{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

EDIÇÃO 03 I 2019 I JUL/AGO/SET

áreas externas

PARA DESFRUTAR, CONVIVER COM A NATUREZA, RELAXAR, COMPARTILHAR

01 CAPA.indd 18

15/08/2019 10:58:47


2 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_07.pdf 2

12/08/2019 21:20:39


PORCEL ANATO: I lluminato Satin - 83x83

/biancogres

CasaVip_07.pdf 3

www.biancogres.com

EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 3

12/08/2019 21:20:39


EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 11

04_CasaVip_07.pdf 1

14/08/2019 16:09:12


EDITORIAL

Qual será? O SEU LUGAR NO MUNDO

Alguns lugares e ambientes parecem mesmo ter uma espécie de poder sobre nós. Enquanto algumas pessoas afirmam que o lugar do mundo delas é Paris, Itália, Óbidos, em Portugal, e por aí afora, sinto que o meu é a minha casa, embora ame viajar. E dentro dela, em especial, a varanda gourmet. Pequena, acolhedora e com doces lembranças dos lugares por onde andei. Ela tem história! Toda vez que chego em casa vou direto pra lá. Abro os vidros para deixar entrar o ar, e se dou sorte ainda pego uma nesga de sol a avermelhar o céu no distante horizonte, já descalça. Uma rápida e intensa prece surge de forma instintiva. É nela que começo bem o dia, logo cedo, e é nela que adoro ver a noite chegar. Na verdade, ela é a minha área externa onde tanto acesso o meu interior. Nesse espaço, sou feliz cozinhando, escrevendo, ouvindo música, lendo, bordando, conversando com pessoas queridas ou de olhos fechados nos raros momentos em que fico de pernas pro ar. Simplesmente sendo. Fico aqui a imaginar qual será o “seu lugar no mundo” e torço para que seja um espaço que abrace você por inteiro, restaurando a energia, a paz, a alegria e a tão necessária calma para viver bem e de boa. De preferência, que esteja nele neste momento. E como está com a nossa revista em mãos, aproveite para ver tudo o que criamos para esta edição de Áreas Externas. Casas e apartamentos com um charme a mais. Hoje, com tanta tecnologia e opções de produtos e preços é possível criar espaços lindos. A nossa equipe está pronta para orientar você no que precisar em relação a materiais de acabamento e outras coisas mais. Seja para uma pequena reforma ou para a construção da casa inteira. Adoramos também projetos comerciais com tudo do jeitinho que você imagina. Lembre: se o produto é bom, o resultado final é maravilhoso. E num ambiente maravilhoso tudo flui melhor. Agora, tudo isso só tem sentido se acompanhado de consciência ambiental. Então, evite excessos, supérfluos e tudo aquilo que comprometa o seu, o nosso e o futuro das novas gerações. Afinal, é assustadora a realidade do nosso planeta! Desejo a você um bom lugar no mundo. ASSOCIAÇÃO CASA VIP • CLAUDIA MARIA CHAVES EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 5

CasaVip_07.pdf 5

12/08/2019 21:20:39


SUMÁRIO

PENSE NISSO O mercado está cheio de novidades. Conheça algumas delas!

8 EM ALTA Revestimentos que simulam pedras naturais são uma forte tendência

12 PROJETO Um loft cheio de charme e boas soluções para o uso inteligente do espaço

Ô DE CASA! Memorabília: o afeto expresso em relíquias da nossa história

espaços PARA DESFRUTAR, CONVIVER, RELAXAR, VIVER BEM

36

40

16

Veja a nossa seleção de projetos de áreas externas, varandas e espaços gourmet criados por profissionais do Brasil todo, tendo como foco o bem-estar e a qualidade de vida

BEM VIVER

NOSSA CASA

Objetos que carregam valor sentimental e lembranças tornam a decoração única

Acompanhe as notícias e atividades da Associação Casa Vip

42

46

• Criação e Execução: Entrelinhas Conteúdo & Forma (51 3026.2700) • Jornalista Responsável e Editora: Milene Leal • Redação: Taciane Corrêa • Edição de Arte: Luciane Trindade • Impressão: Art Laser • Coordenação do Projeto Revista Casa Vip: Claudia Maria Chaves e Irio Piva • Revista distribuída pelas empresas integrantes da Associação Casa Vip: Almek, Alvomac, Baratão, Bigolin, Casa São Paulo, CDC, Cimcal, Construserra, Construmarques, Del Lama, Elevato, Engelmig, Metal Nobre, Mundial, Nichele, Panorama, Pastilhacor, W Beltrame e Vilarejo. • Tiragem: 85 mil exemplares • A reprodução total ou parcial do conteúdo desta obra é expressamente proibida sem prévia autorização da fonte. A Revista 6CasaEDIÇÃO Vip é uma publicação das revendas de materiais para construção associadas à Rede Casa Vip (31 3611.8233) www.acasavip.com.br ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_07.pdf 6

12/08/2019 21:20:39


EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 7

CasaVip_07.pdf 7

12/08/2019 21:20:39


PENSE NISSO

MADEIRA PRÁTICA E VERSÁTIL

LINHA BAUHAUS

UM TOQUE DE MODERNISMO A ROCA CERÁMICA homenageia o centenário da escola Bauhaus com o lançamento de uma linha de revestimentos de 21,5 x 21,5 cm inspirada na geometria minimalista e em seus grafismos típicos, que aparecem texturizados por pequenos fragmentos coloridos. Os planos de cores se formam espontaneamente entre as peças, permitindo diversas composições sóbrias e impactantes. Disponível em três tons – azul, cinza e branco – e diversas faces, a linha Bauhaus é perfeita para revestir paredes com autenticidade e muita criatividade.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

A DECA está lançando quatro novas cores para o seu tradicional Chuveiro Acqua Plus, com acabamento que foge do convencional cromado. A ideia é oferecer opções diferentes para combinar com os demais metais e detalhes do banheiro. A novidade promete deixar o espaço de banho mais moderno e cheio de design, abrindo caminho para a composição de projetos repletos de criatividade e sofisticação. As novas cores possuem a tecnologia D.coat, nas cores Black Matte, Black Noir, Gold Matte e Red Gold. Esta tecnologia é um método avançado que faz com que os acabamentos resistam três vezes mais à abrasão, garantindo uma maior vida útil e beleza prolongada.

PISOS VINÍLICO

ACQUA PLUS BLACK MATTE

BANHO COM COR E DESIGN

Os pisos vinílicos DURAFLOOR trazem o charme e a elegância da madeira com muito realismo. Considerados um dos revestimentos mais versáteis e resistentes do mercado, eles podem ser usados em todos os cômodos da casa, e por isso são uma excelente opção para projetos de arquitetura e decoração. O produto marcou presença em vários ambientes da CASACOR São Paulo 2019 e em outras mostras do setor. Na foto acima, ambiente chamado “Espaço SER”, do Studio Alex Bonilha.

8 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_07.pdf 8

12/08/2019 21:20:39


PORCELANATO SEGURO E SUSTENTÁVEL A grande tendência para áreas externas são os porcelanatos com texturas de pedras ou cimentício, que garantem um belo efeito estético com um ótimo custo-benefício, além de serem resistentes e fáceis de limpar. A INCEPA lança três linhas, disponíveis em diversas cores e texturas, e seus formatos podem ser variados. Os tamanhos maiores são perfeitos para composições contemporâneas, garantindo pisos com menos emendas. A linha Oceanic dá estabilidade em superfícies molhadas, sendo adequada para uso em piscinas: é um revestimento de baixa absorção de água, quase impermeável, de alta resistência mecânica e, acima de tudo, versátil, possibilitando diversos projetos e estilos. Para a aplicação em decks de madeira, os revestimentos com impressão HD são indicados. Eles garantem toda a beleza do material natural, aliada às vantagens do porcelanato. A linha Loftwood, por exemplo, traz em sua impressão os veios da madeira e suas diversas tonalidades. Já a linha Quartzita tem uma textura da pedra naturalmente destonalizada e a linha Twist brinca com textura e cores.

LINHA QUARTZITA

Para quem mora em regiões frias, como o sul do país, é essencial ter água quente do começo ao fim do banho, para não passar pela situação de ter que ficar esperando a água esquentar. As duchas híbridas HYDRA são ideais para quem já possui sistema de aquecimento solar ou a gás, pois garantem a temperatura selecionada durante o banho todo. Estes modelos contam com um sistema inteligente que entende a temperatura de chegada da água na ducha e aquece somente a diferença da que foi selecionada pelo usuário no visor, economizando energia. Assim que a água quente do aparelho de aquecimento chega, o sistema eletrônico da ducha é inativado automaticamente. Um dos modelos disponíveis é a Polo Hybrid, que tem um design de linhas retas e espalhador retangular, proporcionando um banho de ombro a ombro. A ducha pode ser encontrada nas versões 127V – 5500W e 220V – 7700W, nas cores branca e preta.

DUCHA POLO HYBRID PRETA

DUCHA HÍBRIDA

EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 9

CasaVip_07.pdf 9

12/08/2019 21:20:39


PENSE NISSO

PISO LAMINADO SEM RUÍDO PISO COM MANTA EUCASOFT

A EUCAFLOOR lançou recentemente a Eucasoft Premium, uma manta flexível redutora de ruídos que confere ao piso laminado maior isolamento acústico. A manta proporciona a redução de aproximadamente 35% nos ruídos no próprio ambiente e cerca de 60% dos ruídos entre os pavimentos, podendo tornar mais tranquila a experiência de morar em apartamento. Barulhos de objetos caindo, sapatos de salto, o caminhar dos pets ou até mesmo a movimentação dos móveis e de crianças brincando podem ser reduzidos e até evitados já na colocação do piso. Com 3mm de espessura, a manta feita em polietileno de células fechadas pode acompanhar todas as linhas dos pisos laminados, conferindo maior conforto e privacidade aos moradores, bem como tranquilidade aos vizinhos.

De acordo com a atual tendência de decoração, o uso de metais coloridos em lavabos e banheiros está em alta. Pensando nisso, a TRAMONTINA apresenta ao mercado as lixeiras com revestimentos especiais à base de verniz, nas cores rose gold, gold e black, além da tradicional aço inox. São utensílios que trazem um toque de sofisticação para os ambientes, além de serem práticos e duráveis. As lixeiras têm capacidade para 5 litros, são produzidas em aço inox com acabamento polido e contam com aramado interno para fixação do saco de lixo. LIXEIRA NA COR GOLD

FOTOS: DIVULGAÇÃO

A ELEGÂNCIA DOS METAIS COLORIDOS

10 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_07.pdf 10

12/08/2019 21:20:40


11_CasaVip_07.pdf 1

14/08/2019 16:07:47


EM ALTA

REVESTIMENTOS QUE REMETEM ÀS PEDRAS NATURAIS APARECEM COMO TENDÊNCIA NAS PRINCIPAIS FEIRAS DE ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIORES NO BRASIL. VERSÁTEIS, ESSES REVESTIMENTOS CAEM BEM EM QUALQUER TIPO DE AMBIENTE

CasaVip_07.pdf 12

12/08/2019 21:20:41


padrões

FOTOS: DIVULGAÇÃO

QUE VÊM DA NATUREZA

s pedras naturais têm desenhos únicos e sempre foram destaque em pisos, paredes, bancadas e até mobiliário. Materiais como mármore, basalto e granito são considerados nobres e se fazem presentes com muito destaque em ambientes clássicos e tradicionais, uma vez que é inegável sua sofisticação. Mais recentemente – e um tour nas principais feiras de arquitetura e design, como a Casa Cor SP 2019, pode provar – tais padrões aparecem também em ambientes com décor em estilo mais contemporâneo, misturados a outros acabamentos. As principais marcas do mercado estão investindo em tecnologia para reproduzir a beleza das pedras naturais em revestimentos sintéticos, reconhecidamente vantajosos por sua durabilidade, facilidade de manutenção, conforto térmico, versatilidade, leveza e preço competitivo.

EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 13

CasaVip_07.pdf 13

12/08/2019 21:20:41


EM ALTA

AS PRINCIPAIS MARCAS INVESTEM EM TECNOLOGIA PARA REPRODUZIR A BELEZA DAS PEDRAS NATURAIS EM REVESTIMENTOS SINTÉTICOS

Arquitetos e designers criativos encontram nestes revestimentos uma oportunidade de inovar, elaborando composições e aplicações inusitadas. Alguns fabricantes desenvolvem revestimentos que, por sua espessura extremamente reduzida e pela leveza, podem inclusive ser aplicados na decoração de elevadores, barcos, aviões. A presença das pedras reforça o papel dos elementos naturais como peças-chave para unir diferentes texturas. Essas combinações podem ser vistas em móveis, acabamentos, pisos e objetos funcionais ou decorativos, estando presentes nos mais diversos ambientes,muito além das cozinhas e banheiros. As pedras têm forte apelo estético quando ambientadas com madeira, vidro ou metais, o que permite o uso em infinitas possibilidades. A Roca Cerámica, uma das maiores fabricantes de revestimento cerâmico e referência no Brasil, buscou inspiração para sua nova coleção nas jazidas espalhadas pelo mundo. “Além da vantagem em relação ao custo, o porcelanato com efeito marmorizado ainda agrega outros benefícios, como a reprodução perfeita de, até mesmo, as pedras mais raras. Leve, o porcenalato é fácil de manusear, e ainda assim, é extremamente duradouro”, explica Christie Schulka, marketing manager da Roca Brasil Cerámica. 14 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_07.pdf 14

12/08/2019 21:20:41


WWW.CEUSA.COM.BR CasaVip_07.pdf 15

EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 15

CEUSAREVESTIMENTOS

12/08/2019 21:20:41


INSPIRAÇÃO

espaços

PARA DESFRUTAR, CONVIVER, RELAXAR, VIVER BEM

Concebidas para o lazer e a convivência, as áreas externas costumam ser o local mais amado pelos moradores de uma casa ou apartamento. Afinal de contas, é nas varandas, sacadas, espaços gourmet, piscinas, quiosques e jardins que a vida adquire um outro ritmo, ganha mais cor e mais sabor. Nas páginas a seguir, apresentamos

projetos bastante diferentes entre si, alguns bem compactos, outros amplos e generosos, uns de estilo contemporâneo, outros mais clássicos. Mas todos têm em comum a vontade de promover uma integração com o verde, com a natureza – e, é claro, o objetivo de proporcionar conforto para as reuniões entre amigos e familiares ou para os nobres momentos de relax dos moradores.

16 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_07.pdf 16

12/08/2019 21:20:41


O ESPAÇO GOURMET É O REFÚGIO PREFERIDO DOS MORADORES

FOTOS: MARCUS SANTIAGO E DANI DINELLI

DESTA COBERTURA

aconchego DA NATUREZA

espaço gourmet projetado na área externa tem cobertura termoacústica, churrasqueira, cooktop, cervejeira, adega, uma grande bancada com banquetas altas e uma mesa em madeira de demolição. Estrutura completa para receber família e amigos. As paredes são revestidas por mosaico de travertino romano bruto, formato 10 x 10. Para o piso da área coberta foi escolhido um porcelanato em tom claro. Do lado oposto, uma jardineira foi transformada em espelho d’água com cascata, revestidos por pedra hijau. A cascata e o portão coberto pelo jardim vertical escondem os aparelhos de ar condicionado e as janelas da área de serviço e dos quartos. Ao fundo do espelho d’água, dois painéis em vidro espelhado trazem sensação de amplitude ao espaço e valorizam a escultura da pantera. A área descoberta recebeu grama sintética. Os elementos naturais são o ponto forte e criam um ambiente de estar para ser desfrutado.

Raquel Naves

raquel@raquelnaves.com.br EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 17

CasaVip_07.pdf 17

12/08/2019 21:20:41


INSPIRAÇÃO

varanda

COM VISTA PARA O MAR

paisagem e o mar da baía de Santos fazem parte do desenho do projeto de Marcos Santiago. Ele criou na varanda do apartamento um lounge confortável e totalmente integrado à área de refeições, com uma vista que contempla toda a praia. Tudo pensado para atender às necessidades dos moradores, que amam um bom churrasco e receber amigos em casa. O espaço tem um belo jardim vertical e a bancada é esculpida em Dekton, muito funcional para o corte e preparo de alimentos. O mobiliário em cores sóbrias, tecidos naturais e detalhes em madeira harmoniza com o interior do apartamento e com o revestimento da parede em ladrilho hidráulico, que contrasta com a modernidade da coifa. O espaço foi projetado para trazer praticidade e conforto ao dia a dia.

Marcos Santiago

@arqmarcossantiago

18 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_07.pdf 18

12/08/2019 21:20:41


FOTOS: RICARDO TEIXEIRA

BELEZA E CONFORTO PARA CONTEMPLAR O MAR E CURTIR ÓTIMOS MOMENTOS NO DIA A DIA. A VARANDA ABRIGA UM BELO E COMPLETO ESPAÇO GOURMET. A GRANDE PAREDE VERDE TRAZ A NATUREZA PARA DENTRO DO AMBIENTE EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 19

CasaVip_07.pdf 19

12/08/2019 21:20:41


INSPIRAÇÃO

conexão Fernando César Rosário www.fernandocesararq.com

casal com quatro filhos, que adora receber, desejava um espaço de lazer aconchegante e moderno que respeitasse as árvores existentes no terreno. Foi pensando nisso que o arquiteto Fernando César iniciou a modernização da casa de mais de três décadas em estilo colonial. Ao idealizar a nova estrutura externa, ele enfatizou toda a exuberância do verde como elemento decorativo. Para não perder a visibilidade das copas das árvores foi criada uma cobertura metálica com vidro, que abriga uma grande mesa de madeira maciça e uma parede verde, tudo ligado ao espaço gourmet. A integração entre os ambientes tem a proposta de estimular o convívio. A laje pré-moldada foi mantida e pintada de preto, para dar um estilo mais moderno. Os detalhes desempenham um papel relevante na composição da área externa, conferindo ao projeto um toque de modernidade. Destaque para os porcelanatos imitando madeira e as nuances de branco das placas cimentícias Wave que compõem as paredes em torno da piscina. As pedras naturais que revestem a bancada central e a churrasqueira harmonizam com o painel da TV em mármore bege Bahia bruto. O lounge com poltronas e sofás na grama deixa o projeto mais interligado à natureza.

FOTOS: HENRIQUE QUEIROGA

COM A NATUREZA

20 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_07.pdf 20

12/08/2019 21:20:41


PISCINA, JARDIM E ESPAÇO GOURMET TOTALMENTE INTEGRADOS, TENDO A NATUREZA COMO PRINCIPAL ELEMENTO DECORATIVO. OS REVESTIMENTOS ESCOLHIDOS CONFEREM MODERNIDADE, CONFORTO E ACONCHEGO AO AMBIENTE EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 21

CasaVip_07.pdf 21

12/08/2019 21:20:41


INSPIRAÇÃO

OS AMBIENTES DE LAZER SÃO INTEGRADOS E PANORÂMICOS, PERMITINDO A CONTEMPLAÇÃO DO VERDE DO ENTORNO 22 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_07.pdf 22

12/08/2019 21:20:41


liberdade

FOTOS: JORGE AUGUSTO LACERDA E VINICIUS CASTRO

INTEGRADA

s linhas retas e os revestimentos modernos são as marcas do projeto da área externa de uma chácara localizada no interior mineiro. Harmonizar os ambientes com a natureza foi a única exigências dos moradores. Para cumpri-la, a dupla de profissionais unificou o espaço gourmet, a academia, a sauna e a piscina e fez com que todos os ambientes fossem panorâmicos, para permitir a contemplação do verde. A cascata da piscina fica em frente à sauna, proporcionando uma sensação de movimento e relax. A pastilha Juqueí 5x5 usada na piscina segue para compor a sauna. Essa, aliás, é uma característica observada em todo o trabalho: a sequência da aplicação dos revestimentos nas áreas externas e internas. O toque rústico está no porcelanato Ecovilla, na tonalidade azul-acinzentado, que reveste a parede externa ao lado da ducha e adentra o espaço gourmet, compondo com requinte a sala de estar. Já o Bloc Concreto em tons claros reveste as paredes da cozinha e da churrasqueira, seguindo ainda pelo jardim externo, com um efeito especial em forma ondulada. O revestimento que imita madeira em deck natural, formato 80x80, está presente no piso e na parede da ducha. Tudo composto com equilíbrio, para trazer conforto e charme aos momentos de lazer.

Agnaldo Mesquita e Jorge Augusto Lacerda gugui3d@gmail.com

EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 23

CasaVip_07.pdf 23

12/08/2019 21:20:41


INSPIRAÇÃO

AMBIENTE COMPACTO E FUNCIONAL,

EM TONS CLAROS

compacto CLEAN E

pergolado de madeira foi criado para acomodar nesta cobertura uma área gourmet compacta, com uma ilha de granito e espaço para receber e cozinhar. Os tons neutros e o revestimento no estilo metrô, na cor fendi, se integram com a área externa, onde fica o spa. A marcenaria foi especialmente pensada para expor a coleção de panelas e eletrodomésticos. O lavatório com bancada de madeira de demolição e parede de ladrilhos hidráulicos deixa o espaço mais charmoso. O mesmo revestimento está presente na parede do chuveiro externo. Já os pendentes diamantes no tom rose gold trazem um toque de requinte.

Natassia Savio

CasaVip_07.pdf 24

contato@natassiasavio.com.br

FOTOS: FERNANDA VASCONCELLOS

COM REVESTIMENTOS

12/08/2019 21:20:41


Garantia Estendida Tramontina

12 + = 6

18 MESES TOTAL

Para obtê-la registre seu produto em: www.tramontina.net/cadastrogarantia

EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 25

CasaVip_07.pdf 25

12/08/2019 21:20:41


UM MIX DE REVESTIMENTOS QUE FAVORECE A INTEGRAÇÃO DOS AMBIENTES E REFORÇA A ORIGINALIDADE DO PROJETO

funcional Izadora Corrêa e Andreia Costa @izadoracorreaarqeurb

principal premissa das arquitetas foi atribuir contemporaneidade e funcionalidade às áreas de lazer, integrando os ambientes interno e externo. Por isso o espaço em ilha foi concebido de frente para a piscina. O revestimento amadeirado, utilizado tanto no deck como na jardineira, favorece essa integração. O layout em forma linear contempla uma cozinha gourmet com churrasqueira, forno iglu e bancada em granito preto, que remete ao estilo industrial. O projeto é marcado pela união entre os tons sóbrios e cimentícios, que harmonizam com os amadeirados. E todos ganham equilíbrio com o ladrilho hidráulico artesanal preto e branco, que atribui originalidade e dinamismo ao ambiente. A churrasqueira e parte do piso são revestidos com porcelanato padrão madeira de demolição. Os tons escuros e terrosos criam uma ideia de aconchego, que é reforçada pela iluminação e pelos pequenos detalhes em cor. As portas se abrem totalmente, garantindo ainda mais integração e luz natural às áreas internas.

FOTOS: BERGILIANO KLEN

CONTEMPORÂNEO E

26 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

05 INSPIRAÇÃO.indd 26

14/08/2019 15:57:33


Linha Mogno Inspirada na pedra ardósia, em nuances de grafite profundo, traz a força de um material consagrado para projetos de personalidade. A beleza da pedra natural aliada à praticidade do porcelanato, em peças de formato 92x92cm com textura acetinada, é ideal para ambientes internos comerciais ou residenciais. Porcelanato Mogno Retificado Acetinado | Ref. 260004 9 faces | 26,5 x 138cm

EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 27 www.villagres.com.br

CasaVip_07.pdf 27

12/08/2019 21:20:41


INSPIRAÇÃO

INTEGRAÇÃO TOTAL ENTRE AS ÁREAS INTERNA E EXTERNA, COM VISUAL BEM CONTEMPORÂNEO

Fernanda Patrão Arquitetura e Design de interiores fernanda@fernandapatrao.com.br

praticidade

aproveitamento do pé-direito para dar uma ideia de amplitude foi o ponto forte deste projeto. A estrutura metálica de 6 metros de altura serviu para integrar a área externa – onde ficam a churrasqueira e a piscina – com a cozinha gourmet e a sala de jantar. O que divide os ambientes são as portas de alumínio, que podem ficar tanto do lado da churrasqueira quanto na área da sala de jantar. A área da churrasqueira tem piso e parede revestidos em porcelanato amadeirado, que se estende até a borda da piscina e também aparece nas jardineiras. Já para o ambiente de jantar e a cozinha, a profissional escolheu um porcelanato padrão cimento. Outro elemento de integração foi o planejamento da cozinha em ilha. A mesa metálica suspensa também serve de apoio para quando a churrasqueira está em uso. Na área da piscina foi criado um deck para aproveitar os dias de sol.

FOTOS: DANIEL GUINSBURG

LAZER, BELEZA E

28 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_07.pdf 28

12/08/2019 21:20:41


EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 29

CasaVip_07.pdf 29

12/08/2019 21:20:41


CLIMA DESCONTRAÍDO E FORMAS ORGÂNICAS NORTEARAM O PROJETO DESTE AMBIENTE, CRIADO PARA O BEM-ESTAR

Mari Barbosa

ALEGRE E

versátil

odos os elementos inseridos têm um propósito multifuncional, garantindo a versatilidade e o conforto da área externa. Do trabalho ao happy hour com os amigos, o ambiente é capaz de protagonizar ótimos momentos, equilibrando a essência contemporânea com o design minimalista. O porcelanato sóbrio, de 90x90cm, foi a base para compor um espaço que saísse do convencional e abraçasse a jabuticabeira e os convidados do casal. A árvore colocada dentro de uma volumetria cônica dialoga com outros elementos, como o ofurô e as arandelas.

O ofurô todo em madeira artesanal – assim como os originais japoneses – está em harmonia com o grande banco em compensado naval impermeabilizado, trazendo leveza visual ao ambiente. Aspecto que foi consolidado com a decisão de retirar do chão todo o apoio do banco, inclusive o degrau e os rodapés. O resultado é um grande banco com desenho orgânico, formado por seis camadas que parecem prateleiras saindo de dentro da parede. Com a organicidade, o assento permite variadas dimensões da profundidade e, portanto, várias formas de sentar e de aproveitar o terraço.

FOTOS: PEDRO COSTA

contato@maribarbosa.com

30 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_07.pdf 30

12/08/2019 21:20:41


EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 31

CasaVip_07.pdf 31

12/08/2019 21:20:41


INSPIRAÇÃO

É TAL A INTEGRAÇÃO DOS AMBIENTES INTERNO E EXTERNO QUE A PISCINA DE RAIA PARECE FAZER PARTE DO ESTAR E DO ESPAÇO GOURMET. CONFORTO, CONEXÃO, NATUREZA E REQUINTE SÃO AS TÔNICAS DO PROJETO

32 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_07.pdf 32

12/08/2019 21:20:42


natural

FOTOS: REMACHADO FOTOGRAFIA

ESTILO

ponto de partida do projeto foi a integração do espaço gourmet – superaproveitado pelos moradores – com a área externa. A piscina de raia interliga o jardim vertical e quase adentra o ambiente interno, que pode ser fechado por painéis de vidro em dias frios. Dali também se tem acesso à sauna, que é conjugada à piscina. Outro destaque foi a criteriosa seleção de revestimentos, priorizando a durabilidade, o conforto e o estilo natural. Para bancadas e churrasqueira, as profissionais optaram pela pedra sinterizada (neolith), que é resistente e de fácil manutenção. A imponente mesa em madeira de demolição recebeu cadeiras estofadas em couro e se conecta ao balcão da chopeira, sendo o centro das atenções. Ao fundo, próximo à churrasqueira, o acesso ao lavabo é setorizado por uma cuba de chão, localizada externamente e pontuada por um biombo detalhado em espelho. Na sala de estar, a parede onde desce a tela de projeção foi revestida com material cimentício, remetendo a uma ideia de escultura.

Nayara Prado e Raquel Machado nayaraeraquel@hotmail.com

EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 33

CasaVip_07.pdf 33

12/08/2019 21:20:42


PROJETO COMERCIAL

relações

Patrícia Guerra Assis patricia.pgarquitetura @gmail.com

PARA FORTALECER

rotina de um escritório de advocacia envolve muito trabalho, concentração e discussões, para que se obtenham sempre os melhores resultados. Para além das salas dos profissionais e dos ambientes de reuniões, este escritório investiu num espaço diferenciado: um ambiente de convivência completo que aproveita e ocupa uma área ao ar livre disponível em sua sede. O projeto da arquiteta Patrícia Guerra Assis foi pensado para receber os clientes com conforto e privacidade na sequência de reuniões ou para encontros da equipe de trabalho. O ambiente tem cozinha integrada de apoio, lavabo, sala de almoço, varanda coberta com churrasqueira e uma pequena área ao ar livre. A identidade visual do escritório se faz presente nas tonalidades escolhidas. “As cores escuras permeiam todo o projeto, de forma a trazer a atmosfera de um escritório de advocacia”, observa Patrícia. Entre os destaques, a varanda com estrutura em pedra Neolith Pulpis polido, a churrasqueira embutida e a cobertura em estrutura metálica e vidro. “E, é claro, a parede verde que chama a atenção, trazendo ambiência ao conjunto”, finaliza a profissional.

FOTOS: DANIEL MANSUR/DIVULGAÇÃO

ESPAÇO

34 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

06 PROJETO COMERCIAL.indd 34

13/08/2019 17:55:49


A ÁREA DE CONVIVÊNCIA DESTE ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA CONTA COM CHURRASQUEIRA, UMA AMPLA MESA PARA REUNIÕES E REFEIÇÕES ESPECIAIS, ESPAÇO PARA RELAX AO AR-LIVRE E UMA BELA PAREDE VERDE EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 35

06 PROJETO COMERCIAL.indd 35

13/08/2019 17:55:59


PROJETO RESIDENCIAL

conectado A ARQUITETA ACEITOU O DESAFIO DE FAZER RENDER OS 62 M² DO APARTAMENTO, COMPONDO AMBIENTES

INTEGRADOS E FUNCIONAIS. O PROJETO REMETE AO ESTILO DOS LOFTS E TEM UM VIÉS BEM CONTEMPORÂNEO

SEM PERDER A SOFISTICAÇÃO morador deste apartamento localizado em Porto Alegre

(RS), adora viajar, escrever e receber os amigos em casa. Para sua nova morada, imaginava uma proposta mais des-

contraída, moderna, prática e confortável. Queria estar “conectado”

sem perder a função tradicional. A arquiteta Fabiane Fagundes, da

Duplo Arquitetura e Design, assumiu o desafio, então, de desenvolver um projeto capaz de dar conta de tudo isso aproveitando da melhor maneira possível a área de 62 m².

FOTOS: JULIANA ROSS

dentro do seu espaço, como num loft, em que tudo está integrado

36 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

07 PROJETO RESIDENCIAL.indd 36

14/08/2019 15:56:16


EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 37

CasaVip_07.pdf 37

12/08/2019 21:20:42


O USO PONTUAL DE CORES MAIS VIVAS FAZ PERFEITO CONTRAPONTO COM A BASE DO PROJETO DE DECORAÇÃO, QUE UTILIZA TONS NEUTROS, COMO CINZA, PRETO E BRANCO, ALÉM DA MADEIRA NATURAL O apartamento faz parte de um empreendimento que já carrega muito deste estilo de vida conectado. Dispõe de sistemas de automação para iluminação, acesso e outros usos, além da possibilidade de plantas que permitem a integração dos ambientes. Distribuído em living, estar e jantar, cozinha, área de leitura, dormitório e banheiro – com banheira em espaço externo –, o projeto teve como prioridade unificar os ambientes de convivência, mantendo o uso individualizado. “Trabalhamos com áreas bem dimensionadas, de forma a garantir um conforto adequado em cada espaço”, explica a arquiteta. 38 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_07.pdf 38

12/08/2019 21:20:42


A decoração traz materiais como mármore Carrara, granitos nobres e vidros lapidados. Complementam a decoração os móveis de alto padrão em MDF, os revestimentos em porcelanato, alguns com textura 3D, e a iluminação pontual e bem específica para cada tipo de ambiente e uso. Na busca por este “lar conectado” fez sentido combinar sofisticação à aplicação de materiais modernos e usos de cores neutras, como preto. “Tudo isso agregou muito no projeto, de forma a valorizar o estilo moderno e contemporâneo com muito requinte e conforto”, comenta a profissional. A arquiteta, satisfeita com o resultado pós-obra, revela um dos segredos de um projeto de sucesso: fazer o cliente perceber a importância de seguir todas as especificações. “Isso permite uma execução fiel da proposta inicial. E desta forma, o resultado torna-se sucesso garantido: cliente satisfeito e arquiteta feliz”, resume.

Fernanda Lahude Azambuja e Fabiane Fagundes fabiane@duploarquitetura.com.br

O PISO EM PORCELANATO PADRÃO CIMENTÍCIO E O PORCELANATO COM TEXTURA 3D – UTILIZADO EM PAREDES DE DESTAQUE – SÃO ITENS IMPORTANTES DO PROJETO, QUE BUSCOU CONCILIAR MODERNIDADE, REQUINTE E CONFORTO

EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 39

CasaVip_07.pdf 39

12/08/2019 21:20:42


Ô DE CASA!

afeto FRAGMENTOS DE

a sala, a cadeira de balanço de palhinha natural; o antigo relógio, em forma de oito, num movimento compassado; o centenário guarda-roupa de uma porta e gaveta, hoje transformado em uma linda cristaleira e, sobre ela, porta-retratos com fotos em tom sépia. Nelas, algumas pessoas que deixaram saudade, outras que nem mesmo cheguei a conhecer. A minha avó materna é uma delas. Mulher elegante de olhos negros, doces e intensos, cabelo anelado e uma pele jogada sobre os ombros. É assim que a foto a revela. Muitas dessas pessoas queridas que tanto contemplo durante os almoços em família na casa dos meus pais parecem estar a nos proteger. Delas, algumas memórias afetivas que envolvem objetos, sabores e cheiros. Do meu avô materno trago o suspensório sobre o linho e a vitrola que tocava discos natalinos em nossos encontros marcados. Mil e duzentos quilômetros nos separavam, e a estrada de terra dificultava um tanto a mais o longo percurso. Tudo valia a pena! Éramos motivados pelas recompensas. A sensação de ser amada, abraços calorosos na chegada, a mesa farta, as longas conversas que invadiam a madrugada e até mesmo a saudade antecipada encabeçavam a enorme lista de coisas boas. Da avó, madrasta da minha mãe, a penteadeira com a banqueta em tecido rosa, na qual eu sentava para as refeições. Os meus pés mal tocavam o chão. A comida feita no fogão a lenha tinha um sabor muito peculiar. Ah, o arroz doce cremoso com casquinhas de limão! Não era gourmet, mas era sensacional. Quando eu sentia o cheiro do sabonete Phebo, aquele preto mesmo, tomando

conta da casa, sabia que a minha avó acabara de sair do banho. Esse é, para mim, o cheiro dela. Da avó paterna, a garrafa térmica xadrez vermelha cuja tampa bege servia de copo para os inúmeros cafés que ela tomava durante os meus dias de férias, em Belo Horizonte. O aroma de pão de queijo pairava no ar nas manhãs e tardes em seu pequeno apartamento. Viúva, logo cedo, a D. Jovem ficou com os sete filhos e a fazenda para cuidar. E deu conta do recado. Como ela não se casou novamente, não sei como é ter um avô paterno. Para colecionar essas lembranças especiais, foi preciso viajar. Muitas das viagens fizemos num fusca 67, com seis pessoas a bordo. Eu, a menor de todos, ia sempre no “chiqueirinho” ou no meio, sentada num travesseiro para apreciar a paisagem. Nada de ar-condicionado, GPS, Spotify, air bag, desembaçador de vidros, bons postos, celular... uma verdadeira aventura! Infância sem luxo. Era uma vida simples e boa num mundo não globalizado. Casas sem muros, sem alarmes, câmeras, concertinas. A cerca era viva e vivia repleta de flores. Sobre ela, a minha mãe muitas vezes dividia com os vizinhos as coisas gostosas que preparava para nós. Coisa de mineiro! O velocípede e depois a bicicleta amanheciam no gramado ou na varanda do jeito que eram deixados quando ela determinava que já era hora de entrar. Havia respeito e obediência. Quando a chuva caía numa tarde de verão, meus irmãos, os amigos e eu andávamos descalços na água quente da enxurrada. De lá pra cá, muita água rolou, o tempo passou... quanto do que vivi se perdeu por aí! Vida e sentimentos humanos sem backup ou armazenamento na nuvem. Restam deles pequenos fragmentos na memória, dos quais cuido de forma afetiva, até quando Deus quiser.

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

CLAUDIA MARIA CHAVES • PSICÓLOGA E PUBLICITÁRIA

40 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_07.pdf 40

12/08/2019 21:20:42


rejuntes

quartzolit

rejunte epóxi superfácil quartzolit - Fácil aplicação - Impermeável - Resistente a Manchas - Alta durabilidade

CasaVip_07.pdf 41

12/08/2019 21:20:44


BEM VIVER

alma

neutralidade dos objetos que compõem os ambientes onde vivemos é frequentemente quebrada pela forma elegante, acolhedora e intimista com que eles são arranjados, seja pelo gosto pessoal, seja pelo trabalho profissional de decoradores. Alguns desses objetos, contudo, não estão colocados nos espaços de uma casa ou de um escritório apenas por sua beleza ou funcionalidade. Ali estão como uma espécie de testemunho de nossas lembranças e de algumas experiências humanas tão significativas que precisam ficar registradas concretamente. Sempre encontraremos uma profusão de elementos que traduzem tanto a ideia de continuidade familiar quanto a de materialização de um fato emotivo de nossa existência. Esses elementos impregnam-se, então, de algo que supera sua condição de coisas: um ardente sopro de vida. Mais do que objetos, são pedaços de memória e registro de vivências. Nos retratos dos ancestrais colocados nas paredes, viajamos pelo tempo em busca de raízes e de sinais particulares que indiquem a transmissão hereditária. Na cadeira de balanço que pertenceu à nossa avó, evocamos (ou imaginamos) o seu modo tranquilo de enfrentar as dificuldades do mundo. Na cômoda rústica, de madeira riscada pela ação das décadas, podemos supor a simplicidade dos bens

FOTOS: BANCO DE IMAGENS

OBJETOS COM

42 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_07.pdf 42

12/08/2019 21:20:44


CasaVip_07.pdf 43

12/08/2019 21:20:44


BEM VIVER OBJETOS QUE CARREGAM MEMÓRIAS AFETIVAS TORNAM A DECORAÇÃO ÚNICA, EXCLUSIVA, E TRANSCENDEM O

de consumo em um passado já remoto: nela se ordenavam todas as roupas de uma pessoa ou, quem sabe, as ásperas toalhas de banho da família. No antigo toca-discos há uma promessa de canções que não tocam mais; de orquestras que não mais animam bailes, de rostos que não mais se colam ao som de músicas lentas. Nos velhos baús, sempre misteriosos; nos velhos tapetes, sobre os quais tantos pés pisaram; nas belíssimas toalhas de mesa bordadas por uma tia, na antiga máquina de escrever Olivetti, nos velhos objetos de adorno, em todos flui uma poderosa carga de recordações e de laços sentimentais. Mas não precisamos necessariamente transformar nossa sala e outros espaços em um antiquário para revesti-los com esta aura afetiva que torna melhor o nosso cotidiano. Também objetos mais próximos temporalmente podem carregar sentidos emocionais. Um sofá propício ao descanso ou ao amor; um abajur que cria um clima de aconchego; uma simples manta de praia adquirida com a pessoa de que gostamos; pinturas e gravuras escolhidas pessoalmente; uma carranca trazida de uma viagem, cuja compra e transporte por si próprios criam uma história a ser compartilhada. Ou seja, mobília e elementos de decoração em si mesmos são neutros. Dar-lhes calor e brilho humano, convertê-los em referência da memória é uma tarefa nossa.

FOTOS: BANCO DE IMAGENS

SEU PAPEL COMO UTILIDADES

44 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_07.pdf 44

12/08/2019 21:20:44


EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 45

CasaVip_07.pdf 45

12/08/2019 21:20:44


NOSSA CASA

ASSEMBLEIA EM BÚZIOS

O casamento de Larissa Villaschi e Nei Robson, que teve a bênção do padre Anderson Gomes, aconteceu em Vila Velha/ ES, no dia 25 de maio, com a presença de associados da Casa Vip. Larissa é filha de Angelo e Adriana Vilaschi, da Alvomac.

CASAMENTO EM CONSERVATÓRIA

O casamento de Jéssica Oliveira e Lucas de Mello teve como cenário o Hotel Acalanto, na charmosa cidade de Conservatória/RJ, em 4 de maio. No momento do “sim” estiveram presentes associados da Casa Vip. O noivo, filho de Monique Barbosa de Mello, do grupo Vilarejo, também atua nos negócios da família.

NOVA LOJA ELEVATO Foi inaugurada em São Leopoldo/ RS, no dia 13 de junho, a mais nova loja do Grupo Elevato, com projeto assinado por Angela Souza, arquiteta da empresa. A nova unidade conta com um completo mix das melhores marcas de acabamentos e uma equipe com foco na excelência para atender os profissionais do segmento e os clientes finais. Ótima opção para quem quer construir ou reformar.

NOVA LOJA CIMCAL No dia 20 de julho, foi inaugurada em Formiga, no centro-oeste de Minas Gerais, a primeira loja exclusiva Cimcal Tintas. Um espaço amplo e moderno, com produtos e equipamentos para pintura das melhores marcas do mercado, inovações tecnológicas e atendimento especializado. A partir desta novidade, o Grupo Cimcal pretende expandir o número de unidades pela região, atendendo construtores, pintores, arquitetos e designers de interiores

FOTOS: DIVULGAÇÃO

CASAMENTO EM VILA VELHA

Os associados da Casa Vip se reuniram de 29/5 a 10/06 para a segunda assembleia do ano, que aconteceu no dia 30 de maio, em Búzios/RJ. Os lojistas aproveitaram a viagem para conhecer a Vilarejo Conceito, em Niterói, e o Centro de Distribuição da Vilarejo, em Rio das Ostras. A reunião abordou assuntos como: preservação do planeta, vídeos para atualização das equipes de vendas, cubas e metais TIGRE, feedback da viagem a China, Qatar e Índia, contratos com parceiros, prestação de contas, Comitê de Compras. Também foram abordadas as próximas assembleias, que acontecem em São Paulo e Ribeirão Preto. A de São Paulo coincide com a 5ª Edição do Latam Retails, de 27 a 29 de agosto. Os associados estarão lá para atualização.

46 EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS

CasaVip_07.pdf 46

12/08/2019 21:20:44


EDIÇÃO ÁREAS EXTERNAS 47

CasaVip_07.pdf 47

12/08/2019 21:20:44


CasaVip_07.pdf 48

12/08/2019 21:20:44

Profile for Entrelinhas Conteúdo & Forma

Revista CDC Acabamentos - edição 03/2019  

Revista trimestral de arquitetura, decoração, reforma e construção.

Revista CDC Acabamentos - edição 03/2019  

Revista trimestral de arquitetura, decoração, reforma e construção.