Anuário Casa Vip - # Conectar 2022

Page 1

ANUÁRIO

2022
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES
CONEXÕES PARA CRESCER E EVOLUIR

Aí está você com o segundo Anuário Nacional da Associação Casa Vip Nele, você encontrará projetos assinadospelosnossosprincipaisparceiroseum pouco da nossa história. Somos um time composto por lojistas com forte representatividade no segmento de materiais de construção, em oito estados do país: Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Um dosnossosassociados,em2022,começoua marcar presença também em Santa Catarina, onde abriu uma loja na cidade de Garopaba. Somos pessoas que valorizam as diferenças, o compartilhar de boas práticas e o estar juntos. À mesa, então, é uma festa! Por isso, para esta edição, escolhemos um entre alguns dos pratos mais icônicos de cada região, para ilustrar a abertura de cada um dos oito estados. A ideia foi mesmo preparar um baquete repleto de ideias para o seu morar. Deguste.

JUNTOS, TUDO FAZ SENTIDO

O mundo mudou. O tempo passou e descobrimos novas formas de nos aproximar e de nos conectar. Foi preciso criatividade para aliviar e encontrar soluções para uma experiência tão nova. Vínculos se fortaleceram, ressignificamos os relacionamentos. A essência e o essencial se revelaram. Aqui em nossa Casa, o isolamento nos aproximou ainda mais. Reforçamos a ideia de que, muito além de conexão e de integração rápidas, é imprescindível confiar uns nos outros para que a logística do viver funcione e a gente colha bons frutos. E rápidos!

Hoje temos de viver e conviver com uma realidade alterada, com novas possibilidades e oportunidades, abrindo-nos para uma nova visão enquanto seguimos construindo um novo capítulo da nossa história.

Nós estamos engajados em fazer o presente com o melhor de todos nós. Já entendemos que a maneira como cada um escolhe ser e estar no mundo define o próprio mundo. E o mundo que abraça tem nele pessoas generosas que sabem que contribuir e precisar do outro é troca, é cooperação, e que isso dá mais sentido à vida.

A Casa Vip tem nela, há quase 20 anos, pessoas que caminham lado a lado com esse propósito e que abraçam o compartilhar de experiências, informações, ações que dão certo, boas práticas que geram soluções, inovação e, principalmente, evolução. Compartilhar é conectar, é acelerar! Juntos aprendemos e nos reinventamos neste mundo repleto de surpresas e desafios.

O mundo mudou. E é sempre bom lembrar que somos nós, humanos, que moldamos a História, também com a forma com que respondemos aos desafios. Juntos, descobrimos que o que verdadeiramente nos conecta é o que nos fortalece e nos encoraja. Em nossa casa existe amor, respeito, carecemos uns dos outros e nos sentimos bem com isso. Estamos juntos, e quando estamos perto é bom demais. É evolução, alegria e bem-estar. Assim, chegamos até aqui.

Chegamos até aqui porque também mudamos muito. Porque estimulamos uns aos outros a participar, a acreditar. Tudo porque entendemos que, juntos, tudo faz sentido.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 7
O ANUÁRIO
ASSOCIADOS
ASSOCIADOS

AAlmeknasceunoanode 1996, quando os irmãos Alandark e Mezak decidiram criar uma empresa que, mais do que vender materiais de construção, pudesse auxiliar os clientes a fazer de suas casas ambientes acolhedores.

Osirmãostambémsempre pensaramemseposicionarno mercado do estado do Rio de Janeiro como referência em excelência e inovação. Foi com essa filosofiaqueconseguiramse destacar ao longo dos anos, fiéis aos seus princípios e valores, comercializando produtos de qualidade, primando sempre pelo alto padrão de atendimento.

Nesses 26 anos de atuação, a Almek trabalha para conseguir a satisfação de seus clientes, ajudando-os a realizar o sonho de construir,reformaredecorar. A empresa segue firme em seu propósito, com fé em Deus e com o compromisso social junto à comunidade na qual está inserida.

12 ANUÁRIO CASA VIP 2022 ASSOCIADOS
19 empresas atuantes em oito importantes estados do Brasil NÓS SOMOS A ASSOCIAÇÃO CASA VIP

A Alvomac é uma loja que une tradição e inovação. Em seus 40 anos de trajetória, participou de momentos de alegria e satisfação de milhares de consumidores. Momentos que são compartilhados na comunicação da empresa, nossorrisosdoscolaboradores, naacolhidaacadaprofissional que fez de seus traços, ideias e projetos uma arte.

Como uma loja completa, que reúne os mais variados tipos de acabamento, a Alvomac permite aos profissionais da arquitetura transformarseusgeniais projetosemrealidade,expressaremlinhaseilustraçõesos desejosdosclientes.Amissão da empresa é levar satisfação e bem-estar, assegurando o atendimento por uma equipe técnica e de alta performance.

Oclienteencontranalojaa mais completa linha de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, tintas, metais e todos os materiais necessários para cada projeto. Sempre atenta às tendências, mudançase novos cenáriosde mercado,aAlvomac está ampliandofortementeseumixde produtos,garantindoqueseus clientes tenham uma loja completa, com o melhor em acabamentos, mas também tudo o que é necessário para a obra de base. Uma loja ampla, com muitas vagas de estacionamento, ofertas e preços especiais, e a marca registrada de intensa parceria e compromisso com o consumidor.

A primeira empresa do Grupo Baratão,o Baratão da Construção, especializada no comércio de materiais de construção, foi fundada em 1991 por Sérgio Manoel dos Reis e hoje é uma referência desse segmento no Alto Paranaíba. Desde o início, o Grupo mantém sempre o compromisso de proporcionar ao consumidor tudo o que ele precisa para construir, reformar ou decorar, com produtos de alta qualidade e com a verdadeira garantia de entrega.

O Baratão da Construçãoé uma loja especializada em materiais para construção, da base ao acabamento. Localizada no bairro Santo Antônio, em Patos de Minas, a loja conta com produtos selecionadoseumshow-room moderno, prezando sempre pela qualidade e design dos produtos oferecidos.

Com mais de 30 mil produtos, o Home Center Baratão fornece opções para atender às necessidades do cliente antes e depois de construir. Além de materiais de construção, a loja conta com produtosdeutilidadesdomésticas,decoração,jardinageme muito mais. Além da variedade, o Home Center Baratão apresenta estacionamento amplo e está localizado no bairro Jardim dos Andradas.

Fundada em 5 de novembro de 1981, em Santa Maria, como uma pequena loja de materiais de construção que comercializava apenas cimento e telhas de amianto, a Beltrame Comércio de Materiais de Construção cresceu e se consolidou como referência no mercado da região central do Estado do Rio Grande do Sul. Entregando sempre as melhores soluções em materiais de construção e acabamento aos seus clientes, aliando produtos e serviços que superam as expectativas.

Buscando atender a um novo mercado que se consolidava na cidade de Santa Maria, em 2008 a empresa fundou a Tetto Conceito e Acabamento, loja especializada na comercialização de acabamentos e design. O principal objetivo da Tetto é valorizar as formas e o espaço com materiais de vivacidade, contemporaneidade e estilo para os ambientes.

Já no ano de 2015 a Beltrame inaugurou sua primeira filial, também em Santa Maria. A empresa conta hoje com 170 colaboradores, oferece mais de 20 mil itens, tem frota própria de caminhões, 3.700m²cobertos e informatizados para logística e uma área descoberta de 21.900m²para depósito. Além disso, possui mais de 3.000m² de área de vendas. Com 41 anos de história recém-completados, a Beltrame segue inovando e se destacando no mercado de materiais de construção e acabamento do Rio Grande do Sul.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 13

Uma empresafamiliar,que atua desde 1991 em Cuiabá e começou como Shopping da Construção. O Grupo Trindade Bigolin sempre foi reconhecido pela solidez, ética, qualidade dos produtos e pelo atendimento prestado.

Em 2006, com o objetivo de oferecer produtos mais exclusivos para seus clientes, fundou o primeiro modelo de loja de acabamentos. E, em 2014, em um passodeextremaimportância para a empresa, transformou todo o seu conceito de negócios, posicionando-senomercadocomo especialista em acabamentos.

Hoje, o Grupo Trindade Bigolin está presente em quatro cidades do estado de Mato Grosso, com várias empresas ligadas ao ramo da construção civil: Construtora Égide, Bigolin Acabamentos, Vila Representação, CinexArch.

A empresa considera que sua missão é criar e manter relacionamentossaudáveis,fortese duradouros com os clientes, oferecendo a eles o melhor atendimento e as mais confiáveis soluções em produtos e serviços de acabamentos.

Em relação à equipe, o objetivo maior do Grupo Trindade Bigolin écriarumambientede trabalhoagradávelequepossibilite a incorporação de novas metodologias de gestão, produção e atendimento. Com sua forma de atuar, a empresa deseja contribuir para o desenvolvimento e o crescimento das cidades, do Estado e da sociedade onde está inserida.

Fundada em 1947, na cidade de Jandaia do Sul, por Luis Marconi e filhos, a Casa São Paulo é hoje uma empresa de grande porte em vendas de materiais de construção no Paraná. Há 76 anos atuando no ramo de construção, possui lojas nas localidades de Maringá, Jandaia do Sul, Arapongas e Apucarana.

Sua equipe é constituída por consultoresexperientes,comprometidos com a qualidade dos serviçosprestadosaocliente. A empresa se preocupa em ofereceroportunidadesdecrescimentoaosseuscolaboradores e também contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde atua.

A Casa São Paulo se orgulha de oferecer atendimento diferenciadoepersonalizado,garantindo qualidade, variedade e rapidez na entrega. Considera que sua maior missão é garantir aos clientes a realização do sonho de uma casa mais confortável e mais bonita. Por isso oferece produtos de qualidade, alinhados às inovações do mercado mundial.

A Casa São Paulo é uma empresa que coloca Deus acima de tudo, que acredita na essência das pessoas, que valoriza o trabalho e que tem ética como base de atuação.

14 ANUÁRIO CASA VIP 2022 ASSOCIADOS

A história da CDC Acabamentos começou em 3 de novembro de 1999, por meio de seus fundadores Cláudio Venâncio e Sabrina Muniz Venâncio, na cidade de Teixeira de Freitas, Bahia. A empresa nasceu da vontade de seus proprietários de trazer o melhor e o que há de mais novo para o município.

O objetivo da CDC é ser uma referência nacional em Home Center, realizando os sonhos dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. O empenho e a dedicação ao trabalho, aliados ao espírito de inovação dos fundadores, permitiram a ampliação dos negócios, e em julho de 2008, a CDC Acabamentos inaugurou uma nova loja, onde passou a atender a cidade de Teixeira de Freitas e região, o nordeste de Minas e o norte do Espírito Santo. Desde então, a CDC Acabamentos é referência no mercado varejista de construção, conquistando visibilidade nos cenários regional e nacional.

Em apenas 23 anos de existência no mercado, tornou-se líder no segmento de material de construção e nos últimos anos posicionou-se entre as três maiores lojas de varejo do estado da Bahia. Sua missão é transformar os sonhos dos clientes e colaboradores em realidade, por meio de uma experiência de compra inesquecível, com excelentes resultados, gerando o desenvolvimento social. A empresa está sempre focada em seus valores, essenciais para todas as conquistas já obtidas.

Lá se vão 52 anos. Em Jaú, no ano de 1970, o sonho e a coragem de Seu Laurindo, apoiado pelos filhos, dão origem à Construmarques. A empresa surgiu e atua sempre com simplicidade e dedicação, pois entende que atender os clientes com carinho e atenção era, e ainda é, um grande diferencial.

A Construmarques faz uma gestão preocupada com detalhes, transparente, atenta a custos. Posiciona-se no mercado como uma empresa que oferece bom preço, qualidade e valorização dos fornecedores. Esses são alguns dos seus principais diferenciais. Possui um grande estoque e trabalha com as principais e melhores marcas do mercado.

Por todas essas qualidades, a Construmarques ganhou por 10 vezes o reconhecido prêmio Revestir, a mais valorizada premiação do setor. Hoje, os irmãos Fernando e Miro e mais 200 profissionais formam uma das melhores revendas de materiais de construção e acabamentos do estado de São Paulo. Já são três filiais: Botucatu (2011), Ibitinga (2012) e, mais recentemente, Bauru (2019).

A alegria com o trabalho, a valorização das pessoas, a busca constante de atualização e da melhoria contínua fazem com que a Construmarques acredite que sua história vai continuar, sempre em frente.

Para falar da Construserra é preciso falar sobre família. Marcos Tabet, um dos proprietários, herdou dos avós maternos e paternos, todos libaneses, a paixão pela arte de empreender e negociar. Do armazém de secos e molhados dos avós, da loja de material de construção e do posto de gasolina dos pais vieram a sua principal bagagem, que o encorajou a ter a sua própria empresa de material de construção, em Ipiabas, município de Barra do Piraí, Rio de Janeiro. Na bela região de veraneio, em 1992, Marcos e Juliana, recém-casados, criaram a Construserra. O espírito empreendedor de ambos, associado à falta de telefone, ao asfalto apenas em algumas ruas do Distrito e a todas as dificuldades decorrentes disso, fez também deles pioneiros no desenvolvimento local. Hoje, Marcos e Juliana Tabet, que já contam com o apoio da segunda geração, se consideram cidadãos de Ipiabas. O bom relacionamento com clientes e fornecedores, cultivado ao longo dos anos, contribuiu para a abertura de três filiais nas cidades de Valença, Barra do Piraí e Miguel Pereira. Atendimento personalizado, variedade de produtos, vendas externas e inovação são os pilares que sustentam a empresa. O Showroom Móvel, em um raio de 120km pela Região Sul Fluminense, marca a sua identidade inovadora. Sempre em busca de atender os clientes em todas as etapas da obra, a Construserra também oferece móveis planejados Italínea, transformando-se, assim, em uma solução para a CASA COMPLETA!

ANUÁRIO CASA VIP 2022 15

A fachada da loja, em tom quente e terroso, tijolos aparentes, ampla porta, com canteiros floridos o ano inteiro e a bouganville subindo pelas paredes e janelas, revelam a descendência italiana de seus fundadores. José Luiz e Marcelo Del Lama, em 1978, decidiram abraçar a oportunidade de criar a Del Lama Acabamentos, após dez anos de experiência como funcionários de uma empresa do segmento de material de construção, em Ribeirão Preto.

Com visão e inovação, trouxeram para o mercado da cidade e região um novo conceito de showroom. Já naquela época, os clientes encontravam inspiração na Del Lama, por meio da ambientação dos produtos dos seus principais fornecedores. Pisos, revestimentos, louças e metais passaram a sair do estoque da empresa para compor projetos de construção e reforma, tanto residenciais como comerciais.

Em 1989, emplenoPlano Collor, estavam em prédio próprio, consolidando a marca junto a todos os envolvidos em sua história, repleta de desafios, superações e de momentos que valeram todo esforço para seguir adiante. Com umaequipeenxuta,consciente das transformações e das novas exigências decorrentes do avanço da tecnologia, a Del Lama Acabamentos chega a 2022 disposta a se reinventar. Para isso, conta com a nova geração, o talento das pessoas, o bom relacionamento com clientes, fornecedores e profissionais e, acima de tudo, os princípios e valores inegociáveis que a trouxeram até aqui.

Fundada em 1988, a Elevato é hoje a maior empresa gaúcha de acabamentos para construção, referência em variedade de produtos e atendimento especializado. Desde a fundação, a empresa vem crescendoeincorporando novas marcas na área.

Em 2005 surgiu a Stilo Elevato, uma loja premium situada na Nilo Peçanha.OGrupoainda conta com a Elevato Móveis, especializada em móveis sob medida e em móveis decorativos. A empresa é reconhecida no mercado por ser referência em acabamentos, unindoatendimentoespecializado, variedade em mais de 150 marcas, cerca de mil produtos exclusivos e 2 mil modelos de porcelanatos e revestimentos.

Outro diferencialsãoas diversas ações de relacionamento com os profissionais especificadores, por meio do Club.E. Entre elas podem-se citar desde eventos de atualização a campanhas para que o público consumidor contrate um especialista para a construção ou reforma.

Atualmentea Elevatoconta com 18 lojas no Rio Grande do Sul e uma unidade em Garopaba, Santa Catarina. Nos próximos anos está previsto um substancial crescimento, com foco especial em franquias, vendas on-line e inauguração de novas lojas.

16 ANUÁRIO CASA VIP 2022 ASSOCIADOS

A Engelmig acabamentos nasceu em 1985 com o objetivo de atender os clientes da construção civil na cidade de Manhuaçu, Minas Gerais. Com o passar do tempo, expandiu para cidades vizinhas, como Caratinga e Valadares. Atualmente, são quatro lojas, com mais de 70 colaboradores.

A empresa dedica seu trabalho aoatendimentodocliente,oferecendoprodutos e serviçosde qualidade. O trato com os clientes é sempre respeitoso, associado a uma forma objetiva, prática e descomplicada de atender aos anseios de cada consumidor. Com essa filosofia, a empresa está há 37 anos no mercado, obtendo ano a ano um crescimento sustentável.

A Engelmig sempre busca novidades nos mercados nacional e internacional, para atender os profissionais da arquitetura com produtos inovadores e com design.

Ao longo dos seus 37 anos de trabalho dedicados ao cliente, a empresa sempre prezou por transparência, respeito e simplicidade no atendimento, fazendo com que o cliente sinta-se em casa.

A Metal Nobre, que iniciou a sua história como uma loja de ferragens finas para atender arquitetos, decoradores e clientes que buscavam inovação, se transformou com o passar do tempo emumagrandereferênciano setor de acabamentos para construção, em Uberlândia e região.

Com um mix de produtos completo e um atendimento diferenciado, você tem a facilidade de encontrar tudo em um só lugar, o que torna o processo de escolha mais prático, rápido e assertivo. A Metal Nobre comercializa linhas deporcelanatos,revestimentos, louças, metais, SPAs, banheiras de hidromassagem, coifas, cooktops, fechaduras, puxadores e diversos acessórios. Claro, contando sempre com a confiança de marcas reconhecidas pela qualidade, para a sua tranquilidade.

O moderno e completo show room proporciona múltiplas sensações e uma agradável experiência de compra. Ao acompanhar as tendências e disponibilizar as melhores marcas nacionais e internacionais do segmento de acabamentos para construção, você descobre, entre tantos estilos, o quemais combina com o seu projeto e o seu sonho de bem viver.

Bonsrelacionamentos,desafios superados, estratégias adequadas, planejamento e os investimentos necessários em equipe, tecnologiaetudoomais para acompanhar as novas exigências de mundo, mercado e clientes é o que fará com que a Metal Nobre continue fazendo mais por você. Afinal, se é importante para você, é importante para a Metal Nobre.

A Mundial Acabamentos atua há 44 anos na comercialização de acabamentos para a construção civil. Unindo tradição à inovação, estamos sempre nos atualizando sobre as principais tendências e lançamentos,participando das maiores feiras e mostras do país e mantendo relacionamento próximo com nossos fornecedores. Essas diretrizes estão alinhadas com nossa missão de “ser a solução quando o assunto é casa ou construção”,cujo foco está em fornecerosmelhoresprodutos com o melhor atendimento.

Temosumaequipedeconsultores capacitados e treinados constantemente para estarem sempre atualizados sobre as novidadesdo setor. Valorizamos também a proximidade com os profissionais especificadores da região. Nossa área de atuação em Minas Gerais vai desde a matriz, em Viçosa, e se estende com as filiais de Ponte Nova, Ubá, Muriaé, Barbacena,ConselheiroLafaiete e duas lojas em Juiz de Fora. O Centro de Distribuição, em Viçosa, conta com uma área total de 55 mil m². Possuímos um variado estoque de produtos disponíveis à pronta entrega.

Toda a empresa está informatizada desde 1990 e possui uma ampla estrutura de atendimento. Estamos presentes nas redes sociais e on-line, pelo site: o cliente pode pesquisar e comprar no conforto da sua casa. Firme no valor da família, a Mundial atravessaotempodegeraçãoem geração, perpetuando a herança deixada pelo seu patriarca, o saudoso “Filhinho da Mundial”.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 17

Há 46 anos a Nichele Materiais para Construção é uma referência de tradição e excelência em atendimento no estado do Paraná. Com um total de 9 lojas no estado, sempre está em busca de inovação e novidades: em breve será inaugurado seu mais novo Centro de Distribuição, para fortalecer ainda mais a marca, que atualmente está posicionada entre as 25 maiores lojas de materiais de construção do Brasil e no Paraná com a 3ª colocação, pelo ranking Anamaco.

ANichele tem oreconhecimento de seus clientes, fornecedores e colaboradores como uma empresaética,transparentee comprometida com a valorização das pessoas, realizando grandes investimentosemcapacitação, mixdeprodutos,estruturalogística e novas tendências para quem precisa construir, decorar e reformar.

ComoumverdadeiroHome Center, trabalha com grande variedade de produtos, do básico ao acabamento mais requintado, das melhores marcas, com destaque ao seu showroom sempre atualizado com as últimas tendências e os lançamentos da indústria da construção. Sua frota própria de mais de 60 veículos garante uma entrega rápida e personalizada.

A grandeza de uma estrutura moderna aliada à simplicidade de umatendimentopersonalizado faz da Nichele uma empresa além das lojas físicas, proporcionando uma experiência de compras com o que há de melhor no mercado também no e-commerce, redes sociais e mídias digitais.

A Pastilhacor é uma boutique de acabamentos com mais de 30 anos de mercado, que tem como missão tornar os sonhos dos seus clientesrealidade,pormeiode produtos e serviços especializados e diferenciados. Essa missão se realiza com a atuação de uma equipe de consultores que proporciona a solução perfeita para cada projeto, em parceria com os profissionais da área de arquitetura e design.

No portfólio de produtos oferecidos pela empresa estão marcasconceituadas e renomadas em porcelanatos, revestimentos, pastilhas,cimentícios,pedras naturais,louças,metais e spas. A Pastilhacor também comercializa ladrilhos hidráulicos, biombos, painéis, portas em madeira pet e cubas para cozinha em aço inox. Tudo isso transforma a Pastilhacor em uma loja completa, com tudo o que é necessário em acabamentos.

O principal objetivo da Pastilhacor é cuidar de seus clientes desde a primeira visita à loja até a finalização da obra, dando todo o suportenecessário para sua completa satisfação. Hoje a Pastilhacor também conta com uma equipe que dá o suporte on-line a seus clientes, por meio das plataformas Instagram, Facebook e WhatsApp, respondendo de imediato às dúvidas e até efetuando vendas on-line, para a maior comodidade de todos.

18 ANUÁRIO CASA VIP 2022 ASSOCIADOS

A cada ano o Grupo Empresarial Panorama (GEP) busca conectar ainda mais suas marcas com profissionais de arquitetura e engenharia. Com um Programa de Incentivo exclusivo, os profissionais têm uma série de vantagens e contam com o suporte de equipes especializadas no Panorama Concept e Panorama Tintas. Assim como os clientes, que têm a conveniência de encontrar tudo num só lugar para seu projeto de reforma ou construção.

O grupo paranaense possui 11 lojas, a mais recente delas é a SoHo AD. O novo espaço redefiniu o conceito de arquitetura e design ao oferecer produtos de marcas diferenciadas e exclusivas, com atendimento altamente qualificado.

Somado a tudo isso, a Panorama tem forte presença nas plataformas digitais, sendo que o carro-chefe é o e-commerce. Com 29 anos de trajetória, a Panorama mostra que está atenta ao mercado, sensível aos interesses e necessidades dos clientes, mas sempre fiel à sua história.

A Vilarejo, que já tem 26 anos, nasceu em Macaé, Estado do Rio de Janeiro, graças à capacidade de sonhar e de empreender dos irmãos Frederico e Monique Mello. Chega a 2022 com oito lojas, um Centro de Distribuição, uma história de desafios, superações e conquistas.

A empresa tem alma vibrante! Conforto, funcionalidade e praticidade, com muito charme e elegância, representam o mínimo que os clientes Vilarejo levam para casa ao adquirir produtos, entre tantos que compõem o seu mix: pisos, revestimentos, porcelanatos, louças, metais, tintas, decoração, iluminação e muito mais. Showroom moderno, de fácil acesso e bem sinalizado, valoriza o tempo e a visita de cada cliente.

O Caminhão de Ideias, um projeto inovador, leva até o cliente as melhores soluções em um showroom móvel completo. A casa de cabeça para baixo, que faz parte da identidade visual da fachada das lojas, revela com originalidade parte da missão da Vilarejo: ser especialista em transformar casas que estão de ponta-cabeça em sonhos realizados. A Vilarejo Solução em Casa está presente em Araruama, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Macaé, Maricá e Rio das Ostras. Em Niterói e no Casashopping, os diferenciais da marca estão na Vilarejo Conceito, uma boutique de acabamentos com estoque de home center e entrega expressa. A equipe sempre atenta a detalhes é o principal patrimônio da empresa. Com muita criatividade, inovação e expertise, o time Vilarejo atua com o propósito maior de ser a solução em casa, sempre perto de você.

Cimcal agora é Viveza. Consolidada no mercado regional, com 56 anos de atuação, a Cimcal, maior rede de lojas de materiais de construção do Centro-Oeste de Minas Gerais, decidiu adotar um novo nome e uma identidade mais moderna, que refletem um novo momento: Viveza. A marca Viveza já nasce com 10 lojas distribuídas por Arcos, Divinópolis, Formiga, Itaúna, Nova Serrana, Oliveira e Pará de Minas. São 35 mil clientes atendidos anualmente, mais de 400 colaboradores e um portfólio com mais de 10 mil itens, com as melhores marcas e produtos de acabamento. Pisos, revestimentos, louças, metais, produtos para cozinha, banheiro, área de lazer, piscina e área gourmet, além de materiais hidráulicos, tintas e aquecimento solar. A Viveza é reconhecida pelo atendimento especializado e pela experiência de seus colaboradores. “Nossa equipe é composta por muitos consultores de vendas que trabalham conosco há vários anos, com bastante conhecimento, experiência e que, justamente por isso, conseguem orientar os clientes, tirar dúvidas e fazer vendas bem consultivas. Esse resultado positivo já foi registrado diversas vezes em pesquisas de mercado e de satisfação que realizamos”, destaca Túlio Greco, Diretor do Grupo. E o conceito que a Viveza traz com o slogan “Sua casa é você” traduz a nova razão de ser dessa marca: dedicar-se ao bem-estar de cada pessoa em sua casa. Porque a Viveza acredita que a sua casa é a sua personalidade, uma parte do mundo onde tudo é do seu jeito. Se você não se realiza no seu lar, vai se realizar onde?

ANUÁRIO CASA VIP 2022 19
BAHIA

Segundo o antropólogo Vivaldo da Costa Lima, o acarajé, bolinho de feijão frito em azeite de dendê, foi introduzido no Brasil, especificamente na Bahia, por meio dos escravos de etnia nagô, das regiões iorubás da Nigéria e do atual Benin, então Daomé.

CDC ACABAMENTOS BAHIA
A AMBIENTAÇÃO PROPORCIONA SENSAÇÕES DE BEM ESTAR PARA O PACIENTE
FOTOS: NIÊSSA MAIA

E ACOLHEDOR

Este projeto arquitetônico traduz a busca de elementos de humanização e elegância para uma sala de atendimento médico, sem que se perca a sua funcionalidade. Para isso, a profissional optou pela aplicação de cores leves nas paredes, que, juntamente com a iluminação intimista, transmitem ao paciente uma sensação de equilíbrio e serenidade. Tanto a marcenaria em laca, no tom bege-claro, quanto o jardim vertical foram planejados para reforçar a mesma ideia de acolhimento e paz de espírito.

O uso de metais dourados, presentes em vários detalhes – cuba, torneira, estante, pés das cadeiras e moldura dos quadros –, empresta ao espaço um toque de sobriedade e distinção. Já a bancada em ônix e a mesa solta, no formato oval, incorporam um detalhe surpreendente de fluidez e modernidade à decoração.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 23
ELEGANTE

EM BUSCA DE ACONCHEGO

O propósito deste projeto de reforma foi conferir leveza e contemporaneidade ao imóvel, respeitando grande parte da estrutura arquitetônica já existente, inclusive as imponentes esquadrias em madeira. A arquiteta obteve a harmonia no resultado final a partir da escolha de tons mais claros e frios para os revestimentos e as pinturas.

Com a finalidade de resolver o fluxo e a funcionalidade dos ambientes, tornou-se necessária uma intervenção estrutural, criando um layout mais funcional. A cozinha, coração da casa, integrou-se com a sala de jantar, tendo como destaque a aplicação do revestimento Traços Mônaco, que revestiu a parede ao lado da mesa em nanoglass, criando um contraste sutil. A mesa recebeu uma delicada iluminação pendente que ressalta suas formas e o entorno. No piso do ambiente integrado apli-

cou-se o porcelanato de grande formato 120x120cm, com um rodapé em poliestireno branco, peça-chave que produz um inovador efeito no acabamento.

No banheiro social, chama a atenção a cuba esculpidaemnanoglass,desenhadaespecialmente para aquele espaço, que recebeu uma iluminação indireta no teto e também no nicho da área molhada. A profissional concebeu uma composição de revestimentos em tons claros, com metais dourados. Em uma das paredes foi aplicado o porcelanato Reinoir Decor, que serviu de plano de fundo para os aparelhos sanitários em branco.

Um novo projeto luminotécnico foi executado em toda a residência, iluminando-a de maneira suave e com pontos escolhidos com o objetivo estratégico de valorizar a elegância do mobiliário e proporcionar tranquilidade ao dia a dia dos moradores.

24 ANUÁRIO CASA VIP 2022 CDC ACABAMENTOS BAHIA
ANUÁRIO CASA VIP 2022 25 A ESCOLHA DOS TONS CLAROS TROUXE LEVEZA Juliana Guimarães Silva @JULIANAGUIMARAES.ARQ FOTOS: MAURÍCIO JESUS

OUSADIA FUNCIONAL

Um projeto que fugisse do óbvio, eis o desejo expressado pelos proprietários desta residência. O primeiro passo para atingir o objetivo foi promover o máximo possível de integração. Neste sentido, a sala de estar e a de jantar foram abertas para uma ampla varanda externa que mais se parece com um living.

No centro das atenções situa-se uma arrojada piscina revestida em tons de verde e abraçada por um paisagismo que, conforme Keylla Andrade, convida ao ócio. Com a finalidade de ampliar ainda mais o espaço existente, foi proposto um ambiente para os momentos de lazer, descanso e hobby dos moradores. Unindo sofisticação, conforto e praticidade, foi tudo projetado com materiais rústicos, presentes desde o piso de porcelanato amadeirado até as paredes e a churrasqueira em pedras naturais.

A profissional optou por revestir o espaço com materiais acetinados de tom quente e suave. Acompanhando o mesmo conceito, destaca-se o forro de gesso acartonado com detalhes em madeira ripada. Já o projeto luminotécnico foi minuciosamente pensado para iluminar e ressaltar objetos de decoração, bancadas e mobiliário. Pendentes, plafonds, arandelas e trilhos, também em tonalidades quentes, complementam o projeto, propiciando um maior acolhimento e sensações prazerosas de bem-estar.

26 ANUÁRIO CASA VIP 2022 CDC ACABAMENTOS BAHIA
Keylla Andrade
@KEYLLAANDRADE12 FOTOS: DIEGO NAGEM

LAZER, ÓCIO, CONVIVÊNCIA E BEM ESTAR SÃO PRIORIDADES

DE FRENTE PARA O MAR

O projeto de uma residência rústica na praia de Guaratiba, na Bahia, acolhe um jovem casal com um filho e uma filha. Desde o início de sua concepção, tudo foi planejado conforme as necessidades e desejos da família. Assim, a arquiteta alinhou cada detalhe para que as expectativas de todos fossem atendidas. A área da piscina, por exemplo, é conectada com a cozinha gourmet, e os revestimentos utilizados incorporaram à casa uma estética ao mesmo tempo rústica e com toques de sofisticação.

Durante a elaboração do projeto, pensou-se na otimização do espaço, no conforto e na integração entre o imóvel e o entorno. Sua ampla forma arquitetônica não oculta a inspiração vinda da natureza, como o uso de madeira e a amplitude e singularidade com que o paisagismo foi contemplado. O clima tropical, a área verde, o ar puro, o pé na areia desta casa rústica com sua arquitetura arejada levam os moradores para fora da rotina diária.

28 ANUÁRIO CASA VIP 2022 CDC ACABAMENTOS BAHIA
ARQUITETURA E AMBIENTES PLANEJADOS PARA OS MORADORES SAÍREM DA ROTINA FOTOS: MAURÍCIO JESUS

MATO

GROSSO

A Galinhada é a mistura de arroz, frango e pequi, um frutinho amarelo facilmente encontrado nas barracas à beira de estrada. Temperado com especiarias diversas, o prato é delicioso e também adotado por outros estados da região Centro-Oeste.

FEITO PARA RECEBER

O retrofit foi projetado para clientes que desejavam um espaço amplo e despojado para receber bem a família e os amigos. Visando ao melhor aproveitamento e à funcionalidade adequada para os espaços comuns, o layout de todos eles foi alterado. Foi feita a integração da cozinha com a área gourmet, que, por sua vez, conecta-se com a sala de estar.

Os materiais naturais foram fundamentais para esse projeto. Destaque para o pergolado e a grande mesa de madeira de demolição no espaço gourmet. O rústico da madeira ao mesmo tempo contrasta e harmoniza com o piso em tom mais claro, Downtown HD. A esses materiais somam-se os acabamentos sofisticados das louças e dos metais, complementando um cenário que, além do conforto oferecido, transmite uma ideia de originalidade e elegância.

32 ANUÁRIO CASA VIP 2022
MATO GROSSO BIGOLIN
ANUÁRIO CASA VIP 2022 33 O PERGOLADO INTERNO E A MESA DE MADEIRA DE DEMOLIÇÃO SÃO OS DESTAQUES FOTOS: REVELE FOTOGRAFIA

A CASA DOS SONHOS

Esta residência gerou total satisfação a seus moradores, que viram concretizadas as suas predileções, desde o projeto arquitetônico até a composição de materiais. O terreno em aclive permitiu um platô principal elevado, criando um jogo de volumes em arquitetura contemporânea imponente, com pé-direito de 6,20m no hall. Os beirais têm grandes projeções, com destaque para a viga metálica com forro de madeira. Outros pontos focais são o pergolado em concreto, a esquadria de alumínio preta e o vidro champanhe, que harmonizam com o revestimento em mármore Travertino Rústico. A iluminação valoriza cada detalhe. A área externa tem piscina em formato “L” com raia,

que abraça o gourmet e o deck. A sauna molhada tem hidromassagem e foi toda revestida com mármore Travertino Levigado, compondo com o revestimento de Travertino Rústico na parede do deck e no muro.

O conceito aberto possibilitou muita integração entre os ambientes, grandes aberturas, pé-direito alto, e para obter ainda mais amplitude e continuidade, foi aplicado no piso o porcelanato Gales SGR 120 x 120cm nas áreas interna e externa. O resultado geral denota sofisticação e contemporaneidade, aliadas à tecnologia presente na automação da piscina aquecida, da cascata, do jato luminar no deck e de vários outros elementos.

34 ANUÁRIO CASA VIP 2022 MATO GROSSO BIGOLIN
@JENNIFERFIGUEIREDOARQUITETOS
A RESIDÊNCIA TEM PROJETO ARQUITETÔNICO IMPONENTE E
CONTEMPORÂNEO FOTOS: VORTION
COMUNIDAÇÕES

AS CORES E REVESTIMENTOS CRIAM UMA ATMOSFERA CONTEMPORÂNEA

36 ANUÁRIO CASA VIP 2022
MATO GROSSO BIGOLIN FOTOS: GILBERTO GALDINO

ESTILO EM TONS ESCUROS

O projeto de interiores desta residência foi pensado para um jovem cheio de estilo que gosta de tons escuros. Priorizaram-se, neste caso, os tons de preto e cinza para todos os ambientes. No teto foi aplicada uma pintura em cimento queimado e detalhes amadeirados para aquecer o ambiente.

A cozinha, no layout aberto para a sala de estar, se destaca pelo piso em Solid Concret e a rodabanca no revestimento Sax Drop. Na churrasqueira a arquiteta utilizou o porcelanato esmaltado Netuno. As cadeiras em couro caramelo, juntamente com o pendente da mesa de jantar, trouxeram um tom acolhedor à área social.

Os outros ambientes também seguem a mesma ideia de valorização dos tons escuros, desde o lavabo, passando pela suíte e pelo escritório. No banheiro master foi colocado o concreto aparente, e no lavabo o porcelanato Venato Black Micro Cristal Polido.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 37

NOS BANHEIROS, AS ESCOLHAS MAIS OUSADAS CRIARAM EFEITOS ÚNICOS

TRADIÇÃO E MODERNIDADE

Neste projeto, o objetivo do arquiteto foi revitalizar a casa da família, destacando os materiais tradicionalmente encontradosnaresidência,como a madeira, mas trazendo contrastes modernos por meio de revestimentos de cores e padrões mais ousados.

é o revestimento Trevo Beton, que foi utilizado em todo o ambiente. No lavabo, a bancada em Travertino Nacional e a marcenaria em ripado amadeirado criaram uma harmonia com os revestimentos: Travertino Brick Anticato nas paredes e Dubai Decor no piso.

@ARQRODOLFOMARTINS

Em um dos banheiros foi utilizado o revestimento Luthier Decor BE, que, junto com a bancada em marrom absoluto e a cuba em tom de mármore Travertino, resultaram numa composição que destaca a personalidade da família. Em outro banheiro, as escolhas foramaindamaisousadas:Rodolfo usou o revestimento 3D Ins Zen White e o Pulpis Gray, destacando os tons de madeira no piso e na bancada.

O destaque no banheiro do casal

Na área externa, o grande astro é o pergolado amadeirado que abriga a ducha e espaços de descanso. Foi utilizado nessa área o piso amadeirado HA Piemonte Roble, e pedras seixo na área da ducha. Já em torno da piscina aparece o porcelanato HA Artois DGR, que, além da beleza, garante a segurança dos usuários. Toda essa região da casa foi pensada para conectar as pessoas à natureza, por isso o paisagismo foi bem planejado e valorizado pela iluminação.

38 ANUÁRIO CASA VIP 2022 MATO GROSSO BIGOLIN
Rodolfo Martins FOTOS: GILBERTO GALDINO
MINAS GERAIS

A história do pão de queijo se mistura com o Ciclo do Ouro em Minas Gerais. Registros apontam sua criação no século XVIII, época em que a farinha de trigo disponível era de péssima qualidade e, no lugar, era utilizado o polvilho, oriundo da mandioca. A qualidade dos queijos mineiros trouxe ainda mais sabor à receita original.

42 ANUÁRIO CASA VIP 2022 VIVEZA MINAS GERAIS OS DIVERSOS AMBIENTES ESTÃO INTEGRADOS E DIALOGAM ENTRE SI FOTOS:
LETÍCIA GALVÃO

Djalma Vasconcelos @ARQ.HOUSE

CONTEMPORÂNEA E ACOLHEDORA

O conceito do projeto foi priorizar os bons momentos que podem ser vividos em família. Para isso, o profissional criou ambientes que dialogam entre si, apesar de suas funções diferentes. A sala de estar e TV está interligada ao espaço gourmet, criando um clima de intimismo e acolhimento. Esses dois ambientes apresentam igualmente uma aura de descontração, provocada pelo mobiliário de design contemporâneo, que contracena com adornos afetivos. Nesse cenário, o pé-direito alto possibilitou um rebaixamento com espelho na parede e no teto, que se harmonizou com o estilo futurista das linhas slim em led, que refletem suas luzes por todo o ambiente. Tanto o piso como a escada receberam o porcelanato Marmol Onix, no formato de 90x120cm. Já

o painel da TV, em porcelanosa Venis Deco Mirage Dark, medindo 33,3x100cm, criou um leve contraste no estilo da sala. Para o espaço gourmet foi selecionado o piso porcelanato Home ACT, com 59x117cm, enquanto a parede recebeu o revestimento Palimanan Tijolo Autumn Pietra Lavica, medindo 53x106cm.

Situada na cidade de Pitangui/MG, toda a residência proporciona uma sensação de bem-estar criada pelos acabamentos, móveis, cores e objetos decorativos, que reforçam ainda mais o perfil e a singularidade de seus habitantes. Já a seleção da paleta de cores quentes, combinadas a tons de fendi, e os destaques de madeira e pedras naturais reforçam a atmosfera de aconchego familiar.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 43

EMBELEZAMENTO

ESTAR

Sofisticada e moderna, a clínica de harmonização facial situada no interior de Minas Gerais expressa em seu espaço a harmônica composição entre estética e funcionalidade. O projeto foi desenvolvido com a premissa de criar um ambiente para enaltecer a beleza e transmitir uma sensação de bem-estar.

A escolha dos elementos e materiais faz uma alusão ao processo de embelezamento promovido pela clínica, onde a beleza natural é lapidada. As pedras naturais e o porcelanato marmorizado representam o aspecto “bruto”, orgânico da realidade. Daí também o uso de estruturas em serralheria que, uma vez trabalhadas e pintadas em dourado, imprimem esse viés de transformação e lapidação.

Texturas naturais, elementos dourados e os detalhes em porcelanato na parede e na mesa (Calacata Oro Satin

90x90cm)equilibram-se,compondo uma paleta única e fiel à identidade da clínica. Os elementos arredondados presentes nas divisórias em vidro reflecta bronze e nos espelhos, o design das poltronas e da torneira, tudo se integra à proposta de acolhimento e cuidado. A base do piso (peça Home de 59x119cm) uniformiza e dá destaque aos elementos principais, de forma harmônica e elegante.

A textura amadeirada da forração da marcenaria proporciona o aquecimento da paleta de cores, humanizando o projeto. O mesmo ocorre com as linhas retas do mobiliário, que sintonizam com a bancada em Quartzo Branco Extreme White e com os demais detalhes decorativos. O resultado é um ambiente com formas e cores de forte impacto visual e que propicia uma experiência de conforto.

44 ANUÁRIO CASA VIP 2022
IMPACTO VISUAL E BEM
Geane Silva @GEANESILVA.ARQUITETURA A COMBINAÇÃO DE MATERIAIS FAZ ALUSÃO AO PROCESSO DE
FOTOS: LETÍCIA GALVÃO
FOTO: ROGER FONSECA VIVEZA MINAS GERAIS

CLAROS E ESCUROS IMPRIME REQUINTE

VIVEZA MINAS GERAIS O CONTRASTE DE REVESTIMENTOS
À CLÍNICA
FOTOS: LETÍCIA GALVÃO

ESTÉTICA E SOFISTICAÇÃO

A Asthetik, clínica de cirurgia plástica e estética, tem uma sede que expressa beleza, conforto e sofisticação. Para compor este projeto, a profissional apostou na combinação de dois revestimentos contrastantes que trazem equilíbrio, leveza e requinte. A recepção é a primeira impressão de quem passa pela clínica, e por isso, os revestimentos, o painel amadeirado e a iluminação em tons mais quentes promovem a sensação de aconchego e elegância. Os mobiliários foram escolhidos para proporcionar aos pacientes um maior conforto e tranquilidade antes das consultas.

Nos consultórios, o desafio era propor espaços que traduzissem a personalidade de cada médico, mas mantendo uma identidade única para toda a clínica. O mesmo revestimento do piso foi usado em um dos consultórios, e em conjunto com a marcenaria em off white e os metais em rosé gold, trouxe um toque feminino e delicado para o ambiente. Já no outro consultório foi feita uma composição entre o revestimento mais escuro, a marcenaria off white e o mobiliário em couro caramelo, trazendo um ponto de cor e equilíbrio para esse espaço que é a tradução de sofisticação.

Isabella Azevedo Marques Araújo Pereira

IA Arquitetas & Co

ANUÁRIO CASA VIP 2022 47
48 ANUÁRIO CASA VIP 2022
VIVEZA
MINAS GERAIS MATERIAIS, TEXTURAS, CORES E FORMAS EM HARMONIA COM O ENTORNO

ARQUITETURA INTEGRADA À PAISAGEM

Para a Casacor Minas 2022, Nídia Duarte criou um projeto que respeita a área que o acolhe, integrando interior e exterior com naturalidade. A casa tem formato horizontal, linear e layout fluido. As portas pivotantes estão voltadas para o jardim, compõem toda a extensão da fachada e são tramadas manualmente em corda náutica, alumínio e vidro. Funcionam também como brises para filtrar a luz natural e proporcionar um jogo de luz e sombra.

Num tempo de excessos, a arquiteta priorizou o convívio. A paleta mais neutra, rica em texturas e materiais de bom toque, é resposta à vida contemporânea hiperestimulada. A Casa Sui é para o descanso, para revigorar energias e fortalecer relações.

Os tons mais claros e acinzentados compõem com o toque caloroso da madeira. Na sala, o sofá de forma orgânica está posicionado para os encontros. O ambiente abriga a bancada da cozinha com a mesa de jantar acoplada e todos os equipamentos. Conectado diretamente à varanda há um cantinho para os cafés da manhã em meio às árvores. A malha em vergalhão deixa a luz entrar livremente e a vista alcançar o belo visual em meio às araucárias e palmeiras.

Mais reservado, o quarto tem a cama direcionada para o jardim. O painel de quartzito verde-esmeralda, que faz vez de cabeceira, dá privacidade ao uso do banheiro do outro lado.

A iluminação delicada e sutil valoriza a volumetria, as texturas e elementos.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 49
Nídia Duarte @NIDIADUARTE_ARQUITETURA FOTOS: ESTÚDIO NY18 E DANIEL MANSUR
50 ANUÁRIO CASA VIP 2022 VIVEZA MINAS GERAIS ACONCHEGO EM ESTILO INDUSTRIAL AMERICANO
FOTOS: ALEKSANDER CARVALLHO

LOFT EM CONTATO COM A NATUREZA

O loft foi construído em estilo industrial americano, priorizando materiais rústicos e adotando uma solução estruturalcom vigasepilaresmetálicos. A proposta arquitetônica contempla um único volume, com todas as funções primordiais planejadas para proporcionar praticidade e bem-estar.

A fachada oeste foi estruturada toda em vidro, para permitir a contemplação do pôr do sol exuberante que surge atrás da Serra da Canastra, em Minas Gerais. As cores dos materiais internos foram baseadas na paisagem do entorno, priorizando os tons terrosos em toda a decoração, e criando assim um ambiente acolhedor conectado à natureza.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 51
Olavio Costa @CHACONARQUITETURA

UMA ELEGANTE E ACOLHEDORA AMBIENTAÇÃO

SOFISTICAÇÃO E MODERNIDADE

Atemporalidade e elegância definem este espaço integrado, com sala de TV, living e sala de jantar, que constituem a vista principal de quem entra na residência. Os materiais foram escolhidosminuciosamente, em busca de uma composição sofisticada e moderna. O porcelanato acetinado, a madeira e o linho do mobiliário formam uma base sóbria, queganhoupersonalidade com a iluminação, os adornos e o detalhe da parede em pedra ônix.

Integrado com a sala de jantar, o lavabo da residência segue a mesma linguagem, porém com um toque de cor nas paredes. Metais gold matte reforçam o requinte do ambiente.

Já o home TV tem cores mais

fortes, e a iluminação indireta, associada a materiais como couro, linho e madeira, produz uma sensação de acolhimento.

O foco do quarto do casal está na cama com o recamier em couro whisky. Os elementos básicos mantêm a linha de tons sóbrios. Também o banheiro do casal transmite a ideia de síntese entre o clean e os elementosclássicos,pormeiode acabamentosmarmorizadosedo uso de metais dourados.

Para o banheiro do filho foram escolhidos tons mais escuros. Louças e metais pretos se encontram em harmonia, seja com a pedra cinza, seja com o revestimento em detalhe da parede.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 53
Priscila Costa Edifique Arquitetura @EDIFIQUEARQUITETURA
FOTOS: PAOLA CAROLINE

RUSTICIDADE MODERNA

Moderno, leve, elegante e atemporal. Tais atributos definem este espaço gourmet de uma fazenda no interior de Minas Gerais. Vale ressaltar que, embora o ambiente exale contemporaneidade, aspectos inerentes à vida no campo também estão presentes: rusticidade e intimidade com a natureza.

Esse equilíbrio foi possível graças às minuciosas escolhas feitas pela arquiteta, sobretudo no que diz respeito aos revestimentos. Porcelanatos em grandes formatos, ícones de leveza do design, sobressaem na bancada, no fogão em ilha e na churrasqueira. Os tijolinhos rústicos, por seu turno, evocam a conexão com a terra e com elementos do mundo rural. O revestimento escolhido para as paredes surge no espaço como se fosse uma pintura com padrão de folhagens, criando outro elo com a paisagem do entorno e chamando a atenção desde o primeiro olhar.

No lavabo, o revestimento contrasta o preto e os frisos em cobre, estabelecendo arrojada combinação. Não por acaso, um dos achados do projeto foi amplificar toda essa ousadia, revestindo uma parede inteira com espelhos.

54 ANUÁRIO CASA VIP 2022 VIVEZA MINAS GERAIS
@RAFAELABRUNAARQUITETURA
FOTOS: LETÍCIA GALVÃO UM MIX DE ESTILOS CHEIO DE CHARME NA ÁREA GOURMET
56 ANUÁRIO CASA VIP 2022 VIVEZA MINAS GERAIS
INOVAÇÃO NA FACHADA E EXCLUSIVIDADE PARA OS MORADORES

JARDINS VERTICAIS COMPÕEM A FACHADA

A identidade do Residencial Jardins é o grande plano vertical ajardinado que se integra com as finas lajes das varandas e com os blocos cheios e vazios. A escolha do porcelanato amadeirado como revestimento base da fachada proporciona a esta complexa composição geométrica uma grande conexão com a natureza. A proposta do projeto foi entregar algo inovador na fachada e internamente oferecer luxo e exclusividade para os moradores. O resultado são quatro apartamentos cuidadosamente concebidos para adequar-se à personalidade de cada família. O mobiliário, os revestimentos e os materiais de acabamento foram especialmente selecionados, imprimindo um toque de sofisticação ao empreendimento.

No pavimento térreo situa-se o amplo espaço de lazer, com área gourmet, piscina, sauna, SPA, academia, escritório para home office, quadra gramada e jardins planejados.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 57
FOTOS: DANIEL MANSUR
Miriam Sena, Jessica Nogueira e Natalia Sena Sena
Arquitetos @SENAARQUITETOS
MINAS GERAIS METAL NOBRE REVESTIMENTOS SELECIONADOS PELA INOVAÇÃO E MODERNIDADE FOTOS: THAINÁ DIAS

CONEXÃO COM A NATUREZA

Este projeto representou um novo momento na vida de uma família em busca de conexões diretas com a natureza. Por isso, o ponto de partida foi a elaboração de um paisagismo saudável e sustentável. Nos jardins foram dispostos pés de café, goiaba, jabuticaba, gabiroba, pitanga e de muitas outras árvores frutíferas da região.

O lote, em uma esquina privilegiada, e a vocação do condomínio inspiraram um projeto único no agenciamento de espaços e em sua acentuada volumetria externa.

Os ambientes foram desenhados em torno da grande e alta sala-loft-gourmet, que proporciona momentos

especiais para a família. Um ponto relevante do projeto foi a constante busca pela inovação, não somente nos traços arquitetônicos como também na escolha dos revestimentos: na piscina, o porcelanato Marble Noveau Mate, 120x120cm, é capaz de reverberar os reflexos e matizes da água e do sol. Ele contracena com o Limestone Antracita, 83x83cm, da área externa.

Já no piso da área interna foi aplicado o porcelanato Solid Concret Acetinado, de 120x120cm. No lavabo interno, o Soul White Polido, 120x120cm. A Ardosia Grafite, no formato 60x120 cm, foi escolhida para o home office e para os detalhes da fachada.

Luiz Márcio Carvalho

ANUÁRIO CASA VIP 2022 59
@LUIZMARCIOARQUITETURA

EM BUSCA DE BEM ESTAR

Um espaço mais amplo, livre e confortável, com a presença de elementos naturais, para receber amigos e familiares. Esse foi o pedido do jovem casal com dois filhos para a reforma da área gourmet e externa de sua residência, na cidade mineira de Uberlândia. A piscina anterior ocupava uma parte significativa do local, reduzindo a área gourmet e tornando-a mal aproveitada. Ao fundo, situavam-se a sauna e dois vestiários grandes, todos ociosos. O projeto de ampliação da área gourmet foi elaborado a partir de uma estrutura metálica aparente. A antiga piscina foi deslocada, abrindo espaço para um grande jardim.

Optou-se por utilizar o piso em mármore Michelangelo, tanto na área interna quanto na externa e também para as novas bancadas, o que

trouxe nobreza à decoração. Para o revestimento das paredes internas e para o muro da piscina e da ducha foi escolhida a Pedra Forest, material já aplicado na fachada em uma reforma anterior, e que tinha imprimido personalidade e elegância ao espaço.

A piscina, antes revestida com pastilhas, recebeu o revestimento Atol Jade, mais adequado ao local. A presença abundante de plantas de diferentes texturas e tamanhos deu vida ao espaço e harmonizou com a concepção decorativa geral.

O toque de rusticidade foi dado com o uso das persianas de fibra natural em todas as portas de vidro, assim como o uso do bambu no pergolado externo e também da madeira, presente nos móveis, muro e painéis em marcenaria.

60 ANUÁRIO CASA VIP 2022
FOTOS: MAK CÉZAR MINAS GERAIS METAL NOBRE

A PRESENÇA DOS ELEMENTOS NATURAIS TROUXE UM TOQUE RÚSTICO E ACOLHEDOR

@MARIANAPEREIRADESIGN Mariana Pereira

ANUÁRIO CASA VIP 2022 61

COZINHA E JANTAR

BEM INTEGRADOS

Este projeto foi desenvolvido para uma família grande que ama cozinhar e se reunir. Com o objetivo de tornar os momentos do dia a dia mais agradáveis, a ideia foi integrar a cozinha e a sala de jantar.

Um dos principais elementos de conexão entre os dois ambientes é o piso. Anna escolheu o Incepa Heroes Off White Polido, de 80x80cm, que, além de unificar a cozinha e o jantar, também proporciona uma sensação de amplitude.

A nova cozinha tem estilo clean, leve e arejado. Nas bancadas e na parede foi aplicado o Villagres Palazzo Ducale polido, no formato 80,5x140cm. Já na parede oposta à da bancada de trabalho a arquiteta utilizou um revestimento 3D: Portinari Corl Marble Decor de 33x100cm. Toques de madeira e de metal dourado complementam a decoração.

A reforma foi um sucesso e tornou o espaço funcional, amplo e acolhedor, ideal para o perfil dos moradores.

62 ANUÁRIO CASA VIP 2022
MINAS GERAIS MUNDIAL Anna Arquete @ANNA.ARQUETE_ARQUITETA
ANUÁRIO CASA VIP 2022 63
FOTOS: FERNANDA
ARQUETE AS CORES CLARAS DOS REVESTIMENTOS CONFEREM AMPLITUDE E REQUINTE

REQUINTE SÓBRIO

Esta sala de estar foi criada para um casal de empresários que preza pela sofisticação e pela sobriedade na ambientação. Buscando uma composição simples, agradável e organizada, os profissionais projetaram uma sala com peças essenciais, que fazem sentido para o estilo de vida dos proprietários.

A escada que une os dois pisos tornou-se uma verdadeira escultura dentro de casa. Toda revestida em porcelanato Roca Marble Lassa Polido, de 120x120cm, com guarda-corpo em vidro, ela proporcionou leveza e amplitude ao ambiente. O mesmo revestimento foi utilizado no piso de toda a sala de estar. Já nas paredes foi aplicado o revestimento Roca Zen White de 40x120cm. O mobiliário em tons claros, com alguns toques de cor, complementa a atmosfera de tranquilidade desejada pelos clientes.

CASA MINAS GERAIS MUNDIAL 64 ANUÁRIO VIP 2022
A PROPOSTA FOI CRIAR UM ESPAÇO FLUIDO E TRANQUILO, COM UM TOQUE MINIMALISTA
@CANTARUTTIPUPO_ARQUITETURA
FOTOS: BRUNO ALVES
ANUÁRIO CASA VIP 2022 65
MINAS GERAIS MUNDIAL

UM BANHEIRO CLEAN E ACOLHEDOR, COMPOSTO EM PRETO, BRANCO E MADEIRA

ACONCHEGANTE COM ESTILO

O projeto deste banheiro, localizado na cidade de Juiz de Fora, teve como principal proposta a vista deslumbrante, que precisava ser valorizada. O primeiro passo foi abrir o pequeno vão da janela e aproveitar tudo o que havia ao redor de paisagem verde, mas sempre com o cuidado de preservar a privacidade.

O ambiente ficou clean, claro e arejado. Utilizou-se o porcelanato Carrara Mate, de 90x90cm, no piso e na parede, imprimindo elegância e unidade visual ao conjunto. Destaque para a banheira branca, emoldurada com madeira de demolição para contrastar com a bancada e com as louças, todas em all white, assim como a parede que divide o box, revestida com Petit Poéme. Este revestimento, apesar de todo branco, possui um relevo que cria um inesperado efeito de estilo. Efeito esse também presente na combinação de preto e branco nas louças e metais.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 67
Deize Sales e Fernanda Nicolau D+F Arquitetura e Interiores @DF.ARQ
FOTOS: STUDIO PHOTO ALUIZIO

A SELEÇÃO DE MATERIAIS PROPORCIONOU UM TOQUE RÚSTICO E ACOLHEDOR

RESIDÊNCIA FLUIDA E SOFISTICADA

A casa de dois pavimentos, com aproximadamente 400m², situada em um condomínio fechado em Ubá/ MG, foi totalmente pensada para atender ao desejo dos clientes. Por gostarem de receber amigos e familiares, a prioridade do projeto foi a integração entre os ambientes. Assim, a volumetria deu-se de modo que toda a casa se voltasse para a área externa. A área social ficou concentrada no primeiro pavimento, e a área íntima, no segundo.

Já na entrada da casa se tem uma visão ampla de toda a integração do espaço, favorecida pelas grandes aberturas das portas de correr e os vãos livres. Na sala, o pé-direito duplo é valorizado pelo revestimento 3D, enquanto a escada, que parece flutuar, foi toda execu-

tada em porcelanato. Apesar da amplitude do ambiente, foi possível conceber uma sala aconchegante devido à perfeita seleção do mobiliário e da decoração.

A cozinha e a área gourmet são divididas por uma porta que, ao se abrir, oferece sobre a ilha a perspectiva de continuidade visual. Assim, alia estética e funcionalidade nos dois espaços. Na área gourmet foi utilizado em toda a parede um revestimento semelhante ao aço corten, que, combinado com a mesa em madeira natural, imprime um toque de elegante rusticidade ao espaço. O lavabo externo segue essa mesma linguagem, com uma parede revestida em pedra vulcânica escura, bancada em madeira natural, cuba esculpida em porcelanato e metais em rose gold.

68 ANUÁRIO CASA VIP 2022 MINAS GERAIS MUNDIAL
FOTOS: MARINA GALATRO

Maria de Lourdes Delazari Carneiro Mendes, Marina Galatro Menta Guedes e Victória Delazari Contin Lanes @DELAZARI.GALATRO

ANUÁRIO CASA VIP 2022 69
70 ANUÁRIO CASA VIP 2022 OS AMPLOS PANOS DE VIDRO E O PÉ DIREITO ALTO DÃO IMPONÊNCIA AO CONJUNTO
FOTOS: AGÊNCIA KAYA
MINAS GERAIS MUNDIAL

ÚNICA E PERSONALIZADA

Apesar do terreno possuir apenas 12m² de frente, o fato de ser de esquina possibilitou a criação de uma fachada imponente, com detalhes marcantes, como os pergolados frontais que se interligam vertical e horizontalmente. A iluminação e o pé-direito duplo possibilitam o uso de portas e de grandes vidros que criam uma sensação de amplitude, proporcionando ótima luminosidade.

Os muros de vidro parecem integrar o jardim com a rua. O destaque fica para o portal que define a entrada social, onde foi utilizado o revestimento 3D Paulista Bloc. Tudo em harmonia com o Pulpis Gray, estabelecendo um adequado equilíbrio com os tons escuros escolhidos para a fachada.

A casa conta com uma varanda gourmet na qual foi aplicada uma paleta de cores elegantes: cinza-chumbo, preto e tons amadeirados A bancada preta escovada faz uma composição perfeita com a pastilha Mc Louvre. Seguindo a proposta de integrar os ambientes, a piscina situa-se bem perto da área gourmet. Uma das paredes junto à piscina recebeu o revestimento Ballet Hexa, de formato hexagonal, aplicado como se fossem peças desencaixadas e estivessem flutuando, em uma composição ousada e criativa.

O projeto de iluminação e os detalhes decorativos obedecem a uma concepção única e personalizada. O resultado final foi uma residência imponente, com forte presença do estilo contemporâneo.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 71
Karen Lannes @KAREN_ARQUITETURA
MINAS GERAIS MUNDIAL TODO O ACOLHIMENTO DE UMA CASA DE CAMPO, SOMADO AO LUXO E À ORIGINALIDADE
FOTOS: RHODOLFO ASSAD

EXUBERÂNCIA E BEM VIVER

Integração, convivência, luxo e originalidade foram os pedidos do casal que adora receber amigos e celebrar os momentos especiais da vida. Para atender a esses desejos o designer de interiores realizou uma primorosa escolha de materiais, que foram determinantes para o acabamento perfeito e o efeito final.

Elementos naturais como a pedra Hijau na piscina, inclusive em sua borda, efetuaram a conexão perfeita entre a natureza única do lugar e a sofisticação do piso em Castelatto. A rusticidade do tijolinho aparente e o cimento queimado, na moderníssima versão Castelatto 6mm, refor-

çaram a atmosfera de acolhimento indispensável a uma casa de campo.

O mobiliário traz uma paleta de cores neutras e atemporais, como a linha dos estofados, o couro natural e as lâminas de madeira, todos finalizados com detalhes luxuosos dos metais em ouro e rose gold.

Como pano de fundo, a natureza encarregou-se de fazer sua parte, por meio de uma explosão de cores e formas, que transformam a permanência neste espaço em uma verdadeira reverência à vida. A adega exclusiva e espaçosa complementa o cenário, expressando o estilo alegre e receptivo dos proprietários.

Luiz Duque

ANUÁRIO CASA VIP 2022 73
@LUIZDUQUEINTERIORES

UMA CASA LEVE E DESPOJADA

A principal inspiração deste projeto foi o desejo de usufruir de uma casa linear, onde todos os ambientes têm o mesmo destaque, por estarem em um único nível. Para atingir o objetivo, a ordem foi a integração. A ênfase no conforto, aliada à amplitude do terreno generoso, resultou numa casa despojada, leve e cheia de encantos. Com pé-direito alto, bem setorizada mas cheia de conexões, ela pode tornar-se mais devassada ou mais intimista, dependendo da ocasião.

Situada em uma região quente, a residência também é termicamente bem resolvida, e tem ao fundo a piscina, que traz frescor para o interior da moradia.

Simplificada em suas formas, ampla mas sem excessos, com acabamento moderno e primoroso, esta casa torna o dia a dia mais agradável e menos trabalhoso, pois sua manutenção é fácil.

74 ANUÁRIO CASA VIP 2022 MINAS GERAIS MUNDIAL
A CASA,
TÉRREA
E FUNCIONAL, TEM AMBIENTES INTEGRADOS,
MAS BEM SETORIZADOS
FOTOS: FABIANO ARAUJO

CONECTADA COM A MATA MINEIRA

Implantada em terreno que faz divisa com uma área de preservação permanente, em um condomínio de Juiz de Fora-MG, a residência foi planejada em três volumes distintos que abrigam a área social e a de serviço, a área íntima e a de lazer. Duas grandes empenas de concreto aparente, recortadas por aberturas irregulares, conformam o volume que abriga as salas de estar, jantar, cozinha e serviço. A volumetria se destaca como um elemento escultórico para quem vê a casa do lado de fora. Por dentro, as aberturas criam um interessante jogo de luzes que vão mudando ao longo do dia.

Engastado nas paredes de concreto, o volume dos quartos se apresenta como uma grande caixa de concreto revestida de madeira, abrindo suas varandas para a vista da cidade. Sob o vão deste volume ficam a garagem e os acessos da casa. Oposta ao volume íntimo, a área de lazer é uma réplica em escala das empenas do volume social. Além de abrigar a churrasqueira, banheiro e sauna – de onde é possível acessar a piscina em pastilha Bermuda –, o volume recebeu um telhado jardim, que não apenas contribui para o conforto térmico do ambiente como se confunde com a vista da mata.

76 ANUÁRIO CASA VIP 2022 MINAS GERAIS MUNDIAL
COLABORADORES: ANA CAROLINA DE AQUINO, ANA PAULA DAL BIANCO, BIANCA COUTO, BIANCA MARTINS, JEAN GOMES, JEAN ROCHA, JONATAS NAMORADO, LAURA TOSTES, RAPHAELA DANTAS, JADE ESTRELA, LETICIA ANTONIETO, JOSÉ RICARDO MUNCH.
ANUÁRIO CASA VIP 2022 77 Frederico
Andrade de Paulo e Guilherme Ferreira
@SKYLABARQUITETOS A VOLUMETRIA É ESCULTURAL, AS ABERTURAS CRIAM UM BELO JOGO DE LUZ E SOMBRAS FOTOS: HENRIQUE MANGEON

PARANÁ

O Barreado é o prato mais consumido no estado, principalmente no litoral. É um ensopado de carne cozido em fogo muito baixo, em uma panela de barro lacrada com pirão de farinha para evitar que o vapor escape durante o processo. O preparo demora horas!

POR UM DESIGN LEVE E ALEGRE

A originalidade deste projeto traduz a expectativa de uma família que desejava a criação em sua residência de ambientes dotados de leveza, alegria e ampla luminosidade. Para isso, foram usados tons básicos nos móveis, na decoração e também nos revestimentos.

No ambiente gourmet optou-se pela combinaçãoentre o revestimentoParisBlanch, aplicado na parede hidráulica, e o revestimento frisado amadeirado na churrasqueira e na região frontal da ilha. A pedra branca da cozinha, de supernanoglass, possibilitou uma linguagem única em todo espaço. Já o revestimento 3D Drapeado Beton e o piso porcelanato Nord Cement foram inseridos no projeto a fim de reafirmarem esse design simples, mas cheio de personalidade.

O planejamento da iluminação buscou um pleno equilíbrio com os elementos metálicos presentes nos pés de mesas e cadeiras. Na composição foram utilizados alguns pontos de spots no teto, trilho e pendente sobre a mesa de jantar. O toque sofisticado coube à inserção de uma fita de led abaixo do armário aéreo, que, juntamente com os demais pontos de iluminação quente, deixou o espaço mais aconchegante.

Neste projeto a biofilia teve peso decisivo, sendo visível na aplicação de madeira natural nos móveis decorativos, no pergolado e no deck. Também se pode ressaltar a boa ventilação e o ingresso de iluminação no ambiente, bem como a sua conexão com a área externa e o uso de plantas naturais na decoração interna.

80 ANUÁRIO CASA VIP 2022
PARANÁ CASA SÃO PAULO

LUMINOSIDADE, INTEGRAÇÃO

FOTOS: RICARDO HARADA @ARQUITETABRUNABOMBARDI

CONFORTO E BELEZA

Na criação desta área externa, o ponto central foi atender aos quesitos de integração com o espaço gourmet existente e proporcionar conforto na área da piscina. Anteriormente, ela era de fibra e foi substituída por esta, de concreto armado.

Em busca de uma ideia de aconchego, o arquiteto concebeu duas prainhas com hidromassagem que se interligam, proporcionando mais espaço e conforto dentro da piscina. Para completar a proposta, foram usados elementos naturais, como a pedra ferro e o deck em madeira no mesmo nível do piso em porcelanato Hit Fendi, aplicado no entorno da piscina. Já no interior dela utilizou-se o revestimento Malibu Ocean, trazendo um toque de coloração azul, enquanto para as bordas o profissional optou pelo mármore branco carrarinha.

A iluminação do ambiente foi focada nos revestimentos, que refletem a luz e sua beleza, em harmonia com os perfis do pórtico e com o seu interior revestido em cimentício 3D.

82 ANUÁRIO CASA VIP 2022 PARANÁ CASA SÃO PAULO
ANUÁRIO CASA VIP 2022 83 A BELA PISCINA É O PONTO FOCAL DESTA ÁREA DE LAZER
FOTOS: LEONARDO
TERUEL
PARANÁ CASA SÃO PAULO
REFORMA
COMPLETA
EM BUSCA DE BEM ESTAR E ACONCHEGO
FOTOS: GUILHERME FRIDER E RAFAEL ARAUJO ( ARQT. )

CHARMOSA ÁREA SOCIAL

Este sobrado residencial foi inteiramente modificado para atender às necessidades da família: um casal e um filho jovem. Eles adoram receber, cozinhar, curtir cada cantinho do lar e se preocupam com bem-estar e relaxamento. A reforma foi planejada para oferecer espaço de trabalho e de lazer, incluindo home office, piscina, espaço gourmet e salas integradas.

Nos ambientes integrados da área social a ideia é propiciar uma atmosfera de aconchego e elegância. Daí a escolha do piso Nord Cement Natural Retificado, com 90x90cm. Para dar um aspecto de amplitude, o mesmo piso foi aplicado na área gourmet e em

parte do espaço de lazer da piscina.

Na parede do lavabo foi usado o revestimento Trama Rimini, em harmonia com o porcelanato Calacata Gold Micro Cristal, que compôs a bancada esculpida. Tudo pensado para proporcionar impacto e sofisticação.

Para a área de lazer com piscina, Gabriela idealizou um deck de porcelanato Parquet d’Olivier, com bordas boleadas. O revestimento interno da piscina é o Palau Bright, 10x10 cm.

Um destaque à parte é o banheiro da área gourmet, em que o rústico e o elegante se afinam. Peças Frame Taco foram usadas como revestimento e o porcelanato Rodin Corten Acetinado para a bancada.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 85
PARANÁ CASA SÃO PAULO FOTOS:
LOAN ROCHA
A COZINHA GOURMET
SE ABRE PARA A PISCINA, CRIANDO UM AMPLO AMBIENTE DE CONVÍVIO

LAZER E CONEXÃO

Muitos questionamentos foram feitos durante a pandemia, entre eles a forma como enxergamos o lar e a importância de termos ambientes de convívio confortáveis e visualmente agradáveis. E foi com base nesta premissa que o projeto desta residência em lote estreito, com 8m de testada, desafiou o grupo de arquitetos para encontrar a melhor solução de incidência solar, ventilação e organização, dentro do programa de necessidades dos proprietários. A principal demanda do jovem casal era unificar os ambientes para favorecer a conexão entre as pessoas. A cozinha gourmet foi planejada como um espaço para apreciar a boa comida, mas também para relaxar e se divertir, contemplando a vista da piscina. Outro diferencial foi o posicionamento do jardim de inverno, que aumentou a captação de luz natural e a ventilação, além de encantar moradores e visitantes com a beleza de suas plantas e folhagens, garantindo leveza ao ambiente.

Meneguetti e Gregory Glauci de Oliveira

@PROJETOGEMINADAS

ANUÁRIO CASA VIP 2022 87

PARANÁ CASA SÃO PAULO

A fachada principal da residência se destaca por seu estilo contemporâneo, com linhas retas e horizontais, e pelos revestimentos em tonalidades quentes.

A escada interna metálica, com degraus em madeira, é o grande destaque da composição estética e funcional dos pavimentos, além de proporcionar a contemplação do ícone paisagístico da região, a palmeira.

A área gourmet tem características modernas, com forro de madeira, painel ripado e parede de tijolinhos. O ambiente oferece uma agradável vista do espaço de lazer com SPA.

Na área íntima sobressai o banheiro da suíte máster, com sua estrutura em tatame e pergolado de madeira, assinalando a harmonia da arquitetura desta casa com a natureza. É um espaço totalmente privativo para o casal aproveitar momentos de aconchego e bem-estar.

88 ANUÁRIO CASA VIP 2022
ESTILO CONTEMPORÂNEO Fernando
GYF Arquitetura
Avante Engenharia
@GYF.ARQUITETURA @AVANTE.ENGENHARIA
LINHAS CONTEMPORÂNEAS E CONEXÃO ENTRE ARQUITETURA E NATUREZA FOTOS: JEFFERSON OHARA

ARROJADO E MODERNO

A ideia deste projeto foi modernizar as instalações de uma loja esportiva com mais de 20 anos no mercado, transformando-a em um espaço comercial relevante e diferenciado. O desejodosproprietários era de que a fachada se destacasse a ponto de ser uma referência na cidade de Foz do Iguaçu, além de criar uma identidade para a loja.

Com carta branca para trabalharcriativamente,asarquitetas trataram de explorar novos elementos.Fugindodoconvencio-

nal, aplicaram painéis vazados em ACM, com geometriairregular, que foram afastados das paredes com o objetivo de conferir uma ideia de dinamismo. O tom laranja da logomarca se destacou em contraste com a cor preta de fundo do prédio, tornando a fachada mais atrativa. Mesmo com o formato irregular do terreno, o projeto permitiu que a fachada ficasse mais ampla, garantindo uma boa visualizaçãodeváriosângulos.

“Na grande parede lateral, reservamos um espaço para o grafite

com um tema ligado ao esporte, feito por um artista local, criando assim um painel instagramável”, explica Ana Paula.

A proposta de sair do padrão e criar uma loja arrojada e contemporânea tem sintonia com o mundo esportivo, que está em constante evolução. Na parte interna, as arquitetas procuraram desenhar um ambiente amplo e moderno.

Nele predominou o estilo industrial, com o uso devergalhões, metal preto, chapas metálicas, aço corten, piso em cimento queimado

90 ANUÁRIO CASA VIP 2022 FOTOS: KIKO SIERICH PARANÁ PANORAMA

e tijolos de demolição originários do forno de uma antiga cerâmica, que não existe mais. “É uma parte da história da cidade que agora está representada na loja”, destaca Jaqueline. A madeira natural, em conjunto com ocouropresente nos móveis, imprimiu um ar mais aconchegante ao local. Tudo foi setorizadodeacordo com cada modalidade, tornando mais prática a visualização dos produtos e mais intuitiva a relação do consumidor com o produto, ou seja, criando um convite a novas experiências.

CRIATIVIDADE E MODERNIDADE NA CONCEPÇÃO DA LOJA DE ESPORTES

ANUÁRIO CASA VIP 2022 91
@ANAROSSETTOEJAQUEMAFINI
Ana Paula Rossetto e Jaqueline Mafini
PARANÁ PANORAMA
A LINGUAGEM CONTEMPORÂNEA ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS DETALHES E MATERIAIS
FOTOS: KIKO SIERICH

ATMOSFERA CLEAN

Dandocontinuidadeao traço contemporâneo já existente no projeto arquitetônico desta residência, os arquitetos conectaram os ambientes internos valendo-se da mesma linguagem. Predominam os tons de cinza na marcenaria planejada, os revestimentos cerâmicos em formatos maiores e o uso das texturas dos tecidos com a intenção de harmonizar o conjunto visual. Pontos sutis de cor presentes nos objetos decorativos e no design do mobiliário, detalhes em serralheria, prateleiras iluminadas e vidros espalhados pelos cômodos complementam a atmosfera de leveza desejada pelos moradores.

O design também foi importante para a escolha de determinadas louças e metais, visando trazer modernidade e tecnologia ao projeto. Todos esses elementos, minuciosamentepensados,planejadoseescolhidos, tornaram-se decisivos para que a composição final do espaço encantasse os moradores.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 93
@ARKHEARQUITETURA
Vagner Rocha e Caio Murilo Sbalqueiro Arkhê Arquitetura

ESPAÇO PARA CONECTAR PESSOAS

Atendendo ao pedido dos moradores, que buscavam um espaço em que se sentissem livres e à vontade, o conceito de amplitude foi o ponto de partida para o projeto da residência térrea de 350m² em um condomínio fechado. E desse conceito decorreu a ideia de fazer uma porta-janela de canto, com quase 14 metros de vão livre e três metros de altura, permitindo uma abertura máxima de 90% de largura para a área de lazer externa. Assim, a superdimensão vertical e horizontal dessa porta-janela integrou plenamente os ambientes interno e externo.

Os arquitetos tiveram o cuidado de criar ambientes convidativos para momentos de descanso, reflexão e conexão entre as pessoas. Aproveitando o pé-direito de 5,50 metros de altura do espaço gourmet, foram projetados vários níveis de sancas de gesso, com fita de led 3.000k em todas elas, criando uma iluminação que desperta diferentes sensações estéticas e de bem-estar. O estilo contemporâneo aplicado no espaço ganhou ainda mais modernidade com a seleção dos porcelanatos, que trouxeram aconchego e amplitude para o espaço gourmet.

94 ANUÁRIO CASA VIP 2022
PARANÁ PANORAMA

@CONCEITOARQUITETOS

ANUÁRIO CASA VIP 2022 95
José Melhado e Diogo Júnior Conceito Arquitetura e Interiores
FOTOS: KIKO SIERICH
A PORTA JANELA DE CANTO É
O PONTO
ALTO D0 PROJETO

DO MONOCROMÁTICO

“Com rotinas cada vez mais agitadas, nosso lar se torna um espaço de aconchego e conexão.” Tendo como ponto de partida essa premissa, a arquiteta planejou a reforma do apartamento situado em Foz do Iguaçu.

A sala de estar mereceu atenção especial, precisou ser ressignificada para atender ao desejo dos moradores, que almejavam um ambiente de convivência e descanso familiar. Assim, a noção de conforto foi valorizada. Do piso à marcenaria, das cortinas ao tapete e aos estofados, usou-se uma paleta de cores mais clean, resultando em uma composição que transmite acolhimento e tranquilidade. A sala de jantar e a churrasqueira foram totalmente integradas e deram lugar a uma área gourmet, com o objetivo de assegurar praticidade aos encontros com

familiares e amigos. No lavabo, a meia parede segue o mesmo revestimento do piso, para dar a sensação de continuidade, complementada pelo papel de parede. Com o perfil dourado se fez a divisória. Este tom também está presente em outros detalhes, como a torneira e os acessórios. A bancada com cuba esculpida em bronze conferiu um toque de elegância ao local.

Já na área íntima, a suíte do casal seguiu um estilo clássico, com o mobiliário otimizado para garantir conforto e funcionalidade. O banheiro do casal foi planejado para atender a um pedido especial da cliente: o tão sonhado banheiro branco. Já a filha preferiu que seu banheiro apresentasse tons mais sóbrios – o cinza com detalhes em preto –, compondo um estilo moderno e sofisticado.

96 ANUÁRIO CASA VIP 2022 PARANÁ PANORAMA
O CHARME
UMA AMPLA REFORMA EM BUSCA DE CONEXÃO E BEM ESTAR PARA A FAMÍLIA
FOTOS: KIKO SIERICH

ÁREA DE LAZER COM SPA

Para atender ao desejo do casal – ter um lar para desfrutar no dia a dia e não somente nos fins de semana –, o projeto tem na área de lazer o seu principal trunfo. Os moradores sonhavam com um projeto funcional e aconchegante, mas que não perdesse a beleza e o requinte.

As altas temperaturas típicas de Foz do Iguaçu combinam perfeitamente com um mergulho refrescante na piscina com cascata. O ruído que esta faz e a água caindo no corpo revigoram e purificam as energias, além de transmitir uma sensação de paz. Ao lado da piscina é possível relaxar na banheira de hidromassagem, aproveitando todo o bem-estar que um spa particular proporciona.

Na ideia de combinar porcelanato e madeira, o arquiteto criou um espaço resistente e de fácil manutenção. Para proporcionar maisconforto,design e funcionalidade,escolheu o mobiliário estilo outdoor living, conceito que reforça a proposta de utilizar móveis em áreas externas, conectados ao ambiente e à natureza. Outro detalhe no recanto de lazer da casa é o pergolado, que proporciona um espaço para descanso e conversas à sombra. “Acima de tudo pensamos numa estética moderna e sem excessos para esta residência”, observa Maicon.

98 ANUÁRIO CASA VIP 2022
@MAICONCONTEARQUITETURA Maicon Conte Arquitetura PARANÁ PANORAMA
UM RECANTO PARA CURTIR A VIDA EM FAMÍLIA E RECEBER OS AMIGOS
FOTOS: KIKO SIERICH

A SELEÇÃO DOS MATERIAIS FOI FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE DO AMBIENTE

100 ANUÁRIO CASA VIP 2022 PARANÁ PANORAMA
FOTOS: KIKO SIERICH

CLÁSSICO E SÓBRIO

O arquiteto recebeu a demanda de projetar um escritório de advocacia que transmitisse seriedade, confiabilidade e mostrasse uma trajetória de sucesso. “Nesse caso, o projeto arquitetônico foi essencial para compor a imagem, combinando elementos contemporâneos e ao mesmo tempo clássicos”, destaca Marcelo. A recepção, a sala de reuniões, a copa e o lavabo do novo escritório traduzem a ideia de solidez. As duas sócias proprietárias solicitaram que fosse impressa uma característica pessoal de cada uma delas em suas salas pessoais. Uma com um perfil mais intimista, sóbrio e imponente, a outra marcada pela leveza e requinte. A escolha de materiais que denotam a personalidade das advogadas, combinada à estética impecável do mobiliário, gerou um resultado elegante e contemporâneo.

Com o objetivo de entregar este projeto corporativo à altura das solicitações das clientes, o arquiteto optou por cores sóbrias, escolheu o porcelanato em grande formato e recorreu às charmosas boiseries, tendência de decoração vinda diretamente da França do século XVIII. Objetos finos como cristais de Murano, livros, quadros, mármores, lacas, iluminação intimista e aconchegante e o uso de detalhes em dourado foram cuidadosamente escolhidos para enriquecer o projeto.

Marcelo Lopes

Arquitetura

ANUÁRIO CASA VIP 2022 101
@MARCELOLOPESARQ
102 ANUÁRIO CASA VIP 2022 PARANÁ PANORAMA

O ACONCHEGO DOS TONS SÓBRIOS

A residência de 550m², dispondo de salas de estar e jantar, varanda, lavabo e três suítes, foi projetada seguindo uma estética contemporânea e buscando oferecer o máximo de conforto para um casal e seus dois filhos. No andar superior situa-se a área de privacidade dos moradores, enquanto o térreo foi planejado para constituir um espaço de integração, dentro de uma perspectiva que privilegia a união familiar e favorece a criação de memórias afetivas. A cozinha abriga a churrasqueira e uma ilha para refeições rápidas para quatro pessoas. Já no lado de fora, a piscina com revestimento tipo Hijau, em tons de azul e verde que lembram o mar, tem como destaque uma bela cascata.

A sala, que também serve de home office, oferece muitos sofás e poltronas para que todos possam usufruir de vivências coletivas prazerosas. O piso de formato 90x90cm foi aplicado em todos os ambientes, trazendo unidade visual e sensação de amplitude. Quanto às paredes, o cinza foi escolhido depois de vários testes à procura de um matiz que não fosse muito frio. Seguindo a paleta sofisticada, o mobiliário mescla tonalidades marrons e cinza. Outro detalhe bem pensado é a previsão de instalação de elevador no lugar da rouparia e da adega. Por fim, no lavabo o revestimento em 3D emoldura belas peças assinadas e um espelho com formas orgânicas.

Juliana Troglio, Marcelo Souza e Mônica Petermann

Nest Arquitetura e Interiores

@NESTINTERIORES

ANUÁRIO CASA VIP 2022 103
TUDO PLANEJADO PARA
SER MODERNO E CONFORTÁVEL
FOTOS: KIKO SIERICH

O ESTILO NEOCLÁSSICO DESTACA SE NA FACHADA E NO INTERIOR DA RESIDÊNCIA

CONTEMPORÂNEO

Em busca de elegância, aconchego e de uma forma em que predominasse a simplicidade, os clientes procuraram a Scalla Arquitetura para executar um projeto de fachada e outro que contemplasse o interior dos ambientes. Na fachada, por meio de um retrofit, tirou-se proveito dos volumes já existentes, agregando elementos de destaque e molduras em EPS, com o objetivo de criar uma imponente porta de entrada almofadada e um guarda-corpo torneado, rico em detalhes. Disso resultou uma fachada com sofisticados traços neoclássicos.

O trabalho de interiores foi também norteado pelo mesmo estilo, com toques de contemporaneidade, sintetizando tradição e inovação, elegância e atualidade. Outro elemento importante tem origem

nodiálogoentreosambientes,criandoumaatmosferahomogêneadentro da residência. Para isso, foi importante a utilização das charmosas boiseries, com molduras formando quadros nas paredes alternando tamanhos e cores, cuidadosamente planejados para cada espaço.

Uma das marcas do trabalho das arquitetas é a atenção aos detalhes, que tornam tudo ainda mais especial. No living o destaque fica para o pórtico em lâmina natural de madeira, que confere uma dimensão intimista à sala da lareira. O pub e a adega, localizados no subsolo, causam um efeito de surpresa, pois o uso de cores sóbrias, o revestimento de tijolinhos e a iluminação suave transmitem uma sensação de acolhimento e bem-estar.

104 ANUÁRIO CASA VIP 2022 PARANÁ PANORAMA
LUXO
FOTOS: KIKO SIERICH
ANUÁRIO CASA VIP 2022 105 @SCALLAARQUITETURA
Isadora Figueiredo, Michele Mansano e Clarissa Andrade Scalla Arquitetura

RIO DE

JANEIRO

Os portugueses não desprezavam essas carnes.

E o que os escravos comiam era basicamente feijão com farinha. A feijoada (prato com técnica europeia, similar aos vários tipos de cozidos, como os de Portugal, Espanha, França, e outros) teria se desenvolvido no final do século XIX, em restaurantes cariocas.

FUNCIONALIDADE, CONFORTO E ESTÉTICA EM FORMAS CONTEMPORÂNEAS

RIO DE JANEIRO ALMEK
FOTOS: RIO ARQUITETURA & DESIGN LEANDRO BRÁS

O SONHO DA CASA DE CAMPO

Em uma área de 300m², esta residência, que se encontra no limite entre a zona urbana e a rural, foi projetada para materializar o sonho de seus proprietários: constituir um refúgio para a família e os amigos nos finais de semana. No terreno em aclive, a área de lazer ocupa um nível diferente da casa, sendo o primeiro acesso para convidados e mantendo, assim, a privacidade dos moradores. A ampla área gourmet, definida por seus elementos contemporâneos, possui ambientes integrados em que o exterior se comunica com o interior por meio de paredes e portas de vidro. A ilha gourmet é um diferencial na cozinha, dividindo o espaço e permitindo uma circulação mais livre.

O outro ponto de destaque do

projeto é a cascata sobre a sauna, que cai diretamente na piscina, criando um painel vertical fluido e quebrando a predominância de linhas retas horizontais. Para a criação do ambiente desejado pelos moradores foram usados diferentes materiais em tons harmônicos, compondo a identidade singular do espaço. As linhas retas estabeleceram uma forma atemporal, de acordo com a tendência dominante no estilo contemporâneo.

De acordo com a arquiteta, o formato do terreno foi o maior desafio para criar o projeto, porém, no final, acabou se tornando um grande aliado, devido à vantagem de manter a privacidade da parte íntima da casa e privilegiar a vista de um maravilhoso pôr do sol.

Renata Pinheiro

ANUÁRIO CASA VIP 2022 109
@RENATAPINHEIROARQUITETA
RIO DE JANEIRO CONSTRUSERRA OS AMBIENTES SÃO INTEGRADOS, MAS SEGMENTADOS POR ELEMENTOS VERTICAIS FOTOS: RENATA PENTAGNA

ESPAÇOS PLANEJADOS PARA RECEBER

O projeto de interiores desta residência foi criado para uma grande família que adora receber amigos e familiares e almejava a criação de um espaço confortável e funcional para os encontros. A grande sala, antes totalmente integrada, foi segmentada em três ambientes distintos e complementares: a varanda gourmet, a sala de jantar e a de TV. Os ambientes foram divididos por elementos verticais, no mesmo acabamento amadeirado freijó. No caso da área gourmet, a divisão se deu por um Brise Soleil, que também exerce a função de guarda-corpo entre os dois níveis. E na sala de TV usou-se um painel retrátil, suspenso por um trilho superior, capaz de isolar completamente o local quando necessário.

O pé-direito baixo é suavizado pelo piso em tons claros de cimento Almond acetinado, de 62x121cm. A área gourmet tem uma grande ilha central, capaz de comportar até cinco banquetas, com o tampo em quartzito Taj Mahal, uma pedra de extração nacional, resistente e elegante, com grandes veios em tons de marrom, cinza e branco. A pedra é utilizada também no nicho criado para comportar a churrasqueira a gás embutida e um cooktop para auxiliar nas grandes reuniões.

O lavabo da área gourmet traz o quartzito Taj Mahal no piso e na cuba esculpida. O equilíbrio do lavabo com a sala gourmet se dá pelo uso da mesma pedra, mas também pelo acabamento aveludado, em tom de cimento queimado aplicado nas paredes.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 111

VALORIZAÇÃO DA PAISAGEM

Para integrar esta área de lazer à exuberante paisagem local e atender à paixão de uma família que valoriza a convivência, pensou-se em uma solução que trouxesse leveza e mantivesse a perspectiva de abertura do espaço. Com este objetivo, foi usada uma cobertura leve que quase flutua em direção ao mar. Já a piscina se estende tanto ao espaço gourmet quanto à sauna, interligando esses ambientes. O fechamento da sauna em vidro, com acesso para a piscina, ampliou ainda mais a conexão com o exterior.

Reforçando a identidade do local, foram utilizados materiais que remetem à natu-

reza e à arquitetura tropical brasileira: o revestimento das paredes externas e platibandas em concreto Soho Acero; o ripado amadeirado nas paredes da bancada e da ilha, em Filetto Camel; o aço corten, representado pelo Gran Palazzo Vecchio, usado para revestir a escada de acesso, parte do piso da área gourmet e o banho da sauna. No banheiro há ainda uma textura de concreto feita com o Copan Cement. Além disso, destaque para o uso de pedras naturais nas paredes externas da piscina e da sauna. Em síntese, este projeto criou uma área de confraternização, plenitude e paz.

112 ANUÁRIO CASA VIP 2022 RIO DE JANEIRO CONSTRUSERRA
FOTOS: THALES AGUIAR
ANUÁRIO CASA VIP 2022 113 UMA ÁREA DE LAZER QUE PARECE FLUTUAR EM DIREÇÃO AO MAR @DECEMARQUITETURA Germano e Clemária Brito Decem Arquitetura

SUSHI

ESTILO MINIMALISTA

Asreduzidasdimensõesdorestaurante e algumas características do local, como o excesso de pilares e o pé-direito alto, fizeram da otimização espacial uma das principais diretrizes do projeto. Foi preciso buscar soluções criativas: o uso abundante de espelhos, para trazer amplitude; o rebaixamento do teto com tábuas de madeira espaçadas na vertical, formando uma onda, em alusão ao mar e conferindo uma sensação de continuidade ao ambiente.

A arquiteta optou por uma divisão que comporta confortavelmente três atmosferas distintas: o salão principal, com um ar mais intimista, o tradicional sushi bar e a cozinha, em conceito aberto. No salão, os principais materiais de revestimento são o corten, a madeira e elementos em preto, formando uma combinação que expressa o

austero design japonês e, ao mesmo tempo, oferece um toque de modernidade. O corten também foi utilizado na fachada, balcões e jardineiras, conferindo despojamento (porcelanato Gran Palazzo Vecchio retificado, 62x120cm).

Para o piso optou-se pelo Nero Reale na cor preta, com linhas orgânicas que remetem ao minimalismo oriental.

Os porcelanatos hexagonais, que lembram origamis, foram usados na parede do sushi bar (Hexagonal Corten),dispostosdeformaaleatória, criando um desenho dinâmico, e também no acesso aos banheiros (Hexagonal Connect Grey). A cozinha foi concebida como uma caixa luminosa que permite aos cozinheiros observar o bar e o salão. As paredes têm revestimento Metro White 10x20cm, que harmoniza com o restante dos materiais.

114 ANUÁRIO CASA VIP 2022 RIO DE JANEIRO CONSTRUSERRA
EM
@FLAVIARENALES Flavia Renales
A
ESCOLHA DE
MATERIAIS
E SUA APLICAÇÃO CRIATIVA
REMETEM À CULTURA JAPONESA FOTOS: DANIELLE MAIA
116 ANUÁRIO CASA VIP 2022 UM LAR COM CONEXÃO ENTRE OS AMBIENTES INTERNO E EXTERNO RIO DE JANEIRO CONSTRUSERRA
FOTOS: DENILSON MACHADO

ESPAÇO E BEM ESTAR

Por conta da necessidade de mais espaço para os filhos, o casal de arquitetos resolveu investir em uma casa um pouco mais afastada do centro da cidade – no interior do estado do Rio de Janeiro. A ideia foi propiciar mais liberdade e interação à família. O projeto foi concebido partindo do conceito de integração entre os espaços sociais, incluindo cozinha e área gourmet, e também da ideia de explorar visualmente a mata como paisagem de fundo, por meio de portas pivotantes de 5,50m de altura. Foi garantida, assim, a boa relação entre os ambientes interno e externo.

Com 330m², a construção mantém traços contemporâneos e minimalistas, representados pelo uso da madeira, do branco e de tons neutros como base para receber o mobiliário sóbrio e a decoração, além de uma lareira de teto escultural. Atenção significativa foi dada à utilização de uma pequena variedade de materiais de acabamento, em busca de uma linguagem única para os ambientes. Esse efeito pode ser observado no emprego do porcelanato Acapulco, que compôs espaços como a área gourmet, a garagem, a calçada e a área externa, atendendo a demandas de conforto térmico, praticidade na manutenção e efeito antiderrapante. O resultado é uma casa que cumpre sua função de morada e lazer.

Philipe Dantas Marcondes e Fabiana Vilela

Mezanino Arquitetura

@MEZANINOARQUITETURA

ANUÁRIO CASA VIP 2022 117
118 ANUÁRIO CASA VIP 2022 RIO DE JANEIRO VILAREJO HARMONIA DE REVESTIMENTOS E CORES GARANTE A LEVEZA DA PROPOSTA FOTOS: ALINE FALCI

NATURAL CHIQUE

Para esta residência de 476m2, o pedido dos clientes foi a criação de um ambiente acolhedor, com espaços atrativos para receber amigos e familiares. Função importante no projeto arquitetônico coube ao living integrado, com o pé-direito duplo e amplas aberturas, possibilitando abundante iluminação natural.

Com o objetivo de acentuar a leveza da proposta, a profissional escolheu revestimentos com texturas mais naturais, como o porcelanato Quartzito Orgânico, que emoldura a parede da escada, e o porcelanato Calacata Altíssimo, em grande formato, utilizado no painel da TV e nas bancadas da cozinha. Segue a mesma ideia o porcelanato Ônix Satin aplicado em todo o piso da residência.

Já no mobiliário foi usada a lâmina de madeira natural Marfim Linheiro, e na escada, o concreto aparente. A escolha dos revestimentos fez com que o espaço se tornasse extremamente agradável aos moradores, além de constituir um cenário que prima pela harmonia e pela atemporalidade de seus elementos. Os móveis e objetos assinados, a textura dos tecidos e os detalhes em metal dourado dão o toque final de elegância.

Aline Falci

@ALINEFALCIARQUITETURA

ANUÁRIO CASA VIP 2022 119

Sanches

SOLUÇÕES CRIATIVAS

Um projeto desafiador desde o início, com um terreno de apenas 8 metros de largura na fachada frontal e um declive de quase 7 metros de altura da rua até o fundo. Os clientes desejavam uma casa moderna e a fachada precisava ser grandiosa, para disfarçar a pouca largura do lote, e a solução ficou por conta do grande painel de vidro com pé-direito duplo.

A residência foi pensada para aproveitar ao máximo a topografia original doterreno.Criou-seumpavimento térreo e outro inferior, levando as áreas sociais para a parte de baixo, ao fundo do terreno, de onde se descortina uma vista espetacular do lago do condomínio. Disso resultou a parte da casa mais

utilizada pelos clientes: a área de lazer com piscina em dois níveis. No nível superior há uma grande jacuzzi, que transborda a água para a parte de baixo. Já no segundo nível, a piscina é mais funda, mas também transborda ( borda infinita), produzindo uma linda junção visual entre o azul da piscina e o verde do lago ao fundo.

Toda a casa segue a linguagem da fachada. Predominam os tons de preto, cimento queimado e madeira. Eles estão presentes nas esquadrias, nos pergolados e mesmo no interior da área gourmet, onde sobressaem o revestimento marmorizado preto, o painel ripado em madeira e os tijolinhos cimentícios.

120 ANUÁRIO CASA VIP 2022
@ALINESANCHESARQUITETURA Aline
FOTOS: MANUELA DUARTE RIO DE JANEIRO VILAREJO
A TOPOGRAFIA
DO TERRENO DEFINIU A ÁREA DE LAZER E A PISCINA EM DOIS NÍVEIS

COMPOSIÇÃO MODERNA COM MATERIAIS BEM SELECIONADOS

REQUINTE E FLUIDEZ

Nesta amplaresidência, o pé-direito duplo da sala de estar e a escada transparente propiciam amplitude e fluidez à área social, enquanto o revestimento 3D da parede da escada confere ao ambiente uma dimensão contemporânea. A partir da ideia de integrar a sala e a cozinha, foi escolhido o piso Onix Clássico Lux, 90x90cm. Já para o painel da TV a profissional usou o porcelanato Marmo D’oro, em equilíbrio com o painel amadeirado. Na cozinha, o destaque cabe ao balcão em porcelanato Artsy begeacetinado, 62x121cm. Na parede atrás do fogão, outro ponto focal: o revestimento Nidus Décor Matte.

O porcelanatocimentoGis foi

utilizado tanto no piso como na parede da área gourmet. Para criar pontos de destaque, a arquiteta usou o Óptico Wood Mix Matte na frente da bancada, além de revestimento de demolição na parede da bancada e na churrasqueira. Esse ambiente se conecta com a área externa de lazer, onde a sauna, interligada à piscina, foi revestida com o Rig Bianco. No piso foi aplicado o Évora Deck Rústico.

O banheirogourmet tem um estilo mais industrial, com o piso cimento Gis de 52x121cm. Por seu turno, o revestimento IronWork de 20x141cm compôs a meia parede. O perfil de alumínio firenze preto fosco, 1,2x300cm, harmoniza com a bancada também preta.

122 ANUÁRIO CASA VIP 2022
@BGARQUITETA
Beth Gonzaga
FOTOS: @JANA.OLIV
RIO DE JANEIRO VILAREJO
124 ANUÁRIO CASA VIP 2022 RIO DE JANEIRO VILAREJO CONTRASTE DA MADEIRA AVERMELHADA COM O BRANCO DO PISO E DA ILHA

BELA E ATEMPORAL

Uma cozinha funcional foi o primeiro pedido dos moradores, que têm o hábito de usufruir diariamente desse espaço. Outro desejo era que estivesse totalmente conectada com a sala e a varanda gourmet. O apartamento não tinha limitação estrutural, então foi possível tirar algumas paredes, o que facilitou a criação de uma ilha e de toda a sua proposta integrativa. Em quase todos os ambientes foi usado um piso polido marmorizado branco e dourado, que se entrelaça em um desenho suave, imprimindo luminosidade e fluidez ao espaço. Interessante é a mesa feita com o mesmo porcelanato, que se integra ao cenário de modo neutro e harmonioso.

O uso da madeira em um tom mais avermelhado, marcante em toda a cozinha, contrasta positivamente com o quartzo branco estelar de todas as bancadas – incluindo o frontispício da pia – e com a cristaleira no vidro reflecta, que, quando acesa, vira um lindo objeto de decoração. Outro ponto a ser destacado é a iluminação concentrada nos pontos de maior uso, tornando os espaços mais funcionais, com homogeneidade, aconchego e conforto visual, estabelecendo uma harmonia perfeita entre todas as peças.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 125
FOTOS: MANUELA DUARTE
ESTILO CLEAN E ACOLHEDOR PARA RECEBER OS CLIENTES RIO DE JANEIRO VILAREJO
FOTOS: MANUELA DUARTE

AMBIENTE INSTAGRAMÁVEL

A Cássia Mothé Clinic, situada em Macaé, no Rio de Janeiro, precisava de um projeto que lhe conferisse identidade visual e, simultaneamente, oferecesse aos clientes bem-estar e tranquilidade para a realização dos procedimentos.

A proposta apresentada privilegiou ambientes em estilo clean, mas também procurou criar uma atmosfera de acolhimento e leveza. Para isso, foi escolhido o revestimento Calacata Lux, que, aliado à marcenaria em tom amadeirado com laca branca e à serralheria em tom rose gold, deu ao conjunto da clínica um aspecto receptivo e luminoso.

O desejo da cliente era que houvesse no recinto um espaço “instagramável” e um cantinho do café bem convidativo. Daí surgiu a ideia de inserir um jardim vertical com a logomarca da clínica e fazer um lounge ao lado da recepção. Esse local acabou se tornando um ponto de referência para os clientes.

Do mesmo modo, as divisórias ripadas vazadas e o projeto luminotécnico se converteram em peças-chave do design, criando suaves barreiras visuais, mas sem deixar de lado a integração das peças.

Fernanda Maia

@FERNANDAMAIA_ARQUITETURA

ANUÁRIO CASA VIP 2022 127
128 ANUÁRIO CASA VIP 2022 RIO DE JANEIRO VILAREJO PROJETO CRIADO PARA PROPORCIONAR UMA EXPERIÊNCIA DIFERENCIADA @FERNANDESARQUITETURA_ Mayara Carvalho e Bruna Lisboa Fernandes Arquitetura

MESCLA DE ESTILOS INDUSTRIAL E RÚSTICO

O restaurante Aquarius é uma das casas de carne mais antigas da cidade de CamposdosGoytacazes/RJ,masque ainda não possuía sede própria. Assim, a proposta do projeto da nova casa foi criar um espaço maior que o anterior, capaz de acolher os clientes com uma infraestrutura adequada. Os estilos industrial e rústico foram escolhidos para que, combinados, proporcionem aos consumidores uma experiência diferenciada.

No piso, em busca de maior originalidade, utilizou-se o Tribeca Grey, 90x90cm, intercalado com tapetes feitos em Dom Kit Nat, 20x20cm. Nas paredes foram aplicados tijolinhos de cerâmica, configurando

um toque de rusticidade. Para o balcão e o painel atrás do caixa as arquitetas escolheram o Óptico Wood Mix Matte, de 100x100cm, que deu movimento e leveza ao local. Já para a área do lavatório, entre os banheiros, foi selecionado o Tribeca Grey. A frase em néon, ao ser refletida no revestimento, produz diversas sensações visuais, fazendo o ambiente mudar de cor.

Todo feito à mão, o lustre no salão principal é o auge da composição do projeto, com seus 80 pendentes dispostos no teto de entrada. Para completar o estilo industrial, as profissionais também escolheram armações metálicas que, penduradas por cabos de aço no teto, criam um efeito de modernidade.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 129
FOTOS: ANA OLIVEIRA

AMBIENTAÇÃO E SETORIZAÇÃO TORNAM A LOJA MAIS FUNCIONAL E ATRATIVA

RIO DE JANEIRO VILAREJO
FOTOS: ANDRÉ NAZARETH

SOLUÇÕES DINÂMICAS

Esta grande loja de materiais de acabamento, com 580m2, recebeu a intervenção total da arquiteta, que desenvolveu um projeto dinâmico para melhor atender os clientes que visitam a Vilarejo Conceito na cidade de Niterói.

O desafio foi colocar o amplo mix de produtos que a loja oferece de forma setorizada e limpa, facilitando uma rápida orientação tanto para os arquitetos como para os clientes finais.

Além disso, o mobiliário, a iluminação e os revestimentos e pisos dos setores de circulação foram selecionados no intuito de manter uma neutralidade decorativa, de tal forma que o destaque da loja recaia basicamente sobre os produtos expostos à venda.

@HELO_ARQUITETA

ANUÁRIO CASA VIP 2022 131
Heloisa Carneiro
FOTO: MARIA SOUSA
RIO DE JANEIRO VILAREJO

A ESCOLHA DE REVESTIMENTOS CRIOU UM INTERESSANTE CONTRASTE

CORES E DESCONTRAÇÃO

Esse ambiente, denominado “Bar da Piscina”, foi desenvolvido para a mostra Morar Mais por Menos. A proposta foi criar um ambiente descontraído, com cores vibrantes, que se integrasse à paisagem externa e ao pôr do sol, tendo como vista a Pedra da Gávea.

A ideia possibilitou o uso do revestimento Alegria Line Mix Natural, que tem linhas retas e fez um contraste interessante com a bancada de formato semicircular, feita com mármore branco extra.

Já os detalhes em madeira propiciaram um maior aconchego, enquanto o projeto de iluminação, com aros inspirados nas taças de Gin, deu um toque mais ousado ao local.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 133
FOTOS: RAPHAEL OLIVEIRA
RIO DE JANEIRO VILAREJO A INTEGRAÇÃO DO ESTAR COM A COZINHA FOI CRIADA PARA RECEBER AMIGOS FOTOS: GUSTAVO BRESCHIANI

SOFISTICAÇÃO E CONFORTO

O projeto que integra esta sala de estar e a cozinha foi concebido para criar um multiespaço de lazer e entretenimento. O requinte, a amplitude e o conforto propiciam ambientes perfeitos para receber amigos.

Os clientes desejavam um apartamento clean, sofisticado e atemporal. Para isso, o profissional trabalhou com materiais nobres como laca, pedras exóticas e também com iluminação cênica, buscando criar um espaço exclusivo e de bom gosto. Um dos elementos centrais do projeto é o painel laqueado com luz indireta, que oferece uma iluminação intimista e bastante acolhedora.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 135
Julio Teroni

DE MATERIAIS

RIO DE JANEIRO VILAREJO O DESIGN DA ÁREA DE LAZER SE DESTACA PELA ÓTIMA SELEÇÃO
FOTOS: LUIZA SCHREIER

LOUNGE DO CHEF

A tendênciadomomentosão os espaços de convivência para receber a família e os amigos. E esse foi o briefing do projeto. Em função disso, o planejamento começou por uma ampla piscina, embelezada pela elegância do revestimento Java Mar Mesh, com direito a hidromassagem e deck molhado. Prático e funcional, o piso atérmico cimentício Athermanous branco complementa a área ao redor da piscina, trazendo conforto. Seguindo a ideia de conceito aberto, o espaçogourmetpossibilita a reunião de amigos em torno da imen-

sa ilha, onde se destaca o belo efeito doporcelanato Calacata acetinado, que enaltece o design do ambiente. Tudo em um clima de relaxamento e descontração que favorece a alegria e as mais variadas experiências gastronômicas e encontros.

Anexo à área gourmet está o lounge,cujaambientaçãotransmite bem-estar e convida ao bate-papo, tornando-se um agradável espaço de convivência. Os diferenciais ficam por conta do mobiliário – que tem tecidos de tons claros e madeira –, valorizado pelo piso Tribeca e pelo rodapé em preto.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 137
@KILZEGUIMARAES Kilze Ney Guimaraes
138 ANUÁRIO CASA VIP 2022 RIO DE JANEIRO VILAREJO
FOTOS: ARY NELSON GUILHERME

@MARCELOMUQUICI

INTEGRADOS E CHEIOS DE LUZ, OS AMBIENTES TÊM HARMONIA E MUITO CONFORTO

Marcelo Muquici

ILUMINADA E ELEGANTE

Um projetototalmente contemporâneo para um casal de empresários com dois filhos. São 380m² distribuídos em três pisos e debruçados sobre um terreno em aclive, localizado em um condomínio fechado na cidade de Macaé, no interior carioca. A praticidade e a luz natural reinam em todo o interior da casa, proporcionando conforto, tranquilidade e muita energia.

A fachada traz elemento em caixa ri-

pada de material cerâmico, com pé-direito de 6 metros de altura, incorporando a garagem e dependências e compondo uma estrutura imponente.

O interior amplo une os ambientes, concentrando-os em um grande lounge onde hall, sala de cinema, jantar e cozinha dialogam entre si. A escada em nano glass leva a uma galeria que se direciona à parte íntima da casa.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 139

ESTÉTICA ARROJADA

A residência de um casal jovem foi definida a partir de duas premissas básicas: a arquitetura moderna e a integração. Para atender a esse briefing, os arquitetos planejaram ambientes com muita luz natural e variadas texturas, tanto na parte externa quanto internamente. A casa tem apenas um andar, com garagem semienterrada. A fachada, além de sua imponência, se caracteriza pela concepção estética arrojada.

A modernidade das formas também se configura no interior da residência, tendo como destaque a presença acolhedora e sugestiva de um jardim de inverno. O conceito de integração, além de funcionalidade, permite que se avistem a frente e os fundos da casa, seja da sala ou da cozinha.

MV Arquitetura

140 ANUÁRIO CASA VIP 2022
RIO
DE JANEIRO VILAREJO
ANUÁRIO CASA VIP 2022 141 O CONCEITO ABERTO VALORIZOU O VERDE DO ENTORNO
FOTOS: RAPHAEL OLIVEIRA

INTEGRAÇÃO TOTAL COM A ÁREA DE LAZER

Com uma arquitetura contemporânea, esta casa plana em um condomínio foi toda projetada ao redor da área de lazer, com a proposta de integrar diversos espaços. Sendo assim, living, sala de jantar, cozinha, suíte master, academia e área gourmet se abrem para o pátio interno, permitindo a contemplação da piscina e do jardim.

O porcelanato Element Black, juntamente com o ACM Amadeirado da porta e o forro em madeira, produziu um contraste interessante na fachada. Já na parede da área gourmet aplicou-se a pedra Travertino RockFace. No piso foi usado o Geographic GR Hard. E para a piscina foi escolhida a pedra Hijau.

142 ANUÁRIO CASA VIP 2022 RIO DE JANEIRO VILAREJO
FOTOS: PABLO NICOLAS
ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA E MATERIAIS MUITO BEM SELECIONADOS @NNOGUEIRA Nana Nogueira
RIO DE JANEIRO VILAREJO AS COMBINAÇÕES E CONTRASTES DE MATERIAIS FORAM DETERMINANTES

LEVEZA, FLUIDEZ E ORIGINALIDADE

A escolha de materiais confere originalidade e leveza a este projeto de reforma de uma residência de 1.050m², na Barra da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro.

A sala ampla com pé-direito alto, o painel amadeirado e a escada circular e transparente passam uma ideiadefluidez. A utilização,em todo o piso da casa, do porcelanato Splendor White Polido 180x90cm estabelece uma unidade visual entre os ambientes.

No lavabo, buscou-se tirar partido da pureza das superfícies brancas, por meio da aplicação de diferentes texturas. Em uma das paredes foi usado o já clássico marmorizado

Calacata Altíssimo Satin Bianco, e na parede oposta o Mosaico de Seixo Bianco. O jardim verde natural ao fundo realça ainda mais os revestimentos. Outro detalhe especial é a torneira de piso curva gold matte.

A piscina foi revestida com pastilha Fiji OMD, 10x10cm. Já para a área externa foi utilizado o piso atérmico Atermanous Branco, 100x100cm. No espaço gourmet, que faz parte de uma edificação anexa ao corpo principal da casa, os profissionais utilizaram forro vinílico no teto e no piso o porcelanato Tribeca Grey acetinado retificado, de 120x120cm. Em toda a parede do fundo foi usado o revestimento Iseo Grigio.

StudioPar Arquitetura

ANUÁRIO CASA VIP 2022 145
@STUDIOPAR_ARQUITETURA André
Rezende e Paula Rozemberg
FOTOS: ANTONIO SCHUMACHER

ESPAÇOS PARA COMPARTILHAR

Este projeto atende aos sonhos de um jovem casal de moradores. Eles desejavam uma residência que fosse simultaneamente compacta, moderna e funcional. Na parte externa, a escolha convergiu para traços retilíneos e mescla de texturas que harmonizam com as esquadrias em preto, a porta em madeira natural, o revestimento cimentício e a pintura na cor off-white da fachada, tudo dentro de um estilo contemporâneo. Da integração do paisagismo com a fachada originou-se um jogo dinâmico entre os elementos da construção e o verde intenso.

Internamente foi criado um espaço confortável, ideal para receber amigos e compartilhar com a família momentos especiais. Visando preencher parte do pé-direito duplo na sala de estar, projetou-se o painel da TV elevado, com sobreposições de texturas

entre cinza-claro, marmorizado e amadeirado, que combinam com a tonalidade do porcelanato cimentício e com as texturas dos estofados. O painel ripado amadeirado aplicado em alguns ambientes dá um toque de singularidade e favorece a integração entre as texturas.

O espaço gourmet apresenta plena conexão com a sala de jantar, onde se trabalhou com uma mescla de texturas e cores nos revestimentos, móveis planejados e bancadas em granito preto, sempre buscando pontos de equilíbrio e de leveza, além da harmonia com a decoração de toda a residência.

Chama a atenção a churrasqueira, que foi revestida com cerâmica cimentícia, enquanto a parede decorada acima da bancada recebeu um revestimento ripado no sentido vertical.

146 ANUÁRIO CASA VIP 2022 RIO DE JANEIRO VILAREJO
FOTOS: MANUELA DUARTE/ ALLE TAVARES
ANUÁRIO CASA VIP 2022 147 LINHAS RETAS, ESTILO CONTEMPORÂNEO E CONFORTO PARA VIVER BONS MOMENTOS @XFARQUITETURA Estela Fróes e Rodolpho Xavier XF Arquitetura e Interiores

RIO GRANDE DO SUL

Ir para o Rio Grande do Sul e não experimentar um verdadeiro churrasco é o mesmo que não ir. O estado tem tradição em criação bovina, o gado faz parte da vida dos gaúchos desde sempre, e por isso o churrasco é o prato mais tradicional. Mas no espeto, nada de grelha!

AMPLIAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS AMBIENTES

RIO GRANDE DO SUL BELTRAME
FOTOS: JULIANO MENDES

UMA COBERTURA REMODELADA

Com a necessidade de ampliar a área social e integrar os ambientes, esta cobertura ganhou espaços mais abertos e convidativos. O terraço, que anteriormente tinha pouco uso, foi integrado ao espaço gourmet com churrasqueira e à sala de estar, de onde é possível contemplar a vista privilegiada da cidade. Novos revestimentos de piso e parede foram selecionados para valorizar e trazer mais requinte ao conjunto de ambientes. A área interna também foi ampliada, com a integração de uma sacada. Os pisos foram nivelados e a lareira removida, dando lugar a um calefator compacto que permite uma maior permeabilidade visual.

Em relação à paleta de cores, as profissionais optaram pelo uso de tons neutros, texturas naturais – como a utilizada no piso, que reproduz concreto aparente – e tons amadeirados nos revestimentos e mobiliários. Foram utilizados também elementos de serralheria, vidro e espelhos, como expressão de contemporaneidade e garantia de uma harmonização decorativa.

Tassia Remus e Katiuska Abella

ANUÁRIO CASA VIP 2022 151
@ABELLAARQUITETURA

ELEGÂNCIA DAS LINHAS RETAS

Repaginar uma residência de forma a personalizá-la para os futuros moradores foi o grande objetivo deste projeto, localizado no interior do Rio Grande do Sul. A partir da edificação existente, planejou-se uma série de intervenções, buscando alinhar a proposta arquitetônica aos anseios e necessidades do jovem casal. Fachadas foram redesenhadas, ampliou-se a área construída e todos os ambientes internos foram modificados, estabelecendo a atmosfera de acolhimento e bem-estar desejada pelos clientes. Dentre tantos espaços atualizados, o gourmet e o pátio dos fundos, que antes eram áreas totalmente sem uso, receberam uma configuração especial. Para isso, optou-se por um novo mobiliário, uma elegante paleta de cores e revestimentos nobres, além de importantes mudanças no paisagismo do entorno.

Como resultado da ampla reforma realizada surge uma residência com arquitetura singular, adequada ao estilo de vida dos jovens moradores e também capaz de refletir a sua personalidade.

TOTAL IDENTIDADE COM O PERFIL DO CASAL DE MORADORES

152 ANUÁRIO CASA VIP 2022 RIO GRANDE DO SUL BELTRAME
Laura Christmann, Taís Finamor e Karolline Guedes Estúdio Vértice @ESTUDIOVERTICE FOTOS: JULIANO MENDES

AMBIENTAÇÃO TRADUZ O PERFIL E A HISTÓRIA DA MORADORA

LINGUAGEM MINIMALISTA

Este apartamento de 117m² foi transformado em um amplo loft, com possibilidade de integração total entre os ambientes. Um grande painel foi criado para possibilitar a separação dos cômodos quando se fizer necessário. As salas de estar e jantar, a cozinha, a suíte e o escritório podem funcionar de forma independente ou totalmente integrados. O mesmo painel segue em toda a área social, ocultando também as portas de acesso ao lavabo e ao banheiro.

Cada ambiente do loft conta uma história significativa para a moradora, jovem empresária e apreciadora de arte. Mobiliários soltos assinados por designers, além de peças de extremo conforto, como o sofá, são os protagonistas da decoração. Neste conjunto destaca-se um balanço plano, que equilibra com a mobília da sala, ajudando a compor um recanto para contemplar a bela vista da janela. Já a suíte evoca uma atmosfera de SPA, acoplando o clo-

set e conferindo praticidade e conforto ao espaço.

A paleta de cores do loft é marcada pelo rosa antigo, presente nas cortinas em veludo e na pintura do lavabo. Os elementos de equilíbrio residem no uso do branco e na escolha da madeira, que asseguram o predomínio de uma linguagem decorativa atemporal e aconchegante.

Os tecidos veludo, lona e couro foram selecionados para a convivência harmônica com os gatos da proprietária. Uma abertura exclusiva na porta da lavanderia possibilita que eles acessem tranquilamente as suas caixas de areia. Além disso, detalhes especiais foram pensados para alimentação e diversão dos três felinos que habitam o apartamento. Um sistema automático garante controle total da iluminação, da climatização e do som. Para maior conforto visual, todos os ambientes contam com luzes indiretas, além dos perfis lineares embutidos que mantêm a linguagem minimalista do loft.

154 ANUÁRIO CASA VIP 2022 RIO GRANDE DO SUL BELTRAME
FOTOS: CRISTIANO BAUCE
ANUÁRIO CASA VIP 2022 155 Zé Barbosa Lineastudio Arquiteturas @LINEASTUDIO @LINEASTUDIO_LINEAIN

AS NETAS

CARINHO DE AVÓ

A avó de duas meninas, de 2 e 4 anos, reformou o banheiro social de casa para receber as netas quando elas visitam os avós, residentes no interior do Rio Grande do Sul. A ideia era que as meninas pudessem se identificar plenamente com o “novo” banheiro. Para atingir esse objetivo, o projeto privilegiou o uso de revestimentos e acabamentos em tons neutros, investindo nas cores cinza e branco. A conexão com o universo das meninas deu-se por meio de elementos decorativos na tonalidade cor-de-rosa, a preferida da dupla no momento. Conforme as fases de desenvolvimento das garotas oumudançasnaspreferências,esses elementos poderão ser substituídos.

A arquiteta optou peloutilização doporcelanatoDuoConcretGris,de 90x90cm, e para os detalhes, os mode-

los Apollos, que possuem forma geométrica circular, conferindo uma atmosfera mais lúdica ao banheiro, mas mantendo a ideia da paleta neutra. As louças e os metais foram mesclados de modo harmônico nas cores inox e preto.

Um banco de madeira móvel foi desenhado com a intenção de facilitar o acesso das meninas à bancada, e nela foi fixado o porta-toalhas. O móvel sobre a bancada, planejado em design moderno, armazena todos os utensílios pessoais, sem deixar o banheiro bagunçado. Por seu turno, os espelhos e nichos harmonizam com o ambiente, predominando o padrão Catedral e os nichos no padrão branco, com iluminação pontual planejada. Os espelhos cumprem ainda um papel importante para criar uma sensação de profundidade e de maior amplitude.

156 ANUÁRIO CASA VIP 2022 RIO GRANDE DO SUL BELTRAME
Vanessa Zancan Arquitetura @VANESSAZANCAN ARQUITETURA UM BANHEIRO PENSADO EM DETALHES PARA
FOTOS: FELIPE FALLEIRO

VERSÁTIL E ATEMPORAL

A ideia inicial do projeto desta residência situada em um condomínio na praia de Xangri-lá, litoral do Rio Grande do Sul, é a plena integração entre a área social e a área da piscina. Esta, posicionada nos fundos do terreno, proporciona uma bela vista para um lago. Além da integração entre os ambientes sociais, buscou-se o aproveitamento da casa em qualquer época do ano. Para isso, as profissionais deram aos ambientes o máximo de versatilidade, com grandes aberturas para os dias de verão, contrastando com elementos acolhedores para os dias de inverno.

Os materiais selecionados seguiram uma mesma orientação: deviam ser duráveis e atemporais. A cor branca e o concreto aparente que aparecem nas fachadas também fazem parte da composição do espaço interno, juntamente com a madeira natural e os mármores. Foi criada, assim, uma atmosfera despojada e acolhedora. As aberturas, com sua amplitude e o pé-direito alto, permitem a entrada de luz natural e abundante ventilação, garantindo uma residência permanentemente iluminada e arejada.

158 ANUÁRIO CASA VIP 2022 RIO GRANDE DO SUL ELEVATO
@252ARQUITETURA Aline Alberto e Gabriela de Oliveira
FOTOS: TUANI DUARTE SCHEFFER
UMA CASA DE PRAIA PLANEJADA PARA O CONFORTO NO VERÃO E NO INVERNO

RIO

AMBIENTES AMPLOS E FUNCIONAIS

O projeto da clínica médica, localizada na cidade de Porto Alegre, foi concebido com um olhar totalmente voltado ao bem-estar do paciente. Funcionalidade e conforto foram elementos fundamentais na criação dos consultórios médicos, visando um excelente fluxo de atendimento. Tons neutros, mobiliário leve e espaços amplos se destacam nesta composição. A paleta de cores escolhida buscou fugir do branco, a cor mais habitual nas clínicas. Optou-se por um tom de bege acinzentado e elementos com madeira, oferecendo uma dimensão menos convencional e mais repousante aos pacientes, médicos e funcionários.

Foram criados dois acessos à clínica: uma entrada principal, destinada aos pacientes, e uma secundária, para médicos e funcionários, permitindo que se dirijam diretamente aos consultórios, sem passar pela recepção.

Um destaque especial deste projeto é o elemento decorativo com iluminação, localizado na recepção, que emite ondas sonoras, traduzindo a especialidade da clínica: otorrinolaringologia e fonoaudiologia. A união de duas salas no prédio resultou em uma clínica com cinco consultórios médicos, uma copa para funcionários, circulação interna com acesso ao depósito, dois sanitários, recepção e sala de espera.

160 ANUÁRIO CASA VIP 2022
GRANDE DO SUL ELEVATO
MADEIRA E BEGE
ACINZENTADO
CRIAM ATMOSFERA RELAXANTE
FOTOS: RICARDO JAEGER

@ ADIARQUITETURA

Roberta da Rocha, Brenda, Walkiria e Ana Paula Freitas
RIO GRANDE DO SUL ELEVATO TONS SÓBRIOS E MATERIAIS QUE SE COMPLEMENTAM FOTOS: VINICIUS CECCONELLO

SALA EM ESTILO CONTEMPORÂNEO

A sala de estar com pé-direito alto, bem iluminada e integrada decorreu do desejo dos moradores de criar de um ambiente que conjugasse aconchego e contemporaneidade. Na escolha dos tons, o projeto buscou incorporar referências à sutileza e à personalidade discreta e elegante da família, com a predominância de tonalidades sóbrias e de fácil composição.

Para o piso foi escolhido o porcelanato Cross Cut, enquanto para o subir da escada a arquiteta apostou no revestimento 3D Arcos, também na mesma tonalidade, gerando uma perspectiva de movimento. Já o revestimento amadeirado da lareira propicia ao espaço uma agradável sensação de acolhimento.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 163
RIO GRANDE DO SUL ELEVATO

PROJETO DA CLÍNICA

CLÁSSICA E CHARMOSA

O desafio do projeto da Clínica de Cirurgia Plástica foi acomodar cinco salas em um espaço de 45m². Uma das soluções encontradas foi o uso de paredes arredondadas, que facilitam a distribuição dos ambientes e conferem um charme especial ao ambiente.

O projeto foi baseado em um design minimalista e clássico ao mesmo tempo. A cliente solicitou uma base branca e portas que se camuflassem com as boiseries das paredes. Buscando o clássico aconchegante, utilizou-se no piso o vinílico da linha Ambienta, em escama de peixe, contrastando com o branco do entorno. Já no lavabo foi utilizado o mesmo vinílico nas paredes, agora em contraste com o porcelanato Ônix Cristal. Para dar um toque final de elegância, a profissional apostou no móvel rosa com aplicação de metais dourados.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 165
@ARQCAROLDALMOLIN Carolina Dal Molin
FOTOS: MARCELO DONADUSSI AS BOISERIES SÃO PEÇAS DESTAQUE NO

LINHAS SIMPLES E FUNCIONAIS

Neste apartamento com vista para o mar, as cores suaves da laca e do mármore Calacata fazem contraste com a lâmina de madeira natural que reveste os móveis.

O verde-esmeralda selecionado para os tecidos entra em composição com a cor do oceano, visto a partir das janelas da parte social do apartamento.

A cozinha e a área gourmet equipada com chopeira são integradas à sala, proporcionando maior convivência familiar. Para manter esta integração, foi escolhido para o piso o revestimento Brera Cimento, de 90x90cm. As arquitetas ressaltam que, para atingir o melhor resultadopossível,acompanharamoclientedesdea elaboração do projeto, passando pela administração e execução da obra até a produção final do espaço, com a escolha dos objetos decorativos.

166 ANUÁRIO CASA VIP 2022
RIO
GRANDE DO SUL ELEVATO
@ELIANAMACHADOARQUITURA
Eliana Machado e Isadora C. Machado
A INTEGRAÇÃO DOS AMBIENTES SOCIAIS FAVORECE A CONVIVÊNCIA FAMILIAR
FOTOS: EMÍLIO ROTHFUCHS

ABERTO E DECORAÇÃO CRIARAM

ESPAÇO AMPLO E DESCONTRAÍDO

168 ANUÁRIO CASA VIP 2022 RIO GRANDE DO SUL ELEVATO @LUCIANANUNESARQUITETURA Luciana Nunes e Vanessa Vaz LAYOUT
UM
FOTO: BABI COCOLICHIO FOTOS: MARCELO DONADUSSI

START UP DE NUTRIÇÃO EM ESTILO INDUSTRIAL

O objetivo deste projeto foi a criação da nova sede de uma start up de nutrição, com espaço para aproximadamente 25 funcionários em atividade presencial. Três conjuntoscomerciais foram integrados para atender às necessidades de espaço da empresa.

O projeto contempla diversos ambientes: uma sala de gravações, áreas de trabalho, espaço de convívio e descanso e um lounge central para treinamentos e reuniões, juntamente com uma copa onde poderão ser desenvolvidas e preparadas receitas.

O desejodocliente era umlocal

com aspecto despojado, descontraído. Para isso, foi criado um lounge com pufes sextavados que podem ser movidos para reuniões mais interativas. As cores dos estofados das cadeiras de trabalho proporcionam leveza e alegria ao ambiente, em consonância com a tendência de estilo mais industrial, que aproveita a própria laje aparente das salas.

No piso foi utilizado um vinílico amadeirado, com rodapés pretos para harmonizar com o restante dos acabamentos, também em preto. Já na parede da área de convívio foram usados tijolinhos brancos, que destacam o nome da empresa.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 169

CASA DE PRAIA MINIMALISTA

As linhas retas, os volumes marcados e a combinação das texturas do concreto, da madeira e da pedra natural conferem a esta casa, situada no Condomínio Bosques de Atlântida, no litoral gaúcho, um design contemporâneo, minimalista e sofisticado.

Além do design marcante, a residência apresenta uma feliz síntese entre privacidade e integração. Construída para ser uma casa de praia, ela cumpre com plenitude o seu papel de proporcionar aos moradores um ambiente receptivo à vida familiar e à reunião com amigos. Na fachada, planos revestidos em pedra natural resguardam o acesso e formam um percurso que leva ao seu interior. Entrando na residência, percebe-se de imediato a escada feita de concreto aparente, solta dos dois lados, com um guarda-corpo em cabos metáli-

cos. A escada se configura, ao mesmo tempo, como um elemento sólido e leve, destacando-se no espaço e dialogando perfeitamente com toda a atmosfera da casa.

Seguindo em direção aos fundos da residência observa-se a completa integração do ambiente interno com o externo, possibilitada pela grande esquadria, que envidraça duas fachadas até o canto e se abre totalmente, propiciando a sensação de um espaço único, em que living, cozinha e varanda se unem em um ambiente amplo e funcional.

Além das aberturas, outro fator que contribuiu para a integração dos espaços foi a utilização do mesmo revestimento – linha Momento, de 110x110cm – em todo o piso do living, da cozinha e da varanda, reforçando a ideia de unidade.

170 ANUÁRIO CASA VIP 2022
RIO GRANDE DO SUL ELEVATO
FOTOS: MARCELO DONADUSSI
ANUÁRIO CASA VIP 2022 171 @MARTINARQUITETURA João Batista Martin e equipe Martin Arquitetura + Engenharia TOTAL INTEGRAÇÃO ENTRE OS AMBIENTES INTERNO E EXTERNO

CLEAN, FUNCIONAL E INTEGRADOR

Este apartamento com cerca de 160m² tem 4 suítes, sendo 2 americanas, e foi projetado e executado para um casal e dois filhos pequenos, uma menina e um menino. Da planta original foram alteradas algumas paredes: uma dependência de serviço foi transformada em home office voltado para a sala. Este espaço possui total possibilidade de integração com o living ou pode ser fechado para dar privacidade a quem o estiver utilizando. Grandes painéis laqueados revestem toda a parede principal do living.

Os clientes solicitaram uma ambientaçãoclean, com tonsneutros e puxados sempre para os marrons, nudes e beges.Todososespaços, exceto os dormitórios das crianças e lavabo, são trabalhados nesses tons.

Em complemento, foi utilizado o dourado em diversos detalhes, entre eles luminárias, para trazer elegância. Em todo o living e nos dormitórios foi instalado piso vinílico em uma mesma padronagem, para dar a sensação de amplitude. Seguindo este raciocínio, o mesmo revestimento utilizado nas paredes da cozinha e da área de serviço foi usado para as bancadas da churrasqueira, integrando os espaços. Nos dormitórios das crianças a profissionalpôdeexpressarmaior criatividade e usar elementos lúdicos, principalmente no quarto do menino, que é fã de super-heróis. O banheiro das crianças, como é compartilhado, foi feito em tons que demonstram os detalhes dos quartos e separam de forma divertida o espaço de ambos.

@ARQPAULAMENEGHEL

172 ANUÁRIO CASA VIP 2022 RIO GRANDE DO SUL ELEVATO
ANUÁRIO CASA VIP 2022 173 OS TONS NEUTROS SÓ CEDEM LUGAR ÀS CORES NO DORMITÓRIO E NO BANHEIRO DAS CRIANÇAS
174 ANUÁRIO CASA VIP 2022 RIO GRANDE DO SUL ELEVATO A BELA ILUMINAÇÃO NATURAL
E A MADEIRA
TRAZEM
ACONCHEGO À AMBIENTAÇÃO
FOTOS: ARTUR PRETTO JUNQUEIRA

HARMONIA DE MATERIAIS

Esta residência foi especialmente projetada para um jovem casal de perfil despojado que desejava uma casa compacta e integrada, com espaços compostos de materiais como a madeira e o concreto aparente, além de uma paleta de cores com tons escuros.

Favorecido pela incrível iluminação natural, o volume que compõe a fachada principal em concreto aparente se apropria do espaço interno, incluindo a lareira principal no living e dando amplitude à sala com o pé-direito duplo. Integrada ao espaço, a cozinha destaca-se por sua ampla bancada, apropriada para receber.

Os grandes planos em madeira natural, o concreto aparente e os tons de cinza se harmonizam no projeto, conferindo equilíbrio ao conjunto e criando uma receptiva atmosfera de aconchego.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 175
@TARTANARQUITETURA
Camila Mirapalhete, Rodrigo Bergonsi e Bruna Franz

PAULO SÃO

Pizza é uma especialidade dos paulistanos. Os italianos que inventaram o prato que nos perdoem, mas é a mais pura verdade. Pelo menos uma vez na semana os paulistas substituem o jantar convencional por uma pizza para celebrar os bons momentos.

A busca por qualidade de vida e tranquilidade para os filhos pequenos fez com que o jovem casal decidisse sair de São Paulo e retornar ao interior. Eles desejavam uma casa contemporânea e clean, com ambientes amplos e integrados na área social, para que pudessem receber familiares e amigos. Para atingir esse objetivo todo o andar térreo foi cuidadosamente planejado.

A sala de estar, o escritório, a sala de TV e a área gourmet foram separados por painéis deslizantes de madeira ou vidro, que os integram ou isolam, dependendo da necessidade de cada situação. O revestimento tridimensional Origami, aplicado na parede de 6 metros de altura, criou um diferencial, dando mo-

vimento ao espaço. Para o piso selecionou-se o porcelanato polido Off White, de 100x100cm, garantindo um toque de glamour. Grandes portas de vidro separam as salas e a área gourmet da área externa. Esta tem como atração principal os painéis verticais de vegetação e a piscina revestida de pedra natural. Já entre o escritório e o estar foram usados painéis deslizantes de madeira.

A parte íntima da residência foi concentrada no piso superior, onde um hall de circulação em forma de mezanino permite a visualização da área social, no piso de baixo. Já a estrutura plana do terreno e sua ampla frente favoreceram a implantação de uma fachada longilínea, de linhas retas e limpas.

178 ANUÁRIO CASA VIP 2022 CONSTRUMARQUES SÃO PAULO
O ANDAR
TÉRREO FOI PLANEJADO PARA COMPOR UMA AMPLA ÁREA
SOCIAL EM BUSCA DA TRANQUILIDADE Andréa Targa @ANDREATARGAARQUITETURA FOTOS: ALEXANDRE TAVARES

O CONCEITO ABERTO PROPORCIONA UMA ÓTIMA ILUMINAÇÃO NATURAL

180 ANUÁRIO CASA VIP 2022 CONSTRUMARQUES SÃO PAULO
FOTOS: DANIEL SANTO

RÚSTICO ELEGANTE

O desejo dos proprietários era ter uma casa prática, funcional e com ambientes integrados. Para atender a esse programa de necessidades, a profissional resolveu preservar a parte íntima, separando-a da parte social, que é considerada pelos moradores o coração da casa.

Os grandes vãos da construção permitem a comunicação com a parte externa e trazem para o interior da residência não só a visão da piscina e do jardim, mas também muita amplitude e iluminação natural, elementos que valorizam ainda mais o projeto. O estilo rústico escolhido apresenta um toque de contemporaneidade, por meio de linhas retas e da mistura de materiais como madeira, tijolinho de junta seca e cimento queimado, que se fazem presentes tanto na fachada quanto na parte interna.

A pintura da residência foi feita com base neutra, tendo como destaque a parede da churrasqueira, que é visível de todos os ângulos, e pontua a cor necessária para um ambiente que, mesmo descontraído, não perde a elegância.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 181
Bárbara Savini Fortes @BARBARASAVINIARQ

@OBRA_PRIMA_ENG_E_ARQ

ESTILO RETILÍNEO, LUZ NATURAL

Esta residênciadeaproximadamente350m², localizada em um dos bairros mais valorizados da cidade de Jaú, no interior de São Paulo, combina funcionalidade e praticidade dos ambientes, agregando conforto a cada um dos ambientes. A integração dos espaços é ponto alto deste projeto, aproveitando ao máximo a iluminação natural por meio de grandes vãos, que conectam a área de estar à área externa com piscina.

A profissional escolheu revestimentos mais orgânicos, como porcelanatos marmorizados, madeiras e pedras naturais. A iluminação foi concebida para valorizar os detalhes arquitetônicos e decorativos, sem perda da atmosfera de aconchego. Já as esquadrias reforçam a personalidade da residência, sobressaindo em sua fachada, composta por pedras naturais e revestimentos 3D.

182 ANUÁRIO CASA VIP 2022 CONSTRUMARQUES SÃO PAULO
PORCELANATOS MARMORIZADOS
SE COMBINAM ÀS PEDRAS NATURAIS E À MADEIRA
FOTOS: GUSTAVO QUAIA
CONSTRUMARQUES SÃO PAULO SÍNTESE ENTRE TRADIÇÃO E MODERNIDADE FOTOS: GUSTAVO QUAGLIATO

UMA CASA DE CAMPO

A mistura dos estilos preferidos pelos moradores, o rústico e o tradicional, definiu este projeto para uma casa de lazer à beira da represa. Com o objetivo de criar um clima descontraído e acolhedor, foi escolhida uma paleta de cores fortes que harmoniza com cada espaço, sem perder a sofisticação. A cor tamarindo domina o hall. Já a área gourmet, centro de reuniões e celebrações, recebeu cores mais neutras e toques de materiais rústicos, como tijolos de pedra travertino bruto e muita madeira. O porcelanato Gran Palazzo Vecchio e o granito preto escovado conferiram modernidade à composição.

A cozinha ganhou ares tradicionais com o revestimento 20x20cm e armários desenhados sob medida, com cores desenvolvidas especialmente para o projeto. No banheiro da piscina, o contraste entre o cinza e o preto produziu sofisticação, enquanto o revestimento London Gray trouxe textura e movimento. O toque rústico fica por conta da prancha de madeira de demolição e do box em perfil de alumínio preto.

Uma das atrações da casa é a piscina com vista belíssima da represa e do pôr do sol. O revestimento em cerâmica e sua inserção no espaço natural transmitem sensações de beleza, frescor e serenidade.

Guilherme Boza e Meirieli Martins Dúplici Arquitetos

ANUÁRIO CASA VIP 2022 185
SINGULAR
@DUPLICI_ARQUITETURA
186 ANUÁRIO CASA VIP 2022 CONSTRUMARQUES SÃO PAULO A
PISCINA E A ÁREA DE LAZER CRIADA NO ANEXO SÃO OS DESTAQUES DESTA CASA

MINIMALISTA E CONFORTÁVEL

O projeto da residência de uma família na cidade de Bariri, interior de São Paulo, atendeu ao sonho de uma casa simples, porém aconchegante e confortável, com foco na criação de um espaço agradável para receber amigos e familiares. Disso resultou a ideia de projetar um anexo externo que pudesse ser usado de duas formas: como uma suíte para hóspedes e como um lounge próximo à piscina.

Quanto aos materiais e revestimentos, a escolha foi por uma miscelânea de vários produtos, resultando em ambientes harmônicos com detalhes surpreendentes. No piso externo foi utilizado o porcelanato Touch Gris, de 90x90cm, e na borda da piscina, o revestimento Gotham Lake, no formato 30x30cm. Já em seu interior foi usado o revestimento Papet, de 10x10cm. Para compor a fachada da varanda dos quartos, os profissionais escolheram um porcelanato amadeirado D’ Olivier de 20x120cm, com peitoril de vidro, como forma de passar a sensação de aquecimento ao ambiente. Para finalizar, foi aplicado o revestimento Náutica Mix de 30x60cm na curvatura do muro, o que propiciou um pleno equilíbrio visual ao conjunto do projeto.

Édson e Nea Hirota

@NEAHIROTA

ANUÁRIO CASA VIP 2022 187
FOTOS: MARIAH HIROTA
SÃO PAULO CONSTRUMARQUES

MAIS PRÓXIMO DA NATUREZA

O retorno para o interior tem sido uma constante para as famílias brasileiras, e este casal de advogados segue a tendência. Abandonaram a cidade de São Paulo e escolheram uma residência em um condomínio com estrutura completa e rápido acesso ao centro, na cidade de Botucatu.

Como o terreno oferecia um bom desnível em aclive, a arquiteta optou por deixar a área de piscina e o campinho de futebol num nível acima, de forma que toda a bancada gourmet internaacabassetambémservindo de bar molhado.

Um dospontosmarcantesdo projeto é a peça decorativa no balcão do espaço gourmet: como a proprietária gosta muito de carros de época, foi usada uma parte de uma Kombi

original, criando uma atmosfera vintage, com um toque de humor.

O conceito de biofilia foi introduzido em toda residência: um jardim interno, muitos vãos abertos para a área externa, boa entrada de luz natural e ótima ventilação. A ideia foi beneficiar todos os ângulos possíveis para o contato com o verde.

O pé-direito alto da sala de estar permitiu um living rebaixado central, que ficou como peça-chave para momentos mais íntimos. No pavimento térreo ainda há uma suíte, enquanto no pavimento superior situam-se as outras três suítes e um home theater. A sauna é toda envidraçada para a piscina, assim como o espaço gourmet, propiciando a integração dos espaços e uma ótima vista.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 189
Heloisa Losi
@HELOISALOSI FOTOS:
EVELYN MULLER
A APLICAÇÃO DO CONCEITO DE BIOFILIA É O GRANDE DIFERENCIAL DO PROJETO

MODERNIDADE E PRATICIDADE

Um casal jovem buscava uma cozinha ampla, clara e com personalidade. Para atender a esse desejo, criou-se um projeto integrado com a área de lazer, utilizando materiais com cores claras e neutras: o porcelanato Copan Off White acetinado de 92x92cm no piso e a lastra Koronis Polida de 200x100cm na bancada. Isso agregou um aspecto clean à cozinha, valorizando a funcionalidade do espaço. O toque de personalidade rústica ficou por conta dos elementos mais escuros aplicados na parede, com o revestimento Serena HD GR, 60x120cm, assim como a torneira e os pés da mesa em metalon.

Já a iluminação quente e indireta foi o segredo para manter o ambiente mais confortável e intimista, enquanto o armário em vidro reflecta deu um acento de modernidade ao espaço.

Com bancada ampla, espaço integrado, cores claras e alguns pontos de destaque, estabeleceu-se o equilíbrio entre estética e funcionalidade em um dos ambientes mais usados pelo casal.

SÃO PAULO CONSTRUMARQUES
FOTO: ROBINSON OLIVEIRA
ANUÁRIO CASA VIP 2022 191 A COZINHA FOI INTEGRADA À ÁREA DE LAZER E RECEBEU CORES NEUTRAS
FOTOS: LUIZ GUSTAVO CAVALINI
192 ANUÁRIO CASA VIP 2022 A COMBINAÇÃO DE DIVERSOS REVESTIMENTOS É DESTAQUE NO PROJETO
FOTOS: GUSTAVO QUAIA
SÃO PAULO CONSTRUMARQUES

EM BUSCA DE INTERATIVIDADE

A ideia principal da reforma e ampliação residencial foi a de criar um ambiente amplo e de multiúso, pois os moradores gostam de receber amigos e familiares para pequenos e grandes encontros. A reforma se iniciou com a transformação da cozinha tradicional em um espaço integrado, com a predominância de tons claros, a partir do revestimento nude acetinado na parede que compõe com a mesa em quartzito Taj Mahal. Destaque para o charme do revestimento com efeito tridimensional no balcão branco.

Para deixar a residência mais receptiva e agradável, foi projetada a área de lazer no terceiro piso, que conta com espaço gourmet, banheiro, pergolado e piscina. E para unir a casa a essa nova área de lazer, foi criado

um living interligando os ambientes. O espaço gourmet tem a rusticidade da madeira natural presente nos armários, mesa, painel e pergolado, juntamente com a sutileza do revestimento da bancada e ilha em mármore branco Michelangelo. Disso resultou uma combinação de revestimento polido, acetinado e ripado. No banheiro sobressai o porcelanato azul Marble Nouveau, de 120x120cm, em harmonia com a bancada em quartzo branco e metais cromados, imprimindo ao local um aspecto sofisticado.

A singularidade da piscina está no uso do porcelanato de textura natural, que, juntamente com o elemento 3D da cascata, compõe o espaço, proporcionando conforto e tranquilidade para aproveitar a vista privilegiada.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 193

O RÚSTICO E O MODERNO SE UNEM

Esta reforma propôs uma integração dos espaços de lazer. A sala foi acoplada à cozinha, dentro de uma tendência moderna e prática. O revestimento branco, assentado em escama de peixe, e a bancada em corian, de material maciço, não poroso, criam uma superfície 100% higiênica. E juntamente com a marcenaria, trabalhada em acabamento brilhante, produzem uma atmosfera clean.

Detalhes em madeira, como o painel em rádica freijó, aquecem o ambiente. Ainda no quesito marcenaria, a geladeira e a torre quente foram dispostas frontalmente aos armários, para liberar a circulação e favorecer o movimento no ambiente.

A decoração da sala foi trabalhada numa proposta mais orgânica, com a disposição angular dos móveis e o uso de um tapete redondo. O sofá curvo é a peça

curinga que possibilitou essa organização.

Além da junção entre sala e cozinha, o recuo frontal foi transformado numa charmosa área de estar externa, integrando-se com a interna por uma grande abertura. Os acabamentos do ambiente foram pensados para seguir uma linha rústica e, ao mesmo tempo, moderna. A inspiração veio de produtos naturais, como cimento queimado, madeira e pedra, tornando o ambiente caloroso e acolhedor. A lareira a gás é o elemento principal que agrega funcionalidade e charme.

O espaço gourmet seguiu a mesma proposta. Nesse ambiente, o brick, a madeira dos móveis e a seleção dos revestimentos, assim como o piso de porcelanato, que evoca o cimento queimado, reforçam a bem-sucedida fusão de estilos diversos.

194 ANUÁRIO CASA VIP 2022
SÃO PAULO CONSTRUMARQUES

OS ESPAÇOS DE LAZER E CONVIVÊNCIA FORAM INTEGRADOS

ANUÁRIO CASA VIP 2022 195
Luciana Palanca
Simione @LUPALANCA FOTOS: GUSTAVO QUAGLIATO
CONTEMPORANEIDADE EM UMA COMPOSIÇÃO ATEMPORAL
FOTOS: DANIEL SANTO
SÃO PAULO CONSTRUMARQUES

MUITOS ELEMENTOS NATURAIS

Ao criar este projeto contemporâneo, a arquiteta privilegiou as linhas retas, sem formas arredondadas ou chanfradas que implicam perder espaço na fase do planejamento do mobiliário. Foram usados inúmeros elementos naturais, com ênfase na combinação atemporal de tijolo e cimento.

Os espaços foram bem planejados, sem ambientes compartimentados e de pouco uso. Todos os projetos de iluminação e de marcenaria foram executados em consonância com as necessidades dos clientes.

Internamente, destaca-se a sala de banho do casal, com uma banheira jacuzzi e um espaço integrado à natureza, repleto de luz natural. Para estabelecer privacidade foram utilizadas peças vazadas em concreto, conhecidas como cobogós, com pintura na cor de aço corten.

Mariela Cachulo

ANUÁRIO CASA VIP 2022 197
@MARIELACACHULO

INTEGRAÇÃO E ATUALIZAÇÃO

Esta reforma de uma residência unifamiliar, na cidade paulista de Borborema, teve como objetivo uma reorganização interna dos seus ambientes, proporcionando maior integração entre os espaços sociais. Também foram criadas quatro suítes.

A substituição de pisos, revestimentos, iluminação, pintura e esquadrias teve papel fundamental para a atualização visual da casa.

O grande destaque ficou por conta da cozinha gourmet, de dimensões generosas, que se abre para o espaço externo por meio de uma porta envidraçada de grandes dimensões.

198 ANUÁRIO CASA VIP 2022
@OTAVIOCHACON_ARQUITETURA
FOTOS: LUÍS OTÁVIO CHACON
SÃO PAULO CONSTRUMARQUES
ANUÁRIO CASA VIP 2022 199
A REFORMA PROPORCIONOU A TOTAL ATUALIZAÇÃO DA ESTÉTICA DA CASA, ALÉM DE INTEGRAR AMBIENTES

SÃO

LAZER INTEGRADO

O projeto teve como alvo a integração de áreas, baseada em um conceito aberto que valoriza linhas mais orgânicas. Três ambientes foram interligados: sala de estar, jantar e espaço gourmet com cozinha acoplada. Dessa forma, atendeu-se ao objetivo de obter o máximo de funcionalidade e de acolhimento. Para deixar o espaço ainda mais harmonioso, foi criada uma conexão com a piscina por meio de grandes aberturas que permitem a entrada de iluminação e de ventilação natural.

No piso foi utilizado o porcelanato Michelangelo, em textura natural, propiciando, ao mesmo tempo, leveza e um toque clássico. No balcão da cozinha a escolha foi o revestimento Clapboard d’ Olivier, que possui um tom de madeira ripada, para deixar o ambiente mais aconchegante. Na churrasqueira e em cima da pia aplicou-se o mesmo porcelanato na tonalidade creme, que combinou perfeitamente com o tom da marcenaria.

200 ANUÁRIO CASA VIP 2022
ÁREA
SOCIAL EM CONCEITO ABERTO, COM FUNCIONALIDADE E ACOLHIMENTO
@RAFAELA_CESTARI
FOTOS: RAFAELA CESTARI
PAULO CONSTRUMARQUES

SÃO

AMBIENTE DESCONTRAÍDO

A proposta do projeto deste consultório de pediatria foi desenvolver um espaço alegre e descontraído para o dia a dia de trabalho, para os pais, e principalmente para as crianças e adolescentes. A marcenaria planejada, o papel de parede colorido e o piso em porcelanato deixaram o ambiente mais aconchegante e funcional. A profissional definiu os materiais de acordo com alguns requisitos fundamentais, como qualidade e praticidade. No piso de todo o consultório foi aplicado o porcelanato Broadway Dark Grey 81x81, que é ideal para ambientes com alto fluxo e, por isso, uma alternativa prática e versátil.

O rodapé de poliestireno Santa Luzia , feito de material reciclado (eps), com 15cm, é um produto de fácil instalação, prático de limpar e se adapta a qualquer estilo de decoração. A cuba escolhida para a pia interna do consultório foi um modelo redondo de inox polido de 30cm. Nesse mesmo lavatório foi utilizada a torneira de mesa modelo Link Confort.

202 ANUÁRIO CASA VIP 2022
PAULO CONSTRUMARQUES
ANUÁRIO CASA VIP 2022 203 OS MATERIAIS ESCOLHIDOS GARANTEM FUNCIONALIDADE E PRATICIDADE FOTOS: BRUNO GIRALDI
204 ANUÁRIO CASA VIP 2022 OS TONS DE AZUL DAS PAREDES E DO MOBILIÁRIO CONFEREM PERSONALIDADE AO AMBIENTE Zaio Vilella e Ananda Vilella @ESPACO.NOVO.ARQ SÃO PAULO CONSTRUMARQUES

ÁREA DE LAZER CLÁSSICA E MULTIFUNCIONAL

A ideia da dupla de profissionais foi projetar um espaço que traduzisse a ideia moderna da multifuncionalidade, criando ambientes que pudessem servir a mais de uma atividade. Para isso, dispuseram o fogão, a churrasqueira, as bancadas e o balcão em uma ilha, no mesmo espaço dedicado ao lazer. Assim, tornou-se possível cozinhar e ao mesmo tempo interagir com a família e os amigos. Há ambientes de estar com sofás e poltronas e duas mesas de modelos diferentes, que comportam vários lugares.

Na parte inferior da bancada e na parede acima da área molhada e do fogão foi usado o porcelanato Peroba Envelhecida, de 20x1,20 cm, que estabeleceu um equilíbrio com o tijolo de barro aparente aplicado na

churrasqueira e em uma das paredes do ambiente de estar – onde se localiza o painel da TV.

As tonalidades de azul das paredes e dos móveis planejados são o forte desta proposta, pois estabelecem um contraste sutil com os móveis rústicos e os objetos decorativos. Além disso, neste projeto o layout é aberto, o que melhora a circulação de pessoas e permite o melhor uso da luz natural. Na área externa, a piscina é revestida pela pastilha Papete, de 10x10cm, garantindo um aspecto bem semelhante ao da pedra natural e oferecendo ainda maior leveza ao ambiente. A borda e o piso em volta da piscina são de mármore brasileiro branco natural, e a área da ducha foi revestida com filete de pedra mineira.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 205
FOTOS: ANANDA VILLELA

CRIADOS PARA RECEBER COM CONFORTO E BEM ESTAR

ESPAÇO PARA O LAZER

O prazer em receber a família e amigos despertou no jovem casal, que tem dois filhos pequenos, o desejo de construir um refúgio nos fundos da própria casa. Neste local foi projetado o espaço gourmet, com uma estrutura completa de lazer. No grande salão integraram-se os ambientes de salas. Para o piso foi selecionado o porcelanato Munique Cement, e para as paredes, o tijolo aparente, uma combinação que garantiu beleza e bem-estar.

A cozinha é separada pela ilha em mármore branco Paraná, e para completar sua estética moderna, foi escolhido o revestimento invertido, na cor fendi. Já os banheiros ficaram sinalizados pelo pórtico verde – feito com plantas desidratadas – e por pranchas de madeira. O banheiro feminino é marcado pela delicadeza do revestimento Twenty Deluxe, na cor nude. E o masculino, pelo revestimento Inserto Tissue Black. No lado externo, os painéis de pedra Espanha, junto ao porcelanato Madero Imbuia, compõem o cenário da piscina, interligado a um pequeno jardim.

206 ANUÁRIO CASA VIP 2022 SÃO PAULO DEL LAMA
FOTOS: RENAN DALLAS
AMBIENTES
@ARQ.ADRIANALUCENTE
Adriana Lucente e Carolina Carone
SÃO PAULO DEL LAMA A ILHA DO ESPAÇO GOURMET É A GRANDE PROTAGONISTA E TEM VÁRIAS FUNÇÕES FOTOS: ALEXANDRE AURÉLIO ( XANDE )

VARANDA PARA CONVIVER

A proposta para esta varanda gourmet foi criar um ambiente amplo e funcional, com cozinha completa, área de churrasco e bar. A profissional elegeu a ilha como protagonista. Nela foram previstos parte dos equipamentos e também um balcão que serve de área de convívio, criando um espaço prático e, ao mesmo tempo, convidativo para passar o tempo, receber os familiares e amigos.

Por suas funcionalidades, a ilha se tornou o centro do ambiente. Destacam-se a bancada voltada para a cozinha e o balcão em porcelanato amadeirado, que proporciona maior interação entre as pessoas. O revestimento no tom nude, presente no bal-

cão e na rodabanca, possui um mix de arabescos em alto-relevo que ganha relevância sob a iluminação de led.

A cristaleira, a cervejeira e a chopeiraforamposicionadasemuma das extremidades,permitindofácil acesso. Outro destaque no ambiente são as banquetas que compõem o balcão e separaram visualmente a cozinha da área de churrasco.

A seleçãodetonsneutros e texturas estabelece a composição perfeita para contrastar com o piso, que mistura o efeitodocimento queimado com o aço corten. Já a marcenaria em verde-menta produziu um efeito surpreendente, personalizado e elegante.

ANUÁRIO CASA VIP 2022 209
@DANICOSTAARQUITETA

VALORIZANDO O CONVÍVIO

O projeto desta residência foi desenvolvido para um jovem casal com uma filha bebê. A arquiteta criou ambientes aconchegantes, práticos e integrados, que valorizam o convívio e também a iluminação e a ventilação naturais. Lilian trabalhou em dois níveis de pé-direito, sendo duplo no living e na cozinha gourmet, onde as aberturas estão acima de 3 metros, possibilitando a entrada do sol da manhã.

O piso da Decortiles lembra um mármore travertino acetinado, é de fácil manutenção e proporciona uma sensação de aconchego. Por sua vez, as esquadrias de alumínio do piso ao teto, com abertura para ambos os lados, permitem a integração entre o interior e o exterior da residência.

A fachada tem linhas retas e design atemporal, em harmonia com o revestimento City Cement, da Vilagres. Lilian Pereira Lima Garcia assina o projeto de arquitetura da casa, a arquitetura de interiores e também o gerenciamento da obra.

210 ANUÁRIO CASA VIP 2022 SÃO PAULO DEL LAMA
@LILIANPLIMAGARCIA_ARQ
Lilian Pereira Lima Garcia
FOTOS: GIAN CLAUDIO BIANCUZZI

O PROJETO CRIOU AMBIENTES INTEGRADOS, PRÁTICOS E ACONCHEGANTES

ANUÁRIO CASA VIP 2022 211

AMBIENTES INTERLIGADOS E UM JEITINHO DE CASA DE PRAIA

COBERTURA ORIGINAL E ATEMPORAL

A mistura de cores marcantes e tons neutros, aliada a texturas naturais e ao artesanato brasileiro, dá a essa cobertura ares de casa de praia. Os clientes desejavam um apartamento aconchegante em que todos os ambientes fossem interligados, com espaços de convívio para múltiplas ocasiões, já que adoram receber amigos e familiares. O projeto precisava atender à demanda estética e também sintetizar funcionalidade e conforto.

No conjunto da residência predomina uma paleta clara, mas com pontos de cores estratégicos. Priorizou-se também a escolha de materiais atemporais que pudessem ser usados em diferentes ambientes.

Foi escolhida para algumas paredes a textura Di Granito Marrom Assoluto Liscio MD, estabelecendo uma unidade visual entre a sala, a varanda e a cozinha, já que essa textura pode ser usada tanto em ambiente externo como interno. Isso trouxe a sensação de continuidade entre os espaços.

Todo o layout da cobertura foi alterado para criar ambientes integrados e priorizar o conforto e a praticidade, reforçando a harmonia do espaço. A linha do mobiliário é dominantemente contemporânea e os acabamentos foram escolhidos seguindo o conceito de atemporalidade.

212 ANUÁRIO CASA VIP 2022 SÃO PAULO PASTILHACOR
FOTOS: HENRIQUE OGATA

de Oliveira

ANUÁRIO CASA VIP 2022 213 Fabio
@ARQFABIODEOLIVEIRA

COORDENAÇÃO DO PROJETO: Claudia Maria Chaves, Frederico Mello e Marcelo Del Lama

ASSOCIAÇÃO CASA VIP: Almek Alvomac Baratão Bigolin Casa São Paulo CDC Construserra Construmarques Del Lama Elevato Engelmig Metal Nobre Mundial Nichele Panorama Pastilhacor Vilarejo Viveza W Beltrame

CRIAÇÃO E EXECUÇÃO:

Entrelinhas Conteúdo & Forma www.entrelinhas.inf.br

CONCEPÇÃO EDITORIAL E EDIÇÃO: Milene Leal

REDAÇÃO: Taciane Corrêa, Claudia Chaves

DESIGN GRÁFICO E DIREÇÃO DE ARTE: Luciane Trindade

FOTOGRAFIA: Acervo dos profissionais e Associação Casa Vip

TIRAGEM: 2300 exemplares

IMPRESSÃO: Gráfica Coan

214 ANUÁRIO CASA VIP 2022
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.