repercutem em uma base de clientes mais diversificada.

LÍDERES DA INDÚSTRIA GLOBAL

• Mattel (EUA)

• MGA Entertainment (EUA)

• Hasbro (EUA)

• Disney (EUA)

• Madame Alexander (EUA)

• Jakks Pacific (EUA)

O SETOR DE BONECAS NO BRASIL

A indústria brasileira de brinquedos prevê para este ano faturar R$ 9,8 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos – Abrinq

O levantamento da entidade mostra que, em 2023, o segmento de brinquedos classificados como relações sociais ocupou a primeira posição, com 17% das vendas, seguido pelo desenvolvimento afetivo (15%) e a criatividade (13%), empatado com o técnico (13%) e primeira idade (11%). Dentro deste cenário, a linha de bonecas representou 13,1% das vendas do ano passado.

A LINHA DE BONECAS REPRESENTOU

NAS VENDAS DO ANO

Fonte: Abrinq

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 18 / capa
Bonecas 13% Puericultura 6% Jogos 13% Madeira 3% Esportivo 15% Fantasias 1% Outros 9%
Veículos 16,9% Reprodução Mundo Real 11% Blocos de construção 8%
13,1%

Negras 13,6%

MODELOS DE BONECAS NEGRAS CRESCEM 217%

Na quarta edição do levantamento da campanha “Cadê Nossa Boneca?” – sobre a disponibilidade de modelos de bonecas à venda no País –, no total dos modelos contabilizados nos sites dos fabricantes associados à Abrinq, 13,6% são negras. O que representa mais de 217% de crescimento no número de modelos disponibilizados para compra no mercado em relação a 2020.

Brancas 86,4%

DOS 1.542 MODELOS DE BONECAS IDENTIFICADOS NOS 26 FABRICANTES

ASSOCIADOS, 13,6% SÃO MODELOS DE BONECAS NEGRAS

INCLUSÃO GANHA ESPAÇO

Em 2020, a Mattel deu mais um passo em direção à diversidade. Preparou novos penteados e tons de pele para a Barbie Fashionista, linha que entrou no mercado em 2015.

Fonte: avante.corg.br

Já em março de 2023, a Babybrink lançou a boneca da MC Divertida. A influencer, que na época tinha mais de 12 milhões de inscritos no YouTube e 1 milhão de seguidores no Instagram, posta conteúdos divertidos de música, brincadeiras e histórias engraçadas.

Agora, em março deste ano, Maira Gomez, com 7 milhões de seguidores nas redes sociais, conquistou a internet ao apresentar os costumes e crenças da sua tribo Tatuyo e se tornou uma boneca Barbie, ao lado de outras 8 mulheres empreendedoras do mundo.

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 20 / capa

BENEFÍCIOS DO BRINCAR DE BONECA

Por Cynthia Wood, psicóloga da Clínica Crescendo e Acontecendo (SP).

1. Imaginação e criatividade

Quando brinca de boneca, sejam aquelas do tipo Barbie ou as que se parecem com bebês, a criança cria diferentes histórias, monta cenários e pensa em diversas situações. Tudo isso estimula a imaginação e a criatividade, habilidades fundamentais para a vida, tanto no presente quanto mais adiante, na vida adulta.

2. Habilidades sociais

Com esse tipo de brincadeira, as crianças representam o mundo em que elas vivem. Muitas vezes, elas reproduzem situações que passam com os pais ou na escola, imitando experiências da realidade em torno delas. Isso ajuda a construir um repertório e é uma espécie de “treino” para a vida.

3. Mais empatia

Ao cuidar da boneca ou entrar no faz de conta, a criança simula acontecimentos com outra “pessoa” – no caso, a boneca. Assim, uma área importante do cérebro, responsável por emoções como a empatia, é ativada. Brincar de boneca, portanto, a ajuda a se colocar no lugar do próximo e a pensar nos outros.

4. Entender as emoções

Entender o que se está sentindo é um passo importante para saber lidar com as próprias emoções. No entanto, crianças pequenas muitas vezes não sabem nomear e identificar sentimentos como raiva, angústia, frustração, tristeza, euforia… Ao simular situações com as bonecas, elas podem expressar, pela brincadeira, o que está dentro delas e, assim, aos poucos, aprenderem um pouco mais sobre si mesmas, a variedade de emoções e como lidar com cada uma delas.

5. Ter responsabilidade

Cuidar da boneca, colocá-la para dormir, enrolá-la em um cobertor, vesti-la, brincar com ela, dar-lhe comidinha e passear: tudo o que as crianças fazem com uma boneca é, de certa forma, uma repetição do que os adultos fazem quando cuidam dos pequenos. Aos poucos, as brincadeiras ajudam na compreensão de responsabilidades e do que é preciso fazer para cuidar de alguém. Isso pode ser uma espécie de treino, por exemplo, para a criança poder ter um pet um pouco mais para frente, e entender que há responsabilidades envolvidas.

6. Desenvolvimento da fala

Os diálogos costumam ser parte importante das brincadeiras com as bonecas. Por isso, enquanto se divertem, os pequenos têm a fala estimulada, aumentam seu vocabulário e treinam perguntas e respostas. Alguns fonoaudiólogos até recomendam a brincadeira com bonecas para crianças que têm alguma dificuldade na fala.

7. Coordenação motora

Tirar o sapatinho, colocar, vestir a roupinha, abotoar, puxar um zíper… Todas essas atividades, que podem parecer simples para os adultos, podem ser desafiadoras para os pequenos, que ainda estão desenvolvendo a coordenação motora. Ao brincarem, eles se esforçam e aprimoram a capacidade de executarem todas as tarefas, ganhando firmeza até nos movimentos mais difíceis.

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 22 /
capa

CONFIRA ALGUMAS OPÇÕES DISPONÍVEIS NO MERCADO NACIONAL!

POCKET DOLL (Pais & Filhos/Gala)

Tipo: Minidoll

Unidades/ano: cerca de 20 mil

Minibonecas colecionáveis, confeccionadas em plástico, medindo a partir de 9 cm. Acompanham diversos acessórios, como pentes, bolsas, adereços, chapéus etc. As embalagens servem para guardar as bonecas e também são decorativas.

Pocket Doll Teen Bolsa em forma de coração

Pocket Doll Mala de viagem

Pocket Doll Sorvetinho

Pocket Doll Kid

Casinha Pocket Doll

Pocket Doll Blister

“É uma linha colecionável, com modelos divertidos e atraentes, a um valor acessível. Trabalhamos com o mercado B2B, logo, nossos produtos são distribuídos em diversos canais, como varejo, atacados, e-commerces e lojas es- pecializadas. É uma linha nova; está em seu primeiro ano e, por isso, ainda não possui grande representatividade no negócio.”

– Tamara Campos, gerente de marketing da Pais & Filhos/Gala

JUDY HAIR STYLIST (Samba Toys)

Tipo: Busto com acessórios interativos

Unidades/ano: 50 mil (em média)

O busto da boneca Judy vem com diversos acessórios, tais como pente, escova de cabelo, espelho, borrifador, tesoura, batom, presilhas, bobs para cabelo e tesoura, além de um kit com tererês e elásticos para cabelo, para interagir com a criança.

A embalagem, além de ter um berço que auxilia como apoio para customizar a boneca, demonstra alguns possíveis penteados e sugere soltar a criatividade para a criação de novos.

“O produto compõe a coleção Judy World, mantendo a qualidade alta e o preço competitivo. Comercializado em lojas físicas, e-commerces, magazines, autosserviço e demais canais de distribuição, representa 30% dentro dos outros itens do grupo Judy World.”

– Hyan Silvestrin Patojo, designer gráfico

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 24 / capa

capa

MY BABY CHERRY (Pupee)

Tipo: Bebê

Unidades/ano: 10 mil fabricadas desde o lançamento na Abrin 24

Em dois modelos, Picnic e Hora do Banho, a boneca tem 36 cm de altura e é fabricada em vinil. My Baby Cherry Picnic vem com uma colherzinha, um garfinho, um pratinho e um cupcake. Já esponja em formato de coração, toalhinha, fraldinha, shampoo e touca de banho são os acessórios do modelo Hora do Banho.

“As bonecas My Baby Cherry Picnic e Hora do Banho destacam-se pela alta qualidade e preço acessível. A proposta de valor do produto é surpreender o consumidor, afinal, a qualidade supera o custo. Inclui acessórios e funcionalidades como tinta que muda de cor, o que proporciona uma experiência interativa e atraente para as crianças, com manchas que desaparecem em contato com água.”

“A linha se destacou significativamente em nosso portfólio desde seu lançamento na feira Abrin em 2024. As vendas robustas e a demanda constante refletem a excelente aceitação desses produtos no mercado. Este sucesso não apenas impulsiona nosso faturamento, mas também fortalece a imagem da nossa marca, consolidando a posição dessas bonecas como elementos – chave na nossa estratégia de negócios no competitivo setor de brinquedos.”

Thiago Bazzo, diretor

MINI MÔNICA E MAGALI (i9 Brinquedos)

Tipo: Minifiguras colecionáveis

Unidades/ano: 20 mil de cada modelo

Desenvolvidas com os melhores projetistas, com a participação direta do estúdio do Mauricio de Sousa

Produções, os modelos têm 7 cm de altura e são fabricados em PVC com tinta atóxica.

“Comercializadas nos mais variados canais do varejo, essas bonecas são muito representativas para a empresa, pois são alguns dos itens mais antigos em linha, desenvolvidos com o maior carinho em parceria com a Mauricio de Sousa. O projeto 3D, espelhado com perfeição em molde desenvolvido na China, com detalhes impecáveis, faz com que as bonecas deem vida aos personagens dos quadrinhos.”

– José Luiz Vasconcelos Junior, proprietário

GABBY (Estrela)

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 26 /

capa

Tipo: Boneca

Unidades/ano: 10 mil

Boneca de 39 cm de altura da personagem Gabby com cabeça de vinil e cabelo enraizado preto e enrolado. Veste a roupa característica da personagem, além de uma tiara de gatinho.

LINHA LULUCA FASHION (Estrela)

Tipo: Fashion doll

Unidades/ano: 10 mil

Boneca da Luluca com 26 cm de altura e movimento de cintura e joelhos. Veste miniblusa turquesa com transfer glitterado e calça jeans pantalona. Além disso, o cabelo preto enraizado tem mechas pink. Acompanha um arco de luz, que permite que a criança tire selfies e fotos mais elaboradas, além de ser a única fashion doll da Luluca do mercado.

LULUCA DE VINIL (Estrela)

Tipo: Boneca

Unidades/ano: 15 mil

Boneca de vinil da Luluca com 20 cm de altura e roupas e acessórios inspirados nos vídeos da youtuber. Única boneca de vinil da Luluca do mercado.

LULUCA COM SOM (Estrela)

Tipo: Boneca

Unidades/ano: 20 mil

Boneca de 38 cm de altura com roupas e acessórios inspirados nos vídeos da youtuber e cabelo preto enraizado tem mechas pink. Além disso, ela canta e fala. Única boneca da Luluca com som no mercado.

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 28 /

capa

LINHA BERÇÁRIO (Estrela)

Tipo: Bebê

Unidades/ano: 50 mil

Nos modelos Nenezinho, Bebezinho e Meu Bebe têm o corpo em enchimento e acompanham chupeta.

BONECA MASHA (Estrela)

Tipo: Boneca

Unidades/ano: 10 mil

Boneca de vinil de 35 cm de altura, com cabelos enraizados. Fala diversas frases e canta a música inspirada no Brasil: “Carnaval uma vez por ano”.

OUR GENERATION (Candide)

Bonecas de 46 cm de altura, com braços e pernas de plástico e corpo em tecido. Possuem cabelos sedosos e fáceis de pentear e uma variedade de estilos e acessórios, o que permite escolher a boneca perfeita para cada gosto.

Cada boneca possui a sua própria história escrita na embalagem. E todas as embalagens são feitas de material reciclável, especialmente desenvolvidas para uma geração mais ecológica.

A linha está disponível em www.candide.com.br e nas maiores lojas de brinquedos de todo o Brasil.

“A linha Our Generation possui bonecas para todas as ocasiões e acessórios divertidos para combinar! Há vários temas para conhecer, como viagem, esporte, praia, cinema, escola, além de produtos inclusivos, como a cadeira de rodas e a boneca com deficiência visual. Sempre com um pensamento inovador, design exclusivo e compromisso firme com segurança e confiabilidade, incentiva crianças de todos os gostos a criarem suas próprias histórias, desenvolvendo um universo ilimitado de brincadeiras com bonecas e acessórios.”

– Mariana Boncompanho, coordenadora de marketing

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 30 /

capa

LINHA DE BONECAS NEGRAS [Apolo]

Tipo: Boneco e bonecas

Unidades/ano: 20 mil

Nos modelos Maju, Manu e Lucca, os bonecos são fabricados com corpo e roupas de tecido e cabeça e membros em vinil. Vêm com vestidos coloridos, calça, camiseta e acessórios como faixas e boné.

“A linha de bonecas negras, comercializadas em lojas de brinquedos, supermercados e no e-commerce, oferece ao público uma diversidade de produtos que representam uma parte significativa da população brasileira que antes não se reconhecia nos produtos ofertados no mercado. Nos negócios da empresa, representa 15% do faturamento.”

– Marcelo Silva, gerente de marketing

LINHA BEBÊS [Apolo]

Tipo: Bebê

Unidades/ano: 50 mil unidades, juntando os 3 modelos

Nos modelos Bibi Passeio, Balu e Valentina, as bonecas são confeccionadas com roupas e corpo de tecido e cabeça e membros em vinil. Vestidos coloridos com faixas, mamadeiras, chupetas e sapatos acompanham a linha.

“O diferencial desta linha, que representa 17% do faturamento da Apolo, é a qualidade com custo-benefício elevado.”

– Marcelo Silva, gerente de marketing

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 32 /

capa

LINHA BELLE (Apolo)

Tipo: Adolescente fashionista

Unidades/ano: 45 mil

Boneca fabricada em plástico, com cabelo de nylon, medindo 42 cm de altura, e usando roupas modernas e atuais. Acompanha acessórios e está disponível nas versões Belle, Belle Blogueirinha e Belle Bailarina.

“A linha Belle oferece ao público uma opção de bonecas fashionistas. São quatro modelos seguindo as tendências da moda e representando 13% do faturamento da empresa.”

– Marcelo Silva, gerente de marketing

BONECA HELLO KITTY (Lider)

Tipo: Vintage

Unidades/ano: Expectativa de produção de acima de 100 mil

Uma boneca com 26 cm de altura, com corpo e roupa de tecido e cabeça e membros de vinil.

“A boneca comemorativa de 50 anos da Hello Kitty possui um apelo emocional e afetivo para milhares de pessoas. Apresenta três estilos: Casual Jeans, Red Star e Black Dress, um diferencial no mercado. Como o produto é lançamento, não temos histórico ainda, mas podemos considerar entre 3 e 6%, de acordo com a aceitação do mercado.”

– Marcelo Silva, gerente de marketing

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 34 /

COLEÇÃO DOLL REALIST LAYLA (Sid-nyl)

Tipo: Realista (estilo Reborn)

Unidades/ano: aproximadamente 1.800.000 (a linha inteira da Sid-nyl)

Pintada à mão, articulada, pesadinha e com cheirinho de bebê, a boneca tem 44 cm de altura. Vem com os seguintes acessórios: chupeta magnética, fralda descartável, naninha, mamadeira com leite falso, manta, manual de cuidados e certidão de nascimento. Os membros são fabricados em vinil siliconado e o corpo em tecido suede 100% poliéster, com enchimento siliconado. Possui os membros articulados e é pesada como um bebê de verdade!

“É uma boneca sofisticada, com alto padrão de qualidade; transmite com maestria toda a beleza e inocência de um bebê de verdade. É super fofa, com o rosto cheio de delicados detalhes, gostosa de abraçar e apertar, e possui um delicioso cheirinho de bebê perfumado. Traz o realismo de bebês estilo Reborn. Atualmente estamos presentes em todos os principais canais de vendas do Brasil, sendo eles: atacados, varejos, e-commerce, principais redes de supermercados, entre outros.”

– Ellen Tomé Pelegrini, gerente administrativa

BONECA ZURI (Baby Brink)

Tipo: Toddler

Unidades/ano: 120 mil (estimativa)

Boneca com 40 cm de altura, em vinil, cabelos enraizados, roupa em tecido e botinhas removíveis, pente tipo garfo, sem mecanismo.

“De modo a entender de maneira mais profunda os aspectos que levaram historicamente as meninas negras a não se sentirem representadas pelas bonecas disponíveis no mercado até hoje, a Baby Brink (marca especializada em bonecas da Novabrink) desenvolveu uma pesquisa em parceria com a Play, empresa referência no mercado quando se trata de comportamento de consumo infantil, que culminou em um desenvolvimento de um produto que, enfim, se conecta de fato com as famílias afrodescendentes. Assim nasceu a Zuri, uma boneca que tem lindos traços condizentes com sua etnia, assim como um cabelo cacheado especial, que permite às meninas se divertirem criando os mais incríveis penteados com o auxílio do pente que a acompanha. Estimamos que represente 10% dos negócios da empresa.”

– Germano Brandino, diretor de marketing

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 36 /
capa

MY FUN POO BABY, MY FUN TEARS BABY E DOCE VIDA DODOI (Adjomar)

Tipo: Bebê e bebê Reborn

Unidades/ano: uma média de 625 mil

A My Fun Poo Baby é uma boneca que come e faz caquinha de verdade. Acompanha o kit papinha (massinha, colherzinha, prensa e potinho para guardar o papá), uma calcinha superfofinha e um babador. Superinterativa!

Já a My Fun Tears Baby está disponível em lindos bebezinhos que ao dar água na mamadeira, as lágrimas saem de verdade! São eles: bebê carequinha, bebê negra e bebê com dentinho, porém são vendidos separadamente. Acompanha: touca ou lacinho na cabeça, lencinho em formato de lágrima, mamadeira e chupeta.

A Doce Vida Dodoi segue a linha de bebês Reborn, porém, agora ela está dodoi e precisa de cuidados. Acompanha: avental e laço para o bebê, kit médico (estetoscópio, otoscópio e seringa), carteirinha de vacinação e uma roupa de enfermeira para a criança se vestir e cuidar do bebê.

Comercializadas em atacadistas, varejo, magazines, autosserviços (supermercados), entre outros, a linha de bonecas da Adjomar representa 35% dos negócios da empresa.

“Nossa linha de lançamentos 2024, que contém bonecas e outros produtos, oferece seu diferencial na interatividade e também no baixo custo e na qualidade, para concorrer no mercado.”

– Ricardo Dalaneze, diretor executivo

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 38 / capa

ANIMATIVA

A mudança da marca traz um novo jeito de fazer e de acontecer

ASD agora é Animativa. Nos últimos 3 anos, a companhia promoveu um processo de transformação em sua gestão, desde a reestruturação da governança até a operação do dia a dia. Um dos pilares desta transformação foi o rebranding.

Para compreender esse novo posicionamento estratégico de mercado, conversamos com Izabelle Cangussu, executiva de marketing da companhia.

SD AGORA É ANIMATIVA. EM QUE CONTEXTO A ALTERAÇÃO DO NOME DA EMPRESA FEZ SENTIDO?

O nome SD Inovações Gráficas e todo o seu universo de comunicação já não refletia o nosso posicionamento estratégico de mercado. Queremos evoluir de uma companhia de commodity para uma empresa de valor agregado, sendo a marca mais desejada pelos nossos clientes. A mudança para Animativa é resultado do trabalho realizado: consolida a nossa identidade e fortalece a conexão entre a marca e os consumidores. Essa nova abordagem consegue transitar nos segmentos que queremos: educação, entretenimento e corporativo.

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 40 / /empresa
Izabelle Cangussu, executiva de marketing da Animativa

QUAL FOI O PROCESSO ATÉ A ESCOLHA DO NOVO NOME?

A essência do nosso projeto de branding, desenvolvido em 2023, foi guiada por uma pergunta crucial: qual é o nosso propósito? Em um processo minucioso, avaliamos o contexto, identificamos oportunidades e avaliamos os riscos do projeto. Mais do que uma mera questão de nome e identidade visual, essa jornada envolveu decisões estratégicas de negócio. Se adotamos a estratégia de diversificar nossa atuação também para os segmentos de entretenimento e corporativo, além de aprimorar em educação, nossa marca também deveria transitar forte e livremente nessas três “avenidas”. A mudança não foi somente no nome; foi no nosso posicionamento de marca. Agora, temos o desafio de diversificar a empresa nos próximos 5 anos, buscando mitigar os impactos da sazonalidade nas vendas e nos desvincular da concorrência baseada unicamente em preços. E, para isso, nossa comunicação será voltada para apoiar toda essa estratégia.

JUNTO DESTA NOVIDADE, HOUVE ALGUMA MUDANÇA NA CULTURA DA COMPANHIA?

A mudança da marca traz um novo jeito de fazer e de acontecer. Todo o processo também depende de uma mudança de cultura e mentalidade de todos os nossos públicos de relacionamento. Para isso, nós estamos investindo em uma comunicação ainda mais ágil, fácil e direta. Para os colaboradores, temos diversas iniciativas que promovem o desenvolvimento profissional e o bem-estar no trabalho, todas voltadas para a promoção de uma cultura otimista, que impacta diretamente nos resultados e na construção do futuro da companhia. Posso citar algumas, como a Política de Cargos e Salários, respeitando igualdade de gêneros; as Políticas de Acolhimento, Inclusão e Respeito à Identidade, a Universidade Animativa e o Programa de Retenção de Talentos, entre outras. Além disso, há um olhar intenso voltado à comunicação interna.

COMO FOI PENSADA A ESTRATÉGIA PARA O ANÚNCIO DA ALTERAÇÃO DO NOME PERANTE OS

CLIENTES VAREJISTAS?

O primeiro passo foi saber o quanto a nossa marca estava presente na cabeça dos clientes. Realizamos pesquisas de mercado com o B2B e com o B2C e traçamos uma meta de conhecimento e consideração de marca para os próximos 5 anos. Para os clientes varejistas, percebemos que tínhamos muita oportunidade de crescer na mente deles, afinal,

o que estamos produzindo é algo desejado por este público. O nosso nome fácil, animado e divertido vai facilitar todo o processo de comunicação. Mas mais do que conhecida, desejada. Esse é o nosso maior objetivo de marca. Todo este trabalho conta com um plano estratégico de marketing, com uma comunicação 360 e uma equipe superdedicada.

QUAL O REFLEXO DESTA MUDANÇA NO POSICIONAMENTO DA EMPRESA JUNTO AO MERCADO GRÁFICO BRASILEIRO?

Acreditamos que o impacto será muito positivo porque estamos fazendo uma forte mudança de posicionamento que é vanguardista. Isso é bom para todo o mercado de papelaria. Do ponto de vista de negócio, tenho uma visão otimista do futuro e acredito que o mercado nos trará novas oportunidades. O estabelecimento de parcerias com empresas de dentro do setor será algo primordial para nos mantermos à frente e mais fortes. Aqui na Animativa estamos muito abertos a novas parcerias e colaborações.

A NOVIDADE FOI BEM RECEBIDA POR COLABORADORES E PARCEIROS COMERCIAIS?

Sim! Fizemos um grande lançamento com os colaboradores, que curtiram muito a nova marca e os ares da mudança. Acabamos de fazer a nossa convenção anual de vendas e tivemos um retorno muito positivo, inclusive, da nossa força de vendas. A Animativa veio para surpreender, mudar e aprimorar o mercado!

RECENTEMENTE, A ANIMATIVA RECEBEU A CERTIFICAÇÃO DE MELHOR EMPRESA PARA SE TRABALHAR DO GPTW. É POSSÍVEL MENSURAR A RELEVÂNCIA DESTA VALIDAÇÃO?

É uma alegria enorme ver a Animativa sendo reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar. O selo brinda todo o nosso trabalho desenvolvido nos últimos anos com os colaboradores. A nossa transformação não é só da porta pra fora; há um cuidado minucioso com a vida profissional e pessoal de quem nos ajuda a construir a marca no dia a dia. Somos uma empresa com mais de 80 anos no mercado e essa certificação tem um significado importante para a nossa história. Estou muito feliz e com a certeza de que estamos no caminho certo. Somos uma empresa madura, com espírito jovem, brilho nos olhos e muita determinação para impactar positivamente a vida dos nossos colaboradores e clientes.

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 42 / /empresa

QUAIS NOVIDADES PREVISTAS PARA ESTE ANO JÁ PODEM SER COMPARTILHADAS?

Vamos ter os produtos licenciados que devem estar em destaque por conta de filmes que serão lançados neste ano ainda, como Deadpool, Turma da Mônica, Chico Bento, entre outros nomes de licenças importantes, como Moranguinho, Rebecca Bonbon, Friends e outras. Uma superaposta e novidade é a nossa parceria com o canal de YouTube, no qual vamos lançar cadernos de Manual do Mundo, que traz um método de estudo diferente em suas páginas. Aqui é muito mais que um canal ou uma página no Instagram – é uma comunidade de exploradores curiosos em busca de conhecimento e diversão – tudo a ver com o nosso propósito. Além disso, outros produtos de entretenimento educativo, como quebra-cabeças, paper toys, presentes etc.

ANIMATIVA

Inauguração: 1944

Sede: Catanduva, interior de São Paulo

Três unidades de negócios: Educação, Entretenimento e Corporativo/Escritório

É a terceira maior empresa do setor de papelaria no País +410 colaboradores diretos + 7 mil clientes ativos (B2B)

Capacidade de 14.500 toneladas por ano 18 mil m² produção/armazenamento

CD no Nordeste e + 2 CDs sendo planejados

Empresa brasileira com atuação global

Exportação para EUA, Honduras, Paraguai, Chile, Bolívia, Uruguai, Costa Rica, Guatemala e Arábia Saudita. “Nosso foco é América Latina, Europa e Oriente Médio.”

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 44 / /empresa

CNBA MOVIMENTA AS VENDAS NO VAREJO E IMPULSIONA MERCADO DE BRINQUEDOS NO BRASIL

om uma enorme base de fãs, a modalidade movimenta as vendas no varejo no Brasil e no mundo. Dados levantados pela Circana – empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo – revelam insights importantes sobre as tendências de consumo relacionadas ao esporte.

Nos Estados Unidos, o mercado relacionado à NBA faturou impressionantes U$ 156 milhões em 2023. Embora tenha sofrido uma queda de 27% no ano passado, o início de 2024 mostrou um crescimento notável, registrando alta de 110% já em janeiro. Os produtos colecionáveis, especialmente os cards, dominam essa categoria, seguidos de figuras colecionáveis. Ainda em 2023, foram lançados 40 produtos relacionados à modalidade.

No Brasil, o mercado de brinquedos da NBA ainda está em desenvolvimento, mas demonstrou um crescimento significativo. No ano passado, as vendas aumentaram em R$ 1,6 milhão em comparação com o ano anterior. Embora o mercado brasileiro ainda seja pequeno em comparação com os dos Estados Unidos, os números indicam um potencial promissor para expansão.

Ainda segundo a Circana, em relação aos lançamentos de produtos da NBA no Brasil, foram cinco os novos brinquedos que chegaram ao mercado em 2023. As principais categorias que vendem itens licenciados da NBA no Brasil incluem itens externos e esportivos, além de quebra-cabeças.

De acordo com a Segmenta, empresa que atua em parceria com a Circana, basquete também foi o esporte de maior crescimento no mercado de artigos esportivos no Brasil, em 2023. Registrando um aumento de 38%, as vendas superaram a média total do mercado, que cresceu 10%. Calçado foi a categoria que impulsionou o forte crescimento da modalidade no País, com um aumento de 43% nas vendas.

O levantamento da Segmenta aponta também que a marca NBA no Brasil obteve um crescimento expressivo em acessórios de basquete, registrando 30% a mais em vendas. O resultado da marca NBA em acessórios de basquete foi impulsionado pelas vendas de bonés, artigos já consolidados no mercado, e pelo lançamento de novos produtos, como mochilas, malas, pochetes e bolas.

Esses dados destacam a influência duradoura e global da NBA não apenas como representante de um esporte, mas também como uma marca poderosa que impulsiona o mercado de produtos colecionáveis, brinquedos e artigos esportivos. “À medida que continuamos a acompanhar o crescimento do interesse pela NBA em todo o mundo, é interessante ver como essa paixão se traduz em oportunidades de negócios e diversão para os fãs de todas as idades”, afirma Ana Weber, diretora da Circana.

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 46 / /mercado

5 TENDÊNCIAS DO MERCADO DE PAPELARIA PARA

2024

Assim como tem acontecido na maioria dos segmentos, o mercado de papelaria tem passado por transformações significativas nos últimos anos, impulsionado por mudanças relacionadas às preferências do consumidor, aos avanços tecnológicos e à crescente conscientização ambiental. Nesse sentido, é natural que novas tendências assumam os holofotes em determinados momentos e continuem se consolidando mundo afora.

Em 2024, o setor deve percorrer caminhos que serão marcados por uma combinação única de inovação tecnológica, sustentabilidade e a contínua importância da experiência do consumidor.

PRODUTOS E AÇÕES COM MENOS IMPACTO

AMBIENTAL

Os consumidores estão cada vez mais conscientes da responsabilidade de suas escolhas, fazendo as empresas repensarem seus processos de produção e o uso de determinados materiais. Produtos que permeiam a redução de carbono e plástico têm ganhado a preferência do público. Grandes marcas do ramo têxtil, por exemplo, têm baseado seu desenvolvimento em itens reciclados ou feitos com recursos que agridem menos a natureza. Canetas recarregáveis e embalagens eco-friendly são exemplos de mudanças. Portanto, organizações comprometidas com a sustentabilidade ganham a lealdade de clientes que valorizam a redução de qualquer impacto ambiental.

TIKTOK: O PODER DO MARKETING DE INFLUÊNCIA

Não tem como negar que as redes sociais influenciam as tendências de consumo. O TikTok, por exemplo, tem se destacado também como uma plataforma de descoberta de produtos – de cadernos inovadores até itens com designs irreverentes, nostálgicos ou temáticos. Essa e outras plataformas de entretenimento são entendidas como social commerce e direcionam desde o desenvolvimento de produtos até a estratégia de marketing e vendas. Sendo assim, diferentes itens do mercado de papelaria podem rapidamente se tornar virais, e empresas que investem em ações do tipo têm grandes chances de se surpreenderem com os resultados.

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 48 / /confira, lojista!

VERSATILIDADE

E

FUNCIONALIDADE EM FOCO

Ainda seguindo a essência do movimento sustentável, os consumidores procuram itens que não apenas sirvam ao propósito principal, mas também ofereçam versatilidade, como produtos com múltiplas funções, recarregáveis, com refis substituíveis e embalagens que possam ser reutilizadas. A ideia é reduzir o desperdício e maximizar a utilidade, proporcionando aos consumidores uma experiência prática e mais consciente.

IA PARA ANÁLISES

PRECISAS

Além de favorecer a fabricação de produtos, otimizando recursos e modernizando maquinários, a tecnologia está cada vez mais inserida no dia a dia das pessoas. Ferramentas de análise de consumo baseadas em inteligência artificial podem prever as preferências dos clientes, sugerir produtos personalizados e otimizar a oferta de estoque. Isso não apenas aumenta a eficiência operacional das empresas, como também melhora a experiência do consumidor, oferecendo produtos mais alinhados com suas expectativas.

MAIS DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Muitas empresas estão voltando os olhares à temática em cena e desenvolvendo produtos que atendam às necessidades de pessoas com deficiência, como canetas ergonômicas, papéis com fontes acessíveis e produtos com design inclusivo. Além disso, a representatividade na embalagem e nas campanhas de marketing também é uma maneira de demonstrar o compromisso com a diversidade.

Portanto, empresas que conseguirem integrar as principais tendências em produtos e estratégias estarão bem posicionadas para atenderem às demandas de um consumidor cada vez mais exigente e consciente.

* Fernanda Ricci é gerente de desenvolvimento de produto de papelaria do Grupo Leonora

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 50 / /confira, lojista!

TOY FAIR 2025: ONDE A INOVAÇÃO ENCONTRA A OPORTUNIDADE

As inscrições gerais para expositores já estão abertas

AToy Fair oferece uma vantagem competitiva que nenhuma outra feira – ou reunião pelo Zoom – pode igualar, desde convidar os participantes a descobrir (e brincar com) produtos exclusivos, fazer novas conexões e conferir milhares de brinquedos e jogos sob o mesmo teto. As inscrições gerais para expositores já estão abertas para a Toy Fair, que acontecerá de 1 a 4 de março de 2025 no Javits Center, na cidade de Nova York.

“A Toy Fair não é apenas um evento de negócios, é um lugar para nutrir ideias, participar de sessões educacionais e construir conexões valiosas”, disse Kimberly Carcone, vice-presidente executiva de eventos do mercado global da The Toy Association. “Para os expositores, o foco contínuo em atender um público maior significa duas coisas: mais oportunidades de negócios e uma chance de aprender, evoluir e crescer na sempre dinâmica indústria de brinquedos.”

Novas iniciativas foram criadas para promover um maior envolvimento entre os participantes da feira, bem como criar condições de concorrência mais equitativas para empresas de todos os tamanhos. Por exemplo, a iniciativa de visual merchandising da Toy Fair exige que os expositores tornem os seus produtos visíveis em pelo menos 20% do espaço do seu estande, atraindo compradores e meios de comunicação a percorrerem o salão da feira para saberem mais.

A feira em 2023 recebeu 23 dos 25 maiores vendedores de brinquedos dos Estados Unidos e 800 meios de comunicação. O Reimagination Awards da feira também reconhece os designs de estandes mais atraentes e fornece outra plataforma para aumentar a exposição das empresas premiadas. Para expositores iniciantes e recém-chegados que tentam entrar no mercado estadunidense, e aproveitar todas as opor-

tunidades educacionais e de networking, a feira pode aumentar muito a visibilidade e o reconhecimento de sua marca no setor.

Novos expositores podem exibir seus produtos na “plataforma de lançamento” da feira, que oferece aos compradores e outros participantes uma área dedicada para explorar produtos e inovações exclusivas e nunca antes vistas. Outras áreas de produtos, vitrines e pavilhões em todo o salão de exposição também podem ajudar as empresas a eliminarem o ruído e chamarem a atenção para seus brinquedos, desde de áreas gerais de produtos (bonecos de ação, artes e ofícios, jogos e quebra-cabeças, etc.) até áreas dedicadas que mostrar a polinização cruzada entre brinquedos e indústrias paralelas, como a indústria pet.

As ofertas educacionais da Toy Fair University também são áreas de oportunidade que não devem ser negligenciadas, se o objetivo é expandir o conhecimento do mercado e encontrar parceiros em potencial. As sessões anteriores ofereceram aos espectadores uma perspectiva sobre a interseção entre negócios e diversão no metaverso; novas pesquisas baseadas em dados sobre tendências e consumidores; insights sobre legislação, segurança e conformidade de brinquedos; entre outros tópicos. O Student Congress Day, o Creative Factor’s Inventor Day e o Toy Trends Briefing da The Toy Association estão entre os mais de 50 eventos especiais, atividades de networking e sessões educacionais que ocorrerão durante os quatro dias da feira.

“A Toy Fair está pronta para ajudá-lo a desenvolver seus negócios”, disse Carcone, vice-presidente executivo de eventos do mercado global da The Toy Association.

Os expositores em potencial estão convidados a se inscrever agora para garantirem um estande nas áreas de produtos específicos, um espaço para reuniões privadas, optarem por pacotes prontos para uso e garantirem oportunidades de patrocínio. Para mais informações, visite toyfairny.com.

ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 52 / /internacional
ESPAÇO BRINQUEDO REVISTA 56 / /internacional

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.