Revista Elevato - Especialista em Acabamentos - edição 01/2024

Page 1

banheiros

Luxo, rusticidade, elegância, conforto, inovação, tradição: tudo é possível!

EDIÇÃO 01 I 2024

ACESSE O SITE

E DESCUBRA

TÁ FÁCIL. TÁ EM CASA. COM Conforto
CONFORTO A COR DE 2024
DA SUVINIL

A arte nos inspira para que possamos fazer peças únicas, capazes de transformar sonhos em ambientes encantadores.

ROYAL BLACK LUX 60x120 ROYAL BLACK SATIN 60x120

SUMÁRIO

PENSE NISSO

O ano começa cheio de novidades no setor de revestimentos e materiais de acabamento.

Conheça algumas delas!

6

EM ALTA

As formas arredondadas e orgânicas são uma forte tendência de design e decoração

BEM VIVER

Organizar a casa é também um exercício de revisão interior

10

banheiros

Luxo, despojamento, rusticidade, conforto, inovação e tradição: tudo é possível nos banheiros de hoje.

14

Ô DE CASA!

42

Que tenhamos coragem para mudar dentro e fora, para evoluir organicamente

45

NOSSA CASA

Novas lojas e a volta dos Comitês da Casa Vip

46

• Criação e Execução: Entrelinhas Conteúdo & Forma (51 99633.9612) • Editora: Milene Leal • Redação: Taciane Corrêa • Edição de Arte: Luciane Trindade • Aquarela da capa: Angela Mainieri • Impressão: Coan • Coordenação do Projeto Revista Casa Vip: Claudia Maria Chaves e Frederico Mello • Revista distribuída pelas empresas integrantes da Associação Casa Vip: Almek, Alvomac, Alvorada, Baratão, Beltrame, Bigolin, Casa São Paulo, CDC, Construserra, Construmarques, Del Lama, Elevato, Engelmig, Metal Nobre, Mundial, Nichele, Panorama, Pastilhacor, Vilarejo e Viveza • Tiragem: 50 mil exemplares • A reprodução total ou parcial do conteúdo desta obra é expressamente proibida sem prévia autorização da fonte. A Revista Casa Vip é uma publicação das revendas de materiais para construção associadas à Rede Casa Vip • www.acasavip.com.br

FLUIDEZ E PARA 2024

harmonia

Ainda no final de 2023, participei de um encontro sobre tendências para 2024 envolvendo principalmente arquitetura, design de interiores e decoração. De todo aquele amplo conteúdo, resolvi trazer para este “abre alas”, já que os confetes e serpentinas ainda estão pelas ruas, três pontos em especial: localidade, formas arredondadas e texturas.

Assim que Michell Lott, com toda a sua singularidade e criatividade, começou a nos encantar com o assunto, foi inevitável lembrar da pandemia. Isso porque valorizar o que é local, o próximo, o nosso e tudo o que aconchega, abraça e nos faz sentir vivos, foi elevado à máxima potência com aquela experiência.

Sempre gostei da arte produzida em nosso Brasil tão diverso, por mãos e talento de pessoas criativas. E os artistas que moram na mesma cidade em que moramos? Vez ou outra, descubro um. Pintam, bordam, esculpem madeira, dão vida a móveis esquecidos, restauram luminárias que atravessam séculos. Uma peça aqui, outra ali, garimpadas com critério e paixão, e eis espaços com muita personalidade.

Já as formas arredondadas e orgânicas marcam presença inclusive em armários e bancadas de cozinha. Uma coisa é fato, suavizam. Tirar pontas e quinas também amplia a sensação de fluidez.

Agora, natural mesmo é a tendência por texturas, já que o tocar por um bom tempo representou perigo para a nossa existência. Por isso, as tramas que chamam a atenção e nos fazem um convite irrecusável ao toque têm apelo e forte aceitação. Se elevarem o conforto e o estilo, aí sim, se tornam irresistíveis. Então, prepare-se para os tricôs, cordas náuticas, tramas muito elaboradas, do teto ao chão. E toque, sem restrição. É vida que flui.

E onde tem vida, tem água. E adoramos tê-la ao nosso alcance sempre que precisamos. Para o relaxamento e higiene, é fundamental. Com a evolução do banheiro ao longo do tempo, sorte a nossa chegarmos nesse ponto da história, com tantos produtos e possibilidades destinados a uma experiência melhor, nessa área que conquista, sempre que possível, metragem maior.

Já que o ano começa definitivamente depois do carnaval, avalie os projetos de banheiros que selecionamos para esta edição. Descubra aqueles que têm os principais quesitos que atendem às suas exigências para configurarem em sua lista de espaços inspiradores e lance mão deles sempre que desejar. Grandes mudanças iniciam com desejos recorrentes.

Por falar em desejo, fica aqui o nosso para que o seu ano tenha o enredo imaginado, conduzido com saúde e amor. Nota 10 em harmonia.

EDITORIAL
ASSOCIAÇÃO CASA VIP • CLAUDIA MARIA CHAVES

BANHEIRO MAIS ELEGANTE

A coleção de acessórios para banheiros é o lançamento da CONYBANHO para 2024. Quebec é uma linha elegante com um desenho sofisticado e contemporâneo. Composta por toalheiro de 60 cm, toalheiro de 30 cm, papeleira, cabide, porta-shampoo e saboneteira, a linha oferece, além dos acabamentos tradicionais, uma exclusiva combinação de cores, trazendo para seu banheiro a tendência europeia de acabamentos.

PISOS LAMINADOS EM GRANDE FORMATO

A Linha Square, apresentada pela EUCAFLOOR, oferece réguas mais largas, em placas quadradas com uma dimensão inédita: 906x906 mm. O lançamento oficial acontece na Expo Revestir 2024. Essa nova linha é indicada para ambientes residenciais, corporativos, comerciais e hoteleiros com baixo tráfego. É a opção perfeita para quem busca grandes formatos sem a inconveniência de obras trabalhosas. Fabricados com madeira de eucalipto proveniente de florestas cultivadas, os pisos oferecem conforto térmico e são agradáveis ao toque. A Linha Square chega nos padrões Stone, Botticino, Concreto e Mármore Imperador.

REVOLUÇÃO DE CORES NOS METAIS

A tecnologia de cores DECA, conhecida como D.Coat, revolucionou a categoria de metais para banheiros e cozinhas, proporcionando muito mais personalidade e design aos ambientes, além da desejada durabilidade. A linha de produtos Deca You tem 14 cores disponíveis no novo portfólio – paleta Dynamic Colors. Com uma mescla entre o design industrial e o digital, os metais trazem um toque a mais de inovação aos espaços, nas tonalidades Dynamic White, Peach, Gold, Blue e Lilac.

DECA YOU

6 EDIÇÃO BANHEIROS
LINHA SQUARE LINHA QUEBEC
PENSE NISSO

NOVOS MISTURADORES

A DOCOL apresenta os novos misturadores monocomando de mesa para lavatório, com duas opções de altura: o misturador bica baixa é ideal para cubas esculpidas ou embutidas, enquanto o bica alta é perfeito para cubas de apoio ou de sobrepor. Os novos monocomandos Mix&Match utilizam cartuchos cerâmicos DocolVelvet, que garantem suavidade, conforto e precisão no momento de ajustar a vazão e a temperatura da água. O volante tem acabamento recartilhado que facilita o acionamento mesmo com as mãos ensaboadas.

MIX&MATCH

CONFORTO: A COR DO ANO 2024

A SUVINIL apresenta o seu estudo anual de tendências e sugere 30 cores em cinco paletas que ilustram a busca por equilíbrio: o silêncio, a terra, a cura, o tempo e o infinito. Nomeada de Inteligência Cromática, a pesquisa, em sua 15ª edição, elege um tom azul-claro, chamado Conforto, como a cor do ano, acompanhado por outras 29 cores. A paleta Silêncio tem tons naturais claros, desbotados, neutros e dessaturados. A Terra traz os tons terrosos, quentes, com textura. Já a paleta Cura chega para mostrar que tons pastel oferecem um visual futurista, ao mesmo tempo que trazem alegria, maciez visual e tranquilidade. A Tempo apresenta cores clássicas e um pouco mais quentes, que geram sensações de pertencimento, acolhimento, otimismo e criatividade. E a paleta Infinito evoca uma viagem por lugares e permite um olhar para si, estimulando a criatividade, sem perder o drama e a elegância.

ACABAMENTO PERFEITO

A VINILFORTE apresenta ao mercado sua nova linha de rodapés de poliestireno para uso em ambientes comerciais e residenciais. O produto foi desenvolvido com foco na praticidade, é fácil de limpar e manter e tem proteção UV, que evita o amarelamento da peça. O design inovador protege contra inchamento e deformação, mantendo a integridade estética ao longo do tempo. São 12 modelos na cor branca, com acabamento liso e frisado em alturas que variam entre 7 cm, 10 cm, 15 cm e 20 cm e espessuras de 1 mm e 1,5 mm.

RODAPÉS DE POLIESTIRENO

EDIÇÃO BANHEIROS 7

orgânico DESIGN

COM FORMAS MAIS CURVAS E FLUIDAS

nspirada inicialmente na Art Nouveau e, depois, na Art Déco, da década de 20, a tendência dos móveis curvos traz várias alusões a detalhes clássicos, bem comuns durante o período. Porém, muito mais do que remontar aos anos 20, o design curvo de hoje também se refere aos anos 70, no Brasil, quando as linhas do mobiliário eram mais arredondadas. O mote de inspiração segue o mesmo – a natureza, as formas fluidas e orgânicas –, mas a nova proposta busca ressignificar esse design marcante, incorporando-o à contemporaneidade por um viés mais humanizado, partindo da necessidade do indivíduo em se relacionar com o seu espaço.

Outros elementos que favorecem o retorno modernizado deste estilo são o dinamismo visual e o sentimento acolhedor propiciado pela suavidade dos contornos curvos. Ele produz uma vívida impressão de movimento e originalidade, permitindo que, com a adição de uma simples mesa redonda, qualquer espaço se transfigure positivamente. Sem vértices ou arestas marcadas, o mobiliário curvilíneo

tem um aspecto natural e orgânico, transmitindo a sensação de sutil delicadeza. Seu impacto emocional é potente e permite transformar espaços, razão pela qual os profissionais especializados costumam indicar a mescla de linhas retas e curvas para estabelecer a harmonia decorativa em um cômodo.

São também representantes dessa linguagem as formações estruturais dos cômodos ovalados, as pinturas com formas geométricas mais fluidas e decorações sinuosas em sua composição.

A presença das formas circulares também ganhou força com a popularização da biofilia, movimento que procura a conexão humana com a natureza para priorizar o bem-estar. São as curvas que facilitam isso, pois ao invés de formas intensas, elas traduzem graça e leveza. “Hoje há uma tendência na arquitetura de retorno ao natural. As peças curvas ou arredondadas constituem um contorno natural e não linear. Formas fluidas traduzem o toque da natureza e sugerem movimento”, explica a arquiteta e urbanista Nath Veloso.

10 EDIÇÃO BANHEIROS EM ALTA
FOTOS: DIVULGAÇÃO

Para a designer Larissa Diegoli, as linhas curvas e sinuosas tomaram conta do design de mobiliário e dos ambientes, pois são pura inspiração da natureza, formas uterinas, que lembram células e acabam tendo o poder de transmitir conforto e alento, como um abraço. “Acolhedoras, de fato as linhas curvas têm um impacto emocional mais forte do que os elementos retilíneos, por isso são muito bem-vindas neste momento de pós-pandemia”, complementa.

BENEFÍCIOS DO DESIGN CURVILÍNEO:

FLUIDEZ NOS AMBIENTES

Enquanto móveis retos criam uma sensação de rigidez, e até mesmo um pouco de monotonia, os objetos curvos expressam formas que parecem mover-se no espaço. Um sofá curvo na sala de estar ou uma mesa de jantar com estilo arredondado são capazes de transformar completamente a atmosfera de um recinto.

INSPIRAÇÃO NA NATUREZA

As formas orgânicas têm sua inspiração nos elementos naturais, como curvas de rios, pétalas de flores e pedras polidas. Ao introduzir essas formas na decoração, cria-se uma conexão com a natureza, trazendo um pouco da sua beleza para dentro de casa.

AMPLIAÇÃO VISUAL

Outra vantagem é sua capacidade de ampliar visualmente espaços pequenos. Devido às linhas suaves e à ausência de cantos afiados, esses móveis criam uma ilusão de maior espaço, tornando-os ideais para ambientes com dimensões reduzidas. Exemplo prático seria o uso de um espelho curvo ou de uma estante arredondada, que podem abrir visualmente o ambiente e torná-lo mais convidativo.

CONFORTO E DELICADEZA

Os móveis arredondados são ótima escolha para áreas em que se queira estimular um clima de alegria. As formas orgânicas também guardam certa delicadeza, que pode ser potencializada com o uso de cores neutras. Os móveis curvos adicionam aos locais uma aura de aconchego.

EDIÇÃO BANHEIROS 11

EM ALTA

AS LINHAS CURVAS CRIAM UMA ESTÉTICA SENSUAL, NATURAL E COM UM TOQUE EXTRA DE ACONCHEGO

EXPERIÊNCIA SENSORIAL

O design curvo não apenas oferece efeitos estéticos como também proporciona uma experiência sensorial. As formas curvas convidam ao toque e oferecem uma sensação tátil agradável. Além disso, móveis curvos podem ajudar a melhorar a acústica de um ambiente, suavizando os ruídos e criando uma atmosfera mais calma e tranquila.

MAIS ERGONOMIA

O corpo humano adapta-se melhor aos móveis de linhas curvas. Poltronas, sofás e cadeiras oferecem um maior conforto e uma postura mais natural. Além disso, propiciam um apoio adequado para as costas e os braços, auxiliando no relaxamento e no bem-estar.

MODERNO E MINIMALISTA

Com formas elegantes, as peças curvas podem adicionar um toque de luxo e requinte a um espaço sem

parecer exagero ou extravagância. Além disso, são facilmente combináveis com outros estilos, criando ambientes personalizados.

LIBERDADE NO DESENHO

O mobiliário de linhas curvas pode ser encontrado numa variedade de estilos e materiais: madeira, têxteis, metal e vidro. Sofás, poltronas, mesas de centro e de jantar, prateleiras, armários, balcões e cadeiras podem ter design curvo.

VERSATILIDADE NA DECORAÇÃO

É uma opção versátil, funcionando bem com uma extensa seleção de estilos decorativos. Eles podem ser incorporados a ambientes minimalistas, criando um contraste suave com as linhas retas e simples, ou a espaços mais rústicos, estabelecendo um cenário orgânico e natural.

P I S O L A M I N A D O E U C A F LO O R R I PA D O Freijó Âmbar E M B A R R AS Freijó Âmbar Quer uma reforma rápida, sem quebra-quebra? PISOS LAMINADOS EUCAFLOOR e RIPADOS EUCATEX F R E I J Ó Â M B A R

banheiros

Um ambiente pode ser ao mesmo tempo luxuoso e despojado? Inovador e clássico?

Rústico e confortável? Pode, sim! Conceitos aparentemente contraditórios se unem no design de interiores, especialmente quando se trata de banheiros. São eles os espaços que cada vez mais desafiam as regras para se tornarem a realização dos sonhos de seus usuários, que muitas vezes não são nada convencionais. Há bastante tempo os banheiros já são vistos como ambientes propícios ao relaxamento e ao autocuidado. Mesmo pequenos lavabos são projetados para proporcionar conforto e experiências sensoriais agradáveis. Veja a seguir algumas ótimas ideias para compor o seu banheiro dos sonhos.

14 EDIÇÃO BANHEIROS INSPIRAÇÃO

O BANHEIRO DA SUÍTE TORNOU-SE

ACOLHEDOR, FUNCIONAL E ELEGANTE

REFÚGIO relaxante

banheiro desta suíte passou por uma transformação total. Por ser um espaço reduzido, as paredes brancas foram mantidas, conferindo uma sensação de amplitude e luminosidade ao ambiente. O revestimento com detalhes em dourado, Trama Rimini acetinado, 32x100 cm, escolhido para a área do box, adicionou ao local um toque de luxo discreto. Já no restante das paredes aplicou-se o azulejo Nuvola Mate em branco, 34x64 cm. Essa combinação de cores neutras produziu uma atmosfera serena e acolhedora, perfeita para relaxar após longas jornadas de trabalho. A escolha da cuba de semiencaixe branca serviu não apenas para otimizar o espaço, mas também para dar um toque de modernidade. Os móveis brancos, por sua vez, proporcionam uma sensação de pureza e organização, enquanto os acessórios e metais em tom gold elevam o visual para um patamar de elegância, com destaque para as estruturas das prateleiras em ferro tubular, 2x2 cm, com pintura automotiva dourada.

A iluminação foi cuidadosamente planejada, com pontos estratégicos destacados para realçar a beleza dos elementos-chave. Isso tanto valorizou o design como também criou um clima de acolhimento e funcionalidade. Este projeto não apenas atendeu às necessidades práticas da cliente, como refletiu sua personalidade delicada e sua paixão pela elegância.

EDIÇÃO BANHEIROS 15
Elen
Bertagnolli @elenbertagnolliarquitetura
JULIANO MENDES
FOTOS:

A EXUBERÂNCIA DOS ELEMENTOS NATURAIS TORNA ESTE BANHEIRO SINGULAR E SURPREENDENTE

16 EDIÇÃO BANHEIROS
Fabian Colatto @colattoarquitetura_

FUSÃO ENTRE O luxo e o rústico

proposta da sala de banho da suíte na casa de campo, situada no interior de Mato Grosso do Sul, traz toda a rusticidade de uma residência desse tipo, juntamente com o conforto e a sofisticação de um projeto moderno. Exigentes, com gosto refinado, os proprietários apreciam a arquitetura de luxo, sobretudo o design contemporâneo e minimalista, a exclusividade dos detalhes e a estética atemporal. Valorizam também os materiais naturais e os acabamentos impecáveis.

Foi com base nesse perfil que o profissional explorou todas as possibilidades de uso de elementos naturais, como pedras, rochas e madeira, em busca de uma paginação fluida que os integrasse em plena sintonia com o ambiente.

Os clientes desejavam um banheiro amplo e

bem iluminado, que traduzisse a beleza, a serenidade e os aspectos naturais do entorno campestre. Para isso, procurou-se uma síntese entre diversos elementos. O teto em tábuas de ipê expressa a nobreza da madeira nativa, a pedra Moledo irregular confere toques de rusticidade ao conjunto, cabendo ao mármore do piso e das paredes, em Rocha Michelangelo Nuvolato, 180x180 cm, a referência atemporal de luxo e elegância

Para complementar o projeto dessa espécie de SPA particular, foi valorizada a iluminação zenital, com grande entrada de luz natural – uma pérgola filtra parte da luz que fica acima da banheira. A pérgola ainda se projeta dentro do corpo principal do banheiro, acima da bancada e das duchas de teto, compondo um cenário singular e surpreendente.

EDIÇÃO BANHEIROS 17
FOTOS: FABIAN ÂNGELO

AS PASTILHAS SEXTAVADAS CONFEREM UM AR VINTAGE AO AMBIENTE, QUE É CHEIO DE LUMINOSIDADE E CHARME

TOQUE vintage

uz e leveza foram os requisitos iniciais para a criação deste projeto de reforma de um banheiro de 7,2 m², em um imóvel no litoral paulista. Como a demanda da cliente era um banheiro amplo e bem iluminado, foram escolhidos revestimentos claros com um ar vintage que, aliados às texturas e às fibras naturais, geraram uma atmosfera de aconchego e personalidade. Para reforçar esse objetivo, Fabio planejou uma mescla de vários formatos de revestimentos, tendo o branco como base, enquanto o preto foi utilizado nos metais, acessórios e esquadrias, além de demarcar o formato dos próprios revestimentos.

A pastilha sextavada telada Bold 20x20 cm e o rodameio cerâmico foram as soluções criativas para estabelecer a divisão entre os dois revestimentos. Na bancada com cuba esculpida foi usado o quartzo branco. A iluminação geral do banheiro definiu-se a partir de uma sanca invertida perimetral, enquanto as arandelas compuseram a iluminação frontal.

E, por fim, com o intuito de aquecer o ambiente, foram eleitas as texturas e cores dos materiais naturais: o bambu do porta-toalhas, o barro das esculturas, a fibra natural dos cachepots e a madeira utilizada nos espelhos e no gabinete.

18 EDIÇÃO BANHEIROS INSPIRAÇÃO
Fabio De Oliveira
FOTOS: HENRIQUE OGATA
@arqfabiodeoliveira

ESCOLHAS DETERMINANTES: TONS ESCUROS, REVESTIMENTO AMADEIRADO, METAIS E LOUÇAS DE DESIGN SOFISTICADO

CONTEMPORÂNEOelegante e

@pedroamaraldesigner

projeto deste banheiro da suíte máster foi desenvolvido para um casal jovem que gosta de tons escuros e ambientes aconchegantes. Para atendê-los, foi usado o revestimento Munich Black Matt, formato 58x117 cm, como peça principal. Já o ponto de destaque ficou por conta do revestimento Demolição Amadeirado, 28x119 cm, que também reveste a bancada, conferindo um aspecto visual de continuidade. A banheira de imersão é um elemento que sobressai, assim como a torneira de chão com acabamento Black Matte e as cubas orgânicas da linha Ruy Ohtake Graf, no mesmo acabamento. Em busca de maior requinte e elegância, Pedro selecionou os acessórios de metal da linha Quadratta, também no acabamento Black Matte. As escolhas fizeram com que esta sala de banho conjugue originalidade e modernidade, sem perder o seu caráter funcional.

20 EDIÇÃO BANHEIROS INSPIRAÇÃO
WAGNER ROTONDO
FOTOS:

Halinne Felisberto e Leila Lorençon @livarq

UMA SALA DE BANHO ELEGANTE, DIFERENTE E, AINDA ASSIM, CLÁSSICA

INSPIRAÇÃO

CLÁSSICO COM originalidade

s moradores queriam um projeto em estilo clássico, elegante e conservador, com cores neutras, uso de madeiras nobres. Dessa forma, as arquitetas propuseram uma ideia que prima pelo equilíbrio e harmonia dos elementos e que valoriza a ordem e a simetria na concepção do projeto.

O banheiro do casal foi planejado em tons brancos, com a seleção do porcelanato Michelangelo Natural de 60x120 cm para o piso. Na parede foi aplicada a mesma peça, alterando-se apenas a textura do revestimento,

que passou a ser o polido, reproduzindo o mármore e compondo um efeito sofisticado.

Os metais pretos e as cubas no modelo de sobrepor foram pensados minuciosamente para a composição de um banheiro delicado e sóbrio. O destaque especial ficou por conta da banheira de imersão, em formato oval, que propiciou uma atmosfera de leveza, favorecida pela iluminação aconchegante — projetada para relaxar. Todos esses detalhes tornam o banho diário um momento único de acolhimento e prazer.

EDIÇÃO BANHEIROS 23
FOTOS:
KIKO SIERICH

UMA ELEGANTE COMPOSIÇÃO QUE TEM

COMO BASE O PORCELANATO RIPADO

A VERSATILIDADE DO ripado

s ripados, que já são tendência nos projetos de salas e quartos, agora também conquistaram os banheiros, trazendo toda a sua beleza e elegância para os porcelanatos. Neste projeto Lorena utilizou o porcelanato frisado liso de 28x119 cm na parede de destaque do box, que se estende até o vaso e o espelho. Uma escolha que não apenas privilegia a sensação de acolhimento, como também, mediante suas linhas verticais, cria a ilusória ampliação do pé-direito, resgatando a estética de ambientes mais altos. Para compor com o ripado, nas demais paredes e no piso foi aplicado o Cimento Gris 62x121 cm, impregnando o recinto de leveza e originalidade. Na bancada em quartzo branco destacam-se a cuba esculpida e o nicho de 30x70 cm. Já o box é em alumínio preto. O espelho orgânico apresenta uma iluminação estratégica, enquanto os móveis em tom de cinza irradiam serenidade. A decoração bem distribuída favorece o deleite visual e sensorial , proporcionando uma experiência de bem-estar.

24 EDIÇÃO BANHEIROS INSPIRAÇÃO
Lorena Georgeane FOTOS: FABIANA ANUNCIAÇÃO

O DESTAQUE DO PROJETO É A CUBA ILUMINADA, ALÉM DA HARMONIA E

ELEGÂNCIA DAS CORES E ACABAMENTOS

COMPOSIÇÃO refinada

rojetada para uma família que almejava viver em um espaço elegante e acolhedor, esta residência em Nova Serrana, no interior de Minas Gerais, tem o banheiro social como um de seus destaques. As dimensões até certo ponto reduzidas da área orientaram o processo de escolha dos materiais e acabamentos, visando tanto a criação de um espaço com o máximo conforto possível quanto sua ampliação visual.

Seguindo a proposta clássica da moradia, optou-se pelo revestimento travertino Colosseo 82x141 cm para o chão e as paredes, com acabamento acetinado, o que conferiu um toque de requinte ao banheiro. Na parede da bancada, foi aplicado um revestimento decorado em alto-relevo, Mombasa Prada Caliza 45x120 cm, com junta seca, transmitindo um visual elegante que, ao mesmo tempo, contrasta e complementa-se com a cuba em ônix iluminado. Por seu efeito surpreendente, esta cuba acabou sobressaindo e tornando-se o ponto de destaque do projeto. Os metais na tonalidade Gold Matte finalizam a decoração, servindo como um elo entre todos os acabamentos.

Rafaela Santos @rafaelasantosm.arquitetura

26 EDIÇÃO BANHEIROS INSPIRAÇÃO
FOTOS:
LETÍCIA GALVÃO
EDIÇÃO BANHEIROS

NESTE PROJETO O DESTAQUE FICA POR CONTA DA ESCOLHA

DO REVESTIMENTO RIPADO BRANCO COM RAJAS

COM REQUINTE lavabo

Anna Cláudia

Zelante Menegasso

@annamenegasso.arq

escolha do revestimento para o lavabo, o Rigatto Colors Calacata Gold 50x100 cm, retangular branco com rajas, segue o estilo do ripado usado no hall de entrada, um painel de marcenaria que camufla a porta de entrada do banheiro. O Rigatto equilibra-se com o papel de parede em linho que cobre o restante do lavabo, conferindo sofisticação ao ambiente.

Na bancada, com pia esculpida em Quartzo Pure White, sobressai a torneira de mesa Red Gold, que se harmoniza com o restante dos acessórios e também com o nicho abaixo da pia, feito em lâmina natural de madeira freijó. O espelho grande foi escolhido estrategicamente para transmitir a impressão de amplitude do espaço, que, em geral, é bem pequeno nos lavabos.

28 EDIÇÃO BANHEIROS INSPIRAÇÃO
CÉZAR
FOTOS:
MAK

REVESTIMENTOS, ESPELHOS E CORES

NEUTRAS GARANTEM A ELEGÂNCIA

ELEGÂNCIA E conforto

Pedro Gismondi e Ronaldo Fernandes Gismondi

@pedrogismondiarquitetura

sala de banho deste apartamento foi idealizada para um jovem empresário que desejava um ambiente funcional e elegante para relaxar e renovar as energias. Nas paredes, o porcelanato Calacata fosco 90x90 cm em tons de cinza e o piso em Off White no mesmo formato, associados à marcenaria também cinza, garantem a elegância. A bela banheira de hidromassagem e a TV são os elementos criados para entretenimento. Ao lado, ficam as duchas de teto e a cabine com vaso sanitário, com total privacidade. A paginação de espelhos na bancada principal e o closet, ao fundo, tornaram esta sala de banho um espaço de design sofisticado, mas também muito funcional e acolhedor.

EDIÇÃO BANHEIROS 29
FOTOS: ANTONIO SHUMACHER

CRIADO PARAo relax

m tons claros e acolhedores, praticamente imerso na vegetação nativa do local, onde o tempo parece suspenso, este banheiro corresponde ao desejo de um jovem casal. Com uma rotina complexa e agitada, eles queriam um local de paz e relaxamento em meio ao caos diário.

O revestimento marmorizado em grandes dimensões, 100x100 cm, aparece no piso e nas paredes, e traz em seus veios o tom dourado dos metais e acessórios. A banheira de imersão, estrategicamente posicionada, completa o espaço, oferecendo momentos de tranquilidade e reflexão. Toda a paleta de cores do ambiente parte do branco e

não ultrapassa o tom nude da laca dos móveis. Nos pontos onde o marmorizado do revestimento poderia causar um excesso de informação, optou-se pelo porcelanato branco 30x60 cm, a exemplo do box. Ali, um grande nicho, com pastilhas metálicas em dourado escovado, criou um surpreendente efeito especial. O nicho se prolonga ao longo do box, que possui dois chuveiros, para maior conforto dos moradores.

A escolha das louças e dos acessórios foi focada na funcionalidade, mantendo o clássico acabamento branco, como é o caso da bacia sanitária. Já o pendente em cima da banheira dá um toque de sofisticação ao ambiente.

30 EDIÇÃO BANHEIROS INSPIRAÇÃO
FOTOS: MARLON KRAKE E EDUARDO LIOTTI (PERFIL)

Marlon Krake @marlonkrake O BANHEIRO SE INTEGRA À PAISAGEM E TEM UMA ATMOSFERA REPOUSANTE

ARTE - ANUNCIO VIAROSA - JANEIRO 2024 - IMPRESSÃO.pdf

1 04/01/2024 15:32:38

TONS TERROSOS E FORMAS ORGÂNICAS CRIAM UM BANHEIRO VERSÁTIL, COM REQUINTE E DELICADEZA

AMBIENTE multiúso

projeto deste banheiro teve como base conceitual criar um espaço com dupla função na área externa da cobertura: é um lavabo, mas pode ser utilizado também como banho completo. Izadora Corrêa escolheu um elemento característico da arquitetura moderna brasileira, o cobogó de concreto, e, com ele, criou um segundo plano para a área de ducha. Assim, o espaço do lavabo tornou-se o protagonista.

Os materiais de base terrosa estão em harmonia com a concepção do restante da cobertura, evidenciando solidez a partir do uso da pe-

dra natural Travertino Romano Bruto na bancada esculpida e em parte do revestimento da parede. O piso segue a mesma linguagem, com a utilização de porcelanato Cimento Almond 83x83 cm. Em busca de requinte e delicadeza, foi aplicado na parede do lavatório o porcelanato Riviera Desert, de grande formato, 62x121 cm, com leve estampa nos mesmos tons. Os espelhos orgânicos receberam um contorno em lâmina de madeira natural. Por fim, o projeto luminotécnico priorizou a iluminação indireta para os nichos e a área de bancada, gerando no ambiente uma aura de fluidez.

Izadora Corrêa @izadoracorreaarqeurb

32 EDIÇÃO BANHEIROS INSPIRAÇÃO
WENDELL HENRIQUE
FOTOS:

BASE CLARA E ACESSÓRIOS DOURADOS

NESTE BANHEIRO

INTEGRADO AO QUARTO

E AO CLOSET

REQUINTE E integração

ideia deste projeto foi criar um espaço de banho com um design diferenciado, funcional e com toques de sofisticação, integrando o quarto do casal com o banheiro e o closet. O banheiro está conectado à suíte por meio de uma esquadria de vidro, que traz transparência, luminosidade e requinte aos ambientes. Em busca do máximo de leveza, foi usado no banheiro e no closet o revestimento marmorizado Tasso Lux polido, 83x83 cm. Trata-se de um material clean, que produz uma atmosfera de refinamento. Já o glamour do dourado, presente nos puxadores e metais, harmoniza com o tom off-white da marcenaria e com os vidros reflecta bronze dos armários. Os lustres de cristal e as luminárias pendentes, também em dourado, com luz quente, proporcionam uma experiência de receptividade e acolhimento.

EDIÇÃO BANHEIROS 33
Renata Pinheiro @renatapinheiroarquitetura FOTOS: EDNEY JONES

COMPACTO E ousado

ontemporâneo e sofisticado, o projeto responde ao desejo do dono: ele queria que o banheiro social reunisse ousadia e bom gosto. A reforma da peça visou transformá-la em um lavabo, mantendo, no entanto, um box para o banho. Foi necessário, assim, setorizar os dois ambientes.

Na área do lavabo, a profissional optou por uma paleta de cores clássicas e atemporais. Aplicou uma pintura acetinada cinza-escuro, que trouxe uma personalidade forte e marcante ao projeto. Essa cor, associada à louça em ônix e aos metais em grafite, contrasta com a madeira e a iluminação quente. O mobiliário minimalista se complementa com

um nicho para a papeleira, que organiza o espaço da bancada. Para o box, que é estendido até o forro, com a intenção de conferir maior durabilidade à marcenaria, escolheu-se o revestimento Petróleo 80x80 cm, de acabamento acetinado. Esse revestimento dá continuidade à cor escolhida para as paredes e o forro, pondo em evidência o amadeirado e mantendo, assim, a área do chuveiro em segundo plano.

A iluminação embutida e os pendentes, em harmonia com a paleta de cores mais restrita, conferem requinte ao local, possibilitando cenários diferentes, mesmo em um recinto de pequenas dimensões.

34 EDIÇÃO BANHEIROS INSPIRAÇÃO
Katiele Radünz @unztudio

FOTOS: KATIELE RADÜNZ

AO GOSTO DO PROPRIETÁRIO: O BANHEIRO SOCIAL É VERSÁTIL E SUA AMBIENTAÇÃO FOGE DO TRADICIONAL

E JÚLIA ANDRADES (PERFIL)

INSPIRAÇÃO

LUXO DESPOJADO: PISO E PAREDES COM O MESMO REVESTIMENTO, MADEIRA, LINHAS RETAS, METAIS EM PRETO

CHIQUE, INSPIRADOR E repousante

banheiro da suíte máster, projetado todo em tons neutros, propõe a criação de uma atmosfera clean e repousante, de acordo com o desejo dos moradores, um jovem casal apaixonado por arquitetura. Para isso, os profissionais escolheram o porcelanato Dolmen cinza, 59x118 cm, que é dominante no espaço, estando presente tanto no piso quanto nas paredes. O elemento de destaque é o deck em porcelanato Giardino Be Hard de 9x117 cm, junto à banheira de hidromassagem. A parede frisada resulta da aplicação do elegante Frieze Cement, 45x90 cm. Na bancada em quartzo cinza foi esculpida a pia, que harmonizou com os espelhos Oruy e com o armário ripado em MDF Itapuã Ultra Premium.

Já o projeto luminotécnico, com vários focos, possibilita a composição de uma atmosfera intimista, promovendo a paz interior e favorecendo o bem-estar dos moradores.

EDIÇÃO BANHEIROS 37
Larissa Kingma e Raphael Salgado @salgadokingma FOTOS: LARISSA KINGMA

PROJETO RESIDENCIAL

Hugo Godinho @hugo.arquiteto Marcel Bailoni @arquiteturaarco

vibranteUMA RESIDÊNCIA

m terreno privilegiado, onde a natureza esbanja encanto pela presença de um paredão de pedras gnaisse – que circunda a divisa sudeste –, pela massa vegetal de eucaliptos nas demais divisas e por um conjunto de lagoas artificiais em diferentes níveis. Neste paraíso natural foi implantada a residência de 1.050 m², projetada por Hugo Godinho para uma família de quatro integrantes adultos. O arquiteto adotou o conceito de arquitetura contemporânea, para que o conjunto edificado deixasse transparecer simplicidade e elegância nas formas e, ao mesmo tempo, se integrasse harmoniosamente ao cenário natural.

O projeto foi adquirindo consistência para atender ao programa de necessidades dos moradores, que reivindicavam uma residência vibrante, cujos espaços, além do conforto e do esmero estético,

pudessem ser locais de socialização com amigos e familiares.

Buscando garantir uma setorização bem definida, a edificação foi projetada com dois pavimentos, de modo que as cinco suítes – situadas no pavimento superior – pudessem desfrutar de toda a privacidade necessária durante a realização de eventos no pavimento térreo. Sendo assim, foram distribuídos ao nível do solo todos os espaços destinados exclusivamente ao uso social e de serviços. Para melhor implantação, o partido arquitetônico adotado tem formato de “L”, dividido em dois blocos interligados por uma passarela coberta.

Um dos pontos altos deste projeto foi a conexão entre os espaços internos e os externos, proporcionada pelo desenho de grandes vãos com portas de correr de alumínio e vidro. As aberturas agregaram aos

EDIÇÃO BANHEIROS 39
FOTOS: NILO LIMA
A CASA FOI PLANEJADA PARA INTEGRAR-SE AO CENÁRIO NATURAL, ALÉM DE REFLETIR ELEGÂNCIA

E PERSONALIDADE

ambientes internos sensações de amplitude, liberdade e proximidade com a natureza.

FOCO NOS MOMENTOS DE LAZER

No bloco principal localizam-se a garagem para quatro veículos e os ambientes de apoio à rotina dos moradores, como salas de estar e jantar integradas com lareira, um bar com adega e cozinha completa, criando uma confortável área social interna. Com a colaboração do arquiteto Marcel Bailoni, a arquitetura de interiores, o design de mobiliário, a decoração e o paisagismo foram pensados de forma a propiciar elegância e personalidade aos ambientes, a partir da utilização abundante de pedras, elementos em madeira e materiais nobres de acabamentos.

No bloco secundário, foram dispostas as áreas de lazer, como varanda gourmet, sauna úmida com

cascata, academia e um ambiente de jogos. Na confluência dos dois blocos, criou-se uma ampla área de lazer descoberta, composta por piscina revestida em pedra Hijau lisa, prainha, bar molhado e SPA, além de uma ampla área para banho de sol, na qual foi usado piso atérmico. Na área externa, destacam-se também lagos, quadras de tênis e de futebol.

Os materiais utilizados nas fachadas buscaram refletir o contexto natural. O porcelanato amadeirado em formato 20x120 cm foi assentado com juntas verticais de 2 mm (na mesma cor do porcelanato) e com juntas horizontais de 8 mm (com rejunte grafite). Alcançou-se, assim, o efeito semelhante ao de um pórtico revestido em tábua corrida, que harmonizou perfeitamente com os filetões de quartzito amarelados.

40 EDIÇÃO BANHEIROS
PROJETO RESIDENCIAL

E REORGANIZE SUA CASA revise sua vida

busca da felicidade muitas vezes começa de dentro para fora. A verdade é que, assim como organizamos os ambientes físicos, precisamos também nos dedicar à organização de nossa casa interior. Dessa forma estaremos construindo a base para um lar saudável e feliz.

A realização das mudanças internas irá nos preparar para o cultivo de relacionamentos mais autênticos, lembra o arquiteto português Jonas Lourenço, que tem diversas dicas para estabelecer uma sintonia entre a interioridade e o espaço residencial. “Inicie pelo desapego. Assim como fazemos com os objetos, é imperioso praticar o desapego emocional. Dedique um tempo para refletir sobre pensamentos, emoções, sentimentos e pa-

drões que nada mais têm a ver com sua vida atual e livre-se dessa matéria morta do passado. Isso lhe proporcionará uma sensação de liberdade e renovação”, afirma Jonas.

Igualmente, a especialista em organização pessoal Marie Kondo assinala a importância de nos livrarmos de tudo aquilo que não for mais necessário, daquilo que já não oferece qualquer estímulo ou alegria. “Alguns objetos que nos acompanham não preenchem apenas o nosso espaço físico, habitam também o nosso espaço mental e podem contribuir para tornar o cotidiano insípido ou opressivo. E quando olhamos para eles com racionalidade e espírito crítico, é como se olhássemos para a nossa própria interioridade”, explica Marie.

42 EDIÇÃO BANHEIROS BEM VIVER

ALIVIANDO A CARGA

De certa forma, organizar a casa significa também organizar a existência. Desde o primeiro momento em que residimos em uma moradia, vamos acumulando objetos. O mesmo acontece com a nossa mente. Ao longo da vida, desde o nascimento, vamos preenchendo-a sem cessar. Com o tempo, a carga pesa e interfere na nossa caminhada. Para dar início a esse processo de desapego, Marie Kondo afirma que, antes de arrumar a casa, você precisa primeiro jogar fora o que não te alegra ou o que não te serve mais. Esta é a primeira etapa. A seguir, você precisa aprender a arrumar o que sobrou. Nas nossas vivências, o processo é o mesmo. É preciso jogar coisas fora e, com critério e bom senso, organizar o que restou. Quem afirma que não tem mais paciência — nem saúde — para um novo relacionamento, por exemplo, provavelmente reteve em sua mente um intolerável número de experiências

ORGANIZAR A CASA É TAMBÉM UM EXERCÍCIO DE REVISÃO INTERIOR

negativas. Resumindo, o fardo emocional é muito mais danoso do que o material.

Analisando sob essa perspectiva, ao estabelecer conexões interpessoais com uma base emocional sólida, você poderá se conectar com os outros seres humanos de maneira mais profunda e significativa, criando laços de afeto saudáveis e enriquecedores. Planeje proativamente o tempo para estar com todas as pessoas com as quais você se importa, em vez de esperar que acontecimentos e encontros surjam do nada. Quanto mais velhos e ocupados nos tornamos, menos tempo parece haver para noites espontâneas e reuniões aleatórias com os amigos. A partir dessas vivências, cultive as memórias, reservando uma parede para um mural: cole fotos, lembranças e mensagens que representem momentos de plena felicidade. “Isso serve como estímulo constante das coisas positivas em sua vida”, acentua Jonas Lourenço.

EDIÇÃO BANHEIROS 43

BEM VIVER

DICAS

DESENVOLVA HÁBITOS E CRIE UMA ROTINA

PLANEJE COM ANTECEDÊNCIA

ACOLHA SUAS INCLINAÇÕES NATURAIS

BUSQUE CONSISTÊNCIA E NÃO PERFEIÇÃO

ENCONTRE O EQUILÍBRIO

ACERTE NAS PRIORIDADES

ORGANIZE E SIMPLIFIQUE

MEÇA SEU PROGRESSO

AUTOMATIZE OU TERCEIRIZE

ORGANIZE SUA VIDA NO TRABALHO

CRIE HÁBITOS PARA ADMINISTRAR A CASA COM EFICIÊNCIA

EXPERIMENTE, OUSE, CRIE

Já entre os recursos da casa, ele assinala que as cores tem forte impacto psicológico nas emoções. E que, ao escolher cores para os ambientes da casa, devemos ter em mente os sentimentos que desejamos promover. Tons calmos e suaves são ideais para áreas de descanso e os mais vibrantes para áreas de socialização, pois influenciam diretamente no humor das pessoas.

A casa deve proporcionar uma vida mais leve e saudável para seus moradores. Pensando nisso, Jonas Lourenço apresenta algumas sugestões para espaços dedicados ao autocuidado, afirmando que “ao integrar esses elementos à arquitetura da casa, ela pode ser uma aliada na busca por uma vida mais equilibrada e duradoura”.

BOAS IDEIAS:

Um cantinho com aromas, almofadas confortáveis e outros materiais que inspirem relaxamento. Use esse espaço para meditação, leitura ou simplesmente para estar consigo mesmo. Áreas que incentivem a prática de exercício, como uma sala multifuncional, com tapetes ou equipamentos leves e uma boa ventilação.

A entrada de luz natural e a circulação de ar contribuem para o equilíbrio de um ambiente mais saudável.

Quartos que favoreçam um sono reparador, com colchões e roupas de cama confortáveis, evitando a presença excessiva de dispositivos eletrônicos.

Uma cozinha prática, que incentive a preparação de refeições saudáveis, com espaço para armazenamento adequado e alimentos frescos.

É preciso também garantir que a casa seja acessível a todas as idades, projetando-se espaços seguros e livres de obstáculos, que ofereçam autonomia aos idosos e previnam acidentes.

Outro fator a ser levado em consideração é a própria organização da casa – interna e externa. Ela precisa ajudar os moradores a clarear ideias e a buscar novos rumos, com menos peso e mais sabedoria.

44 EDIÇÃO BANHEIROS
FOTOS: BANCO DE IMAGENS

EVOLUÇÃO

orgânica

muito comum em reuniões corporativas, assuntos sobre atualizações de sistemas ou substituição total quando o diagnóstico é um tanto pior. Fica fácil perceber que a grande maioria dos empresários tende a prorrogar o máximo possível esse momento de virar a chave. Isso porque todos os avanços e melhorias desse up grade vem acompanhados de estranhamento e da necessidade de treinamento e adaptação por parte das equipes. Afinal, se instala ali o novo que exigirá um jeito também novo de pensar, fazer, além de atenção redobrada e mesmo dependência e conversas frequentes até que “o estranho seja aceito e faça parte do ninho.”

Pois bem, no mundo corporativo e fora dele, humanos de diversas gerações dividem espaços. E mais complexo do que o processo de atualização das máquinas, está o de transformação dos seres humanos. O que torna difícil a comunicação e, muitas vezes, irreversível o fim de muitos contratos e relações.

Talvez esse momento em que vivemos, marcado pela estética orgânica, com linhas curvas, formas arredondadas onde a fluidez e um senso de continuidade são quase que tocáveis nos ambientes, seja reflexo disso.

Quem sabe os móveis sem quinas, inspirem em nós mudanças que possibilitem um compartilhamento de ideias, hábitos, afetos e sentimentos, sem dores e mágoas. Nós, tão orgânicos em nossa essência, estamos nos afastando da nossa natureza quanto mais ocupados com as máquinas nos tornamos. As máquinas que aparentemente estão sob o nosso domínio, nos desgastam, a princípio, bem menos que aqueles que nos questionam, enfrentam e nos colocam frente a frente com nossas fragilidades e pequenez. Aqueles que instigam a nossa evolução.

Torço para que a forte tendência por formas orgânicas nos suavize e faça brotar em nós coisas boas. Flores, frutos doces, céu, nuvens, animais amigos e doses extras de flexibilidade e movimento tão comuns à água.

Quem sabe assim, movendo de forma orgânica, seguiremos contornando obstáculos, interagindo com o mundo ao redor e aceitando que tudo pode contribuir para a nossa evolução. Ainda que tão antagônico.

Ano 2024. Que saibamos construir uma convivência harmoniosa com as pessoas que nos cercam. E, acima de tudo, que tenhamos coragem para mudar o que for necessário. Dentro e fora. Sem atritos.

EDIÇÃO BANHEIROS 45
Ô DE CASA!
POR CLAUDIA MARIA CHAVES

CASA VIP RETOMA OS COMITÊS

Depois de quatro anos, a Associação

Casa Vip retoma a realização dos Comitês. Os encontros foram interrompidos devido à pandemia e retomados em janeiro deste ano. Mais de 40 representantes de 19 empresas associadas estiveram presentes no COMITÊ DE MARKETING E COMERCIAL. O evento

aconteceu na cidade de Indaiatuba, no interior paulistano. Cases de sucesso, campanhas, estratégias comerciais e novas diretrizes da Associação foram alguns dos assuntos abordados. O convidado Victor Vieira trouxe em sua fala outros temas relevantes relacionados às áreas comercial e de marketing.

Segundo os participantes, foram dois dias de intenso aprendizado e de generosa troca de experiências, informações e oportunidades. Em fevereiro foi realizado o COMITÊ DE RH, e no mesmo mês aconteceu o Preview 2024, junto às indústrias de cerâmica e metais do interior de São Paulo.

ELEVATO CASA: DECORAÇÃO COM DESIGN E QUALIDADE

O grupo Elevato inaugurou no fim do ano passado mais uma loja de móveis e decoração, desta vez localizada no litoral gaúcho, em Xangri-Lá RS. A loja conta com 750 m² e propõe um novo conceito de ambientação da casa, refletindo um importante movimento do grupo Elevato: transformar a morada em algo único e incomparável.

NOVA LOJA DE TINTAS DA BELTRAME

Em dezembro de 2023, Camobi, em Santa Maria/RS, presenciou a abertura de uma nova loja criada para facilitar a vida dos profissionais da área da pintura: a Beltrame Tintas. Com parceria da Suvinil, a empresa de maior renome no mercado de tintas, a loja oferece produtos de qualidade para as mais variadas necessidades. A estrutura chama a atenção: é um verdadeiro showroom de produtos, com diversos expositores que demonstram a diferença das tonalidades de acordo com a luz ambiente, as texturas e os acabamentos variados. A Beltrame Tintas representa também o início de uma jornada trilhada ao lado de pintores que têm o desejo de se especializar, trocar ideias com colegas e encontrar inspiração. A loja também se destaca pelo atendimento personalizado, com funcionários qualificados e experientes.

NOSSA CASA
FOTOS: DIVULGAÇÃO
46 EDIÇÃO BANHEIROS

TECNOL OGIA DE CORE S DECA

COM CORES PARA TODOS OS GOSTOS

ACABAMENTOS DE ALTA PERFORMANCE

MAIOR DURABILIDADE

MAIOR RESISTÊNCIA A RISCO

Design para ver e viver.

RESISTÊNCIA À CORROSÃO

Black Matte Black Noir
TECNOLOGIA DE C ORE S DECA de c a .com.b r /DecaOficial
Red Gold Gold Saiba mais:
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.