1 minute read

Contra o genocídio da população negra: subsídios técnicos e teóricos para Psicologia

“O paradoxo é que, devido a patologias do nosso processo colonizador perpetuadas até hoje, para termos a possibilidade de vivermos um pouco mais estamos precisando defender essa democracia branca, burguesa, eurocêntrica, cisgênera.”

Jesus dos Santos

Advertisement

Acesse aqui a live de abertura.

OS DEBATEDORES

Benedito Mariano - Mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, secretário de Defesa Social da cidade de Diadema. É um dos fundadores do Movimento Nacional de Direitos Humanos, foi membro e atuou em diversas Secretarias e Conselhos Municipais e Nacionais.

Pedro Paulo Gastalho de Bicalho - Professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro e Representante do Conselho Federal de Psicologia no Comitê de Direitos Humanos.

Dina Alves - Advogada, atriz, doutora em Ciências Sociais pela PUC, liderança negra, é apoiada pelo programa Marielle Franco e pelo Fundo Baobá.

Jesus dos Santos - Militante da cultura e da comunicação popular nas periferias, Conselheiro do Orçamento Participativo, integrou a Frente Única de Cultura de São Paulo, codeputado estadual da Mandata Ativista, primeiro mandato coletivo do estado de São Paulo.

Mediador - Carlos Eduardo Mendes - Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo em 2019. Desenvolve pesquisa com jovens negras da periferia, em comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas), na Ilha do Bananal, no Mato Grosso e em Goiás. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social Comunitária.

Apresentadora – Ivani Francisco de Oliveira - Mestra em Psicologia Social pela PUC-SP. Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo; integrante da equipe de pesquisadores NUPRAD (Núcleo de pesquisas praticas discursivas cotidiano): Direitos, riscos e saúde na PUC de São Paulo. Experiência em atendimento clinico e atendimento em grupo de mulheres; desenvolve estudos sobre relações raciais brasileiras.

This article is from: