Anuário Casa Vip - # Conectar 2020

Page 1

2020

Anuรกrio AN U ร RI O C A S A V IP 2 0 2 0

1


2 ANUÁRIO C A S A VIP 2020


Imagine 20 empresas familiares, mais de 70 lojas, algumas com modernos centros de distribuição com 10 mil m2 ou até 350 mil m2²de estoque, com atuação nos estados da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ao somarmos o tempo de vida de cada uma dessas empresas, temos mais de 700 anos de experiência no segmento de materiais de construção. Isso é a Associação Casa Vip!

A n uário


4 ANUÁRIO C A S A VIP 2020


AN U ÁRI O C A S A V IP 2 0 2 0

5


6 ANUÁRIO C A S A VIP 2020


O ANUÁRIO

CONEXÃO CASA VIP tal mundo VUCA – volátil, incerto, complexo e ambíguo –, tão explorado nos últimos anos, ganhou uma dimensão ainda maior por conta de um vírus que impactou toda a humanidade. E a associação Casa Vip, que lançou a Campanha CONECTAR no segundo semestre de 2019, sem saber o que viria pela frente, atribui mais sentido e valor à mesma, que culmina agora com este Anuário que chega às suas mãos. Isso porque os associados da Casa Vip e todos que dela participam entenderam, ao longo dos anos, que entre tudo de bom que souberam construir estão os relacionamentos. Frutos da entrega, da empatia, do entusiasmo, da dedicação e da troca do que há de melhor em cada um. Pura e boa conexão! Assim, ao conectar cada lojista aos profissionais parceiros, numa justa e produtiva relação, a associação estimulou e contribuiu com a realização de belos projetos que revelaremos nas páginas a seguir. É fato: quando nos dispomos a ser solução, uma força maior faz com que cheguemos lá e nos faz superar desafios, até mesmo aqueles sem precedentes. Foi assim que a Casa Vip e todos os profissionais que participam deste Anuário chegaram até aqui. Com todo o carinho, ela agradece a cada um que tornou possível a concretização do CONECTAR 2019/2020, importante trabalho que será divulgado em oito estados do país, onde tem associados, com a finalidade de ser fonte de inspiração num momento tão delicado de mundo. Neste momento, incertezas e inseguranças estão por aí. Estão também, entre tantas coisas boas, o amor, a coragem, a fé e caminhos para encurtar o distanciamento imposto. E se o abraço farto se tornou escasso, sinta-se abraçado pela arte, pelas cores, pelo belo, pelas palavras e por tudo que faz a diferença ao trazer esperança e leveza neste novo normal repleto de novidades. Que os enfrentamentos e transformações que fazem parte desta travessia façam surgir uma humanidade, de fato, mais humana e, como consequência, um 2021 onde todos possam respirar. Saúde!

AN U ÁRI O C A S A V IP 2 0 2 0

7


A ASSOCIAÇÃO

ESTAMOS JUNTOS! companho a história desta Casa há dez anos, e se para muitos os números, inclusive o expressivo faturamento anual, são o que mais importa, ao longo dos 16 anos de vida os associados entenderam que números, positivos ou não, são apenas reflexos de um conjunto de coisas, a maioria delas imensuráveis. E quanto mais sensibilidade, visão, perseverança e um sentido de busca pelo coletivo se juntar a essa equação, não matemática, tanto melhor. Se em 2004 a instabilidade do mercado da construção civil levou à idealização da Associação para combater os problemas existentes e realizar compras conjuntas, hoje, mais maduros, os associados fizeram dela um importante ponto de apoio. A visão, o bom relacionamento entre as pessoas, as atitudes assertivas e também os erros fizeram surgir novas e melhores oportunidades para a expressão do potencial conjunto. A forma um tanto encantada como escrevo sobre a Casa Vip pode causar a impressão de que foi fácil chegar até aqui, mas é certo que não. Você sabe, o contexto de Brasil é muito dinâmico. Veja agora! Vivemos uma época de tantas transformações, marcada por acontecimentos sem precedentes, incertezas e angústias que tanto exigem de todos nós e que põem à prova todos esses anos de experiência. E, mais do que isso, a humildade, o equilíbrio, a resiliência e a capacidade de respostas rápidas, de cada empresário, em prol da sobrevivência do próprio negócio e, mais ainda, com a responsabilidade de fazer o melhor para todos. A Casa Vip não faz questão de ser grande em número de associadas, mas não abre mão de ser representativa no mercado nacional. Das empresas fundadoras, permanece a Vilarejo. Do ano em que nasceu, 2004, estão Del Lama, Elevato e Beltrame. Todas foram convidadas, e a última a trazer a sua representatividade foi a Construmarques. E, quer saber, parece que faz anos, tamanho o engajamento com o time. Se muitos atribuíram maior importância para a casa com o isolamento social, as pessoas que fazem parte da Casa Vip aprenderam isso com a convivência, de forma natural. Isso porque nesta Casa há amor e união. Há o compartilhar, o respeito, muito trabalho, diversão e verdade. Juntas na alegria e na tristeza, as pessoas se reúnem para falar do presente, pensar o futuro, para o casamento dos filhos, para as feiras nacionais e internacionais. Para os aniversários de 15, 40, 50, 60... Planejam, executam, cobram, prestam conta, fazem acontecer. A Casa Vip tem alma e coração, tem oração e emoção. Todos sentem saudade uns dos outros e não veem a hora da cura do mal e do novo normal permitirem o abraço apertado que tanta falta faz. De fato, a Casa agora é tudo! Nela, estamos juntos para encantar você.

8 ANUÁRIO C A S A VIP 2020


AN U ÁRI O C A S A V IP 2 0 2 0

9


ASSOCIADOS

A Almek nasceu no ano de 1996, quando os irmãos Alandark e Mezak decidiram criar uma empresa que, mais do que vender materiais de construção, pudesse auxiliar os clientes a fazer de suas casas ambientes acolhedores. Os irmãos também sempre pensaram em se posicionar no mercado do estado do Rio de Janeiro como referência em excelência e inovação. Foi com essa filosofia que conseguiram se destacar ao longo dos anos, fiéis aos seus princípios e valores, comercializando produtos de qualidade, primando sempre pelo alto padrão de atendimento. Nesses 24 anos de atuação, a Almek trabalha para conseguir a satisfação de seus clientes, ajudando-os a realizar o sonho de construir, reformar e decorar. A empresa segue firme em seu propósito, com fé em Deus e com o compromisso social junto à comunidade na qual está inserida.

NÓS SOMOS A ASSOCIAÇÃO CASA VIP 20 EMPRESAS ATUANTES EM OITO IMPORTANTES ESTADOS DO BRASIL

10 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

A Alvomac é uma loja que une tradição e inovação. Em seus 38 anos de trajetória, participou de momentos de alegria e satisfação de milhares de consumidores. Momentos que são compartilhados na comunicação da empresa, nos sorrisos dos colaboradores, na acolhida a cada profissional que fez de seus traços, ideias e projetos uma arte. Como uma loja completa, que reúne os mais variados tipos de acabamento, a Alvomac permite aos profissionais da arquitetura transformar seus geniais projetos em realidade, expressar em linhas e ilustrações os desejos dos clientes. A missão da empresa é levar satisfação e bem-estar, assegurando o atendimento por uma equipe técnica e de alta performance. O cliente encontra na loja a mais completa linha de revestimentos cerâmicos, porcelanatos, tintas, metais e todos os materiais necessários para cada projeto. Sempre atenta às tendências, mudanças e novos cenários de mercado, a Alvomac está ampliando fortemente seu mix de produtos, garantindo que seus clientes tenham uma loja completa, com o melhor em acabamentos, mas também tudo o que é necessário para a obra de base. Uma loja ampla, com muitas vagas de estacionamento, ofertas e preços especiais, e a marca registrada de intensa parceria e compromisso com o consumidor.


A primeira empresa do Grupo Baratão, o Baratão da Construção, especializada no comércio de materiais de construção, foi fundada em 1991 por Sérgio Manoel dos Reis e hoje é uma referência desse segmento no Alto Paranaíba. Desde o início, o Grupo mantém sempre o compromisso de proporcionar ao consumidor tudo o que ele precisa para construir, reformar ou decorar, com produtos de alta qualidade e com a verdadeira garantia de entrega. O Baratão da Construção é uma loja especializada em materiais para construção, da base ao acabamento. Localizada no bairro Santo Antônio, em Patos de Minas, a loja conta com produtos selecionados e um show-room moderno, prezando sempre pela qualidade e design dos produtos oferecidos. Com mais de 30 mil produtos, o Home Center Baratão fornece opções para atender às necessidades do cliente antes e depois de construir. Além de materiais de construção, a loja conta com produtos de utilidades domésticas, decoração, jardinagem e muito mais. Além da variedade, o Home Center Baratão apresenta estacionamento amplo e está localizado no bairro Jardim dos Andradas.

A trajetória de sucesso da Bel Lar teve início em 1968, com a inauguração de sua primeira unidade em Belo Horizonte, e foi pioneira na capital mineira como loja de acabamentos. Desde a origem, a empresa se pauta em oferecer revestimentos, louças, metais e acessórios das melhores marcas nacionais e internacionais, além de um atendimento personalizado e especializado. O resultado é o reconhecimento da Bel Lar pelos clientes finais e pelos profissionais da área de arquitetura e design, como sinônimo de excelência no mercado. Em 2018, a Bel Lar foi incorporada ao Grupo IGL, a maior rede de lojas de materiais de construção do Centro-Oeste de Minas, com mais de 50 anos de atuação. Os objetivos da união foram a expansão da rede, o incremento do mix de produtos, a introdução de novas tecnologias e o aprimoramento constante no relacionamento com o cliente e com profissionais do segmento. Além disso, o grupo passou a contar com um moderno Centro de Distribuição em Divinópolis, ampliando seu estoque e sua capacidade de negociação com fornecedores. Com o lançamento da Bel Lar Casa Contemporânea na região Centro-Sul de BH, há dois anos, a empresa reforçou sua identidade no mercado: a proposta é ser um lugar de conteúdo, de inspiração e de inovação, com um novo modelo de atendimento e de exposição de produtos, que entenda os desejos de seus clientes e esteja em permanente conexão com o futuro.

Fundada em 5 de setembro de 1981, em Santa Maria, como uma pequena loja de materiais de construção que comercializava apenas cimento e telhas de amianto, a Beltrame Comércio de Materiais de Construção cresceu e se consolidou como referência no mercado da região central do Estado do Rio Grande do Sul. Entregando sempre as melhores soluções em materiais de construção e acabamento aos seus clientes, com produtos e serviços que superam as expectativas. Buscando atender a um novo mercado que se consolidava na cidade de Santa Maria, a empresa fundou a Tetto Conceito e Acabamento, loja especializada na comercialização de acabamentos e design. O principal objetivo da Tetto é valorizar as formas e o espaço com materiais de primeira classe, de vivacidade, contemporaneidade e estilo para os ambientes. Em 2015 a Beltrame inaugurou sua primeira filial, também em Santa Maria. A empresa conta hoje com 170 colaboradores, oferece mais de 20 mil itens, tem frota própria de caminhões, 3.700m2²cobertos e informatizados para logística e uma área descoberta de 21.900m2²para depósito. Além disso, possui uma loja com uma área de vendas de 3 mil m2. Prestes a completar 40 anos de história, a Beltrame segue inovando e se destacando no mercado de materiais de construção e acabamento do Rio Grande do Sul.

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

11


ASSOCIADOS

Uma empresa familiar, que atua desde 1991 em Cuiabá e começou como Shopping da Construção. O Grupo Trindade Bigolin sempre foi reconhecido pela solidez, ética, qualidade dos produtos e pelo atendimento prestado. Em 2006, com o objetivo de oferecer produtos mais exclusivos para seus clientes, fundou o primeiro modelo de loja de acabamentos. E, em 2014, em um passo de extrema importância para a empresa, transformou todo o seu conceito de negócios, posicionando-se no mercado como especialista em acabamentos. Hoje, o Grupo Trindade Bigolin está presente em quatro cidades do estado de Mato Grosso, com várias empresas ligadas ao ramo da construção civil: Construtora Égide, Bigolin Acabamentos, Vila Representação, CinexArch. A empresa considera que sua missão é criar e manter relacionamentos saudáveis, fortes e duradouros com os clientes, oferecendo a eles o melhor atendimento e as mais confiáveis soluções em produtos e serviços de acabamentos. Em relação à equipe, o objetivo maior do Grupo Trindade Bigolin é criar um ambiente de trabalho agradável e que possibilite a incorporação de novas metodologias de gestão, produção e atendimento. Com sua forma de atuar, a empresa deseja contribuir para o desenvolvimento e o crescimento das cidades, do Estado e da sociedade onde está inserida.

12 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

Fundada em 1947, na cidade de Jandaia do Sul, por Luis Marconi e filhos, a Casa São Paulo é hoje uma empresa de grande porte em vendas de materiais de construção no Paraná. Há 74 anos atuando no ramo de construção, possui lojas nas localidades de Maringá, Jandaia do Sul, Arapongas e Apucarana. Sua equipe é constituída por consultores experientes, comprometidos com a qualidade dos serviços prestados ao cliente. A empresa se preocupa em oferecer oportunidades de crescimento aos seus colaboradores e também contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde atua. A Casa São Paulo se orgulha de oferecer atendimento diferenciado e personalizado, garantindo qualidade, variedade e rapidez na entrega. Considera que sua maior missão é garantir aos clientes a realização do sonho de uma casa mais confortável e mais bonita. Por isso oferece produtos de qualidade, alinhados às inovações do mercado mundial. A Casa São Paulo é uma empresa que coloca Deus acima de tudo, que acredita na essência das pessoas, que valoriza o trabalho e que tem ética como base de atuação.


A história da CDC Acabamentos começou em 3 de novembro de 1999, por meio de seus fundadores Cláudio Venâncio e Sabrina Muniz Venâncio, na cidade de Teixeira de Freitas, Bahia. A empresa nasceu da vontade de seus proprietários de trazer o melhor e o que há de mais novo para o município. O objetivo da CDC é ser uma referência nacional em Home Center, realizando os sonhos dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. O empenho e a dedicação ao trabalho, aliados ao espírito de inovação dos fundadores, permitiram a ampliação dos negócios e, em julho de 2008, a CDC Acabamentos inaugurou uma nova loja, onde passou a atender a cidade de Teixeira de Freitas e região, o nordeste de Minas e o norte do Espírito Santo. Desde então, a CDC Acabamentos é referência no mercado varejista de construção, conquistando visibilidade nos cenários regional e nacional. Em apenas 20 anos de existência no mercado, tornou-se líder no segmento de material de construção e nos últimos anos posicionou-se entre as três maiores lojas de varejo do estado da Bahia. Sua missão é transformar os sonhos dos clientes e colaboradores em realidade, por meio de uma experiência de compra inesquecível, com excelentes resultados, gerando o desenvolvimento social. A empresa está sempre focada em seus valores, essenciais para todas as conquistas já obtidas.

A Cimcal Materiais de Construção foi fundada no ano de 1966 em Divinópolis, centro-oeste de Minas Gerais, e em pouco mais de meio século de história evoluiu de uma modesta loja especializada em cimento e cal para uma das maiores redes de acabamento do estado. São hoje 8 lojas em Divinópolis, Arcos, Formiga, Oliveira, Nova Serrana, Pará de Minas e Itaúna, todas com modernos e amplos showrooms que oferecem aos clientes os últimos lançamentos de grandes marcas nacionais e internacionais. Inaugurou neste ano seu site de e-commerce, ampliando a área de atuação para outras regiões do Brasil. O portfólio de produtos, com mais de 10 mil itens, inclui pisos e revestimentos, louças e metais, tintas e acessórios, hidráulicos e equipamentos de cozinha, lazer, refrigeração e energia solar. Além de toda essa estrutura, um grande diferencial da Cimcal está no atendimento. Sua equipe é constantemente treinada e atualizada para uma segura orientação sobre a utilização dos materiais. Não só os consumidores finais, mas todos os profissionais da construção têm na Cimcal um forte aliado, sempre disposto a contribuir para a eficiência dos projetos. O slogan “Cimcal: Apaixonados pela Sua Casa” significa, de acordo com os diretores da empresa, que “reconhecemos e valorizamos a importância de uma obra, pelo que ela representa para o ser humano como uma conquista relacionada à qualidade de vida”.

Lá se vão 50 anos. Em Jaú, no ano de 1970, o sonho e a coragem de Seu Laurindo, apoiado pelos filhos, dão origem à Construmarques. A empresa surgiu e atua sempre com simplicidade e dedicação, pois entende que atender os clientes com carinho e atenção era, e ainda é, um grande diferencial. A Construmarques faz uma gestão preocupada com detalhes, transparente, atenta a custos. Posiciona-se no mercado como uma empresa que oferece bom preço, qualidade e valorização dos fornecedores. Esses são alguns dos seus principais diferenciais. Possui um grande estoque e trabalha com as principais e melhores marcas do mercado. Por todas essas qualidades, a Construmarques ganhou por 10 vezes o reconhecido prêmio Revestir, a mais valorizada premiação do setor. Hoje, os irmãos Fernando e Miro e mais 200 profissionais formam uma das melhores revendas de materiais de construção e acabamentos do estado de São Paulo. Já são três filiais: Botucatu (2011), Ibitinga (2012) e, mais recentemente, Bauru (2019). A alegria com o trabalho, a valorização das pessoas, a busca constante de atualização e da melhoria contínua fazem com que a Construmarques acredite que sua história vai continuar, sempre em frente.

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

13


ASSOCIADOS

Para falar da Construserra é preciso falar sobre família. Marcos Tabet, um dos proprietários, herdou dos avós maternos e paternos, todos libaneses, a paixão pela arte de empreender e negociar. Do armazém de secos e molhados dos avós, da loja de material de construção e do posto de gasolina dos pais vieram a sua principal bagagem, que o encorajou a ter a sua própria empresa de material de construção, em Ipiabas, município de Barra do Piraí, Rio de Janeiro. Na bela região de veraneio, em 1992, Marcos e Juliana, recém-casados, criaram a Construserra. O espírito empreendedor de ambos, associado à falta de telefone, ao asfalto apenas em algumas ruas do Distrito e a todas as dificuldades decorrentes disso, fez também deles pioneiros no desenvolvimento local. Hoje, Marcos e Juliana Tabet, que já contam com o apoio da segunda geração, se consideram cidadãos de Ipiabas. O bom relacionamento com clientes e fornecedores, cultivado ao longo dos anos, contribuiu para a abertura de duas filiais nas cidades de Valença e Barra do Piraí. Atendimento personalizado, variedade de produtos, vendas externas e inovação são os pilares que sustentam a empresa. O Showroom Móvel, em um raio de 120 km pela Região Sul Fluminense, marca a sua identidade inovadora, sempre em busca de oferecer aos clientes e parceiros um suporte especializado, técnico e completo, para cobrir todas as etapas da obra. À paixão por empreender e negociar somou-se a paixão pelo lugar onde moram e trabalham em família.

14 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

A fachada da loja, em tom quente e terroso, tijolos aparentes, ampla porta, com canteiros floridos o ano inteiro e a bouganville subindo pelas paredes e janelas, revelam a descendência italiana de seus fundadores. José Luiz e Marcelo Del Lama, em 1978, decidiram abraçar a oportunidade de criar a Del Lama Acabamentos, após dez anos de experiência como funcionários de uma empresa do segmento de material de construção, em Ribeirão Preto. Com visão e inovação, trouxeram para o mercado da cidade e região um novo conceito de showroom. Já naquela época, os clientes encontravam inspiração na Del Lama, por meio da ambientação dos produtos dos seus principais fornecedores. Pisos, revestimentos, louças e metais passaram a sair do estoque da empresa para compor projetos de construção e reforma, tanto residenciais como comerciais. Em 1989, em pleno Plano Collor, estavam em prédio próprio, consolidando a marca junto a todos os envolvidos em sua história, repleta de desafios, superações e de momentos que valeram todo esforço para seguir adiante. Com uma equipe enxuta, consciente das transformações e das novas exigências decorrentes do avanço da tecnologia, a Del Lama Acabamentos chega a 2020 disposta a se reinventar. Para isso, conta com a nova geração, o talento das pessoas, o bom relacionamento com clientes, fornecedores e profissionais e, acima de tudo, os princípios e valores inegociáveis que a trouxeram até aqui.


Fundada em 1988, a Elevato é hoje a maior empresa gaúcha de acabamentos para construção, referência em variedade de produtos e atendimento especializado. Desde a fundação, a empresa vem crescendo e incorporando novas marcas na área. A Elevato, especialista em acabamentos, é a empresa que deu origem ao Grupo Elevato. Em 2005 surgiu a Stilo Elevato, uma loja premium situada na Nilo Peçanha. O Grupo ainda conta com a Elevato Móveis, especializada em móveis sob medida e em móveis decorativos. A empresa é reconhecida no mercado por ser referência em acabamentos, unindo atendimento especializado, variedade em mais de 150 marcas, cerca de mil produtos exclusivos e 2 mil modelos de porcelanatos e revestimentos. Outro diferencial são as diversas ações de relacionamento com os profissionais especificadores. Entre elas podem-se citar desde eventos de atualização a campanhas para que o público consumidor contrate um especialista para a construção ou reforma. Atualmente a Elevato conta com 10 lojas, sendo 4 delas em Porto Alegre e as demais em Camaquã, São Lourenço do Sul, Canguçu, Xangri-Lá, São Leopoldo e Pelotas. Nos próximos anos está previsto um substancial crescimento, com foco especial em franquias, vendas on-line e inauguração de novas lojas.

A Engelmig acabamentos nasceu em 1985 com o objetivo de atender os clientes da construção civil na cidade de Manhuaçu, Minas Gerais. Com o passar do tempo, expandiu para cidades vizinhas como Caratinga, Carangola e Valadares. Atualmente, são cinco lojas, com mais de 70 colaboradores. A empresa dedica seu trabalho ao atendimento do cliente, oferecendo produtos e serviços de qualidade. O trato com os clientes é sempre respeitoso, associado a uma forma objetiva, prática e descomplicada de atender aos anseios de cada consumidor. Com essa filosofia, a empresa está há 35 anos no mercado, obtendo ano a ano um crescimento sustentável. A Engelmig sempre busca novidades nos mercados nacional e internacional, para atender os profissionais da arquitetura com produtos inovadores e com design. Ao longo dos seus 35 anos de trabalho dedicados ao cliente, a empresa sempre prezou pela transparência, respeito e simplicidade no atendimento, fazendo com que o cliente sinta-se em casa.

A Metal Nobre, que iniciou a sua história como uma loja de ferragens finas para atender arquitetos, decoradores e clientes que buscavam inovação, se transformou com o passar do tempo em uma grande referência no setor de acabamentos para construção, em Uberlândia e região. Com um mix de produtos completo e um atendimento diferenciado, você tem a facilidade de encontrar tudo em um só lugar, o que torna o processo de escolha mais prático, rápido e assertivo. A Metal Nobre comercializa linhas de porcelanatos, revestimentos, louças, metais, SPAs, banheiras de hidromassagem, coifas, cooktops, fechaduras, puxadores e diversos acessórios. Claro, contando sempre com a confiança de marcas reconhecidas pela qualidade, para a sua tranquilidade. O moderno e completo showroom proporciona múltiplas sensações e uma agradável experiência de compra. Ao acompanhar as tendências e disponibilizar as melhores marcas nacionais e internacionais do segmento de acabamentos para construção, você descobre, entre tantos estilos, o que mais combina com o seu projeto e o seu sonho de bem viver. Bons relacionamentos, desafios superados, estratégias adequadas, planejamento e os investimentos necessários em equipe, tecnologia e tudo o mais para acompanhar as novas exigências de mundo, mercado e clientes é o que fará com que a Metal Nobre continue fazendo mais por você. Afinal, se é importante para você, é importante para a Metal Nobre.

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

15


ASSOCIADOS

A Mundial Acabamentos atua há 42 anos na comercialização de acabamentos para a construção civil. Unindo tradição à inovação, estamos sempre nos atualizando sobre as principais tendências e lançamentos, participando das maiores feiras e mostras do país e mantendo relacionamento próximo com nossos fornecedores. Essas diretrizes estão alinhadas com nossa missão de “ser a solução quando o assunto é casa ou construção”, cujo foco está em fornecer os melhores produtos com o melhor atendimento. Temos uma equipe de consultores capacitados e treinados constantemente para estarem sempre atualizados sobre as novidades do setor. Valorizamos também a proximidade com os profissionais especificadores da região. Nossa área de atuação em Minas Gerais vai desde a matriz, em Viçosa, e se estende com as filiais de Ponte Nova, Ubá, Muriaé, Barbacena, Conselheiro Lafaiete e duas lojas em Juiz de Fora. O Centro de Distribuição, em Viçosa, conta com uma área total de 55 mil m2. Possuímos um variado estoque de produtos disponíveis à pronta entrega. Toda a empresa está informatizada desde 1990 e possui uma ampla estrutura de atendimento. Estamos presentes nas redes sociais e on-line, pelo site: o cliente pode pesquisar e comprar no conforto da sua casa. Firme no valor da família, a Mundial atravessa o tempo de geração em geração, perpetuando a herança deixada pelo seu patriarca, o saudoso “Filhinho da Mundial”.

16 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

A Nichele hoje conta com sete lojas, três em Curitiba e quatro na região metropolitana, nos municípios de Fazenda Rio Grande, Pinhais, Araucária e Campo Largo, totalizando uma área de vendas de mais de 20 mil m2², com mais de 55 mil itens comercializados. Seu amplo Centro de Distribuição tem uma área de 50 mil m2² e conta com uma frota de mais de 60 veículos. A Nichele é um verdadeiro Home Center. Trabalha com grande variedade de produtos, do básico ao acabamento mais requintado, das melhores marcas, showroom sempre atualizado com as últimas tendências e os lançamentos da indústria da construção. Buscando sempre oferecer o melhor para seus clientes, a empresa investe em treinamentos para os funcionários, alcançando um atendimento mais personalizado. E ainda mais agora, em tempos de pandemia, busca sem cessar atender a todas as normas de sanitização da OMS, garantindo o bem-estar de colaboradores, fornecedores e clientes. Há mais de 40 anos no mercado, atualmente ocupa o 22º lugar entre as maiores lojas de material de construção do Brasil e no estado do Paraná é a terceira no ranking de Materiais de Construção, segundo a Revista Anamaco/2020.


A Pastilhacor é uma boutique de acabamentos com mais de 30 anos de mercado, que tem como missão tornar os sonhos dos seus clientes realidade, por meio de produtos e serviços especializados e diferenciados. Essa missão se realiza com a atuação de uma equipe de consultores que proporciona a solução perfeita para cada projeto, em parceria com os profissionais da área de arquitetura e design. No portfólio de produtos oferecidos pela empresa estão marcas conceituadas e renomadas em porcelanatos, revestimentos, pastilhas, cimentícios, pedras naturais, louças, metais e spas. A Pastilhacor também comercializa ladrilhos hidráulicos, biombos, painéis, portas em madeira pet e cubas para cozinha em aço inox. Tudo isso transforma a Pastilhacor em uma loja completa, com tudo o que é necessário em acabamentos. O principal objetivo da Pastilhacor é cuidar de seus clientes desde a primeira visita à loja até a finalização da obra, dando todo o suporte necessário para sua completa satisfação. Hoje a Pastilhacor também conta com uma equipe que dá o suporte on-line a seus clientes, por meio das plataformas Instagram, Facebook e WhatsApp, respondendo de imediato às dúvidas e até efetuando vendas on-line, para a maior comodidade de todos.

A Panorama Home Center entende que a nossa casa deve ser o melhor lugar do mundo, e para isso, construir ou reformar precisa ser uma experiência incrível. A empresa está focada em constantemente aprimorar suas lojas e processos, para oferecer soluções que vão além do cimento e tijolo e possam ser capazes de melhorar a vida e o dia a dia das pessoas na transformação de suas casas. A essência da Panorama começou a ser construída há 27 anos em Foz do Iguaçu, pelas mãos do engenheiro civil Paulo Pulcinelli Filho. Hoje são 10 unidades, em mais três cidades: Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira e Toledo. A missão de proporcionar experiências de compra inspiradoras e encantadoras mobiliza um time com mais de 600 trabalhadores, distribuídos no Centro de Distribuição, um centro logístico com mais de 30 mil m2; nos canais diretos para profissionais da construção civil; nos departamentos dedicados ao relacionamento com o cliente; nos sistemas exclusivos de entrega e no Panorama Tintas e Panorama Concept, que oferecem atendimento especializado em todas as lojas. Os colaboradores são engajados a crescer junto com a empresa por meio de valores como meritocracia, inovação e desenvolvimento, transparência e relacionamento. O que também torna possível oferecer o melhor, com a melhor estrutura, qualidade e preços competitivos, são as parcerias especiais com as grandes marcas do mercado nacional.

A Vilarejo nasceu em 1996, em Macaé, Estado do Rio de Janeiro, por meio da capacidade de sonhar e de empreender dos irmãos Frederico e Monique Mello. Chegam a 2020 com seis lojas, um Centro de Distribuição, uma história de desafios, superações e conquistas. A região dos lagos e, mais recentemente, a cidade de Niterói, são onde fazem tudo acontecer. Ambos são jovens e dinâmicos e, como não poderia ser diferente, a marca tem muito deles, além da força, entusiasmo e talento da segunda geração. A empresa tem alma vibrante! Conforto, funcionalidade e praticidade, com muito charme e elegância, representam o mínimo que os clientes Vilarejo levarão para casa ao adquirir produtos, entre tantos que compõem o seu enorme mix. Pisos, revestimentos, porcelanatos, louças, metais, tintas, decoração, iluminação e muito mais, produzidos pelas principais indústrias do país e do mundo. Showroom moderno, de fácil acesso e bem sinalizado, valoriza o tempo e a visita de cada cliente. A casa de cabeça para baixo, que faz parte da identidade visual da fachada das lojas, revela com muita originalidade parte da missão da Vilarejo: ser especialista em transformar casas de cabeça para baixo em sonhos realizados. A equipe, orgulho de Monique e Frederico, é o principal patrimônio da empresa. Com muita criatividade, inovação e expertise, o time Vilarejo atua com o propósito maior de ser solução: pra reformar, pra construir, pra resolver, pra obra andar, sem problema algum.

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

17


18 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


Bahia EU FICO CONTENTE DA VIDA,

EM SABER QUE A BAHIA É BRASIL! SALVE! A SANTA BAHIA IMORTAL, BAHIA DOS SONHOS MIL! (“LETRAS”, JOÃO GILBERTO)

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

19


BAHIA

CDC ACABAMENTOS

A SELEÇÃO DE MATERIAIS

FOTOS: STÚDIO ALEMÃO FOTOGRAFIA

CLÁSSICOS TRAZ SOFISTICAÇÃO

ÁREAS SOCIAIS PRIORIZADAS residência do casal com três

translúcido aplicado no lavabo, resultando

filhos foi projetada levando

em uma bancada que parece flutuar.

em conta o convívio da fa-

A área gourmet está conectada à pis-

mília e o prazer de receber os

cina, onde se destaca o revestimento em

numerosos amigos. Por isso o destaque do

padrão madeira do piso e de algumas pa-

projeto são as áreas sociais: sala de estar,

redes, proporcionando mais aconchego. Já

espaço gourmet, piscina e brinquedoteca.

a brinquedoteca tem detalhes que trazem

Ana Paula Barbeitos usou materiais clássi-

alegria e descontração, como a escolha

cos, mantendo a nobreza e a sofisticação

das cores e o painel de círculos iluminados,

de cada ambiente.

que tem seu ápice na luminária principal:

A escada e o lavabo foram pedidos

Ana Paula Barbeitos @anapaulabarbeitosarquiteta

20 ANUÁRIO CAS A VIP 2020

especiais da proprietária: ela queria algo

segundo a perspectiva das crianças, ela se assemelha a uma aranha sobre a mesa.

fora dos padrões convencionais. Daí sur-

Na fachada principal da residência foi

giu a opção pela escada de vidro (bem na

aplicado um elemento vazado, que se des-

entrada da casa), que harmoniza com uma

tacou ainda mais pelo uso da cerâmica pa-

das paredes espelhadas da sala; e pelo ônix

drão aço corten nos detalhes laterais.


A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

21


BAHIA

CDC ACABAMENTOS

Art Design: Isabela Karashima Juliana Guimarães Elizelma Velame @artdesign_TX

22 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


FOTOS: MAURÍCIO JESUS FOTOGRAFIA

FOCO NO CONVÍVIO ara esta residência térrea foi criado um pro-

de led agregam requinte, assim como toda a iluminação

jeto que atende às necessidades de um casal

dos ambientes, que inclui rasgos iluminados, arandelas e

de empresários que gosta de desfrutar das

pendentes. O toque de cor na área social está nas pare-

horas vagas com visitas constantes dos filhos

des em destaque, que receberam tinta na cor Pó de Brita.

e netos. Por isso, o grande destaque foi para a área social,

Na cozinha, a bancada em ilha de pedra Nanoglass

que tem a versatilidade de ambientes integrados: sala de

branca garante o melhor aproveitamento do espaço.

estar com TV, sala de jantar, cozinha, varanda gourmet e

A iluminação com fita de led valoriza o relevo do reves-

lavabo. O projeto tem um conceito clean e contempo-

timento Cartier. A marcenaria cinza, com fechamento

râneo. Os ambientes são funcionais e conectados, aten-

amadeirado, se estende até o teto. A cozinha se integra

dendo ao desejo dos moradores de ter um lar aconche-

com a varanda gourmet por uma porta de vidro ampla,

gante para receber. Como não havia a necessidade de

que tem vista para o paisagismo vertical.

hospedar os filhos, o espaço íntimo foi aproveitado para

O lavabo com revestimento em paginação espinha

compor uma suíte com closet amplo e banheiro do casal

de peixe traz um toque despojado, tudo na cartela de

com espaços independentes de banho e lavabo. Apenas

tons cinza. A bancada é em porcelanato marmorizado.

um quarto foi reservado para visitas.

A suíte do casal tem marcenaria clara, com o to-

As arquitetas utilizaram o porcelanato amadeirado

que elegante do papel de parede Micca, que remete à

Carvalho Natur no hall de entrada, nas paredes da sala

ideia de praia. Para o banheiro da suíte foi selecionado

de TV e na cozinha, marcando a integração entre esses

o revestimento Trama Rimini, que, junto com a bancada

ambientes. O painel de TV faz uma ótima composição

branca e a marcenaria ripada, trouxe o toque clean dese-

com a delicadeza do marmorizado Ônix Cristal. Os perfis

jado pelo casal.

DESTAQUE PARA A ÁREA SOCIAL, COM AMBIENTES INTEGRADOS E FUNCIONAIS A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

23


BAHIA

CDC ACABAMENTOS

CONFORTO FUNCIONAL da casa fosse cheia de personalidade e de boas memórias.

objetivo de valorizar os momentos dos mora-

A escada da casa que dá acesso ao hall dos quartos foi

dores em família e com os amigos. O revesti-

revestida em mármore. Para a parede lateral foi escolhido

mento de ripas de madeiras aplicado no pai-

um revestimento em relevo brise em tom cinza, proporcio-

nel da TV e no balcão alto é, na verdade, um porcelanato de

nando ao ambiente beleza e sofisticação.

formato assimétrico, com diversas tonalidades de madeira.

No banheiro da suite a opção foi por um revestimento

Esse material se destaca no ambiente e está em harmonia

3D branco acetinado na parede da banheira, ducha e pia. A

com as luminárias em tom quente. Os demais revestimentos

bancada e a banheira são em mármore branco. A iluminação

usados nesse espaço têm tonalidades de cinza. Uma porta

proporcionou ao espaço um efeito de luz e sombra, desta-

de vidro faz a conexão com a área externa. A piscina tem

cando os detalhes e criando uma sensação de acolhimento

prainha revestida em pastilha azul escuro; na parte funda foi

e relaxamento. O banheiro da suíte de visitas foi todo pla-

utilizado o revestimento de cerâmica estilo pedra Hijau.

nejado em tons claros e neutros. Para o banheiro social bus-

O cimentício usado na área gourmet invade as paredes

cou-se uma paginação diferenciada, com alguns elementos

do lavabo – que tem estilo retrô –, fazendo com que os am-

rústicos, como a madeira e o cimentício, que contrasta com

bientes “conversem”. Os proprietários queriam que essa área

o branco da bancada, nicho e marcenaria.

24 ANUÁRIO CAS A VIP 2020

FOTOS: LAURO DISOUZA

criação de um espaço gourmet amplo teve o


UMA CASA CHEIA DE PERSONALIDADE E DE BOAS MEMÓRIAS

Giovana Monteiro @gimonteiro.arq 25


26 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


Espírito

Santo SALVE O POVO ESPÍRITO-SANTENSE!

HERDEIRO DE UM PASSADO GLORIOSO, SOMOS NÓS A FALANGE DO PRESENTE, EM BUSCA DE UM FUTURO ESPERANÇOSO. (HINO DO ESPÍRITO SANTO)

A PANDEMIA IMPACTOU DE VÁRIAS FORMAS TODOS OS SETORES. AQUI, ELA INVIABILIZOU A PARTICIPAÇÃO DOS PARCEIROS DA ALVOMAC A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

27


28 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


Mato

Grosso É BEM MATO GROSSO

BANHO DE RIO OU CACHOEIRA PESCARIA NO TELES PIRES ARAGUAIA OU PANTANAL (“É BEM MATO GROSSO”, PESCUMA)

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

29


M AT O G R O S S O

BIGOLIN

BEM-ESTAR E REQUINTE om estilo contemporâneo, a residência foi inspirada no conceito de bem receber. Seus cômodos podem se integrar por meio de grandes aberturas, comunicando o living, o espaço gourmet – inspirado na ideia de um Pub – e a área de lazer, que conta com vários ambientes: piscina, estar, externo, academia e jardim, com destaque para um grande pergolado de concreto revestido com mármore imperador. O projeto foi executado com materiais e acabamentos de alto padrão, como porcelanatos de grandes formatos e diversos revestimentos com texturas de pedra e de madeira, que trazem à casa uma sensação de aconchego e sofisticação. Seguindo esse mesmo conceito, a residência foi envolvida por um amplo jardim e um paisagismo exuberante, com árvores, arbustos e diversas espécies de palmeiras.

Edison Costa 30 ANUÁRIO CAS A VIP 2020

@edisoncostaarq


FOTOS: ELI LOREGIAN

AMBIENTES PROJETADOS PARA CURTIR MOMENTOS COM A FAMÍLIA E AMIGOS A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

31


BIGOLIN

FOTOS: REVELE PROJETOS FOTOGRÁFICOS

M AT O G R O S S O

O ESSENCIAL NESTE PROJETO FOI A PERSONALIDADE DOS MORADORES

32 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


TOQUE MINEIRO este projeto de interiores,

dição e personalidade. Para complementar

Rodolfo Martins procurou va-

o ambiente, a churrasqueira ganhou desta-

lorizar as referências cultu-

que com a aplicação do revestimento Abi-

rais dos moradores. A cultura

tare HD, delicado e sofisticado.

mineira foi a essência para definir a fun-

No banheiro do casal optou-se por

cionalidade e a leveza das modificações

um Quartzo Bege Prime, combinado com

feitas na residência. Um dos pontos que

o revestimento Memory Decor GR Nat,

mais surpreenderam e agradaram aos

na cor Chevron WH. Já no banheiro social

clientes foi a ilha central colocada na co-

foi utilizado o revestimento Tavola Decor

zinha, pois, além da paixão por cozinhar,

Bet, na cor Decor Be. Em ambos procu-

adoram receber os amigos.

rou-se inserir tons bem sofisticados, mas

Nesse espaço gourmet foi usado o

que também estabelecessem uma har-

quartzo Marrom Absolut na bancada, com-

monia única entre as formas dos espe-

pondo com o revestimento Lisboa, que

lhos e as paginações propostas por cada

evoca ladrilhos antigos e dá a ideia de tra-

revestimento.

Rodolfo Martins @arqrodolfomartins

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

33



Minas

Gerais SE O MUNDO É GRANDE DEMAIS, SOU CARRO DE BOI, SOU CANÇÃO E PAZ, SOU MONTANHA ENTRE A TERRA E O CÉU, SOU MINAS GERAIS. (“PÁTRIA MINAS, IMACULADA”, MARCUS VIANA)

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

35


B A R AT Ã O

FOTOS: GABRIEL CZ

MINAS GERAIS

O PROJETO PRIMA PELA INTEGRAÇÃO E BUSCA O BEM-ESTAR

ESTILO ATEMPORAL onforto, funcionalidade, in-

tar e jogos são emoldurados pela piscina

tegração e design nortearam

com cascata e pela sauna.

este projeto. O desejo dos

Quando o sol se põe, revela-se uma

clientes era receber os ami-

“outra” casa, pois a iluminação é o ponto

gos em ambientes amplos que propicias-

alto deste projeto. Com um planejamen-

sem bem-estar, sobretudo pela integração

to luminotécnico extremamente rico em

com os jardins. Partindo dessa ideia foi es-

detalhes, cada ponto de luz foi cuidadosa-

colhida uma paleta neutra de tons de bege,

mente pensado para valorizar fachada, mo-

com cores mais pontuadas em adornos,

biliário, obras de arte e paisagismo.

quadros e tapetes. A integração da área so-

O projeto primou por materiais no-

cial com o living, a sala de jantar, o lounge

bres, como vidros, lacas, aramados, sempre

e o home cinema foi facilitada devido ao

aliados a mármores, quartzitos e corians.

pé-direito duplo e à escolha do piso polido.

Diante da diversidade de materiais, cores

Grandes planos de vidro trazem luz natural

e texturas, o resultado foi uma residência

e a bela vista do paisagismo.

para relaxar e desfrutar do bem-estar que o

Na área externa, a varanda gourmet e seus ambientes de cozinha, refeições, es-

Claudio Ribeiro 36 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

design e a arquitetura proporcionam, unindo técnica e estilo.

@claudioribeirodesign


A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

37


BEL LAR

FOTOS: HENRIQUE QUEIROGA

MINAS GERAIS

REFORMA PARA INTEGRAR E MODERNIZAR RESULTOU EM UM CONVITE AO HÁBITO DE RECEBER

Ana Carolina Matos @anacarolinamatosarq 38 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


REFORMAR PARA INTEGRAR casal, que adora receber os amigos e os filhos

se ser sobreposto ao antigo: peças de 90x180cm da marca

já casados, queria uma reforma com o objeti-

Roca. O mesmo revestimento foi também aplicado na alve-

vo de integrar os ambientes e deixar os espa-

naria principal do hall, que ficou ainda mais valorizado por

ços mais iluminados, fugindo de tons escuros.

um grande espelho de moldura antiga, peça de família.

O antigo porcelanato, bege e de formato pequeno, os incomodava bastante.

Outra grande transformação foi a ligação da cozinha com a sala de jantar. Este é o principal local para reunir a

A reforma partiu da integração da varanda às salas e

família e para momentos culinários. Procurando essa har-

da substituição da antiga churrasqueira a carvão por uma

monia entre os ambientes, o layout de bancadas e a infra-

que não gera fumaça. Além da churrasqueira, foi imple-

estrutura hidráulica foram completamente refeitos: novas

mentada uma estrutura completa de forno, cooktop, cer-

bancadas, novos revestimentos, louças e metais. Grandes

vejeira e adega na varanda. A pedra-sabão foi a escolhida

portas deslizantes foram instaladas para separação/inte-

para revestir a parede e a estrutura que engloba desde a

gração das áreas conforme a conveniência do momento.

churrasqueira até a lareira, gerando integração e criando

Outra necessidade foi refazer o layout da iluminação, em

uma solução escultural.

função dos ambientes mais integrados e contemporâneos.

O principal desafio, segundo a arquiteta, foi a escolha

A adoção de materiais nobres e criteriosamente esco-

do novo piso, por se tratar de uma área grande e pelo fato

lhidos foi fundamental para o sucesso deste projeto. O re-

de os clientes não estarem dispostos a um longo período de

sultado é uma área social elegante, sofisticada, ampla, bem

reforma. A opção foi um porcelanato extrafino que pudes-

iluminada, aconchegante e prática. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

39


MINAS GERAIS

BEL LAR

PÉ-DIREITO ALTO RESSALTA O ESTILO CONTEMPORÂNEO

Raquel Moreira Brum @brum.ad

40 ANUÁRIO CAS A VIP 2020

contato@raquelbrum.com.br


FOTOS: JOMAR BRAGANÇA

MATERIAIS ACOLHEDORES casa residencial no sul de Minas

A madeira e o revestimento em tijolo apa-

Gerais valoriza o estilo contem-

rente trouxeram um ar de aconchego, so-

porâneo, que contracena com o

mado a iluminação à base de led, que, além

clássico. A concepção do pro-

da economia de energia, proporciona bem-

jeto partiu de alguns princípios: pé-direito

-estar aos moradores por meio de um jogo

alto, iluminação e ventilação naturais, tons

acolhedor de luz e sombra.

quentes em contraste com lacas e a integração com o verde do paisagismo.

Para a área externa, junto à piscina, o destaque ficou por conta da pedra natural,

Nos ambientes internos, amplos e fun-

dos detalhes em madeira e dos cimentícios

cionais, foram usados revestimentos em

tridimensionais sustentáveis para o deta-

grandes formatos para os pisos e paredes.

lhamento da fachada e do muro. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

41


MINAS GERAIS

BEL LAR

UMA COMPOSIÇÃO DE LUZ E SOMBRA É O VERDADEIRO

FOTOS: LUIZA ANANIAS

DESTAQUE

42 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


FLUIDEZ E NATUREZA ideia de integrar e confundir os limites entre interno e externo fez os espaços da residência ganharem complexidade e fluidez, muito verde aliado à madeira e a texturas naturais. Um dos recursos interessantes do projeto foi a luz do brise, que entra na sala de forma filtrada, compondo sombras geométricas nas superfícies em que toca. Os arquitetos acreditam que todo trabalho é a busca por um sentimento. “Isso acontece quando todas as texturas, cores e materiais não configuram mais um projeto, e sim uma casa”, explicam. Pensando nisso, criaram algo que, além de estimular o olhar, proporcionasse também tranquilidade, trazendo assim sensações de aconchego, calma e conforto. A jardineira interna apresenta um desenho orgânico, criando uma essência própria para o ambiente, que se complementa com as texturas e o jogo de luzes e sombras. Apesar de cada cômodo apresentar suas peculiaridades, o conjunto estrutura-se de maneira que tudo faça parte de uma construção com unidade e harmonia.

Estúdio Sala: Carla Cruz e Philipe Pinheiro @estudio.sala A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

43


CIMCAL

FOTOS: JONAS DIAS

MINAS GERAIS

O CLÁSSICO E O MODERNO FORMAM UMA COMPOSIÇÃO ESTÉTICA HARMÔNICA 44 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


MULTIFUNCIONALIDADE oderno e confortável – essas

ambiente e valorizou o mobiliário. O reves-

são as palavras que resumem o

timento ripado em laca brilhante procurou

apartamento duplex que ocupa

criar uma identidade entre alguns espaços.

o topo de um edifício em Lagoa

No ambiente de estar, por exemplo, valori-

da Prata, cidade do centro-oeste mineiro. Com

zou a sala de jantar, destacando a bombê em

uma generosa área social, disposta nos dois

estilo Luís XV e criando um contraste com os

pavimentos, a ideia foi criar um ambiente mul-

espelhos ovalados.

tifuncional e fluido. A divisão dos ambientes foi

Seguindo a lógica de todo o aparta-

feita por meio da disposição do mobiliários a

mento, a cozinha harmoniza o moderno ao

fim de proporcionar uma maior interação entre

clássico. A escolha dos armários em estilo

os moradores e também para que pudessem

provençal, em mdf laqueado, faz um equi-

receber de maneira mais aconchegante.

líbrio com os revestimentos, que têm um

Roberta Melo decidiu unir os ambien-

estilo mais contemporâneo. Destaque para

tes usando uma paleta de cores neutras e

a parede em porcelanato com efeito 3D. As

alguns poucos toques coloridos. A ilumina-

bancadas são em granito e as mesas em mdf

ção planejada destacou cenários em cada

laqueado com vidro.

@roberta_arquiteta

Roberta Melo


CIMCAL

FOTOS: PEDRO BARGAS

MINAS GERAIS

Daniela Gontijo e Luisa Mesquita 46 ANUÁRIO CAS A VIP 2020

@gontijoemesquita_arq


MODERNIDADE E CONFORTO clínica de radiologia, localizada na ci-

jetivo principal: trazer modernidade e conforto para

dade de Divinópolis, no centro-oeste

os pacientes.

de Minas Gerais, foi desenvolvida bus-

Na sala de espera e na recepção, o desejo era ter

cando funcionalidade e praticidade.

um espaço em que o paciente se sentisse mais à von-

Para tanto, as arquitetas planejaram cada detalhe

tade, como se estivesse em uma sala de estar. Assim,

cuidadosamente, propondo um bom posicionamen-

foi usado o piso em porcelanato natural retificado, de

to de bancadas, armários e móveis e, ainda, fazendo

fácil manutenção e limpeza, ideal para ambientes da

uma escolha exigente de complementos decorativos,

área da saúde. Já na sala de exames, o charme fica por

como vasos, quadros e enfeites. A iluminação tam-

conta do painel em vidro temperado refletivo, na cor

bém foi toda planejada e o mobiliário projetado para

champanhe. A intenção foi fazer com que a separa-

as rotinas específicas da clínica.

ção do aparelho de ultrassom estivesse em harmonia

As cores e a escolha dos materiais traduziram a essência da filosofia de trabalho. Tudo focado no ob-

com o restante da sala, mantendo a privacidade, mas ao mesmo tempo integrando os ambientes.

UMA CLÍNICA ACONCHEGANTE E FUNCIONAL: BEM-ESTAR EM TODOS OS ESPAÇOS A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

47


MINAS GERAIS

CIMCAL

UMA CASA PARA COMPARTILHAR E CURTIR EM FAMÍLIA

ideia do projeto foi desenvolver uma resi-

sentir mais unida, compartilhando momentos e espaços, já

dência elegante, aconchegante, prática e

que os cômodos da casa se comunicam. Nesse conceito de

com bastante espaço para o convívio fami-

projeto aberto, integrado, a demarcação dos ambientes se

liar. A edificação tem dois pavimentos, com

dá conforme a disposição dos móveis. O sofá, por exemplo,

aproximadamente 450 m , distribuídos de acordo com a

pode criar o ambiente da sala e separá-la da sala de jantar,

necessidade dos moradores.

mas sempre permitindo a visualização do todo.

2

Na fachada, a profissional optou pelo estilo contempo-

Como a cozinha é considerada um local também

râneo, com linhas retas e nítidas, marcadas por uma esté-

para receber, ela é ampla, com porcelanatos e detalhes

tica horizontal e vertical. A escolha por revestimentos em

que permitem a fácil manutenção. A definição geral dos

tons neutros enfatizou ainda mais a arquitetura da edifica-

elementos decorativos dos outros cômodos, como re-

ção. O jardim completa o visual e agrega bastante valor à

vestimentos, móveis e lustres, segue o mesmo princípio

casa. O interior também segue o conceito de contempo-

de sofisticação e praticidade, em busca da composição

raneidade. Ambientes integrados, onde a família pode se

de um lar harmonioso.

48 ANUÁRIO CAS A VIP 2020

FOTOS: LETICIA GALVÃO

INTEGRAÇÃO E CONVÍVIO


Gabriela Alves @spacoarq

A N U Ă RI O C AS A V IP 2 0 2 0

49


MINAS GERAIS

CIMCAL

CONEXÃO COM A NATUREZA escritório de arquitetura responsável por

áreas. A privilegiada natureza existente no entorno da

este projeto preza pela conexão do homem

construção ajudou a criar o cenário. Além de conferir

urbano com o meio natural, pois acredita

proteção visual, garante a entrada de luz e ventilação na-

que essa conexão gera efeitos psicológicos

tural. O jardim vertical se integra a esse entorno e coloca

e fisiológicos positivos. Para a área de lazer de 200 m , 2

em evidência a exuberância da piscina.

parte de uma residência localizada em Divinópolis – MG,

Além da ideia de focar no conforto familiar, o grande

priorizou materiais naturais como madeira, pedras, már-

desafio foi inserir de forma harmônica algumas peças de

mores. Aliados a linhas retas, à fluidez dos espaços e à

design do acervo dos clientes. O profissional criou uma

luminosidade, esses materiais resultam em um design

decoração afetiva, harmonizando ao projeto peças que

atemporal, que gera aconchego e conforto.

carregam memórias importantes para seus usuários.

Foi estabelecido um plano de fundo para criar o Es-

A casa torna-se uma extensão de suas memórias e lem-

paço Gourmet e, logo à frente deste, foram posicionados

branças, deixando em evidência o aspecto humanizado

a piscina e o jardim, de forma a integrar visualmente as

do projeto.

A ÁREA DE LAZER ESTÁ EM HARMONIA COM O VERDE DO ENTORNO E DO JARDIM 50 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


FOTOS: LETICIA GALVĂƒO

@arq.house

ARQhouse: Djalma Vasconcelos


MINAS GERAIS

CIMCAL

UM LAYOUT DE LINHAS RETAS COMPÕE O PROJETO

Studio Arquitetônico: Assis Humberto e Marcus Vinícius 52 ANUÁRIO CAS A VIP 2020

@studioarquitetonico


ESTILO CONTEMPORÂNEO om um traço puro, firme e marcante, a

contornos pintados de escuro e revestidos por porcelana-

dupla de arquitetos desenvolve casas em

to Pietra Lavica AD4. Uma pérgola em balanço demarca

estilo contemporâneo, buscando sempre

a porta de dimensões generosas, com a ideia de realçar a

valorizar os elementos naturais e potencia-

receptividade do jovem casal.

lizá-los para o conforto dos moradores. A praticidade e a

No interior da residência, materiais como madei-

fluidez do layout, a baixa manutenção e o bem-estar são

ra, pedra, concreto e tijolo aparente são utilizados de

características marcantes em seus projetos.

forma cadenciada, para dar referência e identidade ao

Localizada em Morada Nova de Minas-MG, esta casa

projeto. Grandes vãos são conectados por grandes por-

foi concebida com o intuito de reforçar as origens e va-

tas de vidro com caixilhos pretos, que combinam com

lorizar as histórias vividas pela família. A tranquilidade da

as bancadas e churrasqueira em granito no mesmo tom.

cidade interiorana permitiu desenvolver uma casa sem

O piso em Absolut Cimento deixa o ambiente amplo e

muros, deixando a fachada livre e imponente. Um grande

confortável. A iluminação pontual e bem dimensionada

painel em madeira a valoriza arquitetonicamente, gerando

valoriza todos os ambientes, trazendo uma atmosfera

unidade visual e grande impacto estético, devido aos seus

relaxante e propícia para receber bem. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

53


MINAS GERAIS

CIMCAL

stilo, ousadia e luxo foram os pontos

cascata possibilitam a restauração do equilíbrio

centrais deste projeto. A ideia era abu-

energético do ambiente e de seus usuários.

sar da arte enquadrando a estrutura da

A sauna tem uma vista panorâmica para a área

piscina de 130 m . Para isso, a profissio-

verde e para a piscina, integrando-se ao contexto

nal criou um pergolado de concreto suspenso com

de forma leve e audaciosa. Os revestimentos es-

uma cascata embutida, refletindo a água como um

colhidos traduzem sensações de acolhimento. Na

verdadeiro painel vertical de uma obra de arte.

área da ducha a profissional aplicou seixos telados,

2

O método do feng shui foi aplicado nessa

que prometem trazer sorte e prosperidade para os

área, uma vez que representa um banho de re-

ambientes, além de serem singularmente massa-

novação, com o propósito de revigorar. As pisci-

geantes para os pés, agregando relaxamento.

nas trazem o elemento água para dentro de casa,

No banheiro, o jardim natural colocado na

reproduzindo benefícios para a energização.

parte posterior da bancada esculpida em Ecoart

Água é prosperidade, profundidade e sabedoria.

Brown, juntamente com o revestimento 3D e o

Seguindo essa lógica de raciocínio aplicou-se

espelho redondo, compõe essa área com um to-

também a cromoterapia: as cores refletidas na

que de sofisticação.

54 ANUÁRIO CAS A VIP 2020

FOTOS: LETICIA GALVÃO

ESPAÇO PARA RELAXAR


FENG SHUI E CROMOTERAPIA FORAM UTILIZADOS NESTA ÁREA DE LAZER E RELAX

@rafaelabrunaarquitetura

Rafaela Bruna


MINAS GERAIS

ENGELMIG

AMBIENTE DESCONTRAÍDO desejo dos moradores era transfor-

to com os clientes: a pastilha de inox Pop 30 para

mar a cozinha auxiliar, antes pouco

o barrado da pia e atrás da coifa, uma bancada

utilizada, em um espaço para rece-

em Super Nano e o piso em porcelanato Chicago

ber amigos íntimos em pequenas

Lux Grigio, no tamanho 82 x 82 cm. O mobiliário

encontros. As profissionais receberam a missão

foi todo planejado, combinando madeira e laca

de configurar um espaço moderno e agradável,

branca, com detalhes em espelho e vidro tem-

que permitisse a troca de experiências e o com-

perado na cristaleira.

partilhamento de bons momentos, tendo a amizade e o afeto como o melhor tempero.

Em busca de uma atmosfera descontraída foi projetada uma mesa-balcão para refeições

A modernidade e a sofisticação aparecem

rápidas, também em laca branca, similar às por-

nos revestimentos previamente escolhidos jun-

tas do mobiliário planejado. Ela serve de apoio

56 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


A COZINHA AUXILIAR SE TRANSFORMOU EM ESPAÇO PARA REUNIR AMIGOS ÍNTIMOS

Thais Bastos Carvalho e Andréa Machado amprojetosarquitetura@gmail.com para a adega, a cervejeira, a cristaleira e a bancada para drinks. Desde a concepção do projeto as profissionais seguiram a regra do triângulo de atividades, trazendo funcionalidade ao layout: fogão, geladeira e pia maximizam o conforto e a praticidade da nova cozinha. Assim, este ambiente foi valorizado e ficou perfeito para agradáveis noites de vinhos e petiscos. Como desejavam os proprietários, a cozinha auxiliar se tornou o local preferido para encontros com pessoas queridas.


MINAS GERAIS

M E TA L N O B R E FOTOS: ELISA NAKAGUMA

OBJETIVO DA REFORMA: O CLIENTE SE SENTIR ACOLHIDO

58 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


EQUILÍBRIO ATRATIVO projeto é um retrofit da Equilíbrio, uma loja de roupas multimarcas descolada e cheia de identidade, localizada na cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro/MG. A proposta era planejar uma reciclagem em um ambiente de 200 m2, focando nas características do espaço e naquilo que poderia ser reutilizado para adaptá-lo, criando um ambiente mais contemporâneo e urbano, com materiais naturais em sua essência. Para isso, foram aplicadas pedras naturais no espaço interno, porcelanatos com efeito de cimento e madeira, bem como revestimento de tijolo à vista no banheiro. A seleção da marcenaria complementou a ideia, traduzindo-se em um espaço que lembra um loft, com seus variados usos. A paleta de cores complementares buscou ressaltar o equilíbrio e a criatividade. A vegetação na fachada como que se tornou parte do edifício e, assim, criou-se neste espaço de viés comercial uma atmosfera acolhedora, capaz de evocar o aconchego de um lar, para que as pessoas que por ali circulam se sintam bem recebidas.

Spazio C+Arquitetura e Interiores: Camila Castro @spaziomais_arquitetura


MINAS GERAIS

M E TA L N O B R E

OS MATERIAIS SE REPETEM, COMPONDO UMA IDENTIDADE

inventividade e as formas atemporais

se deu com a aplicação do painel ripado em mdf, e no

foram as grandes premissas do projeto

restante, piso, paredes e banheira, usou-se o mesmo

desta residência. Os profissionais opta-

porcelanato do lavabo.

ram por uma mescla de materiais que

A varanda gourmet integra-se à sala de estar

se complementam e formam um estilo contempo-

por uma porta de vidro. A parede onde está locali-

râneo e marcante para a residência. O revestimento

zada a TV foi revestida com o Tamisa Palimanan, que

Tamisa Palimanan de 7,5 x 23 cm foi uma das peças

compôs a parede dos nichos e dos vasos junto com

fundamentais em todo o projeto, visto que se repe-

o porcelanato acetinado A Flat. Neste espaço, o forro

te do lavabo à fachada, propondo uma unidade bem

é um lambri de madeira Ipê. Já os detalhamentos de

equilibrada. No lavabo ele está alinhado com o por-

marcenaria foram feitos de forma a complementar o

celanato Pulpis Gray polido e compõe um contraste

projeto executivo de acabamentos, trazendo a inte-

com os detalhes do painel ripado em mdf Carvalho

gração entre materiais externos e internos, como a

Hanover.

pedra natural e o porcelanato marmorizado. Na fa-

O mesmo contraste foi buscado na suíte do casal, por meio da parede da TV. Já no banheiro o detalhe 60 ANUÁRIO CAS A VIP 2020

chada, o ponto alto fica por conta da combinação do Palimanan com o painel em lambri de madeira Ipê.

FOTOS: BETO OLIVEIRA

ESTÉTICA FUNCIONAL


Munhoz Arquitetura: Paulo Munhoz e Patrícia Guimarães @munhoz_arquitetura A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

61


MINAS GERAIS

MUNDIAL ACABAMENTOS

A BOA COMBINAÇÃO DE MADEIRA E REVESTIMENTOS COMPÕE AMBIENTES BONITOS E ACOLHEDORES

Lu Delazari e Marina Galatro

marina.galatro@gmail.com


INTEGRAÇÃO FAMILIAR projeto contemplou desde o planejamento ar-

A integração solicitada pelos clientes se dá graças às

quitetônico até a fase de acabamentos e de-

grandes portas deslizantes, que possibilitam que sala de es-

coração. A integração dos espaços era uma

tar/jantar/TV, cozinha e área gourmet se tornem um ambien-

exigência, visto que o jovem casal, pais de duas

te só. A proximidade da cozinha com a área gourmet, além de

crianças, gosta de receber amigos e familiares.

permitir que não se necessite do dobro de eletrodomésticos

O grande destaque da sala é o painel da TV feito em mar-

para atender os dois ambientes, auxilia na ventilação dos es-

cenaria e revestido em lâmina de carvalho natural, que foi

paços, reduzindo, por exemplo, a dispersão de gordura dos

pensado para ressaltar o pé-direito duplo. O móvel possui

alimentos para o restante da casa.

ainda uma cristaleira com design desconstruído, mesclando

Na área gourmet, optou-se por utilizar a rusticidade da

adornos com portas em vidro reflecta bronze. Na parede ao

madeira natural, mas sem perder a sofisticação. Na ilha foi

lado, foi aplicado o revestimento Scaleno em concreto, crian-

aplicada uma prancha de madeira, com a parte de cima lixa-

do um contraste de materiais e texturas.

da e o seu desenho orgânico mantido nas laterais. Já para a

Na cozinha, o destaque fica por conta da ilha feita com

mesa de jantar as arquitetas escolheram um recorte retilíneo

porcelanato Nero, que se contrapõe com o piso em porcela-

da madeira. Devido à proximidade com a piscina, os assentos

nato Carrara e o mobiliário em tom claro. Neste ambiente foi

da banqueta da ilha são em corda náutica, assim como os de-

utilizada também a laca dourada, para os detalhes e nichos, e

talhes do sofá, encostado na parede revestida com o porce-

o vidro reflecta nas portas de uma cristaleira mais tradicional.

lanato Távola. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

63


MINAS GERAIS

MUNDIAL ACABAMENTOS

FOTOS: WAGNO AGUIAR

OS MATERIAIS USADOS PROMOVEM A UNIDADE DAS ÁREAS INTERNA E EXTERNA

64 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


LAZER EM PRIMEIRO LUGAR ste é o projeto de uma área de lazer completa, com espaço gourmet e área de piscina, integrante de uma edificação ainda não construída em sua totalidade. Os moradores optaram por executar primeiramente a área de lazer, para já começarem a aproveitar os momentos em família. A escolha dos acabamentos contribuiu para tornar o espaço aconchegante e bonito. Na parte externa foi aplicado no piso um porcelanato amadeirado de demolição. Ele é antiderrapante, com uma textura lisa e tecnologia adequada para as áreas externas, pois não deixa fixar a sujeira. No muro foram usadas placas cimentícias com efeito 3D, com o detalhe no mesmo porcelanato de demolição do piso. Já a piscina foi revestida com pastilha Verde Maragogi de 5 X 5 cm. A proposta para os ambientes internos procurou valorizar alguns dos materiais da área externa, com intenção de dar continuidade ao estilo. O porcelanato amadeirado de demolição foi aproveitado para revestir a churrasqueira e uma das paredes. No piso interno a escolha foi pelo porcelanato Downtown HD GR, mas o destaque fica por conta do efeito 3D do revestimento Sensorial Diamond aplicado na parede da pia e na parte inferior da bancada de granito marrom tabaco.

annaarquete@gmail.com

Anna Arquete


MINAS GERAIS

MUNDIAL ACABAMENTOS

O RÚSTICO ELEGANTE ideia do casal de proprietários era tor-

contemporâneos, resultando em uma mescla de

nar o sítio um espaço agradável para a

rusticidade e modernidade. A iluminação rústica foi

convivência com familiares e amigos.

pensada para proporcionar aconchego.

Para contemplar esse desejo, as ja-

Internamente, o foco está na funcionalidade,

nelas e portas amplas, em vidro com estrutura em

com espaços integrados: as paredes existentes fo-

madeira, foram os grandes aliados da proposta.

ram eliminadas. A copa de apoio para as noites foi

O vidro cria um equilíbrio perfeito entre o rústico e

criada para evitar a ida ao exterior. Para este am-

o moderno. Os móveis e os acabamentos em tons

biente foi projetada uma iluminação mais moderna.

neutros proporcionaram elegância. Já algumas pe-

A proposta de criar ambientes aconchegantes

ças de fibras naturais convivem em harmonia com o

e com personalidade, com total integração entre

mobiliário mais sofisticado.

o externo e o interno, resultou em um belo espaço

Na área externa, os móveis em madeira, as

gourmet, salas integradas, minicopa, dois quartos e

cadeiras de design moderno e o teto forrado em

um banheiro, lavabo externo e uma piscina, além de

madeira se misturam com os acabamentos mais

todo um atento planejamento do espaço verde.

CASA NO SÍTIO PARA USUFRUIR OS FINS DE SEMANA E A CONVIVÊNCIA 66 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


Fabiola Cantarutti e Claudio Pupo fabiolacantarutti@gmail.com

A N U Ă RI O C AS A V IP 2 0 2 0

67


MINAS GERAIS

MUNDIAL ACABAMENTOS FOTOS: SARA CIRIBELI

Atuall Arquitetura: Paula Marassi e Sara Ciribeli atuallarquitetura@gmail.com 68 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


VISTA EXUBERANTE casa foi construída em um terreno amplo e

com os demais ambientes, por meio de uma glamourosa

em declive. As profissionais aproveitaram o

escada de pedras bem iluminada, com parede ao fundo de

declive para projetar as garagens, e a inter-

placas cimentícias em relevo e laterais em vidro.

venção se deu apenas no platô da casa. Uma

A seleção de materiais in natura, pedras e concreto apa-

vegetação densa e com árvores de lei está sendo forma-

rente, em contraste com sofisticados porcelanatos, indica

da na parte mais baixa do terreno, para garantir e realçar

a junção de um estilo rústico com linhas e conceitos bem

a integração da casa com a natureza.

contemporâneos. Essa síntese permite melhor integração

As entradas da residência são marcadas pelo pé direto

com a paisagem natural, sem perder a praticidade do uso e a

alto e por grandes portas. A parte íntima e a social, assim

facilidade de manutenção. Todos os ambientes da casa são

como o espaço de lazer, estão integradas e no mesmo ní-

voltados para a vista principal – uma exuberante cadeia de

vel, para melhor acessibilidade. Apenas o home office ficou

montanhas. Em função dessa localização, foram instaladas

no segundo pavimento, reservado para a tranquilidade e o

generosas aberturas de portas e janelas em alumínio preto

isolamento necessários ao bom rendimento do trabalho. Ele

e vidro transparente, permitindo, assim, uma continuidade

está ligado ao mezanino, que permite integração vertical

visual e espacial entre os ambientes internos e externos.

A RESIDÊNCIA FOI PLANEJADA PARA TER TOTAL CONEXÃO COM A NATUREZA A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

69


MUNDIAL ACABAMENTOS

FOTOS: ISAAC FREITAS

MINAS GERAIS

URBANO E CONTEMPORÂNEO apartamento de 308 m2 em Juiz de Fora – MG

olhares se concentram no intenso classic blue, a cor do ano,

era marcado pelas paredes em cimento, pelo

escolhida para os armários, que se equilibram com o mármore

pé-direito alto e os detalhes em madeira, bem

da bancada e com os puxadores em cobre, remetendo a um ar

como pelas grandes aberturas. A decoração leve

mais provençal. A escolha da mobília privilegiou as linhas retas

e atemporal valorizou os detalhes arquitetônicos e correspon-

em grandes dimensões, com o intuito de valorizar os espaços

deu aos sonhos dos moradores. Para isso, a arquiteta focou no

livres e obter um visual clean. Algumas peças foram desenha-

uso de uma paleta de cores em tons de azul e tons terrosos. Os

das especificamente para esse projeto, como as mesas de ca-

detalhes metalizados de dourado, preto e cobre contribuíram

beceira, a penteadeira e o aparador da suíte do casal. Já outros

com a ideia proposta, trazendo leveza e sofisticação.

cômodos foram enaltecidos pelo design nacional, a exemplo

As janelas envidraçadas, com estruturas metálicas que dão para o jardim, proporcionam uma ótima iluminação na-

das cadeiras da sala de jantar, de Ronald Sasson, e da poltrona Duna, do Mula Preta Estúdio de Design.

tural. Disso resultou um espaço principal com muita luz, ple-

O resultado final do projeto foi o estabelecimento de

namente integrado pelo piso em mármore escuro que reco-

um estilo urbano e contemporâneo, unindo o concreto

bre toda a planta baixa, destacando-se no segundo nível os

aparente, tons terrosos, madeira e mix de texturas naturais

detalhes em madeira do ambiente de estar. Já na cozinha os

como couro, palha e linho.

70 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


A LUZ NATURAL REALÇA A BELEZA DE CADA DETALHE

Fernanda Rubatino www.rubatinoarquitetura.com.br


MUNDIAL ACABAMENTOS

FOTOS: KAKÁ PRODUÇÕES

MINAS GERAIS

EM BUSCA DE AMPLITUDE E MODERNIDADE, MATERIAIS NOBRES E DESIGN

72 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


MODERNO E ELEGANTE cor e o formato das peças que compõem o piso foram escolhidos para dar amplitude à residência, localizada em Miraí, no interior de Minas Gerais. Já a paleta de cores e a mobília foram selecionadas com o objetivo de estruturar um ambiente moderno. Assim, a elegância dos tecidos claros harmoniza com o couro caramelo das poltronas em design contemporâneo e longilíneo, fazendo a combinação perfeita entre o rústico e o moderno. Os tons mais frios de cinza das paredes contrastam com os tons quentes da madeira e do couro. O pé-direto duplo do ambiente de lazer valoriza a iluminação, com seus lustres orgânicos de formas arredondadas e em tons de bronze espelhado. A mesa e as poltronas têm a

Pedro Amaral

estrutura em aço carbono e microtextura.

pedrohamarall76 @gmail.com

perfeitamente harmonizado com o revestimento de cimento queima-

Para o lavabo foi selecionado o revestimento Colmeia, da Linha Oxi, do e com a bancada em quartzo cinza-claro, com cuba esculpida. E claro, para completar o projeto não poderia faltar o espelho Adnef. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

73


MINAS GERAIS

MUNDIAL ACABAMENTOS

TRÊS ESTILOS DE CULINÁRIA EXPRESSOS EM UM PROJETO

ARDC Arquitetura: Alessandra Reis e Danielle Couto www.ardcarquitetura.com.br

74 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


MISTURA DE ESTILOS nnaya – cidade sagrada do Líbano onde

rebaixado de madeira, convida à entrada acolhedo-

viveu Saint Charbel – foi a inspiração

ra do restaurante.

escolhida pelo renomado chef José

Já em seu interior, a aplicação dos revestimen-

Zaharan Júnior para a concretização de

tos cimentícios, tanto no piso quanto nas paredes,

seu segundo restaurante na cidade de Viçosa - MG,

dos pendentes monolíticos e mais a adega suspen-

onde pratica a sua aclamada culinária de influên-

sa, em metalon escuro, conferem uma atmosfera

cias mineira, libanesa e contemporânea. O desafio

contemporânea ao ambiente. As paredes em tijolo

era expressar, arquitetonicamente, a proposta des-

aparente, assim como a aplicação de trechos com

sa miscelânea de estilos gastronômicos. Para isso,

forro de madeira, garantem acolhimento e uma boa

a tríade “mineira-libanesa-contemporânea” serviu

acústica, essencial para um espaço mais reservado.

FOTOS: NILO LIMA

como eixo principal, norteando todo o projeto.

A parede em “L” em cobogó faz a transição

Instalado no hotel que leva também o seu

entre o salão principal e a cozinha. Esse elemento

nome, o restaurante Annaya faz uma suave transi-

remete às raízes libanesas, com inspiração nos mu-

ção entre o lobby do hotel e seu interior, por meio

xarabi árabes, de onde também se desvendam aos

do espaço descontraído do bar. Uma espécie de ta-

poucos as criações culinárias que estão prestes a

pete de ladrilhos hidráulicos, sobreposto pelo forro

surpreender os visitantes. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

75


76 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


Paraná ENTRE OS ASTROS DO CRUZEIRO, ÉS O MAIS BELO A FULGIR PARANÁ! SERÁ LUZEIRO! AVANTE! PARA O PORVIR! (HINO DO PARANÁ)

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

77


C A S A S Ã O PA U L O

FOTOS: TUKA FORTUNATO

PA R A N Á

@oliveirafilhoarquitetura 78 ANUÁRIO CAS A VIP 2020

Manoel de Oliveira Filho


AMBIENTE PÚBLICO DE GRANDE CIRCULAÇÃO COM MATERIAIS BEM ESCOLHIDOS

ESTÉTICA ALIADA À SEGURANÇA grande preocupação na elaboração deste projeto para o Country Club de Maringá, no estado do Paraná, foi a seleção dos materiais mais adequados para um local de grande circulação de pessoas. O chamado Espaço Country é um local de convivência que interliga outros ambientes do clube. Assim, a escolha dos materiais precisava se focar na preocupação estética e também na segurança dos usuários, que têm como características a extrema variação etária: de crianças até pessoas da terceira idade. A área se compõe de uma brinquedoteca, um ambiente para descansar e contemplar as piscinas, acessos para a sala multicultural, a sala do bebê e os sanitários masculinos e femininos. Para atender a todas as qualidades técnicas necessárias e obter uma harmonização com as colunas e com as divisórias em vidro, foi aplicado no piso o revestimento em porcelanato Stone retificado, 90x90 cm, na cor bege. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

79


C A S A S Ã O PA U L O

FOTOS: @ANAJOAO.FOTO

PA R A N Á

80 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


O PROJETO CONTEMPORÂNEO REFLETE A PERSONALIDADE DOS MORADORES

Gabriela Tonon @gabrielatononarquitetura

SUAVIDADE E BEM-ESTAR ranquilidade, leveza e suavidade de-

claro, até as peças decorativas, cheias de re-

finem o projeto de arquitetura de in-

quinte e charme, remetendo a praticidade, pu-

teriores assinado pela arquiteta Ga-

reza nas cores e nobreza nas nuances para har-

briela Tonon para este apartamento

monizar com os tons neutros e requintados. As

no coração da cidade de Maringá, no Paraná.

linhas retilíneas e sóbrias revestidas em painéis

Com vista para o Parque do Ingá, pulmão verde

ripados de madeira, associados a diversos ma-

da cidade, no noroeste paranaense, a confortá-

teriais, como espelhos em tons bronze, pedra

vel residência capta em cada pequeno detalhe

natural mica, couro natural bovino, nuances em

uma forma equilibrada de bem-estar.

linho com a mescla de tons suaves, permitem

Para compor esta atmosfera o projeto contemplou desde o piso, em laminado amadeirado

a criação de uma atmosfera contemporânea, atemporal e repleta de funcionalidade. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

81


C A S A S Ã O PA U L O

FOTOS: MASSAO TANO

PA R A N Á

UNIÃO DE DESIGN E CONFORTO NA LOJA DE CONVENIÊNCIA DO POSTO DE COMBUSTÍVEIS 82 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


MODERNIDADE E ESTILO NO AUTOPOSTO projeto do autoposto G10

O masculino segue um estilo retrô, com o

de Maringá, no Paraná, pro-

piso em porcelanato Nero Delta, as cubas

põe um estilo pós-moder-

em Branco Nuvolato e o revestimento da

no. O piso delta polido, em

parede em inox, que combina com os mic-

tom bege, contrasta com o teto pre-

tórios em formato de barril de chop, feitos

to, com revestimento em freijó e com

do mesmo material. As portas de vidro

o lustre em cristal marroquino que, da

preto harmonizam com os espelhos em

mesma forma, se harmoniza com as

forma de pneu de jipe, segurados por cor-

colunas revestidas em espelho bron-

rentes. Já o banheiro feminino traz um es-

ze. Já os móveis escolhidos seguem a

tilo romântico, destacando as tonalidades

cor vermelha da logomarca do cliente.

de rosa, do piso até o teto, que foi todo re-

A iluminação, em perfil de luz amarela de

vestido com imagem de flores. A bancada

led, foi planejada para dar um ar mais mo-

em silestone pink se destaca junto ao re-

derno e trazer maior conforto aos clientes.

vestimento da parede, em tonalidade mais

O destaque fica por conta dos banheiros.

clara, e as portas e divisórias de vidro rosa.

P.H.D. Pietro House Design: João B. Pietro @joaobaptistapietro

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

83


C A S A S Ã O PA U L O

FOTOS: JOÃO PEDRO MORELI

PA R A N Á

O PROJETO DE REFORMA MANTEVE A IDENTIDADE DO CLUBE RECREATIVO

Lecasa Arquitetura: Alesandra Mossambani e Nathalia Pessoa Volpato lecasa.arquitetura@gmail.com @lecasa.arquitetura

84 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


BANHEIROS MODERNIZADOS projeto executado pela Lecasa Arquitetura é

conta do biombo square sobre o espelho: além de dividir

a reforma dos banheiros do Clube Olímpico

o espaço entre a bancada dos lavatórios e o corredor de

de Maringá, no interior do Paraná. O espaço,

acesso, ele trouxe um ar contemporâneo.

fundado no ano de 1963, apresentava am-

No banheiro masculino a ideia foi desenvolver tam-

bientes antigos e sem acessibilidade. A ideia das arqui-

bém um estilo contemporâneo, mas com influên­cia mais

tetas foi buscar conforto e segurança para os associados

“brutalista”. No piso foi usado o mesmo revestimento do

e visitantes, modernizando as instalações e mantendo a

banheiro feminino; para as paredes as profissionais op-

identidade arquitetônica do clube.

taram pelo revestimento Dots e no corredor de entra-

Para compor os novos banheiros, as profissionais op-

da usaram o revestimento Parquet D’Olivier, buscando

taram por um estilo contemporâneo, focando em criar

conferir ao ambiente um ar rústico e ao mesmo tempo

ambientes mais “limpos” e funcionais, com praticidade.

aconchegante. Já a pintura deste banheiro foi feita com o

Cada espaço recebeu uma linguagem diferenciada.

efeito cimento queimado, que se equilibra com a banca-

No banheiro feminino, em estilo contemporâneo clás-

da suspensa dos lavatórios em granite, a cuba esculpida,

sico, foi aplicado no piso o revestimento Nord Cement

as divisórias das cabines, também em granite, e as esqua-

acetinado. Nas paredes, para dar um toque delicado, foi

drias de alumínio na cor preta. O biombo, aqui, entra com

usado o revestimento trama rimini, intercalado à pintura

a proposta de separar o espaço entre a bancada dos lava-

das paredes na cor crômio fosco. O destaque ficou por

tórios e os mictórios. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

85


PA R A N Á

C A S A S Ã O PA U L O

O ESTILO ESCANDINAVO GARANTE

FOTOS: BEATRIZ RIBEIRO

ORIGINALIDADE E MINIMALISMO

POUCO ESPAÇO, MUITO ESTILO esign, originalidade, funcionalidade e beleza são as principais características deste pequeno banheiro de 3,75 m2². O projeto foi todo inspirado na combinação de gostos do casal de clientes, que desejava um ambiente singular, alegre e original. O estilo escolhido foi o escandinavo, marcado por um design simples, clean, com pequenos toques de cores ou preto para contrastar

Bruna Bombardi

com uma base branca.

bombardi.arq@gmail.com

timentos que eram novidades de marcas que ela considera inspiradoras.

Buscando esse conceito das linhas retas e paleta de cores neutras, a arquiteta combinou madeira, concreto, um pouco de verde e usou revesEles contrastam com a seleção do metal preto. A iluminação parcial amena das arandelas proporciona uma sensação de aconchego e bem-estar, criando um ambiente muito agradável. Para a arquiteta, o resultado final deste projeto foi a consolidação da ideia de que espaço reduzido também possui potencial para funcionalidade e design.

86 ANUÁRIO CAS A VIP 2020



PA R A N Á

C A S A S Ã O PA U L O

projeto desta casa, situada em um condomí-

para os espaços: a área de lazer está ligada à sala de estar,

nio em Maringá/PR, é assinado em conjunto

TV, jantar, e todos podem transitar com total liberdade, de

pela Foco Arquitetura e Avante Arquitetura

forma que cada espaço se torna um elemento decorativo

Engenharia. Expressa uma identidade con-

que compõe o outro. A charutaria integra o jardim verti-

temporânea, por meio do princípio de integração entre o

cal e a piscina e tem o propósito de enaltecer ainda mais

interno e o externo e também das linhas perpendiculares

o estilo de vida da família. Já a área gourmet com grandes

que norteiam a fachada. A arquitetura aproveita ao máxi-

aberturas e criada em volume único, que se compartimen-

mo o terreno e as áreas de recuo e mantém os ambientes

ta apenas pelo mobiliário, proporciona um olhar panorâ-

comuns e sociais no piso inferior, integrando a área de lazer

mico para toda a sua extensão.

através de grandes aberturas.

No andar superior, o destaque fica por conta da suíte

Já no piso superior, a sacada nos quartos da área priva-

master, que recebeu tons sóbrios e atemporais, com evi-

tiva permeia todo volume, dando continuidade ao concei-

dência para o revestimento da parede em 3D que se ajusta

to do projeto. Com a planta em L, não há restrições de uso

aos detalhes em madeira.

88 ANUÁRIO CAS A VIP 2020

FOTOS: JEFFERSON OHARA

OLHAR PANORÂMICO


Fernando Brant Santaroza, Ruan Adame Domingues e Gil Cezar Rosa @foco_arquitetura @avante.engenharia

A N U Ă RI O C AS A V IP 2 0 2 0

89


NICHELE

FOTOS: GERSON LIMA

PA R A N Á

ESTILO CONTEMPORÂNEO, TOQUES INDUSTRIAIS E MUITO REQUINTE

90 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


SOFISTICAÇÃO INDUSTRIAL restaurante localizado em Curitiba, capital do Paraná, tem aproximadamente 200m2 e apresenta um estilo contemporâneo, industrial e também sofisticado. O destaque da composição está no efeito do cimento queimado, obtido com a aplicação de tinta na cor Avenida Expressa e na laje superior, pintada na cor preto asfalto. Outro ponto alto é o balcão feito em blocos de concreto estruturais, com bancada em concreto impermeabilizado com resina. A iluminação também foi planejada para criar este ambiente bem industrial: eletrocalhas pretas e spots direcionados com temperatura de cor de 3000 k. Para destacar o bar, todo em prateleiras de vidro incolor, foram

Giovana Castellano @gigi.castellano giovanacastellano@gmail.com

usadas fitas de led ao fundo. A mistura de texturas e acabamentos dá requinte ao restaurante, juntamente com os móveis em metal, as madeiras e os sofás em couro. Já as cortinas brancas e tapetes de pele suavizam a composição mais dura proposta pelo cimento queimado. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

91


PA R A N Á

NICHELE

UM PROJETO ATEMPORAL m sua função de complemento da área social, o la-

nando o ambiente clean e contemporâneo. Além do espelho

vabo foi cuidadosamente planejado para conectar-

acima da bancada, o projeto valorizou a marcenaria para que

-se em equilíbrio com as demais peças da casa. Nele

esta refletisse a continuidade dos tons escolhidos. A ilumina-

predominam os tons de preto e branco, para criar

ção indireta é decisiva para o resultado final, ao criar uma atmosfera relaxante e acolhedora na hora do banho.

fica para a parede com revestimento Leque Neon, que é preto

Na área social, o casal com filhos desejava um espaço que

com detalhes azuis, conferindo charme ao ambiente. O es-

integrasse a cozinha com a parte social da casa, para estimular

pelho proporciona amplitude, enquanto a iluminação indireta

o convívio familiar. Foi selecionada uma paleta de cores neu-

contribui para o clima de aconchego e sofisticação.

tras, para destacar o revestimento geométrico INS Mix Decor

Já no banheiro do casal, o revestimento Onice Al Polido se estende das paredes até a bancada com pia esculpida, tor92 ANUÁRIO CAS A VIP 2020

Soft AC, que acompanha os traços retos e permite que a funcionalidade e a estética se equilibrem em plena harmonia.

FOTOS: IMAGENS 3D

um estilo ao mesmo tempo moderno e atemporal. O destaque


LINHAS RETAS, CORES NEUTRAS E REVESTIMENTOS ESPECIAIS

Débora Grossman @deboragrossman arquitetura A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

93


NICHELE

FOTOS: MICHEL DRUZIKI

PA R A N Ă

HS Arquitetura: Maicon Rodolfo Hamm Ricardo Targa Stramandinoli @hsarq


SHOWROOM FUNCIONAL desafio recebido pelos profissionais foi pro-

o banheiro feminino as paredes receberam um revesti-

jetar quatro ambientes para a nova loja da Ni-

mento colorido, deixando o ambiente mais descontraído.

chele Materiais para Construção em Araucá-

O uso de um grande espelho valoriza ainda mais o local. Já

ria, no Paraná. Por se tratarem de ambientes

no banheiro para pessoas portadoras de deficiência (PPD),

de uso comum para os clientes, os arquitetos aplicaram os

as paredes foram trabalhadas com um revestimento neu-

últimos lançamentos em revestimentos, transformando

tro e outro tridimensional. Um efeito todo especial é obti-

esses espaços em um showroom funcional. Como forma

do com detalhes de iluminação em led.

de conectar os ambientes adotou-se o uso de um único

No ambiente do lavatório a dualidade entre o claro e o

revestimento para os pisos. Já o efeito de amplitude e mo-

escuro foi obtida com o uso do mesmo revestimento em

dernidade foi obtido por meio do detalhe nos forros.

diferentes paredes. Bancadas com revestimento amadei-

No banheiro masculino a sequência do piso na cor de

rado contrastam com as cubas de sobrepor. Uma ilumina-

concreto foi interrompida por um revestimento amadei-

ção especial com pendentes em diferentes alturas recria

rado, criando uma continuidade entre piso e paredes. Para

um móbile no fraldário.

REVESTIMENTOS SÃO O DESTAQUE DOS BANHEIROS PARA USO DOS CLIENTES A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

95


PA R A N Á

NICHELE

ideia inicial deste projeto foi a de agregar um

cava ao lado da cozinha, foi instalada no canto oposto à

espaço descoberto nos fundos da casa, que

churrasqueira, ficando bem discreta, atrás de uma parede

era pouco utilizado, juntando-o à cozinha e à

construída especialmente para essa função.

sala de jantar. Estes dois ambientes também

Em todos os ambientes a profissional utilizou no piso

precisavam de uma reconstrução, pois eram peças muito

o mesmo porcelanato marmorizado em tons de cinza.

pequenas, sem espaço para receber. Para isso, foram reti-

A maior parte das paredes foi pintada em tom claro, so-

radas as paredes, a fim de compor apenas um ambiente.

mente duas ganharam destaque: a da sala de jantar, re-

A área externa agregada foi coberta com vidro, permitindo

vestida com papel de parede, e a dos fundos da sala, que

que a família ganhasse um espaço amplo, todo integrado e

recebeu um trabalho de boiserie e foi pintada em um tom

com bastante iluminação natural.

de cinza-escuro.

Os proprietários, que adoram cozinhar e receber ami-

A cozinha e a churrasqueira também receberam re-

gos, agora podem usufruir tudo em um único local. Ga-

vestimentos modernos, em tonalidades neutras, forman-

nharam uma cozinha com muitas bancadas, um espaço

do a base perfeita para o mobiliário e os objetos de deco-

gourmet e uma churrasqueira. A área de serviço, que fi-

ração em rosa, branco, cinza e preto.

96 ANUÁRIO CAS A VIP 2020

FOTOS: RENATA SALLES

INTEGRAÇÃO DO TÉRREO


A LUZ NATURAL TROUXE MAIS VIDA PARA OS MOMENTOS DE LAZER

Daniele Nikkel @danielenikkel

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

97


NICHELE

FOTOS: DEA FYLYK

PA R A N Á

O PROJETO DA CLÍNICA CONCILIA CHARME, ELEGÂNCIA E ACOLHIMENTO

98 ANUÁRIO CAS A VIP 2020


ELEGÂNCIA SUTIL solicitação para o projeto da clínica odontológica, com especialidade em estética bucal, localizada na cidade de Curitiba – PR, foi de elegância e charme, alinhadas à ideia de acolhimento. Para atender a este pedido usou-se a cor crômio/cinza nas paredes, destacando assim o mobiliário branco e espelhado, que contrasta com o dourado e verde da marca Castro Dental Esthetic, aplicado em detalhes dos móveis. Alguns pontos do projeto chamam a atenção. Uma das paredes do estúdio fotográfico para o registro das mudanças estéticas faciais expõe tijolos de obra descascados aparentes. Já a aplicação da chapa de

Hellen Giacomitti

fórmica dourada permitiu criar alguns detalhes decorativos na recep-

@hellengiacomitti_interiores

ção. O piso, todo em porcelanato Santorini, procura incorporar ao espaço a sutileza e a elegância de referência do mármore calacata. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

99


PA R A N Á

NICHELE

A COZINHA É O CENTRO s linhas retas e a paleta suave de cores, ten-

na cozinha, sala de jantar e sala de estar.

do como base o branco e o cinza, são os ele-

A cozinha funciona como ponto de inflexão entre os

mentos básicos desta cozinha, formando um

ambientes. A península integra e favorece a comunicação.

ambiente ao mesmo tempo aconchegante,

O resultado é uma cozinha definida por seus revestimentos

atual e atemporal. Isso resulta também do uso de materiais

e área de gesso, porém aberta, com arranjo em U e forman-

clássicos, como o revestimento marmorizado em grandes

do a triangulação entre geladeira, pia e fogão em uma curta

formatos, que delimita o espaço. Já a iluminação difusa e a

distância. O fogão fica envolto pela ilha de separação entre

escolha de um piso neutro, utilizado em toda a área social

os ambientes, aproveitando o desnível entre as bancadas e

da residência, favorece a continuidade entre os ambientes.

tornando-se quase imperceptível sob a coifa metálica. Na

Esse resultado foi obtido com um ousado projeto de

marcenaria predomina o MDF cinza, o que cria a unidade

reforma. Anteriormente os ambientes eram totalmente

com os eletrodomésticos. A península ainda conta com

desligados e com revestimentos já desgastados pelo tem-

banquetas para refeições rápidas, sendo iluminada apenas

po. Partindo das necessidades e desejos dos clientes, que

com pontos de luz, pois a iluminação decorativa desses

queriam uma casa que os ajudasse na correria do dia a dia,

espaços integrados fica a cargo da sala de jantar, onde um

com praticidade, optou-se por trabalhar o conceito aberto

lustre central circular com cristais elegantes é o destaque.

100 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


FOTOS: MAIKE ANDRADE

MODERNIDADE, INTEGRAÇÃO E FUNCIONALIDADE CARACTERIZAM O PROJETO

@giovanaorsointeriores

Giovana Orso


PA R A N Á

NICHELE

A REVITALIZAÇÃO RESPEITOU AS CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS DA EDIFICAÇÃO

102 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


TRADIÇÃO E MODERNIDADE projeto tratou da reestruturação e revitalização de um box comercial da Ceasa/PR para abrigar uma filial da Labor Contabilidade, tradicional empresa de contabilidade com 22 anos de mercado. O desafio foi unir modernidade e tradição, tanto para o cliente quanto para atender à reestruturação e revitalização do espaço, respeitando as características históricas e arquitetônicas do modernismo paranaense. Uma das questões centrais foi interligar os ambientes do mezanino, FOTOS: GUSTAVO MAFRA

pois a cobertura em abóbada tendia a isolá-los. Os arquitetos inspiraram-se nas escadarias bifurcadas dos casarões coloniais, de forma a interligar e oferecer acesso aos dois lados das abóbadas. Outras características importantes foram as duas fachadas em faces opostas e o caráter de circulação que todos os boxes possuem para transitar de um lado ao outro. Houve também a necessidade de criar um corredor privativo, sem a redução do espaço útil, o que acabou reforçando a identidade arquitetônica do conjunto.

MR + Arquitetos: Raphael Cozitsky e Mônica Floreste @mrmaisarquitetos.com

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

103


PA R A N Á

NICHELE

m dos banheiros localizados no corredor social da

porcelanato polido Place. Como o banheiro foi todo adap-

residência de um casal de idosos, apesar de amplo,

tado, com as barras de apoio necessárias para o casal, a

não possuía uma boa distribuição interna. A ideia

profissional criou um móvel planejado para a pia de so-

para atender à demanda dos moradores foi dividi-

brepor, entre o box e a parede de entrada. Assim o espaço

-lo, transformando-o em dois banheiros: um adaptado para o

ficou livre para o acesso ao sanitário e ao chuveiro, possi-

casal, com uma entrada privada pelo quarto, compondo agora

bilitando também a entrada de cadeira de rodas, em caso

uma suíte; e outro um lavabo para o espaço social da residência.

de necessidade futura.

As exigências eram para que fossem utilizados revestimentos

No lavabo criou-se um ambiente mais contemporâneo

em tons pastel para o banheiro da suíte, de tal forma que esse

e despojado para as visitas, por meio da escolha de dois re-

ficasse mais neutro. Já para o lavabo escolheram tons mais

vestimentos, ambos na cor cinza, porém com texturas dife-

contemporâneos, harmonizando com a área social.

rentes. Logo na parede de entrada, para chamar a atenção,

Para criar o equilíbrio entre neutralidade e funcionali-

foi utilizado o revestimento Canudos Off, e no restante, piso

dade, no banheiro da suíte foi selecionada a linha Mocca,

e paredes, o porcelanato polido Pro Cement, de 90x90 cm.

aplicada nas paredes: na metade inferior o Mocca Liso e

Como esse ambiente é estreito, o móvel em canto com a pia

na parte superior o Mocca Gotas. Já no piso foi aplicado o

de sobrepor foi pensado para otimizar o espaço e o acesso.

104 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

FOTOS: TIAGO FERRAZ

MULTIPLICAÇÃO DO ESPAÇO


A REFORMA RESULTOU EM DOIS BANHEIROS BEM PROJETADOS E FUNCIONAIS

Jaiana Marin @jaianamarin.arq e @mavi.arq

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

105


NICHELE

FOTOS: YURI HANNA UEDA/DANIEL ANDRADE BISCAIA NETO

PA R A N Á

PÉ-DIREITO ALTO E AMPLAS ABERTURAS FAVORECEM A ILUMINAÇÃO

106 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


EQUILÍBRIO E CONFORTO amplo terreno sobre o qual Jaluza Lazzari desenvolveu este projeto arquitetônico possuía excelente potencial construtivo. Assim, a obra totalizou cerca de 500 m2 e foi planejada a partir de fundações em estilo Radier. O projeto tem estilo contemporâneo, com fachadacompostaporpeçasdevidrodegrandeporte,comaplicaçãodepelícula.

Jaluza Lazzari

Os acabamentos externos são em grafiato e porcelanato, já para os acaba-

@arqjaluzalazzari

mentos internos a profissional escolheu porcelanatos e granitos. No interior da residência, grande destaque para a escada, que foi valorizada pelo pé-direito alto e pelo lustre em espiral. Já os detalhes em madeira da suíte e da área da churrasqueira tiveram como finalidade trazer mais conforto e, ao mesmo tempo, criar uma sensação de acolhimento. Na cozinha, a escolha do amarelo agrega descontração e alegria, equilibrando-se com uma paleta de cores preto, branco e cinza.

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

107


PA R A N Á

PA N O R A M A

A ÁREA GOURMET ESPAÇOSA ACOMODA ATÉ 25 CONVIDADOS

Fernanda Dal Bosco, Renato Fukuda e Victor Hugo de Freitas Bütenas @arqfernandadalbosco arqfernandadalbosco@gmail.com 108 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


INTERLIGANDO ESPAÇOS

FOTOS: KIKO SIERICH

área gourmet foi projetada para

restante da residência.

atender a um desejo dos clientes:

Para os acabamentos foram escolhidos ma-

receber 25 pessoas confortavel-

teriais de fácil limpeza, principalmente na área

mente. Aproveitando uma área am-

da churrasqueira, onde foi usado o revestimento

pliada da residência e interligando os ambientes

Escacilhado Grafite. Na bancada, o revestimento

internos e externos foi obtido o resultado espe-

Nor Pirâmide e no detalhe ao lado da cristaleira,

rado, preservando a iluminação natural.

o modelo King’s Road.

O espaço era designado anteriormente como

O piso interno é de cimento acetinado, har-

“os fundos da casa” e não tinha maior funciona-

monizando com a parede pintada no mesmo

lidade. O projeto previu a instalação de chur-

efeito. Na área externa, para uma proposta mais

rasqueira, fogão, fogão a lenha, pia, uma área

acolhedora, aplicou-se o Porto Ferreira, que es-

externa coberta por um pergolado e um lavabo,

tabelece um equilíbrio com o Terracota. E para o

para deixar a área totalmente independente do

pisofoi usado o porcelanato amadeirado Legno.

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

109


PA N O R A M A

FOTOS: RODRIGO VIEIRA

PA R A N Á

ESTILO NEOCLÁSSICO onstruída em um condomínio de chácaras, esta residência em estilo neoclássico tem todas as suas fachadas consideradas como principais. Linhas

TONALIDADES CLARAS, DETALHES EM DOURADO

orgânicas se encaixam na paisagem e integram as faces norte e leste da

E AMBIENTAÇÃO

residência com um belíssimo lago, ao passo que as faces sul e oeste são

CLÁSSICA

contempladas com uma vista para o campo. A cor branca foi escolhida para contrastar com o verde da exuberante vegetação, que circunda toda a residência e a coloca em protagonismo desde a entrada do condomínio. Conseguir integrar os ambientes internos com ambas as vistas deslumbrantes e, ao mesmo tempo, proporcionar privacidade, conforto térmico e eficiência energética aos moradores foi o maior desafio da equipe. No living, uma grande fachada de vidro refletivo viabilizou a vista para o pôr do sol no campo, sem tirar a intimidade do ambiente. O pé direito alto valorizou a iluminação natural e a escada charmosa em caracol. As tonalidades claras predominam e estendem-se à parte interna da casa , enquanto os detalhes em dourado produzem um efeito de requinte em todos os ambientes.

Giuliana Rupp e Matheus José Mezzomo @ruppemezzomo 110 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

111


PA N O R A M A

FOTOS: KIKO SIERICH

PA R A N Á

Nohed Taufic @nohedissa

112 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


ALEGRIA MULTIPLICADA este projeto, a ideia foi criar uma

tado com a sala de jantar, com a escada para o

casa de dois pavimentos com am-

segundo andar em mármore travertino, e tam-

bientes abertos, a fim de proporcio-

bém com a cozinha e a área gourmet, revesti-

nar a integração total da família. Para

das com porcelanato de concreto de 80x80cm.

os clientes era fundamental que a casa tivesse

Já no piso superior o destaque fica para o

alegria e que passasse a sensação de bem-es-

banheiro da suíte de hóspedes, que segue uma

tar a quem entrasse pela porta principal. Procu-

linha jovial, caracterizada pelo revestimento da

rando seguir uma tendência contemporânea,

parede, de 60x30cm, com desenho geométrico

selecionou-se para a sala de estar o piso de

em azul e cinza e pela bancada de pedra sinté-

porcelanato cerâmico de réguas amadeiradas,

tica – quartzo stone na cor cinza. A escolha dos

contrastante com os tons claros, de forma a

materiais desse projeto visa corresponder ao

proporcionar a criação de um ambiente requin-

desejo dos moradores de estabelecer atmosfe-

tado e aconchegante. Este espaço está conec-

ras de alegria e descontração.

O CONCEITO DE CASA ABERTA TRAZ LEVEZA PARA O DIA A DIA

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

113


PA R A N Á

PA N O R A M A

UM PLANEJAMENTO PERSONALIZADO, FOCADO NO BEM-ESTAR DA FAMÍLIA 114 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


CONTEMPORÂNEO omo o casal com duas filhas não apresentava solicitações muito específicas para o projeto, o arquiteto procurou extrair ao máximo os hábitos e os desejos da família para proporcionar o melhor resultado e atender às necessidades da família. A ideia também era poder refletir nos 450 m2²um pouco da personalidade dos moradores. O estilo contemporâneo predominou, expresso na escolha do porcelanato aplicado em toda a casa, no mármore e na escada em granito. O pé direito duplo da sala de estar valorizou a escada e a entrada de luz natural. Na sala de jantar o destaque fica por conta da combinação da parede de espelho com as laterais em MDF na cor tartufo, e as luminárias em tonalidade mais escura. FOTOS: KIKO SIERICH

A funcionalidade é outro trunfo da residência, já que tudo foi pensado para facilitar a rotina do dia a dia. Para as bancadas e a churrasqueira foi escolhido o quartzito cristalita Zurique, que contrasta com os detalhes em ma-

Marcelo Lopes @marcelolopesarq

deira. A harmonia da paleta de cores, a combinação de materiais, a escolha dos acabamentos e as linhas que reforçam o sentido de conforto resultam em uma casa bela e acolhedora, planejada para que todos se sintam bem. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

115


PA N O R A M A

FOTOS: KIKO SIERICH

PA R A N Á

Vinicius Hartmann, José Henrique Hartmann e Henrique Hartmann @hartmann_arquitetura

116 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


ARQUITETURA TEMÁTICA restaurante Imperador dos Cama-

barco, envolvido pelo espelho e quedas d’água.

rões, localizado em Foz do Iguaçu,

Com a mesma intenção, usaram o revestimen-

dedica-se especialmente aos pei-

to em tijolo aparente e aplicaram detalhes em

xes e frutos do mar, vindos de Ma-

madeira e dourado.

ceió-AL, onde está sua matriz. A proposta do

Toda a concepção centrou-se na arquitetura

projeto era evocar, por meio da linguagem ar-

temática que, por meio do estilo e dos elementos

quitetônica, o litoral nordestino, adequando-o

arquitetônicos, constituiu uma identidade para o

simbolicamente ao interior do Paraná.

restaurante e seu cardápio. Assim, o projeto, em

O desafio era conferir ao local uma atmos-

suas linhas, formas e objetos decorativos estabe-

fera marítima. Para isso, os arquitetos valeram-

leceu um diálogo com o entorno, definindo a na-

-se de objetos como mapas, cordas, âncoras,

tureza da culinária a ser servida e criando um es-

correntes, timões, escotilhas, canhões, barris,

paço inventivo, surpreendente e muito agradável

adega, uma escada de marinheiros e até um

para o público da região.

COM A SELEÇÃO DE MATERIAIS FOI COMPOSTA A IDENTIDADE DESEJADA A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

117


PA N O R A M A

FOTOS: KIKO SIERICH

PA R A N Á

Inara Vanin

118 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

@inaravaninekarquitetura


PARA COMPARTILHAR demanda do casal com duas filhas

na, além de serem funcionais para a limpeza. A

adolescentes era a criação de um

aposta foi nos pisos de porcelanato liso na cor

espaço gourmet aconchegante e

concreto, juntamente com o piso retificado da

confortável para poder reunir a fa-

linha Rio decorado, trazendo o aconchego que

mília e os amigos nos finais de semana. Como o

a família almejava.

espaço de convivência é muito importante para

O mesmo porcelanato compôs o detalhe

família, que não abre mão de compartilhar mo-

junto à pia. Já a churrasqueira foi revestida

mentos agradáveis e especiais, buscou-se uma

com uma Escaciclado Palha, que harmonizou

ambientação descontraída e confortável.

bem com o preto. A bancada é um item de des-

Toda a decoração foi pensada para deixar o

taque no ambiente, nela foi utilizada uma peça

espaço dinâmico, convidativo e acolhedor. Os

de madeira maciça, que transmite ao ambiente

revestimentos assumem uma papel decisivo

simplicidade, elegância e praticidade.

IDEIAS SIMPLES E PRÁTICAS PARA CURTIR MOMENTOS ESPECIAIS A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

119


PA N O R A M A

Graziele Sonda Bertipaglia @grazisondabertipaglia

120 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

FOTOS: KIKO SIERICH

PA R A N Á


ELEMENTOS CONCEITUAIS DÃO UM TOQUE INDUSTRIAL AO PROJETO DA ÁREA GOURMET

FORMA DESCONTRAÍDA casal de clientes solicitou uma área

pendentes e as cadeiras em couro preto fosco,

gourmet onde pudesse receber os

remetendo a um estilo moderno, com toque in-

amigos em um ambiente descon-

dustrial. O destaque mais descontraído fica por

traído, e pediu que essa área es-

conta do papel de parede, aplicado acima da pia,

tivesse integrada a um lounge e à sala de estar.

de forma que a rodabancada foi planejada com

No piso do ambiente gourmet foi utilizado um

30 cm pra não molhá-lo.

revestimento acetinado York bege. Já o mate-

Na parede da TV, o cliente não simpatizou

rial aplicado na churrasqueira tinha o propósito

com a ideia de fazer um painel, então a suges-

de estabelecer uma sutil harmonia com o piso

tão da arquiteta foi utilizar um revestimento que

e o tijolinho da parede. Por isso, utilizou-se um

imitasse tijolinhos, dando um toque inusitado ao

amadeirado ripado, criando um belo contraste

local. Já para o piso do lounge foi escolhido um

com a bancada em granito preto São Gabriel,

porcelanato amadeirado, combinando com as

que se estrutura em equilíbrio com as luminárias

madeiras do pergolado. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

121


PA N O R A M A

FOTOS: KIKO SIERICH

PA R A N Á

REVESTIMENTOS COM EFEITO AMADEIRADO OU DE PEDRA SÃO DESTAQUE

122 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


POSIÇÃO SOLAR DETERMINANTE casa em estilo neoclássico está localizada no condomínio Iguassu Green Village, em Foz do Iguaçu - PR. O maior desafio ocorreu em relação à orientação solar do terreno, pois a principal preocupação do cliente era a incidência do sol nos ambientes da casa. Os arquitetos, então, planejaram aberturas para face leste nos dormitórios, aproveitando o sol da manhã, enquanto a piscina foi direcionada para o sol oeste. Na fachada usou-se uma pintura projetada, telhados single, revestimentos de pedras, molduras em Eps e réguas de porcelanato imitando madeira, que continuam pelo muro interno da residência, quebrado apenas pela queda d’ água da piscina. Internamente o porcelanato do piso traz detalhes em pedra, que harmonizam com a bancada da área gourmet em granito e com o revestimento decorado de uma das paredes.

Marcos Borges e Adriano Ultchak

O projeto de iluminação, em conjunto com o gesso, delimita sutilmente os

@dplan_arq_marcos_borges

ambientes e a paleta de cores escolhida deixa o espaço mais descontraído.

@adrianorobertoultchak A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

123


124 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


Rio de

Janeiro TEU PERFUME, TEU TEMPERO É O AZUL DO MAR O TEU OLHAR CORAL A ÁGUA VIVA DE SAL ESPRAIADA (“RIO DE JANEIRO”, ELZA SOARES)

A N U Á RI O C ASA V IP 2 0 2 0

125


ALMEK

FOTOS: VINICIUS CASTRO

RIO DE JANEIRO

HARMONIZAÇÃO DO CONTEMPORÂNEO COM O RÚSTICO E A NATUREZA 126 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


RÚSTICA E CONTEMPORÂNEA projeto foi executado em

drilhos portugueses foi a grande sa-

uma área rural, um sítio

cada para a integração da casa com

no interior do Rio de Ja-

as edificações existentes no sítio. Já

neiro. O maior desafio foi

nos ambientes internos, a madeira,

harmonizar o contemporâneo com o

utilizada no forro e no piso, propõe

estilo colonial rústico, destacando a

um equilíbrio com o tijolo aparente

integração com a natureza. Para isso,

que reveste as paredes, trazendo um

os arquitetos abusaram do tijolo apa-

ar aconchegante para o salão de jogos,

rente, da madeira, dos azulejos em

a área do cinema e a adega climatiza-

estilo português e da transparência do

da. Nas sacadas foi aplicado um por-

vidro, para deixar o verde penetrar nos

celanato imitando deck, em tom mais

ambientes.

claro, que contrasta com os detalhes

A fachada com inspiração nos la-

mais escuros das ripas de madeira.

Agnaldo Mesquita e Jorge Augusto Lacerda @guguidesign

@mesquitaagnaldo A N U Á RI O C ASA V IP 2 0 2 0

127


CONSTRUSERRA

FOTOS: GERMANO BRITO

RIO DE JANEIRO

INTEGRADA À NATUREZA cenário do projeto é uma linda chácara com

dade entre os pisos, os profissionais utilizaram no inte-

natureza exuberante e uma atmosfera de

rior da casa réguas em porcelanato padrão imbuia-claro.

paz. O desafio, no entanto, foi unir dois es-

E a integração foi facilitada pelos grandes painéis em

tilos em um só: o chalé montanhês e uma

vidro que interligam os ambientes externo e interno.

casa contemporânea. A premissa principal para a dupla de

Visando evitar a necessidade de futuras manuten-

arquitetos era interferir o mínimo possível na paisagem,

ções, Germano e Clemária aplicaram na parede o por-

procurando integrar a construção ao espaço natural.

celanato Projeta Cotto, boa alternativa para um reves-

No telhado, os profissionais buscaram o caimento

timento em tijolinho. A mesma preocupação tiveram

com a utilização de telhas termoacústicas, pintadas na

com o piso da garagem, onde foi usado o padrão ci-

cor cinza grafite, o que elevou a cobertura ao estilo mais

mento queimado com o porcelanato Vivace Concreto.

contemporâneo. Essa característica foi buscada tam-

Todas as tonalidades de materiais e cores foram pla-

bém por meio da utilização de brises soléils de madeira

nejadas em equilíbrio ao branco da alvenaria pintada,

na varanda lateral, sustentados por pilares em “V”.

trazendo a predominância de uma paleta de cores da

Um deck em ipê percorre a casa, dividindo espaço com árvores e mobiliários. Para dar noção de continui128 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

casa tropical brasileira, que varia entre branco, cinza-concreto, madeira e verde natureza.


Decem Arquitetura: Germano Brito e Clemรกria Brito @decemarquitetura

UMA RESIDร NCIA CONTEMPLATIVA E FIEL A SUA CULTURA E ORIGENS


RIO DE JANEIRO

CONSTRUSERRA

O PÉ-DIREITO DUPLO FACILITOU A INTEGRAÇÃO

Fabiana Villela e Philipe Dantas Marcondes www.mezanino.arq.br

philipe.mezanino@gmail.com

AMBIENTES INTEGRADOS quartos devidamente reservados.

Rio de Janeiro, na cidade de Barra do Pi-

Essa integração entre os ambientes permitiu a

raí, foi pensada para atender às deman-

aplicação de um único revestimento no piso do tér-

das de um jovem casal. De linhas con-

reo, bem como na parede da cozinha e na área gour-

temporâneas, sua concepção permite boa iluminação

met. O porcelanato cerâmico da linha Lithos e pare-

e ventilação. Como elemento de destaque estão as

des brancas funcionam como fundo na ambientação,

grandes colunas dispostas em forma de brise, que

de forma a beneficiar os elementos marcantes do

controlam com sucesso a incidência de luz na fachada

projeto, como o volume em porcelanato Laca Black e

voltada para o norte.

a parede da TV em mosaico Lolita de madeira natural.

Ambientes integrados caracterizam o projeto

O verde na decoração vem para harmonizar o espaço

e expressam a personalidade dos moradores. A sala

e trazer tranquilidade. Já os detalhes em madeira pro-

com pé-direito duplo favorece de forma desejável a

porcionam aconchego e as luminárias pendentes dão

comunicação entre os dois pavimentos, mantendo os

um charme todo especial à área de estar.

130 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

FOTOS: PHILIPE MARCONDES

residência localizada no sul do estado do


A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

131


RIO DE JANEIRO

CONSTRUSERRA

UM INTENSO TRABALHO DE RECRIAÇÃO DO PASSADO

egundo a arquiteta, o projeto executado na Fa-

com a pedra da época e as paredes de pedra foram des-

zenda Campo Alegre superou o de uma simples

cobertas. Esta sala, que era antigamente o local da selaria e

restauração. Antes de tudo, foi um trabalho mi-

de guardar ração para o gado, recebeu móveis de leilões e a

nucioso e complexo, que teve como propósito

pintura do artista Jerônimo Magalhães.

recriar espaços na residência construída no início do século

Como a fazenda teve seus anos áureos no Ciclo do Café,

XVIII. Era preciso converter o casarão em um local dotado

foi feita a reforma da máquina de café, e em seu entorno foi

de qualificada infraestrutura para casamentos, eventos de

projetada a cozinha industrial, com piso em Bahaus Cement e

empresas, locações para fotos, TV e cinema. O projeto du-

paredes em Cetim Bianco acetinado. O local interliga-se a ou-

rou quatro anos e teve a participação de outros arquitetos,

tra cozinha, dando apoio ao Bar Inglês. Para recompor parte da

que contribuíram em etapas específicas da reconstrução.

última fachada da sede também foram executadas inúmeras

No salão aberto, tudo foi pensado nos mínimos deta-

intervenções. Foi criada, ainda, uma sala com banheiro, deno-

lhes, como o paisagismo, o chafariz e uma iluminação de-

minado “lavabo da sala da noiva”, local para que as noivas se

corativa. O antigo galpão dos tratores acabou se tornando

arrumem e saiam pelo varandão em direção à capela.

uma área alternativa de festas, com uma cozinha com fo-

Conforme a arquiteta, a reconstrução da capela foi o

gão a lenha e churrasqueira. O salão do engenho compõe a

momento mais emocionante: “Medimos cada centímetro,

entrada que leva ao Bar Inglês, antigo porão, com um eleva-

aproveitamos cada pedaço para recriar o que hoje é o meu

dor que dá acessibilidade aos dois níveis. No Bar Inglês hou-

maior orgulho. A parceria com o arquiteto Sérgio Castro

ve inúmeras transformações: as colunas foram encapadas

foi fundamental, pela difícil e perigosa missão de demolir

com concreto de tijolos maciços, o assoalho foi mantido

mantendo todos os materiais intactos”.

132 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

FOTOS: WWW.DIEGOFOTOGRAFIA.COM

ARQUITETURA HISTÓRICA


Beatriz Vasconcellos biavg2007@gmail.com

A N U Ă RI O C AS A V IP 2 0 2 0

133


RIO DE JANEIRO

VILAREJO

APARTAMENTO CONCEBIDO COM CONSCIÊNCIA SUSTENTÁVEL

desejo dos clientes, proprietários deste aparta-

e a sala de jantar. O mesmo material foi utilizado no lavabo,

mento em Cabo Frio/RJ, era ter uma casa prá-

com outra paginação, contrastando com o quartzo Calacata

tica, funcional e com ambientes integrados.

Brasilis da bancada e com o charme da torneira Mix e Match,

Living, sala de jantar e cozinha deveriam se co-

que tem acionamento posicionado de forma inusitada.

municar livremente, possibilitando ao casal interagir com fi-

As portas pivotantes em freijó, com 2.70 m de altura,

lhos, netos e amigos. O briefing foi atendido, acrescendo-se a

trouxeram nobreza e amplitude aos ambientes. Já o cinza e

ele um estilo ao mesmo tempo contemporâneo e atemporal.

a textura do cimento queimado predominaram no piso de

Elementos sustentáveis se fizeram presentes no mobiliário e

porcelanato utilizado em todo o apartamento e também nas

na iluminação, seguindo as tendências atuais. Ter consciência

paredes, com a escolha da cor Crômio, que traz um toque de

sustentável a respeito dos materiais utilizados foi uma prerro-

modernidade. O linho tornou-se protagonista dentre os teci-

gativa para a elaboração do projeto.

dos, predominando no sofá, cortinas e almofadas.

A divisória em palha é um elemento que sobressai, abrin-

Na iluminação, a ênfase ficou por conta dos pendentes

do ou fechando quando necessário, de modo a intercalar pri-

da mesa de jantar. Leves e contemporâneos, estabeleceram

vacidade e independência entre sala e cozinha. O revestimen-

uma bela combinação com os objetos do acervo pessoal dos

to em travertino Free Length destaca-se na composição dos

clientes, que inclui esculturas e peças geométricas pontuais,

ambientes, trazendo aconchego e integração entre a cozinha

sem causar impacto visual excessivo.

134 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

FOTOS: LUIZA SCHREIER E ANDRÉ NAZARETH (ARQ.)

ELEGÂNCIA E PRATICIDADE


Kilze Ney Guimarães @kilzeguimaraes A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

135


RIO DE JANEIRO

VILAREJO

UMA COMPOSIÇÃO LEVE E SÓBRIA, BEM

EDIÇÃO DE FOTOS: JANA OLIVEIRA

AO GOSTO DO CASAL DE MORADORES

ESCOLHAS CLÁSSICAS casa de dois pavimentos, situ-

conceito “all White”, explorando as texturas

ada em Rio das Ostras/RJ, foi

e misturando diferentes materiais, como

projetada de acordo com as

o revestimento ripado, o de cubos em alto

preferências do jovem casal

relevo e um outro marmorizado, com veios

de proprietários. Por valorizarem a moder-

bem marcados, que deram ao ambiente um

nidade e a elegância, optaram por um estilo

ar de sofisticação. O armário com molduras

mais sóbrio, com toques clássicos. O resul-

provençais trouxe o toque clássico que os

tado foi um projeto clean e atemporal, com

clientes apreciam. Já na cozinha predomi-

predominância de tons claros, texturas e re-

nou o cinza, sendo que os painéis em ma-

Aline Falci

vestimentos que trazem leveza aos ambien-

deira foram iluminados indiretamente com

@alinefalciarquitetura

tes. Os móveis e paredes têm cores neutras,

led. A estética aliou-se à funcionalidade no

enquanto os detalhes, como vasos, plantas e

painel que decora e deixa sempre à mão os

objetos decorativos, são mais coloridos.

utensílios e temperos do dia a dia.

136 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

Para a sala foi pensada uma mistura de

Por ser uma das tonalidades preferidas

texturas, unindo o moderno ao natural. Na

do casal, a cor cinza também foi a escolhi-

longa parede do rack foi feita uma associa-

da para o quarto, bem explorada nos painéis

ção de pedra rústica com porcelanato mar-

clássicos da cabeceira, em laca semibrilho. e

morizado brilho. No banheiro foi aplicado o

na parede texturizada da cabeceira.


A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

137


VILAREJO

FOTOS: LU CANTILIANO

RIO DE JANEIRO

CORES E DETALHES REQUINTADOS COMPÕEM A PERSONALIDADE DA LOJA

138 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


CHEIA DE ESTILO

Aline Sanches @alinesanchesarquitetura

loja de roupas femininas foi

contraste com o boiserie branco. Já nas pa-

projetada para ter um estilo

redes de destaque, utilizou-se um rosé mais

mais clássico e delicado, sem

escuro, que é a cor da logomarca.

perder o requinte. Era neces-

Com o projeto, a proporção da loja, que

sário criar uma identidade visual marcante,

é estreita e comprida, foi melhorada pela

para fixar o design da primeira loja da marca,

aproximação visual da parede da frente.

que trabalha com peças exclusivas e perso-

O desejo da cliente era que a loja tivesse

nalizadas. Como ponto de partida foi usado

espaços de descanso e permanência, como

no piso um porcelanato marmorizado de

o sofá e o recanto do café, e também am-

grande formato, atemporal e requintado.

bientes “instagramáveis’’. Daí surgiu a ideia

Os boiseries preencheram as paredes al-

de inserir um balanço, que não apenas se

tas e emolduraram móveis e outros detalhes

tornou uma peça pontual de design, como

decorativos. As araras de roupas foram feitas

uma espécie de convite para que ali se fa-

sob medida e pintadas de rosé gold. Na bus-

çam fotos. As divisórias em corda também

ca da harmonização das cores, escolheu-se

foram peça-chave no design, além de criar

um bege clarinho para as paredes laterais,

as barreiras visuais necessárias para a vitri-

que compôs um ambiente sofisticado, em

ne e o mezanino. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

139


RIO DE JANEIRO

VILAREJO

A ESCOLHA DOS ACABAMENTOS

FOTOS: JANA OLIVEIRA

GEROU UM CONTRASTE ELEGANTE

CONCEITO ABERTO residência do jovem casal

Arcos branco na parede da bancada da pia,

foi projetada para ser um

o que deixou o ambiente mais charmoso.

ambiente confortável, in-

Um painel vazado de MDF Nogal Sevilha

tegrado e muito agradável

foi utilizado para quebrar a visão direta da

para receber amigos. A escolha se baseou

cozinha em sua entrada e recebeu uma

no conceito aberto, em que a cozinha, a

iluminação especial para servir como ele-

sala de estar e de jantar ficam no mesmo

mento de destaque na sala. Do outro lado

ambiente, compondo um estilo contem-

do painel, a escada adquire personalidade

porâneo em tons sóbrios e neutros, como

pelos contrastes entre o granito preto, o

Mayara Carvalho e Bruna Lisboa

preto, fendi e madeira.

corrimão em vidro temperado com supor-

@fernandesarquitetura

140 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

O revestimento do piso da cozinha,

te de inox e a parede de tijolos artesanais.

o Chicago Grigio, harmonizou com o piso

Na mesa de jantar, os elementos que

escolhido para a sala, o Calacata Lux, que

sobressaem são o lustre dourado e os

recebeu detalhes em granito preto São

detalhes da iluminação de led, enquanto

Gabriel. O mesmo granito foi usado na im-

na sala de estar o painel da TV feito em

ponente escada e na bancada que separa

marcenaria combina o MDF Nogal Sevi-

a cozinha da sala de jantar. Na cozinha ain-

lha madeirado com o Guianduia Cristal na

da se destaca a aplicação do porcelanato

cor brilhosa.


A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

141


VILAREJO

FOTOS: PABLO NICOLAS

RIO DE JANEIRO

ARQUITETURA PENSADA PARA O CONFORTO DO CLIENTE E A EFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS 142 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


CONFORTO E BEM-ESTAR Centro Especializado em Diagnós-

evidenciam o revestimento lateral em micros-

tico por Imagem – CEDI –, uma clí-

seixos e o jardim vertical natural, além do reves-

nica com 40 anos de tradição e cuja

timento de platibanda em aço corten. Já no inte-

matriz situa-se em Macaé, no Rio

rior, o ripado em MDF nude com perfil luminoso

de Janeiro, abriu uma unidade em Rio das Os-

torna-se o destaque na recepção de pé-direito

tras/RJ. O projeto precisava proporcionar con-

alto. O tom de azul, classic blue, foi aplicado para

forto aos pacientes, aos médicos e funcionários.

realçar a marca da clínica, que tem essa cor pre-

A arquiteta propôs ambientes acolhedo-

dominante na logotipia.

res, proporcionando ao paciente bem-estar e

No corredor que leva às salas de exames,

tranquilidade na realização dos procedimentos.

procurou-se chamar atenção para fotos da na-

O projeto foi pensado em cada detalhe, para que

tureza, no intuito de transmitir tranquilidade aos

a dinâmica dos serviços atingisse o máximo de

pacientes e colocá-los em conexão com a bele-

eficiência. Analisou o movimento dos pacientes

za natural. A galeria constitui uma homenagem

para, então, imaginar a melhor solução, focada

à matriarca da família, e a parede que recebe as

na humanização do ambiente.

imagens foi emoldurada com MDF amadeirado,

A escolha dos materiais visou atingir esse objetivo. A começar pela fachada, em que se

com luzes de leds embutidas nas molduras que a envolvem, para destacar as fotografias.

@helo_arquiteta

Heloisa Carneiro


VILAREJO

FOTOS: LUIZA SCHREIER

RIO DE JANEIRO

REVESTIMENTO AMADEIRADO E MUITO VERDE NO PROJETO DA ACADEMIA

144 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


NATUREZA PARA MALHAR projeto de reforma da academia Vida Ativa centrou-se na incorporação de elementos da natureza, para transmitir a seus frequentadores a ideia de renovação das energias por meio de uma vida mais dinâmica e saudável. O revestimento Decor Ibirapuera Ripado foi o material escolhido para configurar o ambiente, tornando-o mais acolhedor e estimulante para a prática de exercícios. É um acabamento que evoca a madeira de demolição, dentro de um novo conceito e formato, estabelecendo uma unidade harmoniosa com o painel verde. A iluminação em linhas retas de led sobressai no teto preto.

Rodolpho Curcio @rodolphocurcio

O tom escuro, por seu turno, também cria pontos de contraste em painéis e na bancada da recepção. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

145


RIO DE JANEIRO

VILAREJO

UM ESPAÇO DE LAZER CONCEBIDO PARA A CELEBRAÇÃO DA VIDA

s 51 m2 de área de lazer foram proje-

Os pontos de destaque do projeto ficaram por

tados para o casal com filhos jovens

conta do revestimento da churrasqueira, em basal-

que amam receber amigos e familiares.

to ferrugem, e do balcão em porcelanato skin. Já o

A ideia, então, foi integrar a cozinha e

painel em madeira estabelece harmonia tanto com

a área gourmet à área externa com piscina, onde os

os detalhes dos móveis, no mesmo tom de madeira,

churrascos e encontros passaram a ser frequentes e

quanto com o biombo, que quebra delicadamente

animados. Em busca de praticidade no uso do am-

o ritmo entre a sala de estar e a área gourmet. Isso

biente, foi selecionado para o piso o revestimen-

resultou em um projeto de estilo contemporâneo

to Quebec, de 100 x 100 cm, de forma que a única

de linhas simples e retas, mas com uso de texturas e

preocupação fosse com o relaxamento e a interação

cores que remetem à sensação de conforto e bem-

entre as pessoas. O restante dos materiais escolhi-

-estar. Segundo a arquiteta, “trata-se de uma casa

dos seguiu na mesma linha: visual neutro e de fácil

com alma, construída a partir da convivência entre

manutenção.

as pessoas e a celebração da vida”.

146 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

FOTOS: LUIZA SCHREIER

FEITO PARA O BEM VIVER


Claudia Almeida @claudiaalmeida.arq

A N U Ă RI O C AS A V IP 2 0 2 0

147


RIO DE JANEIRO

VILAREJO

O PROJETO FOI PENSADO PARA O FUTURO DA FAMÍLIA, COM OS NETOS 148 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


RELEITURA DO CLÁSSICO residência construída em uma área de 1.544 m2, no litoral fluminense, foi o cenário para o desenvolvimento deste projeto de interiores. A família é composta por um casal de empresários e dois filhos adultos. Além de desejar viver bons momentos juntos, eles já planejavam uma área de lazer e enFOTOS: OXANA KELLERMANN

tretenimento para desfrutar com os futuros netos. O estilo entre o clássico e contemporâneo ressalta detalhes e peculiaridades dos moradores. Essa demanda determinou a escolha dos materiais. Os detalhes em madeira

Marcelo Muquici @marcelomuquici

e pedra ficaram em evidência, devido ao pé-direito alto da sala de estar. A cor branca “crua” deu um toque atual às curvas clássicas dos elementos decorativos e móveis, criando uma releitura ousada, original e alegre. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

149


RIO DE JANEIRO

MESCLA DE ESTILOS

VILAREJO

FOTOS: XF ARQ./EDIÇÃO DE FOTOS: JANA OLIVEIRA

CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO

MINIMALISMO E MODERNIDADE fachada da residência defi-

tante em ACM preto fosco.

ne o conceito arquitetônico

Internamente, mesclam-se estilos,

do projeto minimalista. Seus

buscando uma síntese entre o clássico

traços retilíneos e simétri-

e o contemporâneo. Um canto alemão,

cos conferem à residência, ao mesmo

com assentos estofados, é confortável

tempo, uma dimensão de simplicidade

para receber a família no dia a dia, com

e de sofisticação. Os revestimentos em

bastante luz natural. Para as bancadas

tons neutros aplicados nas fachadas,

foi escolhido o granito quartzo cinza-

como o cimentício e o amadeirado, pro-

-claro polido. A iluminação simétrica e

porcionam contraste entre as texturas e

focalizada destaca o mobiliário.

o verde intenso da vegetação. O paisagis-

Os armários planejados inferiores e

mo e a iluminação valorizam ainda mais

superiores receberam a porta clássica

os detalhes arquitetônicos.

em laca branca acetinada. Neutra, ela

Tons mais escuros foram incorpora-

é fácil de combinar. Para dar um toque

dos ao projeto, conferindo elegância: os

descontraído à cozinha, um lettering

cobogós no modelo pirâmide em preto

personalizado foi desenvolvido na pa-

fosco, na área de serviço; as esquadrias

rede lousa, com o objetivo de tornar a

XF Arquitetura: Estela Fróes e Rodolpho Xavier

em preto fosco e a grande porta pivo-

rotina diária mais organizada e aprazível.

@xfarquitetura

150 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

151


RIO DE JANEIRO

VILAREJO

AMBIENTAÇÃO MODERNA E MUITO FUNCIONAL, PARA UM JOVEM SOLTEIRO

152 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


FOTO: RENATO MORETH

CONCEITO URBANO tarefa de Tamires Ribas foi reformar o apartamento de um jovem solteiro com perfil bem tecnológico e que adora reunir os amigos. Todo o projeto foi criado e desenvolvido de acordo com as necessidades e solicitações do cliente, resultando em uma ambientação moderna, que atende tanto aos momentos de individualidade quanto aos de confraternização. A integração da cozinha – onde se destacam os revestimentos brancos em 3D Patch Twenty Deluxe nude e a iluminação direcionada – com a sala de estar se dá por meio da abertura das portas. Quando fechadas, elas também assumem a função de camuflagem. Na sala de estar, a parede da TV em Laska combina

Tamires Ribas

com os detalhes em madeira, compondo um espaço acolhedor e sofisticado.

@tamiresribasarquitetura

Para os pisos, tanto o da cozinha (Mont Blanc AC) como o da sala (Fog Grey Classic), a profissional escolheu tons claros, buscando, além do equilíbrio entre eles, proporcionar uma maior amplitude ao ambiente. A iluminação em pendentes proporciona pontos de aconchego e bem-estar, e as cores presentes em móveis e objetos decorativos deixam tudo mais alegre. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

153


RIO DE JANEIRO

AS CORES NEUTRAS TRAZEM

VILAREJO

LEVEZA PARA O AMBIENTE

ACONCHEGO DE SPA EM CASA aos desejos da cliente, que imaginava ter um quarto com sensação de spa. Focando nessa demanda, a arquiteta planejou um ambiente aconchegante e confortável, inclusive com um banheiro interligado diretamente ao dormitório. O conceito do

Bia Muniz @biamunizinteriores

projeto centra-se na junção do clássico com o sofisticado e com a tecnologia. A paleta de cores transmite calma e conforto. O box, totalmente fechado, apresenta como destaque uma ducha especial, que garante momentos únicos de tranquilidade e reequilíbrio. A cuba esculpida na pedra quartzo branca foi desenhada especialmente para o projeto, interconectada a um grande espelho. O conceito de spa se concretiza no bem-estar proporcionado pela banheira com iluminação em cromoterapia e no som ambiente, que favorece o relaxamento total.

154 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

FOTOS: ANTÔNIO SCHUMACHER E RENATO MORET (ARQ.)

suíte master projetada por Bia Muniz atende plenamente


A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

155


156 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


Rio Grande

do Sul AMARGO DOCE QUE EU SORVO, NUM BEIJO EM LÁBIOS DE PRATA. TENS O PERFUME DA MATA MOLHADA PELO SERENO. E A CUIA, SEIO MORENO,QUE PASSA DE MÃO EM MÃO TRADUZ, NO MEU CHIMARRÃO, EM SUA SIMPLICIDADE, A VELHA HOSPITALIDADE DA GENTE DO MEU RINCÃO. (“CHIMARRÃO”, GLAUCUS SARAIVA)

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

157


RIO GRANDE DO SUL

E L E VAT O

ÁREA SOCIAL EM DESTAQUE ara atender ao pedido do jovem casal de pro-

Escolheram para a ambientação cores mais neutras,

prietários, que desejava um ambiente social

com toques de cor apenas nos detalhes que podem ser

mais espaçoso e confortável para receber os

substituídos com o tempo, como os itens de decoração.

amigos e familiares, foi necessária a remoção

O piso laminado com textura amadeirada foi usado em

do terceiro dormitório do apartamento. A parede entre o

todo o apartamento, para gerar mais integração e ampliar

segundo e terceiro dormitórios foi substituída pela estan-

os ambientes. A parede do jantar foi marcada com um

te de TV e a parede entre a cozinha e o jantar foi remo-

revestimento em placas cimentícias de efeito 3D com

vida, dando espaço a um móvel que comporta o bar e a

pintura mais clara que o tom escolhido para as paredes. Já

cristaleira. Dessa forma, a dupla de arquitetos conseguiu

os detalhes em pedra natural, como a bancada do bar e o

criar um living amplo com ambientes de estar, jantar, bar e

painel atrás da TV, conferem um toque de requinte e so-

cozinha totalmente integrados.

fisticação para este pequeno e grande apartamento.

GRAÇAS À REFORMA, A ÁREA SOCIAL GANHOU AMPLITUDE E CONFORTO 158 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


FOTOS: CAROLINE BICOCCHI

ArchDue Arquitetura: Aline Rosso e Cristiano Chies @archduartearquitetura

A N U Ă RI O C AS A V IP 2 0 2 0

159


RIO GRANDE DO SUL

E L E VAT O

UMA CASA DE PRAIA CONFORTÁVEL, CHEIA DE ESTILO E DE MATERIAIS NOBRES

160 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


ELEGÂNCIA E LEVEZA NA PRAIA projeto de Danielle Barbosa deu origem a uma residência de praia com conceito despojado e ao mesmo tempo elegante. A escolha de um mix de elementos sofisticados contribuiu para criar essa atmosfera: a delicadeza dos cristais, a leveza das cortinas, o design das cadeiras contemporâneas, contracenando com a rusticidade das rochas naturais da lareira e churrasqueira. A seleção da paleta de cores neutras como o branco e o fendi, com toques de preto e marrom, reflete o perfil dos moradores e confere personalidade à decoração, sempre dentro desta atmosfera praiana e leve. A parede em espelho e as amplas áreas envidraçadas dão grande amplitude ao ambiente social. E todo o interior se conecta com a área de lazer FOTOS: EDU GUEDES

externa, permitindo uma interação agradável com a natureza. A escada em curva e o maxisofá em formato de “L” garantem a dinâmica e a fluidez da sala de estar. contato@daniellebarbosa.com.br

Danielle Barbosa A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

161


RIO GRANDE DO SUL

E L E VAT O

conceito desta casa de praia foi, desde

como e onde seria inserida a casa, para que fossem

o início de sua concepção, integrar ao

encontradas as melhores diretrizes de implantação,

máximo a arquitetura com a paisagem

considerando aspectos visuais, de conexão com a

existente, respeitando o relevo, as pedras

natureza e as melhores posições do vento e do sol.

e as espécies nativas do local. Tudo isso resultou em

Também foi avaliada a inserção no terreno em de-

uma casa aberta para o seu exuberante entorno. Uma

clive, buscando minimizar ao máximo o impacto na

das solicitações do cliente era que o novo projeto não

montanha.

se destacasse das demais casas do terreno da família,

Seus decks quase tocam nas copas das árvores e

que são casas mais tradicionais, com telhas coloniais e

circundam toda a casa, a fim de ampliar a integração

detalhes em madeira e pedra. Assim, a dupla de profis-

com o entorno. Para o interior da casa, Hélio e Pedro

sionais projetou a casa de maneira que se contextuali-

Henrique também trouxeram elementos naturais,

zasse com a vizinhança, usando os mesmos materiais,

como madeira, madeira de demolição, pedra, palha

porém com um ar mais contemporâneo.

e fibras naturais, além do tijolo à vista. Tudo em har-

Um longo tempo foi investido no estudo de

monia com o visual externo e com a natureza.

UMA PERFEITA CONEXÃO COM O VERDE, O SOL, O VENTO, A MONTANHA 162 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

FOTOS: FAGNER DAMASCENO

SINTONIA COM O ENTORNO


South Arquitetura: Hélio Pedroso de Freitas e Pedro Henrique Massuco @southarquitetura A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

163


E L E VAT O

FOTOS: PAULA FERRARI

RIO GRANDE DO SUL

UM PROJETO QUE CONCILIA CONFORTO, FUNCIONALIDADE E MODERNIDADE

164 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


FUNCIONAL E MODERNA ocalizado no Complexo de Saúde MedPlex Sul, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no 13º andar da torre sul, o centro de diagnóstico e cirurgia oftalmológica Diaglaser foi projetado pela arquiteta Lucia Lisboa e executado pela Accorp Arquitetura. A Accorp desenvolve e executa projetos arquitetônicos comerciais, residenciais, corporativos e empreendimentos imobiliários, operacionalizando todos os tipos de projetos dos arquitetos. O piso da recepção da clínica tinha que ser algo imponente, que casasse com as divisórias modernas. Por isso, Paula Ferrari e Marcio Ribeiro escolheram o piso Tenor 90X90 cm, que faz um ótimo conjunto com o sistema de divisórias de junta seca, com

Accorp Arquitetura: Marcio Ribeiro e Paula Ferrari @accorparquitetura

perfis em alumínio anodizado natural. O mobiliário clean e moderno completa a ambientação. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

165


E L E VAT O

FOTOS: BONIFACIO CLAUSEN

RIO GRANDE DO SUL

ÁREA MULTIÚSO integração entre os ambientes foi pré-requisito deste projeto. A casa dos anos 70 já não atendia à necessidade do casal, que adora receber amigos e familiares. Era necessário um ambiente amplo e integrado para realizar esses encontros. Por meio de uma criteriosa escolha de materiais, o projeto procurou traduzir elegância e a capacidade de acolhimento que definem o perfil dos moradores, de tal maneira que o ambiente pudesse ser utilizado tanto nas ocasiões mais formais como nos momentos mais descontraídos. O piso em porcelanato crema marfil deu a base para a paleta de cores usada. As cores neutras e atemporais nos estofados e cadeiras ganharam força com o uso de lâminas em madeira freijó e dos espelhos bronze, que criaram uma atmosfera de aconchego. As obras de arte são destaque neste projeto, contrapondo com a neutralidade das paredes. Para o casal era importante ter um plano de fundo neutro que pudesse destacar sua bela coleção de telas e de objetos decorativos trazidos de viagens. 166 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

Mara Caye maracaye@maracaye.com.br www.maracaye.com.br


CORES NEUTRAS, MATERIAIS NOBRES E OBRAS DE ARTE COMPÕEM O ESPAÇO

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

167


RIO GRANDE DO SUL

E L E VAT O

FOTOS: GABRIEL KONRATH

PALETA NEUTRA: BRANCO, PRETO E TONS DE CINZA

CLÁSSICO MODERNO grande desafio do projeto foi,

da porta de entrada e se expande pela late-

segundo as arquitetas, equi-

ral, estabelecendo uma unidade com a área

librar o gosto dos clientes por

da churrasqueira, demarcada por um painel

um estilo mais clássico com

de laca cinza – que contribui para o toque

o desejo de ousar em algo mais moderno.

contemporâneo da decoração. O painel de

A decisão de trabalhar com tons que vão do

laca também harmoniza com o revestimen-

branco, passando por diversas tonalidades

to da parede da cozinha, uma pastilha em

de cinza, até chegar ao preto trouxe o resul-

formato de losango, compondo uma estéti-

tado desejado. O mobiliário mais clean, em

ca geométrica. No piso da cozinha e do am-

contraste com alguns elementos mais clás-

biente de estar foi aplicado um porcelanato

sicos, como o lustre de cristal e a cristaleira

cinza com textura marmorizada, de 60x120

envidraçada, foi determinante para a satis-

cm. Os itens de decoração, como tapetes,

fação dos moradores.

cortina e almofadas, são o complemento

A textura marmorato reveste a parede

que traz aconchego.

Luciana Nunes e Vanessa Vaz lucianamnunes@gmail.com 168 ANUÁRIO CA S A VIP 2020



E L E VAT O

FOTOS: CRISTIANO BAUCE

RIO GRANDE DO SUL

O PROJETO TRADUZ MODERNIDADE, REQUINTE, EXCLUSIVIDADE E TECNOLOGIA

170 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


EXCLUSIVIDADE projeto da clínica médica de cirurgia plástica corresponde ao perfil do serviço oferecido. O desejo do cliente era transmitir um conceito moderno, que refletisse a tecnologia de ponta aplicada nos procedimentos que ali são executados, a constante evolução técnica da equipe e a exclusividade dos serviços prestados. As arquitetas escolheram as cores preto, branco e cinza em todos os ambientes, para refletir o conceito solicitado para o projeto. O planejamento de espaços funcionais prima pelos fluxos otimizados, para que seja possível atender com agilidade e de forma que o cliente se sinta confortável. Foi usado um porcelanato marmorizado no piso e na bancada principal da recepção. Como a clínica também é usada para aulas e workshops ministrados pelo médico para alunos e colegas compartilharem conhecimento, posicionou-se uma

Daniela Zoppas e Alessandra Alves daniela.zoppas@terra.com.br

TV de 55” e um espaço na recepção para essas ocasiões. Já o mobiliário foi projetado sob medida e executado em mdf, com pintura em fórmica líquida e laca. A proposta de fazer o espaço em ângulo foi para aumentar o espaço na recepção e tirar proveito da linda vista do alto da Avenida Carlos Gomes, na cidade de Porto Alegre – RS. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

171


RIO GRANDE DO SUL

E L E VAT O

O VERDE PENETRA NA CASA, NA ROTINA E NO CORAÇÃO DOS MORADORES

casa Marsala, em Eldorado do Sul/RS,

ros, uma profusão de aromas e cores. O verde penetra

propõe um estilo atual que lembra mui-

na casa, na rotina e no coração dos moradores.

to a beleza das construções modernistas.

Os ambientes sociais se espalham ao redor da

Houve também um grande investimento

churrasqueira, o recanto do assador. Já a cozinha fica

no paisagismo, com jardins fartos que contornam a

logo ao lado, em um plano aberto com vista para o pôr

edificação. O contraste entre o verde desejado e o ver-

do sol. Toda a área social é aberta e se espalha a partir

melho proposto cria um cenário onde tudo se comple-

daí, delimitada por planos de vidro que emolduram o

menta. Cada parede torna-se um pano de fundo para a

lago Guaíba. A escolha da madeira para os ambientes

flora que nasce, brota e cresce.

internos contrasta bem com o vidro e a paleta de co-

Os terraços são verdadeiros jardins suspensos,

res na tonalidade cinza, trazendo um toque bem con-

com destaque para uma área de deck que ganha árvo-

temporâneo. É a casa ideal para o agitado dia a dia e, ao

res frutíferas, folhagens, trepadeiras, ervas e tempe-

mesmo tempo, perfeita para o final de semana.

172 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

FOTOS: MARCELO DONADUSSI

ESTILO MODERNISTA


Stemmer & Rodrigues: Ingrid Stemmer, Roberto Stemmer e Paulo Henrique Rodrigues www.stemmerrodrigues.com.br @stemmerrodrigues A N U Ă RI O C AS A V IP 2 0 2 0

173


RIO GRANDE DO SUL

E L E VAT O

Izabel Moratelli @izabelmoratelli 174 ANUĂ RIO CA S A VIP 2020


FOTOS: CRISTIANO BAUCE

HARMONIA E BEM-ESTAR ideia central desta reforma foi criar um espa-

res escolhidas visaram proporcionar um ambiente claro, ilu-

ço versátil para ver um bom filme, fazer aca-

minado, colorido e atual, e que contrastasse bem com os mo-

demia, curtir a piscina, jogar sinuca, fazer uma

véis antigos. Um deles foi o armário, com cerca de 90 anos,

pizza ou um churrasco, tudo ao mesmo tempo.

com encaixes torneados e com rosas em alto-relevo talhadas

O ambiente pouco iluminado e sem a identidade dos mora-

à mão. Para a área gourmet foi usado o mármore Hélios na

dores foi substituído por um espaço gostoso, convidativo e

churrasqueira, na lareira e no forno de pizza. A plaqueta aci-

aconchegante, que agora passa a contar histórias de vida. Os

ma da bancada da pia é o revestimento Acqua Brilho. Já nos

inúmeros pedidos da família foram contemplados nesta nova

aéreos e despenseiro foi usada a cor Tiffany, para combinar

área de lazer, como a mesa de sinuca, a cadeira de balanço e

com as plaquetas. Para o piso externo e interno foi utilizado o

o forno de pizza, além da necessidade de manter alguns mo-

revestimento Flat acetinado antiderrapante.

véis antigos, que são herança de família. Um sistema de som

Um dos pontos mais complexos da reforma foi o fecha-

integrado foi instalado, o que também deu um charme todo

mento da piscina, feito todo em estrutura de alumínio com

especial aos ambientes. Outros pontos essenciais para este

aço. Por se tratar de uma cobertura no quinto andar e locali-

espaço eram beleza, funcionalidade e praticidade.

zada em esquina, os ventos que chegam a 100 km por hora,

Algumas madeiras existentes no projeto original foram

vindos de todos os ângulos, inviabilizavam o uso da piscina.

mantidas e a seleção do restante dos materiais foi baseada

Para a cobertura foi usado vidro temperado com fechamento

observando dois critérios: fácil manutenção e estética. As co-

em janelas de correr e com corrimãos em vidro e alumínio.

UM PROJETO FOCADO EM PRATICIDADE E NOS VÁRIOS DESEJOS DOS MORADORES A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

175


B E LT R A M E

FOTOS: JULIANO MENDES

RIO GRANDE DO SUL

BEM-ESTAR, CONVIVÊNCIA E CONTEMPLAÇÃO

Delane Giacomelli Arquitetura, Engenharia e Construções @delanegiacomelli

delanegiacomelli.com.br


O DESAFIO DA INVERSÃO inversão da planta foi o principal desafio no projeto desta residência de 340 m2. Idealizada para uma família que adora cozinhar e receber amigos, a casa foi planejada de modo que a área social, integrada à cozinha, ficasse localizada no pavimento superior – algo bem diferente do habitual, já que esses ambientes costumam ficar no térreo das residências. O principal objetivo da inversão foi possibilitar a contemplação da linda vista dos morros que contornam a cidade. Para isso, foram utilizadas amplas aberturas que, além da vista, proporcionam uma ótima iluminação natural. A proposta de uma arquitetura moderna, funcional e com a integração dos ambientes foi o foco principal do projeto, que contou, ainda, com som ambiente e piso térmico, para maior conforto dos usuários. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

177


RIO GRANDE DO SUL

B E LT R A M E

TUDO FOI PENSADO PARA DESTACAR AS PEÇAS DE ARTE E DESIGN, PAIXÕES DOS MORADORES 178 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


TONS SÓBRIOS, ARTE E INTEGRAÇÃO ideia deste projeto partiu

camarão, pode ser integrado ou isola-

do desejo por um ambien-

do totalmente da área social. A mesma

te mais contemporâneo,

ideia foi aplicada na integração da saca-

aconchegante, funcional e

da ao espaço social: grandes portas de

bem iluminado, por meio da integração

correr, de vidro, permitem a integração

dos espaços sociais do apartamento.

visual e o isolamento desse ambiente,

O casal de clientes é admirador das artes:

dependendo do interesse. O espaço da

seu acervo de quadros e obras de arte re-

churrasqueira com bancada de apoio e

cebeu lugar de destaque no projeto.

refeições completa o ambiente, pensado

FOTOS: CRISTIANO BAUCE

Roberta Noal trabalhou com uma

para as recepções.

paleta de tons sóbrios e claros – com a

A suíte foi completamente remode-

predominância do nude –, combinados à

lada. Resultou da união de dois dormitó-

madeira clara e ao couro dos estofados e

rios e prima pelo conforto e elegância,

das cadeiras. O mármore do piso da área

seguindo a paleta de tons sóbrios do

social foi mantido e para a área íntima foi

restante do apartamento. Cabeceira em

escolhido um piso de madeira.

veludo e mobiliário sob medida em laca

A marcenaria sob medida permite a

nude, mobiliário solto com toques em

integração total dos espaços e a flexibi-

madeira natural jequitibá e a textura do

lidade de uso dos ambientes, um outro

linho. Um espaço para relaxar, fazer uma

desejo dos moradores. No mobiliário

boa leitura e assistir televisão, atendendo

solto, muitas peças de design.

ao desejo dos proprietários por uma suíte

O escritório, que tem portas tipo

aconchegante e acolhedora.

robertabnoal@gmail.com

Roberta Noal


RIO GRANDE DO SUL

B E LT R A M E

Lineastudio Arquiteturas @lineastudio

MATERIAIS BEM ESCOLHIDOS, MODERNIDADE E CONFORTO

180 ANUÁRIO CASA VIP


CONFORTO AMBIENTAL ustentabilidade, integração entre as áreas interna e externa e acessibilidade foram os condicionantes para o desenvolvimento do projeto desta residência térrea, que resultou em um planejamento arquitetônico muito focado no conforto ambiental. A ideia foi privilegiar a orientação solar e a ventilação cruzada, além de tirar proveito das vistas e obter o máximo aproveitamento do terreno. Na planta, a conexão entre áreas internas e externas foi promovida pelas amplas aberturas e pela circulação, que se relaciona diretamente com a piscina coberta. Há também a possibilidade de abertura total do ambiente da piscina, para FOTOS: CRISTIANO BAUCE

integração com o jardim. A escolha dos materiais confere grande expressividade ao projeto: madeira, concreto aparente e reboco rústico garantem diferentes texturas, compondo parte da composição volumétrica e proporcionando relações visuais mais ricas. O paisagismo, também assinado pelo Lineastudio, completa o cenário, em harmonia com toda a edificação. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

181


RIO GRANDE DO SUL

B E LT R A M E

CHEIO DE PERSONALIDADE imóvel possui uma planta irregular, cheia

bancada, ajuda a delimitar o espaço da cozinha, sem

de ângulos. Assim, o projeto de interiores

perder a comunicação com os demais ambientes. Em

precisava unir estética, conforto e fun-

seu interior, a sanca recebeu uma pintura fosca na cor

cionalidade, além de facilitar a circulação.

preta e dois pendentes com iluminação direcionada.

As cores, os acabamentos e os revestimentos esco-

As frentes dos armários em mdf aço corten e vi-

lhidos criaram um visual marcante e único. As tonali-

dro preto com perfil em alumínio dão equilíbrio ao

dades usadas para compor o projeto da cozinha black

projeto e se complementam com os eletrodomésti-

poderiam proporcionar uma sensação de redução de

cos em aço inox, a torneira Docol Vitalis, a cuba Mor-

espaço, mas a utilização de cores claras no teto e no

gana, os revestimentos de parede e com os demais

piso neutralizou esse efeito.

acessórios escolhidos, proporcionando uma forte

A bancada imponente, em granito via-láctea

identidade para o ambiente. Já a cristaleira voltada

marmorizado, propõe amplitude e integração en-

para o espaço de jantar ficou funcional e, ao mesmo

tre os ambientes de estar, jantar e lazer. Uma sanca

tempo, ajudou no resultado estético, ao compor uma

de gesso, com o mesmo alinhamento e tamanho da

torre vertical bem iluminada.

182 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


VISUAL MARCANTE, CONTRASTE DO

FOTOS: LUCIA PALMEIRO

CLARO E DO ESCURO

ARQDOMOS! Graziane Brum e Luis Henrique Espadim arqdomos@gmail.com

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

183


184 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


São

Paulo TERRA LINDA ACOLHEDORA

SONHOS, TRABALHO E GLÓRIA OPORTUNIDADES MIL PERDOE OS OUTROS ESTADOS SÃO PAULO É O CORAÇÃO DO BRASIL (“HOMENAGEM A SÃO PAULO”, PEDRO PAULO E FABIANO)

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

185


S Ã O PA U L O

CONSTRUMARQUES

PERSONALIDADE ALIADA AO ESTILO MODERNO CRIA AMBIENTES EXCLUSIVOS

REFÚGIO PARA RECEBER BEM área de lazer é o coração da casa desse jo-

das paredes claras foi quebrada pelo movimento e o belo

vem casal, que deseja aproveitar os bons mo-

efeito do revestimento Camada Chanel aplicado na frente

mentos com amigos. A ideia do revestimento

do balcão e realçado pela iluminação indireta. A cozinha se

Cartaz Mix, aplicado no balcão, foi quebrar a

integra com a sala de jantar e estar. O ambiente de estar

sobriedade dos tons mais escuros e trazer alegria ao am-

recebeu a aplicação do revestimento 3D Dália branco, que

biente. A churrasqueira é toda em revestimento Bargana na

traz ao ambiente ainda mais movimento.

cor cinza-chumbo, harmonizando com a bancada, com os

O banheiro do casal foi planejado para proporcionar

armários e os eletrodomésticos. O lavabo traz uma surpre-

momentos de relaxamento. A madeira Bétula, aplicada no

sa, com o tom azul do revestimento Náutica Mix. A bancada

chão e no fundo do box, faz aflorar a calma e o aconchego;

tem o mesmo azul vibrante. O impacto maior, porém, fica

sua combinação com o delicado revestimento arabesco Vi-

por conta do formato da cuba, em triângulo.

venda Pastel reforça ainda mais essa sensação. Com certe-

Na cozinha, funcionalidade é o lema. A neutralidade

186 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

za, um espaço criado para ser um refúgio.


FOTOS: RAFAELLA ISADORA

Talita Massucato @talitamassucato A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

187


CONSTRUMARQUES

FOTOS: RAFAELA CESTARI

S Ã O PA U L O

LAZER RÚSTICO proposta conceitual para este espaço de lazer foi a utilização de um toque antigo e rústico nos acabamentos e na decoração, além de integrá-lo ao restante da casa. Para atingir esse objetivo, a varanda foi ampliada em uma das laterais, criando um L, para que essa área se integrasse diretamente à residência. No revestimento do balcão e no detalhe da parede foi aplicado um tijolinho com junta seca, a fim de reforçar o estilo rústico. Sobre a pia, o revestimento decorativo com estampas vintage combina com o preto da bancada e dos eletrodomésticos, bem como com o teto e as colunas em madeira. No piso, a escolha da tonalidade cinza, puxando para o cimento queimado (revestimento Madrid Plata), combina com a seleção de ladrilhos Via Rosa. Eles formam no chão uma moldura em estilo tabeira, remetendo ao piso das casas de fazenda. 188 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


AMBIENTE DE LAZER COM ARES DE FAZENDA

Rafaela Mori Cestari rafaelacestari@hotmail.com

@rafaela_cestari A N U Ă RI O C AS A V IP 2 0 2 0

189


S Ã O PA U L O

CONSTRUMARQUES

Zaio Vilella

@espaco.novo.arq


FOTOS: THIAGO VIANA

ESTILO CONTEMPORÂNEO esta residência, a jovem família

exemplo, da madeira e do revestimento rús-

queria, além de conforto, muita

tico em relevo na parede da sacada. Já os vi-

praticidade, funcionalidade e uma

dros procuram trazer leveza e harmonizam

fachada contemporânea que refle-

com o paisagismo elegante. Na área de lazer,

tisse bem a sua personalidade e o seu estilo.

o pergolado e o deck em madeira, juntamen-

Esse conceito não ficou somente na fachada,

te com o revestimento da piscina em tons de

está presente nas laterais da casa, com grandes

azul e branco, formam outra bela combinação.

vãos e detalhes de paisagismo e também nos

Na cascata foi usado o revestimento plissado e

fundos, onde está localizada a área de lazer.

nas laterais o Ibirapuera Mix, de 20X120 cm. O

Todos os revestimentos escolhidos reve-

mesmo revestimento foi aplicado na lateral do

lam uma combinação harmônica de linhas e

corredor e na ducha da piscina, procurando dar

texturas e “conversam entre si”. É o caso, por

continuidade a esse equilíbrio estético.

A PERSONALIDADE DOS MORADORES EXPRESSA EM CADA DETALHE A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

191


S Ã O PA U L O

CONSTRUMARQUES

192 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


SALÃO PENSADO PARA ENCANTAR ara a recepção deste salão de beleza, Alice Martins usou um elegante ripado em madeira e iluminação indireta, dando destaque para a logomarca “Studio Sisters”. Na sala de espera a intenção foi criar um ambiente claro, aconchegante, com muito espaço e iluminação natural. O pé-direito alto favoreceu o projeto e a escada com guarda em vidro compôs um corpo elegante, juntamente com o lustre e o revestimento 3D que cobre toda a parede lateral. A antessala, no topo da escada, é o espaço que dá acesso às salas de

FOTOS: WILLIAM MONTEIRO FREIRE

noivas. Ali há uma harmonia entre o revestimento da parede, os móveis de estilo contemporâneo, o tapete e o abajur. A sala de noiva master é

Alice Martins @alicemartins.arquitetura

um ambiente requintado, uma suíte para total conforto das noivas. As cores claras, o espelho vitoriano e móveis clássicos estruturam este espaço. Já a sala da noiva gold segue a mesma ideia de luxo e aconchego: o sofá em tom rosado, detalhes de boiserie nas paredes, lustre moderno e mobília sofisticada, com um quadro que evoca a Belle Époque francesa.

PÉ-DIREITO ALTO, MOBILIÁRIO CONTEMPORÂNEO E MUITA ELEGÂNCIA A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

193


S Ã O PA U L O

CONSTRUMARQUES

casa de fazenda no interior de São Paulo, cons-

bonito e moderno, ligado nas tendências. As grandes janelas

truída em 1916, nos primórdios da Era do Café

permitem que a luz natural invada o espaço. Já no closet foi

no Brasil, recebeu uma reforma focada na per-

utilizado o recurso de portas com espelho, trazendo a ampli-

sonalidade e nas paixões do morador, um piloto

tude que o espaço reduzido precisava.

da Fórmula F1600, amante da natureza. O projeto priorizou

A ideia para a cozinha foi reproduzir os ares de uma casa

a vista para as montanhas e uma decoração bem masculina,

de fazenda. Para isso, Heloisa Losi manteve o fogão a lenha

com uma seleção de materiais aconchegantes e estilosos. Na

da época e projetou um móvel de aço e madeira para reunir

suíte, bem despojada, predomina uma paleta neutra, com um

peças de estimação cheias de história. Além de investir em

toque de cor na parede e na poltrona Charles Eames.

cores vibrantes, a profissional apostou em uma composição

No banheiro da suíte, a banheira dupla é o ponto alto: pode ser

com cobogós, para aproveitar ao máximo a luz natural e a

usada enquanto se aprecia uma vista de tirar o fôlego. Na es-

sensação de transparência. No piso foi instalado um tapete

cada de acesso à banheira, os spots embutidos na parede ilu-

de ladrilhos hidráulicos, que une os ambientes e proporciona

minam e dão um ar de aconchego ao ambiente. A madeira é

uma extensão visual linear. O resultado é um conceito char-

o revestimento de destaque no cômodo, que tem linhas sim-

moso e bem brasileiro, como se a casa de nossas avós fosse

ples e decoração neutra, resultando em um visual acolhedor,

trazida para a modernidade dos dias atuais.

194 ANUÁRIO CA S A VIP 2020

FOTOS: EVELYN MUILLER

REFORMA PRESERVA A HISTÓRIA


Heloisa Losi @heloisalosi

AS MEMÓRIAS DA CONSTRUÇÃO DO INÍCIO DO SÉCULO PASSADO FORAM MANTIDAS

A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

195


S Ã O PA U L O

CONSTRUMARQUES

196 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


LAZER E CONVÍVIO projeto do espaço de lazer, de

A mistura de estilos – rústico e moder-

150 m , da residência de um

no – garantiu aos ambientes elegância e

jovem casal foi separado em

conforto. Na parede do espaço gourmet foi

dois blocos: um gourmet e o

usado um revestimento marmorizado, no

outro com academia, vestiário e duas suí-

balcão e na churrasqueira um revestimento

tes. Gourmet e academia são voltados para

3D. Contrapondo com o moderno, a mesa

a piscina, enquanto as suítes ficam com

em madeira de demolição traz a sensação

as aberturas para as laterais, garantindo a

de acolhimento. Já na academia o rústico

privacidade. Para integrar os blocos, uma

impera, com o painel em tijolos de demoli-

cobertura metálica com pé-direito mais

ção assentados com junta seca e piso viní-

baixo, forrada em cedrinho vermelho, foi

lico madeirado.

FOTOS: GUSTAVO QUAGLIATO

2

pensada para garantir o aconchego. Ao final

A iluminação foi pensada com o obje-

da cobertura, pérgolas verticais escondem

tivo de valorizar os detalhes e os revesti-

a casa de máquinas da piscina e se desta-

mentos. Para isso foram usadas luminárias

cam pelo desenho criado.

de embutir com lâmpada dicroica de led.

Luciana Palanca @lupalanca

LAZER COM COMBINAÇÃO DE ESTILOS: RÚSTICO E MODERNO A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

197


S Ã O PA U L O

DEL LAMA

CONFORTO, FUNCIONALIDADE E VISUAL MODERNO, PARA O BEM-ESTAR NA ÁREA DA SAÚDE

Amendola Engenharia: José Vicente Ellias Amendola e Caio Marcio Barbosa Chaves www.amendolaengenharia

198 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


FOTOS: FABIO MELO FOTOGRAFIA

FUNCIONALIDADE NA SAÚDE empreendimento Esselense Day Hospi-

O centro cirúrgico possui duas salas de cirurgia,

tal e Clínica Coluna e Dor, construído pela

uma sala de recuperação com cinco leitos, banheiros

Amendola Engenharia (com projeto de

e uma sala para conforto dos médicos. O projeto pre-

LM Gestão Espaços Tecnologias em saú-

vê independência de infraestrutura com relação ao

de), foi implantado em uma área de 1.200 m2, dentro

shopping, e para isso conta com duas áreas técnicas

do Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto. É um comple-

que abrigam sistema de água quente, de ar condicio-

xo provido de ampla sala de espera, que distribui o fluxo

nado, central de gás e gerador de energia, além de

de pacientes entre o hospital e a clínica, além de três

acesso próprio para ambulâncias.

consultórios, nove apartamentos, espaço para fisio-

Os ambientes foram todos criados com harmonia

terapia, centro cirúrgico, área de esterilização, farmá-

de acabamentos e cores, o que resultou em um es-

cia, posto de enfermagem, entre outros ambientes de

paço aconchegante, seguro e funcional, ideal para a

apoio aos funcionários e setor de limpeza.

finalidade a que se destina. A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

199


DEL LAMA

FOTOS: JOÃO CAMARGO

S Ã O PA U L O

200 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


AMBIENTES CONECTADOS construção do espaço gour-

Gabriel preto, pontua o estilo contemporâneo.

met integrado à sala de estar

Os móveis foram planejados para dar

teve como objetivo priorizar

continuidade a esse estilo. O destaque, no en-

a praticidade e os momen-

tanto, vai para o móvel que recebe a coleção

Lilian Pereira Lima Garcia

tos em família. Assim, o cooktop foi ins-

de rolhas dos proprietários, que são grandes

talado na ilha, valorizando a integração

apreciadores de vinhos. Uma composição que

dos proprietários com os convidados.

interliga os ambientes e enaltece a paixão dos

@lilianplimagarcia _arquitetura

O porcelanato Álamo Natural foi utilizado para

moradores. Na sala de estar o mesmo Álamo

revestir parte da parede da cozinha. Para a

Glass Nat compõe a parede atrás do sofá, que

bancada manter a harmonia com os detalhes

combina com os móveis de rattan. Todo o piso

da mesa de jantar foi escolhido o Álamo Glass

foi revestido com o porcelanato cimento Fen-

Nat, que, junto com o tampo em granito São

di, em busca de unidade.

ESPAÇOS QUE VALORIZAM A CONVIVÊNCIA FAMILIAR A N U Á RI O C AS A V IP 2 0 2 0

201


S Ã O PA U L O

DEL LAMA

O PÉ-DIREITO ALTO CRIA UMA

FOTOS: EVERTON CHICÓRIA

NOÇÃO DE AMPLITUDE E CONEXÃO

CASA TODA INTEGRADA ste projeto foi feito para um casal de espírito jo-

A sala de estar tem pé-direito duplo e o grande desta-

vem, que tem duas filhas adolescentes. A ideia

que é o painel da TV, que combina ripado de madeira e ci-

principal foi criar uma residência toda integrada,

mento queimado. Esses materiais sobem pela extensão dos

que unisse ao máximo a família. A conexão entre

6 metros de pé-direito e se estendem ao teto, conferindo

as áreas de estar, gourmet e de lazer ficou espaçosa e fun-

charme e sofisticação ao ambiente. A escada que dá acesso

cional. Para isso, a profissional trabalhou com vidros largos

ao mezanino é uma mescla de madeira, estrutura metálica

e altos. Assim, de toda área social interna é possível visuali-

e vidro. Todos os detalhes selecionados para a composição

zar os espaços externos: piscina, sauna e deck.

dos espaços levaram em consideração o gosto dos clientes,

O balcão da cozinha gourmet, por exemplo, é todo com-

a estética e o conforto.

posto em um mesmo nível e inclui pia, fogão e balcão refri-

A concepção arquitetônica segue essa mesma propos-

gerado. Quem está nesse espaço pode trabalhar de frente e

ta integrativa, contando com grandes balanços em estrutura

integrado às pessoas que desfrutam da área social. Já quem

metálica e madeira no forro. Os volumes e posicionamentos

está na sauna tem a comodidade de entrar diretamente na

de todos os ambientes foram pensados para dar conforto tér-

piscina, por uma abertura que faz essa interligação.

mico e acústico, levando em consideração o sol e o vento.

202 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


Alessandra Barros da Silva alessandra_arquiteta @yahoo.com.br C AS A V IP 2 0 2 0

203


S Ã O PA U L O

PA S T I L H A C O R FOTOS: ANDRÉ MONTEIRO

REFÚGIO URBANO cobertura, na cidade de Santos/ SP, com 320 m2,

gold. O revestimento 3D sextavado proporcionou o equilíbrio

foi projetada para um casal com duas filhas. Com

no uso de todos esses materiais e ainda possibilitou a utiliza-

foco na personalidade dos moradores, a esco-

ção de iluminação indireta por trás do espelho, destacando

lha dos materiais levou em conta a facilidade de

as peças. No pavimento inferior está também a cozinha azul,

manutenção, a durabilidade e o design moderno.

desenvolvida de forma funcional para o dia a dia da família,

Na sala íntima, o revestimento 3D branco deu volumetria

mas com pitadas de cor nos revestimentos. O Flow Blue, jun-

e harmonizou bem com os demais acabamentos. Comple-

tamente com os vidros dos móveis planejados, imprimiu per-

mentando o ambiente junto à sala de jantar foi usado o painel

sonalidade e elegância.

vazado em tom amadeirado, que, combinado à marcenaria,

Na área descoberta da piscina foi aplicado um piso claro.

produziu uma atmosfera de beleza e aconchego. Na sala de

Nas paredes externas, o revestimento de tijolinhos, junta-

estar e jantar foi usado o revestimento cimentício branco, em

mente com as arandelas de luz, garantiu um ambiente con-

3D de outro formato, com um porcelanato em tom de bege.

vidativo. O pórtico foi revestido com o mesmo tijolinho e na

Assim foi feita a integração com a cozinha gourmet, cujas

parte interna foi criada uma grande parede verde. A utilização

paredes têm peças da coleção Twenty Deluxe. O lavabo foi

das réguas de porcelanato padrão madeira foi essencial para

elaborado com louças e metais em tom de marrom fosco e

alcançar o objetivo de um ambiente mais confortável e leve.

204 ANUÁRIO CA S A VIP 2020


FUNCIONALIDADE E ESTÉTICA COM FOCO NA PERSONALIDADE DOS CLIENTES

Pellegrini & Rodriguez: Bianca Pellegrini de Oliveira e Carla Rodriguez Santos @perarquitetura


A n uário COORDENAÇÃO DO PROJETO: Claudia Maria Chaves, Irio Piva e Marcelo Del Lama ASSOCIAÇÃO CASA VIP: Almek Alvomac Baratão Bel Lar Bigolin Casa São Paulo CDC Cimcal Construserra Construmarques Del Lama Elevato Engelmig Metal Nobre Mundial Nichele Panorama Pastilhacor Vilarejo W Beltrame

CRIAÇÃO E EXECUÇÃO: Entrelinhas Conteúdo & Forma www.entrelinhas.inf.br CONCEPÇÃO EDITORIAL E EDIÇÃO: Milene Leal REDAÇÃO: Taciane Corrêa, Claudia Chaves DESIGN GRÁFICO E DIREÇÃO DE ARTE: Luciane Trindade FOTOGRAFIA: Acervo dos profissionais e Associação Casa Vip ILUSTRAÇÕES: Isisson de Oliveira TIRAGEM: 2000 exemplares IMPRESSÃO: Gráfica Coan



Anuรกrio


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.