Anuário Casa Vip - # Conectar 2023

Page 1

2023





2023


4 ANUÁRIO CA S A VI P 202 3


2023

Chegamos na 3ª Edição do nosso Anuário Nacional Casa Vip. São 90 projetos realizados por profissionais que frequentam as mais de 100 lojas das empresas associadas, presentes em 9 estados do país. Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Cada estado e cada região trazem as suas particularidades que tanto enriquecem as experiências dos associados e de todos os envolvidos ao longo dos anos. E já são quase vinte! Em cada encontro, assembleia, nas ações e trabalhos executados se intensifica a força do NÓS diante dos desafios diários, cada vez maiores. Este Anuário Nacional Casa Vip mobiliza centenas de pessoas e foi feito pensando em você que adora o universo inspirador da arquitetura, design de interiores, engenharia e materiais de acabamento. Divirta-se.

A NUÁRIO CAS A VIP 202 3

5



Vasto e lindo Brasil Toda vez que falamos na Associação Casa Vip lembramos da nossa brasilidade. O Brasil é vasto, e dentro da nossa casa temos diversos sotaques e culturas que influenciam o jeito de ser de cada um. Isso faz com que a troca de experiências seja muito enriquecedora. No ano que vem, mais um estado estará nas páginas do nosso Anuário. O décimo. Mato Grosso do Sul, com a empresa Alvorada Materiais de Construção, a nova associada. Um estado que possui, entre outras coisas, o Pantanal, belas paisagens naturais, agropecuária forte e uma rica culinária tradicional. E, para nós, o mais importante de tudo, a família Bigolin. Tudo o que a Casa Vip faz é feito somando vários corações, cabeças, almas e mãos. Por mais que a tecnologia avance por todos os lados, no centro de tudo está o homem sinalizando o caminho a seguir. E no mercado da construção civil, com tudo o que ele abrange ao criar os espaços mais diversos para o habitar e transitar, a criatividade e a força do trabalho humano são de fato surpreendentes. Por isso, para abrir a participação de cada estado neste rico material, decidimos trazer a beleza de objetos produzidos por artesãos. Tudo feito à mão. Nada se repete, como cada dia que constitui o nosso viver. Eles abrigam história, poesia, suor e lágrimas. Como cada teto. Por mais que haja peças parecidas, algo de essencialmente humano faz com que elas se tornem únicas. Da mesma forma, são assim todos os projetos publicados nas páginas duplas deste Anuário Nacional. Sejam residenciais ou comerciais, antes de tudo há exercícios de desejar, sonhar, imaginar, planejar, alterar, evoluir, para que cada metro quadrado construído e decorado contenha o melhor de todos os envolvidos no processo. Para assim se tornar a expressão, o refúgio que acolhe e abraça moradores, familiares, amigos, empresários, colaboradores, clientes... de uma forma singular. A verdade é que a arquitetura, o design de interiores e a engenharia edificam, acima de tudo, sentimentos e emoções. Há o humano a pulsar em cada forma e detalhe. Eis aí o porquê da possibilidade de encantamento. Nas próximas páginas, um convite a sentir cada sonho realizado. A NUÁRIO CAS A VIP 202 3

7


ASSOCIADOS

Nós somos a

Associação Casa Vip 8 ANUÁRIO CA S A VI P 202 3


A Almek nasceu na pacata Boa Sorte, 5º distrito de Cantagalo, no Rio de Janeiro, onde habitam 1926 pessoas. Paz e tranquilidade são sinônimos da pequena cidade do interior. Em 1.996, os irmãos Alandark e Mezak decidiram criar uma pequena empresa em que pudessem atender a pequena região. O resultado veio rápido: mais do que vender materiais de construção, a realização de sonhos dos clientes foi o que levou a Almek a trilhar novos caminhos. Foi então que, em 2007, a Almek deu um grande passo, construiu uma loja onde cabe toda a população da cidade deitada e ainda sobra espaço! A grandiosa construção chamou a atenção de toda a região, atraindo clientes e profissionais da construção civil. Aquilo que já tinha dado certo, a partir daí virou um grande case de sucesso. Os irmãos sempre pensaram em se posicionar no mercado do estado do Rio de Janeiro como referência em excelência e inovação. Foi com essa filosofia que conseguiram se destacar ao longo dos anos, fiéis aos seus princípios e valores, comercializando produtos de qualidade, primando sempre pelo alto padrão de atendimento. Nesses 27 anos de atuação, a Almek trabalha para conseguir a satisfação de seus clientes, ajudando-os a realizar o sonho de construir, reformar e decorar. A empresa segue firme em seu propósito, com fé em Deus e com o compromisso social junto à pequena Boa Sorte, na qual está inserida até os dias atuais.

A Alvomac é uma loja que une tradição e inovação. Em seus 41 anos de trajetória, participou de momentos de alegria e satisfação de milhares de consumidores. Momentos que são compartilhados na comunicação da empresa, nos sorrisos dos colaboradores, na acolhida a cada profissional que fez de seus traços, ideias e projetos uma arte. Como uma loja completa, que reúne os mais variados tipos de acabamento, a Alvomac permite aos profissionais da arquitetura transformar seus geniais projetos em realidade, expressando os desejos dos clientes. A missão da empresa é levar satisfação e bem-estar, assegurando o atendimento por uma equipe técnica e de alta performance. O cliente encontra na loja a mais completa linha de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, metais, louças e todos os materiais necessários para cada projeto. Sempre atenta às tendências, mudanças e novos cenários de mercado, a Alvomac está ampliando fortemente seu mix de produtos, garantindo que seus clientes tenham uma loja completa, com o melhor em acabamentos. Uma loja ampla, com muitas vagas de estacionamento. Estamos em Vila Velha, no Espírito Santo.

A NUÁRIO CAS A VIP 202 3

9


ASSOCIADOS

A primeira empresa do Grupo Baratão, o Baratão da Construção, especializada no comércio de materiais de construção, foi fundada em 1991 por Sérgio Manoel dos Reis e hoje é uma referência desse segmento no Alto Paranaíba. Desde o início, o Grupo mantém sempre o compromisso de proporcionar ao consumidor tudo o que ele precisa para construir, reformar ou decorar, com produtos de alta qualidade e com a verdadeira garantia de entrega. O Baratão da Construção é uma loja especializada em materiais para construção, da base ao acabamento. Localizada no bairro Santo Antônio, em Patos de Minas, a loja conta com produtos selecionados e um showroom moderno, prezando sempre pela qualidade e pelo design dos produtos oferecidos. Com mais de 30 mil produtos, o Home Center Baratão fornece opções para atender às necessidades do cliente antes e depois de construir. Além de materiais de construção, a loja conta com produtos de utilidade doméstica, decoração, jardinagem e muito mais. Além da variedade, o Home Center Baratão apresenta estacionamento amplo e está localizado no bairro Jardim dos Andradas.

Desde a sua fundação em 5/11/1981, inicialmente uma pequena loja de materiais de construção que comercializava apenas cimento e telhas de amianto em Santa Maria (RS), a Beltrame Comércio de Materiais de Construção cresceu e se consolidou como referência no mercado de materiais de construção e acabamento na Região Central do Estado do Rio Grande do Sul. Buscando entregar as melhores soluções aos seus clientes, com produtos e serviços que superem todas as expectativas, a empresa figura desde 2008 entre as maiores lojas de materiais de construção do Estado, segundo o ranking da Revista da Associação Nacional de Materiais de Construção (ANAMACO). Nesse período, a empresa buscou atender um novo mercado vislumbrado na cidade de Santa Maria e fundou a Tetto Conceito e Acabamento, loja especializada na comercialização de acabamentos e design. O principal objetivo da Loja Tetto é valorizar as formas e o espaço com materiais de primeira classe, de vivacidade, contemporaneidade e estilo para os ambientes. Em 2015, a Beltrame Comércio de Materiais de Construção adotou uma nova identidade visual e, ainda nesse ano, inaugurou sua primeira filial, também na cidade de Santa Maria. A nova loja conta com mais de 800 m² de área de atendimento em um espaço amplo, moderno e aliado à tradição que os clientes conhecem e confiam. No ano de 2018, a loja matriz foi totalmente reformada e modernizada, a fim de melhorar a experiência do cliente, passando a contar com uma área de vendas de 3.000 m². Visando atender com excelência seus mais de 20.000 clientes, a empresa conta com 170 colaboradores, mais de 20.000 itens que vão do alicerce ao acabamento, frota própria de caminhões, 3.700 m² cobertos e informatizados para logística e uma área descoberta de 21.900 m² para depósito. Com mais de 40 anos de história, a Beltrame segue inovando e se destacando no mercado de materiais de construção e acabamento do interior do Estado do Rio Grande do Sul!

10 ANUÁRI O CA S A VI P 202 3


Desde 1991 a Bigolin Acabamentos atua no varejo de construção civil em Mato Grosso. São mais de 30 anos do Grupo Trindade Bigolin com solidez e ética, prestando uma experiência diferenciada com a qualidade dos produtos e atendimento. Em 2006, com o objetivo de oferecer produtos mais exclusivos para nossos clientes, fundamos o primeiro modelo de loja de acabamentos. E, em 2014, em um passo de extrema importância para a empresa, transformamos todo o nosso conceito de negócios, nos posicionando no mercado como especialistas em acabamentos. Hoje, o Grupo Trindade Bigolin atua no estado de Mato Grosso, com empresas ligadas ao ramo da construção civil: Construtora Égide, Bigolin Acabamentos e Vila Representação. Nossa missão é criar e manter relacionamentos saudáveis, fortes e duradouros com os clientes, oferecendo a eles o melhor atendimento e as mais confiáveis soluções em produtos e serviços de acabamento. Com nosso jeito de atuar, desejamos contribuir para o desenvolvimento e o crescimento das cidades, do Estado e da sociedade onde estamos inseridos.

Fundada em 1947, na cidade de Jandaia do Sul, por Luis Marconi e filhos, a Casa São Paulo é hoje uma empresa de grande porte em vendas de materiais de construção no Paraná. Há 76 anos atuando no ramo de construção, possui lojas nas localidades de Maringá, Jandaia do Sul e Arapongas. Sua equipe é constituída por consultores experientes, comprometidos com a qualidade dos serviços prestados ao cliente. A empresa se preocupa em proporcionar oportunidades de crescimento aos seus colaboradores e também contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde atua. A Casa São Paulo se orgulha de oferecer atendimento diferenciado e personalizado, garantindo qualidade, variedade e rapidez na entrega. Considera que sua maior missão é garantir aos clientes a realização do sonho de uma casa mais confortável e mais bonita. Por isso disponibiliza produtos de qualidade, alinhados às inovações do mercado mundial. A Casa São Paulo é uma empresa que coloca Deus acima de tudo, que acredita na essência das pessoas, que valoriza o trabalho e que tem ética como base de atuação.

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

11


ASSOCIADOS

Com 53 anos de história, a Construmarques tem sua trajetória de sucesso marcada pelo comprometimento e dedicação a seus clientes. Desde sua fundação em 1970 está em constante evolução para proporcionar o que há de melhor em novidades e tendências. Um estoque que proporciona agilidade, com preço que seja acessível a todos e uma variedade que possibilite escolhas, faz com que a Construmarques seja referência em atendimento de excelência. A empresa possui um olhar voltado para a perspectiva de seus clientes, e mantendo seus 250 funcionários em contínuo treinamento técnico, consegue alcançar seu objetivo, que é surpreender e encantar. A Construmarques possui um relacionamento estreito com seus fornecedores, peça essencial na engrenagem de compra e venda. Muito além de preço, estoque, atendimento e agilidade, a Empresa faz uma gestão preocupada com a sustentabilidade. Esse e todos os outros valores são vividos pelas quatro lojas, localizadas em Jaú, que é a matriz, e suas filiais nas cidades de Botucatu, Ibitinga e Bauru, no estado de São Paulo. A loja conta também com o e-commerce. Uma empresa moderna, com tecnologia avançada, com o olhar fixo no futuro e na inovação, mas que não esquece sua história e suas raízes. Todos esse fatores somados fizeram da Construmarques uma marca forte, reconhecida pelo seu DNA em acabamentos. E consolidando-se ainda mais nesse ramo, a empresa recebeu por 13 vezes o Prêmio Revestir e está entre as melhores lojas do Brasil pelo Ranking Nacional Anamaco. 12 ANUÁRIO CA S A VI P 202 3

O começo da CDC Acabamentos aconteceu em 3 de novembro de 1999, por meio de seus fundadores Cláudio Venâncio e Sabrina Muniz Venâncio, na cidade de Teixeira de Freitas, Bahia. A empresa nasceu da vontade de seus proprietários de trazer o melhor e o que há de mais novo para o município. O objetivo da CDC é ser uma referência nacional em Home Center, realizando os sonhos dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. O empenho e a dedicação ao trabalho, aliados ao espírito de inovação dos fundadores, permitiram a ampliação dos negócios, e em julho de 2008, a CDC Acabamentos inaugurou uma nova loja, onde passou a atender a cidade de Teixeira de Freitas e região, o nordeste de Minas e o norte do Espírito Santo. Desde então, a CDC Acabamentos é referência no mercado varejista de construção, conquistando visibilidade nos cenários regional e nacional. Em apenas 24 anos de existência no mercado, tornou-se líder no segmento de material de construção e nos últimos anos posicionou-se entre as três maiores lojas de varejo do estado da Bahia. Recentemente a família cresceu mais uma vez: em 2022 foi inaugurada a primeira loja da CDC especializada em tintas, a CDC Tintas, que conta com um atendimento personalizado e um relacionamento ainda mais próximo com o profissional e o consumidor. Sua missão é transformar os sonhos dos clientes e colaboradores em realidade, por meio de uma experiência de compra inesquecível, com excelentes resultados, gerando o desenvolvimento social. A empresa está sempre focada em seus valores, essenciais para todas as conquistas já obtidas.


Para falar da Construserra é preciso falar sobre família. Marcos Tabet, um dos proprietários, herdou dos avós maternos e paternos, todos libaneses, a paixão pela arte de empreender e negociar. Do armazém de secos e molhados dos avós, da loja de material de construção e do posto de gasolina dos pais veio a sua principal bagagem, que o encorajou a ter a sua própria empresa de material de construção, em Ipiabas, município de Barra do Piraí, Rio de Janeiro. Na bela região de veraneio, em 1992, Marcos e Juliana, recém-casados, criaram a Construserra. O espírito empreendedor de ambos, associado à falta de telefone, ao asfalto apenas em algumas ruas do Distrito e a todas as dificuldades decorrentes disso, fez também deles pioneiros no desenvolvimento local. Hoje, Marcos e Juliana Tabet, que já contam com o apoio da segunda geração, se consideram cidadãos de Ipiabas. O bom relacionamento com clientes e fornecedores, cultivado ao longo dos anos, contribuiu para a abertura de três filiais, nas cidades de Valença, Barra do Piraí e Miguel Pereira. Atendimento personalizado, variedade de produtos, vendas externas e inovação são os pilares que sustentam a empresa. O Showroom Móvel, em um raio de 120km pela Região Sul Fluminense, marca a sua identidade inovadora. Sempre em busca de atender os clientes em todas as etapas da obra, a Construserra também oferece móveis planejados Italínea, transformando-se, assim, em uma solução para a CASA COMPLETA!

Desde sua fundação em 1978 pelos visionários José Luiz e Marcelo Del Lama, a Del Lama Acabamentos se estabeleceu como uma referência única no universo da construção e renovação. O que começou como uma loja evoluiu para um espaço aconchegante e intimista, onde a busca por materiais se transforma em uma jornada de inspiração e criatividade. A essência da Del Lama Acabamentos reside na sua capacidade de transcender as expectativas convencionais. Por meio da criação de ambientes meticulosamente planejados, a loja oferece aos clientes a oportunidade de enxergar além dos produtos em si. Porcelanatos, revestimentos, louças e metais não são apenas componentes, mas sim elementos que dão vida e personalidade aos espaços, sejam eles residenciais ou comerciais. Em 1989, um marco significativo foi alcançado quando a Del Lama encontrou sua morada própria. Esse passo não apenas simbolizou a consolidação da marca como sublinhou a trajetória de perseverança e dedicação que sempre a impulsionou. No cenário em constante evolução, a equipe da Del Lama Acabamentos continua a abraçar as mudanças, adaptando-se com agilidade e compartilhando o acervo de conhecimento acumulado ao longo dos anos. A tradição de excelência da Del Lama persiste, sustentada pela confiança de seus clientes, parcerias sólidas com fornecedores e relacionamentos duradouros com profissionais do setor. Enquanto a jornada continua, os princípios fundamentais da empresa permanecem inabaláveis, garantindo que cada empreendimento carregue não apenas a qualidade dos produtos, mas também a história de comprometimento e paixão que define a Del Lama Acabamentos.

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

13


Fundada em 1988, a Elevato é hoje a maior empresa gaúcha de acabamentos para construção, referência em variedade de produtos e atendimento especializado. Desde a fundação, a empresa vem crescendo e incorporando novas marcas na área. Em 2005 surgiu a Stilo Elevato, uma loja premium situada na Nilo Peçanha, em Porto Alegre. O Grupo ainda conta com a Elevato Móveis e agora também com a Wellness Shop By Elevato, a primeira loja de bem-estar do Brasil. A empresa é reconhecida como referência em acabamentos, unindo atendimento especializado, variedade em mais de 200 marcas, cerca de mil produtos exclusivos e 2 mil modelos de porcelanatos e revestimentos. Um dos maiores diferenciais do Grupo Elevato são as ações de relacionamento com os profissionais especificadores por meio do Club.E, uma plataforma de relacionamento que promove campanhas e ações para especialistas do ramo de design de interiores, decoração, engenharia civil e arquitetura. Atualmente, a Elevato conta com 25 lojas, sendo 24 delas no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina, na cidade de Garopaba, além de um e-commerce próprio que atende todo o Brasil. Nos próximos anos está previsto um crescimento substancial, com foco em franquias e inauguração de novas lojas.

A Engelmig Acabamentos nasceu em 1985 com o objetivo de atender os clientes da construção civil na cidade de Manhuaçu, Minas Gerais. Com o passar do tempo, expandiu para cidades vizinhas, como Caratinga e Valadares. Atualmente, são quatro lojas, com mais de 70 colaboradores. A empresa dedica seu trabalho ao atendimento do cliente, oferecendo produtos e serviços de qualidade. O trato com os clientes é sempre respeitoso, associado a uma forma objetiva, prática e descomplicada de atender aos anseios de cada consumidor. Com essa filosofia, a empresa está há 37 anos no mercado, obtendo ano a ano um crescimento sustentável. A Engelmig sempre busca novidades nos mercados nacional e internacional, para atender os profissionais da arquitetura com produtos inovadores e com design. Ao longo dos seus 37 anos de trabalho dedicados ao cliente, a empresa sempre prezou por transparência, respeito e simplicidade no atendimento, fazendo com que o cliente sinta-se em casa.

Em 1995 começamos com o objetivo de entender e atender toda a necessidade de cada um dos nossos parceiros, arquitetos, decoradores e clientes que buscavam inovação. Seguindo esse propósito, a Metal Nobre tem participação em mais de 80 mil projetos e obras, em mais de 100 cidades, com presença em 15 estados brasileiros. Com foco constante em variedade e qualidade para diferentes obras ou perfil de público, nosso objetivo diário e a energia que move nosso time é conseguir materializar projetos e sonhos em belas realidades. Por isso, contamos com uma loja moderna e completa, construída para proporcionar múltiplas sensações e a melhor experiência de compra. Para abastecer esse estoque, contamos com um centro de distribuição estrategicamente posicionado, com uma gama completa de itens armazenados a pronta entrega. Trabalhando com as melhores marcas do mundo e linhas exclusivas de porcelanatos, revestimentos, louças, metais, SPAs, banheiras de hidromassagem, coifas, cooktops, fechaduras, puxadores e diversos acessórios, só encontrados na Metal Nobre. Bons relacionamentos, estratégias adequadas, investimentos necessários em equipe, tecnologia e tudo que é preciso para acompanhar as novas exigências do mundo, mercado e clientes. São 28 anos pensando em todos que nos rodeiam, em cada detalhe. Assim construímos a nossa história, baseada em valores: respeito, responsabilidade, pessoas, fé, humildade, excelência, confiança e comprometimento na participação de cada projeto. A Metal Nobre preza por uma rede de benefícios para nossos amigos e clientes, oferecendo as melhores condições do mercado. 14 ANUÁRIO CA S A VI P 2023


Bem-vindo à Mundial Acabamentos, uma referência confiável e inspiradora há 45 anos. Com uma presença estabelecida em dez lojas, em oito cidades diferentes no interior de MG, estamos comprometidos em fornecer produtos que definem espaços e refletem a mais alta qualidade. Nossa extensa gama de produtos abrange desde porcelanatos, revestimentos, louças, metais, banheiras até tintas e texturas inovadoras. Cada item é selecionado com cuidado para satisfazer uma ampla variedade de gostos e estilos, tornando possível criar ambientes verdadeiramente únicos. Ao longo das décadas, temos mantido uma tradição de excelência, impulsionada por nossa busca constante por tendências de design e soluções inovadoras. Essa trajetória de sucesso é guiada por um compromisso inabalável com a satisfação do cliente. Nossas lojas não são apenas espaços de compra, mas destinos onde visões ganham vida. Nossa equipe está pronta para orientar você na escolha dos produtos ideais, levando em consideração suas aspirações para viver melhor. Abraçamos a tecnologia como meio de aprimorar sua experiência. Além das lojas físicas, oferecemos uma plataforma de comércio eletrônico que permite explorar nosso mix de produtos com a máxima conveniência. Nossa rede também tem orgulho de colaborar com profissionais da construção, arquitetos e designers de interiores. Compartilhamos conhecimento e recursos para concretizar projetos e há 15 anos temos o maior programa de relacionamento do interior de MG, o PRM Mundial. Ao longo desses 45 anos, nossa paixão por transformar espaços com acabamentos excepcionais permanece inabalável. Convidamos você a se juntar a nós nessa jornada, onde a qualidade e a inovação se encontram para criar ambientes extraordinários. Juntos, continuaremos a definir o padrão de excelência no varejo de acabamentos.

Há 47 anos a Nichele Materiais para Construção é referência de tradição e excelência em atendimento no estado do Paraná. Com 9 lojas em Curitiba e região metropolitana, está sempre em busca de inovação e novidades. Ainda em 2023 serão inaugurados seu mais novo Centro de Distribuição e mais 4 lojas segmentadas, para fortalecer ainda mais a marca, que atualmente está posicionada entre as 25 maiores lojas de materiais de construção do Brasil, e no Paraná ocupa a 3ª colocação – pelo ranking Anamaco. A Nichele tem o reconhecimento de seus clientes, fornecedores e colaboradores como uma empresa ética, transparente e comprometida com a valorização das pessoas, realizando grandes investimentos em capacitação, mix de produtos, estrutura logística e novas tendências para quem precisa construir, decorar e reformar. Como um verdadeiro Home Center, trabalha com grande variedade de produtos, do básico ao acabamento mais requintado, das melhores marcas, com destaque ao seu showroom sempre atualizado com as últimas tendências e os lançamentos da indústria da construção. Sua frota própria de mais de 60 veículos garante uma entrega rápida e personalizada. A grandeza de uma estrutura moderna aliada à simplicidade de um atendimento personalizado faz da Nichele uma empresa além das lojas físicas, proporcionando uma experiência de compras com o que há de melhor no mercado também no e-commerce, nas redes sociais e nas mídias digitais.

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

15


ASSOCIADOS

A Pastilhacor é uma boutique de acabamentos com mais de 30 anos de mercado, que tem como missão tornar os sonhos dos seus clientes realidade, por meio de produtos e serviços especializados e diferenciados. Essa missão se realiza com a atuação de uma equipe de consultores que proporciona a solução perfeita para cada projeto, em parceria com os profissionais da área de arquitetura e design. No portfólio de produtos oferecidos pela empresa estão marcas conceituadas e renomadas em porcelanatos, revestimentos, pastilhas, cimentícios, pedras naturais, louças, metais e spas. A Pastilhacor também comercializa ladrilhos hidráulicos, biombos, painéis, portas em madeira pet e cubas para cozinha em aço inox. Tudo isso transforma a Pastilhacor em uma loja completa, com tudo o que é necessário em acabamentos. O principal objetivo da Pastilhacor é cuidar de seus clientes desde a primeira visita à loja até a finalização da obra, dando todo o suporte necessário para sua total satisfação. A empresa também conta com uma equipe que dá atendimento on-line aos clientes, pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, respondendo de imediato às dúvidas e até efetuando vendas on-line, para a maior comodidade de todos.

16 ANUÁRI O CA S A VI P 202 3

Nascemos em 1993, como um pequeno comércio de materiais de construção movido a proporcionar experiências de compra inspiradoras e encantadoras. O nosso fundador, Paulo Pulcinelli Filho, sonhava em ter uma loja de materiais de construção que fosse além do cimento e tijolo, capaz de ajudar as pessoas a transformarem suas casas, sem complicações. Com esse olhar inquieto, atento e gentil, ele transformou o seu pequeno empreendimento em Foz do Iguaçu em uma respeitada marca. Há mais de 30 anos no mercado, o Grupo Empresarial Panorama se destaca pela excelência, integridade e profissionalismo em tudo que faz. Somos um Grupo formado por 12 lojas presentes em quatro cidades do Paraná, e-commerce e Centro de Distribuição que atuam em sinergia para prestar serviços e soluções ideais para o cliente. É essa estrutura que nos permite oferecer produtos de qualidade e preços competitivos, do início ao final da obra. Temos uma relação de confiança com nossos fornecedores e muito respeito aos mais de 500 colaboradores. Os valores construídos ao longo de mais de três décadas representam o que o GEP tem de melhor. Eles são a base para o crescimento e, devido à velocidade das mudanças do mercado, mantêm-se em constante evolução. Um exemplo disso é o Panorama Digital, um time pronto para atender o cliente onde ele estiver, seja pelo site, WhatsApp e até mesmo por videochamada. Outro diferencial é o Programa de Relacionamento, pensado em cada detalhe, que contempla viagens, experiências e benefícios exclusivos para arquitetos, engenheiros e designers. Os profissionais têm uma série de vantagens e contam com o suporte de equipes especializadas no Panorama Concept e Panorama Tintas. Somos ágeis. Somos inquietos. Somos o Grupo Empresarial Panorama. E isso é só o começo!


De uma pequena loja em Macaé à maior rede de acabamentos do interior do Estado do Rio, a Vilarejo nasceu graças à capacidade de sonhar e de empreender dos irmãos Monique e Frederico Mello. Ao longo de quase três décadas, a empresa se consolidou como uma das principais escolhas dos consumidores, oferecendo uma ampla gama de produtos e serviços de alta qualidade. Uma assinatura visual ousada – a casa de cabeça para baixo, marca registrada da empresa – integra a fachada das lojas e revela, de maneira original, uma trajetória de sucesso: transformar casas de ponta-cabeça em sonhos realizados. Na essência da Vilarejo pulsa uma energia vibrante. Conforto, funcionalidade e praticidade, com muito charme e sofisticação, são diferenciais que os clientes da Vilarejo levam para casa. Com estoque garantido e agilidade na entrega, a empresa tem o compromisso de oferecer as melhores marcas do mercado em pisos, revestimentos, louças, metais, tintas e iluminação. O Vilarejo de Ideias traz em cada loja showrooms modernos e inspiradores, proporcionando experiências personalizadas em cada visita à loja. O Caminhão de Ideias, um projeto inovador, leva até o cliente as melhores soluções em um showroom móvel completo. A Vilarejo faz a diferença! A equipe pulsante, sempre atenta aos detalhes, é o principal patrimônio da empresa. Com muita criatividade, inovação e expertise, o time Vilarejo atua com o propósito de dar aos outros a oportunidade de viverem melhor. A Vilarejo está presente em Araruama, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Macaé, Maricá e Rio das Ostras. Em Niterói e no CasaShopping, os diferenciais da marca estão na Vilarejo Conceito – uma boutique de acabamentos com mix exclusivo e preços competitivos.

Imagine um lugar onde a vida é do seu jeito. Onde é você que escolhe como tudo vai ser. As pessoas, a comida, o trabalho, a diversão, o que pode e o que não pode, até o jeito de dormir, de acordar ou de tomar banho. Essa parte do mundo existe: é a sua casa. A Viveza acredita que a sua casa é a sua personalidade. Por isso, são quase 6 décadas se dedicando ao bem-estar de cada pessoa com a sua casa. Se você não se realiza no seu lar, vai se realizar onde? Você tem dúvida? Liga. Quer orientação? Escreve. Gostaria de aprender mais? Segue a Viveza. Aqui você conta com uma equipe comprometida e colaboradores preparados para oferecer uma experiência inesquecível. E para exercer essa satisfação de maneira plena, a Viveza está presente com lojas em todo o centro-oeste de Minas Gerais e a um clique de distância, com atendimento remoto para todo o Brasil pelo WhatsApp ou pelo site casaviveza.com.br. Com completo portfólio de produtos, a Viveza está sempre antenada às novidades e lançamentos e conectada aos melhores profissionais e fornecedores. Mais do que indicar o caminho, a Viveza entende aonde você quer chegar e permanece ao seu lado em toda a jornada, até a satisfação. Porque, no final, o que importa é a sua realização.

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

17


Na Bahia, o barro se transforma em vasos, pratos e peças de decoração coloridas e muito bem feitas. A Baiana do Acarajé é uma figura ícone, um patrimônio nacional, e ganha vida nas mãos dos artesãos, com saias rodadas e turbantes. É como se cada peça trouxesse uma porção da fé e da alegria do povo baiano.

BAHIA 18 ANUÁRI O CA S A VI P 202 3


A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

19


CDC ACABAMENTOS

BAHIA

Ana Paula Barbeitos @anapaulabarbeitosarquitetura

20 ANUÁRIO CA S A VI P 2023

Um casal jovem, com data marcada para o casamento e inúmeras ideias para o primeiro lar. Este foi o ponto de partida do projeto. Mas havia uma limitação: as dimensões do terreno eram reduzidas em relação à amplitude dos desejos dos clientes. Como solução, a profissional compôs a área social com pé-direito alto e grandes panos de vidro, além de fazer a integração dos ambientes, favorecendo o ingresso da luz e a contemplação do verde do entorno. A escolha da madeira como material de destaque, presente no painel ripado da sala e da cozi-

nha, na mesa do espaço gourmet e no piso do corredor lateral, contribui para a sensação de acolhimento e bem-estar. Já a bancada estendida da cozinha, em padrão mármore, remete a um conceito mais ousado e moderno. A suíte do casal é um capítulo à parte, pois havia o sonho de um espaço sofisticado, sem abrir mão do conforto. Ana Paula dispôs espelhos cor bronze em duas paredes do quarto, ganhando amplitude. No banheiro da suíte, as cubas, a bacia sanitária e as duchas têm privacidade total, e os acabamentos são todos em bronze.

FOTOS: STUDIO ALEMÃO

Primeiro lar dos sonhos


OS ELEMENTOS EM MADEIRA CONFEREM ACONCHEGO AOS AMBIENTES

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

21


CDC ACABAMENTOS

A ESCADA HELICOIDAL É QUASE UMA PEÇA DE ARTE 22 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

BAHIA


FOTOS: CAMILA SANTOS

Tudo conectado e em harmonia visual A integração da área social com a área externa e o resguardo da privacidade foram as premissas deste projeto arquitetônico. Desde o início, o profissional buscou a conexão dos ambientes: salas, cozinha, espaço gourmet, todos se interligam à zona onde se situa a piscina. Para o conforto da família, a escolha dos acabamentos privilegiou o uso de texturas naturais, como pedras e madeiras, além de cores neutras. Tudo isso, somado à amplitude visual dos ambientes conectados, produziu uma agradável sensação de abertura, equilíbrio e acolhimento. A escada helicoidal que leva ao mezanino da área íntima funciona como uma espécie de peça artística, valorizando ainda mais o pé-direito duplo.

Humberto Franklin @humberto.franklin

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

23


CDC ACABAMENTOS

BAHIA

A CASA TEM FORMAS ARQUITETÔNICAS E VOLUMETRIA DIFERENCIADAS

24 ANUÁRI O CA S A VI P 2023


FOTOS: ALLEF SOUZA

Singular e contemporânea Esta casa se destaca por sua volumetria esbelta e contemporânea. Os materiais escolhidos, como painéis de madeira, vidro e pedra, associados ao projeto paisagístico, propiciaram ao terreno de esquina uma identidade singular. A casa tem dois volumes sobrepostos e formato em L, o que permitiu a criação de um layout original, atendendo às demandas dos clientes. A construção se distingue fortemente da arquitetura do entorno. Na fachada da entrada principal, voltada para a avenida, destaca-se, por exemplo, um inesperado balanço das vigas, com linhas retas ritmadas. Situado em Teixeira de Freitas, no interior da Bahia, o projeto não se esgota em suas formas arquitetônicas diferenciadas. A amplitude e a funcionalidade do interior da residência asseguram ao jovem casal e a seus três filhos um clima permanente de bem-estar e conforto.

Ludimila Brito @britoludi

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

03 BAHIA.indd 25

25

25/10/2023 17:33:37


O artesanato é um patrimônio cultural que reflete a identidade e as tradições do Espírito Santo. As panelas de barro são um dos produtos artesanais mais típicos. Feitas à mão a partir de argila retirada de áreas próximas aos rios, são utilizadas para cozinhar diversos pratos, como a moqueca e a torta capixaba.

ESPÍRITO SANTO 26 ANUÁRIO CA S A VIP 2023


A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

27


A LVO M AC

ESPÍRITO SANTO

Micheli Guidi @micheliguidi

INTEGRAÇÃO, CORES CLÁSSICAS E ATEMPORAIS: O IMÓVEL GANHOU VERSATILIDADE

28 ANUÁRI O CA S A VI P 2023


FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

Revitalização modernizadora Com o projeto de reforma e design de interiores, este apartamento de 78m², localizado na região litorânea da cidade de Vitória-ES, se transformou. O imóvel faz parte da história da família e precisava de uma revitalização. Atendendo às atuais necessidades dos proprietários, foi criado um novo banheiro social e o terceiro quarto foi transformado em extensão da sala, utilizando portas de correr que permitem o fechamento das áreas quando necessário. A integração entre a sala de estar, a de jantar e a cozinha tornou o espaço mais amplo e versátil. A cozinha conecta-se com o restante da área social por meio de uma bela e funcional ilha. A iluminação foi toda pensada de forma cenográfica, com o intui-

to de valorizar o mobiliário. Foram usados elementos embutidos no gesso e pendentes, todos em LED. Os pisos porcelânicos e os revestimentos primam pela discrição e modernidade, harmonizando com as bancadas elaboradas em materiais nobres, como silestone e mármores importados. Tudo prático e aconchegante. As grandes janelas, com cortinas versáteis e decorativas, permitem a expansão da luz natural para o interior do apartamento. A paleta de cores girou em torno dos tons de bege, fendi e cinza, trazendo a marca do clássico e do atemporal. É um apartamento que, a partir da reforma, convida à permanência e ao desfrute de seus novos ambientes. A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

29


Os bancos indígenas Mehinako são embaixadores da cultura do Mato Grosso e símbolos de uma conexão profunda com a natureza. Além de belos, cada um deles é uma declaração de sustentabilidade: a madeira é proveniente de fontes responsáveis, um compromisso com a preservação da floresta. Os grafismos se entrelaçam com a madeira, criando padrões únicos.

MATO GROSSO 30 ANUÁRI O CA S A VI P 202 3


Locação: Atelier na Rua/Casa do Brasil - Móveis, Decoração e Arte 05 MATO GROSSO.indd 31

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

31

26/10/2023 11:01:34


BIGOLIN

MATO GROSSO

32 ANUÁRI O CA S A VI P 2023


FOTOS: GILBERTO GALDINO

A ESCOLHA DOS MATERIAIS E DAS CORES COMPÕE A ATMOSFERA DE BEM-ESTAR

Para acolher e celebrar Uma casa perfeita para receber a família, com vários ambientes pensados para acolher e celebrar encontros. Com este objetivo, Rodolfo Martins escolheu revestimentos que traduzem o que os clientes querem passar aos visitantes: personalidade e aconchego. O belo e amplo espaço gourmet tem uma mescla de funcionalidade e requinte, desde a bancada para refeições mais rápidas até a mesa para acomodar toda a família. Até as prateleiras e os detalhes dos lavabos foram idealizados para proporcionar aos convidados as mesmas impressões de elegância e bem-estar. A escolha da decoração em tons de cinza, com alguns detalhes em madeira, arrematou o projeto, criando um conjunto harmonioso e que traduz os desejos dos moradores.

Rodolfo Martins @arqrodolfomartins

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

33


BIGOLIN

MATO GROSSO

A ARQUITETA PRIORIZOU MATERIAIS RECICLÁVEIS E DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL

O projeto desta casa foi desenvolvido com base nos princípios do Healthy Building Certificate (HBC), que visa promover a saúde e o bem-estar dos ocupantes, considerando diversos aspectos do ambiente construído. Para obter a certificação desejada pela cliente, foram escolhidos materiais de construção que não emitem compostos orgânicos voláteis prejudiciais à saúde, além de priorizar o uso de materiais recicláveis e de baixo impacto ambiental. A profissional utilizou materiais cromados de alta qualidade e dentro dos padrões exigidos pela HBC. Medidas como a qualidade do ar, a iluminação natural, o contato com a natureza e a acústica também foram consideradas, no intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida e saúde mental para os moradores. 34 ANUÁRIO CA S A VI P 2023

Rubia Moraes @rubiamoraesarquiteta

FOTOS: GILBERTO GALDINO

Em busca de saúde e bem-estar


A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

35


BIGOLIN

MATO GROSSO

Clima de aconchego Este sobrado, localizado em um condomínio na cidade de Cuiabá, tem uma área construída de 327 m². O pavimento térreo foi projetado para abrigar a área social e de serviço, enquanto o pavimento superior foi destinado às suítes. Um dos principais objetivos do projeto foi proporcionar uma comunicação fluida entre o espaço gourmet, a sala de estar e a área íntima, possibilitando também uma vista privilegiada da área de lazer da residência. Além disso, visava garantir ambientes iluminados, bem ventilados e protegidos da forte incidência solar que atinge a região. O cuidado com os detalhes ajudou a criar em toda a casa um clima de aconchego e bem-estar. A fachada destaca-se pela bela composição de materiais e elementos arquitetônicos, como a porta espelhada, o pergolado metálico preto, o telhado cerâmico e o revestimento Galleni 7x26 cm, aplicado na fachada. Para revestir a piscina, foi escolhido o Barlavento Caribbean de 14,5x14,5 cm, enquanto para seu entorno os arquitetos optaram pelo Araucária Clara, 20x120 cm.

36 ANUÁRIO CA S A VI P 2023


FOTOS: BRUNO PINI

CLIMA DE ACONCHEGO E BEM-ESTAR, COM ÊNFASE PARA A ÁREA DE LAZER

Laura Dorileo, Pedro Barros e Helen Ribeiro @studiodoarquiteto

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

37


O estado de Minas Gerais é conhecido por uma rica tradição de artesanato, e um dos mais típicos é a produção de peças em cerâmica, especialmente no estilo barroco. As peças cerâmicas decorativas e utilitárias, como pratos, potes, vasos e outros objetos, costumam ter desenhos intrincados e detalhados.

MINAS GERAIS 38 ANUÁRI O CA S A VI P 202 3


A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

39


BARATÃO

MINAS GERAIS

40 ANUÁRI O CA S A VI P 2023


ÁREA SOCIAL EM CONCEITO ABERTO, PARA RECEBER AMIGOS

Stefânia Maia @stefaniamaia.Interiores

FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

Integração e convivência A ideia do projeto foi integrar as salas de forma harmônica e aconchegante, proporcionando uma ampla área para a convivência familiar. O design, minuciosamente planejado, levou em consideração a dinâmica de uma família de quatro pessoas que adora receber visitas e desfrutar coletivamente momentos de alegria e bem-estar. Devido à generosidade do espaço social, a estratégia de delimitação dos ambientes deu-se por meio da distribuição dos móveis. Esse arranjo promove maior interação e cria um ambiente mais convidativo para os visitantes. Para intensificar a elegância da área, foi usado um porcelanato de 120x120 cm.

Um dos destaques decorativos cabe ao painel ripado, produzido em marcenaria e revestido com lâmina de carvalho natural. Este elemento foi pensado para se contrapor aos tons brancos das paredes e às portas laqueadas, conferindo maior aconchego. Além do painel ripado, a sala de TV está equipada com um móvel laqueado em tons claros, que contrasta com a poltrona Charles Eames. Um sofá curvo de cor azul adiciona um toque vibrante na sala de estar. Por sua vez, a sala de jantar é realçada pela mesa de dez lugares com tampo em mármore. O resultado final é uma área de convivência que combina praticidade, amplitude e sofisticação. A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

06 MINAS GERAIS.indd 41

41

25/10/2023 17:37:26


METAL NOBRE

MINAS GERAIS

Ana Paula Tannus Alves @apdesigndeinteriores

42 ANUÁRIO CA S A VI P 2023

AMPLITUDE E FUNCIONALIDADE PARA COZINHAR E CONFRATERNIZAR


FOTOS: RODRIGO GUIMARÃES

Espaço multifuncional Este ambiente foi planejado dentro de uma proposta gourmet e tem como diferencial a configuração bem ampla, capaz de agregar diversas funções. Integrada à sala de jantar, a cozinha oferece uma experiência mais rica, possibilitando a reunião da família com os amigos para desfrutar momentos de descontração e alegria. Os materiais escolhidos garantem sofisticação, harmonia e praticidade. Na cozinha, cada detalhe reflete o dinamismo do projeto, como a ilha localizada no ponto central do ambiente, que também faz a divisão entre a área de trabalho e a

área do jantar, especialmente valorizada pelo projeto luminotécnico. O revestimento Pulpis Brown marmorizado polido, com seus veios elegantes, contrasta com os armários e bancadas em um padrão mais neutro, conferindo equilíbrio visual e valorizando o espaço. Os puxadores em concha complementam a decoração, propiciando um toque de elegância clássica ao conjunto. O resultado é uma cozinha que agrega funcionalidade, charme e estilo, atendendo de forma perfeita a todas as necessidades e ao gosto estético do casal de moradores. A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

43


METAL NOBRE

MINAS GERAIS

A ILUMINAÇÃO CRIA EFEITOS DE LUZ E SOMBRA 44 ANUÁRI O CA S A VI P 2023


FOTOS: DANGLARES COSTA

Festivo e receptivo O projeto foi pensado para um jovem empresário e tendo como base o conceito contemporâneo de que “receber bem” é fundamental. Festivo e receptivo, o cliente queria uma casa que, além de seu estilo charmoso, oferecesse praticidade. Os materiais usados criaram uma atmosfera austera, mas com toques de dramaticidade e de acolhimento. Foram utilizados porcelanatos, metais e acabamentos contemporâneos, valorizando as texturas do cimento e o mármore, que estabeleceram um contraponto original com a madeira. Os pro-

fissionais escolheram o tom de laranja como elemento de cor para, simultaneamente, produzir uma experiência visual inesperada e gerar uma aura de descontração na residência. A integração é outro ponto forte do projeto: os ambientes se comunicam para que as pessoas tenham livre acesso à casa. Já a iluminação foi pensada nos moldes do jogo dramático de luz e sombra, tão presente na representação teatral, visando tornar as recepções aos amigos mais intensas, mais intimistas e mais ricas em sensações.

Jary Paz e Eduardo Lau @escritorio.design

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

45


MINAS GERAIS FOTOS: ELISA NAKAGUMA

METAL NOBRE

A CONEXÃO DOS AMBIENTES CRIOU UM AMPLO ESPAÇO DE LAZER 46 ANUÁRI O CA S A VI P 2023


Convidativa área social O grande aclive na curta profundidade do lote foi o maior desafio da arquiteta para a realização deste projeto em Araguari, interior de Minas Gerais. A residência de 380 m² se acomoda de forma sutil em níveis, aproveitando ao máximo o perfil original do lote de 400 m². Uma residência concebida para o lazer, o descanso e a vida em família, repleta de vegetação e luz natural, com peças integradas e funcionais. Cômodos conectados transformam os ambientes convencionais do dia a dia em um amplo espaço para receber. Esta preocupação com o acolhimento tem continuidade na área externa, onde se localizam pisci-

na, cascata, SPA e projetor com telão, compondo um cenário que estimula o relaxamento e o bem-estar. Do projeto arquitetônico ao mobiliário, cada detalhe foi cuidadosamente pensado para que os vários ambientes transmitissem uma ideia de despojamento, elegância e praticidade. Com esse objetivo, todos os revestimentos foram escolhidos para formar uma base neutra, servindo de pano de fundo ao mobiliário, que exala personalidade. Alguns detalhes em elementos naturais completam o projeto decorativo, criando um conjunto harmonioso que prima por sua dimensão convidativa e acolhedora.

Ianessa Oliveira Mota Marcelino @ianessailuminacao

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

47


MUNDIAL ACABAMENTOS

MINAS GERAIS

Clássica e imponente O projeto desta casa foi desenvolvido a partir de um conceito forte. O sonho dos clientes era uma edificação no estilo clássico moderno, aproveitando toda a amplitude frontal que o terreno oferecia. Apesar de ser uma edificação em dois pavimentos, a horizontalidade de sua fachada, tendo como complemento uma piscina de 12 m de comprimento e borda infinita, impressiona vivamente quem a contempla. Todo o setor social está voltado para a frente do terreno, priorizando a vista deslumbrante do local e simultaneamente integrando os espaços. O porcelanato Traços Chicago reveste a parede do espaço gourmet, em combinação com o Artisan,

48 ANUÁRIO CA S A VI P 2023

90x90 cm, aplicado no piso e estendendo-se também pela área externa. O pé-direito duplo logo na entrada da residência confere ao ambiente um aspecto imponente e requintado, que é valorizado ainda pelo design da escada. Destaque para a parede em cerâmica Inserto Tissue, que harmoniza com o piso interno Calacata Altíssimo Satin, uma pedra de origem italiana com veios cinza bem marcados e permeados por rajadas douradas, conhecida pela sofisticação que traz a qualquer ambiente. Para manter a privacidade dos moradores, os quartos localizam-se no segundo piso.


FOTOS: FABIANO ARAUJO

O PÉ-DIREITO DUPLO CONTRIBUI PARA O VISUAL GRANDIOSO E REQUINTADO

Anna Arquete @anna.arquete_arquiteta

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

49


MUNDIAL ACABAMENTOS

MINAS GERAIS

Sofisticado e acolhedor – assim as arquitetas definem este living. As salas de estar e de jantar apresentam uma integração inusitada, que faz uso do desnível existente entre elas: um grande elemento vazado em madeira integra e, ao mesmo tempo, emoldura os dois espaços. Para decorar as salas, as profissionais optaram por um mobiliário que une peças contemporâneas às de design mais tradicional e atemporal. As linhas minimalistas do sofá disposto em módu-

50 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

los, em conjunto com a clássica Womb Chair, imprimem sua marca de sofisticação e aconchego ao ambiente. Na sala de jantar, a mesa em formato orgânico e acabamento amadeirado incorporou um idêntico tom de acolhimento, descontração e elegância. Ao ressignif icar os ambientes tradicionais das duas salas, o projeto não apenas reforçou o convite para a celebração da vida como constituiu uma atmosfera despojada propícia à criação de vivências afetivas.

FOTOS: BRUNO ALVES

Integração diferenciada


ATMOSFERA DESPOJADA, MODERNA E ACOLHEDORA NA JUNÇÃO DOS AMBIENTES

Alessandra Reis Danielle Couto @ardc.arquitetura A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

51


MUNDIAL ACABAMENTOS

MINAS GERAIS

A CASA FOI TODA PLANEJADA PARA A DIVERSÃO E AS CONFRATERNIZAÇÕES

Marcel Chiste Bailoni @arquiteturaarco

52 ANUÁRIO CA S A VI P 2023

Esta residência de 850 m² foi concebida para um casal com filhos jovens que adoram desfrutar momentos especiais com amigos e familiares. Por isso, o foco do projeto foram as áreas de lazer e social. Para os momentos de relax e diversão, a casa dispõe de piscina com raia de 25 m, prainha, bar molhado, SPA, sauna com cascata, academia, uma ampla área de banho de sol com espreguiçadeiras e estar sob ombrelone, além de lagos, quadras de tênis e futebol. Ainda nesta área há uma cozinha

gourmet completa, integrada com um ambiente de jogos e uma boate. Já na área social interna foi criado um grande espaço destinado às salas de jantar, ao estar com lareira e a um bar com adega. O projeto decorativo baseia-se na utilização de materiais nobres para os acabamentos e de uma paleta de cores neutras. Essas escolhas, aliadas ao uso abundante de pedras e elementos de madeira, produziram um resultado em que o estilo contemporâneo surge de forma elegante e única.

FOTOS: NILO LIMA

Para receber e celebrar


A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

53


MUNDIAL ACABAMENTOS

MINAS GERAIS

Marcelo Amoroso @marceloamoroso

54 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

O propósito deste projeto foi criar uma casa para toda a família, uma espécie de porto seguro, pleno de harmonia e aconchego. A ambientação precisava ser atraente tanto para os netos dos proprietários como para as reuniões familiares, que costumam agregar um grande número de pessoas. Outro importante objetivo era realizar o sonho dos clientes de terem uma casa confortável, completa e esteticamente linda por dentro e por fora. O profissional optou por uma arquitetura clássica, com elementos característicos desse estilo, que tornaram a casa muito atraente e acolhedora. Os espaços de lazer foram concentrados no pavimento de baixo, onde também ficam dependências como a garagem e outras peças de retaguarda, tornando mais prática e fácil a vida cotidiana.

FOTOS: FABIANO ARAUJO

Para a família


VALORIZAÇÃO DO ESTILO CLÁSSICO E DOS ESPAÇOS DE LAZER

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

55


MUNDIAL ACABAMENTOS

MINAS GERAIS

O projeto de reforma desta área gourmet promoveu um retrofit do espaço existente, adicionando elementos que priorizam o convívio social. Um exemplo disso é a colocação de uma ilha anexada à mesa principal, executada em porcelanato Terrazo cinza, 90x90 cm, com o mesmo acabamento do piso – o que propicia unidade visual ao ambiente. A churrasqueira e a bancada de serviço receberam acabamento em porcelanato Dolmen cinza, quebrando a uniformidade dos

56 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

materiais, porém mantendo a paleta de cores. Com o intuito de privilegiar as áreas de convívio, os arquitetos criaram também um lounge com painel e mobiliário em lâmina natural freijó. Este painel recebeu uma porta secreta, que esconde um armário situado atrás do sofá. Todo o projeto recebeu iluminação especial, focada especialmente nos espaços de convívio, criando uma atmosfera mais intimista, com luzes indiretas e pendentes.

FOTOS: SALGADO KINGMA

O retrofit valorizou o convívio social


O AMPLO USO DA MADEIRA É UM DOS DESTAQUES DO PROJETO

Salgado Kingma @salgadokingma

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

57


MUNDIAL ACABAMENTOS

MINAS GERAIS

SIMPLES, FLUIDA, MODERNA E PRÁTICA

Pabrício Amaral e Evandro Melato @studio126arquitetura

58 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

06 MINAS GERAIS.indd 58

26/10/2023 18:11:41


FOTOS: ESTUDIOA

Descanso em meio aos seringais Alma e simplicidade foram os dois conceitos que nortearam o projeto desta cabana, idealizada para uma família que buscava um espaço de descanso ao ar livre nos finais de semana. Os clientes pediram que se valorizasse o uso coletivo, favorecendo os encontros com amigos. Para isso, foi criado um espaço em que predominam a praticidade e o despojamento, características adequadas a uma cabana situada em meio a um seringal. Na paleta de cores, tons mais sóbrios de cinza foram escolhidos para valorizar outros elementos naturais, como o deck em madeira cumaru, a pedra madeira e o forro em bambu, com destaque especial para a pedra-sabão que reveste o SPA e o tablado da ducha de banho. A cabana como que se entrelaça com as seringueiras, produzindo um surpreendente efei-

to de junção entre a natureza e a construção. A implantação do projeto atendeu à ideia de respeito ao meio ambiente, ao mesmo tempo que procurou valorizar ao máximo essa fusão entre os elementos naturais e a intervenção arquitetônica. Quando anoitece, por exemplo, uma iluminação indireta ressalta os troncos e as copas das árvores, enquanto banhos de luzes marcam a estrutura metálica, criando um cenário intimista e fluido, onde a simplicidade se conjuga com a modernidade e a consciência ecológica. A piscina se conecta com o pavilhão, prolongada por um outro deck em porcelanato, diversificando, assim, os ambientes para os encontros entre os moradores, seus familiares e amigos ao redor de uma exuberante floresta de seringais. A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

06 MINAS GERAIS.indd 59

59

26/10/2023 18:11:42


MINAS GERAIS

FOTOS: FABIANO FOTOGRAFE

MUNDIAL ACABAMENTOS

Cozinha e espaço de convivência

Renata Camarano e Isabela Martins @trena.arquitetura

60 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

Considerada por muitos o coração da casa, a cozinha é um ambiente que vem conquistando cada vez mais destaque nos projetos de interiores. O proprietário desta casa solicitou um ambiente que exercesse duas funções: a de preparo de refeições e a de local de reuniões e encontros entre familiares e amigos. Assim, as profissionais planejaram uma cozinha capaz de atender a uma série de quesitos, como funcionalidade, eficiência, conforto e bem-estar. Com o objetivo de acentuar a leveza da proposta, elas escolheram revestimentos com texturas naturais, como o porcelanato Ônix Ice, que vem do piso e se estende até a parede, gerando uma sensa-

ção de amplitude. Por seu turno, a bancada em Quartzo Stone Branco Stellar, emoldurada pela mesa em madeira, traz ao mesmo tempo suavidade e aconchego à cozinha. Um dos destaques do projeto é a prateleira em metal dourado, tendo ao fundo o revestimento Inserto Wind White, que, associado ao jogo de luz e à decoração, resultou em um belo efeito visual. No mobiliário, foram usados acolhedores tons de madeira natural. A escolha dos móveis, objetos e revestimentos tornou o espaço extremamente agradável para seus moradores, além de compor um cenário que prima pela harmonia e pela atemporalidade.


MOBILIÁRIO E DETALHES EM MADEIRA TORNAM O AMBIENTE MAIS ACOLHEDOR A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

61


VIVEZA

MINAS GERAIS

A FACHADA É BEM CONTEMPORÂNEA, O LIVING É TOTALMENTE CLÁSSICO

62 ANUÁRI O CA S A VI P 2023


Alisson Dias @alissondiasarquitetura

FOTOS: LETÍCIA GALVÃO

Confluência de estilos Os proprietários desta casa, que anteriormente moravam em uma residência com estilo rigorosamente clássico, queriam incorporar traços de contemporaneidade a sua nova moradia, sem abandonar por inteiro o antigo estilo. Contudo, havia um problema: eles sairiam de uma casa de dois pavimentos para outra de apenas um piso. Portanto, o ponto de partida era mesclar de modo harmônico duas concepções arquitetônicas em uma edificação de menor dimensão vertical. A perspectiva contemporânea se mostra integralmente na fachada, onde predominam

materiais neutros, formas mais geométricas e cores mais básicas, enquanto tons terrosos e pastel imperam no interior da residência. O clássico avulta nas salas de jantar e de estar e na copa, que têm cores básicas de fundo, especialmente o branco, além de painéis com boiseries (também em branco) e detalhes de acabamento em cores igualmente sóbrias e elegantes. Os móveis e adornos escolhidos estão bem de acordo com o estilo clássico. No espaço gourmet surpreendem os elementos que remetem à temática automobilística, uma das paixões do proprietário. A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

63


VIVEZA

MINAS GERAIS

O ACONCHEGANTE E PRÁTICO ESPAÇO GOURMET ESTÁ INTEGRADO À SALA DE TV

Fernanda Costa e Isabela Freitas @duo.porfernandaeisabela

64 ANUÁRI O CA S A VI P 2023


FOTOS: MÁRJORIE CORTEZ

Elegante, acolhedor e perene Este projeto atendeu ao sonho de um casal jovem e sociável, que desejava uma área gourmet prática e com atmosfera acolhedora. Pensando nesse desejo, as arquitetas promoveram inicialmente a integração entre o gourmet e o espaço de televisão. Para a zona da cozinha, planejaram uma bancada em ilha, onde, além da cuba, colocaram banquetas e um suporte de taças. Na continuidade da bancada foi colocada uma mesa em madeira de bom tamanho, tanto em largura como em profundidade, para acomodar o máximo possível de pessoas, e também para ampliar a sensação de aconchego. Atrás dela situa-se a área do cooktop e da churrasqueira, essa revestida com Filetto Camel, uma peça que sobressai por sua beleza e versatilidade. A sala de TV foi planejada para ser uma

extensão da cozinha. Para ela as profissionais criaram um painel em porcelanato, Munich BK e, ao redor, aplicaram marcenaria, com o objetivo de aquecer visualmente o local. Na área do sofá, além do rodameio amadeirado, foi usado o revestimento Ecobrick Stone Cappuccino, que conferiu elegância e requinte ao espaço. A escolha por peças de iluminação decorativas contribuiu para a beleza do conjunto. Acima da mesa, pendentes neutros, com iluminação leitosa, foram os escolhidos, para não ofuscar a visão de quem está sentado. A opção por revestimentos neutros, cores sóbrias e alguns toques de cor nos pequenos detalhes, como em elementos decorativos e almofadas, finaliza a composição de um cenário atraente, receptivo e de estilo atemporal. A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

65


VIVEZA

MINAS GERAIS

O PROJETO BENEFICIA A CONTEMPLAÇÃO DOS CAVALOS E DO ENTORNO

Integração foi a palavra-chave para dois jovens irmãos que desejavam realizar o sonho de ter um local para criação de cavalos Manga-Larga que, ao mesmo tempo, fosse um espaço para receber amigos e criadores da raça. Assim, nasceu o projeto arquitetônico do Haras V3. Localizado em Morro do Ferro, distrito de Oliveira, no interior de Minas Gerais, o projeto foi implantado em um terreno totalmente virgem de intervenções. A edificação, com aproximadamente 293 m², é composta por um salão com churrasqueira integrada a uma mesa de sinuca, lavabo e sala de TV. Para melhor acomodação, o local conta também com duas suítes e uma cozinha industrial completa. As aberturas estão voltadas 66 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

para a contemplação da pista dos cavalos e do redondel, além de propiciar magnífica vista do entardecer. A escolha dos materiais foi definida de acordo com o conceito do projeto, valorizando as riquezas da região e buscando a conexão entre os elementos naturais e a linguagem contemporânea. Há uma harmonia entre a estrutura metálica, a pedra, a madeira e o porcelanato. Já os tons cinza e preto dialogam com a identidade visual da marca. A iluminação, um dos pontos-chave do projeto, foi toda planejada para salientar os elementos construtivos e o mobiliário. O paisagismo, por sua vez, foi pensado para dar leveza e requinte ao local, criando uma interação apropriada com a paisagem campestre.

FOTOS: SIDNEY DE ALMEIDA

Haras e espaço de convivência


Franciele Faria, Eduardo Bese e Maria Eduarda Pinheiro @criar.arq.eng

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

67


VIVEZA

MINAS GERAIS

Refinado e imponente O casal com três filhos idealizava um apartamento que, em seus 300 m², integrasse plenamente a família e produzisse uma atmosfera tanto de acolhimento quanto de elegância. Espaços de convivência e envolvimento entre a família e os amigos foram criados na área social, por meio de um home cinema e de uma convidativa sala de jantar. A adega, um dos pontos marcantes do imóvel, recebeu traços modernos, com pé-direito duplo, sendo um convite à degustação de bons vinhos. Toda a área íntima do apartamento foi separada por um painel móvel, revestido em lâmina fit flex, na cor tundra, e esse mesmo revestimento foi aplicado também na adega. Outros detalhes significativos: a seleção dos metais, que uniu qualidade e bom gosto; a iluminação, toda automatizada, permitindo aos moradores dimensioná-la de acordo com as necessidades de cada momento; o painel da TV e a mesa da sala de estar, que ao receberem o quartzito Gabana, produziram uma sensação de imponência. Chamativo também é o imponente lustre, que arremata com maestria a sala de jantar. Os ambientes íntimos, totalmente isolados das demais áreas, foram contemplados com o aconchego de uma iluminação quente, o dinamismo dos móveis planejados e a união dos quartos sem corredores. 68 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

Gabriella Machado Nathália Costa Sarah Cunha @gmarquitetonicos


FOTOS: DUDA PIASSI

A ESCOLHA DOS MATERIAIS E DAS CORES CONFERIU ELEGÂNCIA AO APARTAMENTO

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

69


VIVEZA

MINAS GERAIS

O casal de clientes que adora receber visitas e realizar confraternizações sonhava com uma área gourmet completa e elegante, com toques de inovação e contemporaneidade. Para alcançar esse objetivo, o profissional utilizou tons neutros de preto, concreto e madeira, além de materiais muito bem escolhidos. A cozinha apresenta como elemento relevante a Pedra Natural Vulcânica Hitan, que possui uma textura única e diversas tonalidades de preto, variando do acinzentado ao preto profundo, quando molhada. Para o piso, Larry escolheu o porcelanato de 90x90 cm no padrão cimento queimado. Já para a área da piscina, SPA e sauna, a opção foi pela linha Pacific, que combina tons de verde e azul inspirados na paleta de cores 70 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

aquáticas do Oceano Pacífico. O piso cimentício amadeirado é um destaque à parte, com a linha Madeyra Vecchia, que reproduz os veios da madeira bruta e envelhecida, trazendo uma sensação de rusticidade e elegância. Além disso, o material é resistente, prático e de fácil manutenção. No mesmo local, aplicou-se a linha atérmica, que possui textura porosa e superfície antiderrapante, além de suavizar o calor mesmo sob o sol intenso. Pendentes foram instalados sobre a grande mesa de madeira de 14 lugares, somando-se ao charme do forro de madeira. E, para finalizar, um belo projeto de paisagismo, com muitas plantas tropicais e mobiliário próprio para área externa e piscina, deixou o espaço ainda mais atraente e confortável.

FOTOS: LUCAS RODRIGUES

Gourmet integrado à piscina


Larry Guimarães @larryarquitetura

ESPAÇO GOURMET E ÁREA EXTERNA PARA CURTIR MOMENTOS DE LAZER

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

71


VIVEZA

MINAS GERAIS

O PROJETO VALORIZA O CONTATO COM A ÁREA EXTERNA E O PAISAGISMO

Alessandra Oliveira @luodaarquitetura

72 ANUÁRI O CA S A VI P 2023


FOTOS: PEDRO BARGAS

Design biofílico na área gourmet Este projeto alicerçou-se no tripé funcionalidade, aconchego e personalidade, associado à ideia de manutenção do contato com a natureza. Essa era a demanda do cliente e de sua família. Para valorizar a conexão com os elementos naturais do entorno foi usada a técnica do design biofílico da neuroarquitetura. Esquadrias de alumínio com vidros transparentes garantiram visibilidade ao belo paisagismo e à convidativa piscina com cascata que compõem o cenário exterior, trazendo frescor e um clima agradável ao conjunto. Os materiais usados, como a lâmina sinterizada, as madeiras e o produto cimentício dão um toque de refinamento e elegância por sua nobreza e pela harmonia que estabelecem entre si, trazendo também uma estética aconchegante. No teto foi aplicada madeira, e em todas as bancadas

e na ilha, painéis ripados e lâmina sinterizada. O mesmo revestimento foi utilizado como painel principal da entrada, da TV e do espaço gourmet. A marcenaria em tons de cinza, reta e limpa, potencializou o estilo contemporâneo do ambiente. A par disso, a cristaleira com vidro reflecta e iluminação em led, além de sofisticada e funcional, destaca-se por seu valor decorativo. O predomínio da iluminação indireta teve como alvo produzir sensações de intimidade e aconchego, dentro de um conceito minimalista oriundo do uso de embutidos, praticamente invisíveis. No jardim, equilibrou-se o design com materiais resistentes às intempéries, como móveis de alumínio com fibra sintética, extremamente duráveis. A fachada principal impacta pela imponência e o revestimento cimentício, trabalhado com perfis de iluminação, lhe confere modernidade. A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

73


VIVEZA

MINAS GERAIS

OS VÁRIOS TONS DE CINZA AJUDAM A CRIAR UMA UNIDADE VISUAL

74 ANUÁRIO CA S A VI P 2023


FOTOS: LETÍCIA GALVÃO

Funcionalidade atemporal O conceito do projeto surgiu a partir da necessidade de mesclar em um único ambiente a cozinha para o dia a dia e o espaço gourmet de uma família que adora receber. Tornou-se necessário, então, planejar uma cozinha de total funcionalidade e que, ao mesmo tempo, se caracterizasse pelo design moderno e atemporal. Para atender aos dois usos, a profissional optou por eletrodomésticos com acabamento inox, como a churrasqueira a gás, a geladeira, a lava-louças, a torre de fornos e o cooktop. Os tons escolhidos para o local seguem a base cinza, sendo o piso em porcelanato acetinado. O destaque ficou por conta da ilha, feita em porcelanato esculpido marmorizado, que dialoga

muito bem com a bancada em granito São Gabriel escovado. A mesa em MDF amadeirado serve para quebrar um pouco o domínio do cinza, conferindo aconchego ao espaço. A iluminação segue o estilo minimalista, com os perfis lineares e spots de sobrepor pretos, que ajudam a ressaltar a mesa e a ilha. Para a integração dos ambientes, na parede da escada utilizou-se o mesmo material escolhido para a parede da bancada. Já no revestimento da escada foi aplicado o granito São Gabriel escovado, elemento que também reveste a bancada. O resultado foi um espaço com identidade única, que transmite personalidade, além de oferecer conforto e bem estar.

Camila Martins @maistresarquitetura

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

75


VIVEZA

MINAS GERAIS

Atmosfera leve e natural Neste projeto de área gourmet, os clientes expressaram o anseio por um espaço onde pudessem receber amigos e, principalmente, os filhos, que estudam fora do país. No briefing, o espaço deveria ser acolhedor, prático e funcional, com conexão entre os ambientes e otimização de toda a área. Em função disso, o layout foi criado visando à máxima integração e propiciando à família e aos amigos a realização de diferentes atividades de lazer e diversão. O fogão em ilha, a sala de TV integrada e a continuação do espaço no pergolado descoberto ilustram bem esse conceito de integração e conexão. Escolheu-se um revestimento único para piso e paredes, em tons neutros, e também foram utilizados materiais atemporais, como pedra e madeira, para gerar uma atmosfera natural e acolhedora, conforme o desejo dos clientes. O resultado final foi um ambiente leve, prático e extremamente convidativo, um dos locais preferidos dos moradores. 76 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

Emanuelly Massiere, Caique Tavares e Carol Orcine @moodprojetos


FOTOS: LETICIA GALVÃO

CONCEITO DE INTEGRAÇÃO E CONEXÃO ENTRE OS DIVERSOS AMBIENTES

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

77


VIVEZA

MINAS GERAIS

DIVERSOS MATERIAIS E TEXTURAS COMPÕEM A AMBIENTAÇÃO

78 ANUÁRIO CA S A VI P 2023


FOTOS: LUCAS RODRIGUES

A reforma equilibrou conceitos Essa reforma residencial contemplou diversos conceitos, buscando expressar uma dimensão de contemporaneidade e assegurar ao imóvel elegância e sofisticação, sem reduzir sua funcionalidade. A junção de texturas foi uma das estratégias usadas. Ela gerou harmonia entre os espaços existentes e integrados, alcançando um equilíbrio entre naturalidade e sofisticação. Itens naturais, como pedras, mármores e madeira, foram os escolhidos. Esta, sobretudo, converteu-se não apenas em destacado elemento decorativo – contribuiu decisivamente para o clima de acolhimento e bem-estar dominante na residência. A madeira aparece em painéis, revestimentos, móveis e outros detalhes, tendo sido também utilizada no teto da área gourmet. O projeto luminotécnico, tanto da área interna quanto da externa, seguiu o mesmo propósito, reforçando o equilíbrio entre naturalidade e refinamento.

Paulo Chaves @paulochavesarq

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

79


VIVEZA

MINAS GERAIS

TODA A ÁREA SOCIAL FOI CONCEBIDA PARA PROPORCIONAR MOMENTOS MEMORÁVEIS

80 ANUÁRI O CA S A VI P 2023


FOTOS: LETÍCIA GALVÃO

Modernidade sóbria e acolhedora Elegante, moderna e acolhedora, a residência localizada em Nova Serrana, no interior de Minas Gerais, foi concebida como cenário ideal para momentos memoráveis em família. O desejo dos clientes, que amam se reunir, foi o ponto de partida para o projeto, que buscou oferecer espaços sociais independentes da ala íntima, proporcionando descontração e leveza aos moradores e convidados. No amplo e funcional espaço de convivência, a sala de TV e a área gourmet foram interligadas pela disposição estratégica do mobiliário, criando espaços independentes que dialogam entre si.

Os materiais foram cuidadosamente selecionados pela profissional para refletir o estilo dos moradores. O porcelanato que remete ao Mármore Travertino e os tons terrosos, juntamente com elementos em madeira, criam uma base sóbria e clássica, que ganha um acento de modernidade graças à iluminação e aos móveis de design contemporâneo. Destaca-se também a parede revestida com o Mosaico Etrusco: ela estabelece uma textura rústica e marcante que contracena perfeitamente com a mesa em mármore polido Noir Desir, agregando singular personalidade ao espaço.

Rafaela Santos @rafaelasantosm.arquitetura

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

81


O artesanato em palha de milho é uma tradição em várias partes do Paraná. Os artesãos tecem cestas, chapéus, bolsas e outros objetos a partir das fibras da palha de milho. O estado possui uma rica tradição de artesanato – cerâmica, renda de bilro, madeira – que reflete sua diversidade cultural e geográfica.

PARANÁ 82 ANUÁRI O CA S A VI P 202 3


A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

83


CASA SÃO PAULO

PARANÁ

ILUMINAÇÃO E MATERIAIS SÃO O GRANDE DIFERENCIAL 84 ANUÁRI O CA S A VI P 2023


FOTOS: LEONARDO TERUEL

Conexão total das áreas sociais O principal objetivo deste projeto foi a busca da maior integração possível entre as áreas sociais, no piso térreo. Foram conectados o hall de entrada, a sala de TV, a sala de jogos, a cozinha gourmet e a piscina, formando um amplo e confortável ambiente, perfeito para eventos familiares e reuniões com amigos. No piso interno da área integrada foi utilizado o Nord-cement, 120x120 cm, em cinza básico, com um toque atemporal. Destaque para os azulejos da bancada das pias, RV Mondrian White Ice, 7x15 cm, realçados em sua beleza clássica pela eficiente iluminação. Já

no piso ao redor da piscina o profissional aplicou o porcelanato em formato de tábua, que remete aos tons da madeira pau-brasil, peças de 120x20 cm. E, por fim, o revestimento interno da piscina coube à cerâmica Barlavento, 15x15 cm, com seu sugestivo toque azul. O sofisticado projeto luminotécnico da residência garante uma iluminação bem distribuída, inclusive na parte externa, estabelecendo uma combinação harmônica com o paisagismo do entorno. A presença de algumas espécies nativas das florestas tropicais ressalta a elegância e a imponência da fachada.

Denis Yanagu @Yanagu.arq

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

85


CASA SÃO PAULO

PARANÁ

A originalidade deste projeto resultou da expectativa do cliente, que desejava uma residência confortável, funcional, com um toque de modernidade. Para concretizar esse desejo, os profissionais escolheram revestimentos neutros, tanto para o piso quanto para as paredes, o que colaborou para a criação de ambientes clean e atemporais. Na fachada, uma mescla de materiais e linhas retas expressa a ideia de imponência. No interior da casa, uma área comum integrada, com pé-direito duplo, gera uma atmosfera de amplitude, com destaque especial para a escada em mármore. Já a área gourmet e a sala de estar foram integradas à piscina, com grandes portas de vidro que são um convite a agradáveis momentos de lazer.

Fernando Brant, Ruan Domingues e Gil Rosa @gyf.arquitetura

@avante.engenharia

FOTOS: JEFFERSON OHARA

Modernidade e imponência

86 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

07 PARANA.indd 86

26/10/2023 18:54:45


AMPLOS AMBIENTES CONECTADOS À ÁREA EXTERNA A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

87


CASA SÃO PAULO

PARANÁ

OS TONS SUAVES E A LUMINOSIDADE GARANTEM UMA ATMOSFERA DE BEM-ESTAR NO GOURMET

Andressa Rufino Julio e Mayara Silva @andressarufino_arq

88 ANUÁRI O CA S A VI P 2023


FOTOS: JUNIOR FUJI

Leveza no espaço de lazer A ideia central deste projeto foi criar uma composição leve e moderna que pudesse proporcionar sensações de bem-estar e amplitude e, simultaneamente, definir a personalidade dos clientes, um casal que adora receber. A escolha de materiais puros e em tons suaves resultou em uma atmosfera adequada ao propósito de compartilhar momentos agradáveis. No piso da área gourmet foi aplicado o Onix Ice, mas o destaque ficou por conta do porcelanato da churrasqueira e do revestimento do painel da TV, composto de pedra natural: mármore travertino nacional. O teto rebaixado recebeu um forro liso e aconhegante, em madeira Cumaru. Já a cobertura, composta por estrutura metálica e

vidro laminado, possibilitou melhores condições térmicas e uma conexão com o exterior da residência. O projeto de iluminação procurou valorizar os materiais aplicados e harmonizar a luminosidade natural do ambiente com as luzes resultante do uso de spots, trilhos e perfis de led, em busca de uma iluminação uniforme. Pensando nesse melhor resultado luminotécnico e no maior conforto térmico, optou-se pela colocação de persianas motorizadas nos vidros da cobertura. Já na área externa foi usado o porcelanato Limestone Antracita, em volta da piscina e na base dos muros. Nestes, intercalou-se o Frisado. Para a parte interna da piscina as profissionais escolheram o Hijau e, para o piso, o Extint. A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

89


NICHELE

PARANÁ

A CLÍNICA FOI PLANEJADA PARA TER UM AMBIENTE LEVE E HARMÔNICO

90 ANUÁRI O CA S A VI P 2023


FOTOS: RENAN OKENER

Aconchegante e elegante O objetivo do projeto desta clínica médica localizada em Curitiba-PR era criar quatro consultórios com banheiros exclusivos, além de uma copa, sala de espera e recepção para pacientes. O cliente desejava ter ambientes aconchegantes e também elegantes. O ambiente de trabalho diário e de atendimento ao paciente precisava, ainda, ser leve e harmônico. A iluminação foi um dos trunfos usados pela profissional. Para a recepção ela escolheu a iluminação de LED linear, somada a luzes neutras. Nos consultórios, utilizou também luzes de LED de coloração amarela, com dimerização. O material predominante na ambientação interna é o MDF padrão linheiro, que confere aconchego aos espaços. Para o piso foi escolhido o porcelanato branco rajado Calacata, que tornou o ambiente interno claro, amplo e refinado . Na fachada, Carla Miléo aplicou o mármore branco Calacata, com destaque para o nicho com os nomes dos médicos.

Carla Souza Miléo @carla_mileo

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

91


NICHELE

PARANÁ

Daniele Nikkel @danielenikkel

A reforma desta residência centrou-se na ampliação e integração da sala de jantar com a cozinha, e desta com a churrasqueira e a área gourmet, inexistentes no projeto original. Tudo isso foi possível porque havia um espaço descoberto pouco usado nos fundos da casa. A profissional decidiu, então, retirar as paredes da cozinha e da sala de jantar e valer-se de uma cobertura de vidro para conectar os ambientes. Como resultado, a família ganhou um espaço amplo, com ótima iluminação natural, favorecendo o convívio e a recepção. A área de serviço, que ficava ao lado da cozinha, foi reinstalada em localiza-

ção bem discreta. Em todos os ambientes foi utilizado o mesmo porcelanato marmorizado em tons de cinza, uniformizando visualmente os espaços. A maior parte das paredes foi pintada em tonalidade clara, somente duas ganharam destaque: a da sala de jantar, revestida com papel de parede; e a dos fundos da sala, que recebeu um trabalho de boiserie e foi pintada de cinza-escuro. Na cozinha e na churrasqueira também foram aplicados revestimentos modernos, em tonalidades neutras, formando a base perfeita para o mobiliário e os objetos de decoração em tons de rosa, branco, cinza e preto.

FOTOS: RENATA SALLES

Espaço integrado para o convívio

92 ANUÁRIO CA S A VI P 2023

07 PARANA.indd 92

26/10/2023 18:55:37


A REFORMA VALORIZOU A AMPLITUDE DOS AMBIENTES E A ILUMINAÇÃO NATURAL

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

93


NICHELE

PARANÁ

Hellen Caroline Giacomitti @hellengiacomitti_interiores

94 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

O projeto desta loja-conceito para uma imobiliária na capital paranaense teve como objetivo fazer o cliente se sentir em casa, eliminando a sensação de frieza comum aos escritórios. Para isso, a profissional optou por um sofisticado porcelanato marmorizado no piso e pela pintura de cimento queimado na parede central, onde está aplicada a logomarca da empresa. Já os detalhes em azul visaram proporcionar um clima de tranquilidade, além de evocar as cores da marca. O projeto de iluminação centrou-se na ideia de tornar o espaço mais acolhedor, assim como as escolha dos móveis, que seguem uma paleta de cores neutras intercaladas com a madeira. O lavabo acompanha a mesma tendência elegante e atemporal.

FOTOS: JULIANA LISSI GOUVEIA

Loja-conceito feita para acolher


CORES E MATERIAIS ESCOLHIDOS PARA PROPORCIONAR BEM-ESTAR A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

95


NICHELE

PARANÁ

Jaluza Lazzari @arqjaluzalazzari

Com design moderno, o projeto do apartamento Garden, localizado em uma região nobre de Curitiba, foi planejado a partir das tendências mais atuais da arquitetura. Os clientes escolheram este apartamento por conta da segurança e também pela existência de uma boa área externa, que possui deck, solarium e espaço de vegetação. Entre os materiais escolhidos para a obra destacam-se madeiras maciças e nobres, piso em porcelanato, pedras decorativas e MDF – usado em alguns móveis planejados. As cores em tons de cinza, nude, âmbar, bege-claro e marrom predominaram na decoração, por se adequarem aos demais elementos selecionados. Durante a estruturação do projeto apareceu um grande desafio: o cliente desejava uma piscina que pudesse ser montada no verão e guardada no inverno. A opção encontrada foi uma piscina de placa desmontável.

FOTOS: KIKO SIERICH

A versatilidade do apartamento garden

96 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

07 PARANA.indd 96

26/10/2023 18:56:27


CORES NEUTRAS, DESIGN, PRATICIDADE E AMBIENTAÇÃO CONTEMPORÂNEA

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

97


PANORAMA

PARANÁ

Em busca de aconchego e sofisticação para a família, os arquitetos recorreram à arquitetura biofílica – termo grego que significa amor às coisas vivas – para pensar os detalhes desta residência. Privilegiaram o uso de elementos naturais, a potencialização da iluminação natural, a ventilação cruzada e a presença de plantas de texturas diferentes. Tudo cuidadosamente planejado para oferecer bem-estar e uma boa atmosfera emocional ao jovem casal, de perfil arrojado e dinâmico, e a suas duas filhas. A partir do alinhamento do lote e da busca de integração ao campo de golfe, projetou-se uma casa tér98 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

rea de arquitetura contemporânea e elementos horizontais. O rústico é exaltado com o uso da madeira e do concreto aparente. Já a volumetria da fachada principal apresenta grandes vãos livres, idealizados para a estrutura protendida, sistema de solução estrutural que utiliza cabos de aço. A residência possui três espaços muito claros de distribuição. A área social contempla hall, adega, escritório, suíte de hóspedes, living, área gourmet e área de lazer externa. A área íntima é onde se localizam as três principais suítes da casa. E, por fim, a área de serviço conta com garagem, depósito, área técnica e lavanderia.

FOTOS: KIKO SIERICH

Atmosfera de bem-estar


ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA, MESCLANDO RUSTICIDADE E ARROJO

Cleverson Fizinus e Leandro Costa @costafizinus

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

99


PANORAMA

PARANÁ

A PALETA DE TONS SUTIS DA DECORAÇÃO PROPORCIONA BEM-ESTAR

100 ANUÁR I O CA S A VI P 2023


FOTOS: KIKO SIERICH

Composição elegante e clássica A imponência e elegância do estilo clássico encontraram sua tradução nos ambientes desta ampla residência. Coube às arquitetas o desafio de materializar o sonho do casal e de seus três filhos. A fachada é marcada por volumes, molduras e boiseries. Para acentuar a leveza da proposta, trabalhou-se com uma única cor de pintura, em tom neutro. O hall social recebeu o requintado revestimento Travertino. Pedra bali hijau, porcelanato e deck em madeira compõem a área da piscina, que é abraçada pelo verde do paisagismo. A parte interna segue a estética da fachada. As paredes foram deco-

radas com as charmosas boiseries, que valorizam o espaço. Sala de estar, jantar e cozinha constituem um ambiente integrado, com pé-direito duplo, predominando os tons de areia na marcenaria e tendo como complemento o revestimento em tijolinho, na mesma paleta. A cuba da cozinha, com design diferenciado, chama a atenção, enquanto os tons sutis da decoração produzem uma sensação geral de bem-estar. O banheiro do casal foi concebido em tons brancos e metais pretos, criando um sedutor contraste. Destaque especial para a iluminação da banheira, que a tornou ainda mais aconchegante.

Halinne Felisberto e Leila Lorençon Bernardi @livarq

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

101


PANORAMA

PARANÁ

Mohamad Hassan Omairi e Munira Hassan Omairi @muniraomairiarquitetura

102 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

Nos 850 m² desta casa foi possível explorar toda a criatividade dos arquitetos para projetar algo totalmente novo e de alto padrão, com o objetivo de satisfazer os sonhos de um casal e de seus três filhos. A construção, em formato de L, aproveitou as condições do terreno de esquina para oferecer maior privacidade e conforto visual aos moradores. Chama a atenção a simplicidade da fachada, cujos elementos estruturais lhe dão um aspecto uniforme, dentro de um estilo que transita entre o contemporâneo e o abstrato. No interior da residência, todos os ambientes apresentam uma atmos-

fera refinada. Nos dois pisos aproveita-se a luz natural, que realça tanto a imponente escada em mármore quanto os outros materiais nobres utilizados, como o granito. As cores claras predominam, com exceção da sala, em que o preto confere elegância, e da área gourmet, marcada pela combinação de preto e laranja – que harmoniza com os elementos em madeira. Destaque para o fato de que, na suíte do casal, há um amplo closet e ainda um agradável estar. Chama igualmente a atenção a presença de jacuzzis em todos os quatro banheiros das suítes.

FOTOS: KIKO SIERICH

Ampla e refinada


O USO DO PRETO CONFERE ELEGÂNCIA AO LIVING E AO ESPAÇO GOURMET

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

103


PANORAMA

PARANÁ

A RESIDÊNCIA OFERECE ACOLHIMENTO E BEM-ESTAR À FAMÍLIA

Ingressar em uma casa repleta de elementos rústicos, somados ao verde, é como ser envolvido por um abraço caloroso da arquitetura contemporânea. Pensando em reforçar a sensação de acolhimento, sem a perda da funcionalidade, este projeto foi elaborado para uma família em busca de uma residência que oferecesse intimidade e descanso frente às inevitáveis tensões da vida cotidiana. A escolha dos materiais da fachada proporciona uma sensação de solidez e, ao mesmo tempo, de suavidade, por estabelecer a conexão natural entre os elementos que a compõem. Outra particularidade resulta da quebra da monotonia visual por meio da 104 ANUÁR I O CA S A VI P 2023

volumetria assimétrica, que configura uma arquitetura personalizada. A disposição das áreas sociais internas e externas permitiu a inserção de janelões, que além de proporcionar iluminação natural e aproveitar a topografia do terreno, possibilitam ter acesso à vista panorâmica, com direito à contemplação do pôr do sol. Para incrementar os momentos de convívio e descontração da família, projetou-se uma lareira de duplo acesso, que pode ser utilizada tanto a partir da sala quanto da varanda. Como elemento de invenção e surpresa, foi criado um escorregador junto à escada principal, que interliga o piso superior ao térreo.

FOTOS: KIKO SIERICH

Oásis urbano


Rafael Grings, Luiza Hoffmann, Diana Dalla Orzechowski, Gabriela Valvassori e Flori Gean Oliveira @rgaarquitetura | @dianadallaarquiteta

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

105


PANORAMA

PARANÁ

Giuliana Rupp Mezzomo @ruppemezzomo

Em um terreno de 1.600 m², dentro de um condomínio de luxo em Foz do Iguaçu, no Paraná, foi implantada esta residência de alto padrão em estilo neoclássico. A beleza, o senso de proporção e o equilíbrio desse estilo foram a maior inspiração da profissional. Foram também o eixo de uma concepção baseada no traçado de linhas retas que se unem, formando um grande centro cujo ponto focal é a piscina, ligada a um jardim privativo. Com isso, a casa incorporou

muita luminosidade e transparência a todos os seus ambientes internos. A residência chama a atenção pela volumetria da imponente e elegante fachada em tons neutros, característica do estilo europeu. As molduras e esquadrias brancas, desenhadas com pinázios, esbanjam charme e conferem leveza ao entorno. O delicado quartzito Taj Mahal, em tons quentes, emoldura a porta principal, destacando a fachada exuberante.

FOTOS: KIKO SIERICH

Estilo neoclássico

106 ANUÁR I O CA S A VI P 2023

07 PARANA.indd 106

26/10/2023 18:12:50


A VOLUMETRIA IMPONENTE E ELEGANTE DA FACHADA CHAMA A ATENÇÃO

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

107


PANORAMA

PARANÁ

A atmosfera da clínica de nutrição, localizada em um moderno edifício comercial em Foz do Iguaçu, é acolhedora e, sob todos os ângulos, remete ao estilo minimalista. Os 40 m² da sala foram cuidadosamente distribuídos e a premissa de criar uma estética clean foi o ponto-chave no desenvolvimento do projeto. O equilíbrio entre aproveitamento de espaços, funcionalidade e beleza é evidente. A composição decorativa apresenta uma combinação harmônica, por meio de tons neutros na marcenaria e de um toque de dourado nos metais. O layout foi pensado para atender às necessidades da nutricionista, que desejava uma sala de recepção, banheiros e dois consultórios. O destaque nesses 108 ANUÁR I O CA S A VI P 2023

ambientes ficou por conta da pintura efeito Velvet nas paredes e tetos, onde micropérolas criam nuances de cor e textura, assemelhadas a um luxuoso tecido de veludo. De forma estratégica, a iluminação converteu-se em outro ponto alto do projeto, pois realçou a pintura e oferece uma efetiva sensação de receptividade ao paciente. Outro desafio foi o da concepção das portas com uma estrutura que vai do piso até o teto, criadas para ocultar os ambientes. O resultado do projeto é uma clínica com forte impacto visual e emocional, pois seus elementos inspiram o autocuidado e irradiam sensações de atenção e carinho aos que a procuram.

FOTOS: KIKO SIERICH

Clínica em estilo minimalista


A AMBIENTAÇÃO BELA E SUAVE INSPIRA O AUTOCUIDADO E AS BOAS SENSAÇÕES

Michelle Mansano e Clarissa Andrade @scallaarquitetura

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

109


A confecção de peças em tecido é uma importante forma de expressão artística no Rio de Janeiro. Os artesãos criam bonecas, almofadas, enfeites, bijuterias, bolsas e muitos outros itens usando tecidos coloridos e estampados. São peças ótimas para dar um toque de cor e originalidade na casa ou no vestuário.

RIO DE JANEIRO 110 ANUÁRI O CA S A VI P 202 3


A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

111


RIO DE JANEIRO

FOTOS: PATRICK ENOC

ALMEK

Uma reforma para integrar O objetivo da reforma foi manter conectados todos os ambientes – a sala de estar, a de jantar, a varanda gourmet com TV e o hall de acesso íntimo –, sem que cada um deles perdesse sua função e suas características. Com isso, obteve-se a total amplitude da área, propiciando modernidade e leveza ao conjunto. Intervenções importantes foram necessárias, como a substituição de todo o piso existente por porcelanato em grande formato, para compor um visual unitário. O mesmo piso foi aplicado no lavabo e no hall social. Entre a sala de estar e a varanda gourmet foi instalada uma porta de correr em alumínio e vidro reflecta bronze (que reduz um pouco a transparência). A porta pode isolar 112 ANUÁRIO CA S A VI P 2023

ou integrar a varanda gourmet, também utilizada como sala de TV. Em busca de modernidade e aconchego, foram escolhidos painéis amadeirados ripados para revestir as paredes e parte do teto. Além de uma ampla estante vazada, modulada e feita sob medida para expor objetos decorativos. Para valorizar as obras de arte, criou-se uma iluminação controlada e direcionada por automação, permitindo o jogo de luz e sombra. As demais paredes foram revestidas em painéis espelhados bronze e papel de parede, estabelecendo uma composição equilibrada. O resultado da integração gerou luminosidade e harmonia, tornando o amplo ambiente convidativo e extremamente agradável.

Jorge Figueiredo @jorgefigueiredoarquitetura


O MESMO PORCELANATO EM GRANDE FORMATO FOI USADO EM TODO O PISO A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

113


CONSTRUSERRA

RIO DE JANEIRO

Criado para uma família que adora receber amigos, a premissa do projeto foi trazer modernidade e integração à casa localizada em um bairro alto da cidade de Valença. A nova área gourmet, com vista panorâmica, levou à criação de uma cozinha que pudesse agregar a área íntima da casa à área social. Tudo de forma funcional e prática, atendendo às exigências do dia a dia. A bancada em U possibilitou um grande e confortável local de trabalho. O cooktop foi estrategicamente posicionado em direção à mesa onde a família realiza suas refeições diárias, além de privilegiar a bela vista de toda a cidade e, sobretudo, das palmeiras de um parque local. Este era um pedido da cliente desde o início da concepção do projeto. A paleta em tons frios e neutros – preto, 114 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

branco e cinza – levou à opção pelo piso em Copan Cement, um porcelanato neutro de tonalidade fechada, que compôs perfeitamente com as bancadas em granito preto São Gabriel. Por contar com uma despensa confortável, pensou-se para a cozinha uma ideia de leveza: os armários superiores são vazados, com portas de correr e prateleiras decorativas. Todos eles sem fundo, para que o revestimento Calacata recebesse papel de destaque na parede. As torneiras cromadas da cozinha estabelecem pleno equilíbrio com o porcelanato marmorizado. Já a lateral da torre quente foi concebida com nichos iluminados voltados para a mesa de refeições, e oferece todo o apoio para o preparo do café, que os moradores adoram.

FOTOS: RENATA PENTAGNA

Área gourmet com vista


A COZINHA É LEVE, FUNCIONAL E ESTÁ INTEGRADA À ÁREA DE REFEIÇÕES

Anna Gabriela Reis @annareis.arq

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

08 RIO DE JANEIRO.indd 115

115

26/10/2023 18:58:16


CONSTRUSERRA

RIO DE JANEIRO

O INTERIOR E O EXTERIOR ESTÃO PERFEITAMENTE INTEGRADOS

116 ANUÁRIO CA S A VI P 2023


FOTOS: MCA ESTÚDIO

Convidativa e elegante Este projeto foi concebido como uma fusão perfeita entre o moderno e o clássico. Trata-se de uma residência de 870 m², localizada em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, repleta de detalhes e movimentos que transcendem as tendências passageiras. Todos os materiais utilizados são nobres, elegantes e ao mesmo tempo acolhedores. A predominância do preto e do azul é suavizada pelo piso branco. O interior da casa está perfeitamente integrado à área de lazer e à piscina. A profissional brincou com a simetria e o contraste das cores, buscando a harmonia entre as linhas e os detalhes. O resultado é um ambiente familiar agradável e convidativo.

Elaine Ramos @elaineramosarquitetos

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

117


CONSTRUSERRA

RIO DE JANEIRO

Philipe Marcondes Fabiana Villela @mezanino_

118 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

O projeto da loja Italínea/Construserra, situada em Ipiabas, região turística do vale do café fluminense, teve como ideia central a criação de um espaço moderno. O showroom tem a missão de expor a versatilidade dos produtos dentro de ambientes planejados e inspiradores tanto para as necessidades da vida urbana quanto para a vida no campo. Para alcançar esse resultado, os profissionais trabalharam com revestimentos em tons neutros, aplicando no piso o Monterrey Cement, que, junto com as paredes brancas, permitiu uma transição fluida e contínua entre os ambientes. Foi criado, também, um portal de entrada imponente, revestido com o Black Stone, que demarca o ingresso do cliente no interior da loja. Soma-se a isso a preocupação dos arquitetos em projetar um espaço arejado que valoriza ao máximo possível a luz natural.

FOTOS: HÉLIO HENRIQUE

Ambientes inspiradores


A ESCOLHA DOS REVESTIMENTOS NEUTROS VALORIZA O SHOWROOM

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

119


RIO DE JANEIRO

FOTOS: MANUELA DUARTE

VILAREJO

Design moderno e funcional A reforma deste apartamento iniciou pela aplicação do piso vinílico por cima do antigo piso. Com isso, criou-se tanto a sensação de amplitude – por ser um produto que não revela suas emendas – quanto a de aconchego, em função de seu efeito amadeirado. A partir da escolha do novo piso a profissional optou pelo uso de painéis também amadeirados nas paredes, imprimindo na decoração do imóvel um acento estético mais contemporâneo. O layout da sala foi totalmente reformulado. Estabeleceu-se uma plena integração entre as áreas de estar, de TV e de jantar. Já na pequena varanda gourmet foi projetada uma churrasqueira em porcelanato e um cantinho com banco sob medida para receber convidados. Desta forma, todos os ambientes se completam e se conectam, proporcionando qualidade de vida aos proprietários. Quanto ao mobiliário, houve a preocupação em manter um padrão centrado no design moderno, confortável e funcional. 120 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

Aline Sanches @alinesanchesarquitetura


OS TONS AMADEIRADOS PREDOMINAM NO PROJETO


RIO DE JANEIRO

FOTOS: MARI HENRIQUES

VILAREJO

A AMBIENTAÇÃO É MODERNA, ELEGANTE E TAMBÉM ACOLHEDORA

Tecnologia, design e conforto O projeto da clínica odontológica foi pensado para a instalação de novas tecnologias e para proporcionar conforto aos pacientes e colaboradores. Os proprietários solicitaram um ambiente que fosse diferenciado e moderno. Para cumprir essa demanda, no piso dos dois andares foi usado o revestimento Calacata 83x83 cm, polido. No hall de espera dos pacientes e no acesso ao segundo andar, optou-se por um sofisticado painel com o porcelanato Onix Gray polido 61x120 cm, no qual foi aplicado o logotipo da clínica. O porcelanato que reveste a parede produz reflexos nos degraus iluminados da escada, dando charme ao ambiente. No topo da escada, um lustre em arcos de led completa o sugestivo cenário. Os tons escolhidos foram o cinza, o azul-marinho e a tonalidade da madeira freijó, que aqueceu o espaço. Com o projeto de Bruna Lisboa, a clínica totalizou cinco salas de atendimento, duas salas de espera, sala de repouso, sala do tomógrafo, escritório e administração. 122 ANUÁR I O CA S A VI P 2023

Bruna Lisboa @fernandesarquitetura_


A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

12 3


VILAREJO

RIO DE JANEIRO

UMA COZINHA CRIADA PARA OS MOMENTOS EM FAMÍLIA

A cozinha tornou-se hoje um objeto de desejo de muitas famílias, pois é a representação perfeita de um local onde se criam laços e afetos. Por meio do ato de cozinhar, este espaço torna-se propício ao convívio das pessoas e ao desfrute de momentos de alegria. No presente projeto, o objetivo foi unir harmonicamente a criação arquitetônica com a funcionalidade e a busca do bem-estar. Adotou-se, então, um estilo contemporâneo, clean e atento à praticidade. A cozinha precisava ser bem equipada e com bastante espaço para armazenamento. Uma cristaleira deu o toque especial ao ambiente, registrando a personalidade da cliente com a exposição de suas louças afetivas. Adotando como base um tom cinza neutro, a composição de texturas uniu os tijolinhos aplicados na parede aos pontos em madeira, o que gerou uma atmosfera calorosa, receptiva e favorável ao congraçamento familiar. 124 ANUÁR I O CA S A VI P 2023

FOTOS: RAIANA MEDINA

Clean e cheia de afeto


Claudio Lima

@claudiolima.arq

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

08 RIO DE JANEIRO.indd 125

12 5

26/10/2023 18:59:18


VILAREJO

RIO DE JANEIRO

A premissa era construir uma residência em harmonia com a natureza do entorno e com vista para o mar, fundindo suas áreas de convivência. Assim, foi criada esta casa em estilo contemporâneo, de linhas retas e com conceito aberto. Bem setorizada em três áreas (íntima, social e serviços), ela conta com escritório e suíte no térreo e mais duas suítes no andar superior, de onde se avistam o mar e as montanhas. A suíte master tem antessala, closet espaçoso e duas salas de banho para o casal. Os espaços receberam marcenaria personalizada e itens de decoração do acervo de viagens dos moradores. Uma esplêndida iluminação natural se 126 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

projeta através das grandes aberturas e vãos, dispostos de acordo com a posição do terreno, em consonância com os ideais de sustentabilidade – incluindo-se aí a ventilação, o conforto térmico e a incorporação do verde ao interior da casa. Os tipos de revestimentos, materiais das bancadas, cores das paredes e mobiliário vão ao encontro do estilo clean e atemporal, favorecendo a noção de amplitude e a organização dos cômodos. A escolha de elementos naturais, como a madeira dos móveis e da escada, as pedras nas paredes e o concreto no piso, a par de seu efeito acolhedor, reforça mais uma vez a interação com a natureza.

FOTOS: MANUELA DUARTE

Residência aliada à natureza


Eduardo Azevedo e Carla Bacelar @ecotrace_arquitetura

NA DECORAÇÃO, EQUILÍBRIO ENTRE O RÚSTICO E O CONTEMPORÂNEO

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

127


VILAREJO

RIO DE JANEIRO

HARMONIA ENTRE MATERIAIS, MOBILIÁRIO, ILUMINAÇÃO E OBJETOS

128 ANUÁR I O CA S A VI P 2023


FOTOS: RAIANA MEDINA

Junção de estilos O desejo dos clientes era que o projeto contemplasse a integração entre o living, a sala de TV e a cozinha, mesclando referências contemporâneas e clássicas. Para isso, os arquitetos valeram-se de linhas retas e acabamentos em textura natural, privilegiando o estilo contemporâneo, mas sem esquecer de incorporar alguns elementos bem clássicos – presentes nas luminárias e nos detalhes em dourado. A escolha do painel canelado em madeira, com uma iluminação personalizada, deixou o ambiente mais acolhedor, ao mesmo tempo que os jardins verticais estabeleceram um equilíbrio visual e elegante com o revestimento marmorizado.

Guilherme Galvão e Douglas Alexandre @ggarquitetura

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

12 9


VILAREJO

RIO DE JANEIRO

Heloísa Carneiro @helo_arquiteta

O projeto da loja de objetos de decoração partiu do objetivo de expressar luxo e dinamismo, para atrair e encantar arquitetos e clientes finais. A identidade da loja deveria residir tanto em seu charme visual quanto na forma de destacar e setorizar o vasto mix de materiais oferecidos, sem perder a elegância e praticidade. A profissional optou por revestimentos e acabamentos de tonalidade neutra que, ao lado de um sistema de iluminação concebido

especialmente para realçar os produtos expostos, valorizou sobremaneira o espaço, tornando-o convidativo e agradável. Foi planejada também toda a volumetria do local, com o intuito de facilitar a circulação dos clientes – fator muito importante para o sucesso de qualquer empreendimento na área comercial. O projeto contemplou igualmente a fachada da loja, onde foram usados tijolinhos rústicos como elementos decorativos.

FOTOS: CLÁUDIA BARRETO

Arquitetura comercial

130 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

08 RIO DE JANEIRO.indd 130

26/10/2023 19:37:14


O AMBIENTE EXPRESSA LUXO E ELEGÂNCIA, ALÉM DE PRATICIDADE

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

131


VILAREJO

RIO DE JANEIRO

Living que é refúgio Desligar-se do mundo exterior e reconectar-se na chegada ao lar foi a ideia que serviu de base para o projeto deste espaço na Mostra Artefacto 2023. Trata-se de um living de 75 m², que se desdobra em vários ambientes: sala de estar, sala de jantar e adega integradas, ao lado de um jardim dotado de uma surpreendente fonte. O projeto chamou a atenção pelo investimento no design, pela possibilidade de personalização e pela originalidade. O som da água, a textura da madeira e o toque agradável do tecido, por exemplo, surgem como elementos indutores de uma disposição positiva para o desfrute de momentos diários de reflexão, quietude e paz. O sofá em formato modular e a poltrona giratória facilitam a interação com quem estiver em qualquer ponto do recinto. Já o projeto luminotécnico, além de privilegiar a funcionalidade, destaca-se também por seu valor decorativo. 132 ANUÁR I O CA S A VI P 2023

Julio Teroni @arquitetojulioteroni


FOTOS: GUSTAVO BRECCIANI

A IDEIA FOI PROPORCIONAR SENSAÇÕES POSITIVAS E MOMENTOS DE RECONEXÃO

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

133


VILAREJO

RIO DE JANEIRO

ÁREA SOCIAL INTEGRADA E MUITA LUZ NATURAL EM TODOS OS AMBIENTES

134 ANUÁRI O CA S A VI P 2023


FOTOS: ANDRÉ NAZARETH

Leveza atemporal Submetidos a uma rotina muito intensa, os clientes desejavam transformar um flat de 90m², no Rio de Janeiro, em um ambiente confortável e acolhedor, com todo o conforto a que estavam habituados. O projeto era desafiador, já que anteriormente moravam em um apartamento com o triplo do espaço. A opção adotada por Kilze Ney foi incorporar em um único ambiente a varanda, o living e a cozinha ampliada. Reformulou-se a suíte, que foi transformada em duas, sendo que na suíte máster ainda foi possível criar um closet. Banhado por muita luz e com espaços bem definidos, resultante de uma concepção simples e atemporal, esse apartamento transmite bem-estar, simpatia e receptividade, além de ser muito funcional. A leveza e a sofisticação dos revestimentos deram o toque final ao projeto, atendendo aos desejos dos moradores e tornando o seu dia a dia mais gratificante e prazeroso.

Kilze Ney Guimaraes @kilzeguimaraes

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

135


VILAREJO

RIO DE JANEIRO

Moderna e acolhedora O projeto procurou traduzir o pedido do cliente, que desejava uma residência em estilo moderno, com a incorporação de novas tecnologias e materiais plenamente funcionais, para facilitar o dia a dia da família. Simultaneamente, o espaço deveria ser receptivo e acolhedor. No revestimento da cozinha a profissional usou uma paleta de cores neutras, ressaltada por detalhes em dourado. Para o espaço gourmet foi escolhido o preto, que contrasta com elementos em madeira clara. Os banheiros seguiram a mesma ideia decorativa de contrastar o preto e o branco, com um toque amadeirado que dá a essas peças uma dimensão estética original. Já na área externa, destaca-se a piscina com deck em madeira e o revestimento em pedra natural da área do chuveiro.

Larissa Assis @larissaassis.arq

136 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

08 RIO DE JANEIRO.indd 136

26/10/2023 19:39:20


FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

OS MATERIAIS ESCOLHIDOS CONFEREM BELEZA E FUNCIONALIDADE À CASA A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

137


RIO DE JANEIRO

FOTOS: ALCIMAR SILVEIRA

VILAREJO

SOLUÇÕES BASEADAS NA INTEGRAÇÃO E NA AMPLITUDE

Renovação total O projeto de reforma desta casa nasceu do sonho dos moradores – um casal com dois filhos – de terem um ambiente para convívio familiar e social que proporcionasse momentos prazerosos e descontraídos. Para isso, algumas paredes foram derrubadas e aberturas ganharam painéis de vidro, o que não apenas facilitou a comunicação entre todos os setores sociais da residência como também criou uma forte sensação de amplitude. Em busca de maior aconchego, foi escolhido para o piso da sala de estar um revestimento amadeirado. Tons 138 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

neutros nos acabamentos e no mobiliário reforçaram a atmosfera receptiva, cabendo ao acervo colorido de livros produzir um vivo contraste decorativo na sala de leitura. Já na área gourmet, a ideia foi aproveitar ao máximo a luz natural. O painel e a mesa em madeira trazem acolhimento. Também a cozinha sofreu os efeitos de uma reforma, sobretudo no mix de cores e combinações. O verde da marcenaria harmoniza ousadamente com o porcelanato, impregnando o local de alegria e sofisticação e refletindo o desejo dos moradores.


Lucas Barbosa (e a cliente Juliana Lima) @studiolucca

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

139


VILAREJO

RIO DE JANEIRO

A RIQUEZA DE DETALHES RESULTA EM UM ESPAÇO CHEIO DE PERSONALIDADE

140 ANUÁR I O CA S A VI P 2023


FOTOS: MANUELA DUARTE

Ambiente criativo e inovador O projeto da Clínica de Saúde Integrada, que se situa no interior do Rio de Janeiro, assentou-se nas ideias de conforto e bem-estar. Além disso, havia a necessidade de criar uma atmosfera capaz de reforçar nos pacientes o sentimento de acolhimento e de plena confiabilidade na excelência médica. A clínica foi dividida em várias peças: o espaço de estar, o estar do café, os consultórios para a equipe interdisciplinar e outras salas para atender a diferentes demandas. A escolha dos diversos materiais, como madeiras, tecidos, cores e porcelanato, focou na riqueza de detalhes, para harmonizar com o mobiliário, o muxarabi, os espelhos orgânicos e alguns surpreendentes adornos. O resultado é um projeto de interiores marcado pela inovação e criatividade.

Marcelo Muquici @marcelomuquici

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

08 RIO DE JANEIRO.indd 141

141

26/10/2023 18:15:14


VILAREJO

RIO DE JANEIRO

Esta cobertura duplex de 360 m2 localiza-se em Niterói/RJ. É um imóvel bastante arejado, com vista panorâmica da Praia de Icaraí, tendo aos fundos o Morro do Arroz. Os proprietários – jovem casal com duas filhas e um bebê – procuravam uma residência ampla que atendesse às necessidades familiares e onde pudessem receber os amigos. Queriam que o andar de baixo fosse mais aconchegante, enquanto o superior seria destinado a momentos de lazer e eventos festivos, assumindo uma atmosfera de casa de praia. Todos os ambientes da cobertura foram renovados, sendo que o segundo andar foi bastante modificado. O deck da piscina foi demolido e, em

seu lugar, construiu-se um deck menor, com piscina de borda infinita, abrindo espaço para um lounge ao ar livre. Antes delimitado por um telhado de barro em meia água, o espaço da churrasqueira também foi demolido, cedendo lugar a uma construção de alumínio e vidro que abriga um espaço gourmet. Este se integrou totalmente à sala, com cozinha, mesa de refeições e um balcão alto com banquetas. Portas de correr foram instaladas, ampliando a ideia de integração entre os ambientes internos e externos. O elemento que conecta os andares é o painel em madeira clara na parede de pé-direito duplo, que acompanha harmoniosamente a escada.

FOTOS: LUIZA SCHREIER

Jeito de casa de praia

Phil Nunes @nop_arquitetura

142 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

08 RIO DE JANEIRO.indd 142

26/10/2023 19:40:27


DUPLEX AMPLO PARA CONTEMPLAR TODOS OS DESEJOS DA FAMÍLIA

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

143


VILAREJO

RIO DE JANEIRO

144 ANUÁR I O CA S A VI P 2023


OS REVESTIMENTOS SÃO O PONTO-CHAVE DA AMBIENTAÇÃO

FOTOS: RAIANA MEDINA

Características urbanas Os clientes – um casal com sua filha – moravam em São Paulo e, ao se mudarem para Niterói, no Rio de Janeiro, queriam uma residência com características urbanas que os fizessem lembrar de sua rotina na capital paulista. Por isso, a ideia de usar paredes em cimentício e o restante em revestimento vinílico Cinnamon. O mesmo material foi usado no piso e no teto, formando uma espécie de caixa que conferiu unidade visual ao projeto e trouxe aconchego intimista ao ambiente. Por sua vez, o projeto de iluminação focou no uso de perfis de leds para criar pontos atrativos, bem como para valorizar o pendente em preto e dourado que irradia luz sobre a mesa de jantar.

Tamires Ribas @tamiresribasarquitetura

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

145


As cuias são um dos artesanatos mais populares e icônicos do Rio Grande do Sul. Elas são feitas tradicionalmente de porongo, uma cabaça natural, mas também aparecem em outros materiais, como madeira, vidro ou metal. As cuias são usadas para preparar e beber o chimarrão, bebida típica da região sul.

RIO GRANDE DO SUL 146 ANUÁR I O CA S A VI P 202 3


A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

147


B E LT R A M E

RIO GRANDE DO SUL

A REFORMA AMPLIOU A ÁREA SOCIAL E OS ESPAÇOS DE LAZER DO APARTAMENTO

148 ANUÁRI O CA S A VI P 2023


FOTOS: JULIANO MENDES

Cores claras e integração A partir da ideia de ampliação da área social e integração dos ambientes, este apartamento de dois dormitórios, com uma pequena sala, foi totalmente transformado: agora tem um dormitório e uma grande área social, charmosa e convidativa. A exclusão de um dos quartos tornou possível aumentar a sala, integrando-a à cozinha e à churrasqueira e formando uma área social composta por sala de jantar, sala de estar e escritório. Cores neutras e claras foram usadas para trazer mais luminosidade e elegância. Os tons amadeirados no mobiliário, as texturas naturais, o vidro e os espelhos asseguram a harmonização visual e a contemporaneidade do projeto.

Katiuska Abella e Tassia Remus @abellaarquitetura

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

149


B E LT R A M E

RIO GRANDE DO SUL

VALORIZAÇÃO DA ÁREA EXTERNA EM TODAS AS ESTAÇÕES

Juan Bautista Soccal Souza e Mariana Townsend @sincronia.arq

150 ANUÁR I O CA S A VI P 2023

09 RIO GRANDE DO SUL.indd 150

26/10/2023 19:43:06


FOTOS: FELIPE FALLEIRO

De frente para o campo O projeto para a fazenda Santo André foi criado com duas bases: refletir o estilo de vida das clientes, que adoram receber amigos e família para curtir o campo, e remodelar o espaço social existente. A ideia principal foi planejar um espaço gourmet acolhedor para conectar a sede existente com a nova edificação. Para isso, utilizou-se a mesma paleta de cores e, sobretudo, a mesma altura das edificações, unindo o antigo e o novo sem discrepância entre seus volumes. Grandes portas-janelas fazem a integração com o entorno e dão mais ênfase à paisagem do campo, assegurando a percepção de belos visuais a partir de todos os espaços da nova área gourmet, além de valorizar o pôr do sol.

Na área externa, os profissionais aproveitaram a piscina existente para conectar um ambiente de fogo de chão, fazendo a junção das edificações em um nível abaixo do solo. Essa disposição permite que os moradores aproveitem os ambientes projetados em todas as estações do ano: piscina e espreguiçadeiras no verão e fireplace no inverno. Por se tratar de uma fazenda de difícil acesso e complexa manutenção, decidiram utilizar materiais que remetem à natureza e são duradouros. É o caso da madeira dos forros, da pedra moledo e do piso cimentício amadeirado ao redor da piscina. O uso do porcelanato em tom suave conseguiu unificar todos os elementos, sem eliminar a singularidade de cada um. A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

151


ELEVATO

RIO GRANDE DO SUL

GRANDE VALORIZAÇÃO DA LUZ NATURAL

152 ANUÁRI O CA S A VI P 2023


FOTOS: JULIANO MARTINS DOS SANTOS

Luminosa e integrada A casa de praia no litoral gaúcho foi planejada para criar um ambiente amplo e integrado que propiciasse conforto e bem-estar a toda a família. O projeto valorizou o pé-direito duplo, os tons neutros e os elementos naturais, como a madeira e o painel em pedra que se destaca na sala de estar. A escada escultural também é uma peça-chave, com detalhes em madeira que contrastam com o piso em Noble Quartzo. A integração com o ambiente externo é outro destaque, sobretudo na área social e no espaço gourmet, ambos conectados à varanda. Na elaboração do projeto, as arquitetas tiveram como aspectos prioritários a funcionalidade, a beleza e o conforto.

Da esquerda para a direita: Brenda, Érica, Ana Paula Freitas, Roberta da Rocha e Walkíria @adiarquitetura A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

153


ELEVATO

RIO GRANDE DO SUL

O INTENSO MIX DE MATERIAIS TRAZ PERSONALIDADE E CHARME AO APARTAMENTO

154 ANUÁR I O CA S A VI P 2023


FOTOS: ROBERTA GEWEHR

Conexão com a paisagem Na elaboração deste projeto, os profissionais buscaram tirar partido dos elementos preexistentes no edifício e, desta forma, criar uma íntima conexão com a paisagem que o rodeia. Procuraram, sobretudo, aproveitar e otimizar cada centímetro quadrado do apartamento, realizando o máximo de integração possível entre os ambientes. O jantar foi conectado à cozinha e ao estar, configurado por uma grande bancada com tampo em granito e estrutura metálica, em vez da tradicional mesa de jantar. Há um intenso mix de elementos materiais, como o concreto aparente na laje, em sugestiva composição com painéis em lâmina de madeira natural, além do uso de metal, couro e mármore. Com o objetivo de dar uma espécie de continuidade à ótima iluminação natural do apartamento, criou-se, para o período noturno, um projeto luminotécnico que possibilita o controle da intensidade e da variedade de luzes, de acordo com o desejo dos moradores de terem diferentes cenários durante a noite.

Marcelo Bodanese, Gabriel Gurski e Sergio Luis Freiberg @arqestudio.poa

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

09 RIO GRANDE DO SUL.indd 155

155

26/10/2023 19:43:56


ELEVATO

RIO GRANDE DO SUL

A ÁREA SOCIAL DA CASA FOI PLANEJADA PARA RECEBER AMIGOS E FAMILIARES

156 ANUÁR I O CA S A VI P 2023


FOTOS: LUCAS SEGHESSI

Destaque para a luz e os marmorizados Este projeto foi desenvolvido para uma família jovem que adora receber amigos e familiares. O grande destaque são os revestimentos marmorizados (porcelanatos branco Paraná e Kouros), além dos diversos efeitos luminotécnicos, que dotaram de sofisticação os ambientes de estar e o espaço gourmet. Os detalhes em madeira, por seu turno, produziram um clima de intimidade e acolhimento. O projeto de iluminação trouxe a possibilidade de criação de várias atmosferas, seja para o cotidiano familiar, seja para um breve jantar ou para as reuniões maiores. Outra peça-chave na composição do espaço é uma mesa de sinuca, que garante a diversão da família e dos amigos.

Bruna Ferraz @grupobrunaferraz

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

157


RIO GRANDE DO SUL

FOTOS: MARCELO DONADUSSI

ELEVATO

O ESCRITÓRIO TEM LINHAS CLÁSSICAS E REQUINTADAS, COM ATMOSFERA LONDRINA 158 ANUÁR I O CA S A VI P 2023


Clássico e imponente O projeto foi desenvolvido a partir da junção de quatro salas comerciais. Os ambientes foram reorganizados e interligados, para criar o elegante escritório de advocacia. O estilo solicitado pelos clientes está bem definido em todos os ambientes: aspecto “londrino”, com uma atmosfera masculina, clássica e imponente. A cor predominante é o azul, presente no carpete da sala dos sócios e nos revestimentos dos banheiros. Foram utilizados mais de 300 metros lineares de boiseries, marcando ainda mais o estilo clássico em todas as salas de trabalho, incluindo lavabos e recepção. O piso escolhido para a recepção foi o vinílico escuro City Madrid, com aspecto real de madeira nobre. Já para o piso dos banheiros selecionou-se o Hope Blue, 61x120 cm. São peças que complementaram luxuosamente o projeto de interiores.

Carol Dal Molin @arqcaroldalmolin

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

159


ELEVATO

RIO GRANDE DO SUL

A SELEÇÃO DOS MATERIAIS FOCOU NA PRATICIDADE E CONTEMPORANEIDADE

160 ANUÁR I O CA S A VI P 2023


FOTOS: KARLA BACKES

Modernidade em tons escuros Os clientes demandaram uma reforma do apartamento de 90m², com três quartos e dois banheiros. Sua principal intenção era adequá-lo por inteiro a um estilo contemporâneo, integrando sala e cozinha. O grande desafio do projeto foi realizar a modernização das peças, criando um espaço mais amplo e que também fosse confortável e acolhedor. Isso foi feito por meio de escolhas corretas de acabamentos, decoração e iluminação. Os revestimentos e a marcenaria dos ambientes foram totalmente trocados, e criou-se um novo projeto luminotécnico. Na cozinha, a opção dos clientes foi por eletrodomésticos pretos ou

em inox, para harmonizar perfeitamente com os tons imperantes em toda a área integrada. Nas paredes da sala e da cozinha foi utilizado o efeito de cimento queimado, contrastando com o branco das tijoletas Bella Vita e o tom cinza-chumbo da marcenaria. No piso, o vinílico Tarkett Injoy, com toque amadeirado, torna os ambientes mais agradáveis e receptivos. Nos banheiros foram usados os revestimentos Dolmen 120x120 cm e Apogeu 100x100 cm, com formatos maiores, pois têm menos rejunte e são mais fáceis de limpar. O resultado final do projeto foi uma síntese equilibrada entre modernidade e funcionalidade.

Rodrigo Coelho Lima @coelholimaarq

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

16 1


RIO GRANDE DO SUL

FOTOS: EMILIO ROTHFUCHS

ELEVATO

Agência bancária cosmopolita e sofisticada Com o objetivo de se comunicar com um dos bairros mais nobres da cidade de Porto Alegre, a agência Sicredi Moinhos de Vento buscou um projeto singular que traduzisse o espírito cosmopolita e sofisticado dessa área urbana. Para a execução do objetivo, as arquitetas escolheram materiais especiais e diferenciados, além de valorizarem as cores e outros elementos característicos da Cooperativa Sicredi. O ponto focal do ambiente é a escada que liga os dois andares de atendimento. A pedra natural que envolve o degrau da escada é a mesma que reveste as paredes em

162 ANUÁR I O CA S A VI P 2023

seu entorno, com dois tipos de acabamento: o escovado e o bruto. A luminária pendente é um dos detalhes mais criativos do projeto. A disposição de cada um dos cinco arcos foi cuidadosamente estudada para que fosse percebida de diferentes pontos de vista. Destaca-se também o piso em seixos brancos telados, que completa e delimita o volume da escada, trazendo delicadeza e organicidade ao espaço, e vinculando o ambiente construído com a natureza. A união de técnica e refinamento resulta em um ambiente acolhedor, contemporâneo e único, o que valoriza a marca Sicredi, a rua e o seu entorno.


AMBIENTE ACOLHEDOR, CONTEMPORÂNEO E ÚNICO Victória Fontoura, Luciana Gutkoski Franco Passos Ana Carolina Santos @ideariaarquitetura


ELEVATO

RIO GRANDE DO SUL

CURVAS E ÂNGULOS TRAZEM LEVEZA E MOVIMENTO À RESIDÊNCIA

Leonardo Silva @arqleonardosilva 164 ANUÁR I O CA S A VI P 2023


FOTOS: VARLEY MOVIEART

Casa em estilo modernista Desenvolvido no Condomínio Ponta da Figueira, o projeto foi dividido em três pavimentos, aproveitando a topografia em aclive acentuado do terreno. Assim, os andares da garagem e da adega ficaram levemente abaixo do nível da rua. Elementos naturais fazem parte de toda a concepção arquitetônica, com destaque para o uso inteligente da luz natural, que entra generosamente pelas aberturas zenitais dos banhos e pelas grandes janelas. A suíte máster tem vista para a cidade de Porto Alegre. Paredes curvas e ângulos sobressaem na área social, dentro de uma proposta que sugere mo-

vimento, trazendo leveza, norteando o espaço e criando, assim, o caminho entre a copa e a cozinha. Por sua vez, o ângulo que possibilitou uma maior valorização da fachada leste acabou comportando um novo ambiente, protegido dos ventos frequentes na região. Na área externa, a piscina está conectada à natureza: o proprietário não queria deck, desejava sentir a energia da terra. A solução foi o paisagismo visualmente equilibrado. Já na fachada, o destaque coube aos muxarabis que, justamente com o concreto e as pedras naturais, ressaltam a contemporaneidade do projeto. A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

16 5


ELEVATO

RIO GRANDE DO SUL

O projeto das áreas comuns do edifício Dall’ácqua, na praia de Torres, no litoral gaúcho, teve como objetivo fazer com que os moradores possam desfrutar de um lugar especial, agradável, onde se sintam à vontade. O desafio de unir de forma satisfatória estilos e conceitos de vida de diversas famílias levou à busca de um estilo que transmite a ideia de atemporalidade. O hall de entrada é marcado pelas lastras (porcelanatos em grande formato) com veios dourados, que também definem o piso e o painel iluminado do chão ao teto. Associado a isso, o pé-direito alto passa uma sensação de imponência. Já os materiais nobres e as superfícies claras, somadas à pureza do branco e mescladas com tons terrosos, produzem um singular cenário de autenticidade e beleza. Os elementos estéticos focam na funcionalidade, sem excessos. 166 ANUÁR I O CA S A VI P 2023

FOTOS: FILIPE MINOTTO E VANA RODRIGUEZ

Atemporal, funcional, claro e elegante


A ÁREA SOCIAL DO PRÉDIO FICOU BELA E ACONCHEGANTE

Monica Inacio dos Santos (e colegas do escritório) @lithos.arquitetura

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

09 RIO GRANDE DO SUL.indd 167

167

26/10/2023 19:44:48


ELEVATO

RIO GRANDE DO SUL

Luciana Nunes e Vanessa Vaz @nunesvaz.arquitetura

O projeto deste living adotou uma linguagem clean, moderna e minimalista, enfatizando a simplicidade e a funcionalidade. Para alcançar esse estilo, as profissionais priorizaram o uso de materiais naturais, como madeira, pedras e tijolos aparentes. O piso vinílico foi escolhido em razão de seus benefícios térmicos, acústicos e estéticos. Esse revestimento oferece uma solução prática e elegante para o ambiente, complementando a atmosfera desejada pelo cliente. A parede da sala de jantar recebeu revestimento que traz um toque de textura, o que conferiu personalidade ao espaço. Todas as escolhas decorativas valorizaram a estética contemporânea, com um toque industrial.

FOTOS: MARCELO DONADUSSI

Linguagem clean

168 ANUÁR I O CA S A VI P 2023

09 RIO GRANDE DO SUL.indd 168

26/10/2023 19:45:38


DESTAQUE PARA OS MATERIAIS NATURAIS: MADEIRA, PEDRAS E TIJOLO APARENTE

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

16 9


ELEVATO

RIO GRANDE DO SUL

ESPAÇOS CRIADOS PARA A CONFRATERNIZAÇÃO

170 ANUÁR I O CA S A VI P 2023


FOTOS: VINICIUS SANTOS DA LUZ

Integração total como foco Localizada na Zona Sul de Porto Alegre, a residência do arquiteto Rodrigo Buglione conta com aproximadamente 470m² de área construída – em três pavimentos – sobre um terreno de 550m². Projetar sua própria residência, juntamente com seu escritório, era um sonho antigo. Por isso, o tempo investido no projeto foi imprescindível para contemplar todas as necessidades profissionais e as do cotidiano da família. O destaque do projeto é a integração total entre living, jantar, cozinha e área gourmet externa. Todos esses ambientes localizam-se em um mesmo nível, e para que se conectassem plenamente, foram usadas portas deslizantes, criando uma grande área de convivência. Tendo o minimalismo como base, ele escolheu tons neutros (cinzas e crus) para tecidos e revestimentos que, juntamente com painéis amadeirados, compuseram um espaço ao mesmo tempo amplo e aconchegante, intimista e atemporal. Um espaço esplêndido para confraternizar com familiares e amigos.

Rodrigo Buglione @rodrigo.buglione

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

09 RIO GRANDE DO SUL.indd 171

17 1

26/10/2023 19:47:48


ELEVATO

RIO GRANDE DO SUL

Vagner Muller Schellin @vagnerschellinarquiteto

172 ANUÁR I O CA S A VI P 2023

O projeto desenvolvido para este showroom de uma marca de joias partiu de uma necessidade bem específica: a representante comercial da região Sul precisava ter um espaço físico exclusivo para o atendimento personalizado de seus clientes. A ideia básica foi compor um ambiente sóbrio, elegante e acolhedor. Como a sala foi recebida sem qualquer acabamento, o arquiteto teve maior liberdade e agilidade para a execução do projeto. Os revestimentos, cores e padrões de acabamento foram definidos de forma a garantir a melhor exibição e a valorização dos produtos. A marcenaria planejada, por seu turno, assegurou o pleno aproveitamento dos espaços, enquanto a definição do layout priorizou a funcionalidade do showroom e a circulação. Um dos destaques do projeto ficou por conta da mesa de atendimento central, com formato desenvolvido especialmente para facilitar e tornar confortável o atendimento dos clientes. A sala ganhou também um lavabo exclusivo, que manteve a mesma linguagem moderna e receptiva, sobressaindo o papel de parede, que reveste o ambiente com delicadeza.

FOTOS: CHRISTIAN BERTUOL

Sóbrio e acolhedor


O ELEGANTE SHOWROOM FOI COMPOSTO EM TONALIDADES CLARAS E NEUTRAS

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

173


RIO GRANDE DO SUL

FOTOS: FELIPE LIMA

ELEVATO

O DESIGN DE INTERIORES REFLETIU O NOVO MOMENTO DO RESTAURANTE

Visual renovado

Gabriela Vieira (sentada) e Michele Ravadeli @vieiraravadeli

174 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

A pizzaria Tommatti’s, localizada na cidade de Canoas – RS e funcionando há mais de 15 anos, resolveu ampliar o seu espectro de opções gastronômicas, passando a oferecer também massas, lasanhas e sushis. Foi dessa mudança que surgiu a necessidade de reformar o espaço. Uma das premissas do projeto foi fazer com que o design de interiores transmitisse a essência da nova etapa da empresa. Considerando que os proprietários estão sempre em busca de inovação, o escritório de arquitetura criou propostas bem de acordo com a renovação solicitada, por meio do novo moodboard e de estratégias do design biofílico. Os eixos da mudança visual foram a escolha do porcelanato atemporal Palladio, com efeito granilite, e o movimento descontraído da paginação do revestimento hexagonal Sense.



Na maioria das vezes, o artesanato paulista é feito com matéria-prima de floresta tropical, misturando técnicas do colonizador europeu com as de indígenas e negros, além de contar com a influência das populações de migrantes e imigrantes. Inclui uma ampla variedade de produtos e técnicas, como cerâmica, rendas, esculturas, bijuterias.

SÃO PAULO 176 ANUÁR I O CA S A VI P 202 3


A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

177


CONSTRUMARQUES

SÃO PAULO

Uma clínica médica exige mais do que beleza arquitetônica. Deve atender às necessidades de um ambiente de saúde nos aspectos normativo, funcional e estético, colocando o paciente como elemento principal no desenvolvimento do projeto. O maior desafio de Aline Turini foi abrigar todos os ambientes e necessidades dentro da área de 70m² de uma sala comercial. Para transformá-la, ela planejou questões de circulação, fluxo, linguagem visual, funcionalidade. O espaço foi subdividido em vários ambientes: recepção, lavabos, salas de aplicação e manipulação de injetáveis, consultório de nutrição, consultório médico e o depósito de materiais, que fica oculto atrás de um painel ripado em MDF. Como revestimento, a profissional escolheu o porcelanato Marmo Palazzo Ducale, cuja referên178 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

cia ao mármore estabelece uma atmosfera leve e natural, além de unificar visualmente todos os espaços da clínica. Nas paredes da recepção foi aplicado o porcelanato em forma de painel decorativo, juntamente com espelhos e perfis metálicos dourados. Nos consultórios e salas de injetáveis tornou-se indispensável revestir as paredes do chão ao teto, por serem ambientes com risco de contaminação. O mesmo porcelanato Palazzo Ducale foi o escolhido, presente também nas bancadas esculpidas. Outro ponto a ser destacado é o projeto de iluminação, elegante e minimalista. Os perfis de led marcam de forma intuitiva o fluxo a ser percorrido pelo paciente para a realização dos procedimentos. Spots de iluminação focal complementam o projeto, destacando materiais decorativos e pendentes pontuais.

FOTOS: THYAGO SACCHI E JABU

Elegância e funcionalidade


HARMONIA VISUAL E FUNCIONALIDADE PARA PACIENTES E MÉDICOS

Aline Turini @alineturiniarquitetura

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

179


SÃO PAULO FOTOS: ALEXANDRE TAVARES

CONSTRUMARQUES

Múltiplos espaços de lazer

Andréa Targa @andreatargaarquitetura

180 ANUÁR I O CA S A VI P 2023

Projetada para ser uma casa que agrega familiares e amigos, sua principal característica são os amplos espaços sociais, integrados entre si e voltados para uma convidativa área externa. Uma ampla piscina domina a grande extensão do quintal, emoldurada em uma de suas pontas pela sauna úmida, à qual se tem acesso pela piscina, por baixo d’água, ou através da cobertura metálica que interliga a área gourmet ao bangalô. Além da sauna, o bangalô abriga uma academia, cuja frente envidraçada permite total visualização da área externa. Na outra ponta, um deck de madeira equipado com uma lareira externa é o espaço ideal para os dias frios. Sentar-se em volta da lareira e sentir o calor do fogo enquanto ani-

madas conversas se desenrolam produz uma sensação mágica de intimidade e acolhimento. Ao fundo, um gazebo de madeira também possibilita bate-papos agradáveis, ou mesmo aquela soneca gostosa nas tardes de verão. Ao lado do gazebo há um pequeno pomar de árvores frutíferas. A área gourmet fica separada do quintal por amplos painéis deslizantes de vidro, que possibilitam a interação total entre as áreas internas e externa da residência. Os painéis deslizantes de vidro foram igualmente utilizados na sala de jantar, que se une à área gourmet em dias de festa, formando um único ambiente. Todos os ambientes íntimos se localizam no piso superior, o que garante privacidade aos moradores.


AS ÁREAS INTERNA E EXTERNA SÃO INTEGRADAS

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

181


CONSTRUMARQUES

SÃO PAULO

TONS NEUTROS E MATERIAIS NATURAIS COMPÕEM A AMBIENTAÇÃO

182 ANUÁR I O CA S A VI P 2023


FOTOS: LÉO AMARAL

Elegante e confortável A prioridade deste projeto foi a criação de ambientes práticos, funcionais e integrados. Na área externa, o estilo rústico-chique, que constituía o desejo dos proprietários, encontrou sua tradução no telhado inclinado, nos traços retos e na abundância de texturas naturais, como pedra e madeira. Já no interior da residência, a proposta foi a estruturação de um espaço com iluminação natural, amplo e confortável, planejado para receber amigos e desfrutar momentos especiais em família. Nele predominam tons neutros e materiais cuidadosamente selecionados, como o porcelanato, o revestimento de tijolinhos, a madeira e os detalhes em serralheria preta. Dessas escolhas originou-se uma atmosfera aconchegante e atemporal, baseada tanto na harmonia entre os ambientes integrados como na impressão geral de elegância e bom gosto que o conjunto decorativo transmite.

Bárbara Savini @barbarasaviniarq

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

183


CONSTRUMARQUES

SÃO PAULO

Bruna Pincelli

FOTOS: JOÃO SANTESSO

@obra_prima_eng_e_arq

A AMBIENTAÇÃO TRANSMITE, AO MESMO TEMPO, ASSEPSIA E ACOLHIMENTO 184 ANUÁR I O CA S A VI P 2023


Leveza para cuidar da saúde Localizado em Mineiros do Tietê, uma pequena cidade do interior paulista, este Laboratório e Clínica Médica teve como desafio absorver as necessidades de uma população acostumada a recorrer a grandes centros urbanos para os serviços de medicina. E atrair esse público. Diante disso, o cuidado com as instalações e com o bem-estar dos pacientes foi uma das premissas do projeto. Funcionalidade, leveza, tons neutros, boa iluminação e elementos naturais estão presentes em todos os

espaços, de maneira a estimular a percepção do público de que se trata de um ambiente moderno, profissional e atualizado tecnologicamente. Destaque para a fachada, em tonalidade verde-colegial, que valoriza a identidade visual da empresa. Internamente, a recepção, que recebeu uma composição de madeira, cimento queimado e piso marmorizado, foi pensada para produzir nos pacientes uma impressão simultânea de assepsia, acolhimento e confiança. A atmosfera geral é agradável e estimulante.

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

185


CONSTRUMARQUES

SÃO PAULO

Felipe Bardeli e Bruno Belotto @pontobarquitetos

186 ANUÁR I O CA S A VI P 2023

Implantado em um lote irregular de 185,60m² de área total, o projeto priorizou a praticidade, a funcionalidade e a economia de recursos. Sua concepção, face ao programa de necessidades apresentado pelos clientes, constituiu-se em um desafio para os arquitetos. Além das áreas comuns, a casa tem três dormitórios, sendo um deles suíte. O jantar integrado à cozinha se tornou o coração do imóvel. Ele tem pé-direito alto e uma grande porta de vidro, que permite que a luz natural se espalhe pelo ambiente. Essa abertura envidraçada faz a integração dos ambientes interno e externo e promove uma sensação de bem-estar. A fachada traz na volumetria três materiais protagonistas, que definem sua contemporaneidade: a caixa revestida com Apparente, a viga metálica na cor preta e o forro em madeira, que aquece a composição em tons de cinza.

FOTOS: DANIEL SANTO

Funcional e contemporânea


A ECONOMIA DE RECURSOS NÃO COMPROMETEU A FUNCIONALIDADE E A ESTÉTICA

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

187


SÃO PAULO FOTOS: STUDIOA FOTOS

CONSTRUMARQUES

OS REVESTIMENTOS E MATERIAIS FAVORECEM A CRIAÇÃO DA ATMOSFERA DESEJADA

Prático, moderno e rústico

Gabriela Bueno @gabrielabueno_arquiteta

188 ANUÁR I O CA S A VI P 2023

A exigência principal deste projeto de interiores era criar uma integração simultaneamente moderna e rústica entre os ambientes de estar, cozinha e lazer. Para atender à demanda, foram escolhidos pisos que imitam cimento queimado para a área de lazer e cozinha, e outro em padrão madeira para a sala. Tudo pensado para proporcionar uma atmosfera contemporânea e elegante, mas com toques de rusticidade. E para proporcionar momentos de convívio e relaxamento, com o máximo de conforto possível. Os elementos de decoração foram usados para unificar visualmente os espaços, como uma paleta de cores coerente, em equilíbrio com os elementos de design. O mobiliário em estilo contemporâneo, com linhas limpas e materiais de qualidade, complementa a proposta decorativa, levando em conta a organização e a praticidade. O resultado do projeto é um espaço personalizado, funcional e esteticamente agradável, onde há um fluxo harmonioso entre os ambientes, permitindo a adaptação da sala conforme as necessidades dos moradores, seja para a privacidade ou para a integração completa – uma porta de correr permite essa união.


A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

189


CONSTRUMARQUES

SÃO PAULO

AMBIENTES SOCIAIS QUE VALORIZAM O BEM-ESTAR E O CONFORTO

Luciana Palanca @lucianapalancaarquitetura

190 ANUÁR I O CA S A VI P 2023


FOTOS: RUAN MORETTO

Para usufruir no dia a dia Na fachada, os volumes e acabamentos foram trabalhados a fim de proporcionar beleza e elegância. O alumínio madeirado frisado aquece o conjunto, sem comprometer a praticidade. Já o vidro refletivo com película interna proporciona total privacidade aos moradores. O interior da casa recebeu um acabamento moderno, clean, pensando sempre no cotidiano dos moradores, um casal com uma filha e dois pets. As salas, o espaço gourmet e a área externa receberam o mesmo piso, porém com texturas diferentes. Para tornar o ambiente mais acolhedor, além da escolha das luminárias usou-se pontualmente a madeira. A sala é dividida em dois ambientes: o estar, com móveis em uma linha mais orgânica, e a sala de TV, com móveis que privilegiam o conforto. Um revestimento 3D reveste toda a parede da escada em mármore Carrara. O destaque cabe ao elevador

panorâmico a vácuo. O espaço gourmet é o coração da casa, tanto por fazer a conexão entre o estar e o lazer como por ser um local de uso diário. A parede atrás da bancada acomoda churrasqueira, torre quente, fogão, armários, refrigerador e cervejeira. Na parte inferior da bancada foi aplicado um revestimento frisado, com marcenaria em MDF grafite, dentro da mesma paleta de cores da pedra em silestone Kensho. Na área externa, sobressaem a piscina com spa e um gazebo. Pisos diferenciados delimitam os espaços: ao redor da piscina, o mármore Travertino Romano e um deck em porcelanato; no restante, um porcelanato acetinado. Para vencer o vão de quase 9m, uma viga metálica sustenta as pérgolas e a cobertura de vidro do gazebo. Um forro de esteira de bambu filtra o sol. O estar fica emoldurado por painel cimentício 3D. A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

191


CONSTRUMARQUES

SÃO PAULO

Augusto Cesar Nebo @neboarquitetura

192 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

Esta casa térrea foi planejada para um casal. O principal desafio arquitetônico residiu no fato de ser um terreno de esquina, com duas fachadas para a rua e, ao mesmo tempo, uma limitação de espaço devido aos recuos impostos pelo regimento interno do condomínio. Apesar das dificuldades, o resultado do projeto é uma residência que atende aos desejos dos moradores: a área social é ampla e a área íntima conta com três suítes, sendo uma com closet para o casal e as restantes usadas como quartos de hóspedes. A cozinha e os ambientes sociais das salas ficaram integrados, mas com possibilidade de separação por meio das portas embutidas em madeira, ambas de correr. A abertura das portas pode resultar em cinco ambientes contínuos, mas em caso de necessidade todos eles se tornam autônomos. O arquiteto tomou grande cuidado na escolha de materiais que tivessem um desempenho acústico apropriado para a localização da residência, que fica em uma esquina próxima aos ruídos da portaria central. Ele usou madeira como revestimento e gesso acartonado no forro, para garantir as melhores condições de vedação sonora.

FOTOS: LEANDRO FONTES

Dinâmica e funcional


PORTAS DE CORRER PERMITEM DIVERSOS USOS DOS AMBIENTES

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

193


SÃO PAULO

FOTOS: GUSTAVO GHISELLI

CONSTRUMARQUES

TODAS AS ÁREAS SOCIAIS, INTERNAS E EXTERNAS, ESTÃO CONECTADAS

194 ANUÁR I O CA S A VI P 2023


Foco no lazer Este projeto foi elaborado para atender ao desejo dos proprietários de receber familiares e amigos com conforto e praticidade. Os amplos espaços favorecem esse objetivo. A cozinha tem vista para o espaço externo e conecta-se com outro ambiente cuja função é o descanso. Já o espaço gourmet, que fica junto à piscina, é cheio de personalidade: churrasqueira e forno de pizza foram concebidos de modo que suas cores proporcionem alegria e vivacidade. Os elementos naturais, como o teto em madeira e a parede de tijolinhos, deixam tudo mais aconchegante. As portas de vidro permitem a entrada de luz natural. Na parte interna da residência, destaca-se o living com mesa de bilhar, um espaço interligado à ampla e convidativa sala de estar, tudo concebido para a vivência de momentos especiais.

Nidia Pedroso @nidiapedrosodesignerinteriores

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

19 5


CONSTRUMARQUES

SÃO PAULO

Jonathan Macari Pereira e Paula Mendes da Rocha @paula.m.darocha

ESTILO CONTEMPORÂNEO E UMA FACHADA IMPONENTE

10 SAO PAULO.indd 196

26/10/2023 19:49:10


FOTOS: STUDIO A

Privacidade e integração Os profissionais receberam a incumbência de projetar uma residência que atendesse a um desejo fundamental dos clientes: eles queriam uma casa em conceito aberto, mas sem perda da privacidade. Quem entra na casa, tanto pelo hall de entrada como pela sala de jantar, tem uma visão plena da integração entre a área social e a de lazer, a partir da conexão entre garagem, sala de jantar, cozinha gourmet, piscina e jardim. No entanto, como pediram os moradores, a área íntima, formada por três suítes, fica totalmente preservada, fora do alcance da vista. A sala de estar está situada em um ponto estratégico, seus ocupantes estão próximos ao espaço integrado, mas a privacidade desse ambiente também é resguardada.

O estilo contemporâneo da casa ganhou ainda mais modernidade com o uso de grandes janelas de canto, portas do piso ao teto e a escolha dos porcelanatos e acabamentos em cores neutras e naturais. Outros destaques são o projeto luminotécnico moderno, com predomínio de tons quentes, a piscina com cascata, envolvida por um deck amadeirado, e o belo jardim do entorno. O conjunto de todos esses elementos resultou em uma residência que atende às demandas do cotidiano, proporcionando uma atmosfera de serenidade e bem-estar. Com 275m² de área construída, a casa tem uma fachada imponente e contemporânea, com aplicação de concreto arquitetônico oxidado, pé-direito duplo, linhas retas e cores neutras. A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

197


CONSTRUMARQUES

SÃO PAULO

Em busca de tranquilidade

Caio Vasques @caiovasquesarquitetura

Situada em um cenário de montanhas e belezas naturais, no interior de São Paulo, esta casa tem arquitetura moderna e elegante. Com suas linhas retas, chama a atenção pelo aspecto requintado da fachada, onde foram utilizadas tonalidades de cinza e branco. Em alguns pontos foi aplicada a pedra ferro aço corten, o que conferiu ao projeto um toque de rusticidade e, ao mesmo tempo, de sofisticação. No interior, destaca-se uma sala de estar imponente, com pé-direito duplo, decorada com móveis elegantes e objetos que combinam com a proposta de arquitetura moderna. Um dos destaques da área ex-

terna é o pergolado em L, que fica ao lado da garagem e amplia a dimensão da fachada. Construído em concreto e complementado por criativo projeto de paisagismo, o pergolado propicia um espaço agradável para relaxar ao ar livre. A piscina, localizada no fundo da casa, tem formato em curvas e possui prainha, área infantil e hidromassagem. Ideal para momentos de lazer e convivência em família. Em meio à natureza, a residência transformou-se em um verdadeiro refúgio de tranquilidade, conforto e beleza. Um lugar para relaxar e desfrutar do clima agradável e das paisagens deslumbrantes que a cercam.

198 ANUÁR I O CA S A VI P 2023

10 SAO PAULO.indd 198

26/10/2023 19:50:00


FOTOS: LUCAS ADEMIR PAPA

A PEDRA FERRO AÇO CORTEN CRIOU UM CONTRASTE RÚSTICO NA FACHADA

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

19 9


CONSTRUMARQUES

SÃO PAULO

A REFORMA PROMOVEU A INTEGRAÇÃO DOS AMBIENTES ANTES SETORIZADOS

200 ANUÁR I O CA S A VI P 2023


FOTOS: VICTORIO FOTOGRAFIA

Funcional e confortável O ambiente integrado e a harmonização dos elementos são o foco central deste projeto de reforma. Anteriormente, o espaço se compunha de uma cozinha, uma sala de jantar e um corredor, ou seja, vários ambientes setorizados. Porém, esse modelo de multiplicação de peças cedeu lugar à ideia de integração e funcionalidade. Predomina no projeto um design minimalista, com referências ao brutalismo. Cores neutras, serralheria escura e elementos naturais fortes, como a madeira, a textura de cimento e o verde natureza, mesclam-se à sofisticação de obras de arte, objetos decorativos selecionados e o vidro reflecta do armário de apoio. A combinação é sutil, para que esses itens não destoem visualmente do conjunto.

Já na varanda, a suavidade da água, aqui representada pela hidromassagem, consegue juntar a praticidade de manutenção com o frescor e a leveza perfeitos para momentos de relaxamento. A área gourmet segue a tendência contemporânea de menor setorização e maior integração entre os vários ambientes. Não se trata apenas da obtenção de um efeito estético de amplitude, mas da busca do máximo de funcionalidade e conforto para os moradores. No lavabo, foi usada uma paginação especial do revestimento, que lembra o skyline de uma cidade grande à noite. Uma expansão simbólica para um ambiente pequeno. A paleta de cores e a iluminação seguiram o padrão geral do revestimento.

Maria do Rosário Villela Ananda Villela @espaco.novo.arq

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

10 SAO PAULO.indd 201

201

26/10/2023 19:50:46


DEL LAMA

SÃO PAULO

Aline Moreira @arqalinemoreira

202 ANUÁRI O CA S A VI P 2023

Para a estruturação deste projeto de tendência neoclássica, a profissional buscou inspiração na antiga arquitetura greco-romana, por meio de linhas simétricas e detalhes em molduras. A utilização de materiais nobres, como a releitura do Mármore Nero no porcelanato aplicado no átrio e na garagem, harmoniza com o piso Calacatta do living e com o revestimento da escada. Para a varanda gourmet e a área externa, o contraste dos revestimentos marmorizados com o concreto e a madeira proporciona sofisticação e aconchego. A fim de atender ao pedido dos clientes de um projeto atemporal, Aline Moreira adotou uma cartela de cores neutras e suaves, conferindo riqueza a cada detalhe e elegância geral ao sobrado.

FOTOS: RAFAEL TAKAHASHI

Residência Neoclássica


MATERIAIS NOBRES AGREGAM ELEGÂNCIA AO PROJETO

A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

203


DEL LAMA

SÃO PAULO

Programada para receber

Fabiana Barrado @arquitetafabianabarrado

204 ANUÁR I O CA S A VI P 2023

Fabiana Barrado desenvolveu este projeto para um casal jovem, com dois filhos, que adora receber a família e os amigos. O desejo da família era ter um ambiente amplo, prático e confortável, integrando a cozinha e a sala em um único espaço, para apreciar tanto uma boa refeição quanto uma boa conversa. E ainda queriam ter um cantinho para relaxar. A ideia da ilha com pia e banquetas foi realçada pela iluminação em tons quentes, por meio de um pendente em dourado. Destacam-se também os práticos armários da cozinha em MDF de duas tonalidades, cores Itapuã e Grafite, que deixam o ambiente mais aconchegante. Já a pequena saleta foi planejada para o descanso. É composta por sofá e poltronas voltadas para um painel em MDF amadeirado, com detalhes ripados e TV. Para o piso, foi escolhido o Copan Cement, 92x92 cm.


FOTOS: THIAGO DE PAULA E GABRIEL ZORZENON

COZINHA E JANTAR ESTÃO INTEGRADOS, ASSIM COMO A SALETA DA TV A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

205


DEL LAMA

SÃO PAULO

Esta reforma visou à implantação de uma clínica médica que oferece tratamento a pacientes com necessidade de imunoterápicos. Trata-se de um serviço em que as pessoas ficam várias horas recebendo infusões de medicamentos. Por esse motivo, o espaço foi concebido de modo confortável, acolhedor e humanizado. Uma das formas de descaracterização do ambiente hospitalar se deu por meio das combinações de materiais e cores suaves. No piso, foi aplicado o porcelanato Copan Silver, com textura inspirada em concreto. Nas paredes, a profissional usou tinta neutra e uma marcenaria amadeirada e lisa que, somadas à iluminação mais quente, transmitem sensações de carinho e segurança aos pacientes, além de agregar benefícios terapêuticos, criando um 206 ANUÁR I O CA S A VI P 2023

espaço com atmosfera mais hoteleira. Suítes individuais garantem a privacidade e o conforto dos pacientes e de seus acompanhantes. Nelas, além dos materiais já mencionados, buscou-se um equilíbrio entre a iluminação de tons frios necessários para a equipe de enfermagem e a de tons mais quentes, possibilitando que, durante o tratamento, haja uma troca entre ambas. O uso de iluminação quente exerce efeitos positivos, tais como a redução do estresse e da ansiedade. Além disso, seu uso controlado pode ajudar a regular o ritmo circadiano dos pacientes, melhorando a qualidade do sono. A presença significativa de plantas e espaços verdes também auxilia na criação da almejada atmosfera de bem-estar geral.

FOTOS: UZIEL ALCANTARA PINHEIRO E RAFAEL AKIRA TAKAHASHI

Tratamento mais humanizado


ILUMINAÇÃO ESPECIAL PARA REDUZIR O ESTRESSE E GERAR BEM-ESTAR

Juliana Ultado @studiojulianaultado

A NUÁ R I O CAS A VIP 202 3

10 SAO PAULO.indd 207

207

26/10/2023 19:51:25


DEL LAMA

SÃO PAULO

208 ANUÁR I O CA S A VI P 202 3


FOTOS: ALEXANDRE CEREJA TERRA

O AMBIENTE GOURMET TEM CONCEITO ABERTO E ESTÁ VOLTADO PARA A PISCINA

Espaço de convivência Projetado para uma casa em que os ambientes são voltados à área de lazer, este espaço gourmet de convivência insere-se em um conceito arquitetônico aberto, que privilegia a linguagem moderna, traduzindo a jovialidade dos moradores e seu gosto de bem receber. A ideia central reside na utilização de elementos naturais, como a madeira empregada no teto e nos detalhes da marcenaria, que contrasta com as paredes em concreto e com os revestimentos na cor preta. A iluminação foi estruturada para valorizar as áreas de trabalho, por meio de spots direcionáveis e faixas de led. Para os móveis, a profissional apostou em peças de design aconchegantes e decorativas.

Larissa Maria Cereja Terra @larissacterra.arquiteta

A NUÁ R I O CAS A VIP 202 3

10 SAO PAULO.indd 209

209

26/10/2023 19:52:35


DEL LAMA

SÃO PAULO

Refúgio acolhedor Uma casa muito espaçosa, cujos ambientes conectados com a natureza foram planejados para o bem-estar da família e a recepção dos amigos. A base do projeto assentou-se na união do charme de uma arquitetura mais clássica com a funcionalidade de espaços mais contemporâneos. Concebida com pé-direito alto, a casa térrea privilegia espaços integrados entre si e a área exterior, por meio de grandes portas de correr. A sala possui lareira, ideal para os dias frios, e também abriga uma mesa de jantar para toda a família. Já a cozinha, em tons de cinza, é bastante funcional, com uma ilha central que se interliga ao espaço gourmet localizado na grande e acolhedora varanda. O jardim de inverno central, com uma bela oliveira, dá vida e ilumina o ambiente. Na área externa, a espaçosa piscina com 20 metros de extensão e o fogo de chão entre quatro jabuticabeiras completam esse cenário inspirador, próprio para o convívio e o lazer. 210 ANUÁR I O CA S A VI P 2023

Renata Pedreschi Bernardes @renatapedreschi_arq


FOTOS: WAGNER ABRAHÃO JUNIOR

COMPOSIÇÃO: ARQUITETURA CLÁSSICA E ESPAÇOS BEM CONTEMPORÂNEOS

A NUÁ RIO CAS A VIP 202 3

2 11


PASTILHACOR

SÃO PAULO

FOTOS: HENRIQUE OGATA

O PORCELANATO MARMORIZADO É UM DOS DESTAQUES DO PROJETO

212 ANUÁR I O CA S A VI P 2023


Adriana Paiva @adrianapaivaarquiteta

Funcionalidade corporativa Neste projeto corporativo, o objetivo foi criar ambientes sofisticados, mas ao mesmo tempo funcionais, e que proporcionassem bem-estar à equipe. O desejo dos responsáveis era manter o pé-direito alto existente e garantir que os espaços tivessem a acústica adequada para resguardar a privacidade durante as reuniões. Para isso, foram aplicadas, na sala de reuniões e nas áreas de trabalho da equipe, placas acústicas especialmente desenvolvidas para o projeto. Os principais materiais utilizados na composição foram o porcelanato com veios marmorizados, a madeira e o vidro.

Um detalhe decorativo importante resultou da restauração de duas hélices de navio, expostas na sala de reuniões, dentro de caixas de acrílico iluminadas. Seu efeito visual conferiu ainda mais personalidade ao ambiente. A iluminação é outro ponto alto do projeto, tendo sido utilizada de várias formas. Indiretamente, aplicada por trás de painéis de parede e também nos rodapés. Com perfis de led, no piso e nas paredes. Já no teto predominou uma iluminação pontuada e direcionada para cada espaço, conforme o seu uso. A NUÁ R IO CAS A VIP 202 3

2 13


2023 COORDENAÇÃO DO PROJETO:

Claudia Maria Chaves, Frederico Mello e Marcelo Del Lama ASSOCIAÇÃO CASA VIP:

Almek Alvomac Baratão Beltrame Bigolin Casa São Paulo CDC Construmarques Construserra Del Lama Elevato Engelmig Metal Nobre Mundial Nichele Panorama Pastilhacor Vilarejo Viveza

CRIAÇÃO E EXECUÇÃO:

Entrelinhas Conteúdo & Forma www.entrelinhas.inf.br CONCEPÇÃO EDITORIAL E EDIÇÃO: Milene Leal REDAÇÃO: Taciane Corrêa, Claudia Chaves DESIGN GRÁFICO E DIREÇÃO DE ARTE: Luciane Trindade FOTOGRAFIA: Acervo dos profissionais e Associação Casa Vip TIRAGEM: 2000 exemplares IMPRESSÃO: Gráfica Coan





Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.