NÃO Vá AO ENGANO! LIXO Não É NO CANO!
Sabe o que não deve ir para o esgoto?
Máscaras
Luvas descartáveis
Pequenos plásticos
Medicamentos
Tampões e pensos higiénicos
Restos de comida
Óleo alimentar
Cabelos
Pensos rápidos
FRaldas
Seringas
Cotonetes
Algodão
Sacos de plástico
PREservativos
Esfregões
Restos de tinta e diluentes
Toalhitas e discos desmaquilhantes
Papéis de rebuçados e pastilhas
Cigarros
Não deite máscaras e luvas descartáveis no chão Devido à situação de pandemia que o Mundo atravessa, são utilizados diariamente milhões de luvas e máscaras de proteção descartáveis, como parte da rotina de proteção contra a Covid-19. Não as deite para o chão pois, para além de potenciar o aumento do risco adicional de contaminação e de contágio, as mesmas são arrastadas até às sarjetas e aos sumidouros e terminam nos rios e nos mares, aumentando a poluição do ambiente. A forma correta de descartar/rejeitar materiais de proteção já usados, como luvas e máscaras, é colocá-los em dois sacos do lixo (um dentro do outro) que devem ser fechados e colocados no lixo comum, no contentor de lixo indiferenciado. Seja um agente de saúde pública e proteja-se a si e aos outros.
Não deite restos de comida e óleos no cano As gorduras são muito difíceis de eliminar e como não se dissolvem ficam coladas aos canos, provocando vários danos e originando maus cheiros. Restos de comida, óleo e azeite usados devem ser acondicionados em recipientes vazios, bem fechados e depositados nos pontos de recolha adequados ou deitados no caixote do lixo.
Não deite medicamentos na sanita Os medicamentos contêm compostos que se libertam na água pelo que, ao serem deitados na sanita, vão dificultar os processos de tratamento das águas residuais, podendo mesmo comprometer a qualidade do efluente tratado. Os medicamentos de que já não necessita ou estão fora da validade devem ser entregues na farmácia.
Coloque pequenos plásticos, toalhitas, algodão, preservativos, cotonetes e cabelos no lixo As toalhitas, as fraldas, o algodão, os preservativos, os cotonetes e os cabelos podem gerar, por acumulação, graves entupimentos no esgoto. Os resíduos mais pequenos, como pequenos objetos de plástico e os cotonetes, não conseguem ser removidos nas Estações de Tratamento de Águas Residuais, podendo mesmo chegar aos rios e ao mar, provocando problemas na própria cadeia alimentar e ameaçando a biodiversidade.
Não deite no Cano lixo que pode entupir a rede de esgotos. Ao proteger a rede de esgotos da sua casa, está também a proteger o Ambiente e a Saúde Pública.
A Águas do Vale do Tejo (AdVT) tem por missão a gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Vale do Tejo, num quadro de eficiência e sustentabilidade ambiental, económica, social e cultural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações e para o desenvolvimento socioeconómico das regiões servidas pelo sistema. A concessão da exploração e da gestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Vale do Tejo foi atribuída à Águas do Vale do Tejo e à EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A, a sua gestão delegada. No cumprimento da sua missão, a AdVT enfrenta inúmeros desafios, entre os quais os entupimentos que ocorrem no transporte das águas residuais até às suas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), devido à afluência de quantidades significativas de resíduos sólidos, o que dificulta o tratamento adequado das águas residuais, atividade essencial à preservação dos recursos hídricos e do ambiente. Tal acontece devido a práticas erradas que levam também a problemas graves de entupimento da rede de esgotos predial e à deterioração da mesma. A presença deste tipo de resíduos no esgoto doméstico, como sejam máscaras, pequenos objetos plásticos, toalhitas, cotonetes, cabelos, restos de comida ou óleo, além de contribuir para a degradação das infraestruturas, dificulta os próprios processos de tratamento das águas residuais, que são essenciais para garantir uma devolução ambientalmente correta dos efluentes. Não deite no Cano lixo que pode entupir a rede de esgotos. Ao proteger a rede de esgotos da sua casa, está também a proteger a Água e o Ambiente. Assuma este Compromisso connosco! Ajude-nos a proteger o Ambiente e a Saúde Pública.
Mais informações em www.advt.pt